Вы находитесь на странице: 1из 17

O Espao Areo e Extra-Atmosfrico

Conjunto de normas de carter internacional que versa sobre o espao areo, sua explorao e uso. Enquanto vrios Estados no possuem territrios martimos e acesso direto ao mar, por terem seus territrios completamente rodeados por terra, todos os Estados tm o seu respectivo espao areo, da porque lhe so conferidas maior autonomia.

O espao areo tem a mesma dimenso horizontal que a soma dos espaos terrestres e martimos postos sob a soberania do Estado. As divergncias encontram-se no estabelecimento dos limites verticais do espao areo e extra-atmosfrico.

Embora no exista uma delimitao precisa de onde termina o espao areo e o onde tem incio o espao extra-atmosfrico, costumase adotar a ideia de que o espao areo aquele em que uma aeronave consegue sobrevoar mediante propulso prpria.
Da porque os regimes jurdicos dos espaos areo e extra-atmosfrico so distintos. Isto porque enquanto o primeiro determinado em consonncia com a superfcie terrestre e martimo subjacente, o segundo apresenta traos semelhantes ao alto-mar.

Liberdade do espao areo vs. Soberania do Estado. No espao areo sobrejacente ao seu territrio e seu mar territorial, o Estado exerce soberania em regime de plenitude. Diferente do mar territorial, no h no espao areo o direito de passagem inofensiva por parte de aeronaves estrangeiras. A passagem pelo espao areo s assegurada aos que possuem prvia autorizao do Estado.

No que diz respeito aos espaos areos sobre os quais nenhum Estado exerce poderes de soberania (os sobrejacentes ao alto mar e s regies rtica e Antrtica), a situao oposta, sendo permitido o sobrevo sem a necessidade de autorizao.

A regulao jurdica tem incio com a Conveno de Paris de 1919. Conveno de Varsvia em 1929; Conveno de Chicago de 1944, que instituiu a Organizao da Aviao Civil Internacional, manteve a regra da soberania absoluta e exclusiva do Estado sobre o espao areo sobrejacente ao seu territrio e proclamou, ainda, o sistema das cinco liberdades.

A navegao area internacional baseia-se nesse sistema, adotado na Conveno de Chicago de 1944 pela OACI, Organizao da Aviao Civil Internacional, com sede em Montreal, que objetiva uniformizar as regras concernentes ao espao areo. 1- O Estado subjacente tm o direito de proibir vos em certas reas, por segurana. 2A de escala tcnica, quando o pouso seja necessrio. 3De desembarcar passageiros e mercadorias provenientes do Estado patrial da aeronave. 4- A de embarcar passageiros e mercadorias com destino ao Estado patrial da aeronave. 5- Enseja que haja maior entrosamento sobre o trafego areo, com embarque e desembarque de passageiros e mercadorias de qualquer pas membro da OACI

As cinco liberdades podem ser subdivididas em duas de ordem tcnica e trs de ordem comercial. As duas liberdades de natureza tcnica so as liberdades de sobrevo e a liberdade de efetuar escalas. A liberdade de sobrevo permite s aeronaves de um Estado sobrevoar o territrio de outro Estado, sem fazer escalas. A liberdade de efetuar escalas assegurada quando o pouso seja indispensvel (ex. abastecimento, conserto da aeronave, etc.)

As liberdades comerciais so: (3) desembarcar passageiros e mercadorias provenientes do Estado de nacionalidade da aeronave; (4) exata contrapartida da terceira, a de embarcar passageiros e mercadorias com destino ao Estado de nacionalidade da aeronave. Essas duas liberdades (3 e 4) normalmente vm quase sempre como consequncia de tratado bilateral. (5) dependente de ajuste especial, reclama entrosamento maior entre dois pases: com ela, cada um deles permite que as aeronaves do outro embarquem e desembarquem, em seu territrio, passageiros e mercadorias com destino a - ou provenientes de - outros pases membros da OACI.

Aeronave definida como todo o aparelho manobrvel em vo, apto a se sustentar, a circular no espao areo mediante reaes aerodinmicas, e capaz de transportar pessoas ou coisas. O estatuto jurdico internacional das aeronaves muito se assemelha ao dos navios, na medida em que exige que as aeronaves possuam matrcula e nacionalidade. Aeronaves podem ser pblicas ou privadas, aplicando a mesma regra de soberania aplicada aos navios.

Conveno de Tquio, de 1963, sobre infraes praticadas a bordo de aeronaves. Conveno de Haia, de 1970, para represso do apoderamento ilcito de aeronaves. Conveno de Montreal, de 1971, para represso dos atos ilcitos contra a aviao civil.

Protocolo de Montreal, de 1984, contra os abusos do Estado na preservao de sua segurana territorial. pacfico o entendimento de que a empresa area transportadora no tem responsabilidade pela prtica do crime de pirataria ou terrorismo areo, porque as medidas de segurana da aviao so de responsabilidade das autoridades pblicas.

A colocao em rbita do satlite artificial, Sputnik, pela URSS, em 1957, e a chegada do Homem na Lua, em 20 de Julho de 1969, iniciaram as tratativas no setor, assim, discriminadas: Tratado sobre espao exterior, de 1967, na ONU, que prescreve a liberdade do espao extraatmosfrico e dos corpos celestes. Acordo sobre recolhimento de Astronautas, em 1968, na ONU. Conveno sobre a responsabilidade pelos danos causados por engenhos espaciais, de 1972, na ONU.

Conveno sobre registro Internacional de objetos lanados no espao exterior, em 1975, na ONU.

Conveno sobre as atividades dos Estados na Lua e em outros corpos celestes (Tratado da Lua), de 1979 determina que a utilizao do espao extra-atmosfrico deve ser realizada para fins pacficos, proibindo o lanamento na rbita da Terra de engenhos de armas nucleares ou de destruio em massa. Estas duas ltimas Convenes, estabelecem que a Lua s deve ser utilizada para fins pacficos, vedando a proibio de armamentos nucleares ou de destruio em massa.

Regime jurdico: res communis, de no apropriao e de liberdade de utilizao. Sendo permitida a explorao por qualquer Estado, desde que para fins pacficos, sem violao de normas do Direito Internacional.

Вам также может понравиться