Вы находитесь на странице: 1из 4

Crise no Egito : Pouco mais de um ano aps tomar posse, presidente ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/crise-n...

ATUALIDADES

Crise no Egito : Pouco mais de um ano aps tomar posse, presidente deposto
Carolina Cunha Do UOL, em So Paulo 02/08/2013 12h00
Steve Crisp/Reuters

3.jul.2013 - Praa Tahrir, no Cairo, Egito, tem fogos de artifcio aps declarao do chefe das Foras Armadas, general Abdel Fattah al-Sisi, da destituio do presidente Mohamed Mursi

Depois da renncia do presidente Hosni Mubarak, em 2011, motivada por intensos protestos no pas contra seus 33 anos de governo, e de eleger um novo presidente, Mohamed Mursi, a instabilidade poltica voltou a abalar o Egito no incio de julho de 2013. Mursi foi deposto pelas Foras Armadas e foi substitudo temporariamente pelo presidente da Suprema Corte Constitucional, Adly Mansour, 68. A Constituio tambm foi suspensa. Direto ao ponto: Ficha-resumo Antecedendo a deposio do presidente, milhares de manifestantes voltaram s ruas das principais cidades do Egito pedindo a sada de Mursi do poder, entrando em conflito com policiais e apoiadores do governo. No Cairo, o epicentro das manifestaes foi a praa Tahrir, que reuniu a maior manifestao popular desde a queda de Mubarak. Mursi foi levado para um local isolado, dentro do Egito, onde no pode se comunicar com o mundo externo, mas tem acesso a jornais e televiso. O vis islmico do governo levou ao descontentamento de parte a populao que o elegeu com maioria dos votos (51,7%) nas (http://noticias.uol.com.br /infograficos/2013/07/04/entendaas-crises-no-egito.htm)
Entenda as crises no Egito

EGITO EM TRANSE

eleies de junho de 2012. Apoiado pelo partido Irmandade Muulmana (grupo do qual se originou a faco muulmana Hamas), Mursi foi o primeiro presidente islamita do Egito. O grupo acusa os militares de reverterem o movimento de revolta que conduziu o Egito democracia.

1 de 4

31/10/2013 00:08

Crise no Egito : Pouco mais de um ano aps tomar posse, presidente ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/crise-n...

A relao entre o governo e a populao no islmica comeou a ficar mais delicada em dezembro de 2012, devido a dois episdios. No primeiro, Mursi elaborou um decreto para dar maiores poderes a si mesmo. Entre os tais poderes, o decreto concedia a ele decises de imunidade judicial e impedia as cortes de dissolver a assembleia constituinte e a cmara alta do Parlamento. A deciso foi alvo de muitos protestos, obrigando-o a recuar.

INFOGRFICO

(http://educacao.uol.com.br/infograficos /2013/04/11/veja-21-datas-para-entenderos-conflitos-do-oriente-medio.htm#0)

No mesmo ms foi aprovada a nova Constituio do pas, com 63,8% dos votos. O comparecimento s urnas foi baixo, e a maioria de votantes era de seguidores do partido Irmandade Muulmana. A partir da, a situao ficou delicada para o novo presidente, que deu pouco espao aos militares em seu governo e no tinha neles grandes aliados. Outro fator que pode ter colaborado para a deposio de Mursi uma acusao por conspirao apresentada pela Procuradoria Geral do Egito. Ele teria agido em conjunto com o grupo militante palestino Hamas e homicdio durante sua fuga da priso em 2011, o que deixou 14 guardas mortos. Rico em petrleo, o Egito o pas rabe mais populoso, com pouco mais de 82 milhes de habitantes, e embora a maioria da populao seja muulmana, h grupos de cristos e de cristos coptas. Tais grupos protagonizaram violentos confrontos em 2012, devido s diferenas religiosas e discriminao dos cristos. Novo grupo de manifestantes A maior parte dos manifestantes que pedia a sada de Mursi integra um novo grupo popular no pas, chamado de Tamarod. A palavra significa 'rebelde' em rabe. At junho deste ano, pouco antes da deposio de Mursi, o grupo alegava ter recolhido cerca de 22 milhes de assinaturas pedindo a sada do presidente do poder. O grupo deu um ultimato para que ele deixasse o cargo no incio de julho ou iniciariam uma onda de protestos violentos no pas. Com pginas em redes sociais, o grupo tornou-se figura presente em todos os protestos, se manifestando em semforos e bloqueando ruas para entregar peties. Entre as reclamaes contra Mursi estavam: a falta de segurana desde a revoluo de 2011, o pedido de emprstimo de US$ 4,8 bilhes (cerca de R$ 10,7 bilhes) feito ao FMI (Fundo Monetrio Internacional) para sanar dvidas pblicas, a falta de justia para os mortos pelas foras de segurana durante os confrontos e a ideia de que o Egito estaria seguindo a cartilha dos Estados Unidos. Governo transitrio e o futuro poltico No dia 16 de julho de 2013, Adly Mansour, presidente interino do Egito, empossou seu gabinete provisrio. O novo governo liderado pelo primeiro-ministro Hazem el-Beblawi, tendo como vice o general Abdel-Fattah el-Sissi, que acumula o cargo de ministro da Defesa desde o governo Mursi. Na composio do gabinete, nenhum representante da ala islamita foi chamado. Para o cargo de vice-presidente interino, Mansour nomeou Mohamed El-Baradey, derrotado nas urnas por Mursi e que se tornou lder da oposio ao governo. A composio de um governo provisrio no cessou os protestos nas ruas. Os confrontos entre os apoiadores islmicos e as Foras Armadas chegaram a deixar 50 mortos em uma s noite. Ainda esperado do novo governo o anncio dos

2 de 4

31/10/2013 00:08

Crise no Egito : Pouco mais de um ano aps tomar posse, presidente ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/crise-n...

principais pontos para elaborar a nova Constituio e de um cronograma para novas eleies presidenciais. Entenda a crise no Egito O pas vive um clima de instabilidade poltica h pelo menos dois anos e meio, desde a renncia do presidente Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro de 2011, aps 33 anos de um governo ditatorial, onde o presidente era escolhido pelos militares. A renncia foi resultado de uma revolta popular que ocupou as ruas das principais cidades do pas. Nas duas semanas que antecederam a renncia de Mubarak, cerca de 300 pessoas morreram em confrontos com as foras de segurana durantes as manifestaes. Mubarak foi o segundo presidente dos pases da Primavera rabe, termo criado para agrupar os pases cuja populao foi a rua protestar contra governos ditatoriais e que estavam h dcadas no poder, a cair. Zini El Abidine Ben Ali, presidente da Tunsia, onde as manifestaes tiveram incio, foi o primeiro a cair fugindo do pas. Em um discurso um dia antes da renncia, Mubarak transferiu seus poderes para o vice-presidente, Omar Suleiman, e afirmou que no disputaria as prximas eleies. Aps um longo julgamento com a sade debilitada Mubarak chegou a comparecer ao tribunal numa maca-, ele e seu ex-ministro do Interior, Habib al-Adly, foram considerados culpados e condenados priso perptua em 2012 acusados de serem cmplices no assassinato dos manifestantes. Depois de apelarem, no incio de 2013 a justia garantiu a eles o direito a um novo julgamento que deve acontecer em agosto. A crise provou uma queda no turismo do pas, conhecido pelas famosas pirmides, como as de Giz e a Grande Esfinge, e as mmias no Museu Egpcio do Cairo. A melhora do setor, que estava sendo projetada para o primeiro semestre de 2013, foi novamente abalada com nova crise. DIRETO AO PONTO O presidente do Egito Mohamed Mursi foi deposto do governo pelos militares no dia 3 de julho de 2013, aps ficar pouco mais de um ano no poder. Mursi era o sucessor de Hosni Mubarack, que governou o pas durante 33 anos e renunciou devido aos protestos populares em janeiro de 2011. Mursi foi deposto depois que um grande nmero de manifestantes saiu s ruas do pas pedindo sua sada decido ao vis islmico que ele estava dando ao governo. No dia 16 de julho de 2013, Adly Mansour, presidente interino do Egito, empossou seu gabinete provisrio, que governar o pas at que novas eleies e os pontos principais para a elaborao da nova Constituio sejam anunciados. Bibliografia Paz e Guerra no Oriente Mdio: A Queda do Imprio Otomano e a Criao do Oriente (Contraponto): livro do historiador David Fromkin que conta a histria da formao dos pases rabes, essencial para entender o panorama poltico atual na regio. O Atlas do Oriente Mdio - O Mapeamento de todos os conflitos (Publifolha): livro escrito por Dan Smith que explica as guerras no Oriente Mdio desde o Imprio Otomano at os dias atuais, contextualizando os confrontos na poltica internacional.

3 de 4

31/10/2013 00:08

Crise no Egito : Pouco mais de um ano aps tomar posse, presidente ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/crise-n...

1996-2013 UOL - O melhor contedo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host

4 de 4

31/10/2013 00:08

Вам также может понравиться