Вы находитесь на странице: 1из 2

GUA

A gua um dos melhores solventes na natureza, capaz de dissolver uma infinidade de substncias, como sais, gases, acares, protenas, etc. Essa alta capacidade de dissolver substncias deu gua a caracterstica de solvente universal.

Para ocorrer a dissoluo de substncias preciso que haja a atrao de uma poro negativa da gua pela parte positiva da substncia e tambm a atrao de um fragmento positivo da gua pela negativa da substncia. As substncias dissolvidas reagem com mais facilidade, isso acontece porque quando as partculas esto dispersas em contnuo deslocamento cresce a possibilidade de entrar em contato com outras partculas, com isso as substncias decompostas podem ser carregadas para as diversas partes da clula ou do corpo. As molculas de gua (solvente) penetram entre as partculas do soluto, que pode ser um sal, acar, etc. Quando penetram na partcula, as molculas de gua promovem a separao das partculas, dissolvendo-as. A mistura formada chamada de soluo.

Substncias hidrofbicas As substncias hidrofbicas (do grego, hidro = gua, phobos = medo) possuem averso gua. elas so insolveis em gua. As molculas hidrofbicas normalmente no so polarizadas, portanto no h atrao entre elas e as molculas de gua, dessa forma no interagem. Substncias hidroflicas As substncias hidroflicas (do grego, hidro = gua, philos = amigo) possuem afinidade com a molcula de gua e so solveis nela. Isso ocorre porque as molculas hidroflicas so polarizadas. Como a gua uma molcula dipolar, ou seja, possui carga positiva e negativa, pode se ligar tanto molculas de carga positiva como de carga negativa.

CIDO ACTICO
O cido actico o principal componente do vinagre, conferindo-lhe seu sabor azedo caracterstico O cido actico um lquido incolor, em temperatura ambiente, de cheiro penetrante, sabor azedo, solvel em gua, lcool e ter; sendo o cido carboxlico mais conhecido. Seu nome oficial cido etanoico e sua frmula qumica est representada baixo:

Quando concentrado, o cido actico muito txico. Seu ponto de fuso 16,7 C e seu ponto de ebulio de 118,1 C. Se estiver abaixo do ponto de fuso, ou seja, no estado slido, ele muitas vezes denominado cido actico glacial, pois se apresenta como cristais brilhantes, incolores, transparentes, com aspecto de gelo.

O cido actico o principal componente do vinagre, sendo o responsvel por seu sabor azedo; da o seu nome: do latim acetum, que significa vinagre. No vinagre, ele aparece em solues a 4% em volume de cido actico, em mdia. Alm do seu uso no vinagre, o cido etanoico tambm usado como solvente, largamente empregado em laboratrio como cido fraco, como tempero, em tinturaria, perfumaria, na produo de corantes, na fabricao de acetonas, em tintas, na seda sinttica, na produo de acetato de vinila (do qual se obtm o plstico PVA), na produo de steres, de acetato de celulose (fibras txteis), de acetatos inorgnicos, de anidrido actico e cloreto de etila (usados em snteses orgnicas) e em medicamentos. O cido actico tambm encontrado na sua forma esterificada em animais e vegetais. Ele produzido principalmente por meio de fermentao, isto , por meio da oxidao do etanol na presena de bactrias. Porm, sua primeira obteno foi por meio de destilao. Um terceiro modo de produzi-lo industrialmente por meio da hidratao do acetileno.

Вам также может понравиться