Вы находитесь на странице: 1из 2

GRUPO

Farmá cia­Sa úde Pública/UFRJ

PET­SESu/MEC

Seleção de Bolsistas

2009

O PET ­ Programa de Educaçã o Tutorial ­ instituído pela SESu/MEC, concede bolsas de estudo, no valor de R$ 300 mensais, visando melhor treinar e capacitar alunos com destacadas potencialidades, que possam mais tarde surgir como lideranç as dentro da profissã o. Existe cerca de 400 Grupos PET em todo o Brasil. E este PET/Farmácia­Sa ú de Pú blica­UFRJ, criado em janeiro de 1989, está agora selecionando estagiá rios­bolsistas. Candidato ou nã o, você está convidado para conversar conosco, voc ê está convidado para conhecer nossos trabalhos, idé ias e compromissos. Compareç a às reuniõ es. Participe do Seminário de Quinta­Feira (dia 27, 12:15h), no Auditó rio da Biblioteca. Envie um e­mail. Estamos esperando por você!

1. Perfil do Bolsista Petiano

Os novos bolsistas devem ter, preferencialmente, até 22 anos; estar cursando do primeiro ao quarto per íodo; e, se possível, apresentar bom rendimento acadê mico. É imprescindível interesse e disponibilidade para, permanecendo até o final da Graduaçã o, dedicar­se à s tarefas aqui programadas: realizar estudos de interesse dos consumidores, divulgando­os atravé s dos serviç os oferecidos pelo site do LabConsS (www.ufrj.br/consumo); dedicar­se a leituras e debates que vã o da filosofia da ciê ncia à biotecnologia, da legisla çã o sanitá ria à s técnicas laboratoriais, do consumerismo à toxicologia. E trabalhar para dominar línguas estrangeiras e informá tica. Operar gerencialmente a organizaçã o de eventos. Fazer pesquisas e escrever monografias. Alé m de tudo isso, é imprescindível continuar sendo um aluno que participa ativamente da vida acadê mica, principalmente no â mbito da Faculdade. Esta é uma

oportunidade especial. Aproveitando as oportunidades, enfrentando novos problemas e desafios, é que a gente cresce. Apare ça!

2. Participa ção via INTERNET

Todos os bolsistas se relacionam, entre si e com o Professor­Tutor, em reuniõ es semanais e,

diariamente, por e­mail. Os bolsistas devem aprender a produzir e operar Blogs, egroups, chats

e Home Pages, coparticipando, assim, da implementaçã o do “site” Sa ú de&Consumo:

www.ufrj.br/consumo/ N ã o se preocupe se voc ê ainda nã o domina essas técnicas: aprenderá aqui no LabConsS.

3. Projeto Sa úde & Consumo

Para capacitar e treinar os bolsistas, nos vários campos da atuaçã o farmacê utica, foi criado o Projeto LabConsS, de pesquisas em regula çã o sanitá ria e orienta çã o ao consumidor, o qual transcorre atravé s do site Sa ú de&Consumo. E criados exerc ícios para construçã o de respostas à s perguntas enviadas por consumidores, consultando professores da Casa e, claro, a bibliografia científica. Muitos obstáculos técnicos, políticos e materiais sã o colocados contra esse tipo de trabalho. Mas um aluno, com perfil petiano, saberá superá ­los e, se possível, sem conflitos. Fique isso claro: aqui o treinamento nã o é enciclopé dico e passivo, mas sim operacional, original, empreendedor e result oriented. Aqui nã o basta sentar na primeira fileira, copiar toda a maté ria, decorar tudo (ou colar) e garantir notas altas. Aqui, sem criatividade, sem solidariedade, sem tolerâ ncia, sem persistê ncia, nã o se sobrevive. Quer dizer, aqui se opera a vida como ela é. E isso é o mais importante do treinamento!

4. Está gios e Pesquisas – Estimula­se os bolsistas para, a partir do 12º mê s,

participarem de está gios concomitantes em outros laboratórios. Isso, depois de cumprida a etapa bá sica de atividades no LabConsS (incluindo a produçã o de uma comunicaçã o científica para apresentaçã o em congresso ou na Jornada da UFRJ). Um mini­plano de trabalho e um relató rio de atividades realizadas deve ser entregue, bimestralmente, por cada bolsista.

5. Tutorial

Alguns Relató rios Anuais do PET/Farmácia­Sa ú de Pú blica estã o disponíveis no site do LabConsS. A partir desses Relatórios fica mais visível o elenco das atividades que sã o desenvolvidas. Disponibiliza­se, també m, um Tutorial, que orienta, com bom detalhamento, os mecanismos para a execuçã o de cada uma dessas atividades. Recomenda­se, de início, que os candidatos visitem o site e se inscrevam em, pelo menos, dois dos nossos egroups (grupos de discussã o). Sugere­se os egroups sobre Vigilâ ncia Sanitária e sobre Transgê nicos, que sã o aqueles que melhor permitem compreender o significado do LabConsS. E recomenda­se o envio de email ao Professor­Tutor, informando desse interesse: lec@infolink.com.br

6. Memorial

Os

candidatos devem entregar, o mais rá pido possível (e antes de 08 de setembro), um histó rico

de

vida (Memorial), informando onde e como estudou, como e por que chegou à Faculdade de

Farmácia, o que pretende com seu diploma, por que pretende ingressar no Grupo PET etc. Deve

també m apresentar informaçõ es gerais sobre sua personalidade, preferê ncias, qualidades, limita çõ es e tudo mais que julgar oportuno. Uma foto (ou xerox dela) seria desejá vel. E, claro, nome completo, endere ç o, telefone, CPF, nú mero da identidade e, sempre, uma có pia atualizada do histó rico escolar (com o CR).

IMPORTANTE:

entre em contato.

Avalie os trabalhos do site www.ufrj.br/consumo e seus blogs, e