Вы находитесь на странице: 1из 4

SALMO 1

O tema desse salmo a alegria do devoto e o julgamento do mpio. Podemos traduzir o versculo 1 desta forma: "Oh, a alegria do homem!". Em qualquer lugar da Bblia vemos que !eus d" alegria ao obediente #mesmo em meio $ prova%&o' e no fim sofrimento ao desobediente. O (en)or v* apenas duas pessoas neste mundo: a piedosa que est" "em Cristo", e a mpia que est" "em Ado". Veja 1 Corntios 15:22,49. +ejamos essas duas pessoas.

. A !essoa "#e $e#s a%en&oa '1:1 ()*


!esde o incio da cria%&o !eus aben%oou a ra%a )umana '+n 1:2,*. ,penas depois que o pecado entrou no mundo por intermdio da desobedi*ncia de ,d&o encontramos a palavra "maldi&o" '+n ):14( 19*. O (en)or sempre quis que a ra%a )umana desfrutasse de suas b*n%&os. -./sios 1:) afirma que os que cr*em em -risto s&o "a%en&oado0s1 2om toda sorte de %3n&o es!irit#al". -omo somos ricos nele. /nfelizmente muitos crist&os n&o "!oss#iro as s#as herdades" 'O% 14* nem desfrutar&o as b*n%&os em -risto. Esses versculos descrevem o tipo de crist&o que !eus aben%oa.

A. A !essoa se!arada do m#ndo '5. 1*


-ompara0se a vida crist& a uma camin)ada '5eja -. 4:1,146 5:2,,,15*. Ela inicia0se com o passo de f de crer em -risto e prossegue quando damos passos de f adicionais na obedi*ncia $ sua Palavra. O camin)ar envolve avan%o e os crist&os devem fazer progressos na aplica%&o das verdades bblicas em sua vida di"ria. 1o entanto o crente pode andar "nas tre5as", afastado da vontade do 7enhor '1 8o 1:5(4*. ,s pessoas que !eus aben%oa s&o cuidadosas em seu camin)ar: embora elas estejam no mundo n&o s&o do mundo. Em contraste n&o necess"ria muita imagina%&o para pensar na pessoa que camin)a perto do pecado depois pensa a respeito dele e por fim senta0se para usufruir os "!ra9eres transit:rios do !e2ado" ';% 11:25*. +emos essa triste evolu%&o na desobedi*ncia de Pedro. 2esus dissera que Pedro se afastasse Co 1,:,*, mas ele em vez de fazer isso camin)a atr"s de 8es#s '1,:15*. , seguir n3s o vemos em meio a um grupo ao qual n&o deveria se unir '1,:1,* e logo depois estava sentado perto do fogo '<2 22:55*. +oc* sabe o que aconteceu: ele

camin)ou direto para a tenta%&o e negou seu (en)or tr*s vezes. (e os crist&os come%am a ouvir os consel)os #avisos planos' dos mpios logo adotam o camin)o deles na vida e no fim concordam com eles.

=. A !essoa em%e%ida na >ala5ra '5. 2*


,s pessoas que !eus aben%oa n&o se deleitam com o que pertence ao pecado e ao mundo4 deleitamse na Palavra do (en)or. 5 o amor $ Bblia e a obedi*ncia a ela que trazem b*n%&os para a nossa vida. Veja 8os#/ 1:,. ,s pessoas que o (en)or aben%oa n&o apenas l*em a Bblia todos os dias mas estudam0na memorizam0na e meditam a respeito dela dia e noite. , Palavra do (en)or controla a mente delas. Por isso s&o guiadas pelo Esprito e camin)am nele. Para a alma a medita%&o representa a mesma coisa que a digest&o para o corpo. (ignifica entender a Palavra pensar cuidadosamente a respeito dela e aplic"0la a nossa vida tornando0a uma parte de nossa pessoa interior. Veja 8eremias 15:1?, -9e"#iel ):) e A!o2ali!se1@:9.

C. A !essoa "#e .i2a !r:Aima B Cg#a '5. )*


, "gua de beber um smbolo do Esprito (anto de !eus '8o 4:)4()9*. Esse versculo compara o crist&o $ "rvore que obtm "gua das nascentes escondidas sob a areia seca. O mundo um deserto que nunca satisfaz o crente consagrado. !evemos aprofundar nossas razes espirituais nas coisas de -risto e delas tirar a "gua espiritual da vida. Veja 8eremias 1 4:4(,6 7almos 92:12(14. 1&o )" frutos se a "rvore n&o tiver raiz. 6uitos crist&os preocupam0se mais com as fol)as e os frutos que com as razes mas a raiz a parte mais importante. , menos que os crist&os todos os dias passem um tempo em ora%&o e no estudo da Palavra e permitam que o Esprito os alimente eles secar&o e morrer&o. O crist&o que se vale da vida espiritual em -risto ser" frutuoso e bem0sucedido na vida de f. 7uando os crist&os dei8am de dar frutos porque alguma coisa aconteceu $s razes 'D2 11:12(1),2@6 e 5eja <2 1):?(9*. 7ue tipo de fruto devemos produzir9+eja Eomanos 1:1) e ?:226 +Clatas 5:22(2)6 ;e%re#s 1):15 e Colossenses 1:1@. Fos 5ers2#los 1(), obviamente esse e8emplo de perfei%&o 2esus -risto. Ele o -amin)o '5. 1*, a +erdade '5. 2* e a +ida '5. )*6 veja 8oo 14:?.

. A !essoa "#e $e#s j#lga '1:4(?*


"No so assim." /sso significa que tudo que a pessoa devota usufrui e viv*ncia n&o verdade na vida do mpio. -ompara0se o devoto a uma "rvore forte permanente bonita :til produtiva. -ompara0se o mpio $ pal)a ; ele n&o tem razes o vento sopra0o in:til para os planos de !eus e n&o bonito nem produtivo. Em Date#s ):1@(12 2o&o Batista usa uma imagem semel)ante quando descreve !eus como o segador que limpa a eira e separa o trigo da pal)a. Ele ""#eimarC a !alha". +eja tambm 7almos )5:5 e 8: 21:1,. 5 uma tragdia que as pessoas passem a vida na terra como pal)a e no que se refere $s coisas celestiais n&o atinjam nada. <" um julgamento futuro9 O versculo = informa que sim. 5 claro que o ,ntigo >estamento n&o fornece a e8plica%&o completa a respeito do julgamento futuro como o 1ovo >estamento faz. Para o crente em -risto n&o )" julgamento do pecado '8o 5:246 Em ,:1* mas para o mpio )" "2erta eA!e2ta&o horr5el de j#9o" ';% 1@:24*. A!o2ali!se 2@:11(15 descreve esse julgamento do perdido. 1&o )aver" crist&os em cena apenas os n&osalvos. 1o julgamento revelar0se0" o verdadeiro car"ter dos perversos4 eles ser&o vistos como pal)a almas perdidas e indignas. 7uando o versculo = afirma que eles "no !re5ale2ero" no julgamento n&o quer dizer que ser&o absolvidos4 antes significa que n&o resistir&o ao julgamento. Esses indivduos quando abrirem0se os livros se ajoel)ar&o para confessar os pecados e a verdade da Palavra e do ?il)o de !eus 'G! 2:9(11*. 1unca se permitir" que os mpios entrem na congrega%&o celestial dos justos mesmo que na terra fossem membros de grupos religiosos. Veja Date#s 4:21(2). 1a Bblia a palavra "2onhe2er" significa muito mais que o entendimento intelectual de quando dizemos: "Conhe&o o nome dos 12 a!:stolos". ,lm disso ela abrange a no%&o de escol)a e cuidado. "O 7enhor 2onhe2e os "#e lhe !erten2em" '2 Hm 2:19*. "Conhe&o as minhas o5elhas 0...1. Assim 2omo o >ai me 2onhe2e a mim, e e# 2onhe&o o >ai" Oo 1@:14(15*. , declara%&o de -risto para o perdido : "F#n2a 5os 2onhe2i" 'Dt 4:2)*. O (en)or con)ece o camin)o do justo: ele planejou0o marcou0o '-. 2:1@* e ele mantm os ol)os no justo enquanto ele tril)a esse camin)o. , vida da pessoa devota o plano eterno de !eus. O que ele diz aonde vai o que faz ; tudo tem conseq@*ncias eternas. -ontudo em rela%&o ao mpio "2ada #m se des5i0o#1 !elo 2aminho" ' s 5):?*. , vereda do justo leva B gl:ria '>5 4:1,* mas o camin)o do mpio perece.

O versculo A apresenta0nos o con)ecido ensinamento dos "dois 2aminhos". 2esus finalizou o (erm&o do 6onte com essa imagem 'Dt 4:1)ss*, e ela mencionada ao longo de Provrbios '>5 2:2@6 4:146 4:24(246 et2.*. Por que o mpio est" perdido9 Porque n&o se entrega a -risto e a sua Palavra. Ele prefere o consel)o do mpio ao "desgnio de $e#s" que est" na Palavra 'At 2@:24*. Ele prefere a amizade do mpio $ congrega%&o dos justos. Ele passa os dias pensando no pecado n&o na Palavra do (en)or '+n ?:5*. Ele pensa que est" seguro na terra ; mas apenas pal)a. -omo o crente pode praticar 7almos 1:1()9 /sso se inicia com a entrega ao (en)or a entrega de tudo que somos e temos 'Em 12:1(2*. /sso envolve passar tempo com a Palavra de !eus lendo0a e meditando a respeito dela. /sso significa ter uma vida separada do mundo #n&o isolada claro mas separada de suas profana%Bes'. /sso e8ige uma vida cujas razes fi8am0se nas riquezas do (en)or. ,ben%oada a vida que traz satisfa%&o aqui e na vida futura.

Вам также может понравиться