Вы находитесь на странице: 1из 10

http://pt.wikipedia.

org/wiki/Trindade_(cristianismo)

Trindade (cristianismo)
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

A Trindade ou Santssima Trindade a doutrina acolhida pela maioria das igrejas crists que professa a Deus nico preconizado em trs pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Esprito Santo. Para os seus defensores, um dos dogmas centrais da f crist, e considerado um mistrio. Tais denominaes consideram-se monotestas. O Judasmo e o Islamismo, bem como algumas denominaes crists, no aceitam a doutrina trinitria.
cone ortodoxo representando os trs anjos que visitaram Abrao como smbolo da Trindade.

ndice
1 A evoluo do Dogma 1.1 Do Kerigma aos smbolos de F 1.2 Os smbolos de F 1.3 Investigao teolgica e a respectiva concluso de Santo Agostinho 2 Operaes e funes das Pessoas da Trindade 2.1 Prosopon e Hypostasis 2.2 Iav e o Enviado, o Redentor, se fundem 3 Unidade composta 4 Pluralidade em Elohim 5 Plural Adonai 6 Crticas doutrina da Trindade 7 Referncias 8 Ver tambm 9 Ligaes externas

A evoluo do Dogma
Do Kerigma aos smbolos de F
Desde o acontecimento pascal e sua proclamao catequtica - gnese da experincia e da reflexo trinitria - at formulao conceptual do mistrio trinitrio, um longo percurso foi trilhado. Na verdade, desde a proclamao primitiva da morte e ressurreio de Jesus de Nazar,[1] passando pelas primeiras afirmaes do Novo Testamento da plena divindade de Jesus,[2] da personalidade do Esprito Santo[3] e o surgir das primeiras
1 de 10

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(cristianismo)

frmulas trinitrias[4] at ao Credo nicenoconstantinopolitano, um tortuoso caminho foi burilado pelas primeiras geraes de cristos. Defensores da doutrina trinitria afirmam que a Igreja primitiva j acatava plenamente essa idia, com base nos escritos de Incio de Antioquia, "Carta aos Efsios", 9, 1; 18, 2, e na "Primeira Carta de Clemente Romano" 42; 46, 6[5]. Mas, do ponto de vista histrico, um dos primeiros a utilizar, no Ocidente cristo, o termo "Trindade", para expressar a idia de que a unidade divina existiria em trs pessoas distintas, foi Tertuliano. No incio do sculo III, em sua obra "Adversus Praxeas" (2,4; 8,7), ele utilizou o termo latino de "trinitas". Antes disso, e no Oriente cristo, s h o registo do termo grego "!"#$%" nos escritos de Tefilo de Antioquia ("Trs Livros a Autolycus", 2, 15) redigidos por volta do ano de 180 d.C.

Iluminura medieval com a representao clssica da Santssima Trindade.

Na realidade, mais do que a partir da especulao terica e abstracta - que mais tarde viria a ser preponderante -, a afirmao teolgica da "Trindade" ocorreu sobretudo a partir do uso dos textos bblicos em ambiente litrgico eclesial. Esta doutrina, de facto, foi-se apoiando e alicerando no mbito da prxis baptismal (veja-se "Didaqu" 7, 1; Justino Mrtir, "Apologia" 1, 61, 13) e eucarstica (veja-se Justino, "Apologia" 1, 65.67; Hiplito de Roma, "Tradio Apostlica" 4-13). Somente depois da pacificao do Imprio Romano, sob Constantino I, que ocorreu aquela convergncia de factores - a paz, as facilidades de comunicao e dilogo entre as diversas Igrejas e telogos, entre outros - que permitiu a elaborao de um edificio conceptual - a definio precisa das noes de "ousia"/"natureza", "hipostasis"/"pessoa", "homoousios"/"consubstancialidade", bem como a sua mtua relao e aplicao teolgica - apto para a descrio e explanao da Divindade revelada em Jesus Cristo.

Os smbolos de F
A primeira formulao dogmtica do pensamento teolgico cristo trinitrio, no que concerne relao entre cada uma das trs Pessoas divinas,que negava a divindade plena do Filho -, bem como pelo Primeiro Conclio de Constantinopla de 381 - realizado para, em oposio aos pneumatmacos, afirmar a plena divindade pessoal do Esprito Santo - e apresentada no credo de Atansio (depois de 500 d.C.). Estes credos foram progressivamente formulados e ratificados pela Igreja dos sculos III e V, em reao a noes algumas delas envolvendo a natureza da Trindade, a posio de Cristo nela e a divindade do Esprito, tais como as do arianismo, do docetismo, do modalismo e a dos pneumatmacos - nome dado queles

2 de 10

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(cristianismo)

cone oriental que representa Constantino I entre os padres reunidos no Primeiro Conclio de Niceia: o distico por eles suspenso contem o texto do credo de Niceia.

que negavam a divindade pessoal da terceira pessoa da Trindade -, que foram depois declaradas como herticas na medida em que atentariam contra o essncial da Revelao. Estes credos foram mantidos no s na Igreja Catlica e Ortodoxa, mas tambm, de algum modo, pela maioria das igrejas protestantes, sendo inclusive citados na liturgia de igrejas luteranas e Igrejas Reformadas.

O credo de Niceia, que uma formulao clssica desta doutrina, usou o termo "homoousia" (em Grego: da mesma substncia) para definir a relao entre as trs pessoas. A ortografia desta palavra difere em uma nica letra grega, "iota", da palavra usada por no-trinitrios do mesmo tempo, "homoiousia", (Grego: de substncia semelhante): um facto que se tornou proverbial, a ponto de certos adversrios do cristianismo nessa poca afirmarem que os cristos se digladiavam por causa de uma vogal,ilustrando assim as profundas divises ocasionadas por aparentemente pequenas imprecises, especialmente em Teologia.

Investigao teolgica e a respectiva concluso de Santo Agostinho


Pelo menos a Igreja Catlica anuncia e ensina o mistrio da Santssima Trindade com base em citaes bblicas, mas desencoraja uma profunda investigao no sentido de querer decifr-lo. Santo Agostinho, grande telogo e doutor da Igreja, tentou e esforou-se exaustivamente por compreender e desvendar este enigma. Aps muito tempo de reflexo, esforo e trabalho, chegou concluso que ns, devido nossa mente extremamente limitada, nunca poderamos compreender e assimilar plenamente a dimenso (infinita) de Deus somente com as nossas prprias foras e o nosso raciocnio. Concluiu que a compreenso plena e definitiva deste grande enigma s possvel quando, na vida eterna, nos encontrarmos no Paraso com o Pai, o Filho e o Esprito Santo.

Operaes e funes das Pessoas da Trindade


As trs pessoas da Santssima Trindade estabelecem uma comunho e unio perfeita, formando um s Deus, e constituem um perfeito modelo transcendente para as relaes interpessoais. Elas possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, sabedoria, poder, bondade e santidade, mas, em algumas vezes, certas atividades so mais reconhecidas em uma pessoa do que em outra. As funes, as suas principais atividades desempenhadas e o seu modo de operar est registrado nas Sagradas Escrituras e claramente resumido no Credo NicenoConstantinopolitano, o credo oficial de muitas denominaes crists. Pai No foi criado nem gerado. o "princpio e o fim, princpio sem princpio" da vida e est
3 de 10

Adorao da Santssima Trindade,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(cristianismo)

Drer. Representa o Pai segurando em absoluta comunho com o Filho e com o a cruz do Filho e o Esprito Santo Esprito Santo. Foi o Pai que enviou o seu Filho, em forma de pomba sobre a Jesus Cristo, para salvar-nos da morte cabea do Pai. Os trs so espiritual, pelo sacrifcio vicrio. Isto revela o adorados pela multido de anjos e amor infinito de Deus sobre os homens e o santos. no-abandono aos seus filhos adoptivos. O Pai, a primeira pessoa da Trindade, considerado como o pai eterno e perfeito. atribudo a esta pessoa divina a criao do mundo. Filho Eterno como o pai e consubstancial (pertencente mesma natureza e substncia) a Ele. No foi criado pelo Pai, mas gerado na eternidadade da substncia do Pai. Encarnou-se em Jesus de Nazar, assumindo assim a natureza humana. O Filho, a segunda pessoa da Trindade, considerado como o Filho Eterno (Filho sob a tica humana no sentido de que se tornando homem, deixou sua divindade, tornando-se totalmente dependente de Deus), com todas as perfeies divinas: a Ele atribuda a redeno (salvao) do mundo. Esprito Santo No foi criado nem gerado. Esta pessoa divina personaliza o Amor ntimo e infinito de Deus sobre os homens, segundo a reflexo de Agostinho. Manifestou-se primeiramente no Batismo e na Transfigurao de Jesus e plenamente revelado no dia de Pentecostes. Habita nos coraes dos fiis e estabelece entre estes e Jesus uma comunho ntima, tornando-os unidos num s Corpo. O Esprito Santo, a terceira pessoa da Trindade, considerado como o puro nexo de amor. Atribui-se a esta pessoa divina a santificao da Igreja e do mundo com os seus dons.

Prosopon e Hypostasis
Ao se dizer que o Pai a primeira pessoa da Trindade, que o Filho a segunda pessoa da Trindade, e que o Esprito a terceira pessoa da Trindade, os trinitarianos apresentam que o significado da palavra "pessoa", nos dias modernos, tem uma significao bem distinta do perodo em que foi formulado o Dogma da Santssima Trindade e utilizada pelos patriarcas da Igreja Primitiva, sendo diferente o uso moderno dado a palavra "pessoa". A palavra utilizada, "Prosopon" (do grego antigo !"#$%!&'; plural: !"#$%!( - prosopa) o grego para designar "pessoa." O significado original da palavra foi-se alterando com o tempo, e o contexto de prosopon deve ser observado originalmente como "aparncia, aspecto exterior visvel, de um ser humano, animal ou coisa",[6] podendo ser compreendido como "rosto" ou "face" externa do que seria o ser, uma pessoa ou coisa, tendo contudo muito a diferenar do que seria a personalidade, a psique, o mago da apresentao do ser, que bem mais complexo. Como J. Cabral prefere, prosopon, no contexto da Santssima Trindade, pode ser compreendido como "trs manifestaes ou revelaes que Deus fazia de Si ao Mundo".[7] O termo utilizado para a "automanifestao de um indivduo" que pode ser estendido por meio de outras coisas. Como um pintor que expressa sua prosopon por meio do seu pincel.[8] Prosopon a forma no qual a hypostasis se manifesta, aparece. Toda natureza e hipstase tem sua "face", sua prosopon. Ela concede expresso realidade da natureza com seus poderes e caractersticas.[9]

4 de 10

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(cristianismo)

Iav e o Enviado, o Redentor, se fundem


Chegai-vos a mim, ouvi isto: No falei em segredo desde o princpio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu Esprito. Assim diz o SENHOR [Iav],[10] o teu Redentor,[11] o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que til, e te guia pelo caminho em que deves andar. (Isaas 48:16-16) J Cabral explica que "Jesus e Jeov se fundem" no trecho de Isaas supra, e enquanto apresenta-se como o que foi enviado, da mesma forma apresenta-se como o prprio que enviou o Redentor e o o seu Esprito.[12]

Unidade composta
Os trinitrios, refutando a apresentao dos unitrios, sustentada principalmente em Deuteronmios 6:4, discorrem sobre a "unidade composta" de Deus. Certos unitrios concebem Jesus como um anjo criado, negando-lhe a natureza Divina, enquanto outros o vem apenas como um homem perfeito ou dotado de um carter exemplar, modelar, embora rejeitem a sua pr-existncia e divindade. Os trinitarianos refutam o entendimento, dado por alguns unitrios em suas cartilhas catequticas, de que a Santssima Trindade seriam trs deuses, o que consideram uma provocao insultuosa ao credo monotesta. Os unitrios entendem que o citado versculo ("Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus o nico Senhor") excluiria o Filho da divindade e da unidade com o Pai. Os trinitrios reagem que aceitam e concordam que: h um s YHVH, e que o presente versculo em nada ofende, mas ajuda a explicar o conceito de unidade composta, fortalecendo o entendimento sobre referido dogma. "Ouve, Israel, o Senhor (YHVH) nosso Deus o nico (echad) Senhor (YHVH)". A palavra hebraica originalmente usada para chamar YHVH de "nico" "echad", que pronunciada "errad". Echad a palavra usada para expressar unidade composta. Quando se deseja expressar a unidade absoluta, a palavra usada "yachid", que tem a pronncia "yarrid". Tambm Fara teve "um" sonho que tinha "dois" acontecimentos que o intrigaram e Jos, antes de interpretar, disse: o sonho "um" (echad) s, dando clara conotao que Fara tivera "dois" sonhos em "um", ou "um" sonho sobre um "evento" com duas personificaes que diziam a mesma verdade. Percebeu Jos que o sonho era "um s", usando o termo "echad" que significa um conjunto fazendo "uma unidade". Para que seja mais bem compreendido o termo echad, em Gnesis 2:24, o homem deve[ria] "deixar seu pai e sua me, e apegar-se- sua mulher, e sero ambos uma carne". Nesse versculo novamente encontra-se o termo "uma carne" empregada como unidade (echad), significando unidade composta.

5 de 10

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(cristianismo)

Se o texto quisesse expressar a unidade absoluta, teria usado a palavra "yachid". Marido e mulher so pessoas distintas, entretanto, no plano espiritual, seus corpos sendo unos. Como no caso de marido e mulher, h existncia de pessoas distintas, contudo eles se fazem "um", no que a Bblia denomina de "mistrio". No h um maior que o outro no enlace do casamento, mas um deles considerado o "pai de famlia", enquanto o outro denominado: "ajudadora" ou "sua costela"; contudo o texto d entendimento que saram do mesmo "corpo" admico e devem andar lateralmente, nem atrs, nem frente, mas em unidade composta e "igual", como um s. Os trinitrios no pretendem explicar o funcionamento das turbinas quando decolam nos avies. Assim tambm no uma questo simplesmente racional, mas tambm de f. Entretanto, as Escrituras do pistas sim sobre a pluralidade do nico Deus YHVH, como ver-se- mais frente; contudo, ainda sobre o Deuteronmio 6:4 ficar mais facilmente compreendido na verso da TNM que descrita na Wikipdia da seguinte forma: "YHWH, nosso Elohm, um s YHWH" ou seja, "Jeov, nosso Deus, um s Jeov". Com a transcrio acima pode-se perceber o entendimento sobre a unidade composta, pois o termo Elohm plural, ainda que se fale na pessoa de YHVH como "unidade". Conforme nos explica Warren Wiersbe: "O termo [echad] empregado dessa forma em Gnesis 2:24, descrevendo a unio de Ado e Eva, e tambm em xodo 26:6 e 11, para descrever a "unidade" das cortinas do tabernculo." Como havia a tradio dos escribas na transcrio dos pergaminhos letra por letra, no acreditam os trinitrios que houvesse "erro" ou "acidente", contudo destinava-se ao propsito de referir-se ao Deus nico em pluralidade de pessoas. Desta forma aceito pelos que crem na Santssima Trindade que Pai, Filho (Jesus) e Esprito Santo so a unidade plural de YHVH, pois o nico (echad) Elohim (Deus) YHVH.

Pluralidade em Elohim
Uma das pistas bblicas apresentadas pelos trinitrios Gnesis 1:26a "E disse [singular] Deus [Elohim]: Faamos [plural] o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana"; Segundo entendimento trinitrio Deus se apresenta "singular" e faz o homem no "plural". Os no trinitrios argumentam que Deus falava com os anjos, contudo, se assim fosse, o homem no seria fruto da criao de Deus, mas apenas "parcialmente" fruto da criao de Deus, pois quem teria feito a obra seriam os anjos, Deus teria dado apenas a ordem; ento, se tal argumentao fosse aceita, os homens seriam fruto da criao dos anjos, o que rejeitado pelos trinitrios. Outro argumento que os trinitrios entendem incoerente na argumentao dos opositores que se os anjos que conversavam com Deus, ento os homens no so a imagem e semelhana de Deus, mas a imagem e semelhana dos anjos; o que no confirmado por

6 de 10

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(cristianismo)

outras passagens bblicas, logo rejeitado pelos trinitrios. Assim, os trinitrios entendem que quando Deus disse "faamos o homem conforme a nossa imagem" ele falava com os outros dois seres incriados e uno com o Pai, autor [trino] da criao, falava com o Deus Filho, Jesus, e com o Deus Esprito, Esprito Santo. O homem foi criado a imagem do Pai, do Filho e do Esprito Santo, imagem de DEUS e no imagem dos anjos. Tambm em Gnesis 3:22a encontrado dilogo semelhante: "Ento disse o SENHOR [YHVH] Deus [Elohm]: Eis que o homem como um de ns [plural], sabendo o bem e o mal." vayyo'mer Adonay 'elohiym hn h'dhm hyh ke'achadhmimmennu ldha`ath thobh vr` ve`atth pen-yishlach ydho velqachgam m`ts hachayyiym ve'khal vchay le`olm (Gnesis 3:22) Da mesma forma o autor J. Cabral enumera os mesmo textos no plural, e acrescenta um terceiro verso para sustentar a mesma defesa:[12] Faamos de Gnesis 1.26; no momento da criao do homem. O homem se tornou como um de ns - de Gnesis 3.22; quando o homem prova o fruto proibido. Depois disso ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem h de ir por ns? - de Isaas 6.8; aqui J. Cabral est citando o momento em que Isaas consagrado profeta de Deus. (sublinhado no existe no original, apenas o itlico) Para os trinitrianos tanto o Pai, como o Filho, como o Esprito Santo o Deus uno, apresentando assim o termo Deus no singular e as pessoas no plural. Tais evidncias da unidade composta seriam justificadas, dentre outras, pelas seguintes passagens bblicas que apresentam o Pai, o Filho e o Esprito como Deus: O Pai Deus Em Efsios 4:6 o texto revela que Deus Pai. O Filho Jesus Deus Em I Joo 5:20 traz mais evidncias bblicas de que o Filho tambm Deus quando afirma: "o Filho de Deus vindo isto , em seu Filho Jesus Cristo. Este o verdadeiro Deus e a vida eterna".E tambm em Isaas 9:6 dizendo claramente que Jesus Deus:" Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estar sobre os seus ombros; e o seu nome ser: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Prncipe da Paz." O Esprito Santo Deus Em Atos 5:3 primeiro a advertncia: "Ananias, porque encheu Satans o teu corao, para que mentisses ao Esprito Santo ?" Contudo no versculo seguinte vem a revelao: "Por que formaste este desgnio em teu corao [Ananias]? No mentiste aos homens, mas a Deus". Nessa passagem, claramente o Esprito Santo chamado de Deus, pois Ananias havia mentido ao Esprito Santo. Como nas passagens acima, os trinitrios reconhecem em outras passagens bblicas a apresentao do nico (echad) SENHOR (YHVH) na forma trina do Pai, do Filho Jesus e do Esprito Santo.

7 de 10

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(cristianismo)

Plural Adonai
Adonai (!"#$% &'), um dos nomes de Deus, comumente utilizado pelos hebreus ao referir-se ao tetragrama YHVH. Adon (!"#$) significa "senhor", "amo", "governante", e adicionado ao sufixo (_i_), pronome possessivo de primeira pessoa do singular, converte para a expresso "meu senhor", sendo Adonai a forma plural (meu) "senhores". O pronome possessivo em palavras semelhantes tem a pronncia ocultada, como na palavra "Rabbi", que pode ser traduzida por (meu) "Mestre", representando uma posio de dignidade, como se apresenta em "Monsenhor", o que levou alguns defensores contrrios Trindade a defenderem que se tratava to somente de um "ttulo". Contudo, Adon usado mais de 300 vezes na Tanakh - Antigo Testamento - como designao para Deus.[13] Por conta disso, os trinitarianos acreditam que uma verdade no anula outra, podendo ser aceite as duas vertentes de pensamento sem uma macular a outra necessariamente. Tambm essa defesa de argumento se refere palavra Adoni, o que no poderia ser emprestada palavra Adonai, de uso totalmente impeculiar e diferenciado. Levando-se em conta que muito foi debatido sobre o plural Adonai, uma concluso sobre uma nica e melhor tese nunca foi ratificada, contudo tal propositura existe. Os judeus, referindo-se ao nome impronuncivel, YHVH, pronunciavam Adonai. Em portugus traduzida Senhor (Hebraico: %&'(# )*), contudo inegvel que a palavra plural, a exemplo de Elohm. Literalmente, trata-se de um plural possessivo de primeira pessoa ("meus senhores"), o que, para os trinitarianos, reforaria a Doutrina da Trindade, rejeitando a explicao de que seria um plural "majesttico", como defendem os TJs, que desconsideram a dica sinttica para a pluralidade de Iav. Os trinitarianos entendem que essa indicao se d ao referir-se ao DEUS Trino, pelo sintaticamente "inadequado" uso da palavra plural, com os demais elementos da frase no singular. Havendo semelhante aplicao no uso da palavra "Elohm", o que leva a muitos cristos a aceitarem essas palavras plurais como expresso da pluralidade na personalizao ao nico Deus.[14] Quando a Bblia referia-se ao Messias (uma das trs pessoas da Trindade), utiliza a forma Adoni, meu Senhor, no singular, visto que se apresentaria numa personalizao "individual" distinta do Pai e do Esprito Santo enviado (humano) esperado. Assim, o Verbo do DEUS Trino, teria deixado sua glria e encarnado na forma humana, singular e distinta do Pai contudo emanada do Pai: "crestes que sa de Deus. Sa do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai".[15] Desse momento em diante, o Deus Trino se despoja para apresentar-se pessoal e individualmente, por intermdio do Filho. A partir da, no Novo Testamento, no mais h uso do tetragrama YHVH. A cultura judaica preferiu a forma Adonay para a pronunciar YHVH, contudo noutras verses tardias foi utilizada a forma impessoal HaShem, o Nome. Da mesma forma que o Deus Trino se apresentara pessoal e individualmente, por intermdio do Filho,
8 de 10

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(cristianismo)

posteriormente apresenta-se na forma individual e incorprea (no antropomrfico), representado pelo Esprito Santo, invocado por o Nome, que seria Jesus. O Novo Testamento, refere-se ao Nome de Jesus estando acima de todo nome:[16] "Se, em meu nome pedires ao Pai , Tudo quanto pedires em meu nome [Jesus] eu o farei ,[17] tudo quanto em meu nome [Jesus] pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda[18] Em meu nome [Jesus] curaram os enfermos , Vrios gramticos consideram um plural "abstrato" que expressaria a totalidade do poder divino[19] pelo que traduzem literalmente este nome como (meu) "Senhor dos senhores", o mesmo ttulo usado para Jesus no Novo Testamento.[20]

Crticas doutrina da Trindade


Vrias denominaes crists discordam da doutrina trinitariana, fornecendo solues diversas para a natureza de Deus. As principais so os unicistas, os Cristadelfianos e as Testemunhas de Jeov, (no protestantes), incluindo vrios movimentos pra-protestantes e os seguidores da Mensagem de William Branham.

Referncias
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. ! Atos 2:22-36 ! Romanos 9:5; Tito 2:13 ! Joo 14:16 ! II Corntios 13:13 ! Texto completo de I Clemente (http://www.earlychristianwritings.com/text/1clementlightfoot.html) (em ingls). Early Christian writings. Pgina visitada em 05/02/2011. ! J. Cabral, Em: Religies, Seitas e Heresias Luz da Bblia citando Castex, Ed. Universal Produes, RJ, 5 edio ! J. Cabral, Em: Religies, Seitas e Heresias Luz da Bblia citando Castex, Ed. Universal Produes, RJ, 5 edio, pg. 180 ! Grillmeier, Aloys, 1975. Christ in Christian Tradition, Volume One, pg 126 ! Grillmeier, Aloys, 1975. Christ in Christian Tradition, Volume One, pg 431 ! A paralavra entre colchete adendo ao seu real significado, visto que SENHOR na forma versalete era a traduo para o YHVH ! Termo diversas vezes utilizado para a figura salvfica de Jesus ! a b J. Cabral, Em: Religies, Seitas e Heresias Luz da Bblia, Ed. Universal Produes, RJ, 5 edio, pg 186 ! Alden, Robert L. (1980) "Adon"; Theological Wordbook of the Old Testament 1:13. Chicago: Moody Press. ! Scott, Jack B. (1980) "Elohim"; Theological Wordbook of the Old Testament 1:44. ! Jo 16:27b-28a ! Efsios 1:21, Filipenses 2:29 ! Jo 14:13-14 ! Jo 15:16 ! Heilen, E. "Adonai"; Enciclopedia Catlica: "gramticos hebreus, distinguem um plural virium, o virtutum". ! I Tm 6:15; Apocalpse 17:14; Apocalpse 19:16

9 de 10

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(cristianismo)

Ver tambm
A Natureza de Jesus Cristo Preexistncia de Cristo Didaqu - Escrito do primeiro sculo que reforaria a frmula batismal evanglica no nome das trs pessoas da Trindade: baptize-se em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo (Didaqu, VII,1.3). Deus na doutrina catlica

Ligaes externas
Dogma da Santssima Trindade (http://www.paginaoriente.com/anoeclesiastico /trindadesanta.htm) Portal da religio Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(cristianismo)" Categorias: Concepes de Deus | Doutrina e teologia da Igreja Catlica | Teontologia | Trinitarianismo Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 14h34min de 23 de setembro de 2011. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

10 de 10

Вам также может понравиться