Вы находитесь на странице: 1из 2

F - 429 [06] / 1

CIRCUITO RLC PARALELO


1. Conceitos e tcnicas Impedncia complexa em srie e paralelo. Voltagem, corrente e fase num circuito RLC. Freqncia de ressonncia. 2. Modelos e previses Para o circuito da Fig. 1 fcil mostrar que a impedncia complexa da associao LC em paralelo Z1 = j L/(1 - 2LC) (1) onde a freqncia angular do gerador. A impedncia complexa total do circuito ento Z = R + j L/(1 - 2LC) Figura 1 e da se deduz que a corrente I (complexa) no gerador dada por I = V0 ejt / [R +j L/(1 - 2LC)] (3) (2)

onde V0 amplitude da voltagem no gerador. Chamando de V1 a voltagem na associao paralelo LC (voltagem nos terminais do capacitor e/ou indutor), teremos V1 = I Z1 e a substituio da eqs. (1) e (3) na eq. (4) nos d ento V1 = {V0 ejt / [R +j L/(1 - 2LC)]} [jL/(1 - 2LC)] 3. Material Osciloscpio de dois canais, gerador de sinal, resistor de 470 , capacitor de 1 F e indutor de 3 mH. 4. Objetivos do experimento A. Obtenha a equao para a amplitude da voltagem na associao paralelo LC, V01, a partir da eq. (5) e mostre que a razo V01/V0 apresenta um pico, ou ressonncia, para um particular valor de = 0, denominado de freqncia de ressonncia. Qual a expresso de 0 e o valor da razo V01/V0 no pico? (5) (4)

F - 429 [06] / 2
B. Monte o circuito da Fig. 1 com R = 470 L = 3 mH e C = 1 F e usando o osciloscpio, proceda de modo a obter, em detalhe, o grfico V01/V0 vs . Sugere-se fazer medidas no 5 intervalo de aproximadamente 500 a 2 x 10 rad/s. Os valores de e de V01/V0 no pico de ressonncia concordam com as previses tericas? Quais os erros percentuais? C. Verifique experimentalmente a diferena de fase entre as voltagens no gerador e nas extremidades da associao indutor-capacitor na condio de ressonncia. Que valor encontrou para ? Justifique seu resultado. D. Volte a considerar o circuito da Fig. 1, modificando a posio do resistor e as ligaes do osciloscpio. O resistor dever ficar agora entre o terra do gerador e um dos terminais da associao em paralelo LC, enquanto um dos canais do osciloscpio ir medir a voltagem atravs de R. Nesta nova montagem, tire dados de modo a obter o grfico da amplitude da corrente no gerador, I0, em funo de , para uma voltagem constante no gerador que voc dever monitorar num dos canais do osciloscpio. Este grfico no precisa ter tantos pontos quanto o anterior mas deve conter dados suficientes para mostrar a forma da curva na regio de ressonncia e nas regies de baixa e alta freqncia. Como no grfico anterior, tome dados no intervalo 500 - 2 x 105 rad/s. Justifique o comportamento do grfico nessas trs regies. E. Se voc trabalhou cuidadosamente e corretamente, dever verificar que a altura do pico de ressonncia no seu grfico V01/V0 vs no a unidade, conforme previsto pela equao deduzida em A, mas um valor menor. Da mesma forma, no grfico I0 vs , a corrente para = 0 no chega a zero. Tais comportamentos so devidos ao fato da indutncia usada no ser uma indutncia pura, mas ter uma resistncia interna RB (resistncia do prprio fio de cobre usado no enrolamento). Conseqentemente, o valor do mdulo da impedncia Z1 de fato finito para = 0, e no infinito como prev a eq. (1). Chamando de IZ1I o mdulo da impedncia de fato da sua associao paralela LC, encontre seu valor para = 0. Para isto, comece mostrando experimentalmente que as tenses no gerador, no resistor R e no indutor esto aproximadamente em fase para = 0, o que possibilita escrever uma equao simples relacionando IZ1I com V0, R e a voltagem no resistor R, V0R. A seguir, determine IZ1I aproveitando dados que tomou para levantar o grfico I0 vs . Bibliografia J. J. Brophy, Eletrnica Bsica (Guanabara Dois, RJ, 1978), cap 3.

Вам также может понравиться