Вы находитесь на странице: 1из 9

Procedimentos para construir o Controlador MIDI para Guitar Rig 3 & 4

Ol.

Aqui descreverei os procedimentos que eu usei enquanto eu fazia o Controlador MIDI.

Procedimento 1: Pegue o circuito do gamepad. Tire os dois motores de vibrao que no tero utilidade cortando os dois fios gentilmente. Por favor, tome cuidado com os cabos que conectam os analgicos com o circuito principal. Ocasionalmente o cabo se soltar da junta. No meu caso, eu coloquei um pouco de cola para fixar firmemente os cabos nas juntas, assim eles no se soltaro. Faa isso com os cabos no topo do circuito, quais conectam dois circuitos pequenos de chaves 5, 6, 7 e 8.

(ver foto

Espero que vocs possam ver como eu fixei o cabo branco que conecta o circuito dos analgicos e o circuito principal, com um adesivo chamado M-SEAL (creio eu que seja um tipo de silicone isolante. Se for o caso, fica isolante daquelas pretas deve resolver). usado principalmente para prevenir o rompimento de canos. Fica bem solido quando seca, ento serviu para o que eu precisava. Ento eu fixei o circuito dos analgicos ao circuito principal, somente para deix-lo compacto e em uma nica pea. No retire o LED que voc pode ver na foto. o LED que corresponde ao ligamento e o desligamento do analgico. Voc precisar dele no pedal.

(ver foto 2)

Como voc pode ver, eu tambm fixei os dois circuitos pequenos ao circuito principal para faz-lo ficar mais compacto ainda.

Procedimento 2 : (foto 2) mantenha em mente que voc s tem que soldar fios aos botes numerados, do 1 ao 12 (L1, L2, R1, R2, Start, Select, X, O, quadrado e tringulo e o boto que

liga os analgicos [na linguagem do Playstation]), e conect-los aos botes externos da sua pedaleira. Mas realmente difcil sold-lo sem que os dois plos fiquem ligados um no outro, que no caso resultaria num erro. Ento, no meu caso, eu separei o fio de Fora (P; Power) e o Terra (G; Ground) para os botes apenas separando o revestimento de cobre bem ao meio para que o P e o G fiquem bem separados e para que eu tenha mais espao para sold-los apropriadamente. D uma olhada nos crculos vermelhos na foto 2 e veja como eu separei-os. Voc tem que fazer este procedimento para todos os botes numerados que voc pretende usar e tambm para o boto que liga os analgicos. No precisa fazer para os BOTES dos analgicos, porque no precisaremos deles. Por favor, tome muito cuidado quando for separar o revestimento de cobre. Use o multmetro para convenincia.

Procedimento 3: Agora a hora de soldar os fios em todos os botes numerados. Apenas arranhe gentilmente um pouquinho o revestimento de cobre para que a solda grude nele. Primeiro, solde os fios ao eixo-potencimetro (analgico) para conectar o pedal de expresso. Voc poder usar tanto o eixo X quanto o eixo Y, ou os dois, no caso de voc ter dois pedais de expresso. Eu usei o eixo X aqui. Voc no ter que tirar o potencimetro do circuito. Deixe-o l. Apenas solde 3 fios aos 3 pontos atrs do potencimetro como mostra a foto 3. Peo que use fios de cores diferentes para no confundi-lo em achar qual o P (fora), S (sinal) ou G (terra). No meu caso, o P o amarelo, o preto o G e o verde o S. Estes 3 fios sero conectados ao potencimetro do pedal de expresso da sua pedaleira mais tarde. Ns faremos isto depois. Apenas tome cuidado para no conectar dois pontos em um s fio, trazendo curto, enquanto voc solda. H um espao muito pequeno entre um ponto e outro, ento tome muito cuidado.

(ver foto 3)

Depois disto voc deve soldar todos os outros botes numerados aos fios. Lembre-se de fazer o mesmo com o boto que liga os analgicos.

(ver foto 4)

(ver foto 5)

[os pontos e setas verdes esto indicando a separao dos dois pontos]

D uma olhada nas soldas. Os dois pontos tm que estar separados (Procedimento 2), ou ento eles ficaro ligados para sempre (sempre mandando sinal, sem poder deslig-lo). Tenha em mente que nenhum boto poder ficar ligado, pois voc os acionar usando os botes da sua pedaleira.

Procedimento 4: Agora voc conectar um LED externo ao LED correspondente ao acionamento do boto que liga os analgicos. Desencape os fios do LED nos lugares marcados em VERMELHO na FOTO 6 e solde fios para conectar o outro LED que ficar a mostra na parte de cima da sua pedaleira, junto aos botes acionadores.

(ver foto 6)

Isto terminar o seu trabalho com o circuito. Agora a hora de preparar a pedaleira.

Procedimento 5: Agora pegue um cabo estreo e dois pares de plugs estreo fmeas/machos. Conecte os '' plugs machos ao cabo estreo, e solde, claro. Mas antes de conect-los, peo para que faa uma esquematizao dele. Lembre-se qual o G (terra) e os dois outros sinais P e S. Isto porque os plugs fmea sero conectados aos potencimetros que tem 3 pontos (analgico, lembra-se?). Fora, Terra e Sinal. P, G e S, respectivamente.

Procedimento 6: Pegue um pedal de volume e remova todas as conexes dentro dele (obviamente, no retire o potencimetro que encontra-se dentro dele; remova apenas os fios). Substitua o plug mono '' fmea por um plug estreo '' fmea (se este for o caso. Pode ser que j tenha um plug estreo '' fmea no pedal de volume, vai saber). Agora, novamente com a ajuda de um multmetro, determine qual o P, G e o S. Solde fios estes pontos no plug estreo '' fmea. Use fios das mesmas cores que voc usou para soldar no eixopotencimetro (analgico), para P, G e S. A esquematizao do potencimetro do pedal de volume em que liguei :

Fio preto no ponto do meio (centro); G (terra); Fio amarelo no ponto da esquerda; P (fora); Fio verde no ponto da direita; S (sinal);

(ver foto 7)

(ver foto 8)

(ver foto 9)

Na foto 8 e na 9, os fios no correspondem as cores que citei, da forma em que comecei este projeto. Eu tirei-as durante as minhas experimentaes, ento tome cuidado quanto a isto. Na foto 8 e 9, o verde o G (terra), e o branco o S (sinal), os quais deveriam ser preto e verde, respectivamente, correspondendo foto 7. Ento, desta maneira voc conecta o potencimetro do pedal de volume.

Quando as conexes do pedal de volume estiverem prontas, voc ter que conectar o cabo estreo ao plug fmea instalado ao eixo-potencimetro (analgico).

Dois pontos importantes para ser lidos aqui:

1) Se voc usar um BOX/CASE pra sua pedaleira feito de material no condutivo, como plstico ou madeira, ento voc tem que ajustar o 2 plug macho do seu cabo estreo e o 2 plug fmea para o BOX/CASE. Agora, os 3 pontos do plug estreo fmea tem que estar conectado aos 3 pontos do eixo-potencimetro (analgico). Exemplo: os 3 fios que voc j soldou ao P, G e S do eixo-potencimetro tem que ser conectados aos 3 pontos do plug fmea. Use o multmetro novamente para ajudar a achar os pontos P, G e S.

2) No caso de voc usar um BOX/CASE de metal, ento voc no pode ajustar o 2 plug fmea ao BOX/CASE, por que o metal vai conduzir corrente e receber sinais indesejados de outras partes e o eixo ficar flutuando continuamente. Nesse caso, todos vocs tero que no conectar o 2 plug macho ao cabo estreo. Tambm no ser necessrio um 2 plug fmea tambm. Apenas conecte os 3 fios do cabo estreo. Exemplo: os 2 fios e a proteo aos 3 fios soldados ao eixo-potencimetro (analgico). Neste caso voc ter que manter o cabo preso ao BOX/CASE com algum adesivo para que no se solte, caso acontea algum acidente, puxando o cabo ou algo assim. Isto foi o que eu fiz no meu BOX/CASE, por que eu estou usando um case de chapa de metal.

(ver foto 10)

Note que o motivo principal destes casos uma conexo direta entre o eixo-potencimetro e o pedal de volume. Ns estamos usando um cabo estreo apenas pela convenincia que podemos ter de desplugar o pedal de volume da pedaleira. O cabo estreo apenas conecta os dois potencimetros (eixo-potencimetro [analgico] e o potencimetro do pedal de volume). Portanto a fiao tem que estar perfeita. Espero que voc entenda o que eu quis dizer. O sinal do eixo-potencimetro (analgico) tem de passar pelo cabo estreo, e ento ao potencimetro do pedal de volume (tambm pode ser chamado de pedal de expresso). Similar o caso do G (terra) e do S (sinal). Ento faa as conexes apropriadamente ou ento no funcionar!

Procedimento 7: Depois que as conexes do pedal esto completas, conecte os botes da sua pedaleira com os fios soldados em cada um dos botes numerados (visto no Procedimento 2 e instale-os no BOX/CASE da sua pedaleira. Tambm instale o LED externo que conectamos ao LED de indicao da funo do analgico (visto no Procedimento 4. Este LED externo indicar se a funo do analgico estar ligada ou no, que no caso significar que o pedal de expresso estar ligado ou no.

Procedimento 8: Coloque o circuito no BOX/CASE de modo que ele no se desloque. Agora voc j concluiu as partes de fiao e de hardware. Agora cuidaremos da parte Software da pedaleira.

Procedimento 9: Instale os drivers do seu joystick. Conecte o joystick ao seu computador pela porta USB, claro. Com os drivers instalados, v em "Painel de Controle>Controladores de Jogo". Veja se o seu joystick est na lista. Clique nele e v em Propriedades.

(ver foto 11)

Em Propriedades, na guia Testar, voc ver uma janela com os 12 botes e dois eixos. Se voc pressionar qualquer boto da sua pedaleira, o boto que ele representa ir acender. Se o pedal de expresso estiver conectado tambm, se voc moviment-lo pra cima e pra baixo, o eixo X ou Y ir mover-se pra trs/frente, ou pra cima/baixo, dependendo de qual eixo voc usou (no projeto, usamos o eixo Y, ento mover para cima/baixo). Voc ver que o ponto do eixo no segue um trajeto contnuo. Somente fica no meio ou nas posies extremas quando voc opera o pedal. Isto acontece por que os potencimetros no esto no modo analgico. Aqui que surge o uso do boto de funo do analgico e o LED externo. Aperte o boto de funo do analgico e o LED ir acender indicando que a funo est ativada. Agora, mova o pedal e voc ver que o ponto move-se gentilmente em todos os pontos, e para quando seu pedal para. Sendo assim, para usar o pedal de expresso, voc tem de ativar a funo de analgico.

(ver foto 12)

Lembre-se na posio normal. Exemplo: sem pressionar nenhum boto ou mover o pedal, nenhuma luz dever acender (dos botes). E o ponto do eixo tem de estar no centro. Se algum dos nmeros est aceso, isto indica que sua soldagem para aquele boto em particular est errada. Reveja as soldas e o Procedimento 2 novamente. Se tudo estiver corretamente soldado, dever parecer como na foto 13.

(ver foto 13)

Nenhum dos botes esto ligados e os eixos esto centralizados. Este procedimento muito importante para mapear os botes no software MIDI.

Procedimento 10: Baixe os dois softwares:

1) MIDI YOKE: http://www.hitsquad.com/smm/programs/MIDIYoke_NT-XP/ (ou procure por ele no Google)

Este software age como um cabo virtual MIDI. 2) Rejoice (HID TO MIDI): http://www.mediafire.com/?bgbp90mm9my http://www.dioramadesign.net/blog/rejoice-midi-software/ http://wakoopa.com/software/rejoice-hid-to-midi-installer Este software converte os sinais HID que so mandados pelo seu joystick USB para sinais MIDI.

OBS: este programa pode ser substitudo pelo Fergo JoystickMIDI que pode ser encontrado aqui mesmo no FCC. Porm, no poderei dar suporte para ele.

Procedimento 11: Instalando os softwares. Para instalar o MIDI Yoke no Windows Vista, voc ter que desabilitar o UAC e ento instal-lo. Normalmente ter que reiniciar o computador para completar a instalao.

1)

Depois de instalar o MIDI Yoke, instale o Rejoice. Abra o Rejoice.

(ver foto 14)(foto 14)

Em condies normais ou quando nenhum boto pressionado, os valores do joystick so mostrados onde o crculo verde indica na foto 14 e no haver indicaes de nenhum boto pressionado ou eixos sendo movidos no crculo vermelho. Repetindo, isto vlido para condies normais. Dever permanecer dessa forma. Este procedimento muito importante. Ser melhor se voc desconectar seu pedal de expresso agora. No controlador deveria ser plugado, mas assim no haver nenhuma flutuao do eixo enquanto voc estiver mapeando os botes. Voc pode mapear apenas 1 boto por vez.

2) Olhe nas flechinhas vermelhas na foto 14. Selecione Out to midi yoke 1 na caixa de seleo Midi out. E na caixa de seleo Joystick, selecione o driver do seu prprio Joystick. No meu caso, o Microsoft PC-joystick driver.

3) Pressione um boto na pedaleira e voc poder ver o nmero dele na caixa Button, dentro do crculo vermelho indicado na foto 14. Agora o momento de mapear os botes um por um. Aperte e segure um boto e clique em Note On mostrado na flecha preta indicada na foto 14. Enquanto o boto estiver sendo pressionado e a Note On estiver sido selecionada, clique no boto ADD (mostrado na seta preta acima do circulo vermelho na foto 14). Voc ver uma janelinha acima da janela principal do software que um boto com um nmero foi adicionado.

Faa estes procedimentos para todos os botes EXCETO PARA O BOTO DE ACIONAMENTO DO ANALGICO. Este boto no tem que ser adicionado no software, ele tem acionamento prprio para ligar o eixo do analgico.

4) Quando todos os botes tiverem sido mapeados apropriadamente com o Note On, conecte o pedal de volume/expresso no seu controlador. Agora, pressione o boto de acionamento do analgico, o LED acender. Agora, se voc operar o pedal, ver que os valores do eixo dentro do crculo verde e no crculo vermelho indicados na foto 14 esto mudando. Agora desligue o acionamento do analgico, o LED dever desligar, e opere seu pedal novamente. Desta vez, haver somente 3 valores.

Coloque em modo analgico novamente, o LED acender, e selecione a caixa Controller Change no software. Esta ser a mensagem (sinal) CC, ou seja, Mensagem Contnua. Este tipo de mensagens so mais usadas para mapear sinais de potencimetros.

Depois de colocar na opo Controller Change, mova o pedal um pouco ou mantenha-o pressionado e ento selecione o boto ADD do software. Agora os sinais do pedal de expresso esto mapeados.

Opere o pedal de expresso e voc ver um nmero de sinais na janela abaixo, sendo enviados ao MIDI Yoke 1.

5) Confira se para todos os botes pressionados um por um existe um sinal sendo mandado ou no. Voc poder conferir isto na janela abaixo do software. Para o pedal de expresso dever existir sinais contnuos sendo mandados quando o pedal est sendo operado no modo analgico.

Procedimento 12: Abra o software Guitar Rig.

V na guia File>Audio and Midi settings, clique no boto/guia MIDI e coloque o Input from Midi Yoke 1 em ON (normalmente dever estar em OFF), como mostra a foto 15 e pressione OK.

(ver foto 15)

Procedimento 13: Agora usando a funo LEARN, (boto OPTIONS, guia CONTROLLER) atribua os botes de acordo com a sua preferncia clicando em LEARN e ento apertando o boto. O mesmo serve para o pedal de expresso. Aperte LEARN e opere o pedal, mostrar um smbolo como esse: CC#--.

OBS: Para usar a sua pedaleira caseira que acabou de construir com os VSTs que suportam controladores MIDI, voc dever deixar aberto o Rejoice. Nada no controlador funcionar sem o software Rejoice aberto.

Espero que meus procedimentos tenha ajudado voc para pegar a idia. Desejo tudo de bom para que voc faa sua prpria verso deste Controlador Midi. Peo, humildemente, para que voc faa upload dos seus vdeos para que eu possa conhecer e ver as improvisaes que vocs fizeram. Peo tambm que mande-me e-mail (em ingls) no caso de alguma dvida.

Вам также может понравиться