Вы находитесь на странице: 1из 9

Separao de CO2 (Dixido de Carbono) em Emisses Usando o Tubo Vortex

Por Luiz Henrique V.. Souza Com Agradecimentos ao INEEL Outubro, 2009

INTRODUO Muitos analistas identificam a captura e separao de dixido de carbono (CO2) como um obstculo maior nos esforos de mensurar efetivamente os custos do efeito estufa por seqestrao. Uma avaliao conduzida pela Agencia Internacional de Energia (IEA) citou custos desta separao, de US$ 35 a US 264, por tonelada de CO2, realizada por uma planta de energia convencional e utilizando as tecnologias de captura existentes.

Por causa destes custos, que ocasionam um aumento maior que 40%, nas taxas de gerao de energia, e, parece bvio, um significante aprimoramento na tecnologia de separao de CO2 seja requerido, se no desejarmos um impacto negativo na economia mundial.O melhoramento das tecnologias atuais de separao uma possvel soluo a este dilema.

O que se faz hoje...

De acordo com o estudo do IEA, tecnologias de absoro, qumica ou fsica, possuem alto custo e separao pouco efetiva de CO2 diludo de gases misturados. Na pratica, esta tcnica, utiliza um projeto de processo bsico em dois passos: Primeiro: Um scrubber, gs/liquido de muiti-bandejas, direciona a remoo de CO2, via absoro, a uma fase liquida ou solvente. Segundo: Absorventes de lquidos so regenerados por calor, reduo de presso ou ambos.

A eficincia da captura relacionada, amplamente, a uma razo de circulao de liquido e o tempo de residncia do gs. Sob as melhores condies, torres convencionais operam a 80% do equilbrio da capacidade de carga do absorvente. Isto significa que, ao menos, no ser necessrio regenerar 20% do absorvente, a um custo significante, e prximo de 90% do requerimento de energia do processo est associado com esta regenerao.

Adicionalmente, torres convencionais no podem ser operadas abaixo de 60% de sua capacidade de projeto. Isto limita sua utilizao para aplicaes em economia de gerao de energia, cujas demandas mnimas, ou de pique, podem exceder esta variao operacional. No contexto da remoo de CO2, diludo de grandes volumes de fluxo de gs (>2,8 milhes de metros cbicos por dia), est aparente que, scrubbers e regeneradores convencionais, de grandes dimenses sero requeridos. Conseqentemente, despesas antecipadas de capital e operao sero mais altas e, logicamente, novas tecnologias que diminuem o tamanho destas unidades, aumentem a flexibilidade operacional e a eficincia de captura sero as preferidas. Dado a escala proposta de captura de CO2, para suavizar o aquecimento global, um absorvedor compacto, de alta eficincia e operacionalmente flexvel desejado. Ou seja, projetos de alta eficincia em separadores de grande volume de gs combustvel eliminariam a necessidade, fisicamente, de enormes scrubbers que requerem grandes quantidades de absorvedores de lquidos, incorrem em altos custos de operao para regener-los e tem capacidade limitada de resultados. Neste conceito, o potencial para economia de capital operacional enorme.

OBJETIVO Desenvolvimento e comprovao de um absorvedor nico, gs/lquido, para separao de dixido de carbono de gs natural e gs combustvel est chegando ao final da pesquisa. O objetivo realizar melhoramentos significantes no desempenho, flexibilidade operacional e custo, quando comparado com as tecnologias convencionais de absoro de gs para separao de CO2 e de CO2 diludo/mistura de gases (<15%). Este trabalho ser endereado, especificamente, para o projeto de otimizao de um tubo vortex absorvedor de CO2 lquido.

BACKGROUND E ABORDAGEM Absoro por solues aquosa de alkanolamina tem provado ser a escolha pratica para separao, de larga escala, de CO2 e misturas de gases. Absoro de dixido de carbono dentro de solues de alkanolamina (por exemplo, dietanolamina, DEA (dietilamina)) consiste de 2 etapas principais, difuso seguida por reao.

Para CO2/DEA, a reao pode ser descrita assim:

Onde R:

A razo constante da reao tem sido medida e pode ser considerada rpida com respeito difuso de CO2 a condies de processo tpicas. Portanto, o processo de difuso limitador desta razo. De acordo com duas teorias de absoro de gs-lquido, CO2 transferido como gs, do vaso de presso para a fase liquida, mediada pela difuso atravs de um gs estagnado e um filme liquido sobre uma interface. Foi notado que a resistncia a transferncia de massa nestes filmes podem ser, significantemente, reduzida se, a mistura turbulenta, entre gs e liquido, for aumentada. Da mesma forma, a razo de absoro pode ser melhorada se a rea interfacial para a massa transferida por unidade for, tambm, melhorada. Um projeto de separador otimizado deve, ento, ser dirigido para promover alta transferncia cintica pela criao turbulenta e uma grande transferncia de rea por massa. De vrios projetos de absorvedores atualmente usados, separadores a vcuo exibem os mais altos fluxos de transferncia de massa. Nestes, absorvedores de gs e lquido so, simultaneamente, injetados atravs de um bocal para gerar turbulncia e grandes reas interfaciais por volume unitrio. O maior problema destes absorvedores que as eficincias de transferncia de massa so alcanadas ao custo de energia dissipada atravs do bocal. Em um estudo, o coeficiente total de transferncia de massa foi correlacionado concentrao de absorvente, a presso parcial de CO2 e o poder dissipado por volume de unidade.

FIGURA I - Mostra um TUBO VORTEX SEPARADOR instalado em rea de cabea de Poo.

(Destacado em amarelo)

TECNOLOGIA O invento do Tubo Vortex Separador proporciona uma poderosa adio ao range de equipamentos, a principio, disponvel indstria do gs natural. Tem sido visto que o uso do equipamento tubo vortex permite aperfeioar a separao em comparao ao sistema Joule-Thomson, sem entrar no custo e complexidade de um verdadeiro sistema isentrpico, tal como uma unidade Turboexpansora. A vantagem comparativa do tubo vortex depende das condies de entrada do gs e da queda de presso que estiver disponvel. Uma queda de presso tima para o tubo vortex est entre 25 - 35 % da presso do gs de entrada, e foi confirmado na prtica.

O TUBO VORTEX SEPARADOR um equipamento que trabalha o efeito de resfriamento pela expanso do gs. O processo de resfriamento mais efetivo do que a expanso convencional da vlvula Joule-Thomson. Como resultado, com o tubo vortex, hidrocarbonetos mais baixos e ponto de condensao da gua podem ser conseguidos na mesma queda de presso. O TUBO VORTEX SEPARADOR uma construo contendo um tubo externo, com um cabeote tangencial, onde o gs introduzido atravs deste, e ao longo do qual deve, inicialmente, passar rotacionando e um tubo interno, atravs do qual, o gs desviado e volta-se para lado oposto, resfriado, saindo pelo bocal de gs frio. Em muitos casos, dependendo da razo das presses de entrada e sada, o gs estar, quase, a velocidade snica (1.000,000 de Gs) enquanto passa pelo tubo vortex. O TUBO VORTEX SEPARADOR no possui partes mveis, ento, os requerimentos de manuteno so mnimos, assim como, inexiste o consumo de energia.

FIGURA II Esquema de funcionamento do TUBO VORTEX SEPARADOR Figura 2

O TUBO VORTEX SEPARADOR foi projetado sobre dois conceitos fsicos elementares: 1. O efeito Joule-Thomson1: Este , simplesmente, o resfriamento do gs por expanso adiabtica2 atravs de uma restrio.
(1) O efeito Joule-Thomson o diferencial da temperatura pela presso de um gs liquefeito (dT/dP) em expanso adiabtica (sem trocas de calor com o ambiente externo), mantendo-se a entalpia constante. (2) Transformao adiabtica um processo de transformao termodinmica na qual no h trocas de calor com o ambiente, apesar de haver variao trmica. A energia interna se transforma em trabalha diretamente. Com a perda de energia interna, h diminuio da temperatura e realizao de trabalho (aumento de volume). Com o ganho de energia interna, h aumento de temperatura e sofrimento de trabalho (diminuio de volume). o processo bsico do Ciclo de Brayton, que explica o funcionamento da turbina a gs.

2. O efeito Hilsh: Este se refere introduo tangencial do fluxo de gs atravs de um bocal em um tubo vortex, direcionando-o a separao simultnea, de gs e lquidos, no campo gravitacional do vortex, usando, ao mesmo tempo, o gradiente de temperatura no vortex. Devido ao efeito Hilsh, ambos, uma frao do gs frio e outra do gs quente, so criadas. Durante a expanso isentalpica do gs, prximo ao bocal de entrada, ocorre uma condensao de seus componentes. O condensado arremessado parede do tubo externo do tubo vortex, e o liquido retirado pelos bocais de dreno localizados na geratriz inferior, sendo, ento, direcionados a um vaso coletor. Em relao separao de CO2, devido aos altos volumes envolvidos, proposto que muitos tubos vortex sejam operados em paralelo e/ou cascata, se necessrio. Isto permitiria a unidade de processo uma grande razo de volume processado, permitindo que o processo de milhares de m seja realizado. A princpio, no h limitao de temperatura e presso na operao do tubo vortex. Devido ao seu projeto tubular compacto e ausncia de partes moveis e, ainda assim, ser fabricado para resistir a altas presses e temperaturas, como tambm, a ambientes corrosivos. E, como sempre, um melhor desempenho se dar com a integrao do tubo vortex com outros equipamentos. Especificamente, as seguintes melhorias de processo sero realizadas com o tubo vortex separador. Essas melhorias so em comparao com os mtodos convencionais usado hoje:

Baixo custo de capital devido ao projeto compacto, simples, de alta eficincia. Alta eficincia na captura de CO2. Baixo custo de manuteno devido ao projeto. Altas razes de processamento de fluxo e possibilidade de ampliao tal como operao em paralelo. Requerimento reduzido de absoro e regenerao de absorventes devido alta transferncia de massa com poucas perdas de solues na eficiente separao de liquido.

RESULTADOS O projeto e fabricao do prottipo do tubo vortex separador de CO2 comeou no final de 2007, baseava-se no tubo vortex separador e desidratador de gs natural. O projeto abaixo, Figura 3, mostra um tubo vortex numa carga de gs/lquidos contendo, at, 15% de CO2 e usando DEA como absorvente. Significantes modificaes foram feitas no tubo vortex para facilitar a injeo e remoo de liquido, com destaque para a insero de bocais distintos para gases e lquidos. A caracterstica de projeto permite uma pequena perda porque os gases e lquidos so misturados, imediatamente, num mesmo bocal regulador. O liquido expelido do tubo vortex pela fora centrifuga que o arremessa contra a parede. Deste separador esperado, at, 95% de reduo do CO2 do fluxo da corrente. Abaixo est um fluxograma do processo de separao de CO2.

FLUXOGRAMA DE UMA PLANTA DE SEPARAO USANDO O TUBO VORTEX

Figura 3

Para contatos, por favor, use: Luiz Henrique luizhenrique_99@yahoo.com

Вам также может понравиться