Вы находитесь на странице: 1из 9

04

CALDEIREIRO(A) ESPECIALIZADO(A)
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

a) este caderno, com o enunciado das 50 questes das Provas Objetivas, todas com valor de 1,0 ponto, sem repetio ou falha, assim distribudas:

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das provas na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) .

06

07 08

09 10

11 12

MAIO / 2006

LNGUA PORTUGUESA I
Soluo sustentvel Em 2004, o campo da Fazenda, no sul do Cear, descartava a maior parte da enorme quantidade de gua extrada dos poos junto com o petrleo a chamada gua produzida. Um grupo de trabalho da Petrobras foi ento acionado para estudar uma forma de viabilizar o aproveitamento dessa gua. A interveno no poderia ter sido mais bem-sucedida: a equipe props a reutilizao da gua produzida na prpria produo de petrleo e permitiu, com isso, diminuir o consumo de gua do aqfero Au precioso reservatrio que abastece o semi-rido brasileiro. A soluo encontrada foi aproveitar a gua produzida para gerar vapor. No campo da Fazenda de Belm, boa parte do leo disponvel formada por molculas pesadas viscosas, e a injeo de vapor ajuda a desprend-las dos depsitos rochosos em que esto armazenadas. Porm, no qualquer gua que usada nessa operao. Caso ela contenha altos teores de sais de clcio e magnsio, estas substncias levam formao de incrustaes dentro da tubulao dos geradores de vapor, que diminuem a eficincia do equipamento e podem entupir a tubulao. Para evitar esse problema, foi implementado em Fazenda de Belm um novo mtodo de tratamento que remove esses sais e torna a gua apropriada para o uso no gerador de vapor. Os resultados das inovaes foram praticamente imediatos. As mudanas operacionais propostas melhoraram muito a qualidade de gua produzida, comemora Jailton Ferreira do Nascimento, tcnico do Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES) e colaborador do projeto. Atualmente, um dos geradores de vapor est empregando exclusivamente a gua produzida 500m3 so usados por dia. A meta abastecer os geradores com 100% de gua produzida at o fim de 2006. De quebra, membranas nacionais tambm esto sendo testadas como rota alternativa ao tratamento. As boas notcias no param por a. Os pesquisadores j pensam em aproveitar a gua produzida em um outro projeto social apoiado pela Petrobras. A idia us-la para irrigar plantaes de mamona, cultivada para a produo de biodiesel. O aproveitamento dessa gua para irrigao ser implementado quando os pesquisadores se certificarem de que ela est isenta de contaminantes. Devemos comprovar que a reutilizao dessa gua no vai ter impacto para o ser humano, para os animais, a vegetao e o solo, conta Jailton.
Revista Superinteressante, jan. 2006.

1
A respeito da gua produzida (l. 4), INCORRETO afirmar que: (A) contribui para reduzir o uso da gua do aqfero Au. (B) despejada no reservatrio de gua que abastece a regio. (C) retirada dos poos petrolferos juntamente com o petrleo. (D) foi objeto de uma pesquisa encomendada pela Petrobras. (E) costumava ser desperdiada na operao de extrao de petrleo.

10

2
A utilizao da palavra prpria na expresso ...prpria produo... (l. 9) ocorre em virtude de: (A) se fazer referncia produo pertencente Petrobras. (B) as mesmas pessoas que estudaram a viabilizao do aproveitamento da gua terem proposto sua reutilizao. (C) a gua ser extrada juntamente com o petrleo e ser utilizada tambm na sua produo. (D) permitir diminuir o consumo de um importante e estratgico reservatrio de gua da Petrobras. (E) contribuir para o aproveitamento da gua e diminuir os custos de produo.

15

20

3
Para o emprego de vapor na produo de petrleo, necessrio que a gua utilizada seja: (A) livre de altos teores de sais de clcio e magnsio. (B) extrada juntamente com o petrleo. (C) produzida no campo da Fazenda de Belm. (D) formada por molculas compatveis com as do leo. (E) um elemento que forme crostas dentro das tubulaes.

25

30

4
Observe as etapas de reaproveitamento da gua apresentadas a seguir. I II III IV O vapor injetado nos poos. As molculas pesadas e viscosas se soltam com o vapor. O vapor age sobre as molculas do leo. A gua gera vapor.

35

40

45

A seqncia correta : (A) I - II - III - IV (B) I - IV - III - II (C) II - III - IV - I (D) IV - I - III - II (E) IV - III - II - I

2
CALDEIREIRO(A) ESPECIALIZADO(A)

5
As expresses que tm o mesmo significado de viabilizar (l. 5) e implementar (foi implementado l. 23), respectivamente, so: (A) ser vivel executar um programa. (B) ficar possvel fazer crescer. (C) tornar exeqvel dar execuo a. (D) deixar visvel pr em prtica. (E) levar a cabo prover de implementos.

9
Assinale a opo em que a palavra ou expresso destacada tem a mesma classe da palavra trabalho na frase Um grupo de trabalho... (l. 4). (A) No campo da Fazenda de Belm, boa parte do leo... (l. 13-14) (B) Porm, no qualquer gua que usada... (l.17) (C) Os resultados das inovaes foram praticamente... (l. 26-27 ) (D) Atualmente, um dos geradores de vapor... (l. 32) (E) um dos geradores de vapor est empregando... (l. 32-33)

6
Em relao s plantaes de mamona, lcito afirmar que elas: I - so usadas para a produo de leo vegetal; II - so irrigadas pela gua produzida; III - integram o conjunto de projetos sociais apoiados pela Petrobras. Est(o) correta(s) a(s) afirmao(es): (A) I, somente. (B) I e II, somente. (C) I e III, somente. (D) II e III, somente. (E) I, II e III.

10
Indique a opo em que o verbo levar apresenta-se com a mesma transitividade encontrada na frase estas substncias levam formao... (l. 19). (A) Isso me leva a supor que ele disse a verdade. (B) O aqueduto leva a gua s cidades prximas. (C) O rapaz esperto levou a melhor na entrevista. (D) O assaltante levou a mochila da moa ontem. (E) O funcionrio levava o trabalho a srio.

7
Assinale a opo cujas palavras substituem adequadamente caso e contenha, em Caso ela contenha ... (l. 18) mantendo o mesmo significado. (A) Com a condio de (B) Contanto que (C) Quando (D) Se (E) Se contm contenha contenha conter contiver

8
Marque a opo em que o verbo NO est corretamente flexionado. (A) Existe uma grande quantidade de problemas para serem resolvidos. (B) No o diretor quem vai comparecer apresentao da palestra amanh. (C) No Brasil, 90% de seus habitantes acredita no sucesso do futebol brasileiro. (D) Os Estados Unidos esto preocupados com a demanda mundial por petrleo. (E) Havia muitos profissionais que se preocupavam com o aperfeioamento constante.

CONTINUA
3
CALDEIREIRO(A) ESPECIALIZADO(A)

MATEMTICA
11
Numa distribuidora de combustvel h dois turnos de trabalho, A e B, totalizando 80 funcionrios. Se quatro funcionrios do turno B passassem para o turno A, os dois turnos passariam a ter o mesmo nmero de funcionrios. Quantos funcionrios h no turno B? (A) 36 (B) 38 (C) 40 (D) 42 (E) 44

Utilize as informaes do texto abaixo para responder s questes 14 e 15. Com a produo de petrleo da plataforma P-50, que est deixando as guas da Baa de Guanabara rumo ao norte da Bacia de Campos, Rio de Janeiro, a Petrobras atinge a auto-suficincia na produo de petrleo para o Brasil. (...) Com capacidade para 180 mil barris dirios de 3 petrleo, ou do volume dirio produzido no Pas, a 25 P-50 tem capacidade para comprimir 6 milhes de metros cbicos de gs natural e de estocar 1,6 milho de barris de petrleo em seus 22 tanques.
Disponvel em http://www.icarobrasil.com.br (adaptado)

12
Uma rede distribuidora composta de 4 lojas instaladas numa mesma cidade. Na matriz M4x7 abaixo, cada elemento mij representa a quantidade de latas de certo tipo de lubrificante vendida na loja i no dia j da semana de 12 a 18 de maro. Assim, por exemplo, o elemento m13 corresponde s vendas da loja 1 no dia 14 (terceiro dia da semana) e o e elemento m47, s vendas da loja 4 no dia 18 (stimo dia da semana).

14
De acordo com as informaes do texto acima, o volume dirio de petrleo produzido no Pas, em milhares de barris, de: (A) 1.500 (B) 1.850 (C) 2.160 (D) 3.600 (E) 5.000

75 128 M47 = 103 169

83 79 91 84 79 113 114 123 109 114 123 142 98 121 111 119 112 136 168 154 148 162 171 189

De acordo com as informaes acima, qual a quantidade total de latas de lubrificante que esta rede distribuidora vendeu no dia 15/03? (A) 459 (B) 463 (C) 477 (D) 479 (E) 485

15
Considere que, dos 22 tanques citados na reportagem, 10 sejam do tipo A e os restantes, do tipo B. Se os tanques do tipo B podem armazenar, cada um, 5 mil barris a mais do que os do tipo A, a capacidade de armazenamento de cada tanque do tipo B, em milhares de barris, : (A) 26 (B) 31 (C) 70 (D) 75 (E) 86

13
Uma refinaria tinha, em 2004, capacidade para processar 224 mil barris de petrleo por dia. Com a ampliao das 3 no ano instalaes, essa capacidade aumentou em 8 seguinte. Assim, pode-se concluir que, em 2005, a capacidade de processamento dessa refinaria, em milhares de barris dirios, passou a ser de: (A) 252 (B) 308 (C) 318 (D) 352 (E) 368

16
De uma pea quadrada de madeira de 2,2m de lado, um marceneiro recortou um tampo de mesa perfeitamente redondo, com o maior dimetro possvel. Qual a rea aproximada, em m2, desse tampo de madeira? (A) 15,2 (B) 13,8 (C) 9,6 (D) 6,9 (E) 3,8

4
CALDEIREIRO(A) ESPECIALIZADO(A)

17
Numa refinaria trabalham homens e mulheres divididos em 3 dois turnos. No primeiro turno, dos trabalhadores so 5 7 homens. No segundo turno, os homens representam dos 11 trabalhadores. Sabe-se, tambm, que so ao todo 696 homens e que no segundo turno trabalham 200 pessoas a mais do que no primeiro. Quantas pessoas trabalham no primeiro turno dessa refinaria? (A) (B) (C) (D) (E) 415 460 567 615 660

20
O grfico abaixo apresenta o preo de custo de determinado tipo de biscoito produzido por uma pequena fbrica, em funo da quantidade produzida.
Preo (R$) 3,60 1,80

1,0

2,0

kg

18
Um professor de matemtica apresentou oito cartes iguais para seus alunos. Em cada carto estava escrito um polinmio diferente, como mostrado abaixo.
P(x) = 3x + 5 P(x) = x - x + 1 P(x) = x + x + x
4 3 3 2 2

P(x) = 3x - 1 P(x) = 3x - x
4

8 do preo de 5 custo, um pacote de 0,5kg vendido, em reais, por: (A) 0,90 (B) 1,20 (C) 1,24 (D) 1,36 (E) 1,44

Se o preo final de cada pacote equivale a

P(x) =

2
2

+ 10x
3

P(x) =

P(x) = (x + 1)

Se o professor pedir a um aluno que, sem ver o que est escrito nos cartes, escolha um deles aleatoriamente, a probabilidade de o aluno escolher um carto no qual est escrito um polinmio de 3o grau ser de: (A)
1 4

(B)

3 8

(C)

1 2

(D)

5 8

(E)

3 4

19
Uma pea de lona retangular tem 10m de comprimento e 1,2m de largura. Qual o nmero mximo de pedaos quadrados, de 0,25m2 de rea, que podem ser cortados dessa pea? (A) 48 (B) 44 (C) 40 (D) 30 (E) 20

CONTINUA
5
CALDEIREIRO(A) ESPECIALIZADO(A)

ATUALIDADES
21
A economia agrcola regional do Centro-Oeste brasileiro tem apresentado um desempenho considervel, nos ltimos anos. Esse desempenho agrcola tem como principal responsvel o cultivo de: (A) caf. (B) soja. (C) cacau. (D) laranja. (E) cana-de-acar.

25
Acerca da nova Lei de Gesto de Florestas Pblicas, observam-se os seguintes comentrios, publicados em Carta Capital, de 22 fev. 2006: Opinio I Antes de autorizar qualquer concesso, o governo fica obrigado a fazer a destinao comunitria (...). Cada vez que se beneficia uma empresa, beneficiaremos em dobro a comunidade.
(Tasso Azevedo, Ministrio do Meio Ambiente)

22
O governo brasileiro tem recorrido Organizao Mundial do Comrcio, a fim de solucionar enfrentamentos com o governo norte-americano. A discrdia entre os dois governos em foco ocorre recorrentemente em funo de: (A) subsdios agrcolas aos produtores de algodo. (B) subsdios industriais ao setor petroqumico. (C) crticas norte-americanas poltica interna brasileira. (D) crticas brasileiras formao da rea de Livre Comrcio das Amricas. (E) concorrncia do Mercosul face s exportaes do NAFTA.

Opinio II Isso significa um risco soberania. Mais uma vez, o Estado brasileiro abre mo da riqueza nacional, privatizando a gesto do territrio e da sua biodiversidade.
(Helosa Helena, Senadora da Repblica)

23
A entrada em funcionamento da plataforma flutuante P-50, na Bacia de Campos, acarretar ainda em 2006, a seguinte situao para a economia petrolfera brasileira: (A) enfraquecimento da aliana poltica com a Venezuela. (B) queda dos preos dos combustveis. (C) queda relativa dos ndices de consumo nacional. (D) auto-suficincia na produo. (E) suspenso das importaes de petrleo do Oriente Mdio.

A anlise comparativa das opinies I e II permite concluir que: (A) a primeira opinio nega a segunda, com base em conjunto de fatos. (B) a primeira opinio complementa a segunda, com alinhamento poltico. (C) a segunda opinio contradiz a primeira, face a diferentes concepes polticas. (D) a segunda opinio refora a primeira, apesar de diferenas ideolgicas. (E) ambas as opinies colocam sob suspeio a eficcia da nova lei.

24
Um impasse, de ordem ambiental e poltica, vem dificultando as relaes no mbito do Mercosul, devido instalao de fbricas estrangeiras que produzem celulose a partir do eucalipto. Que pases esto envolvidos no conflito em tela? (A) Argentina e Uruguai. (B) Argentina e Paraguai. (C) Brasil e Paraguai. (D) Brasil e Uruguai. (E) Paraguai e Uruguai.

6
CALDEIREIRO(A) ESPECIALIZADO(A)

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Para responder s questes nos 26 e 27, observe o grfico abaixo.
F(N) 28000 18000 12000

29
O tratamento termoqumico de cianetao obtido com a introduo de: (A) carbono, em banho de sal a uma temperatura abaixo da zona crtica. (B) carbono e nitrognio, em atmosfera gasosa a uma temperatura acima da zona crtica. (C) carbono e nitrognio, em banho de sal a uma temperatura acima da zona crtica. (D) carbono ou nitrognio, em banho de sal a uma temperatura abaixo da zona crtica. (E) nitrognio, em banho de sal a uma temperatura abaixo da zona crtica.

30
6 10 20 34

O grfico encontra-se plotado com as foras e os alongamentos dos principais pontos de um ensaio de trao em um corpo de prova com 10mm de dimetro e 100mm de comprimento inicial, que terminou com uma ruptura no meio do corpo, com um dimetro mdio de 6mm.

26
A partir do resultado do ensaio, a tenso de escoamento, em MPa, igual a: (A) 160/ (B) 480/ (C) 1120/ (D) 1800/ (E) 2000/

O fator de empacotamento de materiais com estrutura cristalina a razo entre o volume dos tomos e o volume da clula unitria. Para uma estrutura CCC Cbica de Corpo Centrado, calcula-se o fator de empacotamento igual a: (A) (B) (C) (D) (E)

31
O material que, devido ao processo de fabricao ou tratamento, passa a ter propriedades em funo da direo denominado: (A) anisotrpico. (B) alotrpico. (C) multifuncional. (D) estereoespecfico. (E) policristalino.

27
A partir do resultado do ensaio, a deformao plstica total igual a: (A) 6% (B) 10% (C) 20% (D) 25% (E) 34%

32
A perlita uma microestrutura tpica da transformao eutetide do ao e composta por: (A) bainita e ledeburita. (B) cementita e bainita. (C) ledeburita e martencita. (D) martencita e ferrita. (E) ferrita e cementita.

28
O tratamento trmico de esferoidizao um tipo especfico de: (A) recozimento. (B) normalizao. (C) tmpera. (D) revenido. (E) cementao.

7
CALDEIREIRO(A) ESPECIALIZADO(A)

33
A razo entre a tenso normal e a deformao de um corpo submetido a um esforo uniaxial de trao relacionada pelo: (A) Coeficiente de Poisson ou mdulo de elasticidade. (B) Mdulo de Young ou mdulo de rigidez. (C) mdulo de rigidez ou Coeficiente de Poisson. (D) mdulo de elasticidade ou Mdulo de Young. (E) mdulo de cisalhamento ou Mdulo de Young.

38
A condio para um ajuste com folga um afastamento: (A) superior do furo maior que o afastamento inferior do eixo. (B) superior do furo menor que o afastamento superior do eixo. (C) inferior do furo maior que o afastamento superior do eixo. (D) inferior do furo maior que o afastamento inferior do eixo. (E) inferior do furo menor que o afastamento inferior do eixo.

34
O processo de fabricao por conformao mecnica a frio pode produzir os seguintes defeitos: (A) empenamento e carepa. (B) carepa e escamao. (C) escamao e casca de laranja. (D) casca de laranja e linhas de distenso. (E) linhas de distenso e empenamento.

Considere a figura abaixo para responder s questes 39 e 40. A figura representa um conjunto composto pelas hastes A e B de seo retangular com 25 x 80 mm, articuladas por pinos com 20 mm de dimetro, que suporta a fora F de 20000N.

35
Um paqumetro de mesa para medio de altura apresenta menor diviso da escala fixa igual a 1/16", tendo uma resoluo (tambm conhecida como sensibilidade ou preciso) de 1/128". Assim, o nmero de divises da escala mvel (tambm conhecida como nnio ou vernier) de: (A) 8 (B) 10 (C) 12 (D) 16 (E) 20

45

30

39
Qual a tenso normal, em MPa, no centro da haste A? (A) (B) (C) (D) (E)

36
Considere a leitura da medio em um paqumetro com menor diviso da escala fixa igual a 1/16" e resoluo de 1/128", em que se leram 12 divises na escala fixa e 6 divises na escala mvel. O resultado desta medio : (A) 53/64" (B) 51/64" (C) 27/32" (D) 25/32" (E) 5/16"

40
Qual a tenso de cisalhamento, em MPa, no pino de articulao da haste B? (A) (B) (C) (E) (D)

37
O tipo de esforo solicitado de uma chapa quando submetida entre o puno e a matriz de um processo de estampagem : (A) trao. (B) flexo. (C) toro. (D) compresso. (E) cisalhamento.

41
A tenso de cisalhamento, devido aplicao de um momento torsor de 24000N.mm, em uma seo transversal cilndrica com 10mm de raio, em MPa, igual a: (A) 24/ (B) 30/ (C) 48/ (D) 52/ (E) 60/

8
CALDEIREIRO(A) ESPECIALIZADO(A)

42
O gs utilizado no processo de soldagem TIG o: (A) argnio. (B) acetileno. (C) butano. (D) propano. (E) natural.

47
A classe de incndio tipo A identificada pelo fogo nos seguintes materiais: (A) leos, graxas e gasolina. (B) tecidos, madeira e papel. (C) magnsio, zircnio e titnio. (D) transformadores, motores e fios. (E) vernizes, fibras e resinas.

43
O processo de soldagem que obtm uma zona de fuso na forma lenticular : (A) TIG. (B) MIG. (C) por eletrodo revestido. (D) por arco submerso. (E) por pontos.

48
Para combater um incndio pleno em gasolina, podem ser utilizados como agentes extintores: (A) jato de gua, neblina de gua, p qumico e CO2. (B) neblina de gua, p qumico, CO2 e espuma. (C) p qumico, CO2, espuma e jato de gua. (D) espuma, jato de gua, neblina de gua e p qumico. (E) CO2, espuma, jato de gua e neblina de gua.

44
Os principais componentes de um maarico de soldagem so: (A) piloto, injetor e misturador. (B) vela, piloto e injetor. (C) lana, vela e piloto. (D) misturador, lana e vela. (E) injetor, misturador e lana.

49
So tipos de processos de usinagem: (A) brochamento e serramento. (B) serramento e repuxamento. (C) repuxamento e estiramento. (D) estiramento e extruso. (E) extruso e brochamento.

50 45
As contraes e tenses estruturais, o travamento rgido das peas e a concentrao elevada de S, P e C podem provocar, em uma junta soldada, o seguinte defeito: (A) porosidade. (B) fissuras. (C) incluses de escria. (D) rebaixos. (E) desaglutinao. O programa 5S para a melhoria da qualidade em uma empresa divide-se nas seguintes proposies: (A) ordenao, limpeza, superao, pontualidade e assiduidade. (B) ordenao, descarte, limpeza, sade e assiduidade. (C) superao, ordenao, prazos, sade e auto-disciplina. (D) seleo, ordenao, limpeza, sade e auto-disciplina. (E) seleo, descarte, limpeza, pontualidade e auto-disciplina.

46
As atividades insalubres e periculosas so classificadas como: (A) insalubridade de grau mnimo, mdio e mximo e periculosidade. (B) insalubridade de grau mnimo e mximo e periculosidade de grau mnimo e mximo. (C) insalubridade e periculosidade de grau mnimo, mdio e mximo. (D) periculosidade de grau mnimo, mdio e mximo e insalubridade. (E) periculosidade e insalubridade de grau mnimo e mximo.

9
CALDEIREIRO(A) ESPECIALIZADO(A)

Вам также может понравиться