Вы находитесь на странице: 1из 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO DEPARTAMENTO DE EDUCAO FSICA CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAO FSICA

ALINE DA CONCEIO GALVO FORTES

Ginstica de Demonstrao: Ginstica Geral

SO LUIS MA 2013

ALINE DA CONCEIO GALVO FORTES

Ginstica de Demonstrao: Ginstica Geral

Atividade complementar apresentada como requisito para a obteno de nota parcial da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Ginstica do curso de Educao Fsica da Universidade Federal do Maranho UFMA, ministrada pelo Professor Dr. Raimundo Nonato Assuno Viana.

SO LUIS 2013

Ginstica de Demonstrao: Ginstica Geral


O corpo constitudo pelo conjunto de tecidos que em si formam um conjunto de rgos que so regidos por um ncleo central onde este direciona comandos que so respondidos em forma de movimentos. O msculo esqueltico o sistema que mais responde a esses comandos, a resposta mecnica a esse estmulo o movimento. Sendo assim, o ser humano possui um repertrio inimaginvel de movimento, a todo instante estamos nos movimentando, andamos, corremos, sentamos, escrevemos entre outros movimentos considerados simples ou complexos. No sculo XIX, perodo que compreende a Revoluo Industrial, o corpo entendido como ferramenta de trabalho e que deveria ser utilizado para a obteno de lucro. Como afirma Manacorda: Devido crescente interveno da cincia como fora produtiva... a mquina realiza as operaes do homem, j reduzido a um simples acessrio da mquina. (Manacorda, 2002, p.270). A preocupao do homem com o corpo surge a partir do momento em que este se torna doente e incapaz de realizar suas atividades laborais gerando com isso certos prejuzos e atrasos s indstrias. A histria da Educao Fsica e da Ginstica surge da necessidade de educar o corpo para o seu funcionamento em um mundo capitalista que visa apenas o lucro, deixando de lado a funo biolgica do corpo relacionada manuteno da sade. Com essa preocupao cada vez mais frequente vemos na Ginstica Geral uma alternativa para a sade e bem estar fsico e mental do indivduo. Ginstica Geral ou Ginstica de Demonstrao tem como principal caracterstica a ausncia de competio promovendo a integrao de pessoas e grupos atravs de atividades ldicas e de lazer, sendo apresentadas em conjunto ou grupos formados por pessoas que no possuem tcnica ou que possuem, mas no competem mais por causa da idade, ou simplesmente por interesse comum em praticar a Ginstica. uma modalidade que permite a participao de todos sem distino, propiciando a prtica de exerccios fsicos capazes de contribuir para um melhor estilo de vida, mais saudvel e prazeroso. A Ginstica Geral pode ser praticada na escola como contedo da disciplina Educao Fsica assim como, tambm, atividade de lazer como Paoliello (2008, p. 108) descreve: [...] a Ginstica Geral torna-se mais uma opo de lazer medida que se apresenta como algo a ser praticado por prazer, por divertimento, fora do circulo das obrigaes cotidianas [...]. Na escola, a Ginstica Geral abrange todos os elementos da ginstica, elementos caractersticos do ser humano como o correr, saltar, girar, equilibrar que so necessrios para o desenvolvimento da criana. Ginstica Geral com sentido pedaggico: espao de vivncia de valores humanos que possibilita a apropriao dos elementos da cultura corporal considerados relevantes pelo grupo social, com o objetivo de aumentar os recursos motores que permitem interagir de melhor forma com as pessoas as quais fazem parte da comunidade qual o participante pertence. (PAOLIELLO, 2008, p. 64).

Porm, tratar a Ginstica na escola no um tema fcil, devido a alguns tabus em nossa sociedade que considerar a Ginstica um esporte tipicamente feminino. Esse tema, a questo do gnero na Ginstica, significa preconceito na prtica desse esporte que envolve todos os contedos da cultura corporal e do desenvolvimento motor e social. Importantes temas abordados nas aulas de Educao Fsica e que geralmente no so reconhecidos pela populao. Assim cabe a ns professores revertemos a situao e preparar um contedo programtico que no seja capaz de fazer distines entre gnero masculino e feminino na prtica da Ginstica Geral. Apresentando aos alunos os fundamentos da ginstica associado s caractersticas da Ginstica Geral, os alunos sero capazes de executar movimentos que fazem parte do mundo da Ginstica seja ela de competio, conscientizao corporal ou de condicionamento fsico. Desta forma, as atividades proporcionaro s crianas a possibilidade de conhecimento do seu corpo e o do colega, desenvolvendo um respeito mtuo e aperfeioando os valores e normas presentes na sociedade. Esses princpios quem envolvem as aulas de Educao Fsica constituem fundamentos bsicos de vida em sociedade, essencial para a formao do cidado. A prtica da Ginstica geral na escola, no acrescenta somente valores ticos, mas principalmente proporciona momentos de aprendizagem das diversas formas de movimento que o corpo capaz de produzir. Oferecer essas oportunidades s crianas atravs da Ginstica Geral como prtica pedaggica o desenvolvimento da identidade corporal, fazendo com que elas percebam as diferenas entre um e outro, as possibilidades que cada um tem, a aceitao do seu prprio corpo e o respeito pelo outro. O exemplo que a Ginstica pode acrescentar na vida das pessoas, seja na vida escolar, na prtica da Ginstica Demonstrativa ou em qualquer outra modalidade ou mesmo em sociedade o respeito com o prximo, os valores humanos tornam a vida em sociedade mais dinmica tornando o ambiente mais agradvel e menos competitivo.

REFERENCIAS

GAIO, Roberta. et al. (Org). A Ginstica em questo: corpo e movimento. 2. Ed. So Paulo: Phorte Editora, 2010.

MANACORDA, Marcos Alighiero. Histria da educao: da antiguidade at nossos dias. Gaetano Lo Monaco (trad) 10 ed. So Paulo: Cortez, 2002.

PAOLIELLO, Elizabeth. Ginstica Geral: experincias e reflexes. So Paulo: Phorte Editora, 2008.

Вам также может понравиться