Вы находитесь на странице: 1из 7

Cdigo Penal Conceito: o conjunto de normas, condensadas num nico diploma legal, que visam tanto definir crimes,

s, proibindo ou impondo sanes para os imputveis e medida de segurana para os inimputveis. Finalidades do Direito Penal: Proteo dos bens mais importantes e necessrios para a prpria sobrevivncia da sociedade. Os cdigos penais brasileiros: Cdigo criminal do imprio do Brasil 16-12-1830 Cdigo penal dos Estados Unidos 847/1890 Consolidao das leis penais decreto-lei 22.2131932 Cdigo penal decreto-lei 1940. A parte especial, com algumas alteraes, encontra-se em vigor at os dias de hoje. Cdigo penal decreto-lei 1.004 1969. Permanecem em vacatio legis por 9 anos, tendo sido revogado pela lei 6.578/1978, sem entrar em vigor. Cdigo penal lei 7.209/1984, que revoga a parte geral do cdigo penal de 1940. OBS: O nosso atual cdigo penal composto por duas partes: Parte geral: arts. 01 120, e parte especial arts. 121 161. Direito Penal Objetivo: o conjunto de normas editadas pelo Estado defendendo crimes e contravenes, impondo ou proibindo determinadas condutas sob a ameaa de sano ou medida de segurana. Direito Penal subjetivo: a possibilidade do Estado de criar e fazer cumprir suas normas, executando as decises, condenatrias prprias pelo poder judicirio. o prprio Ius Puniendi Fontes do Direito Penal: Fontes de Produo: C.F./88 art. 22, inciso I Fontes de conhecimento ou cognatas: a) Imediata: que so as leis b) Mediatas: os costumes, a jurisprudncia.

Conceito de Direito Penal: Conjunto de normas que regulam o poder de punir do Estado por meio da tipificao ou cominao de penas. Princpios do Direito Penal (Elementares) a) Princpio da interveno mnima: O objetivo do direito penal intervir minimamente na vida das pessoas, diariamente s se deve ser aplicado em ltima instncia para proteger os bens scio-jurdicos mais importantes. Baseia-se na ideia da ultima ratio. b) Princpio da lesividade ou alteridade: O direito penal s agir nas aes humanas que lesem ou possam lesar o interesse social ou coletivo, tutelado pelo ordenamento jurdico penal, sendo necessrio que a conduta extrapole o limite pessoal e seja prevista na lei penal. Este princpio busca a tolerncia social, separando o direito da moral. c) Princpio da insignificncia ou da bagatela: Algumas condutas tipificadas no devem ser apreciadas sob a tica penal, pois no possuem relevncia econmica e/ou social. Para a aplicao deste princpio devem ser considerados os seguintes critrios: I. A mnima ofensividade da conduta do agente; II. Nenhuma periculosidade social da ao III. Reduzidssimo grau de responsabilidade do complemento IV. Inexpressividade da leso jurdica provocada Princpios constitucionais do Direito Penal a) Princpio da legalidade: I. Sentido amplo II. Sentido estrito b) Princpio da retroatividade da lei mais benfica: A lei no retroagir salvo para beneficiar o ru. Art.2 C.P. c) Princpio da personalizao da pena: nenhuma pena passar da pessoa do condenado.

d) Princpio da individualizao da pena: as sanes impostas aos infratores devem ser personalizadas e particularizadas. Art. 5, inciso XLVI C.P. e) Princpio do devido processo legal: Ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Art.5, inciso LVI C.F. f) Princpio da presuno da inocncia ou da no culpabilidade: ningum ser culpado at o transito julgado de sentena condenatria Diferena entre Lei Penal e Norma Penal a) Lei Penal: a regra escrita que descreve determinadas condutas como criminosas. composta por dois elementos: 1. Processo primrio: a descrio e definio da conduta diligente a todas as pessoas. 2. Processo secundrio: a sano penal. b) Norma Penal: a regra no escrita que est implcita na lei. Princpios caractersticos da Lei Penal a) Imperatividade: a conduta acarreta pena b) Generalidade: destina-se a todos c) Impessoalidade: no se refere a pessoas especficas d) Exclusividade: somente a lei pode definir crimes e cominar penas e) Anterioridade: a lei se aplica a fatos futuros, passado s para beneficiar. Interpretao da Lei Penal a busca da vontade da lei e no do legislador. I. Em relao ao sujeito que realiza a interpretao pode ser: a) Autntica: Do mesmo jeito que est na lei b) Doutrinria: como os doutrinrios interpretam c) Judicial: pelos tribunais quando os juzes do a sentena II. De acordo com os resultados a) Declarativa: na extenso que a lei interpreta b) Restritiva: a lei diz um fato e ele analisa um pouco do que ela determina c) Extensiva: a lei diz um fato e ele analisa a mais do que ela determina.

A Lei Penal no tempo: A lei penal rege todos os fatos ocorridos no seu tempo. O Art. 5, inciso XL da C.F. admiti a retroatividade da lei mais benfica. a) Conflito das leis penais no tempo I. Abolitio Criminis: a nova lei revoga um tipo penal II. Novatio Legis Mellius: a nova lei que, mantendo a incriminao do fato, beneficia a situao do ru mesmo que j tenha sido proferida uma sentena. Sentena condenatria em julgado III. Novatio Legis in pejus: a nova lei que, mantendo a incriminao do ato, agrava a situao do ru. (princpio da no retroatividade) IV. Novatio legis incriminadora: a nova lei que cria um novo tipo penal. Obs: A lei penal mais severa no retroage, a lei penal mais benfica retroativa. A lei s retroage quando no Lei excepcional e lei temporria, art. 3 do C.P. Lei excepcional: Possui vigncia em determinada situao emergencial. Ex: guerra, revolues, calamidades. Lei temporria: Traz sua data de vigncia, lei promulgada para estar em vigor somente dentro de determinado perodo de tempo. Conflito aparente das Leis Penais Conceito: O conflito aparente das leis surge quando duas leis penais em vigor so aparentemente aplicveis ao mesmo fato. O conflito solucionado por meio da aplicao dos seguintes princpios: 1. Princpio da especialidade: Segundo este princpio a lei especial prevalece sobre a geral. De acordo com essa regra os tipos derivados prevalecem sobre os tipos fundamentais. 2. Princpio da subsidiariedade: Lei subsidiria aquela que descreve um grau menor de violao de um bem que integra a descrio tpica de outro delito mais grave, comum de suas faces. A lei primria prevalece sobre a subsidiria. Ex: o furto um crime subsidirio em relao ao roube, pois alm da

subtrao da coisa mvel pressupe o emprego de violncia mais grave ameaa. 3. Princpio da consuno: Significa que um crime mais grave absolve outro menos grave quando este integra a descrio tpica daquela seguinte situao: a. Crime progressivo: o agente pretendendo desde o incio produzir um resultado mais grave pratica sucessiva violao ao bem jurdico. b. Crime complexo: ocorre quando houver a fuso de dois ou mais crimes autnomos para formar um nico crime. Ex: furto mais grave ameaa. c. Progresso criminosa: ocorre quando o agente pretende e consegue produzir um resultado menos grave e depois resolve produzir um resultado mais grave. Nessa situao o resultado final mais grave absolve outro menos grave. Tempo do Crime De acordo com o art. 4 do C.P. considera-se praticado um crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. A doutrina estabelece trs possibilidades: a. Teoria da atividade: o tempo de crime o momento em que se manifesta a ao ou omisso consideradas delituosas. b. Teoria do resultado: o tempo do crime considerado o momento da manifestao da consumao ou do dano ao bem jurdico tutelado pelo direito penal. Se no houve consumao no h crime. c. Teoria da ambiguidade: o tempo do crime ser no momento da conduta ou o momento do resultado Obs: O cdigo penal adotou a teoria da atividade. Na contagem da prescrio adota-se a teoria do resultado. Lei Penal no Espao I. Territorialidade: A lei penal s vale no territrio brasileiro. Art. 5 do C.P.

Basta s um fragmento da conduta delituosa que ocorra no territrio brasileiro para que seja aplicada a lei penal brasileira- Teoria da Ubiquidade. Princpio da Territorialidade Temperada: Art. 7 do C.P. a) b) c) d) e) Princpio da personalidade ou nacionalidade (Brasileira) Princpio do domiclio ( terras brasileiras) Princpio da defesa, real ou da proteo. Princpio da justia universal Princpio da representao( para proteger o Presidente)

Aplicada a imunidades diplomticas, parlamentares e profissionais. A doutrina apresenta trs possibilidades: a. Teoria da atividade: lugar onde foi praticada a conduta delituosa b. Teoria do resultado: lugar onde se produziu o resultado c. Teoria da ubiquidade: a fuso dos dois anteriores Obs: O cdigo penal, quanto ao lugar do crime, adotou a teoria da ubiquidade. Os juizados especiais criminais e o Ech adotaram a teoria da atividade. O cdigo processo penal adotou a teoria do resultado. II. Extraterritorialidade: Representa a exceo, ocorrendo nos casos onde se aplica a lei brasileira sobre os crimes que o Brasil obrigou-se por Tratados ou convenes a reprimir, ou ainda, quando o crime for praticado por estrangeiros contra brasileiros ou vice versa. Tipos: a. Incondicionada: nessa situao o agente punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro, pela prtica dos seguintes crimes: Crime contra a vida ou liberdade do Presidente da Repblica. Contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estados do municpio, da Empresa pblica, da Sociedade, da Autarquia ou fundao pblica.

Crime contra a administrao pblica. Crime de genocdio, quando o agente brasileiro ou domiciliando no Brasil. b. Condicionada: Nessa situao a aplicao da lei brasileira depende do preenchimento de algumas condies, somente em relao aos crimes em que o Brasil por Tratados ou Convenes se obrigou a reprimir. Para aplicao da lei brasileira art. 7. Questo do Ne.Bis.Iw idem o instituto do Ne.Bis.Iw que probe que uma mesma pessoa seja punida duas vezes pelo mesmo crime, neste caso para evitar a dupla punio a pena que o agente cumpriu no estrangeiro ser diminuda da pena aplicada no Brasil caso a brasileira seja maior. Sendo a pena estrangeira maior ou igual a brasileira, est ser compensada. Eficcia da pena estrangeira no Brasil como regra geral, a sentena condenatria estrangeira no pode ser executada no Brasil. Entretanto, para produzir determinados efeitos, poder ser executada dependendo, de homologao do STJ, atravs do Exequatur. O art.9 do C.P. determina que se a sentena estrangeira poder ser homologada no Brasil considerando determinadas condies: I. II. Obrigar o condenado a reparao do dano, a restituies e a outros efeitos civis; Sujeit-lo a medida de segurana. A homologao depende: a. Efeitos previstos no inciso I, de pedido da parte interessada; b. Para outros efeitos, da existncia de tratados de extradio com o pas de cuja autoridade judiciria emanou a sentena, ou, na falta de tratado, de requisio do ministro da justia.

Вам также может понравиться