Вы находитесь на странице: 1из 7

FICHAMENTO: SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introduo s teorias do currculo. 2. ed.

Belo Horizonte: Autntica, 1999.

CAP. 1 - INTRODUO

I. 1. Teorias do currculo: o que isto?

P. 11: Antes de mais nada, o que teoria? Teoria "descobre" o real. "Teoria uma representao, uma imagem, um reflexo, um signo de uma realidade que - cronologicamente, entologicamente a procede. Dessa forma, "[...] uma teoria do currculo comearia por supor que existe 'l fora', esperando para ser descoberta, descrita e explicada, uma coisa chamada 'currculo'. O currculo seria um objeto que precederia a teoria, a qual s entraria em cena para descobri-lo, descrev-lo, explic-lo".

P. 11/12: Crticas a essa noo de "teoria" -> Ao teorizar sobre algo (mesmo que sendo algo anterior, j antes debatido), no estaramos tambm criando esse algo?

P. 12: teoria x discurso "Uma teoria supostamente descobre e descreve um objeto que tem uma existncia independente relativamente teoria. Um discurso, em troca, produz seu prprio objeto: a existncia do objeto inseparvel da trama lingustica que supostamente o descreve". "Um discurso sobre o currculo, mesmo que pretenda apenas descrev-lo 'tal como ele realmente ', o que efetivamente faz produzir uma noo particular do currculo".

-> Primeira apario do currculo como um objeto de estudo e pesquisa: Estados Unidos, dcada de 1920

Bobbit (1918, The curriculum): "o currculo visto como um processo de racionalizao de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente especificados e medidos" [...] "os estudantes devem ser processados como um produto fabril". Currculo, pois, seria "a especificao precisa de objetivos, procedimentos e mtodos para a obteno de resultados que possam ser precisamente mensurados".

P. 13: "Apesar dessas advertncias, a utilizao da palavra 'teoria' est muito amplamente difundida para poder ser simplesmente abandonada. Em vez de simplesmente abandon-la, parece suficiente adotar uma compreenso da noo de 'teoria' que nos mantenha atentos ao seu papel ativo [no como teoria que somente descobre, descreve algo exterior] na constituio daquilo que ela supostamente descreve"

P. 14: DEFINIO DE CURRCULO? Como estamos trabalhando 'teoria' atrelada a seus efeitos discursivos, no h como se buscar uma definio ltima de currculo. "Uma definio que no nos revela o que , essencialmente, o currculo: uma definio nos revela o que uma determinada teoria pensa o que o currculo ".

As teorias do currculo vo tentar descrever o que currculo PARA ELAS. Elas no vo necessariamente questionar a construo do currculo, porque algumas delas inclusive tomam o currculo como algo natural. Talvez voc esteja pensando nas teorias ps-crticas/crticas que criticavam a forma das tradicionais. Mas a gente nao pode afirmar que as teorias questionam. O que elas fazem descrever o que o currculo. Cada teoria descreve o currculo como sendo o que ela busca, o que ela considera relevante.

-> Quais questes a teoria do currculo busca responder?

* Qual conhecimento deve ser ensinado? "De forma mais sinttica, a questo central : o qu?" Para responder, as diversas teorias podem se valer de discusses sobre a natureza humana, sobre a natureza da aprendizagem ou sobre a natureza do conhecimento, da cultura e da sociedade.

P. 14/15: Ao final, devem se voltar " uma questo bsica: o que eles devem saber? Qual conhecimento ou saber considerado importante ou vlido ou essencial para merecer ser considerado parte do currculo?"

P. 15: Essa pergunta nos faz pensar que as teorias do currculo esto engajadas no desenvolvimento de critrios de seleo que justifiquem a presena de determinado conhecimento como parte do currculo. CURRCULO SEMPRE COMO RESULTADO DE UMA SELEO (aps essa seleo, as teorias do currculo "buscam justificar que 'esses conhecimentos' e no 'aqueles' devem ser selecionados".

* Essa pergunta "o qu?" nunca est separada de outra, que "o que eles ou elas devem ser?" (essa segunda pergunta talvez seja at anterior primeira, j que pode direcionar o "o qu").

INDIVDUOS -> "um currculo busca precisamente modificar as pessoas que vo 'seguir' aquele currculo. "as teorias do currculo deduzem o tipo de conhecimento considerado importante justamente a partir de descries sobre o tipo de pessoas que elas consideram ideal".

* IDENTIDADE - SUBJETIVIDADE "o conhecimento que constitui o currculo est inextrincavelmente,

centralmente, vitalmente, envolvido naquilo que somos, naquilo que nos tornamos: na nossa identidade, na nossa subjetividade".

(perspectiva ps-estruturalistas) P. 16: PODER

-> "Selecionar uma operao de poder. Privilegias um tipo de conhecimento uma operao de poder. Deslocar, entre as mltiplas possibilidades, uma identidade ou uma subjetividade como sendo a ideal uma operao de poder". "As teorias do currculo esto ativamente envolvidas na atividade de garantir o consenso, de obter hegemonia".

TEORIAS TRADICIONAIS "pretendem ser teorias neutras, cientficas, desinteressadas". Tomam "o qu?", como bvio (inquestionvel), preocupando-se em responder outra questo: "como?". como -> questes tcnicas.

TEORIAS CRTICAS/PS CRTICAS nenhuma teoria pode ser neutra, cientfica ou desinteressada; est, por outro lado, implicada em relaes de poder. Questionam o "o qu?", o "por qu?" Por que esse conhecimento e no outro? Por que privilegiar um determinado tipo de identidade e subjetividade e no outro?

TEORIAS TRADICIONAIS Conceitos pedaggicos

TEORIAS CRTICAS

TEORIAS CRTICAS

PS-

Conceitos de ideologia Conceito de discurso de e poder

ensino e aprendizagem Ensino Ideologia Identidade, diferena Aprendizagem Reproduo cultural e Subjetividade social Avaliao Metodologia Poder Classe social Significao e discurso Saber-poder alteridade,

Didtica Organizao

Capitalismo Relaes produo sociais

Representao de Cultura

Planejamento

Conscientizao

Gnero,

raa,

etnia,

sexualidade Eficincia Emancipao libertao Objetivos Currculo oculto Resistncia e Multiculturalismo

CAP. 2 - DAS TEORIAS TRADICIONAIS S TEORIAS CRTICAS

II. 1. Nascem os "estudos sobre currculo": as teorias tradicionais

P. 22: "Foram talvez as condies associadas com a institucionalizao da educao de massas que permitiram que o campo de estudo do currculo surgisse, nos Estados Unidos, como um campo profissional especializado. Esto entre essas condies: a formao de uma burocracia estatal encarregada dos negcios ligados educao; o estabelecimento da educao como um objeto prprio de estudo cientfico; a extenso da educao

escolarizada em nveis cada vez mais altos a segmentos cada vez mais maiores da populao; as preocupaes com a manuteno de uma identidade nacional, como resultado das sucessivas ondas de imigrao, o processo de crescente industrializao e urbanizao".

* BOBBIT: 1918: "The Curriculum" ("marco no estabelecimento do currculo como um campo especializado de estudo"). -> momento crucal na educao dos EUA; -> "diferentes foras econmicas, polticas e sociais procuravam moldar os objetivos e a forma da educao de massas de acordo com suas diferentes e particulares vises".

-> QUESTES RELEVANTES NESSE PERODO: * formar o trabalhador ou proporcionar uma formao acadmica? * habilidades bsicas de ler, escrever x disciplinas humansticas x disciplinas cientficas x habilidades prticas para o campo profissional? * ajustas os jovens sociedade existente ou prepar-los para transform-la?

P. 23: BOBBIT -> escola como um empresa comercial ou industrial *Preocupao com a economia: palavra-chave: EFICCIA *Assim como uma empresa, "Bobbit queria que o sistema educacional fosse capaz de especificar precisamente que resultados pretendia obter, que pudesse estabelecer mtodos para obt-los de forma precisa e formas de mensurao que permitissem saber com que preciso se eles foram realmente alcanados". * Os objetivos do sistema educacional deveriam estar voltados para uma anlise das "habilidade necessrias para exercer com eficincia as ocupaes profissionais da vida adulta".

DEWEY -> Ao contrrio de Bobbit, estava mais interessado na democracia, em detrimento da economia. -> Levava em considerao, no planejamento curricular, os interesses e as experincias das crianas e jovens. -> Bobbit foi muito mais influente que Dewey.

P. 23/24: BOBBIT -> no h necessidade de se perguntar o porqu da educao, j est claro (Vida profissional adulta)

P. 24: "Numa perspectiva que considera as finalidades da educao esto dadas pelas exigncias profissionais da vida adulta, o currculo se resume a uma questo de desenvolvimento, a uma questo tcnica. DESENVOLVIMENTO CURRICULAR -> a partir do trabalho burocrtico de seleo das habilidades mais relevantes. "[...] de acordo com Bobbitt: 'a educao, tal como a usina de fabricao de ao, um processo de moldagem'."

P. 24/25: -> RALPH TYLER (1949) consolida o modelo de currculo proposto por Bobbitt, currculo esse estabelecido em torno da ideia de organizao e desenvolvimento. (ler 25 para mais informaes)

P. 25: Que objetivos educacionais a escola deve procurar atingir? -> Tyler indica trs fontes para se buscar os objetivos da educao: I. sobre os prprios aprendizes II. estudos sobre a vida contempornea fora da educao III. sugestes dos especialistas das diferentes disciplinas. Esses trs gerariam muitssimos objetivos, talvez at contraditrios. Por isso, prope passar os objetivos por 2 filtros: 1. Filosofia social e educacional com a qual a escola est comprometida. 2. Psicologia da Aprendizagem.

P. 27: "Os modelos mais tradicionais de currculo, tanto os tcnicos quanto os progressistas de base psicolgica s iriam ser definitivamente contestados, nos Estados Unidos, a partir dos anos 70, com o chamado movimento de 'reconceptualizao do currculo' ".

Вам также может понравиться