Вы находитесь на странице: 1из 12

EDUCAO E PRECONCEITO RACIAL NO BRASIL: DISCRIMINAO NO AMBIENTE ESCOLAR

Antonia Eunice de Jesus do Nascimento (UFAL) eunicepedagogia@gmail.com RESUMO

O artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa que tem como objetivo geral analisar at que ponto a utilizao de expresses de cunho racistas comprometem a auto-estima e, conseqentemente influenciam no processo de construo do conhecimento dos estudantes do 2 ano do ensino fundamental de uma escola da rede pblica de Macei. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliogrfica no intuito de discutir as relaes estabelecidas no espao da escola, especialmente entre professores/alunos, alunos/alunos, tomando como referncia os problemas vivenciados por crianas negras nesse ambiente, tais como: piadas e brincadeiras de mau gosto, uso de expresses de cunho racista, entre outros. Ressalta-se que o resultado dessas aes discriminatrias no ambiente educacional tem causado danos que influenciam negativamente no processo psicolgico, social e cognitivo dessas crianas, contribuindo para o seu baixo rendimento escolar. Sendo assim, importante que toda a comunidade escolar esteja atenta para esses problemas considerados corriqueiros e que aparecem de forma sutil, no aconteam no espao das salas de aula.
Palavras chaves: Educao. Preconceito. Discriminao.

INTRODUO

O preconceito racial constitui-se em um grave problema existente nos dias atuais, presente em toda a sociedade, de um modo geral e consequntemente o espao educativo no est ausente desse processo, algo que existe desde h muito tempo. Um assunto que quando exposto causa polmica por ser muito complexo. Ao perguntar a algum se preconceituoso de imediato a resposta negativa, uma vez que a maioria das pessoas afirma no ter nenhuma espcie de preconceito. Afinal, o tratamento

diferenciado e as formas de expresses direcionadas ao negro aparecem como disfaradas. Por esses e outros motivos importante fazer uma reflexo se o preconceito existente no espao educativo compromete a auto-estima e, conseqentemente influenciam no processo de construo do conhecimento dos estudantes, principalmente nos anos iniciais de escolarizao. Uma vez que a educao um espao de formao de indivduos. Esse trabalho parte de um projeto de pesquisa que teve como base, pesquisas bibliogrficas em diversas fontes, tais como: livro, artigos, leis, voltados para a temtica das questes raciais. Inicialmente foram feitos leituras, fichamentos de textos e discusso com a professora orientadora do projeto para sua elaborao.

O RACISMO E SEU CONTEXTO HISTRICO

O racismo no algo presente e sim, uma herana de um processo de mo-deobra barata e explorao dos colonizadores sobre os colonizados. Pode-se perceber que existe uma relao muito prxima entre racismo e escravido, baseados em intereses econmicos e sociais da populao branca e europia que resultava em poder e superioridade. Segundo o dicionrio Aurlio 2001, o racismo pode ser conceituado como: qualidade ou sentimento de indivduo racista; atitude preconceituosa ou discriminatria em relao a indivduo(s) considerado(s) de outra raa. Em outras palavras o ato de colocar uma pessoa em situao de inferioridade, subjugada, por causa de sua cor de pele ou etnia, em detrimento de outra que, por causa de sua situao racial, se autodenomina de raa superior. Trata-se do preconceito racial que sem dvida um dos grandes agente principal que tem causado violncia em nosso dia-a-dia. A ocupao do territrio brasileiro realizou-se por meio da produo do acar, ento muito procurado no mercado mundial. Estabeleceu-se aqui a cultura da cana-deacar, destinada produo em larga escala, para abastecer o mercado europeu. Isto se baseou no uso e na explorao do solo atravs da agricultura extensiva que exigia uma mo de obra numerosa e barata.

A chegada dos negros no Brasil foi por volta do sculo XVI - como vtimas do comrcio de escravos que se desenvolveu na Amrica at o sculo XVIII - chegando a constituir uma parcela importante da populao, a que exercia as tarefas mais pesadas e ocupava o status social mais baixo. Grande parte da populao negra foi obrigada a trabalhar nas propriedades rurais, inserindo-se num sistema patriarcal de produo rural. Inicialmente o ndio foi muito usado como escravo, mais aos poucos a escravido africana foi se ampliando e o trfico negreiro se imps. Segundo dados do IBGE 2010, o Brasil foi o ltimo pas do mundo a abolir o trabalho escravo de pessoas de origem africana, em 1888, aps ter recebido, ao longo de mais de trs sculos, cerca de quatro milhes de africanos como escravos 1, como tambm a maior parte da populao no pas corresponde pessoa de cor negra resultante de um processo de miscigenao2. O pas tem uma base legal que o coloca entre outros pases como, um dos, que garante um tratamento jurdico igualitrio para todos, porm na prtica o que se observa o contrrio. Constata-se que a lei que garantiu a liberdade para os negros e seus descendentes, no permitiu por completo que eles exercessem a sua cidadania. A ideologia de uma democracia racial posta no pas como motivo de orgulho, onde a verdade o que existe mesmo uma fachada para despistar a realidade do tratamento dado populao negra.
Para Moura (1994. p. 160), O racismo brasileiro [...] na sua estratgia e nas suas tticas agem sem demonstrar a sua rigidez, no aparece luz, ambguo, meloso, pegajoso, mas altamente eficiente nos seus objetivos. [...] no podemos ter democracia racial em um pas onde no se tem plena e completa democracia social, poltica, econmica, social e cultural. Um pas que tem na sua estrutura social vestgios do sistema escravista, com concentrao fundiria e de rendas maiores do mundo [...], um pas no qual a concentrao de rendas exclui total ou parcialmente 80% da sua populao da possibilidade de usufruir um padro de vida descente; que tem trinta milhes de menores abandonados, carentes ou criminalizados no pode ser uma democracia racial.

De fato, como afirma o autor essas abordagens que indicam a diminuio de expresses racista so algo muito superficial, ou seja, invisvel, pois as atitudes preconceituosas que no provocam abertamente as normas atuais anti-discriminatrias permanecem internalizadas nas conscincias de muitos indivduos. Principalmente nos
1

Este texto foi extrado do livro Brasil : 500 anos de povoamento /IBGE, 4o. captulo "A presena negra: encontros e conflitos" de Joo Jos Reis. 2 A sociedade brasileira caracteriza-se por uma pluralidade tnica, sendo este produto de um processo histrico que inseriu num mesmo cenrio trs grupos distintos: portugueses, ndios e negros de origem africana.

dias atuais com o processo de globalizao que tem intensificado as relaes sociais entre os indivduos, causando certa ambigidade, que por vez, ao mesmo tempo em que demonstra o desenvolvimento da economia e tecnologia, aumenta as diferenas j existentes no s no Brasil como tambm em outros pases desenvolvidos e em desenvolvimento - especialmente entre ricos e pobres no interior dos diversos pases como tem demonstrado as estatsticas expressa pelas mdias e estudos acadmicos. O que fica subentendido que, nas sociedades modernas, mesmo existindo uma lei que probe os atos discriminatrios, em funo da cor da pele, a discriminao continua presente, pois ficam visveis as dificuldades que as pessoas negras tm enfrentado por uma vaga no mercado de trabalho, algo que muitas vezes a mdia deixa transparecer, e isso so explcitos na falta de oportunidades que esse indivduo enfrenta. Sem contar da fora bruta que alguns policiais representantes da segurana Estadual usam para discriminar ou agredir a populao negra e pobre, aes que levam muitos a morte. Torturas existentes desde o sculo XVI at os dias de hoje, constituda como uma prtica institucionalizada contra os negros em nossa sociedade. O pelourinho no passado, o pau-de-arara, o abuso de poder que a policia tem utilizado ao logo do tempo, no intuito de controlar e domesticar os negros (Direitos Humanos autoria, 2001 p.87). Apesar da grande parcela da populao ser de origem negra, cuja eficcia no se pode negar no contexto histrico de nosso pas, no raro encontrarmos cada vez mais pessoa de cor sendo vtimas do preconceito racial, alm das agresses, usam frases que ridicularizam os negros conhecidas por ditos populares. Entre as diversas piadas que circulam em nosso meio, pode-se dizer que a grande maioria recupera determinados valores em torno do negro que envolve os seguintes aspectos: submisso, sujeira, limitao intelectual, feira, animal, intil, safado, mal, entre outros. As frases como nego e piadas de preto, fazem parte do nosso cotidiano e so vistas como algo comum nas expresses do coletivo brasileiro, so elas: S pode ser negro, negro de alma branca, negro a sujeira do mundo, negro, mas presta, negro igual a urubu s presta longe, negro fede a macaco, coisa ta preta, negro s gente quando est no banheiro, negro quando no suja na entrada, suja na sada, entre outras. Vale ressaltar que algumas dessas piadas ilustram a construo de esteretipos, de modo a identificar a predominncia de elementos do preconceito e que apesar de muitas pessoas as considerarem engraadas e humoristas, algo muito visvel nas mdias, livros didticos e comdias, todas tm sentidos pejorativos sobre o negro, de maneira a

ridiculariz-lo, diminu-lo, menosprez-los, a ponto de lhes colocar em posies desumanas.

PRECONCEITO E EDUCAO

No Brasil a educao um direito estabelecido pela Constituio Federal de 1988 (artigo 208, inciso IV), que reconhece como direito de todas as crianas em idades de o a 6 anos em instituies pblicas de ensino (creches). Assim tambm como a Lei 8069/91, do Estatuto da Criana e do Adolescente que garante o direito :
[...] liberdade, ao respeito e a dignidade como pessoas humanas no processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na constituio e nas Leis; [...] a educao, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho [...] igualdade de condio para o acesso e permanncia na escola; direito de ser respeitados por seus educadores; e ter respeitado os valores culturais, artsticos e histricos prprios no contexto social da criana e do adolescente, garantindo-se a este a liberdade de criao e o acesso s fontes culturais.

Quando se fala em educao o que logo vem em mente , um espao de formao e desenvolvimento de indivduos. Falar em educao acreditar que o pleno desenvolvimento de uma criana s efetivo quando ela passa por um processo de escolarizao institucional. Isso no significa dizer que, o sujeito s aprende na escola e que os outros ambientes sociais no sejam importantes, mas que para nossa sociedade a educao oferecida no espao educativo fundamental para o pleno desenvolvimento do indivduo, principalmente nos anos iniciais de sua vida. Deste modo, a socializao recebida na infncia significativa para o desenvolvimento dos futuros cidados, como afirma Cavaleiro (2005, p.17).
experincia escolar amplia e intensifica a socializao da criana. O contato com outras crianas da mesma idade, com outros adultos no pertencentes ao grupo familiar, com outros objetos de conhecimento, alm daqueles vivido pelo grupo familiar vai possibilitar outros modos de leitura do mundo. A educao como um processo de formao do homem integral. Como a forma mais eficaz de transmisso e comunicao entre pessoas. Um processo que no pode e no deve ser separado da prpria existncia humana, deve ser encarada como uma contnua reconstruo de experincias. Essa reconstruo de experincias, uma fase da prpria natureza, uma forma de interao, pela qual os dois elementos que nela entram situao e agente, so modificados (DEWEY.1980, p.116),

Diversos autores e pesquisadores como Amaral (1995), Rosembalg (1987) entre outros, tem se preocupados com as relaes existentes no dia-a-dia da escola entre

preconceito e educao, desenvolvendo pesquisas nessa linha, pois o grande desafio e ao mesmo tempo urgente que so postos aos professores o de promover no desenvolvimento de seus alunos uma tica de tolerncia entre os indivduos, para que de maneira harmoniosa venham a conviver com as diferenas sejam elas religiosas, socioculturais, sexuais, fsicas e tnicas. O que a escola pode fazer para contribuir na diminuio do preconceito existente nas diversas formas de tratamentos que a sociedade tem exposto, machucando e prejudicando na formao e construo de sujeitos? Para Lopes (2001 apud MUNANGA, 2005, p. 189):
A escola, como parte integrante dessa sociedade que se sabe preconceituosa e discriminadora, mas que reconhece que hora de mudar, est comprometida com essa necessidade de mudana e precisa ser um espao de aprendizagem onde as transformaes devem comear a ocorrer de modo planejado e realizado coletivamente por todos os envolvidos, de modo consciente. [...] a educao escolar deve ajudar professor e alunos a compreenderem que a diferena entre pessoas, povos e naes saudvel e enriquecedora; que preciso valoriz-las para garantir a democracia que, entre outros, significa respeito pelas pessoas e naes tais como so, com suas caractersticas prprias e individualizadoras; que buscar solues e faz-las vigorar uma questo de direitos humanos e cidadania.

Dessa maneira possvel compreender a educao como um exerccio de construo de conhecimentos, formando cidados crticos com outra mentalidade, perante o sistema, sua organizao e relaes sociais estabelecidas entre os sujeitos sob uma viso de pas globalizado e anti-exclusivo. No podemos assegurar que temos uma vivncia com a tolerncia e o preconceito na prtica educativa. No espao escolar, comum que os educadores transmitam para seus alunos, posturas e aes sobre o preconceito que circulam na sociedade, especificamente atravs da linguagem verbal, simblica e informal (olhares, gestos, ateno, silncio, toques expresses corporais e faciais). Dessa maneira fica fcil de uma criana perceber se ela querida ou no dentro desse grupo social o qual ela est inserida. A escola que considerada como um espao onde ocorre a construo da identidade do indivduo tambm pode desvaloriz-la, negando-a principalmente as crianas de cor negra, pois nesse ambiente que muitos professores tm manifestado seu tratamento diferenciado entre as crianas negras e brancas.
A escola sempre foi considerada uma instituio de seleo e diferenciao social. Com isso, estamos sempre em situaes de fragilidades, de esta pisando em ovos na pratica escolar, sem podermos romper com isso. fato que no se pode negar a seletividade que est presente na pratica institucional da escola e, por vezes, de carter elitista. A vivncia do preconceito pode ser

notada pela prtica da diferena, que muito presente no cotidiano Brasileiro (ITANI, p.120-121 apud. AQUINO, 1988). O papel da escola o de uma instituio socialmente responsvel no s pela democratizao do acesso aos contedos culturais historicamente construdos, mas tambm o de co-responsvel pelo desenvolvimento individual de seus membros (em todos os seus aspectos), objetivando sua insero como cidados autnomos e conscientes em uma sociedade plural e democrtica (ARAJO, 1988, p. 44).

A sociedade afirma no ter preconceito, quando na verdade os dados apresentados em pesquisa quantitativa e qualitativas mostram um nmero reduzido de indivduos negros que no conseguem ingressar nas universidades pblicas, de sua ocupao na poltica, em altos posto de comando e emprego que paguem altos salrios. Essa diferena de quantidade pode ser decorrente da pratica seletiva da escola, ou seja, da desigualdade exercida por ela excluindo muitos alunos que no conseguem se defender que por vezes no possuem condies materias e financeiras para se manter at o trmino de seus estudos.

CONSEQUNCIAS CRIANA NEGRA

DO

PRECONCEITO

NO

DESENVOLVIMENTO

DA

A instituio escolar um espao responsvel pelo processo de socializao infantil, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, no qual se estabelecem as relaes com crianas de diferentes culturas familiares. Esse contato diversificado poder fazer da escola o primeiro espao de vivncia das tenses raciais. As relaes que so estabelecidas entre crianas, sejam elas, brancas e negras numa ambiente de sala de aula pode acontecer de modo tenso, ou seja, segregando, excluindo, possibilitando que a criana negra adote em alguns momentos uma postura tmida, com receio de que seja rejeitada, insultada ou ridicularizada pelo seu grupo social. O preconceito praticado criana negra pode e muito perverso, ou seja, pode causar um transtorno muito grande para seu inconsciente, pois pode fazer com que ela no se reconhea, iniciando um processo de desvalorizao de suas caractersticas individuais, que interferem na construo da sua identidade. O que pode fazer com que a criana sinta-se desvalorizada e excluda, chegando at a pensar que no merecedora de direitos e, digna de respeito. Esse processo de manifestao discriminatria no espao educativo tem gerado um quadro de agresses tanto fsico como simblica (linguagem que desvalorizam o

negro), o que na maioria das vezes tem acarretado uma srie de sofrimentos no cotidiano desses alunos negros, algo que nem sempre visvel aos nossos olhos, por que envolve tanto o carater moral, como o psicolgico do indivduo. O que se subentende que, a formao e construo da identidade do indivduo um processo que comea na fase inicial da Educao Infantil.
A identidade refere-se a um contnuo sentimento de individualidade que se estabelece valendo-se de dados biolgicos e sociais. O indivduo se identifica reconhecendo seu prprio corpo, situando em um meio que o reconhece como ser humano e social. Assim, a identidade resulta da percepo que temos de como os outros nos vem (ERIKSON, 1976 apud CAVALLEIRO, 2005, p. 19).

Sendo assim, cabe questionar qual a funo ou papel da escola? Segundo Arajo (1996 apud AQUINO, 1998):
O papel da escola o de uma instituio social responsvel no s pela democratizao do acesso aos contedos culturais historicamente construdos, mas tambm o de co-responsvel pelo desenvolvimento individual de seus membros (em todos os aspectos), objetivando sua insero como cidados autnomos e conscientes em uma sociedade plural e democrtica.

Diante de tal quadro no de se estranhar que muitas crianas negras no queiram se identificar como tal, porque o papel do negro na sociedade est sempre relacionados a coisas ruins. Com isso, a auto-estima e a auto-confiana desses alunos diminuem, na medida em que um auto-conceito negativo gerado na sociedade brasileira. Devido a tantas agresses fsicas e simblicas contra as crianas negras, seja na rua como no espao educativo, muitas dessas crianas acabam por negligenciar a sua tradio cultural para assumir uma postura de embranquecimento a qual a sociedade e o prprio espao escolar tem posto para ela como a ideal (branco, alto, forte, olhos claros, cabelos lisos, entre ourtos). Para uma criana negra em seus anos iniciais fica difcil de entende e ao mesmo tempo no entendida nesse sistema educacional, que parece reproduzir o padro hegemnico, que estereotipa ela como incapaz, rebelde, burra, entre outros. Onde o professor quase no tem contato fsico e afetivo com essas crianas, demonstrando a rejeio do seu grupo social e causando-lhes grandes sofrimentos. Segundo Amaral (1995, p. 11):
A dificuldade enfrentada pelas crianas em seu convvio escolar tem algum denominador comum. Se pensssemos nos costumeiros apelidos que circulam nos lbios infantis, tais como: rolha de poo, azeitona no palito, pau-de-sebo, nanico, crioulo doido, quatro olho, surdinho, tadinho, sequeta, mula mansa entre outros.

A violncia atribuda criana negra na sala de aula, seja por meio de insultos ou expresses de cunho racista, tida como normal pelo seu grupo social, tem mostrado claramente a falta de respeito que desde muito cedo so ensinadas as crianas brancas. O PAPEL DO PROFESSOR NA ESCOLA

Todos ns sabemos que essencial e principal de toda escola promover e desenvolver a aprendizagem do indivduo nas diferentes dimenses: sociais, cognitivas, emocionais e motores. Para que isso acontea, ela precisa de um ator principal, conhecido como educador ou professor. Esse tem a tarefa de fazer a mediao entre a criana e os conhecimentos acumulado em uma determinada cultura (conhecimento do mundo e de si mesma), alm de propiciar, estimular e provocar o desenvolvimento da criana. A ao do professor em sala de aula tem sido nos ltimos tempos tema de investigao e discusses constantes por parte dos pesquisadores da rea educacional, pois a interao entre aluno e professor contribui, portanto, para o rendimento escolar, a aprendizagem e proporciona, ainda, comportamentos necessrios vida adulta, ou seja, a ao educativa exerce influncia sobre os indivduos em sua postura, valores, agresses, atitudes, crenas e modos de agir. Em estudo realizado por Rosemberg (1998), o ndice de excluso e reprovao do aluno negro nas escolas pblicas brasileiras, em comparao ao aluno branco bem maior. O que tem se observado nessas escolas um ritual pedaggico inadequado.
O silencio dos professores perante as situaes impostas pelos prprios livros escolares acaba por vitimar os estudantes negros. Esse ritual pedaggico, que ignora as relaes tnicas estabelecidas no espao escolar, pode estar comprometendo o desempenho e o desenvolvimento da personalidade de crianas e de adolescentes negros, bem como esta contribuindo para a formao de crianas e de adolescentes brancos com um sentimento de superioridade (CAVALLEIRO, 2005, p. 32 -33).

As prticas de descriminao disseminadas pelos professores, os livros didticos, e meios de comunicao nem sempre so detectadas pelas crianas negras, as mais visveis para elas so as em que o preconceito aparece mais concreto, nas quais as aes do racismo so imediatas. Penso que a no-percepo do racismo por parte das crianas tambm est ligada s estratgias da democracia racial brasileira, que nega a existncia do problema (Cavalleiro 2005).

10

A mesma autora afirma que, [...] o racismo um problema que est presente no cotidiano escolar, que fere e marca, profundamente, crianas e adolescentes negros. Mas, para perceb-lo, h a necessidade de um olhar critico do prprio aluno. De fato, o preconceito racial na sala de aula algo muito freqente se pararmos para observar e, na maioria das vezes, aqueles que deveriam interferir, como professores e pedagogos, no sabem como faz-lo ou, outras vezes so propagadores deste tipo de atitude, o que refora e estimula o preconceito ao invs de intervir e combat-lo.
Ao que tudo indica, a escola, que poderia e deveria contribuir para modificar as mentalidades antidiscriminatrias ou pelo menos para inibir as aes discriminatriais, acaba contribuindo para a perpetuao das discriminaes, seja por atuao direta de seus agentes, seja por omisso perante os contedos didticos que veicula, ou pelo que ocorre no di-a-dia da sala de aula (PINTO, 1993, p. 27). A forma de o professor caracterizar a criana negra evidencia seu despreparo para lidar com situaes de discriminao na sala de aula, pois em muitos momentos o professor julga a criana negra culpada pela discriminao sofrida. (OLIVEIRA apud CAVALLEIRO 2005, p. 33-34).

CONCLUSO Como foi j foi mencionado o preconceito est presente em toda sociedade, inclusive no ambiente educativo. Tais manifestaes geram humilhaes que resultam muitas vezes em indivduos tmidos, inseguros e inferiores aos demais. As conseqncias desta formao podem ser diversas e devem ser evitadas pelos profissionais da rea da Educao, por esses serem de fundamental importncia na interveno das atitudes discriminatrias na escola. Levando em considerao o papel da escola e do professor no processo de construo do conhecimento do aluno importante que todos estejam atentos para estes tipos de problemas corriqueiros, j mencionados, que por vezes aparecem de forma sutil, no aconteam no espao das salas de aula. E que a partir disso, todos professores, alunos, funcionrios possam reformular os conceitos e atitudes direcionados as crianas negras.
As pessoas no herdam, geneticamente, idias de racismos, sentimentos de preconceito e modos de exercitar a discriminao, antes os desenvolvem com seus pares, na famlia, no trabalho, no grupo religioso, na escola. Da mesma forma, podem aprender a ser ou torna-se preconceituosos e discriminadores em relao a povos e naes (LOPES, 2005 apud ROSEMBERG, 1988).

Um professor que estabelece padres e valores de quem o melhor ou pior, bom ou ruim dependendo da cor de sua pele, tambm contribui para que atitudes discriminatrias ocorram no espao de sala de aula. Pois, papel do professor a

11

transmisso do saber elaborado, desvinculado de qualquer valor que vise reproduo de preconceitos, discriminao e subordinao. No entanto, preciso estar atento para alguns atos ou apelidos no s praticados por alunos, mas tambm por educadores e saber interpret-los, principalmente os que aparecem como invisveis. Desta maneira estaramos muito perto de perceber o preconceito e a decorrente discriminao racial existente no espao escolar que muitas vezes impede e/ou atrapalha o processo de construo de conhecimento da criana negra, as relaes sociais, impedindo-a de vivenciar plenamente sua prpria infncia.

REFERNCIAS AMARAL, Ligia Assumpo. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenas fsicas, preconceito, e sua superao. In: AQUINO, Julio Groppa. (Org.) Diferenas e preconceito na escola: alternativas tericas e prticas. 5. ed. So Paulo, SP: Summus, 1998. ARAJO, U. F. O dficit cognitivo e a realidade brasileira. In: AQUINO, Julio Groppa. (Org.) Diferenas e preconceito na escola: alternativas tericas e prticas. 5. ed. So Paulo, SP: Summus, 1998. AURLIO, B. H. F. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa. 15. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s/d. 2001. CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silncio do lar ao silncio escolar: racismo, preconceito e discriminao na educao infantil. 4. ed. So Paulo: Contexto, 2005. DEWEY, John. Vida e Educao. So Paulo: Victor Civita, 1980. HASENBALG, Carlos A. Discriminao e desigualdade raciais no Brasil. Rio de Janeiro; Edies graal, 1979. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Contedo Histrico: Brasil 500 anos de povoamento. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/brasil500/index2.html> Acesso em: 06 de Jun. 2010. ITANI, Alice. Vivendo o preconceito em sala de aula. In: AQUINO, Julio Groppa. (Org.) Diferenas e preconceito na escola: alternativas tericas e prticas. 5. ed. So Paulo, SP: Summus, 1998. KRUEGER, Magrit Froehlich. A relevncia da afetividade na educao infantil. Disponvel em: <http://www.icpg.com.br/artigos/rev03-04.pdf.>. Acesso em: 12 de Jun. 2010.

12

LOPES, Vera Neusa. Racismo, Preconceito e Discriminao. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. 2. Ed. Braslia DF. Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, 2005. MENEZES, Walria. O preconceito racial e suas repercusses na instituio escolar. Disponvel em: <http://www.fundaj.gov.br/licitacao/preconceito_racial.pdf>. Acesso em: 12 de Jun. 2010. MINAYO, M. C. S. & SANCHES O. Quantitativo-Qualitativo: Oposio ou Complementaridade? Cad. Sade Pbl., Rio de Janeiro, 9 (3): 239-248, jul/sep, 1993. MINISTRIO DA JUSTIA. Secretaria nacional de estado dos direitos humanos. Direitos humanos no cotidiano. 2. ed. Braslia: Ministrio da Justia, 2001. MOURA, Gloria. Ilhas negras num mar mestio. In: Carta falas, reflexes, memrias. RIBEIRO, Darcy. Braslia 4, n.13, 1994. MUNANGA, Kabengele. (Org.). Estratgias e polticas de combate descriminao racial. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo: Estao Cincia, 1996. ______ . (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Braslia DF. Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, 2005. OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade, etnia e estrutura social. So Paulo: Pioneira, 1976. PETRUCCELLI, Jos Luis. A cor Denominada: Estudos sobre a Classificao tnicoracial. Rio de Janeiro, SP: DP&A, 2007. PINTO, R. P. Movimento negro e educao do negro: a nfase na identidade. Cadernos de Pesquisa. So Paulo: Fundao Carlos Chargas, 1993. ROSEMBERG, Fvia. Raa e desigualdade educacional no Brasil. In: AQUINO, Julio Groppa. (Org.) Diferenas e preconceito na escola: alternativas tericas e prticas. 5. ed. So Paulo, SP: Summus, 1998. SANT ANA, Antnio Olmpio. Histria e Conceitos Bsicos sobre Racismo e seus Derivados. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Braslia DF. Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, 2005.

Вам также может понравиться