Вы находитесь на странице: 1из 17

A PESQUISA EM HISTRIA DA EDUCAO: CAMINHOS, ETAPAS E ESCOLHAS NO TRABALHO DO HISTORIADOR

Alessandro Carvalho Bica - UNIPAMPA


Resumo: Este artigo faz parte do projeto de doutorado A Instruo Pblica Primria em Bag na segunda dcada do sculo XX desenvolvido junto ao PPGE da UNISINOS com orientao da Prof Dr Berenice Corsetti e tem como propsito promover dilogos historiogrficos sobre a pesquisa em Histria da Educao, bem como, evidenciar as especificidades, dimenses e as possibilidades do trabalho do historiador. Espera-se com este trabalho, dialogar com os caminhos estabelecidos que levaram o historiador a encontrar sua temtica de pesquisa e suas escolhas tericas. Neste sentido, compreendemos que a relao do historiador da Educao com suas fontes seja o encontro de duas historicidades: a sua prpria e da documentao que utiliza. Neves (1985). Sendo assim, compreendemos que a viso precisa do pesquisador produz vrios sentidos sobre as fontes do tempo passado. Ademais, nos processos da escrita sobre a histria da educao, os documentos-fontes so registros particularizados que compem um caleidoscpio nico dos escritos do passado. Portanto, este trabalho tem como premissa terica evidenciar os caminhos metodolgicos do oficio do historiador da Histria da Educao. Palavras-chave: Histria da Educao, Ofcio de Historiador, Formao do Pesquisador.

Introduo

O presente artigo tem como objetivo central desenvolver uma reflexo terica sobre as especificidades, dimenses e possibilidades do trabalho do historiador na rea de Histria da Educao, bem como, dialogar com os caminhos estabelecidos que levaram o historiador a encontrar sua temtica de pesquisa e suas escolhas tericas. A partir da compreenso e ancorado na idia de que os estudos em Histria da Educao surgem da necessidade de uma renovao terico-metodolgica, temos por base que estes trabalhos pretendam dar voz aos esquecidos, aos atores envolvidos nos processos educativos, ao cotidiano escolar, aos aspectos da cultura escolar, bem como enfatizar uma viso mais profunda dos espaos sociais, materiais, culturais e polticos que constituram a histria da educao da cidade de Bag. Sobre a articulao do ensino e da pesquisa e tambm da relevncia dos estudos na temtica de histria da educao, Saviani (2005, p. 26-27), comenta:

Penso que, considerando o nvel que atingimos de desenvolvimento das pesquisas em histria da educao, estamos em condio de nos colocar as questes especificas relativas a uma mais forte articulao entre o ensino e a pesquisa em nossa rea. Para isso, faz-se necessrio atuar mais firmemente juntos aos cursos [...] transformando-os em espaos de rico estmulo s pesquisas e aos estudos educacionais.

possvel identificar que estas novas pesquisas que envolvem a histria da educao, abranjam estudos mais localizados e regionalizados, permitindo leituras mais singulares, que levam os pesquisadores a inseres mais profundas em seus recortes temporais, priorizando as questes de pesquisa e um contato mais prximo com suas fontes. Contudo, h tambm que se ter um cuidado com estes novos olhares, com estas novas categorias e com estes novos objetos de estudo e investigao. O historiador da educao que se proponha a trabalhar com estudos mais focalizados em histria e em educao, deve ter um rigor metodolgico muito firme para que os objetos em estudo possam revelados e revividos sobre uma perspectiva historiogrfica privilegiada da histria e no sejam apenas inquritos laudatrios, narrativas de fatos e acontecimentos histricos. Sobre as preocupaes tericas e metodolgicas realizadas pelos historiadores, Tambara (2000, p. 84), faz o seguinte alerta:

O que me parece fundamental estar atento existncia de uma preocupao constante no sentido de evitar-se uma atomizao do real, a perda de referncia da totalidade, e a imerso em temas incuos e politicamente desmobilizantes. [...] Estes objetos de pesquisa precisam, necessariamente, ser submetidos a anlises que os insiram em investigaes de sries de longo curso. [...] Entretanto, no questo de produzir Histria da Educao como um amontoado de fatos. Mas, h necessidade de resgatar a base emprica de nossas investigaes.

Portanto, nosso passo inicial, foi realizar um levantamento de fontes existentes nos acervos de jornais da cidade de Bag, na iminncia de construir um arcabouo de dados empricos sobre a histria da educao da cidade. Nesta perspectiva metodolgica, primeiramente, delimitamos que a primeira fase da pesquisa fosse a coleta de dados nos jornais Unio Liberal e O Dever entre os anos de 18861928. Aps estes levantamentos preliminares, mapeamentos e decodificao dos dados, foram realizados alguns estudos mais particulares sobre as primeiras instituies escolares da cidade de Bag, encontradas nestes jornais. Neste sentido, o segundo momento da pesquisa foi historicizar as particularidades destas instituies escolares.

Entende-se que os estudos e pesquisas focalizados na imprensa peridica revelam uma rede de tencionamentos polticos e ideolgicos que sustentam ou criticam os discursos pedaggicos entre o final do Imprio e o incio da Primeira Repblica Brasileira. Os jornais sempre foram usados para descrever aes, opinies e mudanas pretendidas pelos dirigentes do Estado e/ou pelas instituies escolares possuindo uma importncia como meio de divulgao de suas prticas. Sobre a importncia dos jornais como fonte de pesquisa Gonalves Neto (2002, p. 201), afirma:

principalmente atravs da imprensa que se divulgam e se consolidam as principais representaes sociais. E por uma razo muito simples: diferentemente da tradio oral, a palavra escrita pode ser resgatada no futuro e utilizada como documento na construo de interpretaes histricas. No nos esqueamos de que a imprensa desse perodo majoritariamente dependente do texto impresso, estando outras formas de comunicao, como o telefone e o cinema, ainda em seus primrdios.

Compreende-se, ento, que nos jornais houvesse a defesa de discursos polticos, de tendncias pedaggicas, das caractersticas educacionais, da presena de instituies escolares e de prticas escolares. Nesse vis, as notcias encontradas nos jornais Unio Liberal e O Dever foram percebidas como um retrato em preto e branco1 da realidade educacional bageense, capazes de desvelar um espao do passado e do tempo, que no fora descrito nas pesquisas sobre a histria da educao. As fontes documentais pesquisadas revelaram que o advento da Repblica e o limiar do sculo XX trouxeram algumas alteraes ordem cotidiana das cidades em relao aos seus aspectos polticos, econmicos, sociais e culturais, como tambm no que tange as questes educacionais, como adverte Saviani (2008):

Em suma, as primeiras dcadas do sculo XX caracterizaram-se pelo debate das idias liberais sobre cuja base se advogou a extenso universal, por meio do Estado, do processo de escolarizao considerado o grande instrumento de participao poltica. , pois, a idia central da vertente leiga da concepo tradicional, isto , a transformao pela escola, dos indivduos ignorantes em cidados esclarecidos [...].

Assim sendo, entendemos que os relatos sobre as caractersticas educacionais municipais, encontrados nos jornais da cidade de Bag, desvelam as preocupaes da
1

A expresso retrato em preto e branco para as referncias em pesquisas realizadas em jornais foi usada por FARIA FILHO, Luciano Mendes no artigo O jornal e outras fontes para a histria da educao mineira no sculo XIX (2005).

municipalidade na disseminao e a universalizao da escolarizao e que tambm os assuntos desta ordem fossem amplamente debatidos, defendidos e/ou questionados. Compreende-se, ento, que havia todo um conjunto de interesses sociais em ampliar os espaos educativos para arregimentar um nmero cada vez maior de letrados nas primeiras dcadas do inicio do sculo XX, na cidade de Bag. O objetivo deste artigo no historicizar a presena das primeiras instituies2 escolares na cidade de Bag, mas possibilitar aos leitores deste trabalho a compreenso do caminho e da trajetria do pesquisador e sua aproximao com a sua temtica de pesquisa. De certo, o processo desencadeado pelo trabalho do historiador da educao, tambm a construo do seu prprio espao histrico, como afirma Chaunu (1989), este se revela, na procura das suas fontes, no seu fazer emprico e nas suas escolhas metodolgicas. Portanto, a aproximao com a temtica da pesquisa se inseriu a partir de um achado emprico, de uma descoberta incerta e por uma dvida terica. Aps as primeiras incurses realizadas nos jornais e o mapeamento das fontes escritas, fez-se necessrio compreender as dimenses polticas da situao educacional da cidade de Bag, na Primeira Repblica Riograndense. Para tanto, comeamos uma nova busca por acervos documentais, estas fontes poderiam revelar outros olhares para o historiador. Recorremos aos acervos preservados no Arquivo Pblico Municipal e nesta nova busca, um importante documento saltou em nossas mos. Este evento lembrou-me da escrita de Saviani (2004, p. 5), quando afirma: as fontes esto na origem, constituem o ponto de partida, a base, o ponto de apoio da construo historiogrfica que a reconstruo, no plano do conhecimento, do objeto histrico estudado. Este achado emprico, isto , este novo documento - Regulamento das Escolas Municipais de 1925 -, esquecido pelo tempo, entre tantos documentos do Arquivo Pblico Municipal, foi o ponto de partida para uma nova operao historiogrfica pretendida pelo historiador, ou seja, compreender as dimenses educacionais, ocorridas na Primeira Repblica Riograndense na cidade de Bag. A partir de ento, ocorreu o que chamamos da conversa entre pares3, assim sendo, anunciou-se o objetivo da pesquisa: Compreender as mudanas/permanncias educacionais
2

O termo Instituio Escolar neste sentido deve ser compreendido como um espao objetivo, material, concreto e real, a partir da compreenso de que estes elementos constituem a sua materialidade. Ainda sobre este assunto, ver WERLE, (2001), GATTI JR, (2002), AMARAL (2003) e NASCIMENTO et al. (2007). 3 Esta expresso pode ser conceituada, a partir dos estudos de De Decca (2000), quando afirma, que os dilogos entre o historiador e a sua fonte, so os momentos fundamentais da pesquisa historiogrfica.

da educao pblica primria, no transcorrer da Primeira Repblica Riograndense, promovidas pela Intendncia no municpio de Bag, bem como, entender a dimenso educacional e pedaggica destas aes particularizadas na segunda dcada do sculo XX. As apreenses e ilaes historiogrficas apresentadas e distribudas no corpo deste artigo propem uma leitura inicial promovida pela vontade de dialogar com as vrias fontes usadas para a construo de um arcabouo de idias que procuram desvelar o passado percorrido pela Histria da Educao da cidade de Bag. No entanto, ao manusearmos estas fontes, procurou-se compreender porque foram produzidas, quais s intenes de sua produo e quais os sentidos de quem as produziu. Para tanto, na anlise destes documentos escritos buscou-se revelar e compreender o que no foi dito, bem como desvelar o passado congelado de suas linhas na construo de uma narrativa histrica de seu tempo. Nessa medida, este um dos papis dos historiadores, como acrescenta Pesavento (2004: 59): ... o historiador explica, [...], imprimindo sentidos ao seu discurso. Na busca de construir uma forma de conhecimento sobre o passado, o historiador d a ler este passado, decifrando-o e dotando-o de uma inteligibilidade. O olhar acurado para os documentos pesquisados Relatrios, Regulamentos, Jornais, etc... - nos possibilita a descoberta do passado silencioso das fontes, neste nterim, preciso que o pesquisador busque um novo olhar, paciencioso e radical sobre estes documentos e fontes historiogrficas. Sobre o trabalho com as fontes em Histria da Educao e as suas interfaces com o trabalho historiogrfico do historiador, Lopes & Galvo (2001, p. 92 - 93), fazem a seguinte assero:

O trabalho com as fontes exige, antes de tudo, pacincia. [...] O cruzamento e confronto das fontes poder tambm ajudar no controle da subjetividade do pesquisador. uma operao indispensvel. H uma expresso antiga que diz bastante bem do incansvel trabalho que se h de ter com o entretecer do problema, com as questes formuladas e a ida s fontes: da bigorna forja, da forja bigorna. (grifos do autor)

As mesmas autoras revelam que o tratamento dados as fontes pelos pesquisadores que trabalham com histria da educao deva passar por uma Revoluo Documental, pois o documento em si no Histria, no faz Histria. [...] preciso antes de mais nada que o pesquisador invente um mtodo que melhor funcione para explorar cada documento e, ao mesmo tempo, o conjunto de documentos.

Outra considerao extremamente relevante sobre a chamada Revoluo Documental tomada de Corsetti (2006, p.36):
Apesar dessa revoluo documental, os pesquisadores tm insistido na necessidade de, mesmo para aqueles que abordam novos temas e que utilizam fontes no-tradicionais, de recorrerem aos arquivos. Mas em vez de fetichizarem os documentos, acreditando que eles possam falar todas a verdade, os historiadores da educao tm se esforado para problematizar essas fontes. O trabalho a ser realizado exige que se persigam o sujeito da produo dessas fontes, as injunes na produo e as intervenes, isto , as modificaes sofridas e o destino e destinatrio desse material. No podemos deixar de considerar a importncia de problematizar o tema luz da literatura que lhe pertinente, propor questes, buscar as fontes, rever a literatura, checar as questes e reformul-las se for o caso, voltar s fontes at que esgotem o problema e as fontes. Reafirmamos que so as questes que se fazem a cada um e ao conjunto do material e a relao que se estabelece entre elas e as respostas obtidas que criam a possibilidade de se fazer histria. Assim, o trabalho com as fontes na anlise documental, que exige cuidado, ateno, intuio, criatividade, no prescinde de uma relao anterior com a teoria e com a metodologia da histria.

A partir destas compreenses, esse trabalho visa contribuir para o alargamento de fontes e das pesquisas em Histria da Educao, visto que os estudos desta temtica possuem relevncia histrica, facilitando sem dvida, a compreenso de que, atravs do conhecimento desse cosmos educacional, faz-se possvel refletir sobre a histria e, tambm, sobre a histria da pedagogia e/ou educao. Logo, entende-se que o pesquisador/historiador deva definir o seu prprio mtodo analtico ancorado por uma estrutura terica coerente, em relao as suas fontes. Portanto, deve-se perceber que as pesquisas em histria da educao no so apenas relatos ou narrativas do tempo escolar, mas sim premissas tericas apresentadas como resultados da prpria pesquisa histrica. Na construo desta proposta de investigao de doutorado, entendemos que tambm as pesquisas no campo da histria da educao devem possuir imbricaes tericometodolgicas na formao dos pesquisadores da rea da histria da educao, como salienta Tambara (2000, p. 81):

o historiador um ser no mundo com compromissos que historicamente lhe so inerentes. E esta vinculao com a realidade que o faz mergulhar no passado par a melhor compreender o presente. Esta vinculao no deve ser algo perfunctrio, mas sim o amlgama essencial que conduz a escolha da teoria e da opo metodolgica. Est inserida aqui a idia de que em cada investigao existe um projeto de transformao para a sociedade.

A pesquisa deve responder a algo, e este algo deve ser socialmente construdo. Aqui aparece novamente o compromisso social do pesquisador e os valores que lhe so constitutivos.

Portanto, este trabalho tem como propsito estabelecer dilogos historiogrficos entre os discursos oficiais e as intenes educacionais presentes na construo de um fazer pedaggico singular, a partir da segunda dcada do sculo XX, no municpio de Bag/RS. Na construo deste texto preliminar, partimos da seguinte premissa: que, no processo de construo das narrativas em Histria da Educao, bem como no ato do pesquisador de mergulhar nas fontes disponveis, estas devam ser iluminadas pelos olhos do presente numa releitura do passado e luz dos seus problemas de pesquisa. Sobre as proximidades do pesquisador com as suas fontes, afirma Neves (1985: 45): o historiador [...], capaz de formular uma problemtica e de construir uma interpretao em que reconhece o encontro de duas historicidades: a sua prpria e da documentao que utiliza. Nossas preocupaes iniciais so revelar os sentidos contidos nos discursos e expostos nas vrias fontes documentais que servem de suporte emprico para a produo deste trabalho, como avaliam Lopes e Galvo (2001: 95-96) em relao escrita da Histria: A escrita da histria materializa o trabalho realizado, parte da prpria operao historiogrfica e um dos momentos mais significativos da tarefa de interpretao. Outra fonte documental que ser trazida no corpo deste texto, como uma fonte auxiliar de pesquisa, que expe sentidos aos registros escritos so as imagens fotogrficas. Sobre o seu uso nas pesquisas em histria, Borges (2003, pg. 73) faz a seguinte considerao:

[...] devem ser vistas como documentos que informam sobre a cultura material de um determinado perodo histrico e de uma determinada cultura, e tambm como uma forma simblica que atribui significados s representaes e ao imaginrio social. [...]. Todavia, sem compreender as vozes dos homens e mulheres de ontem, no podemos conhecer os sentidos que eles atriburam s suas produes simblicas.

Logo, compreendemos que ao usarmos a fotografia como uma fonte auxiliar nossa escrita, estamos retratando fisicamente os documentos escritos, isto , a fotografia passa a dar significado ao texto e imprime a ele nossas intenes e opes tericas, ou seja, a fotografia tem, como objetivo principal, verbalizar, reproduzir, descrever o escrito sobre a tica do pesquisador.

Ademais, nos processos de escrita sobre histria da educao, os documentos-fontes so como registros particulares e particularizados que compem um caleidoscpio nico, permeados de vrios matizes escritos do passado, ancorados na tnue linha da histria. Logo, compreende-se que a viso acurada e precisa do pesquisador produz vrios sentidos sobre estas fontes obliteradas pelo tempo passado. As fontes documentais mapeadas e apresentadas neste trabalho esto sendo abordadas sobre o prisma da metodologia histrico-crtica, constituindo um arcabouo emprico capaz de articular as relaes entre o escrito e o no-escrito, logo, analisaram-se estes documentos histricos numa perspectiva dialtica. Nesta perspectiva, implica-se dizer que uma postura interpretativa dialtica deve reconhecer os fenmenos educativos sempre como resultados e/ou efeitos de seu tempo e institucionalizados pelos passado. Para Moacir Gadotti (2001, p. 38):

Enquanto instrumento de anlise, enquanto mtodo de apropriao do concreto, a dialtica pode ser entendida como crtica, crtica dos pressupostos, crtica das ideologias e vises de mundo, crtica de dogmas e preconceitos. A tarefa da dialtica essencialmente crtica.

Portanto, ao escolhermos a metodologia histrico-crtica, como vis tericometodolgico da pesquisa, outro ponto fundamental em nossa escrita foi escolha da abordagem tcnico-metodolgica para o tratamento das fontes, logo, a opo que nos pareceu mais coerente foram os procedimentos usados pela anlise documental, como uma possibilidade de desvendar novos aspectos da temtica e dos problemas da pesquisa. Assim sendo nas pesquisas realizadas nos acervos da cidade de Bag, sob a luz e as tcnicas empregadas pela analise documental possibilitaram a disposio dos documentos e/ou dos arquivos4 em tipos de fontes que foram agrupadas, segundo sua tipologia e caractersticas, este processo possibilitou a seguinte organizao dos documentos, como demonstra o quadro abaixo:
Quadro 01 Primeira Etapa de Organizao do Material Tipo de Fonte Fontes Primrias Fontes Secundrias Caractersticas do Material Documentos publicados pela Intendncia Municipal e Jornais Livros, anurios, artigos e bibliografia relevantes ao tema

Na construo desta diviso, usamos como base de conceituao da analise documental e tambm na diviso do corpo das fontes, os textos produzidos por Ludke & Andr (2007), Pimentel (2001) e Rampazzo (2005).

Fonte: Autor

Os acervos de fontes consultados at o momento podem ser identificados da seguinte forma: Fontes Primrias 01a Documentao oficial da Intendncia Municipal de Bag, durante o perodo da Primeira Repblica, especialmente leis, decretos, relatrios, regulamentos, correspondncias oficiais. Estes documentos j esto identificados e devidamente catalogados; 01b Anlise de jornais, encartes e/ou revistas, que informam e trazem riqussimos relatos sobre o panorama educacional da cidade;

Fontes Secundrias 02a Livros, artigos e escritos de historiadores locais, que revelam as caractersticas sociais, econmicas, culturais e educacionais da cidade no perodo da repblica velha; 02b Livros e artigos publicados por historiadores e historiadores da educao que desenvolvem estudos sobre o Estado do Rio Grande do Sul, sobre a regio de fronteira e especialmente sobre a cidade de Bag. Na organizao destes achados empricos, se buscou averiguar o conjunto de materiais existentes de forma analtica, permitindo a compreenso de algumas das intenes educacionais da Intendncia Municipal da cidade de Bag. Esta ao metodolgica proporcionou o cruzamento das fontes, a feitura de novas perguntas e busca de algumas respostas. Este procedimento metodolgico, no olhar das e para as fontes, pode ser compreendido nas palavras de Ldke e Andr (2007, p. 38-39): a analise documental busca identificar informaes factuais nos documentos a partir de questes ou hipteses de interesse. Logo, compreendemos que os documentos representam um poderoso corpus de evidncias que fundamentam as afirmaes e inquietaes tericas do pesquisador. Os procedimentos de coleta, de procura e de garimpagem nos arquivos, estabelecem a costura desta colcha de retalhos, alinhavada pelo problema da pesquisa e pela perspectiva da anlise documental. Nesta perspectiva terica e metodolgica, alguns questionamentos foram tomados como ponto de partida para a operao historiogrfica da pesquisa: - Como o pesquisador em histria da educao, deve se portar em relao aos conjuntos de fontes existentes nos arquivos?

10

- Quais so os limites, as fronteiras e as possibilidades/impossibilidades das fontes com que trabalhamos? - As dinmicas de organizao das fontes nos arquivos revelam e/ou podem influenciar na escrita da histria? - Somente os documentos preservados no arquivo podem determinar o processo e o trabalho da pesquisa? - Quais as intenes contidas nos documentos preservados pelos arquivos pesquisados? - Como relativizar as fontes escritas e icnogrficas, visto que foram produzidas pelo Estado e/ou municpio? Neste sentido, que fizemos a opo pela anlise documental para o processo de escrita da histria. A pesquisa documental se apresenta como uma tcnica decisiva na rea das cincias humanas e sociais, pois a base emprica destas pesquisas se revela pelo uso de fontes escritas. Logo, a anlise documental se constitui em um importante aporte tericometodolgico na pesquisa qualitativa, impulsionando o surgimento de novos aspectos de um tema ou de um problema de pesquisa. Paralelamente ao processo de levantamento das fontes de pesquisa, estabeleceram-se algumas diretrizes metodolgicas que determinaro o caminho a ser percorrido pelo pesquisador, isto significa afirmar, que ao mapear as fontes e construir suas problematizaes, percebeu-se a existncia de um nmero reduzido de pesquisas historiogrficas e/ou acadmicas sobre o espao da Campanha, no perodo da Repblica Velha, e uma imensa fecundidade de materiais documentais de pesquisa. Em relao s questes preliminares mencionadas acima, alguns procedimentos orientaram o levantamento do Estado da Arte da pesquisa junto a peridicos. O primeiro deles, foi definio dos descritores de pesquisa, estes foram escolhidos de forma a abranger o mximo de produes cientficas sobre Histria da Educao na Primeira Repblica Rio-Grandense, perfazendo o escopo do trabalho do Historiador. Sendo assim, definiram-se os seguintes descritores: Histria da Educao no RS; Histria da Educao em Bag; Primeira Repblica no RS; Instruo Primria no RS; Instruo Pblica no RS; Instruo Primria em Bag; Partido Republicano Riograndense; Positivismo e Educao; Castilhismo e Educao.

11

O segundo procedimento consistiu em delimitar e definir o perodo para a consulta nas bases de dados do Portal Scielo Brasil5 e no Portal da Capes6, concentrando a coleta destes dados entre os anos de 2001 a 2010. O terceiro procedimento est relacionado ao critrio de escolha das obras, os peridicos escolhidos foram determinados pela sua importncia e relevncia cientifica nas reas de Educao, Histria e Histria da Educao, como tambm por seus conceitos no Sistema Qualis7/Capes. Para tanto, as escolhas tomaram o seguinte desenho terico, 3 (trs) revistas com conceito Qualis A1, Educao e Pesquisa da Universidade de So Paulo (USP), a Revista Brasileira de Educao da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao (ANPED) e a Revista Brasileira de Histria da Associao Nacional de Histria (ANPUH), 2 (duas) revistas com conceito Qualis B1, a Revista Brasileira de Histria da Educao da Sociedade Brasileira de Histria da Educao (SBHE) e a Revista Histria da Educao da Associao Sul-Rio-Grande de Pesquisadores em Histria da Educao (ASPHE). A revista da ASPHE representa um acervo de produes cientficas extremamente relevantes sobre Histria e Histria da Educao do Estado do Rio Grande do Sul, sendo que sua produo est intimamente ligada a historiadores gachos, como, tambm, aos congressos que vem ocorrendo nos ltimos 15 (quinze) anos. Os peridicos Cadernos de Histria da Educao da Universidade Federal de Uberlndia (UFU) e a Revista Educao da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), possuem conceito Qualis A2 e Qualis B1, respectivamente, foram escolhidos por motivos bem especficos e particulares. No caso do primeiro, pode-se afirmar que a revista possui uma grande produo na rea de Instituies Escolares, bem como uma forte insero nas temticas de Histria Regional com abrangncia de estudos focalizados e localizados no perodo da Primeira Repblica Brasileira. Quanto a Revista Educao, a escolha deu-se em funo de estar vinculado ao programa de doutorado na mesma Universidade, como tambm demonstrar a pertinncia e a relevncia destes estudos em revistas que fazem parte do acervo e do cenrio gacho.
QUADRO 2 Pesquisa nos peridicos (reas Educao/Histria)

O Portal Scielo Brasil, um banco de dados que abrange uma coleo selecionada de peridicos cientficos brasileiros, cujo objetivo proporcionar o amplo acesso produo cientifica das mais variadas reas do pas. O acervo pode ser consultado em http://www.scielo.br. 6 O Portal da Capes (Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal do Ensino Superior) a base de dados que reuni todos os resumos de dissertaes e teses defendidas nos Programas de Ps-Graduao das Universidades Brasileiras, tendo por objetivo, divulgar a produo cientfica nas mais variadas reas do conhecimento. O link para acesso de resumos e teses est disponvel em: http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses 7 O programa Qualis (Sistema de Avaliao e Qualificao de Publicaes) da CAPES serve de indicador de qualidade e relevncia cientifica para as revistas publicadas no Brasil.

12

Peridico/Qualis Educao e Pesquisa (USP) A1 Revista Brasileira de Educao (ANPED) A1 Revista Brasileira de Histria (ANPUH) A1 Revista Brasileira de Histria da Educao (SBHE) A2 Cadernos de Histria da Educao (UFU) A2 Educao UNISINOS B1 Revista Histria da Educao (ASPHE) B1
1 2

20011 182 03

2002 18 0

2003 22 0

2004 28 0

2005 28 0

2006 31 0

2007 36 0

2008 28 0

2009 34 0

28

27

31

33

32

37

31

33

30

35

21

22

24

17

22

26

22

21

12

12

12

13

16

12

21

22

20

--

--

20

14

16

15

12

14

18

28

-14

-0

-20

-2

-17

-0

-17

-1

21 20

1 1

27 16

0 0

22 25

0 0

24 27

0 0

25 --

1 --

- Ano de Publicao Nmeros de artigos publicados 3 Nmeros de artigos relacionados

QUADRO 3 Total de produes nos peridicos (reas Educao/Histria)


Peridico Educao e Pesquisa (USP) Revista Brasileira de Educao (ANPED) Revista Brasileira de Histria (ANPUH) Revista Brasileira de Histria da Educao (SBHE) Revista Histria da Educao (ASPHE) Cadernos de Histria da Educao (UFU) Educao UNISINOS Total Total de artigos consultados 243 282 210 140 156 293 119 1443 Total de artigos relacionados 0 2 2 1 1 6 2 14 Percentual 0% 0,7% 0,95% 0,71% 0,64% 2% 1,68% 0,97%

Pode-se observar, nos dois quadros apresentados acima, que eles indicam a pouqussima incidncia de publicaes nacionais referentes histria da educao no Rio Grande do Sul no perodo da Primeira Repblica, visto que dos 1443 artigos consultados, menos de 1% abordam a temtica deste estudo. Foram localizados apenas 14 trabalhos, sendo que a maioria destes no tinha relao direta com abordagem preterida neste trabalho. Em relao ao quadro 02, pode-se observar nitidamente o percentual individual das produes das revistas em relao ao perodo da Primeira Repblica, sendo que total encontrado, apenas 06 trabalhos podem servir de arcabouo terico para esta pesquisa.

13

Diante deste quadro encontrado sobre as produes em revistas que abrangessem a temtica da Primeira Repblica no Estado do Rio Grande do Sul, optou-se por ampliar nossa consulta na possibilidade de compor ainda mais o Estado da Arte da pesquisa, alm de identificar a originalidade do trabalho do historiador e de sua pesquisa. Logo, ao escolhermos o banco de dissertaes e teses da CAPES, usamos o mesmo critrio estabelecido para as revistas, busca pelos descritores definidos anteriormente.
QUADRO 4 Pesquisa no Banco de Teses da Capes Dissertaes e Teses defendidas entre 2001 e 2010 relacionadas Histria da Educao no RS
Descritores Histria da Educao no RS Histria da Educao em Bag Primeira Repblica no RS Instruo Pblica no RS Educao Primria no RS Educao Primria em Bag Partido Republicano Riograndense Positivismo e Educao Castilhismo e Educao Total 2001 ------------01/00 01/01 --2002 01/00 --01/00 ----------2003 --------------00/01 2004 01/00 ------------02/00 Mestrado/Doutorado 2005 2006 2007 --01/00 --------00/01 --03/00 --------------------01/00 01/01 ------00/01 ----2008 02/01 --01/00 ------------2009 02/00 ----------------Total 07/01 --05/01 ------01/01 04/01 01/01 18/05

A partir de uma anlise do quadro acima, pode-se observar a existncia de 18 dissertaes e 05 teses defendidas, totalizando 23 produes nos ltimos dez anos em Programas de Ps-Graduao das universidades brasileiras, estes nmeros representam um pouqussimo acervo de consulta na temtica de estudo levantada por este projeto de doutorado. Dos trabalhos encontrados, apenas 4 dissertaes8 e 3 teses9 possuem uma relao direta ou aproximaes com o Perodo da Primeira Repblica Rio Grandense e/ou com alguns dos descritores escolhidos na composio do corpo deste trabalho. Estes dados nos permitem afirmar, que a temtica que envolve a Educao Primria Pblica no perodo da Primeira Repblica no tem provocado os interesses dos pesquisadores/historiadores da educao no Estado do Rio Grande do Sul.
8

Dentre as 18 dissertaes encontradas, os trabalhos que tem relao direta ou prxima com o projeto deste doutorado so: - Imprensa e Poder no Brasil: 1901-1915 Estudo da construo do personagem de Pinheiro Machado pelos jornais Correio da Manh (RJ) e A Federao (RS) de Luiz Antonio Farias Duarte; - Mandado Adoptar: livros didticos de Histria e Geografia do Rio Grande do Sul para as escolas elementares (18961902) de Maximiliano Mazewski de Almeida; A influncia do positivismo comteano na Constituio RioGrandense de 1891 de Helder Muller Estivalete; - A educao durante o governo de Augusto Simes Lopes (1924-1928) de Maria Augusta Martiarena de Oliveira. 9 Entre as 5 teses de doutorado encontradas, destacam-se os trabalhos de Carmen Silvia Aragones Aita, Histria & Repblica: O Pensamento Poltico de J. F. de Assis Brasil. ; Iole Maria Faviero Trindade, A Inveno de uma nova ordem para as cartilhas: Ser Maternal, Nacional e Mestra. Queres Ler?; Paulo Ricardo Pezat, Carlos Torres Gonalves, a famlia, a ptria e a humanidade: a recepo do positivismo por um filho espiritual de Auguste Comte e de Clotilde de Vaux no Brasil (1875-1974);.

14

Outro dado importante de salientar, que os trs ltimos trabalhos que foram produzidos sobre Educao no perodo da Primeira Repblica Riograndense, esto localizados na dcada de 1990, estas produes representam as mais importantes obras que se dedicam a Histria da Educao do Rio Grande do Sul. Portanto, em decorrncia das especificidades encontradas no processo do trabalho do historiador, verificou-se a necessidade de produzir um estudo historiogrfico sobre os processos da Histria poltica e educacional do RS, bem como, sobre os processos que desencadearam a histria poltica e educacional de Bag, neste sentido, se torna necessrio, percorrer os processos histricos e educacionais que estabeleceram a formao estrutural do municpio de Bag, bem como, as relaes polticas vivenciadas na regio da campanha tradicionalmente ligada aos interesses econmicos de estancieiros que ocuparam importantes espaos polticos durante o perodo colonial, imperial e republicano da Histria brasileira. Salienta-se que as anlises realizadas sobre os caminhos tomados, as etapas percorridas e as escolhas terico-metodolgicas do historiador presentes no corpo deste trabalho, ainda merecem novos e aprofundados olhares para constituir um arcabouo emprico propcio na compreenso de um espao e de um tempo da Histria e da Histria da Educao no Rio Grande do Sul. Ademais, importante salientar que estas mudanas provocaram o conjugamento de discursos educacionais, administrativos, polticos e culturais prprios da municipalidade na segunda dcada da Primeira Repblica no municpio de Bag que precisam ser revisitados e reescritos sob a luz de um novo olhar, que seja capaz de ressignificar os sentidos do passado. Nas palavras de Decca (2000: p.20 21):

a histria uma narrativa de eventos reais, diferente da narrativa ficcional, que no deixa de ser tambm uma narrativa de eventos humanos. A diferena est no fato de que a narrativa historiogrfica moderna sustenta-se a partir de elementos pr-textuais, empricos, que so os documentos, submetendo-se, assim, aos critrios da prova, uma exigncia prpria do campo das cincias.

6 BIBLIOGRAFIA BASTOS, Maria Helena Camara. Espelho de papel: a imprensa e a histria da educao. In: ARAJO, Jos Carlos e GATTI JR, Dcio (orgs.). Novos temas em histria da educao. Instituies escolares e educao na imprensa. Uberlndia: EDUFU; Campinas: Autores Associados, 2002.

15

BORGES, Maria Eliza Linhares. Histria & Fotografia. Belo Horizonte: Autntica, 2003. (Coleo Histria &... Reflexes). BLOCH, Marc. Apologia para la historia o el ofcio de historiador. Mxico: FCE, 2001. CERTEAU, Michel. A Escrita da Histria. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2007. CHAUNU, Pierre. O Filho da Morta. In: NORA, Pierre. Ensaios de Ego-Histria. Rio de Janeiro: Edies 70, 1989.] Corsetti, Berenice. Anlise documental no contexto da metodologia qualitativa: Uma Abordagem a partir da experincia de pesquisa do Programa de Ps-Graduao em Educao da Unisinos. UNIrevista - Vol. 1, n 1: 32-46 (janeiro 2006). ____________. Imaginrio social e poltica educacional no Rio Grande do Sul/Brasil (1889/1930). In: Cultura Escolar Migraes e Cidadania. Atas do VII Congresso Lusobrasileiro de Histria da Educao. Junho 2008, Porto: Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao (Universidade do Porto). DE DECCA, Edgar Salvadori. Narrativa e Histria. IN: Fontes, histria e historiografia da educao. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Curitiba, PR: Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR); Palmas, PR: Centro Universitrio Diocesano do Sudoeste do Paran (UNICS); Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); 2004. (Coleo Memria da Educao). ____________. Pelas Margens: outros caminhos da histria e da literatura. Texto Integral, ed. 1, Editora UNICAMP/ Editora da UFRGS, Vol. 1, pp. 332, 2000. FARIA FILHO, L. M. (Org.). Pesquisa em histria da educao: perspectivas de anlise, objetos e fontes. Belo Horizonte: HG Edies, 1999. _____________. Arquivos, fontes e novas tecnologias: questes para a histria da educao. Campinas/SP: Autores Associados, 2000 GADOTTI, Moacir. Concepo Dialtica da Educao: Um estudo introdutrio. So Paulo, Cortez, 2001. GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e histria. So Paulo: Cia. das Letras, 1989. GONALVES NETO, Wenceslau. Imprensa, civilizao e educao: Uberabinha (MG) no incio do sculo XX. In: Novos temas em histria da educao no Brasil. Instituies escolares e educao na imprensa. Uberlndia: EDUFU; Campinas: Autores Associados, 2002. GRAMSCI, Antonio. Concepo dialtica da histria, 10. Ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1995.

16

LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas Histricas da Educao. So Paulo: tica, 1986. LOPES, Eliane Marta Teixeira & GALVO, Ana Maria de Oliveira. Histria da Educao. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. (Coleo O que voc precisa saber sobre) LDKE, Menga & ANDR, Marli E. D. A., Pesquisa em Educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 2007. NEVES, Margarida de S. O Bordado de um tempo. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n 81, PP, 32-42, abr./jun. 1985. PESAVENTO, Sandra Jatahy. Histria & Histria Cultural. 2 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2004. (Coleo Histria & ... Reflexes,5) PIMENTEL, Alessandra. O Uso da Anlise Documental: seu uso numa pesquisa historiogrfica. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 179-195, nov./ 2001. RAGAZZINI, Dario. Para quem e o que testemunham as fontes da Histria da Educao. Trad. Carlos Eduardo Vieira. Educar. Curitiba, n. 18, p. 13-28, 2001. SADER, Emir. (org.). Gramsci: Poder, Poltica e Partido. So Paulo: Editora Expresso Popular, 2005. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 36 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. __________ Pedagogia Histrico-Crtica: primeiras aproximaes. 8 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. SAVIANI, Dermeval. Breves consideraes sobre fontes para Histria da Educao. IN: Fontes, histria e historiografia da educao. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Curitiba, PR: Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR); Palmas, PR: Centro Universitrio Diocesano do Sudoeste do Paran (UNICS); Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); 2004. (Coleo Memria da Educao). TAMBARA, Elomar. Problemas Terico-metodolgicos da Histria da Educao. In: Histria e Histria da Educao. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2000.

17

Вам также может понравиться