Вы находитесь на странице: 1из 53

SENAI-PE

Comandos Aplicados a Refrigerao Comercial

SENAI-PE

Federao das Indstrias do Estado de Pernambuco Presidente Jorge Wicks Crte Real Departamento Regional do SENAI de Pernambuco Diretor Regional Antnio Carlos Maranho de Aguiar Diretor Tcnico Uaci Edvaldo Matias Diretor Administrativo e Financeiro Heinz Dieter Loges Ficha Catalogrfica 621.56 S474c SENAI.DR.PE. Comando aplicados refrigerao comercial. SENAI.PE/DITEC/DET, 2002. 1. ENGENHARIA ELTRICA 2. REFRIGERAO I. Ttulo

Reformulado em Maio/2003

Direitos autorais de propriedade exclusiva do SENAI. Proibida a reproduo parcial ou total, fora do Sistema, sem a expressa autorizao do Departamento Regional de Pernambuco.

SENAI Departamento Regional de Pernambuco Rua Frei Cassimiro, 88 Santo Amaro 50100-260 Recife - PE Tel.: (81) 3416-9300 Fax: (81) 3222-3837

SENAI-PE

SUMRIO

Introduo Componentes Bsicos de um Comando Eltrico Ligao de Motor Monofsico Ligao de Motor Trifsico Controlador Bibliografia

5 6 21 22 32 53

SENAI-PE

INTRODUO

Os comandos aplicados a refrigerao comercial so dispositivos que possibilitam maior segurana para o funcionamento dos equipamentos. Esses comandos so constitudos de componentes como: contatores, reles, temporizadores, botoeiras, fusveis e controladores eletrnicos que tm a funo de automatizar os equipamentos de refrigerao. Essas sero as informaes aqui abordadas que serviro de apoio as atividades prticas desempenhadas pelo tcnico da rea. Ao final desse estudo voc ter condies de ler, interpretar, montar, diagnosticar e corrigir falhas em diversos comandos eltricos.

SENAI-PE

COMPONENTES BSICOS DE UM COMANDO ELTRICO

Chave de Faca Pode-se dizer que a chave de faca o interruptor mais simples que se conhece. Estas chaves so geralmente providas de porta-fusveis, para proteo dos circuitos em que so inseridas. So fabricadas para diversas correntes, desde 30 at 600 ampres, e para tenses nunca superiores a 600 volts, devido a esse tipo de chave no oferecer muita segurana ao operador.

Chave de faca de 3 plos com porta fusvel cartucho

Observao A chave de faca da figura s poder ser instalada de modo que o peso das lminas no tenda a fech-la.

Chave de faca blindada com dupla segurana

Observao Antes de desligar a chave geral, certifique-se de que os equipamentos esto desligados.

SENAI-PE

Seccionador Seccionador Fusvel Este tipo de seccionador se compe do dispositivo de comando propriamente dito, que igual chave-faca, e de um conjunto de fusveis, um por plo, normalmente associado prpria parte mvel da chave.

Os seccionadores fusveis so bastante prticos, pois associam em um s elemento a funo de comando sem carga com a de proteo contra curtocircuito. A abertura prvia do sistema antes da troca do fusvel feita manualmente, no ato da abertura do seccionador para a troca do fusvel queimado. Os seccionadores no possuem mecanismo de desligamento rpido (mola) atuando sobre os seus contatos. A velocidade da abertura depende exclusivamente do operador (sendo essa a causa principal da indefinio da capacidade de ruptura). Ao se abrirem os contatos por onde circule corrente de certa intensidade (circuito com carga) com velocidade baixa, o meio gasoso que se interpe entre os contatos vai se ionizando sucessivamente, criando um caminho de baixa resistncia eltrica, por onde se desenvolve o arco voltaico. Este, persistindo, permite o fluxo de corrente pelo circuito mesmo com as facas abertas, provocando a fuso dos contatos e vaporizando-os sob forte exploso.

SENAI-PE

Seguranas Fusveis Tipo NH e Diazed So dispositivos destinados a limitar a corrente de um circuito e mesmo interrompe-la, em casos de curto-circuitos ou sobrecargas de longa durao.

Constituio das Seguranas NH As seguranas NH so compostas de base e fusvel. A base constituda geralmente de esteatita, plstico ou termifixo, possuindo meios de fixao a quadros ou placas. Possuem contatos em forma de garras prateadas, que garantem o contato eltrico perfeito e alta durabilidade. A essas garras se juntam molas que aumentam a presso de contato.

A. Material isolante (esteatitas) B. Contato em forma de garra C. Mola

Base de fusveis, sistema NH

Fusvel NH

SENAI-PE

O fusvel possue um corpo de porcelana de seo retangular, com suficiente resistncia mecnica, contendo nas extremidades facas prateadas. Dentro do corpo de porcelana se alojam o elo fusvel e o elo indicador de queima, imersos em areis especial, de granulao adequada.

Elo indicador de queima Elo fusvel

Faces Corpo de porcelana

O elo fusvel feito de cobre, em forma de lminas, vazadas em determinados pontos para reduzir a seco condutora. Existem ainda elos fusveis feitos de fitas de prata virgem. Retirando-se o fusvel de segurana, obtm-se uma separao visvel dos bornes, tornando dispensvel em alguns casos a utilizao de um seccionador adicional. Para se retirar o fusvel, necessria a utilizao de um dispositivo, construdo de fibra isolante, com engates para extrao. Esse dispositivo recebe o nome de punho saca-fusveis.

SENAI-PE

Constituio de Seguranas Dized (D) As seguranas D so compostas de: base aberta ou protegida, tampa, fusvel, parafuso de ajuste e anel. Base um elemento de porcelana que comporta o corpo metlico, roscado internamente, e externamente ligado a um dos bornes, o outro borne est isolado do primeiro e ligado a parafuso de ajuste.

A- Borne ligado ao corpo roscada B- Borne ligado ao parafuso de ajuste

Tampa um dispositivo, geralmente de porcelana, com um corpo metlico roscado, que fixa o fusvel base e no se inutiliza com a queima do fusvel.

Permite inspeo visual do indicador do fusvel e a substituio deste sob tenso.

10

SENAI-PE

Parafuso de ajuste um dispositivo, feito de porcelana, com um parafuso metlico que introduzido na base, impede o uso de fusveis de capacidade superior indicada.

A montagem do parafuso de ajuste, feita com o auxlio de uma chave especial. O anel tambm um elemento de porcelana, roscado internamente, que protege a rosca metlica da base aberta, evitando contatos acidentais na troca do fusvel.

O fusvel constitudo de um corpo de porcelana em cujos extremos metlicos se fixa um fio de cobre puro ou recoberto de uma camada de zinco, imerso em areia especial, de granulao adequada, que funciona como meio extintor de arco voltaico, evitando o perigo de exploso, no caso da queima do fusvel.

Mola

Espoleta Contato superior

Fuso dos elos e expulso de espoleta

Elo indicador de queima Areia

Elo fusvel

Contato inferior

11

SENAI-PE

Possui um indicador, visvel atravs da tampa, denominado espoleta, com cores correspondentes s diversas correntes nominais. Esses indicadores se desprendem em caso de queima. O elo indicador de queima constitudo de um fio muito fino, ligado em paralelo com o elo fusvel. No caso de fuso de elo fusvel, o fio do indicador de queima tambm se fundir, provocando o desprendimento da espoleta. Algumas cores e as correntes nominais correspondentes (fusveis tipo D):

COR

INTENSIDADE DE CORRENTE (A)

COR

INTENSIDADE DE CORRENTE (A)

Rosa Marrom Verde Vermelho Cinza

2 4 6 10 16

Azul Amarelo Preto Branco Laranja

20 25 35 50 63

Disjuntores So dispositivos de manobra e proteo, dotados de um rel termomagntico, com capacidade de ligao e interrupo sob condies anormais do circuito.

12

SENAI-PE

Funcionamento O disjuntor inserido no circuito com um interruptor. O rel bimetlico e o rel eletromagntico so ligados em srie. Ao acionarmos a alavanca, fecha-se o circuito, que travado pelo mecanismo de disparo, e a corrente circula pelo rel trmico e pelo rel eletromagntico.

Bimetol

Eletroma

Havendo no circuito uma pequena sobrecarga de longa durao, ,o bimetlico atua sobre o mecanismo de dspar, abrindo o circuito. No caso de haver um curto-circuito o rel eletromagntico quem atua sobre o mecanismo de disparo, abrindo o circuito instantaneamente. Constituio 1. Caixa moldada 2. Alavanca liga e desliga 3. Extintor de arco 4. Mecanismo de disparo 5. Rel bimetlico 6. Rel eletromagntico

13

SENAI-PE

Caractersticas Os disjuntores so caracterizados pela corrente e pela tenso. A seguir apresentamos alguns tipos de disjuntores com suas caractersticas de funcionamento.

Unipolar

Tripolar

Contatores So dispositivos de manobra mecnica, acionados eletromagneticamente, construdos para uma elevada freqncia de operao, e cujo arco extinto no ar, sem afetar o seu funcionamento. O contator , de acordo com a potncia (carga), um dispositivo de comando do motor e pode ser utilizado individualmente, acoplado a rels de sobrecorrente, na proteo contra sobrecarga. Construo Os contatores so constitudos de um grande nmero de peas tendo como elementos principais os representados na figura a seguir.. Observao: A bobina de sombra (anel em curto) tem a finalidade de eliminar a trepidao produzida no ncleo elo campo magntico de C.A.

14

SENAI-PE

1. Contato fixo com parafuso 3. Ncleos dos magnetos (fixo e mvel) 5. Suporte de mola de contato mvel 7. Contato mvel 9. Ponte suporte dos contatos mveis 11.Mola interruptora

2. Bobina 4. Bobina de sombra 6. Mola de contato mvel 8. Suporte inferior dos contatos fixos 10. Mola 12. Suporte superior dos contatos (extintor do arco)

Seleo dos contatores em condies normais de servio a escolha de um contator para comandar uma carga (p. ex. forno eltrico, motor eltrico, etc.) em condies normais de servio. Essa escolha feita em catlogos de fabricante de contatores, baseando-se na potncia, tenso de servio, freqncia e tipo de carga do circuito. Rels trmicos so dispositivos construdos para proteger, controlar ou comandar um circuito eltrico, atuando sempre pelo efeito trmico provado pela corrente eltrica.

15

SENAI-PE

Funcionamento dos rels trmicos Quando dois metais, de coeficientes de dilatao diferentes, so unidos em superposio, temos um par metlico. Se esses metais forem em forma de tiras, teremos um par metlico (ou bimetal) com a conformao apropriada para o rel. Devido a diferena do coeficiente de dilatao, um dos metais se alonga mais que o outro. Por estarem rigidamente unidos, o de menor coeficiente de dilatao provoca um encurvamento do conjunto para o seu lado, afastando o conjunto de um ponto determinado. Esse movimento pode ser aproveitado para diversos fins, como disparar. Rels trmicos com reteno So rels trmicos que possuem dispositivos destinados a travar as lminas bimetlicas na posio desligada, aps sua atuao. Para recoloca-las, em funcionamento, necessrio soltar manualmente a trava, o que consegue ao apertar e soltar um boto. O rel estar novamente pronto para funcionar.

Contato fixo Bimetal Contato mvel

Elemento de arraste a) princpio de funcionamento

16

SENAI-PE

Observao: Antes de rearm-lo, verificar por que motivo o rel desarmou. Montagem e regulagem dos rels Os diversos tipos de rels trmicos possibilitam a sua montagem em bases e no prprio contato.

A regulagem dos rels trmicos processada no boto onde esto marcados os valores da corrente-limite que se pretende estabelecer. A determinao do valor dessa corrente depender da corrente de carga do motor.

17

SENAI-PE

Vantagens do emprego de rels Os rels trmicos apresentam uma srie de vantagens sobre os fusveis: So de ao mais segura. Permitem a mudana de atuao dentro de certos limites. Para coloca-los novamente em ao, basta rearma-lo. Protegem os consumidores contra sobrecargas mnimas acima dos limites predeterminados. e) Possuem um retardamento natural, que permitem os picos de corrente inerentes s partidas de motores. Chaves auxiliares tipo botoeiras So chaves de comando Manuel cuja funo interromper ou estabelecer momentaneamente, por pulso, um circuito de comando, para iniciar, interromper ou continuar um processo de automao. Podem ser montadas em caixas para sobreposio ou para montagem em painis. a) b) c) d)

As botoeiras podem ter diversos botes agrupados em painis ou caixas, e cada boto pode acionar tambm diversos contatos, abridores ou fechadores. Externamente so construdas com proteo contra ligao acidental, sem proteo ou com chaves tipo fechadura denominada comutador de comando. Veja figuras abaixo.

Guarda alta Botoeira protegida

Saliente Botoeira sem proteo

Comutador de comando c/ chave tipo fechadura

18

SENAI-PE

As botoeiras protegidas possuem uma guarnio que impede a ligao acidental e tm longo curso para a ligao. As que possuem chave so do tipo comutadoras e servem para impedir que qualquer pessoa ligue o circuito. As botoeiras podem ser apresentadas tambm no tipo pendente. Nesse caso, destinam-se ao comando de pontes rolantes, talhas eltricas ou, ainda, mquinas operatrizes em que o operador tem de liga-las em vrias posies diferentes. Possuem formato anatmico. As botoeiras luminosas so dotadas de lmpadas internas, que se acendem quando os botes so acionados.

Observao: No devem ser usadas para desligar e nem para ligar emergncia. Constituio das botoeiras As botoeiras so essencialmente constitudas de botes propriamente ditos, dos contatos mveis e dos contatos fixos. Os contatos mveis podem ter um movimento de escorregamento para automanuteno, ou seja, retiram qualquer oxidao que possam aparecer na superfcie de contato. Esses contatos so recobertos de prata e construdos para elevado nmero de manobras, aproximadamente 10 milhes de operaes.

19

SENAI-PE

Botoeiras com travamento As botoeiras podem ser equipadas com travamento eltrico ou mecnico. Travamento eltrico Quando o boto A pulsado, o boto B fica impossibilitado de estabelecer o circuito (a-a1), ficando interrompido pelo boto A. O mesmo ocorre quando B pulsado, isto , b-b1 ficam interrompidos pelo boto A. Ver figura abaixo.

Travamento mecnico Pulsando-se o boto, os contatos do boto ficaro travados mecanicamente e impossibilitados de ligar. O mesmo ocorre com o boto A, quando o boto B acionado. Ver figura abaixo.

Normas gerais para botoeiras As botoeiras so marcadas e coloridas conforme a codificao estabelecidas por normas, indicando sua funo. Devem ser instaladas bem mo, na altura prevista, e dispostas fisicamente na posio e espaamento corretos, quando vrias delas so colocadas.

20

SENAI-PE

LIGAO DE MOTOR MONOFSICO

a conexo eltrica dos terminais do motor, a fim de proporcionar condies para o seu funcionamento. Ligao para 220 V
5 2 6 4 L1

1 L0

Ligao para 110 V


5 6

L0

L1

Observao: Para inverter o sentido de rotao, trocar o fio 5 pelo fio 6.

21

SENAI-PE

LIGAO DE MOTOR TRIFSICO

a conexo eltrica dos terminais do motor, a fim de proporcionar ao mesmo condies de funcionamento. Podemos encontrar motores com 3, 6, 9 ou 12 terminais. Os motores de trs terminais so construdos para funcionar apenas em uma tenso, seja de220, 380, 440 ou 760 volts.

Observao: A ligao de motor com trs terminais rede se faz conectando os terminais 1, 2 e 3 aos terminais da rede R, S e T, em qualquer ordem.

22

SENAI-PE

Atualmente, a disposio de bornes que mais se encontra nos motores trifsicos de 6 terminais.

Com essa disposio, os motores trifsicos podem ser ligados em duas tenses, geralmente para 220 e 380 volts. O motor com seis terminais, para funcionar em tenso de 220 v, dever ter seus terminais conectados em tringulo, conforme figura abaixo.

Na ligao do motor para 380 volts, a conexo dos terminais dever ser feita em estrela (Y), conforme demonstrado na figura abaixo. Os motores que dispem de nove terminais so empregados tambm para duas tenses, 220/440 volts.

23

SENAI-PE

So construdos para ligao em estrela (Y) e d7upla estrela (YY) ou tringulo ( ) e duplo tringulo ( ).

Os motores de 12 terminais so construdos para atender a quatro tenses: 220V, 380V, 440V, 76-0V. Para tanto, seus terminais so ligados de acordo com a tenso da rede. Essas ligaes esto representadas abaixo e executadas com a tenso de alimentao.

24

SENAI-PE

= duplo tringulo YY = dupla estrela Para inverter a rotao do motor trifsico suficiente trocar duas linhas quaisquer, R com S por exemplo. = tringulo Y = estrela Os motores com trs terminais ou lides so raros atualmente. Na sua instalao, liga-se uma fase da rede a cada terminal. O motor com trs terminais igual ao motor com seis, ao qual se ligam internamente os outros trs terminais. Esses motores oferecem menos recursos, porque, s admitindo uma tenso reduzida exigindo o emprego da chave compensadora. A ligao desses motores pode ser feita por um dos mtodos seguintes.

25

SENAI-PE

Atualmente, a disposio de bornes que mais se encontra nos motores trifsicos de seis lides. Com essa disposio, os motores trifsicos podem ser ligados a duas tenses geralmente 220 e 380V, e permitem, quando alimentados a 220V (a tenso mais baixa) o emprego da chave estrelatringulo, por ser esta, dentre os dispositivos de partida a tenso reduzida, a mais barata. Os motores com seis lides admitem todos os dispositivos de manobra usados pelos motores de trs lides. Para isso, ligam-se os lides 4, 5 e 6 em estrela ou em tringulo, de acordo com a tenso da rede e conforme a chapinha da figura abaixo, que de um motor GE, fazendo-se a identificao dos lides por meros nmeros e empregando-se os lides 1, 2 e 3 para a ligao ao dispositivo.

Observao: Alguns motores de procedncia europia empregam as letras U, V, W, Y e Z em lugar dos nmeros 1, 2, 3, 4, 5 e 6, respectivamente, para identificar os lides.

26

SENAI-PE

A ligao das chaves de partida direta e com reverso, assim como da chave compensadora, feita como no motor. Os motores que dispe de nove lides para sua ligao so geralmente para duas tenses. Comumente 220 e 440V, e s podem ser ligados aos mesmos dispositivos que os motores com trs terminais. Esses motores podem ser estrela, dupla estrela, tringulo ou duplo tringulo, conforme as chapinhas de ligaes das figuras abaixo. Nos dois casos, os mesmos so para duas tenses, sendo a mais elevada o dobro da mais baixa. Esses motores so ligados uma chave de manobra pelos terminais 1, 2 e 3 (U, V e W). A reverso desses motores como a de qualquer outro motor trifsico, isto , invertem-se duas fases. No motor trifsico com rotor bobinado, alm da ligao do seu estator ao dispositivo de partida, deve-se conectar o rotor com o reostato, para isso existindo trs terminais facilmente identificveis. Do enrolamento do estator desses motores podem sais 3, 6 ou 9 terminais, cujo cdigo e emprego so iguais aos motores antes tratados.

Alm dessas disposies de bornes, existem motores trifsicos, como os de vrias velocidades, com diferentes nmeros de lide cuja ligao deve ser feita de acordo com as recomendaes dos fabricantes.

27

SENAI-PE

ELEMENTOS DE CONTATO SIGNIFICADO Contato abridor (A) ou normal fechado (NF) Contato fechador (F) ou normalmente aberto (NA) Contato de comutao Contato fechador de comando manual Contato fechador com comando por bobina Contato fechador com comando por presso Contato abridor com comando por temperatura Botoeira fechadora Botoeira abridora A flecha indica o sentido de retorno automtico do elemento de contato

SMBOLO

Chave seccionadora fusvel tripolar Disjuntor tripolar

ELEMENTOS DE COMANDO 28

SENAI-PE

SMBOLO

SIGNIFICADO Elemento de comando (bobina de Rel) Smbolo geral Elemento de comando com enrolamento nico Elemento de comando de um rel de subtenso Elemento de comando de um rel de retardo (na desenergizao)

Elemento de comando de um rel de operao lenta (na energizao)

Elemento de comando de um rel trmico (ou bimetlico Elemento de comando de um rel eletromagntico de sobrecorrente Elemento de comando de um rel motorizado para corrente alternada Elemento de comando de um rel peneumtico

MQUINAS ELTRICAS MOTORES E GERADORES

29

SENAI-PE

SMBOLO

SIGNIFICADO Motor, smbolo geral Gerador, smbolo geral Motor de corrente contnua Transformador com dois enrolamentos

Motor de corrente alternada monofsica Rotor em curto

Motor de corrente trifsica Rotor em curto

30

SENAI-PE

ELEMENTOS DE SINALIZAO SMBOLO Buzina Campainha Sirene Cigarra SIGNIFICADO

Lmpada de sinalizao

INSTRUMENTOS INDICADORES SMBOLO SIGNIFICADO Frequncmetro indicador Ampermetro indicador Voltmetro indicador Medidos de fator de potncia

Wattmetro indicador

31

SENAI-PE

CONTROLADOR

Os controladores ou microprocessadores so equipamentos que integram o circuito de comando de alguns sistemas de refrigerao. Versteis e prticos podem fazer o monitoramento da instalao com armazenamento de dados, controlar o tempo de operao controlar o tempo de operao do sistema, o desempenho da mquina e temperatura do produto.

CARACTERSTICAS

Um nico controlador pode substituir vrios controladores tradicionais. Podem ser fornecidos para montagem em painel ou trilho. Temperatura, texto, condies de operao, parmetros, alarmes e cdigos de falha podem ser visualizados no display. Facilmente podem ser reprogramados de operao do sistema ou assumir a programao (os parmetros) previamente estabelecidos pelo fabricante. Operam com sensores de ltima gerao. Possuem entradas analgicas e digitais. Tem facilidade para comunicao de dados com sistemas em rede. Podem ser fornecidos em diversos nveis de tenso, com baixo consumo de energia, e com uma corrente de controle moderada. Este equipamento torna prtico o processo de operao de um sistema, alm de reduzir o nmero de equipamentos que poderiam apresentar falhas.

* Seguem em anexo informaes referentes a parmetros, programao e ajustes em controladores e microprocessadores diversos.

32

SENAI-PE

APLICAO DO CONTROLADOR DANFFOS

Ajustes dos parmetros

Funo

Descrio dos parmetros

Cdigos parmetros

Valor Mnimo -60C

Valor Mximo 50C 20K 50C 50C 20K

Valor de Fbrica 3C 2K 10C -5C 0,0K C

Temperatura

Faixa de temperatura do controlador Diferencial Limite Limite Limite mximo mnimo mnimo da da da temperatura ajustada r03 r04 r05 A01 A02 A03 A04 c01 c02 c03 c04 r01 r02

0,1K -60C -60C -20K

temperatura ajustada temperatura ajustada Unidade de temperatura (C/F) Alarme Alarme de alta (acima da temp. ajust.+dif ) Alarme de baixa (abaixo da temp. ajustada) Retardo do alarme da 0 min. 0 min. 1 min. 1 min. 0% 90 min. 60 min. 15 min. 15 min. 100% 30 min. 30 min. 1 min. 1 min. 0% No temperatura Alarme da porta Compressor Min. Tempo para rotina ON Intervalo inseres Freqncia Desliga quando o a de start quando sensor falha compressor porta esta entre duas 0K 50K 5K OK 50K 5K

aberta (sim, no)

33

SENAI-PE

Degelo

Mtodo (EL/GAZ)

de

degelo

d01 d02 d03 d04 d05 d06 d07 d08 d09 d10 d11 d12 F01 F02 F03 0 min. 0 min. 15 min. 30 min. 0 min. 0 min. 199 min. 15 min. 0C OFF 1 min. 0 min. 0 min. 0 min. -15C 25C 24 hs 180 min. 60 min. 20 min. 2-0 min. 0C

EL 6C 8 hs 45 min. 0 min. 0 min. 0 min. -5C Sim No 90 min.

Temperatura para fim de degelo Intervalo entre dois ciclo de degelo Max. durao de degelo Retardo no intervalo entre dois ciclos de degelo Retardo para escoamento aps degelo Retardo do ventilador para ligar aps degelo Temperatura ventilador Liga o ventilador durante o degelo (sim, no) Sensor de degelo (sim, no) Retardo do alarme de temperatura aps degelo Retardo para atualizao aps degelo Ventilador Para vent. Quando p/compressor (sim, no) Retardo para parada do ventilador Retardo na parada do ventilador Desliga quando o a com o compressor desligado ventilador porta esta

0 min. 0 min.

F04

Sim

aberta (sim, no)

34

SENAI-PE

Diversos

Retardo no cancelamento do sinal de sada aps start up Sinais da entrada digital (0= usada, 1=alarme da porta, 2=degelo, 3=rede) Senha Tipo de Sensor (Pt/PTC)

o01

2s

120 s

2s

o02

o05 o06 t01 t06

0FF 0

100 23,59

OFF Pt OFF

Clock p/tempo real (se usado)

Seis tempos p/comear degelo, todos podem ser cortados ajustando OFF Ajuste da hora Ajuste dos minutos

t07 t08 E01 E02 E03 E04 E05

0 hs 0 min.

23 hs 59 min.

0 hs 0 min.

Cdigo falha display

de Falha do controlador no Sensor desconectado Sensor ambiente em curto circuito Sensor Sensor do do degelo em desconectado degelo curto circuito ambiente

1) O alarme acionado se a temperatura for 5C ou mais, fora do ajuste pr selecionado.

35

SENAI-PE

CONTROLADOR EVERY CONTROL

Acesso aos parmetros Controlador Every Controle EC-M-190 Quando o display est indicando a temperatura, pressionamos as teclas , ao mesmo tempo, at o display exibir PA. e

Com o display est indicando PA. Seguramos a tecla set apertada, e com a tecla , diminumos o valor at chegarmos em -19. Soltamos a tecla set com o display indicando -19. O display voltar a indicar PA. Apertamos, novamente, as teclas e ao mesmo tempo, at o display indicar / O que o primeiro parmetro de cada controlador. Para passar do parmetro /O para o seguinte /1, apertamos a tecla , e assim tambm para passarmos de /1 para /2 e por toda a tabela de parmetros do modelo que estamos trabalhando. A tecla serve para percorrer a seqncia de parmetros na ordem inversa, ou seja, de /2 para /1, de /1 para /0, etc, de trs pra frente. Quando ns chegarmos no cdigo do parmetro que queremos mudar, primeiro seguramos apertada a tecla ser, e ento podemos mudar o valor mostrado no display com as teclas para aumentar ou para diminuir. Para sair da configurao de parmetros, temos trs opes: 1) Pressionamos as teclas e ao mesmo tempo, at ver a temperatura no display; 2) Esperamos mais ou menos 45 segundos sem pressionar nenhuma tecla; 3) Desligamos e religamos o controlador (alimentao).

36

SENAI-PE

Programao Controlador EVERY CONTROL EC M 190


CD PA /0 /1 /2 r0 r1 r2 C0 C1 C2 C3 C4 d0 d1 d2 d3 d4 d5 d6 d7 d8 d9 dA db A0 A1 A3 F0 F1 F2 F3 F4 F5 F6 DESCRIO Senha Sensor (0=Pt 1000; 1= PTC; 3=NTC) Calibrao (correo do valor medido) Filtro Digital (vel. De resposta) 0=0s; 1=0, 4s; 2=1,2s; 3=3,0s; 4=8,0s; 5=19,8s; 6=48,0s Diferencial Menor set-point Maior set-point Atraso na part. do instrumento Atraso aps partida Atraso aps partida Estado da sada em caso de falha do sensor do compartimento (0=Inativa; 1= Ativa) Atraso de liga/desliga (0=0s; 1=3s) Intervalo entre degelos Tipo de degelo (0=Resistncia; 1= Gs Quente) Temperatura de fim de degelo Tempo de degelo Degelo na partida do instrumento (0=No; 1=Sim) Atraso de degelo na partida do instrumento Display travado durante o degelo (0=No; 1=Sim) Tempo de drenagem Tempo de desabilitao de alarme aps degelo Incio de degelo temporizao) (0=com temporizao; 1= sem LIMITES -55 99 0, 1 e 3 -55 99 06 1 15 -55 99 -55 99 0 15 0 15 0 15 0,1 0,1 0 99 0,1 -55 99 1 99 0,1 0 31 0,1 0 15 0 15 0,1 0,1 1 15 0 99 0 15 0,1 -55 99 2 15 0,1 0,1 0 15 UNIDADE VALOR C C C C min min min h C min min min h C C h C C -19 3 0 3 3 -22 -22 1 5 3 1 0 8 0 15 30 0 0 1 2 1 -0 0 2 -5 0 0 8 10 0 1 5 0

Temperatura do evaporador Unidade de tempo dos parmetros d0, d3, d5, d7 e F5 (0=h/min; 1=min/seg) Diferencial de alarme Alarme de mnima em relao ao set-point Tempo de desativao de alarme aps partida do instrumento Ventilador operando conforme temperatura do evaporador (0=Sim; 1=No) Temperatura de desligamento do ventilador Diferencial do ventilador Ventilador desligado se compressor deligado(0=No; 1=Sim) Ventilador desligado durante degelo (0=No; 1=Sim) Atraso da ativao do ventilador aps drenagem Temp. de deslig. Do ventilador (0=Absoluta; 1=Relativa temp. do compartimento)

Programao Controlador EVERY CONTROL EC M 190 37

SENAI-PE

Descrio dos Parmetros / e r /0 Tipo de Sensor Tipo de sensor utilizado no controlador. 1 = sensor PTC 3 = sensor NTC (padro) Observao: Os sensores de degelo e compartimento devem obrigatoriamente serem do mesmo tipo. /1 Calibrao do Sensor Este valor corrige desvios de leitura, em razo de aumento do comprimento do cabo ou variaes na resistncia hmica interna do sensor. Este parmetro trabalha em escala de C/8, ou seja 1C = 8. Exemplo: O controlador est indicando 2C abaixo do que deveria. Para somar 2C ao valor indicado, corrigindo assim o problema, ajuste/1 para 16 (2x8=16). r 0 Diferencial Diferena em C para efetuar o liga/desliga. o valor que somado ao set-point liga o compressor (SET + r0 = ON). r1 Menor set point aceito Valor mnimo para o usurio conseguir regular o Set Point do termostato. r2 Maior set point aceito Valor mximo para o usurio conseguir regular o Set Point do termostato. Observao: Quando r1 = r2 trava o SET POINT. Para mudar a temperatura de trabalho, altere os valores r1 e r2.

Programao Controlador EVERY CONTROL EC -M 190 Descrio dos Parmetros c 38

SENAI-PE

C0 Atraso na partida do instrumento Se faltar energia eltrica durante o funcionamento, na volta da tenso, o compressor fica parado pelo tempo marcado em C0, protegendo-o contra partidas consecutivas, causadas por queda/volta de tenso. Tambm podem ser ligados diversos equipamentos com tempos diferentes de atraso na mesma linha, evitando pico de demanda de energia. C1 Atraso aps partida Corresponde ao atraso entre a ltima partida e a prxima, para no ocorrerem partidas seguidas. Reduz o nmero de partidas por hora. C1 Atraso aps parada Atraso entre a ltima parada e a prxima partida C3 Estado do rel do compressor com sensor danificado Em caso de defeito no sensor, implica em deixar o rel desligado (valor 0) ou ligado (valor 1). Recomenda-se 1 para sistemas de baixa temperatura, a fim de que no se percam os alimentos. C4 Atraso do Liga/Desliga 0 = Sem atraso; 1 = Atraso de 3 segundos: a sada permanece no novo estado por pelo menos 3 segundos (proteo mnima). Observao: Se no decorrer dos tempos de proteo, o led Comp oscilar (pisca-pisca), o termostato est aguardando o tempo de atraso para ativar a sada.

Programao Controlador EVERY CONTROLE EC m 190 Descrio dos Parmetros d d0 Intervalo de degelo 39

SENAI-PE

O degelo ser executado aps o tempo registrado. Se o tempo registrado neste parmetro for 0, no haver degelo automtico (funo de timer de degelo desabilitada). Observao: O tempo de intervalo de degelo comea a ser contado a partir do comeo do ltimo degelo. d1 Tipo de degelo 0 = Degelo por resistncia (Compressor OFF/Degelo ON) 1 = Degelo a gs quente (Compressor ON/Degelo ON) Observao: Manter este valor ajustado sempre em 0 d2 Set Point de fim de degelo Este parmetro indica a temperatura de trmino de degelo. O degelo no ser efetuado se a temperatura do sensor do evaporador for maior que o SETPOINT DE FIM DE DEGELO. Em caso de problemas no sensor do evaporador, o fim do degelo ser efetuado por tempo. d3 Tempo de degelo Determina o tempo de durao mxima do degelo. O termostato finaliza o degelo por tempo quando a temperatura no chega ao SET POINT DE FIM DE DEGELO. Observao: Tomar como base para o TEMPO DE DEGELO a durao de degelo feito pelo instrumento suficiente para atingir o SET POINT DE FIM DE DEGELO, mais um tempo de tolerncia.

d4 Degelo na partida do instrumento 0 = No e 1 = Sim 40

SENAI-PE

No caso de opo por degelo na partida do instrumento, o degelo s ocorrer se a temperatura do evaporador estiver abaixo do valor do set point de fim de degelo (d2). O degelo seguinte ocorrer aps o intervalo de tempo em d0. Programao Controlador EVERY CONTROL EC M 190 Descrio dos Parmetros A A0 Diferencial de alarme Valor em C para desligar o alarme. O alarme pra de tocar quando a temperatura retorna faixa de trabalho normal, definida por A1 e A2. A1 Menor temperatura em relao ao set o valor que, abaixo da temperatura de trabalho, aciona o alarme. 0 = Desabilita a temperatura de mnima. A2 Maior temperatura em relao ao set o valor que, acima da temperatura de trabalho, aciona o alarme. 0 = Desabilita a temperatura de mxima. A3 Tempo de excluso na partida do instrumento Tempo suficiente para atingir a temperatura de trabalho, sem acionar o alarme, quando se liga o instrumento. Programao Controlador EVERY CONTROL EC M 190 Descrio dos Parmetros F F0 Ventiladores funcionando conforme temperatura do evaporador 0 = Sim, o funcionamento dos ventiladores condicionado temperatura do evaporador (temperatura quente = ventiladores parados para o ar quente no circular); 1 = No, o funcionamento dos ventiladores no condicionado temperatura do evaporador (F1 e F2 INATIVOS). O ventilador fica ligado, respeitando apenas F3, F4 e F5. F1 Temperatura de parada dos ventiladores 41

SENAI-PE

a temperatura em que os ventiladores param de funcionar, para que o ar quente no seja espalhado pela cmara. Observao: FO = 1 exclui este parmetro, pois os ventiladores no trabalham de acordo com a temperatura do evaporador. F2 Diferencial dos ventiladores Diferena em C entre o liga-desliga dos ventiladores. o valor que, subtrado da temperatura de parada dos ventiladores, religa os ventiladores. F3 Ventiladores desligados com compressor desligado 0 = NO (ventiladores/ON compressor/OFF). 1 = SIM (ventiladores/OFF compressor/OFF). F4 Ventiladores desligados durante o degelo 0 = NO (ventiladores em movimento degelo por parada compressor). 1 = SIM (ventiladores parados/degelo por resistncia ou gs quente). F5 Tempo de parada aps drenagem Tempo de parada dos ventiladores aps a drenagem, para garantir que os resduos de gua no evaporador estejam congelados, a fim de no jogar gua na cmara. F6 - Valor Absoluto / Valor Relativo 0 = ABSOLUTO. A temperatura F1 a prpria temperatura em que os ventiladores param. 1 = RELATIVO. A idia deixar os ventiladores ligados somente quando o evaporador estiver mais frio do que a cmara, para que no circule ar quente na cmara. Observao: FO = 1 exclui este parmetro, pois ele no trabalha de acordo com a temperatura do evaporador. d5 Atraso do degelo na partida do instrumento

42

SENAI-PE

Tempo de atraso do degelo na partida do instrumento. Possibilita escalonar a entrada de vrios equipamentos ligados na mesma rede que estejam programados para executar degelo aps partida do instrumento. d6 Display travado durante o degelo 0 = No, o display mostra a temperatura real da cmara at o fim do degelo; 1 = Sim, o display trava na ltima temperatura antes do incio do degelo e ser destravado quando a temperatura chegar novamente ao Set Point, aps o degelo. d7 Tempo de drenagem Tempo suficiente para as gotas de gua do evaporador escorrerem (compressor e ventiladores desligados). d8 Tempo para desabilitao do alarme aps o degelo Tempo necessrio para que a temperatura volte ao normal, sem acionar o alarme. d9 Incio do degelo (somente para degelo a gs quente) 0 = Compressor com temporizao, os tempos de proteo (C1 e C2) do compressor sero respeitados, no incio do degelo gs quente; 1 = Sem temporizao, os tempos de proteo do compressor so zerados. dA Leitura do sensor do evaporador Informa a temperatura do sensor do evaporador.

db Base de tempo Configura a unidade do tempo dos parmetros d0, d3, d7 e F5. 0 = d0 contado em horas, e d3, d7 e F5 contados em minutos (operao normal de refrigerao); 1 = d0 contado em minutos, e d3, d7 e F5 contados em segundos (recomendado somente com testes). 43

SENAI-PE

TERMOSTATO MICROPROCESSADO - TC 900

Com um sensor para ambiente e outro para degelo

DESCRIO

O controle inteligente da refrigerao, degelo e fases posteriores proporciona melhoria do rendimento frigorfico e economia de energia. Nos processos de degelo por resistncias de aquecimento ou a gs quente, a temperatura no evaporador se mantm baixa enquanto houver gelo. Acabado o derretimento, aumenta rapidamente essa temperatura. Um sensor de temperatura (S2) fixado mecanicamente no evaporador detectar esta elevao, determinando o final do degelo. O sensor S2 comanda tambm o retorno dos ventiladores (fan-delay) e outras importantes funes.

44

SENAI-PE

CONFIGURAO Ajuste da temperatura de controle Pressione set por dois segundos at aparecer SEE, soltando em seguida. Aparecer a temperatura de trabalho ajustada. Utilize as teclas e para modificar o valor e, quando pronto, pressione set. Funes avanadas Parmetros de configurao protegidos por cdigo de acesso ver as instrues para operao na pgina.
Funo F01 F02 F03 F04 F05 F06 F07 F08 F09 F10 F11 F12 F13 F14 F15 F16 F17 Descrio Cdigo de acesso: 123 (cento e vinte e trs) Diferencial de controle (histerese) Deslocamento de indicao (offset) da temper. Ambiente (S1) Mnimo ajuste permitido (bloqueio) ao usurio final Mximo ajuste permitido (bloqueio) ao usurio final Retardo na partida (energizao) deste 0 -50 1 0 0 30 75.0 999 999 999 1 lig. 1 - sim 75.0 90 1 - sim 1 - sim 1- sim min. C min. seg. seg. C min. instrumento Ponto de atuao do alerta de temperatura ambiente alta (S1) Tempo de refrigerao (intervalo entre degelos) Retardo do compressor aps partida (ligadesliga) Retardo do compressor aps parada (desligaliga) Situao do compressor com sensor ambiente 0 deslig. (S1) danificado Degelo na partida do instrumento Temperatura no evaporador (S2) para determinao de fim de degelo Durao mxima de degelo (por segurana) Ventilador ligado durante o degelo Compressor ligado durante o degelo (degelo por gs quente) Indicao de temperatura (S1) travada ao 0 no 0=inativo 0 no 0 no 0 no -50 -50 75.0 C -50 75.0 C Mnimo 0.1 -5.0 Mximo Unidade 20.0 5.0 C C

45

SENAI-PE

entrar em degelo F18 F19 F20 F21 F22 Tempo de drenagem (gotejamento) Temper. de evaporador (S2) p/ retorno do ventilador aps drenagem Tempo maximo p/retorno do ventilador aps drenagem (fan-delay) Ventilador ligado com compressor desligado (em refrigerao) Parada do ventilador por temperatura alta no evaporador -575. 0 C 0 no 1 - sim 0 30 min. 0 -50 30 75.0 min. C

Descrio das funes F01 Cdigo de acesso (123) necessrio quando se deseja alterar os parmetros de configurao. Para visualizar os parmetros ajustados, no necessria a insero deste cdigo. F02 Diferencial de controle a diferena de temperatura (histerese) entre LIGAR e DESLIGAR a refrigerao. Exemplo: Deseja-se controlar a temperatura em 4,C com diferencial de 1.0C. Logo, a refrigerao ser desligada em 4.0C e religada em 5.0C (4.0 + 1.0). F03 Deslocamento de indicao (offset) da temperatura ambiente (S1) Permite compensar eventuais desvios na leitura da temperatura ambiente (S1), provenientes da troca do sensor ou da alterao do comprimento do cabo. F04 Mnimo ajuste permitido ao usurio final Limite inferior que evita o ajuste de temperaturas exageradamente altas. F05 Mximo ajuste permitido ao usurio final Limite superior que evita o ajuste de temperaturas exageradamente altas.

46

SENAI-PE

F06 Retardo na partida (energizao) deste instrumento Quando o instrumento ligado, este pode permanecer um tempo com seu controle desabilitado, retardando o incio do processo. Durante esse tempo ele funciona apenas como indicador de temperatura. Serve para evitar picos de demanda de energia eltrica, em caso de falta e retorno da mesma, quando existirem vrios equipamentos conectados na mesma linha. Para isso, basta ajustar tempos diferentes para cada equipamento. Esse retardo pode ser do compressor ou do degelo (quando existir degelo na partida). F07 Ponto de atuao do alerta de temperatura ambiente alta (S1) Se a temperatura ambiente (sensor S1) atingir esse ponto durante a refrigerao, isso ser sinalizado visualmente atravs da indicao piscando no visor. F08 Tempo de refrigerao Comea a ser contado a partir da entrada do ventilador, aps o estgio de fandelay (retorno do ventilador aps drenagem). F09 Retardo do compressor aps partida (liga-desliga) o tempo mnimo em que o compressor permanecer ligado, ou seja, espao de tempo entre a ltima partida e a prxima parada. Serve para proteo do compressor, evitando liga-desliga muito rpido. F10 Retardo do compressor aps parada (desliga-liga) o tempo mnimo em que o compressor permanecer desligado, ou seja, espao de tempo entre a ltima parada e a prxima partida. Serve para aliviar a presso de descarga. F11 Situao do compressor com sensor ambiente (S1) danificado Se o sensor ambiente (S1) estiver em curto-circuito, desconectado ou fora da faixa de medio, o compressor assume o estado configurado nesta funo. Exemplo: Para cmara que estocam frutas, prefere-se que o compressor fique desligado; j em cmaras que estocam carnes, prefere-se que o compressor permanea ligado. F12 Degelo na partida deste instrumento Possibilita a realizao de um degelo no momento em que o controlador energizado, como por exemplo, no retorno da energia eltrica (em caso de falta de energia).

47

SENAI-PE

F13 Temperatura no evaporador (S2) para fim de degelo Se a temperatura no evaporador (sensor S2) atingir o valor ajustado, o fim de degelo acontecer por temperatura, que o desejvel. Com isso, otimiza-se o processo de degelo, retornando refrigerao to logo o evaporador esteja limpo. F14 Durao mxima do degelo Caso a temperatura no evaporador no atinja o valor ajustado em F13 ou o sensor S2 esteja danificado, o fim de degelo acontecer por tempo. Sempre que isso acontecer, um ponto ficar piscando, o fim de degelo acontecer por tempo. Sempre que isso acontecer, um ponto ficar piscando no canto inferior direito do visor, indicando que a temperatura ajustada foi muito alta ou o tempo limite ajustado foi insuficiente. Quando no se deseja usar o sensor S2, logicamente o fim de degelo acontecer por tempo. Logo, deve-se configurar 75,0C em F13, de modo que o ponto indicador pare de piscar. F15 Ventilador ligado durante o degelo Possibilita o funcionamento do ventilador durante o degelo. Exemplo: Degelo natural ou por resistncia aletadas instaladas fora do evaporador. F16 Compressor ligado durante o degelo (degelo por gs quente) 0 = Degelo eltrico (por resistncias), onde acionada somente a sada de degelo. 1 = Degelo por gs quente, onde so acionadas as sadas do compressor e do degelo. F17 Indicao de temperatura (S1) travada ao entrar em degelo Esta funo tem por finalidade evitar que seja visualizada a elevao de temperatura ambiente durante o degelo, permanecendo a ltima indicao antes do incio de degelo. A indicao liberada novamente no incio do ciclo de refrigerao, aps o fan-delay (atraso para retorno do ventilador). F18 Tempo de drenagem (gotejamento) Tempo necessrio para gotejamento, ou seja, para escorrerem as gotas de gua do evaporador. Todas as sadas permanecem desligadas. Se no for desejvel esta etapa, ajuste esse tempo para zero.

48

SENAI-PE

F19 Temperatura do evaporador (S2) para retorno do ventilador aps drenagem (fan-delay) Aps a drenagem inicia o ciclo de fan-delay. A refrigerao (COMP) acionada imediatamente, pois a temperatura ambiente est alta, mas o ventilador s acionado aps a temperatura no evaporador baixar do valor ajustado. Esse processo necessrio para remover o calor que ainda existe no evaporador por causa do degelo, evitando jog-lo no ambiente. F20 Tempo mximo para retorno do ventilador aps a drenagem (fandelay) Caso a temperatura no evaporador no atinja o valor ajustado em F19 ou o sensor S2 esteja danificado, o retorno do ventilador acontecer no tempo ajustado nesta funo. F21 Ventilador ligado com compressor desligado Durante a refrigerao, o acionamento do ventilador pode estar condicionado ao do compressor. 0 = O ventilador permanece ligado somente enquanto o compressor estiver ligado (esta alternativa, em alguns casos, possibilita grande economia de energia eltrica). 1 = O ventilador permanece ligado durante o ciclo de refrigerao. F22 Parada do ventilador por temperatura alta no evaporador Tem por finalidade ciclar a ventilao at que a temperatura ambiente se aproxime daquela prevista no projeto da instalao frigorfica, evitando assim altas temperaturas e presso de descarga que podem danificar o compressor. Se a temperatura no evaporador ultrapassar o valor ajustado, o ventilador desligado, religando com uma histerese de 2C abaixo desse valor. Isto importante quando, por exemplo, coloca-se em operao um equipamento frigorfico que esteve parado por dias ou quando se reabastece cmara ou balces com mercadoria quente.

49

SENAI-PE

INSTRUES PARA OPERAO Visualizao dos parmetros: a) Pressione simultaneamente as teclas e por 2 segundos at aparecer F u n, soltando em seguida. Logo, aparecer F O I. b) Utilize mas teclas e para acessar a funo desejada. c) Aps selecionar a funo, pressione SET (toque curto) para visualizar o valor configurado para aquela funo. d) Pressione novamente SET (toque curto) para retomar ao menu de funes. e) Para sair do menu e retornar operao normal (indicao da temperatura), pressione SET (toque longo) at aparecer - - - . Alterao dos parmetros: e por a) Acesse a funo F01 pressionando simultaneamente as teclas 2 segundos at aparecer F u n , soltando em seguida. Logo aparecer F O I, e ento pressione SET (toque curto). b) Utilize as teclas e para entrar com o cdigo de acesso (123) e, quando pronto, pressione SET. c) Selecione a funo desejada e visualize o valor configurado, seguindo itens 4.1 b e 4.1 c. d) Utiliza as teclas e para alterar o valor e, quando pronto, pressione SET para memorizar o valor configurado e retornar ao menu de funes. Estgio do processo, tempo transcorrido e temperatura no evaporador (S2): Pressione a tecla . Aparecer o estgio em que o processo se encontra e o tempo (em minutos) j transcorrido neste estgio. Em seguida, aparecer a temperatura no evaporador (S2). Em caso de sensor danificado (em curto ou aberto) ou temperatura fora da faixa especificada, aparecera E r 2 no visor.

50

SENAI-PE

Estgios do processo: dEL Del Delay inicial (retardo na partida do instrumento) FAn Fan-delay (atraso para retorno do ventilador) rEF Refrigerao dEF Degelo drE Drenagem
Libera a indicao Trava a indicao (se habilita em F.17)

Degelo manual: Para realizar um degelo manualmente, mantenha pressionada a tecla segundos, at aparecer a indicao dEF. por 4

Como determinar o final do degelo por temperatura: a) Ajuste as seguintes funes com valores mximos: -Tempo de refrigerao (F08 = 999 min) -Temperatura no evaporador para fim de degelo (F13 = 75.0C) -Durao mxima do degelo (F14 = 90 min) b) Aguarde at formar gelo no evaporador o suficiente para necessitar de um degelo. por 4 segundos, at c) Faa um degelo manualmente, pressionando a tecla aparecer dEF. d) Acompanhe visualmente o derretimento. e) Espere at que derreta o gelo no evaporador o suficiente para que se possa considerar finalizado o degelo. f) Verifique a temperatura no evaporador lida pelo sensor S2 neste momento, pressionando a tecla e transponha esse valor para a funo F13 Temperatura no evaporador (S2) para fim de degelo. g) Como segurana, reajuste a funo F14 Durao mxima do degelo, que depende do tipo de degelo realizado. Exemplo: Degelo eltrico (por resistncias) = 45 min Degelo por gs quente = 20 min h) Agora ajuste a funo F08 Tempo de refrigerao com o valor desejado.

51

SENAI-PE

INDICADORES E ALERTAS Os sinais luminosos indicam o estado das sadas de controle: REFR.: Compressor (refrigerao) FANS.: Ventilador DEFR.: Degelo (aquecimento) Em operao normal, o TC-900 indica a temperatura ambiente (sensor S1). A indicao fica piscando quando a temperatura ambiente (S1) atinge o valor ajustado em F07. O ponto situado no canto inferior direito do visor ficar piscando sempre que acontecer o fim de degelo por tempo, a menos que o sensor S2 esteja desativado. Desejando desativar o sensor S2, ajuste o valor de 75.0C como temperatura de S2 para fim de degelo (F13). Se durante a refrigerao o sensor S1 estiver danificado ou fora da faixa de temperatura especificada, aparecer a indicao E r l e o compressor assumir o estado configurado em F11, por segurana. Exemplo: Para cmara de carnes, LIGADO (1). Para cmara de frutas, DESLIGADO (0). CONEXES ELTRICAS Esquema de ligao para o TC 900R:

1 Sensor 1 (branco) 2 Sensor 1 (azul) 34 Sensor 2 (branco) 5 Sensor 2 (azul) 6- 7 220V 8 220V 9 Comum 10 C0mpressor (REFR.) 11 Ventilador (FANS) 12 Degelo (DEFR.)

Para corrente superior a 5A deve-se usar contatora para acionar a carga.

52

SENAI-PE

BIBLIOGRAFIA

MULTIBRAS, Refrigeradores/Freezers. 1993. BRASTEMP, Lanamento Refrigerador Duplex. Novembro, 1993. EMBRACO. Seleo de Compressores e Tubos Capilares. Informaes Gerais. EMBRACO. Identificao do Compressor. Informaes Gerais. 1998. TACUMSEH. Refrigeradores e Gases Alternativos. 2000. Manual de Servio e Instalao de Controladores Danfoss. Manual de Operao dos Controladores Every Control. Manual de Instalao e Operao dos Controladores Full Gauge.

53

SENAI-PE

Elaborao Airton Alves de Arajo Gutemberg da Silva Pereira Jos Rogrio da Silva Jnior Pedro Henrique dos Santos Diagramao Anna Daniella C. Teixeira Editorao Diviso de Educao e Tecnologia DET

54

Вам также может понравиться