Вы находитесь на странице: 1из 85

CATIVEIRO POTICO

AUTOR WILTON SANTOS

CATIVEIRO POTICO

AUTOR WILTON SANTOS

APRESENTAO

CATIVEIRO POTICO, sua nova moradia um galpo sem


janelas, onde convive com vrios negros e negras que na sua maioria nem falam sua lngua. Essa separao lingstica era proposital, pois dificultava a organizao de revoltas. O trabalho comea antes do amanhecer, sendo o ritmo ditado pelo chicote do capataz. Estende-se at o escurecer ou enquanto o senhor assim o quiser. Cansado, voc resiste. O resultado, uma surra de chicote. Com as costas sem pele e humilhado publicamente no pelourinho, voc agora conhece de perto todo o peso da palavra escravido. Deitado com salmoura nas costas, voc imagina o que pode fazer para fugir desse inferno. Lembrando-se da dor, dos possveis castigos de uma tentativa malsucedida, voc vacila. Descobre logo os seus nicos direitos: po, pano e paulada. Comida, vestes e castigos corporais. E o descanso? Com sorte, um dia por semana, que voc deve usar para plantar a sua substncia. Isso se o senhor permitir. Voc se questiona: Que mundo esse? Sero os negros naturalmente inferiores? Quais as justificativas para essa dominao? A escravido deve sempre ser entendida dentro de sua realidade histrica. A discusso sobre inferioridade ou superioridade racial por si s absurda. Naquela poca, contudo, a maioria dos brancos acreditava na sua superioridade, e os negros, distante de suas sociedades, eram submetidos humilhao do cativeiro. Isso no significa que todos os negros aceitassem tal realidade, mas alguns e ela se submetiam. Dentro desse mundo de proprietrios e propriedades, voc j percebeu o seu lugar. A vontade de resistir no se esgota, mas a realidade impe o trabalho e a espera da chegada de um momento propcio a uma nova tentativa de fuga.

AGRADECIMENTOS:

Agradeo por me mostrar que sou protegido, guiado e iluminado pela sua presena divina no mais ntimo do meu ser. Agradeo, Senhor, por me dar abrigo na tempestade, por endireitar o que esta torto, por criar sadas onde parece no haver escapatria. Agradeo por me perdoar quando eu no posso ou no quero perdoar a mim mesmo. Agradeo, Senhor, pela sua compaixo, pela sua graa, pela sua bondade, que esto sempre presentes, sustentando-me nos momentos mais difceis. Agradeo, Senhor, por no me deixar esquecer que voc me habita e a fora que d vida a minha alma. Agradeo, Senhor, pela pessoa que sou.

DEDICO ESTE LIVRO A:


Negros e negras que sofreram no cativeiro.

CAPA APRESENTAO AGRADECIMENTOS BIOGRAFIA ( WILTON SANTOS)

REVISO GRAMATICAL (Dr Alina)

FOTOGRAFIA ( WILTON SANTOS)

IMPRESSO E DIAGRAMAO ( PLURAL)

ESTNCIA-SE 2013

ALFORRIA Preto trabalha, preto batalha, preto luta, preto sofre pra sua alforria conquist. Preto se cala, preto no fala, que pra o sinh no t do que reclam. Preto anda manso, quase na ponta dos p, pra no fazer nenhum barulho que possa, ao patro, desagrad. Porque, seno... l vem chicotada no lombo. Preto foi guardando, tosto por tosto das moeda que conseguia ganh, fazendo uns servicinho aqui outros acol. Mais s vezes a vida prega umas pea que no d pra acredit... Quando faltava muito pouco pro preto sua alforria compr, preto fico muito doente. E como num tinha quem dele cuidasse, cheg a to falada morte, pra de dentro da vida o preto tir. E o preto acord do lado de c, achando que tinha sarado do lado de l.

Foi tamanha confuso na cabea do preto, que no sabia se tava indo o se tava vindo, que precis uns amigo do preto que de h muito j tinha morrido, vir com o preto convers. Mais ta vida danada! Prega cada pea na gente! Trabaia, luta, sua, sonha com a vida de libertado... E quando t quase conseguindo, vem a danada da doena e leva embora o pobre coitado. Mais se o preto pens bem, no aconteceu nada de errado. Preto queria tanto, preto pediu, implorou tanto, que Deus o atendeu e ele foi, por Ele, alforriado.

ALFORRIA ETERNA Os preto To tudo no cafez, Se preparando pra mais uma colheita Realiz. Os p de caf, Tudo juntinho, Tudo formando fileira. E os preto Por ali, a trabai. Uns colhe, Outros recolhe, Sempre com o sol A castig. Os feit tudo por perto Pra no permiti Que nenhum preto Pra pra descans. O cafez imenso E os preto no tem nada Que os possa aliment. Um pouco d'agua Um pouco de farinha o que havia pra lhes sustent. Os corpo magro, cansado, suado, Com as enxada a arrast. O cesto na mo, Os p no cho, E muita distncia pra caminh. Aquele que no agentava Era chicoteado, sem d. E quanto mais Por piedade implorasse, Mais lhe batiam At que desmaiasse. A vida dos preto Era muito dura De s levada. Mais os preto todo acreditava Que havia outra morada. E quando um morria Os outro chorava de alegria Por aquele amigo querido

Ter podido se libert. E os preto cantavam... Cantavam em louvor Ao Nosso Senhor Que a mais um amigo Viera alforri.

CALMARIA

Livres, libertos! De toda a escravido, De todo o jugo, De toda a podrido. Livres, libertos! Hoje alamos vo Por este espao sem fim, Pois nenhuma corrente Nos prende a nada. Livres, libertos! Depois de tantos anos, Deixamos de lado os lamentos, Nos esquecemos dos tormentos E queremos vo maior alar. Livres, libertos! O cativeiro j foi nossa morada. Como feras ramos caados At que realmente em bichos Terminvamos por nos tornar. Livres, libertos! Palavras que em nossas bocas Soam como melodia. E todos juntos, Todos numa mesma sintonia, Elevamos nossa voz a Deus e dizemos: "Obrigado, Pai, Por escravos no sermos mais. Obrigado, Pai, Por finalmente podermos estar, Livres, libertos, E novos vos podermos alar".

SENZALA O chicote estalava na mo do feitor. O negros, escravos, gemiam de dor. Mas o aoite, sem d nem piedade, Era manejado com toda maldade. E os escravos ali ficavam, Amarrados naquele tronco de sol a sol, Desnudos, esfaimados, At que desmaiavam. Tantos e tantos sofrimentos... Tantos e tantos lamentos... Tantos e tantos gemidos de dor... E ali, amarrados, Ficavam os que se revoltavam Contra as maldades cometidas, Sempre em nome de um senhor. Um senhor cruel e dspota, Que se achava possuidor De todas aquelas pobres almas Que no lhe cantavam em louvor. Mas o nosso verdadeiro Senhor A tudo via, a tudo ouvia. E quando senzala ns amos, Entre cantos e rituais, Nos unamos a Ele e pedamos: Por favor, no nos deixe sofrer mais! s vezes achvamo-nos esquecidos, s vezes achvamo-nos seus filhos queridos, Mas sempre, por todo o sempre, Pudemos contar com o Seu amor.

VIDA MATREIRA Cunh uma me preta Que muito nesta vida j trabalhou. Sem destino, sem vida, Somente muito labutou. Cunh j preta via, Cansada, alquebrada... Mas de todos os filhos de sinh Ela j cuidou. Sinh era moa bonita, formosa E a Cunh, muito ajudou. Passou tanto e tanto tempo... Cunh tem saudades Daqueles que deixou. Eram tantos e tantos na senzala... Mas Deus, sempre nos abenoou. Apesar dos maltratos vividos, Apesar dos tormentos sofridos, Cunh sempre por Ele procurou. E Ele, Sua ajuda, nunca negou. Mas chegou o dia Em que Cunh precisava partir. Partir para outros horizontes, Conhecer novas fontes E, assim, poder aprender A novamente viver. Hoje Cunh j sabe Que como escrava no ir retornar. E quando daqui eu me for, Quando na Terra eu chegar, A muitos amigos Quero reencontrar, abraar e abenoar. E mais uma vez, juntos, Em nome de Deus trabalhar.

PRETO VALENTE

Sou guerreiro da caatinga! Sou forte, sou valente, Sou lutador. Sou um bravo guerreiro do meu povo, Que muito tempo levou, Mas que finalmente, se libertou. Sou um bravo guerreiro da caatinga! No meio do mato me escondia Para bem longe na mata fugia Pra mor de escapar do feitor. Com muitos homens lutei, A muitos homens matei, Mas como escravo, Sempre fiquei. Fui um bravo guerreiro, Que muito ao seu povo ajudou, Mas que cometeu tantos erros, Agindo sempre em nome do amor. Amor por sua raa Escravizada, maltratada, Sofrendo com tanto desamor. Afinal, preto no era gente E apanhava como bicho, Vivia como bicho, Sem nunca poder se revoltar. Fui um valente guerreiro, Que agora j aprendeu, Que preciso ter o amor no corao Por todos aqueles com quem sofreu. E o preto valente S pede ao Pai Que abenoe a toda gente Que aqui o recebeu. Preto j vai embora Vocs fiquem em muita paz Preto j foi um guerreiro

Preto continua um guerreiro Mas quer lutar pelo amor, Pela bondade, Para que haja fraternidade Entre todos os povos irmos.

PERDO DE ESCRAVO Escravo nasci, Escravo me tornei, Como escravo me criei. Mas no meio de tanta dor, No meio de tanto desamor, Me achando sempre um sofredor, Demorei, mas encontrei... Deus! E quando O encontrei, Percebi e compreendi, Que o nico culpado era eu. E quando isso entendi, Perdoei e esqueci Todos os maus tratos que sofri.

DO ESCRAVO Eu era o mais novo da famlia, mas sentia a certeza de uma Fora Divina, em ver como tudo era belo na natureza. Lavrava a terra, plantava cereais e rvores frutferas. Ns eramos muito humildes, simples de corao, mas sabamos respeitar todas as pessoas, especialmente os donos de fazenda. Os melhores frutos eram oferecidos ao patro. Eles diziam qual a religio a seguir, trabalho de sol a sol. Tnhamos fama de trabalhadores. Fim de colheita, acerto de contas, o colono escravo sempre ficava devendo. No momento da morte no tive nenhum apego terreno, pois que nada possua de bens materiais. Minha riqueza foram os irmos escravos que muito oraram por mim e fiz o bem que pude, sempre pedindo a Deus que me perdoasse por no ter sido melhor. Hoje sou esprito protetor dos humildes, desafortunados de bens terrenos, voltados para o bem.

RITUAIS Rituais sempre foram feitos Para apaziguar a ira dos deuses. yans, Ogum, Oxal, Xang, Iemanj. A todos eles prestvamos homenagem Pois era preciso algum nos ajudar. Aquele pai piedoso, bondoso, De quem tanto falavam, Nunca estava ali para nos socorrer. E os tambores na mata tocavam, Clamando por ajuda, Clamando por vingana. Mas, sempre com a esperana, De um povo liberto vir a ser.

NAVIO NEGREIRO A galera vai singrando o mar. Os tambores tocam sem parar. Remem, remem, Seus negros imundos! Remem, remem, Seus negros vagabundos! E l se vai a nau, Navegando sem parar, Deixando para trs uma ptria, Onde nunca mais haver de voltar. E os negros choram... Choram pela vida sofrida, Choram pela famlia perdida, Que nunca mais vo abraar. E a galera avana... Em seus pores imundos, Amontoados, acorrentados, Jazem negros de todas as raas. Mas, nus, so todos iguais. E a galera singra o mar... A morte ronda, A morte avana. No escolhe homem,mulher ou criana. A todos, quer abraar. E a galera singra o mar... Negros esfaimados, Negros dementados, Negros acorrentados... E a galera avana... Para num porto seguro chegar. Descem os negros. Vendem-se os negros. Enterram-se os negros. Como bichos, Unidos um a um, Pelos ps, pelas mos, Vo sendo arrastados Pelo senhor que os comprou.

A ptria, a famlia, L longe ficou. E esses negros, Sem esperana, Olham ao longe, Vislumbram no horizonte, A galera singrar o mar...

CANSAO Quanto tempo faz Que preto vio partiu... Partiu desta vida Onde tanto sofreu, Onde tantos erros cometeu, Para esta, de paz e tranqilidade. Preto vio muito trabalhou Quando a com vocs estava. Preto arava, roava, plantava, Sem nunca poder se queixar. E o tempo foi passando... Preto foi ficando velho, cansado, J sem nenhuma serventia Pro dono do cafezal. E ele, o preto vendeu, Para um outro dono... A vida do preto Foi passar de mo em mo, De dono em dono, Pois para eles, No ramos gente. E nessa vida Preto foi crescendo... De menino, transformou-se em homem. De homem, transformou-se em velho. Calejado, alquebrado, Mas sempre a labutar. Mas um dia Preto sentou, dormiu E descansou, Para nunca mais acordar... Acordar para os sofrimentos, Pois Deus, veio ao preto, ajudar. Hoje, o preto, Aqui muito contente est, Pois permisso foi-lhe dada Para poder continuar A arar, semear, plantar Amor, bondade, generosidade No corao de todos aqueles

De quem puder se aproximar.

ESCRAVIDO Chapu de palha Cala arregaada Cangalha nas costas Ps descalos Sempre com as costas curvadas, Sempre olhando para o cho, Pois, se num instante de coragem, Ousasse levantar a cabea, J vinha chibatada... O que isso, negro? Abaixe a cabea. Carregue a cangalha. Negro s serve para isso mesmo! E o medo de apanhar, O medo do chicote, Fazia o negro trabalhar Sem nunca reclamar. Negro j nem sequer sabia mais Falar... Mas, ao na palha deitar, Negro podia erguer a cabea, Pois no tinha nada Que o pudesse envergonhar. E olhando para o cu, Olhando para as estrelas, Olhando para a lua, Que ali estava a alumiar, Negro levava seu pensamento at Deus E pedia: "Pai, venha me buscar..." E o Pai, ouvindo sua prece, Ouvindo as suas splicas, Veio ao negro abraar E, para perto Dele, o levar.

ESCRAVO E ESCRAVIDO Os gritos ecoam: No me bate No me maltrate No me mate... As risadas de escrnio ressoam: Quem voc, negro? Voc um nada... Vamos, repita, "eu sou um nada" E as gargalhadas ecoam... Desespero, dor!... Amor, compaixo, perdo, No existiam. A sanha racista Tomava conta de todo um povo Que se achava no direito de poder Ter um negro sob o seu domnio. E o negro, era obrigado a fazer Tudo o que ordenado lhe fosse. Sem foras, sem abrigo, Sem comida, sem guarida, O negro passava sua vida Cabisbaixo, atoleimado, Sob o jugo de um patro Que se achava o dono da razo. Mas esse negro, apesar de sofrido, No lamenta ter vivido De tronco em tronco, De chicotada em chicotada, Pois isso de muito lhe valeu. Com isso, negro aprendeu A ser humilde, corajoso, E ter f nesse Pai Que sempre lhe estendeu a mo, Nos momentos de dor e solido. E hoje, com o corao cheio de amor, Negro eleva seu pensamento e diz: "Pai, obrigado pela lio".

RECADO DO NEGO VEIO Negro pega a enxada, Pe nas costas, E vai pro campo ro. Negro t cansado, Negro j t vio, Mas tem que a muitos Ajud. Sob a rvore o negro senta, Pra poder um pouco descansar. Sombra fresca, Brisa gostosa, Que vem ao negro embalar. E ali, recostado, Cansado, suado, Com o suor a lhe pingar, Negro relembra sua vida... Os maltratos vividos, Os tormentos sofridos. Pele curtida de sol, Mo calejada de trabalho, Mas a alma, Livre... A alma deste negro Sempre foi livre. Livre como um pssaro, Livre como uma borboleta. Livre... livre... livre... Negro nunca se importou Com o cansao do corpo Pois ele sabia, Que noite, Naquela cabana vazia... Vazia de amor, Vazia de sonhos, Vazia de esperana, Sua alma se libertava E subia... Subia rumo ao cu, Subia rumo ao infinito E, ali, banhava-se Na doura do saber, Na doura do conhecer,

Que quando negro partisse Livre, solto, liberto, L ele iria viver...

TEMPO DE ESCRAVATURA Os gritos Soavam fortes, Vibrantes, Intolerantes. Anda, negro! Faa, negro! Corre, negro! E o coitado do negro Nunca conseguia sossegar. Corria de um lado para o outro Com medo De chibatadas levar. E nesse corre-corre O tempo foi passando... Negro entendeu Que apanhando Ia conseguir sua alma enlevar. E assim, mais conformado Com o destino que lhe cabia, Negro, quando apanhava, sorria... Simplesmente, sorria. Pois sabia Que a dor, o ardor Das chicotadas, Fariam com que Seu pensamento se elevasse E todo o seu amor Ao Pai dedicasse.

QUILOMBO O quilombo se alevanta Pra mr de nos libert. Os preto pegam nas arma Pra pod se defend. Defend do homem branco Que de escravo, Qu o negro faz. Mas os negro Tudo se arrevoltam Contra os sinh Que quer neles bat. Os quilombo tavam espaiado Pra que ningum conseguisse ach. Eles era bem escondido na mata, Muito difcil de encontr. Os negro viviam escondido No era por covardia, no. que era preciso Faz tocaia pra no morr. Os negro se juntava E no mato se escondia Os branco vinha tudo atrais Mas os negro, sempre fugia. Nem todos os sinh Era gente ruim. Alguns at ajudavam os negro. E os negro... Sempre pela mata a se escond. Branco destrua um quilombo! Os negro am e faziam outro. Branco matava os negro! No fazia mal... Os que restava Se unia e continuava a lut. Branco acorrentava o negro! No fazia mal... Negro sabia que, se morresse,

Ia se libert. A ignorncia dos sinh Era tanta Que achavam que podiam, Aos negro prend. Mas qual o qu! Mesmo quando os negro morriam Eles sabiam o que faz. Ajudavam seus outros irmos luta continu. E tanto fizeram, Tanto tentaram, Que conseguiram, A todos os negro Libert.

ZUMBI Trabalha, negro, trabalha. Trabalha, negro, trabalha. E os gritos ecoavam, Os gritos ressoavam, Assim como o chicote, Nas mos do feitor. Preto calado, cabisbaixo, A tudo ouvia, A tudo sofria, Com medo de se revoltar. Mas Zumbi, preto valente, Lutou contra tanta gente, Para poder aos negros ajudar. E quando ele, Seu brado elevou, Seu grito de guerra ecoou Por todo o cerrado... E os negros, aos poucos, Foram se levantando, Foram acreditando, Que livres poderiam ser. E Zumbi, jovem guerreiro, Lutou, matou, morreu, Para muitos sobreviverem.. E o quilombo, At hoje chora de dor Por esse filho que tanto lutou E que, a muitos de seus irmos, Libertou .

DE CABOCLOS Os caboclos to aqui A confraterniz, A abra, A pedi pra Deus abeno Todos os filho que aqui esto, Dispostos a trabalh. Os caboclos to tudo aqui Desta vez, vieram pra fic. Muito agradecemos ao Pai Por, com vocs, Nos permiti trabalh. Os caboclos to tudo aqui Muito feliz a or. Pedimos a Deus Que sobre todos os filho Muita luz possa jorr. Os caboclo to tudo aqui Oceis pode com ns cont Pra todos os trabalho De que necessit. Os caboclo to tudo aqui Cheio de alegria, Com o corao No peito a cant. Os caboclo to tudo aqui E Deus, A esta casa, Est a abeno

ESCRAVO Vim de longe. Muito longe. A trabalho e castigo. Passei fome, me prenderam Adoeci, fui desnutrido. Meus companheiros, bem mais fortes, faziam por mim o meu trabalho. E noite, quando ela vinha, diziam eles: at que enfim. Foram tantos dias, que nem a lua quis mais aparecer... E a distncia dos meus amigos se fez to grande, que eu morri. Choraram muito. O grande amor surgiu e, no lamento, fui acolhido e cuidado. Quando despertei, vi um claro que me mostrava tantos brancos de almas negras, rodeando tantos negros, que trabalhavam e se desnutriam, na espera de suas mortes. E quem chorou, fui eu. Por esses brancos to escuros, to sem luz... Orei como sabia, para que eles pudessem seguir deixando ao olhar dos prprios negros, os cuidados para com os seus irmos que, ento, cumpririam os seus dias trabalhando suas almas, para que os brancos no as aprisionassem mais.

VISITA DO NEGO VIO Nego vio t chegando Pra a cada um abra. Nego vio t chegando Pra nesta casa trabai. O corao do nego vio Fica muito contente a cant. Bate cheio de alegria Porque com os filho Ele pode, agora, fic. Nego vio veio aqui Pois gosta muito De com vocis est. Nego tava com muita vontade De olh vocis a trabai. Se dedique sempre, meus filho, A este trabalho de ajud. Muitos preto to com vocis Ajudando todos a trabai. Fora, devoo e coragem. Basta quer se dedic. Faam isso com muito am Que Deus vai abeno. Muitos preto aqui esto Pra s ajudado e ajud. Sabemo que num tarefa fcil, no. Mas tamo tudo aqui E vamo nos esfor. Nego vio t muito feliz Porque ao lado de vocis Ele pode est. Agora nego j vai embora Mas pede pra outro dia vort. At breve, filhos querido. O nego ficou muito feliz De com vocis Ter podido est.

DE PRETOS VELHOS Preto vio senta, Pe o cachimbo na boca, E comea a pit E a cism. Coa a cabea, Cabisbaixo, Com as lembrana de sua terra Comeando a lhe volt. A saudade bate doda, Sofrida E o preto ali sentado, Soltando baforadas De seu cachimbo, Continua, Cabisbaixo, a cism. O tempo vai passando E o preto ali, Descansando... O tempo passou, O cachimbo apagou, O preto adormeceu, E Deus o levou... Levou para uma nova ptria Onde muito feliz vai est. Uma ptria onde o preto Vai continu a trabalh. No mais na lavoura Mas sim, tentando E conseguindo, A todos os irmos, ajud.

GANZA ZUMBA Ganga Zumba Foi um poderoso chefe Que a muitos guerreiros Liderou. Ganga Zumba Reunia seus guerreiros E se embrenhava na mata Para caar. Ganga Zumba No tinha medo De leo, tigre ou javali. Ganga Zumba S temia As foras que, ele sabia, Estavam por vir. E Ganga Zumba adoeceu... Em seus sonhos Muitos vieram lhe falar Sobre uma terra prometida Onde Ganga Zumba iria morar. E toda noite, Quando Ganga Zumba dormia, Um monte de guerreiros Em sua tenda se reunia, Para por ele esperar. Mas Ganga Zumba, Que nunca tinha tido Medo de nada, Via aqueles guerreiros Que am, que vinham, E se amedrontava... Mas o dia de partir chegou. E, Ganga Zumba De coragem se tomou Para estender a mo quele velho guerreiro, quele velho ancio, Que de Ganga Zumba Tomou a mo.

E, abraando-o, amparando-o, Com ele a levitar, Levou-o para em outras paragens Habitar.

CONSELHOS DO PRETO VELHO Preto vio j t aqui, Graas ao nosso Sinh. Preto pediu a Ele E, Ele, ao preto abeno. Preto vio t aqui Muito contente De com os fio Pod est. Preto mal pode fal Mas qu, a todos os fio, abra. Que o Pai possa, A todos abeno. E que voceis possam sempre, Nesse trabalho continu. Preto gosta muito de todos os fio que aqui esto. So gente de garra, gente de fora, que luta, que avana pra mei pod trabai. Os fio no pode deix essa vontade se quebr. preciso que os fio luta muito contra as ansiedade, contra as maldade do mundo que no qu permiti que os fio continue no seu caminh. O preto demor muito pra pod cheg at aqui e com voceis fal. que tem muita gente precisando mais que esse preto aqui. Mas o vio t muito contente de t podido convers pelos menos um pouquinho com voceis. Fios, no deixem que sua vontade de trabai diminua. Cuidem deste trabalho como cuidam dos seus fiozinho. Com muito amor e carinho. Vo se alimentando com bastante sab e no deixa que a preguia tome conta de voceis. Quando a preguia bate, vem o desnimo. Aqueles amigo que to sempre por perto se aproveita disso pra coloc mais desnimo, pra coloc bobagem nas cabea de voceis. Fios, mantenham a cabea bem longe das bobagem que existe por a. preciso fic bem atento para que os outro no iluda voceis. Essa tarefa que abraaram difcil. preciso trabai direitinho e no deix que a vaidade e o orgulho tome conta. Quando no se consegue dar conta do recado vem a inveja e o cime tambm faz a sua parte. fios, fcil s enganado. Por isso no se deixe lev por tudo que v, ouve e sente. Procure analis tudo muito bem pra perceb se quem diz que - " mesmo". Procure no se deix toma por vaidade ou orgulho, cime ou inveja. Sejam voceis mesmo, dando o melhor de si, procurando ajud da melhor maneira que pud e tudo dentro de uma grande simplicidade e despojamento.

VIDA DANADA A vida matreira Danada como ela s... Quando pensamo Que t tudo correndo bem, Ela vem e d um n. A vida matreira Danada como ela s... Mas se nis soub lev Ela vai nos abra, Am, acarinh, Apazigu... A vida matreira Danada como ela s... A gente vai caminhando E, quando v, Nos metemo em algum forr. A vida matreira Danada como ela s... Mas se a gente Sab ela lev, Muito conhecimento Vamo ganh. A vida matreira, Nis somo matreiro, Danado como nis s. Mas vamo caminhando por ela Aprendendo a se gost, Se respeit, se desculp, Se toler, se am. A vida matreira Danada como ela s...

PRETO X CANAVI Os preto to no canavi Cortando, cortando, Cansado de tanto trabai. Os preto to no canavi Pra mr de cort a cana, Mo a cana, Ferv a cana Nos grande tacho Que a ferv j t. Os preto t tudo no canavi, Lutando muito Pra nesta vida fic. Sem nunca esquec De pedi a Deus Pra todos eles, abeno.

V JACINTO Preto vio cheg Pr uma histria cont Do tempo em que era menino E precisava muito de trabai. Trabaiava como um louco Sem t muito tempo de brinc. Pois tinha de faz tudo Muito direitinho, Que era pra dos feit No apanh. Preto foi menino feliz... Trabaiava de sol a sol Mais tinha muitos a lhe cuid. Preto menino, Corria, nadava, Int jogava bola... Bola feita de pano Que as mui costurava E dava pros negrinho brinc. Preto foi crescendo Em rapazinho se fazendo Int cheg a se cas. Mas como no tinha vontade prpria Casado muito tempo No cheg a fic. Mais nessa unio de am Preto uma criana Cheg a ger. S no conseguiu conhec, Pois os dono do preto Venderam seu fio e sua mui Pros dono de otro canavi. Preto fic muito revortado Mais de outras criana Que ficaram sem os pai O preto resorveu cuid. E rodeado de um monte de fio, Preto foi envelhecendo, Sem nunca par de trabai.

Preto num t reclamando Pois trabai faiz bem. Preto s t contando Um pouco de sua histria Que pra ocis Conhec este vio Muito bem. De pouquinho em pouquinho, Bem devagarinho, Preto vai cont pra ocis Como era a vida Nesses arrai. Agora, preto j vai embora Mais promete outro dia vort. Oceis fica tudo com Deus E que Ele possa A todos, abeno

AS CHICOTADAS O ltego desabava Sobre as costas do negro, Que chorava e gritava De dor. A chicotada descia Com tanta fora, Que at zunia. Amarrados ao tronco, Expostos vergonhab De nus estarem E, no lombo, Chicotadas levarem, Ficavam os negros Que eram desobedientes Ao patro. E este patro, Na sanha de sua maldade, No tinha D nem piedade Destes pobres homens, Presos escravido. Mas o tempo passa... A vida d voltas... As encarnaes se sucedem... Quem era patro, Hoje um subjugado. E quem era escravo, Hoje precisa ter no corao, O perdo.... Mas este perdo Est sufocado no peito. O que no permite Que este ser, Que um dia esteve sujeito Ao ltego de um mandrio, Exploda, ecloda, Dando vazo a todo o amor Que um dia lhe foi negado. Que no pode ser extravasado

Devido a uma sanha racista Que deveria, l atrs, Nas dobras do tempo, Haver terminado. Mas que caminhou, At chegar aos dias de hoje, Camuflada... disfarada... E este ltego, Esta chibata, Embora no sejam mais usados, Transformaram-se em desprezo, Desconfiana, Por aqueles que so considerados Uns pobres coitados... Mas preciso ter cuidado, Pois a roda da vida gira. E quando nos dermos conta, Poderemos estar na outra ponta E ter tido a vida passada Perdida...

ALFORRIA DA ILUSO Os negro trabalhavam, Roavam, plantavam At as mo calej. Torrava o lombo no sol, Mais nenhum tinha coragem Pra se arrevort. Trabalhavam, trabalhavam, At num aguent. Mais a as chicotada descia E negro trabalhava, Nem que precisasse se arrast. Os negro gritavam, gemiam Com a dor A alma a lhes cort. Mais deles ningum tinha d, Espancavam at quase mat. A vida dos negro No valia um vintm. Mas o patro orgulhoso, Muito vaidoso, Mentia e dizia: - Meus escravos? Trato a todos muito bem. Mais era uma mentira descarada Em que ningum acreditava. Mais eles mentia Uns pros outro, Dizendo que, por muito pouco, Seus negro num eram gente, tambm. Mais nessa vida de muita luta Os negro aprenderam a se ajud. E todos se reunia Pra em volta da fogueira, or. E clamavam por seus amigo, Inha, ogum, oxal Que sempre ajuda prestavam.

Proteo, eles nunca deix falt. Hoje os preto agradece Por toda a lio recebida. Pois enquanto tiveram na Terra, Nunca foram gente esquecida. Deus a cada filho olhava E banhava cada chaga, Cada alma ferida, Cada filho nascido, Cada dor sentida, Com o blsamo do Seu amor.

VIDA DE ESCRAVO Magro, abatido, cansado, L vai o negro... Pobre coitado, To atoleimado! Recebe a alforria E pensa que sua vida Ser cheia de alegria. Como se engana O pobre tolo! No percebe que sua vida cheia de estranhas alegorias. Ora escravo, ora liberto Ora tem um teto, ora est a desco Mas o negro No mais se importa Com a fome, com o cansao que s Pois pensa que est livre Para caminhar, Conforme sua vontade... Para caminhar Para onde seus passos o levarem Pobre negro! To tolo, to atoleimado! Acha que ir viver De que maneira? Acostumado est Aos maus tratos do patro. Acostumado tambm est A nunca ter razo E a sempre se calar. Ento... Como este negro far Para sua vida continuar? Pobre negro! To tolo, to cansado, To esfomeado!... Caminhou, caminhou... At onde suas pernas agentaram ... At onde o cansao deixou... At onde sua alegria

Por estar liberto, O incentivou... Pobre negro! To tolo, to cansado, To esfomeado! Senta, negro, senta. Deita, negro, deita. Dorme, negro, dorme... Deixe que sua alma Alcance a liberdade. Despea-se deste pobre, Judiado e machucado corpo. V, negro, v! J no mais tolo, J no sente mais fome, J no sente mais cansao. O que este negro sente agora, uma grande alegria de viver, Finalmente liberto De tudo que o prendia quele antigo ser.

FILHO DA MATA Na mata austera, sempre vivi os meus dias de luta. Assim eu cresci. Sou filho de tudo, pois das folhas me vesti. Sou rpido e forte. Corajoso eu vivi. Refgio jamais . Presena sempre Espaos marcados Sou dono inocente. Da pesca servi. Quem me trouxe vida. Proteo conquistou quem me ensinou a sorrir. Sou filho da mata, da chuva e do sol, da fora, da luta. Sou grato e alegre. Sou veloz, sou capaz. De coragem me visto E de amor vivo em paz.

CARIMB Os negro na lavoura vo roando, vo plantando, vo se arrastando por todo o canavi. No tem dia, no tem noite pois a moenda t esperando pra come a gir. E os negro cansado, esfomeado, no tem tempo nem de pens. Trabaia meu negro, trabaia seno patro vai judi. Vai bot oc no tronco e deix o sol castig. Trabaia meu negro, trabaia pois preciso muita fora pra aguent todos os maus trato que oc precisa pass. Vamo l, meu negro, carrega o feixe nas costa que o patro j t a resmung. Num deixa ele brabo, no porque seno oc vai apanh. Trabaia meu negro, trabaia leva as cana pra mo. No faz corpo mole no, que o feit vai lhe bat. Fora meu negro, fora, um dia tudo vai acab. Sem jugo, sem patro, s envolvido em muito am pra recebe e do. Mas, por enquanto, trabaia meu negro, trabaia pra pod sua vida conserv. Fora meu negro, fora, que Deus est a lhe ajud.

QUILOMBO DOS PALMARES Quilombo dos Palmares... Fortaleza que abrigava a tantos e tantos famintos, a tantos e tantos foragidos procura de amor, liberdade e paz... Quilombo dos Palmares... Que a tantos abrigou... Tanta gente que muito lutou para que homens pudessem tornar-se livres. Quilombo dos Palmares... Ganga Zumba, Zumbi... Valentes guerreiros que fazem parte da histria, desta terra aqui. Muitos outros houveram que deram suas vidas para defender a tantos outros irmos. Irmos de raa, irmos de cor, irmos sofridos pelo desamor, a ira e o jugo do patro... Quilombo dos Palmares... Nome que ficou conhecido, respeitado, temido por muitos senhores de engenho que queriam sua destruio. Quilombo dos Palmares... Terra de gente valente... Mas, tambm, terra de gente demente por tanto sofrer sob o jugo de um patro... Hoje, este tempo escoou no tempo... Mas muitos patres ainda existem. Muitos feitores, disfarados de benfeitores. Muita gente m disfarada de anjo bom.

Zumbi foi morto... Quilombo foi destrudo... Os escravos foram libertados... Mas at hoje h negros massacrados por brancos desalmados. Brancos que no compreendem que esta somente uma vida. Que muitas outras viro e que eles podero, ento, serem os negros que sofrero os maus tratos, o jugo, o desprezo, as ofensas de um patro e de toda uma humanidade que se disfara de boa e atenciosa mas que no fundo, no fundo, preconceituosa em relao a raas, credos e cor. Quilombo dos Palmares... Ficou l para trs... Entrou nas pginas da Histria... Mas o povo no tem memria, pois continua a fazer e a praticar tudo aquilo que vive sempre a criticar: "o racismo".

SEM COMIDA, MAS LIVRES L vo os negros se arrastando pelo serto... Calor arrasante, calor sufocante, calor abrasante... Mas os negros todos caminham pois precisam trabalho arranjar. No tm roupa, no tm comida, no tm sequer onde morar. E todos juntos, formando uma fila, eles se pem a caminhar. Pois preciso no se abater e conseguir um lugar para ficar. Os negros foram libertos. As correntes no os prendem mais. So negros que, finalmente livres, podem caminhar por todos os cafezais e canaviais, sem mais ter medo de serem castigados. Mas como a liberdade muito os alegrou, os negros no perceberam que o tempo foi passando... E eles estavam precisando de alimento que no tinham como comprar. Os patres foram obrigados aos negros libertar. Mas como os coraes eram de pedra, no quiseram ajudar. Os negros no pediam muito. S um pouco de dinheiro, liberdade de viver e um trabalho para fazer.

Mas qual o qu, os patres eram gente ruim... Achavam que se no podiam ter os negros de graa eles que fossem procurar trabalho em outro lugar. E os negros se juntaram pegaram seus filhos, seus netos, suas mulheres, seus trecos, e puseram o p na estrada... A nica coisa com que esses negros contavam era com a sua f que Deus a todos eles ajudaria. E am caminhando pela trilha, sem se importarem com a fome que sentiam. Pois dentro do corao sabiam que Deus caminhava junto com todos eles. E cantando, orando, agradecendo a alforria, caminhavam sob o sol, com os coraes cheios de alegria por estarem livres. Agora poderiam, finalmente, ser gente que no iria mais padecer. E por isso eles seguiam cantando, sorrindo, felizes... Com os coraes a agradecerem, cheios de f, a oportunidade de livres poderem viver.

AX TODOS Ax a todos os filhos que aqui esto. Ogum possa tomar conta e morar em cada corao. Oxal esteja sempre presente ajudando a cada um para que passe pela vida sempre contente, sem ter queixume algum. Os santo do candombl tambm so gente de luz. Apesar dos nome estranho eles ajuda a muitas pessoas que por eles vo procur. yans, Ogum, Oxal, Xang, Yemanj, so nomes respeitados e que muito podem ajud. Sabemos que vocs nos aceitam pra trabalh. Tambm temos conscincia de que, para isso, precisamos estud. No somos to ignorantes, mas agradecemos a todos vocs por saber nos respeit. Gostamos muito desta casa e estamos nos esforando para poder nela trabalh. Nada mais temos a diz. S muito obrigado e que vamo tent nos esfor para estudar, compreender e viver essa nova maneira de ser. Sabemos que Deus s um tenha o nome que tiver, mas dentro do nosso trabalho os nome so outros que vocs, nem sempre, vem a aceit. Mas aqui estou eu volteando, sem sair do lugar. Mais uma vez agradecemo

por vocs nos respeit.

VIDA DE CABOCLO No meio da mata a roa, a palhoa. E o caboclo sentado porta est. Cigarro de palha no canto da boca, o cachorro aos seus ps a dormit. O caboclo fica por ali pachorrento, modorrento, pois sobre a sua vida, est a cism. Tanto tempo trabaiando, sem dinheiro nunca consegui ganh. Trabaiando de sol a sol, roando milho, plantando feijo e rezando muito pro plantio no sec. Caboclo acorda de manhzinha, antes do sol rai. Toma um caf ralo, pe o chapu na cabea, o pito no canto da boca e vai-se embora, a cantarol. A enxada nas costa, a comida no emborn, ele se pe a caminh bem cedinho, pois tem muito o que ro. preciso prepar a terra para a prxima plantao, pois se no der muito duro na vida Deus num vai gost. E o caboclo segue sua vida

com calma, sem pressa, bem devagarinho... Quando o sol se pe j est no seu casebre pronto pra descans. E ali ele fica sentado, olhando a mata, o cachorro dormitando nos seus p e ele quieto, a cism, cism, cism... At fech os olhos e, finalmente, descans.

A LAVRA QUE PURIFICA O negro era forte e robusto quando de sua terra o branco o tirou. Amarraram-no, acorrentaram-no, jogaram-no no poro de um barco. E nunca mais pra sua terra o negro voltou. Os brancos tiraram do negro a altivez, a robustez a vontade de viver... Deram uns trapos pro negro se cobrir. Juntaram-no a tantos outros que no tinham nome, que no tinham ptria, que no tinham mais dignidade. Eram farrapos humanos... Homens fortes, valentes, negros como o bano. Mas... farrapos humanos. E junto com todos os outros, negro foi levado pra lavra. Garimpava noite e dia, dia e noite... E no podia reclamar, seno o aoite vinha as costas do negro arrebentar. Chapu na cabea, p no cho, bateia na mo e muita, muita fora pra poder agentar. Os dias passaram, os anos passaram... E o negro,

como um farrapo, no tinha mais foras para lutar... E durante todo o dia quando chacoalhava a batia, ou durante toda a noite, quando dormia, o negro orava e pedia: Pai, vem me libertar! E depois de muito pedir, o Pai um dia se condoeu e mandou ao negro virem buscar. Hoje negro ainda est na lavra, ainda carrega a batia nas costas mas para poder garimpar o amor, a esperana e a f naqueles coraes que muito duros, ainda, teimam em continuar.

A VOLTA QUE A VIDA D Preto passou pela vida trabalhando, sofrendo... Mas compreendendo Que, um dia, tudo iria termin. Preto a pra roa e trabalhava at quase desmai. No era permitido par, pois os preto era considerado como qualqu anim daqueles que andava passeando pelos pasto. Parece que o preto tem mgoa mas no isso, no... Preto percorria todo o cafez agradecendo pelo sol, pela chuva, pela vida que o recebeu de braos aberto. Preto caminhava, sempre que podia, pensando em tudo aquilo pelo qual tava passando. Algum motivo havia de t... Quem sabe Deus no gostava dos preto? Mas no, no era isso no... Se os preto tinha uma vida dura era s por causa do egosmo dos home que no compreendia, e no compreende ainda, que cor de pele no faz nome. Quem quis se prepar pra perto de Deus pod cheg, tem que trabalh muito a si mesmo antes de aos outros julg. Na poca dos escravo havia muita ostentao por parte daqueles que, por s branco, se achava melhor do que os negro,

seus irmo. Mas o tempo passa, a vida d volta, quem tava se achando melhor do que o outro, um dia percebe que tudo mudou... Um dia percebe que aquele a quem chicoteava o nico em condies de perto dele cheg. A primeira reao de repulsa, de negao, de no quer que nele um preto encoste a mo. Depois, mais cansado, mais conformado, consegue perceb, senti, sorri e aceit que somos todos irmo. Preto j passou, j viu tantas histrias iguais... Homens soberbo, poderosos que ao se perceb sem nada choram at no pod mais... E quando o preto a uma cena dessas v, ora e pede a Deus que deixe ele ajud a todos os sinhozinho a se levant e a caminh pra um novo aprendizado de como, verdadeiramente, am.

DA TERRA E DE CABOCLOS Lentamente o sol ergue-se no horizonte... o raiar de um novo dia... Os primeiros clares do alvorecer iluminam e agitam a vida na fazenda. Ela vai-se enchendo de sons, movimentos, vida, alegria... Os caboclos se levantam, e comeam a trabalhar. H muito o que fazer por ali. No podem ficar andando -toa, a vadiar. Mais um dia se inicia... preciso fazer a ordenha, alimentar os animais, arejar toda a casa e deixar que a luz banhe cada aposento, cada vez mais. Vida tranqila, vida alegre onde todos so amigos, se ajudam, se protegem. Alguns acham que estes caboclos no sabem nada da vida. Chamam-lhes at de matutos quando, na verdade, a sabedoria que tm da vida imensa. Esto sempre a trabalhar, plantar, roar, colher. No h tempo bom, no h tempo ruim, pois eles sabem como sobreviver. Seguem o dia no trabalho ritmado daqueles que esto acostumados a nunca ficarem parados. Cuidam do seu pedao de cho com tanto esmero quanto o do patro. Entardecer...

O sol se pe... Todos se recolhem s suas casas para o descanso merecido de quem labutou muito durante todo o dia. Deitam-se cansados, mas satisfeitos, pois souberam tirar proveito de tudo que a terra lhes oferecia. E assim... adormecem na certeza de mais um dia, de mais um alvorecer, onde podero ofertar a Deus toda a sua alegria em poderem viver.

O VIVER E O SOFRER O viv e o sofr de cada preto trazido pros arraial que ficava escondido no meio dos enorme matagal que tinha em toda esta terra, era muito grande. O viv dos preto era at feliz dentro de uma tribo que tinha suas regra, suas lei. Onde cada home que nas tribo vivia s pensava em faz o bem. A aldeia dos preto ficava numa terra to distante dessa pra onde foram trazido.. Era uma terra verde, farta, colorida. Os home, as mui, as criana tudo se respeitava. As cerimnia era realizada com os preto todo a cant. Mas, de repente, o viv alegre desses preto foi cortado pela ambio descabida dos home branco que, donos do mundo, devia se ach. Quando os home branco nas aldeia chegaram os preto no acreditava que tavam vindo pros seus filho roub. S quando a matana come que os preto mais velho percebeu que no ia mais adiant lut. Pois os home branco era tudo mais forte,

e tinha umas arma que, das suas boca, fogo se punha a jorr. E o home branco lev, sem par pra pens nos sofrimento que ia caus, os filho, as filha, as mulh que ainda tinha fora e deixaram todos os outro a chor e se lament por todo o mundaru de gente que tava sendo levado pr nunca mais retorn. O sofr dos preto comeava logo na hora em que embarcava. Passavam fome, sede, frio... Os que morria era jogado pra fora do navio. E muitos morreram... De febre, de n nas tripa, de sujeira, de revolta... E o viv alegre desses preto arrancado de perto de sua gente se transform num viv cheio de sofr. Os preto pass tudo a viv mudo, calado, cabisbaixo, com medo. O viv alegre tinha ido embora... Mais os preto foi formando outras famlia... Seus filho, que tambm era tudo escravo, foram crescendo e nos arrai continuaram vivendo. Muito tempo j passou... Os preto receberam a alforria, foram libertado da condio de escravo em que vivia e cada famlia foi aumentando, aumentando

at cheg nos de hoje em dia. E com tristeza que os preto que to tudo aqui, trabaiando do lado de c, v esses filho, neto, bisneto, revortado com a cor da pele, que to sempre querendo reneg. Os preto olha com tristeza pros seus descendente. Os olho se enche de lgrima por perceb que apes de tanto tempo passado eles tudo inda conserva, guardado dentro do corao, raiva, ressentimento e nunca lembra da palavra perdo. Os preto j foi alforriado a um tempo atris. Mais os que hoje existe vive to amargurado no aceitando a sua histria, os elo do seu passado que termina por continu escravo no de um sinhozinho branco mas de uma cor de pele. Cada filho de cor que est com o corao revoltado precisa lembr do passado e perceb que j foi alforriado. No existe mais escravido a no s aquela que t guardada dentro do prprio corao.

V MANUEL Preto vio morej, morej at que Deus o cham. Preto sempre pens que quando morresse ia descans. Preto trabai tanto a vida inteira que quando cheg a hora derradeira fic a atoleim que servio nunca mais ia prest. Mas quando preto cheg deste lado, os companheiro vieram abra e convid o preto pra, em nome de Deus, trabai. Preto no vacil nem um momento. Levant seus olho pro cu agradeceu pela permisso e pois o p na estrada pra muitos pod ajud. Ajuda do preto ainda pequena porque no corao ainda existe mgoa. Mas preto vai aprend que no adianta tent escond os sentimento dos outro se l dentro da gente mesmo eles to sempre incomodando. Preto vai continu caminhando e os outro ajudando a se levant, a se ergu e deix de sofr... O que preto oferece para que os filho se erga o trabalho, sempre o trabalho. Pois quando tamo com a cabea ocupada esquecemo de nos lament e prosseguimo nas tarefa de aos outro ajud.

Z BOIADEIRO O tempo passa ligeiro quando o ocupamos com o labor, com o fervor, com o trabalho bem feito. O tempo passa ligeiro, como um relmpago de luz, quando miramos as nossas tarefas e dizemos: sim, isto me seduz, me conduz a minha prpria compreenso, a novos aprendizados, a uma maneira de chegar o mais rpido possvel prximo da evoluo. O tempo passa ligeiro e ns, todos fagueiros, pensamos ter o mundo s para ns. Acreditamos permanecer sempre jovens. Fazemos vista grossa para as nossas deformidades morais e, ingnuos, pensamos: por que trabalhar, estudar se tenho todo o tempo do mundo? Se no vou morrer, jamais? ... o tempo passa ligeiro e esse moo, em sua ufania, no conseguiu ter a compreenso de que a vida se leva com calma, com tranqilidade, demonstrando uma grande aceitao por tudo que ela nos der. ... o tempo passa ligeiro e cavalo e cavaleiro j devem terminar. ...

o tempo passa ligeiro e esse aqui, que chamam de Z boiadeiro precisa ir embora, trabalhar...

PISC DE OLHOS Preto j no tem mais fora pra caminh... Preto trabai, trabai muito tempo nos cafez. Preto apanh, apanh muito, que era pr de corpo mole num fic. E o tempo foi passando... Preto, hoje vio, foi mourejando. Mais conseguiu sobreviv a muitas luta, a muitos problema, porque sempre acredit que Deus todos os Seus fio v, abraa, conforta, sustenta. Preto, hoje vio, s veio agradec a Deus, aos amigo que ajudaram a no ter mgoa dentro do peito e da vida nunca desist. Preto, hoje vio, t aqui s lembrando, dos tempo que era escravo e dava duro trabaiando. Agora o preto, hoje vio, qu aprende mais um pouco, pra pod melh trabalh e ajud a tantos outros preto, criana, jovem, ou vio, a no se revolt com os mau trato que tiv que pass. Eles passa to depressa e nis tira tanto conhecimento das lio que a vida nos d, que quando chegamo desse lado percebemo que tudo num pass, dos olhos, um pequeno pisc.

PERDO O negro, corre, corre, sedento, suarento, tentando se esconder no meio do milharal. O negro corre, corre, sedento, suarento, rezando pro patro no mandar feitor no seu encalo. Negro sem flego, negro cansado, com a garganta a queimar e o peito quase sem ar, corre, corre, at quase desmaiar. Tenta se esconder no meio do milharal, avista ao longe um cafezal, mas no tem mais foras para seguir adiante. E deixa-se cair, exangue, quando em seus ouvidos comeam a chegar os primeiros gritos: "cerquem o negro fujo". E negro ali deitado, como um bicho acossado, sabe que no tem mais para onde correr, no. Respira fundo, puxa o ar pra dentro do peito e num ltimo arremesso tenta ganhar a liberdade. Feitor, que estava prximo, atira-se ao negro com sanha de sangue, querendo mostrar aos outros, tudo o que capaz.

E negro machucado, judiado, arrastado de volta, colocado no tronco para apanhar at sua vida deixar. E o negro, ali colocado, sente fome, sente sede. Os lbios esto rachados, os pulsos cortados pelas correias que esto a lhe amarrar. J quase sem vida, j totalmente sem foras, negro eleva seus olhos a Deus e pede: "Pai, por favor, venha me buscar. No guardo mgoa, no lhes guardo rancor pois a sua ignorncia um dia ir terminar. Perdoe-os Pai, ajude-os Pai, para que possam se iluminar com a luz da candura, da bondade, da docilidade, da amizade com que todos ns devemos nos abraar. Liberte-me, Pai, das dificuldades desta vida. Sei que se por elas passo, so todas merecidas. Mas tambm eu peo Seu perdo, hoje, no dia da minha libertao atravs do Seu amor, meu Pai.

T AQUI Olha o preto velho aqui! Feliz... Tambm um aprendiz que veio com vocs trabalhar e aprender a ajudar. Olha preto velho aqui! Feliz... Porque olha pra esses filhos to concentrados, to compenetrados na nsia de ajuda prestar. Olha o preto velho aqui! Feliz... Abraando um por um, agradecendo a todos pela ajuda que se dispuseram a prestar a estes filhos que precisam suas comunicaes passar. Olha o preto velho aqui! Feliz, muito feliz, por com vocs poder estar... O preto se despede desejando a todos vocs sade, felicidade, alegria, muita alegria, por toda a eternidade. Mas que tenham sempre muita responsabilidade para seguir no caminho certo: no caminho do corao, do amor e do perdo.

PRECE DO PRETO VIO O preto amarfanhado, envergonhado, judiado, se ajoelha aos ps do altar e pe-se a rezar. Ele ora para So Jorge, para a virgem Maria mas, em seu corao, clama pela ajuda de Oxssi, Xang, Iemanj. Negro, escravo, obrigado a aceitar a crena de seus donos. Ento, ajoelha e reza... At reza com fervor, pois, mesmo diante das lindas e ricas imagens, ao fechar os seus olhos e pensar em sua dor, ele volta seu corao em direo a nosso Senhor. E pelas faces do negro to machucado, to judiado, de quem tiraram o orgulho, a coragem, a vontade de viver, descem lgrimas... S lhe resta ajoelhar-se diante da crena de seu patro e pedir que algum deles, desses santos to ricos, to bonitos, no fique ofendido com a sua presena e o ajude a libertar-se do jugo. Mas os santos so frios e insensveis... Do alto do seu altar, como esttuas que so, jazem indiferentes... E negro olha para um lado... e reza... Olha para o outro... e reza... E ao perceber que ningum ir saber, conhecer, ouvir o pedido que ir fazer, prostra-se ao cho, ergue os olhos aos cus, e exclama: Oxal, sua vontade seja feita! Oxal, abenoe a minha raa! Xang, meu pai, ajuda este seu filho a se salvar do jugo. Oxssi, sai da mata, meu cavaleiro, e me carrega pra longe em seu cavalo. Iemanj, minha me, minha rainha, ajuda este seu filho a ser livre. E novamente o negro se cala...

Olha para um lado, olha para o outro, e tranqiliza o corao na certeza de que ningum viu ou ouviu o seu grito de socorro. De l de fora, longe do altar, chegam aos seus ouvidos os barulhos da senzala, da casa grande... E negro vai sentindo um cansao, uma letargia e, ali mesmo, aos ps do altar dos seus senhores, adormece e se deixa levar, pois, Oxal ouviu seu pedido, e veio busc-lo para lev-lo para perto de todos os seus irmos de sofrimentos, de lamentos, de tormentos... E o negro adormece confiante... E o negro acorda sorridente, corajoso, carregado de foras para novos caminhos palmilhar.

LUZ QUE DESCE DO CU O negro senta-se e recosta-se sombra de uma rvore... Sua fronte brilha com o suor que pelo rosto desce. A boca est ressequida. As mos calejadas. As faces vincadas com os sulcos dos maus momentos pelos quais passou. Negro se recosta, suspira fundo, estica as pernas, esfrega os olhos e se pergunta os "porqus" de tantas lutas, de tantos castigos, de tantos sofrimentos. Da sua fronte descem gotas de suor... De seus olhos, as lgrimas do amargor... Negro, com as mos calejadas, limpa suas faces e tenta no revoltar-se contra este Senhor que, do cu vela por ele. As mos calejadas unem-se em prece e agradecem pela labuta diria, pelo sofrimento, pelo aprendizado de tantos anos. E das mos calejadas desse negro sobem jorros de luz... Como que envolto num arco-ris negro vai sentindo todo seu cansao desaparecer. E negro sorri... E negro em prece, mais uma vez, agradece. Mos unidas, erguidas, luzes jorrando em direo ao cu. E do cu, outro facho de luz em direo do negro desce. E nesse momento, Criador e criatura unem-se pelo amor.

ESCRAVIDO "Pega a enxada e vai trabalh. Pega o faco e vai ro. Pega a foice e comea a cort. Pega a semente e comea a plant. Vo negros, vo trabalh. To pensando que vo fic aqui parados, tudo a forg? Vo negros, vo trabalh que o chicote t loco pra come a estal. Quem vai ser o primeiro? Oc, Bastio? Ou oc Joo? J sei... oc seu negro fujo pra aprend a no faz corpo mole. Vamo, seus negrinho, ponham-se a caminho que tem muito o que trabalh. Quem se importa se t frio, se t chovendo, ou se t fazendo um sol de rach. Oceis tem mais que trabalh at o corpo arrebent. Vamo caminhando seus moleiro, que no vo pude faz corpo mole, no." E os negro sofrido, abatido, judiado, iam obedecendo as ordem, pois no tinham mais fora ou coragem pra se rebelar. E dentro do peito o corao sangrava, apertava, cheio de revolta pelas maldade que eram obrigado a aguent. E o tempo foi passando... E as coisa foram mudando... E toda essas pessoa nasceram, renasceram... Em bero pobre, em bero rico, preto, branco, perfeito, cheio de defeito, at aprend a vida dos outro

maior valor d. O mundo foi caminhando, tudo foi modificando mas at hoje, as pessoa, no importa de que cor so, ainda num aprendendo a se am.

V ZECA Preto vai andando devagarinho, bem de mansinho que pro sinh num incomod. Preto desliza pelo cho, desliza pela vida, que to sofrida. Mas preto num qu reclam... Preto silencia, faz-de-conta que no sofre pra maldade do sinh no dispert. Se o sinh perceb que o preto tem medo de chicote, na sua sanha de maldade, amarra o preto no tronco e desci chibatada. Por isso preto anda de mansinho, bem devagarinho pras tbua do cho num estal e o sinh dispert, dando vazo s suas contrariedade, s suas maldade, e no preto vim si ving. Preto quase num ouve, num fala, num sente, num v, que pro sinh num pod diz que preto t no leva e traz. Preto anda leve, como si fosse uma pena flutuando pelo cho. Preto est leve, como si fosse uma pena levada pelo vento. Preto est feliz

pois suas raiz num to mais presa ao solo. Preto aprendeu a and to devagarinho, to de mansinho que j t comeando, com a sua leveza, a aprend a flutu... Como uma pena, como um pssaro, preto vai-se embora, a vo pra perto de Deus que mand ao preto cham.

PRETO VELHO
Quando falamos em Preto Velho, nos vem mente quatro palavras bsicas: calma, sabedoria, humildade e caridade. Voltando no tempo, durante o perodo colonial brasileiro, as grandes potencias europias da poca subjugaram e escravizaram negros vindos de diversas naes africanas, transformando-os em mercadorias, seres sem alma, apenas objetos de venda de trabalho. Nesse mercado, os traficantes negreiros costumavam se utilizar de maneiras diversas para conseguir arrebanhar sua mercadoria: chegavam surpreendendo a todos na tribo, separavam, claro, sempre os mais jovens e fortes. Costumavam buscar os negros nas regies Oeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul da frica. Trocavam por outras mercadorias, como espelhos, facas e bebidas, os que eram cativos oriundos de tribos vencidas em guerra e trazendo como escravos os que eram vencidos. No Brasil, em principio os escravos negros chegaram pelo Nordeste; mais tarde, tambm pelo Rio de Janeiro. Os primeiros a chegarem foram os Bantos, Cabindos, Sudaneses, Iorubas, Minas e Mals. Para a frica, o trafico negreiro custou caro: em quatro sculos foram escravizados e mortos cerca de 75 MILHES de pessoas, basicamente a parte mais selecionada da populao. Esses negros, que foram brutalmente arrancados de sua terra, separados de suas famlias, passando por terrveis privaes, trabalharam quase que ininterruptamente nas grandes fazendas de acar da colnia. O trabalho era to rduo, que um negro escravo no Brasil no chegava a durar dez anos. Em troca de tanto esforo, nada recebiam, a no serem trapos para se vestir e po para comer, quando no eram terrivelmente aoitados nos troncos pelas tentativas de fuga e insubordinao aos senhores. Muitas vezes, reagiam a tudo suicidandose, evitando a reproduo, matando feitores, capites-do-mato e senhores de engenho. O que restava ao negro africano escravo no Brasil era sua f, e era em seus cultos que ela resistia, como um ritual de liberdade, protesto a reao contra a opresso do branco. As danas e cnticos eram a nica forma que tinham para extravasar e aliviar a dor da escravido. Mas, apesar de toda a revolta, havia tambm os que se adaptavam mais facilmente nova situao. Esses recebiam tratamento diferenciado e exerciam tarefas como reprodutores, caldeireiros ou carpinteiros. Tambm trabalhavam na Casa Grande, eram os chamados escravos domsticos. Outros, ainda, conquistavam a alforria atravs de seus senhores ou das leis (Sexagenrio, Ventre Livre e Lei urea). Com isso, foram pouco a pouco conseguindo envelhecer e constituir seu culto aos Orixs

e antepassados, tornando-se referencia para mais jovens, ensinando-lhes os costumes da Me frica. Assim, atravs do sincretismo, conseguiram preservar sua cultura e religio.

MENSAGEM DE UM PRETO VELHO

A principal caracterstica de um Preto Velho a de conselheiro; para alguns, so como psiclogos, amigos e confidentes, para outros, so os que lutam contra o mal com suas mirongas, banhos de ervas, pontos riscados, sempre protegidos pelos Exus de Lei. A figura de um Preto Velho representa a pacincia e a calma que todos sempre devemos ter para evoluir espiritualmente, essa a sua principal mensagem. Certas pessoa costumam procurar um Preto Velho apenas para resolver problemas materiais, usando os trabalhos na Umbanda para beneficio prprio, esquecendo de ajudar ao prximo. Quanto a isso, esses maravilhosos Espritos de Luz deixam sempre uma importante lio, a de que essas pessoas, preocupadas apenas consigo prprias, so escravas do prprio egosmo, mas sempre procuram ajud-las brincando de pedir obrigaes. Mas em meio a essas pessoas, sempre haver os que podem ser aproveitados, que em pouco tempo vestiro suas roupas brancas, descalaro seus ps e faro parte dos trabalhos de caridade do terreiro. Essa a sabedoria do Preto Velho, saber lapidar o que h de bom em cada um de ns. Pretos Velhos levam a fora de Zambi a todos que buscam aprender a encontrar sua f, sem julgar ou colocar pecado em ningum, mostrando que somente o amor a Deus, ao prximo e a si mesmo, poder mudar sua vida e seu processo de ciclos reencarnatrios, aliviando os sofrimentos crmicos e elevando o esprito. Assim fortalecem a todos espiritualmente, aliviando o peso do fardo de cada um, e cada um pode fazer com que seu sofrimento diminua ou aumente, de acordo com a forma de encarar os acontecimentos de sua vida: Cada um colhe o que plantou. Se plantares vento, colhers tempestade. Mas, se entender que lutando poder transformar seu sofrimento em alegria, ver que deve tomar conscincia de seu passado, aprendendo com os erros, galgando o crescimento e a felicidade futura. Nunca seja egosta, sempre passe aos outros aquilo que aprende. Tudo que receber de graa, dever dar tambm de graa. S na f, no amor e na caridade, poder encontrar seu caminho interior, a luz e Deus

BIOGRAFIA

NDICE
06- ALFORRIA 07-ALFORRIA ETERNA 08-CALMARIA 09-SENZALA 09-VIDA MATREIRA 10-PRETO VALENTE 11-PERDO DE ESCRAVO 12-DO ESCRAVO 13-RITUAIS 14-NAVIO NEGREIRO 15-CANSAO 16-ESCRAVIDO 17-ESCRAVO E ESCRAVIDO 18-RECADO DE NEGRO VIO 19-TEMPO DA ESCRAVATURA 20-QUILOMBO 21-ZUMBI 22-DECABLOCO 23-ESCRAVO 24-VISITA DE NEGRO VIO 25-DE PRETOS VELHOS 25-GANGA ZUMBA 26-CONSELHOS DO PRETO VELHO 27-VIDA DANADA 28-PRETOX CANAVI 29- V JACINTO

30-AS CHIBATADAS 31-ALFORRIA DA ILUSO 32-VIDA DE ESCRAVO 33-FILHO DA MATA 34-CARIMB 35-QUILOMBO DOS PALMARES 36-SEMCOMIDA, MAS LIVRES 37-AX TODOS 38-VIDA DE CABLOCO 39-A LAVRA QUE PURIFICA 40-A VOLTA QUE A VIDA D 41-DA TERRA E DE CABLOCO 42-O VIVER E O SOFRER 43-V MANUEL 44-Z BOIADEIRO 45-PISC DE OLHOS 46-T AQUI 47-PRECE DO PRETO VIO 48-LUZ QUE DESCE DO CU 49-ESCRAVIDO 50-V ZECA

Вам также может понравиться