Вы находитесь на странице: 1из 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof.

Cyonil Borges aula 02

AULA 02: SERVIOS PBLICOS


Oi Pessoal, O tema servios pblicos rico em detalhes. Porm, as provas de FCC so relativamente tranquilas, apegando-se, maior parte das vezes, na literalidade das normas. O Edital de vocs no contempla a Parceria Pblico-Privada e os Consrcios Pblicos, pelo menos expressamente. Por isso, vamos nos dedicar, minudentemente, aos contornos do Edital. Abrao forte a todos e bons estudos, Cyonil Borges. Observao: foram intercaladas vrias questes das mais diversas bancas, sem desprezar, obviamente, a diretriz FCCEANA (total de 8 questes de FCC, para fixao).

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 1 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02

Sumrio 1. Noes Gerais e Conceito de Servios Pblicos ........................... 3 2. Classificaes dos Servios Pblicos ........................................ 17 3. Competncia para Prestao .................................................. 31 4. Formas de Prestao e Meios de Execuo dos Servios Pblicos 35 5. Concesses de Servios Pblicos ............................................. 37 5.1. Princpios........................................................................ 41 5.2. Direitos e Obrigaes ....................................................... 52 5.2.1. Poder Concedente ..................................................... 54 5.2.2. Concessionria .......................................................... 55 5.2.3. Usurios................................................................... 64 5.3. Formas de Remunerao e Poltica Tarifria ........................ 65 5.4. Permisso X Concesso .................................................... 71 5.5. Subconcesso ................................................................. 78 5.6. Formas de Extino ......................................................... 81 5.7. Interveno .................................................................... 94 5.8. Licitaes e Contratos ...................................................... 98

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 2 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02

SERVIOS PBLICOS
1. Noes Gerais e Conceito de Servios Pblicos
Definir servio pblico no uma tarefa muito simples. Tratase de um conceito que sofreu inmeras mudanas com a evoluo do tempo, tendo ocorrido tais transformaes de acordo com as necessidades sociais, em dado momento histrico e em certo espao fsico. Sendo assim, como a noo de servio no permanece esttica, o Estado, por meio da Constituio ou lei, escolhe quais as atividades que do consideradas de interesse geral e rotula como servios pblicos, dando-lhes um tratamento diferenciado. (por Fernanda Marinela)

Segundo entendimento doutrinrio dominante, a atividade em si no permite decidirmos se um servio ou no pblico, uma vez que h atividades essenciais, como a educao, que so exploradas por particulares, independente de delegao. Por outro lado h servios totalmente dispensveis, a exemplo das loterias, que so prestados pelo Estado como servio pblico. O Direito Administrativo no um dos mais digerveis, especialmente em razo de ser s parcialmente codificado, distintamente das matrias de Direito Constitucional, de Direito Penal, de Civil etc. Nesse contexto, nem a Constituio Federal e sequer outras normas infraconstitucionais trazem o conceito do que servio pblico. No entanto, hoje, servio pblico no um conceito tosomente doutrinrio, isso porque, na esfera federal, o Decreto 6.017/2007 (regulamentador da Lei dos Consrcios Pblicos) traz a seguinte definio (art. 2, inc. XIV): atividade ou comodidade material fruvel diretamente pelo usurio, que possa ser remunerado por meio de taxa ou preo pblico, inclusive tarifa. Na verdade, pouco importa se a doutrina no caminha em uma nica direo ou se a jurisprudncia discordante, a respeito do conceito que ora se trata. Para o fim de provas de concurso, o que vale o pensamento das bancas organizadoras, e, nesse ponto da disciplina (servios pblicos), os examinadores costumam ser bem literais. Ressalvada a definio infralegal do Decreto Federal 6.107, de 2007, chegamos concluso de no h, efetivamente, uma definio infraconstitucional ou constitucional para servios pblicos.

Fixao
(2007/TCU/Analista) A Constituio Federal no traz expresso, em seu texto, o conceito de servio pblico, nem tampouco as leis o
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 3 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 fazem, no Brasil. Assim, a conceituao do servio pblico deve ser buscada na doutrina. (Certo/Errado)
Comentrios: O conceito do que SERVIO PBLICO no dado pela Constituio ou por qualquer Lei. Gabarito: CERTO

Nesse instante, a cabea do concursando lampeja: onde ento encontrar a definio de servios pblicos? (In) felizmente o conceito essencialmente doutrinrio, como boa parte do direito administrativo o . Bom, antes da apresentao dos critrios doutrinrios para a definio de servios pblicos, vamos explorar alguns detalhes constitucionais e legais, sobre a disciplina. Como sabemos, da Constituio de onde brotam todas as sementes dos demais ramos do Direito. E de l, de nosso texto constitucional, mais precisamente no art. 175, que se encontra uma primeira previso quanto aos servios pblicos. O segundo normativo fundamental para o assunto a Lei 8.987/1995 (Lei de Concesses de Servios Pblicos), a qual traa as regras gerais em matria de concesses e de permisses de servios pblicos, sem que, no entanto, seja apresentada qualquer conceituao para servios pblicos, como j tivemos oportunidade de aprender.
ATENO: apesar de editada pela Unio dentro de sua competncia privativa para estabelecer normas gerais, vlidas, portanto, para todos os entes da Federao, a Lei de Concesses no se aplica aos servios de radiodifuso sonora e de sons e imagens, como determina o art. 41 da Lei 8.987/1995.

No que se refere prestao efetiva dos servios pblicos, dentro de um critrio formal (que ser tratado logo no prximo tpico), a Constituio Federal (art. 175) dispe que o Estado titular dos servios pblicos (sem abrir qualquer exceo). No entanto, a prestao, a execuo de tais servios, no precisa ser necessariamente direta, ou seja, no h necessidade de o Estado utilizar do seu prprio aparato (rgos, instrumentos, ou agentes pblicos) para prestao da atividade. Em outros termos, a prestao pode ser indireta, sendo neste ltimo caso, de acordo com a Constituio Federal, viabilizada por

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 4 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 meio de concesso ou de permisso, sempre precedidas de licitao Veja o dispositivo que fundamenta a afirmao: Art. 175. Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. Pargrafo nico. A lei dispor sobre: I - o regime das empresas concessionrias e permissionrias de servios pblicos, o carter especial de seu contrato e de sua prorrogao, bem como as condies de caducidade, fiscalizao e resciso da concesso ou permisso; II - os direitos dos usurios; III - poltica tarifria; IV - a obrigao de manter servio adequado.

Fixao
(2006/ESAF TCU) De acordo com a Constituio Federal, a prestao de servios pblicos dar-se- diretamente pelo Poder Pblico ou mediante concesso ou permisso. O texto constitucional prev, ainda, lei que regrar esta prestao. Assinale, no rol abaixo, o instituto que no est mencionado na norma constitucional como diretriz para esta mencionada lei. a) Direitos dos usurios. b) Poltica tarifria. c) Obrigao de manter servio adequado. d) Condies de caducidade e resciso da concesso ou permisso. e) Critrios de licitao para a escolha dos concessionrios ou permissionrios.
Comentrios: O pargrafo nico do art. 175 da Constituio Federal dispe que a lei dispor sobre: I - o regime das empresas concessionrias e permissionrias de servios pblicos, o carter especial de seu contrato e de sua prorrogao, bem como as condies de caducidade, fiscalizao e resciso da concesso ou permisso; II - os direitos dos usurios;
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 5 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
III - poltica tarifria; IV - a obrigao de manter servio adequado. Percebeu? O texto constitucional no exige que a lei estabelea os critrios de licitao para a escolha das concessionrias ou permissionrias, da a incorreo da alternativa E. Gabarito: alternativa E.

Da leitura do art. 175 da CF, de 1988, podem ser extradas algumas concluses. A primeira a de que a meno a Poder Pblico inclui tanto a Administrao Direta como Indireta. Algum duvida que a Empresa de Correios e Telgrafos prestadora de servios pblicos, embora detenha a natureza de empresa pblica, enfim, entidade da Administrao Indireta? Mas necessrio frisar que, tratando-se de entidades da Administrao Indireta, o Estado outorga os servios pblicos mediante lei. Com outras palavras, a prestao continua sendo DIRETA, porm, com a participao da Administrao INDIRETA.
ATENO: na outorga (prestao direta), a descentralizao dos servios ocorre mediante lei, transferindo-se a titularidade e a execuo; enquanto na delegao (prestao indireta), procedida por ato ou contrato, transfere-se apenas a execuo. Referncia doutrinria (Dirley Cunha) Servio pblico outorgado aquele prestado por entidade da Administrao Indireta, de natureza pblica ou privada. O Estado cria e transfere a estas entidades, por lei especial, determinado servio pblico. importante anotar que a lei especial, a um s tempo, cria diretamente ou autoriza a criao da entidade e a dota do servio pblico especificado. Servio pblico delegado aquele prestado por empresas concessionrias, permissionrias e autorizatrias, que no integram a Administrao Pblica Direta ou Indireta. O Estado transfere a estas empresas, por meio de contrato administrativo (de concesso ou permisso) ou ato administrativo unilateral (autorizao) to-somente a prestao do servio pblico.

Fixao
FGV - FRE (AP)/SEAD AP/2010 Na prestao outorgado: de servio pblico, caracterstica do servio

a) a transferncia do servio por prazo certo. b) a transferncia do servio via lei.


Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 6 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 c) a execuo transpassada a terceiro. d) a possibilidade de ser anulado por ato administrativo. e) a presuno de transitoriedade.
Comentrios: As delegaes podem ser legais ou negociais. As legais so chamadas, doutrinariamente, de outorga (servio outorgado). As negociais, por sua vez, so denominadas delegao (servio delegado). Enquanto a outorga d-se por lei, transferindo-se titularidade e execuo (carter mais permanente); a delegao, por contrato ou ato administrativo (natureza mais transitria). Gabarito: alternativa B.

Acrescenta-se que, apesar da distino doutrinria entre servio outorgado e delegado, a Lei 8.987, de 1995 (Lei de Concesses), em mais de um momento, sem a preciso tcnica da doutrina, menciona o termo OUTORGA para se referir s concesses. Vejamos: Art. 5o O poder concedente publicar, previamente ao edital de licitao, ato justificando a convenincia da outorga de concesso ou permisso, caracterizando seu objeto, rea e prazo. Art. 16. A outorga de concesso ou permisso no ter carter de exclusividade, salvo no caso de inviabilidade tcnica ou econmica justificada no ato a que se refere o art. 5o desta Lei. Professor, diante da disparidade, como proceder em prova? Fcil. Se a questo versar expressamente sobre servio outorgado e delegado, voc deve se lembrar da distino. Agora, se o enunciado faz registro da Lei 8.987, de 1995, esquea-se da diferena doutrinria, afinal o legislador se utiliza do termo outorga.

Fixao
(2008/FUB Cargo 22) Servio pblico a prestao que a administrao efetua de forma direta ou indireta para satisfazer uma necessidade de interesse geral. (Certo/Errado)
Comentrios: Dentro de um critrio formal, a Constituio dispe que o Estado titular dos servios pblicos (sem abrir qualquer exceo), no entanto, a prestao, a execuo deles, no precisa ser necessariamente direta, ou
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 7 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
seja, no h necessidade de o Estado utilizar do prprio aparato, rgos, instrumentos, ou agentes. Em outros termos, a prestao pode, ainda, ser indireta, sendo neste ltimo caso viabilizada por meio de concesso ou de permisso. Gabarito: CERTO

Outra importante observao a de que, alm da concesso e da permisso, perceberemos que o Estado pode prestar indiretamente servios mediante autorizao de servios pblicos, sem previso no art. 175, mas sim conforme disposto no art. 21, inc. XII, da Constituio, por exemplo. Graficamente, com relao ao assunto prestao de servios pblicos, podemos o resumir do seguinte modo:

Assinale-se, de antemo, que as autorizaes de servios pblicos so formalizadas por ato administrativo, diferentemente das concesses e permisses de servios pblicos, que so contratos administrativos. Alm disso, a CF/1988 dispe que apenas as concesses e as permisses que sero precedidas de licitao, ou seja, as autorizaes dispensam procedimento prvio de licitao, de uma forma geral.

Fixao
CESPE - PMP (INSS)/INSS/2010 A delegao do servio pblico pode ser feita sob as modalidades de concesso, permisso e autorizao. (Certo/Errado)
Comentrios: Apesar da divergncia doutrinria sobre a natureza da autorizao, perceba que a banca a considera uma das formas de delegao de servios pblicos do Estado a particulares. Gabarito: CERTO.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 8 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02

Fixao
INSTITUTO CIDADES - DP AM/DPE AM/2011 A autorizao de servios pblicos em seu sentido constitucional, segundo a doutrina majoritria: a) uma das espcies de descentralizao negocial dos servios pblicos, em carter permanente. b) Comporta licitao na maioria de seus casos. c) um ato administrativo bilateral, com caractersticas contratuais e permanentes. d) Implica em tratamento desigual dos administrados na situao de emergncia, como ocorre na sua outorga por via de licitao prvia. e) ato administrativo para outorga de prestao de servios pblicos nos casos de servio transitrio ou emergencial, ou seja, nunca para sanar necessidade permanente, sob pena de ofensa ao dever de licitar.
Comentrios: A resposta letra E. Para a doutrina, distintamente das concesses, as autorizaes de servios pblicos so atos administrativos. E, no caso, dirige-se a situaes transitrias ou emergenciais. Os demais itens esto incorretos. Vejamos. Na letra A, a autorizao de servios pblicos tem natureza negocial, porm de carter transitrio. Na letra B, distintamente das concesses e permisses de servios pblicos, a autorizao, de regra, no precedida de licitao. Na letra C, ato administrativo unilateral e natureza transitria. Na letra D, no cabvel tratamento desigual (de regra) e no comporta, maior parte das vezes, procedimento prvio de licitao. Gabarito: alternativa E.

E, por fim, perceba que as concesses e permisses so sempre precedidas de licitao. Sobre o tema, o STF declarou a inconstitucionalidade (ADI 3521) de lei estadual que pretendia prorrogar indefinidamente os contratos administrativos, a seguir:
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 9 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
1. O artigo 42 da lei complementar estadual afirma a continuidade das delegaes de prestao de servios pblicos praticadas ao tempo da instituio da agncia, bem assim sua competncia para regul-las e fiscaliz-las. Preservao da continuidade da prestao dos servios pblicos. Hiptese de no violao de preceitos constitucionais. 2. O artigo 43, acrescentado LC 94 pela LC 95, autoriza a manuteno, at 2.008, de "outorgas vencidas, com carter precrio" ou que estiverem em vigor com prazo indeterminado. Permite, ainda que essa prestao se d em condies irregulares, a manuteno do vnculo estabelecido entre as empresas que atualmente a ela prestam servios pblicos e a Administrao estadual. Aponta como fundamento das prorrogaes o 2 do artigo 42 da Lei federal n. 8.987, de 13 de fevereiro de 1.995. Sucede que a reproduo do texto da lei federal, mesmo que fiel, no afasta a afronta Constituio do Brasil. 3. O texto do artigo 43 da LC 94 colide com o preceito veiculado pelo artigo 175, caput, da CB/88 --- "[i]ncumbe ao poder pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos". 4. No h respaldo constitucional que justifique a prorrogao desses atos administrativos alm do prazo razovel para a realizao dos devidos procedimentos licitatrios. Segurana jurdica no pode ser confundida com conservao do ilcito. 5. Ao direta julgada parcialmente procedente para inconstitucional o artigo 43 da LC 94/02 do Estado do Paran. declarar

Professor, os contratos administrativos para a prestao de servios pblicos so sempre precedidos de licitao? No h excees? No se lhes aplicam as contrataes diretas por dispensa ou inexigibilidade de licitao? Vejamos. Dispe o inc. XXI do art. 37 da CF, de 1988:

XXI - ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero
contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes. Perceba que se trata de norma de eficcia contida, ou seja, aquela em que os efeitos podem ser restringidos por normatizao futura. Sobre o tema, a Lei 8.666, de 1993, prev nos arts. 17, 24, e 25

situaes de contratao direta, em que no h a


Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 10 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 realizao prvia de modalidades de licitao, como, por exemplo, concorrncia ou tomada de preos. Acontece que idntica ressalva ausente na Lei 8.987, de 1995 (a Lei de Concesses de Servios Pblicos), e, bem por isso, so inaplicveis as hipteses de licitao dispensvel do art. 24 da Lei 8.666, de 1993. Apesar disso, em caso de inviabilidade de

competio, h lio doutrinria que sustenta a contratao


direta por inexigibilidade de licitao.

Fixao
2009/Cespe TRE-BA No admitida a dispensa de licitao na concesso de servio pblico, ainda que nas hipteses de dispensa previstas na Lei de Licitaes.
Comentrios: Como sobredito, as contrataes diretas por dispensa de licitao no se aplicam aos contratos de concesso ou permisso de servios pblicos. Logo, correta a assertiva ao afirmar que no admitida a dispensa de licitao na concesso de servio pblico. Gabarito: CERTO.

Fixao
(2012/CESPE/MPE-PI/Analista processual) Embora a concesso de servio pblico exija a prvia realizao de procedimento licitatrio, admitida a declarao de inexigibilidade quando h a demonstrao da inviabilidade de competio. (Certo/Errado)
Comentrios: Item bastante interessante, sobretudo ante o que estabelece o art. 175 da CF, que assim dispe: Art. 175. Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. Pela CF/1988, sempre dever ocorrer licitao, para concesso ou permisso de servios pblicos. Ocorre que, eventualmente, poderia acontecer de no haver condies competitivas para determinado servio pblico a ser concedido. Nesse contexto, estaria armado o cenrio para a inexigibilidade de licitao, a qual tem exatamente tal razo: falta de competitividade, ante o que estabelece o art. 25 da Lei 8.666/1993, que de aplicao subsidiria s licitaes para concesses/permisses de servio pblico, as quais tm por Lei de aplicao primria a Lei 8.987/1995. Muito bom este item, que est CERTO.

Fixao
2012/ESAF MIN
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 11 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 As concesses de servio pblico, conforme previstas na Lei n. 8.987, de 1995, devero ser precedidas de: a) licitao, ou sua dispensa em alguma das hipteses previstas em lei, ou o reconhecimento formal de sua inexigibilidade. b) licitao ou o reconhecimento formal de sua inexigibilidade (na hiptese de inviabilidade de competio), no se admitindo a dispensa de certame. c) licitao, em qualquer uma das modalidades existentes na legislao ptria, no se admitindo contratao mediante dispensa do certame ou reconhecimento formal de sua inexigibilidade. d) licitao, apenas na modalidade concorrncia. e) licitao, apenas nas modalidades concorrncia ou prego.
Comentrios: O Estado o titular do servio pblico, mas a prestao dos servios pode ser de forma indireta, por ao de particulares (concessionrias e permissionrias). Vejamos, a seguir, o caput do art. 175 da CF: Art. 175. Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. Perceba que o texto constitucional no deixa qualquer ressalva! No h, portanto, possibilidade de contratao direta por dispensa de licitao, admitindo-se, excepcionalmente, a inexigibilidade de licitao. No entanto, no h, na CF, citao, expressa, da modalidade de licitao cabvel. Para tanto, vamos nos socorrer da Lei 8.987, de 1995, referenciada pela ilustre organizadora, abaixo (inc. III do art. 2): III - concesso de servio pblico precedida da execuo de obra pblica: a construo, total ou parcial, conservao, reforma, ampliao ou melhoramento de quaisquer obras de interesse pblico, delegada pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para a sua realizao, por sua conta e risco, de forma que o investimento da concessionria seja remunerado e amortizado mediante a explorao do servio ou da obra por prazo determinado; O grifo no consta do original, servindo-nos para identificar que a modalidade aplicvel para concesses de servios pblicos, na Lei 8.987, a concorrncia. Correta, portanto, a alternativa D. No entanto, a banca decidiu pela anulao. Qual o motivo? No d pra saber pois a ESAF disponibiliza as razes do provimento do recurso apenas aos candidatos participantes do concurso. Talvez a questo tenha sido anulada porque, na Lei 9.074, de 1995, prevista a modalidade de licitao leilo, logo estaria incorreto afirmar que "apenas a concorrncia" a modalidade aplicvel s concesses. Entretanto, no comando da questo foi citada apenas a Lei 8.987/1995, razo pela qual o gabarito definitivo, em nosso entender, deveria ter sido, sim, a alternativa D.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 12 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
Gabarito: alternativa D.

Vamos retomar a definio de servios pblicos. Como sobredito, no h uma definio Constitucional ou legal para servios pblicos. O que h a definio em Decreto do Poder Executivo Federal e de natureza doutrinria. Tratando-se de conceito eminentemente doutrinrio, existem critrios (correntes, escolas doutrinrias) para a definio de servios pblicos. Vejamos os principais: a) Subjetiva ou orgnica: o nome em si j nos informa o servio pblico aquele prestado de forma direta pelo Estado. Crtica: ora, o Estado tambm pode prestar os servios de forma indireta (por particulares exemplo: concessionrias), logo, o presente critrio no estabelece uma boa definio de servio pblico. Por esse motivo, pouco aceito nos dias atuais. b) Material ou essencialista: de acordo com tal critrio, a natureza da atividade que determina o enquadramento de uma atividade como servio pblico ou no. Em sntese: pblico todo servio que tem por objetivo a satisfao de necessidades coletivas essenciais e no secundrias. Esse o critrio adotado pela corrente essencialista, a qual intenciona, de fato, identificar um ncleo relativo natureza da atividade que leve classificao de uma atividade como servio pblico. De acordo com tal critrio, pouco importa se o servio est previsto ou no em norma. Prevaleceria o contedo, distintamente do que ocorre com a corrente formalista, a qual exige, necessariamente, a previso em lei. Crtica: embora a corrente essencialista conte com fortes defensores, utiliza-se um conceito muito restrito de servio pblico, deixando de lado, por exemplo, os trabalhos internos realizados pelos servidores (servios administrativos). Deixa de lado, ainda, servios como de radiodifuso sonora e de imagens, pois seriam noessenciais. Em resumo: mesmo os servios no essenciais (os ditos secundrios) e os servios administrativos (os internos Administrao) podem ser classificados como servios pblicos. tudo uma questo de escolha poltica, como ser visto a seguir.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 13 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 c) Formal: por este critrio, o Estado, por meio do ordenamento jurdico, o responsvel por estabelecer quais atividades devem ou no ser reconhecidas como servios pblicos. Sendo tais atividades cercadas por normas de Direito Pblico. o critrio adotado pela CORRENTE FORMALISTA. Crtica: atualmente, nem todo servio pblico regido por normas de direito pblico. Existem servios (como a energia eltrica) prestados em carter essencialmente privados (por meio de concessionrias, por exemplo), com apenas derrogaes (interferncias do direito pblico). o que a doutrina costuma chamar de sistema hbrido (um tanto pblico, outro tanto privado). Ressalte-se, ainda, a existncia de servios de interesse pblico e que, apesar de prestados por particulares, no so propriamente servios pblicos. No so sequer delegados pelo Estado. Logo, no cercados por normas de Direito Pblico, nem mesmo em carter hbrido, embora sejam servios de utilidade pblica, a exemplo da sade, do ensino. So servios autorizados pelo Estado, cabendo a este exercer o chamado Poder de Polcia sobre tais atividades. ATENO: esse ltimo critrio (formalista) o mais utilizado no Brasil. Subjetivo ou Orgnico Material ou Essencialista Visa a satisfao de necessidades coletivas essenciais e no secundrias; Previsto ou no em normas Servios no essenciais e administrativos classificados como servio pblico

Formalista

Definio de Servio Pblico

Prestado diretamente pelo Estado

Previsto em lei regido por Normas de Direito Pblico

Crticas

Estado pode prestar de forma indireta

Nem todo servio pblico regido por normas de Direito Pblico

Fixao
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 14 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
(2009/Esaf AFRFB Auditor) Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. Esta a previso do caput do art. 175 da Constituio Federal. Sobre os servios pblicos, no ordenamento jurdico brasileiro, analise as assertivas abaixo e assinale a opo correspondente. ( ) Sob o critrio formal, servio pblico aquele disciplinado por regime de direito pblico. ( ) Segundo o critrio material, servio pblico aquele que tem por objeto a satisfao de necessidades coletivas. ( ) O critrio orgnico ou subjetivo classifica o servio como pblico pela 1 pessoa responsvel por sua prestao, qual seja, o Estado.

Agora que j vimos os critrios para a definio dos servios pblicos, passa-se reproduo de mais uma das definies doutrinrias de servios pblicos (Celso Antnio), pois, como sobredito, no h definio legal para servio pblico: Servio pblico toda atividade de oferecimento de utilidade ou comodidade material fruvel diretamente pelos administrados, prestado pelo Estado ou por quem lhe faa as vezes, sob um regime de Direito Pblico portanto, consagrador de prerrogativas de supremacia e de restries especiais institudo pelo Estado em favor dos interesses que houver definido como prprios no sistema normativo. Como identificar o critrio formal no texto em itlico? O que falamos sobre o critrio formal? aquele estabelecedor do regime jurdico dos servios como sendo de Direito Pblico. Ento: o regime jurdico dos servios diferenciado, especial (consagrador de prerrogativas de supremacia e restries especiais...). Em sntese: de acordo com o critrio formal, servio pblico todo aquele prestado sob regime de direito pblico, total ou parcialmente.

Fixao
(2007/ESAF/DF/PROCURADOR) Quanto teoria dos Servios Pblicos, est correto asseverar que: a) a classificao do servio pblico como imprprio decorre de que o servio prestado, apesar de atendendo a necessidades coletivas, no
1

V, V, V.
www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 15 de 108

Prof. Cyonil Borges

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 executado pelo Estado, seja direta seja indiretamente, mas tosomente autorizado, regulamentado e fiscalizado pelo Poder Pblico. b) a remunerao dos servios pblicos, de qualquer natureza, d-se por meio de tarifa, que se caracteriza como preo pblico. c) descentralizao, conceito ligado ideia de hierarquia, a distribuio interna de competncias, ou seja, no mbito da mesma Pessoa Jurdica. d) o critrio material para a definio de servio pblico leva em considerao o regime jurdico, pois servio pblico seria aquele submetido ao regime de direito pblico derrogatrio exorbitante do direito comum. e) o exerccio da atividade estatal de polcia administrativa constitui a prestao de um servio pblico ao administrado.
Comentrios: Alternativa A CORRETO. Na viso de parte da doutrina administrativista, servios prprios so aqueles que, atendendo a necessidades coletivas, o Estado assume como seus e os executa diretamente (por meio de seus agentes) ou indiretamente (por meio de concessionrios e permissionrios). J os imprprios, embora atendam necessidades coletivas, no so de titularidade do Estado e nem por ele executados, porm, no fogem da proteo do Estado no uso Poder de Polcia, enfim, devem ser autorizados, regulamentados, e fiscalizados, no passam de verdadeiras atividades privadas. Alternativa B INCORRETO. De qualquer natureza? Os servios compulsrios, enfim, os impostos de forma coercitiva pelo Estado, so cobrados mediante TAXAS (por exemplo: taxa judiciria). Alternativa C INCORRETO. O conceito de descentralizao conhecido no meio concursstico. Enquanto a DesCOncentrao a criao de rgos, dentro, obviamente, de uma mesma pessoa jurdica; j a desCENtralizao remete a ideia de pessoas jurdicas distintas (criao de entidades), da a incorreo do quesito. Alternativa D INCORRETO. O critrio que leva em considerao o regime jurdico o FORMALISTA. Alternativa E INCORRETO. O servio pblico atividade inconfundvel com poder de polcia e mesmo com o conceito de obra pblica. Do primeiro se diferencia, pelo fato de ser atividade positiva, com outras palavras, o poder de polcia atividade eminentemente negativa, enquanto servio pblico atividade positiva. Da segunda se diferencia pelo fato de ser a obra pblica de natureza esttica, diferentemente do servio pblico, atividade dinmica. Gabarito: item A.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 16 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02

Fixao
(2011/FCC TCE/SP Procurador) A caracterizao de uma atividade como servio pblico exige: (A) a execuo direta por parte do Poder Pblico. (B) a submisso a regime integralmente pblico, por meio de concesso ou permisso. (C) sua definio em ato administrativo do Poder Pblico que delegar sua execuo. (D) gesto direta do Poder Pblico sobre a atividade delegada a particular. (E) previso em lei, passvel de delegao de sua execuo material.
Comentrios: Vamos direto s anlises. Alternativa A - INCORRETA. O art. 175 da CF, de 1988, dispe que o Poder Pblico titular dos servios pblicos, porm a execuo pode ser indireta, no caso, por meio de concessionrias e permissionrias. Alternativa B - INCORRETA. No Brasil, adota-se, para a definio dos servios pblicos, do critrio formal, em que os servios so regidos por normas de Direito Pblico. No entanto, tratando-se da execuo por particulares, haver, igualmente, normas de Direito Privado, a partir do que se conclui que o sistema hbrido, e no integralmente de Direito Pblico. Alternativa C - INCORRETA. Os servios pblicos no so definidos por leis e sequer pela CF, de 1988. Alternativa D - INCORRETA. O Estado fiscaliza, regula e normatiza, mas a gesto direta dos servios pode ser atribuda aos particulares. Gabarito: alternativa E.

2.

Classificaes dos Servios Pblicos

Antes das classificaes propriamente ditas, deve ser destacado que o servio pblico atividade inconfundvel com poder de polcia, obra pblica, e interveno. Do primeiro (poder de polcia) se diferencia pelo fato de ser atividade positiva (o Estado oferece a utilidade). J o poder de polcia atividade eminentemente negativa (o Estado limita e restringe os direitos e as atividades). Entretanto, esclarea-se que a feio estritamente negativista do poder de polcia alvo de crticas doutrinrias. Da segunda (obra pblica), diferencia-se pelo fato de ser a obra pblica de natureza esttica. De sua parte, o servio pblico atividade dinmica (transportar, realizar ligaes telefnicas, prover sinal de televiso, etc.).
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 17 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Quanto interveno, h entendimento doutrinrio que defende a inexistncia de oposio entre a atividade econmica e o servio pblico. Nesse contexto, a atividade econmica, entendida em um sentido amplo, possuiria como espcies o servio pblico industrial ou comercial e a atividade econmica em sentido estrito. Em todo caso, sero traadas as distines entre as espcies do gnero atividade econmica. Relativamente ao regime jurdico, servio pblico e atividade econmica possuem, em geral, distintos regramentos. O servio pblico se sujeita a um conjunto de princpios e de normas predominantemente de direito pblico, por exemplo: continuidade, modicidade das tarifas, eficincia, universalidade e cortesia. Por sua vez, a atividade econmica se desenvolve sob a observncia dos comandos constitucionais primariamente do direito privado e da ordem econmica, como, por exemplo: princpios da livre iniciativa, da propriedade privada, da funo social da propriedade, da livre concorrncia, e da defesa do consumidor. Quanto forma de atuao, h, igualmente, traos distintivos. Segundo o art. 175 da CF/1988, o Poder Pblico, titular do servio pblico, tanto pode prest-lo diretamente quanto sob o regime de concesso e permisso, sempre precedidas de licitao. J o art. 173 da CF/1988, em paralelo ao sistema capitalista, dispe que o Estado tem atuao subsidiria, s podendo explorar a atividade econmica nos casos de monoplio, de imperativo de Segurana Nacional, e de relevante interesse pblico. Esclarea-se ainda que, para os servios pblicos, no se cogita em monoplio, de regra, mas sim em prerrogativas, o que torna atrativa a atividade para o setor privado; enquanto que, para a atividade econmica, a caracterstica a livre concorrncia e a competio. Por fim, nos termos do 1. do art. 173 da CF/1988, na atividade econmica em sentido estrito, as empresas governamentais ficam sujeitas ao regime prprio das empresas privadas, inclusive quanto s obrigaes trabalhistas e tributrias; o que, no entanto, no alcana integralmente as empresas estatais que prestam servio pblico. Vamos, agora, retomar propriamente ditas. o tpico das classificaes

Tratando-se de concursos pblicos, com exceo da aprovao no certame, nada certo, como o caso das classificaes de servios pblicos. Apesar disso, abaixo sero expostas algumas

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 18 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 das mais relevantes, haja vista o objeto maior do curso: a adequada preparao dos candidatos a cargos pblicos. De acordo com algumas concepes doutrinrias, os servios podem ser: Coletivos (uti universi universais) e singulares (uti singuli); Administrativos, econmicos, e sociais; Propriamente ditos e de utilidade pblica; Servios Exclusivos e no exclusivos; Prprios e imprprios; Privativos e comuns.

Coletivos e Singulares
Esta primeira classificao apresenta a diviso em termos de generalidade, de alcance de destinatrios. Neste aspecto, os servios podem ser uti universi e uti singuli. Servios uti universi (ou gerais) so os servios pblicos prestados a grupos indeterminados de indivduos, a toda a coletividade, no se distinguindo os potenciais usurios. Portanto, servios indivisveis so universais. No possvel mensurar (medir) de modo exato sua utilizao pelos usurios (per capita), devendo ser financiados pelos impostos (quando for o caso), dado o carter no contraprestacional de tal tributo (exemplos: segurana pblica; sade; iluminao pblica hoje custeada mediante contribuio de iluminao pblica; saneamento bsico etc.). J os servios uti singuli, individuais ou singulares, so os servios que se dirigem aos destinatrios individualizados, sendo possvel medir, caso a caso, quanto do servio est sendo consumido. Logo, so servios medidos per capita. Quando postos em operao, constituem verdadeiro direito individual, desde que este se apresente em condies tcnicas adequadas para o recebimento na rea de prestao do servio. Distintamente dos servios uti universi, os uti singuli, pelo fato de admitirem mensurao individualizada, do ensejo cobrana de exao tributria taxa, caso o servio seja prestado pelo Estado (caput do art. 77 do Cdigo Tributrio Nacional: servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio), ou tarifa (espcie do gnero preo pblico, cobrado por particulares p.ex.: concessionrias e permissionrias).
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 19 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Ambas as formas de pagamento possuem natureza contraprestacional, constituindo o que os tributaristas costumam chamar de prestaes sinalagmticas (o usurio s pode exigir a continuidade da prestao quando estiver cumprindo regularmente sua obrigao). Outro ponto de relevo que as taxas, pelo fato de decorrerem de lei, detm carter obrigatrio (diz o Cdigo Tributrio tributo toda prestao compulsria (...) art. 4). Assim, embora os servios no sejam utilizados, o administrado no tem a faculdade de deixar de quitar o dbito junto ao Estado, caso os servios estejam em pleno funcionamento ou ao menos colocados disposio do contribuinte. Com outras palavras, os servios individuais remunerados mediante taxa caracterizam-se pela obrigatoriedade, pois o contribuinte no tem opo de escolha de uso, porque, mesmo que dele no se utilize, obrigado a remuner-lo, e pela continuidade, mesmo ocorrendo a inadimplncia do usurio, dever do Estado a prestao dos servios. Trava-se, ento, entre o contribuinte e o Poder Pblico, uma relao administrativo-tributria, solucionada pelas regras do Direito Administrativo (Resp 460271-SP STJ). Por sua vez, as tarifas sero cobradas no caso de utilizao efetiva de servios pblicos facultativos (no compulsrios), como os de energia eltrica. Afirma-se, ainda, que as tarifas s podem ser cobradas pela prestao de servios uti singuli, o que, de certa forma, verdadeiro. Acontece que a Lei 9.074/1995 garante a execuo de determinados servios por meio de concesso e de permisso, sem que, no entanto, tais servios detenham o carter individual. So exemplos: saneamento bsico e limpeza urbana (art. 2, caput) (servios uti universi). Ento, aprenda algo: separe regra de exceo, a vida concursstica sempre assim! Para os concursos pblicos, saiba que, de modo geral, apenas servios uti singuli admitem a entrega a particulares por meio de concesses de servios pblicos.

Administrativos, Econmicos e Sociais


A segunda classificao a de que os servios podem ser administrativos, econmicos e sociais. Servios Administrativos so os que a Administrao executa para atender a suas necessidades internas ou para preparar outros servios que sero prestados ao pblico, tais como os de imprensa
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 20 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 oficial (impresso de dirios), das estaes experimentais e outros dessa natureza. Econmicos, tambm denominados de industriais ou comerciais, so os servios que produzem renda para quem os presta. A remunerao dos prestadores de servios econmicos se faz por intermdio de tarifas, a serem fixadas pelo Estado, independentemente de este ser ou no o prestador do servio. Por fim, destacam-se os servios pblicos sociais, executados pelo Estado para atendimento dos interesses sociais bsicos, e representam ou uma atividade propiciadora de comodidade relevante, ou servios assistenciais e protetivos. Como registra Carvalho Filho, tais servios so, em regra, deficitrios, e o Estado os financia atravs de recursos obtidos junto comunidade, sobretudo pela arrecadao de tributos. Podem ser citados como servios sociais: assistncia criana e ao adolescente; assistncia mdica e hospitalar.

Propriamente Ditos (indelegveis) e de Utilidade Pblica (delegveis)


Os servios pblicos podem ser classificados, ainda, em propriamente ditos e de utilidade pblica. Para Carvalho Filho, so classificados, nessa ordem, em servios indelegveis e delegveis. Para Hely Lopes, os servios de relevncia pblica so os que a Administrao presta diretamente comunidade, sem delegao a terceiros, por reconhecer sua essencialidade e necessidade para a sobrevivncia da populao e do prprio Estado, como, por exemplo, defesa nacional e sade pblica. So considerados servios pr-

comunidade, por se destinarem ao atendimento a necessidades


gerais da sociedade. Os servios de utilidade pblica so os servios que a Administrao reconhece a convenincia, MAS NO SUA NECESSIDADE E ESSENCIALIDADE, e, por isso, ou os presta diretamente sociedade ou os delega, para que sejam executadospor terceiros (p. ex: concessionrios, permissionrios e autorizatrios). So exemplos de servios de utilidade pblica: transporte coletivo, energia eltrica, telefonia etc. So considerados, por sua vez, servios pr-cidado, por propiciarem facilidades diretamente aos cidados.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 21 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02

Fixao
CESPE - PMP (INSS)/INSS/2010 Com relao aos servios pblicos, julgue o item a seguir. Os servios pblicos propriamente ditos so aqueles em que a administrao pblica, reconhecendo sua convenincia para os membros da coletividade, presta-os diretamente ou permite que sejam prestados por terceiros, nas condies regulamentadas e sob seu controle. (Certo/Errado)
Comentrios: Perceba que a banca s fez inverter os conceitos de servios pblicos propriamente ditos com os de utilidade pblica, da a incorreo do quesito. Gabarito: ERRADO.

Exclusivos e no Exclusivos
Ao lado de servios pblicos exclusivos do Estado (art. 21, XI e XII, da CF/1988, por exemplo), prestados direta ou indiretamente (concesso, permisso, e autorizao), em que se pressupe o uso de atos de imprio, destacam-se os servios pblicos no privativos. Vale dizer, aos particulares lcito o desempenho de tais servios, independentemente de delegao do Poder Pblico. O amigo se questiona: quais so esses servios? Conforme o texto constitucional, podemos citar, pelo menos, quatro servios em que o Estado no detm a titularidade para prestao: educao, previdncia social, assistncia social, e sade: - Sade (CF/1988): Art. 199. A assistncia sade livre iniciativa privada. No caso de servios de sade prestados por particular no se fala em delegao, mas de outros requisitos estabelecidos em leis especficas, o que no vem ao caso para a preparao de Direito Administrativo em concursos pblicos, de uma forma geral. Observe-se que, embora no sejam servios delegados pelo Estado, ficam sujeitos ao controle deste, por meio do exerccio regular do poder de polcia administrativa. H, inclusive, agncia reguladora federal com competncia para tanto, a ANS Agncia Nacional de Sade Suplementar.

Fixao
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 22 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 2012 Cmara dos Deputados Cespe Julgue o item que se segue, relativo aos servios pblicos. De acordo com critrio de classificao que considera a exclusividade ou no do poder pblico na prestao do servio, o servio postal constitui um exemplo de servio pblico no exclusivo do Estado.
Comentrios: A autora Maria Sylvia esclarece que servio pblico toda atividade que a Administrao Pblica executa, direta ou indiretamente, para satisfazer necessidade coletiva, sob regime jurdico predominantemente pblico. Abrange atividades que, por sua essencialidade ou relevncia para a coletividade, foram assumidas pelo Estado, com ou sem exclusividade. Para a autora, na Constituio encontram-se exemplos de servios pblicos exclusivos, como o servio postal [da a incorreo do quesito] e o correio areo nacional (art. 21, X), os servios de telecomunicaes (art. 21, XI), os de radiodifuso, energia eltrica, navegao area, transportes e demais indicados no artigo 21, XII, o servio de gs canalizado (art. 25, 2). nesse sentido, inclusive, a jurisprudncia do STF (ADPF 46). Vejamos, com os destaques feitos por ns: O servio postal conjunto de atividades que torna possvel o envio de correspondncia, ou objeto postal, de um remetente para endereo final e determinado no consubstancia atividade econmica em sentido estrito. Servio postal servio pblico. A atividade econmica em sentido amplo gnero que compreende duas espcies, o servio pblico e a atividade econmica em sentido estrito. Monoplio de atividade econmica em sentido estrito, empreendida por agentes econmicos privados. A exclusividade da prestao dos servios pblicos expresso de uma situao de privilgio. Monoplio e privilgio so distintos entre si; no se os deve confundir no mbito da linguagem jurdica, qual ocorre no vocabulrio vulgar. A Constituio do Brasil confere Unio, em carter exclusivo, a explorao do servio postal e o correio areo nacional [art. 21, X]. O servio postal prestado pela Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos ECT, empresa pblica, entidade da Administrao Indireta da Unio, criada pelo Decreto-Lei 509, de 10 de maro de 1969. imprescindvel distinguirmos o regime de privilgio, que diz com a prestao dos servios pblicos, do regime de monoplio sob o qual, algumas vezes, a explorao de atividade econmica em sentido estrito empreendida pelo Estado. A Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos deve atuar em regime de exclusividade na prestao dos servios que lhe incumbem em situao de privilgio, o privilgio postal. Os regimes jurdicos sob os quais em regra so prestados os servios pblicos importam em que essa atividade seja desenvolvida sob privilgio, inclusive, em regra, o da exclusividade. O julgado acima til para solucionar o item, que est ERRADO, e para esclarecer que servios pblicos EXCLUSIVOS no so o mesmo que monoplio, que , de acordo com o julgado, atividade econmica em sentido estrito, empreendida por agentes econmicos privados.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 23 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
Para a autora, com relao aos servios no exclusivos do Estado, pode-se dizer que so considerados servios pblicos prprios, quando prestados pelo Estado; e podem ser considerados servios pblicos imprprios, quando prestados por particulares, porque, neste caso, ficam sujeitos a autorizao e controle do Estado, com base em seu poder de polcia. Enfim, so considerados servios pblicos, porque atendem a necessidades coletivas; mas impropriamente pblicos, porque falta um dos elementos do conceito de servio pblico, que a gesto, direta ou indireta, pelo Estado. Gabarito: ERRADO.

Prprios e Imprprios
Na viso de parte da doutrina administrativista2, servios prprios so aqueles que, atendendo a necessidades coletivas, o Estado assume como seus e os executa diretamente (por meio de seus agentes) ou indiretamente (por meio de concessionrios e permissionrios). J os imprprios, embora atendam necessidades coletivas, no so de titularidade do Estado e nem por ele executados. Porm, no refogem ao Poder de Polcia Estatal, porque devem ser autorizados, regulamentados e fiscalizados. No deixam de ser, portanto, verdadeiras atividades privadas, controladas pelo Estado. Para boa parte da doutrina, os servios imprprios sequer deveriam ser reconhecidos como servio pblico, em sentido jurdico estrito Como exemplos de tais servios, podem ser citados: os prestados por instituies financeiras e os de seguro e previdncia privada. Essa ltima classificao no clssico livro do Hely Lopes Meirelles aparece como servios pblicos autorizados: servios de txi, de despachantes, de pavimentao de ruas por conta dos moradores, de guarda particular de estabelecimentos e de residncias.

Fixao
2012/Cespe Cmara dos Deputados Julgue o item que se segue, relativo aos servios pblicos. Os servios pblicos prprios so aqueles que atendem s necessidades coletivas e que o Estado executa tanto diretamente quanto indiretamente, por intermdio de empresas concessionrias ou permissionrias.
Comentrios:
2

Maria Sylvia Zanella Di Pietro, por exemplo.


www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 24 de 108

Prof. Cyonil Borges

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
O item est CERTO, conforme a doutrina da Prof. Maria Sylvia Di Pietro. A questo, entretanto, merecedora de crtica. O Cespe j se apoiou, em mais de um momento, nos ensinamentos do autor Hely Lopes Meirelles, para quem os servios Pblicos PRPRIOS so os servios pblicos propriamente ditos, ou seja, aqueles prestados diretamente pela Administrao prpria comunidade, por reconhecer serem essenciais e necessrios sobrevivncia da coletividade e do prprio Estado. Por serem considerados prprios do Estado, s por este podem ser prestados, sem possibilidade de delegao a terceiros . So exemplos de tais tipos de servio: a defesa nacional e a atividade policial. E os imprprios, para o autor, so os servios que a Administrao, reconhecendo sua convenincia, MAS NO A SUA NECESSIDADE E ESSENCIALIDADE, presta-os diretamente sociedade ou delega sua prestao a terceiros (p. ex: concessionrios, permissionrios e autorizatrios). Ou seja, existe divergncia doutrinria sobre o ponto, e, costumeiramente, nessas situaes, o Cespe anula a questo. bem provvel que no tenha havido recurso para o quesito. Porm, em futuras provas, melhor que sigam o entendimento da autora Maria Sylvia Di Pietro, por ser autora mais moderna e atualizada, e que foi adotado na presente questo.

Ainda com relao classificao dos servios pblicos em prprios ou imprprios, nossas queridas ESAF e FCC acompanham o raciocnio da autora Maria Sylvia Di Pietro. Vejamos:

Fixao
ESAF AFC Ouvidoria/2012 (CGU)/CGU/Preveno da Corrupo e

A noo de "Servio Pblico" considerada por autores como Cretella Jr. "a pedra angular do direito administrativo". No caso brasileiro, os servios pblicos so classificados segundo algumas caractersticas. Os enunciados abaixo se referem a essas caractersticas. I. Os servios pblicos prestados diretamente pelo Estado ou indiretamente, mediante concessionrios, so chamados Servios Pblicos Prprios. II. Apenas os servios pblicos prestados diretamente pelo Estado so chamados Servios Pblicos Prprios. III. Os servios pblicos prestados indiretamente, mediante concesso, autorizao, permisso ou regulamentao so Servios Pblicos Imprprios. Quanto a esses enunciados, indique a opo correta. a) Apenas o I est correto
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 25 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 b) Apenas o II est correto c) Apenas o III est correto d) Todos esto corretos e) Nenhum est correto.
Comentrios: Como sobredito, a ESAF costuma adotar os ensinamentos da autora Maria Sylvia Di Pietro. Na viso da autora, servios prprios so aqueles que, atendendo a necessidades coletivas, o Estado assume como seus e os executa diretamente (por meio de seus agentes) ou indiretamente (por meio de concessionrios e permissionrios). J os imprprios, embora atendam necessidades coletivas, no so de titularidade do Estado e nem por ele executados, porm no fogem da proteo do Estado no uso Poder de Polcia, enfim, devem ser autorizados, regulamentados, e fiscalizados, no passam, portanto, de verdadeiras atividades privadas. Vencida esta considerao, faamos a anlise dos itens. Item I CORRETO. Os servios pblicos prestados diretamente pelo Estado ou indiretamente, mediante concessionrios, so chamados Servios Pblicos Prprios. Item II - INCORRETO. uma questo de raciocnio lgico. Se o item I est errado, o item II, falso. Ora, o item I certo, logo o item II falso, isso porque os servios pblicos podem ser prestados diretamente pelo Estado. Item III - INCORRETO. Os servios pblicos imprprios so aqueles em que no h titularidade do Poder Pblico. Gabarito: alternativa A.

Ressalte-se que, em qualquer caso, as condies de prestao e o controle so sempre do Poder Pblico, embora o risco da atividade seja assumido pelos prestadores do servio, os quais sero remunerados pelos usurios. So exemplos de servios de utilidade pblica: transporte coletivo, ENERGIA ELTRICA, telefonia, etc. No sei se os amigos tiveram alguma dificuldade nessa passagem, em razo das divergncias doutrinrias expostas... Mas podemos afirmar que o mais difcil no fazer o concurso pblico, em si, ainda ter de contar com a boa-vontade do examinador em adotar entendimentos unnimes ou, pelo menos, majoritrios na doutrina ou na jurisprudncia. Mas tudo bem, vamos fazer nosso papel que passar logo no concurso! Deixe as confuses de lado e estude,
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 26 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 ento!

Privativos e Comuns
Segundo Carvalho Filho, os servios privativos so aqueles atribudos a apenas uma esfera da federao, como, por exemplo, a emisso de moeda e o servio postal, privativos da Unio (incs. VII e X do art. 21 da CF); a distribuio de gs canalizado, privativo dos Estados e Distrito Federal (2 do art. 25 da CF); e o transporte coletivo intramunicipal, reservado aos Municpios (inc. III do art. 30 da CF). Nesse contexto, ilegtimo, por exemplo, que leis estaduais disponham sobre o trnsito e transporte, bingos, energia eltrica e telefonia, por serem matrias privativas da Unio. A no ser que Lei Complementar Federal delegue aos Estados-membros competncia para legislar sobre pontos especficos (pargrafo nico do art. 22 da CF, de 1988). Por sua vez, os servios comuns so os que podem ser prestados concorrentemente por duas ou mais pessoas federativas. Sobre o tema, a CF, de 1988, no art. 23, enumerou os servios comuns, como, por exemplo, proteo ao meio ambiente e preservao das florestas. Bom, para fechar, como as questes de concurso pblico sobre as diversas classificaes dos servios pblicos so constantes, segue abaixo quadro-resumo, com o que h de principal e que foi visto aqui.
Servios Pblicos Propriamente Ditos Servios Pblica de Utilidade Essenciais e necessrios sobrevivncia do grupo social e do Estado, no podendo ser delegados a particulares, como, por exemplo, defesa nacional. So os servios que a Administrao, reconhecendo sua convenincia, mas no a sua necessidade essencialidade, presta-os diretamente sociedade ou delega sua prestao a terceiros, exemplo das concessionrias. Prestados pelo Estado com relao de supremacia, sem a possibilidade de delegao a particulares. (1) Aqueles que satisfazem os interesses da coletividade, com a possibilidade de delegao, como, por exemplo, energia eltrica. So os servios prestados para atendimento s necessidades internas do Estado, para compor
Pgina 27 de 108

Servios Prprios/Indelegveis Servios Imprprios/Delegveis Servios Administrativos

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
melhor sua organizao, como, por exemplo, Imprensa Nacional. Servios dirigidos s satisfaes bsicas da coletividade, como, por exemplo, assistncia mdica e educacional. So os geradores de renda/lucro, como, por exemplo, telefonia e transporte coletivo. (2) Usurios determinados, com mensurao per capta, como, por exemplo, fornecimento de gua. Usurios indeterminados, de natureza indivisvel, como, por exemplo, iluminao pblica. Aqueles de titularidade exclusiva do Estado, como, por exemplo, gs canalizado, telecomunicaes, e servio postal. (3) Podem ser prestados pelo Estado ou por particulares, por meio de autorizaes, como, por exemplo, sade e educao.

Servios Sociais Servios Industriais/Econmicos Servios Uti Singuli/Singulares Servios Uti Universi Servios Exclusivos

Servios no exclusivos

(1) Para Maria Sylvia Di Pietro, servios prprios so aqueles em que o Estado titular, seja a prestao direta ou indireta (concessionrias e permissionrias, por exemplo). E imprprios, por sua vez, so as atividades privadas que atendem necessidade geral, sendo apenas autorizados pelo Estado, como, por exemplo, previdncia privada. (2) Para Maria Sylvia Di Pietro, os servios industriais ou comerciais seguem o rito do art. 175 da CF, de 1988. O art. 173 da CF refere-se, por sua vez, a atividades estritamente econmicas, exercidas em carter subsidirio pelo Estado. (3) Servios exclusivos no se confundem com servios indelegveis. Por exemplo: o servio local de gs canalizado monoplio dos Estados e DF, enfim, so servios de titularidade exclusiva do Estado, porm podem ser prestados por particulares, no caso, concessionrias.

Fixao
2006/ESAF AFC/CGU Na concesso de servios pblicos federais, a Unio, que os tenha como seus prprios e privativos, delega a sua prestao a terceiros, os quais se remuneram pela respectiva explorao, como o caso: a) da educao escolar. b) da informtica. c) da assistncia sade. d) das telecomunicaes. e) do gs canalizado.
Comentrios: Questo bem interessante.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 28 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
Perceba que o enunciado menciona, expressamente, servio de competncia privativa da Unio. Desta forma, podemos afastar a correo das alternativas "A", "B" e "C", por no serem matrias de competncia privativa da Unio. So servios no privativos do Estado, sendo realizados, paralelamente, por particulares. J o item "E" destaca os servios de gs canalizado, o qual poder ser sim objeto de concesso, porm pelos Estados-membros, nos termos do art. 25 da CF. So servios exclusivos dos Estados-membros, e, por extenso, ao Distrito Federal, em face da competncia cumulativa deste. Assim, resta-nos a alternativa "D". De fato, nos termos do inc. XI do art. 21 da CF, de 1988, compete privativamente Unio explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso, os servios de telecomunicaes, nos termos da lei, que dispor sobre a organizao dos servios, a criao de um rgo regulador e outros aspectos institucionais.

Fixao
(2010/FCC ALESP Procurador) Considerando-se a classificao do Servio Pblico, INCORRETO afirmar que servios: (A) singulares so, preponderantemente, destinados a pessoas individualizadas, sendo mensurvel a utilizao de cada um dos indivduos. (B) indelegveis so aqueles que somente podem ser prestados pelo Estado, ou seja, pelos seus prprios rgos ou agentes. (C) delegveis so somente aqueles que por expressa disposio legal podem ser executados pelo Estado ou por particulares. (D) sociais so os que o Estado executa para atender a reclamos sociais bsicos e representam servios assistenciais e protetivos. (E) econmicos so aqueles que representam atividades de carter industrial ou comercial, que possibilitam lucro.
Comentrios: A resposta letra C, pois, para Hely Lopes, servios delegveis so aqueles que, por sua natureza ou pelo fato de assim dispor o ordenamento, comportam ser executados pelo Estado ou por particulares colaboradores. Os demais itens esto corretos. Na letra A, servios singulares so os uti singuli, ou seja, os com destinatrios identificados, como, por exemplo, a energia eltrica domiciliar. Na letra B, os servios indelegveis, como, por exemplo, a defesa nacional, so aqueles s podem ser prestados diretamente pelo Estado. Na letra D, servios sociais so os executados para o atendimento aos interesses sociais bsicos. Na letra E, os servios econmicos ou industriais so os geradores de
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 29 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
renda, como, por exemplo, telecomunicaes e energia eltrica.

Fixao
FDC - AFTM BH/Pref BH/2012 A atividade desenvolvida na explorao de minerais nucleares, prevista na Constituio Federal, pode ser classificada na seguinte modalidade de servio pblico: a) administrativa b) extraordinria c) econmica d) delegvel e) singular
Comentrios: A questo foi formulada tomando por base os ensinamentos do autor Jos dos Santos Carvalho Filho. Para o autor, os servios econmicos so aqueles que, por sua possibilidade de lucro, representam atividades de carter mais industrial ou comercial, razo por que alguns os denominam de servios comerciais e industriais. Apesar de estarem as atividades econmicas dentro do sistema da liberdade de iniciativa e, portanto, cabendo aos particulares exerc-las (art. 170, CF), o Estado as executa em algumas ocasies especficas. A prpria Constituio o permite quando para atender a relevante interesse coletivo ou a imperativo de segurana nacional (art. 173). Em outras ocasies, reserva-se ao Estado o monoplio de certo segmento econmico, como o caso da explorao de minrios e minerais nucleares (art. 177) [alternativa C]. O gabarito est indiscutivelmente correto, no entanto outra alternativa poderia gerar dvidas. a letra D (servio delegvel). Expliquese. Com a EC 49, de 2006, ficou permitida a produo, comercializao e utilizao de radioistopos (minerais nucleares) por terceiros sob o regime de permisso (alneas "b" e "c" do inc. XXIII do art. 21 da CF). Com a nova redao, sob o regime de permisso, so autorizadas: a comercializao e a utilizao de radioistopos para a pesquisa e usos mdicos, agrcolas e industriais; a produo, comercializao e utilizao de radioistopos de meia-vida igual ou inferior a duas horas. Enfim, possvel, em tese, a delegao da explorao de certos minerais nucleares. Acrescente-se que essa observao no invalida a questo, afinal o enunciado menciona explorao de minerais nucleares em geral. E a delegao, acima referida, apenas para radioistopos.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 30 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
Gabarito: alternativa C.

3.

Competncia para Prestao

Para abordar melhor a matria, vamos, inicialmente, recorrer ao Direito Constitucional, que ensina que a partio de competncias entre os entes federativos segue o princpio da predominncia do interesse. Vejamos. A Unio tem competncia para prestar e regulamentar assuntos de interesse Nacional; os Estados, de interesse regional; os municpios, de interesse local; e o Distrito Federal (em razo de seu hibridismo), cumulativa ou mltipla (Local + Regional, isto , municipal e estadual). Constitucionalmente, compete privativamente: - Unio a prestao de servios de telecomunicaes, de energia eltrica, de transporte interestadual ou internacional, de radiodifuso sonora e de imagens etc. (competncia enumerada). - Aos Estados, os servios de interesse regional. Aqui destacamos que os servios do Estado so achados por excluso, ou seja, de forma residual ou remanescente, exceo do servio de gs canalizado (competncia enumerada, nesse ponto) e dos prestados nas Regies Metropolitanas, nas Aglomeraes Urbanas, e nas Microrregies, os quais, de acordo com Lei Complementar, veja o que estabelece o 3 do art. 25: 3 - Os Estados podero, mediante lei complementar, instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum. O que significa explicao. competncia remanescente? prestar Vamos de

Responda rpido: a quem compete transporte coletivo intermunicipal?

servios

Unio? No, porque Unio competem os servios de natureza interestadual ou internacional. Municpios? No, porque so responsveis pelos servios intramunicipais, regra geral. Logo, em razo do resduo, do que sobra, a competncia s pode ser do Estado.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 31 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Alerte-se que existem servios intramunicipais tambm de competncia dos Estados. Por exemplo: o Metr de So Paulo uma Sociedade de Economia Mista prestadora de servio pblico de transporte urbano coletivo, porm, do Estado de So Paulo e no do Municpio. do Estado porque uma Companhia METROPOLITANA. E cabe ao Estado a organizao dos servios situados nas regies metropolitanas, nos termos do 3 do art. 25 da CF/1988. E os servios de gs? Isso mesmo. localizado, local, no entanto, de monoplio dos Estados. - Aos municpios, os servios de transporte coletivo urbano (leiase: intramunicipais); ensino infantil e fundamental; funerrios. Este ltimo servio merece destaque, uma vez que no constam expressamente do texto constitucional, evidencia de que a enumerao dos servios na CF/1988 meramente exemplificativa (no exaustiva) para os municpios e Estados. Assim, podem os entes federados criar outros servios, em observncia, claro, ao princpio da predominncia do interesse. - Ao Distrito Federal, os servios de competncia dos Estados e dos municpios, em razo da competncia cumulativa ou mltipla. No entanto, nem todos os servios de competncia Estadual so de atribuio Distrital. Vamos leitura do art. 21, incisos XIII e XIV, da CF/1988: XIII - organizar e manter o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico e a Defensoria Pblica do Distrito Federal e dos Territrios; XIV - organizar e manter a polcia civil, a polcia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, bem como prestar assistncia financeira ao Distrito Federal para a execuo de servios pblicos, por meio de fundo prprio; Perceberam? Isso mesmo, nem todos os servios dos Estados so de competncia do Distrito Federal. O fato fez at com o CESPE invertesse o gabarito de um item. Foi em prova do Tribunal de Contas da Unio. Veja:
Fixao (2007/CESPE/TCU/Analista) O DF deve prestar os servios pblicos previstos como de competncia dos estados e dos municpios, cumulativamente.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 32 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
Gabarito: Letra E. Comentrios: o gabarito preliminar deste item foi certo. Entretanto, com os recursos, a banca teve de mudar para ERRADO no definitivo. Observemos as justificativas expostas pelo CESPE: alterado de C para E, pois a assertiva no contempla as excees existentes no ordenamento constitucional, quais sejam, a manuteno dos servios de Ministrio Pblico, Justia e Defensoria Pblica pela Unio dentro do Distrito Federal.

Aproveitando a passagem do item acima, cabe chamar ateno para um detalhe. Com a EC 69, de 2012, a Defensoria no DF, antes mantida e organizada pela Unio, passou competncia legislativa e material do Distrito Federal. Assim, da justificativa do CESPE acima voc pode retirar de seu pensamento a Defensoria do DF. Bom, at aqui tivemos contato com a competncia privativa quanto prestao de servios pblicos, a qual, contudo, nem sempre se faz presente. oportuno registrar que o Legislador Constituinte tambm previu a execuo comum (competncia comum) pelos Entes Polticos de determinados servios pblicos. Segundo disposto no art. 23 da CF/1988: competncia comum da Unio, do Distrito Federal, e dos Municpios. De acordo com a doutrina, a competncia comum de natureza administrativa e, diga-se de passagem, garantidora do exerccio concomitante por todos os Entes Federados, de tal sorte que os servios pblicos sero prestados (executados) de forma paralela, em condies de igualdade, sem relao de subordinao entre os entes federativos. Em sntese: a atuao (ou omisso) de um ente da federao no impossibilita a atuao do outro. IMPORTANTE: O exerccio da competncia comum no est sujeito regulamentao do servio publico exclusivamente pela esfera federativa de nvel mais elevado. Ou seja, mesmo que a Unio no regulamentasse a matria, isso no impediria de um Estado o prestar, por exemplo. Continuemos. Dos servios decorrentes da competncia comum, podem ser citados exemplificativamente: I - cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincia;
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 33 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 V - proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia; VII - preservar as florestas, a fauna e a flora; IX - promover programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico; XII - estabelecer e implantar poltica de educao para a segurana do trnsito. Por fim, atente-se para recente alterao pela Emenda Constitucional 53/2006. Houve a insero de leis complementares (plural) no lugar de lei complementar (singular) no pargrafo nico do art. 23 da CF/1988, com o propsito de se evitar conflitos no mbito da competncia comum ou, mesmo, evitar a prestao duplicada. Vejamos a nova redao: Pargrafo nico. Leis complementares fixaro normas para a cooperao entre a Unio e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimento e do bem-estar em mbito nacional. Por todo o exposto, observe-se que a competncia comum no importa subordinao entre os diferentes entes federativos, ou seja, no pode o ente de nvel mais elevado regular os servios de forma compulsria para os demais.

Fixao
(2009/Cespe Bacen Procurador) Determinado municpio editou lei que estabelece o tempo mximo de espera em fila nas instituies bancrias localizadas em seu territrio, bem como exige a instalao, nas agncias, de equipamentos de segurana, tais como portas eletrnicas com detector de metais e cmaras filmadoras. Inconformados, alguns bancos ingressaram com mandado de segurana sob a alegao de que a lei municipal versava sobre matria de competncia da Unio, uma vez que a normatizao do sistema financeiro nacional de competncia federal art. 192 da Constituio Federal de 1988 (CF). Os bancos alegaram, ainda, que a lei municipal atentava contra o art. 22, VII, da CF, que estatui ser da competncia privativa da Unio legislar sobre poltica de crdito, cmbio, seguros e transferncia de valores, e contra o art. 48, XIII, da CF, que dispe ser da competncia reservada do Congresso Nacional dispor sobre matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes. Tendo como referncia o texto acima, responda, de forma sucinta e
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 34 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 fundamentada, aos seguintes questionamentos: Pode-se considerar que a lei municipal versa sobre assuntos que se encontram na esfera de competncia do municpio? adequado afirmar que a lei municipal, ao dispor sobre o tempo de atendimento ao pblico nas agncias bancrias e sobre a obrigatoriedade de instalao de equipamentos de segurana, disps sobre matrias que a CF estabelece como sendo da competncia privativa da Unio, alm de transgredir competncia reservada ao Congresso Nacional? Extenso mxima: 10 linhas.
PROPOSTA DE SOLUO A repartio de competncias o ponto nuclear da noo de Estado Federal, tendo a Constituio Federal de 1988 adotado como princpio geral de repartio a predominncia do interesse. Dessa forma, os assuntos nacionais competem Unio; os regionais, aos Estados, e os locais, aos Municpios. A ttulo de exemplificao, temos que a fixao do expediente bancrio disciplina de competncia privativa da Unio, pois a esta cabe legislar sobre matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes. Distinta, no entanto, a atribuio para a fixao do tempo de atendimento ao pblico e obrigatoriedade de instalao de equipamentos de segurana nas agncias bancrias. Na viso do Supremo Tribunal Federal, aos Municpios foi reservada competncia para legislar sobre tais matrias, no sendo usurpada, portanto, a competncia reservada ao Congresso Nacional para dispor sobre matria financeira.

4. Formas de Prestao e Meios de Execuo dos Servios Pblicos Os servios pblicos prprios so de titularidade do Poder Pblico, o qual, no entanto, pode prest-los diretamente, por intermdio da administrao Direta ou da Indireta (autarquias e empresas pblicas, por exemplo); bem como, indiretamente, por meio de concesso e de permisso, sempre precedidas de licitao. Perceba que a prestao direta dos servios pblicos efetuada pela prpria mquina estatal, seja centralizada ou descentralizadamente. muito comum os concursandos confundirem o conceito de prestao direta com o de Administrao Indireta, para concluir, equivocadamente, que se est diante da Administrao Indireta a prestao indireta. Como esclarece Gustavo Scatolino, a prestao direta corresponde prestao por meio de sua prpria estrutura, seja por seus rgos ou entidades da Administrao Indireta. o caso do servio postal, prestado pela
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 35 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Unio, com carter de exclusividade por meio da Empresa Brasileira de Correio e Telgrafos, ou do servio de infraestrutura aeroporturia, por meio da Infraero. No caso do pargrafo acima, teremos o servio pblico centralizado ou descentralizado. O servio centralizado se confunde com o conceito de Administrao Direta (Ministrios e Secretarias, por exemplo), em que os servios so prestados pelos prprios rgos da estrutura da pessoa poltica (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios). J o servio descentralizado todo aquele em que o Poder Pblico transfere a titularidade e execuo por lei, ou, to somente, a execuo por contrato ou ato administrativo a outras pessoas jurdicas. Traduzidas, respectivamente, em Administrao Indireta (ou Descentralizao por Outorga, em termos doutrinrios), e em Administrao por Colaborao ou Descentralizao por Delegao (tambm em expresso empregada pela doutrina). Citam-se, ainda, a descentralizao territorial ou geografia, em que se outorga a capacidade genrica administrativa s autarquias territoriais, e a descentralizao social, em que os servios passam a ser prestados com o auxlio de entidades integrantes do Terceiro Setor. Abre-se um parntese para esclarecer que o servio descentralizado no se confunde, igualmente, com o servio desconcentrado. Na desconcentrao, os servios so prestados por uma nica pessoa (repartio pblica), porm, as atribuies so distribudas entre dois ou mais rgos da pessoa jurdica. Est-se diante de verdadeira tcnica administrativa, por simplificar a prestao dos servios, o que, inclusive, diferencia-a da descentralizao, esta pautada no princpio da especializao, em que os servios so retirados do centro e transferidos para outras pessoas, garantindo-se maior eficincia. Por fim, os servios centralizados, descentralizados e desconcentrados podem ser executados direta ou indiretamente. Enquanto na execuo direta, os servios so prestados aos usurios pela pessoa competente com os prprios instrumentos (equipamentos e funcionrios, por exemplo); na execuo indireta, o responsvel pela prestao contrata com terceiros a execuo de servios delegveis, obras contratadas por autarquias, sob a modalidade de empreitada global, por exemplo.

Ento, entendeu tudo? Faamos um pequeno exerccio, para


fixao:
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 36 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 1 Como se classifica a prestao e execuo de servios pblicos por Ministrio com a prpria fora de trabalho? 2 Classifique a prestao de servios por empresa pblica, entidade integrante da Administrao Indireta, e com a personalidade jurdica de Direito Privado. 3 Como se classifica o servio prestado pelo INSS (Autarquia Federal), no Estado do Acre, com a terceirizao de servios? 4 Servios prestados por rgos de Secretaria Estadual com o auxlio de terceiros? Vamos s respostas: 1 A forma de prestao por Ministrio centralizada e DIRETA. A execuo direta. (Servio Centralizado e Execuo Direta) 2 A forma de prestao por Empresa Pblica descentralizada e DIRETA. A execuo direta. (Servio Descentralizado e Execuo Direta) 3 A execuo, com auxlio de terceiros, indireta. (Servio Descentralizado e Execuo Indireta) 4 A execuo sem o prprio aparato indireta. (Servio Desconcentrado e Execuo Indireta) 5. Concesses de Servios Pblicos

Nos termos do art. 175 da CF, de 1988, o Poder Pblico sempre o titular dos servios pblicos. A execuo, entretanto, pode ser feita por particulares (descentralizao por colaborao ou negocial) As concesses de servios pblicos podem ser comuns e especiais. As comuns esto disciplinadas pela Lei 8.987, de 1995, nas espcies: servios pblicos e servios pblicos precedida de obra pblica. Por sua vez, as concesses especiais foram delineadas pela Lei 11.070, de 2004, conhecida, vulgarmente, como Parceria PblicoPrivada. Sejam comuns ou especiais, as concesses so formalizadas por contratos administrativos. E, nos termos do inc. XXVII do art. 22 da CF, de 1988, compete privativamente Unio legislar privativamente sobre normas gerais em matria de licitaes e contratos para toda a Administrao Pblica (Unio, Estados, DF e Municpios). Nesse contexto, para regulamentar o art. 175 da CF, de 1988 (as concesses e permisses de servios pblicos comuns), a Unio editou a Lei 8.987, de 1995, alterada, posteriormente, pelas Leis 9.074, de 1995; 11.196, de 2005, 11.445, de 2007; e 12.767, de
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 37 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 2012. A seguir, o art. 1 da Lei 8.987, de 1995, que nos refora o carter geral da norma:
Art. 1o As concesses de servios pblicos e de obras pblicas e as permisses de servios pblicos reger-se-o pelos termos do art. 175 da Constituio Federal, por esta Lei, pelas normas legais pertinentes e pelas clusulas dos indispensveis contratos. Pargrafo nico. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios promovero a reviso e as adaptaes necessrias de sua legislao s prescries desta Lei, buscando atender as peculiaridades das diversas modalidades dos seus servios.

Esclarea-se que a Lei 9.074, de 1995, enumerou servios pblicos federais sujeitos ao regime das concesses, e, quando for o caso, das permisses. So eles: I - vias federais, precedidas ou no da execuo de obra pblica; II - explorao de obras ou servios federais de barragens, contenes, eclusas, diques e irrigaes, precedidas ou no da execuo de obras pblicas; III - estaes aduaneiras e outros terminais alfandegados de uso pblico, no instalados em rea de porto ou aeroporto, precedidos ou no de obras pblicas. IV - os servios postais. No entanto, foram excludos do sistema os seguintes servios: Art. 2. (...) (...) 2 Independe de concesso, permisso ou autorizao o transporte de cargas pelos meios rodovirio e aquavirio. 3o Independe de concesso ou permisso o transporte: I - aquavirio, de passageiros, que no seja realizado entre portos organizados; II - rodovirio e aquavirio de pessoas, realizado operadoras de turismo no exerccio dessa atividade; por

III - de pessoas, em carter privativo de organizaes pblicas ou privadas, ainda que em forma regular.

Fixao
2013/ESAF DNIT 32- Relativamente ao regime jurdico das concesses de servio pblico, podemos armar que se sujeitam ao regime de concesso e,
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 38 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 quando couber, de permisso a execuo indireta do seguinte servio: a) transporte aquavirio de passageiros, que no seja realizado entre portos organizados. b) transporte de pessoas em carter privativo de organizaes pblicas ou privadas, ainda que de forma regular. c) saneamento bsico e limpeza urbana. d) transporte de cargas pelos meios rodovirio e aquavirio. e) estaes aduaneiras e outros terminais alfandegados de uso pblico, no instalados em rea de porto ou aeroporto.
Comentrios: A resposta preliminar foi letra E. Depois dos recursos, a banca optou pela anulao. O mais regular, em termos de concursos, a exigncia da Lei 8.987, de 1995, no que se refere s concesses e permisses de servios pblicos. Porm, quando a ilustre organizadora decide pela eliminao dos candidatos, e, por consequncia, desnivelar o concurso, socorre-se da Lei 9.074, de 1995. Dispe o art. 1 da Lei 9.074, de 1995: Art. 1 Sujeitam-se ao regime de concesso ou, quando couber, de permisso, nos termos da Lei n 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, os seguintes servios e obras pblicas de competncia da Unio: (...) IV - vias federais, precedidas ou no da execuo de obra pblica; V - explorao de obras ou servios federais de barragens, contenes, eclusas, diques e irrigaes, precedidas ou no da execuo de obras pblicas; VI - estaes aduaneiras e outros terminais alfandegados de uso pblico, no instalados em rea de porto ou aeroporto, precedidos ou no de obras pblicas. VII - os servios postais. O inc. VI do art. 1 coincide com o teor da alternativa E. As alternativas A, B e D esto incorretas. Abaixo, o 3 do art. 2 da Lei: Art. 2. (...)
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 39 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
3o Independe de concesso ou permisso o transporte: I - aquavirio, de passageiros, que no seja realizado entre portos organizados; II - rodovirio e aquavirio de pessoas, realizado por operadoras de turismo no exerccio dessa atividade; III - de pessoas, em carter privativo de organizaes pblicas ou privadas, ainda que em forma regular. No entanto, a letra C est, igualmente, correta (saneamento bsico e limpeza urbana). Vejamos: Art. 2. vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios executarem obras e servios pblicos por meio de concesso e permisso de servio pblico, sem lei que lhes autorize e fixe os termos, dispensada a lei autorizativa nos casos de saneamento bsico e limpeza urbana e nos j referidos na Constituio Federal, nas Constituies Estaduais e nas Leis Orgnicas do Distrito Federal e Municpios, observado, em qualquer caso, os termos da Lei 8.987, de 1995. O enunciado da questo podemos afirmar que se sujeitam ao regime de concesso e, quando couber, de permisso a execuo indireta do seguinte servio. Ora, o fato de ser dispensada lei autorizativa nos casos de saneamento bsico e limpeza urbana, no significa, sobremaneira, que tais servios no possam ser executados indiretamente por meio de concesses ou permisses, conforme o caso. A banca adotou uma premissa equivocada. Perceba, por exemplo, que o caput do art. 2 menciona que os servios j referidos na Constituio Federal ou nas Constituies Estaduais dispensam lei autorizativa. Partindo da premissa da banca, tais servios independem de concesso ou permisso de servios pblicos. Para encerrar a discusso e justificar a anulao da questo, vejamos o inc. II do art. 38 do Decreto 7.217, de 2010, em que se evidencia a prestao dos servios de saneamento bsico de duas formas: >> Indiretamente, mediante concesso ou permisso, sempre precedida de licitao na modalidade concorrncia pblica, no regime da Lei n 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; >> No mbito de gesto associada de servios pblicos, mediante contrato de programa autorizado por contrato de consrcio pblico ou por convnio de cooperao entre entes federados, no regime da Lei n 11.107, de 6 de abril de 2005. Referncia jurisprudencial (Recurso Especial 28222): DIREITO ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL. ARTIGOS 23, INCISO VI E 225, AMBOS DA CONSTITUIO FEDERAL. CONCESSO DE SERVIO PBLICO. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO MUNICPIO. SOLIDARIEDADE DO PODER CONCEDENTE. DANO DECORRENTE DA EXECUO DO OBJETO DO CONTRATO DE CONCESSO FIRMADO ENTRE A RECORRENTE E A COMPANHIA DE SANEAMENTO BSICO DO ESTADO DE SO PAULO Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 40 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
SABESP (DELEGATRIA DO SERVIO MUNICIPAL). AO CIVIL PBLICA. DANO AMBIENTAL. IMPOSSIBILIDADE DE EXCLUSO DE RESPONSABILIDADE DO MUNICPIO POR ATO DE CONCESSIONRIO DO QUAL FIADOR DA REGULARIDADE DO SERVIO CONCEDIDO. OMISSO NO DEVER DE FISCALIZAO DA BOA EXECUO DO CONTRATO PERANTE O POVO. RECURSO ESPECIAL PROVIDO PARA RECONHECER A LEGITIMIDADE PASSIVA DO MUNICPIO. I - O Municpio de Itapetininga responsvel, solidariamente, com o concessionrio de servio pblico municipal, com quem firmou "convnio" para realizao do servio de coleta de esgoto urbano, pela poluio causada no Ribeiro Carrito, ou Ribeiro Taboozinho. II - Nas aes coletivas de proteo a direitos metaindividuais, como o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, a responsabilidade do poder concedente no subsidiria, na forma da novel lei das concesses (Lei n. 8.987, de 13.02.95), mas objetiva e, portanto, solidria com o concessionrio de servio pblico, contra quem possui direito de regresso, com espeque no art. 14, 1 da Lei n. 6.938/81. No se discute, portanto, a liceidade das atividades exercidas pelo concessionrio, ou a legalidade do contrato administrativo que concedeu a explorao de servio pblico; o que importa a potencialidade do dano ambiental e sua pronta reparao

Abaixo, vamos avanar pelas diretrizes bsicas desse Estatuto das Concesses. 5.1. Princpios Por serem destinados coletividade, os servios pblicos sob a incumbncia do Estado ou de seus agentes delegatrios (concessionrias e permissionrias, por exemplo) devem ser prestados com observncia de determinados padres, enfim, o servio pblico prestado aos usurios, aos cidados, deve ser adequado. A doutrina, em traduo aos requisitos do servio adequado (art. 6 da Lei 8.987/1995 Lei das Concesses de Servios Pblicos), costuma apontar mltiplos princpios inerentes prestao dos servios pblicos. Os mais exigidos so a seguir elencados. - Continuidade Tambm denominado de Princpio da Permanncia, um forte item de prova. O Princpio da Continuidade estabelece que os servios pblicos no podem sofrer interrupo. dizer, no devem sofrer soluo de continuidade em sua prestao, a no ser em razo de situaes excepcionais.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 41 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Nesse contexto, no caracteriza descontinuidade a interrupo da prestao do servio: Em razo de situao emergencial, e No caso de interrupo, APS AVISO PRVIO, quando: a) motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e b) por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade.
Recurso Especial 811690 3. Comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos costumes (art. 187 do Cdigo Civil). 4. A recorrente, ao suspender o fornecimento de energia eltrica em razo de um dbito de R$ 0,85, no agiu no exerccio regular de direito, e sim com flagrante abuso de direito. Aplicao dos princpios da razoabilidade e proporcionalidade. 5. A indenizao por danos morais foi fixada em valor razovel pelo Tribunal a quo (R$ 1.000,00), e atendeu sua finalidade sem implicar enriquecimento ilcito indenizada.

EREsp 302620
EMBARGOS DE DIVERGNCIA - ADMINISTRATIVO - FORNECIMENTO DE ENERGIA ELTRICA - CONSTATADA INADIMPLNCIA DO CONSUMIDOR SUSPENSO DO FORNECIMENTO - POSSIBILIDADE - EMBARGOS CONHECIDOS, MAS IMPROVIDOS. A suposta necessidade da continuidade do servio pblico, de acordo com o Cdigo de Defesa do Consumidor, no se traduz em uma regra de contedo absoluto, em vista das limitaes previstas na Lei n. 8.987/97. Alis, nessa linha de entender, a colenda Primeira Turma, por meio de voto condutor da lavra do ilustre Ministro Teori Albino Zavascki, assentou que "tem-se, assim, que a continuidade do servio pblico assegurada pelo art.22 do CDC no constitui princpio absoluto, mas garantia limitada pelas disposies da Lei n. 8.987/95, que, em nome justamente da preservao da continuidade e da qualidade da prestao dos servios ao conjunto dos usurios, permite, em hipteses entre as quais o inadimplemento, a suspenso no seu fornecimento. - H expressa previso normativa da possibilidade de suspenso do fornecimento de energia eltrica ao usurio que deixa de efetuar a contraprestao ajustada (artigo 6, 3, inciso II da Lei n. 8.987/95; artigo 17 da Lei n. 9.427/96; e artigo 91, incisos I e II, da Resoluo 456/2000 da ANEEL). - Recebe o usurio, se admitida a impossibilidade de suspenso do servio, reprovvel estmulo inadimplncia. No ser o Judicirio, entretanto,
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 42 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
insensvel relativamente s situaes peculiares em que o usurio deixar de honrar seus compromissos financeiros em razo de sua hipossuficincia, circunstncia que no se amolda ao caso em exame. - Embargos de divergncia conhecidos e improvidos.

Veremos, mais frente, que, em nome do princpio da continuidade, permitido ao Estado o resgate (encampao ou retomada) do servio pblico concedido, com vistas ao atendimento do interesse da coletividade. Por fim, ainda como aplicao do princpio em anlise, registra-se a inaplicabilidade da exceptio non adimpleti contractus (exceo do contrato no cumprido) em desfavor do Poder Pblico. Nos acordos entre particulares, a regra que o descumprimento por uma das partes abre espao para que outro polo da relao deixe de cumprir a obrigao assumida. Nos contratos de servios pblicos, por sua vez, o descumprimento pelo Poder Concedente no autoriza que a concessionria interrompa a execuo dos servios. Nos termos da Lei 8.987, de 1995, a interrupo, nesse caso, depende de sentena judicial transitada em julgado. Enfim, no oponvel ao Poder Concedente a exceo do contrato no cumprido. importante que o candidato no confunda a regra dos servios pblicos com a prevista na Lei 8.666, de 1993. Nos contratos administrativos, regidos pela Lei de Licitaes, depois de 90 dias de inadimplncia do Estado-contratante, faculta-se a interrupo dos servios contratados com base naquela outra norma. Mas l, chame-se ateno, no so servios pblicos,.

Fixao
(2011/FCC - TJU/AP - Cartrio) INCOMPATVEL com os princpios inerentes aos servios pblicos: (A) aplicao plena da exceo do contrato no cumprido contra a Administrao Pblica. (B) sujeio do exerccio do direito de greve a condies especiais. (C) exigncia de permanncia do servidor em servio, quando pede exonerao, pelo prazo fixado em lei. (D) aplicao do instituto da encampao. (E) paridade de tratamento de usurios, com igualdade de acesso.
Comentrios: Vamos s anlises. Alternativa A - CORRETA. Nos termos da Lei 8.987, de 1995, a interrupo dos servios pblicos d-se por sentena judicial transitada em
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 43 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
julgado, quando a inadimplncia decorre do Poder Concedente. Portanto, no h aplicao plena da exceo do contrato no cumprido. Alternativa B - INCORRETA. A CF, de 1988, determina a prvia edio de lei especfica que fixe as condies para o direito constitucional de greve. Alternativa C - INCORRETA. compatvel com o princpio da continuidade a permanncia do servidor pblico, embora tenha requerido exonerao. Alternativa D - INCORRETA. Para dar aplicabilidade ao princpio da continuidade, faculta-se ao Poder Concedente a retomada dos servios pblicos por razes de interesse pblico (a encampao). Alternativa E - INCORRETA. Os servios pblicos so regidos por princpios, como, por exemplo, o da igualdade. Gabarito: alternativa A.

De acordo com a jurisprudncia dominante, possvel verificar que os servios podem ser interrompidos em caso de inadimplncia. Mas, com um detalhe: o corte de energia eltrica pressupe o inadimplemento de conta relativa ao ms do consumo, sendo invivel a suspenso do abastecimento, em razo de dbitos antigos. Nesse sentido, veja-se a posio do STJ (Recurso Especial Resp 865.841): No lcito concessionria interromper o fornecimento de energia eltrica por diferena de tarifa, a ttulo de recuperao de consumo de meses, em face da essencialidade do servio, posto bem indispensvel vida. que resta cedio que a 'suspenso no fornecimento de energia eltrica somente permitida quando se tratar de inadimplemento de conta regular, relativa ao ms do consumo, restando incabvel tal conduta quando for relativa a dbitos antigos no-pagos, em que h os meios ordinrios de cobrana, sob pena de infringncia ao disposto no art. 42 do Cdigo de Defesa do Consumidor. Cumpre observar que a vedao da suspenso dos servios no diz respeito, obviamente, ao desvio do servio de forma fraudulenta (o vulgo gato). Sabendo, no entanto, que o dbito decorrente de suposta fraude no medidor no pode ser apurada unilateralmente pela concessionria, sob pena de ser ilegtima a suspenso do fornecimento, pelo fato de no se garantir ao usurio o exerccio da ampla defesa e do contraditrio. Recurso Especial 941613
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 44 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 ilegtimo o corte no fornecimento de energia eltrica quando o dbito decorrer de suposta fraude no medidor de consumo de energia, apura unilateralmente pela concessionria. Ainda, em termos doutrinrios, o amigo concursando deve saber distinguir servios compulsrios de servios facultativos. Tratemos, pois, de tal distino. Facultativos so os servios prestados pelas concessionrias e pelas permissionrias. So os servios regidos pela Lei 8.987/1995, em que a remunerao formalizada por TARIFA (o cidado usa se e quando quiser). Nesse caso, pela inadimplncia do usurio 3 , a concessionria pode suspender a prestao do servio. Esse o entendimento do STJ, inclusive (RESP 510478-PB). Enquanto isso, os servios compulsrios, impostos de forma coercitiva pelo Estado e cobrados mediante TAXA (exemplo: taxa de incndio, taxa judiciria), no podero sofrer soluo de continuidade, pois a Fazenda Pblica conta com instrumentos hbeis de cobrana, como a inscrio em dvida ativa para futura execuo do devedor. Nesse contexto, pergunta-se: possvel o corte do fornecimento de gua? Sim, possvel. O Supremo Tribunal Federal STF sinalizou que a cobrana de gua pode ser formalizada por preo pblico, logo, no tem, necessariamente, carter tributrio. Sendo assim fixado por Decreto do Poder Concedente, admite-se a interrupo em virtude do inadimplemento do usurio. Para afastar quaisquer dvidas, ressalte-se que o entendimento do STF acompanhado pelo Superior Tribunal de Justia em diversos julgados (RESP 363.943-MG e RESP 337.965-MG, por exemplo). Pergunta instigante: e como fica se o inadimplente for uma pessoa jurdica de Direito Pblico? No Recurso Especial 649746, o Superior Tribunal de Justia STJ entendeu que, tratando-se de pessoa jurdica de direito pblico, prevalece a tese de que o corte de energia possvel (Lei 9.427/96, art. 17, pargrafo nico), desde que no acontea indiscriminadamente, preservando-se as unidades pblicas essenciais, como hospitais, prontos-socorros, escolas e creches. Aplica-se, por analogia, ainda, a Lei de Greve (Lei 7.783,

Inc. II do 3 do art. 6 da Lei 8.987/1995.


www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 45 de 108

Prof. Cyonil Borges

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 de 1989), a qual prev situaes que, no atendidas, colocam em perigo a sobrevivncia, a sade ou segurana da populao. Assim, seria lcito concessionria interromper o fornecimento de energia eltrica se, aps aviso prvio, determinado Municpio devedor no solvesse a dvida oriunda de contas geradas pelo consumo de energia. Entretanto, para que no seja considerado ilegtimo, o corte no pode ocorrer de maneira indiscriminada. Fica o recado: - De acordo com o REsp 594095, o STJ entende que legal o corte da energia, desde que no sejam atingidas reas cuja supresso do servio possa acarretar perigo segurana da populao ou demasiado prejuzo coletividade, tais como delegacias, ruas, hospitais e escolas pblicas. - No RE 649746, a suspenso do fornecimento de energia eltrica de alguns trechos de ruas e no de um bairro ou todo o municpio, no se qualifica como suspenso indiscriminada. - Generalidade Por fora dos princpios da generalidade, da igualdade, da universalidade, os servios pblicos devem ser prestados, sem discriminao, a todos que satisfaam as condies para sua obteno, sendo imprescindvel a observncia de um padro uniforme em relao aos administrados. Nota-se, assim, um duplo sentido quanto ao princpio. De um lado, os servios pblicos devem ser prestados ao maior nmero possvel de usurios, dizer, deve ter o mximo de amplitude. Por outro lado, a prestao de servio pblico no deve conter discriminaes, quando, claro, as condies entre os usurios sejam tcnica e juridicamente idnticas. Afinal, como j dizia Aristteles, devemos tratar os iguais na medida de suas igualdades e os desiguais medida que se desigualam. Assim, no h qualquer ofensa ao princpio da universalidade a existncia de faixas distintas de tarifas, por exemplo. Atualidade Os servios pblicos devem ser continuamente atualizados, assimilando novas tecnologias e tendncias, evitando-se, assim, a
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 46 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 obsolescncia. A doutrina costuma denomin-lo, ainda, princpio do aperfeioamento ou da adaptabilidade. de

Tal requisito guarda estreita relao com o princpio da eficincia, como se v, mas com ele no se confunde. Dos requisitos de servio adequado o nico que tem definio na Lei 8.987/19954! Percebemos, claramente, que a atualidade vem a ser uma das aplicaes do princpio da eficincia, no sentido de que o progresso da qualidade das prestaes ao usurio deve ser considerado como um dos direitos do cidado, de modo que o Estado, ao assumir um servio como pblico, impe-se tambm correlato dever de zelar pelo seu aperfeioamento, para que os frutos da cincia e da tecnologia sejam distribudos. A doutrina reconhece, na atualidade, a clusula do progresso. Vejamos o que nos ensina Diogo de Figueiredo: Neste sentido, tida como clusula de progresso, o principio da atualidade vem a ser um corolrio do principio da eficincia, no sentido de que o progresso da qualidade das prestaes ao usurio deve ser considerado um dos direitos do cidado, de modo que o Estado, ao assumir um servio como pblico, impe-se tambm o correlato dever de zelar pelo seu aperfeioamento, para que os frutos da cincia e da tecnologia sejam distribudos o mais rpido e amplamente possvel.

Fixao
(2002/Esaf Analista de Comrcio Exterior MDIC) No mbito do conceito de servio pblico adequado, o requisito referente modernidade das tcnicas, do equipamento e das instalaes e a sua conservao, bem como a melhoria e expanso do servio, denomina-se: a) atualidade b) eficincia c) desempenho d) efetividade e) tecnologia
Comentrios:

2 do art. 6.
www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 47 de 108

Prof. Cyonil Borges

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
Certamente, o bom candidato ficaria entre as alternativas A e B, afinal so requisitos previstos no art. 6 da Lei 8.987, de 1995. H uma inclinao de o concursando escolher eficincia, porm, como sobredito, o nico requisito com definio legal a atualidade (princpio do aperfeioamento). Gabarito: alternativa A.

Modicidade das Tarifas O prestador do servio pblico deve ser remunerado de maneira razovel. Contudo, os usurios no devem ser onerados de maneira excessiva. Com efeito, o Poder Pblico deve aferir (mensurar, medir) o poder aquisitivo dos usurios, para que estes no sejam alijados do universo de beneficirios. Inclusive, o Legislador prev as chamadas receitas alternativas ou complementares, com o propsito de manter a tarifa cada vez mais atrativa, acessvel. Ao longo desta aula, o amigo leitor j teve e ter outros sinais de que a forma de remunerao das concesses ocorre por meio de tarifas, que espcie de preo pblico, e no por taxas (espcie tributria). Assim, de modo geral, a tarifa deve se destinar manuteno do servio, bem como ao seu contnuo aperfeioamento, proporcionando a justa remunerao ao concessionrio, de acordo com o estabelecido no contrato firmado. Para que mantenham o equilbrio financeiro inicialmente estabelecido, estipulado, as tarifas devero ser revisadas periodicamente, para mais ou para menos, em razo do evento verificado (art. 9 da Lei 8.987/1995). Esclarea-se que as alteraes unilaterais nos contratos de concesso no observam o limite de 25%, conforme previsto na Lei 8.666/1993, sendo cabvel, portanto, o dever da manuteno do equilbrio econmico-financeiro acima de tais patamares, se necessrio. Voltando um pouco: o que so receitas alternativas? Vai dizer que no ficou com dvidas? O Tribunal de Contas da Unio, recentemente, reviu o projeto do Trem-bala para que recalculassem as tais receitas alternativas, sabiam? Bom, ningum duvida que a prestao dos servios pblicos seja pautada na modicidade da tarifa, isto , as tarifas devem ser mdicas o suficiente para permitir a incluso de um maior nmero de usurios quanto utilizao do servio concedido. Pergunta o amigo
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 48 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 concursando: mas o que isso tem a ver com receita alternativa? Tudo, respondemos. Para o clculo das tarifas devem ser consideradas, ainda, outras fontes provenientes de receitas alternativas, complementares, acessrias ou de projetos associados que podero ser gerados com a concesso (art. 11 da Lei). Quem nunca percebeu, por exemplo, ao longo das estradas tarifadas (Via Dutra ou Carvalho Pinto ou Bandeirantes ou qualquer rodovia tarifada), terrenos pblicos sendo explorados por particulares? Isso mesmo. So (ou podem ser) receitas alternativas, utilizadas com a finalidade de ajudar no custo do servio, revertendo em reduo da tarifa para o usurio. No caso do Trem de Alta Velocidade, vulgo Trem-Bala, que ligar RJ-SP-Campinas, o TCU recomendou que as receitas advindas da explorao econmica das estaes prprias de passageiros e do transporte de pequenas cargas sejam revertidas em benefcio da modicidade tarifria. Em outras palavras, as receitas alternativas e complementares obtidas pela futura concessionria reduziro o custo da passagem do trem. Por fim, registre-se que o reajuste e reviso das tarifas so clusulas essenciais nos contratos de concesso as que se refiram reviso e ao reajuste das tarifas (inc. IV do art. 23), a s quais, ainda, podero ser diferenciadas em funo das caractersticas tcnicas e dos custos especficos provenientes do atendimento aos distintos segmentos de usurios (art. 13). Essa ltima passagem refora a ideia de as tarifas serem diferenciadas no importa ofensa ao princpio da igualdade (da universalizao). Nesse quadro, veja-se a tarifa social de energia eltrica, cujos valores so menores para a populao de menor renda, desde que se atenda diversos critrios, tais como: renda, consumo per capita, etc. Enfim, no h qualquer ilegalidade em cobranas diferenciadas pela prestao de servios pblicos, ante o que estabelece o princpio da igualdade. Cortesia Um breve parntese. Talvez este seja entre os requisitos aquele que muitas vezes sentimos falta, no verdade? Porm, dever do prestador do servio tratar com civilidade, com urbanidade, os usurios-cidados do servio pblico, dado que sem os usurios o que seria do servio pblico?
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 49 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Pode-se afirmar que o destinatrio do servio pblico tem o direito de ser tratado com urbanidade e cortesia, mesmo porque a prestao que lhe ofertada no consubstancia um favor que lhe generosamente concedido, mas se trata da consecuo (execuo) de um dever (encargo pblico mnus pblico), bem como de um direito do cidado, j afirma a doutrina. - Segurana Os servios pblicos devem ser prestados sem riscos ao usurio, devendo o prestador adotar as providncias necessrias para minimizar estes riscos. Obviamente, essas medidas possuem uma relao de custo-benefcio que deve ter em conta no s fatores econmicos, mas tambm a dignidade do destinatrio do servio. Eficincia O princpio, ou dever, de eficincia encontra embasamento constitucional (art. 37, caput, da CF/1988), como tivemos oportunidade de estudar. Ao se proceder a avaliaes quanto eficincia, o Poder Pblico poder aperfeioar suas alocaes de recursos, aportando recursos de maneira adequada entre o servio a ser prestado e a demanda social. A lista completa dos requisitos do servio adequado est na Lei 8.987/1995, em seu art. 6: regularidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas.

Fixao
(2006/ESAF AFT) Quanto ao servio pblico, assinale a afirmativa verdadeira. a) Pela Constituio Federal, no Brasil, s possvel a prestao de servios pblicos de forma indireta. b) A permisso e a autorizao para a prestao de servios pblicos depende de prvia licitao. c) Os servios pblicos, no Brasil, so prestados sob regime jurdico especial, distinto do comum, seja exercido pelo Estado ou por empresas privadas. d) Os servios pblicos, quando prestados pelo Poder Pblico, s podem ser executados por entidades ou rgos de direito pblico.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 50 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 e) A frmula do denominado servio adequado no foi positivada pelo direito brasileiro.
Comentrios: Alternativa A INCORRETA. O art. 175 dispe que a prestao tambm pode ser INDIRETA. Alternativa B INCORRETA. A autorizao de servio pblico dispensa o prvio procedimento licitatrio. Item C CORRETA. No Brasil, vigora o critrio formal para a definio de servios pblicos, em que o regime jurdico especial, distinto do comum. Alternativa D INCORRETA. Por exemplo: a prestao de servios pblicos de correio feita pela Empresa Brasileira de Correios, empresa pblica federal, de natureza privada. A prestao de transporte coletivo de Metr na Cidade de So Paulo feita pela Companhia Metropolitana, sociedade de economia mista estadual. Logo, est incorreto afirmar que deve ter, necessariamente, personalidade jurdica de direito pblico. Alternativa E INCORRETA. Como visto, o conceito de servio adequado encontra-se no art. 6 da Lei de Concesses, logo, incorreta a afirmao de no se achar positivado. Gabarito: alternativa C.

Fixao
(2007/ESAF SEFAZ/CE) Assinale a opo que contenha condies que no so tidas como necessrias para a caracterizao do servio adequado, nos termos da Lei n. 8.987/95. a) Regularidade/modicidade das tarifas. b) Continuidade/cortesia. c) Controle/economicidade. d) Eficincia/generalidade. e) Atualidade/segurana.
Comentrios: daquelas questes maldosas da ESAF, por exigir a decoreba do dispositivo. Bom, ao efetuarmos a leitura do 1 do art. 6 da Lei de Concesses, no encontramos controle e sequer economicidade. Obviamente, isso no quer dizer que o servio pblico seja descontrolado e antieconmico! to-somente pelo fato de o comando da questo determinar identificar o servio adequado, NOS TERMOS DA LEI! Gabarito: alternativa C.

Fixao

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 51 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 (2010/FCC TJ/PI Assessor) NO corresponde a um dos princpios inerentes ao regime jurdico dos servios pblicos o princpio da: (A) cortesia. (B) eficincia. (C) modicidade. (D) permanncia. (E) individualizao.
Comentrios: O art. 6 da Lei 8.987, de 1995, prev, expressamente, a cortesia, eficincia e modicidade. Portanto, o candidato ficaria entre as alternativas D e E. De fato, a permanncia no requisito expresso, porm, com um pouco de concentrao, perceberia a coincidncia com o princpio da continuidade do servio pblico. Chegamos, assim, alternativa E. Ao contrrio da individualizao, a Lei de Concesses prev o requisito da generalidade, da a sua correo. Gabarito: alternativa E.

5.2. Direitos e Obrigaes A regra que os contratos administrativos disponham de efeitos bilaterais (comutatividade), e, assim, acarretem direitos e obrigaes recprocos entre as partes. Por exemplo: o contrato de obra pblica entre a Unio e a construtora X gera o dever de a Unio remunerar os servios prestados, e o direito de receber o servio adequado; gera o direito de a construtora receber pelos servios, e o dever de prestar o servio adequado. H apenas dois polos na relao contratual. Nos contratos de concesso de servios pblicos, por sua vez, os efeitos so trilaterais, e, em alguns casos, at quadrilaterais. Trilaterais? Quadrilaterais? Professor, pode explicar mais detalhadamente tais efeitos? Sim, vamos por partes. Por exemplo: depois de regular procedimento de licitao, na modalidade concorrncia, para a prestao de servios pblicos, sagrou-se vencedora a empresa Tcio S/A. O Estadoadministrador, na qualidade de Poder Concedente, firma contrato administrativo de concesso com a referida empresa. Nesse instante, temos o tpico contrato administrativo, de efeitos bilaterais, com gerao de direitos e obrigaes entre Poder Concedente e Concessionria.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 52 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Ocorre que a Concessionria prestadora de servios pblicos, tendo por destinatrios os usurios. E, nos termos da Lei 8.987, de 1997, o usurio, apesar de no ser formalmente parte no contrato, detentor de direitos e obrigaes. Da se concluir pela existncia de efeitos trilaterais (Poder Concedente, Concessionria e Usurios).
Referncia doutrinria (Carvalho Filho) Na concesso de servio pblico h situaes jurdicas sucessivas, que lhe imprimem um carter triangular. Com efeito, se, de um lado o negcio se inicia pelo ajuste entre o Poder Pblico e o concessionrio, dele decorrem outras relaes jurdicas, como as que vinculam o concedente ao usurio e este ao concessionrio. Importante saber que na concesso de servio pblico h uma trplice participao de sujeitos: concedente, concessionrio e usurio.

Professor, entendido o efeito trilateral. E o quadrilateral? Vejamos. Como nos esclarece Maria Sylvia Di Pietro, devem ficar a cargo do Estado as atividades que lhe so prprias como ente soberano, consideradas indelegveis ao particular (segurana, defesa, justia, relaes exteriores, legislao, polcia); e devem ser regidas pelo princpio da subsidiariedade as atividades sociais (educao, sade, pesquisa, cultura, assistncia) e econmicas (industriais, comerciais, financeiras), as quais o Estado s deve exercer em carter supletivo da iniciativa privada. A dinmica dos Estados Modernos tem sido pela adoo de mecanismos de parcerias com a Administrao Privada, como, por exemplo, no Brasil, as Parcerias Pblicas Privadas, os Contratos de Gesto, os Termos de Parceria. Enfim, o Estado afasta-se, parcialmente, da funo de executor, para render-se ao fomento, fiscalizao, e regulao. Est-se, assim, diante do Estado subsidirio, em que se abre espaos para o particular em reas que este seja autossuficiente. No entanto, esse afastamento no deve ser feito de forma atropelada. Exige-se do Estado o mnimo de planejamento. Nesse contexto, com a entrega da prestao de servios pblicos a particulares, houve a necessidade de o Estado intensificar o controle, a fiscalizao e a normatizao dos setores entregues aos particulares. Para esse fim, surgiram as Agncias Reguladoras. Tais entidades, de natureza pblica e de regime especial, tm, por vezes, direitos e obrigaes referentes prestao de servios pblicos, como, por exemplo, a ANATEL na rea de Telecomunicaes.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 53 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Assim, a relao de trilateral passa quadrilateral (Ente Poltico Concedente, Concessionria, Usurios e Agncias Reguladoras). Falou-se at aqui de contrato de concesso. Porm, digno de nota que nem toda concesso formalizada por contratos administrativos . o caso da concesso de uso especial para fins de moradia, prevista na Lei 11.481, de 2007 (ato administrativo). E da concesso para a explorao das jazidas, nos termos do art. 176 da CF, de 1988 ( ato administrativo). Entretanto, essas duas ltimas no se trata de concesses de servios pblicos. 5.2.1. Poder Concedente Antes de listarmos os direitos e encargos do Poder Concedente, conveniente entendermos o seu alcance. Sobre o tema, dispe o inc. I do art. 2 da Lei 8.987, de 1995: Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se: I - poder concedente: a Unio, o Estado, o Distrito Federal ou o Municpio, em cuja competncia se encontre o servio pblico, precedido ou no da execuo de obra pblica, objeto de concesso ou permisso; Perceba que o inciso lista exclusivamente entes polticos. Ou seja, conforme a Lei, so os entes Federados que detm a competncia para realizar as concesses de servios pblicos, observando-se, em todo caso, a distribuio de competncias estabelecida pelo texto constitucional (princpio da preponderncia do interesse). Professor, ento entidades administrativas, como, por exemplo, Autarquias, no podem funcionar como Poder Concedente? No bem assim. Vejamos. Conforme Fernanda Marinela, apesar da definio legal de poder concedente, a possibilidade de celebrao de contrato de concesso vem sendo delegada por leis especficas a algumas autarquias, notadamente, s agncias reguladoras, como ocorreu com as Leis 9.427, de 1996, 9.472, de 1997, que autorizaram, nessa ordem, Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL) e a Agncia Nacional de Telecomunicaes (ANATEL) a celebrarem contrato de concesso. Atuam, assim, como Poder Concedente, com especial poder de fiscalizao e controle das atividades desenvolvidas. Vencida essa considerao preliminar, passemos aos direitos e deveres do Poder Concedente.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 54 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 O art. 29 da Lei 8.987, de 1995, lista os encargos e os direitos a cargo do Poder Concedente. So exemplos de encargos do Poder Concedente: I - regulamentar o servio concedido; V - homologar reajustes e proceder reviso das tarifas na forma desta Lei, das normas pertinentes e do contrato; VI - zelar pela boa qualidade do servio, receber, apurar e solucionar queixas e reclamaes dos usurios, que sero cientificados, em at trinta dias, das providncias tomadas; X - estimular o aumento da qualidade, preservao do meio-ambiente e conservao; XI - incentivar a competitividade; e XII - estimular a formao de associaes de usurios para defesa de interesses relativos ao servio. So exemplos de direitos do Poder Concedente: II - aplicar as penalidades regulamentares e contratuais; III - intervir na prestao do servio, nos casos e condies previstos em lei; IV - extinguir a concesso, nos casos previstos nesta Lei e na forma prevista no contrato; 5.2.2. Concessionria produtividade,

Vamos nos socorrer literalidade da Lei 8.987/1995, a qual, no art. 31, fornece um rol de atribuies a cargo das concessionrias, como, por exemplo, prestar servio adequado e manter em dia o inventrio e o registro dos bens vinculados concesso, entre outros: Art. 31. Incumbe concessionria: I - prestar servio adequado, na forma prevista nesta Lei, nas normas tcnicas aplicveis e no contrato; II - manter em dia o inventrio e o registro dos bens vinculados concesso;
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 55 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 III - prestar contas da gesto do servio ao poder concedente e aos usurios, nos termos definidos no contrato; IV - cumprir e fazer cumprir as normas do servio e as clusulas contratuais da concesso; V - permitir aos encarregados da fiscalizao livre acesso, em qualquer poca, s obras, aos equipamentos e s instalaes integrantes do servio, bem como a seus registros contbeis; VI - promover as desapropriaes e constituir servides autorizadas pelo poder concedente, conforme previsto no edital e no contrato; VII - zelar pela integridade dos bens vinculados prestao do servio, bem como segur-los adequadamente; e VIII - captar, aplicar e gerir os recursos financeiros necessrios prestao do servio. Pargrafo nico. As contrataes, inclusive de mo-de-obra, feitas pela concessionria sero regidas pelas disposies de direito privado e pela legislao trabalhista, no se estabelecendo qualquer relao entre os terceiros contratados pela concessionria e o poder concedente. Questo interessantssima saber o concessionrias quanto desapropriao. possvel papel das

De pronto, observe-se que a declarao de desapropriao no pode ser feita pela concessionria, ato exclusivo do Estado. J a promoo da desapropriao pode ser entregue concessionria, sem maiores problemas, desde que haja previso no edital e no contrato. Esclarea-se que a promoo no passa de dar curso s tratativas do procedimento de desapropriao, como, por exemplo, pagar as indenizaes cabveis, ajuizar a ao na justia, em caso de desapropriao no amigvel. Fixao (2003/Esaf Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental/MPOG) No mbito da legislao federal sobre
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 56 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 servios pblicos, assinale o encargo que no exclusivo do poder concedente: a) regulamentar o servio concedido b) promover desapropriaes c) aplicar penalidades contratuais d) homologar reajustes tarifrios e) extinguir a concesso
Comentrios: Questo excelente. De acordo com a Lei 8.987, de 1997, se houver previso contratual, as concessionrias acham-se habilitadas promoo da desapropriao. Acrescenta-se que, na Lei da Parceria Pblico-Privada, datada de 2004, portanto, em data posterior questo em anlise, previu-se a possibilidade de o contrato da PPP estabelecer penalidades aplicveis em desfavor do Poder Concedente. Gabarito: alternativa B.

Fixao
(2005/FCC TCE/MA Anal-Controle-Externo) O Estado firmou contrato de concesso de rodovias, o qual prev, como obrigao da concessionria, obras de duplicao das pistas para as quais se faz necessria a desapropriao de reas particulares. A competncia para expedir a declarao expropriatria a) da concessionria ou do Estado, conforme previsto no contrato, tendo o Estado competncia exclusiva para promover a desapropriao. b) do Estado, exclusivamente, o qual tambm tem competncia exclusiva para promover a desapropriao. c) do Estado, exclusivamente, tendo a concessionria competncia para promover a desapropriao, desde que previsto no contrato. d) da concessionria ou do Estado, conforme previsto no contrato, devendo o contrato definir tambm quem ter competncia para a desapropriao. e) da concessionria, exclusivamente, a qual tambm competncia exclusiva para promover a desapropriao.
Comentrios: A declarao de desapropriao no pode ser feita pela concessionria, pois ato exclusivo do Estado. J a promoo da
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 57 de 108

tem

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
desapropriao pode ser entregue concessionria, sem maiores problemas, desde que, obviamente, haja previso no Edital e no Contrato. A promoo no passa de dar curso s tratativas do procedimento de desapropriao, como, por exemplo, pagar as indenizaes cabveis. Da a correo do item C. Gabarito: alternativa C.

Nos termos do pargrafo nico do art. 31 da Lei de Concesses, percebe-se que as contrataes, inclusive de mo-de-obra, feitas pela concessionria, sero regidas pelas disposies de direito privado e pela legislao trabalhista, no se estabelecendo qualquer relao entre os terceiros contratados pela concessionria e o poder concedente. Ainda no que concerne responsabilizao das concessionrias, reproduza-se o art. 25 da Lei. Vejamos: Art. 25. Incumbe concessionria concedido, cabendo-lhe responder causados ao poder concedente, aos sem que a fiscalizao exercida pelo ou atenue essa responsabilidade. a execuo do servio por todos os prejuzos usurios ou a terceiros, rgo competente exclua

A partir da leitura, respondam: a ausncia de fiscalizao atenua ou exclui a responsabilidade da concessionria? Nem uma coisa nem outra! O fato de o Estado no ter fiscalizado a execuo da concesso no tem o condo (efeito) de inverter a responsabilidade da concessionria (no atenua e sequer exclui a responsabilidade), enfim, a prestadora continua diretamente responsvel junto aos usurios e a terceiros.

Fixao
AGU 2012 Cespe A respeito de concesses e permisses de servio pblico, julgue o item subsequente. concessionria cabe a execuo do servio concedido, incumbindolhe a responsabilidade por todos os prejuzos causados ao poder concedente, aos usurios ou a terceiros, no admitindo a lei que a fiscalizao exercida pelo rgo competente exclua ou atenue tal responsabilidade. (Certo/Errado)
Comentrios: Nos termos da Lei 8.987, de 1995, em seu art. 25, incumbe concessionria a execuo do servio concedido, cabendo-lhe responder por todos os
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 58 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
prejuzos causados ao poder concedente, aos usurios ou a terceiros, sem que a fiscalizao exercida pelo rgo competente exclua ou atenue essa responsabilidade. Acrescenta-se que existem precedentes jurisprudenciais que j apontam para a responsabilidade do Poder Concedente por culpa in vigilando [falta de fiscalizao] ou in eligendo [escolha inadequada]. Isso mesmo. H entendimentos na jurisprudncia. A questo, no entanto, baseou-se na literalidade da lei. Fica aqui o conselho: quando o Cespe no cita doutrina ou jurisprudncia, siga a lei seca. Gabarito: CERTO.

Destaque-se que a resoluo dos conflitos surgidos pode ser resolvida com o emprego de mecanismos privados, inclusive a arbitragem, sendo realizada, no caso, no Brasil e em lngua portuguesa. Outro importante encargo o que tm as concessionrias de servios pblicos, de direito pblico e privado, nos Estados e no Distrito Federal, de oferecer ao consumidor e ao usurio, dentro do ms de vencimento, o mnimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus dbitos. Professor, no pargrafo imediatamente anterior, o Senhor menciona concessionrias de servios pblico de direito pblico. Isso possvel? SIM, !. Vejamos o que diz a Lei 8.897/1995: Art. 7-A. As concessionrias de servios pblicos, de direito pblico e privado, nos Estados e no Distrito Federal, so obrigadas a oferecer ao consumidor e ao usurio, dentro do ms de vencimento, o mnimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus dbitos. Em nosso sentir, est-se diante de concesso imprpria de servios pblicos, em que a pessoa federativa, por lei, outorga a prestao de servios pblicos entidade administrativa da prpria estrutura do Estado. o que a doutrina denomina de concessodescentralizao. Referncia doutrinria (Maral Justen Filho): Existe concesso-descentralizao, onde a pessoa poltica titular da competncia para prestar o servio no aliena de si o poder de controle sobre a prestao. Atribui o servio a ente integrante da Administrao Indireta (autrquica ou no), sob o controle e tutela seus. No h transferncia de gesto do servio para a rbita alheia, nem existem interesses distintos de concedente e concessionrios, como sujeito com interesses
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 59 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 prprios. A prestao do servio no retirada da rbita administrativa do sujeito que titular para sua prestao.

Referncia legislativa (Lei 9.074, de 1995): Art. 32. A empresa estatal que participe, na qualidade de licitante, de concorrncia para concesso e permisso de servio pblico, poder, para compor sua proposta, colher preos de bens ou servios fornecidos por terceiros e assinar pr-contratos com dispensa de licitao. 1o Os pr-contratos contero, obrigatoriamente, clusula resolutiva de pleno direito, sem penalidades ou indenizaes, no caso de outro licitante ser declarado vencedor. 2o Declarada vencedora a proposta referida neste artigo, os contratos definitivos, firmados entre a empresa estatal e os fornecedores de bens e servios, sero, obrigatoriamente, submetidos apreciao dos competentes rgos de controle externo e de fiscalizao especfica.

Fixao
(2006/CESPE CENSIPAM) Julgue os itens a seguir, que versam sobre o regime de concesso e permisso da prestao de servios pblicos. As concessionrias de servios pblicos, de direito pblico e privado, nos estados e no Distrito Federal, so obrigadas a oferecer ao consumidor e ao usurio, dentro do ms de vencimento, o mnimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus dbitos. (Certo/Errado)
Comentrios: As concessionrias de servios pblicos, de direito pblico e privado , nos Estados e no Distrito Federal, so obrigadas a oferecer ao consumidor e ao usurio, dentro do ms de vencimento, o mnimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus dbitos. Gabarito: CERTO

Porm, no s de encargos vivem as concessionrias. Por exemplo: nos termos 28 da Lei, nos contratos de financiamento, as concessionrias podero oferecer em garantia os direitos emergentes da concesso, at o limite que no comprometa a operacionalizao e a continuidade da prestao do servio. E, na mesma linha, o art. 28-A da Lei dispe que: Art. 28-A. Para garantir contratos de mtuo de longo prazo, destinados a investimentos relacionados a contratos de concesso, em qualquer de suas
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 60 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 modalidades, as concessionrias podero ceder ao mutuante, em carter fiducirio, parcela de seus crditos operacionais futuros, observadas as seguintes condies:

Fixao
(2008/ESAF CGU Prova 2) Sobre o regime de concesso e permisso da prestao de servios pblicos correto afirmar: a) nos contratos de financiamento, as concessionrias no podero oferecer em garantia os direitos emergentes da concesso. b) para garantir contratos de mtuo de longo prazo, destinados a investimentos relacionados a contratos de concesso, em qualquer de suas modalidades, no se admite que as concessionrias cedam ao mutuante, em carter fiducirio, parcela de seus crditos operacionais futuros. c) incumbe concessionria a execuo do servio concedido, cabendo-lhe responder por todos os prejuzos causados ao poder concedente, aos usurios ou a terceiros. A responsabilizao ser atenuada em razo da existncia da fiscalizao exercida pelo rgo competente.
d) o contrato de concesso poder prever o emprego de mecanismos privados para resoluo de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, nos termos da lei.

e) a encampao e a caducidade no extinguem a concesso, vez que sua extino ocorrer pelo advento do termo contratual, pela resciso, ou pela anulao.
Comentrios: Vamos direto anlise dos quesitos. Os artigos citados referem-se Lei 8.987/1994: Alternativa A INCORRETA. De acordo com o art. 28 da Lei, Nos contratos de financiamento, as concessionrias podero oferecer em garantia os direitos emergentes da concesso, at o limite que no comprometa a operacionalizao e a continuidade da prestao do servio. Alternativa B INCORRETA. O art. 28-A da Lei dispe que: Art. 28-A. Para garantir contratos de mtuo de longo prazo, destinados a investimentos relacionados a contratos de concesso, em qualquer de suas modalidades, as concessionrias podero ceder ao mutuante, em carter fiducirio, parcela de seus crditos operacionais futuros , observadas as seguintes condies: (...)

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 61 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
Alternativa C INCORRETA. A fiscalizao exercida pelo rgo competente no exclui ou sequer atenua a responsabilidade (art. 25 da Lei). Alternativa D CORRETA. O art. 23-A expresso nesse sentido, ao admitir o emprego de mecanismos privados para a resoluo de conflitos, inclusive a arbitragem, sendo realizada, no caso, no Brasil e em lngua portuguesa, da a correo do quesito. Alternativa E INCORRETA. A encampao e a caducidade so sim formas de extino (art. 35 da Lei). Isso ser visto com mais profundidade mais adiante, no se preocupe! Gabarito: alternativa D.

Fixao
(2008/ESAF EPPG) O servio pblico, modernamente, busca melhorar e aperfeioar o atendimento ao pblico. Analise os itens a seguir: I. considera-se concesso de servio pblico a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas; II. considera-se permisso de servio pblico a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica ou consrcio de empresas; III. toda concesso ou permisso pressupe a prestao de servio adequado que satisfaa as condies de atualidade compreendendo a modernidade das instalaes e a sua conservao; IV. as concessionrias de servios pblicos de direito privado, nos Estados, so obrigadas a oferecer ao usurio, dentro do ms de vencimento, o mnimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus dbitos. Assinale a opo correta. a) Apenas o item I est correto. b) Apenas o item III est correto. c) Todos os itens esto corretos. d) Apenas o item IV est incorreto. e) Apenas o item II est incorreto.
Comentrios: Item I CORRETO. Inc. II do art. 2 da Lei.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 62 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
Item II INCORRETO. A permisso no pode ser viabilizada junto a consrcio de empresas, bem como a concesso no poder feita com pessoa natural (leia-se: fsica), da a incorreo do quesito. Item III CORRETO. O 2 do art. 6 da Lei traz expressamente o conceito de atualidade. Na verdade, o nico conceito previsto na Lei 8.987/1995, os demais requisitos de servio adequado tm conceito doutrinrio. Item IV CORRETO. Exatamente como determina o art. 7-A da Lei de Concesses. Gabarito: alternativa E.

Fixao
(2005/ESAF AFRFB) Na concesso de servio pblico, considerase encargo da concessionria: a) arcar com as indenizaes de desapropriaes promovidas pelo Poder Pblico de bens necessrios execuo do servio concedido. b) permitir acesso da fiscalizao do poder concedente e dos usurios aos seus registros contbeis. c) captar recursos financeiros, necessrios prestao do servio. junto ao poder concedente,

d) dar publicidade peridica de seus resultados financeiros aos usurios, nos termos contratuais. e) constituir servides administrativas autorizadas concedente, conforme previsto no edital e no contrato.
Comentrios: O art. 31 da Lei de Concesses fornece um rol de atribuies a cargo das concessionrias, como, por exemplo, prestar servio adequado e manter em dia o inventrio e o registro dos bens vinculados concesso. Alternativa A INCORRETA. A regra que a indenizao pela desapropriao paga por aquele quem a promove. No quesito, fica claro que a promoo foi pelo Poder Pblico, logo, quem arcar com a indenizao no a concessionria, da a incorreo do item. Alternativa B INCORRETA. verdade que a concessionria deve permitir o livre acesso, em qualquer poca, s obras, aos equipamentos, e s instalaes integrantes do servio, bem como a seus registros contbeis, porm, isso franqueado (garantido) aos ENCARREGADOS DA FISCALIZAO e no ao pblico em geral, da a incorreo do item.

pelo

poder

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 63 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
Alternativa C INCORRETA. realmente encargo captar, aplicar, e gerir os recursos financeiros necessrios prestao do servio, porm, no junto ao Poder Concedente, da a incorreo do quesito. Alternativa D INCORRETA. O dever de prestar contas da gesto ao poder concedente e aos usurios, no propriamente de seus resultados financeiros, da a incorreo do item. Alternativa E CORRETA. Estabelece o inciso VI do art. 31: promover as desapropriaes e constituir servides autorizadas pelo poder concedente, conforme previsto no edital e no contrato, da a correo do item. Gabarito: alternativa E.

5.2.3.

Usurios

Alm da disciplina do Cdigo do Consumidor (Lei 8.078, de 1990), os usurios-consumidores so protegidos pela Lei 8.987, de 1995. Entre outros, so direitos dos usurios: Receber servio adequado, assim entendido aquele que, entre outros requisitos, atende aos requisitos da continuidade, atualidade, modicidade das tarifas e cortesia; Escolher o dia de vencimento dos dbitos, entre, no mnimo, seis datas oferecidas pela Concessionria;

Obter

do Poder informaes para ou coletivos; e

Concedente e da Concessionria a defesa de interesses individuais

Obter e utilizar o servio, com liberdade de escolha entre vrios prestadores de servios, quando for o caso, observadas as normas do poder concedente. So encargos dos usurios:

Levar ao conhecimento do poder pblico e da concessionria

as irregularidades de que tenham conhecimento, referentes ao servio prestado; praticados pela concessionria na prestao do servio;

Comunicar s autoridades competentes os atos ilcitos Contribuir para a permanncia das boas condies dos bens
pblicos atravs dos quais lhes so prestados os servios. Carvalho Filho, apresenta-nos a Lei 12.007, de 2009, que assegurou aos usurios consumidores o direito declarao de quitao anual de dbitos a ser emitida pelas pessoas jurdicas prestadoras de
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 64 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 servios pblicos ou privados. Nos termos do art. 3 da Lei, a declarao de quitao anual dever ser encaminhada ao consumidor por ocasio do encaminhamento da fatura a vencer no ms de maio do ano seguinte ou no ms subsequente completa quitao dos dbitos do ano anterior ou dos anos anteriores, podendo ser emitida em espao da prpria fatura. 5.3. Formas de Remunerao e Poltica Tarifria Embora de titularidade do Estado, vimos que os servios pblicos podem ser executados indiretamente, por intermdio, por exemplo, das concessionrias e permissionrias. Nesse caso, quando o servio prestado por particulares, o vnculo de natureza contratual, sendo a tarifa o modo de remunerao das empresas. Lembre-se, entretanto, que as autorizaes de servio pblico so formalizadas por atos administrativos, ok? Se a prestao direta pelo Estado, por meio de rgos ou entidades de Direito Pblico, a remunerao por taxa. As taxas so tributos, e, bem por isso, cobradas coativamente dos particulares, independentemente do uso efetivo dos servios, pois, nos termos do Cdigo Tributrio, suficiente que o servio seja colocado disposio e esteja em pleno funcionamento. A questo que se impe saber se as tarifas podem ser cobradas, ainda que inexista servio pblico alternativo e gratuito para o usurio. A resposta est expressa na Lei 8.987, de 1995, em seu 1 do art. 9. Vejamos: 1o A tarifa no ser subordinada legislao especfica anterior e somente nos casos expressamente previstos em lei, sua cobrana poder ser condicionada existncia de servio pblico alternativo e gratuito para o usurio. Ento, no h necessidade de via alternativa para a cobrana de tarifas, a no ser nos casos expressamente previstos em lei. Jurisprudncia selecionada Recurso Especial 793422/RS 1. Os servios pblicos podem ser prprios e gerais, sem possibilidade de identificao dos destinatrios. So financiados pelos tributos e prestados pelo prprio Estado, tais como segurana pblica, sade, educao, etc. Podem ser tambm imprprios e individuais, com destinatrios determinados ou determinveis. Neste caso, tm uso especfico e mensurvel, tais como os servios de telefone, gua e energia eltrica.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 65 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 2. Os servios pblicos imprprios podem ser prestados por rgos da administrao pblica indireta ou, modernamente, por delegao, como previsto na CF (art. 175). So regulados pela Lei 8.987/95, que dispe sobre a concesso e permisso dos servios pblicos. 3. Os servios prestados por concessionrias so remunerados por tarifa, sendo facultativa a sua utilizao, que regida pelo CDC, o que a diferencia da taxa, esta, remunerao do servio pblico prprio. 4. Os servios pblicos essenciais, remunerados por tarifa, porque prestados por concessionrias do servio, podem sofrer interrupo quando h inadimplncia, como previsto no art. 6, 3, II, da Lei 8.987/95. Exige-se, entretanto, que a interrupo seja antecedida por aviso, existindo na Lei 9.427/97, que criou a ANEEL, idntica previso. 5. A continuidade do servio, sem o efetivo pagamento, quebra o princpio da igualdade das partes e ocasiona o enriquecimento sem causa, repudiado pelo Direito (arts. 42 e 71 do CDC, em interpretao conjunta). 6. Hiptese em que no h respaldo legal para a suspenso do servio, pois tem por objetivo compelir o usurio a pagar multa por suposta fraude no medidor e diferena de consumo apurada unilateralmente pela Cia de Energia. 7. Recurso especial improvido. Fixao (2007/CESP/PMVITRIA/AUDITOR) Em determinada cidade nordestina, certa concessionria presta servio pblico de esgoto. Contudo, o poder pblico local permite o uso de fossas nas residncias, desde que atendam a requisitos preestabelecidos pelo municpio. Tendo como referncia inicial a situao hipottica apresentada, a remunerao do servio pblico de esgoto d-se por taxa. (Certo/Errado) Comentrios: Primeiro detalhe. O servio est sendo prestado pela concessionria e no pelo Estado. Como vimos, quando prestado por particulares, a cobrana de natureza contratual via TARIFA; j quando prestado

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 66 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 pelo Estado (diretamente), a cobrana dos servios de natureza legal via TAXA. Portanto, o item est ERRADO ao afirmar ser a remunerao mediante TAXA. Gabarito: ERRADO E, ainda, possvel a cobrana de tarifa simplesmente pelo servio ter sido disponibilizado ao particular, mesmo que ele no o use. Assim vem decidindo o STJ (dentre outros, veja o REsp 1032454): 10. Em suma, a cobrana mensal de assinatura bsica est amparada pelo art. 93, VII, da Lei n. 9.472, de 16.07.1997, que a autoriza, desde que prevista no Edital e no contrato de concesso, razo pela qual a obrigao do usurio pagar tarifa mensal pela assinatura do servio decorre da poltica tarifria instituda por lei, sendo certo que a Anatel pode fix-la, por ser a reguladora do setor, amparada no que consta expressamente no contrato de concesso, com respaldo no art. 103, 3 e 4, da Lei n. 9.472, de 16.07.1997. 11. A cobrana mensal de assinatura, no servio de telefonia, sem que chamadas sejam feitas, no constitui abuso proibido pelo Cdigo de Defesa do Consumidor, quer sob o ngulo da legalidade, quer por tratarse de servio que necessariamente disponibilizado, de modo contnuo e ininterrupto, aos usurios. A questo controvertida era relacionada assinatura bsica, no caso dos servios residenciais de telefonia. E o STJ entendeu que possvel a cobrana, desde que houvesse previso no prprio contrato e em Lei. No mesmo sentido a opinio de Carvalho Filho: em matria de poltica tarifria, tem sido admitida a denominada tarifa mnima, devida pela s disponibilizao do servio concedido, semelhana do que ocorre com o sistema de taxas Ento, guarde para sua prova: POSSVEL COBRANA DE TARIFAS PELA DISPONILIZAO DO SERVIO PBLICO, DESDE QUE HAJA PREVISO CONTRATUAL E LEGAL. Ganha relevo no quadro da definio da poltica tarifria as agncias reguladoras. Novis entidades administrativas, as reguladoras atuais surgiram no contexto da reforma administrativa dos anos 90. Dentre outros papeis, vm fixando o valor das tarifas a serem cobradas dos usurios. Alguns autores criticam o desempenho de tal atividade por parte das reguladoras, afinal elas no deveriam se incumbir de
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 67 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 executar a poltica que, mais adiante, teriam de controlar. De toda forma, isso vem sendo feito e considerado legal (confira no julgado mais acima, em que se tratou da assinatura bsica de telefonia). Interessante disposio da Lei 8.987 a seguinte: Art. 13. As tarifas podero ser diferenciadas em funo das caractersticas tcnicas e dos custos especficos provenientes do atendimento aos distintos segmentos de usurios. Atente que possvel, ento, tarifas diferenciadas, que, muitas vezes, so chamadas de sociais. Nesse quadro, tem-se tarifas reduzidas, por exemplo, na energia eltrica, para populao de baixa renda; iseno de tarifas de transporte coletivo para idosos, etc.
Fixao

CESPE - Ana MPU/Processual/2010 Considerando que o direito administrativo regule a funo administrativa do Estado, o servio pblico e os sujeitos neles envolvidos, julgue o item a seguir. Com base no princpio da igualdade de usurios, no cabe a aplicao de tarifas diferenciadas entre os usurios de servios pblicos.
Gabarito: ERRADO

Agora, importante que o Poder Pblico fique atento para situaes que podem, potencialmente, lesionar o princpio da impessoalidade. Com efeito, seria juridicamente inaceitvel se dar tratamento diferenciado para situaes que fossem idnticas. E, de toda maneira, o equilbrio da avena deve ser mantido, por se tratar do direto mais basilar do concessionrio. Mais uma vez cabe a ressalva com relao s receitas alternativas, ou seja, complementares ao que sero a principal fonte de rendimento do concessionrio, as tarifas. preciso que o Poder Pblico, responsvel pela fixao tarifria, considere TODOS os recursos a serem auferidos pelo delegatrio, para que se conceba a poltica pblica adequada. Cresce, portanto, a importncia do planejamento. nesse contexto que o art. 9o da Lei 8.987/1995 assim estabelece: 3o Ressalvados os impostos sobre a renda, a criao, alterao ou extino de quaisquer tributos ou encargos legais, aps a apresentao da proposta, quando comprovado seu
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 68 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 impacto, implicar a reviso da tarifa, para mais ou para menos, conforme o caso. E a razo do dispositivo perceptvel ora, se o Poder Pblico alterou seu planejamento tributrio, criando/alterando/extinguindo tributos, e afetando, com isso, o equilbrio do contrato que estabeleceu a delegao, no pode o concessionrio ou o usurio ser prejudicados. O contrato dever ser revisado, para mais ou para MENOS, pois, se um tributo ou encargo legal for extinto, isso impactar (para baixo!) os custos do delegatrio. Foi o que aconteceu na reduo da tarifa de energia eltrica como alguns custos dos concessionrios foram reduzidos, os valores cobrados dos usurios (tarifas) tambm. Note, entretanto, a ressalva inicial: impostos sobre a renda no entram nesse jogo, pois, a princpio, constituem importante mecanismo de ajuste econmico a ser manejado pelo Estado conforme o contexto. E mais ainda em prol da manuteno do equilbrio econmicofinanceiro h duas importantes disposies que constam da Lei 8.987/1995: - Os contratos podero prever mecanismos de reviso das tarifas, a fim de manter-se o equilbrio econmico-financeiro: reviso no se confunde com reajuste, o qual , em regra, anual, e feito para que a equao de equilbrio inicial seja preservada. J a reviso, peridica ou extraordinria, tem por objetivo examinar de forma mais ampla se o equilbrio do contrato ainda se preserva. No setor de energia eltrica, por exemplo, a reviso tarifria ocorre a cada 3 ou 4 anos; - Em havendo alterao unilateral do contrato que afete o seu inicial equilbrio econmico-financeiro, o poder concedente dever restabelec-lo, concomitantemente alterao: vejam como visto noutras passagens, o contrato de concesso (ou de permisso) podem ser alterados unilateralmente quanto s clusulas de execuo. Entretanto, se isso, de alguma forma, impactar financeiramente, direito do delegatrio de ver restabelecido o equilbrio inicial.

Fixao
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 69 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 CESPE CL (SEN)/Transportes e Desenvolvimento Urbano/2002 A Lei n.o 8.987, de 13/2/1995, que dispe acerca do regime de concesso e permisso da prestao de servio pblico previsto no artigo 175 da Constituio da Repblica, apresenta alteraes significativas da poltica tarifria em relao norma anterior. Com base nessa lei, julgue o item subseqente. Os contratos de prestao de servio pblico podem prever mecanismos de reviso de tarifa a fim de se manter o equilbrio econmico-financeiro.
Comentrios: As concesses de servios pblicos so contratos administrativos, e, enquanto tais, podem prever mecanismos para a manuteno do equilbrio econmico-financeiro. Gabarito: CERTO.

Fixao
(2005/Esaf/EGGPP) Com referncia poltica tarifria do regime de prestao de servios pblicos mediante concesso ou permisso, correto afirmar: a) as tarifas no podero ser diferenciadas atendimento de distintos segmentos de usurios. em relao ao

b) possvel a previso, no edital e a favor da concessionria, de outras fontes complementares de receitas, com vistas a favorecer a modicidade das tarifas, desde que com exclusividade. c) somente nos casos expressamente previstos em lei, a cobrana da tarifa poder ser condicionada existncia de servio pblico alternativo e gratuito para o usurio. d) os mecanismos de reviso de tarifas, para a manuteno do equilbrio econmico-financeiro do contrato, podero ser alterados unilateralmente pelo Poder concedente. e) a criao, alterao ou extino de qualquer tributo ou encargo legal poder implicar a reviso da tarifa, caso se comprove o seu respectivo impacto.
Comentrios: A letra C, sem dvida, est correta, uma vez que em estrita conformidade com a Lei. Entretanto, a letra E tambm est correta, pois se um tributo ou encargo legal for criado e impactar o contrato de concesso ou permisso dever haver reviso tarifria. Por isso a anulao.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 70 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 5.4. Permisso X Concesso
A concesso de servio uma relao complexa composta de: atuao regulamentar do Estado, por meio da qual este define unilateralmente condies de funcionamento, a organizao e o modo de prestao dos servios pblicos; um ato-condio, situao em que o concessionrio voluntariamente se insere, enquadrando-se no contexto jurdico, objetivo estabelecido pelo Poder Pblico; e de um contrato, instrumento formal que garante a adequada prestao do servio, a manuteno da equao econmico-financeira, resguardando os legtimos objetivos de lucro do concessionrio. (por Fernanda Marinela).

Nesse instante, antes de passarmos ao comparativo entre permisso e concesso, o amigo concursando tem o dever ( quase legal) de lembrar os detalhes dos atos administrativos. Naquela oportunidade, aponta-se que os atos administrativos so, sinteticamente, declaraes UNILATERAIS do Estado ou de QUEM lhe faa as vezes.... Ou seja, at mesmo um particular pode participar ao lado do Estado, colaborar com o Estado na prestao de determinadas tarefas, como o caso das concessionrias. Tanto verdade que os atos das concessionrias, atinentes prestao dos servios pblicos, so considerados ADMINISTRATIVOS, que o prprio texto constitucional (art. 37, 6) estende a RESPONSABILIDADE OBJETIVA s pessoas jurdicas de DIREITO PRIVADO, desde que PRESTADORAS DE SERVIOS PBLICOS. A partir de agora, sero feitas algumas breves noes sobre os institutos das concesses e permisses, com acrscimo das autorizaes. Maria Sylvia Di Pietro conceituava a permisso como o ato administrativo unilateral, discricionrio e precrio, gratuito ou oneroso, pelo qual a Administrao Pblica faculta ao particular a execuo de servio pblico ou a utilizao privativa de bem pblico. Todavia, aps a edio da Lei 8.987/1995, a definio ganhou novos contornos, isso porque, de acordo com o art. 40 da Lei, a permisso de SERVIO PBLICO ser formalizada mediante CONTRATO ADMINISTRATIVO DENOMINADO DE ADESO, que observar os termos da Lei 8.987/1995 e as demais normas pertinentes e do edital de licitao, inclusive quanto precariedade e revogabilidade unilateral do contrato pelo Poder Concedente.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 71 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Portanto, depreende-se que existem, pelo menos, dois tipos de permisses: As formalizadas por atos privativa de bem pblico), e administrativos (utilizao

As instrumentalizadas por contrato de adeso (execuo de servio pblico). Por relevante, aponte-se para a impreciso terminolgica do dispositivo no que se refere revogabilidade unilateral do contrato. Sem dvida, seria mais apropriado o uso da expresso resciso, pois contratos so rescindidos, sendo a revogabilidade instituto inerente a atos administrativos. Mas, tratando-se de concurso, sejam decoradores e no muito crticos. Assim, fixem: possvel a revogao do contrato de permisso, ante o que dispe a Lei 8.987/1995. O conceito legal de permisso de servios pblicos dado pelo inc. IV do art. 2 da Lei 8.987/1995, a saber: a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco. Celso Antnio Bandeira de Mello aponta o carter precrio da permisso, a qual, ento, deveria ser utilizada quando: a) o permissionrio no necessitasse capitais para o desempenho do servio, alocar grandes

b) poderia mobilizar, para diversa destinao e sem maiores transtornos, o equipamento utilizado, ou, ainda, c) quando o servio no envolvesse implantao fsica de aparelhamento que adere ao solo, ou, finalmente, d) quando os riscos da precariedade a serem assumidos pelo permissionrio fossem compensveis seja pela extrema rentabilidade do servio, seja pelo curtssimo prazo em que se realizaria a satisfao econmica almejada. Da leitura do conceito, na cabea do amigo palpita: qual ser a diferena entre permisso e concesso? Informa-se que, embora o STF tenha afastado qualquer distino conceitual (ADI 1.491/98 DF), a doutrina costuma apontar para os seguintes itens, e que nos serve adequadamente para fins de concurso pblico. Vejamos:
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 72 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Quanto ao executor do servio pblico: na concesso, o contrato s pode ser firmado com pessoa jurdica ou consrcio de empresas; na permisso, com pessoa fsica ou pessoa jurdica. Conclui-se, portanto, que no h concesso para pessoa fsica, ou permisso para consrcio de empresas; Quanto precariedade: a permisso dotada de precariedade, caracterstica no encontrada na concesso. Por conseguinte, a permisso passvel de revogao (mesmo sendo contrato); a concesso, no.

Feita a apresentao da permisso, passemos ao estudo brevssimo da autorizao. A doutrina diverge quanto possibilidade de delegao de prestao de servios pblicos mediante autorizao. Apesar disso, para efeito de concurso, podemos inserir a autorizao como uma das formas de prestao de servios pblicos. E mais: os servios autorizados constituem, hoje, forma de prestao de servios pblicos no necessariamente antecedida por licitao (vimos que a regra art. 175 da CF/1988 que a licitao seja prvia, mas para CONCESSES E PERMISSES) e, ainda, no implicando a celebrao de contrato, uma vez que a autorizao quanto prestao de servios pblicos formalizada por ATO ADMINISTRATIVO. Reativando a memria do amigo concursando, informamos que o fundamento para a prestao de servios pblicos por meio de autorizao encontrado em dispositivos como o art. 21, incisos XI e XII da CF/1988, os quais atribuem competncia Unio para explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso tais servios. Os servios autorizados no gozam das prerrogativas inerentes s atividades pblicas, auferindo apenas as vantagens que lhes forem deferidas no ato de autorizao, sujeitando-se sempre, afirmese, modificao ou supresso sumria, dada a precariedade tpica da autorizao. Regra geral, no haver direito de indenizao ao particular que tiver sua autorizao revogada. E a pergunta de balanar discricionrio ou vinculado? terras: a autorizao ato

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 73 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 No tenha dvida de que, de regra, as autorizaes so atos discricionrios. Porm, para toda boa regra, temos sempre uma excelente exceo (vlida, principalmente, para prova!). Nesse sentido, registro o teor do art. 131, 1, da Lei 9.472/97 A Lei Geral de Telecomunicaes (LGT): Autorizao de servio de telecomunicaes ato administrativo vinculado que faculta a explorao, no regime privado, de modalidade de servio de telecomunicaes, quando preenchidas as condies objetivas e subjetivas necessrias. Ainda que passvel de crtica, temos que aceitar essa nova modalidade de autorizao prescrita pela LGT autorizao vinculada. Enquanto for considerada vlida, no se pode negar eficcia norma. Pode-se critic-la, mas no recusar sua eficcia.

Fixao
CESPE - APF/PF/"Regionalizado"/2004 Julgue o item abaixo, acerca da autorizao do porte de arma de fogo. A autorizao de porte de arma de fogo constitui uma forma de delegao de servio pblico. (Certo/Errado)
Comentrios: Essa questo nos serve para esclarecer que todas as autorizaes so atos administrativos, porm nem todas dizem respeito a servios pblicos. No caso de autorizao de porte de arma, est-se diante do exerccio regular do Poder de Polcia, da a incorreo do quesito. Gabarito: ERRADO.

Antes de um quadro-resumo acerca das formas indiretas de prestao de servios pblicos, esclarea-se que as concesses so 99% das vezes formalizadas por contratos administrativos. Porm, em situaes especialssimas, o legislador confere a denominao concesses a verdadeiros atos unilaterais, como, por exemplo, a concesso para a explorao de jazidas minerais (art. 176 CF, de 1988), e da concesso de uso especial para fins de moradia.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 74 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Agora sim! Passemos ao quadro-resumo sobre as principais diferenas entre a concesso, a permisso, e a autorizao. SERVIOS PBLICOS Concesso Contrato Administrativo Permisso Contrato Administrativo (de adeso) SEMPRE exigida (Depende valor) do Dispensada Autorizao Ato Administrativo

Natureza

SEMPRE exigida Licitao (modalidade) (Concorrncia)*

Vnculo

Definitividade

Precariedade e Precariedade e Revogabilidade Revogabilidade

Partes envolvidas

Pessoas Jurdicas ou Pessoas jurdicas Pessoas jurdicas Consrcios de ou fsicas ou fsicas empresas**

*Nas privatizaes havidas no mbito do Programa Nacional de Desestatizao PND, possvel o uso da modalidade de licitao leilo 5 . Com a venda das aes, o Estado transfere o controle acionrio para particulares, os quais passam condio de prestadores de servios pblicos. Os amigos j ouviram falar, certamente, da contratao da Belo Monte. Ento, foi leilo!
Jurisprudncia selecionada MS 27516 Ementa MANDADO DE SEGURANA. LINHAS DE SERVIO DE TRANSPORTE RODOVIRIO INTERESTADUAL E INTERNACIONAL DE PASSAGEIROS. DECRETO PRESIDENCIAL DE 16 DE JULHO DE 2008. PRIVATIZAO. DESESTATIZAO. ARTIGO 2, PARGRAFO 1, ALNEA B, DA LEI 9.491/97. TRANFERNCIA PARA A INICATIVA PRIVADA DA EXECUO DE SERVIOS PBLICOS DE RESPONSABILIDADE DA UNIO. ART. 21, INCISO XII, ALNEA E, DA CONSTITUIO FEDERAL. POSSIBILIDADE DE

3 do art. 4 da Lei 9.491/1997.


www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 75 de 108

Prof. Cyonil Borges

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
DESESTATIZAO DE SERVIOS PBLICOS DE RESPONSABILIDADE DA UNIO J EXPLORADOS POR PARTICULARES. DENEGAO DA ORDEM. 1. A titularidade dos servios de transporte rodovirio interestadual e internacional de passageiros, nos termos do art. 21, XII, e, da Constituio Federal, da Unio. 2. possvel a desestatizao de servios pblicos j explorados por particulares, de responsabilidade da Unio, conforme disposto no art. 2, 1, b, parte final, da Lei 9.491/97. 3. Inexistncia de concesso ou de permisso para a utilizao de algumas linhas, alm da iminente expirao do prazo de concesso ou permisso de outras linhas. 4. Existncia de decises judiciais proferidas em aes civis pblicas propostas pelo Ministrio Pblico Federal que determinam a imediata realizao de certames das linhas em operao. 5. Possibilidade de adoo da modalidade leilo no caso em apreo, nos termos do art. 4, 3, da Lei 9.491/97. 6. Necessidade de observncia do devido processo licitatrio, independentemente da modalidade a ser adotada (leilo ou concorrncia). 7. Ordem denegada.

**A concesso no pode ser formalizada com pessoa natural (fsica), no entanto, pode ser celebrado com ente despersonalizado, como os consrcios de empresas, os quais no tm personalidade jurdica. Ressalte-se que a Lei da Parceria Pblico-Privada exige a constituio de pessoa jurdica antes da celebrao do contrato (sociedade de propsito especfico SPE). J a Lei 8.987/1995 apenas faculta a constituio.
Ateno: a Lei 8.987, de 1995, no se aplica concesso, permisso e autorizao para o servio de radiodifuso sonora e de sons e imagens.

Fixao
(2003/Esaf Analista de Compras Prefeitura do Recife) Quanto concesso, permisso e autorizao, a celebrao de contrato incompatvel em caso de: a) permisso de uso ou de servio. b) concesso e permisso. c) concesso e autorizao. d) concesso de servios pblicos.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 76 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 e) autorizao.
Comentrios: A questo relativamente simples. Vimos que as permisses e concesses, de servios pblicos, so formalizadas por contratos administrativos. As autorizaes, por sua vez, so atos administrativos unilaterais, da a correo da letra E. Gabarito: alternativa E.

Fixao
(2003/Esaf Procurador da Fazenda Nacional) A permisso de servio pblico, nos termos da legislao federal, dever ser formalizada mediante: a) termo de permisso b) contrato administrativo c) contrato de permisso d) contrato de adeso e) termo de compromisso
Comentrios: A distino doutrinria em torno da natureza jurdica das permisses de servios pblicos estril, afinal as bancas organizadoras seguem, nesse ponto, literalidade da Lei 8.987, de 1995. As permisses so formalizadas por contratos administrativos de adeso. No entanto, essa daquelas questes de ESAF que o concursando deve ter muita cautela. Perceba que a letra B tambm est correta, isso porque o contrato de adeso administrativo. Porm, em provas desse quilate, o candidato deve procurar a mais correta. Gabarito: alternativa D.

Fixao
(2006/ESAF AFC/CGU) No integra a natureza legal do instituto da permisso de servio pblico: a) precedida de licitao pblica. b) objeto limitado prestao de servios pblicos no complexos. c) precariedade de seu objeto. d) revogabilidade unilateral do contrato pelo poder concedente.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 77 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 e) formalizada mediante contrato de adeso.
Comentrios: As permisses de servios pblicos foram elevadas, pela Lei 8.987, de 1995, natureza de contratos administrativos, e de ADESO. Apesar de contratos, as permisses so dotadas de revogabilidade e precariedade, e sempre precedidas de licitao. O fato de o objeto ser complexo no afasta a possibilidade da permisso para a prestao de servios pblicos, da a correo da letra B. Gabarito: alternativa B.

Fixao
CESPE - AUFC/TCU/Controle Externo A respeito da delegao de servio pblico e do instituto da licitao para a correspondente outorga, julgue o item subsequente. Embora o instituto da permisso exija a realizao de prvio procedimento licitatrio, a legislao de regncia no estabelece, nesse caso, a concorrncia como a modalidade obrigatria, ao contrrio do que prescreve para a concesso de servio pblico. (Certo/Errado)
Comentrios: A Lei 8.987, de 1995, prev expressamente a modalidade licitatria concorrncia para a contratao de concesses de servios pblicos. Porm, quanto s permisses, a Lei omissa, o que sugere, na viso da doutrina, a possibilidade de outras modalidades, como, por exemplo, Tomada de Preos. Gabarito: CERTO.

5.5. Subconcesso A Lei 8.987/1995 (Lei de Concesses de Servios Pblicos) trata do instituto da subconcesso no art. 26: Art. 26. admitida a subconcesso, nos termos previstos no contrato de concesso, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente. 1o A outorga de subconcesso ser sempre precedida de concorrncia. 2o O subconcessionrio se sub-rogar todos os direitos e obrigaes da subconcedente dentro dos limites da subconcesso.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 78 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Em sntese, so os seguintes os requisitos a serem observados para a subconcesso: Previso contratual (contrato de concesso); Autorizao do Poder Concedente; Deve ser precedida concorrncia); e de licitao pblica (modalidade

Transferncia de todos os direitos e obrigaes, dentro dos limites da subconcesso.

Fixao
(2002/Esaf AFRF) Em relao concesso de servios pblicos, assinale a opo incorreta. a) A modicidade das tarifas integra o conceito de servio pblico adequado. b) A subconcesso admitida desde que prevista no contrato de concesso e ser precedida por licitao, na modalidade concorrncia ou tomada de preos. c) A extino da concesso decorrente de inexecuo total ou parcial do contrato, pelo concessionrio, denomina-se caducidade. d) Incumbe ao poder concedente regulamentar o servio concedido, bem como intervir na prestao dos servios, nos casos e condies previstos em lei. e) Na concesso, vlido, no julgamento da respectiva licitao, o critrio de oferta de menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado.
Comentrios: A subconcesso precedida de licitao, no caso, na concorrncia. No h previso legal para a tomada de preos. modalidade

Acrescenta-se que, para a doutrina, o dever de licitar pode ser atribuio do Poder Concedente ou da Concessionria, a depender o que dispuser, no caso concreto, as diretrizes contratuais. Gabarito: alternativa B.

Que tal avanar em outras oportunas observaes sobre o assunto? A subconcesso no se confunde com a cesso (ou transferncia da concesso), isso porque a concessionria originria, apesar da
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 79 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 subconcesso, mantm-se vinculada ao Poder Concedente, no sendo afastado, portanto, seu dever de manter a prestao do servio adequado. J na transferncia (ou cesso), o contrato de concesso entregue nas mos de terceiros, havendo a substituio da empresa originalmente vencedora da licitao. O art. 27 da Lei 8.987/1995 trata da transferncia, a qual antecedida, necessariamente, da anuncia do Poder Concedente, sob pena de decretao de caducidade, observadas ainda as seguintes condies: Atendimento s exigncias de capacidade tcnica; Idoneidade financeira; Regularidade jurdica e fiscal; e Cumprir todas as clusulas do contrato em vigor. H doutrinadores que defendem a inconstitucionalidade da transferncia, pois, distintamente do que ocorre com a subconcesso, promovida sem que haja o prvio procedimento de licitao. Cite-se, por fim, que o 2 do art. 27 da mesma Lei 8.987/1995 autoriza tambm a assuno do controle da concessionria por seus financiadores (no propriamente um caso de transferncia), com o propsito de reestruturao financeira e assegurar a continuidade da prestao dos servios, com uma particularidade: so indispensveis as exigncias de regularidade fiscal e jurdica, podendo, assim, o Poder Concedente alterar ou dispensar os demais. Apesar da transferncia do controle, no haver alterao das obrigaes da concessionria e de seus controladores ante ao Poder Concedente.

Fixao
FCC - JE TJGO/TJ GO/2012 No tocante ao regime da concesso de servios pblicos, na sua forma tradicional, a Lei Federal no 8.987/95: a) condiciona a outorga de subconcesso, a transferncia da concesso e a transferncia do controle societrio da concessionria expressa concordncia do poder concedente.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 80 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 b) admite a possibilidade de subconcesso, desde que haja previso no contrato original de concesso, o que torna dispensvel nova autorizao do poder concedente. c) exige que a transferncia da concesso seja expressamente autorizada pelo poder concedente, mas nada estabelece no tocante transferncia do controle societrio da concessionria. d) veda a subconcesso do servio delegado, pois o contrato de concesso intuitu personae. e) permite a transferncia da concesso, mediante a realizao prvia de concorrncia para a escolha do novo concessionrio.
Comentrios: A subconcesso no se confunde com a cesso do contrato de concesso de servios pblicos. Na subconcesso, h uma entrega parcial da execuo dos servios a terceiro, sem que a responsabilidade da concessionria originria seja afastada. A entrega depende de prvia licitao na modalidade concorrncia, e, alm de previso no Edital e Contrato, deve ser autorizada pelo Poder Concedente. A cesso, por sua vez, a transferncia da concesso. H efetiva troca do polo da relao contratual. Com a cesso, a concessionria originria ter afastadas suas responsabilidades. Ao contrrio da subconcesso, independe de licitao. No entanto, fica a depender de autorizao do Poder Concedente. Gabarito: alternativa A.

5.6. Formas de Extino Diversas so as formas de extino das concesses, de acordo com a Lei 8.987/1995. Para a felicidade de todos e para o bem geral dessa nao de concursandos, comentaremos, uma a uma, as hipteses de desfazimento contratual. A primeira delas o Advento do Termo Final, que certamente, a forma mais natural de extino da concesso. conhecida, doutrinariamente, como reverso da concesso. bem simples: ocorrido o prazo final (termo) conforme estabelecido no instrumento contratual, a extino ocorrer naturalmente (de pleno direito), sem necessidade de avisos anteriores ou notificaes. Pelo fato de a extino pelo tempo no decorrer de vcios ou ilegalidades, os efeitos da extino ocorrero da por diante (ex nunc efeitos no retroativos), sem que, logicamente, a
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 81 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 responsabilidade do concessionrio seja afastada por atos praticados quando o contrato ainda se encontrava vigente. Por que razo a doutrina denomina REVERSO essa forma de extino? por que com o trmino da concesso, os bens ditos reversveis devero retornar Administrao, ou seja, aqueles de propriedade da prpria Administrao, bem como aqueles vinculados aos servios objeto da concesso e que se encontravam na posse do concessionrio, ainda que tenha sido este quem os tenha adquirido. Importante frisar que a indicao dos bens reversveis clusula essencial nos contratos de concesso (inc. X do art. 23 da Lei 8.987/1995). Assim, apesar de a doutrina tratar a reverso como sinnimo para advento do termo contratual, o certo que os bens afetados prestao de servios pblicos retornaro ao patrimnio pblico em todas as formas de extino, dando-se aplicabilidade, dessa forma, ao princpio da continuidade do servio pblico.

Fixao
(2010/Esaf SUSEP/Analista Tcnico) Conforme a legislao atual, a reverso de bens, uma vez extinta uma concesso de servio pblico: a) no mais admitida. b) admitida em todas as modalidades de extino da concesso. c) aceita apenas na hiptese de advento do termo final de vigncia do contrato respectivo. d) admitida somente nas hipteses de resciso. e) aceita apenas na hiptese de ocorrncia de encampao.
Comentrios: Como aplicao do princpio da continuidade do servio pblico, os bens afetados prestao dos servios, e que tenham sido listados nos termos do contrato, so reversveis ao patrimnio pblico. Portanto, em todas as modalidades de extino, a reverso admitida. Gabarito: alternativa B.

Todavia, embora alguns bens sejam reversveis, o Poder Concedente dever indenizar o concessionrio com relao aos investimentos realizados em bens ainda no amortizados ou no depreciados ao fim do contrato. Essa medida visa a evitar que o executante do servio fique desestimulado em realizar novos investimentos
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 82 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 quando a concesso estiver prxima de seu trmino. Obviamente, a indenizao dever ser pelas parcelas restantes dos bens, ou seja, pelo valor que falta para sua total amortizao ou depreciao.

Fixao
2012/ESAF PFN Como regra, do azo indenizao pela assuno de propriedade dos bens reversveis, cujos investimentos respectivos ainda no tenham sido amortizados ou depreciados, a) todas as espcies de extino da concesso ou permisso. b) todas as espcies de extino da concesso ou permisso, exceo das que ocorrem pelo advento do termo contratual. c) todas as espcies de extino da concesso ou permisso, exceo das que ocorrem em face da resciso. d) todas as espcies de extino da concesso ou permisso, exceo das que ocorrem pelo advento do termo contratual ou pela resciso. e) todas as espcies de extino da concesso ou permisso, exceo das que ocorrem pelo advento do termo contratual e da caducidade.
Comentrios: Vejamos o disposto no art. 35 da Lei 8.987, de 1995: Art. 35. Extingue-se a concesso por: I - advento do termo contratual; II - encampao; 1o Extinta a concesso, retornam ao poder concedente todos os bens reversveis, direitos e privilgios transferidos ao concessionrio conforme previsto no edital e estabelecido no contrato. 4o Nos casos previstos nos incisos I e II deste artigo, o poder concedente, antecipando-se extino da concesso, proceder aos levantamentos e avaliaes necessrios determinao dos montantes da indenizao que ser devida concessionria, na forma dos arts. 36 e 37 desta Lei. Numa interpretao literal, o candidato seria levado a considerar que apenas no advento do termo contratual e na encampao seria cabvel a indenizao. Essa concluso, no entanto, esbarra no princpio que veda o enriquecimento sem causa [ilcito] do Estado. Assim, em qualquer das formas de extino, haver necessidade de indenizao das parcelas dos investimentos vinculados a bens reversveis, ainda no amortizados ou depreciados, que
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 83 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
tenham sido realizados com o objetivo de garantir a continuidade e atualidade do servio concedido. Gabarito: alternativa A.

Ainda quanto ao advento do termo contratual, acrescente-se que, curiosamente, a Lei de Concesses (Lei 8.987, de 1995), conquanto exija a fixao de prazo para as concesses de servios pblicos, no menciona, expressamente, os limites mnimos e mximos. J com a Lei 9.074, de 1995 ficou estabelecido que, para as estaes aduaneiras e outros terminais alfandegados, o prazo ser de 25 anos, podendo ser prorrogado por dez anos. Neste diploma, encontramos, ainda, a previso, para as concesses de energia eltrica anteriores a 11 de dezembro de 2003, do prazo de at 35 anos, podendo ser prorrogado por at 20 anos, a critrio do Poder Concedente. Por fim, com a Lei da Parceria pblico-privada, mais moderninha, houve o registro do prazo mnimo de cinco anos, e prazo mximo de 35 anos, para tal espcie de concesso. A segunda das formas de desfazimento a caducidade. Bom, antes de tratarmos da caducidade do contrato de concesso, chama-se a ateno do leitor para o fato de que a CADUCIDADE DO CONTRATO no se confunde com a CADUCIDADE DO ATO ADMINISTRATIVO. Essa ltima ocorre em razo de norma superveniente que torna a situao anterior com ela incompatvel. No decorre de ato volitivo (de vontade) da Administrao, mas sim do Legislador (Lei de Zoneamento Urbano que probe a colocao de publicidade em vias pblicas, por exemplo, hiptese de caducidade de ato). Feita essa observao, passemos caducidade do contrato de concesso. De acordo com o art. 38 da Lei 8.987/1995, a inexecuo total ou parcial do contrato acarretar, a critrio do poder concedente, a declarao de caducidade da concesso. A caducidade, portanto, diz respeito ao rompimento do contrato por culpa (em sentido amplo) do concessionrio. Como aponta a doutrina, a caducidade modalidade de encerramento da concesso por ato do Poder Concedente, antes da concluso do prazo inicialmente fixado, em razo de inadimplncia do concessionrio; isto , por motivo de fato
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 84 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 comissivo ou concessionrio. omissivo, doloso ou culposo, imputvel ao

Por ter sido o concessionrio quem deu causa extino da concesso, enfim, quem violou as obrigaes contratuais, o Poder Pblico no tem que indeniz-lo, seno com relao parcela no-amortizada do capital representada pelos equipamentos necessrios prestao do servio e que revertero ao concedente e, ainda assim, A POSTERIORI. Os motivos que podem levar decretao de caducidade, de acordo com o art. 38 da Lei 8.987/1995, so os seguintes: I - o servio estiver sendo prestado de forma inadequada ou deficiente, tendo por base as normas, critrios, indicadores e parmetros definidores da qualidade do servio; II - a concessionria descumprir clusulas contratuais ou disposies legais ou regulamentares concernentes concesso; III - a concessionria paralisar o servio ou concorrer para tanto, ressalvadas as hipteses decorrentes de caso fortuito ou fora maior; IV - a concessionria perder as condies econmicas, tcnicas ou operacionais para manter a adequada prestao do servio concedido; V - a concessionria no cumprir as penalidades impostas por infraes, nos devidos prazos; VI - a concessionria no atender a intimao do poder concedente no sentido de regularizar a prestao do servio; e VII - a concessionria for condenada em sentena transitada em julgado por sonegao de tributos, inclusive contribuies sociais. VII (nova redao) a concessionria no atender a intimao do poder concedente para, em 180 (cento e oitenta) dias, apresentar a documentao relativa a regularidade fiscal, no curso da concesso, na forma do art. 29 da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993. (Redao dada pela Lei 12.767, de 2012)

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 85 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Da leitura acima, tudo indica que a caducidade ato discricionrio (acarretar, a critrio do poder concedente). No entanto, existe uma nica exceo legal, em que a caducidade ser ATO VINCULADO. Por ser hiptese excepcional, pedimos toda cautela. Vejamos o que diz o art. 27 da Lei: A transferncia de concesso ou do controle societrio da concessionria sem prvia anuncia do poder concedente implicar a caducidade da concesso (leia-se: ato vinculado). A decretao de caducidade deve observar as formalidades contidas na Lei 8.987/1995. O rito a ser seguido para a decretao da caducidade, quando esta vier a ocorrer, o seguinte: a) O concessionrio deve ser comunicado quanto ao descumprimento contratual que poder dar motivo possvel decretao da caducidade. Nesse particular, concede-se prazo ao concessionrio para que a irregularidade seja sanada; b) No sanada a citada irregularidade, instaura-se o devido procedimento administrativo, por meio do qual se deve abrir o contraditrio, com os meios que lhe so inerentes (ampla defesa) ao concessionrio; c) Constatada a inadimplncia, a caducidade deve ser declarada por decreto do Poder Concedente (Ah! Nos dias atuais, determinadas Agncias Reguladoras podem funcionar como Poder Concedente. Fiquem atentos!). Alm da caducidade, outras sanes podero ser impostas ao concessionrio, conforme previso contratual. No h dvidas, ento, de que a caducidade constitui penalidade imposta ao concessionrio em razo de sua inadimplncia. Contudo, ser devida indenizao ao concessionrio em relao aos investimentos no-amortizados ou no depreciados, at para que evitemos o injusto enriquecimento sem causa por parte do Estado. De toda forma, o montante das multas contratuais e os danos causados pelo concessionrio devem ser descontados dos valores a serem indenizados (observao: temos aqui uma exceo regra de que a cobrana de multa administrativa no tem carter autoexecutrio). No h, obviamente, a necessidade de a
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 86 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 indenizao ser prvia decretao da caducidade. Pelo contrrio: ser calculada no curso do processo (4 do art. 38). Declarada a caducidade, no resultar para o poder concedente qualquer espcie de responsabilidade em relao aos encargos, nus, obrigaes ou compromissos com terceiros ou com empregados da concessionria (6 do art. 38). Frisamos que a Lei 8.987/1995, diferentemente da Lei de Licitaes (Lei 8.666/1993 art. 71), no faz ressalva nem mesmo responsabilidade solidria quanto aos dbitos previdencirios.

Fixao
(2007/Esaf TCE/GO - Procurador do Ministrio Pblico) A inexecuo, pela concessionria, do contrato de concesso de servio pblico, por razes imputveis exclusivamente a ela, autoriza o Poder Pblico a) resciso do contrato respectivo, com posterior encampao. b) encampao, com posterior resciso do contrato respectivo. c) declarao encampao. de caducidade da concesso, com posterior

d) resciso do contrato respectivo. e) declarao de caducidade da concesso.


Comentrios: Na Lei 8.666, de 1993, so previstas quatro hipteses de resciso dos contratos administrativos, a saber: 1) Unilateral; 2) Amigvel; 3) Judicial; e 4) De Pleno Direito. Na Lei 8.987, de 1995, por sua vez, com exceo da resciso amigvel, porque a Lei foi omissa, no destoa da Lei de Licitaes, porm se utiliza de expresses diversas para nomear os institutos. A resciso unilateral por inexecuo culposa denomina-se CADUCIDADE. A resciso unilateral por inexecuo sem culpa a ENCAMPAO. A falncia da concessionria a resciso de pleno direito. E, por fim, previu, expressamente, a RESCISO, no caso, JUDICIAL, ou seja, a manejada pela empresa em razo do descumprimento das normas regulamentares e contratuais pelo Poder Concedente. Acrescenta-se que, embora a Lei seja lacunosa quanto resciso amigvel, a doutrina a admite. Gabarito: alternativa E.

Fixao
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 87 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 (FCC/2010 TCE Analista de Controle Externo) A declarao de caducidade em um contrato de concesso de servios pblicos: (A) acarreta a responsabilidade solidria do poder concedente pelas obrigaes trabalhistas da concessionria. (B) depende de administrativo. prvia indenizao, apurada em processo

(C) ocorre, entre outras hipteses, quando a concessionria seja condenada por sonegao de tributos, em sentena transitada em julgado. (D) impe-se quando constatada a inexecuo total ou parcial do contrato de concesso. (E) necessita de prvia autorizao legislativa.
Comentrios: A Lei 8.987, de 1995, prev, entre outras hipteses, a caducidade quando a concessionria for condenada por sonegao de tributos, em sentena transitada em julgado, da a correo da letra C. Os demais itens esto incorretos. Vejamos. Na letra A, a responsabilidade da concessionria direta e pessoal. Eventualmente, em caso de impossibilidade de cumprimento pela concessionria, admitir-se- a responsabilidade subsidiria do Poder Concedente. Nas letras B e E, exigem-se prvias indenizao e autorizao legislativa na encampao. Na letra D, o erro que a caducidade , essencialmente, ato discricionrio. Logo, no caso de inexecuo, total ou parcial, fica a critrio do Poder Concedente decidir pela caducidade. Gabarito: alternativa C.

Fixao
2012/ESAF - ACE As alternativas abaixo trazem caractersticas tpicas dos delegatrios de servios pblicos. Assinale a opo que contemple caracterstica aplicvel apenas s permisses. a) Descentralizao por colaborao. b) Celebrao com pessoa fsica ou jurdica. c) Natureza contratual. d) Possibilidade de extino por caducidade. e) Obrigao de prestar servio adequado.
Comentrios: Vamos fazer um quadro-resumo sobre as principais diferenas entre a concesso, a permisso, e a autorizao.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 88 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02

Do quadro acima, conseguimos eliminar a alternativa C. A descentralizao por colaborao a transferncia da execuo dos servios pblicos, pelo Estado, a pessoas fsicas ou jurdicas ou consrcios de empresas, por meio de ato (autorizao de servios pblicos) ou contrato (concesses e permisses de servios pblicos), conforme o caso. Da a incorreo da letra A. Segundo a Lei 8.987, de 1995, os contratos de servios pblicos (permisses ou concesses), no caso de inexecuo por parte das empresas, podero ser caducados pela Administrao-contratante, da a incorreo da letra D. A letra E est, igualmente, incorreta, isso porque, nos termos do art. 175 da CF, de 1988, dever das prestadoras de servios pblicos a manuteno de servios adequados, entendidos como aqueles que atendem, por exemplo, o princpio da continuidade, da atualidade e da eficincia. Voil. O gabarito da ilustre organizadora foi a alternativa "B" (celebrao com pessoa fsica ou jurdica). Porm est igualmente incorreto. Explique-se. De fato, nos termos da Lei 8.987, de 1995, a concesso de servios pblicos no pode ser formalizada com pessoas naturais (fsicas), logo, nos termos da referida lei, uma caracterstica apenas das permisses de servios pblicos. Acontece que a ilustre organizadora no mencionou, no comando da questo, a Lei 8.987, de 1995. Ao contrrio disso, citou: "caractersticas tpicas dos delegatrios de servios pblicos". Apesar da divergncia doutrinria quanto possibilidade prestao de servios pblicos mediante autorizao, corrente da melhor doutrina por inserir a autorizao formas de prestao de servios pblicos. Esse entendimento da Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Vejamos: de delegao de o entendimento como uma das , inclusive, o

Na terceira acepo autorizao o ato administrativo unilateral e discricionrio pelo qual o Poder Pblico delega ao particular a explorao de
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 89 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
servio pblico, a ttulo precrio. Trata-se da autorizao de servio pblico. Esta hiptese est referida, ao lado da concesso e da permisso, como modalidade de delegao de servio pblico de competncia da Unio. At a 17 edio, vnhamos entendendo que a autorizao no existe como forma de delegao de servio prestado ao pblico, porque o servio prestado no interesse exclusivo do autorizatrio. A partir da 18 edio, esse entendimento foi reformulado. Os chamados servios pblicos autorizados, previstos no artigo 21, XI e XII, da Constituio Federal, so de titularidade da Unio, podendo ou no ser delegados ao particular, por deciso discricionria do poder pblico; e essa delegao pode ser para atendimento de necessidades coletivas, com prestao a terceiros (casos da concesso e da permisso), ou para execuo no prprio benefcio do autorizatrio, o que no deixa de ser tambm de interesse pblico. A essa concluso chega-se facilmente pela comparao entre os servios de telecomunicaes, energia eltrica, navegao area e outros referidos no artigo 21, XI e XII, com os servios no exclusivos do Estado, como educao e sade. (o grifo no consta do original) A autorizao de servios pblicos (uma das formas de delegao de servios pblicos) viabilizada entre o Estado e pessoas fsicas ou jurdicas. Por isso, no possvel afirmar ser uma caracterstica apenas das permisses de servios pblicos, por isso coube a anulao da questo.

A terceira (e uma das mais importantes) formas de extino a encampao. Tambm chamada por alguns doutrinadores de resgate ou de retomada, a encampao encontra previso no art. 37 da Lei 8.987/1995, que assim a define: a retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao, na forma do artigo anterior. Nota que a encampao em nada se caducidade, pois ocorre no em razo de concessionrio, mas sim do interesse da retomar o servio. Por fora de tal interesse, pode se opor encampao. confunde com a inadimplncia do Administrao em o concessionrio no

Outros dois pontos distintivos com relao caducidade que a encampao depende de LEI AUTORIZATIVA especfica e DO PRVIO PAGAMENTO DE INDENIZAO ao concessionrio, tal como estabelecem os artigos 36 e 37 da Lei 8.987/1995, que constituem condio de validade do ato de encampao. Vejamos, ento, um quadro-resumo, com as principais diferenas entre a caducidade e a encampao: SERVIOS PBLICOS
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 90 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02

Encampao (ou resgate) Motivo Natureza Indenizao Autorizao legislativa Convenincia oportunidade Ato discricionrio SEMPRE prvia SEMPRE prvia e

Caducidade (ou decadncia) Inexecuo do contrato Ato discricionrio* Se houver, a posteriori Dispensada

*Existe um nico caso em que a caducidade ato vinculado (art. 27 da Lei 8.987/1995). Embora a Lei 8.987/1995 cuide de concesses e de permisses, no chega a tratar minuciosamente das permisses, remetendo s regras das concesses, no que couber. Por exemplo, as formas de desfazimento utilizadas para as concesses so estendidas, em quase sua maioria, s permisses, como o caso da resciso. Parte da doutrina critica que, para a encampao, haja a necessidade de prvia autorizao legislativa. Eventuais controles recprocos entre os Poderes (checks and balances) so de extrao constitucional, e, por isso, no caberia ao legislador ordinrio agredir a independncia entre os Poderes da Repblica. Acontece que, at o momento, no houver declarao de inconstitucionalidade do dispositivo, razo pela qual, para efeito de concursos, permanece em plena vigncia. Idntica crtica feita ao art. 2 da Lei 9.074, de 1995, que assim dispe: Art. 2 vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios executarem obras e servios pblicos por meio de concesso e permisso de servio pblico, sem lei que lhes autorize e fixe os termos, dispensada a lei autorizativa nos casos de saneamento bsico e limpeza urbana e nos j referidos na Constituio Federal, nas Constituies Estaduais e nas Leis Orgnicas do Distrito Federal e Municpios, observado, em qualquer caso, os termos da Lei n 8.987, de 1995.

Fixao
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 91 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 CESPE - AUFC/TCU/Apoio Tcnico e Administrativo/Gesto de Pessoas/2008 Um parlamentar apresentou projeto de lei ordinria cujos objetivos so regular integralmente e privatizar a titularidade e a execuo dos servios pblicos de sepultamento de cadveres humanos, diante da falta de condies materiais de prestao desse servio pblico de forma direta. Aprovado pelo Poder Legislativo, o referido projeto de lei foi sancionado pelo chefe do Poder Executivo. Com base na situao hipottica descrita acima, julgue os itens subsequentes. A delegao do servio de sepultamento de cadveres humanos, por meio de contrato de concesso, dependeria da prvia edio de lei ordinria que autorizasse essa delegao.
Comentrios: O art. 2 da Lei 9.074, de 1995, dispe sobre a obrigatoriedade de lei autorizativa para que os entes federativos possam conceder seus servios pblicos a particulares. No entanto, a Lei dispensa, por exemplo, os servios de saneamento bsico e limpeza urbana. Os servios de sepultamento no foram excetuados pela Lei. Portanto a concesso depende de prvia edio de lei ordinria. Gabarito: CERTO.

No caso de servios pblicos, a resciso a forma de extino da concesso por iniciativa do concessionrio. Difere essencialmente da caducidade e da encampao, que so formas de extino da concesso unilaterais, ou seja, viabilizadas diretamente pela Administrao. O pressuposto bsico para a resciso o descumprimento por parte do concedente das normas legais, regulamentares ou contratuais. De acordo com a Lei 8.987/1995 (art. 39), a resciso depende de ao judicial especialmente intentada com esse objetivo. Atente, ainda, que a resciso do contrato de concesso absolutamente diferente da resciso dos contratos decorrentes da Lei 8.666/1993. Nesta ltima norma so dezoito motivos diferentes para a resciso dos contratos administrativos (art. 78 da Lei 8.666/1993), podendo ser: unilateral, amigvel, e judicial, nos termos do art. 79 daquela norma. J nos contratos de concesso de servios pblicos, o motivo de resciso um s:

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 92 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 descumprimento de obrigaes por parte da Administrao Pblica. Agora, adivinhem em que prazo pode a empresa concessionria suspender a prestao de servios pblicos? Em razo da necessidade de continuidade dos servios pblicos, a prestao no poder ser interrompida at o trnsito em julgado da sentena judicial, que reconhecer a inadimplncia da Administrao. A continuidade dos servios pblicos, que constitui verdadeiro princpio administrativo, torna extremamente rgida a oponibilidade da exceo do contrato no cumprido pelo concessionrio. Por fim, acrescente-se ao rol de formas de desfazimento (j vistas) a anulao e a falncia. A anulao nossa velha conhecida6, consistindo na invalidao (na retirada) do contrato de concesso por motivo de ilegalidade. A ilegalidade tanto pode estar presente supervenientemente assinatura do contrato, quanto ter sua origem na etapa da licitao, procedimento prvio celebrao do contrato de concesso. Deve-se lembrar de que os efeitos da decretao de nulidade so ex tunc, ou seja, retroativos ao momento da ocorrncia do vcio. A anulao da concesso encontra previso no inc. V do art. 35 da Lei 8.987/1995 e ter por consequncia a responsabilizao de quem houver lhe dado causa. No se pode confundir a anulao com as formas de extino j expostas, as quais pressupem um contrato vlido, mas mal executado (inadimplncia) ou cuja execuo pelo concessionrio tenha se tornado inconveniente ao interesse pblico. A falncia, ao lado da extino da empresa concessionria e falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual, forma de desfazimento (de pleno direito) do contrato de concesso. Abre-se um parntese para esclarecer que a empresa (ou firma) individual no pessoa jurdica, mas sim o nome adotado pela pessoa fsica para uso em seu comrcio. Em razo disso, o falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual, aplica-se s s permisses, haja vista

Ver aula de atos administrativos.


www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 93 de 108

Prof. Cyonil Borges

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 somente pessoas jurdicas ou consrcios de empresas acharem-se aptas celebrao de concesso de servio pblico.

Fixao
(2010/Esaf MTE AFT) Naquilo que diz respeito extino do contrato de concesso de servio pblico, correlacione as colunas abaixo e assinale a opo que contemple a correlao correta. (1) Retomada do servio, por motivo de interesse pblico. (2) Retomada do servio, por inexecuo total ou parcial do contrato por parte da concessionria. (3) Extino do contrato, por descumprimento de normas contratuais pelo concedente. ( ) caducidade; ( ) encampao; ( ) resciso. a) 3 / 1 / 2 b) 2 / 3 / 1 c) 1 / 2 / 3 d) 2 / 1 / 3 e) 3 / 2 / 1
Comentrios: A Lei 8.987, de 1995, prev diversas formas antecipadas de extino do contrato de concesso de servios pblicos. Por exemplo: em caso de ilegalidade, o contrato ser objeto de anulao. As formas mais tradicionais, nos concursos, so a encampao e a caducidade. Na primeira, o desfazimento deveu-se por motivo de interesse pblico, sem que, no caso, a empresa prestadora dos servios tenha negligenciado as regras contratuais. Na segunda (a caducidade), a extino d-se porque a concessionria deixou de cumprir regularmente as normas regulamentares e contratuais. Por fim, perceba que a resciso prevista na Lei de Concesses a resciso judicial, ou seja, a decorrente do descumprimento contratual por parte do Poder Concedente. Gabarito: alternativa D.

5.7. Interveno Com o fim de assegurar a adequao na prestao do servio e o fiel cumprimento das normas contratuais, o Poder Concedente, no
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 94 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 lugar de declarar a caducidade por Decreto do Executivo, pode tambm mediante Decreto promover a interveno. Nos termos do art. 33 da Lei, o prazo para instaurar o procedimento administrativo, com vista decretao da interveno, de at 30 dias. Ressalta-se que a interveno no ato punitivo De outro modo, tem carter profiltico (preventivo), e, ento no h por que se garantir direito ampla defesa (de forma prvia). Aps o Decreto de Interveno, o Poder Concedente tem o prazo de at 30 dias para instaur-la. Depois de instaurado, o procedimento administrativo dever ser concludo no prazo de at 180 dias, sob pena de considerar-se invlida a interveno. Com outras palavras, entre a decretao e o prazo mximo da interveno (j decretada), temos 210 dias. Dois so os resultados possveis da interveno: ou a administrao do servio ser devolvida concessionria, precedida de prestao de contas pelo interventor, ou extinta a concesso.

Fixao
(2002/Esaf SUSEP) Em relao interveno do Poder Pblico concedente em empresa concessionria de servio pblico, falso afirmar que: a) a interveno far-se- por decreto do Poder concedente. b) no prazo de trinta dias da declarao da interveno, ser instaurado procedimento administrativo para comprovar as causas determinantes da medida. c) poder haver interveno por prazo indeterminado. d) cessada a interveno, sem extino da concesso, o servio ser retornado concessionria. e) o interventor responder pelos atos praticados em sua gesto.
Comentrios: A interveno promovida pelo Poder Concedente portanto, destituda de carter punitivo. utilizada evitar a decretao de caducidade. D-se por prazo uma vez instaurada, no pode ultrapassar o prazo de Gabarito: alternativa C.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 95 de 108

medida preventiva, com o objetivo de se determinado, no caso, 180 dias.

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02

Fixao
(2007/ESAF TCE-GO/Auditor novembro) Sobre a interveno, pelo poder concedente, na concesso de servio pblico, assinale a opo correta. a) A interveno d direito indenizao prvia. b) No se admite declarao de interveno sem prvia observncia do princpio da ampla defesa, em favor da concessionria. c) O procedimento atinente interveno deve ser conduzido em juzo, constituindo hiptese de jurisdio voluntria. d) A interveno, da mesma forma da declarao de caducidade, dse por decreto do poder concedente. e) Por no se tratar de hiptese de extino da concesso, o trmino da interveno conduzir ao direito da concessionria de retomada da concesso.
Comentrios: Alternativa A INCORRETA. Indenizao prvia? Interveno no encampao. S haver direito indenizao no caso de ficar comprovado que a interveno no observou os pressupostos legais e regulamentares (1 do art. 33). Alternativa B INCORRETA. Direito ampla defesa? A interveno no ato punitivo, ento no h porque se garantir direito ampla defesa de forma PRVIA. Aqui a Banca tentou confundir com a caducidade, a qual deve ser cercada de processo administrativo e, portanto, garantidor dos princpios da ampla defesa e do contraditrio DE FORMA PRVIA, da a incorreo do item. Alternativa C INCORRETA. No procedimento ADMINISTRATIVO, da a incorreo do quesito. judicial,

Alternativa D CORRETA. Aps o Decreto de interveno, o Poder Concedente tem o prazo de at 30 dias para instaur-la, depois disso, o procedimento administrativo dever ser concludo no prazo de at cento e oitenta dias, sob pena de considerar-se invlida a interveno. Alternativa E INCORRETA. Dois so os caminhos quando da cessao da interveno. Ou a administrao do servio ser devolvida concessionria, precedida de prestao de contas pelo interventor, ou EXTINTA A CONCESSO. A Banca descartou essa ltima possibilidade, logo, incorreto o quesito. Gabarito: alternativa D.

Fixao
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 96 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 2012/ESAF PFN No que se refere figura da interveno prevista no mbito das concesses e permisses de servios pblicos, assinale a opo correta. a) A interveno tem durao mxima de 180 (cento e oitenta) dias. b) Tal instituto espcie de extino da concesso ou permisso de servio pblico. c) Como medida excepcionalssima, a interveno far-se- por lei do poder concedente. d) A interveno no demanda a prvia observncia aos princpios do contraditrio e da ampla defesa. e) A interveno demanda a prvia indenizao pela assuno dos bens reversveis, pelo Poder Pblico.
Comentrios: Com o fim de assegurar a adequao na prestao do servio e o fiel cumprimento das normas contratuais, o Poder Concedente, no lugar de declarar a caducidade [extino do contrato de permisso ou concesso] por Decreto do Executivo, pode tambm mediante Decreto promover a interveno. Podemos fazer a seguinte comparao: se o cabelo est ressecado, com as pontas quebradas, o caso de se raspar a cabea? Obviamente que no, primeiro vamos ao salo, na tentativa de recuperar a madeixa (interveno - cauterizao). Agora, se o tcnico informa que no tem jeito, pois o cabelo no dos melhores, o remdio o desfazimento ( a caducidade). Nos termos do art. 33 da Lei, o prazo para instaurar o procedimento administrativo de at 30 dias. Ressaltando que a interveno no ato punitivo, tem sim carter profiltico (preventivo), ento no h por que se garantir direito ampla defesa de forma prvia. Da a desnecessidade de contraditrio e de ampla defesa, como registra a alternativa D. Aps o Decreto de interveno, o Poder Concedente tem o prazo de at 30 dias para instaur-la, depois de instaurado, o procedimento administrativo dever ser concludo no prazo de at 180 dias, sob pena de considerar-se invlida a interveno. Com outras palavras, entre a decretao e o prazo mximo da interveno (j decretada), temos 210 dias. Da a incorreo da letra A. Dois so os caminhos quando da cessao da interveno. Ou a administrao do servio ser devolvida concessionria (cabelo recuperado), precedida de prestao de contas pelo interventor, ou extinta a concesso (corta a madeixa). Referncia legislativa:
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 97 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02
Lei 8.987, de 1995 Art. 32. O poder concedente poder intervir na concesso, com o fim de assegurar a adequao na prestao do servio, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes. Pargrafo nico. A interveno far-se- por decreto do poder concedente, que conter a designao do interventor, o prazo da interveno e os objetivos e limites da medida. Art. 33. Declarada a interveno, o poder concedente dever, no prazo de trinta dias, instaurar procedimento administrativo para comprovar as causas determinantes da medida e apurar responsabilidades, assegurado o direito de ampla defesa. 1o Se ficar comprovado que a interveno no observou os pressupostos legais e regulamentares ser declarada sua nulidade, devendo o servio ser imediatamente devolvido concessionria, sem prejuzo de seu direito indenizao. 2o O procedimento administrativo a que se refere o caput deste artigo dever ser concludo no prazo de at cento e oitenta dias, sob pena de considerar-se invlida a interveno. Art. 34. Cessada a interveno, se no for extinta a concesso, a administrao do servio ser devolvida concessionria, precedida de prestao de contas pelo interventor, que responder pelos atos praticados durante a sua gesto. Gabarito: alternativa D.

5.8. Licitaes e Contratos Como citado ao longo da aula, o texto constitucional expresso ao estabelecer que toda concesso ou permisso de servios pblicos seja precedida de licitao. Isso to contundente, que o STJ, em reiterados julgados (ver Recurso Especial 734413), firmou o entendimento de que a permisso, no antecedida de procedimento licitatrio, no d direito indenizao, por eventuais prejuzos suportados em virtude de dficit nas tarifas. A licitao um procedimento administrativo, e, enquanto tal, formado por um conjunto de atos encadeados, em sequncia lgica, para um resultado final. A cada distinta sequncia, o legislador atribuiu diversa modalidade de licitao. Por exemplo: se a licitao se destina aquisio de bens e de servios comuns, teremos o Prego. Se a licitao se dirige alienao de bens mveis inservveis, teremos o Leilo, e assim por diante. Nesse contexto, a Lei 8.987/1995 previu que a concorrncia a modalidade especfica de licitao aplicvel s concesses (inc. II e III do art. 2). Mas cabem, pelo menos, trs observaes: 1 No h determinao especfica de modalidade para as permisses. A Lei exige a licitao, mas sem determinar a modalidade cabvel (art. 40 da Lei 8.987/1995);
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 98 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 2 raro, em provas de concursos, mas h situao contida na Lei 9.472/1997 (2 do art. 23) que autoriza a concesso sem licitao, no caso, em face da ausncia de participantes (a licitao deserta); 3 possvel, em alguns casos, o uso do leilo para concesso de servios pblicos. o exemplo do leilo para promover a privatizao, simultaneamente com a outorga de nova concesso. Isso consta do art. 27 da Lei 9.074/1995, sendo que o STF j se pronunciou sobre a norma, julgando-a constitucional (ADI 1582). Entretanto, antes da licitao propriamente dita, uma srie de estudos, levantamentos preliminares e outros devero ser realizados pela Administrao, pois a delegao de servios pblicos normalmente envolve riscos e valores elevados. Sobre o tema, determina a Lei 8.987/1995: Art. 21. Os estudos, investigaes, levantamentos, projetos, obras e despesas ou investimentos j efetuados, vinculados concesso, de utilidade para a licitao, realizados pelo poder concedente ou com a sua autorizao, estaro disposio dos interessados, devendo o vencedor da licitao ressarcir os dispndios correspondentes, especificados no edital. Nota que essas informaes ficam disponveis a quem quer que seja. E isso muito til, pois o controle pode ser levado a efeito por aqueles que sero mais diretamente atingidos pela prestao do servio: os integrantes a comunidade. Quanto ao edital do procedimento, diversos so os requisitos determinados pela lei de concesses como condio de validade. De se destacar alguns: I - o objeto, metas e prazo da concesso: note que h determinao de prazo, apesar de no se mencionar a mxima extenso temporal. H concesses, por exemplo, com previso de 30 anos de durao. assim, pois, muitas vezes, o investimento realizado pelo concessionrio de elevada monta, exigindo longo prazo de retorno; II - a descrio das condies necessrias prestao adequada do servio: lembre-se de que servio adequado cumprir, no mnimo, com os princpios elencados pela Lei. III - as possveis fontes de receitas alternativas, complementares ou acessrias, bem como as provenientes de projetos associados; IV - os direitos e obrigaes do poder concedente e da concessionria em relao a alteraes e expanses a serem realizadas no futuro, para garantir a continuidade da prestao do servio; V - os critrios de reajuste e reviso da tarifa; VI - os critrios, indicadores, frmulas e parmetros a serem utilizados no julgamento tcnico e econmico-financeiro da proposta;
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 99 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 VII - a indicao dos bens reversveis; VIII - as caractersticas dos bens reversveis e as condies em que estes sero postos disposio, nos casos em que houver sido extinta a concesso anterior; IX - as condies de liderana da empresa responsvel, na hiptese em que for permitida a participao de empresas em consrcio: primeiramente, a participao de empresas em consrcio deciso que incumbe Administrao ( discricionria). Alm disso, caso admitida a participao de consrcios, no ser permitida a uma mesma empresa concorrer por mais de um consrcio, ou por um consrcio e tambm individualmente. No faria sentido, no ? A mesma empresa competiria duas vezes! E, mais preciso que seja indicada uma empresa para que se responsabilize pelo consrcio, sendo que o licitante vencedor ficar obrigado a constituir e registrar o consrcio, antes da celebrao do contrato. X - nos casos de concesso, a minuta do respectivo contrato, que conter as clusulas essenciais referidas no art. 23 desta Lei, quando aplicveis: como a minuta do contrato j consta do edital de licitao, os licitantes j sabem quais sero suas obrigaes futuras. Por isso, a doutrina considera que os contratos de concesso so de adeso, que quer dizer elaborado por uma das partes (a Administrao), aderido pela outra (o licitante que vencer). Quanto ao procedimento da licitao em si, cumpre anotar que a Lei 8.987/1995, em tom de modernidade, diz ser possvel a inverso da ordem das fases de habilitao e julgamento (art. 18-A). Assim, em vez de colher a documentao de todos os licitantes, primeiro o Poder Pblico poder comparar as propostas, selecionando a melhor, para, s do licitante vencedor, cobrar a documentao necessria. Isso evitar a proliferao documental inerente s licitaes comuns. Boa parte da doutrina considera que a mais importante caracterstica das licitaes para concesso de servios pblicos so os critrios de julgamento das propostas, bem diferentes dos comuns, das concorrncias previstas na Lei 8.666/1993 (os tipos de licitao, art. 45). Essa diferena compreensvel, em razo das caractersticas do objeto da concesso (normalmente complexo e de grandes somas). De acordo com art. 15 da Lei 8.987, de 1995, so critrios para julgamento das licitaes para concesso de servios pblicos: I - o menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado; II - a maior oferta, nos casos de pagamento ao poder concedente pela outorga da concesso; III - a combinao, dois a dois, dos critrios referidos nos incisos I, II e VII;
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 100 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 IV - melhor proposta tcnica, com preo fixado no edital; V - melhor proposta em razo da combinao dos critrios de menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado com o de melhor tcnica; VI - melhor proposta em razo da combinao dos critrios de maior oferta pela outorga da concesso com o de melhor tcnica; ou VII - melhor oferta de pagamento pela outorga aps qualificao de propostas tcnicas.

Detalhe: a norma diz que em caso de EMPATE ser dada


preferncia empresa BRASILEIRA ( 4 do art. 15). Por fim, cumpre registrar que ser desclassificada a proposta que, para sua viabilizao, necessite de vantagens ou subsdios que no estejam previamente autorizados em lei e disposio de todos os concorrentes. De fato, tem de ser assim, pois, seno, teramos potencial afronta ao princpio da isonomia, pois alguns se levariam de vantagens no possudas por outros.

Fixao
CESPE AUFC/Controle Governamental/2011 Externo/Auditoria

A respeito da delegao de servio pblico e do instituto da licitao para a correspondente outorga, julgue o item subsequente. Embora o instituto da permisso exija a realizao de prvio procedimento licitatrio, a legislao de regncia no estabelece, nesse caso, a concorrncia como a modalidade obrigatria, ao contrrio do que prescreve para a concesso de servio pblico.
Comentrios: O item foi considerado correto LUZ DA LEI 8.987/1995. Lembre-se que, em alguns casos, possvel a realizao de LEILO para concesso. Gabarito: CERTO.

Fixao
(2012/ESAF/MIN) As concesses de servio pblico, conforme previstas na Lei n. 8.987, de 1995, devero ser precedidas de: a) licitao, ou sua dispensa em alguma das hipteses previstas em lei, ou o reconhecimento formal de sua inexigibilidade. b) licitao, apenas na modalidade concorrncia.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 101 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 c) licitao, em qualquer uma das modalidades existentes na legislao ptria, no se admitindo contratao mediante dispensa do certame ou reconhecimento formal de sua inexigibilidade. d) licitao, apenas nas modalidades concorrncia ou prego. e) licitao ou o reconhecimento formal de sua inexigibilidade (na hiptese de inviabilidade de competio), no se admitindo a dispensa de certame.
Comentrios: O gabarito preliminar desse item foi a Letra B, o que considerou o disposto na Lei 8.987/1995. Entretanto, no definitivo ela foi ANULADA, uma vez que, como dito, possvel tambm o leilo. Provavelmente, algum candidato lembrou e fez o recurso, e t a o resultado ANULAO. DETALHE na lei referenciada no comando (A 8.987) a modalidade aplicvel s concesses de servio pblico mesmo a concorrncia! O examinador foi muito gentil ao anular a questo... Gabarito: preliminar (letra B), final (ANULADA).

Thats all! At o prximo encontro. Cyonil Borges.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 102 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Opa! No acabou! Abaixo, questes da FCC, do ano de 2012. Testem seus conhecimentos. Questo 1: FCC - AJ TST/TST/Judiciria/2012 Assunto: Autorizao, permisso e concesso (Servios Pblicos) De acordo com a legislao federal em vigor (Lei no 8.987/95), uma diferena entre concesso e permisso de servio pblico: a) ser obrigatria a licitao para a primeira; e facultativa, para a segunda. b) ser a primeira contrato; e a segunda, ato unilateral. c) ter a primeira prazo determinado; e a segunda, no comportar prazo. d) voltar-se a primeira a servios de carter social; e a segunda, a servios de carter econmico. e) poder a primeira ser celebrada com pessoa jurdica ou consrcio de empresas; e a segunda, com pessoa fsica ou jurdica. Questo 2: FCC Externo/Contabilidade/2012 ACE TCE AP/TCE-AP/Controle

Assunto: Concesses (Servios Pblicos, Lei 8.987) A propsito dos elementos definidores e traos caractersticos dos servios pblicos, correto afirmar: a) Independem de definio por lei, podendo ser de titularidade do poder pblico, quando de natureza no econmica, ou privada, quando passveis de explorao mediante concesso ou permisso. b) So definidos por lei e de titularidade pblica ou privada, conforme sua natureza essencial ou econmica. c) Independem de definio por lei, bastando sua caracterizao como atividade essencial, de titularidade exclusiva do poder pblico. d) So definidos por lei e de titularidade do poder pblico, que pode prest-los diretamente ou sob o regime de concesso ou permisso. e) So definidos em lei como obrigao do poder pblico e direito dos cidados, devendo ser prestados de forma universal e independentemente de cobrana de tarifa.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 103 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 Questo 3: FCC - ACE TCE AP/TCE-AP/Controle Externo/Engenharia /2012 Assunto: Conceitos (Servios Pblicos, Lei 8.987) Os servios pblicos a) devem ser sempre prestados pelo poder pblico, em face de seu carter essencial. b) podem ter sua titularidade transferida a entidade privada, quando de natureza econmica, mediante concesso. c) podem ser prestados por particular, apenas a ttulo precrio, mediante permisso. d) no so passveis de cobrana de tarifa, submetidos, por lei, ao regime de concesso. exceto quando

e) constituem obrigao do poder pblico, que pode prest-los diretamente ou mediante concesso ou permisso, sempre atravs de licitao. Questo 4: FCC - AFF (TCE-SP)/TCE-SP/"Sem rea"/2012 Assunto: Conceitos (Servios Pblicos, Lei 8.987) De acordo com a Constituio Federal, a prestao de servio pblico por particular a) vedada, em qualquer hiptese. b) permitida, apenas quando se tratar de servio no essencial, passvel de cobrana de tarifa. c) possvel, apenas exclusiva de Estado. d) vedada, especfica. exceto para aqueles contar servios com de titularidade no

quando

autorizao

legislativa

e) permitida, na forma da lei, mediante concesso ou permisso, precedida de licitao. Questo 5: FCC - JT TRT1/TRT 1/2012 Assunto: Conceitos (Servios Pblicos, Lei 8.987) A caracterizao de determinada atividade como servio pblico,
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 104 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 a) ocorre apenas naquelas atividades de natureza essencial, assim declaradas por lei, e prestadas, diretamente, pelo poder pblico. b) decorre de previso legal ou constitucional, impondo ao poder pblico a obrigao de prest-la coletividade, ainda que por meio de concesso ou permisso. c) independe de previso legal ou constitucional, decorrendo da prpria circunstncia da sua disponibilizao coletividade pelo poder pblico. d) depende de previso legal especfica, podendo ser prestada diretamente pelo Poder Pblico, ou por particulares, mediante autorizao, sempre precedida de licitao. e) prescinde de previso legal ou constitucional quando prestada diretamente pelo Poder Pblico, a qual somente exigida quando a titularidade transferida ao particular mediante regime de concesso ou permisso. Questo 6: FCC - AFTM SP/Pref SP/Gesto Tributria/2012 Assunto: Formas de extino (Servios Pblicos, Lei 8.987) No incio dos anos 90, o poder pblico concedeu iniciativa privada a explorao de rodovias, ficando a cargo do concessionrio a recuperao e conservao do sistema virio, remunerando-se pela cobrana de tarifa dos usurios (pedgio). Aproximando-se o prazo final do contrato de concesso, o poder concedente pretende retomar os servios, tendo em vista que o valor do pedgio tornou-se muito alto em funo dos ndices de reajuste estabelecidos contratualmente. De acordo com a legislao que rege a matria, a Administrao poder a) decretar a encampao, desde que comprove lucros arbitrrios pelo concessionrio e desobedincia ao princpio da modicidade tarifria, desonerando-se, nesse caso, do pagamento de qualquer indenizao ao concessionrio. b) declarar a caducidade do contrato, caso comprove que os investimentos realizados pelo concessionrio j foram amortizados, indenizando-o apenas pelos lucros cessantes. c) encampar o servio, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao pelas parcelas dos investimentos
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 105 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 feitos na rodovia para garantir a atualidade dos servios, ainda no amortizados ou depreciados. d) decretar a reverso dos servios, desde que no reste mais do que 48 meses para o trmino do prazo de concesso, indenizando as parcelas dos investimentos feitos na rodovia para garantir a atualidade dos servios, ainda no amortizados ou depreciados. e) decretar a interveno na concesso para reestabelecer, mediante procedimento administrativo especfico com ampla defesa para o concessionrio, o equilbrio econmico-financeiro da concesso e a modicidade tarifria. Questo 7: FCC - Tec (INSS)/INSS/2012 Assunto: Formas de extino (Servios Pblicos, Lei 8.987) Em relao extino do contrato de concesso correto afirmar que a) caducidade a resilio unilateral antes de findo o prazo de concesso, que se consubstancia na retomada do servio pelo poder concedente por razes de interesse pblico. b) reverso a resilio unilateral da concesso que se consubstancia na retomada do servio pelo poder concedente por razes de interesse pblico. c) encampao a extino unilateral da concesso por motivo de inadimplemento contratual, no cabendo, portanto, indenizao ao concessionrio pelos prejuzos que sofrer. d) reverso a resciso unilateral da concesso por motivo de inadimplemento contratual do concessionrio, cabendo indenizao pela interrupo do contrato antes de findo seu prazo. e) encampao a retomada do servio pelo poder concedente por razes de interesse pblico, durante o prazo de concesso, mediante lei autorizativa especfica. Questo 8: FCC - JE TJGO/TJ GO/2012 Assunto: Subconcesso (Servios Pblicos, Lei 8.987) No tocante ao regime da concesso de servios pblicos, na sua forma tradicional, a Lei Federal no 8.987/95

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 106 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 a) condiciona a outorga de subconcesso, a transferncia da concesso e a transferncia do controle societrio da concessionria expressa concordncia do poder concedente. b) admite a possibilidade de subconcesso, desde que haja previso no contrato original de concesso, o que torna dispensvel nova autorizao do poder concedente. c) exige que a transferncia da concesso seja expressamente autorizada pelo poder concedente, mas nada estabelece no tocante transferncia do controle societrio da concessionria. d) veda a subconcesso do servio delegado, pois o contrato de concesso intuitu personae. e) permite a transferncia da concesso, mediante a realizao prvia de concorrncia para a escolha do novo concessionrio. Questo 9: FCC - TCE TCE AP/TCE-AP/Controle Externo/2012 Assunto: Classificao de Servios Pblicos Os servios pblicos a) no so passveis de explorao por particulares, exceto os denominados servios pblicos imprprios. b) somente podem ser prestados por entidades pblicas ou privadas sem fins lucrativos. c) constituem obrigao do poder pblico, que pode prest-los diretamente ou mediante concesso ou permisso a particular, precedida de licitao. d) podem ter a sua titularidade transferida a particular, mediante concesso, precedida de autorizao legislativa especfica. e) devem ser prestados pelo poder pblico, exclusivamente, podendo ser delegados a entidade integrante da Administrao indireta criada para esse fim. Questo 10: FCC Externo/Jurdica/2012 ACE TCE AP/TCE-AP/Controle

Assunto: Alterao unilateral (Clusulas exorbitantes) O Estado concedeu a particular explorao de rodovia, mediante procedimento licitatrio no qual se sagrou vencedor o licitante que
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 107 de 108

Curso Terico de Direito Administrativo para CEF Prof. Cyonil Borges aula 02 ofereceu o maior valor pela outorga da concesso, paga em parcelas anuais (nus de outorga), tendo o Poder Concedente fixado a tarifa (pedgio) no momento da assinatura do contrato e assegurado, contratualmente, o seu reajuste anual. No curso da concesso, o Estado decidiu reduzir o valor do pedgio, alegando que o mesmo estaria onerando demasiadamente os usurios. A conduta do Estado a) legtima, em face do poder de alterao unilateral dos contratos administrativos, desde que limitada ao percentual de 25% (vinte e cinco por cento) do valor atualizado do contrato. b) legtima, apenas se comprovar que o fluxo de veculos excedeu as projees de demanda realizadas no momento da licitao, gerando ganhos injustificados para o concessionrio. c) legtima, desde que restabelea o equilbrio econmico financeiro do contrato, o que pode ser feito pela reduo do nus de outorga. d) ilegtima, em face da imutabilidade da equao econmicofinanceira e da garantia de rentabilidade assegurada nos contratos de concesso (taxa interna de retorno). e) legtima, independentemente da recomposio do equilbrio econmico-financeiro tendo em vista que a concesso pressupe a explorao do servio por conta e risco do concessionrio. Gabarito 1) E 2) D 3) E 4) E 5) B 6) C 7) E 8) A 9) C 10) C

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 108 de 108

Вам также может понравиться