Вы находитесь на странице: 1из 5

A PRTICA DO ASSISTENTE SOCIAL: CONHECIMENTO, INSTRUMENTALIDADE E INTERVENO PROFISSIONAL, de Charles Toniolo de SOUSA Monick Lebron e Priscila Enedina O texto

mostra a origem do Servio Social, a tcnica que prevalecia sobre as demais dimenses e competncia para a profisso. Com o Movimento de Reconceituao tenta-se romper com tal viso, colocando a necessidade de se produzir um conhecimento crtico da realidade construindo assim os objetivos desejados. As competncias do servio social na contemporaneidade: poltica, tica, investigativa e interveno. A competncia tica-poltica, que pe a necessidade de um posicionamento poltico do assistente social frente s demandas, definindo assim a direo social de sua prtica. A competncia terico-metodolgica, que permite que o profissional esteja qualificado para conhecer a realidade e que seja capaz de atuar nela apreendendo sua essncia, sua dinmica para se pensar em novas possibilidades de atuao e A competncia tcnico-operativa, que coloca a ideia que o assistente social deve conhecer e ao mesmo tempo criar habilidades tcnicas que o auxiliem a desenvolver aes direcionadas aos usurios e s instituies. Essas competncias no podem ser trabalhadas separadamente, isso um desafio na profisso, onde h a necessidade da articulao entre prtica e teoria, investigao e interveno, pesquisa e ao, cincia e tcnica. O assistente social deve atuar diretamente no cotidiano das classes e grupos sociais, para adquirir conhecimento e permitir a dimenso das possibilidades de interveno. O estudo constante e qualificao continuada necessrio devido as mudanas na realidade social e o ajuda a promover mudanas significativas para os usurios. Teoria e prtica, mtodo e metodologias Estudar a realidade social nunca foi tarefa fcil. E estar atento a isso fundamental ao assistente social, pois nem tudo que parece o que realmente .

Temos uma determinada sociedade que tem seu jeito prprio, mas ao mesmo tempo vista como uma totalidade. E deve ser analisada nas dimenses da singularidade e da universalidade para apreender as particularidades de uma determinada situao. Cabe ao profissional romper a aparncia perceba sua essncia mantendo postura crtica e questionadora. Planejando sua ao com objetivos, construindo suas metodologias, utilizando instrumentos e tcnicas de interveno social para construir uma pratica profissional competente e qualificada. A instrumentalidade do Servio Social Os objetivos expressos nem sempre sero alcanados, pois a realidade social muito complexa, heterognea e os impactos das intervenes dependem de fatores externos. No se deve adotar uma postura fatalista (que no pode ser mudada), nem uma postura messinica (que a profisso vai transformar as relaes sociais). Hoje fundamental que o Assistente Social seja criativo, que use os instrumentos consagrados da profisso, mas que seja capaz de criar, fazer diferena tanto a curto, mdio ou longo prazos. Deve definir para que fazer ,para depois, definir como fazer. Pensar a instrumentalidade do Servio Social e ir alm da especificidade da profisso interveno. Instrumentalidade e linguagem (ns) O Servio Social tem como recurso bsico de trabalho a linguagem (IAMANOTO: 1995;P.101). O Assistente Social diz quem a partir das formas de comunicao e de interao que estabelece com a populao atendida. primordial que saiba falar e escrever corretamente, comunicar-se articuladamente. Ser um profissional competente, que articule teoria e prtica, e que detm uma forma coerente de pensar e de expressar o pensamento. O Servio Social usa: a linguagem oral ou direta, a linguagem escrita ou indireta e assim classificando os instrumentos de trabalho como diretos ou face a face e indiretos por escrito. pensar que so infinitas as possibilidades de

Os instrumentos de trabalho diretos ou face a face Pode se dizer que um discurso no s se expresse por palavras, mas pelo olhar, gestos, e entonao. Observao participante Observar muito mais que ver ou olhar. estar atento e saber para onde se olha. o uso da viso, audio, tato, olfato e paladar. Ao estabelecer interao face a face alm e observar observado. Nas intervenes participa diretamente do processo de conhecimento da realidade investigada. Tratando-se de uma observao participativa, o profissional observa e interage com o outro. Entrevista individual e grupal Nada mais do que um dilogo, uma comunicao direta entre o assistente Social e um usurio ou mais de um. O papel do profissional dado pela instituio que o contrata, fala em nome da instituio. Ambos os sujeitos possuem objetivos diferentes com a entrevista. O Assistente Social conduz o dilogo e direo para alcanar seus objetivos. Mas entrevistar mais do que apenas conversar, requer rigoroso conhecimento terico-metodolgico. Dinmica de grupo Surge como instrumento de pesquisa e comportamento humano em pequenos grupos. Foi muito usada para manipular comportamentos. um recurso que pode ser usado em diferentes momentos de interveno. Utiliza jogos, brincadeiras, simulaes de determinadas situaes que permitam reflexes. O Assistente Social o facilitador, requer habilidades tericas, postura democrtica e controle para alcanar os objetivos. Reunio So espaos coletivos, encontros grupais para estabelecer reflexo de determinado tema. Com objetivo de tomar uma deciso. Podem ocorrer com diferentes sujeitos e equipe de trabalho. O coordenador deve ter posio democrtica.

Mobilizao de comunidades Muitos Assistentes Sociais desenvolvem trabalhos em comunidades. Para isso devem ter bem definido o que comunidade. E preciso conhec-la bem, criar estratgias para mobilizar e envolver os membros nas aes a serem desenvolvidas. Conhecer as necessidades e demandas de modo a propor aes que visem ao atendimento. Visita domiciliar Instrumento para conhecer as condies e modos de vida da populao usuria em sua realidade local no seu dia-a-dia. A visita domiciliar aproxima a instituio ao seu usurio. Deve ser realizada quando for para analisar as condies sociais de vida e existncia de uma famlia ou de um usurio. Visita institucional Quando o Assistente Social realiza visita institucional deve se conhecer e avaliar a qualidade poltica social- onde requer do profissional intenso conhecimento terico e tcnico sobre polticas sociais. Os instrumentos de trabalho indiretos ou por escrito Os indiretos necessariamente so utilizados aps a utilizao do instrumental que caracterizado por uma forma de comunicao mais ativa, j a comunicao direta permite uma interveno direta junto ao interlocutor, possibilitando que novos agentes tenham acesso ao trabalho desenvolvido. Atas de reunio Registro de todo o processo de uma reunio, onde contem discusses, opinies e a deciso tomada. Livros de registro Instrumento bastante utilizado onde locais que circula um grande numero de profissionais. So anotadas as atividades, telefonemas, questes, atendimentos. Toda a equipe tem acesso ao desenvolvimento.

Dirio de campo Instrumental que auxilia o profissional no processo, os profissionais fazem anotaes livres, individuais, sistematizando suas atividades. importante, pois vai refletindo sobre o processo, percebendo se houve avanos, recuo, melhorias. bastante utilizado na proposta de insero interventiva do servio social. Relatrio social Instrumento de exposio do trabalho realizado e das informaes adquiridas, o relato dos dados coletados e das intervenes realizadas pelo assistente social. Um dado fundamental o destinario do texto- o agente interlocutor. O relatrio pode ser produzido para o prprio assistente social, ou para a equipe de onde o mesmo trabalha. Parecer social uma avaliao terica e tcnica realizada pelo assistente social, onde avalia a situao e da um parecer sobre elas, com base em uma perspectiva terica de analise. Consideraes finais O objetivo foi apresentar os principais instrumentais e tcnicas de interveno utilizadas pelo servio social em sua pratica. Cabe aos assistentes sociais ter a capacidade de conhecera a pluralidade das praticas e sempre reconstruir a historia dessa profisso, aperfeioando os modos de interveno social.

Вам также может понравиться