Вы находитесь на странице: 1из 3

Extrao e preparao de amostras de cimentos - NBR 5741:1993 1.

Amostragem e recepo

A extrao de amostras de cimento que se realiza em uma nica operao se denomina amostra de uma s tomada. Uma amostra obtida por intermdio de um dispositivo automtico, que a extrai de uma corrente de cimento em forma contnua, se denomina amostra contnua. Enquanto a amostra de uma s tomada representa uma corrente de cimento em um perodo curto de tempo, uma amostra contnua pode representar uma corrente de cimento em perodos de tempo curtos ou longos, conforme o deseje a entidade encarregada de extrair as amostras. As amostras destinadas a ensaios fsicos ou qumicos denominam-se amostras de ensaio. As amostras de ensaio podem ser de uma s tomada ou compostas segundo se especifiquem e, salvo indicao contrria do comprador, representam, no mximo, 400 t. As amostras de ensaio devem pesar, pelo menos, 5 kg. Imediatamente depois de extradas as amostras, estas devem ser colocadas em recipientes hermticos e impermeveis que devem ser numerados consecutivamente na ordem em que se realiza a extrao. 2. Extrao de amostras Do transportador que alimenta o armazm de material a granel: deve-se extrair uma amostra de ensaio de 2,5 kg ou mais, para cada 200 t que passem pelo transportador. A extrao de amostras deve ser feita imediatamente, seja pelo mtodo de uma s tomada ou pelo mtodo contnuo. Quando se extrai uma amostra composta de ensaio, esta deve ser formada pela mistura em massas iguais do cimento extrado a intervalos regulares, representando cada uma das amostras parciais no mais de 40 t. Do depsito de material a granel, em seus pontos de descarga: deve-se deixar sair o cimento pelas bocas de descarga em fluxo contnuo. A extrao deve ser feita enquanto o cimento flui pelas bocas de descarga a intervalos tais que se logre uma amostra de 2,5 kg para cada 100 t no mximo. Dos embarques a granel por intermdio do saca-amostras ranhurado: as amostras podem ser extradas por um tubo saca-amostras ranhurado (tubo amostrador) semelhante ao ilustrado na Figura 1. Deve ter um comprimento compreendido entre 1500 mm e 1800 mm, um dimetro externo de 35 mm e deve ser constitudo por dois tubos telescpicos de bronze polido, com ranhuras de registro que se abrem ou fecham, girando o tubo interior em relao ao exterior. O tubo exterior termina numa ponta

fina para facilitar a sua penetrao. A fim de que as amostras sejam representativas do cimento em considerao, estas devem ser obtidas imediatamente do tubo saca-amostras ranhurado, escolhendo-se de antemo pontos bem distribudos tanto na superfcie como na profundidade. Do uso do tubo amostrador: o tubo amostrador, que se ilustra na Figura 2, deve ser introduzido diagonalmente pela vlvula do saco. Em seguida, o tubo amostrador girado. Para cada 5000 kg (100 sacos de 50 kg) ou frao, se extrai uma amostra de um saco qualquer. De cimento em outras condies de entrega: em todos os outros casos devem ser extradas, no lote, amostras de cada 2500 kg ou frao. Nos casos em que o cimento deva ser transportado em caminhes, desde as fbricas, devem ser retiradas amostras de cada caminho, podendo-se combinar essas amostras para formar uma amostra de ensaio que no represente mais de 100 t. Em caso de embarque a granel, devem ser tomadas precaues para que os pontos de extrao de amostras estejam bem distribudos, a fim de que a amostra seja representativa do cimento em questo.

Todas as amostras devem ser identificadas pelos seguintes dados: a) tipo de cimento e sua marca comercial; b) locais de procedncia e de retirada da amostra; c) nmero de ordem da retirada da amostra; d) massa do lote representado pela amostra; e) nomes e endereos das partes interessadas; f) observaes que se considerem necessrias; g) assinaturas das partes interessadas, e data de retirada das amostras.

Fig. 1 - Tubo saca-amostras para cimento a granel

Fig. 2 - Tubo amostrador para cimento em sacos

Вам также может понравиться