Вы находитесь на странице: 1из 2

Notas sobre a Acacia verdadeira (excerto)

"Embora o gnero de accia, propriamente dito, compreenda vrias espcies que no podem ser separadas sem violentar o vnculo de unio pelo qual a natureza parece t-las ligado; embora a Amrica produza certas espcies e os outros crescem na ndia; no entanto, as trs espcies que produzem goma Arbica* e goma Senegal em maior abundncia, s foram encontradas nas partes mais quentes da frica, no Senegal, perto das margens do Atlntico, ou na Arbia, na costa do Mar Vermelho, em pases que esto dentro da zona trrida no hemisfrio sul. Os antigos , desde o tempo de Teofrasto, estavam familiarizados com trs espcies de acacia, s quais Plnio acrescenta uma quarta; embora ele reconhea que tinha pouco mrito e, portanto, no era muito pensado de. Tanto quanto podemos cobrar de Dioscorides, a rvore de goma vermelha, que mais particularmente, tem o nome de accia, era geralmente encontrada na Arbia; enquanto que a rvore de goma-branca era comumente encontrada no Senegal, se no mais, que a rvore de gomavermelha ". Espcie I. - Uma rvore de goma vermelha . "A Acacia dos gregos descrito por Dioscorides como a rvore sem malcia, e o ferimento de seu espinho no ser seguido por qualquer inconveniente grave . Ela tambm havia sido chamado de Acantha Egyptia. Os rabes do-lhe os nomes de Achachia , & c . Tambm . Schiti e Schittim. Lineu a define assim - Mimosa niltica , spinis , stipularibus patentibus , foliis bipinnatis partialibus externis , glndula interjecta , spicis globosis pedunculatis Systema Nat, edio 12, p 678, n 34 . "Esta accia cresce nos desertos do Senegal, em algumas ilhas perto o afluxo de telha Nger, e tambm na Arbia : ela mal alcana a altura de 20 ps."

Espcie II. - Uma rvore de goma vermelha

O Senegal produz esta espcie, que os negros de d' Oualo chamam de Gonake: ela difere da anterior, que leva o nome de Nelmeb, j que no cresce to livremente nas areias mveis da costa, mas comumente encontrado em terras cor de tijolo, semi-argilosas e arenosas que comeam a oito ou dez lguas da beira-mar, e estende-se do interior sessenta lguas adentro do continente, onde compe a maior parte das florestas, que cobrem quase todo o extenso do pas."

O Gonake normalmente cresce at atingir a altura de vinte e cinco ou trinta ps. Seu tronco reto at a altura de dez ps e cerca de dezoito polegadas de largura: a essa altura coroada com ramos abertos, que se expandem em um ngulo de quarenta e cinco graus. A madeira, que ao mesmo tempo em um estado mido de uma cor branca ou acinzentada manchada, adquire ao secar uma cor vermelha profunda e bonita. A goma desta rvore

de uma cor vermelha escura e de um sabor mais amargo do que o das primeiras espcie: ele produzido em igual abundncia e comanda o preo mais elevado no mercado".

Extraido do livro: The acacia tree, Robinia pseudo acacia: its growth, qualities, and uses with observations on planting, Manuring, and pruning. Holt, Norfolk London: Longman, Orme, Rees, Brown, and Longmans 1842 Por William Withers

Вам также может понравиться