Вы находитесь на странице: 1из 4

A IMPORTNCIA DO ISOLAMENTO NAS INSTALAES INDUSTRIAIS E O SEU PROCESSAMENTO

A partir de finais de 2009 a Comunidade Europeia aprovou uma nova norma sobre produtos isolantes trmicos para equipamentos em edifcios e instalaes industriais, desde ento, e a partir da sua entrada em vigor no passado dia 1 de Agosto, os pases membros da UE dispem exactamente de dois anos para coadjuvar as suas especificaes tcnicas nacionais com a nova legislao continental que ser obrigatria a partir de 1 de Agosto de 2012.

Estas novas normas, delineadas pelo Comit Europeu de Normalizao CEN/TC -88, contemplam um conjunto de especificaes que descrevem: as caractersticas do produto, mtodos de ensaio, avaliao da conformidade, marcaes e etiquetagem dos produtos isolantes. No obstante, a novidade que mais se destaca na nova legislao, e que se diferencia da norma europeia de produtos isolantes trmicos para edifcios, encontra-se nos valores de condutividade trmica declarados. De tal forma que os fabricantes devem incluir os valores de condutividade em funo da temperatura de aplicao dos seus produtos atravs de um grfico em curva, equao ou tabela de condutividades para diferentes temperaturas. As novas normas aplicam-se aos produtos isolantes instalados em indstrias como a qumica, siderrgica, instalaes frigorficas, tneis de congelamento e sistemas de ar condicionado. Para

alm disso, tambm se aplica aos produtos isolantes trmicos destinados a equipamentos em edifcios e respectivas redes de distribuio, como o caso das tubagens e condutas. A instalao de produtos isolantes em instalaes industriais extremamente importante, pela reduo de consumo energtico que proporciona. Os processos industriais a nvel europeu representam 27,9 %(*) do consumo energtico total. Em Espanha, esta percentagem ascende a 31 %(**), razo pela qual importante conseguir que as instalaes sejam o mais eficientes possvel, procurando uma poupana energtica com o mesmo nvel de produo. (*) Fonte Relatrio da Comisso Europeia, 2004 (**) Fonte: IDEA 2007 No que diz respeito aos produtos isolantes da Knauf Insulation para a indstria, importa destacar que alguns deles tambm tm certificaes especficas para o sector naval, pelo que podem ser aplicados em instalaes realizadas neste sector, garantindo o mximo desempenho. As solues de Knauf Insulation para o isolamento industrial Com base na sua experincia de mais de 30 anos em isolamento de instalaes trmicas-industriais em vrios pases, destacando-se EUA, Reino Unido, Alemanha, Itlia e Holanda, a Knauf Insulation tambm oferece solues de isolamento para instalaes industriais dos mercados de Espanha e Portugal. A vasta experincia da Knauf Insulation no isolamento industrial foi desenvolvida graas instalao das suas solues, tanto em instalaes petroqumicas e de produo ou transformao de energia de grande relevo, como em pequenas instalaes que tinham necessidade de manipulao de gases ou lquidos, a temperaturas altas ou baixas, melhorando desta forma a eficcia das instalaes e reduzindo o consumo energtico. Eis alguns exemplos destas obras:

Incineradora de resduos em Rossendaal, Holanda (20.000 m ). Central trmica em Bernburg, Alemanha (25.000 m ). Vrias centrais elctricas em Itlia: Roma, Siracusa, Mantova e Pavia (200.000 m ).
2 2

Para alm disso, a Knauf Insulation dispe de uma vasta gama de solues que se adaptam a mltiplas necessidades de utilizao trmico-industrial, entre as quais destacamos: Mantas Armadas WM 620 e WM 660: Mantas armadas isolantes de L Mineral, revestida por uma malha de ao galvanizado cosida com fio de ao galvanizado. As mantas armadas isolantes de L Mineral so indicadas para o isolamento trmico, acstico e contra o fogo em todos os contextos industriais como caldeiras, permutadores, condutas e depsitos de armazenamento em petroqumicas, centrais elctricas e centrais de incinerao de resduos. Desta forma, podem ser utilizados na preveno de incndios na construo de paredes e tectos, e como revestimento de condutas de ventilao. Estes produtos dispem da certificao Marine, especfica para a instalao em aplicaes do sector naval. Painis de temperatura elevada HTB 620, HTB 660 e HTB 690: Painis de L Mineral aglomerada com resinas, e incombustvel, com inaltervel a para no o biodegradvel, dimensional tempo, temperaturas, estabilidade com altas utilizao

resistente

industrial. Indicados para o isolamento trmico e acstico na indstria, como mquinas, tanques, caldeiras e depsitos, instalaes de aspirao, construes com uma elevada carga trmica, instalaes de secagem, construes de fornos e outros processos industriais. So de aplicao com temperaturas elevadas. O painel HTB 660 dispe da certificao Marine, para a sua instalao em aplicaes do sector naval. Manta Feltro Alumnio FM D70 CB AluR: Manta de L Mineral reforada com uma membrana de alumnio numa das faces, incombustvel, resistente a temperaturas elevadas, repele a gua, resistente ao envelhecimento e decomposio, produzida sem adio de leos de silicone. Este produto indicado para o isolamento trmico-acstico e proteco contra o fogo de aplicaes no submetidas a carga, como canais de ventilao, tubagens industriais, condutas, caldeiras, permutadores de calor, depsitos de armazenamento em petroqumicas, centrais elctricas, de incinerao de resduos e na construo naval.

Borra LW. L Mineral a granel para isolamento por preenchimento, de aplicao na indstria como fissuras e juntas de difcil acesso, isolamento de turbinas, tanques, fornos, aquecedores, tubagens de temperatura elevada ou ejectores de vapor. O seu manuseamento facilitado, graas ao seu acondicionamento adaptado aplicao especfica, tornam-na ideal para aplicaes em espaos confinados. resistente a temperaturas muito elevadas.

Os materiais isolantes trmicos para instalaes industriais, tm prestaes e caractersticas tcnicas nicas, muito diferentes dos produtos isolantes para a construo civil, entre as quais, podemos referir: Temperatura de trabalho elevada (contnua), comportamento trmico a elevadas temperaturas excelente e resistente corroso. Este tipo de isolamento utilizado principalmente para limitar o ganho ou perda de calor superficial, funcionando a temperaturas muito acima ou abaixo da temperatura ambiente. Concebem-se, desta forma, sistemas de isolamento industrial para obter um controlo da condensao, conservar a energia minimizando os ganhos ou perdas de calor no desejados, obter segurana contra eventuais incndios, proteco contra o congelamento minimizando a energia requerida para distribuir o calor e/ou prevenir a condensao, em caso de falha do sistema. Para alm disso, protege as pessoas atravs do controlo da temperatura superficial para evitar queimaduras de contacto, controla os processos minimizando alteraes de temperatura em processos em que seja necessrio um controlo, e finalmente, controla o rudo, reduzindo-o em sistemas mecnicos. A Knauf Insulation oferece aos seus clientes espanhis e portugueses uma gama de produtos para o isolamento em instalaes industriais em resposta s suas necessidades, e com a garantia de mais de 30 anos de experincia no fabrico e instalao dos mesmos. Desta forma, oferecemos a gama mais ampla do mercado em produtos para isolamento na construo, diznos Eva Dvila, Marketing Manager para Espanha e Portugal.

Вам также может понравиться