Вы находитесь на странице: 1из 4

1srie - EM

3 . bimestre
Instituio de Ensino: Nome: Turma:

Prova GEOGRAFIA

n .:

01 Analise as pirmides etrias do Brasil considerando os itens a seguir, sobre a estrutura populacional brasileira.

Fonte: IBGE.

Os grficos apresentam a distribuio da populao brasileira por sexo e faixa etria no ano de 1990 e projees dessa populao para 2010 e 2030. A partir da comparao da pirmide etria relativa a 1990 com as projees para 2030 e considerando os processos de formao socioeconmica da populao brasileira, correto afirmar que a. o nvel de instruo da populao tende a diminuir na medida em que diminui a populao. b. a populao do pas tende a diminuir na medida em que a taxa de mortalidade diminui. c. a taxa de mortalidade infantil tende a aumentar na medida em que aumenta o ndice de desenvolvimento humano. d. a necessidade de investimentos no setor de sade tende a diminuir na medida em que aumenta a populao idosa. e. a expectativa de vida do brasileiro tende a aumentar na medida em que melhoram as condies de vida da populao.

1 Srie - GEOGRAFIA.indd 1

16/10/2012 11:56:42

02. Interprete o grfico a seguir.

Se o crescimento vegetativo dado pelo espao entre as linhas indicadoras das taxas de mortalidade e natalidade, ento a populao a. tem crescido a taxas menores nos ltimos anos. b. tem crescido a taxas maiores nos ltimos anos. c. tem aumentado assustadoramente devido elevada taxa de mortalidade nos ltimos 10 anos. d. composta, em sua grande maioria, por velhos. e. composta, em sua grande maioria, de crianas de 1 a 6 anos.

03. Nos pases desenvolvidos e em desenvolvimento, a parcela de idosos na populao total vem crescendo nas ltimas dcadas. A respeito desse processo, constata-se que a. pode ser explicado pelo alto crescimento populacional que os pases experimentaram na metade do sculo XX. b. o envelhecimento populacional explicado por apenas um simples fator: o aumento da expectativa de vida. c. se os casais voltarem a ter trs ou quatro filhos, em mdia, o envelhecimento populacional sofrer uma reteno. d. Quanto maior a taxa de natalidade, maior a parcela de idosos na populao. e. A maior parcela de idosos na populao impulsiona para baixo o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH). 04. Observe o mapa a seguir.

Fonte: Associao Brasileira de Shopping Center (Abrasce), 1999. SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002. p. XI

1 Srie - GEOGRAFIA.indd 2

16/10/2012 11:56:46

No mapa, a maior concentrao de shopping centers no Brasil corresponde a. s metrpoles do Sudeste, decorrente da concentrao de renda e de consumo. b. ao litoral, em funo do maior fluxo de turistas. c. s cidades do Sul, devido produo industrial. d. s capitais dos estados, por suas funes administrativas. e. ao Tringulo Mineiro, pela relao com o comrcio atacadista. 05. Em reportagem sobre crescimento da populao brasileira, uma revista de divulgao cientfica publicou uma tabela com a participao relativa de grupos etrios na populao brasileira, no perodo de 1970 a 2050 (projeo), em trs faixas de idade: abaixo de 15 anos; entre 15 e 65 anos; acima de 65 anos.

Admitindo-se que o ttulo da reportagem se refira ao grupo etrio cuja populao cresceu sempre, ao longo do perodo registrado, um ttulo adequado poderia ser a. O Brasil de fraldas. b. Brasil: ainda um pas de adolescentes. c. O Brasil chega idade adulta. d. O Brasil troca a escola pela fbrica. e. O Brasil de cabelos brancos.

06. A foto a seguir mostra um dos graves problemas encontrados nas grandes cidades brasileiras. Que problema esse? O que pode ser feito para solucion-lo?

1 Srie - GEOGRAFIA.indd 3

16/10/2012 11:56:50

07. As primeiras regies metropolitanas foram criadas, no Brasil, no ano de 1974, justificadas pela necessidade de planejamento desses espaos. Explique o que Regio Metropolitana e, citando uma em particular, aponte alguns dos seus problemas de planejamento. 08. O Brasil, principalmente a partir da dcada de 1990, tem apresentado um significativo crescimento econmico que, nas grandes aglomeraes urbanas, repercute diretamente no consumo de bens durveis e no durveis. Como consequncia desse consumo, mesmo com o aumento da reciclagem e de campanhas educativas, nota-se vertiginosa ampliao na gerao de resduos slidos urbanos que nem sempre so depositados em locais adequados.

Nas grandes cidades, vem ocorrendo o aumento da produo de resduos slidos. Somente na cidade de So Paulo, so mais de 15 mil toneladas, das quais mais de 90% vo para os aterros sanitrios e lixes a cu aberto, estando sua maioria no limite da sua capacidade til. Muitos aterros no tm tratamento adequado para o chorume derramado, gerando inmeros impactos ambientais. Alm disso, as reas destinadas aos resduos slidos esto tambm no limite da sua capacidade operacional e nem toda a coleta est sob o controle das autoridades pblicas. Os depsitos clandestinos representam um problema srio nas metrpoles. No caso da Regio Metropolitana de So Paulo (RMSP), um problema real j que uma parte significativa do lixo coletado nas 38 cidades destinada aos lixes, e cerca de 25 cidades tm nos lixes a nica alternativa para eliminarem seu lixo.
JACOBI, Pedro. Impactos socioambientais urbanos: do risco busca de sustentabilidade. In: MENDONA, F. Impactos socioambientais urbanos. Curitiba: UFRS, 2004.

Com base no grfico e no texto, responda s questes a seguir. a. Explique a relao existente entre crescimento econmico e produo de resduos slidos urbanos. b. Qual a diferena entre vazadouro a cu aberto (lixo) e aterro sanitrio?

09. O grfico a seguir mostra o ritmo de crescimento da populao mundial ao longo dos anos e uma projeo para o futuro. O que explica o rpido crescimento da populao aps a dcada de 1950? Cite os fatores.

10. Defina o fenmeno da conturbao, comum nas regies metropolitanas do Brasil.

1 Srie - GEOGRAFIA.indd 4

16/10/2012 11:56:51

Вам также может понравиться