Вы находитесь на странице: 1из 4

Em lingustica, um fonema a menor unidade sonora (fonolgica) de uma lngua que estabelece contraste de significado para diferenciar palavras.

. Por exemplo, a diferena entre as palavrasPRATO e TRATO, quando faladas, est apenas no primeiro fonema: /P/ na primeira e /t/ na segunda. O fonema no pode ser confundido com letra. Enquanto o fonema o som em si mesmo, a letra a representao grfica desse som. bastante comum que um mesmo fonema seja representado por diferentes letras, como o caso do fonema /z/ que no portugus pode ser representado pelas letras S (CASA), Z (ZERO) ou X (EXAME). Tambm acontece de uma mesma letra representar mais de um fonema, isso acontece por exemplo, com a letra X que no portugus pode ter o som (fonema) de /z/ (EXEMPLO), /ch/ (ENXAME), /s/ (APROXIMAR) e /ks/ (FIXO). Obs.: na escrita os fonemas devem sempre ser representados entre barras. Isto o que os distingue das letras. Ao se escrever uma letra sem barras, est se referindo a letra em si mesmo, e no ao fonema. Nem sempre h coincidncia entre o nmero de letras e o nmero de fonemas em uma palavra. Exemplos: TAXI - letras T A X I = 4, fonemas /t/ /a/ /k/ /s/ /i/ = 5 MANH - letras M A N H = 5, fonemas /m/ /a/ /nh/ /a/ = 4 Algumas letras, em determinadas palavras, no representam fonemas. Por exemplo o N e o M nas palavras "VENDO" e "BOMBA" no representam um som isolado, mas servem para indicar a nasalizao da letra que lhes precede. Algumas palavras so escritas com letras que no possuem qualquer som e, portanto, no representam nenhum fonema, como o caso do H em palavras como "HARMONIA" ou "HOJE", s em palavras como "NASCER" ou "DISCPULO" ou u nos grupos gu e qu seguidos de e ou i, em palavras como "GUERRA" e "QUERO" e o x em palavras como "EXCEO" ou "EXCEDER". Essas letras so conservadas na escrita, embora no apaream na oralidade por razes etimolgicas. Alofone: so as vrias possibilidades de pronncia de um mesmo fonema. Exemplo: o fonema final /l/ da palavra "SOL" pode ser pronunciado como /l/, /w/ ou /r/. Isto ocorre por causa de diferenas regionais, sociais ou individuais.

Classificao dos Fonemas[editar]


Os fonemas so classificados em vogais, semivogais e consoantes;

Vogais[editar]
Vogal o fonema produzido pelo ar que, expelido dos pulmes, faz vibrar as cordas vocais e no encontra nenhum obstculo na sua passagem pelo aparelho fonador. Classificam-se em:

Quanto intensidade[editar]
Vogal tnica: a vogal onde se encontra o acento principal da palavra. Vogal subtnica: a vogal onde se encontra o acento secundrio da palavra. Vogal tona: uma vogal onde no existe qualquer acento da palavra.

Exemplo: Na palavra automaticamente, o primeiro "a" a vogal tnica, o segundo "a" a vogal subtnica, e as demais vogais so tonas. Nota 1: Em alguns idiomas como o chins no existe o conceito de intensidade da vogal. Em seu lugar, existe o conceito de tom, em que as slabas so distinguidas pela maneira como so entonadas. Em portugus, o conceito de "tom" existe quando se diferencia uma pergunta de uma afirmao (ex.: "o acar branco."; "o acar branco?") ou em uma frase exclamativa: "(ex.: "como o acar branco!"). Ento percebemos que realmente o acar branco, porque isso uma parte dos fonemas. Nota 2: Em nenhuma palavra de at trs slabas existem vogais subtnicas em portugus. E em algumas preposies, artigos, pronomes e conjunes com uma ou duas slabas (ex.: por, em, para, um, o, pelo), no existem vogais tnicas.

Quanto ao timbre[editar]
Vogais abertas: So as vogais articuladas ao se abrir o mximo a boca. Por exemplo: no Brasil, nas palavras "amora" e "caf", todas as vogais so abertas. Vogais fechadas: So as vogais articuladas ao se abrir o mnimo a boca. Por exemplo: nas palavras "xodo" e "flego", todas as vogais so fechadas.

Alguns gramticos da lngua portuguesa ainda classificam as vogais "e" e "o" na categoria de vogais reduzidas quando so tonas no fim de uma palavra, que em geral so pronunciadas como "i" e "u". Por exemplo, nas palavras "anlise" e "camelo".

Quanto ao modo de articulao[editar]


Vogais orais: So as vogais pronunciadas completamente atravs da cavidade oral. Em portugus, existem de sete a nove vogais orais, de acordo com o dialeto, a saber: "" [], "" [ ], "" [e], "" [], "i" [ ], "" [i], "" [o], "" [] e "u" [u] (as vogais representadas pelos smbolos [ , ] so comumente representados por [, ] por sua aproximidade e tambm por sua semelhana grfica). Vogais nasais: So as vogais pronunciadas em que uma parte do ar usado para a pronncia escapa pela cavidade nasal. Em portugus, existem cinco vogais nasais. Nas palavras: "ma", "sempre", "capim", "bondade", e "fundo", os grafemas assinalados em negrito representam vogais nasais. Tambm so nasais os ditongos "o", "e", "e" e o ditongo "ui" da palavra "muito".

Quanto ao ponto de articulao[editar]


Vogais posteriores: So as vogais pronunciadas com a lngua posicionada no fundo da boca, entre o dorso da lngua e o vu palatino. Em portugus, so posteriores as vogais "", "" e "u". Vogais anteriores: So as vogais pronunciadas com a lngua posicionada na frente da boca entre o dorso da lngua e o palato duro. Em portugus, so anteriores as vogais "", "" e "". Vogais centrais: So as vogais pronunciadas com a lingua posicionada no centro da boca. Em portugus, so centrais as vogais "", "", e em alguns dialetos tambm tm o "i" tono, pronunciado ora central ora quase posterior.

Semivogais[editar]
As semivogais so fonemas que no ocupam a posio de ncleo da slaba, devendo, portanto, associar-se a uma vogal para formarem uma slaba. Em portugus, somente os fonemas representados pelas letras "i" e "u" em ditongos e tritongos so considerados semivogais. Um ditongo sempre formado por uma vogal mais uma Semivogal. Quando a semivogal vem antes da vogal, o ditongo dito "crescente" (como em "jaguar"). Quando a semivogal vem depois, o ditongo dito "decrescente" (como em "demais"). Nos ditongos "ui" e "iu", uma das letras sempre considerada vogal e a outra semivogal. No caso dos tritongos, todos eles so formados por uma vogal intercalada entre duas semivogais.

Consoantes[editar]
Consoantes so fonemas assilbicos que se produzem aps ultrapassar um obstculo que se ope corrente de ar no aparelho fonador. Estes obstculos incluem os lbios, os dentes, a lngua, o palato, o vu palatino e a vula.

Quanto ao papel das cordas vocais[editar]


Consoantes surdas (ou desvozeadas): So as consoantes pronunciadas sem que as cordas vocais sejam postas em vibrao. So surdas as seguintes consoantes em portugus: f, k, p, c, s, t, x, ch. Consoantes sonoras (ou vozeadas): So as consoantes pronunciadas com a vibrao das cordas vocais. So sonoras as seguintes consoantes em portugus: b, d, g, j, l, lh, m, n, nh, r, v, z.

Quanto ao modo de articulao[editar]


Consoantes oclusivas: So as consoantes pronunciadas fechando-se totalmente o aparelho fonador, sem dar espao para o ar sair. So oclusivas as seguintes consoantes: p, t, k, b, d, g. Consoantes fricativas: So as consoantes pronunciadas atravs de uma corrente de ar que se fricciona em um obstculo. So fricativas as seguintes consoantes em portugus: f, j, s, ch, v, z. Consoantes laterais: So as consoantes pronunciadas ao fazer passar a corrente de ar nos dois cantos da boca ao lado da lngua. Em portugus, so laterais apenas as consoantes "l" e "lh". Consoantes vibrantes: So as consoantes pronunciadas atravs da vibrao de algum elemento do aparelho fonador, em geral a lngua ou o vu palatino. Em portugus, so vibrantes apenas as duas variedades do "r", como em "carro" e em "caro". Consoantes nasais: So as consoantes em que o ar sai pelas fossas nasais, em vez da boca. Em portugus, so nasais as consoantes "m", "n" e "nh".

Quanto ao ponto de articulao[editar]


Consoantes bilabiais: So as consoantes pronunciadas com o contato dos dois lbios. Em portugus, so bilabiais as consoantes: p, b, m.

Consoantes dentais: So as consoantes pronunciadas com a lngua entre os dentes. Em portugus so dentais as consoantes: t, d e n. Consoantes alveolares: So as consoantes pronunciadas com o contato da lngua nos alvolos dos dentes. Em portugus, so alveolares as consoantes: s, z, l e o "r" fraco. Consoantes labiodentais: So as consoantes pronunciadas com o contato dos lbios na arcada superior dos dentes. Em portugus, so labiodentais as consoantes "f" e "v". Consoantes palatais: So as consoantes pronunciadas com o contato da lngua com o palato. Em portugus, so palatais as seguintes consoantes: j, ch, lh e nh, e, em alguns dialetos, tambm as consoantes "t" e "d" antes de "i". Consoantes retroflexivas: So as consoantes pronunciadas com a lngua curvada. Em portugus, somente alguns dialetos do Brasil tm uma consoante retroflexiva, o chamado "r" caipira. Consoantes velares: So as consoantes pronunciadas com a parte traseira da lngua no vu palatino. Em portugus, so velares as consoantes: k, g e rr (em alguns dialetos brasileiros). Consoantes uvulares: So as consoantes pronunciadas atravs da vibrao da vula. Em portugus, existem na variedade europeia e no dialeto fluminense; no caso, o "r" forte. Consoantes glotais: So as consoantes pronunciadas atravs da vibrao da glote. No h consoantes glotais em portugus e em praticamente nenhum dos idiomas ocidentais. Exemplos de idiomas com consoantes glotais so o hebraico e o rabe.

Nota: No Brasil, perceptvel a diferena de pronncia da palavra tia entre pessoas do Rio de Janeiro e Nordeste, por exemplo. De modo geral, para os primeiros, a letra "t" um fonema palatal (pronunciado mais ou menos como "txia", enquanto para os segundos representa um fonema alveolar. Ainda que assim como em prato e trato os sons correspondentes letra t de tiasejam diferentes (isto , letras iguais e sons diferentes), o fonema um s, visto que, na lngua, no se estabelece distino de significado ao pronunciar-se /tia/ ou /txia/. As letras do alfabeto representam os sons recebem o nome de FONEMA.

Вам также может понравиться