Вы находитесь на странице: 1из 5

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 1.315.476 - SP (2012/0058608-6) RECORRENTE REPR. POR ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : V T S (MENOR) E OUTROS : CAL : DANILO MENDES SILVA DE OLIVEIRA - DEFENSOR PBLICO E OUTROS : P DE P S : SEM REPRESENTAO NOS AUTOS RELATRIO A EXMA. SRA. MINISTRA NANCY ANDRIGHI (Relator):

Cuida-se de recurso especial interposto por V. T. S. (MENOR) E OUTROS, representados por C. A. L., com fundamento nas alneas "a" e "c" do permissivo constitucional, contra acrdo proferido pelo Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Ao: de alimentos, ajuizada pelos recorrentes, representados por C. A. L., em face de P. DE P. S. A sentena condenou o recorrido ao pagamento de penso mensal no valor de um salrio mnimo. Os recorrentes, ento, requereram o cumprimento da sentena, nos termos dos arts. 475-J e 732 do CPC. Afirmaram, ainda, que o cumprimento se restringe ao dbito pretrito, na medida em que, quanto s prestaes vencidas aps a sentena condenatria, mais as que se vencerem no curso do processo, foi requerida a execuo pelo rito do art. 733 do CPC. Deciso interlocutria: determinou o desentranhamento da petio que requereu o cumprimento de sentena, para que fosse autuada em apenso, tendo em vista que, por se tratar de execuo de alimentos, deve ser observado o rito do art. 652 do CPC, e no o procedimento previsto no art. 475-J do CPC. Acrdo: negou provimento ao agravo de instrumento interposto pelos recorrentes, nos termos da seguinte ementa:
Documento: 31567898 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 1 de 5

Superior Tribunal de Justia


EXECUO DE ALIMENTOS OPO PELO RITO DO ART. 732 DO CPC PRETENSO DOS EXEQUENTES INCIDNCIA DO ART. 475-J DO CPC DESCABIMENTO PROCEDIMENTO NO SOFREU ALTERAO DA LEI 11.232/2005 MANTIDA DECISO DO MM. JUIZ A QUO RECURSO DESPROVIDO. (e-STJ fl. 37)

Recurso especial: alega dissdio jurisprudencial. Assevera que, apesar da Lei 11.232/2005 ter se omitido quanto execuo de alimentos, o dbito alimentar pode ser cobrado por meio de cumprimento de sentena. Parecer do MPF: o i. Subprocurador-Geral da Repblica Mauricio Vieira Bracks opinou pelo provimento do recurso. Prvio juzo de admissibilidade: sem contrarrazes (e-STJ fl. 126), foi o recurso especial admitido na origem. o relatrio.

Documento: 31567898 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 2 de 5

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.315.476 - SP (2012/0058608-6) RELATORA RECORRENTE REPR. POR ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : MINISTRA NANCY ANDRIGHI V T S (MENOR) E OUTROS CAL DANILO MENDES SILVA DE OLIVEIRA - DEFENSOR PBLICO E OUTROS : P DE P S : SEM REPRESENTAO NOS AUTOS VOTO A EXMA. SRA. MINISTRA NANCY ANDRIGHI (Relator):

Cinge-se a controvrsia a determinar se a nova sistemtica de execuo estabelecida a partir da edio da Lei n 11.232/05 pode tambm ser aplicada execuo de alimentos.

1. Da aplicao do procedimento de cumprimento de sentena execues de alimentos. Dissdio jurisprudencial.

01. As alteraes perpetradas pela Lei n 11.232/05 tiveram o escopo de unificar os processos de conhecimento e execuo, tornando este ltimo um mero desdobramento ou continuao daquele. Conforme anota Luiz Rodrigues Wambier, "hoje, o princpio do sincretismo entre cognio e execuo predomina sobre o princpio da autonomia" (Sentena Civil: liquidao e cumprimento. So Paulo: RT, 2006, 3 ed., p. 419). 02. Essa nova realidade foi materializada pela alterao da redao dos arts. 162, 1, 267, caput , 269, caput , e 463, caput , todos do CPC; tudo para evidenciar que o processo no se esgota, necessariamente, com a declarao do direito, de modo que a funo jurisdicional somente estar encerrada com a efetiva satisfao desse direito, ou seja, a realizao prtica daquilo que foi
Documento: 31567898 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 3 de 5

Superior Tribunal de Justia


reconhecido na sentena. 03. Realmente, o terceiro ciclo de reformas do Cdigo de Processo Civil de 1973 foi centrado no processo (agora fase) de execuo, tendo como objetivo maior a busca por resultados, tornando a prestao jurisdicional mais clere e menos burocrtica, antecipando a satisfao do direito reconhecido na sentena. E foi com esse escopo que o processo de execuo do ttulo judicial deu lugar ao cumprimento de sentena. 04. Por outro lado, no que toca execuo de prestao alimentcia, regulada nos arts. 732 a 735 do CPC, no houve expressa revogao ou qualquer alterao nos dispositivos que tratam da execuo de alimentos, ou, ainda, qualquer referncia obrigao alimentar nas novas regras de cumprimento de sentena (arts. 475-A a 475-R do CPC). 05. Contudo, por se tratar de um crdito mais sensvel ao tempo e que, por isso, exige formas de execuo que permitam a sua realizao de maneira mais rpida, o crdito alimentar conta com privilgios, v.g. a possibilidade de coao pessoal e de desconto em folha de pagamento. 06. Nesse sentido, o fato de a lei ter silenciado sobre a execuo de alimentos no pode conduzir ideia de que a falta de modificao dos arts. 732 a 735 do CPC impede o cumprimento da sentena. A omisso no deve ser interpretada como inteno de afastar o procedimento mais clere e eficaz logo da obrigao alimentar, cujo bem tutelado a vida. 07. Ademais, a sentena que impe o pagamento de alimentos possui natureza condenatria, ou seja, reconhece a existncia de obrigao de pagar quantia certa (art. 475-J do CPC). Assim:
Numa interpretao sistemtica, e no literal, bem de ver que as execues de sentena tm disciplina prpria, sujeitas ao regime de cumprimento da sentena (CPC, art. 475-J e ss.), independentemente de o crdito ser ou no alimentar. (DIDIER JR., Fredie, Curso de Direito Processual Civil , vol. 5, 4 ed. Salvador: Jus Podium, 2012, p. 717)
Documento: 31567898 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 4 de 5

Superior Tribunal de Justia


08. Por conseguinte, se os alimentos decorrem de deciso judicial v.g. a sentena que condena ao pagamento de alimentos ou homologa acordo firmado entre alimentante e alimentando a execuo inicia-se mediante simples requerimento, nos termos do art. 475-J do CPC. 09. O credor, portanto, aps o trnsito em julgado da sentena, deve requerer a intimao do devedor para pagar em 15 (quinze) dias para evitar a incidncia da multa (art. 457-J do CPC) se se tratar de dbito pretrito ou sua citao para pagar em trs dias, sob pena de priso (art. 733 do CPC) se o dbito for atual, nos termos da Smula 309/STJ. 10. A partir de uma interpretao sistemtica e teleolgica dos dispositivos que versam sobre cumprimento de sentena e execuo de prestao alimentcia, conclui-se que, tendo o cumprimento de sentena tornado mais gil o adimplemento da quantia devida, e considerando a presteza que deve permear a obteno de alimentos por ser essencial sobrevivncia do credor , a cobrana de alimentos pretritos deve se dar via cumprimento de sentena, sem a necessidade de uma nova citao do executado. 11. Ressalte-se, por fim, que no julgamento do REsp 1.177.594/RJ, Rel. Min. Massami Uyeda, DJe de 22.10.2012, essa 3 Turma j decidiu pela aplicabilidade do art. 475-J do CPC execuo de alimentos. 12. Por conseguinte, considerando que a Lei 11.232 pretendeu garantir maior celeridade entrega da prestao jurisdicional, e tendo em vista a urgncia e a importncia do crdito alimentar, a execuo dos dbitos alimentares pretritos deve ser feita por meio de cumprimento de sentena.

Forte nessas razes, CONHEO do recurso especial e lhe DOU PROVIMENTO, para determinar que a execuo dos alimentos pretritos se d em cumprimento de sentena, nos termos dos arts. 475-J e seguintes do CPC.
Documento: 31567898 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 5 de 5

Вам также может понравиться