Вы находитесь на странице: 1из 4

FICHAMENTO PPP: (coisas que chamaram a ateno)

* APRESENTAO
Os atuais estgios de desenvolvimento scioculturais e os termos da legislao em vigor Lei de Diretrizes e Bases da Educao encaminham as Instituies de Ensino Superior, em particular, os Cursos de Licenciatura, para uma urgente reformulao de seus princpios filosficos, tericos e metodolgicos. Colocar em prtica tais princpios significa: primeiro, agir com e para uma prtica educativa de qualidade, voltada para um mundo cada vez mais exigente, sob todos os aspectos; segundo, viabilizar um processo de constantes discusses que propicie avanos significativos, para que mudanas aconteam e se consolidem. (OK... de qualidade, e sob todos os aspectos. QUE QUALIDADE ESSA? QUE ASPECTOS SO ESSES?)

O que o profissional de Letras deve estar apto a fazer:


Ao estabelecer uma relao indissocivel entre a formao do aluno cidado e o conhecimento e prtica de uma concepo ampla de linguagem, o profissional de Letras, dever, ao concluir sua formao superior, estar apto a se posicionar, promover discusses e reformulaes, criar novas experincias nas suas diferentes realidades, de acordo com suas possibilidades e especificidades, em diferentes situaes que, evidentemente, dependem da utilizao de diferentes recursos lingsticos.

O PPP objetiva formar um novo perfil dos alunos do curso de Letras.

* JUSTIFICATIVA - Cursos de Licenciatura como alvo de crticas. Maior crtica seria a de que h uma distncia que os separam da realidade social. - O curso de Letras da UFPB busca formar profissionais que "atendam s mudanas ocasionadas pelo processo histrico-social do pas".

* MARCO TERICO E METODOLOGIA Necessidade de passar o curso de Letras e seus contedos por uma reviso?

A leitura de novos mundos vem acoplada ao domnio reflexivo de e sobre novas tcnicas de abordagem do objeto de estudo. Assim sendo, a prtica docente hoje se insere numa reviso de posturas at ento cristalizadas por certezas de um certo pensamento que se estruturava sobre determinados princpios tericos e prticos. Com o advento de realidades ciberculturais, multidisciplinares e intersgnicas, com os avanos de formas de pensar e refletir aliceradas nos novos preceitos da linguagem e nas novas conquistas da realidade, a reviso crtica dos instrumentos de estudo, de pesquisa e de prtica de aulas impe-se como uma exigncia social de adequao aos novos tempos e aos novos contextos e contornos do mercado, do sujeito e da sociedade. Mesmo no Curso de Letras, tradicionalmente voltado aos estudos do verbo em disciplinas como as de Lingstica, de Lngua e de Literatura, a incorporao de elementos de expresso no exclusivamente verbais, ao seu contedo programtico e vivncia prtica e cotidiana do alunado, coloca-se como resposta frontal reproduo de modelos mecanicistas e puramente verbais. Hoje, lngua, lingstica e literatura esto permeadas pela produo de teorias e prticas incorporadas e/ou vinculadas a expresses culturais, pedaggicas e histricas transverbais.

Desta forma, a graduao em Letras passa a constituir um permanente espao crtico-reflexivo de produo de linguagens renovadas, quer na prtica, quer na teoria, a fim de atender pluralidade de idias cientficas e artsticas da comunidade qual se dirige e pela qual se constitui.

* Perfil do aluno egresso do curso de Letras:

o graduando em Letras dever demonstrar capacidade de perceber que a complexidade da sociedade manifesta-se atravs de diferentes formas e modos de linguagem, correspondentes a diferentes interesses em constantes confrontos e conflitos, em relao aos quais o cidado dever se posicionar. Alm disso, ele dever ser capaz no apenas de dominar os recursos da lngua falada e da lngua escrita, mas tambm de desempenhar o papel de multiplicador, capacitando as pessoas para a mesma proficincia lingstica. a. capacidade de analisar o texto literrio, adotando uma postura crtica e reflexiva sobre a construo da linguagem e da arte.

b. capacidade de desempenhar o papel de multiplicador, formando leitores crticos, intrpretes e produtores de textos de diferentes gneros e registros lingsticos, e fomentando o desenvolvimento de habilidades lingsticas, culturais e estticas;

e) estabelecer e discutir as relaes dos discursos literrios com outros tipos de discurso e com os contextos nos quais foram produzidos, articulando o texto literrio, as suas condies de produo e os discursos dominantes com as abordagens contemporneas;

(?????, no sei o que pensar sobre isso)

g) ter preparao profissional atualizada, de acordo com a dinmica do mercado de trabalho. h) saber utilizar os recursos da informtica.

( Aquela histria do DOCUMENTO MONUMENTO? Ter consonncia com o mercado e conhecimento de informtica benfico por qu? Quem decidiu?)

1. Contedos Bsicos Profissionais

a. Contedos especficos de lnguas (verncula e estrangeira) e literaturas (verncula e estrangeira)

b. Formao Pedaggica

c. Estgio Supervisionado de Ensino.

2. Contedos Complementares

a. Obrigatrios Contedos de fundamentao terica em lnguas (verncula e estrangeiras) e literaturas (verncula e estrangeira); Metodologia do Trabalho Cientfico, Pesquisa Aplicada ao Ensino de Lnguas (verncula e estrangeiras) e Literaturas (verncula e estrangeira) e o Trabalho de Concluso do Curso;

b. Optativos Contedos que possibilitam ao aluno uma escolha profissional adequada e uma ampliao de seus horizontes de conhecimento. i. Gerais Contedos das reas do curso Lngua, Lingstica, Estudos Clssicos e Literatura. ii. Da Formao Pedaggica Contedos que ampliam a formao pedaggica do aluno.

Flexveis - Contedos responsveis pelos eixos de aprofundamento nas diversas reas do curso Lngua, Lingstica, Estudos Clssicos e Literatura.

Вам также может понравиться