Вы находитесь на странице: 1из 2

Foras Armadas fazem megaoperao na Amaznia

Luis Kawaguti Da BBC Brasil em So Paulo 2 de maio, 2012

Miltares brasileiros fazem patrulha de barco durante operao Agata 3, em 2011

O governo brasileiro inicia nesta quarta-feira uma megaoperao para combater narcotrfico, garimpos ilegais e desmatamento irregular na fronteira norte da Amaznia. O Exrcito chegou a enviar um representante a pases vizinhos para esclarecer eventuais temores com a operao.
A ao, denominada "Agata 4", levar 8.700 militares para a fronteira do Brasil com Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Sero usados ainda 11 navios, nove helicpteros e 27 avies. A regio considerada o ponto fraco da Amaznia, por ter 5.500 km de fronteira seca e poucas guarnies das Foras Armadas. A perspectiva de intensa movimentao de tropas prximo fronteira causou apreenso nos pases vizinhos. Porm, segundo o general Jos Carlos De Nardi, chefe do Estado Maior Conjunto do Ministrio da Defesa, a ao no uma demonstrao de fora. Equipes diplomticas visitaram os governos vizinhos para assegurar que a manobra no tem carter hostil. "Eu fui Venezuela, Guiana e ao Suriname para explicar o sentido da operao [de combater a criminalidade do lado brasileiro da fronteira]. No um problema de defesa da ptria", disse De Nardi. Segundo ele, a ao ocorrer apenas em solo brasileiro e visa fortalecer a presena do Estado em uma das regies mais remotas do pas. Contudo, apesar de oficialmente no ter objetivo geopoltico, a operao Agata tambm no um mero exerccio militar. " uma operao real, os militares levaro munio real e podem ocorrer tiros reais", disse o general. A realizao da "Agata 4" foi uma determinao da Presidente Dilma Rousseff. Trs aes semelhantes j foram realizadas no centro-oeste e no sul em 2011 e mais duas devem ocorrer ainda em 2012.

Narcotrfico

Piloto da Aeronutica participa da operao Agata 3, em 2011, na fronteira centro-oeste do pas

O objetivo da operao ser destruir garimpos e pistas de pouso ilegais, alm de "sufocar" o trfico de maconha e cocana que possui rotas de entrada no Brasil pelo norte da fronteira. Segundo o Ministrio da Defesa, a operao "Agata 3", realizada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondnia em 2011, bloqueou a passagem de criminosos pela fronteira e causou um do preo das drogas no mercado negro. De acordo com estimativa da pasta, s no Mato Grosso a elevao foi de 60% em Crceres e 100% em Cuiab. A estratgia do governo represar o trfico de drogas, madeira e metais preciosos durante 20 ou 30 dias e depois encerrar a operao. A tendncia que os criminosos preparem ento grandes carregamentos logo aps a retirada dos militares. Nesse perodo, a Polcia Federal, com ajuda da Abin (agncia brasileira de inteligncia), deflagar a Operao Sentinela e far incurses pontuais na regio para fazer prises e apreender cargas ilegais.

Вам также может понравиться