Вы находитесь на странице: 1из 38

6 6

IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL NEOPENTECOSTAL? IMPLICAES DAS ORIGENS E MLTIPLAS REEDIES DE O LIVRINHO DO CORAO EM SOLO BRASILEIRO CATHOLIC PROTESTANT PENTECOSTAL NEW-PENTECOSTAL RELIGIOUS IMAGINARY? IMPLICATIONS OF THE ORIGIN AND MULTIPLES REEDITIONS OF THE BOOK OF THE HEART ON BRAZILIAN SOIL
Helmut Renders
Graduao em Teologia pelo Seminrio Teolgico de Reutlingen da Igreja Metodista Unida na Alemanha, doctor of ministry pelo Wesley Seminary Washington, mestrado transformado num doutorado direto e doutorado em Cincias da Religio pela Universidade Metodista de So Paulo. Professor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, na Universidade Metodista de So Paulo. E-mail: helmut.renders@metodista.br

RESUMO
A concepo de cada igreja da salvao, das relaes entre Deus, o ser humano e o mundo, e das possveis transformaes ou de seu grau, construda, normalmente, com base em sua respectiva doutrina. Entretanto, a doutrina no a nica fornecedora de sentido religioso. Este artigo investiga a construo do imaginrio em O livrinho do corao, o seu aproveitamento do discurso imagtico ou emblemtico da contrarreforma e sua reproduo por editoras presbiterianas, metodistas, pentecostais e batistas. Levanta-se a tese de que o imaginrio dessa publicao mais transconfessional do que se assume.

PA L AV R A S - C H AV E
Mstica emptica; O livrinho do corao; Livros emblemticos; Imaginrio religioso; Johann Evangelista Gossner.

A B S T R AC T
Every churchs concept of salvation, the relation between God, the human being, and the world, its possible transformation or the extent of it is build upon its doctrine. This article investigates the construction of the imaginary of the booklet The book of the heart, its use of the imagetic or emblematic discourse of the Counter-Reformation and its reproduction by Presbyterian, Methodist, Pentecostal and Baptist editors. The article comes to the conclusion that the imaginary of this publication is more transconfessional than is normally assumed.
IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

117

K E Y WO R DS
Empathetic mystic; The book of the heart; Emblem books; Religious imaginary; Johann Evangelista Gossner.

1 . I N T RO D U O
Estvamos preparando as comemoraes do centenrio (1908-2008) do Credo Social da Igreja Metodista e do antigo Conselho Federal de Igrejas, hoje Conselho Nacional de Igrejas Crists dos Estados Unidos, uma herana hoje especialmente promovida pelos presbiterianos e metodistas. Propusemos uma reflexo sobre as dimenses de uma espiritualidade capaz de contribuir para uma viso de uma teologia pblica. A, o estimado colega de faculdade e bispo emrito Paulo Ayres Mattos me apresentou um panfleto de formao espiritual de cunho popular, o qual, segundo ele, teria sido muito usado no metodismo brasileiro. Olhei para o emblema da capa e disse: Isso um texto catlico!. No metodista! ele retornou. De fato, ns dois tnhamos razo. Descobri, ao longo de uma pesquisa inicial, que nem isso era toda a verdade1. O texto, o chamado O livrinho do corao ou, em outra edio em lngua portuguesa, O corao do homem, acabou se relevando um texto popular no somente entre metodistas, mas tambm entre pentecostais, batistas e presbiterianos! Destes foi, de fato, a primeira edio, e por causa disso quis publicar esse texto tambm numa de suas revistas, em busca de parceiros/as de pesquisa e do dilogo. Propomos uma investigao em dois passos. Na primeira parte, apresentamos a origem catlica da edio presbiteriana e as edies posteriores de O livrinho do corao, no caso, por metodistas, uma Sociedade de Folhetos com atuao no mundo evanglico e pentecostal e, mais recentemente, por uma editora batista.

Este artigo faz parte da produo acadmica do projeto de pesquisa A Religio do Corao do Brasil do grupo de pesquisa Discursus Teologia Prtica e Linguagem da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de So Paulo.

118

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

Na segunda parte, descrevemos o imaginrio religioso promovido pelo panfleto e levantamos a hiptese de que essa publicao, por sua difuso e aceitao transconfessional e transdenominacional, expressou e tambm refortaleceu um imaginrio religioso presente no Brasil desde o projeto colonial, religando-o com o projeto neocolonial ou, atualmente, ps-colonial. Em combinao, o carter transconfessional ou transdenominacional e transepocal do imaginrio promovido por O livrinho do corao faz dele uma expresso significativa de uma vertente especfica da religio cordial brasileira, contribuindo, por seu carter, inicialmente, antimoderno e, depois, antirrepublicano, para a ambiguidade da religio cordial do Brasil como um todo. Mencionamos somente que isso vale para a devoo ao Sagrado Corao de Jesus por causa de sua vinculao com o projeto da romanizao da Igreja Catlica e a briga ultramontanista com a Repblica brasileira. Segundo a nossa impresso, trata-se de uma instrumentalizao de um discurso pictorial e mental de aspectos em si vitais, promissores e essenciais da religiosidade cordial, que, nesse aspecto, deve ser superada.

2. O LIVRINHO DO CORAO E O I M AG I N R I O R E L I G I O S O DA I U R D C O M O E X E M P LO DA R E L E V N C I A D O TEMA


Antes de documentarmos a histria imagtica de O livrinho do corao, gostaramos de dar um exemplo da suposta relevncia desta investigao. O espao pblico hoje dominado por duas expresses da religio do corao: as representaes da devoo ao Sagrado Corao de Jesus e o corao como logotipo da Igreja Universal do Reino de Deus (a partir daqui, Iurd). Nas duas figuras a seguir, escolhemos uma verso popular do Sagrado Corao de Jesus e do Sagrado Corao da Maria em combinao com a pomba (Figura 1), fotografada num mercado popular em Tiradentes, em julho 2008, e o logotipo da Iurd (Figura 2).
IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

119

Figura 1 Sagrado Corao de Jesus e Sagrado Corao da Maria

Fonte: Foto tirada pelo autor em um mercado de artesanato em Tiradentes, MG, 2008.

Figura 2 Bandeiras crists do mundo

Fonte: Disponvel em: <http://www.crwflags.com/fotw/flags/rel-iurd. html>. Acesso em: 20 jun. 2008.

Enquanto a devoo do Sagrado Corao de Jesus acompanha o projeto ultramontanista ou da romanizao da Igreja Catlica Romana a partir da segunda metade do sculo XIX, com seu clmax com a inaugurao do Cristo Redentor em 1932, a Iurd se identifica com o smbolo do corao como logotipo eclesistico a partir da dcada de 19802. Quanto s

O ano da implementao do smbolo no do nosso conhecimento. Na Iurd, usavam-se, inicialmente, como logotipo as duas mos dobradas em orao, de Albrecht Drer.

120

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

figuras 1 e 2, acreditamos que elas se expliquem melhor como uma criao imagtica paralela do que por uma dependncia direta. Entretanto, a escolha do logotipo do corao pelo neopentecostalismo mostra sua capacidade de interagir com a cultura religiosa brasileira em geral e dela a religio cordial faz parte. Ao lado do uso simblico do corao como representao da Igreja, a metfora do corao aparece tambm na descrio de suas crenas:
4 A manifestao da terceira Pessoa da Santssima Trindade, o Esprito Santo, feita no corao humano, para convenc-lo do pecado, da justia e do juzo. Quando cometemos algum pecado, Ele logo mostra, por meio da nossa conscincia, que pecamos, permitindo nosso arrependimento3 (grifo nosso).

De fato, a Iurd entende o corao no somente como lugar da conscientizao do pecado, mas tambm como possvel espao da residncia dos demnios do pecado. Essa afirmao criticada pela Comisso Permanente de Doutrina da Igreja Presbiteriana do Brasil:
No pensamento da IURD, em sua ao pastoral, missionria e evangelstica, a Igreja deve sempre empregar o mtodo de expulso de demnios para libertar as pessoas e a sociedade destes males. Concordamos com D. Powlison, em sua crtica ao movimento de batalha espiritual, ao afirmar que o que est por detrs dos ministrios de libertao individual a crena equivocada de que os demnios do pecado residem dentro do corao humano (IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 2007, grifo nosso).

Mas ser que a Iurd criou sozinha esse imaginrio? Neste ponto, entra o texto da investigao, O livrinho do corao. A sua primeira estampa (Figura 3) representa o corao como moradia do diabo, e a estampa nmero quatro (Figura 4) relaciona cada pecado com um demnio!

Disponvel em: <http://www.igrejauniversal.org.br/doutrinas.jsp>. Acesso em: 20 jun. 2008.


IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

121

Figura 3 Capa de O livrinho do corao

Figura 4 Emblema n 4 de O livrinho do corao

Fonte: Acervo Geral da Igreja Metodista.

A Figura 3 da primeira edio brasileira de O livrinho do corao, do pastor Jensen (GOSSNER, 1914) da Igreja Presbiteriana Brasileira (IPB). A Figura 4 da vigsima e ltima (?) edio metodista desse livro em 1970 (GOSSNER, 1970, p. 39 [emblema n. 4]). A Iurd surgiu sete anos depois. A comparao das afirmaes do relatrio da Comisso Permanente de Doutrina da IPB com as estampas de O livrinho do corao no deixa dvidas: os integrantes no se lembraram ou no queriam se lembrar de que o imaginrio religioso promovido pela Iurd no estava to distante do imaginrio promovido, no mnimo, por certas vertentes das igrejas histricas, no caso, da IPB e da Igreja Metodista. Mas nem elas criaram esse imaginrio! Tanto a Iurd como essa vertente do protestantismo repetem um discurso imagtico estabelecido pela contrarreforma ou reforma catlica e dependem, diretamente dele, ou seja, esse imaginrio contribui para a construo do imaginrio religioso brasileiro cristo desde da sua introduo em solo brasileiro e faz parte do seu encobrimento (DUSSEL, 1993). Para mostrarmos essa relao, precisamos retornar para a poca renascentista da reforma protestante e da reforma catlica.

122

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

3 . A T H E O L O G I A C O R D I S C AT L I C A , A T H E O L O G I A P E C T O R I S P R O T E S TA N T E E O G E N R E D OS L I V ROS E M B L E M T I COS 3 . 1 . OS L I V ROS E M B L E M T I COS : O E S P R I T O R E N A S C E N T I S TA


O livrinho do corao faz parte de um genre de publicaes que surgiu na poca da Renascena, os livros emblemticos. A obra Emblematum lber, publicada em 1531 pelo italiano Andrea Alciato (1492-1550), considerada o modelo para todas as que a seguiram. Em termos gerais, livros emblemticos so compostos pela combinao da escrita com uma imagem, em detalhe, lema, emblema e epigrama, e, no caso de alguns dos livros emblemticos luteranos, pelo acrscimo de um versculo bblico como quarto elemento.

3 . 2 . OS L I V ROS E M B L E M T I COS E A P RO M O O DA T H E O LO G I A C O R D I S E DA T H E O LO G I A P E C TO R U M
Segundo o lxico real sobre a histria da arte alem,
[...] apareceram entre 1626 e 1857 no mnimo 31 livros emblemticos que se ocupam com o corao, e quase todos se utilizaram da imagem do corao (HECKSCHER; WIRTH, 1967, col. 167).

A linguagem pictorial usada nesses livros emblemticos, entretanto, tem a sua origem bem alm desse perodo e estabelecida na fase tardia da poca medieval, no sculo XIII (cf. RENDERS, 2009b). Eric Jager (1996, p. 1) comenta:

IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

123

Escritas sobre o corao so uma frequente, e muitas vezes viva, metfora na literatura e imagem na arte medieval. Lendas de santos se referem a mrtires que receberam divinas inscries nos seus coraes que mais tarde foram abertas e lidas. Sermes e poesias entendem o corao como um livro no qual os fiis anotam os mandamentos de Deus ou no qual Cristo grava a histria da sua prpria paixo.

Alm desse uso amplo, houve uma especial apreciao da metfora do corao, da mstica da noiva e dos ferimentos de Jesus pela mstica feminina, primeiro, em monastrios alemes. Importantes representantes foram Mechthild de Magdeburgo (1207-1282), Mechthild de Hackeborn (1241-1288/1289) e Gertrud de Helfta (ou a Grande) (1256-1301/1302)4. Sua contribuio acompanhou a ascenso de mulheres na sociedade medieval em geral e provocou um debate na Igreja que levou o escolstico Henrique de Gand (1217-1293) questo: Pode uma mulher ser doutora em teologia? (RASCHIETTI, 2008, p. 104). Alm dessas mulheres de destaque, documenta Hamburger (1997) o uso da imagem do corao como casa ou morada da Trindade ou do Corao de Jesus como encontro com ele mesmo na Santa Ceia, na arte feminina annima do monastrio Eichsttt, em Wallburg, Alemanha. Para o Brasil, mais diretamente importantes so posteriormente Catarina de Siena (1347-1380) e, finalmente, Teresa de vila (1515-1582). Tanto no primeiro caso (Figura 5) como no segundo (Figura 6), enfatiza-se o aspecto da mudana do corao como renovao, talvez na tradio de Jeremias (31:33)5.

Compare com a espiritualidade de Nicolau Ludwig de Zinzendorf (1700-1760) e sua nfase nas feridas de Jesus (FEIL, 1986, p. 170-194). Compare com a mstica substituio de coraes de Johann Arndt (1555-1621).

124

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

Figura 5 Catarina de Siena trocando seu corao com Jesus Artista: Giovanni di Paolo, cerca de 1460

Fonte: Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/ 7/73/Giovanni_di_Paolo_Saint_Catherine_of_Siena_Exchanging_Her_ Heart_with_Christ.jpg>. Acesso em: 23 mar. 2009.

Figura 6 Pintura na sacristia da Igreja Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto, construda entre 1766-1772

Fonte: Foto do autor.

Teresa nasceu quando Leonardo da Vinci (1452-1519) estava no fim de sua vida. Esse cientista e artista renascentista par excelance eternizou os avanos da medicina da sua poca pela reproduo do corao humano (Figura 7), por sua vez, relacionado com a descoberta da importncia da circulao sangunea.
IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

125

Figura 7 O corao segundo Leonardo da Vinci

Fonte: Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/ 6/61/Heart_and_blood_vessels_by_da_Vinci.jpg>. Acesso em: 23 mar. 2009.

Pela metfora do corao, relacionavam-se, ento, elementos positivos, primeiro, a promoo do aspecto vital da f crist como elemento essencial da vida e, segundo, o anseio por reformas, renovao ou avivamento, tanto social como eclesistico e pessoal, inclusive sob o aspecto do gnero. Finalmente, fez-se uma ponte entre as cincias avanadas e a religio avanada, e isso foi usado na descrio como propagao tanto da perspectiva da reforma catlica como do movimento pietista com seu propsito principal de reformar a Igreja. Alis, j no braso de Lutero, o corao ocupou um espao central. Longe de se esgotar numa proposta intimista por princpio, tratava-se de enxergar Deus, a si mesmo e o mundo de uma forma dinmica. Confira a obra do matemtico cartgrafo francs Oronce Fin (1494-1555) e como, segundo ele, em 1536, o mundo deve ser visto (Figura 8):

126

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

Figura 8 Mapa do mundo em forma de corao, do cartgrafo francs Oronce Fin, de 1536

Fonte: Disponvel em: <http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapheart-054.jpg>. Acesso em: 12 fev. 2009.

Isso, de fato, era tambm uma antiga percepo cultural, como Denise Gimenez Ramos (2008) mostrou em sua investigao lingustica O simbolismo do corao. Criavase, por meio de uma s imagem, uma expresso atrativa da f crist com potencial mobilizador numa poca em que essa e outras crenas, pela primeira vez na histria, acabaram sendo questionadas numa extenso anteriormente nunca vista. A importncia desse imaginrio tanto no ambiente catlico como no meio protestante resumida na autodesignao da teologia jesuta como theologia cordis, como na descrio posterior do pietismo alemo, e da teologia do avivamento do sculo XIX como theologia pectoris ou teologia pectoral6. Ambos significam o mesmo: a teologia do corao7. Em seguida, limitamo6

A expresso de August Johann Wilhelm Neander (1789-1850), seguidor de Friedrich Schleiermacher. Neander tinha o lema: Pectus est quod theologum facit [ o corao que forma o telogo]. Seus colegas, entretanto, alertaram em relao aos perigos do carter subjetivo dessa teologia: Tudo simpatia ou antipatia, amor ou dio. Odeia-se seu adversrio, considera-o uma pessoa sem corao e compaixo, sem esprito e vida, sem Deus e religio, simplesmente porque se no encontra seu prprio eu nele (BAUR 1862, p. 335). Cor, cordis: corao; pectus, pectoris: literalmente, o peito.
IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

127

nos a uma mostra do imaginrio pictorial e ignoramos os exemplos do imaginrio mental, presente, por exemplo, em textos de Mestre Eckhart (1260-1328), Thomas A. Kempis (1380-1471), Ignatio de Loyola (1491-1556), Teresa de vila (1515-1582), Joo da Cruz (1542-1591), Johann Arndt (1555-1621), Nicolau Ludwig de Zinzendorf (1700-1760) e John Wesley (1703-1791), e em muitos hinos da poca da reforma e de pocas posteriores.

4 . L I V R O S E M B L E M T I C O S C AT L I C O S
Quem descobre o mundo dos livros emblemticos da religio do corao repara logo na diversidade de linguagens e na forma como lema, emblema, epigrama e, s vezes, o texto bblico so relacionados. Propomos, recentemente, um mapeamento de cdigos e projetos (RENDERS, 2009b) dessa linguagem. Neste artigo, porm, no pretendemos explorar a diversidade dessa linguagem, mas a continuidade de uma delas, transcendendo e entrelaando ambientes catlicos, protestantes e evanglicos, ou seja, tambm pentecostais e neopentecostais.

4 . 1 . DA T H E O LO G I A C O R D I S D O J E S U TA A N T O N I U S W I E R I X . . .
Uma gerao depois da publicao de Andrea Alciato, surgiu um livro emblemtico para divulgar a theologia cordis na perspectiva da recente fundada Ordem dos Jesutas. A res significans do texto era o corao. Tratava-se do livro Cor Iesu amanti sacrum, de 1585-1586, de Antonius Wierix (15551604). As imagens a seguir comentadas, entretanto, so de uma edio protestante dessa obra, de Christian Hoburg. (1607-1675), mstico na tradio de J. Arndt (arrependimento iluminao unio mstica). Escolhemos esse caminho por ser acessvel na internet. Em sua obra Lebendige HertzenTheologie [Teologia viva do corao], originalmente de 1661, Hoburg (1691) descreve o corao de Jesus (p. 6 emblema
128
CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

1), Jesus batendo porta do corao (p. 14 emblema 3), Jesus limpando o corao (p. 22 emblema 5), Jesus ensina no corao (p. 34 emblema 9) e Jesus pinta no corao (p. 42 emblema 10). Indicamos essa edio por ser acessvel na internet e por no ter os direitos de uso da imagem. Repare que o ttulo do emblema 1 se refere ao corao de Jesus como santo e amado, no por acaso, o smbolo da Companhia de Jesus, ainda preservado at a edio protestante. Dentro do livro, encontramos 47 gravuras que mostram Jesus atuando no corao humano. A representao dos pecados, simbolizados por animais, nos interessar ainda mais tarde numa outra edio. Destaca-se o acento cristocntrico: o agente da transformao Cristo. Trs filhos de A. Wierix seguiram o pai e marcaram a visualizao do projeto jesuta. Hieronmus (ou Jernimo) criou, em 1609, um dos primeiros ciclos da vida e morte de Ignatius de Loyola e conhecido por sua reproduo de gravuras do protestante Albrecht Drer e, interessante para a histria da Amrica Latina e seu imaginrio religioso fundante, e da penetrao do corao de Santa Teresa (cf. WILSON, 1999, p. 117, 121). Maria Clara Lucchetti Bingemer (2004, p. 45) afirma, citando Segundo Galilea:
[...] a Igreja na Amrica Latina teve sua espiritualidade configurada por [...] trs msticos ibricos [Teresa de vila, Joo da Cruz e Incio de Loyola, o autor] que marcaram os evangelizadores e, por conseguinte, tambm o processo de evangelizao do continente.

No caso de Teresa de vila, no h dvidas de que sua espiritualidade foi imageticamente expressa pela mudana do corao. Com isso, o projeto da religio cordial est relacionado com a implantao do Evangelho no pas. Passamos, ento, para mais uma expresso dessa espiritualidade8.
8

Agnes Guiderdoni-Brusl (2002, p. 35-54) mostrou que o imaginrio de Wierix tambm orientou Francisco de Sales (1567-1622), cuja espiritualidade est presente no Brasil pela comunidade salesiana (Dom Bosco). Margareta Maria Alacoque (1647-1690), que deu incio devoo do Sagrado Corao de Jesus, entrou com 24 anos na Ordem da Visitao fundada por Sales. A importncia da devoo do Sagrado Corao como projeto da romanizao ou do ultramontanismo em solo brasileiro no pode ser subestimada para a formao ou reafirmao do imaginrio religioso brasileiro.
IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

129

4 . 2 . . . . S TA B U A S P I N TA D A S D O PA D R E D O M I N I C A N O N O B L E T Z E D O PA D R E J E S U TA V I C E N T E H U B Y (1608-1693)
Cinquenta anos depois de Wierix, na poca da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), encontramos, ao redor de 1630, uma linguagem emblemtica parecida com a de Wierix nas tbuas pintadas de Michel le Nobletz (1577-1652). Esse padre dominicano era um promotor da reforma catlica e atuou, predominantemente, como evangelista na Bretanha, no noroeste da Frana. Suas tbuas pintadas (Figura 9) tornaram-se uma forma especfica francesa da comunicao religiosa jesuta.
Figura 9 Cartaz francs reproduzindo as tbuas de Michel Nobletz

Fonte: Disponvel em: <http://www.quimper.maville.com/actualite/2006/ 12/29/quimper/les-tableaux-de-le-nobletz-les-nombreux-tableaux-demission-ou-taolennou-27365105.html>. Acesso em: 12 mar. 2009.

procura de um mtodo popular de evangelizao, Nobletz recorreu linguagem imagtica da theologia cordis jesuta. Observa-se que, ao redor dos coraes, h florais e plantas,
130
CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

talvez para referenciar o contexto da Bretanha com suas origens celtas e sua profunda apreciao da criao (LACOSTE, s. d.). Na ltima linha, encontramos, no centro, Jesus batendo porta do corao e, sua direita, limpando o corao do pecado. No sculo seguinte, um outro missionrio pioneiro da Bretanha, o padre jesuta Vicente Huby (1608-1693), deu continuidade misso por meio de tbuas pintadas. Ele era tambm um engajado missionrio popular e, alm disso, fundador de centros de retiro para encontros espirituais. Sua interpretao da theologia cordis definiria a iconografia dos emblemas de forma conclusiva. No temos uma imagem original9, mas encontramos a cpia de uma das suas tbuas numa verso de 1890 (cf. EXPOSITION, 2008). Huby trabalhou com dez imagens que contam a histria do ser humano a partir de sua abertura para o mal ou para o bem. O mal representado pelos pecados capitais, e o bem, pelas virtudes. O pecador deixa o diabo ou os demnios morarem em seu corao e assim domin-lo. O cristo permite a Deus fazer morada em seu corao. uma representao do tudo ou nada: ou Deus preenche o corao, ou o diabo.

4.3. DO ESPELHO DO CORAO (1732)...


Mais cinquenta anos passaram. Nessa fase, entre cerca de 1680 e 1732, aconteceu a transio da linguagem emblemtica de Wierix na releitura de Nobletz e Huby das tbuas pintadas para um tipo de livro emblemtico popular. Para isso acontecer, passou-se pela Universidade de Wrzburg, Alemanha, onde as imagens foram transformadas em gravuras. Numa perspectiva mais ampla: o livro emblemtico de Wierix, por sua base em latim, certamente no um texto popular, chegou ao povo.

Existem ainda 29 originais (cf. PATRIMOINE DE FRANCE, 2008).


IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

131

4 . 4 . . . . AT O H E R Z B C H L E I N 1 0 D O C AT L I C O J O H A N N E S E VA N G E L I S TA GOSSNER (1812)
No fim do sculo XVIII, o padre catlico Johannes Evangelista Gossner (1773-1858) trabalhou na regio no sul de Wrzburg. Como Nobletz e Huby, era um missionrio popular na busca por ferramentas atraentes e compreensveis. Gossner conhecia a traduo de 1732 e popularizou-a ainda mais ou novamente? por meio de uma edio prpria, em 1812. Era a poca das guerras de Napoleo, e o rei da Bavria andava com os franceses. Igrejas catlicas foram fechadas, certamente, um ambiente apocalptico para muitos catlicos da poca. Nesse momento, Gossner (Figura 10) lanou sua nova edio agora com o ttulo O livrinho do corao.
Figura 10 O livrinho do corao, emblema n 1. Edio estadunidense em lngua alem de 1831

Fonte: Disponvel em: <http://books.google.com.br/books?id=x6xSVu_o AhEC&pg=PA8&dq=Johann+Gossner+herz&as_brr=1&rview=1#PPA8, M1>. Acesso em: 12 maio de 2009.
10

O livrinho do corao em alemo.

132

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

Gossner manteve contatos com grupos protestantes. Um desses contatos era o pastor Luterano Christian Friedrich Spittler (1782-1867) (WEIGELT, 2000, p. 113-148). Spittler era secretrio da Sociedade da Cristandade (Christentumsgesellschaft), com sede na cidade de Basileia, na Sua. O contato era to intensivo que Gossner, em 1811, por seis meses, at ocupou a funo de secretrio-geral dessa organizao. Spittler, por sua vez, fundou tambm, em 1815, a Associao da Misso de Basilia (Basler Mission). Essa sociedade missionria acabou usando o material de Gossner em suas misses em todo o mundo. E com a traduo para o ingls, em 1822, o livro conquistou tambm as misses inglesas e depois os Estados Unidos. Finalmente, Gossner tornou-se luterano em Berlim. Isso somente aumentou a divulgao de sua obra em crculos protestantes. Com ele, a linguagem imagtica jesuta de V. Huby tornou-se base das misses protestantes no mundo inteiro. O Quadro 1 apresenta os dez temas abordados por Gossner nos emblemas de seu livro.
Quadro 1 Temas abordados por Gossner
Estampa N 1 N 2 O caminho da decadncia O homem entregue ao pecado Pessoa com a conscincia iluminada O caminho da superao Pessoa com corao em processo de resfriamento que acaba por amar o mundo Estado da pessoa que, depois da sua converso, voltou a cometer seus antigos pecados, agora totalmente nas mos de satans A morte do pecador como salrio do pecado Pessoa que batalha contra o pecado e persiste na f A morte do piedoso e justo Estampa N 6 N 7

N 3 N 4 N 5

Crente cheio do Esprito Pessoa reconciliada com Deus Pessoa que se tornou templo do Deus vivo

N 8 N 9 N 10

A estrutura do livro tripla e se repete de emblema em emblema. Inicia-se com o emblema, segue uma detalhada descrio deste, uma orao e uma ou mais estrofes de um hino. Depois, o texto descritivo pode iniciar antes da reproduo do emblema. Isso visa, provavelmente, economizar espao, porque, na primeira pgina completamente vazia, depois do hino o autor coloca o prximo emblema. Podemos, ento, dizer que o emblema antecede o texto onde for possvel. Em comparao com a iconografia de Wierix, destacase menos a ao de Jesus do que do Esprito Santo. Enquanto Wierix reproduz um Cristo batendo porta do corao, investigando, limpando, ensinando o corao humano, domina na
IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

133

iconografia de Huby /Gossner a afirmao de um corao dividido entre Deus e seus anjos e o diabo e seus demnios. Quanto ao Esprito Santo, percebe-se novamente uma radicalizao: ele est ou no presente. No h um meio-termo. Nesse imaginrio e isso ser muito incomum para um telogo catlico ou, mais tarde, para um luterano , no aparecem nem o batismo nem a Santa Ceia.

5 . A T R A D I O D OS L I V ROS E M B L E M T I C O S P R O T E S TA N T E S E P E N T E C O S TA I S
Antes de abordarmos a recepo do livro no Brasil, gostaramos de um primeiro intercmbio interconfessional que acontece j nos sculos XVI e XVII. Trata-se de centenas de edies, inclusive luteranas e puritanas, de Cor Iesu amanti sacrum (cf. DALY; DIMLER, 1997). J mencionamos a edio de Christian Hoburg (1691) e acrescemos a de Henry Hawkins (1634) com seus reflexos diretos, por exemplo, no livro O peregrino do escritor puritano Bunyon. Observamos aqui o primeiro intercmbio catlico-protestante que antecede a troca interconfessional por meio do livro de Gossner. A segunda razo de tratar desse tema neste momento uma distino entre linguagens emblemticas catlicas e luteranas. Alm das meras cpias protestantes de textos catlicos, desenvolveu Daniel Cramer (WARNCKE, 2005, p. 122), o primeiro que usou o corao como res significans em todas os seus emblemas, um estilo prprio. Cramer propaga em sua obra, publicada em 1617, o ano do centenrio da reforma e, em suas edies posteriores aumentadas de 1622 e 1624, a f da reforma. Mencionamos essa obra para mostrar que, no mnimo em alguns casos, o protestantismo sabia se apropriar da linguagem emblemtica e no meramente reproduzia a linguagem catlica. Isso, entretanto, como veremos, no seria o caso das publicaes brasileiras.

134

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

5.1. O HERZBCHLEIN, EM USO ENTRE O S C O LO N O S A L E M E S N O R I O GRANDE DO SUL?


Iniciamos a nossa apresentao com uma hiptese ainda no verificada em relao provvel presena de O livrinho do corao na misso inicial luterana. Wachholz (2003) confirma a importncia da Escola de Misso de Barmen e do seu envio de obreiros para ajudar os colonos alemes no Rio Grande do Sul. O primeiro professor de teologia da escola, um ex-padre, era amigo de Johannes Gossner. Segundo a Associao de Misso de Barmen, ele seguia o padro da associao de Misso da Basileia. Wilheln Wachholz (2003, p. 132) anota:
No dia 11 de julho de 1825, o curso elementar foi iniciado com cinco jovens, aps ter sido chamado o ex-padre catlico Ignaz Lindl, amigo de Johann Evangelista Gossner. [...] O curso elementar deveria durar dois anos e servir como preparatrio para os estudantes que completariam seus estudos no Seminrio de Misso da Basilia.

Ambos os aspectos tornam provvel que O livrinho do corao no andou despercebido. Falta observar que muitos colonos eram da prpria Bavria, como proporia a rainha de Pedro II, responsvel pela chegada dos primeiros colonos. Esses trs elementos tornam provvel que os colonos luteranos no Brasil leram Gossner em alemo, talvez j no incio da imigrao, mas com mais probabilidade a partir do segundo tero do sculo XIX. Entretanto, na literatura no se encontra uma s citao respectiva.

5.2. O LIVRINHO DO CORAO NA EDIO PRESBITERIANA (1914)


Certeza, entretanto, temos em relao primeira edio em lngua portuguesa no Brasil. Um pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, o dinamarqus Andr Jensen, traduziu o texto
IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

135

diretamente do alemo, reorganizou a sequncia proposta por Gossner em 1812 e acresceu com comentrios (GOSSNER, 1914). Na introduo de Alderi Souza Matos (2007, p. 4362) sobre a atividade literria dos presbiterianos no Brasil, o texto, entretanto, no aparece. A capa, Jensen reservou para o estado do ser humano que deve ser superado (Figura 11). Como no texto original, Jensen manteve-se fiel memria da origem catlica:
O Livrinho do Corao foi originalmente escrito em lngua francesa, mas sendo ento muito diferente do que atualmente , visto ter passado por sucessivas edies revistas e melhoradas. No ano de 1732 foi traduzido em Wurzburg, para o alemo [...] O ttulo ento era: Espelho espiritual11 [...] Era dedicado referida edio ao bispo Friedrich Karl12 (GOSSNER, 1914, p. 8-9).

Os dez emblemas so obra do gravador universitrio (GOSSNER, 1914, p. 9), e essas gravuras sobreviveriam em grande parte a todas as edies catlicas e protestantes em seguida documentadas. Para no esquecer: eles representam a linguagem imagtica criada por Huby.
Figura 11 Capa de O livrinho do corao (primeira edio brasileira de 1914)

Fonte: Disponvel em: <http://www.archive.org/details/livrinho_01>. Acesso em: 12 maio de 2009.

11 12

Sobre o uso de espelho, ver Sauvy (1989) e Ginther (1706), no ltimo caso, na mesma poca. Friedrich Karl de Schnborn, bispo de Bamberg entre 20 de junho de 1728 e 1734.

136

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

Quanto ao texto, Jensen mantm-se fiel ao original alemo. Em grande parte, ele somente acresce textos bblicos. Depois da parte descritiva, traduz tambm cada orao e encerra com uma ou mais estrofes de um hino do hinrio presbiteriano. Apesar da fidelidade, muda a sequncia dos emblemas.
Quadro 2 Mudana da sequncia
Estampa O caminho da decadncia N 1 N 2 N 3 N 4 N 5 O homem entregue ao pecado Pessoa com a conscincia iluminada Cristo negligente Cristo decado A morte do mpio O caminho da superao Pessoa perseverante Pessoa reconciliada com Deus Pessoa que se tornou templo de Deus Pessoa que batalha contra o pecado A morte do justo Estampa N 6 N 7 N 8 N 9 N 10

Dessa forma, Jensen aproxima o texto original ao imaginrio dos dois caminhos. Provavelmente, ele conhecia a sua reproduo emblemtica pelo cartaz Os dois caminhos, de 1866. Essa interveno aproxima a sua edio ao discurso pietista, sem mexer com o contedo segundo a sua substncia.

5.3. O LIVRINHO DO CORAO NA E D I O M E T O D I S TA ( AT 1 9 7 0 )


Quanto Igreja Metodista, no temos certeza absoluta de que a vigsima edio de 1970 teria sido tambm a sua ltima. Tambm no sabemos quando a imprensa metodista comeou a publicar o texto, mas, calculando um prazo de um a trs anos entre cada edio, podemos imaginar a data como algo perto de 1950 (com variao de 1 ano), 1930 (variao de 2 anos) ou 1914 (variao de quase 3 anos). Com certeza, sabemos que o panfleto foi divulgado semanalmente nos anos 1916 e 1917 no rgo oficial da Igreja Metodista, o Expositor Cristo. Essa data muito prxima publicao da IPB. Seja ou um gesto panprotestante ou uma iniciativa paralela, o texto tornou-se formativo (Figura 12). Segundo testemunhos, O livrinho do Corao estava venda em diversas regies eclesisticas do pas, em cada igreja local, at a dcada de 1960.
IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

137

H uma diferena entre a edio presbiteriana e a metodista: a escolha do emblema da capa. A edio metodista projeta o fim feliz, no o ser humano afastado de Deus e sobre controle do diabo13.
Figura 12 O livrinho do corao (edio brasileira de 1970)

Fonte: Foto do acervo geral da Igreja Metodista.

5 . 4 . O L I V RO O CO R A O D O H O M E M NUMA EDIO SUO-SUL-AFRICANA ( A PA R T I R D E 1 9 5 8 )


No mercado, encontram-se hoje ainda duas outras edies de uma associao missionria pentecostal de origem sua, com sede na frica do Sul. Segundo a nossa observao, esse texto circula mais em igrejas pentecostais como a Assembleia de Deus. Trata-se de uma edio da All Nations Gospel-Publishers, uma misso sua que atua na frica do Sul desde 1935.

13

Verificamos isso com relao 14 e 20 edies. Na propaganda de 1916 e 1917, no Expositor Cristo aparecem as duas capas.

138

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

Segundo informao via e-mail da sede dessa misso, a verso em lngua portuguesa existe h cerca de cinquenta anos. Fora disso, os folhetos so editados sem especificar o ano. Na primeira pgina do exemplar aqui reproduzido, foi registrada a funo do texto no cotidiano (Figura 13). O exemplar foi entregue em 4 de fevereiro ou setembro de 198514 para um jovem no dia da sua converso (no dia que voc aceitou Cristo em seu coraozinho para sua salvao eterna), at com horrio exato15.
Figura 13 O livrinho do corao (edio sul-africana, a partir de 1958)

Fonte: Foto do autor.

Este Sitz im Leben na catequese inicial garante a grande influncia do imaginrio religioso transmitido por esse tipo de literatura. Uma memria da conversa com assinatura, data e horrio representa, para alguns evanglicos, o mesmo que o certificado de batismo para outros. Feito dessa forma, transforma-se o texto na interpretao principal da vida a partir da aceitao de Cristo. Isso no marginal, mas formativo para o imaginrio religioso de uma pessoa.

14 15

O ms est ilegvel. Tanto 4 de fevereiro quanto 4 de setembro no eram domingos. Tiramos o nome.
IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

139

A edio sul-africana tem uma particularidade. Ela acresce um elemento linguagem emblemtica pela substituio da gravura pela tcnica do off-set. Dessa forma, escalas de cores podem ser reproduzidas (Figura 14). O corao sem Deus agora reproduzido como inteiramente preto, at os pecados e demnios precisam ser desenhados em cinza.
Figura 14 O livrinho do corao (edio sul-africana, a partir de 1958). Emblema n 1

Fonte: Foto do autor.

H mais duas grandes diferenas. Primeiro, nesse texto editado na frica do Sul qualquer referncia direta origem catlica que sempre constava nas edies presbiterianos e metodistas foi eliminada, provavelmente pela suposta rejeio caso isso ficasse evidente. Enquanto a edio alem se refere ao diabo e a edio de Jensen ao demnio, essa edio fala de Lcifer16. O que mudou completamente so o texto e as referncias bblicas. Veja, como exemplo, o uso de citaes bblicas na descrio do primeiro emblema. A edio de 1831 supostamente fiel s edies do prprio Gossner, a edio de 1914 de Jensen, e a de 1985, da frica do Sul.
16

Estranhamente, continua-se reproduzindo um simbolismo catlico. H edies bem anteriores, como a de Gossner (1837), que eliminaram, por exemplo, o crucifixo e substituram-no por uma cruz vazia. Mas esse no o caso dos emblemas nas edies em lngua portuguesa.

140

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

Quadro 3 Citaes bblicas nas trs edies


Gossner (1831) Gossner (1914) Gossner (1985) Jr 17.9; Mc 7.21-23; Is 14.8-17; Ez 28.12-17; 1Pd 5.5; Pv 16.18; Gn 39; 1Co 6.18-19; 1Co 3.17; Dt 21.18-21; Pv 23.11; Pv 28.17; Is 5.22; Hc 2.15; Is 5.12; 1Co 6.9-10; Gl 5.19-21; Jo 7.37-38; Is 55.1; Jo 4.14; Pv. 21.25-25-26; Lc 13.24; Mt 11.22; Hb. 3.78; Sl 37.23; Sl 75.5-7; Dt 18.10-12; Ap 22.15; Lv 19.31; Is 8.19-20; Hb 2.14-15; Sl 37.8; Pv 27.4; Cl 3.8; Dt 32.33; Ct 8.6; 1Tm 6.10; Mt 6.19-21; Js 7; Mc 9.28; Lc 12.15; Lc 12.16-21; Lc 12.22-34; Jo 8.44; Ti 1.2; 1Jo 1.6; Ap 22.15; Pv 6.16-19; 1Tm 4.1-7; Hb 10.22.

Embl. 1

Ef. 2.2; Ap. 3.1.

Embl. 1

Ef. 2.2; 2Tm 3.2-6; 1Pd 5.5; 2Pd 2.22; Ap. 15.13; Ap. 3.16; At 28.27; Mt 23.37; Mt. 7.13

Embl. 1

Alm da mera diferena na quantidade (2, 9 e 50 indicaes), a ltima edio introduz tambm textos do Antigo Testamento. O aumento das referncias bblicas significa, na prxis da leitura, uma mudana do foco na contemplao do emblema e sua interpretao para o texto bblico. Isso, porm, no significou uma mudana do imaginrio religioso. Mais uma diferena: as edies de 1831 e 1914 mantm a escrita ao lado dos smbolos nos emblemas 5/8 O corao como templo de Deus , a edio de 1985 a elimina.

5 . 5 . O L I V RO O CO R A O D O H O M E M N U M A E D I O B AT I S TA (1996)
A Editora Vida fez uma reimpresso com a permisso da All Nations Gospel-Publishers a partir de 1996. Em 2007, a obra j estava em sua nona edio17. H uma reedio do texto com melhoras no portugus e com imagens fiis edio sulafricana, com trs mudanas iconogrficas: nas estampas um, dois e trs, desapareceram as pequenas chamas como smbolo do Esprito Santo; no emblema cinco, pater, filius, spiritus sanctus traduzido, e o contraste entre claridade e escurido reduzido.

17

1996: 1 e 2 edies; 1998: 3 edio; 1999: 4 edio; 2001: 5 edio; 2003: 6 edio; 2004: 7 edio; 2006: 8 edio; 2007: 2 edio (s. n. [O corao] 2007: 2).
IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

141

5.6. RELAES E DISTINES


A viso panormica em seguida apresentada rene somente as edies documentadas em lngua portuguesa. Os pontos de interrogao sinalizam a falta de informaes exatas sobre a primeira e/ou ltima edio de cada verso de O livrinho do corao.
Figura 15 Edies em lngua portuguesa IPB ?
1914

? IM ? ? Suo/sul-africano ?
1970 1985

IB

A edio da Igreja Metodista (IM) segue a da Igreja Presbiteriana (IPB), a edio da Igreja Batista (IB) a da Sociedade de Folhetos de origem sua, com sede em frica do Sul. O Quadro 4 apresenta as diferenas mais marcantes entre as edies.
Quadro 4 Diferenas entre as edies
Edio da Igreja Presbiteriana do Brasil Ttulo Capa O livrinho do corao Estampa n 1 (O ser humano dominado pelo mal) Edio da Igreja Metodista O livrinho do corao Estampa n 7 (O ser humano reconciliado com Deus) Edio da Sociedade Tratado O corao do homem Nenhuma das estampas: briga entre um anjo e o diabo Omitida Adota a sequncia original de Goessner Nmero muito aumentado (2/50) Uso de preto e branco: preto = mal = racismo? Omisso do smbolo das chamas para o Esprito Santo Edio da Igreja Batista

Memria da origem catlica Sequncia das estampas Referncias bblicas Particularidades

Preservada; promoo de um avivalismo transconfessional, no mnimo, panprotestante Sequncia prpria Nmero aumento (2/9) Estampa da capa

142

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

A diferena de ttulo j existe nas edies do prprio Goessner para o alemo18. possvel que a mesma edio tenha sido editada com capas diferentes. Seno, a edio presbiteriana teria pronunciado as consequncias severas do pecado, e a edio metodista, o estado da graa19. Quanto questo do imaginrio religioso, essas diferenas, entretanto, so marginais, e prevalecem os aspectos estabelecidos desde o sculo XVI. Ou seja, no uma identidade confessional ou denominacional que configura os discursos da theologia pectoris, mas a theologia cordis e a theologia pectoris no se distinguem e so essencialmente iguais por serem construdas por um discurso emblemtico idntico e por epgrafes parecidas.

5 . 7 . A E S P I R I T UA L I DA D E DA C O N T R A R R E F O R M A P RO M OV I DA P E LO S LIVRINHOS DO CORAO E A MSTICA SIMPTICA E EMPTICA


Entendemos aqui espiritualidade como a prxis religiosa para a qual os autores e editores de O livrinho do corao querem conduzir seus leitores. David Morgan (1996, p. 5996) introduziu uma distino da mstica crist que nos orientar a seguir. Segundo o autor, a mstica representa, ao longo dos sculos, dois projetos distintos: as msticas simptica e emptica.
Empatia [...] e simpatia so processos emocionais parecidos, mas, finalmente, bem diferentes em suas consequncias ticas e scias. Um exame da relao entre observador e imagem ilumi-

18

19

O diminutivo Herzbchlein O livrinho do corao caracterstico da linguagem pietista na poca do romantismo da poca pr-revolucionria, ou antes de 1848, porm parecia, de fato, j na poca das guerras de libertao ou das guerras napolenicas, fora de lugar. Mais tarde, optou-se pelo mais objetivo Das Herz des Menschen O corao do ser humano. As edies em portugus, entretanto, trocaram ser humano por homem. Mas, de fato, no livro nenhum emblema se refere s mulheres. Na propaganda sobre O livrinho do corao, no Expositor Cristo, aparecem, de fato, tanto aquela que chamamos a verso metodista como a que designamos como verso presbiteriana.
IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

143

nar o papel do corpo na piedade visual em tempos diferentes: o locus medieval do sofrimento e [do ser humano como] imagem de Deus junto ao Cristo e o aspecto dos sculos XVIII e XIX do controle moral e da apresentao pblica de um eu santificado (MORGAN, 1996, p. 59).

Morgan identifica, durante a transio da poca medieval tardia para a modernidade, uma mudana na acentuao da espiritualidade. Antes a identificao do ser humano com a paixo do Cristo levou a empatia para seu prximo, depois se concentrou na misericrdia dos santos para com o seu adepto. A afinidade com seu santo e a consequente devoo foram respondidas por milagres (MORGAN, 1996, p. 70). Mudouse a nfase da devoo de Cristo para a invocao dos santos, da empatia simpatia. O projeto da reforma catlica assumiu esse projeto, e os jesutas o representaram nos seus livros emblemticos. E apesar de o prprio Gossner ser perseguido pelos jesutas na Bavria, ele e seus reeditores, justamente neste ponto, no se destingem do projeto jesuta. Mediante esse imaginrio, a religio enfatiza a dependncia de Deus, o controle do seu interior e o afastamento do mundo, considerado como sedutor ou perseguidor e que se deve tratar com caridade, sim, mas distncia mxima (cf. RENDERS, 2009a). E em relao afirmao desse aspecto, todas as edies mantm o mesmo imaginrio. Um mundo cheio de demnios quer penetrar o ser humano e inundar a sua vida. E sua luta, basicamente, se reduz rejeio da tentao e preservao da sua santidade, como Morgan com toda a razo afirma. Nesse imaginrio, a promoo da justia externa nem mais tematizada. um imaginrio religioso que talvez seja compreensvel pela falta de liberdade religiosa diante da ameaa da inquisio (que convocou diversos representantes da religio do corao), da ascenso do absolutismo poltico, e dos seguidos sculos de guerras e do colonialismo. Mas, como programa religioso de Estados absolutistas, como projeto religioso em Estados no incio da sua fase de democratizao ou em plena democracia, essa espiritualidade impede uma cidadania colaboradora por parte dos seus adeptos.

144

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

6 . O U T R A S I M AG E N S E M B L E M T I C A S R E L AC I O N A DA S CO M O I M AG I N R I O DE O LIVRINHO DO CORAO
O livrinho do corao no a nica representao imagtica dessa vertente. H mais dois cones protestantes relacionados com eles. Um de 1866 e o outro de 1942.

6 . 1 . O Q UA D RO D O S D O I S C A M I N H O S
A reorganizao da sequncia dos emblemas de Gossner por Jensen segue a mesma lgica da imagem dos dois caminhos20. O original de sua reproduo grfica mais conhecida de 1866, inspirada por Charlotte Reihlen e realizado por Paul Beckmann no sul da Alemanha. De fato, h uma edio alem do livro de Gossner (1994) que constri uma relao direta, usando a imagem na capa (Figura 16).
Figura 16 O livrinho do corao (capa de uma edio alem de 1994)

Fonte: Disponvel em: <http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Der_ breite_und_der_schmale_Weg_2008.jpg>. Acesso em: 12 maio 2009.


20

Nessa edio de 2008, falta um aspecto do original: o olho da providncia.


IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

145

A imagem visualiza, na parte esquerda do caminho largo, as sedues e agresses do mundo e no caminho estreito, no lado direito. Nesse lado, encontramos uma igreja, a escolha dominical, uma tenda de misso, um orfanato (literalmente, Kinderrettungsanstalt, instituio para salvar crianas); no outro lado, encontram-se um teatro, um restaurante com espao para bailes, um cassino, cenas de uma batalha e, por ltimo, um trem. A forma como se v o mundo muito prxima viso de Gossner que morreu oito anos antes da criao do cartaz.

6 . 2 . A I M A G E M D E C R I S T O B AT E N D O P O R TA
A imagem de Cristo batendo porta considerada um cone dos cones protestantes do sculo XX, criada em 1942 (!) por Warner Sallman. A seguir, representamos (Figura 17) um vitral da Igreja Metodista Wesley, em Porto Alegre (cf. BETTS, s. d., p. 22)21.
Figura 17 Cristo batendo porta do corao, de E. Warner Sallman (original de 1942)

Fonte: Vitral da Igreja Metodista Wesley de Porto Alegre, RS. Envio de sr. Betts.
21

Outros vitrais baseados em obras de Sallman so: A cabea de Cristo, O Cristo piloto, Jesus em Getsemane, O bom pastor e Ao raiar do dia (cf. BETTS, s. d., p. 4, 18, 34, 38, 42).

146

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

Note que muitas vezes no se percebe que o artista manteve a antiga iconologia de Wierix. Apesar de Cristo e a porta ocuparem a nossa ateno, h ainda discretamente o contorno de um corao, composto pelo arco acima da porta, e, no arco ao seu lado, a ponta formada pelas plantas. O ttulo original mostra que essa era a inteno de W. Sallman: Cristo na porta do corao22 (MORGAN, 1998, p. 22).
Figura 18 Cristo batendo porta do corao, de E. Warner Sallman (original de 1942)

Fonte: Vitral da Igreja Metodista Wesley de Porto Alegre, RS. Envio de sr. Betts.

A diferena entre a imagem do sculo XX e a do XVI est no ambiente. Wierix coloca o corao humano num ambiente celestial, cercado por anjos. Por sua vez, Sallman o coloca num ambiente terrestre, mas romantizado. O tipo de porta, na arquitetura romana, e as plantas na parede e no caminho indicam um prdio antigo e uma situao pouco urbana. representada uma forma idealizada da religio verdadeira e essencial do passado, num estilo no muito diferente dos nazarenos catlicos. Esse cone do protestantismo, entretanto, no italiano ou latino, mas anglo-saxo (MORGAN, 1996). Embora Gossner no tenha utilizado a imagem do

22

Christ at the hearts door.


IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

147

Cristo batendo porta em O livrinho do corao, tratou esse motivo numa publicao parte (GOSSNER, 1865). O Cristo batendo porta do corao faz, ento, parte desse ciclo imagtico, com o acrscimo de que ele avanou para um cone do protestantismo estadunidense.

7. CONSIDERAES FINAIS
Com essas duas imagens, chegamos mais uma vez s igrejas protestantes: o trip das imagens de O livrinho do corao, do cartaz dos dois caminhos e do Cristo batendo porta compe um nico conjunto de uma teologia concentrada na interao entre divino e humano, no interior da pessoa humana, em busca de um estado interior de santidade, sem preocupao maior com o ambiente exterior. Certamente, esse projeto no prepara para a vida numa democracia. Ele no promove uma atitude de cidadania. Para chegar l, a mstica pode ter uma especfica contribuio, mas deve ser a mstica emptica, do seguimento de Cristo, do seu exemplo de amar o mundo e a humanidade, da contemplao que resulta no abrao ao outro, ao que diferente, para que o corao seja smbolo de um projeto que libera coragem, misericrdia e a busca por concrdia. Precisamos construir o imaginrio da religio cordial e do ser humano cordial brasileiro com outros recursos alm daqueles relacionados reforma catlica e a seus epgenos protestantes e pentecostais23. Terminamos com um testemunho. Numa das conversas sobre a funo de O livrinho do corao no cotidiano, uma professora me contou que foi evangelizada por sua me com base nesse livro. Entretanto, segundo ela, as circunstncias da vida humilde jamais impediram que a famlia se envolvesse na promoo da questo social e da justia. Talvez seja esse o caso em outras famlias tambm. Melhor seria, entretanto, no mais propagar esse tipo de imaginrio, e o refletir sobre a ques-

23

Considero a tentativa catlica da releitura da devoo do sagrado corao de Jesus, numa perspectiva de uma mstica emptica, um projeto parecido (cf. BINGEMER, 1988; MAANEIRO, 1990; 1997).

148

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

to como princpio protestante poderia ser promovido de forma imagtica. Ficam ento muitas perguntas abertas: Qual era tiragem das edies presbiterianas, das 20 edies metodistas, dos 50 anos de distribuio da misso de tratados e dos dez anos da edio batista? A distribuio concentrava-se em Estados? Quais so os dados exatos das primeiras e ltimas edies de parte das publicaes? Como podemos evidenciar melhor seu impacto real ao imaginrio religioso? Quem sabe, pesquisadores/as presbiteranos/as, batistas e pentecostais possam contribuir para essa investigao e abrir ainda perspectivas alm daquelas aqui brevemente apontadas.

REFERNCIAS
BAUR, F. C. Geschichte der christlichen Kirche. Tbingen: Fues, 1862. v. 5, Disponvel em: <http://books.google. com.br/books?id=H8gCAAAAQAAJ&dq=BAUR,+Fer dinand+Christian.+Geschichte+der+christlichen+Kirch e&printsec=frontcover&source=bl&ots=yT1lMpvxeq& sig=XaXpPMOol0KzTfPNxVJguiZFLEk&hl=pt-BR& ei=7iQdSuuvGKnhtgfHwY2HDQ&sa=X&oi=book_ result&ct=result&resnum=1>. Acesso em: 12 maio 2009. BETTS, J. N. Vitrais da Igreja Metodista Wesley. Porto Alegre: [s. n., s. d.]. 51 p. BINGEMER, M. C. L. A misericrdia do corao de Jesus e a opo pelos pobres. In: LIBNIO, J. B. (Ed.). Um corao novo para um mundo novo. Itaici, So Paulo: Loyola, 1988. p. 74-105. _______. A mstica crist em reciprocidade e dilogo: a mstica catlica e o desafio inter-religioso. In: TEIXEIRA, F. (Org.). No limiar do mistrio: mstica e religio. So Paulo: Paulinas, 2004. p. 35-73. DALY, P. M.; DIMLER G. R. Coprus Liberum Emblematum: The Jesuit Series. Toronto: University of Toronto Press, 1997. v. 4, 400 p.

IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

149

DUSSEL, E. O encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Petrpolis: Vozes, 1993. EXPOSITION. Sainte-Marine.info. Disponvel em: <http:// www.sainte-marine.info/Taolennou2.html>. Acesso em: 2 jun. 2008. FEIL, E. Religio: die Geshchte eines neuzeitlichen Grimalbegriffs Vom Frhchristentrembis Zur Reformation. Gttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1986. GINTHER, A. Speculum amoris et doloris in sacratissimo ac divinissimo corde Jesu incarnati, eucharistici, et crucifixi, orbi Christiano propositum. Augsburgo, 1706. GOSSNER, J. E. Das Herz des Menschen: Ein Tempel Gottes oder eine Werksttte Satans. Harrisburg, 1831. _______. Representation of the heart of man in its depraved state by nature and the changes which it experiences under the influences of the spirit of God operating upon it: to which are added, directions for keeping the heart. 3. ed. New York: J. H. Minuse, 1837. Disponvel em: < http://books.google. com.br/books?id=CQQPAAAAIAAJ&pg=PA51&dq=Joh ann+Gossner+heart&as_brr=1#PPA4,M2>. Acesso em: 19 maio 2009. GOSSNER, J. E. The heavenly visitant: Christ at the door of the mans heart. London: William Mackentosh, 1865. _______. O livrinho do corao. Traduo Andr Jensen. So Paulo: Vanorden, 1914. _______. O livrinho do corao. Traduo Andr Jensen. 20. ed. So Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1970. _______. Das Herz des Menschen: Ein Tempel Gottes oder eine Werksttte Satans. In zehn Sinnbildern dargestellt. 49. ed. Sennestadt: Missionsverlag, 1994. GUIDERDONI-BRUSL, A. Images et emblmes dans la spiritualit de saint Franois de Sales. XVII e Sicle, n. 214, p. 35-54, 2002. Disponvel em: <http://www.cairn.info/article.php?ID_ REVUE=DSS&ID_NUMPUBLIE=DSS_021&ID_ ARTICLE=DSS_021_0035>. Acesso em: 12 mar. 2009.
150
CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

HAWKINS, H. The devout heart. Rouen: John Costurier, 1634. HAMBURGER, J. F. Nuns as artists: the visual culture of medieval convent. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1997. HECKSCHER, W. S.; WIRTH, K.-A. Emblem, Emblembuch. In: HEYDENREICH, L. H.; WIRTH. K.-A. (Ed.). Reallexikon zur deutschen Kunstgeschichte. Mnchen: Zentralinstitut fr Kunstgeschichte, 1967. v. 5, col. 85-228. Disponvel em: <http://rdk.zikg.net/gsdl/cgi-bin/library. exe?e=d-01000-00---off-0rdkZz-web--00-1--0-10-0---0--0prompt-10-TE--4--emblem+emblembuch--Sec---0-1l-11-de-Zz-1---20-p-%5bemblem+%5d%3aTE+%5bemblembuch%5d%3aTE+--01-3-1-00-0-0-11-1-0utfZz-800&a=d&c=rdk-web&cl=&d=Dl762.3#mark>. Acesso em: 12 maio 2009. HOBURG, C. Lebendige Hertzens-Theologie, das ist lebendige Betrachtung wie Christus im Hertzen wirke und wohne und im Hertzen der Liebhabenden sei alles. Frankfurt und Leipzig: Michael Brodhagen, 1691. Disponvel em: <http://diglib. hab.de/wdb.php?dir=drucke/xb-2903-1>. Acesso em: 12 mar. 2009. IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. Julgai todas as coisas. Uma avaliao das principais crenas e prticas da Igreja Universal do Reino de Deus, 2007. Disponvel em: <www.executivaipb.com.br/arquivos/IURD-2007.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2008. JAGER, E. The Book of the heart: reading and writing the medieval subject. Speculum, v. 71, n. 1, p. 1-26, jan. 1996. LACOSTE, C. Tableaux nigmatiques ou images morales by Le Nobletz en usage dans les missions depuis 250 ans. Publies de nouveau. 2. ed. Paris, Lyon: Prisse: [s. d.]. MAANEIRO, M. Espiritualidade do Corao de Jesus, hoje: reflexo a partir da Amrica Latina. Grande Sinal, ano 44, n. 4, p. 389-401, 1990. _______. Oblao e solidariedade como mstica do corao. Grande Sinal, ano 51, n. 3, p. 269-289, 1997.
IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

151

MONJE, J. A. G. A responsabilidade como hbito do corao. Grande Sinal, ano 50, n. 3, p. 400-406, 1996. MORGAN, D. Imaging protestant piety: the icons of Warner Sallman. Religion and American Culture, v. 3, n. 1, p. 29-47, 1993. _______. Icons of American protestantism: the art of Warner Sallman. New Haven, CT: Yale University Press, 1996. 266 p. MARTINS, F. S. Leitura iconogrfica e mensagem icnica dos Novssimos de Wierix. Repositrio aberto. Porto: Universidade do Porto, 2009. Disponvel em: <http://hdl. handle.net/10216/8569>. Acesso em: 12 mar. 2009. MATOS, A. S. A atividade literria dos presbiterianos no Brasil. Fides Reformata, v. XII, n. 2, p. 43-62, 2007. Disponvel em: < http://www.mackenzie.br/fileadmin/ Mantenedora/CPAJ/revista/VOLUME_XII__2007__2/ alderi.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2009. PATRIMOINE DE FRANCE. Disponvel em: <http:// www.patrimoine-de-france.org/oeuvres/richesses-20-727755161-P204244-131587.html>. Acesso em: 2 junho 2008. RAMOS, D. G. O simbolismo do corao. Correlatio, n. 2, out. 2002. Disponvel em: <http://www.metodista.br/ppc/ correlatio/correlatio02/o-simbolismo-do-coracao/>. Acesso em: 12 maio 2008. RASCHIETTI, M. A imagem sem imagem: uma abordagem da teoria do conhecimento de Meister Eckhart atravs do princpio hermenutico da Imago-Bild. 2008. 300 f. Tese (Doutorado)Universidade Estadual de Campinas, So Paulo, 2008. RENDERS, H. Somos deste mundo: imaginrio religioso e ao social. Sal da terra e luz do mundo: 100 anos Credo Social Metodista. So Bernardo do Campo: Editeo, 2009a. p. 89-113. _______. Deus, o ser humano e o mundo nas linguagens imagticas da religio do corao: cdigos e projetos. Pistis & Prxis, 2009b. Disponvel em: <http://www2.pucpr.br/red/ index.php/pistis?dd1=2720&dd99=view>. Acesso em: 10 out. 2009.
152
CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE Volume 7 N. 2 2009

SAUVY, A. Le miroir du coeur: quatre sicles dimages savantes et populaires, Paris: Cerf, 1989. SOUZA, C. F. B. Religio Cordis: um estudo comparado sobre a concepo de corao em IbnArabi e Joao da Cruz. 2008. Tese (Doutorado em Cincias da Religio)Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2008. TEIXERIA, F. O desafio da mstica comparada. In: _______. (Org.). No limiar do mistrio: mstica e religio. So Paulo: Paulinas, 2004. p. 59-83. VOIGT, A. Der schmale Weg, der zum Leben fhrt: ber die kulturprgende Wirkung des Pietismus in Wrtenberg. Schwabenbilder: zur Konstruktion eines Nationalcharakters. Austellungskataolog. Tbingen: Ludwig-Uhland-Institut fr Impirische Kulturwissenschaft, 1997. p. 71-78. WACHHOLZ, W. Atravessem e ajudem-nos: a atuao da Sociedade Evanglica de Barmen e de seus obreiros e obreiras enviados ao Rio Grande do Sul (1864-1899). So Leopoldo: Sinodal, 2003. WARNCKE, C.-P. Symbol, Emblem, Allegorie: die zweite Sprache der Bilder. Kln: Deubner Verlag fr Kunst, Theorie und Praxis, 2005. WEIGELT, H. Die Diasporaarbeit der Herrnhuter Brdergemeinde und die Wirksamkeit der deutschen Christentumgesellschaft im 19. In: JAHRHUNDERT, M. S.; U. GBLER, U. (Ed.). Der Pietismus im neunzehnten und zwanzigsten Jahrhundert. Gttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2000. p. 112-149. WIERIX, H. Vita B. P. Sanctii Ignatii de Loyola Societatis Iesu Fundatoris. Anturpia, 1609. WILSON, C. C. Saint Teresa of vilas Martyrdom: images of her transverberation in Mexican Colonial Painting. Anales del Instituto de Investigaciones Estticas, n. 74/75, p. 211-232, 1999. Disponvel em: <www.analesiie.unam.mx/pdf/7475_211-234.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2009.

IMAGINRIO RELIGIOSO CATLICO PROTESTANTE PENTECOSTAL..., p. 116-153 Helmut Renders

153

Вам также может понравиться