Вы находитесь на странице: 1из 62

Cap.

1 - Introduo s Redes

MDULO1: INTRODUO S REDES

Este mdulo cobrir os seguintes objetivos para o exame CCNA 640-801:

Viso Geral
Para entender o papel que os computadores exercem em um sistema de redes, considere a Internet. A Internet um recurso de grande importncia; estar conectado a ela essencial no comrcio, na indstria e na educao. A elaborao de uma rede que ser conectada Internet exige um planejamento cuidadoso. Para que um computador pessoal (PC) individual se conecte a Internet, necessrio algum planejamento e tomar algumas decises. Os recursos do computador precisam ser considerados para a conexo a Internet. Isto inclui o tipo de equipamento que conecta o PC a Intenet, tal como placa de rede (NIC) ou modem. Protocolos, ou regras, devem ser configurados antes que um computador possa se conectar a Internet. A seleo de um navegador web apropriado tambm importante. Os alunos, ao conclurem esta lio, devero poder:

Entender a conexo fsica que precisa ser realizada para o computador conectarse Internet. Reconhecer os componentes do computador. Instalar e resolver problemas com placas de interface de rede e modems. Configurar o conjunto de protocolos necessrios a conexo Internet. Usar procedimentos bsicos para testar a conexo Internet. Demonstrar um conhecimento bsico da utilizao de navegadores web e seus plug-ins.

1.1Fazendo Conexo Internet


1.1.1 Requisitos para a conexo Internet

A Internet a maior rede de dados do mundo. A Internet consiste em um grande nmero de redes interconectadas, incluindo redes de pequeno, mdio e grande porte. Computadores individuais so as origens e destinos da informao que atravessa a Internet. A conexo Internet pode ser dividida em conexo fsica, conexo lgica e aplicaes. A conexo fsica realizada pela conexo de uma placa de expanso, como um modem ou uma placa de rede, entre um PC e a rede. A conexo fsica utilizada para transferir sinais entre PCs dentro de uma Rede local (LAN) e para dispositivos remotos na Internet. A conexo lgica utiliza padres denominados protocolos. Um protocolo uma descrio formal de um conjunto de regras e convenes que governam a maneira de comunicao entre os dispositivos em uma rede. As conexes na Internet podem utilizar vrios protocolos. A sute TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) o principal conjunto de protocolos utilizados na Internet. O conjunto TCP/IP coopera entre si para transmitir e receber dados, ou informaes. A ltima parte da conexo so os aplicativos, ou programas, que interpretam e exibem os dados de forma inteligvel. Os aplicativos trabalham em conjunto com os protocolos para enviar e receber dados atravs da Internet. Um navegador Web exibe HTML como pgina Web. Exemplos de navegadores Web incluem o Internet Explorer e o Netscape. O File Transfer Protocol (FTP) utilizado para fazer a transferncia de arquivos e programas atravs da Internet. Os navegadores web tambm utilizam aplicativos plug-in proprietrios para exibir tipos de dados especiais tais como filmes ou animaes em flash. Esta uma viso inicial da Internet, e poder parecer um processo demasiadamente simples. Ao explorarmos este tpico mais profundamente, tornar-se- aparente que o envio de dados atravs da Internet uma tarefa complicada.

1.1.2 Conceitos Bsicos de PCs

J que os computadores so elementos importantes de uma rede, necessrio poder reconhecer e identificar os principais componentes de um PC. Muitos dispositivos de uma rede so em si computadores com objetivos especficos, contendo muitos dos componentes tambm utilizados em um PC normal. Para poder utilizar um computador como meio confivel na obtenode informaes, tal como o acesso a de confiana na obteno de informao, tal como o acesso de um curso baseado na Web, ele precisa estar em bom estado de funcionamento. Para manter um PC em bom estado de funcionamento, ser necessrio ocasionalmente analisar e resolver problemas simples com o hardware e software do computador. portanto necessrio poder reconhecer os nomes e o propsito dos seguintes componentes de um PC:

Componentes Pequenos, Discretos


Transistor Um dispositivo que amplifica um sinal ou que abre e fecha um circuito. Circuito integrado Um dispositivo feito de material semicondutor que contm vrios transistores e realiza uma tarefa especfica. Resistor Um componente eltrico que limita ou regula o fluxo de corrente eltrica em um circuito eletrnico. Capacitor Um componente eletrnico que armazena energia na forma de campo eletrosttico que consiste em duas placas de metal condutor separadas por um material isolante. Conector A parte de um cabo que se liga a uma porta ou interface. Diodo emissor de luz (LED-Light emitting diode) Um dispositivo semicondutor que emite luz ao passar por ele uma corrente eltrica.

Subsistemas de um Computador Pessoal

Placa de circuito impresso (PCB) Uma placa de circuito que possui trilhas condutoras superpostas, ou impressas, em um ou nos dois lados. Tambm pode conter camadas internas de sinalizao ou planos de terra e voltagem. Microprocessadores, chips e circuitos integrados e outros componentes eletrnicos so montados em uma PCB. Unidade CD-ROM (Compact disk read-only memory drive) um dispositivo que pode ler informaes de um CD-ROM. Unidade central de processamento (CPU) A parte do computador que controla a operao de todas as outras partes. Ela obtm instrues da memria e as decodifica. Executa operaes matmticas e lgicas, e traduz e executa instrues. Unidade de disco flexvel Uma unidade de disco que pode ler e gravar dados em discos plsticos cobertos de metal de 3,5 polegadas. Um disco flexvel padro pode armazenar aproximadamente 1 MB de informao. Unidade de disco rgido Um dispositivo de armazenagem que usa um conjunto de discos revestidos magneticamente, chamados de pratos, para armazenar dados ou programas. As unidades de discoo rgido esto disponveis em diferentes capacidades de armazenagem. Microprocessador Um microprocessador um processador que consiste de um chip de silcio projetado com um propsito e fisicamente muito pequeno. O microprocessador utiliza tecnologia de circuito VLSI (Very Large-Scale Integration) para integrar memria, lgica e controle do computador em um nico chip. Um microprocessador contm uma CPU. Placa-me A placa impressa principal em um microcomputador. A placa-me contm o barramento, o microprocessador, e os circuitos integrados usados para controlar quaisquer perifricos integrados, tal como teclado, display texto e grficos, portas serial e paralela, interfaces de joystick e de mouse. Barramento Um conjunto de fios na placa-me atravs dos quais so transmitidos os dados e sinais de temporizao de uma parte do computador a outra. Memria de acesso aleatrio (RAM) Tambm conhecida como memria de Leitura-Gravao. Nela podem ser gravados novos dados e dela podem ser lidos dados armazenados. A RAM exige alimentao eltrica para manter os dados armazenados. Se o computador for desligado ou se falta energia, todos os dados armazenados na RAM sero perdidos. Memria apenas de leitura (ROM) Memria de um computador na qual foram pr-gravados dados. Uma vez que foram gravados dados no chip ROM, no

podem ser removidos e s podem ser lidos. Unidade do sistema (system unit) A parte principal de um PC, que inclui o chassis, o microprocessador, a memria principal, o barramento e as portas. A unidade do sistema no inclui o teclado, o monitor, ou qualquer dispositivo externo ligado ao computador. Slot de expanso Um Conector na placa-me onde pode ser inserido uma placa de circuitos para acrescentar novas capacidades ao computador. A Figura mostra slots de expanso PCI (Peripheral Component Interconnect) e AGP (Accelerated Graphics Port). PCI prov conexo rpida para placas, como NICs, modems internos, e placas de vdeo. A porta AGP prov conexo com grande largura de banda entre dispositivos grficos e a memria do sistema. AGP prov conexo rpida para grficos 3-D em sistemas de computador. Fonte de alimentao O componente que fornece energia ao computador.

Componentes de backplane

Backplane O backplane uma placa de circuito eletrnico que contm circuitaria e soquetes nos quais dispositivios eletrnicos em outras placas ou cartes podem ser conectados adicionalmente; em um computador, geralmente sinnimo da ou de parte da placa-me. Placa de rede(NIC) Uma placa de expanso inserida num computador para que este possa ser conectado a uma rede. Placa de vdeo Uma placa que inserida em um PC para proporcionar-lhe capacidades de exibio visual. Placa de udio Uma placa de expanso que permite que o computador manipule e produza sons. Porta paralela Uma interface com capacidade para transferir simultaneamente mais de um bit e que utilizada para conectar dispositivos externos tais como impressoras. Porta serial Uma interface que pode ser utilizada para comunicaes seriais, nas quais transmitido apenas 1 bit de cada vez. Porta USB Um conector Universal Serial Bus. Uma porta USB conecta dispositivos como mouse ou impressora ao computador rapidamente e facilmente. Firewire Um padro de interface de barramento serial que oferece comunicao de alta velocidade, e servios de dados em tempo-real iscrono. Porta do mouse Uma porta destinada conexo de um mouse ao PC. Cabo de alimentao Um cabo utilizado para ligar um dispositivo eltrico a uma tomada eltrica que fornece energia ao dispositivo.

Pense nos componentes internos de um PC como uma rede de dispositivos, todos ligados ao barramento do sistema. De certa maneira, um PC uma pequena rede de computador.

1.1.3 Placa de Rede

Uma placa de rede (NIC), ou adaptador de rede, oferece capacidades de comunicaes nos dois sentidos entre a rede e um computador pessoal. Em um sistema de computao desktop, uma placa de circuito impresso que reside em um slot na placame e prov uma interface de conexo ao meio de rede . Em um sistema de computao laptop, normalmente integrada ao laptop ou disponvel em um carto PCMCIA, que pequeno do tamanho de um carto de crdito . A placa de rede utilizada

precisa ser compatvel com o meio fsico e com os protocolos utilizados na rede local. A placa de rede utiliza um pedido de interrupo (IRQ-Interrupt Request), um endereo de I/O e um espao na memria superior para interagir com o sistema operacional. Um valor de IRQ (requisio de interrupo) um local designado onde o computador sabe que um dispositivo em particular pode interromp-lo, quando o dispositivo enviar ao computador sinais sobre sua operao. Por exemplo, quando a impressora termina de imprimir, ela envia um sinal de interrupo ao computador. O sinal interrompe momentaneamente o computador, de modo que ele possa decidir o que processar a seguir. Como mltiplos sinais na mesma linha de interrupo podem no ser entendidos pelo computador, um valor nico deve ser especificado para cada dispositivo, assim como o seu caminho para o computador.Antes de existirem dispositivos Plug-and-Play (PnP), usurios freqentemente tinham que configurar valores de IRQ manualmente, ou estar a par deles, ao adicionar novos dispositivos a um computador. Ao selecionar uma placa de rede, considere os seguintes fatores:

Protocolos Ethernet, Token Ring, ou FDDI Tipos de meios Par tranado, coaxial, wireless, ou fibra ptica Tipo de barramento do sistema PCI ou ISA

1.1.4 Instalao da placa de rede e modem

A conectividade Internet exige uma placa adaptadora, que pode ser um modem ou uma placa de rede. Um modem, ou modulador-demodulador, um dispositivo que proporciona ao computador a conectividade atravs de uma linha de telefone. O modem converte (modula) os dados de um sinal digital em sinal analgico compatvel com uma linha de telefone padro. O modem na extremidade receptora demodula o sinal, o qual convertido novamente em sinal digital. Os modems podem ser instalados internamente ou ligados ao computador externamente usando uma linha telefnica. A instalao de uma placa de rede, que proporciona a interface de um computador com a rede rede, exigida para cada dispositivo que se conecta rede. Existem placas de rede de vrios tipos conforme a configurao do dispositivo. Notebooks podem ter interfaces embutidas ou podem utilizar um carto PCMCIA. A Figura mostra placas de rede PCMCIA com e sem fio, e um adaptador Ethernet USB. Desktops podem utilizar uma placa de rede interna , chamada NIC, ou uma placa de rede externa que conecta a rede atravs de uma porta USB. Situaes que requerem a instalao de uma placa de rede incluem as seguintes:

A instalao de uma placa de rede em um PC que no tem uma j instalada A substituio de uma placa de rede defeituosa ou danificada Atualizao de uma placa de rede de 10-Mbps para uma placa de rede de 10/100/1000-Mbps A mudana para uma placa de rede diferente, como uma sem fio A instalao de uma placa de rede secundria, ou backup, por razes de segurana de redes

Para realizar a instalao de uma placa de rede ou modem, podero ser necessrios os seguintes recursos:

Conhecimento da configurao do adaptador, incluindo os jumpers e o software plug and play A disponibilidade de ferramentas de diagnstico A capacidade de resolver conflitos nos recursos de hardware

1.1.5 Viso geral da conectividade em alta velocidade e por discagem

No incio da dcada de 60, foram introduzidos modems para proporcionar a conectividade de terminais burros com um computador central. Muitas empresas alugavam tempo nos computadores devido grande despesa de possuir um sistema nas prprias instalaes, o que era economicamente invivel. A taxa de transmisso de dados era muito lenta, 300 bits por segundo (bps), que se traduzia em aproximadamente 30 caracteres por segundo. medida que os PCs se tornaram mais acessveis nos anos 70, comearam a aparecer sistemas de quadro de avisos (BBS-Bulletin Board Systems). Estes BBSs permitiam que os usurios se conectassem para colocar ou ler mensagens em um quadro de avisos. A transmisso a 300 bps era aceitvel, j que esta velocidade excedia a capacidade da maioria das pessoas de ler e digitar. No incio da dcada de 80, a utilizao dos quadros de avisos aumentou exponencialmente e a velocidade de 300 bps se tornou muito lenta para a transferncia de grandes arquivos e grficos. At os anos 90, os modems j rodavam a 9600 bps e at 1998, atingiram o padro atual de 56 kbps (56.000 bps). Inevitavelmente, os servios de alta velocidade utilizados no ambiente corporativo, tais como Digital Subscriber Line (DSL) e acesso por cable modem, entraram no mercado consumidor. Estes servios j no exigem equipamentos caros ou uma linha de telefone adicional. Estes servios esto "sempre conectados" permitindo um acesso instantneo e no exigem o estabelecimento de uma conexo para cada sesso. Isto resulta em maior confiabilidade e flexibilidade, e acabou facilitando o compartilhamento de conexes de Internet em redes de escritrios pequenos e domsticos.

1.1.6 Descrio e configurao TCP/IP

O Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) um conjunto de protocolos ou regras desenvolvidas para a cooperao entre computadores para que compartilhem recursos atravs de uma rede. Para ativar o TCP/IP em uma estao de trabalho, esta precisa ser configurada atravs das ferramentas do sistema operacional. O processo bastante semelhante independentemente da utilizao de um sistema operacional Windows ou Mac.

1.1.7 Testando a conectividade com o ping

O ping um programa bsico que verifica se um endereo IP particular existe e pode aceitar requisies. O acrnimo de computao ping significa Packet Internet or InterNetwork Groper. O nome foi concebido para ser comparvel ao termo usado em submarinos para o som de um pulso de sonar retornando de um objeto submerso. O comando ping funciona enviando vrios pacotes IP, chamados datagramas ICMP de Requisio de Eco, a um destino especfico. Cada pacote enviado uma solicitao de resposta. A resposta de sada de um ping contm a relao de sucesso e o tempo de ida e volta ao destino. A partir destas informaes, possvel determinar se existe ou no conectividade com um destino. O comando ping utilizado para testar a funo de transmisso/recepo da placa de rede, a configurao do TCP/IP e a conectividade na rede. Os seguintes tipos de testes ping podem ser emitidos:

ping 127.0.0.1 Como nenhum pacote transmitido, efetuar o ping da interface loopback testa a configurao TCP/IP basica. ping endereo IP do computador Um ping para um PC host verifica a configurao do endereo TCP/IP do computador local assim como a conectividade com o computador. ping endereo IP do gateway padro Um ping para o gateway padro verifica se o roteador que conecta a rede local a outras redes pode ser alcanado. ping endereo IP do destino remoto Um ping para o destino remoto verifica a conectividade ao computador remoto.

1.1.8 Navegador Web e plug-ins

Um navegador Web realiza as seguintes funes:


Faz contato com um servidor da Web Solicita informaes Recebe informaes Exibe os resultados na tela

Um navegador Web um software que interpreta a linguagem de marcao de hipertexto (HTML-Hypertext Markup Language), uma das linguagens utilizadas para codificar o contedo de pginas da Web. Outras linguagens de marcao com recursos mais avanados fazem parte de tecnologias emergentes. A HTML, a linguagem de marcao mais comum, pode exibir grficos, tocar sons, filmes e outros arquivos de multimdia. Hiperlinks so embutidos nas pginas da Web e proporcionam um link rpido para outro local na mesma pgina ou em outra pgina da Web totalmente diferente. Dois dos navegadores Web mais utilizados so o Internet Explorer (IE) e o Netscape Communicator. Embora sejam idnticos nas tarefas que realizam, existem diferenas entre estes dois navegadores. Certos websites talvez no suportem a utilizao de um ou outro, e poder ser vantajoso contar com os dois programas instalados no computador. Netscape Navigator:

O primeiro navegador popular Ocupa menos espao no disco Exibe arquivos HTML, realiza a transferncia de e-mail e de arquivos, assim como outras funes

Internet Explorer (IE):


Fortemente integrado com outros produtos da Microsoft Ocupa mais espao no disco Exibe arquivos HTML, realiza a transferncia de e-mail e de arquivos, assim como outras funes

Tambm existem tipos de arquivos especiais, ou proprietrios, que os navegadores Web normais no podem exibir. Para visualizar tais arquivos, o navegador precisa ser configurado para utilizar aplicativos plug-in. Estes aplicativos trabalham em conjunto com o navegador para iniciar o programa requerido para visualizar os seguintes tipos de arquivos:

Flash toca arquivos de multimdia e foi criado pelo Macromedia Flash Quicktime toca arquivos de vdeo e foi criado pela Apple Real Player toca arquivos de udio

Para instalar o plug-in do Flash, faa o seguinte:


V at o website da Macromedia. Faa o download do programa de instalao mais recente do "Macromedia flash player". Rode-o e instale-o no Netscape ou no IE. Verifique a instalao e correta operao, acessando o website da Cisco

Academy. Alm de configurar o computador para visualizar o currculo da Cisco Academy, os computadores realizam vrias outras tarefas teis. No comrcio, os funcionrios freqentemente utilizam um conjunto de aplicativos que se apresentam como conjunto para escritrio, por exemplo, o Microsoft Office. Os conjuntos para escritrio tipicamente incluem os seguintes:

Software de planilha, contendo tabelas constitudas de colunas e linhas onde freqentemente se utilizam frmulas para processar e analisar dados. Um processador de texto um aplicativo usado para criar e editar documentos de texto. Os processadores de texto modernos permitem que o usurio crie documentos sofisticados, que incluem grficos e texto com rica formatao. O software de gerenciamento de banco de dados utilizado para armazenar, manter, organizar, classificar e filtrar registros. Um registro uma compilao de informaes identificadas por algum conceito em comum, tal como nome de cliente. O software de apresentao utilizado para projetar e desenvolver apresentaes a serem exibidas em reunies, aulas ou apresentaes de vendas. Um gerenciador de informaes pessoais inclui um utilitrio de e-mail, uma lista de contatos, um calendrio e uma lista de tarefas a realizar.

Os aplicativos de escritrio hoje fazem parte do trabalho dirio, como era o caso da mquina de escrever antes do advento do computador pessoal.

1.1.9 Resoluo de problemas com conexes na Internet

Neste exerccio de identificao e resoluo de problemas, existem problemas na configurao do hardware, do software e da rede. O objetivo, dentro de um perodo de tempo predeterminado, identificar e resolver os problemas, permitindo finalmente o acesso ao currculo. Este exerccio demonstrar a complexidade da configurao at dos processos mais simples de acesso Web. Isto inclui os processos e procedimentos envolvidos na resoluo de problemas no hardware do computador, no software e nos sistemas da rede.

1.2 A Matemtica das Redes


1.2.1 Apresentao binria de dados

Os computadores funcionam e armazenam dados mediante a utilizao de chaves eletrnicas que so LIGADAS ou DESLIGADAS. Os computadores s entendem e utilizam dados existentes neste formato de dois estados, ou seja binrio. Os uns e zeros so utilizados para representar os dois possveis estados de um componente eletrnico em um computador. 1 representa um estado LIGADO, e 0 representa um estado DESLIGADO. So denominados dgitos binrios ou bits. O American Standard Code for Information Interchange (ASCII) o cdigo mais freqentemente utilizado para representar dados alfanumricos em um computador. O cdigo ASCII utiliza dgitos binrios para representar os smbolos digitados no teclado. Quando os computadores enviam estados LIGADOS/DESLIGADOS atravs de uma rede, as ondas de rdio ou de luz so utilizadas para representar os 1s e 0s. Note que cada caractere possui um conjunto singular de oito dgitos binrios designado para representar o caractere. Os computadores so desenhados para trabalharem com chaves LIGADAS/DESLIGADAS, e portanto os dgitos binrios e nmeros binrios so naturais para eles. Os seres humanos utilizam o sistema numrico decimal, que relativamente simples quando comparado com as longas sries de 1s e 0s utilizados pelos computadores. Portanto, os nmeros binrios do computador precisam ser convertidos em nmeros decimais. s vezes os nmeros binrios precisam ser convertidos em nmeros hexadecimais (hex), o que reduz uma longa seqncia de dgitos binrios em poucos caracteres hexadecimais. Estes processos tornam os nmeros mais fceis de lembrar e manipular.

Dec Hex 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 0x0 0x1 0x2 0x3 0x4 0x5 0x6 0x7 0x8 0x9 0xA 0xB 0xC 0xD 0xE

Oct 00 01 02 03 04 05 06 07

Bin 00000000 00000001 00000010 00000011 00000100 00000101 00000110 00000111

Typed Char ^@ ^A ^B ^C ^D ^E ^F ^G ^H ^I ^J ^K ^L ^M ^N NUL SOH STX ETX EOT ENQ ACK BEL BS HT LF VT FF CR SO

Viewed in HTML

HTML Code

Meaning Null Character Cursor Home

Cursor Forward Bell Erase Last Character Cursor Down/Line Feed Vertical Address Form Feed/Screen Erase Carriage Return

010 00001000 011 00001001 012 00001010 013 00001011 014 00001100 015 00001101 016 00001110

15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55

0xF 0x10 0x11 0x12 0x13 0x14 0x15 0x16 0x17 0x18 0x19

017 00001111 020 00010000 021 00010001 022 00010010 023 00010011 024 00010100 025 00010101 026 00010110 027 00010111 030 00011000 031 00011001

^O ^P ^Q ^R ^S ^T ^U ^V ^W ^X ^Y ^Z ^[ ^\ ^] ^^ ^_ ! " # $ % & ' ( ) * + , . / 0 1 2 3 4 5 6 7

SI DLE DC1 DC2 DC3 DC4 NAK SYN ETB CAN EM SUB ESC FS GS RS US SPC ! " # $ % & ' ( ) * + , . / 0 1 2 3 4 5 6 7 ! " # $ % & ' ( ) * + , . / 0 1 2 3 4 5 6 7   ! " # $ % & ' ( ) * + , - . / 0 1 2 3 4 5 6 7 Cursor Up Horizontal Address X-ON Enable Auxiliary Port X-OFF Disable Auxiliary Port Cursor Back

0x1A 032 00011010 0x1B 033 00011011 0x1C 034 00011100 0x1D 035 00011101 0x1E 036 00011110 0x1F 0x20 0x21 0x22 0x23 0x24 0x25 0x26 0x27 0x28 0x29 037 00011111 041 00100001 042 00100010 043 00100011 044 00100100 045 00100101 046 00100110 047 00100111 050 00101000 051 00101001

040 00100000 Space

0x2A 052 00101010 0x2B 053 00101011 0x2C 054 00101100 0x2D 055 00101101 0x2E 056 00101110 0x2F 0x30 0x31 0x32 0x33 0x34 0x35 0x36 0x37 057 00101111 060 00110000 061 00110001 062 00110010 063 00110011 064 00110100 065 00110101 066 00110110 067 00110111

56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96

0x38 0x39

070 00111000 071 00111001

8 9 : ; < = > ? @ A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z [ \ ] ^ _ `

8 9 : ; < = > ? @ A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z [ \ ] ^ _ `

8 9 : ; < = > ? @ A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z [ \ ] ^ _ `

&#56; &#57; &#58; &#59; &#60; &#61; &#62; &#63; &#64; &#65; &#66; &#67; &#68; &#69; &#70; &#71; &#72; &#73; &#74; &#75; &#76; &#77; &#78; &#79; &#80; &#81; &#82; &#83; &#84; &#85; &#86; &#87; &#88; &#89; &#90; &#91; &#92; &#93; &#94; &#95; &#96;

0x3A 072 00111010 0x3B 073 00111011 0x3C 074 00111100 0x3D 075 00111101 0x3E 076 00111110 0x3F 077 00111111 0x40 0100 01000000 0x41 0101 01000001 0x42 0102 01000010 0x43 0103 01000011 0x44 0104 01000100 0x45 0105 01000101 0x46 0106 01000110 0x47 0107 01000111 0x48 0110 01001000 0x49 0111 01001001 0x4A 0112 01001010 0x4B 0113 01001011 0x4C 0114 01001100 0x4D 0115 01001101 0x4E 0116 01001110 0x4F 0117 01001111 0x50 0120 01010000 0x51 0121 01010001 0x52 0122 01010010 0x53 0123 01010011 0x54 0124 01010100 0x55 0125 01010101 0x56 0126 01010110 0x57 0127 01010111 0x58 0130 01011000 0x59 0131 01011001 0x5A 0132 01011010 0x5B 0133 01011011 0x5C 0134 01011100 0x5D 0135 01011101 0x5E 0136 01011110 0x5F 0137 01011111 0x60 0140 01100000

97 98 99

0x61 0141 01100001 0x62 0142 01100010 0x63 0143 01100011

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z { | } ~ Del

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z { | } ~ Del M-^A M-^B M-^C M-^D M-^E M-^F M-^G M-^H M-^I

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z { | } ~


&#97; &#98; &#99; &#100; &#101; &#102; &#103; &#104; &#105; &#106; &#107; &#108; &#109; &#110; &#111; &#112; &#113; &#114; &#115; &#116; &#117; &#118; &#119; &#120; &#121; &#122; &#123; &#124; &#125; &#126; &#127; &#128; &#129; &#130; &#131; &#132; &#133; &#134; &#135; &#136; &#137;

100 0x64 0144 01100100 101 0x65 0145 01100101 102 0x66 0146 01100110 103 0x67 0147 01100111 104 0x68 0150 01101000 105 0x69 0151 01101001 106 0x6A 0152 01101010 107 0x6B 0153 01101011 108 0x6C 0154 01101100 109 0x6D 0155 01101101 110 0x6E 0156 01101110 111 0x6F 0157 01101111 112 0x70 0160 01110000 113 0x71 0161 01110001 114 0x72 0162 01110010 115 0x73 0163 01110011 116 0x74 0164 01110100 117 0x75 0165 01110101 118 0x76 0166 01110110 119 0x77 0167 01110111 120 0x78 0170 01111000 121 0x79 0171 01111001 122 0x7A 0172 01111010 123 0x7B 0173 01111011 124 0x7C 0174 01111100 125 0x7D 0175 01111101 126 0x7E 0176 01111110 127 0x7F 0177 01111111

128 0x80 0200 10000000 M-^@ M-^@ 129 0x81 0201 10000001 M-^A 130 0x82 0202 10000010 M-^B 131 0x83 0203 10000011 M-^C 132 0x84 0204 10000100 M-^D 133 0x85 0205 10000101 M-^E 134 0x86 0206 10000110 M-^F 135 0x87 0207 10000111 M-^G 136 0x88 0210 10001000 M-^H 137 0x89 0211 10001001 M-^I

138 0x8A 0212 10001010 M-^J 139 0x8B 0213 10001011 M-^K 140 0x8C 0214 10001100 M-^L 141 0x8D 0215 10001101 M-^M 142 0x8E 0216 10001110 M-^N 143 0x8F 0217 10001111 M-^O 144 0x90 0220 10010000 M-^P 145 0x91 0221 10010001 M-^Q 146 0x92 0222 10010010 M-^R 147 0x93 0223 10010011 M-^S 148 0x94 0224 10010100 M-^T 149 0x95 0225 10010101 M-^U 150 0x96 0226 10010110 M-^V 152 0x98 0230 10011000 M-^X 153 0x99 0231 10011001 M-^Y 154 0x9A 0232 10011010 M-^Z 155 0x9B 0233 10011011 156 0x9C 0234 10011100 157 0x9D 0235 10011101 M-^[ M-^\ M-^]

M-^J M-^K M-^L M-^M M-^N M-^O M-^P M-^Q M-^R M-^S M-^T M-^U M-^V M-^X M-^Y M-^Z M-^[ M-^\ M-^] M-^^ M-^_ MM-! M-" M-# M-$ M-% M-& M-' M-( M-) M-* M-+ M-, M-M-. M-/ M-0 M-1 M-2

&#138; &#139; &#140; &#141; &#142; &#143; &#144;

&#145; &#146; &#147; &#148; &#149; &#150; &#151; &#152; &#153; &#154; &#155; &#156; &#157; &#158; &#159; &#160; &#161; &#162; &#163; &#164; &#165; &#166; &#167; &#168; &#169; &#170; &#171; &#172; &#173; &#174; &#175; &#176; &#177; &#178;

151 0x97 0227 10010111 M-^W M-^W

158 0x9E 0236 10011110 M-^^ 159 0x9F 0237 10011111 M-^_ 160 0xA0 0240 10100000 161 0xA1 0241 10100001 162 0xA2 0242 10100010 163 0xA3 0243 10100011 164 0xA4 0244 10100100 166 0xA6 0246 10100110 167 0xA7 0247 10100111 168 0xA8 0250 10101000 169 0xA9 0251 10101001 170 0xAA 0252 10101010 171 0xAB 0253 10101011 172 0xAC 0254 10101100 173 0xAD 0255 10101101 174 0xAE 0256 10101110 175 0xAF 0257 10101111 176 0xB0 0260 10110000 177 0xB1 0261 10110001 178 0xB2 0262 10110010 MM-! M-" M-# M-$ M-& M-' M-( M-) M-* M-+ M-, M-M-. M-/ M-0 M-1 M-2

165 0xA5 0245 10100101 M-%

179 0xB3 0263 10110011 180 0xB4 0264 10110100 181 0xB5 0265 10110101 182 0xB6 0266 10110110 183 0xB7 0267 10110111 184 0xB8 0270 10111000 185 0xB9 0271 10111001 186 0xBA 0272 10111010 187 0xBB 0273 10111011 188 0xBC 0274 10111100 189 0xBD 0275 10111101 190 0xBE 0276 10111110 191 0xBF 0277 10111111 193 0xC1 0301 11000001 194 0xC2 0302 11000010 195 0xC3 0303 11000011 196 0xC4 0304 11000100 197 0xC5 0305 11000101 198 0xC6 0306 11000110 199 0xC7 0307 11000111 200 0xC8 0310 11001000 201 0xC9 0311 11001001 202 0xCA 0312 11001010 203 0xCB 0313 11001011 204 0xCC 0314 11001100 205 0xCD 0315 11001101 206 0xCE 0316 11001110 207 0xCF 0317 11001111 208 0xD0 0320 11010000 209 0xD1 0321 11010001 210 0xD2 0322 11010010 211 0xD3 0323 11010011 212 0xD4 0324 11010100 213 0xD5 0325 11010101 214 0xD6 0326 11010110 216 0xD8 0330 11011000 217 0xD9 0331 11011001 218 0xDA 0332 11011010 219 0xDB 0333 11011011

M-3 M-4 M-5 M-6 M-7 M-8 M-9 M-: M-; M-< M-= M-> M-? M-A M-B M-C M-D M-E M-F M-G M-H M-I M-J M-K M-L M-M M-N M-O M-P M-Q M-R M-S M-T M-U M-V M-X M-Y M-Z M-[

M-3 M-4 M-5 M-6 M-7 M-8 M-9 M-: M-; M-< M-= M-> M-? M-@ M-A M-B M-C M-D M-E M-F M-G M-H M-I M-J M-K M-L M-M M-N M-O M-P M-Q M-R M-S M-T M-U M-V M-W M-X M-Y M-Z M-[

&#179; &#180; &#181; &#182; &#183; &#184; &#185; &#186; &#187; &#188; &#189; &#190; &#191; &#192; &#193; &#194; &#195; &#196; &#197; &#198; &#199; &#200; &#201; &#202; &#203; &#204; &#205; &#206; &#207; &#208; &#209; &#210; &#211; &#212; &#213; &#214; &#215; &#216; &#217; &#218; &#219;

192 0xC0 0300 11000000 M-@

215 0xD7 0327 11010111 M-W

220 0xDC 0334 11011100 221 0xDD 0335 11011101 222 0xDE 0336 11011110 223 0xDF 0337 11011111 224 0xE0 0340 11100000 225 0xE1 0341 11100001 226 0xE2 0342 11100010 227 0xE3 0343 11100011 228 0xE4 0344 11100100 229 0xE5 0345 11100101 230 0xE6 0346 11100110 231 0xE7 0347 11100111 232 0xE8 0350 11101000 233 0xE9 0351 11101001 234 0xEA 0352 11101010 235 0xEB 0353 11101011 236 0xEC 0354 11101100 237 0xED 0355 11101101 238 0xEE 0356 11101110 239 0xEF 0357 11101111 240 0xF0 0360 11110000 241 0xF1 0361 11110001 242 0xF2 0362 11110010 243 0xF3 0363 11110011 244 0xF4 0364 11110100 245 0xF5 0365 11110101 246 0xF6 0366 11110110 247 0xF7 0367 11110111 248 0xF8 0370 11111000 249 0xF9 0371 11111001 250 0xFA 0372 11111010 251 0xFB 0373 11111011 253 0xFD 0375 11111101 254 0xFE 0376 11111110 255 0xFF 0337 11111111

M-\ M-] M-^ M-_ M-` M-a M-b M-c M-d M-e M-f M-g M-h M-i M-j M-k M-l M-m M-n M-o M-p M-q M-r M-s M-t M-u M-v M-w M-x M-y M-z SB VM AM SM

M-\ M-] M-^ M-_ M-` M-a M-b M-c M-d M-e M-f M-g M-h M-i M-j M-k M-l M-m M-n M-o M-p M-q M-r M-s M-t M-u M-v M-w M-x M-y M-z SB SVM VM AM SM

&#220; &#221; &#222; &#223; &#224; &#225; &#226; &#227; &#228; &#229; &#230; &#231; &#232; &#233; &#234; &#235; &#236; &#237; &#238; &#239; &#240; &#241; &#242; &#243; &#244; &#245; &#246; &#247; &#248; &#249; &#250; &#251; &#252; &#253; &#254; Start Buffer SubValue Mark \ Value Mark ] Attribute Mark ^ Segment Mark _

252 0xFC 0374 11111100 SVM

1.2.2 Bits e bytes

Um 0 binrio pode ser representado por 0 volts de eletricidade (0 = 0 volts). Um 1 binrio pode ser representado por +5 volts de eletricidade (1 = +5 volts). Os computadores foram concebidos para utilizarem grupos de oito bits. Este grupo de oito bits denominado byte. Em um computador, um byte representa um nico local de armazenamento enderevel. Estes locais de armazenamento representam um valor ou um nico caractere de dados, por exemplo, um cdigo ASCII. O nmero total de combinaes de oito chaves ligadas ou desligadas de 256. A faixa de valores de um byte de 0 a 255. Portanto, importante entender o conceito do byte ao trabalhar com computadores e redes.

1.2.3 Sistema numrico Base 10

Os sistemas numricos consistem em smbolos e regras para a utilizao destes smbolos. O sistema numrico mais freqentemente utilizado o sistema numrico Base 10 ou decimal. Base 10 utiliza os dez smbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Estes smbolos podem ser combinados para representar todos os valores numricos possveis. O sistema numrico decimal baseado em potncias de 10. Cada posio colunar de um valor, da direita para a esquerda, multiplicada pelo nmero 10, que o nmero base, elevado a uma potncia, que o exponente. A potncia qual elevado o valor 10 depende da sua posio esquerda do ponto decimal. Quando um nmero decimal lido da direita para a esquerda, a primeira posio, ou a mais direita representa 100 (1), a segunda posio representa 101 (10 x 1 = 10). A terceira posio representa 102 (10 x 10 = 100). A stima posio esquerda representa 106 (10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 = 1,000,000). Esta a verdade independentemente de quantas colunas sejam ocupadas pelo nmero. Exemplo:

2134 = (2 x 103) + (1 x 102) + (3 x 101) + (4 x 100) Existe o nmero 4 na posio das unidades, 3 na posio das dezenas, 1 na posio das centenas e 2 na posio dos milhares. Este exemplo parece bvio ao usar-se o sistema numrico decimal. importante entender exatamente como funciona o sistema decimal porque este conhecimento necessrio para entender dois outros sistemas numricos, Base 2 e Base 16, hexadecimal. Estes sistemas utilizam o mesmo mtodo do sistema decimal.

1.2.4 Sistema numrico Base 2

Os computadores reconhecem e processam dados, utilizando-se o sistema numrico binrio ou Base 2. O sistema binrio utiliza dois smbolos, 0 e 1, em vez dos dez smbolos utilizados no sistema numrico decimal. A posio, ou casa, de cada algarismo da direita para a esquerda em um nmero binrio representa 2, o nmero base, elevado a uma potncia ou expoente, comeando com 0. Estes valores das casas so, da direita para a esquerda, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, e 27, ou 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64 e 128, respectivamente. Exemplo: 101102 = (1 x 24 = 16) + (0 x 23 = 0) + (1 x 22 = 4) + (1 x 21 = 2) + (0 x 20 = 0) = 22 (16 + 0 + 4 + 2 + 0) Se o nmero binrio (101102) for lido da esquerda para a direita, esto os nmeros 1 na posio dos 16, 0 na posio dos 8, 1 na posio dos 4, 1 na posio dos 2 e 0 na posio das unidades, que, quando somados, equivalem ao nmero decimal 22.

1.2.5 Convertendo nmeros decimais em nmeros binrios de 8 bits

Existem vrias maneiras de converter nmeros decimais em nmeros binrios. O fluxograma na Figura descreve um dos mtodos. O processo tenta descobrir quais valores da potncia 2 podem ser somados para obter o nmero decimal que est sendo convertido em nmero binrio. Este mtodo um dos vrios que podem ser utilizados. melhor selecionar um mtodo e ir praticando com ele at que sempre produza a resposta correta. Exerccio de converso Use o exemplo a seguir para converter o nmero decimal 168 em nmero binrio:

128 cabe dentro de 168. Portanto, o bit mais esquerda do nmero binrio 1. 168 128 = 40. 64 no cabe dentro de 40. Portanto, o segundo bit da esquerda 0. 32 cabe dentro de 40. Portanto, o terceiro bit da esquerda 1. Subtraindo 40 32 = 8. 16 no cabe dentro de 8. Portanto, o segundo bit da esquerda 0. 8 cabe dentro de 8. Portanto, o quinto bit da esquerda 1. 8 8 = 0. Portanto todos os bits direita so 0.

Resultado: 168 decimal = 10101000 Para ter mais prtica, tente converter 255 decimal em binrio. A resposta deve ser 11111111. A atividade de converso numrica na Figura servir de mais prtica.

1.2.6 Converso de nmeros binrios de 8 bits em nmeros decimais

Existem duas maneiras bsicas de converter nmeros binrios em nmeros decimais. O fluxograma na Figura mostra um exemplo. Os nmeros binrios tambm podem ser convertidos em nmeros decimais, multiplicando os dgitos binrios pelo nmero base do sistema, o qual Base 2, e elevando-os ao expoente da sua posio. Exemplo: Converta o nmero binrio 01110000 em um nmero decimal.

OBSERVAO: Calcule da direita para a esquerda. Lembre-se de que qualquer nmero elevado potncia de 0 equivale a 1. Portanto, 20 = 1 0 x 20 = 0 0 x 21 = 0 0 x 22 = 0 0 x 23 = 0 1 x 24 = 16 1 x 25 = 32 1 x 26 = 64 + 0 x 27 = 0 ___________ = 112 OBSERVAO: A soma das potncias de 2 que possuem o nmero 1 na sua posio. A atividade de converso de nmeros servir de mais prtica.

1.2.7 Representao decimal pontuada em quatro octetos

Atualmente, os endereos designados a computadores na Internet consistem em nmeros binrios de 32 bits. Para facilitar a utilizao destes endereos, o nmero binrio de 32 bits convertido em uma srie de nmeros decimais. Para este fim, divida o nmero binrio em quatro grupos de oito dgitos binrios. Em seguida, converta cada grupo de oito bits, tambm denominado octeto, em seu equivalente decimal. Faa esta converso exatamente conforme indicado no tpico de converso de binrio em decimal na pgina anterior. Quando escrito, o nmero binrio completo representado por quatro grupos de dgitos decimais separados por pontos. Esta representao denominada notao decimal pontuada e prov uma maneira compacta e fcil de lembrar de referir-se aos endereos de 32 bits. Esta representao usada freqentemente mais adiante neste curso, de modo que necessrio entend-la. Ao converter em binrio de decimal pontuado, lembre-se de que cada grupo, que consiste em entre um e trs dgitos decimais, representa um grupo de oito dgitos binrios. Se o nmero decimal a ser convertido for inferior a 128, ser necessrio adicionar zeros esquerda do nmero binrio equivalente at que existam um total de oito bits. Exemplo: Converta 200.114.6.51 em seu equivalente binrio de 32 bits. Converta 10000000 01011101 00001111 10101010 em seu equivalente decimal pontuado.

1.2.8 Hexadecimal

Hexadecimal (hex) freqentemente utilizado ao trabalhar com computadores pois pode ser usado para representar nmeros binrios em uma forma mais legvel. O computador realiza computaes em binrio, mas existem vrias situaes em que a sada binria de um computador expressa em hexadecimal para torn-la mais fcil de ler. A converso de nmeros hexadecimais em binrios e nmeros binrios em hexadecimais uma tarefa comum ao manejar os registros de configurao em roteadores da Cisco. Os roteadores da Cisco possuem um registro de configurao de 16 bits. Este nmero binrio de 16 bits pode ser representado como nmero hexadecimal de quatro dgitos. Por exemplo, 0010000100000010 em binrio equivale a 2102 em hex. A palavra hexadecimal frequentemente abreviada como 0x quando utilizada com um valor, conforme aparece com o nmero acima: 0x2102. Igualmente aos sistemas binrio e decimal, o sistema hexadecimal baseia-se na utilizao de smbolos, potncias e posies. Os smbolos usados pelo sistema hex so 0 a 9, e A, B, C, D, E, e F. Todas as combinaes possveis de quatro dgitos binrios podem ser representadas por um s smbolo hexadecimal. Estes valores requerem entretanto, um ou dois simbolos decimais. Dois digitos hexadecimais podem representar eficientemente

qualquer combinao de oito digitos binrios. A representao decimal de um nmero binrio de 8 bits iro requerer dois ou trs digitos decimais. Uma vez que um digito hexadecimal sempre representa 4 digitos binrios, simbolos hexadecimais so mais fceis de utilizar que simbolos decimais ao operar com nmeros binrios muito grandes. O uso da representao hexadecimal tambm reduz a confuso na leitura de nmeros binrios muito grandes e a quantidade de espao normalmente utilizado para gravar nmeros binrios. Lembre que a representao 0x pode ser utilizada para indicar um nmero hexadecimal. O nmero hexadecimal 5D pode ser escrito como 0x5D. Para converter de hex em binrio, simplesmente expanda cada dgito hex ao seu equivalente binrio de quatro bits. Sistemas numricos Binrio e Hexadecimal

Sistemas numricos Binrio, Hexadecimal e Decimal

1.2.9 A lgica booleana ou binria

A lgica booleana baseia-se em circuitos digitais que aceitam uma ou duas voltagens de entrada. Com base na voltagem de entrada, gerada uma voltagem de sada. Para os fins dos computadores, a diferena de voltagem associada como dois estados, ligado ou desligado. Por sua vez, estes dois estados so associados como 1 ou 0, equivalentes aos dois dgitos do sistema numrico binrio. A lgica booleana uma lgica binria que permite a comparao de dois nmeros e a gerao de uma escolha baseada nos dois nmeros. Estas escolhas so as operaes lgicas AND, OR e NOT. Com a exceo do NOT, as operaes booleanas tm a mesma funo. Aceitam dois nmeros, a saber, 1 ou 0, e geram um resultado baseado na regra lgica. A operao NOT examina qualquer valor apresentado, 0 ou 1, e o inverte. O um se torna zero e o zero se torna um. Lembre-se que as portas lgicas so dispositivos eletrnicos criados especificamente para este fim. A regra lgica que seguem que qualquer que

seja a entrada, a sada ser o contrrio. A operao AND aceita dois valores de entrada. Se ambos os valores forem 1, a porta lgica gera uma sada de 1. Caso contrrio, gera uma sada de 0. Existem quatro combinaes de valores de entrada. Trs destas combinaes geram 0, e uma combinao gera 1. A operao OR tambm aceita dois valores de entrada. Se pelo menos um dos valores de entrada for 1, o valor de sada ser 1. Mais uma vez, existem quatro combinaes de valores de entrada. Desta vez, trs das combinaes geram uma sada de 1 e a quarta gera uma sada de 0. As duas operaes de redes que utilizam a lgica booleana so mscaras de sub-rede e as mscaras coringa. As operaes de mscara oferecem uma maneira de filtrar endereos. Os endereos identificam os dispositivos na rede, permitindo que os endereos sejam agrupados ou controlados por outras operaes da rede. Estas funes sero explicadas em maiores detalhes mais adiante no currculo.

Porta lgica NOT Booleano

Porta lgica AND Booleano

Porta lgica OR Booleano

1.2.10 Endereos IP e mscaras da rede

Os endereos binrios de 32 bits utilizados na Internet so denominados endereos IP (Internet Protocol). A relao entre os endereos IP e as mscaras da rede ser considerada nesta seo. Quando os endereos IP so designados a computadores, alguns dos bits esquerda do nmero IP de 32 bits representam uma rede. O nmero de bits designados depende da classe do endereo. Os bits restantes do endereo IP de 32 bits identificam um computador em particular na rede. Um computador identificado como "host". O endereo IP de um computador consiste em uma parte para uma rede e outra parte para um host que juntos representam um computador em particular em uma rede em particular. Para informar um computador sobre como o endereo IP de 32 bits foi dividido, utilizado um segundo nmero de 32 bits, denominado mscara de sub-rede. Esta mscara um gabarito que indica como o endereo IP deve ser interpretado, identificando quantos dos bits so utilizados para identificar a rede do computador. A mscara de sub-rede preenche seqencialmente os 1s do lado esquerdo da mscara. Uma mscara de sub-rede ser totalmente constituda de 1s at que seja identificado o endereo da rede e em seguida ser constituda totalmente de 0s daquele ponto at o bit mais direita da mscara. Os bits na mscara de sub-rede com valor de 0 identificam o computador ou host naquela rede. Alguns exemplos de mscaras de sub-rede so: 11111111000000000000000000000000 escrito em decimal pontuado como 255.0.0.0 ou 11111111111111110000000000000000 escrito em decimal pontuado como 255.255.0.0 No primeiro exemplo, os primeiros oito bits da esquerda representam a poro do endereo da rede, e os ltimos 24 bits representam a poro do endereo do host. No segundo exemplo, os primeiros 16 bits representam a poro do endereo da rede, e os ltimos 16 bits representam a poro do endereo do host.

A converso do endereo IP 10.34.23.134 em binrio resultaria em: 00001010.00100010.00010111.10000110 A operao booleana AND sobre o endereo IP 10.34.23.134 junto com a mscara de subrede 255.0.0.0 produz o endereo de rede deste host: 00001010.00100010.00010111.10000110 11111111.00000000.00000000.00000000 00001010.00000000.00000000.00000000 00001010.00100010.00010111.10000110 11111111.11111111.00000000.00000000 00001010.00100010.00000000.00000000 Ao converter o resultado em decimal pontuado, 10.0.0.0 ser a parte do endereo IP correspondente rede, ao utilizar a mscara 255.0.0.0. A operao booleana AND sobre o endereo IP 10.34.23.134 junto com a mscara de subrede 255.255.0.0 produz o endereo de rede deste host: Ao converter o resultado em decimal pontuado, 10.34.0.0 ser a parte do endereo IP correspondente rede, ao utilizar a mscara 255.255.0.0. Esta uma breve ilustrao do efeito que tem uma mscara de rede sobre um endereo IP. A importncia das mscaras se tornar muito mais bvia ao trabalharmos mais com os endereos IP. Para o momento, s importante que o conceito de mscaras seja entendido.

Redes Classe A Esta classe foi definida com tendo o primeiro bit do nmero IP como sendo igual a zero. Com isso o primeiro nmero IP somente poder variar de 1 at 126 (na prtica at 127, mas o nmero 127 um nmero reservado, conforme detalharei mais adiante). Observe, no esquema a seguir, explicado na Parte 2, que o primeiro bit sendo 0, o valor mximo (quando todos os demais bits so iguais a 1) a que se chega de 127: 0 Multiplica por: equivale a: Multiplicao: Resulta em: Somando tudo: Resulta em: 27 128 1 26 64 1 25 32 1x32 32 1 24 16 1x16 16 1 23 8 1x8 8 1 22 4 1x4 4 1 21 2 1x2 2 1 20 1 1x1 1

0x128 1x64 0 64

0+64+32+16+8+4+2+1 127

O nmero 127 no utilizado como rede Classe A, pois um nmero especial, reservado para fazer referncia ao prprio computador. O nmero 127.0.0.1 um nmero especial, conhecido como localhost. Ou seja, sempre que um programa fizer referncia a localhost ou ao nmero 127.0.0.1, estar fazendo referncia ao computador onde o programa est sendo executado. Por padro, para a Classe A, foi definida a seguinte mscara de sub-rede: 255.0.0.0. Com esta mscara de sub-rede observe que temos 8 bits para o endereo da rede e 24 bits para o endereo da mquina dentro da rede. Com base no nmero de bits para a rede e para as mquinas, podemos determinar quantas redes Classe A podem existir e qual o nmero mximo de mquinas por rede. Para isso utilizamos a frmula a seguir:

2n- 2
,onde n representa o nmero de bits utilizado para a rede ou para a identificao da mquina dentro da rede. Vamos aos clculos: Nmero de redes Classe A Nmero de bits para a rede: 7. Como o primeiro bit sempre zero, este no varia. Por isso sobram 7 bits (8-1) para formar diferentes redes: 27-2 -> 128-2 -> 126 redes Classe A Nmero de mquinas (hosts) em uma rede Classe A

Nmero de bits para identificar a mquina: 24 224-2 -> 16777216 - 2 -> 16777214 mquinas em cada rede classe A. Na Classe A temos apenas um pequeno nmero de redes disponveis, porm um grande nmero de mquinas em cada rede. J podemos concluir que este nmero de mquinas, na prtica, jamais ser instalado em uma nica rede. Com isso observe que, com este esquema de endereamento, teramos poucas redes Classe A (apenas 126) e com um nmero muito grande de mquinas em cada rede. Isso causaria desperdcio de endereos IP, pois se o endereo de uma rede Classe A fosse disponibilizado para um empresa, esta utilizaria apenas uma pequena parcela dos endereos disponveis e todos os demais endereos ficariam sem uso. Para resolver esta questo que passou-se a utilizar a diviso em sub-redes, assunto este que ser visto na Parte 5 destes curso. Redes Classe B Esta classe foi definida com tendo os dois primeiros bits do nmero IP como sendo sempre iguais a 1 e 0. Com isso o primeiro nmero do endereo IP somente poder variar de 128 at 191. Como o segundo bit sempre 0, o valor do segundo bit que 64 nunca somado para o primeiro nmero IP, com isso o valor mximo fica em: 255-64, que o 191. Observe, no esquema a seguir, explicado na Parte 2 deste curso, que o primeiro bit sendo 1 e o segundo sendo 0, o valor mximo (quando todos os demais bits so iguais a 1) a que se chega de 191: 1 Multiplica por: equivale a: Multiplicao: Resulta em: Somando tudo: Resulta em: 27 128 1x128 128 0 26 64 0x64 0 1 25 32 1x32 32 1 24 16 1x16 16 1 23 8 1x8 8 1 22 4 1x4 4 1 21 2 1x2 2 1 20 1 1x1 1

128+0+32+16+8+4+2+1 191

Por padro, para a Classe B, foi definida a seguinte mscara de sub-rede: 255.255.0.0. Com esta mscara de sub-rede observe que temos 16 bits para o endereo da rede e 16 bits para o endereo da mquina dentro da rede. Com base no nmero de bits para a rede e para as mquinas, podemos determinar quantas redes Classe B podem existir e qual o nmero mximo de mquinas por rede. Para isso utilizamos a frmula a seguir:

2n- 2
,onde n representa o nmero de bits utilizado para a rede ou para a identificao da mquina dentro da rede. Vamos aos clculos: Nmero de redes Classe B Nmero de bits para a rede: 14. Como o primeiro e o segundo bit so sempre 10, fixos, no

variam, sobram 14 bits (16-2) para formar diferentes redes: 214-2 -> 16384-2 -> 16382 redes Classe B Nmero de mquinas (hosts) em uma rede Classe B Nmero de bits para identificar a mquina: 16 216-2 -> 65536-2 -> 65534 mquinas em cada rede classe B Na Classe B temos um nmero razovel de redes Classe B, com um bom nmero de mquinas em cada rede. O nmero mximo de mquinas, por rede Classe B j est mais prximo da realidade para as redes de algumas grandes empresas tais como Microsoft, IBM, HP, GM, etc. Mesmo assim, para muitas empresas menores, a utilizao de um endereo Classe B, representa um grande desperdcio de nmeros IP. Conforme veremos na Parte 7 deste tutorial possvel usar um nmero diferentes de bits para a mscara de sub-rede, ao invs dos 16 bits definidos por padro para a Classe B (o que tambm possvel com Classe A e Classe C). Com isso posso dividir uma rede classe B em vrias sub-redes menores, com um nmero menor de mquinas em cada sub-rede. Mas isso assunto para a Parte 7 deste tutorial. Redes Classe C Esta classe foi definida com tendo os trs primeiros bits do nmero IP como sendo sempre iguais a 1, 1 e 0. Com isso o primeiro nmero do endereo IP somente poder variar de 192 at 223. Como o terceiro bit sempre 0, o valor do terceiro bit que 32 nunca somado para o primeiro nmero IP, com isso o valor mximo fica em: 255-32, que 223. Observe, no esquema a seguir, explicado na Parte 2 deste tutorial, que o primeiro bit sendo 1, o segundo bit sendo 1 e o terceiro bit sendo 0, o valor mximo (quando todos os demais bits so iguais a 1) a que se chega de 223: 1 Multiplica por: equivale a: Multiplicao: Resulta em: Somando tudo: Resulta em: 27 128 1x128 128 1 26 64 1x64 64 0 25 32 0x32 0 1 24 16 1x16 16 1 23 8 1x8 8 1 22 4 1x4 4 1 21 2 1x2 2 1 20 1 1x1 1

128+64+0+16+8+4+2+1 223

Por padro, para a Classe C, foi definida a seguinte mscara de sub-rede: 255.255.255.0. Com esta mscara de sub-rede observe que temos 24 bits para o endereo da rede e apenas 8 bits para o endereo da mquina dentro da rede. Com base no nmero de bits para a rede e para as mquinas, podemos determinar quantas redes Classe C podem existir e qual o nmero mximo de mquinas por rede. Para isso utilizamos a frmula a seguir: 2n- 2

,onde n representa o nmero de bits utilizado para a rede ou para a identificao da mquina dentro da rede. Vamos aos clculos: Nmero de redes Classe C Nmero de bits para a rede: 21. Como o primeiro, o segundo e o terceiro bit so sempre 110, ou seja:fixos, no variam, sobram 21 bits (24-3) para formar diferentes redes: 221-2 -> 2.097.152-2 -> 2.097.150 redes Classe C Nmero de mquinas (hosts) em uma rede Classe C: Nmero de bits para identificar a mquina: 8

28-2 -> 256-2 -> 254 mquinas em cada rede classe C Observe que na Classe C temos um grande nmero de redes disponveis, com, no mximo, 254 mquinas em cada rede. o ideal para empresas de pequeno porte. Mesmo com a Classe C, existe um grande desperdcio de endereos. Imagine uma pequena empresa com apenas 20 mquinas em rede. Usando um endereo Classe C, estariam sendo desperdiados 234 endereos. Conforme j descrito anteriormente, esta questo do desperdcio de endereos IP pode ser resolvida atravs da utilizao de sub-redes.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// Deve ter sido obtido um entendimento dos seguintes conceitos importantes:

A conexo fsica que precisa ser realizada para que um computador seja conectado Internet Os principais componentes de um computador A instalao e resoluo de problemas de placas de rede e/ou de modems Os procedimentos bsicos para testar a conexo Internet A seleo e configurao de um navegador Web O sistema numrico Base 2 A converso de nmeros binrios em decimais O sistema numrico hexadecimal A representao binria de endereos IP e mscaras de redes A representao decimal de endereos IP e mscaras de redes

Laboratrio 1.1.2 Hardware do PC

Objetivo
Familiarizar-se com os componentes perifricos bsicos de um sistema de computador PC. Identificar as conexes de PCs inclusive conexes rede. Examinar a configurao interna do PC e identificar os componentes mais importantes. Observar o processo de boot para o sistema operacional do Windows. Usar o Painel de Controle para obter informaes sobre o PC.

Fundamentos
Conhecer os componentes de um PC muito importante para a soluo de problemas. Este conhecimento tambm importante para o xito no campo de redes. Antes de comear, o instrutor ou assistente do laboratrio dever ter ao seu dispor um PC de mesa tpico e com todos os perifricos. Os perifricos incluem o teclado, o monitor, o mouse, os altofalantes ou fones de ouvido, uma placa de rede (NIC), e um cabo de rede. Dever ser removida a tampa da unidade do sistema. Se a tampa no estiver removida, devero ser providenciadas as ferramentas para remov-la. Trabalhe individualmente ou em grupos. Alm disso, o instrutor precisa identificar a localizao do material de treinamento A+ ou do hardware do PC.

Etapa 1 Examine o computador e os componentes perifricos


Examine as partes da frente e de trs do computador e dos componentes perifricos. Observao: Os componetes e a configurao do PC podero variar. Qual o fabricante e o nmero do modelo deste computador? Fabricante: Nmero do Modelo: Quais so os componentes externos principais do PC incluindo os perifricos? Nome do Componente 1. 2. 3. 4. 5. Fabricante/Descrio/Caractersticas

1-2

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.1.2

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Etapa 2 Remova a tampa da unidade do sistema do PC e examine os componentes internos


Liste pelo menos 8 componentes internos principais dentro da unidade do sistema. Use o procedimento na Etapa 5 para encontrar a CPU e a quantidade de RAM. Nome do Componente 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Fabricante/Descrio/Caractersticas

Etapa 3 Monte os componentes do PC e observe o processo de inicializao


Monte os componentes do PC, conecte todos os perifricos e inicialize o PC. Observe o processo de inicializao. O computador deve ser inicializado no sistema operacional Windows. Se o computador no inicializar, chame o assistente do laboratrio. Observe o processo de inicializao. O sistema operacional Windows inicializou corretamente? ____________________ Voc viu quanta memria havia enquanto o sistema estava sendo inicializado? _______________

Etapa 4 Colete informaes bsicas sobre a CPU e a RAM do computador


As instrues para completar esta etapa podem variar um pouco dependendo da verso do Windows. Consulte o instrutor se voce necessitar ajuda durante o lab. Clique no boto Iniciar. Selecione Configuraes e depois Painel de Controle. Clique no cone Sistema e depois na guia Geral. Verifique as informaes sobre o computador que est usando o sistema operacional. Qual a Unidade de Processamento Central? _____________________ Qual a velocidade em MHz da CPU? ____________________ Quanta RAM est instalada? ___________________________

2-2

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.1.2

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Laboratrio 1.1.6 Configurao do TCP/IP em uma Rede de PCs

Objetivo
Identificar as ferramentas utilizadas para descobrir a configurao de redes do computador com vrios sistemas operacionais. Coletar informaes inclusive conexo, nome do host, endereo MAC Camada 2 e informaes da Camada 3 de endereo de rede TCP/IP. Comparar as informaes de rede com outros PCs na rede.

Fundamentos
Este laboratrio supe a utilizao de qualquer verso do Windows. Este um laboratrio nodestrutivo e pode ser usado em qualquer mquina sem a preocupao de que seja modificada a configurao do sistema. Em uma situao ideal, este laboratrio realizado em uma sala de aula ou em outro ambiente de LAN que faz a conexo Internet. Este laboratrio pode ser feito a partir de uma nica conexo remota atravs de um modem ou conexo do tipo DSL. O instrutor fornecer os endereos IP. Nas instrues seguintes o laboratrio se executa duas vezes. As duas execues refletem as diferenas do sistema operacional entre os sistemas Windows 95/98/ME e os sistemas Windows NT/2000/XP. Sempre que possvel, os alunos devero realizar o laboratrio nos dois tipos de sistemas. Observao: Todos os usurios completam a Etapa 1

Etapa 1 Faa a conexo Internet


Estabelea e verifique a conectividade Internet. Isto garante que o computador tenha um endereo IP. Observao: Os usurios de Windows 95/98/Me completam as Etapas 2 a 6.

Etapa 2 Colete as informaes bsicas da configurao do TCP/IP


Usando a barra de tarefas, escolha Iniciar e depois Executar. Aparecer a seguinte caixa. Digite winipcfg e pressione a tecla Enter. A ortografia de Winipcfg crtica mas maisculas e minsculas no so. uma abreviao de Windows IP Configuration.

1-6

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1- Laboratrio 1.1.6

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

A primeira tela mostra o Endereo da Placa, ou endereo MAC do computador. A primeira tela mostra tambm o Endereo IP, Mscara de Sub-rede, e Gateway Padro. O grfico abaixo mostra a tela de Configurao IP bsica. Selecione a placa correta caso esteja listada mais de uma.

O endereo IP e o gateway padro devero estar na mesma rede ou sub-rede. Caso contrrio, o host no ser capaz de comunicar-se fora da rede. Na figura anterior a mscara de sub-rede indica que os trs primeiros octetos precisam ser idnticos para estarem na mesma rede. O endereamento IP ser tratado no Mdulo 9. Observao: Se este computador estiver em uma rede local, o gateway padro poder no ser visto se estiver rodando por trs de um Servidor Proxy. Anote as seguintes informaes para este computador: Endereo IP: _________________________________________ Mscara de Sub-rede: _______________________________________ Gateway Padro: _____________________________________

Etapa 3 Compare a configurao TCP/IP


Se este computador estiver em uma rede local, compare as informaes em vrias mquinas. Existem similaridades? ______________________________________________________ O que similar sobre os endereos IP? ____________________________________________ O que similar sobre os gateways padro? _________________________________________ O que similar sobre os endereos MAC? ___________________________________ Os endereos IP devero compartilhar a mesma poro da rede. Todas as mquinas na rede local devero compartilhar o mesmo gateway padro. Embora no seja um requisito, a maioria dos administradores de redes locais tenta padronizar os componentes tais como placas de rede. Portanto, todas as mquinas podero compartilhar os trs primeiros pares Hex no endereo da placa. Estes trs pares identificam o fabricante da placa. Anote alguns dos Endereos IP

__________________________________________________________________________
Etapa 4 Verifique a seleo da placa da rede
O modelo da placa deste computador dever ser exibido na caixa na parte superior da tela. Use a seta voltada para baixo naquela caixa para ver se h outras configuraes para esta placa, tal como PPP. Este poderia ser o caso para um modem, se este computador se conecta Internet atravs de
2-6 CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1- Laboratrio 1.1.6 Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

uma conta dial-up. Em um servidor, possvel encontrar outra placa de rede ou uma mquina com placa de rede e modem tambm. A figura abaixo mostra uma tela de configurao de IP de modem AOL. Note que no existe endereo IP na figura. Esta poderia ser a aparncia de um sistema domiciliar se o usurio no fez o login em uma conexo Internet.

No deixe de voltar para ver a placa que exibe os dados da placa de rede ou do modem com um endereo IP

Etapa 5 Verifique as informaes adicionais da configurao do TCP/IP


Clique no boto Mais Inf. >>. O grfico abaixo mostra a tela de Configurao detalhada do IP.

O boto Mais Informaes exibe o Nome do Host, o qual inclui o nome do computador e o nome NetBIOS. Ele exibe tambm o endereo do servidor DHCP, quando usado, e a data em que inicia e
3-6 CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1- Laboratrio 1.1.6 Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

termina o lease do IP. Examine as informaes restantes. Podero tambm ser exibidas as entradas dos servidores DNS e WINS. Estas entradas so usadas na resoluo de nomes. Anote os endereos IP de quaisquer servidores listados:

___________________________________ __________________________________________________________________________
Anote o Nome do Host do computador: _____________________________________________ Anote os Nomes de Host de alguns outros computadores: _____________________________ Todos os servidores e estaes de trabalho possuem a poro de rede do endereo IP idntico da estao de trabalho do aluno? _____________________ Observao: No seria fora do comum alguns ou todos os servidores e estaes de trabalho estarem em outra rede. Isto significa que o gateway padro deste computador ir encaminhar solicitaes outra rede.

Etapa 6 Feche a tela ao terminar de examinar as configuraes de rede


Repita as Etapas anteriores conforme o necessrio para ter certeza de que no existam problemas ao voltar e interpretar esta tela. Observao: Os usurios de Windows NT/2000/XP completam as Etapas 7 a 11.

Etapa 7 Colete as informaes da configurao do TCP/IP


Use o menu Iniciar para abrir o Prompt de Comando, uma janela do tipo MS-DOS. Pressione Iniciar > Programas > Acessrios > Prompt de Comando ou Iniciar > Programas > Prompt de Comando. A figura abaixo exibe a tela de Comando. Digite ipconfig e pressione a tecla Enter. A ortografia de ipconfig crtica mas maisculas e minsculas no so. uma abreviao de IP Configuration.

A primeira tela exibe o endereo IP, mscara de sub-rede, e o gateway padro. O endereo IP e o gateway padro devero estar na mesma rede ou sub-rede, caso contrrio este host no seria capaz de comunicar-se fora da rede. Na figura a mscara de sub-rede indica que os trs primeiros octetos precisam ser idnticos para estarem na mesma rede. Observao: Se este computador estiver em uma rede local, o gateway padro poder no ser visto se estiver rodando por trs de um Servidor Proxy. Anote as seguintes informaes para este computador:

4-6

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1- Laboratrio 1.1.6

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Etapa 8 Anote as seguintes informaes do TCP/IP para este computador


Endereo IP:

_________________________________________________________________
Mscara de Sub-rede:

_______________________________________________________________
Gateway Padro: _____________________________________________________________

Etapa 9 Compare as configuraes do TCP/IP deste computador com outros na rede local
Se este computador estiver em uma rede local, compare as informaes de vrias mquinas. Existe alguma similaridade?

______________________________________________________
O que similar sobre os endereos IP? ____________________________________________ O que similar sobre os gateways padro? _________________________________________ Os endereos IP devero compartilhar a mesma poro da rede. Todas as mquinas na rede local devero compartilhar o mesmo gateway padro. Anote alguns dos Endereos IP:

__________________________________________________________________________
Etapa 10 Verifique as informaes adicionais da configurao do TCP/IP
Para ver informaes mais detalhadas, digite ipconfig /all e pressione Enter. O grfico abaixo mostra a tela de configurao IP detalhada.

O nome do host, inclusive o nome do computador e o nome NetBIOS devero ser exibidos. Tambm dever ser exibido o endereo do servidor DHCP, quando usado, e a data em que inicia e termina o lease do IP. Examine as informaes. Podem tambm estar presentes as entradas para DNS, usadas nos servidores de resoluo de nomes.

5-6

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1- Laboratrio 1.1.6

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

A figura anterior revela que o roteador est realizando tanto servios DHCP como DNS para esta rede. Esta provavelmente uma implementao de pequeno escritrio ou escritrio domiciliar (SOHO) ou de uma filial. Note o Endereo Fsico (MAC) e o modelo da placa de rede (Descrio). Na LAN, quais so as similaridades sobre os Endereos Fsicos (MAC) vistas?

__________________________________________________________________________
Embora no seja um requisito, a maioria dos administradores de redes locais tenta padronizar os componentes tais como placas de rede. Portanto, no seria fora do comum descobrir que todas as mquinas compartilham os primeiros trs pares Hex no endereo da placa. Estes trs pares identificam o fabricante da placa. Anote os endereos IP de quaisquer servidores listados:

__________________________________________________________________________
Anote o Nome do computador Host:

__________________________________________________________________________
Anote os Nomes de Host de alguns outros computadores:

__________________________________________________________________________
Todos os servidores e estaes de trabalho possuem a poro de rede do endereo IP idntica da estao de trabalho do aluno? ____________________ No seria fora do comum alguns ou todos os servidores e estaes de trabalho estarem em outra rede. Isto significa que o gateway padro deste computador ir encaminhar solicitaes outra rede.

Etapa 11 Feche a tela


Feche a tela ao terminar de examinar as configuraes de rede. Repita as Etapas anteriores conforme o necessrio. Certifique-se de que seja possvel voltar e interpretar esta tela.

Reflexo
Baseado nas observaes, o que se pode deduzir sobre os resultados abaixo extrados dos trs computadores conectados a um switch. Computador 1 Endereo IP: 192.168.12.113 Mscara de Sub-rede: 255.255.255.0 Gateway Padro: 192.168.12.1 Computador 2 Endereo IP: 192.168.12.205 Mscara de Sub-rede: 255.255.255.0 Gateway Padro: 192.168.12.1 Computador 3 Endereo IP: 192.168.112.97 Mscara de Sub-rede: 255.255.255.0 Gateway Padro: 192.168.12.1 Eles deveriam poder comunicar entre si? Esto todos na mesma rede? Por qu ou por qu no? Se houver algo de errado, qual ser o problema mais provvel?

6-6

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1- Laboratrio 1.1.6

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Laboratrio 1.1.7 Usando ping e tracert a partir de uma Estao de Trabalho

Objetivo
Aprender a usar o comando TCP/IP Packet Internet Groper (ping) a partir de uma estao de trabalho. Aprender a usar o comando Trace Route (tracert) a partir de uma estao de trabalho. Observar as ocorrncias de resoluo de nomes usando servidores WINS e/ou DNS.

Fundamentos
Este laboratrio supe a utilizao de qualquer verso do Windows. Este um laboratrio no destrutivo e pode ser usado em qualquer mquina sem a preocupao de que seja modificada a configurao do sistema. Em uma situao ideal, este laboratrio realizado em um ambiente de rede local que faz a conexo Internet. Este laboratrio pode ser feito a partir de uma nica conexo remota atravs de um modem ou conexo do tipo DSL. O aluno vai precisar dos endereos IP que foram anotados no laboratrio anterior. O instrutor tambm poder fornecer endereos IP adicionais.

Etapa 1 Estabelea e verifique a conectividade Internet.


Isto garante que o computador tenha um endereo IP.

Etapa 2 Acesse o prompt de comando


Usurios Windows 95 / 98 / Me Use o menu Iniciar para abrir a janela de Prompt MS-DOS. Pressione Iniciar > Programas > Acessrios > Prompt MS-DOS ou Iniciar > Programas > MSDOS. Usurios Windows NT / 2000 / XP Use o menu Iniciar para abrir a janela de Prompt de Comando. Pressione Iniciar > Programas > Acessrios > Prompt de Comando ou Iniciar > Programas > Prompt de Comando ou Iniciar >Todos os Programas > Prompt de Comando.

Etapa 3 Faa o ping do endereo IP de outro computador


Na janela, digite ping, um espao, e o endereo IP de um computador que foi anotado no laboratrio anterior. A janela abaixo exibe os resultados bem sucedidos do ping a este endereo IP.

1-6

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.1.7

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

O ping usa o recurso de resposta de eco do ICMP para testar a conectividade fsica. J que o ping relata sobre quatro tentativas, ele fornece uma indicao da confiabilidade da conexo. Examine os resultados e verifique se o ping foi bem sucedido. O ping foi bem sucedido? Caso contrrio, realize o processo apropriado de soluo de problemas. ____________________ Se estiver disponvel outro computador na rede, tente fazer o ping do endereo IP da segunda mquina. Observe os resultados. __________________________________________

Etapa 4 Faa o ping do endereo IP do gateway padro


Tente fazer o ping do endereo IP do gateway padro caso um deles tenha sido listado no exerccio anterior. Se o ping foi bem sucedido, isto significa que houve uma conectividade fsica ao roteador na rede local e provavelmente ao resto do mundo.

Etapa 5 Faa o ping do endereo IP de um servidor DHCP ou DNS


Tente fazer o ping do endereo IP de quaisquer servidores DHCP e/ou DNS listados no exerccio anterior. Se isto funcionar para qualquer servidor, e eles no esto na rede, o que que isto indica?

__________________________________________________________________________
O ping foi bem sucedido? ____________________ Caso contrrio, realize o processo apropriado de soluo de problemas.

Passo 6 Faa o ping do endereo IP de Loopback deste computador


Digite o seguinte comando: ping 127.0.0.1 A rede 127.0.0.0 reservada para testes de loopback. Se o ping foi bem sucedido, ento o TCP/IP est instalado corretamente e funcionando neste computador. O ping foi bem sucedido? ____________________ Caso contrrio, realize o processo apropriado de soluo de problemas.

Etapa 7 Faa o ping do nome do host de outro computador


Tente fazer o ping do nome do host do computador que foi anotado no laboratrio anterior. A figura abaixo mostra o resultado do ping bem sucedido do nome do host.

2-6

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.1.7

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Examine as informaes. Note que no exemplo, a primeira linha de sada exibe o nome do host, m450, seguido pelo endereo IP. Isto quer dizer que o computador foi capaz de resolver o nome do host a um endereo IP. Sem a resoluo do nome, o ping teria falhado pois o TCP/IP apenas entende os endereos IP vlidos, e no nomes. Se o ping foi bem sucedido, isto quer dizer que a conectividade e descoberta dos endereos IP s podem ser feitas com um nome de host. Alis, era assim que muitas das antigas redes se comunicavam. Caso bem sucedido, ento o ping de um nome de host tambm mostra que possvel haver um servidor WINS trabalhando na rede. Os servidores WINS ou um arquivo Imhosts local resolvem os nomes de host do computador para endereos IP. Se falhar o ping, ento possvel que no esteja rodando nenhum programa de resoluo de nomes NetBIOS para endereos IP. Observao: No seria raro uma rede Windows 2000 ou XP no suportar este recurso. uma tecnologia antiga e freqentemente desnecessria. Se o ltimo ping funcionou, tente fazer o ping do nome do host de qualquer outro computador na rede local. A figura abaixo mostra os possveis resultados. Observao: O nome tinha que ser digitado entre aspas pois o idioma do comando no aceitava espaos no nome.

3-6

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.1.7

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Passo 8 Faa o ping na web site da Cisco


Digite o seguinte comando: ping www.cisco.com

A primeira linha de sada mostra o Fully Qualified Domain Name (FQDN) seguido do endereo IP. Um servidor Domain Name Service (DNS) em algum lugar na rede foi capaz de resolver o nome de um endereo IP. Os servidores DNS resolvem nomes de domnios, e no nomes de hosts, para endereos IP. Sem esta resoluo de nome, o ping teria falhado pois o TCP/IP apenas entende os endereos IP vlidos. No seria possvel utilizar o browser da web sem esta resoluo de nome. Com DNS, a conectividade aos computadores na Internet pode ser verificada usando-se um endereo da web conhecido, ou nome de domnio, sem ter que saber o endereo IP real. Se o servidor DNS mais prximo no sabe o endereo IP, o servidor pergunta para um servidor DNS na estrutura da Internet.

Etapa 9 Faa o ping na web site da Microsoft


a. Digite o seguinte comando: ping www.microsoft.com

Note que o servidor DNS foi capaz de resolver o nome para um endereo IP, mas no h resposta. Alguns roteadores Microsoft so configurados para ignorar solicitaes de ping. Esta uma medida de segurana freqentemente implementada. Faa ping em outros nomes de domnio e anote os resultados. Por exemplo, ping www.msn.de

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________
4-6 CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.1.7 Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Etapa 10 Rastreie a rota at o web site da Cisco


Digite tracert www.cisco.com e pressione Enter.

tracert a abreviao TCP/IP para trace route (rastrear rota). A figura anterior mostra os resultados bem sucedidos quando tracert rodado desde a Bavria na Alemanha. A primeira linha de sada mostra o FQDN seguido do endereo IP. Portanto, um servidor DNS foi capaz de resolver o nome para um endereo IP. E depois existem listagens de todos os roteadores atravs dos quais o tracert teve que passar para chegar ao destino. o tracert utiliza as mesmas solicitaes de eco e responde como o comando de ping mas de uma maneira ligeiramente diferente. Observe que o tracert na realidade entrou em contato trs vezes com cada roteador. Compare os resultados para determinar a consistncia da rota. Note no exemplo acima que houve relativamente longos atrasos aps as rotas 11 e 13, possivelmente devido a congestionamento. A coisa principal que parece haver conectividade relativamente consistente. Cada roteador representa um ponto onde uma rede se conecta a outra e o pacote foi encaminhado para a frente.

Etapa 11 Rastreie outros endereos IP ou nomes de domnios


Experimente tracert em outros nomes de domnios ou endreos IP e anote os resultados. Um exemplo tracert www.msn.de.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________


Passo 12 Rastreie um nome de host local ou endereo IP
Tente usar o comando tracert com um nome de host local. Isto no deveria levar muito tempo pois o rastreiamento no passa atravs de roteadores.

5-6

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.1.7

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Reflexo
Caso as etapas acima sejam bem sucedidas e o ping ou o tracert consiga verificar a conectividade com um Web site na Internet, o que que isso indica sobre a configurao do computador e os roteadores entre o computador e o web site? Se for o caso, o que est fazendo o gateway padro? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

6-6

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.1.7

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Laboratrio 1.1.8 Conceitos Bsicos do Navegador da Web

Objetivo
Aprender como usar um navegador da Web para acessar os sites da Internet. Familiarizar-se com o conceito de um URL. Usar um mecanismo de busca para localizar informaes na Internet. Acessar sites da Web selecionados para aprender definies de termos de rede. Usar hiperlinks para ir do site da Web atual para outros sites da Web.

Fundamentos
Um navegador da Web uma ferramenta muito poderosa usada todos os dias por muitas pessoas para navegar em diferentes sites da World Wide Web. Com um navegador da Web, voc pode obter desde informaes sobre vos de uma companhia area at trajetos para chegar a um endereo especfico. Um navegador um programa ou software de aplicativo cliente carregado no PC para ganhar acesso Internet e s pginas locais da Web. O nome do site na Web, tal como www.cisco.com, um Universal Resource Locator (URL). Essa URL aponta para o servidor chamado World Wide Webe (WWW) no domnio Cisco (CISCO), no domnio Commercial (COM). Quando digitado o URL, o navegador solicita um Domain Name Server (DNS) para converter o URL para um endereo IP. O endereo IP usado para contactar o site. Pode-se utilizar o navegador para acessar os mecanismos de busca ao digitar o nome na barra de endereos. Alguns mecanismos de busca incluem www.yahoo.com, www.excite.com, www.lycos.com e www.google.com. Existem vrios sites da Web que fornecem definies de termos relacionados rede e ao computador e siglas. Eles podem ser usados para ajudar no aprendizado de redes e para pesquisar na Internet. Dois deles so www.whatis.com e www.webopedia.com. Uma grande maioria de sites da Web contm hiperlinks. Hiperlinks so palavras que esto sublinhadas ou realadas. Clicar um hiperlink far com que voc "pule" para outra pgina no site atual ou para uma pgina de outro site da Web. exigido um computador configurado com o mais recente navegador e acesso Internet.

Etapa 1 Inicie o navegador da Web


Se voc estiver usando um modem para fazer a conexo, disque o nmero antes de iniciar o navegador da Web. Qual a verso do Netscape ou do Internet Explorer que est sendo usada?

__________________________________________________________________________
Etapa 2 Identifique o campo do local ou do endereo
Aps iniciar seu navegador, clique e realce o campo Local no Netscape ou o campo Endereo no Internet Explorer na barra de ferramentas na parte superior da pgina. Pressione a tecla Delete para excluir o endereo atual.
1-2 CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.1.8 Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Etapa 3 Digite em um URL na Web


Digite www.cisco.com e pressione Enter. assim que voc pode navegar de um site para o outro na World Wide Web (WWW).

Etapa 4 Digite outro URL na Web


Para carregar uma nova pgina, digite um novo URL tal como www.cnn.com. Observe o status na barra na parte inferior do navegador. O que que diz? ________________________

Etapa 5 Use os botes de gerenciamento de navegador


Cada um dos botes na parte de cima do seu navegador tem uma funo. Caso o mouse esteja posicionado sobre um boto, aparecer uma caixa identificando o boto. Clique o boto Voltar. O que aconteceu? ________________________ Clique o boto Avanar. Ele o leva ao site da Web da CNN? ________________________ Tente clicar o boto Recarregar ou Atualizar. Qual a funo destes botes?

__________________________________________________________________________
Digite www.microsoft.com e pressione Enter. Clique o boto Parar enquanto a janela est sendo carregada. O que acontece?

__________________________________________________________________________
Etapa 6 Use um mecanismo de busca
Digite o URL para um mecanismo de busca, por exemplo, www.google.com. Pesquise a palavra navegador. Qual foi o resultado?

__________________________________________________________________________
Etapa 7 Acesse sites na Web de definies de termos de rede
Digite o URL para www.webopedia.com. Digite a palavra-chave navegador. Qual foi o resultado?

__________________________________________________________________________
Quais so os hiperlinks disponveis?

__________________________________________________________________________
Digite o URL for www.whatis.com. Pesquise a palavra-chave DNS. Clique Coincidncia Exata para DNS sob whatis.com terms. O que que diz sobre DNS?

__________________________________________________________________________
Reflexo
Identifique uma maneira de navegar de um site a outro. Se os mesmos grficos ou texto forem vistos na prxima vez que voc visita o site NBA, o que que se deveria fazer para garantir que sejam exibidas as notcias atualizadas?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

2-2

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.1.8

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Laboratrio 1.1.9 Processo Bsico de Resoluo de Problemas de PC/Rede

Objetivo
Aprender a seqncia correta para a soluo de problemas relacionada aos computadores e rede. Familiarizar-se com alguns dos problemas de hardware e software mais comuns. Dada uma situao de problema bsico, deve poder executar o processo de soluo de problemas e resolver o problema.

Fundamentos
A capacidade de executar com eficcia a soluo de problemas com relao ao computador uma habilidade importante. O processo de identificao de problemas e a tentativa de solucion-los, exige uma abordagem sistemtica e pormenorizada. Este laboratrio apresentar alguns problemas bsicos com relao a hardware e software para serem resolvidos. Este laboratrio ajud-lo- a familiarizar-se mais com os componentes do PC e com o software necessrio para usar o currculo da Cisco. O processo da resoluo de um problema bastante simples. Algumas das sugestes aqui apresentadas so mais do que necessrias na resoluo de problemas bsicos de hardware e software. Elas serviro de ajuda oferecendo um quadro e diretrizes quando surgirem problemas mais complexos. Uma lista de exemplos de problemas a serem introduzidos ser fornecida na verso do instrutor do laboratrio.

As Oito Etapas Bsicas para o Processo de Resoluo de Problemas de Rede e PC Etapa 1 Isole o problema:
Usando a terminologia correta, tente descrever o que est ou no est acontecendo. Por exemplo: O PC no consegue conectar-se Internet, ou no consegue imprimir.

Etapa 2 Colete os fatos


Observe os sintomas e tente caracterizar ou identificar a fonte do problema. Est relacionado ao hardware? Procure luzes e barulhos. Est relacionado com software? Existem erros na tela? O problema afeta apenas este computador ou usurio, ou h tambm outros que esto sendo afetados? Ele interfere apenas nesse software ou em mais de um aplicativo? Esta a primeira vez que acontece este problema ou j aconteceu antes? Alguma coisa foi recentemente modificada no PC? Pergunte a opinio de outros que possam ser mais experientes. Verifique os sites da Web e os bancos de dados de conhecimento de soluo de problemas.

1-3

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.1.9

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Etapa 3 Considere as possibilidades


Use os fatos coletados. Identifique uma ou mais causas possveis e solues em potencial. Categorize as solues na ordem desde a causa mais provvel at a menos provvel.

Etapa 4 Crie um plano de ao


Crie um plano que envolva a soluo mais provvel. Pode-se tentar outras opes em caso de falhar a soluo original. Ao desenvolver um plano, considere o seguinte: Considere primeiro as possveis causas mais simples. A chave de fora est ligada; ou a mquina est ligada na tomada? Examine primeiro o hardware e depois o software. Se for um problema com a rede comece com a Camada 1 do modelo OSI e v subindo pelas Camadas. Alguns estudos feitos mostram que a maioria dos problemas ocorre na Camada 1. A substituio pode ser usada para isolar o problema? Se o monitor no funciona, pode ser o monitor, o adaptador de vdeo ou cabos. Tente outro monitor para ver se corrige o problema.

Etapa 5 Implemente o plano


Faa a modificao que consta no plano para testar a primeira possvel soluo.

Etapa 6 Observe os resultados


Se for resolvido o problema, siga adiante e documente a soluo. Examine duas vezes para ter certeza de que tudo ainda funciona. Caso no seja resolvido o problema, restaure as modificaes e volte ao plano para tentar a prxima soluo. Se no for revertida a modificao, ser difcil saber se o problema foi uma modificao mais recente ou a combinao de duas modificaes.

Etapa 7 Documente os resultados


Sempre documente os resultados para t-los como referncia na soluo de problemas semelhantes. A documentao ajuda tambm no desenvolvimento de um histrico da documentao para cada dispositivo. Se alguns dos dispositivos sero substitudos, poderia ser interessante saber se qualquer um deles fonte freqente de problemas ou se foram recentemente recondicionados.

Etapa 8 Introduza problemas e resolva-os


Trabalhe em grupos de dois. O objetivo desejado ser exibir um dos vdeos ou filmes do currculo on-line ou o CD. Cada membro da equipe resolvendo o problema deve preencher a tabela com base nos sintomas observados, nos problemas identificados e nas solues do problema. Membro A da equipe, ou o instrutor: 1. Selecione dois problemas de uma lista de problemas mais comuns relativos a hardware e software. 2. Introduza os problemas no computador. 3. Crie com o computador os problemas relacionados a hardware ou software enquanto o outro esteja fora da sala. 4. Desligue o computador e o monitor. Membro B da equipe: 1. Identifique os problemas. 2. Corrija os problemas. Troque de lugar e sigam novamente as etapas.
2-3 CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.1.9 Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Membro A da equipe Sintoma observado 1 problema 2 problema Membro B da equipe Sintoma observado 1 problema 2 problema
o o o o

Problema identificado

Soluo

Problema identificado

Soluo

3-3

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.1.9

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Laboratrio 1.2.5 Converso de Decimal para Binrio

Objetivo
Aprender converter valores decimais em valores binrios. Praticar a converso de valores decimais em valores binrios.

Fundamentos
muito importante saber como converter valores decimais em valores binrios quando se est convertendo endereos IP legveis por seres humanos no formato decimal pontuado em formato binrio legvel por mquina. Isto normalmente feito para clculo de mscaras de sub-rede e outras tarefas. Abaixo segue um exemplo de um endereo IP no formato binrio de 32 bits e no formato decimal pontuado. Endereo IP Binrio: 11000000.10101000.00101101.01111001 Endereo IP Decimal: 192.168.45.121 A tabela abaixo uma ferramenta que torna simples a converso de valores decimais em valores binrios. A primeira linha criada contando-se da direita para a esquerda de um a oito, para as posies bsica de oito bits. A tabela funcionar para qualquer tamanho de valor binrio. A linha de valores comea com o nmero um e se duplica, Base 2, para cada posio esquerda. Position Value 8 128 7 64 6 32 5 16 4 8 3 4 2 2 1 1

A mesma tabela de converso e diviso simples pode ser usada para converter valores binrios em valores decimais.

128 207 128 64 79 64 8 15 8 4 7 4 2 3 2 1

Etapas
Para converter 207 em binrio: 1. Comece com o dgito mais longe esquerda. Determine se o valor decimal pode ser dividido por ele. J que pode ser dividido uma vez, coloque um 1 na linha trs da tabela de converso sob o valor 128 e calcule o restante, 79. 2. J que o restante pode ser dividido pelo prximo valor, 64, coloque um 1 na linha trs sob o valor 64 da tabela. 3. J que o restante no pode ser dividido nem por 32 nem por 16, coloque 0s na linha trs da nossa tabela sob os valores 32 e 16.
1-2 CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.2.5 Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

4. Continue at que no haja nenhum restante. 5. Caso necessrio, use a linha quatro para conferir os clculos. Position Value 8 128 1 128 7 64 1 64 6 32 0 5 16 0 4 8 1 8 3 4 1 4 2 2 1 2 1 1 1 1 = 207

6. Converta os seguintes valores decimais em valores binrios. a. 123 b. 202 c. 67 d. 7 e. 252 f. 91

_______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________

g. 116.127.71.3 h. 255.255.255.0 i. 192.143.255.255 j. 12.101.9.16

2-2

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.2.5

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Laboratrio 1.2.6 Converso de Binrio em Decimal

Objetivo
Aprender o processo de converso de valores binrios em valores decimais. Praticar a converso de valores binrios em valores decimais.

Fundamentos
Abaixo segue um exemplo de um endereo IP no formato binrio de 32 bits e no formato decimal pontuado. Endereo IP Binrio: 11000000.10101000.00101101.01111001 Endereo IP Decimal: 192.168.45.121 Os dados binrios consistem em uns e zeros. Os uns representam um estado ligado e os zeros representam um estado desligado. Os dados binrios podem ser agrupados em incrementos variados, 110 ou 1011. Em TCP/IP os dados binrios so agrupados em oito grupos de dgitos denominados Bytes. Um Byte, 8 bits, podem representar valores entre 00000000 e 11111111, criando 256 combinaes com valores decimais de 0 a 255. Endereamento IP usa 4 bytes, ou 32 bits, para identificar a rede e um dispositivo especfico. O dispositivo especfico pode ser um n ou host. Um exemplo no incio deste laboratrio um exemplo de um endereo IP em ambos os formatos binrio e decimal. A tabela abaixo uma ferramenta que torna simples a converso de valores binrios em valores decimais. A primeira linha criada contando-se da direita para a esquerda de um a oito, para as posies bsicas de oito bits. A tabela funcionar para qualquer tamanho de valor binrio. A linha de valores comea com o nmero um e se duplica, base 2, para cada posio esquerda. Posio Valor 8 128 7 64 6 32 5 16 4 8 3 4 2 2 1 1

Etapas
1. Digite os bits binrios na linha trs. Por exemplo 10111001 2. Coloque os valores decimais na linha quatro apenas para os 1s da terceira linha. Tecnicamente falando, os valores da segunda linha esto sendo multiplicados pela linha trs. 3. Agora s somar os valores da linha quatro. Posio Valor 8 128 1 128
1-2

7 64 0

6 32 1 32

5 16 1 16

4 8 1 8

3 4 0

2 2 0

1 1 1 1 = 185

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.2.6

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

4. Converta os seguintes valores binrios em valores decimais. a. 1110 b. 100110

_______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________

c. 11111111 d. 11010011 e. 01000001 f. 11001110 g. 01110101 h. 10001111

i. 11101001.00011011.10000000.10100100

_________________ _________________ _________________ _________________


j. 10101010.00110100.11100110.00010111 _________________ _________________ _________________ _________________

2-2

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.2.6

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Laboratrio 1.2.8 Converses Hexadecimais

Objetivo
Aprender o processo de converso de valores hexadecimais em valores decimais e valores binrios. Aprender o processo de converso de valores decimais e binrios em valores hexadecimais. Pratique a converso entre valores decimais, binrios e hexadecimais.

Fundamentos / Preparao
O sistema numrico hexadecimal (Hex) usado para referir aos nmerod binrios em um endereo de placa de rede ou de Ipv6. A palavra hexadecimal vem da palavra grega que significa 16. Hexadecimal freqentemente abreviado 0x, zero e x minsculo. Os nmeros hex usam 16 dgitos distintos para mostrar qualquer combinao de oito dgitos binrios como apenas dois dgitos hexadecimais. Um Byte, ou 8 bits, podem ir de 00000000 a 11111111. Um Byte pode criar 256 combinaes com valores decimais que vo de 0 a 255 ou valores Hex de 0 a FF. Cada valor Hex representa apenas quatro bits binrios. Os valores alfa (A-F) no diferenciam entre maisculas e minsculas. A tabela abaixo uma ferramenta que torna simples a converso de valores hexadecimais em decimais. Use as mesmas tcnicas conforme usadas para as converses binrias em decimais. A primeira linha as duas posies Hex. A linha de valores comea com o nmero 1 e 16, base 16, para cada posio esquerda. Position Value 2 16 1 1 Dec 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Hex 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F Binrio 0000 0001 0010 0011 0100 0101 0110 0111 1000 1001 1010 1011 1100 1101 1110 1111

Observao: Ao final deste laboratrio sero fornecidos passos para a utilizao da Calculadora Cientfica do Windows para verificar os clculos.

Etapas para converso de Hex para decimal


1. Divida o valor Hex em pares. Comece pelo lado direito. Por exemplo 77CE equivale a 77 e CE. Caso necessrio, insira um zero na primeira posio para completar o primeiro par. 2. Coloque cada par Hex na linha trs. O valor entre parnteses o valor decimal de A-F. 3. Para obter os valores decimais na linha quatro, multiplique os valores da linha dois pela linha trs.
1-4 CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.2.8 Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

4. Agora s somar os valores da linha quatro. Posio Valor 2 16 7 112 1 1 7 7

Posio Valor

2 16 C(12) 192

1 1 E(14) 14

Etapas para converso de decimal em Hex


1. Para ser vlido para o propsito deste laboratrio, o valor decimal ser entre 0 e 256. O primeiro valor Hex derivado pela diviso do valor decimal por 16. Se o valor for maior que 9 ser necessrio coloc-lo na forma Hex A-F. 2. O segundo valor o restante da etapa 1. Se o valor for maior que 9 ser necessrio coloc-lo na forma Hex A-F. 3. Por exemplo, 209 dividido por 16 13 com um restante de 1. 13 equivale a D em Hex. Portanto, 209 equivale a D1.

Etapas para converso de Hex em binrio


1. Esta a converso mais fcil. Lembre-se de que cada valor Hex se converte em quatro bits binrios, portanto, faa os clculos da direita para a esquerda. 2. Por exemplo, para converter 77CE em binrio. Comece com E. Use a tabela no incio deste laboratrio para ir diretamente ao binrio. A outra alternativa para converter o valor em decimal, E = 14, e depois use as ltimas quatro posies da tabela usada nas converses de decimal em binrio. 14 dividido por 8 1 com um restante de 6. 6 dividido por 4 1 com um restante de 2. 2 dividido por 2 1 sem restante. Caso necessrio, acrescente zeros para completar quatro bits. Posio Valor 4 8 1 8 3 4 1 4 2 2 1 2 1 1 0

= 14

3. Usando a mesma tcnica, C equivale a 1010 e o total at este ponto 10101110. Position Value 4 8 1 8 3 4 0 2 2 1 2 1 1 0

= 10
Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

2-4

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.2.8

4. Usando esta mesma tcnica, os dois 7s equivalem a 0111 e o total 01110111.10101110. Position Value 4 8 0 3 4 1 4 2 2 1 2 1 1 1 1

=7

Etapas para converso de binrio em Hex


1. Cada valor Hex representa apenas quatro bits binrios. Comece por dividir o valor binrio em unidades de 4 bits a partir da direita para a esquerda. Acrescente quaisquer zeros esquerda necessrio para completar todos os valores de 4 bits. 01101110. 11101100 equivaleria a 0110 1110 1110 1100. 2. Use a tabela no incio deste laboratrio para ir diretamente ao Hex. A outra alternativa seria converter cada valor binrio de 4 bits em decimal, 0-15. Ento converta o decimal em Hex, 0-F. Position Value 4 8 1 8 3 4 1 4 2 2 0 1 1 0

= 12 or C
2 2 1 2 1 1 0

Position Value

4 8 1 8

3 4 1 4

= 14 or E

3. O resultado 6E-EC.

3-4

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.2.8

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Prtica
Converta os seguintes valores nas outras duas formas: Decimal 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 53 115 19 212.65.119.45 10101010 110 11111100.00111100 00001100.10000000.11110000.11111111 Hex a9 FF Bad1 E7-63-1C Binrio

Verificando as converses com a Calculadora do Windows importante ter a capacidade de fazer manualmente os clculos anteriores. No entanto, para verificar o trabalho usando o applet da Calculadora do Windows, acesse a Calculadora. Clique Iniciar > Programas > Acessrios e depois Calculadora. Clique no menu Visualizar para ter certeza de que a calculadora est no modo Cientfico. Clique no boto para o tipo de nmero a ser digitado, Hex, Dec ou Bin. Digite o nmero naquela forma. Para converter de um para outro, clique em um dos botes alternativos.

4-4

CCNA 1: Conceitos Bsicos de Redes v3.1 - Laboratrio 1.2.8

Copyright 2003, Cisco Systems, Inc.

Вам также может понравиться