Вы находитесь на странице: 1из 45

CONEP UFSJ Parecer No 072/2011 Aprovado em 10/10/2011

Projeto Pedaggico de Curso PPC do

Bacharelado em Cincia e Tecnologia (BCT)

So Joo del-Rei, outubro de 2011 Universidade Federal de So Joo del-Rei, UFSJ Campus Alto Paraopeba, CAP/UFSJ

1) Apresentao Os Bacharelados Interdisciplinares (BIs) so programas de formao em nvel de graduao de natureza geral, que conduzem a diploma, organizados por grandes reas do conhecimento, entendidas como campos de saberes, prticas, tecnologias e conhecimentos, definidos de modo amplo e geral, em termos de (...) afinidade de seus objetos, mtodos cognitivos e recursos instrumentais . Constituem exemplos de grandes reas: Artes; Cincias da Vida; Cincia e Tecnologia; Cincias Naturais e Matemticas; Cincias Sociais; Humanidades e outros (Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares, SESU/MEC/2010; CNE, 2011 Anexo I). No Brasil, resultam de movimento nacional de discusso curricular, desenvolvido a partir de 2007, sob a liderana de algumas reitorias (em especial UFBA e UnB) e da Secretaria de Educao Superior do MEC. A Universidade Federal do ABC, UFABC, e os termos do Decreto que instituiu o Programa Nacional de Expanso e Inovao do Ensino Superior, REUNI, so demonstraes do espao conquistado pela proposio desse novo tipo de desenho curricular. O BI configura uma formao cultural mais ampla, com formato menos rgido, que permite que o acesso cultura acadmica se d sem a necessidade de definio precoce por uma profisso. O contato com reas e subreas de conhecimento sero o ambiente propcio para a opo profissional posterior. Os BIs conferem diplomao nas grandes reas que poder ser vinculada a campos de saberes e prticas definidos, na forma de nfase, opo ou rea de concentrao. Podero, ainda, caracterizar-se como etapa inicial de formao, em primeiro ciclo, vinculada a carreiras acadmicas e profissionais, em segundo ciclo (como o caso do Bacharelado em Cincia e Tecnologia apresentado neste PPC). Os BIs objetivam formao com foco na interdisciplinaridade, buscando privilegiar o dilogo entre reas de conhecimento e entre componentes curriculares, estruturando trajetrias formativas na perspectiva de uma alta flexibilizao curricular.

2) Histrico do curso Em 2007, uma Comisso foi nomeada pelo MEC especialmente para discutir a concepo do Campus Alto Paraopeba (Portaria No. 313/2007/Secretaria de Educao Superior, SESu/MEC, de 12 de abril de 2007 Anexo II). Constituda por Helvcio Luiz Reis (Presidente), Agenor Fleury, Augusto Galeo, Claudio Habert, Edson Watanabe, Evando Mirra, Helio Waldman e Marco Antnio Tourinho Furtado, a comisso foi instalada no Departamento de Desenvolvimento da SESu. Os trabalhos da Comisso foram contemporneos ao processo de constituio da UFABC,

Universidade Federal do ABC, sediada em Santo Andr, na Grande So Paulo. A base da organizao da graduao na UFABC a concepo de bacharelado interdisciplinar, notadamente o Bacharelado em Cincia e Tecnologia que, naquela instituio, constitui o primeiro ciclo de formao, ao qual se dirigem todas as vagas de ingresso na graduao. Ao longo do segundo semestre de 2007, o professor Marco Antnio Tourinho Furtado, membro da Comisso do MEC, prestou assessoria Pr-Reitoria de Ensino de Graduao da UFSJ (PROEN), no sentido da definio final de especificidades que comporiam a proposta de diretrizes para o Campus Alto Paraopeba e de estrutura curricular para o BCT. Em 2008, conforme consta na Resoluo/CONSU n 003, de 18 de fevereiro de 2008 (Anexo III), a UFSJ criava o Campus Alto Paraopeba (CAP), definia e aprovava suas diretrizes. Cabia ao CAP oferecer cinco opes de formao profissionalizante, Engenharias de Bioprocessos, Civil, Mecatrnica, Qumica e de Telecomunicaes, todas elas articuladas em uma formao de primeiro ciclo, o Bacharelado de Cincia e Tecnologia (BCT). Mais recentemente, com a constituio das Coordenadorias de Curso e o adiantar das contrataes de docentes para o CAP, a PROEN, por meio da Portaria No. 002/2010 (Anexo IV), de 17 de maro de 2010, nomeou a Comisso de Reviso Curricular dos Cursos de Graduao do Campus Alto Paraopeba. Constituda por Murilo Cruz Leal (Pr-Reitor de Ensino de Graduao), os Coordenadores de Curso Juliano Lemos Bicas, Heraldo Nunes Pitanga, Fernando de Oliveira de Souza, Marcelo da Silva Batista, Gustavo Fernandes Rodrigues, e os docentes representantes das grandes reas de conhecimento articuladas no BCT1, Gustavo Leal Toledo (Meio Ambiente e Mundo Humano), Mariana Garabini Cornelissen (Representao, Simulao e Tratamento de Dados) e Rafael Csar Russo Chagas (Matria e Energia), teve a funo de rever os PPCs originais, constitudos fundamentalmente por consultorias externas. Desse trabalho, surge esta verso do Projeto Pedaggico do Curso de Bacharelado em Cincia e Tecnologia, BCT.

3) Justificativa Uma vez que as atividades cientficas, tcnicas e profissionais sofrem rpidas e grandes modificaes nos tempos atuais, a diplomao oferecida com o BCT coloca-se como alternativa e possibilidade de uma formao mais breve e geral, sem cunho profissionalizante (em primeiro ciclo), sem prejuzo da oferta de diplomao profissionalizante em uma das cinco engenharias mencionadas (com o segundo ciclo). A integralizao curricular e diplomao no BCT articulam-se s contingncias contemporneas do mundo do trabalho, caracterizado por expressiva mediao pela cincia e pela tecnologia e por

Conforme conjuntos de conhecimentos indicados e definidos na p. 9 das Diretrizes Gerais do CAP.

alteraes estruturais e metodolgicas em curto prazo. Articulam-se ainda a diversos programas de ps-graduao, no pas e no exterior, focados em C&T e Desenvolvimento.

Em termos de regulamentao, a Secretaria de Ensino Superior (SESu) do MEC apresentou proposta de Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares Cmara de Educao Superior do Conselho Nacional de Educao, CNE, em sua reunio de 07 de julho de 2010; tais Referenciais tiveram sua aprovao no CNE em reunio de 06 de julho de 2011.

4) Objetivos A formao no BCT tem carter generalista e multidisciplinar, oferecendo conhecimento de contedos bsicos que fundamentam a prtica no campo das Cincias Exatas e Engenharia. Na formao no BCT so priorizadas as bases de Cincia e Tecnologia (C&T) em vigor na contemporaneidade com foco em Matemtica, Estatstica, Computao, Fsica e Qumica, em vinculao com fundamentos tecnolgicos das Engenharias oferecidas no Campus Alto Paraopeba: Bioprocessos, Civil, Mecatrnica, Qumica e Telecomunicaes. A formao busca ainda a constituio de espaos destacados para a reflexo filosfica e humanstica. A noo e a prtica da sustentabilidade so postas em destaque, enquanto princpio organizador e na forma de unidades curriculares (a disciplina Meio Ambiente e Gesto para a Sustentabilidade e o Trabalho de Contextualizao e Integrao Curricular). Nesse sentido, o modo como o desenvolvimento cientfico e tecnolgico se articula ou deixa de se articular com o bem comum, coletivo, deve ser permanentemente problematizado. O Bacharelado em Cincia e Tecnologia visa formao acadmica em carter amplo, interdisciplinar, no limitada a campo profissional especfico. A formao assim constituda prepara sujeitos com expectativas e potencial abertos, flexveis, atentos para diferentes frentes de oportunidades: de trabalho e de continuao de estudos. O Bacharel em Cincia e Tecnologia, caracterizando uma formao de novo tipo no Pas, sem correlao com uma profisso regulamentada, ter como espaos de atuao o mundo acadmico, posies de colaborao e gesto em equipes de C&T, rgos pblicos e empresas privadas ou de capital misto cuja atividade produtiva seja baseada em C&T. Como portador de diploma de Ensino Superior, o graduado em BCT poder ainda assumir posio dentre ampla diversidade de opes no mundo do trabalho.

5) Perfil do egresso O Bacharel em Cincia e Tecnologia um profissional capaz de identificar e resolver problemas, enfrentar desafios e responder a novas demandas sociais relativas a C&T; atuar em reas de fronteira e interfaces das diferentes disciplinas e campos de saber presentes em sua formao; ter atitude investigativa, de prospeco, de busca e produo do conhecimento; apresentar capacidade de trabalho em equipe e em redes; reconhecer especificidades problemas e potencialidades regionais ou locais em C&T. Mediante conjunturas e desafios, o egresso do BCT deve ser capaz de mobilizar as bases cientficas de sua formao, sempre atento para a reflexo filosfica e humanstica referente s questes de C&T. Ele deve priorizar a sustentabilidade, o bem comum, os interesses da coletividade.

6) Competncias e habilidades Em conformidade com os Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares, as seguintes competncias, habilidades, atitudes e valores devero integrar o perfil dos egressos dos BCT: 1. capacidade de identificar e resolver problemas, enfrentar desafios e responder a novas demandas da sociedade contempornea; 2. capacidade de comunicao e argumentao em suas mltiplas formas; 3. capacidade de atuar em reas de fronteira e interfaces de diferentes disciplinas e campos de saber; 4. atitude investigativa, de prospeco, de busca e produo do conhecimento; 5. capacidade de trabalho em equipe e em redes; 6. capacidade de reconhecer especificidades regionais ou locais, contextualizando e relacionando com a situao global; 7. atitude tica nas esferas profissional, acadmica e das relaes interpessoais; 8. comprometimento com a sustentabilidade nas relaes entre cincia, tecnologia, economia, sociedade e ambiente; 9. postura flexvel e aberta em relao ao mundo do trabalho;

10. capacidade de tomar decises em cenrios de impreciso e incerteza; 11. sensibilidade s desigualdades sociais e reconhecimento da diversidade dos saberes e das diferenas tnico-culturais; 12. capacidade de utilizar novas tecnologias que formam a base das atividades profissionais associadas a sua formao; 13. capacidade de empreendedorismo nos setores pblico, privado e terceiro setor.

7) Oferecimento: 7.1) Grau Acadmico Bacharelado. 7.2) Modalidade Educao Presencial (EDP). 7.3) Titulao Bacharel em Cincia e Tecnologia.

8) Nmero de vagas oferecidas pelo curso Todos os alunos ingressantes na graduao da UFSJ nas vagas oferecidas no Campus Alto Paraopeba esto diretamente vinculados possibilidade de diplomao no BCT. So 250 (duzentas e cinqenta vagas) oferecidas no turno noturno, nos primeiros semestres, e 250 (duzentas e cinqenta) vagas oferecidas no turno integral, para incio de curso no segundo semestre letivo de cada ano. As vagas so distribuidas igualmente, sendo 50 (cinquenta) para cada um dos cursos de Engenharia associados ao BCT. Ao ingressar na UFSJ, o aluno se matricula no curso de sua opo, conforme realizada durante o processo seletivo.

9) Matriz curricular A matriz curricular do curso de BCT contempla uma formao generalista e multidisciplinar, oferecendo conhecimento de contedos bsicos que fundamentam a prtica no campo das Cincias Exatas e Engenharia, bem como uma fundamentao humanstica, dirigida especialmente compreenso do modus operandi da cincia e das implicaes socioambientais das atividades cientficas e tecnolgicas; pretendeu-se ainda favorecer a flexibilidade e a mobilidade estudantil j que permite aos alunos escolher parte significativa dos contedos que

iro cursar, assim como a Instituio de Ensino Superior para cursar tais contedos ou at mesmo continuar seus estudos e obter nova diplomao. A matriz curricular do BCT totaliza 2.404 h (duas mil e quatrocentas e quatro horas), divididas nas seguintes classes de atividades:

ESTRUTURA CURRICULAR DO BC&T

Descrio Unidades Curriculares Obrigatrias Unidades Curriculares Eletivas Trabalho de Contextualizao e Integralizao Curricular I e II (TCIC I e TCIC II) Atividades Complementares

Carga Horria 1.080 h (45%) 1.080 h (45%) 144 h (6%) 100 h (4%) 2.404 h (100%)

Para integralizar a formao corresponde ao diploma de Bacharel no BCT, alm de cursar o conjunto de Unidades Curriculares Obrigatrias, o aluno dever cursar outras tantas, na forma de Unidades Curriculares Eletivas, at atingir ou ultrapassar o total de 2.400 (duas mil quatrocentos) horas. As Unidades Curriculares Eletivas do BCT so quaisquer unidades curriculares oferecidas pela UFSJ ou por outras Instituies de Ensino Superior credenciadas pelo MEC. A carga-horria de 1080 horas associada ao conjunto de Unidades Curriculares Eletivas deriva-se da soma de cargas-horrias de 15 unidades curriculares de 72 horas. Certamente, esta cargahorria total poder constituir-se por meio de outros arranjos, envolvendo, por exemplo, unidades curriculares de 36 e/ou 54 horas. O aluno que desejar constituir uma nfase no BCT dever optar por unidades curriculares eletivas que dem o carter desejado a sua formao. Pelas opes de formaes profissionalizantes no CAP, as reas de maior nfase naquela unidade acadmica so as de Bioprocessos, Engenharia Civil, Mecatrnica, Qumica e Telecomunicaes. O curso tem durao mnima de 3 (trs) anos, mdia de 3 (trs) anos e mxima 4,5 (quatro e meio). 9.1) Estrutura curricular A tabela seguinte apresenta o conjunto de Unidades Curriculares Obrigatrias do BCT. Elas so tambm obrigatrias e comuns nos cinco cursos de Engenharia do Campus Alto Paraopeba,

caracterizando, em conformidade com as Diretrizes do Campus, a formao geral de todo o corpo discente do CAP.

CINCIA E TECNOLOGIA (Integral e Noturno) Grau acadmico: BACHARELADO Criado pela Resoluo CONSU n 026, de 06/08/2007. Currculo 2010 Portaria 1127/2010 da Reitoria CARGA HORRIA 72 36 54 18 72 72 72 72 36 36 72 72 72 72 72 72 36 72 72

PERODO

CDIGO CT003 CT004 CT005 CT006 CT007 CT008 CT009 CT010 CT011 CT012 CT014 CT015 CT016 CT021 CT017 CT018 CT020 CT019 CT001

UNIDADES CURRICULARES OBRIGATRIAS Clculo Diferencial e Integral I Metodologia Cientfica Qumica Geral Qumica Geral Experimental Geometria Analtica e lgebra Linear Algoritmo e Estrutura de Dados I Clculo Diferencial e Integral II Fenmenos Mecnicos Indivduos, Grupos e Sociedade Global Meio Ambiente e Gesto para a Sustentabilidade Clculo Diferencial e Integral III Estatstica e Probabilidade Fenmenos Trmicos, Ondulatrios e Fluidos Equaes Diferenciais A Clculo Numrico Fenmenos Eletromagnticos Cincia, Tecnologia e Sociedade Administrao e Economia para Engenheiros Trabalho de Contextualizao e Integralizao Curricular I Trabalho de Contextualizao e Integralizao Curricular II Atividades complementares UNIDADES CURRICULARES OBRIGATRIAS CARGA HORRIA DE ELETIVAS CARGA HORRIA TOTAL

CT002 CT013

72 100 1.324 1.080 2.404

9.2) Fluxograma do Curso de BCT As unidades curriculares obrigatrias do BCT, com exceo do Trabalho de Contextualizao e Integralizao Curricular, TCIC, so tambm obrigatrias nos cursos de Engenharia oferecidos no CAP. O TCIC constitui componente prprio e caracterstico da formao no BCT. 1 Perodo 2 Perodo 3 Perodo Clculo Diferencial e Integral III (72h) 4 Perodo Equaes Diferenciais A (72h) 5 Perodo Clculo Numrico (72h) 6 Perodo Economia e Administrao para Engenheiros (72h) Meio Ambiente e Gesto para a Sustentabilidade (36h) TCIC II (72h)

Geometria Estatstica e Analtica e Probabilidade lgebra Linear (72h) (72h) Clculo Diferencial e Integral I (72h) Algoritmos e Estrutura de Dados I (72h) Qumica Geral (54h) Clculo Diferencial e Integral II (72h) Fenmenos Mecnicos (72h) Indivduos, Grupos e Sociedade Global (36h)

Fenmenos Fenmenos Trmicos, Eletromagntic Ondulatrios e os (72h) Fluidos (72h) Cincia, Tecnologia e Sociedade (36h)

TCIC I (72h)

Atividades complementares 100h

Qumica Geral Experimental (18h) Metodologia Cientfica (36h) Eletiva (36h) CH Semestral: 360 h

Eletivas (108 h)

Eletivas (216 h)

Eletivas (180 h)

Eletivas (288 h)

Eletivas (252 h)

360 h

360 h

360 h

432 h

532 h

TOTAL = 2.404

A carga-horria de Eletivas por semestre letivo no precisa, necessariamente, obedecer aos valores indicados na tabela. O fundamental que seu nmero total atenda o mnimo de horas suficiente para se atingir a integralizao do mnimo de 2.400 horas que caracteriza a titulao de bacharel.

9.3) Ementrio das Unidades Curriculares Obrigatrias do BCT

Currculo 2010 Perodo 1o Tipo Obrigatria

Unidade curricular Geometria Analtica e lgebra Linear Carga Horria Terica 72 h Prtica 0h Total 72 h Pr-requisito

Departamento CAP Cdigo BCT106 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

lgebra Vetorial. Retas e Planos. Matrizes. Clculo de determinantes. Espao vetorial Rn. Autovalores e Autovetores de Matrizes. OBJETIVOS Propiciar aos alunos a capacidade de interpretar geometricamente e espacialmente conceitos matemticos e de interpretar problemas e fenmenos, abstraindoos em estruturas algbricas multidimensionais. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. SANTOS, R. J. lgebra Linear e Aplicaes. Belo Horizonte: Imprensa Universitria da UFMG, 2006. 2. RORRES, C.; HOWARD, A. lgebra Linear com Aplicaes. 8 ed. Porto Alegre: Bookman. 2001. 3. SANTOS, N. M. Vetores e Matrizes: uma introduo lgebra linear. 4 ed. So Paulo: Thomson Learning. 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. SANTOS, F. J.; FERREIRA, S. Geometria Analtica. Porto Alegre: Bookman, 2009. 2. BOULOS, P.; CAMARGO, I. Geometria Analtica: um tratamento vetorial. 2 ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1987. 3. STEINBRUCH, A.; WINTERLE, P. lgebra Linear. 2 ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1987. 4. POOLE, D. lgebra Linear com Aplicaes. So Paulo: Thomson Pioneira. 2004. 5. LIPSCHUTZ, S. lgebra Linear: teoria e problemas. 3 ed. So Paulo: Makron Books, 1994.

Currculo 2010 Perodo 1o Tipo Obrigatria

Unidade curricular Clculo Diferencial e Integral I Carga Horria Terica 72 h Prtica 0h Total 72 h Pr-requisito

Departamento CAP Cdigo BCT101 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

Nmeros Reais e funes Reais de uma varivel Real. Limites. Continuidade. Derivadas e aplicaes. Antiderivadas. Integral Definida. Teorema Fundamental do Clculo. OBJETIVOS Propiciar o aprendizado dos conceitos de limite, derivada e integral de funes de uma varivel real. Propiciar a compreenso e o domnio dos conceitos e das tcnicas de Clculo Diferencial e Integral. Desenvolver a habilidade de implementao desses conceitos e tcnicas em problemas nos quais eles se constituem os modelos mais adequados. Desenvolver a linguagem matemtica como forma universal de expressar a Cincia. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. STEWART, J. Clculo. 6a ed. So Paulo: Cengage Learning. 2009. Vol. 1. 2. ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Clculo. 8a ed. Porto Alegre: Bookman. 2007. Vol. 1. 3. THOMAS, G. B.; FINNEY, R.; WEIR, M. D.; GIORDANO, F. R. Clculo de George B. Thomas. 10a ed. New Jersey: Prentice-Hall. 2002. Vol. 1. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. SIMMONS, G. F. Clculo com Geometria Analtica. So Paulo: Makron Books. 1987. Vol. 1. 2. ANTON, H. Clculo: um novo horizonte. 6 ed. Porto Alegre: Bookman. 2000. Vol. 1. 3. LEITHOLD, L. Clculo com Geometria Analtica. 3 ed. So Paulo: Harbra. 1994. Vol. 1 4. FLEMMING, D. M; GONALVES, M. B. Clculo A (Funes, Limites, Derivao e Integrao). 6 ed. New Jersey: Prentice-Hall. 2007. Vol. 1. 5. SWOKOWSKI, E. W. Clculo com Geometria Analtica. 2 ed. So Paulo: Makron Books. 1994. Vol. 1.

Currculo 2010 Perodo 1 Tipo Obrigatria

Unidade curricular Algoritmos e Estrutura de Dados I Carga Horria Terica 36 h Prtica 36 h Total 72 h Pr-requisito

Departamento CAP Cdigo BCT301 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

Posio e contribuies da Computao no desenvolvimento cientfico e tecnolgico, com nfase nas Engenharias. Breve histrico do desenvolvimento de computadores e linguagens de computao. Sistema de numerao, algoritmo, conceitos bsicos de linguagens de programao, comandos de seleo, repetio, desvio. Estruturas homogneas, funes e estruturas heterogneas. OBJETIVOS Introduzir o aluno na rea da computao, tornando-o capaz de desenvolver algoritmos e codific-los em uma linguagem de alto nvel a fim de resolver problemas de pequeno e mdio porte com nfase em problemas nas reas das Engenharias. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. MIZRAHI, V. V. Treinamento em Linguagem C++ - Mdulo 1. 2 Ed. So Paulo: Makron Books:, 2006 2. SCHILDT, H. C Completo e Total. 3 Ed. So Paulo: Makron Books, 1997. 3. GUIMARES, A. M.; LAGES, N. A. C. L. Algoritmos e Estrutura de Dados. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1994. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. SOUZA, M. Algoritmos e Lgica de Programao. Rio de Janeiro: Thomson, 2005. 2. FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPACHER, H. F. Lgica de Programao. So Paulo: Makron Books, 2000. 3. EVARISTO, J. Aprendendo a programar: Programando em Linguagem C. Rio de Janeiro: BookExpress, 2001. 4. KERNIGHAN, B.W.; RITCHE, D. M. C a linguagem de programao padro ANSI. 16 Ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. 5. LOPES, A.; GARCIA, G. Introduo programao: 500 algoritmos resolvidos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

Currculo 2010 Perodo 1 Tipo Obrigatria

Unidade curricular Qumica Geral Carga Horria Terica 54 h Prtica 0h Total 54 h Pr-requisito

Departamento CAP Cdigo BCT401 Co-requisito BCT402

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

Matria, estrutura eletrnica dos tomos, propriedades peridicas dos elementos, teoria das ligaes qumicas, foras intermoleculares, reaes em fase aquosa e estequiometria, cintica qumica, equilbrio qumico, eletroqumica. OBJETIVOS Permitir que os alunos compreendam como os tomos se arranjam, por meio das ligaes qumicas, para formar diferentes materiais. Permitir que os alunos entendam os princpios envolvidos nas transformaes qumicas, as relaes estequiomtricas envolvidas e os aspectos relacionados com o conceito de equilbrio qumico das reaes reversveis e o conceito de reaes eletroqumicas. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. KOTZ, J. C.; TREICHEL Jr., P. Qumica e reaes Qumicas. Rio de Janeiro: LTC, 2005. Vol. 1 e 2. 2. BROWN, L. S.; HOLME, T. A. Qumica geral aplicada engenharia. So Paulo: Cengage Learning, 2010. 3. BROWN, T. L.; LEMAY Jr., H. E.; BURSTEN, B. E. Qumica: a cincia central. So Paulo: Pearson, 2005. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. ATKINS, P.; JONES, L. Princpios de qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006. 2. SPENCER, J. N.; BODNER, G.M.; RICKARD, L. H. Qumica Estrutura e dinmica, 3 ed., Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006. Vol. 1 e 2. 3. BRADY, J. E.; HUMISTON, G. E. Qumica geral. Rio de Janeiro: LTC, 1986. 4. RUSSEL, J. B. Qumica geral. So Paulo: Makron Books, 2004. Vol. 1 e 2. 5. MAHAN, B. M.; MYERS, R. J. Qumica: um curso universitrio. 4a ed. So Paulo: Edgard Blucher, 1995.

Currculo 2010 Perodo 1

Unidade curricular Qumica Geral Experimental Carga Horria Terica 0h Prtica 18 h Total 18 h Pr-requisito

Departamento CAP Cdigo BCT402

Tipo Obrigatria

Habilitao / Modalidade Bacharelado

Co-requisito BCT401

EMENTA Normas de laboratrio e elaborao de relatrios, medidas experimentais, introduo s tcnicas de laboratrio, determinao das propriedades das substncias, reaes qumicas, solues, equilbrio qumico e cintica qumica. OBJETIVOS Desenvolver no aluno as habilidades bsicas de manuseio de produtos qumicos. Realizao de experimentos, conduta profissional e comunicao dos resultados na forma de relatrios cientficos dentro de um laboratrio de Qumica. Permitir que o aluno visualize conceitos desenvolvidos nas aulas tericas. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. CONSTANTINO, M. G.; DA SILVA, G. V. J.; DONATE, P. M. Fundamentos de Qumica Experimental, So Paulo: Edusp. 2004. 2. DA SILVA, R. R.; BOCCHI, N.; ROCHA FILHO, R. C. Introduo a Qumica Instrumental, So Paulo: Mcgraw-Hill. 1990. 3. POSTMA, J. M.; ROBERTS Jr., J. L.; HOLLENBERG, J. L. Qumica no laboratrio, 5 ed., Barueri: Manoli. 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. ATKINS, P.; JONES, L. Princpios de qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman. 2006. 2. BACCAN, N.; ANDRADE, J. C.; GODINHO, O. E. S.; BARONE, J. S. Qumica Analtica Quantitativa Elementar. 3 ed., So Paulo: Edgard Blcher. 2003. 3. De ALMEIDA, P. G. V. Qumica Geral: prticas fundamentais. Viosa: Editora UFV. 2009. 4. ROCHA FILHO, R. C.; DA SILVA, R. R. Clculos bsicos da Qumica. So Carlos: Editora Edufscar. 2006. 5. RUBINGER, M. M. M.; BRAATHEN, P. C. Experimentos de Qumica com materiais alternativos de baixo custo e fcil aquisio. Viosa: Editora UFV. 2009. 6. VOGEL, A. I. Qumica Analtica Qualitativa. So Paulo: Mestre Jou. 1981.

Currculo 2010 Perodo 1 Tipo Obrigatria

Unidade curricular Metodologia Cientfica Carga Horria Terica 36 h Prtica 00 Total 36 Pr-requisito

Departamento CAP Cdigo BCT501 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

O fazer cientfico e a reflexo filosfica. Diretrizes para leitura, compreenso e formatao de textos cientficos. Tipos de textos e normatizao ABNT. Noes fundamentais do fazer cientfico: mtodo, justificao, objetividade, intersubjetividade. O problema da induo e o mtodo hipottico-dedutivo. Realismo e antirealismo. Progresso, incomensurabilidade e historicidade. Cincia: objetivos, alcance, limitaes. Demarcao: cincia versus pseudocincia. OBJETIVOS Conhecer e compreender os tipos de trabalhos cientficos e os aspectos fundamentais que orientam a sua produo. Compreender e problematizar perspectivas e princpios implicados no processo de investigao cientfica. Problematizar a noo de progresso da cincia sob a tica da epistemologia e da histria da cincia. Refletir sobre os objetivos, alcance e limitaes da produo cientfica. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. 2. 3. 4. ALVES-MAZZOTTI, A.J & GEWANDSZNAJDER, F. O Mtodo nas Cincias Naturais e Sociais. So Paulo: Pioneira Thomson, 2002 GLEISER, M. A Dana do Universo. So Paulo: Companhia das Letras, 1997 ______. Retalhos Csmicos. So Paulo: Companhia das Letras, 1999 KUNH, T. A Estrutura das Revolues Cientficas. So Paulo: Ed. Perspectiva, 2001. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. 2. 3. ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria. O que Histria da Cincia. So Paulo: Editora Brasiliense, 1994. ANDERY, M. A. et al. Para compreender a cincia: uma perspectiva histrica. 12 ed. So Paulo: EDUC, 2003. 4. CHALMERS, A. O que cincia afinal? So Paulo: Ed. Brasiliense, 1993. 5. CREASE, R. P. Os Dez Mais Belos Experimentos Cientficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. 6. DAWKINS, R. Desvendando o Arco-ris: cincia, iluso e encantamento. So Paulo: Ed. Companhia das letras, 2000. 7. DESCARTES, Ren. Discurso Sobre o Mtodo. So Paulo: Hemus Editora, 1968 8. GUERRA, Andria; BRAGA, Marco; REIS, Jos Cludio. Uma Breve Histria da Cincia Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2003. 9. MEDEIROS, J.B. Redao Cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. So Paulo: Ed. Atlas, 2008. 10. POPPER, K. A Lgica da Pesquisa Cientfica. So Paulo: Ed. Cultrix,2008 11. SOUZA, S. A Goleada de Darwin:sobre o debate criacionismo/darwinismo.. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2009

Currculo 2010 Perodo 2 Tipo Obrigatria

Unidade curricular Estatstica e Probabilidade Carga Horria Terica 72 h Prtica 0h Total 72 h Pr-requisito BCT101

Departamento CAP Cdigo BCT107 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

Definies gerais. Coleta, organizao e apresentao de dados. Medidas de posio. Medidas de disperso. Probabilidades. Distribuies de probabilidades. Amostragem. Distribuio de amostragem. Teoria da estimao. Teoria da deciso. Correlao e regresso linear simples. OBJETIVOS Introduzir conceitos fundamentais ao tratamento de dados. Capacitar o aluno a aplicar tcnicas estatsticas para a anlise de dados na rea de engenharia, e a apresentar e realizar uma anlise crtica dos resultados. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. BUSSAB, W.O.; MORETTIN, P.A. Estatstica Bsica. 5.ed. So Paulo: Saraiva, 2003. 2. COSTA NETO, P.L.O. Estatstica. 3 ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2007. 3. TRIOLA, MARIO F. Introduo Estatstica. Rio de Janeiro: LTC, 2008. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. DANTAS, C.A.B. Probabilidade: Um Curso Introdutrio. 2.ed. So Paulo: EDUSP, 2000. 2. DEVORE, J.L. Probabilidade e Estatstica: para engenharia e cincias. So Paulo: Pioneira Thomson, 2006. 3. HINES, W.W.; et al. Probabilidade e Estatstica na Engenharia. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. 4. MAGALHES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noes de Probabilidade e Estatstica. So Paulo: EDUSP, 2004. 5. MONTGOMERY, D.C.; RUNGER, G.C. Estatstica Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

Currculo 2010 Perodo 2 Tipo Obrigatria

Unidade curricular Clculo Diferencial e Integral II Carga Horria Terica 72 h Prtica 0h Total 72 h Pr-requisito BCT101

Departamento

Cdigo BCT102 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

Tcnicas de Integrao. Aplicaes de Integral. Funes Reais de Vrias Variveis Reais: derivada parcial, regra da cadeia, planos tangentes, derivadas direcionais e gradiente, extremos relativos e absolutos, multiplicadores de Lagrange, aplicaes. Teoria de Sries: definio, exemplos, testes de convergncia, sries de potncia, sries de Taylor. OBJETIVOS Propiciar o aprendizado das tcnicas do Clculo Integral de funes de uma varivel Real. Propiciar a compreenso e o domnio dos conceitos e das tcnicas de Clculo Diferencial em vrias variveis Reais. Propiciar o aprendizado da Teoria de Sries. Desenvolver a habilidade de implementao desses conceitos e tcnicas em problemas nos quais eles se constituem os modelos mais adequados. Desenvolver a linguagem matemtica como forma universal de expresso da Cincia. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. 2. 3. STEWART, J. Clculo. 6a ed. So Paulo: Cengage Learning, 2009. Vol. 1 e 2 ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Clculo. 8a ed. Editora Bookman, 2007. Vol. 1 e 2. THOMAS, G. B.; FINNEY, R.; WEIR, M. D.; GIORDANO, F. R. Clculo de George B. Thomas. 10a ed. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 2002. Vol. 1 e 2. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. 2. 3. 4. 5. SIMMONS, G. F. Clculo com Geometria Analtica. So Paulo: Pearson, 1987. Volumes 1 e 2. ANTON, H. Clculo: um novo horizonte. 6a ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. Vol. 1 e 2. LEITHOLD, L. Clculo com Geometria Analtica. 3 ed. So Paulo: Harbra, 1994. Vol. 1 e 2. FLEMMING, D. M.; GONALVES, M. B. Clculo B. 6 ed. So Paulo: Pearson, 2007. SWOKOWSKI, E. W. Clculo com Geometria Analtica. 2 ed. So Paulo: Makron Books, 1994. Vol. 1 e 2.

Currculo 2010 Perodo: 2 Tipo Obrigatria

Unidade curricular Fenmenos Mecnicos Carga Horria Terica 54 h Prtica 18 h Total 72 h Pr-requisito BCT101

Departamento CAP Cdigo BCT201 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

Vetores. Cinemtica em uma e duas dimenses. Leis de Newton e suas aplicaes. Trabalho, energia e princpios de conservao. Impulso, momento linear e seu princpio de conservao. Cinemtica e dinmica da rotao. OBJETIVOS Propiciar ao aluno conhecimento cientfico para a modelagem de sistemas fsicos. Em especial, espera-se que o aluno adquira no curso capacidade para a descrio de fenmenos fsicos com base nos princpios da Mecnica. Preparar o aluno com embasamento para as Unidades Curriculares dos prximos semestres, em especial aquelas ligadas Mecnica. Apresentar os fenmenos mecnicos e a utilizao de aparelhos de medida. Desenvolver nos alunos a capacidade para obter, tratar e analisar os dados dos experimentos, alm de apresentar e analisar de maneira crtica os resultados atravs da teoria de erros. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Fsica. 8 ed., Rio de Janeiro: LTC. 2009. Vol.1 e 2. 2. YOUNG, H., FREEDMAN, R. Fsica I (Mecnica). 10 ed., So Paulo: Pearson. 2002. Vol. 1. 3. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Fsica Bsica. 4 ed., So Paulo: Edgard Bluchrd. 2002. Vol.1. 4. TIPLER, P., MOSCA, G., Fsica. 6 ed., Rio de Janeiro: Gen&LTC. 2009. Vol. 1. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. CHAVES, A.; SAMPAIO, F. Fsica: Mecnica. Rio de Janeiro: LAB. 2007. Vol. 1. 2. SERWAY, R., JEWETT, J. Princpios de Fsica. So Paulo: Cengage Learning. 2004. Vol. 1. 3. RESNICK, R., HALLIDAY, D., KRANE, K. Fsica. 5 ed., Rio de Janeiro: LTC. 2002. 4. LOPES, A. Introduo Mecnica Clssica. So Paulo: EDUSP. 2006. 5. FEYNMAN, R. The Feynman Lectures on Physics. Boston: Addison-Wesley. 1963. Vol. 1 e 2.

Currculo 2010 Perodo 2 Tipo Obrigatria

Unidade curricular Indivduos, Grupos e Sociedade Global Carga Horria Terica 36 h Prtica 0h Total 36 h Pr-requisito

Departamento CAP Cdigo BCT502 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

A dimenso social da engenharia. Concepo de homem: trabalho, valor, universo simblico e cultura. Sociedade e dinmicas sociais nas perspectivas naturalista, culturalista e historicista Indivduos e grupos nas instituies e organizaes produtivas: sentidos, valores, satisfao e produtividade. Brasil: indivduos, sociedade e o desafio do desenvolvimento. O Brasil frente globalizao. OBJETIVOS Compreender o homem e suas prticas sociais e simblicas como resultantes de um processo de construo histrica. Entender aspectos da relao indivduo-sociedade considerando o ethos e a viso de mundo que norteiam as prticas de um e de outro. Definir indivduos e grupos nas perspectivas da psicologia social e da sociologia. Compreender as tenses e mtuas determinaes entre indivduos, grupos e sociedade. Compreender potenciais e problemas da sociedade brasileira em termos estruturais na conjuntura da globalizao. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. 2. 3. 4. BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada administrao de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2005. BRUM, A. C. Desenvolvimento econmico brasileiro. Petrpolis/RJ: Vozes; Iju/RS: Editora UNIJU, 2005. GIDDENS, A. Sociologia. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. PICHON-RIVIRE, E. O processo grupal. So Paulo: Martins Fontes, 1986. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALBUQUERQUE, E. S. (org). Que pas este? So Paulo: Editora Globo, 2008. BAUDRILLAR, J. A sociedade de consumo. Lisboa/Portugal: Edies 70, s/d. BOTTOMORE, T. B. Introduo sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editores, 1987. 4. BOCK, A. M.; GONALVES, M. G.; FURTADO, O. Psicologia scio-histrica: uma perspectiva crtica em psicologia. So Paulo: Cortez Editora, 2001. 5. CARVALHO, J.M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. 6. CATANI, A. M. O que capitalismo. So Paulo: Brasiliense. 2003. 7. DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heris: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. 8. FONSECA, E. G. O valor do amanh. So Paulo: Companhia das Letras, 2008. 9. GIDDENS, A. As Consequncias da Modernidade. So Paulo: Editora da Unesp, 1991. 10. HOLANDA, S. B. Razes do Brasil. 26. Ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. 11. JAGUARIBE, H. Breve ensaio sobre o homem e outros estudos. So Paulo: Paz e Terra, 2007. 1. 2. 3.

12. LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropolgico. 23 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009. 13. LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. Trad. Maria Lucia Machado. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. 14. MARTINS, C. B. O que sociologia. 38 Ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. 15. MINICUCCI, A. Relaes humanas: psicologia das relaes interpessoais. So Paulo: Atlas, 1992. 16. MORIN, E. Cincia com conscincia. Ed. ver. E modificada. Trad. Maria d. Alexandre; Maria Alice Sampaio Dria. 10. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. 17. MOTA, L. D. (org) Introduo ao Brasil: um banquete no trpico. 4 ed. So Paulo: SENAC editora, 1999. V. 1. 18. QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Um toque de clssicos. Marx. Durkheim. Weber. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002. 19. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: formao e o sentido do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. 20. SACHS, I.; WILHEIM, J.; PINHEIRO, P. S. (org) Brasil: um sculo de transformaes. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. 21. TELES, M. L. S. Aprender psicologia. So Paulo: Brasiliense, 2003.

Currculo 2010 Perodo 3 Tipo Obrigatria

Unidade curricular Clculo Diferencial e Integral III Carga Horria Terica 72 h Prtica 0h Total 72 h Pr-requisito BCT102

Departamento CAP CdigoC BCT103 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

Campos Vetoriais. Parametrizao de Curvas. Integrais Mltiplas. Mudana de Variveis em Integrais Mltiplas. Integrais de Linha. Teorema de Green. Integrais de Superfcie. Teorema de Stokes. Teorema de Gauss (teorema da divergncia). Aplicaes. OBJETIVOS Propiciar o aprendizado dos conceitos de campos vetoriais, integrais duplas e triplas, integrais de linha e integrais de superfcie. Desenvolver a habilidade de implementao desses conceitos em problemas nos quais eles se constituem os modelos mais adequados. Desenvolver a linguagem matemtica como forma universal de expresso da Cincia. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. STEWART, J. Clculo. 6a ed., So Paulo: Cengage Learning. 2009. Vol. 2. 2. ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Clculo. 8a ed., Porto Alegre: Bookman. 2007. Vol. 2. 3. THOMAS, G. B.; FINNEY, R.; WEIR, M. D.; GIORDANO, F. R. Clculo de George B. Thomas. 10a ed. New Jersey: Prentice-Hall. 2002. Vol. 2. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. PINTO, D.; MORGADO, M. C. F. Clculo Diferencial e Integral de Funes de Vrias Variveis. 3a ed., Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 2005. 2. ANTON, H. Clculo: um novo horizonte. 6 ed., Porto Alegre: Bookman. 2000. Vol. 2. 3. LEITHOLD, L. Clculo com Geometria Analtica. 3 ed., So Paulo: Harbra.1994. Vol. 1. 4. FLEMMING, D. M.; GONALVES, M. B. Clculo B. 6 ed., So Paulo: Pearson. 2007. 5. SWOKOWSKI, E. W. Clculo com Geometria Analtica. 2 ed., So Paulo: Makron Books. 1994. Vol. 2.

Currculo 2010 Perodo: 3 Tipo Obrigatria

Unidade curricular Fenmenos Trmicos, Ondulatrios e Fluidos Carga Horria Terica 54 h Prtica 18 h Total 72 h Pr-requisito BCT201

Departamento CAP Cdigo BCT202 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

Movimento harmnico simples, ondas mecnicas, ondas sonoras, introduo Mecnica dos Fluidos, temperatura e calor, propriedades trmicas da matria, Primeira Lei da Termodinmica, Segunda Lei da Termodinmica, entropia e mquinas trmicas. OBJETIVOS Propiciar ao aluno conhecimento cientfico para a modelagem de sistemas fsicos, com nfase especial queles que envolvam fenmenos de natureza termodinmica, ondulatria ou sistemas fluidos. Em especial, espera-se que o aluno adquira no curso capacidade para a descrio e compreenso de tais fenmenos fsicos. Oferecer embasamento para as Unidades Curriculares dos prximos semestres, em especial aquelas ligadas propagao de ondas, Mecnica dos Fluidos, Transferncia de Calor e Massa. O curso tambm pretende dar ao aluno uma base para a realizao de experimentos relacionados com sistemas peridicos, sistemas termodinmicos e fluidos. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. HALLIDAY, D.; RESNICK,R.; WALKER, J. Fundamentos de Fsica. 7 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. Vol. 2. 2. YOUNG, H., FREEDMAN, R. Sears & Zemansky - Fsica I (Mecnica). 10 Ed. So Paulo: Pearson Education do Brasil,2002. vol. 2; 3. NUSSENSVEIG, M. Curso de Fsica Bsica. 4 Ed. So Paulo Ed. Edgard Blucher, 2004. Vol.2. 5. TIPLER, P., MOSCA, G., Fsica. 5 ed. So Paulo: Gen&LTC; 2009. Vol.2. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. 2. 3. 4. 5. 6. CHAVES, A.; SAMPAIO, F. Fsica: Mecnica. Vol. 2; Rio de Janeiro: LTC, 2007. SERWAY, R. A.; JEWETT Jr, J. W. Princpios de Fsica. So Paulo: Cengage Learning, 2004. Vol. 2; KELLER, F. J.; GETTYS, W. E.; SKOVE, M. J. Fsica. So Paulo: Makron Books, 2004. Vols. 1 e 2. RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; KRANE, K. Fsica. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. Vol.2. FEYNMAN, R., The Feynman Lectures on Physics. San Diego: Pearson, 2006. Vol. 1 e vol. 2. IENO, G.; NEGRO, L. Termodinmica. So Paulo: Pearson Education do Brasil; 2004.

Currculo 2010 Perodo 4o Tipo Obrigatria

Unidade curricular Equaes Diferenciais A Carga Horria Terica 72 h Prtica 0h Total 72 h Pr-requisito BCT102

Departamento CAP Cdigo BCT104 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

Introduo s Equaes Diferenciais. Equaes diferenciais de primeira e segunda ordem. Equaes lineares de ordem superior. Sistemas de equaes diferenciais lineares. Transformada de Laplace. Matrizes fundamentais. Sistemas lineares no homogneos. Aplicaes. OBJETIVOS Desenvolver a habilidade de soluo e interpretao de equaes diferenciais em diversos domnios de aplicao, implementando conceitos e tcnicas em problemas nos quais elas se constituem os modelos mais adequados. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. 2. 3. WILLIAN, E.; BOYCE, R. C. P. Equaes Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. ZILL, D. G. Equaes Diferenciais com aplicaes em Modelagem. Rio de Janeiro: Thomson, 2003. ZILL, D. G. & CULLEN, M. R. Equaes Diferenciais. So Paulo: Makron Books, 2001, v. 1. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. PENNEY, D. E.; EDWARDS, C. H. Equaes Diferenciais Elementares com Problemas de Valores de Contorno. 3 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil Ltda., 1995. ZILL, D. G.; CULLEN, M. R. Matemtica Avanada para a Engenharia: Equaes diferenciais elementares e transformada de Laplace. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. KREYSZIG, E. Matemtica Superior para Engenharia. 9 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. V.1. STEWART, J. Clculo. 6a ed. So Paulo: Thomson, 2009. V. 1 e 2. ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Clculo. 8a ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. Vol. 1 e 2.

2. 3. 4. 5.

Currculo 2010 Perodo: 4 Tipo Obrigatria

Unidade curricular Fenmenos Eletromagnticos Carga Horria Terica 54 h Prtica 18 h Total 72 h Pr-requisito BCT201

Departamento CAP Cdigo BCT203 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

Carga eltrica, Fora Eltrica e Lei de Coulomb; Campo Eltrico de Cargas puntuais e campo eltrico de distribuies de carga contnuas; Lei de Gauss; Potencial Eltrico; Capacitores e Dieltricos; Corrente Eltrica, Resistores e introduo aos circuitos eltricos (associao de resistores, circuitos RL, RC e RLC, Lei das Malhas); Campo Magntico e Fora Magntica, Leis de Ampre e Biot-Savart, Induo Eletromagntica: Lei de Faraday e Lei de Lenz, Indutncia e Corrente Alternada, Propriedades Magnticas da Matria; OBJETIVOS Propiciar ao aluno conhecimento cientfico para a modelagem de sistemas fsicos, com nfase especial queles que envolvam fenmenos de natureza eltrica e magntica. Fornecer ao aluno embasamento para as Unidades Curriculares dos prximos semestres, em especial aquelas ligadas eletricidade e ao magnetismo. Proporcionar ao aluno um contato com experimentos envolvendo eletricidade e campos magnticos, circuitos e afins. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. 2. 3. 4. 1. 2. 3. 4. 5. 6. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Fsica. 7 ed., Rio de Janeiro: LTC, 1996. v.3. YOUNG, H.; FREEDMAN, R. Sears & Zemansky - Fsica III (Mecnica). 10 ed., So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2003. v. 3. NUSSENSVEIG, M. Curso de Fsica Bsica. 4 ed. So Paulo: Edgard Blucher, 1997. V.3. TIPLER, P.; MOSCA, G. Fsica 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. v.3. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CHAVES, A.; SAMPAIO, F. Fsica: Mecnica. Rio de Janeiro: LTC; 2007. v. 3. SERWAY, Jr. R.; JEWETT, J. Princpios de Fsica. So Paulo: Cengage Learning, 2004. v. 3. KELLER, F. J.; GETTES, E.; SKOVE, M. J. Fsica, So Paulo: Makron Books, 1997. RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; KRANE, K. Fsica, 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. v.2. FEYNMAN, R. The Feynman Lectures on Physics, San Francisco: Pearson, 2006. v. 1 e 2. GRIFFITHS, D. Introduction to Electrodynamics. Upper Saddle River: PrenticeHall, 1999.

Currculo 2010 Perodo 4o Tipo Obrigatria

Unidade curricular Cincia, Tecnologia e Sociedade Carga Horria Terica 36 h Prtica 0h Total 36 h Pr-requisito

Departamento CAP Cdigo BCT503 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

Natureza e implicaes polticas e sociais do desenvolvimento cientfico-tecnolgico. Contexto de justificao e contexto de descoberta: a construo social do conhecimento. Objetividade do conhecimento cientfico e neutralidade da investigao cientfica: limitaes e crticas. Problemas ticos da relao entre cincia, tecnologia, sociedade e ambiente. Instituies e prticas cientficas: ideologias, valores, interesses, conflitos e negociaes. O pensamento sistmico e o pensamento complexo na cincia. OBJETIVOS Refletir sobre as correlaes entre Cincia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Compreender diferentes concepes de cincia. Problematizar as noes de objetividade e neutralidade e mtodo cientfico. Despertar uma atitude crtica e uma postura tica em relao ao papel social dos profissionais das reas tecnolgicas. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. 2. 3. 4. 5. FEYERABEND, P. Contra o Mtodo. So Paulo: UNESP, 2007. LENOIR, T. Instituindo a Cincia: a produo cultural das disciplinas cientficas. So Leopoldo: UNISSINOS, 2004. LATOUR, B. Cincia em Ao: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. So Paulo: UNESP, 1999 MORRIN, E. Introduo ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005 MORRIN, E. Cincia com Conscincia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. CHALMERS, A. O que cincia afinal? So Paulo: Brasiliense, 1993. LATOUR, B. et al. Vida de Laboratrio. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 1997. PORTOCARREIRO, V. (ed.). Filosofia, Histria e Sociologia das Cincias. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994. BAZZO, W.A. et al. Introduo aos Estudos CTS. Madri: OEI, 2003 ESTEVES, M.J. Pensamento Sistmico: o novo paradigma da cincia. 2 ed. Campinas: Papirus, 2003. NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. So Paulo:TRIOM, 1999. PRIGOGINE, Ilya. O fim das incertezas: tempo, caos e as leis da natureza. So Paulo: UNESP, 1996. SANTOS, B. S. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. 3. ed. So Paulo: Cortez, 2000.

Currculo 2010 Perodo 5

Unidade curricular Clculo Numrico Carga Horria Terica 54 h Prtica 18 h Total 72 h Pr-requisito BCT101; BCT301

Departamento CAP Cdigo BCT303

Tipo Obrigatria

Habilitao / Modalidade Bacharelado

Co-requisito

EMENTA Zeros de funes e zeros reais de polinmios. Soluo de sistemas lineares: mtodos diretos e iterativos. Ajuste de curvas. Interpolao. Integrao numrica. Resoluo numrica de equaes diferenciais ordinrias. Exemplos de aplicaes do Clculo Numrico na Engenharia. Aulas prticas em laboratrio. OBJETIVOS Apresentar conceitos de Anlise Numrica e do Clculo Numrico, capacitando-o a analisar e aplicar algoritmos numricos em problemas reais, codificando-os em uma linguagem de alto nvel a fim de resolver problemas de pequeno e mdio porte em Cincia e Tecnologia. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. CHAPRA, S. C.; CANALE, R. P. Mtodos Numricos para a Engenharia. 5 ed., So Paulo: McGraw-Hill. 2008. 2. CAMPOS FILHO, F. F. Algoritmos Numricos. 2.ed., Rio de Janeiro: LTC, 2007. 3. FRANCO, N. B. Clculo Numrico. 1a ed., New Jersey: Prentice Hall. 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. BARROSO, L.; BARROSO, M. M. A.; CAMPOS FILHO, F. F. Clculo Numrico com Aplicaes. 2a ed., So Paulo: Harbra, 1987. 2. RUGGIERO, M. A. G.; LOPES, V. L. R. Clculo Numrico Aspectos tericos e computacionais. 2a ed., So Paulo: Pearson. 1996. 3. SPERANDIO, D.; MENDES, J. T.; SILVA, L. H. M. Clculo numrico - caractersticas matemticas e computacionais dos mtodos numricos. 1a ed., New Jersey: Prentice Hall. 2003. 4. PUGA, L.; PUGA PAZ, A.; TRCIA, J. H. M. Clculo Numrico. 1a ed., Rio de Janeiro: LTC. 2008.

Currculo 2010 Perodo 6o Tipo Obrigatria

Unidade curricular Meio Ambiente e Gesto para a Sustentabilidade Carga Horria Terica 36 h Prtica 0h Total 36 h Pr-requisito

Departamento CAP Cdigo BCT504 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

Meio ambiente e desenvolvimento sustentvel: princpios e conceitos fundamentais. Problemas ambientais em escala global. Impacto ambiental e avaliao: implicaes para a sociedade e organizaes. tica ambiental e gesto para a sustentabilidade. Conflitos e bases institucionais: negociao, legislao e direito ambiental. Tecnologias para o desenvolvimento sustentvel: ciclo de vida dos produtos, produo limpa e eficincia energtica. Gerao, destino e tratamento de resduos. OBJETIVOS Compreender os conceitos de meio ambiente, problemas ambientais e desenvolvimento sustentvel. Desenvolver postura tica e atitude crtica frente aos processos produtivos, em busca da sustentabilidade. Compreender princpios de negociao, legislao e direito ambiental. Fomentar o desenvolvimento e a aplicao de tecnologias para o desenvolvimento sustentvel, com nfase em ciclo de vida de produtos, produo limpa e eficincia energtica. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. 2. 3. ALMEIDA, Josimar R. de. Gesto ambiental para o desenvolvimento sustentvel. Rio de Janeiro: Thex, 2006, 566 p. DIAS, Reinaldo. Gesto ambiental, responsabilidade social e sustentabilidade. So Paulo: Atlas, 2007, 196 p. BRAGA, Benedito; HESPANHOL, I.; CONEJO, J. G. L. Introduo Engenharia Ambiental. So Paulo: Pearson Education, 2008, 318p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. SNCHEZ, Luis Enrique. Avaliao de impacto ambiental: conceitos e mtodos. So Paulo: Oficina de Textos, 2006. 495 p. 2. HINRICHS, Roger. A.; KLEINBACH, Merlin. Energia e Meio Ambiente. So Paulo, Cengage Learning, 2010, 560p. 3. CHEHEBE, Jos Ribamar B. Anlise do Ciclo de vida de produtos: ferramenta gerencial da ISO 14000. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002, 104 p. 1 reimpesso. 4. MACHADO, Paulo Afonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 15.ed.; rev. e amp. So Paulo: Malheiros, 2007, 1111 p. 5. POLETO, Cristiano (Org). Introduo ao gerenciamento ambiental. Rio de Janeiro: Intercincia, 2010, 354p.

Currculo 2010 Perodo 6 Tipo Obrigatria

Unidade curricular Economia e Administrao para Engenheiros Carga Horria Terica 72 h Prtica 0h Total 72 h Pr-requisito

Departamento CAP Cdigo BCT505 Co-requisito

Habilitao / Modalidade Bacharelado EMENTA

A organizao industrial, diviso do trabalho e o conceito de produtividade. Funes empresariais clssicas: marketing, produo, finanas e recursos humanos. Poder e conhecimento tcnico nas organizaes. Planejamento e controle da produo e estoque. Empreendedorismo. Indicadores econmicos, juros, taxas, anuidades e amortizao de emprstimos. Produo, preo e lucro. Fluxo de caixa. Mark-up e determinao de preo de um produto. Anlise de econmicas de investimentos. Conceitos gerais de macro e microeconomia. Relao entre oferta e demanda e elasticidade. OBJETIVOS Fornecer conceitos essenciais de economia e administrao para serem aplicados na formulao e avaliao de projetos de engenharia. Estimular a viso crtica sobre os processos de produo e comercializao de produtos industriais. BIBLIOGRAFIA BSICA 1. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. 3. Ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 494 p. 2. DORNELAS, Jos Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idias em negcios. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 3. GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administrao da produo e operaes. 8.ed. So Paulo: Thomson Learning, 2007. 598 p. 4. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princpios de marketing. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 600 p. 5. MANKIW, N. Gregory. Introduo economia. 2ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. 831 p. 6. MORGAN, Gareth. Imagens da organizao. So Paulo: Atlas, 2007. 421 p. 7. ROSS, Stephen A; WESTERFIELD, Rondolph W; JAFFE, Jeffrey F. Administrao financeira: corporate finance. 2ed. So Paulo: Atlas, 2007. 776 p. 8. ROSSETTI, Jos Paschoal. Introduo economia. 19. ed. So Paulo: Atlas, 2002. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. AMATO NETO, Joo. Redes de cooperao produtiva e clusters regionais: oportunidades para as pequenas e mdias empresas. So Paulo: Atlas, 2008. 163 p. 2. ANSOFF, H. Igor; McDONELL, Edward J. Implantando a administrao estratgica. 2.ed. So Paulo: Atlas, 1993. 581 p. 3. CHEHEBE, Jos Ribamar B. Anlise do Ciclo de vida de produtos: ferramenta gerencial da ISO 14000. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. 104 p.

4. DAVIS, M.M. AQUILANO, N.J. CHASE, R.B. Fundamentos de Administrao da produo. Porto Alegre: Bookman, 2001. 5. GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administrao da produo e operaes. 8.ed. So Paulo: Thomson, 2001. 598 p. 6. HALL, Richard H. Organizaes: estruturas, processos e resultados. 8.ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 322 p. 7. KWASNICKA, Eunice Lacava. Introduo administrao. 6.ed. So Paulo: Atlas, 2009. 337 p. 8. MONTANA, Patrick J; CHARNOV, Bruce H. Administrao. 2.ed. So Paulo: Saraiva, 2006. 525 p. 9. MOREIRA, D.A. Administrao da Produo e Operaes. So Paulo, SP: Pioneira, 2001 10. MOREIRA, Daniel Augusto. Pesquisa operacional: curso introdutrio. So Paulo: Thomson Learning, 2007. 356 p. 11. MOTTA, Paulo Roberto. Gesto contempornea: a cincia e a arte de ser dirigente. 16.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. 12. MOTTA, Paulo Roberto. Transformao organizacional a teoria e a prtica de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. 224 p. 13. PIRES, Silvio R. I. Gesto da cadeia de suprimentos: conceitos, estratgias, prticas e caos - Supply Chain Management. So Paulo: Atlas, 2007. 310 p 14. SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da administrao. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. 523 p. 15. SIMON, Franoise; KOTLER, Philip. A construo de biomarcas globais: levando a biotecnologia ao mercado. Porto Alegre: Bookman, 2004. 300 p. 16. SLACK, Nigel et al. Administrao da Produo . So Paulo, SP: Atlas, 2002 17. SOUSA, Antnio de. Introduo gesto: uma abordagem sistmica. Lisboa: Verbo, 2007. 343 p.

9.3) O Trabalho de Contextualizao e Integrao Curricular (TCIC)

O Trabalho de Contextualizao e Integrao Curricular (TCIC) um requisito obrigatrio para a diplomao no Bacharelado em Cincia e Tecnologia. O TCIC desenvolvido durante 01 (um) ano e est inserido na estrutura curricular do curso atravs das unidades curriculares (UCs) TCIC I e TCIC II. Em conformidade com as Diretrizes Gerais do Campus Alto Paraopeba, o TCIC representa uma inovao na abordagem pedaggica, favorecendo o protagonismo estudantil, o trabalho em equipe, o uso de novas tecnologias e, principalmente, a necessidade da prtica da multi, inter e/ou transdisciplinaridade e a correlao de conceitos e temas cientficos e tecnolgicos com os contextos socioculturais, ambiental e produtivo. Nesse sentido, o TCIC enseja contribuir para o amadurecimento e a autonomia dos estudantes, com melhor preparo para o mundo profissional contemporneo. um espao curricular que visa favorecer a articulao entre teoria/prtica e ensino/pesquisa/extenso O TCIC consiste no desenvolvimento de um projeto na rea de Cincia e Tecnologia e que dever integrar conceitos de pelo menos duas unidades curriculares e pelo menos um aspecto das realidades socioculturais e/ou sistemas produtivos. A questo da sustentabilidade deve, o quanto possvel, ser envolvida no desenvolvimento desse trabalho. Ser exigida a carga horria mnima de 600 horas cursadas para se matricular em TCIC I e tero prioridade na matrcula os alunos com maior carga horria acumulada cursada. O projeto dever ser desenvolvido em grupo de 2 a 4 alunos (preferencialmente, 2 ou 3), no necessariamente matriculados no mesmo curso de formao profissionalizante (Engenharia), e ser orientado por um professor da UFSJ. Cada projeto poder contar com a participao de outros docentes, na forma de co-orientadores, preferencialmente docentes das reas das unidades curriculares integradas no projeto. A seleo e formao dos grupos so de responsabilidade dos alunos. O grupo e o tema de TCIC I devem ser os mesmos do TCIC II. A avaliao do TCIC I ser feita pelo orientador do projeto, mediante a entrega pelo grupo de um Relatrio Parcial de Desenvolvimento do Projeto. Nesse Relatrio dever constar: ttulo do projeto, pertinncia e contextualizao do projeto apresentado, objetivos, plano de trabalho, cronograma de atividades e outras informaes que o orientador do projeto julgar necessrias. O orientador dever avaliar o desempenho e produo do grupo durante o primeiro semestre de trabalho em consonncia com o cronograma apresentado. J no TCIC II, o grupo de alunos ser avaliado por uma Banca Avaliadora, composta por, pelo menos, 02 (dois) membros, sendo um deles o orientador do projeto. Ao final do semestre, cada grupo dever entregar para a Banca Avaliadora um trabalho escrito, impresso em papel A4 e em formato digital, margens 2,5, fonte Arial tamanho 12, espaamento 1,5, satisfatoriamente referenciado em termos bibliogrficos, com dimenso entre 10 e 40 pginas, incluindo: Introduo, Justificativa, Fundamentos Tericos e Conceituais, Reviso de Literatura, Desenvolvimento do Projeto, Concluses ou Consideraes

Finais e Referncias Bibliogrficas. Cada grupo tambm dever fazer uma apresentao oral sobre o trabalho com a durao de 15 a 20 minutos, conforme deliberao da banca, em data previamente agendada pela Coordenao do TCIC. O TCIC possui uma Coordenao prpria, responsvel pelo seu gerenciamento e acompanhamento da execuo. A Coordenao mentm pgina eletrnica do TCIC, www.ufsj.edu.br/tcic_cap, onde podem ser encontrados, alm de outras informaes, os seguintes formulrios: Cadastro dos Grupos, Parecer do Orientador (para TCIC 1), Sugesto de Relatrio Parcial, Plano de Ensino de TCIC 1, Plano de Ensino de TCIC 2, Ficha de Avaliao do TCIC 2.

9.4) Atividades Complementares

Alm do conjunto de Unidades Curriculares Obrigatrias, incluindo-se o TCIC, e as Eletivas, os alunos devero cumprir outras atividades curriculares complementares, conforme descrio e pontuao de cargas-horrias indicadas na Tabela seguinte. As Atividades Complementares vivenciadas pelos alunos, uma vez formalizadas, sero reconhecidas, creditadas e constaro em seus histricos escolares. Tais atividades tm o objetivo de aumentar a flexibilizao curricular, incentivando a iniciativa dos discentes, na forma de projetos coletivos, sociais, eventos e outras atividades cientfico-acadmicas e trabalhos em equipes. Estas atividades so validadas pelos respectivos Colegiados de Curso em que o aluno estiver matriculado. Segundo a o artigo 3 da resoluo no 029, de 15 de setembro de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso, podem ser consideradas atividades complementares, as seguintes atividades acadmicas:

Atividades Complementares compreendem experincias e vivncias acadmicas, cientficas e socioculturais, que podem ser oferecidas pela UFSJ ou por outras instituies, escolhidas e realizadas pelos discentes com a finalidade de ampliar as possibilidades de aprendizagem terica e prtica; atividades que estimulem a participao efetiva dos discentes, tais como pesquisa, extenso, eventos, oficinas, seminrios, monitorias, estgios, atelis, exposies, produes tcnicas e artsticas, laboratrios integrados, trabalhos de campo; e aproveitamento de estudos extracurriculares.
As atividades complementares devero ser exercidas pelo aluno durante o curso e constaro no histrico escolar desde que encaminhadas ao respectivo Coordenador do Curso em que estiver matriculado, sob a forma de relatrio devidamente documentado. Como atividades complementares sero consideradas aquelas propostas na prxima tabela. Casos omissos devem ser avaliados pelos Colegiados de Curso.

Tabela. Atividades Complementares e respectivas cargas horrias consideradas para os alunos do Campus Alto Paraopeba. 1. Atividades de Ensino Atividade/Produto Forma de registro Monitoria Visita tcnica (maximo de 20 h) Unidades Curriculares (UC) Eletivas (inclui TCIC I e TCIC II) Por semestre Por visita Por semestre Carga Horria 20 h 5h Carga horria da UC (mx. 288 h) 2. Atividade de Pesquisa Atividade/Produto Forma de registro Iniciao Cientfica PIBIC/PIIC e outros (por ano) Relatrio final Carga Horria 90 h Certificado da PROPE ou rgo de fomento ou do professor responsvel. Comprovao Certificado Certificado Histrico Comprovao

Participao em eventos cientficos Apresentao resumo em congresso

15 h 15 h

Certificado Certificado de apresentao ou de aceite

Apresentao resumo expandido em congresso Apresentao oral em congresso

20 h

Certificado de apresentao ou de aceite

30 h

Certificado de apresentao ou de aceite

Trabalho completo em congresso No indexado Indexado Publicaes de artigo em peridico: 20 h 45 h

Certificado de aceite

Certificado de aceite ou

No indexado Indexado Grupo de estudos orientado Seminrio na instituio Por seminrio

30 h 60 h 15 h 2h

pgina de rosto do artigo

Relatrio Certificado

3-Atividade de Representao Estudantil Atividade/Produto Forma de registro Participao no diretrio acadmico Por ano mximo 30 horas Membro dos Conselhos Superiores ou Colegiado do curso mximo 30h 4- Atividade de Extenso Atividade/Produto Forma de registro Participao em projetos de extenso Estgios extracurricular e estgio acadmico mximo de 90 h Cada 45 h Carga Horria 90 h 15 h Certificado do PROEX Certificado da Instituio acadmica ou carteira de trabalho Membro de comisso organizadora de evento reconhecido/aprovado/cadastrado na UFSJ Minicursos ministrados em eventos acadmicos Por evento o dobro da Certificado ou carta de carga anuncia do professor horria de responsvel ou tutor aulas dadas. Viagens acadmicas e culturais sob Por dia de 5h Certificado 20 h Certificado Comprovao Por mandato 15 h Certificado Carga Horria 15 h Certificado Comprovao

a coordenao de professor da UFSJ viagem Bolsa de atividade - realizadas sob a Por bolsa 20 h Certificado da instituio

orientao de um professor. Mximo 60 horas

de fomento e do professor

Cursos, minicursos e oficinas

Por evento

Horas constantes no certificado.

certificado

Curso de idiomas reconhecidos

Por semestre

30 h

Certificado

9.5) Gesto do PPC

Todos os alunos ingressantes na graduao da UFSJ, a partir de 2008, nas vagas oferecidas no Campus Alto Paraopeba para as cinco engenharias: Bioprocessos, Civil, Telecomunicaes, Mecatrnica e Qumica esto diretamente vinculados possibilidade de diplomao no BCT. Ele deve entrar com o pedido na Diviso de Acompanhamento e Controle Acadmico pedindo sua colao de grau em BCT e tambm deve informar se deseja ou no manter vnculo para cursar a parte especfica de umas das engenharias do CAP. Todas as unidades curriculares que foram cursadas at o momento sero aproveitadas conforme tabelas de equivalncias que constam nos cinco projetos pedaggicos dos cursos de engenharia do CAP. As unidades curriculares sem equivalncias definidas sero consideradas automaticamente como eletivas. Na inexistncia de uma coordenao de curso especfica do BCT, o aluno devera, em caso de necessidade, procurar a coordenao do curso de engenharia ao qual est vinculado pelo vestibular e matrcula.

10) Recursos Humanos 10.1) Corpo Docente O corpo docente do BCT, em termos das Unidades Curriculares Obrigatrias, coincide com o coletivo de docentes que atuam nas Unidades Curriculares oferecidas nos trs primeiros anos dos Cursos de Engenharia do CAP. Para o atendimento de todas as unidades curriculares do BCT, Obrigatrias, Eletivas, TCIC e Atividades Complementares) est comprometida a totalidade de docentes daquele Campus, conforme quadro apresentado no MEMO N. 0282/2011/UFSJ/PROEN, de 06 de setembro de 2011, encaminhado ao Presidente do Conselho

Universitrio e incorporado ao Processo de Criao dos Departamentos do CAP (Anexo V). So 97 (noventa e sete) docentes j atuantes em um quadro total de 126 (cento e vinte e seis) docentes, com a perspectiva de se completar as contrataes at 2012. Conforme previsto nas Diretrizes Gerais do Campus Alto Paraopeba, "a seleo de docentes privilegiar candidatos doutores", o que tem sido plenamente contemplado nas 97 contrataes j realizadas, que tenham um perfil alinhado s particularidades do Campus, entre as quais se destacam: a exigncia do trabalho interdisciplinar na busca do conhecimento, a metodologia da interatividade no ensino, a disponibilidade para o permanente aperfeioamento pedaggico, o conhecimento da realidade de trabalho em tempo integral, com atividades de ensino, pesquisa e extenso, inclusive com o ensino noturno, entre outras. O nmero de docentes por curso de Engenharia foi projetado em funo da carga horria global demandada, considerados os impactos das Unidades Curriculares optativas, diviso das turmas prticas e reas de concentrao. Como j dito, a previso que o Campus Alto Paraopeba acolha 126 professores, em sua maioria doutores em regime de Dedicao Exclusiva. Uma vez que os graduandos potenciais do BCT so a totalidade do corpo discente do CAP, a relao discentes/docentes resulta numa mdia de cerca de 20 alunos por professor aps a plena implementao das cinco Engenharias. Considerando que os docentes que atuam no CAP, em relao aos cursos de Engenharia, podem ser agrupados em trs grandes grupos, das UCs Bsicas (fsica, qumica, matemtica, estatstica, computao, humanidades e sociais), das UCs de Base Tecnolgica e das UCs Especificas Profissionalizantes de cada Engenharia, o primeiro grupo se identifica com o conjunto de UCs Obrigatrias do BCT. 10.2) Corpo Tcnico-Administrativo O corpo tcnico-administrativo do CAP compe-se atualmente de 41 (quarenta e um) servidores, distribudos pelos diversos setores e funes conforme tabela seguinte. Cumpre salientar que o processo em curso de Criao de Departamentos e dissoluo da Diretoria do Campus, implicar alteraes nas lotaes indicadas, com realocaes, criao e extino de posies.
Lotao dos Servidores Tcnico-Administrativos no CAP - Setembro de 2011 Servidor Adolpho Emanuel Schirmer Alexandre Rodrigues Pereira Aline Renata Santos Andria da Conceio de Faria Andria de Souza Pereira Cargo Analista de Tecnologia da Informao Tec. Lab. Informtica Assistente em Administrao Tec. Lab. Edificaes e Construes Assistente em Administrao Lotao

SETIR/ NTINF SEDSI/ NTINF Setor de Assistncia estudantil Laboratrio de Edificaes e Construes Coordenadoria de Eng. de Telecomunicaes

Arlem Daniel Pena de Castro Cinthya Cristina de Freitas Conceio Assis de Souza Santos David Jlio de Alvarenga Denise Ildio da Silva Fbio Oliveira de Paula Anglica Letcia Freitas Souza Gicele de Oliveira Andrade Jacqueline Augusta Damasceno Jos Luiz de Souza Joselene M F. S. Canado Braga Jlio Henrique Canado Braga Ldia Ferreira Mariano da Paz Liduna Rodrigues e Silva Luciana Azy da Silva Maria Carolina Leo Oliveira M da Conceio Gonzaga de Resende Maria Marta Faustino Dias Maristela Serra Pedra Branca Maurinia de Lourdes Ferreira Miria Aparecida do E. S. e Santos Monica Maia Lellis Oscar Praga de Souza Paula Vieira de Faria Rafael Augusto Rezende de Paula Robinson de Souza Marinho Rodrigo Resende de Oliveira Romlia Maria Lana Matos Rosilane Ferreira Campidelli Vieira Slvia Gabriela Costa de Oliveira Sulamita Mendona de Resende Thiago Antnio Marques Tiago Rezende Nascimento Ubirat Sad Almeida Vanessa Silva Gomes Vladimir Boechat Braga Filho Wesley Santiago da Silva Fonte: PROGP.

Assistente em Administrao Assistente em Administrao Assistente em Administrao Tcnico da Tecnologia da Informao Bibliotecrio-Documentalista Tec. Lab. Eletrnica Assistente em Administrao Tec. Lab. Qumica Assistente em Administrao Tec. Lab. Qumica Assistente em Administrao Assistente em Administrao Assistente em Administrao Assistente em Administrao Auxiliar em Administrao Assistente em Administrao Assistente em Administrao Assistente em Administrao Assistente em Administrao Assistente em Administrao Assistente em Administrao Assistente em Administrao Tec. Lab. Mecnica Tec. Lab. Biotecnologia Tec. Lab. Fsica Tec. Lab. Edificaes e Construes Assistente em Administrao Assistente em Administrao Tcnico em Assuntos Educacionais Assistente em Administrao Tec. Lab. Qumica Tcnico da Tecnologia da Informao Tec. Lab. Eletrnica Tec. Lab. Informtica Mdico-rea Assistente em Administrao Tec. Lab. Biotecnologia

DIMAP Coordenadoria de Curso de Eng. Civil DICON NTINF DIBIB Laboratrio de Eletrnica DIMAP Laboratrio de Qumica DICON Laboratrio de Eng. Qumica Secretaria Administrativa do Campus DIPRE DIBIB Coordenadoria do Curso de Mecatrnica PROGP DIBIB Diretoria DICON DIMAP DIPAC/PROEX Coordenadoria do Curso de Eng. Qumica Coordenadoria de Curso de Eng. Bioprocessos Laboratrio de Mecnica Laboratrio de Biotecnologia Laboratrio de Fsica Laboratrio de Edificaes e Construes DIPRE PROGP DICON DPROQ/PROPE Labortrio de Qumica SETIR/ NTINF Laboratrio de Eletrnica SETIR/ NTINF PROGP SETEC Laboratrio de Biotecnologia

11) Infra-estrutura Localizado na divisa entre as cidades de Congonhas e Ouro Branco e distante apenas 90 quilmetros de Belo Horizonte, o Campus Alto Paraopeba est instalado no antigo Centro de Treinamento da Gerdau-Aominas, em que o prdio e a rea foram cedidos UFSJ especificamente para a implantao do CAP. O Campus apresenta estrutura espacial e de salas de aula suficientes para o bom funcionamento do BCT. A seguir, discriminamos as situaes da biblioteca e dos laboratrios.

Figura. Esquema representativo da posio geogrfica do Campus Alto Paraopeba.

11.1) Biblioteca Para o clculo dos recursos necessrios, quanto aquisio de material bibliogrfico, esto planejadas trs ttulos de bibliografias bsicas e cinco ttulos de bibliografias complementares por UC, sendo para cada bibliografia bsica estabelecida uma relao um exemplar para cada seis alunos e um exemplar por UC de cada bibliografia complementar. Isso representa oito ttulos e 32 exemplares por UC, gerando uma demanda total de cerca de 300 ttulos e 1300 exemplares especficos para o curso (sem considerar a variedade de UCs Eletivas que os discentes podero cursar para integralizar o BCT). Para a variedade de Eletivas, o acervo bibliogrfico indicado para os cinco cursos de Engenharia oferecidos no Campus, indicam a variedade de bibliografia disponvel para os docentes e discentes do BCT. A UFSJ conta ainda com o portal Peridicos da CAPES (www.periodicos.capes.gov.br), que garante acesso eletrnico a 15.475 peridicos internacionais com textos completos de todas as reas do conhecimento. Alm disso, a biblioteca do Campus Alto Paraopeba/UFSJ mantm assinatura de dez peridicos correntes: Bioscience, Biotechnology and Biochemistry;

Biotechnology and Applied Biochemistry; Chemical Engineering; Civil Engineering Practice; Espao Brasileiro; O Emprenteiro; Radtech Report; Revista Ecolgico; Sanear e Vertentes.

A biblioteca do Campus Alto Paraopeba/UFSJ conta atualmente,com um total de 2.066 ttulos e 5.149 exemplares, conforme distribuio apresentada nas Tabelas seguintes. Tabela. Ttulos da Biblioteca do Campus Alto Paraopeba (UFSJ) rea do conhecimento 0 Generalidades, Informao, Organizao 1 Filosofia, Psicologia 3 Cincias sociais, Economia, Direito, Poltica, Assistncia social, Educao 5 Matemtica e cincias naturais 6 Cincias aplicadas, Medicina, Tecnologia 7 Arte, Belas-artes, Recreao, Diverses, Desportos 8 Linguagem, Lingustica, Literatura 9 Geografia, Biografia, Histria Total Quantidade 180 54 196 714 833 23 44 22 2.066

Tabela. Exemplares da Biblioteca do Campus Alto Paraopeba (UFSJ) rea do conhecimento 0 Generalidades, Informao, Organizao 1 Filosofia, Psicologia 3 Cincias sociais, Economia, Direito, Poltica, Assistncia social, Educao 5 Matemtica e cincias naturais 6 Cincias aplicadas, Medicina, Tecnologia 7 Arte, Belas-artes, Recreao, Diverses, Desportos 8 Linguagem, Lingustica, Literatura 9 Geografia, Biografia, Histria Total Quantidade 546 95 425 2.448 1.487 43 79 26 5.149

11.2) Laboratrios

Os laboratrios de ensino disponveis ao curso abrigam 25 alunos, o que obriga a diviso em turmas para as UCs com aulas prticas. So dez laboratrios vinculados s UCs Obrigatrias do BCT. A seguir, so listados os laboratrios e itens que caracterizam seu estado atual.

Laboratrio de Ensino de Informtica I

rea total: 56 m2

Equipado com 25 computadores: Placa me Gigabyte, processador Pentium Dual Core E2140 800 MHz 1.6 GHz, 1MB de RAM, HD de 160 GB, 25 monitores de 15 polegadas, 25 teclados e 25 mouses.

Laboratrio de Ensino de Informtica II

rea total: 56 m2 Equipado com 25 computadores: Placa me Phitronics, processador Core 2 Duo E7200 1066MHz 2.53, 2MB de RAM, 160 GB de HD, 25 monitores Kemex de 15 polegadas, 25 teclados e 25 mouses.

Laboratrio de Ensino de Computao Grfica

rea total: 56 m2 Equipado com 36 computadores: Placa me Asus, Processador Phenom x4 9750 2.4 gHz 4 MB de RAM 250 de HD placa de video ATI 4870, 36 monitores LG de 22 polegadas, 36 teclados e mouses.

Laboratrio de prticas de informtica

rea total: 56 m2 Equipado com 04 computadores placa me Gigabyte, processador Pentium Dual Core E2140 800 MHz 1.6 Ghz 1MB de RAM HD de 160 sendo utilizados no sistema de 06 cabeas, uma mquina emulando mais 5 mquinas atravs de hardware, modulo x-tenda e 24 monitores HP de 15 polegadas, 24 teclados e mouses.

Laboratrio de Qumica Geral

rea total: 106 m2 Equipado com: 04 Agitadores magnticos 114 01 Balana de preciso Bioprecisa Mod. JHZ102 2.100G 01 Balana eletrnica analtica FA 2104 Bioprecisa 02 Banhos ultratermostatos Quimis 26 Banquetas de madeira macia c/ assento redondo 03 Bombas de vcuo Exipump 02 Capelas de exausto de gases mdia 110 V Marca Quimis 01 Centrfuga excelsa baby II Mod. 206 BL 01 Deionizador de gua capacidade 50L 01 Espectrofotmetro Biospectro Mod. SP 220 03 Estantes de ao c/ 6 prateleiras 1,98 X 0,92 X 0,30cm cor cinza 01 Estufa de esterilizao e secagem 400/2ND 200

02 Evaporadores rotativos SL126 03 Mantas aquecedoras capacidade 2000 ML 03 Mantas aquecedoras para balo 500ml Mod. 3310B Nalgon 01 Maquina automtica para fabricao de gelo em cubo c/gabinete em ao inoxidvel 04 Medidores de pH microprocessado C/ bancada MPA 210 Tecnopon 01 Refrigerador Consul 1 porta gelo seco 340/380L

Laboratrio Ensino de Fsica

rea total: 56 m2 Equipado com: 01 Armrio de ao com 2 portas marca Itapoa 24 Banquetas de madeira macia c/ assento redondo 01 Cabine de segurana biolgica classe 1S tipo A1 01 Cadeira injetada metlica estofada azul Fauf TR 63/08 05 Capacitores variveis de placas paralelas 05 Computadores (Placa me Gigabyte, Processador Pentium Dual core E2180 2.6 GHz, 1 MB deRAM, HD de 40 GB, 5 monitores Sansung de 15 polegadas, 5 teclados e mouses) 05 Estabilizadores SMS Revolution Compact 300VA 05 Fontes de alimentao MPL-1303 05 Fontes de alimentao PS-1500 05 Geradores de funes GV 2002 05 Geradores eletrosttico de Van de Fraff 01 Homogeneizador Turpax 110V S. 08120833 Nova Tcnica 05 Microcomputadores Tech Fcil 2180 1GB HD 80GB DVD TM 05 Monitores Sansung LCD 15'' Mod. 540N PP 05 Osciloscpio 05 Placas de resistores de fios 05 Teclados alfanumerico padro 05 Transformadores desmontvel

Laboratrio Ensino de Fsica II

rea total: 56 m2 Equipamentos em aquisio.

12) Sistema de avaliao do PPC

O Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (SINAES), institudo pela Lei n 10.861 de 14 de abril de 2004 e suas alteraes estabelece que a avaliao dos cursos de graduao tem por objetivo identificar as condies de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, s instalaes fsicas e organizao didticopedaggica. Com essa orientao, a avaliao do PPC do curso de Bacharelado em Cincia e Tecnologia se dar de forma a identificar deficincias e xitos em sua execucao. A recente reviso curricular ocorrida em todos os projetos curriculares de graduao do Campus Alto Paraopeba envolveu a Pr-Reitoria de Ensino de Graduao e os Colegiados dos cinco Cursos de Engenharia aos quais o BCT est associado. Esta , inicialmente, a instncia de avaliao do PPC. A avaliao tambm ter a funo de fornecer informaes sobre o perfil dos egressos e as expectativas dos ingressantes, a fim de ajustar a execuo do plano e atingir os objetivos traados. Como instrumentos de avaliao, so indicados: 1. o sistema informatizado de avaliao pelos alunos dos cursos, unidades curriculares, desempenhos docentes e outras condies de oferta, aplicado semestralmente junto das inscries peridicas como parte integrande do Institucional; 2. reunies anuais em que professores, coordenaes e colegiados, juntamente com os alunos, promovam discusses a fim de detectar problemas e traar estratgias para as melhorias do curso. No que diz respeito participao dos discentes, suas propostas devem ser encaminhadas pelo CA, para serem discutidas em tal oportunidade; 3. o acompanhamento didtico-pedaggico do desenvolvimento das disciplinas em particular e do currculo em geral, centrado na parceria entre o Ncleo de Apoio Pedaggico, NAPE/PROEN, e os Colegiado do Curso; 4. monitoramento de evaso, abandono, repetncia, reteno, com utilizao dos dados e resultados na proposio de alternativas metodolgicas, visando a reduo destes processos contrrios permanncia e ao sucesso acadmico. Conforme Resoluo CONSU/UFSJ N. 004, de 10 de novembro de 2004, a Comisso Prpria de Avaliao da Universidade Federal de So Joo del-Rei CPA-UFSJ responsvel pela coordenao dos processos internos de avaliao da instituio, de sistematizao e de prestao das informaes solicitadas pelo INEP, e como parte integrante do Sistema Nacional de Avaliao do Ensino Superior SINAES. So atribuies especficas da CPA/UFSJ: I. Conduzir os processos de auto-avaliao da UFSJ; II. Preparar o projeto de auto-avaliao institucional a ser encaminhado Comisso Nacional de Avaliao da Educao Superior CONAES, submetendo-o aprovao do Conselho Universitrio; III. Determinar procedimentos de avaliao interna de cursos, reas e da instituio, em consonncia com as determinaes da CONAES; Instrumento de Auto-Avaliao

IV. Sistematizar, analisar e interpretar as informaes do curso, da rea ou da instituio, compondo assim uma viso diagnstica dos processos pedaggicos, cientficos e sociais da instituio e identificando possveis causas de problemas, bem como possibilidades e potencialidades; V. Subdelegar competncias no mbito de cursos e reas, para comisses setoriais, determinando prazos para o cumprimento dos objetivos estabelecidos e especificando a forma de composio, o prazo de mandato e a dinmica de funcionamento; VI. Divulgao de forma abrangente sua composio e todas as suas atividades; VII. Propor Reitoria aes que melhorem a qualidade das atividades acadmicas, a serem encaminhadas s instncias competentes; VIII. Receber a Comisso Externa de Avaliao e prestar as informaes solicitadas pela CONAES e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP.

Nesse sentido, a ao da Pr-Reitoria de Ensino de Graduao e dos Colegiados dos Cursos de Engenharia associados ao BCT se dar em conformidade e parceria com a CPA. A mesma Resoluo CONSU N. 004/2004 indica que o carter diagnstico e formativo da auto-avaliao deve permitir a re-anlise das prioridades estabelecidas no projeto institucional e o engajamento da comunidade acadmica na construo de novas alternativas e prticas. Em nvel nacional, em termos de regulamentao e regulao, a modalidade Bacharelados Interdisciplinares apresenta a seguinte situao atual:

em 12 de abril de 2010, a Secretaria de Educao Superior do MEC criou o Grupo de Trabalho dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares, envolvendo membros do MEC, reitor e pr-reitores de Graduao de IFES que criaram BIs (Portaria No. 383, de 12 de abril de 2010, publicado no DOU de 14 de abril de 2010, Seo 2, N 70, p. 16). Dentre outras funes, o Grupo de Trabalho deve produzir referenciais que subsidiaro os procedimentos de avaliao e regulao dos BIs (j realizado), elaborar proposta de indicadores de avaliao para fins de autorizao e reconhecimento, sistematizar o perfil bsico comum de concluso dos BIs e aompanhar e avaliar a implementao e resultados dos cursos.

os Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares (vide Anexo I) foram apresentados pela SESU/MEC Cmara de Educao Superior do Conselho Nacional de Educao, CNE, em sua reunio de 07 de julho de 2010, e aprovado no plenrio do CNE em reunio de 06 de julho de 2011;

SESu, CONAES e INEP tm trabalhado cooperativamente no sentido de instituir um Banco de Avaliadores dos Cursos de BIs para o SINAES, bem como definir Indicadores para o Instrumento de Avaliao destes cursos.

13) Estratgias e sistema de avaliao do processo de ensino e aprendizagem

Afim de reforar a natureza plural avaliao do ensino-aprendizagem enquanto atividade diagnstica, somativa e formativa, estabelecemos alguns princpios norteadores da conduta avaliativa a ser adotada no Bacharelado em Cincia e Tecnologia. So elas: promover a articulao entre teoria e prtica, educao e trabalho, conduzindo o aluno a um processo contnuo de formao profissional; respeitar as caractersticas dos diferentes componentes curriculares previstos nos planos de curso; funcionar como mecanismo de monitoramento e aferio da promoo escolar; respeitar a diversidade dos discentes quanto s competncias adquiridas e experincias anteriores; servir de instrumento de diagnstico permanente da prtica pedaggica e da qualidade do ensino ofertado pela UFSJ; a avaliao deve ser ampla, contnua, gradual, cumulativa, cooperativa e formativa, envolvendo todos os elementos da UFSJ, sendo os seus resultados sistematizados e divulgados formalmente ao final de cada unidade curricular; e a avaliao, em consonncia com os objetivos previstos, deve abranger os aspectos qualitativos e quantitativos, sendo que os aspectos qualitativos preponderam sobre os

quantitativos, considerando o domnio dos contedos e o desenvolvimento de habilidades, competncias, atitudes, hbitos e conhecimentos.

14) Anexos

I. Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares. SESU/MEC, 2010. Apresentado Cmara de Educao Superior do Conselho Nacional de Educao, CNE, em sua reunio de 07 de julho de 2010 e aprovado no plenrio do CNE em reunio de 06 de julho de 2011.

II. Portaria No. 313/2007/Secretaria de Educao Superior, SESu/MEC, de 12 de abril de 2007, que nomeia Comisso para discusso da Concepo do Campus Alto Paraopeba.

III. Campus Alto Paraopeba da UFSJ: Diretrizes Gerais. Anexo Resoluo No. 003/CONSU/UFSJ, de 18 de fevereiro de 2008.

IV. Portaria No. 002/2010/PROEN, de 17 de maro de 2010, que nomeia Comisso de Reviso Curricular dos Cursos de Graduao do Campus Alto Paraopeba.

V. Memo N 0282/2011/UFSJ/PROEN, de 06 de setembro de 2011, encaminhado ao Presidente do Conselho Universitrio e incorporado ao Processo de Criao dos Departamentos do CAP.

VI. Parecer Tcnico 012/2011/UFSJ/PROEN/DICON, referente adequao do PPC aos processos de Controle Acadmico da Instituio.

VII. Condies de Oferta e de Cadastro do Curso para a DICON.

Вам также может понравиться