Вы находитесь на странице: 1из 4

Importncia das ilustraes nos livros infantis para o desenvolvimento cognitivo e esttico perceptivo da criana.

Alice comeava a sentir-se muito cansada por estar sentada no banco, ao lado da irm, e por no ter nada que fazer. Mais do que uma vez espreitara para o livro que a irm estava a ler, mas este no tinha gravuras nem conversas... E para que serve um livro que no tem gravuras nem conversas? pensou Alice. (CARROLL, 2000, p. 7)

A ilustrao passou a ganhar maior importncia recentemente devido s transformaes miditicas que tm colocado a imagem em situao de paridade ao texto. Essas mudanas ocorreram devido s novas configuraes na comunicao visual, por sua vez decorrentes dos meios informticos existentes, das possibilidades de criao e da transformao de imagens, que so cada vez mais complexas e elaboradas. No que diz respeito ao mbito literrio, em especial aquele do universo infantojuvenil, as ilustraes passaram do patamar de importncia ao da quase necessidade. Podem apoiar (afirmar e condizer) o texto verbal (funo utilitria), mas possuem funo predominantemente esttica. Desta forma, o ilustrador possui o valioso papel de tornar o texto mais agradvel do ponto de vista esttico, entrando na mente de um leitor-receptor potencial. Este ato problematiza a tarefa do ilustrador, pois ele precisa encontrar uma linguagem grfica compatvel com aquela desse receptor potencial. Tal fazer bastante complicado, j que as crianas, por exemplo, utilizam muito mais da fantasia do que os adultos e no veem suas criaes artsticas da mesma maneira que os adultos as veem. Por tal motivo, observa-se a importncia do ilustrador em conhecer os processos mentais infantis para que ele possa, alm de tornar a ilustrao atraente a seus receptores, tambm agir no desenvolvimento cognitivo e esttico perceptivo de seus receptores. Tendo isto em vista, partimos do trabalho realizado por Brisa Caroline Gonalves Nunes, em que a estudiosa explora as ilustraes de livros infantis e seus atravessamentos pedaggicos, levantando os aspectos com que este tipo de imagem pode favorecer o desenvolvimento cognitivo e esttico perceptivo das crianas (p. 1). Alm disso, valeu-se do estudo proposto por Marta Morais da Costa a respeito do poder de atrao que as imagens gravadas na pgina de um livro representa para os leitores (p.24) do universo infantojuvenil.

Como j discutido em postagens anteriores, o livro literrio ilustrado a unio de duas linguagens, uma verbal e outra visual, que tem funo representativa, informativa e esttica. Este dilogo que ocorre entre esses dois sistemas de signos enriquece o jogo de significaes da leitura feita pelo receptor. No entanto, como afirma Morais da Costa:
H, porm, na relao texto-imagem limites permanentes: nem a palavra consegue substituir a imagem, por mais que tente descrev-la, nem a imagem capaz de reproduzir a sonoridade da palavra e a multiplicidade de sentidos que ela capaz de evocar. Mas, respeitando as respectivas idiossincrasias, texto e imagem podem somar-se e ampliar os sentidos das mensagens. (p. 25)

Sabe-se assim que a imagem no pode substituir a palavra e vice-versa, visto que ambos os signos, em uma obra literria ilustrada, assumem papel igual na transmisso de uma herana cultural e artstica. Esta comunho da imagem e do texto, alm desse papel, insere o leitor no mundo simblico e cultural, e assegurada pela escola, famlia e mercado editorial (MORAIS DA COSTA, p. 25). Mas tambm esta influncia desses trs grupos (famlia, escola e mercado editorial) que tem intensificado a associao de palavra e imagem como sendo algo do universo infantil. Tendo em vista esta realidade, a leitura infantil tem sido uma combinao do reconhecimento e aprendizagem desses dois sistemas de signos. O processo de aprendizagem, por sua vez, discutido por Nunes em sua abordagem das teorias vigotsquianas em que a aprendizagem vista como,
um processo interativo entre o indivduo, seus semelhantes, e o meio natural e scio-cultural em que est inserido. Entre os postulados bsicos, norteadores das pesquisas do autor, Oliveira afirma: A relao homem/mundo uma relao mediada por sistemas simblicos. (OLIVEIRA, 1993, p.23). Tendo o significado de mediao como (...) o processo de interveno de um elemento intermedirio numa relao; a relao deixa, ento, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento. (Idem, 1993, p. 26). (NUNES, p.3)

Segundo Vygotsky (1994), existem dois tipos de mediadores que atuam no processo de aprendizagem infantil: os signos e os instrumentos. Os primeiros concernem atuao no campo psicolgico, direcionam-se ao pensamento e so orientados para dentro do indivduo; os segundos, por sua vez, se relacionam a ideia de trabalho e mediam a relao entre o homem e o mundo. O signo ajudar o indivduo nas tarefas que exijam memria, enquanto que o instrumento o auxiliar no cumprimento dessas tarefas, depois de ter acessado a memria. No que diz respeito aos livros infantis, pode-se dizer que estes so os instrumentos e nele se encontram presente os signos. A manifestao desses signos, como aponta Nunes, ocorre de duas

maneiras: uma atravs das ilustraes, e outra, atravs da linguagem verbal. A partir da e da ativao da imaginao, a criana, em sua leitura do livro ilustrado, far uma mobilizao de sentidos para que a narrao e o dilogo entre os dois tipos de signos sejam compreendidos.
Assim, uma criana em processo de alfabetizao, ao ler a palavra bola e identific-la em uma ilustrao, no apenas associa os significados entre uma linguagem e outra (verbal e visual) reforando o alfabetismo, como tambm est compondo um repertrio visual, um conjunto de signos imagticos que utilizar para executar a funo mediadora, conformizando de fato um processo de aprendizagem. neste sentido que se percebe a relevncia do papel das ilustraes em livros. (NUNES, p.4)

A ativao dos mecanismos da imaginao para a criao de novos sentidos a partir do dilogo com as ilustraes e o texto verbal possibilita criana desenvolver sua percepo esttica. Esta percepo, como afirma Nunes, tem uma importncia singular na infncia, auxiliando no desenvolvimento de processos cognitivos bsicos, necessrios para uma melhor qualidade da vida adulta (p. 7). O adulto, por sua vez, no ter na literatura dedicada a ele a mesma nfase dada s imagens, visto que se pressupe que o processo de aprendizagem da lngua j foi adquirido.
O adulto j apresenta os signos internalizados, ele ainda executa a funo mediadora, porm no necessita do objeto real ou, no exemplo da leitura de um livro, no depende de imagens reais para compor seu entendimento, pois j realiza o pensamento atravs de imagens ou signos internos, como representaes mentais. (NUNES, p.4)

Isso no quer dizer que as ilustraes presente em livros so indiferentes aos adultos. Como Morais da Costa nos lembra,
Na perspectiva infantil, um livro sem figuras no tem serventia. J para os adultos, um livro com figuras permite redescobrir os sentidos da obra. Seja na produo para crianas, seja em livros para adultos, no h como negar que a unio entre ilustrao e texto tem produzido obras de rara beleza e de mltiplos sentidos. (p. 24)

Como nos lembra a Alice de Carroll, as ilustraes conferem um importante prazer na leitura literria e no devem ficar esquecidas, sejam elas para as crianas no processo de aprendizado e formao esttico perceptiva, seja nas descobertas do adulto ao ler uma obra literria.

Referncias Bibliogrficas

CARROLL, Lewis. Alice no Pas das Maravilhas. Publicaes Dom Quixote: 2000. MORAIS DA COSTA, M. Consideraes Iniciais a respeito de texto e imagem no livro de literatura infantil. Revista Letras, Amrica do Norte, 54, set. 2010. Disponvel em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2.2.4/index.php/letras/article/view/18668/12128 Acesso em: 19 Out. 2012. NUNES, Brisa Caroline Gonalves. Painel ilustrao do livro infantil: reflexes sobre a importncia da imagem no desenvolvimento esttico perceptivo da criana. Disponvel em: http://www.faeb.com.br/livro/Paineis/ilustracao%20do%20livr o%20infantil.pdf - Acesso em: 19 Out. 2012. VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. So Paulo: Martins Fontes, 1994.

Вам также может понравиться