Вы находитесь на странице: 1из 152

PROTEO CONTRA INcNDiOS E EXpLOSES

BRASLIA-DF.

Elaborao Eduardo Cunha Mesquita

Produo Equipe Tcnica de Avaliao, Reviso Lingustica e Editorao

Sumrio
APRESENTAO................................................................................................................................... 5 ORGANIZAO DO CADERNO DE ESTUDOS E PESQUISA...................................................................... 6 INTRODUO...................................................................................................................................... 8 UNIDADE I COMPORTAMENTO DO FOGO............................................................................................................ 11 CAPTULO 1 DEFINIES E INCNDIOS NO BRASIL .................................................................................... 11 CAPTULO 2 ESTUDO DO FOGO................................................................................................................ 14 CAPTULO 3 PROPAGAO DO FOGO, FORMAS DE EXTINO E CLASSES DE INCNDIO........................... 21 CAPTULO 4 AGENTES EXTINTORES............................................................................................................. 25 UNIDADE II PROTEO CONTRA INCNDIO.......................................................................................................... 29 CAPTULO 1 SISTEMA DE PROTEO CONTRA INCNDIO SPCI................................................................. 29 UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1..................................................................................................................... 34 CAPTULO 1 SISTEMA DE PROTEO POR EXTINTORES DE INCNDIO........................................................... 34 CAPTULO 2 SISTEMA DE PROTEO POR HIDRANTES................................................................................. 44 CAPTULO 3 SISTEMA DE SINALIZAO DE EMERGNCIA............................................................................ 52 CAPTULO 4 SISTEMA DE ILUMINAO DE EMERGNCIA............................................................................. 59 UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2...................................................................................................... 65

CAPTULO 1 SISTEMA DE ALARME E DETECO AUTOMTICA..................................................................... 65 CAPTULO 2 SISTEMA DE CHUVEIROS AUTOMTICOS.................................................................................. 78 CAPTULO 3 SISTEMA DE PROTEO CONTRA DESCARGAS ATMOSFRICAS (SPDA)...................................... 88 CAPTULO 4 INSTALAES PREDIAIS DE GLP............................................................................................. 105 UNIDADE V SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3.................................................................................................... 114 CAPTULO 1 AS SADAS DE EMERGNCIA................................................................................................. 114 CAPTULO 2 PLANO DE PREVENO CONTRA INCNDIO E PNICO PPCI .............................................. 147 PARA (NO) FINALIZAR..................................................................................................................... 150 REFERNCIAS................................................................................................................................... 151

Apresentao
Caro aluno A proposta editorial deste Caderno de Estudos e Pesquisa rene elementos que se entendem necessrios para o desenvolvimento do estudo com segurana e qualidade. Caracteriza-se pela atualidade, dinmica e pertinncia de seu contedo, bem como pela interatividade e modernidade de sua estrutura formal, adequadas metodologia da Educao a Distncia EaD. Pretende-se, com este material, lev-lo reflexo e compreenso da pluralidade dos conhecimentos a serem oferecidos, possibilitando-lhe ampliar conceitos especficos da rea e atuar de forma competente e conscienciosa, como convm ao profissional que busca a formao continuada para vencer os desafios que a evoluo cientfico-tecnolgica impe ao mundo contemporneo. Elaborou-se a presente publicao com a inteno de torn-la subsdio valioso, de modo a facilitar sua caminhada na trajetria a ser percorrida tanto na vida pessoal quanto na profissional. Utilize-a como instrumento para seu sucesso na carreira. Conselho Editorial

Organizao do Caderno de Estudos e Pesquisa


Para facilitar seu estudo, os contedos so organizados em unidades, subdivididas em captulos, de forma didtica, objetiva e coerente. Eles sero abordados por meio de textos bsicos, com questes para reflexo, entre outros recursos editoriais que visam a tornar sua leitura mais agradvel. Ao final, sero indicadas, tambm, fontes de consulta, para aprofundar os estudos com leituras e pesquisas complementares. A seguir, uma breve descrio dos cones utilizados na organizao dos Cadernos de Estudos e Pesquisa. Provocao Textos que buscam instigar o aluno a refletir sobre determinado assunto antes mesmo de iniciar sua leitura ou aps algum trecho pertinente para o autor conteudista. Para refletir Questes inseridas no decorrer do estudo a fim de que o aluno faa uma pausa e reflita sobre o contedo estudado ou temas que o ajudem em seu raciocnio. importante que ele verifique seus conhecimentos, suas experincias e seus sentimentos. As reflexes so o ponto de partida para a construo de suas concluses.

Sugesto de estudo complementar Sugestes de leituras adicionais, filmes e sites para aprofundamento do estudo, discusses em fruns ou encontros presenciais quando for o caso.

Praticando Sugesto de atividades, no decorrer das leituras, com o objetivo didtico de fortalecer o processo de aprendizagem do aluno.

Ateno Chamadas para alertar detalhes/tpicos importantes que contribuam para a sntese/concluso do assunto abordado.

Saiba mais Informaes complementares para elucidar a construo das snteses/concluses sobre o assunto abordado.

Sintetizando Trecho que busca resumir informaes relevantes do contedo, facilitando o entendimento pelo aluno sobre trechos mais complexos.

Exerccio de fixao Atividades que buscam reforar a assimilao e fixao dos perodos que o autor/ conteudista achar mais relevante em relao a aprendizagem de seu mdulo (no h registro de meno). Avaliao Final Questionrio com 10 questes objetivas, baseadas nos objetivos do curso, que visam verificar a aprendizagem do curso (h registro de meno). a nica atividade do curso que vale nota, ou seja, a atividade que o aluno far para saber se pode ou no receber a certificao. Para (no) finalizar Texto integrador, ao final do mdulo, que motiva o aluno a continuar a aprendizagem ou estimula ponderaes complementares sobre o mdulo estudado.

Introduo
Ainda hoje, quando se fala em incndios prediais no Brasil, a tendncia que a segurana seja negligenciada, os riscos sejam subestimados e que a cultura do fatalismo prevalea, considerando os incndios ocorridos como obras do acaso, fatalidades inevitveis, acontecimentos imprevisveis. O maior problema associado ao setor repousa no fato dos grandes incndios serem raros e, portanto, os custos associados sua preveno serem considerados desproporcionais ao uso efetivo dos equipamentos instalados. Para que tantas instalaes de combate ao fogo se a probabilidade de ocorrncia de fogo na minha edificao baixa? Para que realizar este investimento em instalaes que, se tudo der certo, no sero nunca utilizadas? O senso comum faz a maioria da populao pensar que um incndio algo distante, visto apenas em telejornais, subestimando, assim os riscos de seu surgimento e suas consequncias. Entretanto, essas premissas esto equivocadas! Guardadas as devidas propores, como discutir se vale a pena fazer o seguro de um automvel! Voc faz o seguro, paga e espera nunca ter que utiliz-lo! No caso especfico dos incndios, o risco de propagao do incndio em uma edificao sem instalaes de preveno e combate muito maior, o que aumenta exponencialmente as perdas associadas! Portanto, vale a pena prevenir sim! importante ter a conscincia de que em todas as edificaes de uma cidade, h uma grande quantidade de materiais inflamveis e combustveis, prximos de diversas fontes de ignio. E, s na hora que o fogo comea que pode se perceber que h um desconhecimento geral dos procedimentos a serem adotados, tanto em termos de evacuao do ambiente como de combate ao fogo. A disciplina de Preveno e Combate a Incndios e Exploses, est dividida em cinco unidades. A unidade I discorre sobre o fogo e as questes associadas sua preveno e ao seu combate, apresentando os conceitos gerais de um sistema de proteo contra incndios prediais (os incndios florestais e em instalaes industriais no sero abordados aqui). A unidade II apresenta o sistema de proteo contra incndio e detalha as protees passivas contra este, as quais podem ser incorporadas em projetos prediais, gerando mais segurana aos ambientes ao minimizar a probabilidade de propagao do fogo. A unidade III aborda os sistemas de extintores portteis, hidrantes, sinalizao e iluminao de emergncia. A unidade IV aborda os sistemas de deteco e alarme, sistemas de chuveiros automticos, SPDA e central de GLP. A unidade V focaliza sadas de emergncia e o plano de preveno contra incndio e pnico.

Vale ressaltar que esta disciplina far uma abordagem geral dos principais aspectos de cada tema apresentado e que, ao final do curso, os profissionais que tiverem interesse em se tornar projetistas na rea devem procurar aprofundar os conhecimentos adquiridos de forma a melhor desenvolver as habilidades e competncias aqui despertadas.

Objetivos
Promover a disseminao da cultura prevencionista quanto proteo contra incndios e exploses. Estudar o comportamento do fogo. Apresentar os sistemas de proteo contra incndios e exploses.

10

COMPORTAMENTO DO FOGO
CAPTULO 1
Definies e incndios no Brasil
Temos, dentre vrias definies, que segurana:

UNIDADE I

o estado ou condio que se estabelece em um determinado ambiente ou indivduo, por meio das medidas adequadas, com vistas sua preservao e o exerccio de suas atividades. o Conjunto de aes para minimizar riscos. Quando utilizamos estas condies dentro de um contexto de incndios, entramos na segurana contra incndios e exploses. Entretanto, por no termos uma cultura prevencionista e sim uma cultura reativa, em que somente aps acontecer os incidentes que tomamos as medidas necessrias, podemos retratar a segurana com as afirmaes: Quando tudo vai bem, ningum lembra que existe ou deveria existir. Quando tudo vai mal, dizem que no existe. Quando demanda algum custo, acha-se que no preciso que exista. Porm, quando realmente no existe, todos concordam que deveria existir. Aliados cultura reativa, ainda temos os sofismas sobre a segurana contra incndio e exploses: Se incndios so raros, por que me preocupar? Se meu risco baixo, por que devo executar tantas instalaes? Se nem sei se vou utilizar, ser que compensa investir tanto? Abaixo, relacionamos alguns dos grandes incndios ocorridos no Brasil. Esperamos que com este curso, possamos justificar a importncia deste assunto a ser estudado, para que fatos semelhantes no se repitam!

11

UNIDADE I COMPORTAMENTO DO FOGO

Tragdia do Gran Circus Norte-Americano (RJ)


Em 1961, um ex-funcionrio do Circo quis se vingar do chefe aps ter sido demitido. Este ex-funcionrio tinha antecedentes criminais e problemas psicolgicos. Junto com dois comparsas, usou gasolina para colocar fogo na lona que, feita de uma composio com parafina, se incendiou com rapidez e caiu em cima das quase trs mil pessoas que assistiam ao espetculo. No local, 503 pessoas morreram, 70% das vtimas eram crianas. Mais de mil pessoas ficaram feridas.

Edifcio Joelma (SP)


Em 1974, um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado no 12 andar do prdio paulistano deu incio a um incndio que se espalhou rapidamente pelos mveis de madeira, pisos acarpetados e forros internos de fibra sinttica. Em pouco tempo, as escadas foram tomadas pelo fogo e pela fumaa, impedindo as pessoas de evacuarem o prdio. Mais de 180 pessoas morreram no incndio, o qual reacendeu as discusses sobre segurana e preparo para preveno e combate a incndios.

Vazamento em Cubato (SP)


Em 1984, centenas de litros de gasolina foram espalhados no mangue prximo a uma favela em Cubato por conta de um vazamento. Pouco tempo depois, uma ignio causou o incndio do material e matou vrios moradores. Segundo os nmeros oficiais, foram 93 mortes.

Lojas Renner (RS)


Em 1976, um edifcio onde funcionava as Lojas Renner em Porto Alegre sofreu um incndio que matou 41 pessoas e deixou outras 60 feridas. Muitas vtimas se jogaram do prdio de sete andares, pois no tinha um terrao apropriado para resgate por helicpteros.

Edifcio Andorinha (RJ)


No Rio de Janeiro, um prdio no centro da cidade sofreu um curto-circuito no sistema eltrico que, em 1986, gerou um incndio que matou 21 pessoas e feriu mais de 50.

12

COMPORTAMENTO DO FOGO

UNIDADE I

Edifcio Grande Avenida (SP)


Localizado na Avenida Paulista, em So Paulo, o prdio pegou fogo em 14 de fevereiro de 1981, um sbado de carnaval (o que evitou que houvesse mais vtimas). Todos os andares do edifcio foram destrudos. Dezessete pessoas morreram e 53 ficaram feridas, incitando novas leis de segurana contra incndios, especialmente na regio da Avenida Paulista.

Edifcio Andraus (SP)


Dois anos antes da tragdia no edifcio Joelma, um prdio, tambm paulistano, j tinha passado por situao similar. Em 1972, um fogo de causa ainda desconhecida - imagina-se que tenha ocorrido uma sobrecarga no sistema eltrico - se espalhou pelo prdio no centro de So Paulo e chegou a causar exploses que fizeram o edifcio tremer. O evento foi televisionado ao vivo e a populao se chocou com as cenas de pessoas se atirando do prdio. A maioria dos sobreviventes conseguiu chegar ao ltimo andar do edifcio e aguardou resgate de l. Foram 16 mortos e 330 feridos.

Creche Uruguaiana (RS)


Em 2000, um curto-circuito em um aquecedor incendiou uma creche em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Doze crianas entre 2 e 4 anos morreram e duas funcionrias da escola (inclusive a diretora) foram presas.

Show no Caneco Mineiro (MG)


Em 2001, um acidente com a queima de fogos no palco gerou um incndio que matou sete pessoas e deixou mais de 300 feridos em Belo Horizonte. A casa de show no tinha alvar para funcionamento e o proprietrio, um produtor e dois msicos foram condenados.

Incndio na Boate Kiss (RS)


Em 2013, o incndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, chocou o Brasil: so 231 mortes, a maioria por asfixiamento, e dezenas de feridos. A tragdia foi a segunda maior do Brasil em nmero de vtimas fatais.

13

CAPTULO 2
Estudo do fogo
Existem diversas definies para fogo ou combusto. Adotaremos que fogo ou combusto um fenmeno fsico-qumico oriundo de uma reao de oxidao com emisso de luz e calor. J o incndio o fogo fora de controle, causando danos vida e ao patrimnio. Vale ressaltar que, para que exista fogo, so necessrios quatro elementos fundamentais: o combustvel, o comburente, o agente gneo e a reao qumica em cadeia. Sem a presena dos trs primeiros elementos, simultaneamente, no h fogo, e sem a presena do ltimo elemento o fogo no se mantm. Este primeiro conjunto de elementos (combustvel, comburente e agente gneo) comumente conhecido como Tringulo do Fogo. O Tringulo do Fogo uma forma didtica, criada para melhor ilustrar a reao qumica da combusto, em que cada ponta do tringulo representa um elemento participante desta reao.

Elementos essenciais ao fogo


Combustvel
Definimos combustvel como qualquer matria capaz de queimar, servindo de campo de propagao do fogo. Os materiais combustveis que so maus condutores de calor, como a madeira, por exemplo, queimam com mais facilidade que os materiais bons condutores, como os metais. Esse fato se deve acumulao de calor em uma pequena zona, no caso dos materiais maus condutores, a temperatura local se eleva mais facilmente, j nos bons condutores, o calor distribudo por todo o material, fazendo com que a temperatura se eleve mais lentamente. Os combustveis podem estar no estado slido, lquido e gasoso, sendo que a grande maioria precisa passar para o estado gasoso, para ento se combinar ao comburente e gerar uma combusto. Este fenmeno denominado pirlise, tambm conhecida como decomposio trmica, a qual o processo de quebra das molculas que compem uma substncia em outras molculas ou tomos em consequncia da ao do calor. A maioria dos combustveis slidos e lquidos passa primeiramente para o estado gasoso antes de sua ignio, o que vale dizer que todos estaro na fase gasosa para sofrer combusto. Os gases combustveis desprendidos durante a pirlise influenciam sobremaneira o comportamento da queima, por causa das molculas e tomos que os compem e que reagem com o oxignio durante toda a queima, permanecendo prximo substncia decomposta.

14

COMPORTAMENTO DO FOGO

UNIDADE I

Combustveis slidos
A maioria dos combustveis no queima no estado slido, sendo necessrio transformar-se em vapores, por meio da pirlise, para ento reagir com o comburente, ou ainda transformar-se em lquido para posteriormente em gases, para ento queimar. Como exceo podemos citar o enxofre, os metais alcalinos potssio, clcio a cnfora e a naftalina, que queimam diretamente em sua forma slida. Exemplo de combustveis slidos: madeira, papel, tecido, borracha etc.

Combustveis lquidos
Os combustveis lquidos chamados de lquidos inflamveis tm caractersticas particulares, como: (I) no tm forma prpria, assumindo a forma do recipiente que os contenha; (II) se derramados, escorrem e se acumulam nas partes mais baixas; (III) a maioria dos lquidos inflamveis mais leve que a gua, ou seja, flutua sobre ela; (IV) os lquidos derivados de petrleo tm pouca solubilidade em gua; (V) na sua grande maioria so volteis (liberam vapores a temperatura menores que 20C). Os combustveis lquidos necessitam sofrer vaporizao ou dissoluo em pequenas gotas (atomizao) para que se inflamem. possvel observar que, na queima de lquido, a chama ocorre a certa distncia da superfcie. Essa regra vlida para os lquidos combustveis ou inflamveis, quando aproximados de uma fonte de calor externa. Exemplo de combustveis lquidos: diesel, gasolina, lcool, querosene etc.

Combustveis gasosos
Os gases no tm volume definido, tendendo, rapidamente, a ocupar todo o recipiente em que est contido. Para que haja a combusto, a mistura com o comburente deve ser ideal, isto , no pode conter combustvel demasiado (mistura rica) e nem quantidade insuficiente desta (mistura pobre). So definidos para cada combustvel os limites da sua mistura ideal, chamados de limites de inflamabilidade (que variam para cada substncia): Limite inferior de inflamabilidade (LII) a concentrao mnima de uma mistura na qual pode ocorrer a combusto. Limite superior de inflamabilidade (LSI) a concentrao mxima de uma mistura em que pode haver a combusto.

Exemplo de combustveis gasosos: GLP. (gs liquefeito de petrleo), acetileno, gs natural etc.
15

UNIDADE I COMPORTAMENTO DO FOGO

Comburente
o elemento que reage com o combustvel, participando da reao qumica da combusto, possibilitando assim, vida s chamas e intensidade combusto. O comburente mais comum o oxignio, mas existem outros comburentes no muito comuns como o cloro e o gs flor, que servem em determinadas reaes qumicas. O oxignio encontrado na concentrao de, aproximadamente, 21% na atmosfera. importante lembrar que o ser humano respira normalmente com esta concentrao de O2, mas que, abaixo de 18% a capacidade de troca gasosa nos alvolos pulmonares j no to eficiente e algumas pessoas j comeam a ter dificuldades de raciocnio e de coordenao motora, e que em concentraes abaixo de 16%, a maioria das pessoas no consegue sobreviver. A concentrao de oxignio presente no ambiente o que vai ditar o ritmo da combusto: 21% a 15% - Porcentagem ideal para queima. 15% a 8% - torna-se uma queima lenta. Abaixo de 8% no h combusto.

Fonte de calor ou Agente gneo


O calor uma forma de energia que eleva a temperatura gerada da transformao de outra energia, por meio de processo fsico ou qumico. Pode ser descrito como uma condio da matria em movimento, isto , movimentao ou vibrao das molculas que compem a matria. Fonte de calor, ou agente gneo , portanto, o elemento que d incio reao de combusto, fornecendo calor para a reao. No quadro 1, podemos observar a temperatura de algumas fontes de calor. A energia da ativao serve como condio favorvel para que haja a reao da combusto, elevando a temperatura ambiente ou de forma pontual, proporcionando a reao do combustvel com o comburente em uma reao exotrmica. So exemplos de agentes gneos: chama, centelha, brasa dentre outros. Pode-se denominar tambm o calor como uma forma de energia trmica ou calrica. Essa energia transferida sempre de um corpo de maior temperatura para um de menor temperatura, at existir equilbrio trmico. Unidades de medida: Caloria (Cal), BTU, Joule (J).

Temperatura uma grandeza primitiva, no podendo, por isso, ser definida. Podemos considerar a Temperatura de um corpo como sendo a medida do grau de agitao de suas molculas. Escalas: Celsius (oC), Kelvin (K) e Fahrenheit (oF). Ao receber calor, o combustvel se aquece at chegar a uma temperatura que comea a desprender. Esses gases se misturam com o oxignio do ar e em contato com uma chama, ou at mesmo uma centelha, d incio queima.
16

COMPORTAMENTO DO FOGO

UNIDADE I

Diante deste fenmeno, de extrema importncia o controle da temperatura em ambientes com combustveis, pois cada combustvel emana gases numa temperatura especfica, podendo desta forma, em contato com uma simples centelha dar incio a um princpio de incndio. O calor gerado em um incndio ir produzir efeitos fsicos e qumicos nos corpos e efeitos fisiolgicos nos seres vivos, entre eles:
Aumento/diminuio da temperatura - O aumento ou diminuio da temperatura acontece em funo do calor que uma forma de energia, a qual transferida de um corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Este fenmeno se desenvolve com maior rapidez nos corpos considerados bons condutores de calor e mais lentamente nos corpos considerados maus condutores. Dilatao/Contrao trmica - o fenmeno pelo qual os corpos aumentam ou diminuem suas dimenses conforme o aumento ou diminuio de temperatura. A dilatao/contrao pode ser linear, quando apenas uma dimenso tem aumentos considerveis, superficial, quando duas dimenses tm aumentos considerveis, e volumtrica, quando as trs dimenses tm aumentos considerveis. Mudana de Estado - Para que uma substncia passe de um estado fsico para outro, necessrio que ela ganhe ou perca calor. Ao aquecermos um corpo slido, ele passar a lquido e continuando, passar ao estado gasoso. O inverso acontecer se resfriarmos o gs ou vapor. Efeitos fisiolgicos do calor - O calor pode causar vrios danos aos seres humanos, como a desidratao, a insolao, a fadiga, as queimaduras e inmeros problemas no aparelho respiratrio. A exposio de uma pessoa, ao calor, por tempo prolongado, poder acarretar na morte desta.
Quadro 1. Estimativa da temperatura de algumas fontes de calor.

Fonte de calor
Vela A 15 cm da chama da vela Arco eltrico Chama de lcool Chama de gs Cigarro Fsforo Lmpada Madeira queimando Oxi-acetileno

Temperatura 0C
700 1400 200 4000 1200 1700 1000 1500 300 400 800 170 200 1000 1400 2000 3000

Fonte: Tactical Firefighting, Paul Grimwood

17

UNIDADE I COMPORTAMENTO DO FOGO


Por fim, podemos afirmar que, em outras palavras, o calor responsvel por: produzir os vapores combustveis em materiais slidos e lquidos (pirlise); causar a ignio do material combustvel (slido, lquido ou gasoso); e promover o crescimento e a propagao das chamas, pela manuteno de um ciclo contnuo de produo de vapor, de combustvel e de energia para a ignio desse material. Dentro do processo de combusto, os materiais combustveis atingem pontos diferentes de temperatura medida que se vo aquecendo, ou seja, medida que sofrem pirlise. Esses so conhecidos como pontos de temperatura.

Ponto de fulgor
a temperatura mnima, na qual o corpo combustvel comea a desprender vapores, os quais se incendeiam em contato com uma chama ou centelha (agente gneo), entretanto a chama no se mantm sem uma fonte externa de calor devido insuficincia da quantidade de vapores.

Ponto de combusto ou inflamao


a temperatura mnima, na qual o corpo combustvel comea a desprender vapores, os quais se incendeiam em contato com uma chama ou centelha (agente gneo), e mantm-se queimando mesmo com a retirada do agente gneo.

Ponto de ignio
a temperatura, na qual os gases desprendidos do combustvel entram em combusto apenas pelo contato com o oxignio do ar, independente de qualquer outra chama ou centelha (agente gneo).
Quadro 2. Temperatura de ignio de alguns materiais comuns.

Material
Madeirite (0,635cm) Madeirite resistente ao fogo (1,27cm) Compensado (6,35mm) Placa de fibra isolante trmico Espuma rgida (2,54cm) Espuma flexvel (2,54cm) Poliestireno (5,08cm) Policarbonato (1,52mm) Carpete de algodo padro Placa de gesso comum (1,27mm) Cobertura asfltica Cobertura de fibra de vidro

Temp. de ignio (C)


390 620 298 355 435 390 630 528 465 565 378 445

Fonte: J.G. Quintiere, Principles of Fire Behavior

18

COMPORTAMENTO DO FOGO

UNIDADE I

Para exemplificar os pontos notveis da combusto, imagine um experimento no qual um pedao de madeira colocado sobre uma chapa metlica que est sendo continuamente aquecida. A madeira ir se aquecer, a gua nela contida (umidade) ir evaporar e, ento, ela comear a desprender vapores inflamveis, se ficarmos passando um Bico de Bunsen sobre a madeira, no momento em que ela atingir o seu ponto de fulgor haver chama. Entretanto, ao se afastar o Bico de Bunsen, a chama na madeira se extinguir. Continuando o experimento (aquecendo a madeira sobre a chapa metlica) esta situao de ignio e extino da chama pela aproximao e afastamento do Bico de Bunsen se repetir at a madeira atingir o ponto de combusto. Neste momento, a chama se manter ao se afastar o Bico de Bunsen. Deve-se apagar a chama e continuar o experimento (aquecendo a madeira) s que agora sem a aproximao do Bico de Bunsen. Quando a madeira atingir o seu ponto de ignio, ela ser tomada por chamas sem a necessidade de uma fonte de calor externa.

Reao em cadeia
Alguns autores acrescentaram mais um elemento ao tringulo do fogo, a reao qumica em cadeia, formando assim o tetraedro do fogo. Aps iniciar a combusto, a queima dos combustveis gera mais calor liberando mais gases ou vapores combustveis, sendo que os tomos livres so os responsveis pela liberao de toda a energia necessria para a reao em cadeia. A combusto uma reao que se processa em cadeia, a qual aps a partida inicial vai sendo mantida pelo calor produzido durante o processamento da prpria reao. Quando as molculas de carbono do combustvel reagem com as molculas de oxignio, alm de calor e outras substncias, so produzidos produtos intermedirios instveis, principalmente radicais livres, prontos para se combinarem com outros elementos. Essa combinao origina novos radicais ou compostos estveis que realimentam a combusto e garantem a sua continuidade. A estes radicais livres cabe a responsabilidade de transferir a energia necessria transformao da energia qumica em calorfica, decompondo as molculas ainda intactas e, desta vez, provocando a propagao do fogo numa verdadeira cadeia de reao.

Produtos da combusto
Quando duas substncias reagem quimicamente entre si, se transformam em outras substncias. Estes produtos finais resultantes da combusto dependero do tipo do combustvel queimado, mas normalmente so: gases, fuligem, cinzas, vapor dgua, calor e energia luminosa. Dependendo do combustvel, poderemos ter vrios outros produtos, inclusive txicos ou irritantes. A fumaa um dos produtos da combusto, sendo o resultado de uma combusto incompleta, na qual pequenas partculas slidas se tornam visveis. A fumaa varia de cor conforme o tipo de combusto. A fumaa de cor branca indica que a combusto mais completa com rpido consumo do combustvel e boa quantidade de comburente. A fumaa de cor negra indica uma combusto que se desenvolve em altas temperaturas, porm com deficincia de comburente. A fumaa de cor amarela, roxo ou violeta indica a presena de gases altamente txicos.

19

UNIDADE I COMPORTAMENTO DO FOGO


Na ocorrncia de um incndio, o maior risco vida humana a fumaa; esta produzida num incndio pode ser irritante, asfixiante, extremamente txica, podendo ainda, dificultar a visibilidade, comprometendo o funcionamento normal do organismo e, em alguns casos, levando morte em um espao curto de tempo. Em um incndio a grande maioria das vtimas fatais tem como causa de bito os problemas provocados pela fumaa. Os gases so o resultado da modificao qumica do combustvel, associado com o comburente. Os principais gases gerados na combusto so: (I) o monxido de carbono (CO) que um asfixiante qumico, quando interage com a hemoglobina do sangue humano, por ser inodoro, a principal causa de mortes em incndios; (II) o dixido de carbono (CO2) que um asfixiante simples, causa a asfixia pelo deslocamento do oxignio do ambiente; e (III) o acido ciandrico (HCN), que venenoso, pode provocar a morte em baixas concentraes em poucos minutos. Vale ressaltar que a compartimentao horizontal e vertical dos ambientes de uma edificao, alm de dificultar a propagao do fogo, dificulta tambm o fluxo de fumaa. A utilizao de escadas de emergncias protegidas, prova de fumaa, de escadas pressurizadas, e o estudo do fluxo de fumaa nos edifcios ajudam a minimizar os riscos associados.

20

CAPTULO 3
Propagao do fogo, formas de extino e classes de incndio
O incndio se propaga em virtude da transmisso do calor que ele libera para outra parte do combustvel ainda no incendiado, ou at mesmo para outro corpo combustvel distante, tambm no incendiado. Este processo pode ocorrer sob trs formas: (I) conduo, (II) conveco e (III) irradiao. Na maioria das edificaes h abundncia de comburente (oxignio) e de materiais combustveis incorporados ao prdio, portanto, o incio do fogo depende apenas da elevao de temperatura no local de forma a gerar uma fonte de calor. Desta forma, o estudo do controle da transmisso de calor nas edificaes fundamental para projetos de preveno e combate a incndios.

Meios de propagao
Conduo
A conduo a transferncia de calor de um ponto para outro de forma contnua, feita de molcula a molcula sem que haja transporte da matria de uma regio para outra. mais efetiva em materiais bons condutores de calor como os metais, e sua ao lenta facilitando o combate.
Figura 1. Propagao por conduo

Fonte: Manual bsico de combate a incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5.

21

UNIDADE I COMPORTAMENTO DO FOGO

Conveco
A conveco a transferncia do calor de uma regio para outra pelo transporte de matria (ar ou fumaa). Esta transferncia se processa em decorrncia da diferena de densidade do ar (ar mais quente sempre sobe), que ocorre com a absoro ou perda de calor. o processo mais efetivo em incndios prediais, pelo qual o calor se propaga pelas galerias internas ou janelas e, portanto, o fluxo da fumaa deve ser analisado nas edificaes para se propor formas eficazes de minimizar sua influncia na propagao de incndios no prdio.
Figura 2. Propagao por conveco

Fonte: Manual bsico de combate a incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5.

Irradiao
A irradiao a transferncia do calor por meio de ondas eletromagnticas, denominadas ondas calorficas ou calor radiante. Neste processo no h necessidade de suporte material nem transporte de matria. A irradiao passa por corpos transparentes como o vidro e fica bloqueada em corpos opacos como a parede. pouco efetiva em pequenos incndios, mas crtica em grandes incndios com a propagao do calor (e do incndio) ocorrendo de um prdio para outro sem ligao fsica.
Figura 3. Propagao por irradiao

Fonte: Manual bsico de combate a incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5.

22

COMPORTAMENTO DO FOGO

UNIDADE I

Formas de extino
Tomando-se o Tringulo do Fogo como base de anlise, o fogo s existir quando estiverem presentes os trs elementos constituintes nas propores definidas. Portanto, para se extinguir o fogo basta desfazer o Tringulo do Fogo, ou seja, deve se retirar uma de suas pontas: (I) combustvel, (II) comburente ou (III) fonte de calor.

A retirada do combustvel ou isolamento


A retirada do combustvel tambm conhecida como isolamento e geralmente feita pela remoo dos materiais combustveis (moblias, papis etc.) dos ambientes contguos ao ambiente em chamas, para onde o incndio ter uma tendncia de se propagar. Dificilmente se retira materiais combustveis do prprio ambiente em chamas pelo risco associado a esta ao.

Retirada do calor ou resfriamento


A retirada do calor (agente gneo) tambm conhecida como resfriamento e, na maioria dos casos, realizada pela asperso de jatos de gua no foco do incndio, reduzindo a temperatura dos materiais combustveis para, se possvel, que fiquem abaixo do seu ponto de fulgor. o mtodo mais utilizado, e a gua o agente mais utilizado em razo ter uma grande capacidade de absoro de calor.

A retirada do comburente ou abafamento


A retirada do comburente tambm conhecida como abafamento e consiste, geralmente, na reduo da concentrao de oxignio no local (como na extino utilizando gs carbnico) ou na interposio de uma barreira que impea o contato entre o combustvel e o comburente.

Classes de incndio
Existem basicamente quatro classes de incndio:

Classe A:
Fogo em materiais combustveis slidos comuns, geralmente de natureza orgnica (como madeira, papel, tecidos e similares), de fcil combusto que queimam em superfcie e profundidade e deixam resduos fibrosos (cinzas), em que a extino feita principalmente por resfriamento.

Classe B:
Fogo em materiais que queimam apenas em superfcie (lquidos inflamveis, graxas, gases combustveis e similares) e no deixam resduos, o efeito do abafamento essencial na sua extino.

23

UNIDADE I COMPORTAMENTO DO FOGO

Classe C
Fogo que ocorre em equipamentos energizados. Entretanto desconectados da rede eltrica, podem se tornar classe A ou B. Sua extino deve ser realizada por substncias que no conduzam eletricidade.

Classe D
Fogo que ocorre em metais pirofricos ou ligas metlicas (magnsio, titnio, alumnio e potssio) caracterizados pela queima em altas temperaturas e por necessitarem de agentes extintores especiais para a sua extino. A gua nesse caso no deve ser utilizada, pois reage com as ligas metlicas provocando exploses.

24

CAPTULO 4
Agentes extintores

Agentes Extintores
Existem vrios agentes extintores, que atuam de maneira especifica sobre a combusto, extinguindo o incndio por meio de um ou mais mtodos de extino j citados. Os agentes extintores mais utilizados nos sistemas de combate a incndios prediais so aqueles que possuem menor custo aliado a um bom rendimento operacional.

gua
A gua considerada o agente extintor universal. Foi durante muito tempo o agente mais utilizado em funo de sua eficincia em absorver uma grande capacidade de calor: Para cada mol de molcula de gua, consegue-se absorver 40 kJ de calor da combusto. O seu baixo custo e as suas caractersticas de emprego, sob diversas formas, possibilitam a sua aplicao em diversas classes de incndio. Como agente extintor, a gua age principalmente por resfriamento, mas tambm utilizada para atuar por abafamento. Vale ressaltar, que a gua apresenta um resultado melhor na extino quando aplicada sob a forma de jato chuveiro ou neblinado do que sob a forma de jato pleno, pois absorve calor numa velocidade muito maior, diminuindo consideravelmente a temperatura do incndio, consequentemente, extinguindo-o. Quando se adiciona gua substncias umectantes na proporo de 1% de Gardinol, Maprofix, Duponal, Lissapol ou Arestec, ela aumenta sua eficincia no combate a incndios da Classe A. gua assim tratada, damos o nome de gua molhada. A sua maior eficincia advm do fato de o agente umectante reduzir a sua tenso superficial, fazendo com que ela se espalhe mais e adquira maior poder de penetrabilidade, alcanando o interior dos corpos em combusto. O efeito de abafamento obtido em decorrncia da gua, quando transformada de lquida para vapor, tem o seu volume aumentado cerca de 1700 vezes. Este grande volume de vapor, desloca, ao se formar, igual volume de ar que envolve o fogo em suas proximidades, portanto reduz o volume de comburente (oxignio) necessrio manuteno da combusto. O efeito de emulsificao obtido por meio de jato chuveiro ou neblinado de alta velocidade. Pode-se obter, por este mtodo, a extino de incndios em lquidos inflamveis viscosos, pois o efeito de resfriamento que a gua proporcionar na superfcie de tais lquidos, impedir a liberao de seus vapores inflamveis.

25

UNIDADE I COMPORTAMENTO DO FOGO

A aplicao de vapor, normalmente, utilizada quando o combate ocorre sobre um equipamento que j trabalha superaquecido, evitando desta forma choque trmico sobre o equipamento. importante frisar que a gua apresenta excelente resultado no combate a incndios da Classe A, podendo ser usada tambm na Classe B com restries, mas no podendo ser utilizada na Classe C, pois conduz corrente eltrica, nem na Classe D, pois pode gerar exploses.

Gs carbnico (CO2)
um gs incombustvel, inodoro, incolor, mais pesado que o ar. Apesar de no ser txico um asfixiante simples, deslocando o oxignio do ambiente. O CO2 extingue o fogo por abafamento, no conduzindo corrente eltrica, nem sujando o ambiente em que utilizado. Entretanto, ele se dissipa rapidamente quando aplicado em locais abertos. O CO2 apresenta melhores resultados no combate a incndios das Classes B e C. Na extino de fogo da Classe A pouco efetivo, pois extingue a chama na superfcie, mas no extingue o fogo em profundidade, resfriando o combustvel e, quando o CO2 se dissipar, ocorre uma reignio.

P qumico seco (PQS)


O PQS um grupo de agentes extintores de finssimas partculas slidas, que tem como caractersticas no serem txicos e no conduzirem corrente eltrica. O PQS atua por abafamento, pela quebra da reao em cadeia e resfriamento. Os PQS so classificados conforme a sua correspondncia com as classes de incndios, de acordo as seguintes categorias: P ABC composto base de momofosfato de amnio, sendo chamado de polivalente, pois atua nas classes A, B e C. P BC base de bicarbonato de sdio ou de potssio, indicados para incndios classes B e C;

Espuma
A espuma uma soluo aquosa de baixa densidade e de forma contnua, constituda por um aglomerado de bolhas de ar ou de um gs inerte. Existem dois tipos clssicos de espuma: (I) espuma qumica e (II) espuma mecnica. A espuma qumica resultante de uma reao qumica entre uma soluo composta por gua, bicarbonato de sdio e sulfato de alumnio. A espuma mecnica formada por uma mistura de gua com uma pequena porcentagem de concentrado gerador de espuma e entrada forada de ar. Essa mistura, ao ser submetida a uma turbulncia, produz um grande aumento de volume da soluo (de 10 a 100 vezes) formando a espuma.

26

COMPORTAMENTO DO FOGO

UNIDADE I

Como agente extintor, a espuma age principalmente por abafamento, tendo uma ao secundria de resfriamento, em face da existncia da gua na sua composio. Existem vrios tipos de espuma que atendem a tipos diferentes de combustveis em chamas. Alguns tipos especiais podem atender uma grande variedade de combustveis. A Espuma apresenta excelente resultado no combate a incndios das Classes A e B, no podendo ser utilizado na Classe C, pois conduz corrente eltrica, e na Classe D, pelo risco associado de exploso.

Outros agentes extintores


H, ainda, outros agentes extintores utilizados em sistemas especiais, como o gs halon. Este gs um composto qumico utilizado em sistemas de supresso de incndio. Diversos tipos de halon foram desenvolvidos desde que este produto foi inventado. Muitos eram perigosos ou mortais para os humanos. Desde o final do sculo 20, dois tipos de seguros de halon substituram verses anteriores. Estes incluem o tipo liquefeito 1211 e tipo de gs halon 1301. Outro exemplo o gs FM-200. tido como o mais eficiente substituto do Halon 1301. O FM-200 suprime o fogo em at 10 segundos, impedindo a reao qumica que nele ocorre. O Agente Extintor FM-200 considerado o melhor agente limpo do mundo, porque ao contrrio de outros, ele no deixa nenhum resduo oleoso, partculas, gua ou materiais corrosivos e no causa danos colaterais a bens de grande valor, produtos eletrnicos frgeis ou qualquer coisa que tenha que ser protegida, alm de no degradar o meio ambiente e, em especial a Camada de oznio.

Causas de incndios
Os incndios em sua maior parte so causados pelo denominado comportamento de risco, que pode ser definido como um conjunto de atos cometidos pelo ser humano (imprudncia, impercia ou negligncia), os quais desencadeiam a ocorrncia de um incndio. Pode se separar as causas de incndios em: (I) naturais e (II) artificiais, sendo estas subdivididas em acidentais ou propositais. Considera-se que um incndio teve causas naturais quando ele originado em razo dos fenmenos da natureza, que agem independentemente da vontade humana. Considera-se que um incndio teve causas artificiais quando o incndio irrompe pela ao direta do homem, ou poderia ser por ele evitado tomando-se as devidas medidas de precauo. A causa pode ser considerada acidental quando o incndio proveniente do descuido do homem, muito embora ele no tenha inteno de provocar o acidente. Esta a causa da maioria dos incndios. So considerados propositais quando o incndio tem origem criminosa, ou seja, houve a inteno de algum em provoc-lo.

27

UNIDADE I COMPORTAMENTO DO FOGO


As estatsticas periciais comprovam essa afirmao, cerca de 60% dos incndios so causados por ao pessoal, seja intencional ou acidental, em segundo lugar vm os fenmenos eltricos, responsveis por 15% das causas. Se considerarmos que os fenmenos eltricos em sua maioria so causados por instalaes improvisadas ou pela sua falta de manuteno, e que estes dois fatores podem ser enquadrados como responsabilidade humana direta, pode-se chegar a concluso que cerca de 70% dos incndios urbanos so causados por ao pessoal, intencional ou no.

28

PROTEO CONTRA INCNDIO


CAPTULO 1

UNIDADE II

Sistema de proteo contra incndio SPCI


A definio de segurana contra incndio ultrapassa o conceito de instalao predial. No trata apenas de um projeto de instalao contra incndio, essa segurana inicia-se no planejamento urbanstico de uma cidade. O poder pblico deve atentar a aspectos importantes ao planejar novos bairros ou mesmo cidades, como:

Localizao de Unidades de Bombeiros


Esta previso faz com que o tempo de resposta do socorro realizado pelo Corpo de Bombeiros seja pequeno, consequentemente, aumento da probabilidade de que bens sejam preservados e vidas no sejam ceifadas.

Afastamento de edificaes
Como vimos anteriormente, as formas de propagao do calor permitem que incndios em edificaes sejam propagados.

Acessos s viaturas do CBMDF


As alturas de viadutos e tneis devem ser observadas, bem como locais de grande aglomerao de veculos, pois prejudicam o acesso das viaturas dos Corpos de Bombeiros, principalmente as de grande porte.

Hidrantes urbanos1
O planejamento e a instalao destes hidrantes concomitantemente ao crescimento das cidades so fundamentais para as operaes de combate a incndios pelos Corpos de Bombeiros.
1 O hidrante urbano de incndio definido como um aparelho de ferro fundido, instalado na rede pblica de gua pela concessionria de gua da cidade, com o objetivo de abastecer as viaturas do Corpo de Bombeiros Militares para o combate a incndios e outras operaes.

29

UNIDADE II PROTEO CONTRA INCNDIO

Gabarito da regio
A preocupao de elaborar normas de gabarito importante. Por exemplo, permitir que depsitos de GLP estejam sendo comercializados prximos a grandes centros proporciona um potencial risco. Aps dado a devida ateno ao planejamento urbanstico, deparamos com a necessidade dos arquitetos atentarem para o fato de que seus projetos devem ser elaborados com a tica da segurana contra incndio. Apesar de que os parmetros de dimensionamento de sadas de emergncia, reserva tcnica de incndio e locao de centrais de gs liquefeito de petrleo esto presentes nos projetos de instalaes contra incndio, fundamental que seja projetado na arquitetura de acordo com a legislao estadual contra incndio. sabido que edificaes so erguidas em tempo recorde. Para tanto, o documento para incio das obras denomina-se alvar de construo e possui como condio para sua emisso a aprovao da arquitetura. O problema que os profissionais que compem as reas tcnicas dentro do poder pblico municipal ou estadual, por falta de conhecimento, acabam no observando a legislao contra incndio e aprovam a arquitetura sem observar os parmetros de largura de escadas, altura de degrau, dentre outros, capacidade do reservatrio para comportar a reserva tcnica de incndio e a locao da central de GLP quanto aos parmetros mnimos de afastamento de edificaes e limites do lote. Uma vez a edificao pronta, com alvar de construo emitido e no observados os parmetros citados, teremos um impasse legal, pois se a edificao no estiver em conformidade com a legislao, a edificao no ir obter o laudo de vistoria para obter a documentao necessria para a carta de habite-se. Para sanar este impasse o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, realiza a anlise prvia do projeto de arquitetura nos parmetros acima mencionados, propiciando a diminuio de bices sua regularizao. Um sistema predial de proteo contra incndio um conjunto de instalaes que, funcionando adequadamente, garante a proteo contra incndio das pessoas e da edificao para a qual foi projetada. Os componentes do Sistema predial de Proteo Contra Incndios tm como principais objetivos: dificultar a ocorrncia do princpio de incndio; dificultar a ocorrncia da inflamao generalizada no ambiente de origem do incndio (uma vez que ocorreu o princpio de incndio); facilitar a extino do incndio antes da ocorrncia da inflamao generalizada no ambiente de origem do incndio; dificultar a propagao do incndio para outros ambientes do edifcio (uma vez que ocorreu a inflamao generalizada no ambiente de origem do incndio);

30

PROTEO CONTRA INCNDIO

UNIDADE II

facilitar a fuga dos usurios; dificultar a propagao do incndio para outros edifcios; no sofrer a runa parcial ou total; facilitar as operaes de combate ao incndio e de resgate de vtimas. Os tipos de sistemas necessrios para que se possa garantir uma proteo mnima para as pessoas e a edificao dependem basicamente de algumas caractersticas da prpria edificao, tais como: (I) tipo de pblico que a frequenta (populao fixa e flutuante, pessoas portadoras de necessidades especiais); (II) caractersticas do material de construo utilizado (madeira, concreto armado, ao); (III) dimenses (altura, rea em planta, nmero de pavimentos); (IV) tipo de atividade desenvolvida no local (teatro, cinema, escola, residncia); (V) caractersticas arquitetnicas peculiares (dimenses do p direito, recuo de fachadas, prdios com fachadas de vidro); (VI) facilidade de acesso ao Corpo de Bombeiros em caso de sinistro; (VII) importncia da edificao e riscos decorrentes da interrupo de suas atividades (centrais de fornecimento de energia, centrais telefnicas etc.); (VIII) rea construda; (IX) alm de outras caractersticas que devem ser consideradas para que possamos projetar um sistema de proteo eficiente. Importante ressaltar que cada estado brasileiro possui autonomia, por meio dos poderes Executivos e Legislativos estaduais e, bvio, pelos seus Corpo de Bombeiros Militares, para elaborar, propor e aprovar sua legislao contra incndio, devendo os responsveis tcnicos pelos projetos as consultarem para identificarem quais sistemas so exigidos. A concepo e o dimensionamento de cada componente deste sistema devem ser feitos de forma integrada para que eles atinjam a maior eficcia no momento da utilizao. O dimensionamento de sistemas realizado de forma estanque, separado dos demais, pode inclusive gerar problemas operacionais no seu funcionamento ou durante a ao de evacuao do prdio. De que adianta um sistema bem projetado e instalado de extintores portteis de incndio em um prdio no qual ningum sabe utiliz-los? Os extintores tero sido somente um custo para a implantao do empreendimento, pois tero perdido sua funo, que a extino de princpios de incndio. De que adianta projetar e instalar um sistema de chuveiros automticos, onde o custo muito alto, mas no manutenido, tornando-o inoperante quando necessrio! Para o correto dimensionamento dos sistemas de proteo contra incndio no Brasil existe, nessa rea, uma grande diversidade de normas e regulamentaes, muitas inclusive conflitantes. Portanto, o projetista deve seguir as regulamentaes locais de cada municpio/estado da federao e, na ausncia destas, as normas da ABNT. Nas instalaes especiais, em que no existir uma norma nacional relacionada ao tema (somente neste caso!) pode-se adotar uma norma estrangeira, como (I) a NFC (National Fire Code) da NFPA (National Fire Protection Association, dos Estados Unidos da Amrica) (II) a BS (Inglaterra) e (III) a JIS (Japo) ou quaisquer outras, desde que aceita pelo Corpo de Bombeiros.

31

UNIDADE II PROTEO CONTRA INCNDIO

Medidas de proteo
Uma forma de se estudar as medidas de proteo contra incndio dividindo-as em duas categorias: as medidas de proteo passivas e as medidas de proteo ativas. As medidas de proteo passiva so aquelas que esto incorporadas ao prdio e que reagem passivamente ao desenvolvimento do incndio, dificultando seu crescimento e a sua propagao. Outro objetivo destas medidas de proteo passivas nas edificaes garantir a estabilidade da edificao e facilitar a fuga dos usurios e as aes de combate. Alguns exemplos de medidas de proteo passivas so: (I) o controle da quantidade de material combustvel presente no ambiente, (II) a compartimentao horizontal, na tentativa de isolamento dos ambientes contguos em um mesmo pavimento, (III) a compartimentao vertical na tentativa de isolamento dos ambientes contguos em diferentes pavimentos, (IV) as caractersticas frente ao fogo (pontos de combusto) dos materiais de construo incorporados no prdio e, tambm, das moblias, (V) o dimensionamento adequado de rotas de fuga, sadas de emergncia e acesso para combate, (VI) o distanciamento seguro entre edifcios (VII) o controle de fumaa, (VIII) sistemas de deteco e alarme, (IX) sistemas de iluminao e (X) sistemas de sinalizao de emergncia. Tambm podem ser consideradas medidas de proteo passivas o dimensionamento e instalao de Sistemas de Proteo Contra Descargas Atmosfricas SPDA e das Instalaes Prediais de Gs Liquefeito de Petrleo GLP. As medidas de proteo ativas so aquelas acionadas somente na ocorrncia do incndio em resposta a estmulos provocados pelo fogo. Alguns exemplos de medidas de proteo ativas so o dimensionamento de: (I) sistemas de extintores de incndio, (II) sistemas de hidrantes, (III) sistemas de chuveiros automticos (sprinklers), (IV) sistemas especiais de extino por meio de sistema fixo de espuma, gs carbnico, ps-especiais para extino de incndios, gua nebulizada e gases especiais (FM 200, Inergen, halon e outros). As medidas de proteo ativas devem compor o projeto de instalaes prediais, e devem ser consideradas na execuo do projeto arquitetnico, j que interferem na distribuio de espaos, na fachada e na circulao horizontal e vertical.

Elaborao dos projetos


Os critrios para a elaborao dos projetos sero detalhados nas prximas unidades. Entretanto, pode se definir algumas regras bsicas para a elaborao de um projeto de proteo contra incndio que, se obedecidas, podem reduzir consideravelmente o risco de erros no projeto e minimizam os custos: Conhecimento na prtica do funcionamento dos sistemas. Pesquisas bibliogrficas sobre os sistemas a serem projetados. Levantamento das normas tcnicas vigentes e anlise destas. Levantamento das legislaes existentes no local onde vai ser executado o projeto.

32

PROTEO CONTRA INCNDIO

UNIDADE II

Contato com os fabricantes para atualizao em relao aos equipamentos existentes no mercado e novos lanamentos. Consulta ao Corpo de Bombeiros local para uma anlise do anteprojeto e devidas adequaes. E Anlise final dos sistemas projetados para averiguar a eficincia do conjunto. Nos prximas Unidades estaremos abordando alguns dos principais sistemas que compem as protees passiva e ativa, devendo os que no forem abordados, serem alvo de estudo posterior pelos usurios deste manual.

33

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1


CAPTULO 1

UNIDADE III

Sistema de proteo por extintores de incndio


Figura 4. Extintores

Figura disponvel em: <http://arkextintores.blogspot.com.br/>. Acessado em: 01 fev. 2013.

Conceituao
O dimensionamento de extintores de incndio em edificaes justifica-se pela necessidade de combater o incndio em seu incio e pelo fato de que a grande maioria dos incndios tem origem a partir de pequenos focos. Desta forma, se faz necessrio dispor destes equipamentos de combate a incndios para que os usurios do edifcio possam utiliz-los ainda na fase inicial. Seu correto manuseio pode ser plenamente eficiente aps um treinamento bsico. importante ressaltar que os procedimentos para seu uso no devem consumir um tempo significativo, para que sua utilizao no se inviabilize em funo do crescimento do incndio.

34

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

Definies
rea protegida
rea medida em metros quadrados de piso, protegida por uma unidade extintora, em funo do risco.

Agente extintor
Substncia utilizada para a extino de fogo.

Carga
Quantidade de agente extintor contida em um extintor de incndio, medida em massa (kg) ou volume (l).

Capacidade extintora
Medida do poder de extino de fogo de um extintor, obtida em ensaio prtico normalizado. Distncia mxima a ser percorrida: Distncia em metros, a ser percorrida por um operador, do ponto de fixao do extintor ao ponto mais distante da rea protegida por este.

Extintor de incndio
Aparelho de acionamento manual, constitudo de recipiente e acessrio, contendo o agente extintor destinado a combater princpios de incndio.

Extintor porttil
Extintor que possui massa total (carga, recipiente e acessrios) de no mximo de 25 (vinte e cinco) Kg.

Extintor sobre rodas


Extintor montado sobre rodas que possua massa total (carga, recipiente e acessrios) acima de 25 (vinte e cinco)Kg.

Sinalizao
Marcao de piso, parede, coluna e/ou teto destinada a indicar a presena de um extintor.
35

UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

Unidade extintora
Extintor que atenda a capacidade extintora mnima prevista na NBR 12693, em funo do risco e da natureza do fogo.

Classificao dos extintores


Como vimos na Unidade I, o fogo ou a combusto dos materiais corresponde a uma reao de oxirreduo exotrmica, acompanhada de chamas ou incandescncia, que se desenvolve independentemente da causa que a provocou, em que o agente oxidante o oxignio do ar ou o O2 liberado, progressivamente, por decomposio qumica da prpria substncia que sofre a combusto. Os quatro componentes da combusto so: oxignio, combustvel, calor e reao em cadeia. A ausncia de quaisquer destes quatro elementos, a combusto no poder se desenvolver, consequentemente, sua extino. Em razo disto, definimos os quatro princpios de extino do fogo: Abafamento substituindo o oxignio por gs inerte ou impedindo o acesso do oxignio. Resfriamento resfriando o combustvel de modo a inibir a liberao de vapor e gases inflamveis. Isolamento removendo ou diluindo o combustvel. Quebra de reao inibindo a reao em cadeia. De acordo com o mtodo de expulso do agente extintor (ver no quadro 3.), os aparelhos podem ser classificados como: De autogerao: quando a presso necessria expulso do agente provida pela reao qumica do prprio agente extintor. De autoexpulso: quando o agente extintor mantido no recipiente do extintor na forma de gs liquefeito. De pressurizao direta: quando o agente extintor mantido sob presso, no recipiente, com uso de nitrognio, gs carbnico ou ar comprimido, que se constitui em agente propelente. De pressurizao indireta: quando o agente propelente mantido em uma ampola separada e s ingressa no recipiente no qual est o agente extintor para o combate ao fogo.

36

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

Quadro 3. Classificao dos extintores segundo o agente extintor, princpio de extino e sistema de expulso Princpio de extino Auto gerao
gua Espuma qumica Resfriamento Abafamento Resfriamento Espuma mecnica Abafamento Resfriamento P qumico B/C P qumico A/B/C Reao qumica Reao qumica, abafamento para fogo classe A Reao qumica Abafamento Resfriamento CO2 Abafamento Resfriamento
Fonte: NBR 12693

Sistema de expulso Auto expulso Pressurizao indireta


X X

Pressurizao direta
X

X X

X X

P qumico D

Classificao dos fogos


A natureza do fogo, em funo do material combustvel, est compreendida numa das quatro classes: Fogo classe A fogo envolvendo materiais combustveis slidos, tais como madeira, tecidos, papis, borrachas, plsticos termoestveis e outras fibras orgnicas que queimam em superfcie e profundidade, deixando resduos. Fogo classe B fogo envolvendo lquidos e/ou gases inflamveis ou combustveis, plsticos e graxas que se liquefazem por ao do calor e queimam somente em superfcie. Fogo classe C fogo envolvendo equipamentos e instalaes eltricas energizadas. Fogo classe D fogo em metais combustveis, tais como magnsio, titnio, zircnio, sdio, potssio e ltio.

Seleo do agente extintor


Aps visto os tipos de agentes extintores e as classes de fogo, podemos relacion-los conforme o quadro seguinte:

37

UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1


Quadro 4. Seleo do agente extintor segundo a classificao do fogo

Classe de fogo

Agente extintor

gua A B C D
Nota: (A) Adequado classe de fogo.

Espuma qumica*
(A) (A) (P)

Espuma mecnica
(A) (A) (P)

CO2

P B/C
(NR) (A) (A)

P A/B/C

(A) (P)
(P)

(NR) (A) (A)

(A) (A) (A)

Deve ser verificada a compatibilidade entre o metal combustvel e o agente extintor.

(NR) No recomendado classe de fogo. (P) Proibido classe de fogo. Fonte: NBR 12693

O quadro abaixo classifica os extintores segundo o agente extintor, carga nominal e capacidade extintora equivalente:
Quadro 5. Classificao dos extintores segundo o agente extintor, carga nominal e capacidade extintora equivalente:

Extintor porttil Agente extintor gua Espuma qumica Espuma mecnica CO2 Carga
10 L

Extintor sobre rodas Carga


75 L 150 L

Capacidade extintora equiv.


2A

Capacidade extintora equiv.


10A 20A 6 A / 10 B 10 A / 20 B

10 L 20 L 9L 4 Kg 6Kg

2A:2B 2A:5B 2A:20B 2B 2B

75 L 150 L

10 Kg 25 Kg 30 Kg 50 Kg

5B 10B 10B 10B

PQS (bicarbonato de sdio)

1 Kg 2 Kg 4 Kg 6 Kg 8 Kg 12 Kg

2B 2B 10B 10B 10B 20B 2B 5B 10B 10B


Fonte: NBR 12693

20 Kg 50 Kg

20B 30B

100 Kg

40B

Hidrocarbonetos halogenados

1 Kg 2 Kg 2,5 Kg 4 Kg

38

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

Condies de projeto
Segundo a NBR 12693/1993 - Sistemas de proteo por extintores de incndio - da ABNT, os extintores de incndio so divididos em duas categorias: Tipo 1 - Sistema de extintores portteis. Tipo 2 - Sistema de extintores sobre rodas. No mnimo 50% do nmero total de unidades extintoras exigidas para cada risco deve ser constitudo por extintores portteis. Quando utilizados extintores sobre rodas deve-se observar: No se admite a possibilidade de um extintor sobre rodas proteger locais situados em pavimentos diferentes. S so admitidos extintores sobre rodas nos clculos das unidades extintoras, quando estes tiverem livre acesso a qualquer parte da rea protegida, sem impedimentos de portas, soleiras, degraus no piso, materiais e equipamentos. Recomenda-se o uso de sistemas de proteo do tipo 2 de instalao para as seguintes atividades: Instalaes de produo e manipulao, armazenamento e distribuio de derivados de petrleo e/ou solventes polares. Riscos de classe C, como motores eltricos, transformadores refrigerados a leo e acessrios eltricos. Os extintores podem, a critrio do projetista, ser locados interna ou externamente rea de risco a proteger. Para a instalao dos extintores portteis devem ser observadas as seguintes exigncias: Quando forem fixados em paredes ou colunas, os suportes devem resistir a trs vezes a massa total do extintor. A posio da ala de manuseio no deve exceder 1,60m do piso acabado. A parte inferior deve guardar distncia de no mnimo 0,20m do piso acabado. Os extintores no devem ficar em contato direto com o piso. Haja a menor probabilidade de o fogo bloquear seu acesso. Seja visvel, para que todas as pessoas fiquem familiarizadas com a sua localizao. Permanea protegido contra intempries e danos fsicos em potencial.

39

UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1


No fique obstrudo por pilhas de mercadorias, matrias-primas ou qualquer outro material. Esteja junto ao acesso dos riscos. Sua remoo no seja dificultada por suporte, base ou abrigo. No fique instalado em escadas. Nos riscos constitudos por armazns ou depsitos em que no haja processos de trabalho, a no serem operaes de carga e descarga, permitida a colocao dos extintores em grupos e prximos s portas de entrada e/ou sada.

Critrios para dimensionamento


O sistema de proteo por extintores deve ser dimensionado considerando-se: Classe ocupacional de risco. rea de proteo. Distncia mxima a ser percorrida. Natureza do fogo a ser extinto. Agente extintor a ser utilizado. Capacidade extintora.

Para fogo classe A


A capacidade extintora mnima dos extintores de incndio e as distncias mximas a percorrer, para as classes de riscos isolados, so previstas no quadro 6. A capacidade extintora mnima a de um s extintor ou a soma das capacidades extintoras de vrios extintores, respeitando-se o mnimo estabelecido no quadro 4, por tipo de risco. Os requisitos de proteo podem ser satisfeitos com extintores de capacidade maior, contanto que a distncia a percorrer no seja superior a 20m.
Quadro 6. Determinao da unidade extintora, rea e distncia a percorrer para fogo classe A

Risco pequeno Unidade extintora


rea mxima protegida pela capacidade extintora de 1A rea mxima protegida por extintor Distncia mxima a percorrer at o extintor

Risco mdio

Risco grande

2A 270 m2
800 m2

2A 135 m2
800 m2

2A 90 m2
800 m2

20m
Fonte: NBR 12693

20m

20m

40

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

A rea que pode ser protegida por um extintor, para determinada classe A, apresentada no quadro 7.
Quadro 7. rea mxima a ser protegida por extintor em m2

Extintores de classe A 2A 3A 4A 6A 10A 20A 30A 40A

Risco pequeno 540 800 800 800 800 800 800 800
Fonte: NBR 12693

Risco mdio 270 405 540 800 800 800 800 800

Risco grande 360 540 800 800 800 800

Para fogo classe B


Os riscos de incndio classe B dividem-se em duas categorias:

lquidos com profundidade at 6mm


O fogo envolve lquidos inflamveis em profundidade no aprecivel, tais como derramamento de combustveis em superfcies abertas, vapores liberados de recipientes ou tubulao e fogo se alastrando, originado de recipiente quebrado. A unidade extintora mnima dos extintores e as distncias mximas a percorrer so as previstas no quadro 8. Extintores com capacidade extintora inferior s designadas para risco pequeno podem ser utilizados, mas no devem ser considerados para atender aos requisitos do quadro 8.
Quadro 8. Determinao da unidade extintora e distncia a percorrer para fogo classe B

Tipo de risco Pequeno Mdio Grande

Unidade extintora
10B 20B 20B 40B 40B

Distncia mxima a percorrer (m)


10 15 10 15 10

80B
Fonte: NBR 12693

15

41

UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

Lquidos inflamveis com profundidade superior a 6mm


Esta categoria envolve fogo em lquidos inflamveis em profundidades apreciveis, considerados como riscos pontuais, tais como tanques com superfcies abertas geralmente encontrados em indstrias e oficinas. Para esta categoria, deve ser considerada a proporo de 20B para cada metro quadrado de superfcie de lquido inflamvel. A distncia mxima a percorrer no deve exceder a 15m. Extintores de espuma mecnica podem ser considerados na proporo de 10B de capacidade extintora para cada metro quadrado de rea de risco pontual. As unidades extintoras devem ser correspondentes a um s extintor, no podendo fazer combinaes de dois ou mais extintores, a exceo dos extintores de espuma mecnica. Mesmo que determinado risco de incndio classe B esteja protegido por sistemas fixos de extino, desejvel que existam extintores portteis disponveis, pois um tanque queimado pode resultar em derramamento de lquido em chamas fora do alcance dos equipamentos fixos, um incndio pode comear primeiramente, nas adjacncias do tanque.

Para fogo classe C


Os extintores necessrios classe C devem utilizar agentes extintores no condutores de eletricidade, para proteger os operadores em situaes nas quais so encontrados equipamentos energizados. Os extintores para fogo classe C devem ser selecionados segundo: As dimenses do equipamento eltrico. A configurao do equipamento, particularmente a carcaa. O efetivo alcance do fluxo do agente extintor. A soma dos materiais que resultem em fogos de classe A e/ou B. Quando a energia de um equipamento eltrico estiver desligada, o fogo a ser extinto adquire as caractersticas de classe A e/ou B.

42

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

Para fogo classe D


A determinao do tipo e quantidade de agente extintor deve ser baseada no material combustvel especfico, sua configurao, rea a ser protegida e nas recomendaes do fabricante do agente extintor. A distncia mxima a ser percorrida para a classe D de 20m.

Condies gerais
Aspectos a serem observados para instalao do sistema: Quando houver diversificao de risco numa mesma edificao, os extintores sero distribudos de modo a se adequarem natureza do risco existente dentro da rea protegida. Quando a edificao possuir riscos especiais tais como: casas de caldeiras, casas de fora eltrica, casas de bomba, queimadores, casas de mquinas, central de GLP, galerias de transmisso; e similares, estes devem ser protegidos por unidades extintoras extras, independentemente da proteo geral da edificao. Para utilizao de extintores sobre rodas, os ambientes a serem protegidos por estes devero estar no mesmo nvel e livres de barreiras como portas estreitas, degraus e soleiras ou qualquer outra que dificulte ou impea seu acesso. Para o dimensionamento do sistema de extintores necessrio identificar a classificao de risco da edificao. Para tanto, dever ser consultado a legislao contra incndio de cada estado da federao.

43

CAPTULO 2
Sistema de proteo por hidrantes

Conceituao
Os sistemas de hidrantes so medidas de proteo contra incndio, acionados manualmente e instalados nos edifcios para serem utilizados pelas equipes dos Corpos de Bombeiros e pelos prprios ocupantes em situaes de emergncia. So destinados a princpios de incndio e dimensionados para descarregar uma quantidade de gua sobre presso adequada ao risco que visam proteger os bens materiais contidos na rea em que esto instalados e as vidas humanas, uma vez que, controlam o incndio em seu estgio inicial, evitando que se desenvolva e comprometa a segurana dos ocupantes de todo edifcio. So indispensveis mesmo nos locais equipados com sistemas automticos de extino de incndio, como por exemplo: sistemas de chuveiros automticos (sprinklers), pois serviro como meios auxiliares ou complementares na extino de incndios. Sua exigncia nas edificaes estar contida nas legislaes contra incndio dos estados.
Figura 5. Propagao por conduo

Fonte: Manual bsico de combate a incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5.

44

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

Definies
Abrigo
Local destinado ao acondicionamento da mangueira de incndio e do requinte para que eles fiquem protegidos contra intempries e danos mecnicos e em condies de serem utilizados.

Bomba de pressurizao
Equipamento destinado a fornecer ao sistema de hidrantes de parede a presso necessria para o combate ao incndio.

Hidrante de parede
Dispositivo pertencente prpria edificao, com caractersticas especficas descritas em norma, que permite o fcil engate de uma mangueira de incndio, fornecendo gua para realizao de um combate a incndio.

Hidrante de recalque
Dispositivo localizado externamente edificao e que tem por finalidade permitir a pressurizao do sistema de hidrantes.

Linha de mangueira
Conjunto de lances de mangueiras devidamente unido por engate do tipo storz.

Lance de mangueira
Comprimento de uma mangueira de incndio sem interrupo.

Mangueira de incndio
Mangueiras destinadas a combater incndios que obedecem s especificaes prescritas na NBR 11861.

Manmetro
Aparelho destinado a medir a presso esttica.

Pressostato
Aparelho destinado ao acionamento automtico das bombas de pressurizao por intermdio da calibragem da presso.

45

UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

Registro de gaveta
Conexo destinada ao fechamento do fluxo de gua aos hidrantes de parede.

Registro globo
Conexo que compe o hidrante de parede e o hidrante de recalque e, cuja finalidade prover as mangueiras de incndio de gua e admitir o recalque das viaturas dos Corpos de Bombeiros respectivamente.

Reserva tcnica de incndio (RTI)


Volume de gua destinado exclusivamente utilizao em caso de incndio.

Esguicho
Dispositivo colocado na extremidade da mangueira de incndio que tem por funo esguichar gua para o combate a incndio.

Tanque de presso
Aparelho destinado a manter a rede de hidrantes sempre pressurizada.

Vlvula de fluxo
Aparelho destinado ao acionamento automtico das bombas de pressurizao por intermdio da deteco do fluxo de gua.

Vlvula de reteno
Conexo destinada a reter o fluxo de gua.

Reservatrios
O manancial de abastecimento do sistema de proteo por hidrante dever ser de preferncia o reservatrio superior da edificao, construdo em concreto armado, a fim de que em caso da inoperncia das bombas de pressurizao, a edificao ter pelo menos gua por gravidade. O reservatrio inferior da edificao poder ser utilizado como manancial do sistema, desde que as bombas estejam abaixo do nvel do reservatrio ou possuam bombas autoescorvantes. A reserva tcnica de incndio dever obedecer ao volume mnimo de gua estabelecido nas legislaes contra incndio.

46

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

Quando utilizado para abastecimento do sistema de proteo por hidrantes de parede o mesmo reservatrio destinado ao consumo normal da edificao, a reserva tcnica de incndio dever ser assegurada mediante diferena de nvel entre a sada da canalizao de incndio, que sair pelo fundo do reservatrio, e a canalizao de distribuio geral (gua fria), que sair obrigatoriamente pela lateral do reservatrio.

Pressurizao
Cada legislao estadual exige uma presso mnima no requinte e vazes conforme o risco ou classificao. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, por exemplo, exige uma presso mnima no requinte de 10 mca (1Kgf/cm2) e a mxima de 40 mca (4Kgf/cm2). Estas informaes so necessrias para o clculo hidrulico, e consequentemente, o dimensionamento das bombas de pressurizao. Importante ressaltar que o uso de bombas de pressurizao no obrigatrio, entretanto, o no uso delas faz necessrio que os reservatrios estejam a uma altura suficiente a fim de compensar as perdas nas tubulaes, mangueiras, esguichos e ainda fornecer a presso vazes mnimas no requinte. No caso de reservatrios elevados e uso de bombas de incndio, deve ser feita derivao (by-pass) na rede hidrulica de incndio de modo a garantir o funcionamento do sistema de hidrantes por gravidade tambm. As bombas de pressurizao da rede devero possuir acionamento automtico com o intuito de manter a presso constante e permanente na rede. Devero tambm possuir sistema de acionamento manual. A automao deve, no caso de falha ou sobrecarga da bomba principal, acionar a bomba reserva. Em alguns estados utilizado botoeiras prximas aos hidrantes como acionamento das bombas.
Figura 6. Propagao por conduo

Fonte: Manual bsico de combate a incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5.

47

UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1


As bombas eltricas tero instalao independente da rede eltrica geral, de forma a assegurar que elas no sero desenergizadas no caso de desligamento da energia da edificao.
Figura 7. Esquema de ligao das bombas independente do consumo predial

Fonte: Manual bsico de combate a incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5

Bomba Jockey
A presso da rede, necessria automao, pode ser mantida por uma bomba auxiliar de pressurizao, denominada bomba Jockey, esta bomba liga e desliga automaticamente para recuperar a presso da rede quando houver pequenas quedas de presso nela devido a vazamentos ou variaes atmosfricas, evitando o funcionamento da bomba principal. As bombas Jockeys tm pequena vazo e presso acima do normal de trabalho da rede. Logo na abertura de um hidrante ela no conseguir repor a presso devido a sua pequena vazo, e a presso continuar caindo at o ponto previsto para o funcionamento da bomba de incndio. Para comandar a automao da partida das bombas e paragem da Jockey, utilizam-se pressostatos regulados a presses diferentes, inclusive para a bomba diesel que deve ser regulada para a faixa mais baixa quando configurar falta de energia que no acionou a bomba eltrica. A obrigatoriedade de sua instalao ir depender da legislao pertinente.

Canalizao
As canalizaes, conexes e registros utilizados no sistema de hidrantes devem ser de ferro fundido, ferro galvanizado, ao galvanizado ou cobre, resistentes s presses internas e esforos. Quando se tratar de mais de um reservatrio superior, abastecendo o sistema de hidrantes, estes sero interligados por um barrilete de dimetro mnimo superior ao da canalizao. As conexes, os registros, as vlvulas ou qualquer outro componente do sistema devero possuir resistncia igual ou superior exigida para a canalizao.

48

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

Instalao dos hidrantes de parede


Os registros dos hidrantes sero do tipo globo, com adaptador para junta storz de 38mm ou 63mm, em que sero estabelecidas as linhas de mangueira . Dever haver uma reduo para 38 mm quando forem utilizadas mangueiras deste dimetro. Em regra geral, os hidrantes sero instalados obedecendo aos seguintes critrios: Devero proteger todos os pontos de risco. Em locais estratgicos de modo a evitar que, em caso de incndio, fiquem bloqueados pelo fogo, preferencialmente prximos a entradas e escadas, guardando-se uma distncia tal que no dificultem a utilizao destas quando do instante da evacuao da edificao. Quando situados em garagens no podem ser locados de forma que seu acesso fique dificultado por algum veculo estacionado. Deve haver, no mnimo, um hidrante por pavimento.

Abrigos
As dimenses devero ser suficientes para acomodar o registro, o esguicho e a(s) mangueira(s). Cada abrigo dispor no mnimo dos seguintes equipamentos: mangueira de incndio e um esguicho de jato slido ou regulvel.
Figura 8. Abrigos de hidrantes

Fonte: Manual bsico de combate a incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5 .

49

UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

Mangueiras
As linhas de mangueira tero comprimento mximo de 30m, divididas em lances de 15 ou 20m. As mangueiras sero flexveis, de fibra de nylon, dotadas de junta storz nas duas extremidades, revestidas internamente de borracha, capazes de suportar a presso mnima de teste de acordo com NBR 11861 - Mangueiras de Incndio. As mangueiras devero estar acondicionadas no interior dos abrigos, de tal forma que possibilite a sua fcil utilizao em caso de incndio.

Esguichos
Os esguichos so acoplados nas mangueiras de incndio por meio de conexes Storz, sendo responsveis por regular e direcionar o fluxo de gua em aes envolvendo o combate a incndio. Por serem indispensveis para a aplicao do agente extintor, precisam possuir caractersticas de resistncia a danos como choques mecnicos, e resistirem ao menos s mesmas presses estticas e dinmicas que suportam as mangueiras. Os principais esguichos dimensionados para as edificaes so:

Esguicho agulheta (jato slido)


Este esguicho proporciona um jato compacto, no permitindo um controle direto da quantidade de gua lanada.
O risco presente ao se utilizar esse esguicho para apagar o fogo o de inundar o ambiente, uma vez que no h controle sobre o volume de gua.
Figura.9 Esguicho agulheta

Figura disponvel em: <http://www.arcecil.com.br/extra.php?cod=173>. Acessado em: 8 fev. 2013.

Esguicho regulvel
O esguicho regulvel tem sido adotado com maior frequncia. Esse modelo extremamente eficaz, uma vez que proporciona desde o jato slido (compacto) at o neblina em diferentes graus. Alguns modelos contam com manopla para fechamento e abertura rpida da passagem de gua, proporcionando uma aplicao mais duradoura, de forma contnua.

50

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

Figura.10 regulvel

Figura disponvel em:<http://www.ultrasegs.com.br/equipamentos-hidraulicos-esguicho-%20regulavel-1-12-ou-2-12.html>. Acessado em: 8 fev. 2013.

Hidrante de recalque
O hidrante de recalque tem o objetivo de permitir a pressurizao da rede de hidrantes por viaturas de combate incndios, externamente edificao. Ser localizado junto via de acesso de viaturas do Corpo de Bombeiros Militar. Sua localizao deve estar na fachada principal ou fachadas da edificao, a fim de facilitar a operao. O hidrante de recalque, ter um registro do tipo globo, com no mnimo 50mm de dimetro, dotado de rosca macho e adaptador storz de 63mm. Possuir tambm uma vlvula de reteno que s possibilite o fluxo de gua para o interior da edificao. Outros parmetros, como dimenses da caixa de alvenaria, cores etc., devero ser consultados legislao especfica.
Figura 11. Hidrante de Recalque

Fonte: Manual bsico de combate incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5.

51

CAPTULO 3
Sistema de sinalizao de emergncia

Conceituao
Um problema muito comum nas edificaes a ausncia de informaes visuais, as quais informem aos usurios os riscos presentes, alertando e/ou proibindo, ao mesmo tempo em que identifiquem os equipamentos de combate a incndio e deteco e, ainda, quais caminhos devem ser percorridos at uma rea segura. Estas informaes devem estar contidas em uma sinalizao obtida por meio de cores e formas, acrescida de uma mensagem especfica de segurana.

Classificao da sinalizao
A sinalizao de segurana contra incndio e pnico classificada pela NBR 13435 em sinalizao bsica e complementar.

Sinalizao bsica
A sinalizao bsica constituda por cinco categorias, de acordo com a sua funo, descritas a seguir: a. Sinalizao de proibio: proibir aes capazes de conduzir ao incio do incndio. b. Sinalizao de alerta: alertar para reas e materiais com potencial de risco. c. Sinalizao de comando: requerer aes que garantam condies adequadas para a utilizao das rotas de sada. d. Sinalizao de orientao e salvamento: indicar as rotas de sada e aes necessrias para o seu acesso. e. Sinalizao de equipamentos de combate e alarme: indicar a localizao e os tipos de equipamentos de combate a incndios disponveis.

Sinalizao complementar
A sinalizao complementar a composta por faixas de cor ou mensagens, devendo ser empregada nas seguintes situaes:

52

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

a. Indicao continuada das rotas de sada. b. Indicao de obstculos, como pilares, arestas de paredes etc. c. Indicao de pisos, telhados, rodaps e corrimos de escadas. d. Indicao da silhueta de equipamentos de combate a incndio. e. Mensagens escritas especficas que acompanham a sinalizao bsica, onde for necessria a complementao da mensagem dada pelo smbolo.

Implantao da sinalizao
As sinalizaes de segurana contra incndio e pnico devem ser implantadas em razo de caractersticas especficas de uso e dos riscos, bem como em funo de necessidades bsicas para a garantia da segurana contra incndio na edificao.

Sinalizao de proibio (P)


a. Deve ser instalada em local visvel e no mnimo a 1,80 m do piso acabado, distribuda em mais de um ponto dentro da rea de risco, de modo que pelo menos uma delas possa ser claramente visvel de qualquer posio dentro da rea, distanciadas entre si em no mximo 15 m.

Sinalizao de alerta (A)


a. Deve ser instalada em local visvel e no mnimo a 1,80 m do piso acabado, prxima ao risco isolado ou distribuda ao longo da rea de risco generalizado, distanciada entre si no mximo 15 m.

Sinalizao de comando (C)


a. Deve ser instalada em local visvel e no mnimo a 1,80 m do piso acabado, distribuda ao longo da rea que exige manuteno do nvel de segurana preestabelecido, distanciada entre si em no mximo 15 m.

Sinalizao de orientao e salvamento (S)


a. A sinalizao de sada de emergncia apropriada deve assinalar todas as mudanas de direo, obstculos, sadas, escadas etc., e ser instalada segundo sua funo, a saber:

53

UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1


I. Sinalizao de portas de emergncia deve ser localizada imediatamente acima das portas, no mximo a 10 cm da verga. II. A sinalizao de orientao das rotas de sada deve ser localizada de modo que a distncia de percurso de qualquer ponto da rota de sada at a sinalizao seja de no mximo 7,5 m. Adicionalmente, esta tambm deve ser instalada, de forma que na direo de sada de qualquer ponto seja possvel visualizar o ponto seguinte, distanciados entre si em no mximo 15 m. A sinalizao deve ser instalada de modo que a borda superior da sinalizao esteja no mximo a 0,60 m do piso acabado. b. A identificao de cada pavimento no interior da caixa de escada de emergncia e nas antecmaras deve estar a uma altura de 1,80 m do piso acabado. No primeiro caso, a identificao deve estar junto parede, sobre o patamar de acesso a cada pavimento, e no segundo caso, deve estar sobre uma das paredes da antecmara, adjacente s portas. c. A identificao do pavimento de descarga no interior da caixa de escada de emergncia deve indicar inclusive a direo de sada para o exterior. d. Todos os pavimentos que se localizam abaixo ou acima do pavimento de descarga devem ter uma sinalizao com seta, indicando a direo da sada at o pavimento de descarga. A sinalizao deve estar localizada no patamar intermedirio da escada, a uma altura de 1,80 m do piso acabado deste. e. A abertura das portas de escada e antecmara no deve obstruir a visualizao de qualquer sinalizao.

Sinalizao de equipamentos de combate a incndio (E)


A sinalizao de equipamentos de combate a incndio deve estar imediatamente acima dele, com afastamento mnimo de 10 cm e mximo de 1,0 m e com dimenses de acordo com as distncias de visualizao. Caso a visualizao direta do equipamento no seja possvel, a sua localizao deve ser indicada, adicionalmente, a partir do ponto de boa visibilidade mais prximo. Esta sinalizao deve incluir um quadro de boa visibilidade mais prximo. Devendo incluir tambm um quadro com o smbolo do equipamento em questo e uma seta indicativa.

Sinalizao complementar
A sinalizao de indicao continuada das rotas de sada deve ser inserida entre os smbolos utilizados na sinalizao bsica de orientao, a uma altura igual a da ltima, ou seja, a uma altura mxima de 60 cm do piso acabado. A sinalizao continuada das rotas de sada deve utilizar faixas ou outros smbolos que identifiquem continuidade e devem ser na cor branca ou amarela.

54

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

A sinalizao de indicao de obstculos deve ser implantada a partir do piso acabado at 1,00 m no mnimo, por meio de faixas amarelas com listras pretas inclinadas a 45. A cor de segurana deve ocupar no mnimo 50% da rea das faixas. A sinalizao de indicao de pisos, espelhos, rodaps e corrimos de escadas deve ser colocada sobre eles, por meio de faixas. A sinalizao de indicao da silhueta de equipamentos de combate deve ser colocada na parede de fundo do equipamento, com largura livre ao seu redor de 15 cm. Quando os equipamentos de combate a incndio estiverem localizados em pilares, a sinalizao deve ser estabelecida em todas as faces do pilar. As faixas utilizadas na sinalizao complementar devem ser brancas ou amarelas, podendo sua largura variar de 2,5 cm a 10,0 cm.

Formas, dimenses e cores


Dimenses bsicas
a. Deve ser observada a relao: A > L2 / 2000 Em que: A = rea da placa, em mm2 L = distncia do observador placa, em m. Esta relao vlida para L < 50 m. b. No caso de emprego de letras, elas devem ser grafadas obedecendo relao: h> L / 125 Em que: h = altura da letra, em m. L = distncia do observador placa, em m. c. Qualquer sentena deve apresentar a letra inicial em caixa alta e as demais em caixa baixa, a menos de palavras nicas de sinalizao, que podem se apresentar toda em caixa alta do tipo Arial.

Formas
a. Circular: Utilizada para implantar smbolos de proibio e ao de comando. b. Triangular: Utilizada para implantar smbolos de alerta.

55

UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1


c. Quadrada e Retangular: Utilizada para implantar smbolos de orientao, socorro, emergncia e identificao de equipamentos utilizados no combate a incndio.

Cores
As cores de segurana e cores de contraste devem seguir os padres estabelecidos no Anexo A da NBR 13434. A cor de segurana deve cobrir no mnimo 50% da rea do smbolo, exceto no smbolo de proibio, no qual este valor deve ser de no mnimo 35%. I. Vermelha: Utilizada para smbolos de proibio, emergncia e identificao de equipamentos de combate a incndio. II. Verde: Utilizada para smbolos de orientao e socorro. III. Amarela: Utilizada para smbolos de alerta e sinais de perigo. IV. Azul: Utilizada para smbolos de ao de comando.

Condies especficas
As formas geomtricas e as cores de segurana e contraste devem ser utilizadas somente nas combinaes descritas abaixo, a fim de obter cinco tipos bsicos de sinalizao de segurana.

Sinalizao de proibio
A sinalizao de proibio deve obedecer a: a. forma: circular; b. cor de fundo: branca ou amarela; c. coroa barrada: vermelha; d. cor do smbolo: preta; e. margem: branca ou amarela; f. proporcionalidades paramtricas.

Sinalizao de comando
A sinalizao de comando deve obedecer a: a. forma: circular; b. cor de fundo: azul;

56

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

c. cor do smbolo: branca ou amarela; d. margem: branca ou amarela; e. proporcionalidades paramtricas.

Sinalizao de alerta
A sinalizao de alerta deve obedecer a: a. forma: triangular; b. cor de fundo: amarela; c. moldura: preta; d. cor do smbolo: preta; e. margem: branca ou amarela; f. proporcionalidades paramtricas.

Sinalizao de orientao
A sinalizao de orientao deve obedecer a: a. forma: quadrada ou retangular; b. cor de fundo: verde; c. cor do smbolo: branca ou amarela; d. margem: branca ou amarela; e. proporcionalidades paramtricas.

Sinalizao de emergncia e de equipamento de combate a incndio


A sinalizao de emergncia e de equipamento de combate a incndio deve obedecer a: a. forma: quadrada ou retangular; b. cor de fundo: vermelha; c. cor do smbolo: branca ou amarela; d. margem: branca ou amarela; e. proporcionalidades paramtricas.

57

UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1


Ressaltamos que estes critrios de dimensionamento so da NBR 13.434 e da NBR 13.434-2, entretanto, os projetistas devero consultar s legislaes contra incndio estaduais.
Figura 12. Hidrante de Recalque

Figura adaptada e disponvel em: NBR 13.434-2004.

58

CAPTULO 4
Sistema de iluminao de emergncia

Conceituao
O sistema de iluminao de emergncia a iluminao que deve clarear reas escuras de passagens, horizontais e verticais, incluindo reas de trabalho e reas tcnicas de controle de restabelecimento de servios essenciais e normais, na falta de iluminao normal. Possui como objetivo: Garantir a evacuao segura dos ocupantes de um local e, ainda garantir a entrada segura das equipes de interveno. Manter servios essenciais como centros mdicos, controle de trfego e outros. Manter a segurana patrimonial.

Principais tipos de sistemas de iluminao de emergncia


Conjunto de blocos autnomos
Aparelhos de iluminao de emergncia constitudos de um nico invlucro, contendo lmpadas incandescentes, fluorescentes ou similares, fonte de energia com carregador e controles de superviso, sensor de falha na corrente alternada, necessrio para coloc-los em funcionamento no caso de falta de alimentao da rede eltrica da concessionria.
Figura 13. Blocos autnomos

Figura adaptada e disponvel em:<http://www.newsafety.com.br/produtos/iluminacao-de-emergencia/bloco-autonomo> e <http://www.idealtecbrasil.com/subproduto-74.html>. Acessado em: 7 dez. 2010.

59

UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

Sistema centralizado com baterias


Sistema centralizado com baterias eltricas de acumuladores entendido como um sistema dotado de um painel de controle (central), rede de alimentao, luminrias de emergncia e fonte de energia alternativa (baterias).
Figura 14. Blocos Sistema centralizado com baterias

Fonte: Manual bsico de combate a incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5.

Sistema centralizado com grupo motogerador


Sistema de iluminao de emergncia em que a fonte de alimentao constituda por um grupo motogerador com acionamento automtico no caso de falha ou falta de alimentao de energia da rede pblica.
Figura 15. Sistema centralizado com grupo motogerador

Fonte: Manual bsico de combate a incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5.

Componentes bsicos
a. Ponto de iluminao. b. Fonte de alimentao.

60

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

c. Condutores (circuito de alimentao). d. Acessrios.

Tipos de luminrias
a. Bloco autnomo de iluminao, com fonte de energia prpria. b. Luminrias alimentadas por fonte centralizada. c. Projetores ou faris podem ser utilizados somente em casos especficos, porm nunca em escadas ou reas em desnvel, em que a sombra ou ofuscamento podem provocar acidentes.

Caractersticas das luminrias


a. Resistir a uma temperatura de 70C por no mnimo 1h. b. No provocar ofuscamento. c. No caso de luminria fechada, no reter fumaa. d. Constituda de material que impea a propagao de chama e que no produza gases txicos. e. Podem possuir lmpadas incandescentes, fluorescentes ou mistas.

Localizao da fonte de fornecimento de energia:


a. Longe de locais em que haja risco de incndio. b. Protegida por paredes resistentes ao fogo por no mnimo 2 h. c. Locais ventilados, que evitem a acumulao de gases de evaporao. d. Fcil acesso para inspeo e manuteno.

Circuito de alimentao
a. Em caso de incndio em qualquer rea fora da proteo para sada de emergncia e com material combustvel, a tenso de alimentao da iluminao de emergncia deve ser no mximo de 30Vcc.

61

UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1


b. As reas protegidas para escoamento (por exemplo, escadas de emergncia), livres de materiais combustveis, podem manter a alimentao em 110/220Vca. c. As bitolas dos fios rgidos no podem ser inferiores a 1,5 mm2 para garantir a resistncia mecnica. d. Os condutores e suas derivaes devem passar em eletrodutos com caixas de passagem. No caso de instalao aparente, a tubulao e as caixas de passagem devem ser metlicas. e. Os eletrodutos utilizados para condutores da iluminao de emergncia no podem ser usados para outros fins, exceto instalao de deteco e alarme de incndio ou de comunicao, conforme a NBR 5410.

Caractersticas dos sistemas


Conjunto de blocos autnomos
a. Lmpadas incandescentes ou fluorescentes. b. Fcil instalao. c. Possuem bateria independente. d. Sensor que acuse a interrupo de energia da concessionria. e. Comutao imediata. f. Leds para indicar perodo de flutuao e viglia. g. Devem atender s exigncias das NBR 10637 e NBR 10638.

Sistema centralizado com baterias


a. Possuir circuito carregador com recarga automtica, de modo a garantir a autonomia do sistema de iluminao de emergncia. b. Deve ser protegido contra curtos-circuitos. c. Possuir sinalizao luminosa do painel do equipamento para mostrar a situao de recarga. d. Deve ser garantida uma ventilao adequada para evitar possveis acmulos de gs na rea das baterias. e. Tempo mximo de comutao = 5 segundos.

62

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1

UNIDADE III

f. Sensor que acuse a interrupo de energia da concessionria. g. Leds para indicar perodo de flutuao e viglia.

Grupo motogerador
a. Os motores devero ter boto de arranque manual. b. As baterias para partida devem ser dimensionadas, de modo a permitir 10 partidas. c. Possuir combustvel garantindo a autonomia do sistema e reserva adicional para igual perodo. d. Acionar um sinal quando a reserva estiver insuficiente. e. Os tanques de combustveis superiores a 200 L devem ser montados dentro de bacias de conteno e filtros de conteno. f. O sistema dever acionar um sinal quando a reserva de combustvel estiver insuficiente. g. O tempo mximo de comutao = 12 s. h. A tenso mxima dever ser 30V. i. Possuir sensor que acuse a interrupo de energia da concessionria.

Parmetros de projeto
Devero ser observados durante a elaborao do projeto os seguintes tpicos: a. tipo de lmpada; b. potncia (watt); c. tenso (volt); d. fluxo luminoso nominal (lmen); e. curvas de distribuio de intensidade luminosa das lmpadas (fabricante); f. nvel de iluminamento (lux); g. tipo de fonte de energia; h. queda de tenso mxima de 6%; i. autonomia mnima de 1 hora;

63

UNIDADE III SISTEMAS DE PROTEO PARTE 1


j. tempo mximo de comutao; k. permitir o reconhecimento de obstculos e no deixar sombras nos degraus das escadas; l. em locais sujeitos a perigo de exploso as luminrias ou blocos devem ser blindados; m. a distncia mxima entre pontos de iluminao de quatro vezes a altura de instalao com relao ao piso; n. quando for utilizado projetor ou farol, o facho luminoso do aparelho deve estar no mesmo sentido do fluxo do pblico; o. em escadas no devem ser utilizados projetores ou faris.

64

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

CAPTULO 1
Sistema de alarme e deteco automtica

Conceituao
Sistema constitudo pelo conjunto de elementos adequadamente dispostos e interligados, permitindo fornecer informaes de princpios de incndio, por meio de indicaes sonoras e visuais, ao mesmo tempo que controla os dispositivos de segurana e de combate automtico instalados no prdio.

Definies
Central
Equipamento destinado a processar os sinais provenientes dos circuitos de deteco, a convert-los em indicaes adequadas e a comandar e controlar os demais componentes do sistema.

Central supervisora
Central que supervisiona uma ou vrias subcentrais por uma fiao prpria. O controle desta rede de fiao prpria contra curto-circuito e interrupo feito pela central supervisora. Esta pode atuar sobre as subcentrais, em caso de perda desta interligao, a subcentral deve funcionar de acordo com a programao prpria. Se toda a programao da atuao da subcentral ativada pela central supervisora, prevalecem as indicaes de segurana definidas para circuitos de deteco e de comando individuais.

65

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

Subcentral
Central de deteco, alarme e controle autnomo com todos os componentes de superviso dos circuitos de deteco e de comando com lgica de interao e fonte com bateria prpria. Esta central supervisionada por outra central distncia, mas em caso de alarme, a subcentral no depende do controle da central supervisora para ativar alarmes, sinalizao e controles de acordo com uma lgica previamente depositada nela. A superviso dos circuitos para controle da subcentral feita pela central supervisora ou por uma estao remota autnoma com quadro sintico e controles distncia. A subcentral pode ter controles manuais externos, mas, como muitas vezes o lugar da instalao no permanentemente vigiado, os controles manuais devem estar cobertos por uma barreira fsica que somente pode ser aberta por um dispositivo adequado por pessoal autorizado.

Painel repetidor
Equipamento comandado pela central ou pelos detectores destinado a sinalizar de forma visual e/ ou sonora no local da instalao, ocorrncias detectadas pelo sistema. Pode ser do tipo paralelo com os indicadores alinhados e texto escrito, ou do tipo sintico no qual a planta reproduzida em desenho e a indicao no lugar da rea supervisionada.

Detector automtico pontual


Dispositivo destinado a operar quando influenciado por determinados fenmenos fsicos ou qumicos que precedem ou acompanham um princpio de incndio no lugar da instalao.

Detector automtico de temperatura pontual


Dispositivo destinado a atuar quando a temperatura ambiente ou o gradiente da temperatura ultrapassa um valor predeterminado no ponto da instalao.

Detector automtico de fumaa pontual


Dispositivo destinado a atuar quando ocorre presena de partculas e/ou gases, visveis ou no, e de produtos de combusto, no ponto da instalao.

Detector linear
Detector destinado a atuar quando ocorre a presena de partculas e/ou gases, visveis ou no, e de produtos de combusto, ou a variao anormal de temperatura ao largo da linha imaginria de deteco, no caso de sistemas ticos com transmissor e receptor, ou ao longo de uma linha fsica de sensoriamento que pode ser instalada reta ou curvada para passar pela rea, de tal maneira que supervisione os pontos de maior periculosidade na maior distncia possvel. Para a deteco dos fenmenos do incndio, o detector linear contm um ou dois pontos de sensoriamento nos extremos da linha fsica ou imaginria de deteco.

66

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Detector automtico de chama


Dispositivo destinado a atuar em resposta a uma radiao de energia, dentro ou fora do espectro visvel, resultante de um princpio de incndio dentro da sua rea de captao (viso).

Acionador manual
Dispositivo destinado a transmitir a informao de um princpio de incndio, quando acionado pelo elemento humano.

Indicador
Dispositivo que sinaliza sonora ou visualmente qualquer ocorrncia relacionada ao sistema de deteco e alarme de incndio, especialmente para facilitar a busca do local de alarme pelo pessoal de interveno, controlados pelos detectores automticos, pelos acionadores manuais ou pela central.

Avisador
Dispositivo previsto para chamar a ateno de todas as pessoas dentro de uma rea em perigo, controlado pela central.

Indicador sonoro
Dispositivo destinado a emitir sinais acsticos.

Indicador visual
Dispositivo destinado a emitir sinais visuais.

Avisador sonoro e visual de alerta


Dispositivo que emite sinais audveis e visuais de alerta combinados.

Circuito de deteco
Circuito no qual esto instalados os detectores automticos, acionadores manuais ou quaisquer outros tipos de sensores pertencentes ao sistema.

Circuito de deteco classe A


Todo circuito no qual existe uma fiao de retorno central, de forma que uma eventual interrupo em qualquer ponto deste circuito no implique paralisao parcial ou total de seu funcionamento.

67

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

Circuito de deteco classe B


Todo circuito no qual no existe uma fiao de retorno central, de forma que uma eventual interrupo em qualquer ponto deste circuito implique paralisao parcial ou total de seu funcionamento.

Circuito de sinalizao e de alarme


Circuito no qual esto instalados os indicadores e os avisadores.

Circuito auxiliar
Circuito destinado ao comando e/ou superviso de equipamentos relativos preveno e/ou combate a incndios.

Caractersticas dos componentes


Central
a. Dever ser construda em estrutura rgida. b. Dever facilitar a manuteno sem remoo do local de instalao. c. O acesso aos instrumentos e controles dever ser pela face frontal. d. A face frontal dever ser protegida contra operaes acidentais e dolosas. e. Dever possuir compartimento adequado para a instalao da bateria de acumuladores. f. Dever possuir meios para a identificao dos circuitos de deteco e indicao da rea ou local afetado para facilitar o entendimento das equipes de interveno. g. As dimenses devero ser compatveis com a quantidade de circuitos de deteco. h. Quando metlico dever ter revestimento com fundo anticorrosivo. i. Deve possuir borne adequado para aterramento. j. Em local adequado da parte externa da central dever existir uma placa de identificao com as seguintes especificaes: nome do fabricante , endereo e telefone; ano da fabricao e nmero de srie; modelo.

68

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

k. Dever possibilitar a utilizao de avisadores e indicadores sonoros e visuais alimentados pela prpria fonte ou bateria ou por uma fonte secundria. l. Dever possibilitar a instalao de tipos diferentes de indicao sonora. m. Dever possibilitar a instalao de dispositivo de inibio dos indicadores sonoros no campo. n. Dever possibilitar o desligamento de um ou mais circuitos de deteco sinalizando tal evento. o. Dever possibilitar a instalao de dispositivos manuais destinados ao acionamento de todos os alarmes sonoros. p. Dever possuir indicao visual individual de fogo para cada circuito de deteco. q. Dever possuir indicao sonora e visual geral de fogo. r. Dever possuir indicao visual individual de defeito para cada circuito. s. Dever possuir indicao sonora e visual de defeito geral. t. Dever possuir indicao sonora e visual geral de fuga ao terra. u. Dever possuir dispositivo de inibio do indicador sonoro da central, que possibilite, contudo, a atuao de qualquer nova informao de fogo ou defeito, permitindo sucessivas inibies. v. Dever possuir fonte de alimentao constituda de unidade retificadora e bateria de acumuladores eltricos, ambos compatveis entre si, com o sistema e com o local de instalao. w. As indicaes de incndio devem ter prioridade sobre as indicaes de defeito. x. As cores de indicao devero ser: vermelho para alarme, amarelo para defeito e verde para funcionamento. y. O tempo para a sinalizao, na central, de um defeito ou de um alarme de um ponto no campo deve ser no mximo 1min.

Painel repetidor
a. Dever ser construdo em estrutura rgida. b. Dever permitir a manuteno no local de instalao ou a remoo do local e substituio no tempo da manuteno. c. Dever ter acesso aos componentes e ligaes somente pela face frontal.

69

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


d. Dever possuir meios para identificao dos circuitos e indicao da respectiva rea ou local servido.
e. e. Dever utilizar indicadores acsticos e visuais. f. f. Dever possuir instalaes de tipos diferentes de indicao acstica, sendo uma

para incndio e outra para defeito.

Detectores
a. Devero ser resistentes s possveis mudanas de temperatura ambiente, sem alarmes falsos ou defeitos, ou alteraes de sensibilidade. b. Devero ser resistentes a umidade e a corroso existentes no ambiente dentro da previso dada pelo fabricante. c. Devero ser resistentes mecanicamente a vibraes e impactos existentes no ambiente. d. Devero ser identificados com o nome do fabricante, tipo de temperatura, faixa e/ou parmetros para atuao e ano de fabricao, convenientemente impressos em seu corpo. e. Devero ter todas as referncias de temperatura em graus Celsius (oC). f. Os detectores de temperatura e de fumaa devero ser intercambiveis entre si no sistema. g. Os detectores de chama dividem-se em trs tipos: Detector de chama tremulante utilizado para deteco de chama de luz visvel, quando modulada (tremulada) numa determinada frequncia entre 400nm e 700nm. Detector de chama ultravioleta utilizado para deteco de energia radiante fora da faixa de viso humana, abaixo de 400nm. Detector de chama infravermelho utilizado para deteco de energia radiante fora da faixa de viso humana, acima de 700nm. h. Devero conter indicao visual prpria e adequada que opera automaticamente no caso de atuao no prprio detector ou em sua base.

Acionadores manuais
a. Devero ser alojados em carcaa rgida. b. Devero conter instrues de operao impressas em portugus no prprio corpo, de forma clara e em lugar facilmente visvel em caso de instalao.

70

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

c. Devero conter dispositivos que dificultem o acionamento acidental, porm facilmente destrutveis no caso de operao intencional. d. Devero conter acionamento do tipo travante, permitindo a identificao do acionador operado. e. Devero ser construdos sem cantos vivos, de tal maneira que no causem leso s pessoas.

Avisadores acsticos e visuais


a. Devero ter audibilidade e/ou visibilidade compatveis com o ambiente no qual esto instalados, de forma a serem ouvidos ou vistos em qualquer ponto, em condies normais de trabalho desse ambiente. b. Devero possuir robustez mecnica e resistncia contra umidade e oxidao.

Circuitos
a. Devero seguir o estabelecido na NBR 5410 da ABNT. b. Os condutores utilizados nos circuitos devero ser rgidos, e quando no protegidos por condutos incombustveis, devero ter isolamentos resistentes propagao de chamas.

Condutos
a. Podero ser aparentes ou embutidos, metlicos, plsticos ou de qualquer outro material que garanta efetiva proteo mecnica dos condutores neles contidos.

Fiao
a. Poder estar contida em condutos metlicos, plsticos ou poder ser aparente em forma de cabo blindado com resistncia ao calor, de acordo com a rea de instalao e o tempo necessrio para suportar o calor.

Condies de instalao
Central
a. Deve ser localizada em reas de fcil acesso e, sempre que possvel, sob vigilncia humana constante.

71

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


b. No deve estar prxima a materiais inflamveis ou txicos. c. Quando estiver localizada em rea enclausurada, deve esta rea ser ventilada e protegida contra a penetrao de gases e fumaa. d. Deve existir um caminho de abandono at uma rea segura fora do prdio, que no pode ser inundada pela fumaa ou pelo calor do fogo. e. A distncia mxima a percorrer at rea segura no pode ser maior que 25m. f. Deve permitir a comunicao verbal entre o local de instalao da central e o estacionamento de veculos de combate a incndio. g. No deve ser instalada em reas com risco de fogo ou onde no so assegurados o abandono e acesso por rea protegida at rea segura.

Bateria de acumuladores
a. Quando no alojada no interior da central, deve ser instalada em local protegido, adequado ao tipo da bateria, de forma a evitar danos sade e a quaisquer equipamentos e materiais existentes no local. b. O local de instalao da bateria deve ainda ser ventilado at o exterior da edificao e deve permitir fcil acesso e plenas condies de manuteno. c. A penetrao de gases da bateria no interior da central deve ser inibida. d. Caso a instalao da bateria seja feita em outra sala fora da central, a superviso da bateria deve funcionar quando estiver sem alimentao da rede pblica ou quando a bateria estiver desligada.

Painel repetidor
a. Deve ser instalado nos locais em que seja necessria ou conveniente a informao precisa da rea ou setor onde ocorre um princpio de incndio ou defeito do sistema. b. Deve ser protegido para evitar a inutilizao prematura do painel pela fumaa ou pelo fogo.

Detectores
Detectores de temperatura
a. A rea de ao a ser empregada para estes detectores de 36m2 para uma altura mxima de instalao de 7,00m. Sendo os tipos utilizados:

72

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Trmicos instalados em ambientes onde a ultrapassagem de determinada temperatura indique seguramente um princpio de incndio. Termovelocimtricos instalados em ambientes nos quais a rapidez no aumento da temperatura indique inequivocamente um princpio de incndio.

Detectores de fumaa
a. A rea mxima de ao destes detectores de 81m2, para instalao em tetos planos, ambientes sem condicionamento de ar, com altura de instalao de at 8,00m. Sendo os tipos utilizados: Inicos utilizados em ambientes que, num princpio de incndio, haja formao de combusto, mesmo invisvel, ou fumaa, antes da deflagrao do incndio propriamente dito. ticos - utilizados em ambientes que, num princpio de incndio, haja expectativa de formao de fumaa, antes da deflagrao do incndio propriamente dito. Estes detectores funcionam segundo dois princpios: por obscurecimento e por reflexo.

Detectores de chama
a. So instalados em ambientes onde a primeira consequncia imediata de um princpio de incndio seja a propagao de chama. Sua instalao deve ser executada de forma que seu campo de viso seja suficiente, no impedido por obstculos para assegurar a deteco de foco de incndio na rea por ele protegida.

Acionador manual
a. Deve ser instalado em locais de maior probabilidade de trnsito de pessoas em caso de emergncia. b. Deve ser instalado a uma altura entre 1,20m e 1,60m do piso acabado na forma embutida ou de sobrepor. c. A distncia mxima a ser percorrida por algum em qualquer ponto da rea protegida at o acionador manual mais prximo no deve ser superior a 16m, desde que a distncia entre os acionadores no ultrapasse 30m de caminho livre de obstculos. Na separao vertical, cada andar da edificao deve ter pelo menos um acionador manual. d. O lugar escolhido para a instalao do acionador manual, em caso de correrias, no pode dificultar a sada das pessoas ou provocar leses corporais.

73

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


e. A fixao do acionador manual deve ser resistente ao choque ocasional de pessoas ou transportes manuais e deve evitar sua retirada do ponto de fixao tambm em caso de vandalismo.

Avisadores
a. Devem ser instalados, em quantidades suficientes, nos locais que permitam sua visualizao e/ou audio, em qualquer ponto do ambiente no qual esto instalados nas condies normais de trabalho deste. b. Avisadores controlados pela central devem ter indicaes de funcionamento no prprio invlucro ou perto dele ou devem ser supervisionados pela central. c. Os indicadores utilizados para facilitar a busca do ponto de alarme podem ter a visibilidade reduzida a 5m e a intensidade sonora entre 40dB e 60dB, quando instalados em corredores com altura no superior a 3,5m. d. O volume acstico do som dos avisadores no pode ser tal, que iniba a comunicao verbal. No caso de falta de intensidade de som em um ponto distante, deve ser aumentada a quantidade de equipamentos. e. Os avisadores no podem ser instalados em reas de sadas de emergncia como corredores ou escadas, para aumentar o raio de ao do equipamento individual. f. O som e a frequncia de repetio devem ser nicos na rea e no podem ser semelhantes a outros sinalizadores que no pertenam segurana de incndio.

Conceitos bsicos da deteco


A deteco de um incndio faz-se pelos fenmenos fsicos primrios e secundrios de uma queima: a. Fenmenos fsicos primrios so, por exemplo, a variao ampla da temperatura do ar e a radiao visvel e invisvel da energia do calor da chama aberta. b. Fenmenos fsicos secundrios so, por exemplo, a presena de fumaa e de fuligem. O grande desafio da deteco de efeitos primrios, isto , do calor e da chama, ajuste do sistema a nveis relativamente insensveis para no coincidir com variaes normais do ambiente e assim provocar alarmes falsos. Na deteco dos efeitos secundrios, como a presena de fumaa, o incndio produz uma informao de alerta no existente nas condies normais do ambiente. Isto permite estipular uma sensibilidade de atuao do elemento sensor bem maior que na deteco de efeitos primrios do fogo.

74

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Normalmente, espera-se que em ambientes fechados (sem movimentao do ar), o ar suba, ao incio de um incndio, devido dilatao de seu volume, at atingir uma resistncia ao seu avano representado, por exemplo, pelo teto. Abaixo do teto formar-se- o conhecido plume do ar quente contendo a fumaa. As pequenas partculas de queima, chamadas fumaa, so levadas pela corrente do ar ascendente at o teto (no podem subir sozinhas pelo prprio peso). Pelo efeito fsico da subida do ar quente, todos os detectores de temperatura e de fumaa normalmente esto fixados no teto, garantindo assim que sejam atingidos. O ar com diferena de 1 a 2 0C, pode subir e atingir um detector de fumaa, mas esta diferena insuficiente para alarmar um detector de temperatura. Isso mostra que mais fcil detectar fisicamente as partculas de fumaa na cmara de medio de um detector do que determinar, por meio da variao de temperatura no teto, o incio de um incndio. Numa iluminao artificial potente, forma-se um colcho de ar quente que no permite a penetrao do ar quente gerado no princpio de um incndio. Neste caso, a fumaa tambm se espalha na forma de plume bem abaixo do teto, impedindo a deteco, j nos primeiros minutos. Este fenmeno chamado estratificao.
Figura 16. Estratificao

Fonte: Manual bsico de combate a incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5.

Raio de ao dos detectores automticos


Para definir a instalao de detectores, parte-se da premissa que a rea no sofre um movimento de ar exagerado (<1m/s) e no existem impedimentos para que o ar quente possa atingir o teto plano.

75

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


Neste caso, o teto dividido em reas iguais com raio de 4,2m para detectores de temperatura e 6,3m para detectores de fumaa, presumindo-se que, dentro da rea determinada pela circunferncia, as condies de temperatura e de fumaa em caso de incndio so homogneas.
Figura 17. Raio de ao dos detectores automticos pontuais de fumaa e temperatura.

Figura 18. Formao do plume.

Impedimentos que dificultam ou impossibilitam a deteco


Dois so os impedimentos que podem impedir ou dificultar a deteco: Estratificao da fumaa fenmeno que se apresenta quando a temperatura do ar ascendente iguala-se temperatura do ar em uma certa altura abaixo do teto. Movimentao do ar devido variao da temperatura externa ao edifcio ou pela ventilao forada em reas especficas.

76

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Caractersticas dos detectores


Detector de temperatura: Tipos mais antigos. Custo mais baixo. Menor taxa de alarmes falsos. Resposta mais lenta. A deteco se d em pequenos espaos restritos. Detector de fumaa: Resposta mais rpida que os trmicos. A deteco se d em ambientes propensos produo de fumaa. Atende a grandes espaos abertos. Detector de chama: Trabalha com a radiao visvel ao olho humano ou no. o detector de resposta mais rpida. Ideal para reas altamente perigosas. Elevado custo. Perigo de ser bloqueado por algum objeto.

Exemplos de ambientes circundantes causadores de falsos alarmes ou falhas


Solda. Fumaa de cozinha. Escape de automveis. Cigarro. Ventilao forada. Ar condicionado. Lmpadas.

77

CAPTULO 2
Sistema de chuveiros automticos

Conceituao
um sistema fixo que processa uma descarga automtica de gua sobre um foco de incndio, numa densidade adequada para control-lo ou extingui-lo em seu estado inicial, compreendendo os seguintes elementos: a. Reservatrio de gua. b. Sistema de pressurizao. c. Rede de abastecimento das vlvulas de alarme ou chave detectora de fluxo de gua. d. Rede hidrulica de distribuio que alimenta os chuveiros automticos, aps a vlvula de alarme ou chave detectora de fluxo de gua.
Figura 19. Sistema de chuveiros automticos

Classificao dos sistemas


Os chuveiros automticos so classificados nos seguintes sistemas: a. Sistema de tubo molhado rede de tubulao fixa, permanentemente com gua sob presso, em cujos ramais so instalados os chuveiros automticos. O

78

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

sistema controlado na entrada, por uma vlvula de alarme cuja funo fazer soar automaticamente este alarme, quando da abertura de um ou mais chuveiros automticos atuados por um incndio. Os chuveiros automticos desempenham o papel simultneo de detectar e combater o fogo, sendo a gua descarregada somente pelos chuveiros que forem acionados por ele. b. Sistema de ao prvia compreende uma rede de tubulao seca, contendo ar que pode ser ou no sob presso, em cujos ramais so instalados os chuveiros automticos, como em um sistema convencional de tubo molhado. Na mesma rea protegida pelo sistema de chuveiro instalado um sistema de deteco dos efeitos da combusto, de operao muito mais sensvel, ligado a uma vlvula especial instalada na entrada da rede de tubulao. A atuao de quaisquer dos detectores motivada por um princpio de incndio, provoca automaticamente a abertura da vlvula de ao prvia. Esta permite a entrada de gua na rede, a qual descarregada por meio dos chuveiros que forem ativados pelo fogo. A ao prvia dos sistemas de deteco faz soar simultaneamente e automaticamente um alarme de incndio, antes que se processe a abertura de quaisquer dos chuveiros automticos. c. Sistema de tubo seco rede de tubulao fixa, permanentemente seca, mantida sob presso de ar comprimido ou nitrognio, em cujos ramais so instalados os chuveiros automticos. Estes, ao serem acionados pelo fogo, liberam o ar comprimido ou nitrognio, fazendo abrir automaticamente, uma vlvula chamada de vlvula de tubo seco, instalada na entrada do sistema. Esta vlvula permite a entrada de gua na rede de tubulao, a qual deve fluir pelos chuveiros que foram acionados. O sistema de chuveiros automticos de tubo seco aplicado em regies sujeitas a temperaturas de congelamento da gua. d. Sistema combinado de tubo seco e ao prvia compreende uma rede de tubulao seca, contendo ar comprimido, em cujos ramais so instalados os chuveiros automticos. Na mesma rea protegida por estes, instalado um sistema de deteco de efeito de calor, de operao muito mais sensvel, ligado a uma vlvula de tubo seco instalada na entrada da rede de tubulao. A atuao de quaisquer dos detectores provoca, simultaneamente, a abertura da vlvula de tubo seco sem que ocorra a perda da presso do ar comprimido contido na rede dos chuveiros automticos. A atuao do sistema de deteco provoca tambm a abertura de vlvula de alvio de ar, instalada nos extremos das tubulaes gerais da rede destes chuveiros, o que facilita o enchimento com gua de toda tubulao do sistema, procedendo, geralmente, abertura de quaisquer dos chuveiros automticos. e. Sistema dilvio - compreende uma rede de tubulao seca, em cujos ramais so instalados chuveiros abertos. Na mesma rea protegida pelos chuveiros abertos, instalado um sistema de deteco dos efeitos da combusto, ligado a uma vlvula de dilvio instalada na entrada da rede de tubulao. A atuao de quaisquer dos detectores, motivada por um princpio de incndio, ou ainda a ao manual de um controle remoto, provoca a abertura da vlvula dilvio. Esta permite a entrada de

79

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


gua na rede, que descarregada por meio de todos os chuveiros abertos. Automtica e simultaneamente, soa um alarme de incndio. Em casos especiais, o acionamento da vlvula dilvio pode ser feito por um sistema de deteco de gases especficos.

Classificao dos riscos


As edificaes so classificadas pela NBR 19897 quanto ao risco como quadro abaixo:
Quadro 9. Classificao de risco conforme ocupao

Fonte: NBR 10897

80

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Reservatrio de gua
O sistema de chuveiros automticos pode ser suprido a partir de uma ou mais fontes, tais como: reservatrio elevado, reservatrio semienterrado ou subterrneo, piscinas, audes, represas, rios e lagos.

Sistema de pressurizao
Para garantir ao sistema vazes e presses adequadas, preciso agregar um dispositivo de pressurizao, o qual consiste no acoplamento de duas bombas (uma principal e outra reserva), com duas fontes de alimentao: uma eltrica e outra exploso (motogeradores). As bombas ficam na casa de mquinas, prximas ao reservatrio, geralmente no subsolo dos edifcios.
Figura 20. Bombas de pressurizao

Fonte: Manual bsico de combate a incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5.

As bombas do sistema de chuveiros automticos possuem dispositivo para partida pela queda de presso hidrulica, sendo que o desligamento do motor s ocorrer por controle manual. Para evitar a operao indevida da bomba principal, gerada por perdas de presso eventuais, instalada uma terceira bomba de menor porte (jockey), para compensar pequenos e eventuais vazamentos na canalizao.

Rede de abastecimento
composto por uma rede de tubulaes que interligam o reservatrio vlvula de governo e alarme (VGA) ou chave detectora de fluxo de gua. Nesse trecho, so instalados equipamentos de superviso e funcionamento do sistema, tais como registro de paragem, vlvulas de governo e alarme ou chave detectora de fluxo de gua, vlvulas de retenes, manmetros e drenos de limpezas.

81

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


Figura 21. Vlvulas de governo e alarme

Figura disponvel em: <http://www.ultrasafefire.com.au/testing.htm>. Acessado em: 5 abr. 2013.

As vlvulas de governo e alarme ou chave detectora de fluxo de gua so dispositivos que acusam o funcionamento do sistema em caso de incndio. O acesso a vlvulas de governo e alarme deve ser restrito, pois possui registros que cortam o fluxo de gua para todo o sistema ou alguns setores (determinada rea ou pavimento). Isso importante para servios de manuteno no sistema, mas podem ser fechados por esquecimento. Se isso ocorrer, os chuveiros acionados pela ao do fogo no aspergiro gua. Limitao das reas de proteo em funo da vlvula de governo A rea mxima de um pavimento, controlada por um jogo de vlvulas de alarme, para cada classe de risco de ocupao dever ser:
Quadro 10. reas de proteo em funo da vlvula de governo

Risco de ocupao
Leve Ordinrio Extraordinrio

rea mxima (m2)


4800 4800 3700

Fonte: NBR 10897

Nos casos em que um nico sistema for utilizado para proteger simultaneamente uma rea de risco extraordinrio e uma rea de risco leve ou ordinrio, a rea de risco extraordinrio no deve exceder a rea especificada de 3700m2 e a rea total de cobertura no deve exceder a 4800m2.

Sistema de distribuio
composto por uma rede de tubulaes que interligam a VGA aos chuveiros automticos. Possui como componentes: RAMAL - tubulao onde esto instalados diretamente os chuveiros e tambm os tubos horizontais que abastecem os chuveiros com comprimento mximo de 0,60m.

82

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

SUB-GERAL - tubulao que abastece os ramais. GERAL - tubulao que alimenta os sub-gerais. SUBIDAS OU DESCIDAS - tubulao que interliga o sistema de alimentao aos gerais e onde esto instaladas as VGA que controlam e indicam a operao do sistema.
Figura 22. Isomtrico do sistema de pressurizao

Fonte: Manual bsico de combate a incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5.

As tubulaes aparentes so de ao carbono, com ou sem costura, ao preto ou galvanizado. Tubulaes enterradas podem ser de ferro fundido e ao carbono protegidos contra corroso. So aceitas tubulaes de PVC rgido, cimento amianto e polister reforado com fibra de vidro. Podem ser empregadas tubulaes de cobre sem costura. As tubulaes no podem ser embutidas em lajes de concreto. Quando aparentes, as tubulaes devem ser suportadas adequadamente, de forma que as suas conexes no fiquem sujeitas a tenses mecnicas e os tubos propriamente ditos sujeitos a flexes. Distncia entre ramais e entre chuveiros nos ramais Para ocupaes de risco leve e ordinrio, as distncias entre ramais e entre chuveiros nos ramais no devem exceder a 4,6 m. Para ocupaes de risco extraordinrio e pesado as distncias entre ramais e entre chuveiros nos ramais no devem exceder a 3,7 m. A distncia das paredes aos chuveiros no deve exceder da metade da distncia entre os chuveiros nos ramais ou entre os ramais. A distncia mnima entre chuveiros deve ser de 1,8 m, para evitar que a atuao destes no venha a retardar a atuao do adjacente.

83

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

Dimensionamento da reserva tcnica de incndio


O dimensionamento da reserva tcnica de incndio ou capacidade efetiva dever ser de acordo com o seguinte quadro:
Quadro 11. Calculo da reserva tcnica de incndio ou capacidade efetiva Tipo de ocupao
Risco leve Risco ordinrio

Presso residual mnima exigida kPa


100 140

Vazo na base da coluna principal do sistema (incluindo demanda de hidrantes)


1 900 2 850 3 200 5 650

Durao min
30 - 60 60 - 90

Fonte: NBR 10897

Para o risco extraordinrio o dimensionamento no poder ser feito por quadro e sim por meio de clculo hidrulico.

Chuveiros automticos caractersticas


Proteo total. Mnimo de interferncia descarga de gua. rea mxima por chuveiro automtico, de acordo com o risco a proteger. Posio em relao ao teto ou telhado, para obter uma sensibilidade adequada de funcionamento em funo do acmulo mais rpido do calor junto ao chuveiro automtico.

Tipos de chuveiros
Os chuveiros podem ser dos seguintes tipos: a. Abertos so empregados no sistema de dilvio, e destinados proteo das ocupaes de risco extraordinrio e pesado. b. Automticos so providos de um mecanismo comandado por um elemento termossensvel, como por exemplo, ampola de vidro, solda euttica etc., que os mantm hermeticamente fechados. Automaticamente entram em funcionamento pela ao do calor de um incndio.

Classificao dos chuveiros quanto descarga


Quanto descarga da gua, os chuveiros podem ser os seguintes: a. Modelos antigos chuveiros cujo defletor desenhado para permitir que uma parte da gua descarregada seja projetada para cima, contra o teto, e o restante para baixo tomando uma forma aproximadamente esfrica.

84

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

b. Padro chuveiros cujo defletor desenhado para permitir que a gua descarregada seja projetada para baixo, com uma quantidade mnima, ou nenhuma, dirigida contra o teto. A descarga da gua tomando uma forma hemisfrica abaixo do plano do defletor dirigida totalmente sobre o foco do incndio. c. Laterais (sidewall) chuveiros cujo defletor desenhado para distribuir a gua de maneira que quase a totalidade dela seja aspergida para frente e para os lados, em forma de um quarto de esfera, e uma pequena quantidade para trs contra a parede. So instalados ao longo das paredes de uma sala e junto ao teto. O seu emprego est limitado proteo de ambientes relativamente estreitos, cuja largura no exceda ao alcance que este tipo de chuveiro proporciona.
Figura 23. Chuveiros laterais (sidewall)

a. Laterais de amplo alcance chuveiros cuja dimenso do defletor proporciona uma cobertura maior que os laterais. b. Especiais chuveiros projetados especialmente para serem instalados, embutidos ou rentes ao forro falso, em que por motivos de esttica os demais tipos de chuveiros no so recomendados. Este tipo de chuveiro somente instalado na posio pendente.

Observao:
Nos chuveiros de modelo antigo, padro e lateral, o desenho do defletor determina a forma de instalao a ser feita se na posio em p (upright) ou pendente.
Figura 24. Chuveiro em p (up right)

85

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


Figura 25. Chuveiro pendente

Os chuveiros automticos no podem ser pintados, pois a temperatura nominal de funcionamento de seu elemento termossensvel sofre alteraes.

Classificao das temperaturas e codificao das cores dos chuveiros automticos com elemento termossensvel tipo ampola
Quadro 12. Classificao das temperaturas e codificao das cores dos chuveiros automticos com elemento termossensvel tipo ampola

Temperatura mxima no telhado(0C )


38 49 60 74 121 152 175/238

Temperatura recomendada no chuveiro(0C )


57 68 79 93 141 182 204/260

Classicao da temperatura de funcionamento do chuveiro


Ordinria Ordinria Intermediria Intermediria Alta Muito alta Extra alta

Cor do lquido da ampola


Laranja Vermelha Amarela Verde Azul Roxa Preta

Fonte: NBR 10897

Classificao das temperaturas e codificao das cores dos chuveiros automticos com elemento termossensvel tipo solda euttica
Quadro 13. Classificao das temperaturas e codificao das cores dos chuveiros automticos com elemento termossensvel tipo solda euttica

Temperatura mxima no telhado( 0C )


38 66 107 149 191 246 329

Temperatura recomendada no chuveiro(0C )


57 a 77 79 a 107 121 a 149 163 a 191 204 a 246 260 a 302 343

Classicao da temperatura de funcionamento do chuveiro


Ordinria Intermediria Alta Muito alta Extra alta Altssima Altssima

Cor do lquido da ampola


Incolor Branca Azul Vermelha Verde Laranja Laranja

Fonte: NBR 10897

86

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Registro de recalque
o dispositivo de uso exclusivo do Corpo de Bombeiros destinado a possibilitar a pressurizao dos sistemas de chuveiros por meio de fontes externas, como as viaturas de combate a incndio. Em prdios comerciais pode estar localizada preferencialmente na fachada principal entre uma altura 0,60m e 1 m. Deve possuir duas entradas de 63 mm. No risco leve permitido apenas uma entrada. Vlvula de reteno fundamental para que somente gua entre no sistema, no a deixando sair. Quando no for possvel, aceita-se a locao em uma caixa de alvenaria
Figura 26. Registro de recalque

Fonte: Manual bsico de combate a incndios. Segurana contra incndio, mdulo 5.

rea de aplicao
rea de aplicao uma rea retangular, hidraulicamente mais desfavorvel em relao ao jogo de vlvulas de alarme do sistema, em que os chuveiros devero possuir uma densidade em mm/mim de acordo com a tabela abaixo apresentada. Esta densidade ser utilizada no clculo hidrulico a fim de obter a vazo final.
Figura 27. Curva de densidade X rea

Fonte: NBR 10897

87

CAPTULO 3
Sistema de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA)

Histrico
O raio sempre existiu, fazendo parte da prpria evoluo e formao da Terra. No incio, h milhes de anos, no processo de resfriamento do planeta, tempestades violentas existiam em abundncia. Com o resfriamento da Terra, as tempestades se estabilizaram, mantendo-se num equilbrio natural. O raio um fenmeno natural que sempre imps temor aos homens, tanto pelo rudo do trovo como pelos incndios e destruies que causa. Foi longo o caminho percorrido para se descobrir a natureza eltrica das descargas atmosfricas e para se chegar a regras confiveis de proteo para propriedades, aparelhos, equipamentos, objetos, animais e pessoas. Na bibliografia, encontra-se referncia a gravuras representando smbolos mitolgicos e ritos desde cerca de 2200 a.C. quando o Deus do Tempo, na Babilnia , era representado nas gravuras segurando trs raios em cada mo. Na antiguidade, o raio estava sempre associado a deuses e divindades, sendo fartamente apresentado na literatura grega de 700 a.C. em que os registros mitolgicos mostram Zeus como sendo deus do raio. Na mitologia chinesa , a deusa Tien Mu cuidava das trovoadas e Lien Tsu era o deus do trovo. Somente mais tarde, no sculo XVIII comearam os pesquisadores a associar os raios s descargas que os fsicos obtinham em laboratrio e , mais ou menos ao mesmo tempo, na Europa e nos EUA foram realizadas experincias demonstrando o carter eltrico dos raios e que , por ocasio das tempestades , era possvel captar eletricidade e carregar os corpos da mesma maneira que se fazia com as j ento conhecidas mquinas eletrostticas. A experincia mais famosa (j no sculo XVIII) foi a de Benjamin Franklin, que conseguiu obter fascas eltricas entre um fio metlico de uma pipa e objetos metlicos aterrados. Na Europa, pesquisadores procuraram determinar as reaes dos seres vivos eletricidade captada na atmosfera por meio de bales com fios metlicos amarrados em animais, tendo constatado que os equinos reagiam violentamente (davam coices) enquanto os ovinos pareciam nada sentir (ou suportavam sem reagir). Que todas essas experincias eram perigosas ficou demonstrado quando um pesquisador russo, Richman, faleceu ao ser atingido por uma violenta descarga ao procurar captar eletricidade no alto da catedral de S. Petersburgo. Franklin props , pela primeira vez , um mtodo de proteo contra raios de um edifcio: Colocando-se uma ponta metlica pontiaguda , 2,5 a 3,0 metros acima da casa e em contato com a terra , ela dever descarregar silenciosamente a nuvem antes que ocorra o raio , ou o conduzir a descarga

88

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

para a terra , sem que o edifcio sofra danos . A primeira parte descarga silenciosa da nuvem estava errada, mas a segunda parte ainda hoje base do sistema de proteo pelo mtodo do ngulo de proteo tambm chamado mtodo Franklin. Faraday props, posteriormente, a utilizao do princpio da gaiola de condutores percorridos por corrente eltrica. Este princpio ainda hoje utilizado no mtodo denominado da gaiola ou da malha. Hoje, para estudar o raio, usa se processo mais sofisticado, como o de criar entre o laboratrio e a nuvem um caminho de ar ionizado produzido pelo lanamento de foguetes. Por meio do caminho de ar ionizado a probabilidade do raio escoar para a terra maior. Desta maneira, pode-se examinar melhor o raio por meio de mquinas fotogrficas rotativas especiais de alta velocidade, que foram desenvolvidas para congelar vrias tomadas sucessivas do raio, e oscilgrafos especiais podem acompanhar sua performance.

Formao de cargas nas nuvens


As correntes de ar ascendentes carregam grande quantidade de umidade. Esta umidade, encontrando nas regies mais altas uma temperatura baixa, se condensa formando vrias gotculas de gua, que ficam suspensas no ar. Estas aglomeram-se formando gotas maiores e, pela influncia da gravidade, comeam a cair. Ao carem encontram outras gotculas, aumentando o seu tamanho. Assim, a gota j tendo um tamanho considervel e o solo da terra sendo negativo, so induzidas nela, cargas positivas na parte inferior, e cargas negativas na parte superior.
Figura 28. Formao de cargas

Fonte: Proteo Contra Descargas Atmosfricas. Ed. Officina de Mydia. So Paulo.1997.

A gota aumenta de tamanho at ficar com um dimetro de aproximadamente 5mm, tornando-se instvel e fragmentando-se em vrias gotculas menores. No momento da fragmentao h formao de ons positivos na parte inferior e negativos na superior. Os ons positivos encontram grande quantidade de gotculas de gua arrastadas pelo ar ascendente. A gota ascendente (neutra) durante o choque entrega eltrons aos ons positivos descendentes. Desta maneira, a gota ascendente se torna positiva e o on fica neutralizado.

89

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


Como estas gotas ascendentes (agora positivas) esto dotadas de grande energia cintica, conseguem subir at a parte superior da nuvem. Os ons negativos resultantes da fragmentao de uma grande gota descem at parar, subindo em seguida, tambm arrastados pelo ar ascendente. Como estes ons possuem menor energia cintica que as gotculas positivas, elas aglomeram-se na parte inferior da nuvem, ficando esta carregada positivamente na parte superior e negativamente na inferior.
Figura 29. Formao de cargas nas nuvens

Fonte: Proteo Contra Descargas Atmosfricas. Ed. Officina de Mydia. So Paulo.1997.

Aproximadamente, 95% das nuvens ficam carregadas como indicado acima. Apesar do fenmeno no ser bem compreendido, verifica-se que algumas nuvens ficam carregadas ao contrrio, isto , com cargas positivas em baixo e negativas em cima. Muitas nuvens por serem grandes e extensas, podem ter vrias ilhas de cargas eltricas. Deste modo, durante uma tempestade, esta nuvem pode se fragmentar, formando nuvens menores, com possibilidade de diversas combinaes de cargas, tais como: a. Nuvens menores com cargas positivas e negativas. b. Nuvem com cargas positivas. c. Nuvem com cargas negativas. Esta dissociao, formando diversas nuvens com cargas distintas, vem contribuir ainda mais com a tempestade. Isto ocorre devido formao de diversos raios entre nuvens, e deslocamentos entre nuvens de modo aleatrio, ocasionados pelas foras de atrao e repulso das cargas eltricas e pelas foras eletromagnticas devido descarga. Decorrente desta complexidade, os fenmenos concernentes formao de cargas, polaridades e raios no esto ainda bem esclarecidos.

Formao dos raios


O raio uma gigantesca fasca eltrica, dissipada rapidamente sobre a Terra, causando efeitos danosos. Relmpago a luz gerada pelo arco eltrico do raio. Trovoada o rudo (estrondo) produzido pelo deslocamento do ar devido ao sbito aquecimento causado pela descarga do raio. A nuvem carregada induz no solo cargas positivas, que ocupam uma rea correspondente ao tamanho da nuvem. Como a nuvem arrastada pelo vento, a regio de cargas positivas no solo acompanha o deslocamento dela, formando uma sombra de cargas positivas que segue a nuvem.

90

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Figura 30. Induo de cargas positivas

Fonte: Proteo Contra Descargas Atmosfricas. Ed. Officina de Mydia. So Paulo.1997.

Neste deslocamento, as cargas positivas induzidas vo escalando rvores, pessoas, pontes, edifcios, para-raios, morros etc., ou seja, o solo sob a nuvem fica com carga positiva. Entre a nuvem e a terra formam-se diferenas de potenciais que variam de 10 a 1.000.000 KV, sendo que a nuvem se encontra entre 300 e 5.000 metros de altura. Note-se que para a descarga se efetuar no necessrio que o gradiente de tenso (campo eltrico) seja superior rigidez dieltrica de toda a camada de ar entre a nuvem e o solo, bastando para isto, um campo eltrico bem menor. Isto explicado pelo fato de o ar entre a nuvem e a terra no ser homogneo, pois contm grande quantidade de impurezas, umidade e ar ionizado, que esto em constante agitao. Com isto, o ar entre a nuvem e a terra fica muito enfraquecido, e um campo eltrico j suficiente para que o raio consiga perfurar o ar e descarregar na terra. A queda do raio se d devido ao fato da camada de ar, durante uma tempestade, estar enfraquecida. Primeiramente pequenos tneis de ar ionizado ficam pelo poder das pontas, com alta concentrao de cargas que vo, aos poucos, furando a camada de ar a procura dos caminhos de menor resistncia, isto , os tneis ionizados, tentando se aproximar das cargas positivas do solo.
Figura 31. Formao do raio

Fonte: Proteo Contra Descargas Atmosfricas. Ed. Officina de Mydia. So Paulo.1997.

91

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


Note-se que os galhos das rvores formam pontas, que acumulam cargas eltricas, propiciando assim a ionizao do ar. Quando os dois tneis esto perto, a rigidez do ar vencida, formando o raio piloto (lder), descarregando parte da carga da nuvem para o solo numa velocidade de 1.500Km/s . Depois de formado o raio piloto, existe entre a nuvem e a terra um tnel (canal) de ar ionizado, de baixa resistncia eltrica, isto , a nuvem est literalmente curto-circuitada terra . Deste modo ocorre o raio principal, ou descarga de retorno, que vai da terra para a nuvem por meio do tnel ionizado, com uma velocidade de 30.000Km/s. No raio de retorno, as correntes so elevadssimas, da ordem de 2.000 a 200.000 ampres. Aps estas duas descargas, pode existir uma terceira, de curta durao, com correntes de 100 a 1.000 ampres. Estas trs descargas formam o chamado raio, que acontece em fraes de micro segundos, dando a impresso da existncia de apenas uma descarga. A maioria dos raios ocorre entre nuvens, formando descargas paralelas superfcie do solo. Isto se d durante uma tempestade, onde nuvens se aproximam a uma distncia tal que a rigidez do ar quebrada pelo alto gradiente de tenso, com a consequente formao do raio, ocorrendo a neutralizao das nuvens. O raio de modo geral cair sempre nos pontos mais elevados em relao aos demais pontos, tais como: topo de morros, montanhas, sobre rvores isoladas, na ponta de para-raios, em casas etc.

Efeitos da descarga atmosfrica sobre os seres vivos


Parada cardaca ocorre em consequncia da exposio aos campos eletromagnticos, que geram correntes de circulao no tronco, as quais podem causar fibrilao ventricular caso a corrente passe pelo corao na fase T do ciclo cardaco. A fase T ocorre entre a distole e a sstole e tem a durao mdia de 0,15 segundos, enquanto o ciclo cardaco tem a durao mdia de 0,75 segundos. Existe, pois, uma possibilidade razovel (4 em 5) de escapar aos campos eletromagnticos. Tenso de passo um ser vivo, com os apoios (ps ou patas) separados, fica sujeito a uma tenso que provocar a circulao de corrente pelo tronco. Nos bpedes isto raramente causa a morte, pois a parcela da corrente que passa pelo corao muito pequena; j para os quadrpedes, a totalidade da corrente passa pelo tronco e a causa mais frequente de morte durante as tempestades.
Figura 32. Tenso de passo

Fonte: Proteo Contra Descargas Atmosfricas. Ed. Officina de Mydia. So Paulo.1997.

92

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Tenso de toque quando o condutor da corrente do raio tem uma alta impedncia, so geradas tenses ao longo dele, e uma pessoa que o toque ficar sujeita a uma tenso que, aplicada entre uma ou as duas mos e os ps, provocar a passagem de corrente pelo tronco, causando frequentemente a morte. possvel tambm que a causa da corrente seja o campo magntico no lao formado entre a pessoa e o condutor.
Figura 33. Tenso de toque

Fonte: Proteo Contra Descargas Atmosfricas. Ed. Officina de Mydia. So Paulo.1997.

Descarga lateral entre o condutor da corrente e a cabea da vtima aparece uma tenso to alta que ocorre uma descarga disruptiva (centelhamento perigoso) causando frequentemente a morte, pois as pessoas procuram se abrigar da chuva embaixo das rvores e so atingidas pelas descargas, ou sofrem os efeitos dos campos magnticos no lao formado entre elas e a rvore .
Figura 34. Descarga lateral

Fonte: Proteo Contra Descargas Atmosfricas. Ed. Officina de Mydia. So Paulo.1997.

Descarga direta uma pessoa andando em campo aberto pode se tornar o alvo e receber diretamente o impacto do raio, caso em que raramente resiste s queimaduras e aos efeitos da corrente sobre o crebro e sobre o corao. Os poucos sobreviventes so vtimas que foram atingidas por um ramo ou brao menor do raio, com corrente de baixa intensidade.

93

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


Figura 35. Descarga direta

Fonte: Proteo Contra Descargas Atmosfricas. Ed. Officina de Mydia. So Paulo.1997.

Finalidade de um Sistema de Proteo Contra Descargas Atmosfricas (SPDA)


Sistema destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosfricas.
Figura 36. Esquema vertica de um SPDA

Figura adaptada e disponvel em http://cosmoconsultoria.com.br/servicos/para-raios/instalacoes.html>. Acessado em: 1 de abr. 2013.

Definices
Descarga atmosfrica
Descarga eltrica de origem atmosfrica entre uma nuvem e a terra, consistindo em um ou mais impulsos de vrios quiloampres.

94

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Raio
Um dos impulsos eltricos de uma descarga atmosfrica para a terra.

Volume a proteger
Volume de uma estrutura ou de uma regio que requer proteo contra os efeitos das descargas atmosfricas.

Captor
Parte do SPDA externo destinado a interceptar as descargas atmosfricas.

Condutor de descida
Figura 37. Condutor de descida

Figura adaptada e disponvel em <www.tel.com.br l>. Acessado em: 5 mar. 2011.

Parte do SPDA externo destinado a conduzir a corrente de descarga atmosfrica desde o captor at o sistema de aterramento. Este elemento pode tambm estar embutido na estrutura.

Eletrodo de aterramento
Elemento ou conjunto de elementos do sistema de aterramento que assegura o contato eltrico com o solo e dispersa a corrente de descarga atmosfrica na terra.

Eletrodo de aterramento em anel


Eletrodo de aterramento formando um anel fechado em volta da estrutura, na superfcie da terra ou enterrado.

95

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

Eletrodo de aterramento de fundao


Eletrodo de aterramento embutido nas fundaes da estrutura.

Componente natural de um spda


Componente da estrutura que desempenha uma funo de proteo contra descargas atmosfricas, mas no instalado para este fim (coberturas metlicas, pilares metlicos, armaes de ao das fundaes etc).

Armaes de ao interligadas
Figura 38. Condutor de descida

Figura adaptada e disponvel em <www.tel.com.br l>. Acessado em: 5 mar. 2011.

Armaes de ao embutidas numa estrutura de concreto, que asseguram continuidade eltrica para as correntes de descarga atmosfrica.

Centelhamento perigoso
Descarga eltrica inadmissvel, provocada pela corrente de descarga atmosfrica no interior do volume a proteger.

Conexo de medio
Conexo instalada de modo a facilitar os ensaios e medies eltricas dos componentes de um SPDA.

96

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Nvel de proteo
Termo de classificao de um SPDA que denota sua eficincia. Este termo expressa a probabilidade com a qual um SPDA protege um volume contra os efeitos das descargas atmosfricas.

Condies gerais
Componentes de um SPDA
Subsistema de captores: tem a funo de receber os raios, reduzindo ao mnimo a probabilidade da estrutura ser atingida diretamente. Subsistema de descidas: Tem a funo de conduzir a corrente da descarga atmosfrica recebida pelos captores at ao aterramento. Subsistema de aterramento: Tem a funo de dispersar no solo a corrente dos condutores de descidas. Estes subsistemas podem ser ainda classificados em: Componentes no naturais: So aqueles colocados na estrutura com a finalidade de receber, conduzir e dispersar no solo as correntes provenientes de um raio. Componentes naturais: So aqueles existentes na estrutura e no s podem como devem ser utilizados no sistema de proteo.

Subsistema de captao
A captao da descarga atmosfrica tem a finalidade de reduzir ao mnimo a probabilidade da estrutura ser atingida diretamente por um raio e deve ter capacidade trmica e mecnica suficiente para suportar o calor gerado no ponto de impacto, bem como os esforos eletromecnicos resultantes.

Os seguintes elementos constituem os captores:


Hastes. Cabos esticados. Condutores em malha. Os seguintes mtodos podem ser usados na captao da descarga atmosfrica: Mtodo Franklin (ngulo de proteo). Mtodo eletrogeomtrico (esfera rolante ou fictcia). Mtodo Faraday (condutores em malha ou gaiola).

97

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

Mtodo Franklin
Est baseado na proposta inicial feita por Benjamin Franklin, tendo sofrido vrias propostas de alterao quanto ao ngulo de proteo ou ao volume de proteo.

Mtodo eletrogeomtrico
a mais moderna ferramenta com que contam os projetistas do SPDA para estruturas. baseado em estudos feitos a partir de registros fotogrficos, da medio dos parmetros dos raios dos ensaios em laboratrios de alta tenso, do emprego das tcnicas de simulao e matemtica.

Mtodo Faraday
baseado na teoria de Faraday, segundo a qual o campo no interior de uma gaiola nulo, mesmo quando passa por seus condutores uma corrente de valor elevado. Para que o campo seja nulo preciso que a corrente se distribua uniformemente por toda a superfcie.

Dimensionamento
Mtodo Franklin
1o passo Definir o nvel de proteo conforme quadro abaixo:
Quadro 14. Exemplos de classificao de estruturas

CLASSIFICAO DA ESTRUTURA
Residncias

TIPO DA ESTRUTURA

NVEL DE PROTEO
III III ou IV (nota) II II II III II I I I

Fazendas, estabelecimentos agropecurios. Teatros, escolas, lojas de departamentos, reas esportivas e igrejas. Bancos, companhias de seguro, companhias comerciais e outros. Hospitais, casas de repouso e prises. Indstrias Museus, locais arqueolgicos. Estruturas com risco confinado Estruturas com risco para os arredores Estruturas com risco para o meio ambiente Estaes de telecomunicao, usinas eltricas, indstrias com risco de incndio. Refinarias, postos de combustvel, fbricas de fogos, fbricas de munio. Indstrias qumicas, usinas nucleares, laboratrios bioqumicos.
Fonte: NBR 5419 Notas: Estruturas de madeira: nvel II. Estruturas de alvenaria: nvel IV.

Estruturas comuns

98

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

2o passo Definir o ngulo de proteo conforme tabela abaixo:


Tabela 1. Exemplos de classificao de estruturas

ALTURA NVEL
I II III IV

< 20

< 30

< 45

< 60

25 35
45 55

* 25
35 45

* *
25 35

* *
* 25

Fonte: NBR 5419

O raio de proteo se dar da seguinte maneira: r = tg . h , onde r o raio, h a altura da haste captora e o ngulo de proteo.

Mtodo eletrogeomtrico
1o passo Definir o nvel de proteo conforme tabela anterior. 2o passo Definir o raio de atrao conforme tabela abaixo :
Tabela 2. Posicionamento do captor conforme o nvel de proteo

NVEL

II

III

IV

RAIO DA ESFERA (atrao) ( m )

20 30 45 60

Fonte: NBR 5419

A obteno da rea protegida feita por meio de uma construo geomtrica simples, abaixo descrita.
Traa inicialmente uma reta paralela ao plano a ser protegido igual ao raio de atrao. Com centro na ponta da haste e com o mesmo raio traa-se um arco de circunferncia, o qual determina na reta anterior dois pontos e com centro nesses dois pontos, e ainda com o mesmo raio, traam-se dois ltimos arcos de circunferncia desde a ponta da haste at o solo. Tomando por base os limites no solo feitos por esta ltima circunferncia, fica definida a rea de proteo do captor, bastando apenas girar a figura encontrada 180 para ver o volume de proteo encontrado.

99

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


Figura 39. Obteno da rea protegida pelo mtodo eletrogeomtrico

Fonte: Proteo Contra Descargas Atmosfricas. Ed. Officina de Mydia. So Paulo.1997.

Mtodo de Faraday
1o passo definir o nvel de proteo conforme tabela anterior. 2o passo definir o mdulo de malha conforme tabela abaixo:
Tabela 3 - Espaamento mdio dos condutores de descida no naturais conforme o nvel de proteo

NVEL
I II III IV

MDULO DE MALHA
5 x 10 10 x 15 10 x 15 20 x 30
Fonte: NBR 5419

Captor natural
So considerados captores naturais: Coberturas metlicas sobre o volume a proteger com espessura no inferior a 0,5 mm, quando for necessrio prevenir contra perfuraes.

100

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Coberturas metlicas sobre o volume a proteger que no for necessrio proteger contra perfuraes poder ser inferior a 2.5 mm. Os elementos metlicos da construo do teto (trelias, armaes de ao interligadas, e outros), recobertos de materiais no metlicos, desde que estes possam ser excludos do volume a proteger. As partes metlicas, tais como calhas, ornamentos, parapeitos, rufos, e outros, cuja seo no seja inferior quela especificada para os captores. Os tubos e tanques metlicos, desde que construdos em material de, no mnimo 2,5 mm de espessura e sua perfurao no implicar situao perigosa.
Figura 40. Cobertura metlica Captor natural

Figura adaptada e disponvel em < www.tel.com.br l>. Acessado em: 5 mar. 2011.

Subsistema de descidas
Subsistema responsvel pela conduo da corrente proveniente da descarga atmosfrica at ao solo (aterramento).

Condutores de descidas no naturais


Os condutores de descidas devem ser distribudos ao longo do permetro do volume a proteger, de modo que os espaamentos mdios no sejam superiores aos indicados na tabela abaixo.
Tabela 4 - Espaamento mdio dos condutores de descida no naturais conforme o nvel de proteo.

Nvel de proteo

Espaamento mdio

I II III IV
Fonte: NBR 5419

10 15 20 25

101

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


Os condutores de descidas no naturais devero estar interligados por meio de condutores horizontais, formando anis. O primeiro deve ser o anel de aterramento e os outros a cada 20 metros de altura. Os condutores de descidas no naturais devem estar a uma distncia mnima de 0.5m de quaisquer aberturas, tais como janelas, portas etc. A instalao dos condutores de descidas deve levar em considerao o material da parede na qual estes sero fixados: Se a parede for de material no inflamvel, os condutores de descidas podem ser instalados na superfcie ou embutidos nela. Se a parede for de material inflamvel e a elevao da temperatura causada pela passagem da corrente de descarga atmosfrica no resultar em risco para este material, os condutores podem ser instalados em sua superfcie. Se a parede for de material inflamvel e a elevao da temperatura causada pela passagem da corrente de descarga atmosfrica resultar em risco para este material, os condutores podem ser instalados a uma distncia mnima de 10 cm do volume a proteger. Os condutores de descidas naturais devem ser retilneos e verticais, de modo a prover o trajeto mais curto e direto para a terra. No so permitidas emendas nos cabos utilizados como condutores de descidas, exceto na interligao do condutor de descida e o condutor de aterramento. Os cabos de descida devem ser protegidos contra danos mecnicos por meio de um tubo rgido de PVC ou metlico coma altura de 2,5m.

Conexo de medio
Para cada condutor de descida, com exceo das descidas naturais ou embutidas, deve este subsistema ser provido de uma conexo de medio, instalada prximo do ponto de ligao ao eletrodo de aterramento. Tem a finalidade de realizar as medies de resistncia de aterramento, devendo esta ser inferior a 10 ohms.

Condutores de descidas naturais


Os pilares metlicos da estrutura podem ser utilizados como condutores de descidas. Os elementos de fachadas (perfis e suportes metlicos) podem ser utilizados como descidas desde que possuam as sees mnimas estabelecidas em norma e que garantam a continuidade eltrica at ao solo. As armaduras de ao interligadas da estrutura de concreto armado podem ser consideradas condutores de descidas desde que:

102

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Cerca de 50% dos cruzamentos de barras de armaduras estejam firmemente amarrados com arames torcidos e as barras na regio de trespasse apresentem comprimento de sobreposio ao seu dimetro. Em edificaes existentes de concreto armado podero ser utilizadas as do concreto, desde que sejam realizadas medies de continuidade e possuam resistncia menor que 1 OHM. A medio dever ser feita entre o topo e base dos pilares.

Subsistema de aterramento
Podem ser utilizados os seguintes tipos de eletrodos de aterramento: Aterramento natural. Condutores em anel. Hastes verticais. Condutores horizontais. Eletrodos em forma de placas ou pequenas placas devem ser evitados por razes de corroso. Importante ressaltar que a resistncia de aterramento dever ser inferior a 10 ohms. Para tanto, deve ser levado em considerao o tipo de solo para adotar o tipo de mtodo com o intuito de diminuir a resistncia de terra, tais como: Hastes profundas. Sal para aumentar a condutibilidade do solo. O problema que a chuva dissolve o sal e deve renovar o tratamento periodicamente. Tratamento qumico por meio de um gel que mantm a umidade no solo. Tratamento com betonita, a qual uma argila que tem grande capacidade de reter gua.

Tipos de arranjos recomendados para este subsistema


ARRANJO A. Este arranjo composto de eletrodos verticais, horizontais, sendo indicados para solos de baixa resistividade e para pequenas estruturas (permetro de at 25 m). ARRANJO B. Este arranjo composto de anis ou embutidos nas fundaes e obrigatrio em edificaes com permetros maiores que 25 m.

103

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

Sees mnimas dos materiais do SPDA


As sees mnimas dos materiais do SPDA devero seguir o quadro abaixo descriminado:
Quadro 15 - Sees mnimas dos materiais do SPDA.

Material
Cobre Alumnio Ao galvanizado

Captor e anis intermedirios


35 70 80

Descidas h<20 m
16 25 50
Fonte: NBR 5419

Descidas h <20m
35 70 80

Eletrodos de aterramento
80 80

Determinao da necessidade de um SPDA


A NBR 5419 estabelece critrios para definir se uma edificao precisa ou no de um SPDA. Cada Corpo de Bombeiros Militar estadual poder adotar outros critrios. Para tanto faz necessrio a consulta legislao especfica.

104

CAPTULO 4
Instalaes prediais de GLP

Objetivo
Este estudo tem por objetivo estabelecer as condies mnimas de segurana para montagem, localizao e segurana de centrais de GLP e aplica-se a instalaes comerciais e residenciais com capacidade de armazenagem total mxima de 4.000kg (quatro mil quilogramas) de GLP para recipientes transportveis e 8.000kg (oito mil quilogramas) de GLP para recipientes estacionrios.

Definies e abreviaturas
Para entendimento, aplicam-se as seguintes definies: Abrigo de Recipientes: Construo de material incombustvel, destinada proteo de recipientes e seus complementos. Capacidade volumtrica do recipiente: Capacidade total em volume de gua que o recipiente pode comportar. Central de gs: rea devidamente delimitada que contm os recipientes transportveis ou estacionrio(s) e acessrios, destinada ao armazenamento de GLP para consumo da prpria edificao. Gs Liquefeito de Petrleo - GLP: Produto composto de hidrocarbonetos com trs ou quatro tomos de carbono (propano, propeno, butano, buteno), podendo apresentar-se em mistura entre si e com pequenas fraes de outros hidrocarbonetos. Instalao predial de GLP: Conjunto de tubulaes, acessrios e equipamentos que conduzem e utilizam o GLP para consumo. Medidores de Consumo: Dispositivos que tm por objetivo medir a quantidade de GLP consumida por um determinado ponto de consumo ou conjunto de pontos de consumo. Material Incombustvel: aquele que possui ponto de ignio a uma temperatura superior a 1200C (um mil e duzentos graus Celsius). Recipiente Estacionrio: Recipiente fixo, com capacidade superior a 0,25m (zero vrgula vinte e cinco metros cbicos). Recipiente Transportvel: Recipiente construdo de acordo com a NBR 8460, que pode ser transportado manualmente ou por qualquer outro meio.

105

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


Rede de Distribuio: Todo o conjunto de tubulaes e acessrios, aps o regulador de primeiro estgio ou estgio nico, destinado a distribuir o GLP por toda a edificao. Tempo de Resistncia ao Fogo: Tempo mnimo, em horas, que um elemento estrutural deve impedir a propagao do fogo sem comprometer sua funo estrutural. Economia: Propriedade servindo para qualquer finalidade ocupacional, que caracterizada por um ou mais pontos de consumo.

Caractersticas gerais
O sistema de gs canalizado composto de: a. Central de gs: que o local que contm os recipientes e acessrios destinados ao armazenamento de GLP. b. Rede de alimentao: que o trecho da instalao em alta presso (acima de 4 kg/ cm2), situados entre os recipientes de GLP e o regulador de 1o estgio ou estgio nico. c. Rede de distribuio: que o conjunto de tubulaes e acessrios, destinado a distribuir o GLP para a edificao, constituda pelas seguintes redes: Rede primria: Trecho da instalao situado entre o regulador de 1o estgio e o regulador de 2o estgio. Rede secundria: Trecho da instalao situado entre o regulador de 2o estgio ou estgio nico e os pontos de consumo da edificao.

Tipos de centrais
As centrais podem ser de recipientes transportveis ou estacionrios.

Centrais de GLP com recipientes transportveis


A central dever estar localizada no trreo da edificao, devendo ser o ambiente ventilado, permitindo seu fcil acesso. A central de GLP dever ser instalada fora da projeo vertical da edificao, no podendo ser instalada em fossos de iluminao, ventilao, garagens e subsolos. Os abrigos de recipientes devero conter aberturas com rea mnima de 10% de sua planta baixa, a fim de garantir uma boa ventilao.

106

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

O afastamento mnimo da central de GLP at a projeo horizontal da edificao obedece o quadro abaixo:
Quadro 16. Afastamentos de recipientes transportveis Quantidade de GLP( KG)
At 540 A partir de 540 at 1080 A partir de 1080 at 2520 A partir de 2520 at 4000
Fonte: NBR 13523

Afastamentos (metros)
0 1.5 3.0 4.5

Os recipientes devem ser assentados em base firme nivelada e de material incombustvel.

Centrais de GLP com recipientes estacionrios


As centrais estacionrias podem ser:

Aterradas
Central cujo recipiente est protegido por taludes com recobrimento de terra compactada, mantendo 0,30m do costado do tanque.
Figura 41. Central aterrada

Fonte: NBR 13523

Subterrnea
Recipientes instalados de modo a manter a profundidade mnima de 0,30 m do costado do tanque.

107

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


Figura 42. Central subterrnea

Fonte: NBR 13523

Areas
Recipientes instalados sobre a superfcie.
Figura 43. Central area

Fonte: NBR 13523

Caractersticas gerais
Cada recipiente dever ser identificado por meio de placa metlica, afixada em local visvel, contendo: 1. Identificao da norma de construo. 2. Marca do fabricante e data de fabricao. 3. Capacidade volumtrica. 4. Presso de projeto e de ensaio. A locao da central de GLP dever manter um afastamento mnimo das edificaes ou divisas de propriedades que possam ser edificadas conforme tabela abaixo:

108

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Tabela 5. Afastamentos de recipientes estacionrios

Capacidade do reservatrio m3

Afastamento (Metros)

At 1.0 De 1.1 at 2.0 De 2,5 at 5.5 De 5,6 at 8,0


Fonte: NBR 13523

0 1.5 3.0 7.5

a. Todos os afastamentos tomam como referncia a projeo do costado do tanque. b. No caso de recipientes enterrados, os afastamentos podem ser reduzidos a metade.

Na existncia de mais de um recipiente, deve-se obedecer o seguinte:


a. Podem ser instalados formando grupos de no mximo seis, sendo o afastamento mnimo entre os grupos de 7.5 m. b. Devem ser instalados lado a lado, nunca uns sobre os outros. c. Devem ser afastados entre si, quando sua capacidade unitria for maior que 1m3, numa distncia mnima de 1.0 metro. A central de gs com recipientes estacionrios aterrados deve ser delimitada por meio de cerca de tela, gradil ou elemento vazado com 1.8 m de altura, contendo no mnimo dois portes em lados opostos, assegurando a ventilao na rea e posicionada pelos seguintes afastamentos: a. 1.5 m dos recipientes com capacidade unitria ate 5.5 m3. b. 3.0 m dos recipientes com capacidade unitria entre 5.6 e 8 m3. As central subterrnea dever ser cercada por estacas e correntes.
Figura 44. Central subterrnea

Fonte: NBR 13523

109

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2


Deve ser observada a locao para estacionar o caminho abastecedor, com o intuito de evitar que a mangueira de abastecimento passe em locais de concentrao de pblico.

Rede de alimentao
Rede de alimentao o trecho da instalao em alta presso, situado entre os recipientes de GLP e o regulador de 1o estgio ou estagio nico. O regulador de 1o estgio um dispositivo para reduzir a presso do gs de 4,0 kg/cm2 para no mximo 1,5 kg/cm2, antes de sua entrada na rede primria. Regulador de estgio nico reduz a presso de 4,0 kg/cm2 para 0.05 kg/cm2.

Rede de distribuio
Rede de distribuio o conjunto de tubulaes e acessrios, destinado a distribuir o GLP para a edificao, constitudas pelas seguintes redes: Rede primria: Trecho da instalao situado entre o regulador de 1o estgio e o regulador de 2o estgio. Rede secundria: Trecho da instalao situado entre o regulador de 2o estgio ou estgio nico e os pontos de consumo da edificao Neste trecho est localizado o regulador de 2o estgio, o qual um dispositivo para reduzir a presso do gs antes de entrar na rede secundria de 1.5 kg/cm2 para um valor abaixo de 0,05 kg/cm2. No caso de utilizao de um regulador de estagio nico, este faz a reduo da presso de 4kg/cm2 para 0,05 kg/cm2, dispensando o regulador de 2o estgio. Nos locais em que a canalizao passar e no houver ventilao pode ser utilizado tubo luva, que um tubo no qual instalado a canalizao de GLP e tem como finalidade impedir a dissipao do gs em caso de vazamento. proibido a rede de distribuio passar nos seguintes locais: a. dutos de lixo, ar condicionado e guas pluviais; b. reservatrio de gua; c. poos de elevadores; d. compartimentos destinados a dormitrios; e. qualquer tipo de forro falso; f. paredes construdas de tijolos vazados.

110

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

terminantemente proibido conduzir GLP em fase lquida no interior da edificao. O GLP na fase lquida, obrigatoriamente deve estar sob presso para se liquefazer e quando exposto a condies normais de temperatura e presso ele aumenta seu volume, no estado gasoso, em 250 vezes. Se por ventura a canalizao que estiver transportando esse GLP na fase lquida dentro da edificao se romper, o risco de encontrar uma mistura ideal em um ambiente confinado aumenta consideravelmente.

Medidores de consumo
Aps o regulador de 2o estgio ou estgio nico, devero ser instalados medidores para estipular o consumo de gs em uma determinada economia. Pode-se ainda adotar medidores coletivos, destinado medio total de gs de um conjunto de economias. Esta opo mais aconselhvel em funo de os medidores individuais possurem diversas conexes, locais em que h um maior risco de vazamento. As cabines dos medidores de consumo devero ser providas de aberturas de ventilao, na parte inferior, para permitirem o escoamento do gs proveniente de eventuais vazamentos. vedada a localizao dos medidores na escada de emergncia.
Figura 45. Cabine de medidores e reguladores de 2o estgio

Pontos de consumo
So os locais nos quais sero instalados os aparelhos que consumiro o GLP. A ligao de aparelhos de utilizao rede secundria deve ser feita por meio de conexes e um registro de corte de fornecimento para ponto de consumo e a rede, a fim de permitir a retirada do aparelho sem interromper o abastecimento a outros aparelhos.

111

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

Tipos de materiais utilizados nas redes de distribuio e alimentao predial


Para conduo de GLP nas redes de alimentao das centrais prediais, as canalizaes podero ser de: a. Tubos de ao carbono sem costura. b. Conexes de ferro fundido. c. Conexes de ao forjado. d. Mangueiras de alta presso. e. Tubos de cobre com espessura mnima de 0,8 mm. f. Conexes de cobre. Pela NBR 13932, toda tubulao de gs aparente, deve ser pintada na cor amarela.

Sistemas de proteo contra incndio


O dimensionamento da capacidade e quantidade de extintores destinados proteo contra incndio dever seguir a tabela abaixo:
Tabela 6 - Afastamentos de recipientes estacionrios

Quantidade de GLP(kg)
At 270 271 at 1800 Acima de 1800

Quantidade e capacidade de extintores


2 x 4 kg 2x 6 kg 2x 12 kg

Fonte: NBR 13523

As centrais devem ser sinalizadas por meio de avisos com letras no inferiores a 50 mm, em quantidade tal que possam ser visualizadas de qualquer direo, contendo os seguintes dizeres: Perigo. Inflamvel. Proibido fumar.

Consideraes gerais
As centrais devem sempre distar no mnimo a 1,5 das aberturas, como ralos, poos, canaletas e outras que estejam em nvel inferior central. Todos ns sabemos que o GLP mais pesado que o ar atmosfrico e tende a alojar-se em depresses, aumentando a chance de propiciar a mistura ideal para que ocorra a exploso.

112

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 2

UNIDADE IV

Os recipientes devem tambm distar 03 metros de quaisquer fontes de ignio, inclusive acessos de veculos, redes eltricas e 06 metros de depsitos de materiais inflamveis. Estas distncias acima mencionadas podem ser reduzidas pela metade se for construdo uma parede resistente ao fogo por no mnimo 2 horas, interpondo o recipiente e o ponto considerado. Os recipientes no podem ser localizados sob redes eltricas, devendo ser respeitado o afastamento mnimo de 03 metros da projeo. No permitido centrais dentro das edificaes. As instalaes da central de GLP devem permitir o reabastecimento dos recipientes sem a interrupo da alimentao do gs na edificao. Aps a concluso do sistema na edificao, dever ser solicitado pelo rgo fiscalizador local um Laudo do ensaio de estanqueidade da rede de alimentao e da rede de distribuio, no qual fiquem claros a presso utilizada no ensaio e o tempo ao qual a rede ficou submetida a esta presso (presso de 10 kg/cm2 durante no mnimo por 02 horas). Deve constar tambm a especificao da tubulao utilizada na instalao de GLP e a capacidade da central de GLP instalada. O laudo dever ser assinado pelo responsvel tcnico da execuo da instalao do GLP.

113

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


CAPTULO 1
As sadas de emergncia

UNIDADE V

Conceito
Ao contrrio do que se possa imaginar, as sadas de emergncia devem ser pensadas em primeiro plano quando se trata de proteo contra incndio e pnico. O comportamento inicial das pessoas frente ao incndio de fugir ou buscar um refgio. Poucas so as pessoas que se sentem habilitadas a operar um aparelho extintor de incndio ou a conduzir as outras pessoas por uma rota de fuga segura num ambiente sinistrado. Decorre da a necessidade prioritria que deve ser dispensada s sadas de emergncia duma edificao ou rea cercada com aglomerao de pessoas. Alm disso, deve-se ter em mente que o objetivo maior da segurana contra incndio e pnico a salvaguarda de vidas. Portanto, garantir que as pessoas sujeitas a uma situao de incndio sobrevivam com os menores danos possveis deve ser uma meta buscada incessantemente. Uma das medidas de proteo mais eficazes nesse sentido so as sadas de emergncia. Elas atendem basicamente a dois objetivos: permitir a evacuao dos ocupantes da edificao com segurana e prover o acesso seguro das equipes de bombeiros. Definimos ento sadas de emergncia como um caminho contnuo, devidamente protegido, proporcionado por portas, corredores, halls, passagens externas, balces, vestbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de sada ou combinaes destes, a ser percorrido pelo usurio, em caso de um incndio, de qualquer ponto da edificao at atingir a via pblica ou espao aberto, protegido do incndio, em comunicao com o logradouro. So componentes da sada de emergncia: a. acessos ou rotas de sadas horizontais, isto , acessos s escadas, quando houver, e respectivas portas ou ao espao livre exterior, nas edificaes trreas; b. escadas ou rampas; c. descarga.

114

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

Definies
Acesso: caminho a ser percorrido pelos usurios do pavimento, constituindo a rota de sada horizontal, para alcanar a escada ou rampa, rea de refgio ou descarga. Os acessos podem ser constitudos por corredores, passagens, vestbulos, balces, varandas e terraos.

Escada de emergncia: escada integrante de uma rota de sada, podendo ser uma escada enclausurada prova de fumaa, escada enclausurada protegida ou escada no enclausurada. Descarga: parte da sada de emergncia de uma edificao que fica entre a escada e o logradouro pblico ou rea externa com acesso a este. Altura de edificao ou altura descendente: Medida em metros, o ponto que caracteriza a sada ao nvel de descarga ao ponto mais alto da laje de piso do ltimo pavimento, desconsiderando casas de mquinas, caixas dgua e outros.

Acessos
Os acessos devem permitir o escoamento fcil de todos os ocupantes da edificao, portanto, devem permanecer desobstrudos e serem sinalizados e iluminados, indicando claramente o sentido da sada. O p-direito mnimo de 2,50m, sendo permitidos rebaixos de vigas, vergas e outros, contanto que se preserve uma altura livre mnima de 2,00m. Outro aspecto a ser observado nos acessos so as larguras mnimas das sadas que, em qualquer caso (corredores, escadas, rampas), devem ser as seguintes: a. 1,10 m, correspondendo a duas unidades de passagem; b. 2,20 m, para permitir a passagem de macas, camas, e outros, nas ocupaes do grupo H, diviso H-31. Repare que o texto faz referncia unidade de passagem. Unidade de passagem a largura mnima para a passagem de uma fila de pessoas, fixada em 0,55m. Por enquanto, ficaremos somente com a definio; este tema ser novamente abordado adiante, quando tratarmos do dimensionamento das sadas de emergncia. As portas das rotas de sada e aquelas das salas com capacidade acima de 50 pessoas e em comunicao com os acessos e descargas devem abrir no sentido do trnsito de sada. As larguras mnimas das sadas, em qualquer caso, devem ser as seguintes: a. 1,10 m, correspondendo a duas unidades de passagem; b. 2,20 m, para permitir a passagem de macas, camas, e outros, nas ocupaes do grupo H, diviso H-3.

115

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


As portas das rotas de sada e aquelas das salas com capacidade acima de 50 pessoas e em comunicao com os acessos e descargas devem abrir no sentido do trnsito de sada. As portas devem ter as seguintes dimenses mnimas de largura: a. 80 cm, valendo por uma unidade de passagem; b. 1,0 m, valendo por duas unidades de passagem; c. 1,50 m, em duas folhas, valendo por trs unidades de passagem (acima de 2,2 m, exige-se coluna central). As portas das antecmaras e das escadas devem ser providas de dispositivos mecnicos e automticos, de modo a permanecerem fechadas, mas destrancadas, no sentido do fluxo de sada, sendo admissvel que se mantenham abertas, desde que disponham de dispositivos de fechamento, quando necessrio. Em salas com capacidade acima de 200 pessoas e nas rotas de sada de locais de reunio com capacidade acima de 200 pessoas, as portas de comunicao com os acessos, escadas e descarga devem ser dotadas de ferragem do tipo antipnico, conforme NBR 11.785.

Escadas
Escada no enclausurada ou escada comum (NE)
Escada que, embora possa fazer parte de uma rota de sada, se comunica diretamente com os demais ambientes, como corredores, halls e outros, em cada pavimento, no possuindo portas corta-fogo.

Quanto s caractersticas gerais de construo


1. ser constitudas com material incombustvel e oferecer nos elementos estruturais resistncia ao fogo de, no mnimo, 2h; 2. ter os pisos dos degraus e patamares revestidos com materiais resistentes propagao superficial de chama; 3. ter os pisos com condies antiderrapantes, e que permaneam assim com o uso; 4. os acessos devem permanecer livres de quaisquer obstculos, tais como mveis, divisrias mveis, locais para exposio de mercadorias, e outros, de forma permanente, mesmo quando o prdio esteja supostamente fora de uso.

Quanto s guardas em seus lados abertos


Guardas so barreiras protetoras verticais, macias ou no, delimitando as faces laterais abertas de escadas, rampas, patamares, terraos, balces, galerias e assemelhados, servindo como proteo contra eventuais quedas de um nvel para outro.

116

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

1. ser dotada de guardas em seus lados abertos, quando o desnvel for superior a 19 cm; 2. a altura das guardas deve ser, no mnimo, de 1,05 m, podendo ser reduzida para 92cm nas escadas internas; 3. a altura das guardas em escadas externas, quando a mais de 12 m acima do solo adjacente deve ser, no mnimo, 1,30 m; 4. as guardas vazadas no devem permitir que uma esfera de 15cm de dimetro possa passar por nenhuma abertura, ser isentas de quaisquer elementos que possam enganchar em roupas e ser constitudas por materiais no-estilhaveis, exigindose o uso de vidros aramados ou de segurana laminados, se for o caso; 5. devem resistir a cargas transmitidas por corrimos nelas fixados ou calculadas para resistir a uma fora horizontal de 730 N/m aplicada a 1,05 m de altura, adotando-se a condio que conduzir maiores tenses; 6. ter seus painis, longarinas, balastres e assemelhados calculados para resistir a uma carga horizontal de 1,20 kPa aplicada rea bruta da guarda ou equivalente da qual faam parte;

Quanto aos corrimos


Barra, cano ou pea similar, com superfcie lisa, arredondada e contnua, localizada junto s paredes ou guardas de escadas, rampas ou passagens para as pessoas neles se apoiarem ao subir, descer ou se deslocar. 1. devem ser situados entre 80 cm e 92 cm acima do nvel do piso; 2. uma escada pode ter corrimos em diversas alturas, alm do corrimo principal na altura normal exigida de acordo com as necessidades especficas da populao da edificao; 3. devem permitir o deslocamento da mo ao longo de toda a sua extenso, sem encontrar quaisquer obstrues, arestas ou solues de continuidade; 4. no caso de seo circular, seu dimetro varia entre 38 mm e 65 mm; 5. devem estar afastados no mnimo a 40 mm das paredes ou guardas s quais forem fixados; 6. escadas com mais de 2,20 m de largura devem ter corrimo intermedirio, no mximo, a cada 1,80 m. Os lanos determinados pelos corrimos intermedirios devem ter no mnimo, 1,10m de largura; 7. em ocupaes H2 e H3, utilizadas por pessoas muito idosas e deficientes fsicos, que exijam mximo apoio com ambas as mos em corrimos, pode ser prevista, em escadas largas, uma unidade de passagem especial com 69 cm entre corrimos;

117

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


8. as extremidades dos corrimos intermedirios devem ser dotadas de balastres ou outros dispositivos para evitar acidentes; 9. escadas externas de carter monumental podem, excepcionalmente, ter apenas dois corrimos laterais, independentemente de sua largura, quando no forem utilizadas por grandes multides. 10. devem ser calculados para resistirem a uma carga de 900 N, aplicada em qualquer ponto deles, verticalmente de cima para baixo e horizontalmente em ambos os sentidos.

Quanto aos degraus e patamares


1. ter altura compreendida entre 16 cm e 18 cm, com tolerncia de 0,05 cm; 2. devem ter a largura dimensionada pela frmula de Blondel: (63 cm < 2h +b < 64 cm) para h = 16 cm, a largura deve estar compreendia entre 31 e 32 cm para h = 18 cm, a largura deve estar compreendida entre 27 e 28 cm 3. devem ser balanceados quando o lano da escada for em leque, caso em que a largura do degrau ser feita segundo a linha de percurso e a parte mais estreita destes degraus ingrauxidos no tenha menos de 15 cm; 4. lano mnimo deve ser de trs degraus e o lano mximo, entre dois patamares consecutivos, no deve ultrapassar 3,70 m de altura; 5. no so admitidos degraus em leque em edificaes de ocupao dos grupos F e H; 6. o comprimento dos patamares deve ser no mnimo, igual largura da escada, quando h mudana de direo da escada sem degraus ingrauxidos, e dado pela frmula [p = (2h + b)n + b], onde n um nmero inteiro, quando a escada for reta.

Escadas no destinadas a sadas de emergncia


As escadas secundrias, no destinadas a sadas de emergncia, mas que podem eventualmente funcionar como tais, isto , todas as demais escadas da edificao, devem: 1. ter os pisos em condies antiderrapantes e que permaneam como tais com o uso; 2. ser dotadas de corrimos, atendendo ao prescrito anteriormente, porm, apenas um corrimo nas escadas com at 1,20 m de largura e dispensando-se corrimos intermedirios;

118

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

3. ser dotadas de guardas em seus lados abertos, conforme prescrito anteriormente; 4. atender ao prescrito em relao ao dimensionamento dos degraus conforme lei de Blondel, balanceamento e outros, admitindo-se, porm, nas escadas curvas, que a parte mais estreita dos degraus ingrauxidos chegue a um mnimo de 7 cm e dispensando-se a aplicao da frmula dos patamares, bastando que o patamar tenha um mnimo de 80 cm; 5. admite-se nas escadas secundrias, exclusivamente de servio e no destinadas a sadas de emergncia, as seguintes alturas mximas h dos degraus, respeitando-se, porm, sempre a lei de Blondel: a. ocupaes A at G: h = 20 cm; b. ocupaes H: h = 19 cm; c. ocupaes I e J: h = 23 cm.

Escada enclausurada protegida (EP)


Escada devidamente ventilada situada em ambiente envolvido por paredes corta-fogo e dotada de portas resistentes ao fogo.
Figura 46 - Detalhe da escada protegida

Fonte: NBR 9077

119

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

Quanto s caractersticas gerais de construo


1. ser constituda por material incombustvel e resistente ao fogo por 2h, no mnimo; 2. possuir os pisos dos degraus e patamares revestidos com materiais resistentes propagao superficial de chama; 3. atender todos os pavimentos, acima e abaixo da descarga, mas terminando obrigatoriamente no piso desta, no podendo ter comunicao direta com outro lano da mesma prumada (figura 47); 4. possuir os pisos com condies antiderrapantes, e que permaneam assim com o uso; 5. as paredes das caixas de escadas, das guardas, dos acessos e das descargas devem ter acabamento liso; 6. as caixas de escadas no podem ser utilizadas como depsitos, mesmo por curto espao de tempo, nem para a localizao de quaisquer mveis ou equipamentos, exceto os previstos especificamente pela NBR 9077/1993; 7. nas caixas de escadas, no podem existir aberturas para tubulaes de lixo, passagens para a rede eltrica, centros de distribuio eltrica, armrios para medidores de gs e assemelhados, excetuadas as escadas no enclausuradas em edificaes classificadas em L e M (de baixa e de mdia alturas).
Figura 47 - Escada protegida Descarga sem comunicao entre os pavimentos superiores e os inferiores

Fonte: NBR 9077

120

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

Quanto s guardas em seus lados abertos


1. ser dotada de guardas em seus lados abertos: 2. a altura das guardas deve ser, no mnimo, de 1,05 m, podendo ser reduzida para 92cm nas escadas internas; 3. as guardas vazadas no devem permitir que uma esfera de 15cm de dimetro no possa passar por nenhuma abertura, ser isentas de quaisquer elementos que possam enganchar em roupas e ser constitudas por materiais no-estilhaveis, exigindose o uso de vidros aramados ou de segurana laminados, se for o caso; 4. devem resistir a cargas transmitidas por corrimos nelas fixados ou calculadas para resistir a uma fora horizontal de 730 N/m aplicada a 1,05 m de altura, adotando-se a condio que conduzir maiores tenses; 5. ter seus painis, longarinas, balastres e assemelhados calculados para resistir a uma carga horizontal de 1,20 kPa aplicada rea bruta da guarda ou equivalente da qual faam parte;

Quanto aos corrimos


1. devem ser situados entre 80 cm e 92 cm acima do nvel do piso; 2. uma escada pode ter corrimos em diversas alturas, alm do corrimo principal na altura normal exigida de acordo com as necessidades especficas da populao da edificao; 3. devem permitir o deslocamento da mo ao longo de toda a sua extenso, sem encontrar quaisquer obstrues, arestas ou solues de continuidade; 4. no caso de seo circular, seu dimetro varia entre 38 mm e 65 mm; 5. devem estar afastados no mnimo a 40 mm das paredes ou guardas s quais forem fixados; 6. escadas com mais de 2,20 m de largura devem ter corrimo intermedirio, no mximo, a cada 1,80 m. Os lanos determinados pelos corrimos intermedirios devem ter no mnimo, 1,10 m de largura; 7. em ocupaes H2 e H3, utilizadas por pessoas muito idosas e deficientes fsicos, que exijam mximo apoio com ambas mos em corrimos, onde pode ser prevista, em escadas largas, uma unidade de passagem especial com 69 cm entre corrimos; 8. as extremidades dos corrimos intermedirios devem ser dotadas de balastres ou outros dispositivos para evitar acidentes;

121

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


9. devem ser calculados para resistirem a uma carga de 900 N, aplicada em qualquer ponto deles, verticalmente de cima para baixo e horizontalmente em ambos os sentidos; 10. devem estar dispostos de ambos os lados da escada.
Figura 48 - Detalhe do corrimo

Fonte: NBR 9077

Quanto aos degraus e patamares


1. Ter altura compreendida entre 16 cm e 18 cm, com tolerncia de 0,05 cm; 2. Devem ter a largura dimensionada pela frmula de Blondel (63 cm < 2h +b < 64 cm) ;
Figura 49 - Detalhe da largura e espelho do degrau

Fonte: NBR 9077

122

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

3. devem ser balanceados quando o lano da escada for em leque, caso em que a largura do degrau ser feita segundo a linha de percurso e a parte mais estreita destes degraus ingrauxidos no tenha menos de 15 cm;
Figura 50 - Detalhe da escada com degraus ingrauxidos

Fonte: NBR 9077

4. lano mnimo deve ser de trs degraus e o lano mximo, entre dois patamares consecutivos, no deve ultrapassar 3,70 m de altura; 5. no so admitidos degraus em leque em edificaes de ocupao dos grupos F e H; 6. em ambos os lados de vo da porta, deve haver patamares com comprimento mnimo igual largura da folha da porta; 7. o comprimento dos patamares deve ser no mnimo, igual largura da escada, quando h mudana de direo da escada sem degraus ingrauxidos, e dado pela frmula [p = (2h + b)n + b], onde n um nmero inteiro, quando a escada for reta.

Quanto s portas de acesso escada protegida


1. ter as portas de acesso resistentes ao fogo por 30 min, e, preferencialmente, dotadas de vidros aramados transparentes com 0,50 m2 de rea, no mximo; 2. admite-se o uso de portas autoportantes de vidro temperado com acesso s escadas enclausuradas protegidas, quando todas as portas do corredor de acesso forem resistentes ao fogo por 30 min e as paredes resistentes ao fogo por 2 h; 3. as portas das escadas devem ser providas de dispositivos mecnicos e automticos, de modo a permanecerem fechadas, mas destrancadas, no sentido do fluxo de sada,

123

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


sendo admissvel que se mantenham abertas, desde que disponham de dispositivos de fechamento, quando necessrio. 4. em edificaes com rea de pavimento inferior a 750 m2, as portas de acesso s unidades autnomas podem abrir diretamente para o ambiente da escada enclausurada protegida, desde que no haja mais de quatro unidades por pavimento, a rea do hall no ultrapasse 12 m2 e a escada seja interrompida ao nvel da descarga.

Quanto ventilao
1. ser dotadas, em todos os pavimentos (exceto no da descarga, onde isto facultativo), de janelas abrindo para o espao livre exterior; 2. as janelas devem ter rea de ventilao efetiva mnima de 0,80 m2, em cada pavimento; 3. as janelas devem estar situadas junto ao teto, estando o peitoril, no mnimo, a 1,10 m acima do piso do patamar ou degrau adjacente e tendo largura mnima de 0,80 m; 4. as janelas devem ser dotadas de vidros de segurana aramados ou temperados, com rea mxima de 0,50 m2 cada um, quando distarem menos de 3,00 m, em projeo horizontal, de qualquer outra abertura no mesmo prdio, no mesmo nvel ou em nvel inferior ao seu ou divisa do lote, podendo esta distncia ser reduzida para 1,4 m, no caso de aberturas no mesmo plano de parede e no mesmo nvel; 5. as janelas devem ser construdas em perfis reforados de ao, com espessura mnima de 3 mm, sendo vedado o uso de perfis ocos, chapa dobrada, alumnio, madeira, plsticos, e outros; 6. as janelas devem ter, nos caixilhos mveis, movimento que no prejudique o trfego da escada e no oferea dificuldade de abertura ou fechamento, em especial da parte obrigatoriamente mvel junto ao teto, sendo que de preferncia do tipo basculante, sendo vedado os tipos de abrir com o eixo vertical e maximar; 7. na impossibilidade de colocao de janela na caixa da escada enclausurada protegida, os corredores devem ser ventilados por janelas abrindo para o espao livre exterior, com rea de ventilao mnima de 0,80 m2, situadas junto ao forro; ou os corredores de acesso devem ter sua ligao com a caixa da escada por meio de antecmaras ventiladas; 8. as escadas enclausuradas protegidas devem possuir ventilao permanentes inferior, com rea de 1,20 m2 no mnimo, junto ao solo, podendo esta ventilao ser por veneziana na prpria porta de sada trrea ou em local conveniente da caixa da escada ou corredor da descarga, que permita a entrada de ar puro, em condies anlogas tomada de ar dos dutos de ventilao;

124

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

9. devem ser dotadas de alapo de alvio de fumaa (alapo de tiragem) que permita a ventilao em seu trmino superior, com rea mnima de 1,00 m2.

Escada enclausurada prova de fumaa (PF)


Escada cuja caixa envolvida por paredes corta-fogo e dotada de porta corta-fogo, cujo acesso por antecmara igualmente enclausurada ou local aberto, de modo a evitar fogo e fumaa em caso de incndio.

Quanto s caractersticas gerais de construo


1. ser constituda por material incombustvel e resistente ao fogo por 4h, no mnimo; 2. possuir os pisos dos degraus e patamares revestidos com materiais resistentes propagao superficial de chama; 3. atender todos os pavimentos, acima e abaixo da descarga, mas terminando obrigatoriamente no piso desta, no podendo ter comunicao direta com outro lano da mesma prumada; 4. possuir os pisos com condies antiderrapantes e que permaneam assim com o uso; 5. as paredes das caixas de escadas, das guardas, dos acessos e das descargas devem ter acabamento liso; 6. as caixas de escadas no podem ser utilizadas como depsitos, mesmo por curto espao de tempo, nem para a localizao de quaisquer mveis ou equipamentos, exceto os previstos especificamente pela NBR 9077/1993; 7. nas caixas de escadas, no podem existir aberturas para tubulaes de lixo, passagens para a rede eltrica, centros de distribuio eltrica, armrios para medidores de gs e assemelhados, excetuadas as escadas no enclausuradas em edificaes classificadas em L e M (de baixa e de mdia alturas).

Quanto s guardas em seus lados abertos


1. ser dotada de guardas em seus lados abertos: 2. a altura das guardas deve ser, no mnimo, de 1,05 m, podendo ser reduzida para 92cm nas escadas internas; 3. as guardas vazadas no devem permitir que uma esfera de 15cm de dimetro no possa passar por nenhuma abertura, ser isentas de quaisquer elementos que possam enganchar em roupas e ser constitudas por materiais no-estilhaveis, exigindo-se o uso de vidros aramados ou de segurana laminados, se for o caso;

125

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


4. devem resistir a cargas transmitidas por corrimos nelas fixados ou calculadas para resistir a uma fora horizontal de 730 N/m aplicada a 1,05 m de altura, adotando-se a condio que conduzir maiores tenses; 5. ter seus painis, longarinas, balastres e assemelhados calculados para resistir a uma carga horizontal de 1,20 kPa aplicada rea bruta da guarda ou equivalente da qual faam parte.

Quanto aos corrimos


1. devem ser situados entre 80 cm e 92 cm acima do nvel do piso; 2. uma escada pode ter corrimos em diversas alturas, alm do corrimo principal na altura normal exigida de acordo com as necessidades especficas da populao da edificao; 3. devem permitir o deslocamento da mo ao longo de toda a sua extenso, sem encontrar quaisquer obstrues, arestas ou solues de continuidade; 4. no caso de seo circular, seu dimetro varia entre 38 mm e 65 mm; 5. devem estar afastados no mnimo a 40 mm das paredes ou guardas s quais forem fixados; 6. escadas com mais de 2,20 m de largura devem ter corrimo intermedirio, no mximo, a cada 1,80 m. Os lanos determinados pelos corrimos intermedirios devem ter no mnimo, 1,10 m de largura; 7. em ocupaes H2 e H3, utilizadas por pessoas muito idosas e deficientes fsicos, que exijam mximo apoio com ambas mos em corrimos, onde pode ser prevista, em escadas largas, uma unidade de passagem especial com 69 cm entre corrimos; 8. as extremidades dos corrimos intermedirios devem ser dotadas de balastres ou outros dispositivos para evitar acidentes; 9. devem ser calculados para resistirem a uma carga de 900 N, aplicada em qualquer ponto deles, verticalmente de cima para baixo e horizontalmente em ambos os sentidos; 10. devem estar dispostos de ambos os lados da escada.

Quanto aos degraus e patamares


1. ter altura compreendida entre 16 cm e 18 cm, com tolerncia de 0,05 cm; 2. devem ter a largura dimensionada pela frmula de Blondel (63 cm < 2h +b < 64 cm);

126

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

3. o lano mnimo deve ser de trs degraus e o lano mximo, entre dois patamares consecutivos, no deve ultrapassar 3,70 m de altura; 4. em ambos os lados de vo da porta, deve haver patamares com comprimento mnimo igual largura da folha da porta; 5. o comprimento dos patamares deve ser no mnimo, igual largura da escada, quando h mudana de direo da escada sem degraus ingrauxidos, e dado pela frmula [p = (2h + b)n + b], onde n um nmero inteiro, quando a escada for reta; 6. no so admitidos degraus em leque em escadas prova de fumaa.

Quanto iluminao natural


1. recomendvel, mas no indispensvel; 2. pode ser obtida por abertura provida de caixilho de perfil de ao reforado, com 3 mm de espessura mnima, provido de fecho acionvel por chave ou ferramenta especial, devendo ser aberto somente para fins de manuteno ou emergenciais; 3. este caixilho deve ser guarnecido com vidro aramado, transparente ou no, malha de 12,5 mm, com espessura mnima de 6,5 mm; 4. em paredes dando para o exterior, sua rea mxima no pode ultrapassar 0,50 m2, em parede dando para antecmara ou varanda, pode ser de at 1,00 m2; 5. havendo mais de uma abertura de iluminao, a distncia entre elas no pode ser inferior a 0,50 m, e a soma de suas reas no deve ultrapassar 10% da rea da parede em que estiverem situadas.

Quanto s antecmaras
1. devem ter comprimento mnimo de 1,80 m; 2. ter p-direito mnimo de 2,50 m; 3. ser dotada de porta corta-fogo na entrada e de porta estanque fumaa na comunicao com a caixa da escada; 4. serem ventiladas por dutos de entrada e sada de ar.

127

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


Figura 51 - Detalhe da escada enclausurada prova de fumaa

Fonte: NBR 9077

Quanto ventilao
Dutos de entrada de ar
Espao no interior da edificao, que conduz ar puro, coletado ao nvel inferior desta, s escadas, antecmaras ou acessos, exclusivamente, mantendo-os, com isso, devidamente ventilados e livres de fumaa em caso de incndio. 1. ter a abertura de entrada de ar do duto junto ao piso ou no mximo a 15 cm deste, com rea mnima de 0,84 m2 e quando retangular obedecendo proporo mxima de 1:4 entre suas dimenses; 2. ter, entre as aberturas de entrada e sada de ar, a distncia vertical mnima de 2,00 m, medida eixo a eixo; 3. ter a abertura de entrada de ar situada no mximo a uma distncia de 3,00 m, medida em planta, da porta de entrada da escada; 4. ter paredes resistentes ao fogo por 2 h, no mnimo; 5. ter revestimento interno liso; 6. ter aberturas somente nas paredes que do para as antecmaras; 7. ter seo mnima calculada pela seguinte expresso: W = 0,105 N (onde W corresponde seo mnima, em m2 e N corresponde ao nmero de antecmaras ventiladas pelo duto). 8. ter, em qualquer caso, rea no inferior a 0,84 m2 e, quando de seco retangular, obedecer proporo mxima de 1:4 entre suas dimenses;

128

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

9. no ser utilizados para instalao de quaisquer equipamentos ou canalizaes; 10. ser totalmente fechados em sua extremidade superior; 11. ter abertura em sua extremidade inferior que assegure a captao de ar fresco respirvel, devendo esta abertura ser dotada de portinhola de tela ou venezianas de material incombustvel que no diminua a rea efetiva de ventilao, isto , sua seco deve ser aumentada para compensar a reduo; 12. a seco da parte horizontal inferior do duto de entrada de ar deve ser, no mnimo, igual do douto, em edifcios com altura inferior ou igual a 30 m e ser igual a 1,5 vez a rea da seco do trecho vertical do duto de entrada de ar em edificaes com mais de 30 m de altura; 13. a tomada de ar do duto de entrada de ar deve ficar, de preferncia, ao nvel do solo ou abaixo deste, longe de qualquer eventual fonte de fumaa em caso de incndio;

Dutos de sada de ar
Espao vertical no interior da edificao, que permite a sada, em qualquer pavimento, de gases e fumaa para o ar livre, acima da cobertura da edificao.
1. ter a abertura de sada de ar do duto respectivo situada junto ao piso, ou no mximo, a 15 cm deste, com rea mnima de 0,84 m2 e, quando retangular, obedecendo proporo mxima de 1:4 entre suas dimenses; 2. ter, entre as aberturas de entrada e sada de ar, a distncia vertical mnima de 2,00 m, medida eixo a eixo; 3. ter a abertura de sada de ar situada, no mximo, a uma distncia horizontal de 3,00 m, medida em planta, da porta de entrada da antecmara; 4. as paredes dos dutos de sada devem ser resistentes no mnimo a 2h de fogo; 5. possuir isolamento trmico e inrcia trmica equivalente, no mnimo, a uma parede de tijolos macios, rebocada, de 15 cm de espessura, quando atenderem a at 15 antecmaras, e de 23 cm de espessura, quando atenderem a mais de 15 antecmaras; 6. ter revestimento interno liso; 7. ter aberturas somente nas paredes que do para as antecmaras; 8. ter seo mnima calculada pela seguinte expresso: W = 0,105 N (onde W corresponde seco mnima, em m2 e N corresponde ao nmero de antecmaras ventiladas pelo duto); 9. ter, em qualquer caso, rea no inferior a 0,84 m2 e, quando de seco retangular, obedecer proporo mxima de 1:4 entre suas dimenses;

129

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


10. elevar-se 3,00 m acima do eixo da abertura da antecmara do ltimo pavimento servido pelo eixo, devendo seu topo situar-se a 1,00 m acima de qualquer elemento construtivo existente sobre a cobertura; 11. ter, quando no forem totalmente abertos no topo, aberturas de sada de ar com rea efetiva superior ou igual a 1,5 vez a rea de seco do duto, guarnecidas, ou no, por venezianas ou equivalentes, devendo estas aberturas ser dispostas em, pelo menos, duas das faces opostas e se situarem em nvel superior a qualquer elemento construtivo do prdio (reservatrios, casas de mquinas, cumeeiras, muretas e outros); 12. no ser utilizados para a instalao de quaisquer equipamentos ou canalizaes 13. ser fechados na base.
Tabela 7 - Seo mnima dos dutos de sadas e2 entrada de ar calculada pela seguinte expresso: = 0,105 N (onde corresponde seo mnima, em m e N corresponde ao nmero de antecmaras ventiladas pelo duto)

N
06 07 08 09 10

0,84 0,84 0,84 0,945 1,05

N
11 12 13 14 15

1,155 1,26 1,365 1,47 1,575

N
16 17 18 19 20

1,68 1,785 1,89 1,995 2,10

N
21 22 23 24 25

2,205 2,31 2,415 2,522 2,625

N
26 27 28 29 30

2,73 2,835 2,94 3,045 3,15

Fonte: NBR 9077

Escada prova de fumaa pressurizada (PFP)


uma escada prova de fumaa, em que a condio de estanqueidade fumaa obtida por mtodo de pressurizao. A pressurizao consiste em fornecer um suprimento de ar para a escada ou antecmara, mantendo-as a presso mais alta do que os espaos adjacentes, preservando um fluxo de ar para o exterior da edificao por meio das vias de escape de ar. O objetivo criar um gradiente de presso (e, consequentemente, um fluxo de ar) tendo uma presso mais alta nas sadas de emergncia (escadas, antecmaras, sagues ou corredores) e uma presso progressivamente decrescente nas reas fora da rota de fuga, a fim de impedir que a fumaa e os gases txicos do incndio dificultem o abandono da edificao. Da definio de mtodo de pressurizao podemos claramente identificar alguns componentes bsicos das escadas PFP. So eles: sistema de deteco e acionamento; suprimento mecnico de ar externo; trajetria (ou via) de escape de ar; e fonte de energia garantida. Torna-se necessrio determinar no apenas onde ser introduzido o suprimento de ar fresco, mas tambm por onde sair este ar e que rotas sero utilizadas no processo. Alm disso, preciso ter em mente que o sistema depende de uma fonte de energia autnoma que lhe confira confiabilidade, bem como um sistema de deteco e alarme de incndio que faa o acionamento do sistema de pressurizao. Para efeitos normativos as escadas prova de fumaa pressurizadas podem sempre substituir as escadas enclausuradas prova de fumaa ventiladas naturalmente. exceo da antecmara e dutos de entrada e sada de ar, a escada prova de fumaa pressurizada deve seguir as demais

130

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

recomendaes para a escada prova de fumaa, isto , as caractersticas gerais de construo, guarda-corpo e corrimo, degraus e patamares devem obedecer ao prescrito anteriormente em 5.4.3 para escadas PF. Nesta seo, trataremos mais dos aspectos especficos da pressurizao mecnica das escadas PFP. Antes, porm, preciso esclarecer que o sistema de pressurizao pode ser projetado para operar somente em caso de emergncia ou, alternativamente, manter um nvel baixo de pressurizao para funcionamento contnuo com previso para um nvel maior de pressurizao, que entrar em funcionamento apenas em situao de emergncia. Esta ltima possibilidade chamada de sistema de pressurizao em dois estgios enquanto que a primeira conhecida como sistema de pressurizao em um estgio ou estgio nico. De maneira geral o sistema em dois estgios considerado prefervel porque alguma medida de proteo estar permanentemente em operao e, portanto, qualquer propagao de fumaa nas etapas iniciais de um incndio ser prevenida. Alm de promover a renovao do ar no volume da escada. No dimensionamento desta escada dever ser observado a NBR 14.880/2002 e as legislaes Estaduais contra incndio e pnico.
Figura 52. Esquema do sistema de pressurizao

Fonte: NBR 9077

131

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


A NBR no 14.880/2002 prev acionamento do sistema de pressurizao por meio do alarme manual somente para edificaes residenciais at 60m de altura. Consequentemente, a opo pela escada PFP implica, necessariamente, na adoo do sistema automtico de deteco e alarme de incndio.

Quanto ao sistema de deteco e acionamento


O sistema de pressurizao deve ser acionado por meio do sistema automtico de deteco e alarme de incndio (usando detectores de fumaa) ou do sistema manual de alarme de incndio (acionadores manuais ou botoeiras) Os parmetros normativos aos quais o sistema de deteco e alarme de incndio deve obedecer esto previstos na NBR 9.441/1998. Adicionalmente, o sistema atender aos seguintes itens: 1. os acionadores manuais de alarme devem, de forma complementar, acionar o sistema de pressurizao em situao de emergncia; 2. um acionador manual do tipo liga deve ser sempre instalado em cada um dos locais a seguir descritos: na sala de controle central de servios do edifcio, no compartimento do ventilador de pressurizao, na portaria ou guarita de entrada do edifcio; 3. a parada do sistema de pressurizao, em situao de emergncia, somente poder ser realizada de modo manual no painel de controle dos ventiladores; e 4. o painel da central de comando de deteco e alarme deve indicar o setor atingido, no sendo permitido que um lao de deteco e alarme supervisione mais de um pavimento, exceto para os edifcios residenciais, onde um lao pode supervisionar at cinco pavimentos.

Quanto ao suprimento de ar e suas rotas de vazamento


O princpio mais importante que deve ser entendido que para manter um ambiente (A) com uma presso mais elevada que um outro espao adjacente (B), interligados, por exemplo, por uma porta fechada, mas com pontos de vazamentos (frestas), ser preciso uma rota de vazamento a partir do espao adjacente (B) para que seja possvel manter um fluxo de ar contnuo de um ambiente para outro (de A para B). Se no houver uma rota de vazamento a partir do ambiente B, o ar introduzido em A elevaria a presso de ambos os espaos at o mesmo nvel, acima da presso dos demais espaos adjacentes. Desse modo, no seria possvel impedir que a fumaa de um incndio em um cmodo B invadisse o ambiente A. preciso, portanto, na elaborao da pressurizao: a. identificar os espaos a serem pressurizados e considerar a interao com espaos no pressurizados; b. definir a forma de operao do sistema (um ou dois estgios) e verificar o diferencial de presso a ser adotado (O diferencial de presso para estgio nico 50 Pa. Para estgio duplo, o primeiro opera em 15 Pa e o segundo em 50 Pa);

132

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

c. identificar todas as rotas de vazamento por meio das quais o ar poder sair do espao pressurizado e determinar a taxa de vazamento (vazo) de ar para o diferencial de presso apropriado; d. aos fluxos determinados anteriormente, somar um percentual para compensar as hipteses de clculo do suprimento de ar (25%) e os vazamentos em dutos (15% ou 25%); e. estimar a velocidade do ar por meio de uma porta aberta (1 m/s ou 4 m/s); f. definir o posicionamento das grelhas de insuflao nos ambientes pressurizados; g. definir a localizao da tomada de ar; h. dimensionar a capacidade do ventilador e o tamanho dos dutos; i. determinar o mtodo de escape do ar de pressurizao; e j. elaborar projeto de deteco automtica e alarme de incndio. O suprimento de ar necessrio para obter certo diferencial de presso determinado pelo escape de ar para fora do espao a ser pressurizado, quando o ar passa por meio de uma restrio, como, por exemplo, as frestas ao redor de uma porta. A relao entre a vazo de ar, a rea da restrio e o diferencial de presso dada por uma equao. importante assegurar que todo o ar de pressurizao saia do edifcio em locais e condies compatveis com os critrios adotados no projeto de pressurizao. Existem quatro mtodos possveis: escape do ar pelas janelas; instalao de aberturas na periferia do edifcio; poos verticais; e extrao mecnica.

Quanto s instalaes e aos equipamentos


A instalao e os equipamentos associados a um sistema de pressurizao consistem de disposies relativas tomada de ar; ventilador com seu sistema eltrico prprio; dutos de distribuio de ar; grelhas de insuflao de ar (terminais dos dutos); dispositivos automticos ou manuais para acionar a condio de emergncia no sistema; escape do ar utilizado para pressurizao. 1. Todos os componentes do sistema de pressurizao devem ser protegidos contra o fogo por, no mnimo, 2h. 2. Deve ser assegurado o fornecimento de energia eltrica para o sistema de pressurizao durante o incndio. O fornecimento de energia alternativa deve ser provido por meio de grupo motogerador automatizado com autonomia mnima de 4h de funcionamento. 3. Nas situaes em que dispensvel o uso de geradores (de acordo com o quadro 4 da NBR no 14.880), o circuito de fora dos ventiladores de pressurizao deve

133

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


ser conectado linha de alimentao eltrica do edifcio antes da chave geral, de forma que, caso venha a ser desativada, no provoque o desligamento do sistema de pressurizao. 4. Em edificaes com mais de uma escada enclausurada pressurizada, devem-se utilizar sistemas independentes de pressurizao para cada escada, exceto nos casos em que ocupem um espao aberto comum. 5. No podem existir em um mesmo edifcio escadas pressurizadas e no pressurizadas que atendam aos mesmos espaos, exceto quando for comprovada a no interferncia de uma sobre a outra, com relao ao arraste de fumaa pela rota de fuga. 6. O ventilador, motor eltrico e componentes eltricos, eletrnicos e de controle localizados prximos ao motor, devem ser alojados em compartimentos de uso exclusivo, resistentes ao fogo por 2h, no mnimo, e dotados de porta corta fogo (P90). 7. Devem ser previstos conjuntos motoventiladores em duplicata, sendo um operante e outro reserva. 8. O equipamento reserva dispensado para edifcios residenciais com at 60m de altura, para edifcios de escritrios com at 45m de altura e para edificaes escolares com at 9m de altura. 9. necessrio que o suprimento de ar usado para pressurizao nunca esteja em risco de contaminao por fumaa. 10. Os pontos de tomada de ar devem ser posicionados no pavimento trreo ou prximos deste. 11. A tomada de ar deve ser protegida por filtro de partculas (classe G-1 da NBR n 6.401) do tipo metlico lavvel para sistemas de dois estgios e por tela metlica para sistemas de estgio nico. 12. O uso da tomada de ar ao nvel da cobertura s admitido para o caso de adequao de edificao existente, na qual no haja a possibilidade de se cumprir o especificado anteriormente. 13. Nos edifcios com vrios pavimentos, a disposio preferida para um sistema de distribuio de ar para pressurizao consiste em um duto vertical que corre adjacente aos espaos pressurizados. 14. Os dutos devem, de preferncia, ser construdos em chapas de metal laminado. Dutos de alvenaria podem ser utilizados, desde que somente para a distribuio do ar de pressurizao e que sua superfcie interna seja rebocada ou revestida com chapas metlicas ou outro material incombustvel, de modo a se obter uma superfcie lisa e estanque a vazamentos.

134

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

15. Os dutos e seus elementos de ancoragem, tanto para tomada de ar quanto para sua distribuio, devem ter caractersticas construtivas que garantam sua resistncia ao fogo por, no mnimo, 2h ou estar protegidos de forma a obter caractersticas semelhantes. 16. O sistema de insuflao de ar localizado pode ser utilizado apenas nos casos de adequao de edificaes existentes que comprovadamente no disponham de duto vertical para distribuio de ar ao longo da escada a ser pressurizada. 17. Para a pressurizao de uma escada de emergncia deve ser previsto o emprego de vrias grelhas de insuflao localizadas a intervalos regulares por toda a altura da escada e posicionadas de modo a haver uma distncia mxima de dois pavimentos entre grelhas adjacentes. 18. Deve ser previsto um dispositivo (registro de sobrepresso ou sistema de modulao da capacidade dos ventiladores) o qual impea que a presso no interior da escada se eleve acima de 60 Pa.

Rampas
Parte inclinada de uma rota de sada, que se destina a unir dois pavimentos. Quanto obrigatoriedade: obrigatrio o uso de rampas: 1. para unir dois pavimentos de diferentes nveis em acessos a reas de refgio em edificaes dos grupos H-2 e H-3; 2. na descarga e acesso de elevadores de emergncia; 3. sempre que a altura a vencer for inferior a 0,48 cm, j que so vedados lanos de escadas com menos de trs degraus; 4. para unir o nvel externo ao nvel do saguo trreo das edificaes em que houver usurios de cadeiras de rodas.

Condies de atendimento
1. as rampas no podem terminar em degraus ou soleiras, devendo ser precedidas e sucedidas sempre por patamares planos; 2. os patamares das rampas devem ser sempre em nvel, tendo comprimento mnimo de 1,10 m, medidos na direo de trnsito, sendo obrigatrios sempre que houver mudana de direo ou quando a altura a ser vencida ultrapassar 3,70 m;

135

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


3. as rampas podem suceder um lano de escada no sentido descendente de sada, mas no podem preced-lo; 4. no permitida a colocao de portas em rampas, estas devem estar situadas em patamares planos, com largura no inferior da folha da porta de cada lado do vo; 5. o piso deve ser antiderrapante; 6. a declividade mxima das rampas externas edificao deve ser de 10% (1:10); 7. a declividade mxima das rampas internas deve ser de 10% nas ocupaes A, B, E, F e H; 8. a declividade mxima das rampas internas deve ser de 12,5% nas ocupaes C, I e J (sendo que a largura deve ser aumentada em 25% quando a sada for ascendente) e tambm nas ocupaes D e G, quando o sentido de sada for descendente, caso contrrio a inclinao de 10%; 9. as exigncias de guardas, corrimos, ausncia de obstculos e outros dos acessos aplicam-se, com as devidas alteraes, s rampas.

rea de refgio
Parte de um pavimento separada do restante por paredes e portas corta-fogo, tendo acesso direto, cada uma delas a uma escada de emergncia. 1. a estrutura dos prdios dotados de rea de refgio deve ter resistncia a 4h de fogo; 2. as larguras das sadas de emergncia de edificaes dotadas de rea de refgio podem ser reduzidas metade, respeitando-se a largura mnima estabelecida em norma; 3. em ocupaes H-1 e H-2 deve haver tantas compartimentaes quantas forem necessrias para que as reas de refgio no tenham reas superiores a 2000 m; 4. a comunicao entre reas de refgio e/ou entre estas e as sadas nas ocupaes H-1, H-2 e E-6 deve ser em nvel ou em rampas; 5. a obrigatoriedade de reas de refgio definida na NT-01, de acordo com a destinao, para alturas superiores a 60m, no entanto a NBR 9077/ABNT exige para ocupaes H-2 e H-3 com altura superior a 6m e H-1, H-2 e E com rea total superior a 5000 m.

136

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

Elevadores de emergncia
1. obrigatria a instalao de elevadores de emergncia em todas as edificaes com mais de 20 pavimentos, excetuadas as de classe de ocupao G-1, e em torres exclusivamente monumentais de ocupao F-2; 2. devem atender a todas as normas de segurana previstas nas NBR 5410 e NBR 7192; 3. ter sua caixa enclausurada por paredes resistentes a 4 h de fogo; 4. ter suas portas metlicas abrindo para antecmara ventilada, para varanda, para hall enclausurado e pressurizado, para patamar de escada pressurizada ou local anlogo do ponto de vista de segurana contra fogo e fumaa; 5. ter circuito de alimentao de energia eltrica com chave prpria independente da chave geral do edifcio; possuindo este circuito chave reversvel no piso da descarga, que possibilite que ele seja ligado a um gerador externo na falta de energia eltrica na rede pblica; 6. o painel de comando deve estar localizado no pavimento da descarga; 7. o painel de comando deve possuir chave de comando de reverso para permitir a volta do elevador a este piso, em caso de emergncia; 8. o painel de comando deve possuir dispositivo de retorno e bloqueio dos carros no pavimento de descarga, anulando as chamas existentes, de modo que as respectivas portas permaneam abertas, sem prejuzo do fechamento dos vos do poo nos demais pavimentos; 9. o painel de comando deve possuir duplo comando automtico e manual reversvel, mediante chamada apropriada; 10. nas ocupaes institucionais H-2 e H-3, o elevador de emergncia deve ter cabine com dimenses apropriadas para o transporte de maca; 11. as caixas de corrida e casas de mquinas dos elevadores de emergncia devem ser enclausuradas e totalmente isoladas das caixas de corrida e casas de mquinas dos demais elevadores.

Descarga
Parte da sada de emergncia de uma edificao, que fica entre a escada e a via pblica ou rea externa em comunicao com a via pblica, pode ser constituda por corredor ou trio enclausurado, rea em pilotis ou corredor a cu aberto. 1. O corredor ou trio enclausurado deve ter portas corta-fogo, quando a escada for prova de fumaa, ou resistentes a 30 min de fogo, quando a escada for enclausurada

137

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


protegida, isolando-o de todo o compartimento que com ele se comunique, tais como apartamentos, salas de medidores e outros. 2. Admite-se que a descarga seja feita por meio do saguo no enclausurado, quando o final da descarga, neste hall ou saguo, localizar-se a menos de 4,0 m de rea em pilotis, fachada ou alinhamento predial. 3. A rea em pilotis que servir como descarga deve no ser utilizvel como estacionamento de veculos de qualquer natureza, sendo, quando necessrio, dotada de divisores fsicos que impeam tal utilizao. 4. A rea em pilotis tambm deve ser mantida livre e desimpedida, no podendo ser utilizada como depsito de qualquer natureza. 5. No dimensionamento da descarga, devem ser consideradas todas as sadas horizontais e verticais que pra ela convergirem.
Figura 53. Descarga

Fonte: NBR 9077

Dimensionamento das sadas de emergncia


Para finalizar, calculam-se as larguras, tomando-se por base o quadro da NBR no 9077 abaixo descritas. A largura das sadas deve ser dimensionada em funo do nmero de pessoas que por elas transitem, observando os seguintes critrios:

138

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

a) os acessos so dimensionados em funo dos pavimentos que servirem populao; b) as escadas, rampas e descargas so dimensionadas em funo do pavimento de maior populao, o qual determina as larguras mnimas para os lanos correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido de sada.

O clculo da largura das sadas feito por meio de uma frmula: N=P/C, na qual N o nmero de unidades de passagem, arredondado para nmero inteiro; P a populao conforme letra b) acima, obtida conforme critrio do quadro 17; e C a capacidade da unidade de passagem, tambm obtida do quadro 17. J foi visto anteriormente que unidade de passagem (UP) a largura mnima para a passagem de uma fila de pessoas (fixada em 0,55m). Por outro lado, a capacidade da unidade de passagem a quantidade de pessoas que passa por essa unidade em um minuto, ou seja, C representa o fluxo de pessoas que a rota de fuga capaz de suportar por minuto. Para dimensionar as sadas de uma edificao devemos consultar os quadros abaixo, retirados da NBR no 9077/1993. 1. Classificar a edificao quanto a sua ocupao, usando o quadro 17;
Quadro 17. Classificao das edificaes quanto sua ocupao

Grupo

Ocupao/uso
Residencial

Diviso
A-1 A-2 A-3

Descrio
Habitaes unifamiliares Habitaes multifamiliares Habitaes coletivas (grupos sociais equivalentes famlia)

Exemplos
Casas trreas ou assobradadas, isoladas ou no. Edifcios de apartamentos em geral. Pensionatos, internatos, mosteiros, conventos, residenciais geritricos. Hotis, motis, penses, hospedarias, albergues, casas de cmodos. Hotis e assemelhados com cozinha prpria nos apartamentos (incluem-se apart-hotis, hotis residenciais). Armarinhos, tabacarias, mercearias, fruteiras, butiques e outros. Edifcios de lojas, lojas de departamentos, magazines, galerias comerciais, supermecados em geral, mercados e outros. Centros de compras em geral (shopping centers). Escritrios administrativos ou tcnicos, consultrios, instituies financeiras (no includas em D-2), reparties pblicas, cabeleireiros, laboratrios de anlises clnicas sem internao, centros profissionais e outros. Agncias bancrias e assemelhados. Lavanderias, assistncia tcnica, reparao e manuteno de aparelhos eletrodomsticos, chaveiros, pintura de letreiros e outros.

Servios de hospedagem B

B-1 B-2

Hotis e assemelhados Hotis residenciais

Comercial varejista C

C-1 C-2

Comrcio em geral, de pequeno porte Comrcio de grande e mdio portes Centros comerciais Locais para prestao de servios profissionais ou conduo de negcios

C-3 Servios profissionais, pessoais e tcnicos D-1

D D-2 D-3 Agncias bancrias Servios de reparao (exceto os classificados em G e I)

139

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

Educacional e cultura fsica

E-1 E-2 E-3

Escolas em geral Escolas especiais Espao para cultura fsica

E E-4 E-5 E-6 Locais de reunio de pblico F-1 F-2 F-3 F-4 F F-5 F-6 Centro de treinamento profissional Pr-escolas Escolas para portadores de deficincias Locais onde h objetos de valor inestimvel Templos e auditrios Centros esportivos Estaes e terminais de passageiros Locais para produo e apresentao de artes cnicas Clubes sociais

Escolas de primeiro, segundo e terceiro graus, cursos supletivos e pr-universitrios e outros. Escolas de artes e artesanatos, de lnguas, de cultura geral, de cultura estrangeira. Locais de ensino e/ou prticas de artes marciais, ginstica (artstica, dana, musculao e outros), esportes coletivos (tnis, futebol e outros no includos em F-3), sauna, casas de fisioterapias e outros. Escolas profissionais em geral. Creches, escolas maternais, jardins-de-infncia. Escolas para excepcionais, deficientes visuais e auditivos e outros. Museus, galerias de arte, arquivos, bibliotecas e assemelhados. Igrejas, sinagogas, templos e auditrios em geral. Estdios, ginsios e piscinas cobertas com arquibancadas, arenas em geral. Estaes rodoferrovirias, aeroportos, estaes de transbordo e outros. Teatros em geral, cinemas, peras, auditrios de estdios de rdio e televiso e outros. Boates e clubes noturnos em geral, sales de baile, restaurantes danantes, clubes sociais e assemelhados. Circos e assemelhados. Restaurantes, lanchonetes, bares, cafs, refeitrios, cantinas e outros. Garagens automticas.

F-7 F-8 Servios automotivos G-1 G-2

Construes provisrias Locais para refeies Garagens sem acesso de pblico e sem abastecimento Garagens com acesso de pblico e sem abastecimento

G-3 G-4

G-5

Servios de sade e institucionais

H-1

H-2

H-3

H-4

H-5

Garagens coletivas no automticas em geral, sem abastecimento (exceto para veculos de carga e coletivos). Locais dotados de Postos de abastecimento e servio, garagens (exceto abastecimento de combustvel para veculos de carga e coletivos). Servios de conservao, Postos de servio sem abastecimento, oficinas de manuteno e reparos conserto de veculos (exceto de carga e coletivos), borracharia (sem recauchutagem). Servios de manuteno em Oficinas e garagens de veculos de carga e coletivos, veculos de grande porte e mquinas agrcolas e rodovirias, retificadoras de retificadoras em geral motores. Hospitais veterinrios e Hospitais, clnicas e consultrios veterinrios e assemelhados assemelhados (inclui-se alojamento com ou sem adestramento). Locais onde pessoas requerem Asilos, orfanatos, abrigos geritricos, reformatrios, cuidados especiais por limitaes sem celas e outros. fsicas ou mentais Hospitais e assemelhados Hospitais, casas de sade, prontos-socorros, clnicas com internao, ambulatrios e postos de atendimento de urgncia, postos de sade e puericultura e outros. Prdios e instalaes vinculados Quartis, centrais de polcia, delegacias distritais, s foras armadas, polcias civil postos policiais e outros. e militar Locais onde a liberdade das Hospitais psiquitricos, reformatrios, prises em pessoas sofre restries geral e instituies assemelhadas.

140

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

Industrial, comercial de alto risco, atacadista e depsitos

I-1

Locais onde as atividades exercidas e os materiais utilizados e/ou depositados apresentam grande potencial de incndio. Locais onde a carga combustvel no chega a 50kg/ m2 ou 1200MJ/m2 e que no se enquadram em I-3 Locais onde as atividades exercidas e os materiais utilizados e/ou depositados apresentam grande potencial de incndio. Locais onde a carga combustvel ultrapassa 50kg/m2 ou 1200MJ/ m2 e que no se enquadram em I-3. Depsitos sem contedo especfico Locais onde h alto risco de incndio pela existncia de quantidade suficiente de materiais perigosos

Atividades que manipulam e/ou depositam os materiais classificados como de MDIO risco de incndio, tais como fbricas em geral, onde os materiais utilizados no so combustveis e os processos no envolvem a utilizao intensiva de materiais combustveis.

I-2

Atividades que manipulam e/ou depositam os materiais classificados como de GRANDE risco de incndio, tais como marcenarias, fbricas de caixas, colches, subestaes, lavanderias a seco, estdios de TV, impressoras, fbrica de doces, heliportos, oficinas de conserto de veculos e outros.

I-3

Fbrica e depsitos de explosivos, gases e lquidos inflamveis, materiais oxidantes e outros definidos pelas normas brasileiras, tais como destilarias, refinarias, elevadores de gros, tintas, borracha e outros. Edificaes que armazenam, exclusivamente, tijolos, pedras, areias, cimentos, metais e outros materiais incombustveis.

Depsitos de baixo risco

Depsitos sem risco de incndio expressivo


Fonte: NBR 9077

2. Classificar a edificao quanto a sua altura, conforme quadro 18;


Quadro 18. Classificao das edificaes quanto altura

Tipo de edicao Cdigo


K L M N O

Denominao
Edificaes trreas Edificaes baixas Edificaes de mdia altura Edificaes mediamente altas Edificaes altas O-1 O-2

Alturas contadas da soleira de entrada ao piso do ltimo pavimento, no considerada edculas no tico destinadas a casas de mquinas e terraos descobertos (H) Altura contada entre o terreno circundante e o piso da entrada igual ou inferior a 1,00 m. H < 6,00 m 6,00 < H < 12,00 m 12,00 < H < 30,00 m H > 30,00 m Edificaes dotadas de pavimentos recuados em relao aos pavimentos inferiores, de tal forma que as escadas dos bombeiros no possam atingi-las, ou situadas em locais onde impossvel o acesso de viaturas de bombeiros, desde que sua altura seja H > 12,00 m.

Fonte: NBR 9077

3. Classificar a edificao quanto a suas dimenses de rea em planta, de acordo com o quadro 19;

141

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


Quadro 19. Classificao das edificaes quanto s suas dimenses em planta

Natureza do enfoque

Cdigo
P Q R S T U V W
Fonte: NBR 9077

Classe da edicao
De pequeno pavimento De grande pavimento Com pequeno subsolo Com grande subsolo Edificaes pequenas Edificaes mdias Edificaes grandes Edificaes muito grandes

Parmetros de rea (m2)


Sp < 750 Sp 750 Ss < 500 Ss > 500 St < 750 750 < St < 1500 1500 < St < 5000 At > 5000

Quanto rea do maior pavimento (Sp) Quanto rea dos pavimentos atuados abaixo da soleira de entrada (Ss) Quanto rea total St (soma das reas de todos os pavimentos da edificao)

4. Determinar o nmero de sadas e o tipo de escadas pela tabela 8;


Tabela 8 Nmero de sadas e tipos de escadas

Dimenso
Altura

P (rea de pavimento < 750 m2) K L No 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 1 1 2 + 2 2 2 1 M Esc. No NE NE NE NE NE NE NE NE NE NE NE NE NE NE NE NE NE + NE NE NE 1 1 1 1 1 1 2 1 1 1 1 1 1 2 1 1 2 + 2 2 2 Esc. NE NE NE EP EP NE NE EP NE NE NE NE EP EP EP NE + EP EP EP EP N No 1 1 2 2 2 2 2 1 1 1 1 2 2 2 2 + 2 2 2 sc. EP EP PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF + PF PF PF O K L No 1 1 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 + 2 2 3 2

Q (rea de pavimento > 750 m2) M Esc. NE NE NE NE EP NE NE NE NE NE NE NE NE NE NE EP NE NE + EP EP NE EP No 1 2* 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 + 2 2 3 2 N Esc. No NE NE NE EP EP EP EP EP EP EP EP EP EP EP EP EP EP EP + EP EP EP EP 2* 2 2 2 2 2 3 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 + 2 2 2


O

Ocupao Gr
Div

No 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 1 1 2 + 2 2 2 1

No Esc. No 1 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 3 2 2 2 2 2 + 2 2 2 PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF + PF PF PF 1 1 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 + 2 2 3 2

Esc. No EP EP PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF + PF PF PF 2* 2 2 2 2 3 4 2 3 3 3 3 3 3 2 2 2 + 3 2 2

Esc. PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF PF + PF PF PF

A B C D E

A-1 A-2* A-3 B-1 B-2 C-1 C-2 C-3 E-1 E-2 E-3 E-4 E-5 E-6

EP** 1

EP** 1

F-1 F-2 F-3 F-4 F-5 F-6 F-7 F-8

EP** 2

EP** 2

Fonte: NBR 9077

142

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

Dimenso
Altura

P (rea de pavimento < 750 m2) K N 1 1 1 1 1 1 1 2 + + 2 2 2 1


o

Q (rea de pavimento > 750 m2) K Esc. N EP EP PF PF PF PF + + PF PF PF PF 2 2 2 2 2 2 2 2 + + 2 2 2 2


o

L N 1 1 1 1 1 1 1 2 + + 2 2 2 1
o

M Esc. N NE NE NE NE NE NE NE EP + + NE NE NE NE 1 1 1 1 1 1 1 2 + + 2 2 2 1
o

N Esc. NE NE NE NE NE EP EP + + NE PF NE N 1 1 1 1 2 + + 2 2 1
o

O Esc. NE EP PF EP PF PF + + EP PF PF NE N 1 1 1 1 1 2 + + 2 2 3 2
o

L N 2 2 2 2 2 2 2 2 + + 2 2 2 2
o

M Esc. N NE NE NE NE NE NE NE EP + + NE NE EP NE 2 2 2 2 2 2 2 2 + + 2 2 2 2
o

N Esc. N NE NE EP EP EP NE EP EP + + EP PF PF EP 2 2 2 2 2 2 + + 2 2 3 2
o

O Esc. No NE EP PF PF PF PF + + PF PF PF PF 2 2 2 2 2 3 + + 2 2 3 2 Esc. EP PF PF PF PF PF + + PF PF PF PF

Ocupao Gr Div G-1 G-2 G-3 G-4 G-5

EP** 1

H-1 H-2 H-3 H-4 H-5

I J

I-1 I-2 I-3 -

PF*** 2

Fonte: NBR 9077

Legenda:
+ ocupao no coberta por esta Norma; * ressalvado o disposto em 4.5.3.2, que admite sada nica nas habitaes multifamiliares (A-2), no havendo mais de quatro unidades autnomas por pavimento; ** em edificaes com rea total inferior a 750 m2, admite-se o uso de escadas no enclausuradas (NE); *** as escadas prova de fumaa (PF) podem ser substitudas por escadas pressurizadas, conforme 4.7.15; 5 Calcular a populao do ambiente e dimensionar a largura das sadas de acordo com quadro 20 (N = P/C);

5. Determinar a populao e a quantidade de unidades de passagem por meio do quadro 20;


Quadro 20. Dados para dimensionamento das sadas

Ocupao Populao ( 1 ) Grupo


A B C D E

Capacidade da unidade de passagem Acessos e descargas Escadas ( 2 ) e rampas Portas

Diviso
A-1 e A-2 A-3 E-1, E-2, E-3 e E-4 E-5, E-6

2 pessoas por dormitrio ( 3 ) 2 pessoas por dormitrio e 1 pessoa por 4 m2 de rea de alojamento ( 4 )
1 pessoa por 15 m2 de rea ( 5 e 7 ) 1 pessoa por 3,00 m2 de rea ( 5 e 10 ) 1 pessoa por 7,00 m2 100
(6)

60

45

100

60 22

100 30

1 pessoa por 1,5 m de rea


2

1 pessoa por 1,5 m2 de rea ( 6 )

30

143

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

Ocupao Populao ( 1 ) Grupo Diviso


F-1 F F-2, F-5, F-8 F-3, F-6, F-7 F-4 G G-1, G-2 e G-3 G-4 e G-5 H-1 H-2 H H-3 H-4 e H-5 I J -

Capacidade da unidade de passagem Acessos e descargas Escadas ( 2 ) e rampas Portas

1 pessoa por 3,00 m2 de rea 1 pessoa por m2 de rea ( 5 e 7 ) 2 pessoas por m2 de rea ( 7 ) + (9) 1 pessoa por 40 vagas de veculo
1 pessoa por 20 m2 de rea ( 5 ) 100 60 60 45 100 100 100 75 100

1 pessoa por 7 m2 de rea ( 5 ) 2 pessoas por dormitrio e 1 pessoa por 4 m2 de rea de alojamento ( 5 )
(3)

1,5 pessoa por leito + 1 pessoa por 7,00 m2 de rea de ambulatrio ( 8 ) + (9)
1 pessoa por 10,00 m2 de rea 1 pessoa por 30,00 m2 de rea ( 10 )

30

22

30

60 100

45 60

100 100

1 Os parmetros dados neste quadro so os mnimos aceitveis para o clculo da populao. Em projetos especficos, devem ser cotejados com os obtidos em funo da localizao de assentos, mquinas, arquibancadas e outros, e adotados os mais exigentes, para maior segurana. 2 As capacidades das unidades de passagem (ver nota 3.54) em escadas e rampas estendem-se por lanos retos e sada descendente. Nos demais casos, devem sofrer reduo, como abaixo especificado. Estas percentagens de reduo so cumulativas, quando for o caso: a) lanos curvos de escadas (com degraus ingrauxidos): reduo de 10%; b) lanos ascendentes de escadas, com degraus at 17 cm de altura: reduo de 10%; c) lanos ascendentes de escada com degraus at 17,5 cm de altura: reduo de 15%; d) lanos ascendentes de escadas com degraus at 18 cm de altura: reduo de 20%; e) rampas ascendentes, declividade at 10%: reduo de 1% por grau percentual de inclinao (1% a 10%); f) rampas ascendentes de mais de 10% (mximo 12,5%): reduo de 20%. 3 Em apartamentos de at 2 dormitrios, a sala deve ser considerada como dormitrio; em apartamentos maiores, as salas de costura, gabinetes e outras dependncias que possam ser usadas como dormitrios (inclusive para empregadas) so consideradas como tais. Em apartamentos mnimos, sem divises em planta, considera-se uma pessoa para cada 6 m2 de rea de pavimento. 4 Alojamento = dormitrio coletivo, com mais de 10,00 m2. 5 Por rea entende-se a rea de pavimento que abriga a populao em foco, conforme 3.7; quando discriminado o tipo de rea (p. ex.: rea de alojamento), a rea til interna da dependncia em questo. 6 Auditrios e assemelhados, em escolas, bem como sales de festas e centros de convenes em hotis so considerados nos grupos de ocupao F-2, F-6 e outros, conforme o caso. 7 As cozinhas e suas reas de apoio, nas ocupaes F-6 e F-8, tm sua ocupao admitida como no grupo D, isto , 1 pessoa por 7 m2 de rea. 8 Em hospitais e clnicas com internamento (H-3) que tenham pacientes ambulatoriais, acresce-se rea calculada por leito a rea de pavimento correspondente ao ambulatrio, na base de 1 pessoa por 7 m2. 9 O smbolo + indica a necessidade de consultar normas e regulamentos especficos (no cobertos por esta Norma). 10 A parte de atendimento ao pblico de comrcio atacadista deve ser considerada como do grupo C.
Fonte: NBR 9077

144

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

6. Classificar a edificao quanto a suas caractersticas construtivas usando o quadro 21;


Quadro 21 Classificao das edificaes quanto s suas caractersticas construtivas

Cdigo
X

Tipo
Edificaes em que a propagao do fogo fcil Edificaes com mediana resistncia ao fogo

Especicao
Edificaes com estrutura e entrepisos combustveis Edificaes com estrutura resistente ao fogo entre os pavimentos

Exemplos
Prdios estruturados em madeira, prdios com entrepisos de ferro e madeira, pavilhes em arcos de madeira laminada e outros. Edificaes com paredes-cortinas de vidro (cristaleiras); edificaes com janelas sem peitoris (distncia entre vergas e peitoris das aberturas do andar seguinte menor que 1,00 m); lojas com galerias elevadas e vos abertos e outros. Prdios com concreto armado calculado para resistir ao fogo, com divisrias incombustveis, sem divisrias leves, com parapeitos de alvenaria sob as janelas ou com abas prolongando os entrepisos e outros.

Edificaes em que a propagao do fogo difcil

Prdios com estrutura resistente ao fogo e isolamento entre pavimentos

Fonte: NBR 9077

7. Determinar a distncia mxima a percorrer at se atingir um local seguro (espao livre exterior, rea de refgio, escada protegida ou prova de fumaa), usando o quadro 22;
Quadro 22. Distncias mximas a serem percorridas em metros Tipo de edicao Grupo e diviso de ocupao Sem chuveiros automticos

Com chuveiros automticos


Sada nica Mais de 1 sada 35 m 45 m 55 m 65 m

Sada nica
10 m 20 m 30 m 40 m

Mais de 1 sada
20 m 30 m 40 m 50 m

X Y Z

Qualquer Qualquer C, D, E, F, G-3, G-4, G-5, H, I A, B, G-1, G-2, J

25 m 35 m 45 m 55 m

Fonte: NBR 9077

Exemplo: Dimensionar as sadas de emergncia para um edifcio de escritrios com 12 pavimentos (500m de rea, cada) e trreo. O p-direito do trreo de 4,5m e dos demais pavimentos, 2,5m. A fachada do prdio toda envidraada (pele ou cortina de vidro). Soluo: Seguir os sete passos especificados a seguir. 1. Classificar a edificao quanto sua ocupao, usando o quadro 17. A edificao classificada como D-1.

145

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


2. Classificar a edificao quanto sua altura, conforme quadro 18. A altura : h = 11*2,5 + 4,5 = 32,0m. Portanto, classifica-se em O-1. 3. Classificar a edificao quanto a suas dimenses de rea em planta, de acordo com o quadro 19. Conforme informado, o pavimento menor que 750m, ou seja, P. 4. Determinar o nmero de sadas e o tipo de escadas pela tabela 8. Basta cruzar os dados para obter uma escada enclausurada do tipo prova de fumaa. 5. Calcular a populao do ambiente e dimensionar a largura das sadas de acordo com o quadro 20 (N = P/C); Primeiro preciso calcular a populao (P) por regra de trs:

Ento aplicamos a frmula:

N=P/C N=72/60= 1,2 = 2 UP, na qual, C = 60 foi obtido do quadro 21 e N foi arredondado para 2UP (duas unidades de passagem), que o mnimo permitido nesse caso. Lembrando que 2UP = 1,10m. A largura dos acessos, descargas e portas obtida de forma anloga, substituindo-se o respectivo valor de C na frmula.

146

CAPTULO 2
Plano de preveno contra incndio e pnico PPCI

Conceito
Definimos o PPCI como sendo um documento que descreve de forma minuciosa, procedimentos para combate a princpio de incndio e abandono dos ocupantes da edificao (populao fixa e flutuante). O PPCI deve atender aos aspectos de organizao, priorizao e segurana, objetivando a manuteno da integridade fsica dos ocupantes no trajeto a locais seguros, contendo ainda informaes sobre os aspectos estruturais, arquitetnicos, dispositivos de segurana, bem como, o nmero efetivo de ocupantes. Possui como objetivo reduzir as probabilidades de: Ocorrncia de incndio. bitos. Pnico. Ocorrncia de pessoas feridas. Propagao do incndio. Perdas materiais. Ao elaborar o PPCI, devemos realizar as seguintes perguntas: 1. Quais os locais que apresentam maior risco? 2. Quais os riscos existentes? 3. Quais so as rotas de fuga? 4. Quais os equipamentos de combate existentes? 5. Os equipamentos e sistemas esto em perfeito estado de funcionamento?

Para materializar o PPCI precisamos levantar as informaes dos seguintes tpicos:


Apresentao da edificao: de extrema importncia levantar as plantas arquitetnicas ou, em caso de edificaes antigas, croquis da edificao para a discriminao dos diversos compartimentos que compe a edificao e suas caractersticas construtivas.

147

UNIDADE IV SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3


Identificao dos riscos e reas de risco: Identificar os principais riscos de incndio e reas de maior periculosidade, tais como: locais de armazenagem de produtos perigosos, centrais de GLP, bem como as caractersticas dos produtos perigosos armazenados e os procedimentos a serem adotados em caso de emergncia. Meios de deteco disponveis: Discriminar os meios de deteco de incndio que a edificao possui e como podem ser utilizados. Neste item esto inclusos a existncia de detectores automticos e alarmes manuais, bem como brigadas de incndios. Meios de evacuao disponveis: Levantar quais so os meios de evacuao existentes, tais como: escadas, rampas, elevadores de emergncia. Outro fator importante identificar se h inspees peridicas para garantir a funcionalidade deles. A alterao de lay-out quando feita de forma unilateral pode levar descontinuidade de acessos a escadas de emergncia. Meios de combate disponveis: Discriminar os meios de combate existentes e explicar o funcionamento de cada um, bem como explicar a que se destina e como funciona cada equipamento. Treinamento da brigada: Como so as instrues direcionadas a brigada, relatando a forma de como proceder em caso de incndio. Como a brigada orientada a utilizar os meios disponveis para localizar o incndio quer seja por meio de rondas, sistemas de deteco e alarme etc. Comunicao com o Corpo de Bombeiros: Existe linha direta com o Corpo de Bombeiros? Importante ter o telefone da unidade que ir atuar, a fim de diminuir o tempo-resposta. Procedimentos de evacuao: Devem existir instrues precisas e resumidas de como proceder para realizar a evacuao em caso de incndio. O conhecimento de pessoas com dificuldade de locomoo fundamental para que o auxlio seja realizado.

148

SISTEMAS DE PROTEO PARTE 3

UNIDADE IV

Procedimentos de combate: Instrues precisas e objetivas de como os brigadistas devem proceder em caso de incndio. Todos os responsveis pelo combate, individualmente, devem conhecer bem os procedimentos a serem tomados. Simulados: Devem ser realizados periodicamente, tentando simular, medida do possvel, situaes reais. Devem ser realizados pelo menos dois simulados com aviso por ano e um sem aviso. Responsveis pela segurana contra incndio: Listar os responsveis pela segurana contra incndio da edificao e a funo de cada um, bem como quem o responsvel pela alterao de qualquer ponto relacionado ao Plano de Combate e Abandono. Faz-se necessrio a consulta aos Corpos de Bombeiros estaduais para certificar quais so as exigncias a serem cumpridas para elaborao dos PPCI.

149

Para (no) Finalizar


A realidade brasileira, na quase totalidade de seus municpios, demonstra que a Segurana Contra Incndio muito incipiente no Brasil. Para se alterar este cenrio, necessrio um grande mutiro de todos os envolvidos neste setor: projetistas, empresrios, rgos de fiscalizao, fabricantes, usurios e universidades. No h uma frmula de bolo a ser copiada em todos os municpios, nem em todas as edificaes, as solues devem ser especficas e, para tanto, deve se iniciar com (I) uma maior e melhor formao tcnica de profissionais na rea, que possam desenvolver novas solues a partir de novos arranjos tecnolgicos, (II) um programa de educao da populao como um todo, de forma a inserir as aes preventivas na vivncia cidad, e (III) uma normatizao e fiscalizao locais mais eficazes. O engenheiro de segurana do trabalho pode e deve atuar no setor como protagonista neste processo em todas as suas etapas: (I) elaborao de planos, programas e projetos especficos, (II) instalao dos equipamentos de preveno e combate, (III) manuteno dos equipamentos, (IV) formao e capacitao da mo de obra na rea, e (V) gesto e auditoria de programas e projetos especficos da rea.

150

Referncias
Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 9077 - Sadas de Emergncia em Edifcios. ABNT*. ____NBR 5419 - Sistema de Proteo Contra Descargas Atmosfricas. ABNT. ____NBR 9077 - Sadas de emergncia em edifcios. ABNT. ____NBR 9441 - Execuo de sistemas de deteco e alarme de incndio. ABNT. ____NBR 10897 - Proteo contra incndio por chuveiros automticos. ABNT. ____NBR 10898 - Sistema de iluminao de emergncia. ABNT. ____NBR 11742 - Porta corta-fogo para sadas de emergncia. ABNT. ____NBR 11861 - Mangueiras de Incndio. ABNT. ____NBR 12615 - Sistema de combate a incndio por espuma. ABNT. ____NBR 12693 - Sistemas de Proteo por extintores de incndio. ABNT. ____NBR 13435 - Sinalizao de segurana contra incndio e pnico. ABNT. ____NBR 13523 - Centrais Prediais de Gs Liquefeito de Petrleo. ABNT. ____NBR 13932 - Instalaes Internas de Gs Liquefeito de Petrleo. ABNT. ____NBR 13714 - Instalaes hidrulicas contra incndio, sob comando, por hidrantes e mangotinhos. ABNT. ____NBR 13.434 - Sinalizao de segurana contra incndio e pnico - Formas dimenses e cores. ABNT. ____13.434/2-ABNT- Sinalizao de segurana contra incndio e Pnico - Smbolos e suas formas, dimenses e cores. ABNT. BRASIL, Corpo de Bombeiros. Manual Bsico. Rio de Janeiro. Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1996. BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. NR-23 Proteo Contra Incndios. MTE. CAMPOS, A. T. e Conceio, A. L. S. Manual de Segurana Contra Incndio e Pnico Proteo Passiva. Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Braslia-DF. CARVALHO, R. V. T G. de C . TVORA et AL. Manual bsico de combate a incndio. 2a edio, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

151

REFERNCIAS
FALCO, R. J. K. Tecnologia de Proteo Contra Incndios. Ed. Rio de Janeiro RJ. FAILLACE, R. R. Escadas e Sadas de Emergncia. Ed. Sagra. Porto Alegre RS. FREITAS, O. N. e S, J. M. Manual Tcnico-Profissional Para Bombeiro. CBMDF. Braslia DF. GOMES, A. G. Sistemas de Preveno Contra Incndios. Ed. Intercincia. Rio de Janeiro RJ. LEITE, D. M. e LEITE, C. M. Proteo Contra Descargas Atmosfricas. Ed. Officina de Mydia. So Paulo SP. MAPFRE. Manual de Protecin Contra Incendios. 16a edio, Editora MAPFRE, Madrid Espanha. MELO, Eduardo A. Loureiro. Apostila de proteo contra incndio e exploses do curso de ps-graduao em Engenharia de Segurana do Trabalho. UnB. Braslia. NUNES, M.L.D Apostilas Segurana Contra Incndio e Pnico. Braslia-DF. PEREIRA, A. G. Segurana Contra Incndio. Ed. EMTS Seguros Editora. So Paulo SP QUINTIERE, J. G. Principles of Fire Behavior. Ed Delmar. EUA. SEITO. A I. et al. Segurana Contra Incndio no Brasil. Ed. Projeto Editora. So Paulo SP. TORREIRA, R. P. Segurana Industrial e Sade. Ed. EX libris. So Paulo SP. *Obs: Existem outras normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) que no foram citadas anteriormente, elas esto contidas no compndio de normas do CB-24 (Comit Brasileiro de Segurana Contra Incndio). A aquisio das normas, bem como outras informaes, podem ser conseguidas por meio dos representantes da ABNT em cada estado ou pelo site da ABNT <www. abnt.org.br>.

152

Вам также может понравиться