Вы находитесь на странице: 1из 9

Tribunal Regional Eleitoral

Concurso Pblico -2001


1 - O texto foi elaborado a propsito das rebelies de presos nas prises paulistas no ms de fevereiro de 2001; a melhor explicao para a escolha do ttulo os coitadinhos : a) a referncia ambgua aos presos e s pessoas que sofrem pela ineficincia do sistema; b) a aluso s pessoas vtimas de salrios baixos e teimosamente honestas; c) a existncia de presos que, por orquestrao surda, so tidos como vtimas do sistema; d) o fato de algumas pessoas padecerem eternamente pela perda de entes queridos; e) a referncia aos presos que sofrem maus-tratos nas prises brasileiras. 2 - No incio do texto, o jornalista fala de uma sociedade anestesiada e derrotada; o segmento do texto que melhor demonstra a derrota de nossa sociedade : a) H um coro, embora surdo, que tenta retratar criminosos como coitadinhos, vtimas do sistema; b) A sociedade ouve em silncio o juiz titular da Vara de Execues Penais, Otvio Augusto Barros Filho, dizer que no vai resolver nada a transferncia e isolamento dos lderes...; c) ...os presos, por mais hediondos que tenham sido seus crimes, merecem, sim, tratamento digno e humano.; d) Mas no merecem um micrograma que seja de privilgios, entre eles o de determinar onde cada um deles fica preso.; e) Coitadinhos e vtimas de um sistema ineficiente, aqui, so os parentes dos abatidos pela violncia.... 3 - Parafraseando Millr Fernandes: ou restaure-se a dignidade para todos, principalmente para os coitadinhos de verdade, ou nos rendamos de uma vez Crime Incorporation; o comentrio correto a respeito deste ltimo pargrafo do texto : a) uma parfrase corresponde ao desenvolvimento das idias de algum, modificando-se levemente as idias originais; b) com o pronome todos o texto quer referir-se queles que, de fato, sofrem de verdade: os de baixos salrios, os desempregados e os que perderam entes queridos; c) a segunda ocorrncia da conjuno ou, neste segmento, tem valor de adio; d) o fato de a organizao criminosa receber nome ingls de cunho irnico; e) para Millr Fernandes, segundo o que foi parafraseado no texto, a dignidade deve ser restaurada somente para os coitadinhos de verdade.

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO OS

COITADINHOS
Clvis Rossi Folha de So Paulo, 25/02/01

SO PAULO Anestesiada e derrotada, a sociedade nem est percebendo a enorme inverso de valores em curso. Parece aceitar como normal que um grupo de criminosos estenda faixas pela cidade e nelas fale de paz. Que paz? No foram esses mesmos adorveis senhores que decapitaram ou mandaram decapitar seus prprios companheiros de comunidade durante as recentes rebelies? A sociedade ouve em silncio o juiz titular da Vara de Execues Penais, Otvio Augusto Barros Filho, dizer que no vai resolver nada a transferncia e isolamento dos lderes do PCC (Primeiro Comando da Capital ou Partido do Crime). Digamos que no resolva. Qual a alternativa oferecida pelo juiz? Libert-los todos? Devolv-los aos presdios dos quais gerenciam livremente seus negcios e determinam quem deve viver e quem deve morrer? Vamos, por um momento que seja, cair na real: os presos, por mais hediondos que tenham sido seus crimes, merecem, sim, tratamento digno e humano. Mas no merecem um micrograma que seja de privilgios, entre eles o de determinar onde cada um deles fica preso. H um coro, embora surdo, que tenta retratar criminosos como coitadinhos, vtimas do sistema. Calma l. Coitadinhos e vtimas do sistema, aqui, so os milhes de brasileiros que sobrevivem com salrios obscenamente baixos (ou sem salrio algum) e, no obstante, mantm-se teimosamente honestos. Coitadinhos e vtimas de um sistema ineficiente, aqui, so os parentes dos abatidos pela violncia, condenados priso perptua que a dor pela perda de algum querido, ao passo que o criminoso no fica mais que 30 anos na cadeia. Parafraseando Millr Fernandes: ou restaure-se a dignidade para todos, principalmente para os coitadinhos de verdade, ou nos rendamos de uma vez Crime Incorporation.

Tribunal Regional Eleitoral


4 - Como se pode ver no texto, obscenamente um vocbulo grafado com SC; o item abaixo em que um dos vocbulos est erroneamente grafado : a) ressuscitar / ascenso / piscina; b) adolescente / discente / indescente; c) convalescer / crescer / rescindir; d) abscesso / florescente / transcender; e) renascena / piscicultura / miscelnea.

Concurso Pblico -2001


8 - O segmento do texto que apresenta um sujeito posposto ao verbo : a) Anestesiada e derrotada, a sociedade nem est percebendo a enorme inverso de valores em curso.; b) Parece aceitar como normal que um grupo de criminosos estenda faixas pela cidade e nelas fale de paz.; c) H um coro, embora surdo, que tenta retratar criminosos como coitadinhos,...; d) Coitadinhos e vtimas de um sistema ineficiente, aqui, so os parentes dos abatidos pela violncia...; e) Mas no merecem um micrograma que seja de privilgios....

5 - ...merecem, sim, tratamento digno e humano.; o uso do vocbulo sim significa que: a) se trata de uma verdade universalmente aceita; b) o jornalista quer confirmar o que dizem os presos; c) o artigo escrito apresenta certo tom irnico; d) o jornalista afirma algo que pode receber opinies opostas; e) nem todos os presos so bem tratados nas prises brasileiras.

9 - ... os presos, por mais hediondos que tenham sido seus crimes, merecem, sim, tratamento digno e humano. Mas no merecem um micrograma que seja de privilgios, entre eles o de determinar onde cada um deles fica preso.; nesse segmento do texto h uma srie de vocbulos que se referem a elementos anteriores. O item em que a correspondncia entre os dois NO est perfeita : a) ...por mais hediondos QUE tenham sido...- seus crimes; b) ...entre ELES...- privilgios; c) ...O de determinar...- privilgio; d) ...um micrograma QUE seja... micrograma; e) ...o de determinar onde cada um DELES...- presos.

6 - Digamos que no resolva.; em termos argumentativos, o segmento anterior indica: a) uma hiptese sobre fato futuro sobre a qual o texto contra-argumenta; b) uma inferncia segura sobre fatos previsveis que o jornalista condena; c) um argumento do juiz, condenado provisoriamente pelo jornalista; d) um argumento com o qual o jornalista pretende dar razo ao juiz; e) um pensamento negativista e comum entre os membros de uma sociedade derrotada.

10 - Vamos, por um momento que seja, cair na real...; a regra abaixo que justifica o emprego das vrgulas nesse segmento do texto : a) separar elementos que exercem a mesma funo sinttica; b) isolar ou aposto; c) isolar o adjunto adnominal antecipado; d) indicar a supresso de uma palavra; e) marcar a intercalao de elementos.

7 - No foram esses mesmos adorveis senhores...; neste segmento ocorre um exemplo de uma figura denominada: a) metfora; b) metonmia; c) ironia; d) eufemismo; e) hiprbole.

Tribunal Regional Eleitoral

Concurso Pblico -2001


c) O valor do fator de potncia de um circuito eltrico funo direta da relao entre a potncia reativa e a potncia ativa transferidas a este circuito, ou seja, quanto maior a potncia reativa em relao a uma mesma potncia ativa, maior o fator de potncia; d) Uma instalao com baixo fator de potncia, do ponto de vista do suprimento de energia, apresenta menor relao (corrente total)/(potncia ativa) do que uma instalao com alto fator de potncia; e) Se uma instalao eltrica opera no limite de potncia nominal do seu transformador de alimentao, o aumento do fator de potncia desta instalao, com a instalao de capacitores no secundrio do transformador, proporciona um aumento na capacidade de fornecimento de potncia ativa desse transformador. 14 - Para a alimentao de uma carga trifsica equilibrada de 150 kVA, 220 V fase-fase, a partir de um alimentador trifsico de 4500 V fase-fase, 60 Hz, ser utilizado um banco trifsico constitudo por 3 transformadores monofsicos idnticos. As caractersticas de cada um dos transformadores monofsicos e suas ligaes primria e secundria, para o atendimento dos requisitos citados, so: a) potncia nominal 50 kVA, 2600/220 conexo Y - D; b) potncia nominal 50 kVA, 4500/120 conexo D - D; c) potncia nominal 150 kVA, 2600/220 conexo D - Y; d) potncia nominal 150 kVA, 2600/120 conexo Y - D; e) potncia nominal 50 kVA, 4500/220 conexo Y - D. V, 60 Hz, V, 60 Hz, V, 60 Hz, V, 60 Hz, V, 60 Hz,

ENGENHARIA ELTRICA
11 - Em relao a sistemas de transmisso de energia eltrica, assinale a alternativa incorreta: a) Nas redes em alta tenso reconhecida a convenincia da ligao terra do neutro; b) No aconselhvel a utilizao de transformadores trifsicos conectados em ligao Y-Y, no aterrados em ambos os terminais, em sistemas trifsicos a 3 fios; c) O fluxo de potncia ativa que flui numa linha de transmisso controlado, em grande medida, pelo ngulo de defasagem entre as tenses homlogas nos terminais desta linha; d) O circuito equivalente de linhas de transmisso de alta tenso geralmente apresenta impedncias em srie com alto fator de potncia; e) Nas redes com neutro aterrado pode-se utilizar uma impedncia de aterramento para limitao da corrente de curto-circuito. 12 - Uma instalao industrial opera com demanda mdia de 1.150 kVA e fator de potncia 0,8 (indutivo). Devido s novas regras do fornecimento de energia, caso o fator de potncia seja inferior a 0,92, a indstria estar sujeita a multa. Para satisfazer a condio exigida, evitando multas, o nmero mnimo de clulas capacitivas, de potncia individual de 40 kVAr de: Dados:Cosf = 0,92 f = 23,070 Cosf = 0,80 f = 36,870 a) 4 clulas; b) 5 clulas; c) 6 clulas; d) 7 clulas; e) 8 clulas. 13 - Em relao a instalaes eltricas, assinale a afirmativa correta: a) Se duas indstrias com alimentadores idnticos tm a mesma solicitao de potncia ativa (kW), mas diferentes fatores de potncia, as perdas por unidade de comprimento em seus circuitos alimentadores sero menores na instalao de baixo fator de potncia; b) Se duas indstrias com alimentadores idnticos tm mesma solicitao de potncia ativa (kW), mas diferentes fatores de potncia, a queda de tenso nos seus circuitos alimentadores ser maior na instalao de maior fator de potncia; Senf= 0,39 Senf =0,60

15 - Observe o circuito trifsico equilibrado na figura abaixo:


A IA a

220120 V

2200 V

(6 +j8)

Iab

(6 +j8)

B 220-120 V C b (6 +j8) c

As intensidades das correntes nos ramos ab (Iab) e na fase A (IA), so de aproximadamente: a) Iab = 44A e IA = 66A; b) Iab = 22A e IA = 44A c) Iab = 22A e IA = 38,1A; d) Iab = 36,67A e IA = 44A; e) Iab = 36,67A e IA = 73,33A.

Tribunal Regional Eleitoral


16- Ao consultarmos a curva de distribuio da intensidade luminosa de um certo conjunto lmpada-luminria, em um catlogo do fabricante, encontramos os seguintes valores: Para q = 0o, a intensidade luminosa por 1000 lumens de 225 candelas Para q = 30o, a intensidade luminosa por 1000 lumens de 220 candelas Para q = 45o, a intensidade luminosa por 1000 lumens de 180 candelas Observe a figura a seguir, em que q o ngulo medido em relao ao eixo longitudinal da luminria. O fluxo luminoso para esta luminria de 20.000 lumens.

Concurso Pblico -2001


19 - Um transformador monofsico de potncia nominal de 552 kVA, 13800/2300 V, 60 Hz, apresenta perda no ncleo de 3880 W quando opera em condies nominais de tenso e freqncia. A resistncia do enrolamento do lado de alta tenso de 6 ohms e a do lado de baixa tenso de 0,2 ohms. Operando em condies nominais e fator de potncia unitrio, o rendimento aproximado deste transformador ser de: a) 88,2%; b) 89,4%; c) 90,1%; d) 92,0%; e) 95,6%. 20 - Em uma instalao existem 3 conjuntos de cargas, cujas potncias totais PTOTAL e cujas demandas mximas PDEMANDA so apresentadas na tabela abaixo:
B

3m

3m

Os iluminamentos nos pontos A e B, ambos situados em um plano horizontal (mesa) a 3 metros abaixo da lmpada so: a) A: 200 lux B: 50 lux b) A: 300 lux B: 100 lux c) A: 500 lux B: 200 lux d) A: 100 lux B: 200 lux e) A: 500 lux B: 150 lux 17 - Em projetos de instalaes eltricas para iluminao pblica, incorreto afirmar que: a) podem ter alimentao em srie ou em paralelo; b) as instalaes com alimentao em paralelo operam com corrente constante ao longo do alimentador; c) nas instalaes com alimentao em srie, cada lmpada deve ser equipada com uma vlvula de tenso capaz de restabelecer a continuidade do circuito em caso de interrupo do filamento; d) a escolha entre alimentao srie ou paralelo deve levar em conta o comprimento total da rua a iluminar e o tipo de fonte luminosa; e) para longos percursos, a alimentao das lmpadas , freqentemente, em srie, para que a intensidade de corrente seja constante ao longo do alimentador, com sees de condutor relativamente pequenas. 18 - Em um sistema de aterramento utilizando uma nica haste, nem sempre se obtm o valor desejado para a resistncia de aterramento. Visando reduzir a resistncia total do circuito de aterramento de um equipamento para o valor desejado, a alternativa incorreta : a) utilizao de haste de maior comprimento; b) reduo da resistividade aparente do solo (ra), atravs de tratamento qumico do solo; c) colocao de hastes em paralelo; d) utilizao de haste de maior dimetro; e) utilizao de cabos de ligao de alta impedncia entre o equipamento e a haste.

CONJUNTO A B C

PTOTAL kW 50 60 80

PDEMANDA kW 25 45 75

No instante (t) em que ocorre a demanda mxima da instalao, esto funcionando simultaneamente os conjuntos B e C, com as respectivas demandas PDEMANDA(t): PDEMANDA (t) kW 0 45 50

CONJUNTO A B C

A demanda mxima (dmax) e o fator de demanda(fd) da instalao como um todo so respectivamente: a) dmax b) dmax c) dmax d) dmax e) dmax = 150 kW, fd = 0,63 = 190 kW, fd = 0,63 = 95 kW, fd = 1,0 = 190 kW, fd = 0,5 = 95 kW, fd = 0,5.

Tribunal Regional Eleitoral


21- A figura abaixo mostra 3 sees de um sistema monofsico, designadas por A, B e C, conectadas atravs dos transformadores T1 e T2, que tm as seguintes caractersticas: T1: 10.000 kVA, 13,8/138 kV, reatncia de disperso: 12% T2: 10.000 kVA, 138/34,5 kV, reatncia de disperso: 8%
1:10 4:1

Concurso Pblico -2001


23 - Uma instalao eltrica apresenta a curva de demanda diria indicada na figura abaixo.
kW

Ci: Carga Instalada

250

200

150

100

59,5 ohms

50

T1

T2
4 8 12 16 20 24 Horas

Tomando como base, na regio B, os valores de 10.000 kVA e 138 kV, a impedncia por unidade (pu) da carga resistiva de 59,5 ohms e a impedncia por unidade total deste sistema, vistas da regio A, sero: a) Zcarga = 0,50 + j0,0 pu e Ztotal = 0,5 + j0,2 pu; b) Zcarga = 0,50 + j0,5 pu e Ztotal = 0,2 + j0,5 pu; c) Zcarga = 0,25 + j0,5 pu e Ztotal = 0,25 + j0,0 pu; d) Zcarga = 0,12 + j0,0 pu e Ztotal = 0,7 + j0,92 pu; e) Zcarga = 0,50 + j0,0 pu e Ztotal = 0,7 + j0,2 pu.

A Demanda Mdia (Dmed), o Fator de Demanda (fd) e o Fator de Carga (fc) so: a) Dmed = 125 kW, fd = 80% e fc = 62,5%. b) Dmed = 10,4 kW, fd = 100% e fc = 5,2%. c) Dmed = 250 kW, fd = 24% e fc = 100%. d) Dmed = 250 kW, fd = 62,5% e fc = 80%. e) Dmed = 125 kW, fd = 62,5% e fc = 80%. 24 - Observe o circuito representado no diagrama abaixo:
2R R 2R R R 2R 2R

22 - Uma instalao eltrica de distribuio deve atender a uma srie de exigncias fundamentais de projeto e operao. Assinale a alternativa que no corresponde a tais exigncias: a) Garantir ndices adequados de continuidade no servio de distribuio de energia eltrica; b) Manter, entre limites estabelecidos, os parmetros operativos da instalao (tenso, por exemplo); c) Oferecer proteo seletiva em caso de curto-circuito, ou seja, desligamento automtico da menor poro possvel do sistema afetado; d) Ter os disjuntores da subestao de distribuio dimensionados para interromper, com segurana, correntes de intensidade at a sua mxima corrente normal de operao; e) Prover proteo pessoal suficiente contra os perigos inerentes eletricidade (contatos acidentais, incndios, etc).

A resistncia equivalente, medida nos terminais A - B de: a) 2 R; b) 3 R; c) 5 R; d) 7 R; e) 11 R. 25 - Um circuito equivalente R-L srie tem os seguintes parmetros: R = 6 ohms XL = 3 ohms Se uma corrente alternada senoidal, 60 Hz, de valor eficaz de 5 A percorre este circuito, as potncias ativa, reativa e aparente supridas pela fonte sero, respectivamente: a) P = 30W, Q = 15 VAr e S = 45 VA; b) P = 150W, Q = 75 VAr e S = 150 VA; c) P = 75 5 W, Q = 150 VAr e S = 45 VA; d) P = 150W, Q = 75 VAr e S = 75 5 VA; e) P = 150W, Q = 30 VAr e S = 75 VA.

Tribunal Regional Eleitoral


26 - O alumnio, cuja resistividade de 0,025 W.mm2/m, utilizado para a confeco de um condutor com 250 m de comprimento e seo reta de 50 mm2. O valor da resistncia hmica total do condutor de: a) 5 mW b) 62,5 mW c) 125 mW d) 200 mW e) 250 mW 27 - A figura abaixo representa um circuito RLC paralelo. Suponha que este circuito alimentado por uma fonte senoidal ideal de 250 V (eficazes), 60 Hz, e que pode ser desprezada qualquer resistncia nos ramos indutivo e capacitivo. As impedncias de cada um dos ramos, como mostrado na figura, igual a 10 ohms.
A A1 A2 A3

Concurso Pblico -2001


28 - So mostrados abaixo diagramas de iluminao referentes a um quarto residencial. O diagrama que apresenta as ligaes corretas :
b a b lmpada Interrruptor de 2 sees

Fase Neutro Retorno

Smbolos e convenes:

a)
300 VA

a 60 W 300 VA a b

b 60 W

b)
V=250 V 60 Hz R=10 ohms XL =10 ohms XC=10 ohms

a 60 W 300 VA 300 VA a b

b 60 W

A corrente total (ampermetro A) e de cada um dos ramos (ampermetros A1, A2 e A3) so respectivamente: a) A = 75A, A1 = 25A, A2 = 25A, A3 = 25A; b) A = 25A, A1 = 25A, A2 = 25A, A3 = 25A; c) A = 25A, A1 = 25A, A2 = 0A, A3 = 0A; d) A = 50A, A1 = 25A, A2 = 25A, A3 = 0A; e) A = 100A, A1 = 25A, A2 = 87,5A, A3 = 87,5A.

c)
300 VA

a 60 W 300 VA a b

b 60 W

d)
300 VA

a 60 W 300 VA a b

b 60 W

e)
300 VA

a 60 W 300 VA a b

b 60 W

Tribunal Regional Eleitoral


29 - O circuito RL mostrado na figura abaixo alimentado por uma fonte de tenso senoidal v(t) = 300 2cos(100.t + 30o) Volts. Dado: {tg 1 (4/ 3) = 53,13o}

Concurso Pblico -2001


31 - O controle da freqncia da tenso de sada de um gerador tipo brushless feito atravs de atuao sobre: a) a excitatriz piloto; b) a excitatriz principal; c) o regulador de tenso; d) o regulador de velocidade; e) o nmero de plos. 32 - Em uma rede trifsica de 220V, 60 Hz ser instalado um motor trifsico de gaiola cuja placa informa, entre outros, os seguintes dados: Tenso: 220V Potncia : 15 kW Fator de Potncia: 0,87 Rendimento: 92,3% Velocidade: 1760 rpm Corrente de partida / corrente nominal: Ip/In = 8,0 Com o objetivo de limitar a corrente na linha durante a partida do motor, optou-se pelo uso de uma chave estrela-tringulo. Sabendo-se que o motor ser o nico equipamento instalado nesta rede, a corrente na linha durante o seu processo de partida atingir valores na faixa de: a) 55 a 84 Ampre; b) 85 a 114 Ampre; c) 115 a 144 Ampre; d) 145 a 174 Ampre; e) 175 a 204 Ampre. 33 - Um transformador trifsico de 1.000kVA, 13.800/ 440V, impedncia de 5,15%, ser instalado para alimentar 05(cinco) motores de 200cv. A corrente de curto-circuito trifsico na linha de BT atingir a faixa de: a) 6.500 a 8.500 A; b) 10.500 a 12.500 A; c) 14.500 a 16.500 A; d) 19.500 a 21.500 A; e) 24.500 a 26.500 A. 34 - Para a partida dos grupos motor-geradores de emergncia, as baterias alimentam motores de arranque de corrente contnua (C.C.) cujo enrolamento de campo apresenta a seguinte ligao com a armadura: a) independente; b) paralela; c) srie; d) composta aditiva; e) composta subtrativa.

15 ohms VR

i(t)

v(t) VL 0,2 H

Os valores das intensidades dos fasores I, VR e VL so: a) I= 20 A, VR = 300 V, VL = 4 V b) I= 19,73 A, VR = 296 V, VL = 3,94 V c) I= 12 A, VR = 300 V, VL = 240 V d) I= 20 A, VR = 180 V, VL = 4 V e) I= 12 A, VR = 180 V, VL = 240 V 30 - Para a alimentao de uma carga essencial, as figuras abaixo representam uma proposta de controle para o intertravamento eltrico entre a rede principal (RS) e a de emergncia (XY).
R S X Y

Analisando-se as figuras, possvel afirmar que: a) no haver intertravamento entre as redes; b) haver intertravamento entre as redes, mas, aps a carga estar sendo alimentada pela rede de emergncia, no h como sua alimentao retornar rede principal; c) haver intertravamento entre as redes, mas a carga s voltar a ser alimentada pela rede principal se houver uma ao de controle manual; d) haver intertravamento entre as redes e a carga voltar automaticamente a ser alimentada pela rede principal; e) haver intertravamento entre as redes, mas a alimentao para a carga ficar alternando-se entre as duas redes (ora uma, ora outra).

35 - Segundo a Lei 8.883, a(s) entidade(s) sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por rgos ou entidades da Administrao Pblica, que acha-se dispensada de licitao para prestao de sevios e fornecimento de mo-de-obra, com preo contratado compatvel com o praticado no mercado, : a) associao dos ex-combatentes; b) sindicatos classistas; c) associaes de apoio a profissionais liberais; d) associaes de portadores de deficincia fsica; e) partidos polticos.

39 - A constante de um medidor analgico de watt-horas 3,0. Se o seu disco girar 20 vezes durante 2 minutos, a energia consumida pela carga durante este intervalo de tempo e a potncia mdia da carga sero de: a) 60 Wh ; 30W; b) 120Wh ; 1800W; c) 120Wh ; 30W; d) 60Wh ; 1800 W; e) 1800Wh ; 120W. 40 - Um alimentador deve suprir energia para o seguinte conjunto de cargas: 1) Motor de 15cv, I = 40A; 2) Motor de 5cv, I = 12A; 3) Motor de 2cv, I = 6 A; 4) Motor de 1cv, I = 3A. No haver partida simultnea entre os motores. Para dimensionamento da bitola do alimentador, o menor valor de corrente a ser considerado : a) 40 A; b) 58 A; c) 61 A; d) 71 A; e) 76,25 A. 41 - Para se medir resistncia de isolamento, utiliza-se: a) um ohmmetro; b) uma ponte de Hay; c) um megger; d) uma ponte de Wheatstone; e) uma ponte de Kelvin. 42 - Se a regulao de tenso nominal de um transformador 1,5%, pode-se afirmar que a sua tenso terminal operando em vazio : a) 1,500 pu; b) 1,150 pu; c) 1,000 pu; d) 1,015 pu; e) 0,985 pu. 43 - O rel Buchholz detecta: a) a reduo da resistncia de isolamento; b) a formao de gases; c) a existncia de curto-circuito interno; d) a elevao de temperatura; e) a reduo da rigidez dieltrica.

36 - Os valores fixados pela Lei 8.666 sero automaticamente corrigidos na mesma periodicidade e proporo, com base no ndice do ms de dezembro de 1991, segundo a variao: a) do INPC; b) do IGP-M; c) da poupana mensal; d) do ndice de inflao medido pelo IBGE; e) da TR.

37 - Para impugnar um edital de licitao, por irregularidade na aplicao da Lei 8.666, qualquer cidado poder protocolar o pedido, antes da data fixada para a abertura dos envelopes da habilitao, no seguinte prazo mnimo: a) 15 (quinze) dias teis; b) 10 (dez) dias teis; c) 7 (sete) dias teis; d) 5 (cinco) dias teis; e) 3 (trs) dias teis.

38 - A Lei 8.666, que regulamenta o Art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas a respeito de: a) responsabilidade criminal pela malversao dos recursos destinados a obras pblicas; b) responsabilidade penal por danos causados a terceiros por obras ou servios efetuados com desobedincia a normas tcnicas; c) compra e venda de materiais excedentes e no aproveitados em obras pblicas; d) contratos de mo-de-obra entre duas ou mais entidades privadas; e) licitaes e contratos da Administrao Pblica.

44 - O uso de um capacitor eletroltico nos motores de induo monofsicos tem como objetivo aumentar: a) o fator de potncia de regime do motor; b) a potncia de regime do motor; c) o rendimento na partida do motor; d) o torque na partida do motor; e) a velocidade de regime do motor. 45 - Ao se realizar a manuteno preventiva de uma bateria de chumbo-cido, verificou-se a reduo do nvel de eletrlito. A anlise do local e da pequena reduo do nvel de eletrlito permitiu concluir que ocorreu evaporao. Neste caso, para se restituir o nvel desejado, deve-se: a) completar com gua destilada; b) completar com soluo de cido sulfrico com densidade 1,210 a 25C; c) completar com gua destilada e soluo de cido sulfrico com densidade 1,210 a 25C; d) completar com soluo de cido sulfrico com densidade 1,280 a 25C; e) completar com gua destilada e soluo de cido sulfrico com densidade 1,280 a 25 C. 46 - Ao se realizar a inspeo interna preventiva de um painel de comando, observou-se descolorao do cobre em torno de algumas conexes. Pode-se afirmar que: a) as conexes devem estar apresentando folga; b) as conexes devem estar demasiadamente apertadas; c) a descolorao natural e depende do tempo de operao do painel; d) a descolorao natural e no exige cuidados especiais; e) a descolorao no natural porm no exige cuidados especiais. 47 - A maioria dos defeitos dos motores de induo trifsicos de gaiola ocorre: a) nos mancais; b) nas cabeas dos enrolamentos; c) nas barras da gaiola; d) no ventilador de resfriamento; e) nos terminais dos enrolamentos. 48 - A cor roxeada dos gros de silica gel de um transformador indica que o seu leo isolante: a) contm umidade; b) est com reduzida rigidez dieltrica; c) contm borras; d) est com elevado ndice de acidez; e) est com reduzida tenso interfacial.

49 - Um dos maiores benefcios da internet a facilidade de realizar download. Download : a) acessar pginas em um servidor Web; b) navegar na internet, em portugus; c) utilizar um software de correio eletrnico, como por exemplo o Outlook; d) o processo de copiar um arquivo de um servidor remoto para o seu computador; e) desligar o computador atravs do comando Iniciar Desligar e selecionar a opo Desligar o Computador, clicando OK.

50 - A coluna da esquerda exibe uma lista de programas aplicativos (software) e a da direita uma lista de descrio de funes: 1) Internet Explorer 2) Microsoft Excel 3) Microsoft PowerPoint 4) Microsoft Word 5) Outlook Express ( ( ( ( ( ) cliente de e-mail ) editor de slides ) editor de texto ) navegador ) planilha eletrnica

Correlacionando a coluna da esquerda com a da direita, a seqncia obtida : a) 5 3 4 1 2 b) 3 2 1 4 5 c) 4 1 5 2 3 d) 3 1 4 2 5 e) 1 5 3 4 2

Вам также может понравиться