Вы находитесь на странице: 1из 13

MINI-CURSO LEITURA E ESCRITA Profa.

Glucia Vieira Cndido (UEG-GICLI) APRESENTAO Ministrar um curso sobre leitura e escrita pode tornar-se uma tarefa bastante espinhosa, se tivermos como porto de partida resultados negativos como os do desempenho de crianas e jovens brasileiras em avaliaes como o Programa Internacional de Avaliao de Alunos (PISA), o SAEB (Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica), entre outros. De fato, estatsticas que revelam que, ao final do curso fundamental, quase 60% dos alunos apenas so capazes de ler frases simples e que 95% no conseguem compreender o que lem no so nada animadoras, especialmente, para os professores de Lngua Portuguesa. Afinal, somos os culpados de tais resultados, j que a ns, exclusivamente, cabe a tarefa de ensinar os alunos a ler e escrever em seu idioma materno, certo? No. Definitivamente, essa afirmao no traduz uma verdade. E isso que pretendemos discutir neste mini-curso. Isto , pretendemos mostrar que a leitura e a escrita no so compromissos somente do professor de Portugus, mas de todas as demais reas/disciplinas do currculo escolar, haja vista que ler e escrever so os meios bsicos para o desenvolvimento da capacidade de aprender e constituem competncias para a formao dos estudantes. Especificamente, pretende-se discutir o papel do professor de todas as reas no desenvolvimento da capacidade de interpretar e estabelecer significados dos diferentes textos, criando e promovendo variadas experincias, situaes novas, que levem a uma utilizao diversificada das mltiplas formas de linguagem. Para tanto, partiremos de interrogaes bsicas, tais como: O que ler?, O que escrever?, O que um professor (no de Portugus ou de Matemtica, mas no sentido, lato)?, entre outras. Tambm pretendemos discutir alguns mitos e desculpas dadas por alguns professores para justificar sua falta de compromisso com o ensino de leitura e escrita: O professor tem que vencer o contedo programado!, entre outras. Ora, no a quantidade de matria que caracteriza um bom professor, mas sim se ele opera na lgica de ajudar o aluno a compreender o que se est trabalhando. Por isso, na seqncia, apresentaremos estratgias de leitura, certamente, j conhecidas por muitos, mas talvez no colocadas em prtica em todas as reas. Ao final, esperamos no ter resolvido o problema do baixo desempenho dos alunos em escrita e leitura. Isso, sem dvida, requer mais tempo do que aquele que passaremos juntos neste evento. Todavia, esperamos pelo menos ter travado uma discusso interessante sobre o tema e que os resultados dela sejam sementes em uma boa seara.

DILOGOS ENTRE LEIGOS E PROFESSORES DE LNGUA PORTUGUESA


A leitura do mundo precede a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade daquele. (Paulo Freire, 1993)

1. O que ler? Decifrar letras, smbolos, o alfabeto, enfim? No, muito mais que isso, porque o sentido do que lemos depende de dois fatores: o que sabemos sobre o assunto e nossa competncia para processar o material impresso. Tarefa difcil: qual o conhecimento do mundo que o aluno do Ensino Fundamental possui? Pouco, em geral. Por isso, o professor que deve desenvolver estratgias para faz-lo extrair o mximo das pginas dos livros e adquirir autonomia como leitor. 2. Quem o professor? aquele que apresenta o que ser lido: o livro, o texto, a imagem, a partitura, o corpo em movimento, o mundo. ele quem auxilia a interpretar e a estabelecer significados. bom lembrar aqui o papel social do professor (e por extenso, da escola): a promoo sistematizada da utilizao das mltiplas linguagens. Estas como a verbal, a matemtica, a grfica, a plstica, a corporal, incluem variadas formas de expresso o texto literrio, a mensagem, o texto tcnico, o mapa, a obra de arte e concorrem para que o aluno compreenda e se expresse, comunique suas idias e usufrua das produes da cultura (Lei de Diretrizes e Bases da Educao, 1997). 3. Qual o papel do professor de Portugus? De acordo com as teorias lingsticas mais atualizadas, o professor tem a funo de levar o aluno a refletir sobre sua fala e escrita. Na escola, ele (o aluno) deve ser levado a formular perguntas sobre as caractersticas do idioma, de forma sistematizada. Ao professor cabe assistir o aluno na busca por respostas s perguntas. 4. Ento no mais tarefa do professor de Portugus ensinar a ler e escrever corretamente? As correntes tericas lingsticas no dizem isso. Ao contrrio, consenso entre os estudiosos da Lingstica que, com o tempo, o aluno ser levado a se apropriar de escritas mais elaboradas, o que OBRIGAO da escola e nela, obviamente, inclui-se o professor de Portugus. 5. Esse modelo de professor j existe? Infelizmente, a maioria dos professores ainda comea seus trabalhos no ponto de chegada (resposta questo 4) ao invs e comear no ponto de partida (resposta da questo 3). Com isso, acabam afastando seus alunos da REFLEXO sobre a lngua. Em outras palavras, o aluno deve ser estimulado a buscar respostas a suas perguntas em lugar de receber perguntas que no fez.

6. O que eles deveriam fazer exatamente? Seria melhor que o professor iniciasse o estudo da lngua materna pelo mundo lingstico que o aluno j conhece, levando-o indagao sistematizada sobre sua variante lingstica. Dessa maneira, a aula no se limitar exposio professoral, mas sim uma busca cientfica do aluno, sempre no nvel dele, claro. 7. Se o aluno quem deve elaborar perguntas e respostas sobre sua lngua materna, o professor praticamente no ter funo na sala de aula? Muito pelo contrrio. Nessa perspectiva terica, o professor de Portugus precisa ter uma alto conhecimento lingstico, pois h um programa pela frente no ano letivo e ele deve ter noo do rumo que deve tomar em cada aula. 8. O que mais difcil ou desafiador: ensinar a ler ou ensinar a gostar de ler? H diferena nesses dois conceitos? Em um contexto diferente da escola, eu diria que ensinar a gostar de ler mais difcil do que ensinar a ler. Para se ensinar algum a gostar de algo, preciso tambm gostar desse algo. Quem no gosta de ler, obviamente, tem dificuldades para ensinar outra pessoa a tambm gostar. Todavia, na escola no h (pelo menos em tese) como diferenciar os dois conceitos, pois no se concebe um professor que no goste de ler, seja ele de que rea for. 9. Por que a leitura e a escrita no so compromissos apenas do professor de Lngua Portuguesa? Em princpio, a tarefa do professor de Portugus ensinar o aluno a ler as literaturas brasileira e portuguesa. Cabe-lhe tambm, obviamente, ensinar a escrever sobre essas literaturas e a dominar o mximo de modalidades e gneros textuais que puder (dissertativos, narrativos, etc.). Contudo, ler e escrever so habilidades indispensveis para a formao dos alunos em todas as reas. Em outras palavras, no cabe ao professor de Portugus auxiliar o aluno a interpretar e a estabelecer significados presentes nos textos referentes s disciplinas especficas como a Matemtica, a Geografia, a Fsica, entre outras. Isso tarefa dos professores dessas disciplinas. 10. complicado implementar nas escolas o pressuposto de que cabe aos professores de todas as reas trabalhar leitura e escrita? A prtica demonstra que sim. No raramente professores de Portugus so questionados por colegas de outras reas sobre a deficincia de seus alunos na leitura e produo de textos referentes s suas disciplinas. Essa cobrana em cima do profissional das Letras tem explicao: a maioria das pessoas tem a falsa idia de que a leitura e a escrita so tarefas exclusivas do professor de Portugus, porque tais tarefas se resumem ao ensino de regras gramaticais, ortogrficas, de pontuao, de acentuao, etc. Entretanto, como diria o educador Paulo Freire, o aprender a ler e escrever sinnimo de alfabetizar-se. Isto , no se trata apenas de aprender a repetir palavras dentro de um determinado padro lingstico (a norma culta); , antes de tudo, aprender a dizer a sua palavra, criadora de cultura. E isso tarefa dos

profissionais de todas as reas. Infelizmente, no Brasil, muitos profissionais ainda no se deram conta disso. 11. Como, por exemplo, um professor de Matemtica ou de Cincias pode trabalhar essa questo? Tanto o professor de Matemtica como o de Cincias devem ter em mente que ler e escrever no diz respeito unicamente a dominar um padro da lngua materna. preciso compreender todas as formas humanas de interpretar, explicar e analisar o mundo. A Matemtica e as Cincias so tipos diferentes dessas formas. A Matemtica tem seus cdigos e suas linguagens, possui um sistema de comunicao e de representao da realidade construda ao longo da histria. Assim, ser alfabetizado em Matemtica entender o que se l e escreve, o que se entende a respeito das primeiras noes de aritmtica, geometria e lgica, sem perder a dimenso social e cultural desse processo. Quem melhor para orientar o aluno nesse processo de alfabetizao seno o professor de Matemtica? Assim, ele (o professor) deve ajudar o aluno a tornar-se capaz de fazer anlises crticas ou tirar concluses por escrito a partir de informaes numricas. Por isso, deve procurar fugir do ensino tradicional pautado em manipulaes mecnicas de tcnicas operatrias, resoluo de exerccios a partir da memorizao de frmulas, etc. Principalmente, deve procurar evitar ensinar a sua disciplina sem a preocupao em estabelecer vnculos com a realidade, nem com o cotidiano do aluno. Da mesma maneira o professor de Cincias deve agir, assim como o de outras disciplinas, como por exemplo, a Geografia. Neste ltimo caso, s para exemplificar, um professor de Geografia consciente de seu papel diria que se alfabetizar em sua disciplina significa relacionar espao com natureza, espao com sociedade, isto , perceber os aspectos econmicos, polticos e culturais, entre outros, do mundo. Como fazer essas relaes se no for por meio da leitura e da escrita orientadas por quem melhor sabe lidar com elas em sua rea especfica?

ESTRATGIAS DE LEITURA O que o professor deve fazer para que os alunos tenham autonomia como leitores em todas as reas? Em primeiro lugar, o professor no deve sucumbir tentao de querer contornar as dificuldades de leitura dos alunos fazendo uma espcie de traduo do texto escrito. O aluno tem que aprender a ler sozinho (autonomamente), porque, caso contrrio, depender sempre do professor ou de outrem para interpretar o que est escrito. Seja no Ensino Fundamental ou no Ensino Mdio, as estratgias para ensinar os alunos a serem leitores proficientes so simples e, certamente, j conhecidas pela maioria dos docentes (porm, pouco postas em prtica). Elas esto divididas em trs perodos: antes, durante e depois da leitura. ANTES Encaminhe os objetivos da leitura: faa um levantamento do que os alunos j sabem sobre o contedo a ser ministrado, isto , do material que deve ser lido. Examine o texto como um todo: ttulo, subttulo, ilustraes, tabelas etc. A partir disso, os alunos depreendero o tema do texto e construiro expectativas sobre o que ser lido. Antecipe informaes que o autor do texto pressupe que os leitores conheam, porm que seus alunos talvez ignorem.

DURANTE Encoraje os alunos a inferir o sentido de termos ou expresses cujo sentido ele desconheam. Porm, ateno: no lhes pea que assinalem as palavras difceis, porque isso pode lhes tirar a concentrao no contedo.

Faamos um simulado desse tipo de estratgia com o texto seguinte: Madame Natasha confunde Daslu com Telemar e adora CPI. No combate ao caixa dois do idioma, concedeu uma de suas bolsas de estudo ao deputado Osmar Serraglio, pelo seguinte trecho do seu relatrio: Como de sabena, no incide, aqui, responsabilidade objetiva do chefe maior da nao, simplesmente, por ocupar a cspide da estrutura do Poder Executivo, o que significaria ser responsabilizado independentemente de cincia ou no. Em sede de responsabilidade subjetiva, no parece que havia dificuldade par que pudesse lobrigar a anormalidade com que a maioria parlamentar se forjava. Natasha acredita que ele quis dizer o seguinte: Nosso guia sabia, mas vocs sabem que essas coisas no devem ser ditas assim.
GASPARI, Elio. Curso Madame Natasha de Portugus. Folha de S. Paulo. So Paulo, 2 de abr 2006. p. A-12.

medida que a leitura for avanando, ajude os alunos na compreenso global do texto: a idia principal e as secundrias. Ajude-os a sanar a dificuldade muito comum de estabelecer relaes entre as partes do texto. Chame ateno para os trechos que revelam posio pessoal do autor do texto. A cada novo texto lido, use truques que ajudam a melhorar a compreenso (sublinhado, anotaes etc.). Posteriormente, cada aluno ser capaz de escolher o mtodo que mais lhe agrada. Procure relacionar sempre o contedo lido ao conhecimento prvio dos alunos. Com isso, os alunos podero confirmar informaes, ampliar conhecimentos ou reformular conceitos equivocados.

Comumente, quando tomam conhecimento de que estudamos lnguas indgenas, as pessoas costumam nos perguntar como tal palavra ou tal expresso na lngua Tupi-Guarani. Esse tipo de curiosidade no problema, alis, at previsvel. O problema que nessa pergunta h uma impropriedade de contedo que pode ser sanada pela leitura atenta de um texto de Histria ou Lingstica. que, na realidade, o nome Tupi-Guarani no adequado, porque nunca existiu uma lngua chamada Tupi-Guarani, mas sim a lngua Tupinamb, a qual foi falada na costa do Brasil do sul ao nordeste. Ento, a expresso Tupi-Guarani no existe? Na verdade, existe sim, mas como o nome da famlia lingstica qual pertencia a lngua Tupinamb. Fazendo uma analogia, assim como no podemos falar em uma lngua Portugus-Espanhol, mas, sim, em lnguas Portugus e Espanhol da famlia lingstica Latina, tambm no podemos falar em lngua Tupi-Guarani. Falamos, ento, na lngua Tupinamb que, infelizmente no mais falada, embora tenha sido usada por trs dentre quatro habitantes do Brasil at que o Marqus de Pombal a tornou proibida em todo o Brasil em meados do sculo XVIII. A propsito, se no fosse a atitude autoritria de Pombal, talvez hoje o Tupinamb dosse uma das lnguas nacionais, tal como o o Guarani (uma outra lngua da famlia Tupi-Guarani) no Paraguai, onde reparte com o Espanhol o papel de lngua oficial. DEPOIS

Ajude os alunos a fazer uma sntese do material trabalhado. Use diferentes tcnicas de assimilar o contedo lido por meio da escrita: fichamento, resumos, etc. Faa avaliaes do que foi lido com os alunos. Procure identificar valores e crencas que possam inspirar uma reflexo sobre o assunto. Com isso os alunos comearo a formar uma opinio prpria sobre o assunto lido e a organizar crticas e comentrios. Estabelea conexes com outros textos, livros ou mesmo filmes. Isto , estimule os alunos a lerem mais sobre o assunto fora da sala de aula.

Bibliografia SOL, Isabel. Estratgias de Leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1996. 196 pp. NEVE, Iara Conceio et al. Ler e Escrever. Compromisso de Todas as reas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.

ESTRATGIAS PARA REAS ESPECFICAS ARTES VISUAIS Estgios a serem seguidos para a leitura de uma imagem: Descrio: o aluno deve prestar ateno ao que est vendo e, a partir da, listar apenas o que est evidente, isto , tipos de linhas e formas utilizadas pelo autor da imagem, as cores, os elementos etc. So observados ainda: ttulo da obra, nome do artista que a fez, lugar, poca, material utilizado, tcnica, estilo ou sistema de representao (figurativo, abstrato etc.). Anlise: o aluno deve refletir sobre o comportamento dos elementos entre si, como se influenciam e se relacionam. Por exemplo: os espaos, os volumes, as cores, as texturas e a disposio na obra criam contrastes, semelhanas e combinaes diferentes que neste momento sero analisados. Interpretao: o aluno procura dar sentido ao que observou, tentando identificar sensaes e sentimentos experimentados, buscando estabelecer relaes entre a imagem e a realidade no sentido de apropriar-se da primeira. Julgamento: o aluno emite um juzo de valor a respeito da qualidade da imagem, decidindo se ela merece ou no ateno.

Exerccio de leitura de imagem proposto por Isabel Kehrwald (1998). Obra: Os retirantes, de Cndido Portinari, de 1944, leo sobre a tela. MASP, So Paulo. Fonte: Mange, Marily Diggs. Arte Brasileira para crianas. So Paulo, Martins Fontes, 1988.

Descrio: Anlise: Interpretao: Julgamento: Voc acha que a obra importante? Por qu? Por que Portinari a pintou? Por que as pessoas querem ter obra de arte? Que sentimentos a obra motivou? A realidade expressa na obra a mesma de hoje? Se Portinari fosse vivo ser que pintaria o mesmo tema? Que semelhanas e diferenas possvel identificar no ontem da obra e o hoje? Voc identifica movimento na obra? H uma figura central? Como o fundo? O que voc est vendo na imagem? Quantas pessoas est vendo? E que outros elementos? Existem linhas nesta imagem? Como so elas (lisas, grossas, retas, onduladas)? Que cores voc v? So claras, escuras, esfumaadas? Que efeitos o artista conseguiu? Qual estilo e tcnica da pintura?

A ESCRITA O professor deve privilegiar o percurso criativo do aluno desestimulando os modelos prontos para colorir, as folhas mimeografadas ou xerocopiadas e as imagens estereotipadas que empobrecem a manifestao simblica da criana rumo ao desenvolvimento de sua identidade como sujeito capaz de criar/recriar, participar/transformar. O professor de qualquer rea do conhecimento responsvel tambm pela educao esttica dos alunos. Referncia bibliogrfica KEHRWALD, Isabel Petry. Ler e escrever em artes visuais. In: NEVES, Iara C. B. et all (orgs.) Ler e escrever. Compromisso de todas as reas. 6 ed. Porto Alegre: UFRGS, 1998. p. 23-33.

EDUCAO FSICA O professor de educao fsica que privilegia apenas o movimento como contedo est cometendo um equvoco, pois deixa de lado a produo de escrita como forma dos alunos registrarem as suas sensaes e impresses a respeito de qualquer vivncia que tenha acontecido durante a mesma, estimulando as sua s abstraes, uma vez que fazer fundamental, mas fazer e refletir so capacidades humanas vitais. GONALVES, Clzio J. S. Ler e escrever tambm com o corpo em movimento. In: NEVES, Iara C. B. et all (orgs.) Ler e escrever. Compromisso de todas as reas. 6 ed. Porto Alegre: UFRGS, 1998. p. 4763.

INTERDICIPLINARIDADE Importante tambm o professor se aproximar mais dos colegas das outras reas em um caminho interdiciplinar de abordagem temtica, passando a conhecer e a dialogar com o que se passa na aula anterior ou na seguinte, sero possveis resultados mais amplos, mais significativos. Seria interessante, por exemplo, um trabalho conjunto entre os professores de literatura, histria e geografia. Vrios textos literrios podem ajudar os professores de todas essas reas prtica de leitura e apreenso de contedos. Exemplos: No Rio Grande do Sul, o romance Os ratos, de Dyonlio Machado. Em Minas Gerais, o romance Ilda Furaco, de Roberto Drummond. No Nordeste, os Sertes, de Euclides da Cunha. No Norte, Mara, de Darci Ribeiro.

10

GEOGRAFIA Uma estratgia utilizada para ensinar a ler e escrever em Geografia utilizar letras de msica. Vejamos dois exemplos dados pelo professor Nestor Andr Kaercher, do NIUE da UFRGS.
Eu ando pelo mundo Prestando ateno em cores que eu no sei o nome Cores de Almodvar, cores de Frida Kahlo, cores Passeio pelo escuro Eu presto muita ateno no que o meu irmo ouve E como uma segunda pele, um calo, uma casca Uma cpsula protetora Eu quero chegar antes Pra sinalizar o estar de cada coisa, filtrar seus graus Eu ando pelo mundo divertindo gente, chorando ao telefone E vendo doer a fome nos meninos que tm fome
Calcanhoto, Adriana. Esquadros, 1992.

Em um trabalho de leitura atenta da msica de Adriana Calcanhoto com os alunos o professor de Geografia poder: Tentar fazer os alunos verem cores que nunca tinham visto e prestarem ateno em coisas at ento imperceptveis. Assim, estar estimulando-os a ler o mundo com outros olhos. Estimular os alunos a ouvirem o seu irmo, com respeito e ateno. Tarefa difcil sem dvida, mas um exerccio pedaggico que ns, os professores, podemos ajudar a praticar. Levar os alunos e a si prprio a se indignar com a fome dos meninos. Isso mais do que dar geografia, discutir tica, poltica, enfim, o mundo em que vivemos. que um conceito to importante em geografia, o de espao, no deve ser apenas o de palco passivo onde os seres humanos atuam. Ele , tambm, elemento influenciador/limitador/organizador/estimulador de nossas aes. Isso ensinar a ler e a escrever em Geografia.

11

Chego a ter medo do futuro E da solido que em minha porta bate E eu gostava tanto de voc Eu corro, fujo dessa sombra Em sonho vejo este passado E na parede do meu quarto Ainda est o seu retrato No quero ver pra no lembrar Pensei at em me mudar Lugar qualquer que no exista O pensamento em voc
Maia, Tim. Gostava tanto de voc, 1973.

Em um trabalho de leitura atenta da msica de Tim Maia com os alunos o professor de Geografia poder: Mostrar que, como o compositor captou, lugares no so apenas espaos fsicos mensurveis. Nada acontece fora do espao. Relacionar estes espaos com os seres humanos que ali habitam para entender a sociedade e este espao, esta parece ser uma das contribuies da geografia.

Enfim, ler e escrever em Geografia fazer relaes entre o que o professor fala ou o que ele l nos livros e geografia com o mundo que ele v na TV, pr exemplo; fazer relaes entre mundo/sociedade com sua escola e livros; perceber que o espao que vemos/pisamos a sntese da sociedade em que ele est inserido, isto , o espao contm (e contido por) aspectos polticos, econmicos e culturais. Adquirir uma viso de mundo, reconhecer e estabelecer seu lugar no espao geogrfico, o que inclui, tambm, a noo da possibilidade de sua excluso.

KAERCHER, Nestor Andr. Ler e escrever a geografia para dizer a sua palavra e construir o seu espao. In: NEVES, Iara C. B. et all (orgs.) Ler e escrever. Compromisso de todas as reas. 6 ed. Porto Alegre: UFRGS, 1998. p. 73-85. SCHAFFER, Neiva Otero. Ler a paisagem, o mapa, o livro... Escrever nas linguagens da geografia. In: NEVES, Iara C. B. et all (orgs.) Ler e escrever. Compromisso de todas as reas. 6 ed. Porto Alegre: UFRGS, 1998. p. 86-103.

12

MATEMTICA O professor de matemtica deve procurar no se limitar simplesmente a corrigir exerccios, constatando resultados incorretos; deve-se ater ao como e ao porqu da atuao do aluno em uma determinada situao de ensino, alm de preocupar-se em analisar as estratgias de soluo, bem como as respostas, com a finalidade de buscar no erro as causas das dificuldades e dos obstculos envolvidos no processo da aprendizagem do aluno. propiciar ao aluno o conflito de idias e conceitos j adquiridos e, a partir da tomada de conscincia desse conflito, de sua discusso aberta, que o aluno possa comear a ver a necessidade de reordenar, reorganizar e mudar seus conhecimentos prvios para que possa assimilar corretamente os novos conhecimentos que se apresentam.

A Regra de Trs Primeiramente, vamos interpretar essa regra. Assim, por que a regra chama-se de TRS? preciso que o professor indique os caminhos, claro. Ento, primeiro ele cria um conflito para o aluno resolver. Ora, como o prprio nome sugere, a regra de trs envolve trs nmeros que podem nos auxiliar na descoberta de um quarto nmero, desde que, claro, esses trs nmeros estejam em proporo. Mas o que proporo? Para responder a pergunta, passemos a um exemplo concreto: Se 2 crianas constroem 4 castelos de areia em um dia, quantos castelos 8 crianas construiro em um dia? Inicialmente, preciso apontar os nmeros reais do problema: 2 crianas, 4 castelos e 8 crianas. Depois lev-los a trabalhar com esses nmeros de modo a buscar um quarto nmero como a leitura do enunciado da questo sugere. Ento, qual o nmero que est faltando? O de castelos construdos pelas 8 crianas. E como resolver o problema? Trabalhando com a proporo: se 2 crianas conseguiram construir 4 castelos, 8 crianas construiro ___ castelos. A frmula matemtica dada e decorada pelos alunos : 2_ = 4_ 8 x Todavia, no basta decorar a frmula. preciso entender que se 4 nmeros esto em proporo, ou seja, 2 est para 4 assim como 8 est para x, em nosso problema, o produto (isto , a multiplicao) dos meios igual ao produto dos extremos

13

(terminologias matemticas, mas que no interferem no principal: a lgica que est na cabea de qualquer ser humano). Ento: 2 multiplicado por x tem que ser igual a 8 x 4 = 32 Logo x deve ser igual a 32 dividido por 2 = 16.

Concluindo: O ensino de matemtica no deve se limitar ao tratamento de teorias formalizadas. Ele precisa desvelar sua relao com o mundo tanto no que se refere sua construo como sua interelao com outras reas de conhecimento. Neste processo no existe uma forma objetiva e nica de ao. O ensino da matemtica deve ento criar condies para que o aluno reconhea sua capacidade de construir conhecimento e proceder continuamente como um pesquisador. Bibliografia CARRASCO, Lcia Helena Marques. Leitura e escrita na matemtica. In: NEVES, Iara C. B. et all (orgs.) Ler e escrever. Compromisso de todas as reas. 6 ed. Porto Alegre: UFRGS, 1998. p. 192-204.

Вам также может понравиться