Вы находитесь на странице: 1из 70

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS UNIDADE UNIVERSITRIA DE JUSSARA LICENCIATURA EM HISTRIA

BRUNO FELIPE DE SOUZA MOURA

SEGUNDA CONSIDERAO INTEMPESTIVA: UMA INTERPRETAO ACERCA DA PERSPECTIVA DE HISTRIA COMO POSSIBILIDADE PARA A VIDA.

JUSSARA-GO 2012

BRUNO FELIPE DE SOUZA MOURA

Segunda Considerao Intempestiva: o conceito de histria em Nietzsche, uma interpretao acerca da perspectiva de histria como possibilidade para a vida.
Monografia apresentada ao departamento de Histria como requisito parcial para obteno do ttulo de Licenciatura em Histria, da Universidade Estadual de Gois: Unidade Universitria de Jussara Gois, sob orientao do professor Esp. Wilson de Sousa Gomes.

JUSSARA-GO 2012

Dedico esta monografia minha septuagsima quarta garrafa de vodca, saboreada avidamente naquele chuvoso novembro de 2009, enquanto as ideias aqui expostas eram gestadas e nutridas.

AGRADECIMENTOS

Pensei em no fazer aqui um texto metafrico, e creio que no consegui fugir deste destino. Devo dizer que este trabalho um ponto de parada, numa longa caminhada que iniciei em 2007 e que no se finda aqui. Caminhando por esta estrada, tive a sorte de no estar sempre sozinho, tampouco tive como apoio somente a fora de minhas prprias pernas. Por vezes foi preciso parar, e sentado no acostamento da vida decidir outros rumos, outras opes. Noutras tantas ocasies, quando ao seguir sentia que meu passo titubeava, contei com alguns braos fortes que vieram ao meu auxilio. Por fim, aqui estou, e necessrio reconhecer a importncia daqueles que partilharam comigo um pouco destas paisagens, deste mundo. Sem a figura do professor seria impossvel qualquer tipo de formao. Como professor e grande amigo, no poderia deixar de agradecer ao Professor Luiz Carlos Bento. Alguns professores se limitam em nos ensinar o contedo e com isso conseguimos ir formatura. O professor Luiz se situa noutro grupo juntamente com aqueles que nos ensinam a estudar, contribuindo assim para que consigamos a autonomia necessria ao verdadeiro crescimento e a uma formao slida. Ao professor Wilson de Souza Gomes agradeo pela pacincia de corrigir atentamente os textos por mim escritos, apresentando suas provocaes e partilhando comigo ao longo do ano de 2012 o desejo de ver materializada esta pesquisa. Ao professor Aruan Antonio Passos, meu agradecimento pela disposio de ler e avaliar o texto por mim redigido. de fundamental importncia o engajamento destes profissionais, que nos apontamentos e nos debates que conosco travam, contribui decisivamente para nosso crescimento profissional e humano. No entanto, nem s de universidade e universitrios so feitas as monografias. O bar um templo, no qual por inmeras vezes pude me reunir com as mais excepcionais personalidades que ao longo da caminhada-existncia pude encontrar. Meus irmos Heiler A. Konrad e Fernanda Fedrigo, quando a loucura se espreitava pela soleira da porta da frente, vocs me resgataram pela porta do fundo. Quantas fugas protagonizamos? no sabemos dizer ao certo. S sabemos que sem elas, teramos sido prisioneiros de terrveis demnios e tits indestrutveis sobretudo daqueles tits e demnios que se escondem atrs das arvores invisveis da existncia. Vocs foram os braos com os quais eu contei. Jlio Cezar e Michael Marques, quantas vezes vocs escutaram as coisas que aqui escrevi? Estimamos que seja um numero entre 100 e 5000 vezes. Certamente que tem nestes escritos, muito de sua contribuio que ao ouvir e debater diversos temas comigo contriburam para que estas ideias fossem gestadas.

E minha querida esposa, Maria ngela, meu mais profundo agradecimento. A palavra aqui falha meu anjo! Voc a nica religio na qual consegui acreditar, pois a partir de minha devoo a voc consegui construir um projeto de existncia. Um projeto redigido no por uma nica mo, mas por duas.

Tremes carcaa?!- Pois tremerias ainda mais se soubesse para onde te levo! (Nietzsche A Gaia Cincia)

RESUMO

Este trabalho busca, a partir da anlise dos textos de Friedrich Nietzsche, expor uma interpretao a respeito da perspectiva de histria, como sendo uma possibilidade para a vida. Para tanto, promovemos uma anlise da Segunda Considerao Intempestiva Da utilidade e inconveniente da histria para a vida em face de outros textos do autor, na tentativa de construir um entendimento de como ele fundamenta sua crtica da modernidade a partir de uma severa objeo a cultura e a cincia moderna, e a partir disso tece suas crticas a histria do sculo XIX. Entendemos, portanto, que o autor critica a histria com o objetivo de evidenciar uma historiografia que, segundo sua viso, no estaria de acordo com as necessidades vitais dos indivduos modernos. Posicionando-se como um autor extemporneo, crtico de seu prprio tempo, Nietzsche ataca o sentido histrico que domina a cultura oitocentista, a ideia de verdade, e a sobreposio da cincia e da histria vida. A crtica de Nietzsche histria, no entanto, no almejava excluir estes estudos, mas sim, promover uma reorientao dos seus objetivos que deveriam, na concepo do autor, servir a um projeto especfico de humanidade, ou servir a uma necessidade vital. Ao passo que na Segunda Considerao Intempestiva, Nietzsche nos apresenta as caractersticas de uma historiografia que no est em consonncia com as necessidades vitais de sua poca, ele exemplifica aquilo que seria uma historiografia pertinente na ruminao dos valores morais promovida na Genealogia da Moral. PALAVRAS CHAVE: Nietzsche, Histria, Cincia, Intempestividade.

SUMRIO

INTRODUO CAPTULO I. FRIEDRICH NIETZSCHE, O AUTOR EXTEMPORNEO


1.1 A Biografia de Friedrich Nietzsche: Narrando o pensador da moral.

10 12 12

1.2 Friedrich Nietzsche e o panorama da Alemanha do sculo XIX: o contexto intelectual e histrico das Consideraes Intempestivas 1.3 Reconstruindo a poca moderna a partir das Consideraes Intempestivas 1.4 A Segunda Considerao Intempestiva, a construo de um pensamento que se pretendia extemporneo 30 CAPTULO II. POSSVEIS DILOGOS ENTRE A FILOSOFIA NIETZSCHIANA E A CRTICA HISTRIA CONTIDA NA II INTEMPESTIVA
2.1 A verdade no sentido extramoral e a histria 2.2 A perspectiva de Nietzsche sobre a histria como um conhecimento que

18 22

39 39

pode nos servir a partir da Segunda Considerao Intempestiva


2.3 A histria em consonncia com a vida: A genealogia da moral em face dos

47

pressupostos da Segunda Considerao Intempestiva


2.4 A lio da filosofia de Nietzsche: a perspectiva de histria como fomento para

53

a ao criadora e a vida afirmativa CONCLUSO REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

59 65 67

LISTA DE ABREVIATURAS SCI Segunda Considerao Intempestiva UIHV Da Utilidade e Inconveniente da Histria Para a Vida

10

INTRODUO

O presente estudo busca interpretar e analisar a obra de Nietzsche, com um enfoque nos textos em que o autor discorre a respeito da histria. Para tanto em nosso primeiro capitulo buscamos a relao que Nietzsche mantm com sua poca. Evidenciamos assim um Nietzsche extemporneo, que por criticar os paradigmas de sua poca mantm uma relao indissocivel com esta mesma. Em nosso primeiro tpico A Biografia de Friedrich Nietzsche: Narrando o filosofo da moral buscamos compor uma breve sntese da biografia de Friedrich Nietzsche, filosofo alemo do sculo XIX, contando os fatos que compem sua existncia, as datas de publicao de suas principais obras e um pouco das problemticas que alimentavam a reflexo do filsofo. O segundo tpico traz por ttulo Friedrich Nietzsche e o panorama da Alemanha do sculo XIX: O contexto intelectual e histrico das Consideraes Intempestivas. Neste buscamos estabelecer uma anlise da relao de Nietzsche e o sculo XIX. A partir desta relao que identificamos os termos sob os quais a filosofia de Nietzsche se torna extempornea, no no sentido de estar totalmente apartada de seu tempo, mas sim diante do fato de que mantm com sua poca uma relao crtica e negadora. Nietzsche, com suas Consideraes Intempestivas (1873-74) pretendia criticar a educao, cincia e cultura da Alemanha oitocentista, e assim sendo, suas consideraes se posicionam contra os pressupostos de correntes de pensamento que na Alemanha contempornea a ele eram de grande importncia. O terceiro tpico denominado Reconstruindo a poca moderna a partir das Consideraes Intempestivas busca ver a partir da obra de Nietzsche as caractersticas que ele crtica na poca moderna. Reconstruir as caractersticas da poca moderna a partir das obras do filosofo se torna possvel a partir das severas crticas e objees que ele faz a cultura e s instituies modernas, no s nas Consideraes Intempestivas, mas tambm em outras obras escritas por ele. O quarto tpico traz por titulo: Segunda Considerao Intempestiva, a construo de um pensamento que se pretendia extemporneo: o inconveniente da histria para a vida a partir de Nietzsche. Neste vamos abordar o texto Da Utilidade e Inconveniente da Histria Para a Vida, e a crtica histria e cultura alem neste contida. Situando-a na obra dentro da obra de Nietzsche, e tambm evidenciando as caractersticas e os pontos especficos sob os quais pesam a crtica empreendida por Nietzsche a histria.

11

O segundo captulo traz uma anlise mais aprofundada de temas apontados no primeiro, tais como a relao entre histria e verdade, a reconciliao entre histria e arte tendo em vista o ideal grego de cultura e a histria em consonncia com as necessidades vitais de uma poca. Discutimos estas problemticas a partir do cruzamento da filosofia exposta na Segunda Intempestiva com outros textos escritos por Nietzsche. O primeiro tpico do segundo captulo traz por titulo A Verdade no sentido extramoral e a histria. Neste pretendemos discutir a concepo de verdade defendida pelo autor no texto A Verdade e a Mentira no Sentido Extramoral em face daquilo que foi dito na Segunda Considerao Intempestiva a respeito do conhecimento cientfico, explorando as posies defendidas pelo autor em vista da necessidade de uma cincia que fosse voltada para a vida. O segundo tpico traz como titulo: A perspectiva de Nietzsche sobre a histria como um conhecimento que pode nos servir a partir da Segunda Considerao Intempestiva. Neste apresentamos uma anlise que parte do cruzamento da II Intempestiva com os pressupostos contidos na obra A Origem da Tragdia no Esprito da Msica, com o intuito de esclarecer a relao entre cincia, histria e arte no pensamento de Nietzsche. O terceiro tpico relaciona a crtica a histria contida na II Intempestiva e os textos de A Genealogia da Moral. A forma como Nietzsche exemplifica a utilidade da histria atravs da ruminao dos valores morais modernos destacada como sendo um contraponto para a historiografia desvinculada das necessidades vitais de sua poca evidenciada na Segunda Intempestiva. Por ltimo, discutiremos como a filosofia de Nietzsche se posiciona a favor da ao criativa e afirmativa na construo de indivduos cujos projetos de humanidade podem ser, a partir desta tica de ao, plenamente realizados. O ultimo dilogo estabelecido entre os pressupostos da Segunda Considerao Intempestiva e a ensinamento da superao professado por Zaratustra, e a crtica imoralista e anticrist que se estrutura ao longo de toda a obra Nietzschiana. Deste modo que pretendemos expor nosso estudo acerca da histria como possibilidade para a vida, a partir da obra de Friedrich Nietzsche.

12

CAPITULO I. FRIEDRICH NIETZSCHE, O AUTOR EXTEMPORNEO.

Neste primeiro captulo, buscamos apresentar nosso objeto, problemtica e fontes. O presente estudo pretende abordar a obra de Nietzsche para, a partir dela, discutir a perspectiva desenvolvida pelo filsofo acerca da histria enquanto possibilidade para a vida. Principiamos, portanto, por narrar uma pequena biografia do autor, situando no espao e no tempo a vida e a obra de Nietzsche. O segundo tpico situa o autor num contexto maior, o sculo XIX, tentando traar uma relao entre esta conjuntura histrica especfica e o pensamento desenvolvido pelo autor em suas Consideraes Intempestivas. No terceiro tpico, empreende-se um esforo no sentido de evidenciar atravs dos prprios escritos de Nietzsche uma conjuntura que ele pretendia criticar. Aprofundamos, portanto, no segundo e no terceiro tpico a noo de um autor extemporneo, posio assumida por Nietzsche na anlise crtica da poca moderna. O quarto tpico se foca no texto central de onde parte nossa investigao: A SCI. Neste, buscamos situ-la no contexto das quatro consideraes e exploramos um pouco das temticas e conceitos nela trabalhados a respeito de histria, cultura e educao.

1.1 A biografia de Friedrich Nietzsche: narrando o pensador da moral

Em busca de compreender o conceito de histria em Nietzsche, principiamos nossos estudos por elaborar uma narrativa que aborde a vida e obra do pensador da moral. Nietzsche nasceu em Roecken, Saxnia, no ano de 1844. Foi o primeiro filho de um casal luterano. Seu pai, Karl Ludwig Nietzsche morreu prematuramente quando seu filho, Friedrich Nietzsche tinha apenas cinco anos de idade. Tendo se tornado viva, a senhora Franziska Nietzsche se muda com seus filhos para a cidade de Naumburg, na Turngia, no ano de 1850. Nietzsche comea sua formao escolar nesta cidade, residindo numa casa onde, a exceo dele prprio, somente havia mulheres. Esteve neste perodo cercado por sua famlia, me, irm e algumas tias. Em Naumburg, [Nietzsche] recebe o ensino elementar. Sobressai -se como uma criana de inteligncia superior, apaixonada por livros e pela msica, a qual, mais tarde, exercer uma decisiva influncia em sua vida e em seu pensamento (DIAS, 1991, p 20). Aos 14 anos Nietzsche almejava seguir o caminho trilhado pelo pai, se tornando pastor e para tanto, como

13

destaca Rosa Maria Dias (1991), ingressou no internato de Pforta Escola que prezava por uma formao para a vida religiosa. Nietzsche seguiu uma disciplina severa imposta pelo internato sobre seus estudantes. Seus estudos lhe permitiam acumular grande quantidade de conhecimentos, advindos da leitura de diversos livros e do estudo das lnguas sagradas, hebraico, latim e grego.
Nos trs primeiros anos Nietzsche segue rigorosamente a disciplina do internato. Considera-a um meio para formar homens completos, tanto intelectual quanto fisicamente. L com a avidez de um erudito, estuda sem descanso. A sede de conhecimento no lhe d sossego. Aos poucos, porm, passa a refletir sobre essa sua busca vida de conhecimento: o que havia lucrado com ela? Comea ento a se dar conta de que todo o saber que acumulara se achava dissociado da vida. Descontente, sonha com um tipo de educao que no se afaste da vida. Admite que a rvore do conhecimento e a rvore da vida no so a mesma, mas recusa a ideia de que devem estar separadas. (DIAS, 1991, p. 21).

Como a citao nos aponta, percebemos em nosso autor que o conhecimento deve estar de alguma maneira em consonncia com a vida, com uma fora vital. Nietzsche desenvolve esta problemtica em seus escritos posteriores, sendo que nas Consideraes Extemporneas1 a questo da relao entre cincia enquanto conhecimento e vida tornam-se central. J a refletir sobre o sentido do conhecimento para a vida Nietzsche se aproxima da arte dramtica e da msica, em especial o autor esboa grande interesse por msica, literatura e pela produo de textos que eram socializados num grupo de estudos criado por iniciativa do prprio Nietzsche e de mais dois amigos. Com a fundao deste grupo de estudos que, aparecem os primeiros trabalhos do autor. Rosa Maria Dias (1991) aponta 1861 como sendo o ano do aparecimento do texto Destino e Histria2, que seria seu primeiro trabalho. H outro texto tambm cunhado nesta poca no qual Nietzsche reconhece a grandeza de Hlderlin3, este traz por titulo: Carta a um amigo em que lhe recomendo a leitura de meu poeta preferido. Tal texto era um trabalho escolar, em cujo professor anotou: desejaria dar ao autor o amigvel conselho de se guiar por
1

Consideraes Extemporneas ou, Consideraes Intempestivas So sinnimos no dicionrio de lngua

portuguesa.
2

Diversos comentadores da Obra de Nietzsche apenas fazem aluso a este titulo sem adentrar em pormenores a

respeito do que seria tal obra. No entanto, numa das edies de Genealogia da Moral lanada pela companhia das letras, e citada na bibliografia usada no presente estudo, temos ao fim apresentado um texto com o nome Fado e Histria. Se trata de um texto sucinto no qual Nietzsche esboa problemticas a respeito de histria e destino que ele desenvolveria mais adiante com maior maturidade e propriedade.
3

Poeta alemo (1770-1843).

14

um poeta mais sadio, mais claro, mais alemo (DIAS, 1991, p. 21). Decorre disso o fato de que Nietzsche se diferenciava dos demais estudantes por seu gosto peculiar e, ainda jovem, apresentava preferncias que no eram as mesmas de seus professores (idem, ibidem, p.. 21). O prprio Nietzsche se pronuncia sobre este perodo dizendo:
Eu mesmo em grande parte fui encarregado de minha prpria educao. Meu pai morreu prematuramente: Faltou-me a direo firme e refletida de uma inteligncia masculina. Quando ao sair da infncia sai do colgio de Pforta, s conhecia um sucedneo da educao paterna: a disciplina uniforme de uma escola bem organizada. Mas essa rigidez quase militar, que destinada a agir sobre a massa, trata o individuo de maneira fria e superficial, s fazia com que eu me refugiasse em mim mesmo. Contra um regulamento cego, preservei minhas aspiraes e meus gostos particulares, vivi no culto secreto de algumas artes, esforcei-me em quebrar o rigor de uma rotina inflexvel, entregando-me a busca exacerbada do saber universal e de suas alegrias. Por pouco no me tornei msico [...]. Somente perto do final de minha escolaridade em Pforta, observando-me, abandonei inteiramente a ideia de uma carreira artstica: esse lugar foi ocupado pela filologia (NIETZSCHE apud DIAS, 1991, p. 23).

J a refletir sobre o sentido da erudio pela erudio o filsofo segue para a universidade, uma vez l que a filologia toma um lugar de importncia na formao (e at na futura filosofia) de Friedrich Nietzsche. Sua primeira obra, o Nascimento da Tragdia no Esprito da Msica tem muito de arte, mas se compe quase que exclusivamente, segundo Marton (1991), num trabalho de filologia. No ano de 1969, Nietzsche foi indicado para ocupar o cargo de professor de filologia clssica na Universidade da Basilia. Sua formao universitria havia sido completada e ele escolheu filologia apenas porque fora preciso escolher uma especializao (MARTON, 1991, p 13). Seu professor foi Ritshl4, e sua formao foi como afirma Scarlet Marton (1991), digna de um helenista eminente. Nos primeiros anos na universidade da Basilia, os cursos ministrados por Nietzsche abrangem temas ligados cultura grega, poesia, tragdia e viso dionisaca. Em 1870 declarada a guerra franco-prussiana, Nietzsche alistou-se e participou como enfermeiro. sua participao na guerra curta: enviado a Frana cuida dos feridos em Estrasburgo e Metz, e ao fim de um ms, contrai difteria e disenteria (MARTON, 1991, p 13). Diante disso, Nietzsche volta Alemanha, a guerra fixa em Nietzsche algumas ideias a respeito do estado e da cultura, que seriam em seu entender polos antagnicos e at adversrios: um vive s expensas do outro (idem, ibidem, p. 13). As meditaes que faz
4

Friedrich Wilhelm Ritschl, segundo Rosa Maria Dias (1991), professor de Nietzsche.

15

neste perodo o levam a cunhar seu primeiro livro O nascimento da tragdia no esprito da msica (1871), que o primeiro de uma srie de obras a serem escritas pelo autor e publicadas na maioria das vezes as prprias custas, diante da renuncia por parte dos editores em publicar sua filosofia. Como destacou Scarlet Marton (1991), nesta primeira obra publicada, Nietzsche traz consigo a marcante influencia de duas pessoas: Schopenhauer5 e Wagner6. Estas duas personalidades sero figuras marcantes nos escritos que compem as Consideraes Intempestivas (1874-1875). A terceira destas consideraes traz por titulo Schopenhauer Educador, e a quarta: Richard Wagner Bayreuth. As outras duas dizem respeito a David Strauss, o devoto e o escritor e Da utilidade e inconveniente da histria para a vida 7. Logo, as Consideraes Intempestivas so, todas elas, belicosas. As duas primeiras atacam a cultura alem da poca; as ultimas atentam para os prenncios da nova cultura. Essa a questo fundamental de toda a obra de Nietzsche (MARTON, 1991, p. 30). A partir de 1873, Nietzsche esteve doente, sentia dores de cabea frequentes. O recebimento, em 1878, do texto final da pera Parsifal, enviada como correspondncia a Nietzsche por Richard Wagner, marca o rompimento da amizade entre ambos. Tambm em 1878, o texto: Humano, demasiado humano - um livro para espritos livres8 foi publicado. Tal obra em questo causa uma srie de reaes diversificadas por parte de alguns intelectuais da Alemanha:
Erwin Rohde mostra-se consternado; Malwida no pode esconder seu embarao. Overbeck, Re, Hillebrand e Peter Gast, por outro lado, so prdigos em elogios. No entanto, o elogio maior vem da parte de Burckhardt: Seu livro uma contribuio para a independncia do esprito(MARTON, 1991, p. 38).

Por ocasio do lanamento desta obra Nietzsche se v atarefado com o seu trabalho e de algum modo sempre doente. Em 1879 ele se demite do posto que ocupava na Universidade. Diante disso concedem-lhe uma penso de quatro mil francos por ano (MARTON, 1991, p. 38), e com tal quantia, o filsofo se manter e custear o lanamento de
5 6 7

Filsofo Alemo e autor de O mundo como vontade e representao e outras obras. Compositor e dramaturgo Alemo (1813-1883). Quatro textos que compem as Consideraes Intempestivas, neles Nietzsche almejava trazer para o debate

uma serie de temas polmicos na Alemanha contempornea a ele.


8

Uma das obras centrais de Nietzsche, dividida em nove captulos que se ocupam de temas como moral,

religio, arte, estado e mulheres.

16

muitos de seus livros. Apesar de seu estado de sade desesperador, Nietzsche escreve Miscelnea de Opinies e Sentenas9, O Andarilho e a Sua Sombra10. E inicia neste perodo, aquilo que vrios de seus bigrafos chamam de Errana, uma vez que no se prende mais a uma nica localidade, viajando por vrias cidades enquanto redige seus livros. Ainda que doente, viaja e escreve. Em 1881 publica Aurora, e de acordo com Rosa Maria Dias (1991) em agosto, estando beira do lago de Silvaplana tem a revelao do Eterno Retorno. No ano seguinte, Nietzsche publica as quatro primeiras partes de A Gaia Cincia11. E em 1883 redige j em janeiro a primeira parte de Assim Falou Zaratustra12. As outras duas partes deste livro seriam redigidas at o ano de 1884, e diante da recusa do editor em publiclas com suas prprias economias, manda imprimir 40 exemplares da quarta parte de Zaratustra e no consegue reunir sete nomes interessados em ler o livro (DIAS, 1991, p. 12). Para Alm do Bem e do Mal tambm seria publicado em 1886 a partir do custeio do prprio Nietzsche. Em 1887, Nietzsche redige o Niilismo Europeu e publica Para uma Genealogia da Moral. O ano de 1888 muito produtivo, neste perodo Nietzsche escreve: O Caso Wagner13, O Crepsculo dos dolos14, O anticristo15, e Ecce Homo16. A doena, que desde 1973 estivera

Trata-se de uma coleo de aforismos sobre variados temas reunidos numa nica obra, so temas recorrentes a

moral, a arte, e a cincia, temas estes que sempre aparecem nos livros publicados pelo autor aps as Consideraes Intempestivas (1873).
10

Semelhante a Miscelnea de opinies e sentenas, se trata de uma coleo de aforismos com variados temas,

dentre eles destacamos uma peculiaridade da obra: Nietzsche traz aforismos com os nomes dos principais pensadores e artistas anteriores e contemporneos a ele. Nestes podemos ver uma espcie de doxografia cunhada por Nietzsche a respeito da obra de diversos outros pensadores e compositores.
11

Obra tomada como importante referencia para a compreenso dos temas ligados a historia no presente estudo,

A Gaia Cincia, ou o alegre saber se trata de uma das mais conhec idas obras de Nietzsche, sendo esta a primeira obra a trazer o anuncio da morte de Deus. Os temas centrais da obra so moral, cincia, arte e religio.
12

Livro escrito em prosa, narrando s historias vividas e listando os discursos do personagem Zaratustra, cujo

principal objetivo no livro anunciar o sentido da terra, o super -homem Nietzschiano. Obra capital do autor, este livro traz ilustrado os principais conceitos desenvolvidos por Nietzsche ao longo de suas obras: O Eterno Retorno, O Super-Homem e a Auto-superao de si.
13

Livro que rene os escritos de Nietzsche referentes a Richard Wagner, compositor e dramaturgo alemo do

sculo XIX. As obras, no entanto, no se tratam de autobiografias. Nietzsche fala de Wagner, somente para a partir disso poder discorrer sobre arte e cultura alem do sculo XIX.
14

Reunio de textos cujos temas variam desde os ideais ascticos at a filosofia socrtica.

17

presente, leva Nietzsche a um colapso em 1889. Ele sofre uma crise de demncia em Turim. levado para a Basilia e internado na clnica psiquitrica (DIAS, 1991, p. 13). Em 1890 Nietzsche deixa a clnica psiquitrica. Nesta poca, estando sob os cuidados da me e da irm, Nietzsche conheceu aquilo que Scarlet Marton (1991) diz ser a deturpao vinda depois do descrdito. Sua irm Elizabeth Foster Nietzsche o ajuda a organizar algumas publicaes, ela queria levar a crer que conhecia as intenes dele melhor do que ningum (MARTON, 1991, p. 91). Mesmo com o falecimento de Nietzsche ocorrido na cidade de Weimar no ano de 1900, sua irm continuou a organizar e publicar seus aforismos, em alguns volumes conhecidos como seus escritos pstumos. Se o pensamento de Nietzsche se conserva intempestivo ou extemporneo como o adjetivou Scarlet Marton (1991), devemos ter um determinado cuidado: No se deve confundir extemporaneidade ou intempestividade com alguma espcie de anacronismo. O dicionrio de lngua portuguesa define extemporneo como que vem fora do tempo; inoportuno. (FERNANDES, 1997). Marton (1991, p. 10) nos diz que extemporaneidade no significa anacronismos... nem dons profticos, mas apenas certa maneira de se relacionar com o presente, neste sentido que, desde 1900, ano de seu falecimento Nietzsche tem sido retomado, revisitado e discutido. Suas ideias passaram pelo sculo XX, suscitando diversas discusses e fundamentando outras tantas filosofias. Com os anos, multiplicam-se as interpretaes de sua filosofia. Alguns fazem dele o precursor do nazismo, outros o critico da ideologia, no sentido marxista. H os que o consideram um cristo ressentido e os que veem nele o inspirador da psicanlise (MARTON, 1991, p. 10). No presente estudo, cuja pretenso discutir a concepo que o autor desenvolve acerca da histria enquanto conhecimento entende-se que o que Nietzsche diz no constitui um discurso autnomo e independente, mas um discurso mesclado a um tempo e a um espao determinados, inserido num contexto preciso (Idem, Ibidem, p. 10). Com isso, um estudo que pretende abordar qualquer tema correlato filosofia de Nietzsche, nos remete a um olhar sobre o panorama histrico diante do qual Nietzsche produz suas obras, em especial: a SCI, cujo perodo de formulao compreende aos primeiros anos da
15

Obra na qual Nietzsche se posiciona contra o cristianismo tal como ele praticado pelos cristos ao longo dos

sculos, denunciando na pratica destes a dissimulao dos valores e a proliferao de uma moral do ressentimento.
16

Autobiografia de Nietzsche. O autor julga ser necessrio fazer uma balano daquilo que publicou, e do sentido

extemporneo de seu pensamento. No livro, comenta as principais obras por ele escritas e as intenes que as geraram.

18

produo intelectual do autor. Diante de tal questo, seguimos a apresentar o panorama histrico da Alemanha do sculo XIX, bem como sua relao com a produo da II Considerao Intempestiva. Objetivamos com isso demonstrar como o sculo XIX e sua conjuntura histrica especfica se relaciona diretamente com as problemticas abordadas por Nietzsche em sua obra, em especial, as Consideraes Intempestivas cujo objetivo era criar uma grande polmica em torno de temas como educao, histria e cultura.

1.2 Friedrich Nietzsche e o panorama da Alemanha do sculo XIX: o contexto intelectual e histrico das Consideraes Intempestivas

A sociedade na qual Friedrich Nietzsche viveu, era a sociedade da poca moderna, herdeira do Iluminismo e solo onde se desenvolveram correntes como a Filosofia da Histria e o Historicismo Alemo. Nietzsche foi o autor de uma extensa produo filosfica, publicada nos anos que se seguiram a 1870 como apontamos acima. Seu perodo de produo coincide, portanto, com aquele que, segundo Bourd & Martin (1983), a histria ganhando cada vez mais importncia, se institui como disciplina cientfica autnoma. Segundo Lefranc (2008) II Considerao Intempestiva, tem origem no sculo do historicismo alemo. Num contexto onde os postulados cientficos que permeiam as investigaes histricas variavam entre a histria erudita, o positivismo e o historicismo. Frente a isso, pretendemos, neste subtpico, abranger o contexto histrico da criao da obra Nietzschiana, em especial das suas Consideraes Intempestivas. buscando pelas correntes de pensamento que se mantinham ou se desenvolviam ao longo do sculo XIX que pretendemos colocar a prova a tese de que o discurso de Nietzsche mesclado a um tempo e a um espao determinados, inserido num contexto preciso (MARTON, 1991, p. 10). No intuito de evidenciar tal nuance, investigamos os acontecimentos histricos que se sucederam na Alemanha do sculo XIX. Nossa inteno aqui demonstrar como os assuntos abordados nas polmicas consideraes de Nietzsche sobre Educao, Cultura e Histria, ligam as intenes do filsofo a uma conjuntura, a uma poca especifica da histria alem. Segundo Gardiner (1974, p. 3), o sculo dezessete europeu foi predominantemente um sculo de progresso nas cincias fsicas. Foram estas que promoveram os importantes desenvolvimentos em infraestrutura tpicos da Revoluo Industrial. Segundo o mesmo autor,

19

decorre da influncia das cincias fsicas o desejo de conseguir nas investigaes cientficas em geral, o rigor e a exatido engendrados pelas cincias fsicas e matemticas. Desenvolveuse a partir disso uma corrente de pensamento que acreditava ser possvel, atravs da correta interpretao do passado, isolar leis universais para se compreender o processo do desenvolvimento histrico. Este era um modo de conseguir a exatido, a lei deveria ser geral e universal. Diante dos aspectos apontados acima, temos o momento da Filosofia da Histria17 que procura por leis que possibilitem enquadrar o desenvolvimento humano. Atravs de uma compreenso correta do passado, se tornar possvel controlar fenmenos sociais de um modo semelhante ao que torna o cientista fsico capaz de dominar a natureza (GARDINER, 1974, p. 6). A filosofia da histria contribuiu para legar importncia s investigaes histricas ao instituir que atravs destas investigaes seria possvel entender as leis, que, ainda segundo Gardiner (1974) s poderiam ser conhecidas recorrendo-se aos fatos da histria humana. De acordo com Bourd & Martin (1983, p. 40) Kant, Hegel e Comte, se inserem neste contexto de filosofia da histria, e tem como caracterstica comum, o fato de que suas investigaes privilegiaram todo gnero, em detrimento das individualidades. Logo, quando Nietzsche crtica duramente a Histria feita nos moldes hegelianos em sua II Considerao Intempestiva, podemos dizer que sua crtica se dirige ao conjunto de caractersticas que Hegel tinha em comum com estes filsofos da histria, no que diz respeito s Leis gerais em detrimento dos individualismos e da ideia de processo ou progresso continuo da histria. Alm disso, interpretar a histria como um processo no qual o progresso continuo, segundo Nietzsche (2003) fomenta nos sujeitos modernos a ideia de que eles so epgonos, frutos da rvore do desenvolvimento. Com a crescente importncia legada as investigaes histricas, com o passar dos anos o desenvolvimento de uma concepo de que a histria necessitava de um mtodo orientador das suas produes se firma dentre os eruditos que se dedicavam aos estudos histricos, as origens da escola metdica dos historiadores profissionais, muitas vezes chamada positivista se esclarecem mais se nos virarmos para os eruditos dos anos 1700 (BOURD & MARTIN,
17

Segundo Pecoraro (2009), o termo filosofia da histria foi citado pela primeira vez pelo filosofo francs

Voltaire em 1765. Sendo, portanto, atribuda a ele a autoria do termo que foi empregado posteriormente por diversos autores como Patrick Gardiner (1974) para englobar o conjunto de investigaes cujas caractersticas teleolgicas e escatolgicas buscavam extrair da histria um sentido de desenvolvimento, no s acerca do passado e do presente, mas tambm para prever a partir da mesma constncia ou lei, um desenvolvimento futuro da sociedade.

20

1983, p. 40). Seguindo esses aspectos, ao longo do sculo XIX que historiadores profissionais surgem e a histria se institui enquanto cincia e os intelectuais da histria refletem sobre um mtodo regulador da prtica do historiador, e assim a filosofia da histria d lugar as a concepes de intelectuais como Droysen18 e outros, como Wilhelm Dilthey, que alguns autores como Cambi (1999, p. 505) aponta como sendo um fundador do historicismo e terico da autonomia das cincias do esprito. O historicismo, que se desenvolve ao longo do sculo XIX a resposta s necessidades criadas pela emergncia da sociedade burguesa, tal como nos mostrou Martins (2002, p. 03) ao salientar que foi necessria uma nova forma da conscincia histrica para explicar essa nova realidade sociopoltica instaurada nos anos que se seguiram a Revoluo Francesa. Pois bem, neste contexto no se pode isolar cada caracterstica e engess-la em sua corrente especfica. De acordo com Bourd & Martin (1983, p. 40-150), caractersticas da filosofia da histria perduram na forma historiogrfica e de maneira visvel at pelo menos metade do sculo XX. Quando Nietzsche (2003) critica a cincia e a histria do sculo XIX, o autor no se posiciona contra uma nica corrente. Sua crtica abarca tanto caractersticas da filosofia da histria que perduraram na historiografia, como a ideia de processo histrico e progresso, como tambm a pretenso do historicismo de fazer da histria uma disciplina cientifica. Segundo Marton (1972) Nietzsche um extemporneo. E, no sentido em que ela o aponta, dizer que Nietzsche extemporneo equivale a dizer que ele se posiciona contra seu tempo. E se ele se conservou extemporneo em sua Segunda Intempestiva, isso pressupe a ideia de que sua crtica se dirige as caractersticas institucionalizadas por vrias correntes que se influenciam mutuamente desde o sculo XVII, culminando no sculo XIX a situao na qual a histria tendo ganhado crescente importncia, e as investigaes histricas tendo alcanado um volume sempre crescente, Nietzsche identifique no excesso de histria um dos vcios da cultura moderna. Segundo o prprio Nietzsche isso que ele faz em sua II Considerao Intempestiva, ou seja, interpretar como um mal, uma enfermidade e um vcio (NIETZSCHE, 2008, p. 16), algo de que os seus contemporneos do sculo XIX eram orgulhosos seu sentido histrico. Para Marton (2001),
18

Segundo MARTINS (2002) Droysen, historiador alemo do sculo XIX, teria elaborado uma concepo da

histria como cincia, uma vez que seu pensamento abrangeu no a histria enquanto processo, qualidade tpica do filosofo da histria, mas sim a histria enquanto conhecimento, portanto uma teoria da histria propriamente dita.

21

Analisar as ideias modernas justamente um dos propsitos que o filosofo se coloca em grande parte de seus escritos. Nelas, denuncia o procedimento dos ressentidos, crtica a imposio do que uniforme, ataca o reino do animal de rebanho. (MARTON, 2001, p. 188).

Cabe destacar algumas expresses utilizadas pela autora acima: procedimento dos ressentidos diz respeito, a moral de cunho cristo, que na viso de Nietzsche (1998, p. 17 47) na sua gnese se ops a moral aristocrtica, formulando para esta um contraponto para as ideias de bom e mal, a partir da introduo de um novo parmetro as aes egostas e no egostas. A moral dos ressentidos, de cunho cristo, atravs dos ideais de liberdade, e igualdade teria supervalorizado aquilo que uniforme, igual, ou seja: os valores morais modernos no criam seres excepcionais, mas fomentam um modelo de formao que impe a nivelao, o reino do animal de rebanho. Segundo Marton (2001, p. 188) o que se almejava com os ideais defendidos pela revoluo francesa eram a nivelao gregria, e assim a Revoluo Francesa seria a filha do cristianismo, pois quer criar atravs da uniformidade um reino do animal de rebanho. Para Nietzsche, de alguma forma, o Iluminismo, a Revoluo Francesa e a Ascenso da Burguesia, bem como a histria cientifica defendida pelo historicismo, teriam produzido um efeito negativo sobre a cultura moderna que se relaciona com este nivelamento, ou massificao. Segundo Matos (2001) a crtica radical de Nietzsche a modernidade abarcaria desde o cristianismo at o historicismo, passando tambm pela educao e cultura tpica do sculo XIX.
Nietzsche opta por elaborar uma crtica radical, recusando-se a realizar uma nova reviso do conceito de razo, destituindo, assim, a dialtica do iluminismo. Volta-se contra a metafsica, denunciando a proliferao de conceitos. Crtica o cristianismo e o identifica como cmplice de um abstracionismo que esvaziou tudo quanto essencial. Rebela-se contra a educao e a cultura, e chama a ateno para a deformao historicista da conscincia moderna (MATOS, 2001, 131).

A educao burguesa busca formar a todos com um determinado nvel de cultura e esse, necessrio para que o indivduo possa desempenhar suas funes no mercado de trabalho ou no Estado. Tal educao tem como principais caractersticas o seu vis profissionalizante e seu utilitarismo. Em seu livro Ecce Homo (s/ ano), Nietzsche deixa clara a temtica a qual se dedicavam as quatro Consideraes Intempestivas. Elas tm o objetivo atacar a cultura moderna, e tendo em vista que para Nietzsche cultura e educao no so

22

coisas separadas, as suas consideraes antes de tudo afirmam um ideal de formao humana, em detrimento do ideal burgus de cultura e educao.
As quatro Intempestivas so belicosas de princpio ao fim. Mostram que eu no era nenhum Joo sonhador, que me d prazer desembainhar a espada e talvez ainda que a sabia perigosamente empunhar. O primeiro ataque (1873) incidiu na cultura alem, que nessa altura eu j desdenhosamente olhava com um desprezo implacvel. Sem sentido, sem substncia, sem meta: uma simples opinio pblica. (NIETZSCHE, s/data, p. 63).

E exatamente pelo fato de se pretender atacar a cultura alem que nas II e III Consideraes Intempestivas, que Nietzsche se delonga a analisar educao. Rosa Maria Dias (1991), em seu livro Nietzsche Educador, deixa clara a proximidade e a relao estreita que Nietzsche faz entre educao e cultura. Ademais, sendo ele um grande estudioso da Grcia pr-socrtica, almejava superar os valores burgueses sobre o qual estava assentada a educao e consequentemente a cultura moderna. Como destaca Meyer (1990) Nietzsche ao defender tais ideias se posiciona contra as consequncias da ascenso da burguesia, a qual ele identificava como sendo uma classe de filisteus. Sobre esta expresso cabe esclarecer algumas definies - Scarlet Marton destaca que filisteu era a palavra utilizada nos meios acadmicos universitrios para designar pessoas que por serem estritos cumpridores das regras e leis, execravam a liberdade gozada pelos acadmicos. o filisteu era uma personagem de bom-senso, inculta em questes de arte e crdula na ordem natural das coisas. Usava o mesmo raciocnio para abordar as riquezas mundanas e as riquezas culturais (MARTON, apud DIAS, 1991, p. 29). H ainda outra caracterstica: Os filisteus da Cultura, apesar de no serem cultos, tinham a iluso de o serem. A pedagogia oitocentista criava, portanto, no o homem singular, mas sim uma massa de filisteus cultos. No campo pedaggico, e com o fim de possibilitar a implantao de seu projeto de cultura Nietzsche defende um modelo pedaggico embasado na crtica da modernidade e inspirado no modelo fornecido pela Grcia pr-socrtica.
Com Friedrich Nietzsche, delineiam-se no plano pedaggico uma crtica a tradio educativa e a proposta de uma nova Paidia dirigida para a superao da concepo Greco crist para dar corpo aos valores do superhomem, do trgico e do niilismo, delineando um novo modelo de civilizao (CAMBI, 1999, p. 504).

O prprio Nietzsche no se priva de criticar a educao moderna, quando a evoluo dos argumentos listados no texto da Segunda Intempestiva, o permitem faz-lo. Diz ele que o

23

alemo no tem cultura por que, em virtude de sua educao, no pode ter (NIETZSCHE, 2008, p. 119). Nas Consideraes Intempestivas temas como Cincia, Histria, Educao, Arte e Cultura aparecem juntos, justamente por que na crtica Nietzschiana da modernidade eles so indissociveis. Vemos assim um autor que mantm associaes entre sua filosofia e sua poca, e, sobretudo, desta maneira que o discurso de Nietzsche mesclado a um tempo e a um espao determinados, inserido num contexto preciso (MARTON, 1991, p. 10). A crtica de Nietzsche a histria ocupa um lugar no conjunto dos argumentos que ele constri contra toda a cultura e cincia moderna. A SCI, argumenta sobre o uso e o desuso da histria, tendo em vista uma severa objeo ao paradigma de cincia moderno. J em outro texto, Ecce Homo Nietzsche diz: A segunda Intempestiva (1874) traz luz o que h de perigoso, de torturante e envenenador da vida na nossa forma de cultivar a cincia. E se o autor assim o faz, devemos entender que seu modo de filosofar a marteladas19, quebra algo para possibilitar a construo de algo ainda mais aprimorado num constante processo de superao e criao. De maneira mais geral, portanto, entender as Consideraes Intempestivas, e em especial o texto de UIHV, tendo em vista sua poca , sobretudo evidenciar a afirmao e a existncia de um projeto Nietzschiano de cultura, que como destacou Rosa Maria Dias (1991), visa uma cultura alem que seja propicia a reflexo, ao esprito critico e a atividade criadora (DIAS, 1991, p. 8). A afirmao deste projeto se d diante da crtica aguada das correntes de pensamento, e dentre estas aquela que levou a histria a ocupar o lugar de cincia do homem, e tambm instituies educativas da Alemanha do sculo XIX, que em sua tarefa de ensinar passam para as geraes mais jovens uma virtude que Nietzsche na SI identifica como um vcio: O excesso de histria, e o sentido histrico que da ao homem moderno a justia pautada em sua objetividade. Mais uma vez o pensamento de Nietzsche aparece, como destacou Marton (1992), mesclado a um tempo, e sobretudo inserido em um contexto especifico. Quando Nietzsche se diz extemporneo, portanto, ele somente se caracteriza como tal uma vez que se posiciona contra seu prprio tempo e assim, est, pois, em condies de questionar a cultura filistia que l julga encontrar (MARTON, 2001, p. 41). Em geral toda a sua obra obedece a este principio, de reavaliar e criticar a modernidade. Em especial as Consideraes Intempestivas, ou Extemporneas (como alguns tradutores insistem em cham-

19

Tal como vemos exposto no subttulo da obra O Crepsculo dos dolos ou como filosofar a golpes de

martelo.

24

las) trazem a marca desta iniciativa crtica que pretendia defender uma cultura renovada, em suma, um projeto nietzschiano de cultura.

1.3 Reconstruindo a poca moderna a partir das Consideraes Intempestivas

possvel ver a modernidade e o sculo XIX a partir de uma leitura atenta das Consideraes Intempestivas e do cruzamento desta com alguns outros textos redigidos pelo prprio Nietzsche, tais como a Genealogia da Moral e A Gaia Cincia, onde o autor faz transparecer no s algumas caractersticas da conjuntura histrica inerente a modernidade, mas tambm crtica e prope um projeto de cultura em detrimento da cultura moderna. Ver a poca moderna atravs dos apontamentos feitos por Nietzsche em tais obras se trata de engendrar uma reconstruo que necessariamente se d a partir de dois elementos, a cultura e a educao, que criaram um tipo humano especifico, o homem moderno ao qual Nietzsche dirige suas crticas ao longo de toda a sua obra filosfica. De fato no somos os primeiros a tentar ver o conjunto de fenmenos sociais e histricos que chamamos de modernidade a partir da obra de Nietzsche. Empreenderemos aqui, um esforo semelhante ao que foi empreendido por Junot Cornlio Matos (2001), em um trabalho acerca das crticas nietzschianas modernidade. Diz ele que possvel demonstrar a filosofia de Nietzsche como uma das possibilidades de leitura da modernidade (MATOS, 2001, p. 129). Para este autor em especial, se torna possvel efetivar tal esforo a partir dos escritos de Nietzsche, uma vez que este, enquanto filsofo extemporneo, desenvolveu seu pensamento no sentido de voltar-se para o que inatural e de combater, em si, o esprito do tempo (MATOS, 2001, p. 130). Em outras palavras, possvel ver a poca moderna a partir dos escritos de Nietzsche por que este os compe exatamente para critic-la. Na SCI em especial, na quarta parte do texto, Nietzsche ao argumentar acerca da necessidade de se reconciliar o conhecimento histrico com uma necessidade vital, define uma srie de caractersticas que permitem reconstruir um pedao da modernidade, em especial o sculo XIX, a poca, que segundo Nietzsche (2003), dominada por um excesso de histria. Tal fenmeno resulta, segundo o autor, numa srie de consequncias incididas na cultura alem oitocentista. Tais consequncias, so perpetuadas por uma educao massificante, que de acordo com o exposto em Schopenhauer Educador (2007), teria abandonado o ideal de formao humana em prol de indivduos medianos, instrudos para o mercado de trabalho.

25

Em sua II Considerao Intempestiva, mais precisamente, na quarta parte de seu texto, ele faz ao leitor um convite: lancemos rapidamente um olhar sobre o nosso tempo! Ns nos assustamos, recuamos diante dele: Para onde foi toda a clareza, toda a naturalidade e pureza daquela ligao entre vida e histria (NIETZSCHE, 2003, p. 32). Ora, o tempo de Nietzsche exatamente o sculo que busca fazer da histria uma cincia. E, no entanto, na viso de Nietzsche tornar a histria uma cincia e buscar interpretar o conhecimento acerca do passado do homem de maneira cientfica, acarretaria num perigo eminente: a institucionalizao de uma cultura essencialmente interior, onde a cincia feita em nome do acmulo de conhecimento cientfico e no de acordo com a necessidade vital de um povo ou de uma poca. Na sua II Considerao Intempestiva, Nietzsche (2003) critica o acmulo de conhecimentos histricos sem que estes vivifiquem uma ao vital. Tal acmulo de erudio, na viso do autor infecundo pois, no ajuda na difcil tarefa de demonstrar como a ideia de verdade um preconceito de ordem moral que faz com que o conhecimento cientifico seja supervalorizado, como a nica perspectiva correta.
O que , portanto, a verdade? Uma multido movente de metforas, de metonmias, de antropomorfismos, em resumo, uma soma de relaes humanas, figuras e relaes que foram potica e retoricamente elevadas, transpostas, enfeitadas e que, depois de um longo uso, parecem a um povo firmes, cannicas e constrangedoras (NIETZSCHE, 2007, p. 84).

A ideia de verdade do conhecimento cientfico d ao homem moderno a autoridade de se posicionar como juiz frente s outras pocas, por isso em sua crtica Nietzsche desconstri a ideia de verdade, e faz a relao entre a verdade, a objetividade e a justia na concepo do homem moderno. Nietzsche (2003) diz que para o cientista moderno ser objetivo estar neutro, e a objetividade uma garantia de validade do conhecimento histrico. E se o conhecimento objetivo (verdadeiro) do passado torna o homem mais justo, o sentido histrico moderno impulsiona o homem moderno a uma erudio desenfreada20. O homem de cultura na modernidade o homem do sentido histrico, o homem do vir a ser, pois a prpria
20

Temos diversos exemplos de consideraes sobre o conhecimento cientifico em textos da A Gaia Cincia

(2006) do aforismo 343 ao 383. E o livro Humano, demasiado humano (2007), traz toda uma sesso na qual discute a alma dos artistas e dos escritores. Tais leituras complementam nossa interpretao das consideraes intempestivas. A crtica de Nietzsche, expressa nas Consideraes Intempestivas no aparece como sendo uma crtica a uma perspectiva, mas sim como uma crtica a adoo de uma nica perspectiva, verdadeira e objetiva, desconsiderando-se assim as outras possveis interpretaes e perspectivas.

26

cultura histrica dominada por este excesso da histria que a tudo desmistifica, e enquadra num conceito, numa interpretao objetiva. Qualquer nova produo humana, que se apresente ao homem moderno imediatamente posta sobre anlise, para que dessa se extraia um nexo de sentido histrico. O homem moderno julga desta forma, de maneira quase que exclusivamente histrica, recorrendo aos fatos passados. Uma vez procedendo assim, toda a anlise empreendida pelo homem moderno esta pautada na autoridade do sentido histrico, e por isso ele se conserva justo em seu juzo.
Assim nada mais consegue agir sobre elas [as personalidades modernas]; pode haver algo bom e justo, como ato, como poesia, como msica: imediatamente, o oco homem da cultura lana o seu olhar para alm desta obra e pergunta pela histria do autor. Tendo este autor j criado muitas obras, imediatamente obrigado a j ter esclarecido o curso prvio e o curso ulterior presumvel de seu desenvolvimento, imediatamente colocado ao lado de outros artistas e comparado com eles, dissecado, esfacelado em funo da escolha de seus material, do seu modo especifico de trat-lo. Em seguida, ele uma vez mais recomposto, advertido e corrigido no todo. A coisa mais espantosa possvel pode acontecer, a horda dos homens historicamente neutros j est sempre a postos para visualizar o autor a uma distancia considervel. (NIETZSCHE, 2003, p. 46).

A neutralidade que a objetividade do conhecimento cientfico de um fenmeno exige, desfaz qualquer possibilidade de aquele fenmeno gerar no individuo moderno uma ao segundo a concepo do autor da citao, que a de que se algum fenmeno compreendido e julgado historicamente ele est morto para aquele que o conheceu. Segundo Nietzsche (2003) Isso se da diante do fato de que compreend-lo antes de tudo, permanecer neutro frente a ele, pois deix-lo inculcar qualquer tipo de ao recairia num subjetivismo a ser evitado em nome da cientificidade da anlise que se planeja engendrar. A modernidade ento, inconfundvel em duas de suas caractersticas: Seu sentido histrico e sua cultura essencialmente histrica, onde o ponto de vista histrico do vir a ser e a perspectiva do conhecimento cientfico objetivo so supervalorizados. Um espetculo to inabarcvel no foi visto por nenhuma gerao, tal como agora a cincia do vir a ser universal, a histria, mostra (NIETZSCHE, 2003, p. 32). Uma cultura essencialmente histrica, tal como a moderna cria tipos humanos cujo interior se encontra em conflito com o exterior. Seu conhecimento no se reflete em aes, mas os inibe, em nome da neutralidade prpria ao homem objetivo e justo.

27

Seria esta, portanto, a principal caracterstica do tipo humano moderno? Nas palavras do prprio Nietzsche (2003, p. 33) a estranha oposio entre uma interioridade a qual no corresponde a nenhuma exterioridade e uma exterioridade qual no corresponde a nenhuma interioridade uma oposio que os povos antigos no conheciam. nesta caracterstica, portanto, que a modernidade se faz conhecer. Para se entender melhor tal oposio, convm notar aquilo que o autor entende por cultura. Cultura, portanto, para Nietzsche (2003) se trata da maneira como um determinado indivduo exprime em aes artsticas, literrias, ou num modo de vida, seus pensamentos. algo visvel por manter harmonia entre o interior e o exterior do individuo, de seus pensamentos e sua ao. Pensando isso na escala de um povo, temos certa uniformidade estilstica, uma vez que os pensamentos comuns so expressos em manifestaes comuns a todos do grupo. Um povo que tem uma cultura s deve ser em toda a realidade uma nica unidade vivente e no esfacelar-se to miseravelmente num interior e um exterior, em contedo e forma (NIETZSCH, 2003. p. 35-36). A esta unidade estilstica a cultura moderna no conservou. E nesta ausncia de peculiaridades que reside a caracterstica da cultura moderna, os alemes mesmos, como destaca Nietzsche estavam a andar, vestir e morar como os franceses, numa espcie de imitao arbitrria ao princpio de cultura acima descrita. Isso mina qualquer pretenso de uma unidade cultural coesa prpria de uma nao de personalidades fortes. Justamente na poca em que os alemes acabavam de alcanar sua unidade nacional, fazia-se sentir na Alemanha um enfraquecimento de suas manifestaes culturais, resultante de um desdm para com a forma, em detrimento do contedo. Na forma, os alemes no so alemes autnticos:
Faamos um passeio por uma cidade alem toda conveno, comparada com a peculiaridade nacional das cidades estrangeiras mostra-se aqui negativamente, tudo incolor, gasto, mal copiado, negligente. Cada um age a sua vontade, no entanto, no uma vontade forte, rica em pensamentos, mas segundo as leis que prescrevem a pressa universal e, ento, a busca geral por comodidade (NIETZSCHE, 2003, p. 37).

A poca moderna a poca da pressa, isso contribui para uma perca da peculiaridade em nome dessa mesma pressa universal, do ritmo acelerado de uma vida urbana, industrializada e fabril. O pensamento alemo, que se pretendia alemo em oposio ao Francs, no gera uma forma alem em oposio a uma forma francesa. Logo, a oposio entre cultura alem e francesa no se sustenta mais, foram ambos nivelados e segundo Nietzsche (2003) sua forma j no expressa mais diferenciaes.

28

A cultura essencialmente interior, e sendo esse no um problema alemo, mas sim da modernidade e da cultura moderna, tanto alemes como franceses se vestem com trajes produzidos na Inglaterra, ao estilo ingls...
Uma pea de roupa cuja inveno no quebra a cabea, que no demanda tempo algum para ser vestida, ou seja, uma pea de roupa tomada por emprstimo do estrangeiro e copiada da maneira mais descuidada possvel, vale imediatamente para os alemes como uma contribuio para o vesturio nacional (NIETZSCHE, 2003, p. 37)

No entanto, numa cultura onde a forma no reflete o contedo, como podemos notar os sinais de evaporao do prprio contedo? decorre da dicotomia entre forma e contedo, o fato de que, segundo Nietzsche (2003) no se pode mais precisar, se o alemo do sculo XIX, tem realmente uma cultura, se ele tem realmente um interior, ainda que este no se reflita numa forma exterior. A unidade alem, unidade num sentido que Nietzsche diz ser supremo, por ser a unidade do esprito e da vida alem (NIETZSCHE, 2003, p. 40) s seria possvel com a aniquilao da oposio entre forma e contedo. neste intuito que Nietzsche se posiciona contra a cultura moderna, e se posiciona contra os excessos de sentido histrico, prprios desta cultura moderna. Toda a II Considerao Intempestiva representa um repdio cultura moderna e das consequncias que a pretenso de objetividade cientifica tem na personalidade do individuo moderno. Segundo Rosa Maria Dias (1991), tendo em vista que a educao e a cultura no so coisas distintas para Nietzsche, qualquer problema na cultura de um povo tem seu correlato na educao. Talvez por isso, Nietzsche tenha dispensado tanta ateno ao problema da educao alem no sculo XIX. Se a cultura moderna padecia de um excesso de histria, a educao tinha perdido seu ideal de formao humana, em prol da extenso de criar seres massificados, medianos para ocupar cargos no estado ou no mercado de trabalho. A ascenso da burguesia provocou tal virada pedaggica especialmente no sculo XIX, e muitas pessoas tiveram acesso ao ensino, pois certo grau de formao era necessrio para desempenhar as novas funes que agora surgiam num novo modelo de sociedade, cada vez mais tecnolgico e urbano. A esse modelo massificado de educao e o seu tipo humano mediano, Nietzsche contrape um dever: a humanidade tem o dever de trabalhar sem cessar em produzir grandes homens; sua tarefa, ela no tem outra (NIETZSCHE, 2007, p 67). Na modernidade, a cultura segundo Nietzsche (2007, p. 67-99) reduzida servido, ao egosmo da classe dos comerciantes, e ao egosmo do estado. Desta aliana, surge um tipo humano

29

sbio (por possuir cultura geral) dcil, til ao comerciante e ao estado, pois consome os produtos que fazem o comerciante lucrar, e obedecem as leis do estado. Essa guinada pedaggica apontada acima nos auxilia, na tarefa de reconstruir a o panorama histrico de Nietzsche e justamente com ela que nos evidencia uma sociedade herdeira do ideal de igualdade defendido na Revoluo Francesa. justamente tal crtica a educao que nos evidencia tambm, a ascenso da burguesia, que levou a necessidade de uma nova tomada de conscincia histrica, necessidade que, segundo Martins (2002) se desdobrou na corrente historicista do sculo XIX. Em que a evidncia de uma cultura essencialmente histrica nos ajuda a reconstruir o panorama histrico no qual se insere a obra de Nietzsche? Tal evidncia nos mostra uma cultura herdeira de uma acepo teleolgica dos fatos histricos, evidencia inegvel que a poca moderna no se desvencilhou dos preconceitos de ordem moral que regem a concepo de verdade e objetividade do conhecimento cientifico, tendo em vista que para Nietzsche este no representa mais que um antropomorfismo21. A concepo de que o mais justo aquele que possui mais objetividade, favorece a erudio pela erudio em detrimento da ideia de que o conhecimento tem que estar a servio de uma necessidade vital. Nas consideraes intempestivas, Nietzsche se coloca como sendo o polmico critico de todo o conjunto dessas caractersticas modernas. Ideias essas que so: a massificao dos indivduos em detrimento de um ideal de formao humana, a cincia em detrimento da vida, e o excesso de histria. O que defende o autor frente a tais fatos? Que a cincia seja feita em virtude das necessidades vitais dos indivduos, de um povo e de uma poca. A histria em excesso criava problemas, mas tendo em vista que a histria imprescindvel para o agir humano, esta deve estar a servio da desconstruo da ideia de verdade a qual est ligada a cincia moderna, inclusive a histria em sua pretenso a objetividade. O projeto de cultura que Nietzsche quer construir leva em considerao que o homem de ao na modernidade necessita da histria para realizar em sua humanidade forma plena:
O homem de ao j liga sua vida razo e aos conceitos para no ser levado pela corrente e para no se perder a si mesmo, o sbio constri sua cabana bem perto da torre da cincia para poder ajud-la e para encontrar proteo para si prprio sob o baluarte existente (NIETZSCHE, 2007, p. 90).
21

Expresso utilizada no texto Introduo teortica sobre a verdade e a mentir ano sentido extramoral para

demonstrar como uma interpretao molda o signo interpretado de acordo com o intelecto daquele que interpreta.

30

Diante do apresentado na citao, perceptvel que para poder construir a reforma de cunho imoralista de que a modernidade necessita, a ruminao dos valores morais parte de uma iniciativa do prprio cientista que se volta contra a cincia, do historiador que se utiliza da histria para reconciliar a histria e a vida, e consequentemente a cincia e a vida. Com isso, podemos ver que Nietzsche no exclui os estudos histricos em face da filosofia ou de qualquer outra forma de pensamento, mas sim o coloca numa outra perspectiva que no visa dar ao homem moderno a sensao de ser epgono. O homem deve se entender como sendo um caminho22 para a produo de algo que mais aprimorado. Seguindo esses aspectos, na II Considerao Intempestiva, segundo White (1995) no tivemos um exemplo de historiografia voltada para as necessidades vitais de seu tempo. De acordo com este autor, Nietzsche nos da este exemplo em uma obra posterior: A Genealogia da Moral. A batalha de Nietzsche contra cincia sem vivificao e contra os excessos da histria, que feita sem um vinculo com as necessidades vitais dos indivduos modernos se apresenta de maneira contundente no texto UIHV, onde o autor delineia a tese extempornea de que o excesso de histria prejudicial a vida.

1.4 A Segunda Considerao Intempestiva, a construo de um pensamento que se pretendia extemporneo

No perodo que vai de 1873 a 1876, Nietzsche publica quatro textos, que ficaram conhecidos como Consideraes Intempestivas. O objetivo destes textos era chamar a ateno dos alemes contemporneos a Nietzsche para polmica que o autor criou em torno de alguns temas especficos relacionados com sua poca, em suma, toda a obra, embora esteja dividida em quatro textos distintos, gira em torno de um eixo temtico: Educao e cultura na Alemanha oitocentista. Cada um destes quatro textos, no entanto, tem um titulo e um recorte prprio. O prprio Nietzsche justifica os recortes escolhidos para suas consideraes em sua autobiografia publicada alguns anos depois, segundo o autor, a primeira das Consideraes Intempestivas, intitulada David Strauss, o devoto e o escritor, representa o primeiro ataque,
22

Caminho palavra utilizada meteforicamente para expressar em Assim Falou Zaratustra a misso do homem

de se auto superar num constante processo de aprimoramento que daria origem ao super-homem nietzschiano.

31

diz ele: que em (1873) incidiu na cultura alem. A Segunda considerao, cuja problemtica suscitou a presente pesquisa, se configura num ataque feroz ao paradigma de cincia moderna. Jean Lefranc (2008) nos deixa claro o propsito desta considerao, tendo em vista os elementos de seu titulo: Da utilidade e Inconveniente da Histria Para a Vida. Destaca o autor, que o propsito primordial da considerao de Nietzsche no debater os avanos da histria, ou mesmo uma metodologia da cincia histrica. Tampouco Nietzsche teria objetivado com este texto se deter na questo do devir das sociedades humanas (LEFRANC, 2008, p. 288), por outro lado posto que os estudos histricos ganhassem grande impulso e importncia no decorrer do sculo XIX, a ponto da cultura moderna poder ser adjetivada como essencialmente histrica. A SCI , portanto, o texto no qual Nietzsche discute do ponto de vista da cultura os efeitos da dominao de um ponto de vista essencialmente histrico. A Terceira considerao, bem como a quarta e ltima, se serve de um exemplo pessoal, para a partir da, estabelecer a crtica a educao e a cultura da Alemanha do sculo XIX. Nestas, portanto, Nietzsche fala de Artur Schopenhauer, em Schopenhauer Educador (2008), e de Richard Wagner em Wagner em Bayreuth (2007). E com isso, somos remetidos a refletir sobre o motivo que Nietzsche os cita, no intuito de estimular discusses acerca da cultura e educao alems, logo temos:
Na terceira e quarta Intempestivas, enquanto indcios de um conceito mais elevado de cultura, do restabelecimento do conceito de cultura, opem-se duas figuras do mais duro egosmo, autodisciplina, tipos extemporneos par excellence, cheios de soberano desprezo perante tudo o que sua volta se chama imprio, cultura, cristianismo, Bismarck, xito Schopenhauer e Wagner. (NIETZSCHE, s/data, p.59)

Justifica o autor que ambos Schopenhauer e Wagner tratam de personalidades extemporneas por excelncia. Ser extemporneo, ou intempestivo foi, por sinal, a posio adotada por Nietzsche ao escrever suas quatro consideraes. Extemporneo no sentido de que o filsofo se posiciona contra o seu prprio tempo, mesmo que sua obra se mostre, exatamente por isso, indissocivel da poca a que pertence, no caso, a Alemanha do sculo XIX. Nietzsche intempestivo por que sua anlise se posiciona contra o paradigma de sua poca. Especificamente na Segunda Intempestiva Da Utilidade e Inconveniente da Histria Para a Vida (2003), texto no qual o autor se demora a analisar e criticar a histria tal como ela era feita e difundida na Alemanha do sculo XIX, destaca-se que o texto comea por dar

32

testemunho de tal intempestividade adotada nestes escritos, quando o prprio Nietzsche diz querer expor por que a histria, precioso suprfluo do conhecimento e artigo de luxo, devem ser seriamente, segundo as palavras de Goethe, objeto de dio. Ao produzir um livro que descaracteriza uma concepo comum aos seus contemporneos que Nietzsche se faz extemporneo, ou inatual, ou ainda pstumo. Sua anlise parte de seu tempo, mas est contra este. De acordo com Lefranc (2008), se Nietzsche se posiciona de tal maneira, devemos entender que seu objetivo no excluir os estudos histricos. O prprio autor, por vrias vezes se utilizou de investigaes histricas para compor seus livros, a exemplo de Genealogia da Moral, ou mesmo O anticristo. A histria que deve ser tomada por objeto de dio justamente a histria prpria a todo historicismo (LEFRANC, 2008, p. 288) 23, ou ainda, como o prprio Nietzsche (2008, p. 43) destacou essa histria compreendida hegelianamente (NIETZSCHE, 1989). H obviamente, na viso do autor, certa continuidade no historicismo de prticas que se iniciaram no perodo iluminista e ai que reside sua crtica a essa corrente da histria. Tal crtica dirigida histria feita na Alemanha contempornea a Nietzsche, se dirige antes de tudo aos postulados institudos por uma corrente de pensadores que se estende de Plato, passando por Kant, Hegel e por fim, influenciando a historiografia oitocentista, que segundo Bourd & Martin (1983, p. 40) se juntam num nico conjunto de pensadores teleolgicos. Certas continuidades e rompimentos so evidenciveis ao longo do desenvolvimento que levou a histria a se firmar como cincia. Nietzsche parece dirigir sua crtica, sobretudo s noes de histria universal e processo histrico e progresso que na

23

A esta altura se torna imprescindvel esclarecer o sentido desta crtica Nietzschiana ao historicismo. De

maneira geral, os comentadores de Nietzsche no esclarecem qual concepo de historicismo ou poca especifica do historicismo Nietzsche est criticando. Jean Lefranc (2008) se limita apenas em dizer que o autor se dirige ao historicismo. Martins (2002) esclarece que historicismo no uma exclusividade da Alemanha do sculo XIX, mas sim um fenmeno mais amplo que abrangeu toda a Europa e que influenciou at mesmo autores brasileiros como Varnhagen. Seria o iluminismo uma forma de conscincia que abarca as transformaes socioeconmicas advindas como consequncia da Revoluo Francesa. Somente na segunda metade do sculo XIX que ocorre a institucionalizao do historicismo entre os intelectuais e isso contribui para que os limites formais da histria sejam delineados de forma mais precisa. Qual historicismo Nietzsche critica? Na Segunda Intempestiva (2003) evidencia-se que Nietzsche critica o historicismo no que tange ao fato de que recebe ele influncias diretas de Hegel e se torna, portanto, uma corrente de cunho moralizante e idealista. No obstante a isso, Nietzsche (2003) critica firmemente a pretenso de fazer da histria uma cincia. Segundo Bittencourt (2009), o excesso de sentido histrico originrio na filosofia da histria, seria institucionalizado atravs da pretenso historicista de fazer da histria uma cincia.

33

viso do autor, advinham de Hegel e da forte influncia que a filosofia deste conservava dentre os intelectuais alemes.
Semelhantes consideraes acostumaram os alemes a falar de um processo universal e a justificar sua prpria poca, vendo nela o resultado necessrio desse processo universal. Semelhantes consideraes destronaram outras potncias intelectuais, a arte e a religio para colocar em seu lugar a histria, enquanto o conceito que se realiza a si mesmo, enquanto a dialtica do esprito dos povos e o julgamento da humanidade(NIETZSCHE, 2008, p. 97).

Na prpria citao Nietzsche critica a justificao de sua prpria poca atravs de um processo universal, como se o homem moderno fosse o fruto de um desenvolvimento, o estgio supremo desse desenvolvimento. O autor tambm destaca que tal perspectiva tem se sobreposto a outras perspectivas como a arte e a religio, que no sculo XIX esto sendo substitudas pelo sentido histrico, o processo que a tudo explica. Diante disso, Nietzsche identifica em Hegel aquilo que Bourd & Martin (1983, p. 40) chamou de pensamento teleolgico, algo que liga as concepes de Plato e de toda uma corrente de pensadores que no conseguiam se desvencilhar de noes de providencialismo e progresso contnuo rumo a um fim. Estas noes, muito prximas de uma moral essencialmente crist, sero objeto de grandes crticas ao longo de todo o texto que compe a II Considerao Intempestiva. O prprio Nietzsche diz: A vinda do senhor! O processo! Levar a salvao! Quem, pois, no ouve ali voz da cultura histrica, voz que s conhece a palavra devir (NIETZSCHE, 2008, p.105). Embora com um tom de ironia por parte do autor, percebemos o relacionar da noo de progresso as noes religiosas e Nietzsche diz para me expressar do ponto de vista cristo diria que o diabo governa o mundo e que o mestre do sucesso e do progresso. Em todas as potencias histricas, o cristianismo a verdadeira potncia (NIETZSCHE, 2008, p. 111). O processo contnuo e o progresso em relao com a histria so colocados assim, como sendo uma acepo crist. Pode-se identificar nestas breves criticas presentes na SCI o escopo de uma posio exaustivamente defendida por Nietzsche enquanto filosofo: o imoralismo24.

24

O prprio Nietzsche se dava o apelido de filosofo imoralista, pois travava contra a moral de cunho cristo um

grande e polmico duelo. Ressalta Lefranc (2008) que justamente neste ponto Nietzsche se difere de Schopenhauer, uma vez que mesmo se declarando ateu, Schopenhauer no defendeu uma nova moralidade em oposio a moralidade de cunho crista. Nietzsche desenvolve todos os seus livros no intuito de o faz-lo. Aurora, por exemplo, um livro destinado a delinear o surgimento de uma nova moralidade.

34

Criticando a ideia de processo histrico como sendo uma coisa apocalptica, e tipicamente crist, Nietzsche parte da ideia de que a cincia e a objetividade cientifica tal como eram praticadas em sua poca no estariam desvencilhados de preconceitos de ordem moral, e sobretudo, de noes da moral de cunho cristo. Lefranc (2008, p. 129), relaciona o esforo empreendido por Nietzsche em suas genealogias a uma busca pelas dissimilaes promovidas pela moral crist, em suma se posicionando contra a moral moderna. Nietzsche aparece, para Jean Lefranc (2008), como imoralista. No entanto, retomando, prestando-se a criticar noes e caractersticas prprias a Hegel o filsofo-extemporneo se sobressai, pois como destaca Bourd & Martin (1983, p. 48) Hegel pertence inegavelmente ao mundo do Aufklarung, e como tal representa o modo de pensar de todo um conjunto de filsofos e at de historiadores, levando em considerao a autonomia alcanada pela histria no decorrer do sculo XIX. Em suma, segundo Bourd & Martin (1983, p. 44 150), da histria erudita ao historicismo propriamente dito, as investigaes histricas ganharam cada vez mais importncia, na tanto na Frana quanto na Alemanha. Tendo em vista que a priori no havia um principio metodolgico nico durante a escola erudita, o grande fluxo de trabalhos, investigaes e monografias no tinham uma metodologia comum. Ao longo do desenvolvimento da escola metdica, o mtodo se torna uma grande preocupao uma vez que este o orientador da pratica do historiador, que agora aparece como um ofcio. assim que vemos transposta a poca em que a histria era feita por qualquer erudito que por ela apresentava afinidade, o historiador agora se torna uma personalidade de grande prestgio. A preocupao escrupulosa de exatido e a prudncia no julgamento (BOURD & MARTIN, 1983, p. 75) so, portanto, as virtudes exaltadas do historiador no sculo XIX. Este o homem que julga segundo os fatos passados para possibilitar uma poltica de ao no presente e com isso, Nietzsche no deixa de se referir ao historiador em sua SCI como sendo o virtuoso histrico do presente ( NIETZSCHE, 2003, p. 50), para demonstrar como a tarefa de julgar com o sentido histrico adquire ares de importncia ao longo do sculo XIX. O trabalho do historiador mantm constante escrpulo de exatido por que permite tomada de conscincia histrica. Para Agner Heller (1993) conscincia histrica pode ser traduzida pelos questionamentos de onde viemos, o que somos, e para onde vamos? (HELLER, 1993, p.15), uma vez que diversas respostas podem ser obtidas destes questionamentos, existem diversas formas de conscincia histrica. Com tal elemento, o oficio do historiador, no sculo XIX est, assim, ligado produo de uma conscincia histrica especfica, seja a conscincia ligada afirmao dos estados nacionais ou ainda a

35

ascenso da burguesia. E no historicismo em especial, o passado humano aparece a luz de ideias, que, como foras intelectuais de socializao humana, constituem histria como um construto coerente de sentido na sequncia temporal do agir humano que modifica o mundo (MARTINS, 2002, p. 14), e nesta busca de sentido para orientar o agir, a partir dos fatos passados, o historiador aparece como figura-chave que deve manter a virtude se ser exato, portanto, objetivo. Nietzsche deixa clara sua opinio a respeito dessa pretenso de objetividade reclamada pelo historiador na prtica de seu oficio. Diz o autor
Voltemo-nos para uma das foras muito celebradas do homem moderno com a pergunta, alias constrangedora, se ele tem o direito de se denominar, por sua conhecida objetividade, forte, isto , justo e em grau mais elevado do que o homem de outra poca (NIETZSCHE, 2003, p. 47).

Tendo chamado ateno para este assunto em especial, Nietzsche em tom de ironia faz-se supor que o homem moderno pense ser forte por ser justo. Seria, segundo o filsofo, um erro a pretenso do homem moderno a justia inspirada na objetividade do seu julgamento histrico25. Quem julga historicamente, no deixa de instrumentalizar, a fim de engendrar tal julgamento a valores morais. Em seu livro Aurora (2008), ao fazer aluso aos valores de bom e de mal, Nietzsche critica os homens contemporneos a ele, em sua pretenso de acreditar conhecer mais a respeito destes valores. Os sbios tem razo quando pensam que os homens de todas as pocas imaginavam saber o que era bom e o que era mau. Mas um preconceito dos sbios acreditarem que agora estamos mais bem informados a respeito do que em qualquer outra poca. (NIETZSCHE, 2008, p. 27). A moral pode, portanto ocultar erros de julgamentos secularizados. Num texto intitulado Introduo Teortica Sobre a Verdade e a Mentira no Sentido Extramoral, datado do vero de 1873, Nietzsche coloca em cheque a ideia de verdade, diante do fato de que a moral, enquanto conveno gregria fixa o valor de uma verdade do ponto de vista da preservao dos outros indivduos. A verdade apareceria ento como uma concluso de paz (NIETZSCHE, 2007, p. 51). Em suma, como o prprio Nietzsche salienta na II Considerao Intempestiva julgar algo a luz dos acontecimentos histricos, seria o mesmo que destruir ou desfazer a esfera de iluso, a atmosfera nica onde este algo poderia prevalecer.
25

A relao estabelecida por Nietzsche (2003) entre verdade, objetividade e Sentido Histrico, transparece

novamente aqui. As questes relativas verdade sero debatidas de maneira mais aprofundada no tpico 2.1.

36

Ainda assim o homem moderno dirige suas aspiraes para aquilo que ele chama de verdade. No apenas como conhecimento frio e sem consequncias, mas como uma juza que ordena e que pune (NIETZSCHE, 2003, p. 50). Ainda segundo Nietzsche (2003, p. 50), objetividade histrica seria a mensurao de opinies e feitos passados a partir das opinies mais disparatadas do momento, por outro lado, tudo que no obedece as normas cannicas ditadas pelas opinies populares, subjetivo, e assim, o historiador se anula de modo que permanea neutro diante do passado que considera. Ora, se no h uma verdade que no seja ilusria em face dos valores morais que a sustenta, o que exatamente a objetividade histrica? isso seria uma mitologia, e, alm disso, uma mitologia muito ruim (NIETZSCHE, 2003, p 52). So nesses termos que o autor aproxima o trabalho do historiador com uma arte, a dramaturgia, que livre de regras cannicas permaneceria livre para esteticamente produzir boa mitologia. A objetividade histrica para Nietzsche s seria possvel enquanto uma espcie de crena na verdade, e na busca por ela o cientista estaria empenhando um grande esforo na busca da quadradura do crculo 26. A desconstruo no finda neste ponto especfico, Nietzsche parece se opor a qualquer juzo emptico que o historiador possa empreender na compreenso dos fatos passados, atacando mais uma vez qualquer possibilidade de juzo histrico. E com isso faz transparecer que a histria, ao dar exemplos, impede o homem de exercer originalidade e criatividade prpria.
Aquele que no ousa mais confiar em si mesmo, mais involuntariamente, para sentir, pede um conselho a histria: Como devo sentir aqui? Torna-se palatinamente, por pusilaminidade, um ator, e desempenha um papel, na maioria das vezes at mesmo muitos papis e, por isso, cada um deles de maneira muito ruim e superficial (NIETZSCHE, 2003, p. 45).

Quem julga pedir conselhos a histria, mesmo que atravs de analogia e empatia, imita. O projeto cultural que Nietzsche defende, em detrimento da cultura essencialmente histrica mantm dos poetas e filsofos romnticos o ideal de gnio. Ou, como o prprio Nietzsche (2008) chamou em Schopenhauer Educador, o homem de exceo. Lefranc (2008) em seu Compreender Nietzsche fala de uma nostalgia da Grcia antiga por parte de Nietzsche e de outros anteriores e contemporneos a ele. Nietzsche mesmo se consagrou enquanto helenista convicto depois ter tido como professor Ritshl. E na concluso de sua ideia a

26

Fazendo uso aqui de uma expresso utilizada por Jrn Rsen, em sua obra Histria Viva. Uma vez que aquilo

que define o crculo a ausncia de vrtices ou lados, um esforo vo buscar pela quadradura do crculo.

37

respeito desta nostalgia quanto ao ideal grego de cultura e formao, Jean Lefranc (2008) sintetiza a grande parte da crtica a modernidade empreendida por Nietzsche na SCI.
Avanar tornando-se cada vez mais grego no equivale a adquirir sempre mais conhecimento histrico sobre a Grcia sem outra nostalgia que a do saber: ser grego ascender vontade grega, enquanto viva, na sua carne, e no em esprito como um fantasma evocado pelo idealismo. (LEFRANC, 2008, p. 50)

Na contramo de toda estranheza suscitada por este fato, justamente nos conhecimentos histricos a respeito dos gregos que Nietzsche busca uma soluo para o que ele chamou de instruo sem vivificao (NIETZSCHE, 2003, p.5), e que o mal da cincia moderna. Sendo a cultura grega aos olhos de Nietzsche um exemplo de cultura vivaz, o autor parece conclamar a juventude a superao deste niilismo criado pela cultura essencialmente histrica. E esse niilismo alimentado pela dicotomia existente entre um interior rico em conhecimentos, mais que no se reflete num exterior igualmente rico em aes advindas destes conhecimentos. Logo, temos no apresentado acima que muito daquilo que Nietzsche apontou em suas primeiras obras, e em especial em suas Consideraes Intempestivas. Tais apontamentos se encontram mais delineados em obras posteriores. White (1995), por exemplo, busca entender o pressuposto na SCI como sendo um pensamento que Nietzsche comeou a construir na obra Nascimento da Tragdia e que somente se delineia com contornos palpveis em Genealogia da Moral. Isso por que o autor no d em sua SCI um exemplo do que seria uma historiografia consonante com as necessidades vitais de uma poca. Sendo a genealogia da moral um trabalho de investigao pelos valores morais, temos que Nietzsche (1998) nos d neste o exemplo que faltou na SCI. O fato que, de algum modo, os textos de Nietzsche podem conservar um dilogo que no se prende a cronologia inerente a eles. Nos que diz respeito SCI. A crtica de Nietzsche a Histria nos evidencia um olhar extemporneo sobre a histria tal como ela era entendida e praticada pelos homens da modernidade e do sculo XIX. A histria prpria do sculo XIX, fomentando ideias de cientificidade e objetividade foi alvo de duras crticas nos textos que compem a SCI, pois objetividade seria uma posio de neutralidade para garantir exatido e engendrar julgamentos histricos. A prpria ideia de verdade criticada e revista por Nietzsche (2006) em seus textos. A objetividade e aliada ao excesso de conhecimentos (erudio) provocam a dicotomia entre interior (rico) sem um exterior (forma) equivalente, e

38

isso por sua vez seria a cincia sem vivificao que paralisa a atividade a qual Nietzsche (2008, p. 15) se presta a descaracterizar ao longo dos argumentos posteriormente expostos.

39

CAPITULO II. POSSVEIS DILOGOS ENTRE A FILOSOFIA NIETZSCHIANA E A CRTICA HISTRIA CONTIDA NA II INTEMPESTIVA.

Neste captulo, partimos do pressuposto de um Nietzsche extemporneo. A partir do qual promovemos o cruzamento da SCI com outros textos de Nietzsche. Pretende-se assim, evidenciar como o referido autor fez da histria o tema de diversos debates ao longo de toda sua bibliografia. No primeiro tpico, discutiu-se a forma como Nietzsche entende uma verdade, como sendo um preconceito de ordem moral. O segundo tpico busca evidenciar a perspectiva epistmica de Nietzsche, discutindo como o autor v a relao entre histria e arte. O terceiro tpico busca demonstrar como Nietzsche busca reconciliar a histria com as necessidades vitais da poca moderna, empregando-a na tarefa de possibilitar a ruminao dos valores morais vigentes. Por fim, no quarto tpico, engendrou-se uma discusso a respeito de como a filosofia de Nietzsche busca se apropriar da histria como conhecimento perspectivo, para que este sirva a vida, fortalecendo-a e criando, a partir disso o impulso de auto superao necessrio ao surgimento do super-homem.

2.1 A Verdade e a Mentira no Sentido Extramoral.

A partir da leitura de um dos escritos de Nietzsche, denominado Introduo teortica sobre a verdade e a mentira no sentido extramoral (2007), a relao entre histria e verdade pode se tornar mais clara, dado o sentido que a anlise nietzschiana toma desde a SCI. O texto se inicia por analisar a pretenso humana de produzir conhecimento a partir de seu intelecto, capacidade esta que o diferencia dos animais. Segundo Nietzsche (2007) a pretenso do homem de a partir de seu intelecto conhecer cientificamente a todas as verdades a respeito do universo e da natureza uma pretenso ilusria, diante do fato de que o homem contingente e que sua vida representa um infinitesimal pedao do todo que representa o tempo natural. Assim, houve eternidades em que ele [o intelecto humano] no existiu e, se o mesmo acontecesse agora, nada se passaria. De fato, no h para esse intelecto uma misso mais vasta que ultrapassasse a vida humana (NIETZSCHE, 2007, p. 79). Defrontar-se com essa pretenso , segundo Nietzsche, uma evidncia do egosmo e da arrogncia do homem, que assim como uma mosca, insignificante em sua pequenez, tem a

40

partir de sua prpria perspectiva a sensao de que o mundo gira em torno de si. A capacidade de conhecer algo fez com que o homem se inchasse e se iludisse diante da perspectiva de que o real existe para ser por ele desvendado. Segundo Nietzsche (2007, p. 79) o efeito mais direto do fato do homem possuir um intelecto conhecedor do mundo que o cerca, o estado de iluso. Ainda assim, o intelecto tem desempenhado uma funo de grande importncia na delicada tarefa de perpetuar a espcie humana, uma vez que tendo sido dotado de um intelecto superior aos dos outros animais, o homem compensa a ausncia de um aparato biolgico que o coloque em p de igualdade frente aos outros animais, que sendo predadores naturais possuem de mandbulas e garras perigosssimas. , portanto, no uso de seu intelecto que o homem subsiste, usando para isso de mecanismos de dissimulao, e ento vaidoso de seu intelecto se recusa a agir como os demais animais, para quem a lei do mais forte decide aquele que prevalece. Passa ento a viver em sociedade por necessidade, pois essa, o oferece maior proteo, medo e tdio, pois:
Quer existir social e gregariamente, tem necessidade de concluir a paz e procura de acordo com isso, que pelo menos desaparea de seu mundo o mais grosseiro bellum omnium contra omnes (guerra de todos contra todos). Esta concluso de paz traz com ela algo que se assemelha ao primeiro passo em vista da obtenso desse enigmtico instinto de verdade. Quer dizer que est agora fixado o que doravante deve ser verdade, o que quer dizer que se encontrou uma designao das coisas uniformemente vlida e obrigatria e a legislao das coisas uniformemente vlida e obrigatria e a legislao da linguagem fornece at mesmo as primeiras leis da verdade: de fato, aqui nasce pela primeira vez o contraste entre a verdade e a mentira. (NIETZSCHE, 2007, p. 81).

Notem que a distino aqui diz respeito verdade e mentira e no bom e mau. Teria a verdade se fixado a partir da necessidade que o homem demonstra de conviver social e gregariamente? Sobre os valores de bom e mau, Nietzsche discorre em A Genealogia da Moral apresentando concluses diferentes acerca do surgimento destes valores. Toda verdade ento, se justifica por uma conveno social, um valor comum a todos de um grupo que o baseia na conservao de todos: os mais fortes e tambm os mais fracos. Tal valor comum traduzido numa legislao vigente no grupo social. Pois bem, a verdade ento, se distingue da mentira somente numa relao intrnseca com os valores morais. Desta forma, se uma pessoa diz ser rica, ao passo que a sociedade na qual ele est inserido sabe de sua situao pauprrima, esta pessoa automaticamente excluda dos crculos de confiana, j que faltou com a verdade.

41

Logo, a verdade, segundo Nietzsche (2007), estabelecida pela maioria, enquanto valor e apenas neste sentido que o homem quer a verdade: ele ambiciona as consequncias agradveis da verdade, aquelas que conservam a vida; para com as verdades prejudiciais e destrutivas ele est at mesmo hostilmente disposto (NIETZSCHE, 2007, p. 82). Ento o homem feliz em sociedade a partir do momento em que se esquece do fato de que a verdade, enquanto conveno gregria ilusria, e, portanto, s se diferencia da mentira no tocante a aceitao perante o grupo. No a primeira vez que a felicidade esta condicionada a uma situao de esquecimento. Tal relao persiste na filosofia Nietzschiana desde as Consideraes Intempestivas (2008, p. 24-25) onde Nietzsche deixa clara a relao entre felicidade e esquecimento se servindo para isso de exemplos prticos, tal como o do homem apaixonado que se encontra num estado de anulao do passado em prol de um futuro que ele almeja. Mais adiante retomaremos a relao entre verdade e felicidade trabalhada por Nietzsche. Diante disso, chegamos questo de retrica, onde defender um ponto de vista como sendo verdadeiro justificar:
O que , portanto, a verdade? Uma multido movente de metforas, de metonmias, de antropomorfismos, em resumo, uma soma de relaes humanas, figuras e relaes que foram potica e retoricamente elevadas, transpostas, enfeitadas e que, depois de um longo uso, parecem a um povo firmes, cannicas e constrangedoras: as verdades so iluses que esquecemos o que so, metforas que perderam seu cunho e que a partir de ento entram em considerao, no mais como moeda, mas como metal (NIETZSCHE, 2007, p. 84).

Ser verdadeiro empregar metforas que todos empregam, ou que todos aceitam. A verdade mais uma vez posta a prova do valor aceito por todos. , portanto, em virtude dos costumes repetidos e dos valores cultivados atravs dos sculos e que o homem tem tomado uma argumentao como verdadeira, se esquecendo de que a verdade pode esconder por sua relao com os valores morais uma mentira disfarada. Segundo Nietzsche (2007), o conhecimento cientfico enquanto verdade , assim, um antropoformismo daquilo que real em si. E isso outra evidencia de que o intelecto com a capacidade de conhecer dotou o homem de egosmo e arrogncia, ao fazer cincia, o homem nada mais faz do que ligar todo o que existe na realidade a sua volta a si mesmo. Se afirmarmos, portanto, que um camelo um mamfero depois de observ-lo e listarlhe as caractersticas, corpo coberto de pelos, glndulas mamrias, vivparo, isso cientifico e verdade. No entanto, o conceito mamfero um antropormofismo por que s se constitui enquanto uma humanizao da realidade que cerca o homem. Como o astrlogo que observa

42

as estrelas a servio dos homens e em conexo com sua felicidade ou infelicidade, semelhante pesquisador considera o mundo inteiro como ligado aos homens (NIETZSCHE, 2007, p. 8687). E tambm, no seno pelo fato de que o homem se esquece como sujeito e como sujeito da criao artstica, que vive com algum repouso, alguma segurana e alguma coerncia (NIETZSCHE, 2007, p. 87). O mundo emprico, portanto o mundo antropormfico de que o homem se apoderou para poder edificar seus conceitos. O cientista, mantm neste panorama uma estreita relao com a verdade. Ele pode, por outro lado, desconfiar da verdade que a razo construiu atravs da cincia, pois estando a ideia de verdade diretamente ligada ao valor moral vigente a esta verdade cientifica, sobre a qual o homem quer construir um novo mundo, so impostas outras tantas verdades, que Nietzsche diz ser de uma espcie totalmente diferente. Numa concepo de cincia moderna, falando do que Gardiner (1974) chama de filosofia da histria, poderamos ter a continuidade de uma acepo medieval de Deus, o providencialismo. No por que o conceito cientfico realmente no pretendesse apreender uma verdade filosfica em sua argumentao, mas tambm e primordialmente, por que os valores morais em voga na Europa moderna, segundo Nietzsche (2006) eram essencialmente cristos o que induz a verdade cientfica a noo de providencialismo. Segundo Lefranc (2008, p. 126), a filosofia de Hegel, por exemplo, manteve intacta certa relao com providencialismo e teologia: a questo teolgica na filosofia de Hegel notria. Diante disso, a verdadeira guerra do cientista no deve ser contra a mentira, mas contra a moral,
O homem de ao j liga sua vida razo e aos conceitos para no ser levado pela corrente e para no se perder a si mesmo, o sbio constri sua cabana bem perto da torre da cincia para poder ajud-la e para encontrar proteo para si prprio sob o baluarte existente, E necessita dessa proteo, por que h foras temveis que exercem continuamente presso sobre ele e que opem verdade cientifica verdades de uma espcie totalmente diferente, dos tipos mais disparatados. [...] Procura um novo domnio para sua atividade e outro leito de escoamento, e os encontra no mito e especialmente na arte (NIETZSCHE, 2007, p. 90).

Como podemos perceber, h uma pretenso de colocar a cincia para resolver o problema da cincia. O sbio no se oporia diretamente a verdade do cientista, mas, encontrando proteo para si sob o baluarte existente poderia procurar outro leito de escoamento, uma fuga. Tal refgio contra o torpor advindo da torre da cincia seria o mito e a

43

arte27. E neste reencontro com a arte, e como o mito, o homem ento se v em uma situao de encantamento com o sentido que apreende das coisas reais, ou seja, v as coisas reais serem apreendidas pelo esprito de uma maneira clara. O homem neste estagio de reconciliao com a arte e com o mito, como formas de construir sentido, no conduzido por conceitos, mas por intuies (NIETZSCHE, 2003, p. 90-91). So tais intuies que permitem a este individuo reavaliar o valor comumente atribudo as verdades construdas pelas cincias, em vistas dos valores vigentes. Segundo Nietzsche (2007, p 90) tal forma de conduta proporciona ao individuo novos antroporfomismos diferentes daqueles pregados pelos habitantes da torre da cincia, verdades construdas sob outro cnone, sobre outras perspectivas. O homem cientfico assim passa a ser o homem racional cujas verdades cientificas o so assim, para o homem intuitivo, apenas uma perspectiva dentre outras tantas possveis. Assim, Nietzsche busca estabelecer a relao da verdade e da felicidade, tendo em vista o perspectivismo que suas ideias fomentam. E numa posio ctica por parte de Nietzsche (2007) frete ao fato da cincia garantir ao homem a felicidade atravs da verdade, o autor contrape o homem cientfico sendo conduzido por conceitos e por abstraes, s se defende contra a infelicidade, sem nem mesmo conseguir a felicidade (NIETZSCHE, 2007, p. 92) ao homem intuitivo. Mas destaca que este ltimo no mais feliz que este primeiro. Sua apreenso do mundo, no entanto, o permite construir uma nova interpretao e significao do real a sua volta, esta apreenso do mundo se aproxima daquilo que Nietzsche define por amor fati28, no que diz respeito ao fato de que,
O homem intuitivo recolhe logo, a partir de suas intuies, ao lado da defesa contra o mal, uma iluminao de brilho contnuo, um desabrochar, uma redeno. verdade que sofre mais violentamente quando sofre: sofre mesmo mais frequentemente porque no consegue tirar lies da experincia, recai sempre no sulco em que j caiu. to irrazovel na dor

27

Neste ponto, devemos notar que o contraponto dado por Nietzsche a cultura moderna carregada de sentido

histrico, foi justamente a cultura grega pr-socrtica. Para o autor, parece no haver diferena entre o sentido fornecido pelo mito, e o sentido fornecido pela cincia. So discursos, e enquanto discursos no se sobrepem. Como a cincia se pretende enquanto discurso verdadeiro, este reencontro do cientista com a arte e o mito aparece como sendo o exato momento em que o torpor e a dissimulao promovida pela ideia de verdade se desfaz.
28

Amor ao fato. Se trata de uma espcie da apatia ou de conscincia tranquila frente as vicissitudes prprias do

existir. Cristoph Trke (2001) trabalha tal conceito num artigo que engloba a arte cinematogrfica e a afirmao da vida representada pelo conceito de Amor Fati na obra Nietzschiana.

44

como na felicidade, grita alto e fica desconsolado. (NIETZSCHE, 2007, p. 92-93)

Eis na ltima frase, no recair sobre o sulco em que j caiu uma afirmao da vida como ela em suas vicissitudes, tal afirmao nada mais que o amor ao fato. Isso, no entanto, uma posio adotada que gera uma mudana de personalidade especifica. O autor ainda compara as duas posies, dizendo que o homem intuitivo e o homem racional podem dividir a mesma poca, ento que lista as consequncias criadas pelas duas posturas distintas sob a personalidade daqueles que a adotam.
Perante a mesma desgraa, como diferente o estoico, instrudo pela experincia e dominando-se por meio de conceitos! Ele que normalmente, s procura sinceridade, verdade, liberdade diante das iluses e proteo contra as surpresas enganosas, ele pe agora na infelicidade a obra prima da dissimulao como o outro na felicidade; no possui um rosto humano mvel e animado, mas traz de certo modo, uma mscara com traos dignamente proporcionados, no grita e no altera o tom da voz: quando uma tempestade se abate sobre ele, encolhe-se sob seu manto e se afasta com um passo lento sob aguaceiro. (NIETZSCHE, 2007, p. 93)

Assim pretende Nietzsche demonstrar busca pela verdade um esforo vo. E que discutir a verdade, um exerccio que deve ser feito em face dos valores morais vigentes. Uma verdade que no aceita pela maioria no uma verdade, uma posio refutada e no aceita. Decorre disso que segundo Nietzsche (2007) no existe uma verdade no sentido em que a tradio idealista desde Plato tentou construir para o termo verdade e o autor assume perante esta corrente, uma posio perspectivista. E por isso demonstra como o homem cientfico movido pela razo apreende suas verdades cientificas, e como o homem intuitivo, mais ligado arte e ao mito, apreende suas verdades. Segundo Nietzsche (2007), o homem intuitivo no mascara sua sensao de niilismo frente s verdades de que dispe e que por isso sua personalidade no reflete nenhuma oposio entre o interior e o exterior. A arte e o mito esto ligados construo de uma personalidade propcia a ao, e isso faz uma ligao fecunda com aquilo que foi debatido na SCI em matria de cincia, cultura e histria. Isso algo que necessita ser aqui debatido, tendo em vista uma periodizao da obra de Nietzsche, que antes de discutir histria, na sua SCI, comps uma obra cujo tema foi arte e o mito na Grcia antiga. Falamos de O Nascimento da Tragdia no Esprito da Msica (1871) que, diga-se de passagem, um trabalho cuja investigao emprega mtodos muito semelhantes ao da investigao histrica. Obviamente que a crtica de Nietzsche a histria,

45

que ento no visava excluir os estudos histricos da cultura moderna, mas apenas, redirecionar seu foco para possibilitar um reencontro com a arte e o mito, ao denunciar que a cincia alm de no garantir a felicidade nesta vida contingente humana, criava seres de personalidade fraca, para quem o sofrimento tinha um peso amortecedor, ao passo que o mito e a arte, ao suscitar os sonhos fomentavam as paixes e o agir, proporcionando ao homem uma propenso a criao artstica como forma de vida. Tomar, portanto o passado histrico como algo que pudesse apreender algo vlido e universal era um exerccio ftil segundo a filosofia Nietzschiana. Tal como demonstramos na discusso acima, levando em considerao o perspectivismo nietzschiano, o conhecimento do passado poderia gerar tantas interpretaes quanto fosse o nmero de indivduos que sobre ele se debruassem. Basta lembrar, neste sentido, da diferena entre o homem intuitivo e o homem racional quando ao fato de conservarem uma viso diferenciada quanto existncia e utilidade das verdades e do sentido fornecido por elas. Logo,
O escopo de Nietzsche era destruir a crena num passado histrico no qual os homens pudessem aprender qualquer verdade nica e substancial. Para Nietzsche, como para Burckhardt, havia tantas verdades acerca do passado quantas fossem as perspectivas a respeito dele. (WHITE, 1995, p. 340).

Alm disso:
Os homens encaravam o mundo por pticas que se harmonizavam com os propsitos que os motivavam; e exigiam diferentes vises da histria para justificar os vrios projetos que deviam empreender a fim de realizar plenamente sua humanidade. Basicamente, portanto, Nietzsche dividia as maneiras como os homens encaravam a histria em dois tipos. Um tipo negador de considerar o passado; e um tipo afirmador da vida (Idem, Ibidem).

Ora, assim sendo, o conhecimento histrico como sendo uma perspectiva que depende dos projetos que os indivduos traam para realizar plenamente sua humanidade, pode ser visto sob duas gides, o que por sinal, se trata do exato exerccio que Nietzsche empreendeu na SCI, ou seja, quando o conhecimento histrico est a servio de uma fora criadora, ele serve a vida. Quando se apresenta como um entrave, se trata, portanto de uma dominao da vida pela histria e pelo sentido histrico que caracterstica do homem moderno, e que o leva a tudo conhecer e com nada se encantar, a ponto do seu saber se desvencilhar da vida no que diz respeito a ao, para a realizao de um projeto de humanidade que se efetue plenamente.

46

De acordo com os pressupostos Nietzschianos, justamente neste ponto que a cultura moderna peca, ao valorizar em demasia a perspectiva cientifica, e fazer com que esta se tome propores grandiosas e pretenses universais, de modo que a outra perspectiva seja refutada por uma maioria e por suas verdades caladas pelos valores morais vigentes. Assim, contra o sentido histrico moderno Nietzsche almeja contrapor outras foras: necessrio opor aos efeitos da histria os efeitos da arte e somente quando a histria suporta ser transformada em obra de arte, tornar-se um produto da arte, que pode conservar instintos e talvez at mesmo despertar instintos (NIETZSCHE, 2008, p. 82), assim que a II Considerao Intempestiva se intercala com a construo de uma ideia de verdade cientifica, tendo em vista os efeitos desta na cultura, e em consequncia disso, tambm sobre os indivduos humanos e suas atividades cotidianas, na busca pela realizao plena de seu projeto de humanidade. Nietzsche, portanto, no acusa o excesso de histria de promover iluso, ele lista uma forma de iluso que fomenta a criao de personalidades mais fortes, em detrimento de outras tantas iluses que no o fazem. Hayden White (1995, p. 354) diz que seu interesse ao promover tais discusses era pela concepo de Nietzsche de como o pensamento histrico pode contribuir para a introduo da nova era e pelo que ele acreditava que fosse necessrio para dar ao pensamento histrico o poder libertador da arte trgica. E assim sendo, segundo White (1995, p. 354-355) a Genealogia, enquanto trabalho cuja metodologia se aproxima inegavelmente de mtodos de pesquisa histrica aparece como uma arma contra o engano promovido pelos valores modernos, na busca por uma reconciliao com o ideal grego de cultura. Dependendo da maneira pela qual olhamos para o passado, podemos encarar o futuro de uma maneira afirmadora e herica ou entrar nele recuando (WHITE, 1995, p. 356.). Tendo em vista o peso que o passado pode representar no agir humano, o esquecimento louvado na II Considerao Intempestiva como uma fora criativa. A esta capacidade de esquecer, Nietzsche faz meno no texto de UIHV, chamando-a nestes de Fora Plstica para poder determinar esse grau e, por meio deste, os limites onde o passado deve ser esquecido, sob pena de tornar-se o coveiro do presente, seria necessrio conhecer exatamente a fora plstica de um homem (NIETZSCHE, 2008, p. 22). O autor acima citado destaca ainda que nunca houve momento de felicidade que viesse desacompanhado de uma boa dose de esquecimento, demonstrando como o excesso de sentido histrico pode contribuir para a construo de personalidades mais fracas, diante do fato de que estas se encontram em estado de desencantamento para com as coisas que lhe cerca. Nietzsche (2008, p. 113) chega a chamar essa situao na qual se encontra o homem

47

moderno de abandono da personalidade ao processo universal. Mediado ento por sua fora plstica, o homem moderno pode ter uma relao fecunda para com o conhecimento histrico. Pois precisa do servio da histria, [...] s o excesso da histria prejudicial a vida (WHITE, 1995, p. 357). E neste sentido que entendemos as trs acepes sob as quais a histria til ao homem, e propcia ao se agir criativo. Na II Considerao Intempestiva, Nietzsche (2008) diz que o homem necessita dos servios da histria sob a forma monumental, antiquada ou tradicionalista e crtica. Vemos transparecer tambm aqui uma posio perspectiva, pois o homem de ao pode se beneficiar da histria de diferentes maneiras de acordo com suas necessidades vitais. Em suma, em momento algum, enquanto filosofo Nietzsche est a tomar a histria por desnecessria, ele apenas denuncia que a forma com que o homem se relaciona com o conhecimento histrico pode, ou no, ser profcua, do ponto de vista da sua necessidade vital, e de sua ao criadora. Segundo Hayden White (1995, p. 364) na SCI, Nietzsche teria se limitado a dizer o que no seria uma historiografia criativa, a servio da vida, e para tanto, d efiniu ele as caractersticas historiografias praticadas na modernidade. Nietzsche conferiu ao historiador a autoridade de a partir de sua perspectiva e sensibilidade adaptar uma obra historiogrfica as necessidades vitais de seu tempo, e em si tratando da doena histrica da qual padece a modernidade, o prprio Nietzsche ao produzir um trabalho histrico o fez, em ateno a necessidade moderna de desmistificar e reavaliar os seus valores morais. Foi assim que surgiu A Genealogia da Moral (ano), que de acordo com Hayden White (1995, p. 364) teria praticamente encerrado sua carreira.

2.2 A perspectiva de Nietzsche sobre a histria como um conhecimento que pode nos servir a partir da Segunda Considerao Intempestiva

. Para entender a perspectiva de histria em defendida por Nietzsche como uma possibilidade para a vida, antes de tudo, se torna necessrio uma anlise de como Nietzsche ops ao esprito apolneo, uma concepo dionisaca. Entender tal proposio por parte do autor seria compreender como o autor contrape a cincia moderna (exageradamente apolnea) uma reconciliao com a arte (dionisaco). Por consequncia, nos servindo dos textos da SCI, podemos enquadrar a crtica a cincia histrica Nietzschiana nesta perspectiva,

48

uma vez que o excesso de sentido histrico, evidenciado pelo autor, justamente uma sobreposio do esprito apolneo sobre o dionisaco. Para Marton (2001, p. 54), Nietzsche convida a arte a se conciliar com a filosofia para que ao pensamento seja acrescida uma atitude. Tal reconciliao da arte com a cincia assim como a vemos a partir da perspectiva epistmica de Nietzsche desde a SCI, colocada ao longo das posteriores obras do autor como sendo uma questo de sade 29, pois a arte estaria a restaurar e conservar a sade de um povo, perdida na dicotomia existente entre um interior rico que no se reflete numa forma exterior igualmente rica, ou nas palavras de Nietzsche (2003, p. 33) uma interioridade que no corresponde a nenhuma exterioridade. A arte seria ao mesmo tempo o antdoto e o remdio, pois ao passo que restauraria a sade ao individuo, conservar instintos e at despert-los (NIETZSCHE, 2003, p. 59), tambm reconciliaria a cincia e a vida, e por consequncia, histria e vida. o que podemos evidenciar a partir da prpria SCI. Nesta o autor evidencia o problema da histria. Em sua crtica elenca argumentos contra a objetividade reivindicada pela histria cincia que ao se pretender objetiva mata a possibilidade do acontecimento histrico transmitir ao seu conhecedor uma vontade, que gere uma ao prtica. Isso seria aquilo que Nietzsche chama de supersaturao da modernidade pela histria. Nietzsche (2003) defende mais de uma vez que a arte ou o mito
30

sejam retomados na modernidade

como uma espcie de salvador da supersaturao da modernidade pela histria e pela cincia.
Somente atravs de tal atuao verdadeira, a penria, a misria interior do homem moderno vira a tona e, no lugar daquela conveno e daquela mascarada amedrontadas e encobridoras, a arte e a religio podero finalmente entrar em cena como as verdadeiras salvadoras, a fim de cultivar conjuntamente uma cultura que corresponda as verdadeiras necessidades, e no apenas ensine - como a cultura geral de hoje - a nos iludirmos quanto a estas necessidades e a nos tomarmos, por meio delas, mentiras ambulantes. (NIETZSCHE, 2003, p. 43).

Ora, a uma cultura que ilude ao construir a noo de que apenas a perspectiva objetiva e cientifica verdade, e que por isso propicia um exacerbado acumulo de conhecimentos
29 30

Tal metfora fisiolgica se encontra no texto de A Genealogia da Moral. Nietzsche formou, desde a universidade, um grande apresso pela cultura Grega pr-socrtica. Diz ele no texto

de O Crepsculo dos dolos que em sua poca de maior vitalidade, os gregos produziram musica e mito. E em sua poca de decadncia, produziram filosofia. Mito para Nietzsche aparece como sendo uma forma de expresso cultural e artstica da viso de mundo e da forma de pensamento grega pr-socrtica.

49

desvencilhados de qualquer utilidade do ponto de vista vital, Nietzsche (2003) contrape, como podemos ver na citao acima, uma reconciliao com a arte, unicamente por que cincia, metafsica, e arte so diferentes formas de discurso cujo nico objetivo seria propiciar confiana na vida, em outras palavras, sentido existencial. Nada h de verdade em um tipo especifico que d a este maior validade em face de outros. Para Nietzsche a metafsica, a moral, a religio, a cincia - so tomadas em considerao nesse livro apenas como diferentes formas da mentira: Com seu aux1io acredita-se na vida. A Vida deve infundir confiana. (NIETZSCHE, 1999, p. 47). De maneira geral, tal desdm para com a ideia de um discurso cientfico que se sobrepe, por ser verdadeiro, a outras formas de explicaes da realidade prevalece tambm na SCI. Ainda neste texto, ao falar da pretenso de objetividade da histria, Nietzsche argumenta que enquanto discurso (ainda que discurso cientfico), a histria no se sobrepe a outras formas de explicao como fornecedora de sentido. Diz ele: Isso [a histria tal como feita na Alemanha do sculo XIX] seria uma mitologia, e, alm disso, uma mitologia muito ruim (NIETZSCHE, 2003, p. 52). Sendo a histria comparada a mitologia ela no capaz de construir verdades que se oponham a arte ou a mitologia dentro de uma dicotomia verdade -mentira. Toda esta questo recai numa discusso imoralista, pois a ideia de verdade, como j foi explicitada no tpico anterior tida como um preconceito de ordem moral na obra de Nietzsche. Segundo Nietzsche (2003, p. 52), apesar de toda a pretenso de objetividade, o trabalho do historiador no seria diferente do trabalho do dramaturgo. O trabalho de ambos se assemelha, pois, so responsveis por imaginar e conceber os fatos como se fosse uma pintura, uma imagem e isso exigem certo impulso artstico. O artista (dramaturgo) somente o faz de maneira mais livre, ao passo que o historiador se submete a regras e a mtodos que visam garantir a objetividade dos resultados, e com isso apenas consegue tornar seu trabalho uma obra de qualidade inferior, ou como o prprio Nietzsche (2003, p. 52) insiste em dizer, uma mitologia ruim. Historiador e dramaturgos permanecem assim separados, cientista e artista conservam entre si uma distancia fomentada pela ideia de verdade. O historiador na modernidade, como nos aponta Nietzsche (2003), ainda se coloca incessantemente a buscar por novos objetos, e a estender seu olhar de cientista para onde quer haja a um devir o que gera uma hipertrofia da histria (erudio excessiva). Em suma, Nietzsche (2003), em sua SCI categrico ao afirma que a histria cincia somente ser capaz de despertar no individuo uma ao, ou estar em consonncia com as necessidades vitais de um individuo ou uma poca a partir do momento em que esta se

50

reconciliar com a arte. A histria o oposto da arte e somente se a histria suporta converterse em obra de arte, ou seja, tornar-se pura forma artstica ela pode, talvez, conservar instintos e at despert-los (NIETZSCHE, 2003, p. 59). Para compreender tal relao entre cincia e arte e por consequncia evidenciar de maneira mais profunda a perspectiva epistmica de Nietzsche, se torna necessrio entender como Nietzsche contrape ao esprito apolneo, aquilo que ele chamou de dionisismo31. Tais conceitos aparecem trabalhados na primeira obra publicada de Nietzsche, O Nascimento da Tragdia no Esprito da Msica, nesta Nietzsche contraps ao otimismo Socrtico (cientfico apolneo) outra fora, a Tragdia (Arte dionisaca). Para o filosofo, Scrates32 inaugura as prticas que na modernidade culminam na hipertrofia dos domnios da cincia.
Que se tome claramente conscincia como desde Scrates, o mistagogo da cincia, as escolas filosficas foram se substituindo uma a outra como as ondas, como a nsia de saber se expandiu nos pases mais longnquos como uma universalidade imprevista, como a cincia conduziu em alto-mar os espritos mais dotados como se se tratasse de uma verdadeira vocao, sem que jamais, desde ento eles pudessem ser completamente desviados dela, como esta universidade do saber encerrou uma nica rede de conhecimento o globo terrestre inteiro, at mesmo com um olhar sobre as leis de todo o sistema solar; que se apresente tudo isso, e inclusive a pirmide assombrosamente alta do saber atual, sem que se possa ser impedido de ver em Scrates a vidada, o piv do que chamado histria universal. (NIETZSCHE, apud, LEFRANC, 2008, p. 65).

Scrates apontado no livro O Crepsculo dos dolos como sendo um Decadent33, ainda que este pertencesse ao universo grego, para Nietzsche ele figura como sendo um divisor de concepes. Ele marca a sobreposio do apolneo (razo) por sobre o dionisaco (arte/mito). Desde Scrates, como uma sucesso ininterrupta de correntes se manteve o escopo da cincia, e Scrates representa esse marco ente aqueles que so pr-socrticos e

31

Apolo e Dioniso, que Segundo Brando (1995) so importantes divindades gregas, so utilizados por Filosofo grego Ensinava em praa publica empregando para isso o mtodo maiutico, que consistia em

Nietzsche enquanto analogia para traduzir as formas de criao artstica na Grcia pr-socrtica.
32

dirigir perguntas ao interlocutor at faz-lo admitir seu erro. Foi condenado a morte pela acusao de corrompe a juventude Ateniense. Conhecemos sua filosofia somente por que Plato, seu discpulo fez dele o personagem principal de suas obras.
33

Vocbulo do idioma francs que equivale a decadente. Palavra amplamente utilizada por Nietzsche para se

referir a Scrates em um texto intitulado O Problema de Scrates, constante aqui na bibliografia reunido a outros textos de autoria de Nietzsche sob o titulo de Os Pensadores Nietzsche.

51

aqueles que vieram depois dele. Em suma, Scrates se liga ao problema da cincia moderna em Nietzsche por que ele o primeiro a se reter exclusivamente em questes propriamente humanas, [que em suma so] as questes da moral (LEFRANC, 2008, p. 66). Jean Lefranc (2008, p. 66), comentador da obra de Nietzsche, atenta para a relao entre cincia e arte na modernidade, tendo em vista os estudos feitos por Nietzsche da Grcia antiga pr-socrtica. Este autor diz: a tese de Nietzsche ser exatamente que a cincia, a cincia mais moderna, aquela que se passa por desinteressada, a mais objetiva, tambm supe uma crena de ordem moral. A questo de ordem moral que a cincia moderna supe a pretenso de verdade (objetividade) para os antropomorfismos (conceituaes) promovidos pelos cientistas modernos. E Scrates representou para Nietzsche um exemplo de crena na verdade de uma proposio filosfico-metafsica que levou um homem a aceitar passivamente sua sentena de morte, tal como nos mostra Lefranc (2008, p. 60 66). Em suma, uma vez que Scrates representa esse marco divisor de perodos, o plano de redeno da cincia moderna arquitetado por Nietzsche a partir da conciliao entre cincia e arte (apolneo e dionisaco) ele se lana para um perodo anterior a Scrates. A Origem da Tragdia no Esprito da Msica tem um recorte temporal atento a esta questo, uma vez que neste trabalho Nietzsche se prope a vasculhar analisar e interpretar a arte e o pensamento pr-socrtico. Para White (1995, p. 345), Nietzsche reconhecia nesta obra que os gregos tinham sido os primeiros a reconhecer quanto a vida humana dependia das faculdades mitopicas do homem, de sua capacidade de se dedicar a um sonho de sade e de beleza em face de sua prpria aniquilao eminente. Como O Nascimento da Tragdia tem por objetivo apontar em Scrates a guinada rumo a uma forma cientifica-moral de explicar a vida humana, toda esta obra representa tambm uma anlise histrica de como o sentido histrico se sobrepe a arte, separando, a partir da revoluo socrtica, aquilo que na modernidade Nietzsche pretende reconciliar: a cincia e a arte. Depois de analisar ao longo de seu livro a arte trgica e a conjugao de aspectos dionisacos e apolneos, Nietzsche encerra seu livro evidenciando esta tese. Segundo White (1995, p. 344), o nascimento da tragdia encerra-se com uma anlise da oposio do senso histrico conscincia mtica. Nietzsche queria libertar o homem no do mito, mas das iluses de que a histria ou o processo histrico era representante. Em sua perspectiva epistmica, Nietzsche no busca, portanto, fundamentar a ideia de uma Cincia que se

52

sobreponha a outras formas de explicao da realidade34. Pelo contrrio, sua tese de que somente a partir de uma reconciliao com a arte, a cincia seria capaz de transmitir ao individuo uma predisposio para a ao, uma fora criativa que impulsione o individuo a criar coisas novas e se impelir para o futuro com maior vontade e de forma afirmativa. A essa nova cincia, renovada a partir da cincia moderna, Nietzsche chama de o Alegre saber expresso que se tornou o subttulo de A Gaia Cincia (2006). justamente pelo dialogo que conserva O nascimento da Tragdia (1999) com a Segunda Considerao Intempestiva (2003), que Nietzsche aponta nesta ltima os gregos (especialmente os pr-socrticos) como sendo o povo cujo sentido histrico no prevaleceu por sobre outras foras, como a arte. Tambm os destaca enquanto sendo a cultura que apesar dos perigos se conservou autntica frente os perigos, a partir de um perspicaz uso de foras apolneas e dionisacas.
Houve sculos em que os gregos se encontravam diante de perigo semelhante aquele no qual nos encontramos, a saber: o da inundao pelo estranho e pelo passado, perecer junto a histria. Eles nunca viveram em uma orgulhosa inviolabilidade por muito tempo, sua cultura foi muito mais um caos de formas e conceitos estrangeiros, semitas, babilnicos, ldios, egpcios, e sua religio era uma verdadeira batalha entre os deuses e todo o Oriente: mais ou menos semelhante como agora a cultura alem e a religio so, um caos em si cheio de lutas entre todos os estrangeiros e todo o passado. (NIETZSCHE, 2003, p. 98)

Ao caos apontado aqui por Nietzsche, temos a desorganizao e a desordem tpica de Dionsio, a esta, no entanto o grego contrape Apolo. Pensamento e forma aparecem assim consonantes e no h nesta cultura a dicotomia moderna interior versus exterior.
Entretanto, graas sentena apolnea, a cultura helnica no se tornou nenhum agregado. Os gregos aprenderam palatinamente a organizar o caos conforme se voltam para si de acordo com a doutrina dlfica, ou seja, suas necessidades autenticas e deixam morrer as aparentes. Desta feita, eles se apossaram novamente de si mesmos, no permaneceram por muito tempo os herdeiros, os epgonos sobrecarregados de todo o Oriente; Eles se tornaram eles mesmos, depois de um lento combate consigo e por meio da interpretao pratica daquela sentena, os mais felizes enriquecedores e proliferadores do tesouro herdado e os primognitos e modelos de todos os povos e cultura vindouros. (NIETZSCHE, 2003, p. 98-99)

34

Em um texto denominado A Arte em O Nascimento da Tragdia datado de 1888, Nietzsche diz que

metafsica, moral, religio e cincia so tomadas no livro O Nascimento da Tragdia apenas como formas diferenciadas de mentira, que auxiliam o homem a acreditar na vida. Elas devem, portanto, estar a servio desta ultima.

53

Nietzsche demonstra assim, na concluso do problema exposto na SCI como os gregos so um modelo de superao pela arte do problema que acomete a modernidade. Todo o problema tratado nesta considerao se encontra resumido nas duas citaes acima, demonstrando como os gregos de forma perspicaz resistiram imposio do sentido histrico, do acmulo de coisas e pocas estrangeiras em si e superaram assim o problema de uma cultura sem forma. Os gregos foram exatamente por isso mais autnticos, qualidade que Nietzsche no consegue ver na cultura moderna. Desde O Nascimento da Tragdia persistiu em Nietzsche o marco da cultura grega que em sua poca de sade produziu arte e mito, e em sua decadncia produziu filosofia
35

Na concepo de Nietzsche (1999, p. 47), para resolver o problema da existncia, da vida o homem precisa, mais do que outra coisa, ser artista. A arte a fuga, a redeno e o refugio. Ela [a arte] a grande possibilitadora da vida, a grande aliciadora da vida, o grande estimulante da vida. Essa a lio que tomamos ao cruzarmos O Nascimento da Tragdia, e a SCI. Atravs disso, podemos tambm evidenciar a perspectiva epistmica de Nietzsche, que no defende uma histria-cincia, tampouco pretende que esta seja subjulgada pela arte. Mas diante do exposto acima, nivela arte, cincia, metafsica e religio e os subjulga vida. A tarefa destes seria justificar a prpria vida e no domin-la e no min-la, tal como o caso da crtica a histria contida na Segunda Considerao Intempestiva (2003).

2.3 A histria em consonncia com a vida: A genealogia da moral em face dos pressupostos da Segunda Considerao Intempestiva.

O exerccio de superao para o qual Nietzsche conclama a juventude parece exigir desta que ela se coloque na situao de criador de novos valores a partir de novas experincias, nas palavras do prprio autor se opor ao que apenas sempre repete o j dito, o j aprendido, o j copiado, como veremos a seguir, na opinio de Nietzsche para que isso acontea, uma reviso dos valores morais precisa ser engendrada. Segundo Foucault (1979, p. 26 - 27), diante dos pressupostos da filosofia Nietzschiana, se lanar para o futuro de forma

35

Tese defendida no texto O Problema de Scrates. Consta nas referencias sob o titulo de Obras Incompletas

(1999).

54

criativa, exige do individuo que este no se prenda a nada de forma absoluta, e que tome por perspectivo at mesmo aos valores morais vigentes.
Isso uma alegoria para cada individuo entre vs cada um precisa organizar o caos em si. De modo que se concentre em suas necessidades autenticas. Sua sinceridade e seu carter vigoroso precisam se opor ao que apenas sempre repete o j dito, o j aprendido, o j copiado. Assim ele comeara a compreender que a cultura tambm pode ser outra coisa do que decorao da vida, o que no fundo significa ainda sempre dissimulao e disfarce; pois todo adorno oculta o adornado. Assim se desvelara o conceito grego de cultura (NIETZSCHE, 2003, p. 99).

Esta citao pertence concluso da SCI, Nietzsche tendo com sua argumentao desconstrudo muito daquilo que o seu sculo era orgulhoso, conclama a juventude a reorganizar o caos, a reconstruir o que foi desconstrudo a partir de necessidades autenticas. Contra tudo que o autor identificou como infecundo na cultura moderna, ele elege a cultura grega como antdoto. Sobretudo para o excesso de histria que Nietzsche no identificou nesta ultima, que era um exemplo de cultura sem dentro e sem fora, sem dissimulao e conveno, com uma unanimidade entre vida, pensamento, aparncia e querer (NIETZSCHE, 2003, p. 99). Nestes termos que o autor, para descaracterizar o paradigma de cincia moderno, critica a histria. E criticando a histria, se mostra nostlgico de uma cultura onde o sentido histrico no crie dicotomias pautadas na erudio pela erudio, negligenciando assim a vivncia (experincia) e, para usar as palavras de MARTINS (2002, p. 14.), o agir humano que modifica o mundo. O homem que est predisposto a agir, e a criar, consegue retirar da histria uma utilidade. LEFRANC (2008) diz que somente em face dos pressupostos historicistas que devemos entender as trs formas listadas por Nietzsche, referentes a maneira na qual a histria pode ser til ao homem de ao. Para o homem que age, uma fora essencial para preveni-lo do excesso de histria. Nietzsche denomina tal fora de fora plstica, e ela quem determina em que grau o passado pode agir sem se tornar coveiro do presente (NIETZSCHE, 2003, p. 10). Em alguns homens, tal capacidade de esquecer e se desvencilhar do peso do passado tal nfima que um nico fato tido por este como prejudicial capaz de coloc-lo numa situao de intranquilidade quanto ao presente e ao futuro. O homem possuidor de fora plstica, essa capacidade de mediar o uso do passado como direcionador da ao no presente, este conserva perante as injurias e injustias do passado um determinado bem estar e uma espcie de

55

conscincia tranquila (NIETZSCHE, 2003, p. 10). Entendemos a fora plstica como uma capacidade de esquecer o passado na medida em que isso til ao individuo e seus objetivos, que so projees futuras que, no entanto, necessitam de aes no tempo presente. NETO (1989, p. 351) afirmou que a histria algema o homem ao passado, que como um fantasma, assombra e perturba a paz do presente. , ento, fundamental aprender a esquecer. Munido, portanto da capacidade de esquecer, na medida em que o passado pode se tornar prejudicial, o individuo pode se servir dos servios da histria sob trs perspectivas: Monumental, Tradicionalista e Crtica. No significa evidentemente que necessrio se prender a uma destas vises, nem tampouco devemos tentar medir o valor de uma frente a outra, a exemplo de como a histria crtica garantiria maior objetividade do que a histria monumental. Sobre a pretenso de busca por objetividade, j discorremos anteriormente. Como destaca NETO (1989, p. 360), os trs tipos de histria listados acima esto ligados a diferentes tipos de necessidades vitais, e, portanto, para o homem que sofre e necessita de libertao, somente uma postura critica diante do passado verdadeira. Ao passo que para o homem pragmtico e de ao somente a perspectiva monumental poderia ter valor. Trata-se em suma das varias perspectivas interpretativas suscitadas pela contemplao do passado e de como o homem pode coloc-las a servio de suas vivncias. Desta forma a histria deixa de apenas desconstruir a paixo do homem pela ao, ao tomar os atos passados do homem como objeto de estudo cientfico, e passa a aliment-la e foment-la.
Portanto Nietzsche estabeleceu bem depressa, desde a Segunda Intempestiva o vinculo entre o historicismo, a pesquisa do ponto de vista histrico, ultimo, absoluto, e o positivismo, a pesquisa da objetividade cientifica. Trata-se sempre de uma recusa do perspectivismo, da infinidade do perspectivi smo para instalar-se num alm que escapa de todo colocar em perspectiva; assim nem o historicismo hegeliano ou positivista da cultura histrica, nem geralmente o ideal cientifico moderno podem evitar uma postulao teolgico-metafsica, que eles no entanto esto persuadidos de terem rejeitado. (LEFRANC, 2008, p. 291).

Em seu conjunto, a Segunda Intempestiva se constitui como uma crtica as caractersticas da cincia moderna, e no somente a histria. Nietzsche lista em sua crtica da histria, a veemente reprovao de elementos constituintes da filosofia da histria, do historicismo e do positivismo. Busca a partir disso reestabelecer, a partir de uma crtica dos valores modernos, uma cultura nos moldes daquela identificada por ele na Grcia antiga, onde

56

conhecimento e ao no estavam dissociados e no havia nenhuma dicotomia entre um interior/exterior. Quanto cincia, ela deve se reconciliar com a arte, proporcionando ao homem a possibilidade de subverter o pessimismo caracterstico na modernidade, no por um otimismo, mas por um otimismo trgico. Segundo LEFRANC (2008, p. 93), tendo rompido com Schopenhauer, o filsofo pessimista, Nietzsche se pergunta se no ele mesmo o primeiro filosofo trgico, o sucessor direto dos pr-socrticos. A guerra de Nietzsche, , portanto contra a moral de cunho cristo como pode-se comprovar atravs da leitura de suas obras posteriores s Consideraes Intempestivas, e neste contexto estas quatro

consideraes, na pretenso de se construir um pensamento extemporneo, podem ser vistas como sendo apenas uma batalha, num conflito maior. Pois bem, neste conflito contra a moral que Nietzsche instrumentaliza a histria de uma maneira que esta estar em consonncia com as necessidades vitais de sua poca, no caso a poca moderna. Para o autor, a principal necessidade moderna era a transmutao de todos os valores que permite ao homem engendrar um processo de auto-superao que daria origem ao bermesh (super-homem) previsto por Zaratustra. Nas palavras de Ferez (Apud NIETZSCHE, 1999, p. 11): transmutao de todos os valores seria: uma sada das mentiras de dois mil anos esta traria consigo o novo homem que se situa para alm do prprio homem. No livro Assim Falou Zaratustra (ano) um aforismo traz uma analogia para o problema da ruminao dos valores morais, que compara esse exerccio com o ruminar das vacas. Estas comem toda a sorte de alimento durante o dia, porm, a noite tal alimento retorna para uma remastigao, para uma segunda seleo. Esta remastigao, esta segunda seleo precisa acontecer, segundo Nietzsche (2011), com os valores morais. A Genealogia da Moral faz esta tarefa, rumina aquilo que de os homens acreditaram ser mais ptreo e verdadeiro, portanto, inquestionvel: Os valores morais. Esta tarefa era uma tarefa rdua e perigosa. Nietzsche parecia ter conscincia disso, escreveu ele como epigrafe a um capitulo no qual falava de moral em A Gaia Cincia (2006) a seguinte epgrafe: tremes carcaa? Tremerias ainda mais se soubesse para onde te levo. A investigao histrica contida em A Genealogia da Moral procura pela origem das ideias de bom e mau. Nisso temos em Foucault (1979) o que representaria a pesquisa genealgica na obra de Nietzsche revisita as discusses feitas pelo autor a respeito do sentido histrico na SCI. O objetivo de Foucault se desviar de um possvel mal entendido, de achar que a crtica contida naquela obra de Nietzsche visasse excluir os estudos histricos em prol de qualquer outra forma de saber cientfico, ou expresso artstica. Foucault conclui que o uso da pesquisa genealgica, enquanto pesquisa de sentido histrico por Nietzsche no se compe

57

numa contradio explicita por que o autor se serve do sentido histrico para a partir dele demonstrar como superar a hipertrofia da Cincia no sculo XIX. Ou seja, o sentido histrico escapara da metafsica para tornar-se um instrumento privilegiado da genealogia se ele no se apoia sobre nenhum absoluto (FOUCAULT, 1979, p. 27). A genealogia , portanto, como aponta o prprio Nietzsche (2003, p. 69) no oitavo captulo da SCI a histria a resolver o problema da prpria histria. No prefcio da genealogia da moral temos exposto o objetivo do livro e da pesquisa genealgica. Tal objetivo mantm o evidencias da inteno de vivificar a cultura moderna livrando-a da cincia sem vivificao. Tanto Foucault (1979, p. 26), quanto White (1995, p. 364) identificam na Genealogia dos valores morais promovidas por Nietzsche um exemplo do que seria uma supra-histria tal como Nietzsche a define na SCI. Denominamos suprahistrico um tal ponto de vista, porque algum que o assume no poderia mais se sentir de maneira nenhuma seduzido para continuar vivendo e colaborando com o trabalho da histria (NIETZSCHE, 2003, p. 14). Definitivamente, ento Nietzsche nos aponta uma forma sobre a qual a histria poderia estar a servio da vida, e atenta s necessidades vitais da poca moderna. Em A Gaia Cincia (2006), Nietzsche descreve em um aforismo aquilo que seria uma histria para aqueles que gostam de trabalhar36. A histria segundo ele ainda no se teria atentado para coisas que a histria deveria tomar por objeto. Segundo Nietzsche (2006, p. 45), tudo aquilo que poderia dar cor a existncia no teve ainda uma histria. Lista ele alguns temas que poderiam ser objeto de uma histria: A conscincia, a avidez, a vontade, piedade e crueldade. Obviamente que, como ressalta Foucault (1979, p. 30) a histria efetiva para Nietzsche seria aquela que no teme ser um saber perspectivo. Tendo apontado alguns temas que careciam de uma histria, Nietzsche aponta um de seus objetivos seria outro trabalho determinar o que h de errneo em toda justificao e em todos os juzos morais produzidos at o presente (NIETZSCHE, 2006, p. 46). A este trabalho Nietzsche se dedicou em seu livro A Genealogia da Moral. Em tal obra Nietzsche questiona o valor da moral, demonstrando seu carter dissimulador e ilusrio, o filosofo pretendia demonstrar que mesmo a moral era apenas mais uma forma de mentira justificar a vida.
37

, equivalente a arte e a metafsica, e que sua nica funo era

36 37

Este o ttulo do aforismo n 7, de A Gaia Cincia, Ed. Escala, 2006. Preceito encontrado no texto A Arte em O Nascimento da Tragdia datado de 1888.

58

[o problema de A Genealogia da Moral] Tratava-se, em especial, do valor do no-egosmo, dos instintos de compaixo, abnegao, sacrifcio, que precisamente Schopenhauer havia dourado, divinizado, idealizado, por to longo tempo que afinal eles lhe ficaram como valores em si, com base nos quais ele disse no vida e a si mesmo. Mas precisamente contra esses instintos manifestava-se em mim uma desconfiana cada vez mais radical, um ceticismo cada vez mais profundo! Precisamente nisso enxerguei o grande perigo para a humanidade, sua mais sublime seduo e tentao a qu? ao nada? ; precisamente nisso enxerguei o comeo do fim, o ponto morto, o cansao que olha para trs, a vontade que se volta contra a vida, a ltima doena anunciando-se terna e melanclica: eu compreendi a moral da compaixo, cada vez mais se alastrando, capturando e tornando doentes at mesmo os filsofos, como o mais inquietante sintoma dessa nossa inquietante cultura europeia; como o seu caminho sinuoso em direo a um novo budismo? a um budismo europeu? a um niilismo? (NIETZSCHE, 2009, p. 03)

Como podemos ver os valores morais, e os preconceitos deles advindos, aceitos at mesmo dentre os filsofos, era objeto do ceticismo de Nietzsche. Ao fim da citao o filosofo faz meno ao Niilismo, situao da qual a Europa moderna era refm, por que sua cincia dava ao tipo humano moderno a sensao de ser epgono. O olhar cientifico moderno ao se dirigir para outras pocas no visa inspirao para a ao criativa, mas sim faz um balano apocalptico de todas as pocas passadas. Este o niilismo causado pelo excesso de sentido histrico, pois, segundo Nietzsche (2009, p. 7), ningum na modernidade leva a srio o mais da vida, no caso, as vivncias. Estas se perderam na erudio pela erudio, nosso tesouro est onde esto as colmeias de nosso conhecimento. Nietzsche prev a superao deste niilismo mantido pelo sentido histrico, mas assume uma posterior recada noutro niilismo, que implicaria a acepo do Eterno Retorno38 do mesmo e do Amor Fati. Jean Lefranc (2008, p. 188-201) defende uma relao prxima entre niilismo e vontade de poder. O instinto criador em Nietzsche adviria da aceitao do eterno retorno e da necessidade de auto superao, condies para o surgimento do super-homem. O niilismo europeu, comparado por Nietzsche a um budismo europeu precisava ser superado, por que representava um entrave a ao criativa humana. Nesse ponto, tais pressupostos fazem relao direta com toda a problemtica trabalhada ao longo deste estudo. No entanto, a superao deste niilismo europeu no representa o fim de todo niilismo, mas sim o inicio de outro.

38

Principio divulgado por Zaratustra em Assim Falou Zaratustra (ano), segundo o qual tudo h de retornar

eternamente ao que j foi. Tal conceito revela uma concepo de tempo em Nietzsche, centrada no na evoluo temporal cronolgica, mas no momento e no instante.

59

Para Hayden White (1995), existe um Nietzsche-imoralista que desde A Origem da Tragdia no Esprito da Msica comps uma crtica forma como a cultura moderna se inundou de preconceitos de ordem moral. Na opinio de Nietzsche a cultura europeia alcanaria os limites exteriores de sua prpria alienao. Alguma coisa fora conquistada; a vontade tinha sido salva, ainda que s para o vazio (WHITE, 1995, p. 377.). A genealogia dos valores morais promovida por Nietzsche tinha como objetivo, para utilizar das palavras de Foucault (1979), denunciar a origem histrica baixa
39

dos valores morais, ao passo que o

prprio Nietzsche (2009, p. 07) reconheceu que em sua juventude creditou a Deus a origem destes valores. Em suma, tal obra simboliza a histria a resolver o problema da histria na cultura moderna, representa um chamado a uma conscincia histrica nova (WHITE, 1995, p. 377). Segundo White (1995), temos no novo historicismo projetado por Nietzsche a superao do problema do sentido histrico na modernidade, tendo em vista a necessidade de reconciliar cincia e vida.

2.4 A filosofia de Nietzsche, o que fortalece e enfraquece a vida: a histria como fomento para a ao criadora e a vida afirmativa.

Toda a crtica Nietzschiana da histria exposta anteriormente, se dava no sentido de possibilitar a redeno do homem moderno do niilismo que se via inundado de uma cincia que no estaria em consonncia com uma corrente de vida. Dizia Nietzsche na SCI (2008, p. 15) que h uma maneira de se encarar e fazer histria segundo o qual o futuro se estiola. A SCI prope argumentar contra esta forma de fazer histria em prol de uma forma historiogrfica que se reconcilie com as necessidades vitais dos indivduos, ou de uma poca. neste sentido que Nietzsche busca fazer a Genealogia dos valores morais. Como vimos a partir do nosso autor a histria para resolver o problema da histria. , em suma, um exemplo de como a histria poderia ser encarada ou feita em consonncia com as necessidades vitais dos indivduos modernos contemporneos a Nietzsche. Segundo White (1995, p. 339), para Nietzsche, a cincia deveria estar em consonncia com um projeto de humanidade especifico. Em suma o problema da histria em Nietzsche

39

Frase encontrada no texto Nietzsche e a Genealogia, in: A Microfsica do poder (1979). Diz ela: Todo

comeo histrico baixo.

60

gira em torno de como aplicar as ideias histricas a finalidades criativas (WHITE, 1995, p. 339). Pois, pode-se ento listar uma forma de encarar e fazer a histria que constri seres humanos fortes, e um tipo que constri seres humanos fracos 40. De forma geral, essa dicotomia encontrada em toda a filosofia Nietzschiana desde O Nascimento da Tragdia, e persiste nas Consideraes Intempestivas uma vez que estas so a tentativa de construo de uma cultura forte e vivaz, em oposio ao conjunto de fenmenos que Nietzsche identifica como sendo a cultura alem moderna41. No que diz respeito a histria especificamente, segundo White (1995), a tal dicotomia entre uma duas formas de histria evidente:
Nietzsche dividia as maneiras como os homens encaravam a histria em dois tipos: um tipo negador da vida, que pretendia encontrar o nico modo eternamente verdadeiro, ou correlato, de considerar o passado; e um tipo afirmador da vida, que estimulava tantas vises decibis da histria quantos projetos houvesse de alcanar uma conscincia de si nos seres humanos individuais. (WHITE, 1995, p. 340).

Como foi demonstrado nos tpicos anteriores, Nietzsche (Genealogia da Moral) enquanto filsofo imoralista, se coloca a criticar e reavaliar o valor da moral vigente na Alemanha do sculo XIX. Para Nietzsche (2007, p 17), adviria de um preconceito de ordem moral a crena na verdade dos conhecimentos cientficos, construdos sobre o pilar da objetividade. No entanto, devemos explicitar tal crtica da ideia de verdade, dentro da filosofia Nietzschiana no reside apartada de uma posio anticrist. Posio esta que foi adotada por Nietzsche em diversos textos e aforismos, mas que aparece de forma mais delineada em O Anticristo (1888). Segundo White (1995, p. 340) o desejo de acreditar que havia uma nica ideia eternamente verdadeira ou correta da histria era, na opinio de Nietzsche, outro vestgio de nossa necessidade crist de acreditar no nico Deus verdadeiro. A crtica de Nietzsche a cincia moderna, e em consequncia a crtica nietzschiana da histria, estaria assim indissocivel de uma ideia muito bem desenvolvida nos ltimos textos de Nietzsche: A ideia

40

Lefranc (2008) busca desvencilhar a oposio forte e fraco utilizada por Nietzsche de concepes darwinistas.

Devemos entender tais oposies aqui tendo em vista a objeo que a filosofia nietzschiana faz da religio crist que criou, a partir de valores morais especficos, um tipo humano que Nietzsche diz ser fraco, ou decadente.
41

Em inmeros aforismos ele criticou a cultura alem, em A Gaia Cincia (2006), transparece melhor tal crtica

especificamente no aforismo 357, onde o autor se pergunta sobre o que ser alemo.

61

de que uma forma efetiva de fazer a cincia promoveria um processo de auto superao humana, e que tal processo de superao poderia dar origem ao Super-homem Nietzschiano. O conceito de Super-homem em Nietzsche aparece de forma mais explicita em Assim Falou Zaratustra (1882-1885). Julio (2000, p. 204-205) defendeu em sua tese que na obra Assim Falou Zaratustra a misso de Zaratustra era justamente espalhar o ensinamento da superao de si. E tal doutrina, possibilitaria aos homens as condies para que se tornassem aquilo que eles realmente eram: Uma ponte entre os macacos e o super-homem Nietzschiano42.
A dinmica do mundo se d, devido a uma relao orgnica entre a ideia de superao e de contradio, ou seja, todas as coisas se encontram numa relao de disputa umas com as outras, em busca do domnio, da intensificao, do aumento, em ultima instancia, da superao. desse modo que se encontra o mundo de Zaratustra, nesse contexto de contradies que se desdobra a ao dramtica do tornar-se o que se . (JULIO, 2000, p. 205).

Assim, sendo no contexto geral da obra Nietzschiana a superao do niilismo europeu, na modernidade seria uma decorrncia da crtica dos valores morais de cunho cristo. Pode-se por mais de uma vez tirar testemunho disso dos aforismos escritos por Nietzsche. Em A Gaia Cincia (2006), por exemplo, ele diz: Viver, isso significa, portanto: No ter piedade dos moribundos, dos miserveis, dos ancios? Ser assassino sem cessar? E no entanto, o velho Moiss disse: no matars. (NIETZSCHE, 2006, p. 62). Nestas palavras, o autor se serve de uma analogia para identificar nos moribundos, ancios e miserveis os representantes da profisso de uma moral de cunho cristo no meio social. Podemos ver explicito o chamamento para a ruminao dos valores no anuncio da morte de Deus. Uma vez que Deus est morto, no h mais alm, no h mais consolo ou espera. O homem necessita de auto afirmar-se enquanto criador de valores. No aforismo 125 de A Gaia Cincia um homem louco com uma lanterna em pleno dia balbuciava seus lamentos pela perca da divindade:

42

Tese anunciada pelo prprio Zaratustra ao discursar em praa publica na primeira parte de Assim Falou

Zaratustra. No entanto, como a plateia se encontrava a esperar pelo show circense que se aproximava, ningum deu ouvidos as ideias professadas por Zaratustra em seu discurso sobre o homem e sua condio. Como o homem teria evoludo de um primata (macaco), um processo continuo de autosuperao seria capaz de dar origem a uma outra espcie, to mais aprimorada em relao ao homem moderno, quanto este o em relao ao primata primordial.

62

Para onde foi Deus? exclamou o que vou dizer. Ns o matamos vocs e eu! Todos ns, nos somos os seus assassinos! Mas como fizemos isso? Como conseguimos esvaziar o mar? Quem nos deu uma esponja para apagar o horizonte? Que fizemos quando desprendemos esta terra da corrente que a ligava ao sol? Para onde vai agora? Para onde vamos nos? Longe de todos os sis? No estamos incessantemente caindo? Para diante, para trs, para o lado, para todos os lados? Haver ainda um acima e um abaixo? (NIETZSCHE, 2007, p. 129-130)

Fazendo ainda muitos questionamentos em relao a como o homem se comportaria, ou como o homem obteria sentido existencial sem o aporte que representava a divindade, o homem louco no encontra dentre todas as pessoas que o assistiam nenhum que reagisse positivamente a suas interrogaes. Conclui, Nietzsche (2007, p. 129-130), atravs desta analogia que a revelao da morte de deus estranha aos ouvidos de seus contemporneos que se encontravam ainda sobre a sombra de um Deus que havia morrido. Deus estava morto, mas os homens ainda precisavam lidar com sua sombra, que poderia ainda por um tempo incerto iludir os homens de sua existncia. Esta sombra poderia ser a moralidade de cunho crist? Em suma: podemos ver explicitamente que contra tal moralidade que Nietzsche luta em absoluta maioria dos textos que escreveu. Ora, tudo isso visava uma nova tica, uma superao do niilismo europeu em favor de um modo de vida afirmativo e livre. No h um alm-vida na filosofia nietzschiana, e segundo Lefranc (2008) o seu conceito de Eterno Retorno define uma concepo de tempo pautada no momento. Para Nietzsche o homem deveria viver de modo que pudesse desejar viver novamente, e novamente. Eternamente e, sempre como se tudo tivesse que retornar. Uma espcie de tica para a ao que no abre espao para o arrependimento ou remorso dos atos passados. Segundo Julio (2000, p. 206), o eterno retorno o pensamento central da terceira parte de Assim Falou Zaratustra e Zaratustra-Nietzsche busca apresent-lo como o pensamento mais elevado que permite a superao da virtude de rebanho e do niilismo como determinante do sentido histrico em favor de uma vontade livre e afirmativa, que quer sempre o mais elevado como forma de sua expresso (JULIO, 2000, p. 206). a partir da superao do niilismo moderno que a modernidade chegaria, segundo a filosofia nietzschiana, a efetivar seu um projeto de humanidade pleno43.

43

Nietzsche desenvolve atravs do conceito de super-homem, uma acepo do que seria o tipo humano pleno.

Lefrac (2008) lista algumas caractersticas inerentes ao super-homem: A primeira delas seria que ele no existe dentre os europeus contemporneos a Nietzsche. Seria falha, portanto, qualquer tentativa de encontrar o superhomem em personalidades como Napoleo. A personalidade do Super-homem Nietzschiano marcada pelo

63

Assim temos que, justamente na problemtica da superao do niilismo europeu na modernidade que reside o papel da histria efetiva, enquanto perspectiva para a vida. Quando Nietzsche (2003, p.10) diz que o homem necessita saber em que grau a histria deve ser esquecida para no se tornar caveira do presente ele queria destacar justamente que do ponto de vista da ao, do fazer a histria havia s o presente. O homem est sozinho nele, e arca com a responsabilidade de viver todo presente como se este devesse ser sua eternidade (WHITE, 1995, p. 378). Quando o homem moderno no liga o conhecimento que dispe a uma vivncia, a uma experincia ele se coloca contra qualquer processo de criao que seja efetivo. Segundo Julio (2000, p. 206) Nietzsche estava atento a isso ao tecer suas crticas a cincia moderna que representaria um entrave a isso, pois o homem moderno no poderia encontrar o sentido da existncia na cincia uma vez que ele reside justamente na vida. A vida humana contem seu eterno movimento de criao e destruio, prazer e dor, alegria e sofrimento, bem e mal, pois o sentido dela no ser encontrado em nenhum outro lugar que no seja nela mesma (JULIO, 2000, p. 206). Agir necessrio e partindo desse pressuposto que a cincia precisa se reconciliar com a arte no intuito de fomentar no homem uma inteno para a ao. A histria mesma, s serviria ao homem de ao. A histria pertinente ao vivente (NIETZSCHE, 2003, p. 17). As trs formas listadas por Nietzsche (2003, p. 17 18), histria monumental, antiquada e crtica, indicam uma posio perspectiva por parte do autor, pois somente a partir de uma necessidade vital, de um projeto de realizao humana que o indivduo se apropriaria do passado numa destas formas. Somente assim a histria poderia parecer verdadeira para o individuo, a partir de sua perspectiva. E por isso que se pode encontrar tantas perspectivas de histria verdadeiras quanto existem projetos diferentes de realizao humana. Segundo Neto (1989, p. 361) A histria somente seria til, ao quando subjetiva, e isso justifica a crtica de Nietzsche (2003, p. 45-46) a objetividade e neutralidade do cientista-historiador. Esta posio estaria contra qualquer propriedade criativa do conhecimento histrico. No possvel valorar diferentemente os trs tipos de histria a no ser que se assuma, enquanto homem que vive e que precisa da histria apara a sua vida, uma das trs posies. Em outras palavras, para o homem de ao a histria monumental no s a melhor histria, como a nica que faz algum sentido; para o homem que gosta de venerar e conservar o

desprezo para com a moral de rebanho, valores morais vigentes, e por um individualismo marcante. Em suma, estaria ele distante da humanidade como um todo.

64

passado, a nica histria verdadeira, a nica histria adequada a tradicionalista; e para o homem que sofre, apenas a histria crtica serve. (NETO, 1989, p. 360). Somente como conhecimento perspectivo que a histria poder servir a vida. Nietzsche, no entanto, jamais pretendeu dizer que a histria no necessria. O filosofo se limitou a dizer que seu excesso se torna um inconveniente. Porm, a histria necessria a todos os indivduos e , sobretudo, fecunda ao ser tomada pelo homem de ao para afirmar a vida.

65

CONSIDERAES FINAIS

Nietzsche enquanto filosofo extemporneo, criticou de maneira contundente sua poca. Ele se posiciona em sua anlise de maneira ctica contra os valores morais modernos, e contra a educao e a cultura tal como elas eram praticadas na Alemanha oitocentista. Enquanto filsofo, ele se mostrou como sendo um critico ferrenho da cincia moderna, e a partir das objees que lanou contra esta, criticou tambm a histria. Em toda sua obra Nietzsche falou, direta ou indiretamente, de histria. Em UIHV temos uma objeo a historiografia moderna, que contribua para a manuteno de uma cultura dicotmica onde um interior rico no se refletia numa forma exterior igualmente rica. Comeando por este ponto, Nietzsche alarga sua crtica aos pressupostos de correntes como a filosofia da histria em moldes hegelianos e o historicismo alemo. A ideia de progresso na histria e processo histrico vista pelo autor como indicio cristo que prevalece na forma de pensar a cincia nos moldes hegelianos. So os postulados da filosofia da histria que contriburam tambm para a supersaturao da poca moderna pela histria, pois foi exatamente esta correte que viu na histria um meio de se chegar s leis gerais do desenvolvimento do esprito humano. No sculo XIX, o historicismo tenta fazer da histria uma cincia, e Nietzsche v nesta pretenso uma institucionalizao das prticas historiogrficas que deterioravam a cultura moderna a partir do domnio do sentido histrico. Nietzsche denuncia assim uma historiografia que era feita sem vivificao, totalmente desvinculada com a necessidade de ao. Conhecer era o mais importante, e as vivncias eram deixadas de lado em prol da cincia histrica. Conhecer cientificamente um fenmeno no mbito da histria destruir toda a predisposio que este pode inculcar no individuo para a ao. Conhecer cientificamente algo, no mbito da cincia histrica ser neutro. Nietzsche, no entanto no planejava com tal denuncia excluir os estudos histricos. Na Genealogia da Moral, o autor faz a ligao de sua crtica a histria oitocentista com uma forma na qual a histria est em consonncia com as necessidades vitais de uma poca. Toda a filosofia nietzschiana tem um cunho imoralista, e nesta obra o autor se utiliza de uma investigao genealgica para expor aquilo que os valores morais tm de dissimulador e ilusrio desde sua gnese. A reviso, ou ruminao dos valores morais est posta em face da necessidade de se promover um resgate da situao de niilismo em que a cultura e os indivduos modernos estavam mergulhados. H em Nietzsche um projeto de cultura orientado para a criao de

66

seres capazes de realizar plenamente sua humanidade. A superao de si uma postura fundamental para que a tica niilista moderna seja reconfigurada de modo a dar origem a estes tipos humanos plenos. Nietzsche em suas obras filosficas deixou clara a transitoriedade do homem, que a partir do exerccio de auto superao constante colocaria fim a sua espcie na criao de uma outra espcie, que o autor chamou de super-humanidade. Em suma: se trata de imperativo tico, pois o super-homem Nietzschiano um ser que se encontra apto a se desvincular de toda a moral de cunho religioso, e a de todas as foras gregrias niveladores, para afirmar sua vontade de viver sua vida eternamente, ou seja, de eternamente retornar. Diante de tudo isso, podemos ver que a crtica Nietzschiana da histria est atenta para uma questo em especial: como o conhecimento histrico poderia fomentar a ao criativa? A objeo do autor a modernidade atentava para este ponto especifico, de que o sentido histrico incentivava mais a imitao e a copia de exemplos j atestados pela histria do que a prpria vivncia, afirmativa e criativa. esta a lio que se podem apreender da grande anlise feita por Nietzsche em toda a sua obra. Ao longo da histria, sua filosofia vem sendo revisitada por diversos pesquisadores, com o intuito de analisar e discorrer sobre diversas questes. Instrumentalizar o conhecimento histrico para a ao uma problemtica muito atual nos crculos acadmicos universitrios. Mesmo uma simples aula de histria deve levar em considerao tais reflexes, pois afinal, para que se ensina histria? Podemos atravs dela tanto fomentar a ao criativa e afirmativa das geraes mais jovens, quanto incentivar a imitao e a cpia de modelos j atestados. A contribuio de Nietzsche aos historiadores e professores de histria em geral incontestvel neste ponto. Neste trabalho apresentamos aquilo que a partir de nossa interpretao a perspectiva de Nietzsche a respeito da histria como possibilidade para a vida.

67

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

BITTENCOURT, R. N. Apontamentos sobre a crtica de Nietzsche historiografia oitocentista. In: Revista Litteris. N 2, 2009. Disponivel em: www.revistalitteris.com.br acesso em: 12/07/12

BIANCHI, J. J. P. Histria e verdade: do absolutismo asctico ascese do relativismo. In: Revista Impulso. So Paulo: UNIMEP: 2001. BLOCH, M. Apologia da Histria ou O Oficio do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BOURD, Guy; MARTIN, Herv. As Escolas Histricas. Portugal: Publicaes Europa Amrica, 1983.

BRANDO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Petrpolis: Vozes, 1995.

CALDAS, P. S. P. Histria, Ao e Cultura: Um Esboo de Comparao Entre Hegel e Nietzsche. In: Revista Histria e Estudos Sociais. Minas Gerais: UFU, 2006. Disponvel em: http//:www.revistafelix.pro.br Acesso em: 06-06-2009

CAMBI, Franco. Histria da Pedagogia. So Paulo: Fundao Editora da Unesp, 1999.

CROSSMAN, R. H. S. Biografia do Estado Moderno. So Paulo: Livraria Editora Cincias Humanas, 1980, p. 136-138.

DANAELON, M. O mtodo nietzschiano de crtica ao cristianismo: filologia e genealogia. In: Revista Impulso. So Paulo: UNIMEP: 2001.

DANELON, M. Nietzsche educador: uma leitura de Schopenhauer como educador. Florianpolis, 2001.

LINS, D. & GADELHA, S. Nietzsche e Deleuze: que pode o corpo. Rio de Janeiro: RELUME DUMAR, 2002.

68

DIAS, Rosa Maria. Nietzsche Educador. So Paulo: Editora Scipione, 1995.

FERNANDES, F. Dicionrio da Lngua Portuguesa. So Paulo: Globo, 1997. FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a histria. in A microfsica do poder. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, Freud e Marx. So Paulo: Principio editora, 1997.

GADAMER, Hans-George. Verdade e Mtodo II: Complementos e Indice. Rio de Janeiro, Vozes. 2002.

GARDINER, Patrick. Teorias da Histria. Fundao Calouste Gulbenkian, 2 ed., Lisboa, 1974.

HELLER, Agnes. Uma Teoria da Histria. Rio de Janeiro, Ed. Civilizao Brasileira: 1993.

HOBSBAWM, Eric. A Era das Revolues: Europa 1789-1848. Sem local. Sem data. Disponvel em: http://www.4shared.com/office/7dcYn-Nl/Eric_Hobsbawm_-_A_Era_das_Revo.htm
Acesso em: 25-07-2012.

HOBSBAWM, Eric J. A Era do Capital:1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

HOBSBAWN, Eric J. & RANGER, Terence. A Inveno das Tradies. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

JULIO, J. N. O Ensinamento da Superao em Also Sprach Zaratustra. So Paulo: UNICAMP, 2000.

LEFRANC, Jean. Compreender Nietzsche. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

MATOS, C. J. Crticas Nietzschianas modernidade. In: Revista Impulso. So Paulo: UNIMEP: 2001.

69

MARTINS, Estevo de Rezende. Historicismo: Tese, Legado, Fragilidade. In: Histria Revista, Universidade Federal de Gois, v. 7. Gois, 2002.

MARTON, Scarlet. Nietzsche. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1972.

MARTON, Scarlet. Extravagncias: Ensaios sobre a filosofia de Nietzsche. So Paulo, Discurso editorial e Editora UNIJI, 2001. MEYER, Arno J. A Fora da Tradio: A persistncia do antigo regime (1848 1914). So Paulo: Companhia das Letras, 1990. MLLER LAUTER, W. A Doutrina da Vontade de Poder em Nietzsche. So Paulo: ANNABLUME, 1997. NETO, Jos Borges. Nietzsche e a histria: Consideraes sobre Da utilidade e dos Inconvenientes da histria para a vida. In: Histria & Debates, Curitiba: 1989.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra. So Paulo: Companhia das letras, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich. Da Utilidade e Inconveniente da Histria Para a Vida. So Paulo, Ed. Escala: 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: Como se chega a ser o que se . Sem local, Sem data. Disponvel em: http://www.4shared.com/office/ChlT8L0C/Nietzsche__Ecce_Homo.html.

Acesso em: 12/02/2012

NIETZSCHE, Friedrich. Segunda considerao intempestiva Da utilidade e desvantagem da histria para a vida Trad. de Marco Antnio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2003.

NIETZSCHE, Friedrich. Da Utilidade e Inconveniente da Histria Para a Vida. trad. por Antnio Braga e Ciro Mioranda,1 ed, editora Escala, So Paulo, 2008.

70

NIETZSCHE, Friedrich. O Anticristo. S/ local: LUSOSOFIA, S/ data. Disponivel em:


http://www.lusosofia.net/textos/nietzsche_friedrich_o_anticristo.pdf acesso em: 01-09-2012.

NIETZSCHE, Friedrich. Schopenhauer Educador. Editora Escala, So Paulo, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. Introduo teortica sobre a verdade e a mentira no sentido extramoral. In: O livro do filosofo. So Paulo: Editora Escala, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Cincia. So Paulo: Editora Escala, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas, col. Os pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1999.

NIETZSCHE, Friedrich. O Viajante e Sua Sombra. So Paulo: Escala, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich. O Caso Wagner. So Paulo: Escala, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, Demasiado Humano. So Paulo: Escala, 2007.

NIETZSCHE, Friedech. Aurora. So Paulo: Escala, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. A Genealogia da Moral: Uma polemica. So Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PECORARO, R. Filosofia da Histria. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

TRKE, C. A Vida Bela: amor fati de Nietzsche no cinema. In: Revista Impulso. So Paulo: UNIMEP: 2001.

WHITE, Hayden. Nietzsche: a defesa potica da histria no modo metafsico. In: MetaHistria: A imaginao histrica no sculo XIX. So Paulo: EDUSP, 1995.

Вам также может понравиться