Вы находитесь на странице: 1из 4

21/11/2010

Frum :

GUIA DO MARCENEIRO - FRESAS

b c d e f g

Manter logado

Logar

Buscar

MANUAIS

Manual de manuseio de Tupias, moldes e fresas Estes manuais so baseados nas BricoFichas do site http://www.aki.pt, entretanto, as imagens foram tratadas digitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.
A PRENDENDO A FRESA R

LISTA DE EQUIPAMENTO PARA FRESAR MADEIRA TUPIA : A escolha dos vrios acessrios disponveis ir torn-la uma mquina realmente polivalente. ENTALHADORA / RANHURADEIRA : Esta mquina no est equipada com uma fresa, mas com um lmina circular.

GRAMPOS : Indispensveis para fixar corretamente as peas para trabalhar na bancada. BANCADA : Para trabalhar com toda a segurana, utilize uma bancada (sem esquecer os grampos). TRENA : Alm da preciso, a trena muito mais prtica do que metros de madeira.

ESQUADRO: indispensvel para transferir as linhas de corte para todas as faces da madeira. GRAMINHO PARA MADEIRA: Para traar ou marcar pontos de corte ou entalho.

CHAVE AJUSTVEL: Serve para apertar e desapertar o mandril da tupia caso no tenha as chaves fornecidas pelo fabricante. EXTENSO : O cabo de alimentao das mquinas muito raramente tem o comprimento suficiente : utilize uma extenso.

MOLDES : Existem moldes especialmente criados para executar entalhes. Infelizmente so difceis de encontrar.

TIPOS DE FRESAS

TIPOS : A Tupia usa apenas um tipo de acessrio: a fresa . As fresas equipadas com uma estria cortante do resultados muito rpidos, aquelas com dupla estria oferecem um acabamento de melhor qualidade. Existem fresas HSS ou carbono tungstnio (tratados com carbono), estas ltimas duram mais tempo. As fresas de carbono devem ser empregues sobretudo em painis derivados de madeira (cobertos

guiadomarceneiro.com/dicas_extras/?

1/4

21/11/2010

GUIA DO MARCENEIRO - FRESAS eventualmente com uma camada de material sinttico). As fresas HSS so muito eficazes em madeira macia . Para conservar o seu poder cortante, no as guarde juntas e sim separadamente.
EM RESUMO : A fresa de ponta reta (1) serve para fazer ranhuras largas e profundas, entre outras coisas, para colocao de caixilhos ou para iniciar a fresagem. A fresa de malhete rabo-de-andorinha (2) est reservada para este tipo de entalhes. A fresa de entalhar em V (3) perfeita para escavar letras por exemplo.

A fresa de estrias (4) fresa ao longo de um canto (com rolamentos de esfera) ou no meio do trabalho (sem batente). A fresa de entalhar (5) com um suporte-guia faz entalhes para gavetas, ligaes, etc... A fresa de nivelar (6) com rolamento de esfera permite o trabalho de folheados e laminados.

A fresa de chanfrar (7) utiliza-se para os cantos. A fresa um quarto de crculo (8) reproduz o perfil de molduras do mesmo nome. A fresa de entalhar (9) aprofunda os entalhes de canto (por ex.) as ligaes de ranhura com espigas. A fresa de perfilar (10) permite a execuo de molduras.

MECANISMOS DE ORIENTAO

GUIA LATERAL : Algumas tupias esto providas com uma guia lateral a montar se desejar executar uma ranhura paralela ao canto da pea. Esta guia segue o contorno do trabalho resvalando ao longo do canto, o que permite talhar uma ranhura perfeitamente posicionada .

BATENTE LATERAL : Para entalhar ou rasgar no meio de um painel, necessrio recorrer a uma guia de outro tipo. O batente lateral, cujo movimento limitado, fixa-se ao trabalho por meio de hastes. Uma escala graduada pode revelar-se muito til se tiver de executar vrios entalhes paralelos.

SUPORTES - GUIAS : Se o movimento do batente lateral se revela insuficiente, uma rgua metlica ou um suporte direito que fixar com grampos, servir de guia.Coloque-o de forma a poder fazer deslizar o bordo plano da base da tupia ao longo do seu canto.

GUIA DE ESQUADRO : Para executar um entalhe (ou seja, fresar o canto de uma pea como no caso da colocao de uma dobradia ou de um fecho numa porta), a guia de esquadro perfeitamente eficaz, encostando uma das suas faces sobre a face mais larga do painel a trabalhar (a porta por exemplo).

GUIA PARA ARREDONDAR : Esta guia (com vrios nomes dependendo dos fabricantes) adapta-se guia lateral da tupia e regula-se em altura. Permite fresar paralelamente aos cantos arredondados ou torneados, diretamente ao longo da aresta ou paralelamente a esta .

GUIA CIRCULAR : Este acessrio permite executar tanto entalhes circulares como aberturas curvas, segundo um dimetro regulvel. fixo sobre o trabalho por uma ponta

guiadomarceneiro.com/dicas_extras/?

2/4

21/11/2010

GUIA DO MARCENEIRO - FRESAS central. Para evitar que esta danifique a superfcie, utilize um pequeno pedao de madeira fixo com fita adesiva de dupla face.

DISPOSITIVO DE REPETIO : Este acessrio permite a produo em srie de peas idnticas, ou a repetio de uma abertura feita. Trata-se de uma pequena placa munida com uma abertura para a passagem da fresa e aparafusada sob a base da tupia e que, associada a um molde, permite a sua exata reproduo.

MESA EM ESQUADRO : A mquina pode ser montada sobre uma mesa em esquadro, ela prpria fixa ao bordo de uma bancada por meio de grampos. Quando da utilizao estacionria, s a pea a trabalhar que se deve deslocar e nunca a tupia. A mesa tem a funo de guia .

MONTAGEM SOBRE UMA MESA DE SERRA : A tupia fixa sob uma mini mesa de serra a ser montada sobre uma bancada. Para fresar formas arredondadas, pode igualmente equipar-se com uma guia circular que guiar a prpria pea. O trabalho em posto estacionrio apresenta sobretudo a vantagem de poder trabalhar peas longas.

PONTA MONTADA : Uma ponta montada instalada na tupia, permite gravar, desbastar ou fabricar peas pequenas (para modelismo entre outros). Utilize apenas acessrios (de desbastar por exemplo) previstos para resistir a uma velocidade de rotao elevada .
UTILIZAO

COLOCAO DO TRABALHO EM POSIO CORRETA : O motor da tupia rpido e potente : o seu trabalho dever estar solidamente fixo na bancada (a uma altura que permita uma posio cmoda). Ao colocar os grampos, assegure-se de que estes no atrapalham o seu trabalho : no deve interromper ou desviar o trajeto da mquina .

ENTALHE OU RANHURA ABERTA : Para realizar um entalhe ou uma ranhura, baixe o mecanismo antes de colocar a mquina em funcionamento. A fresa no est sempre em contato com a madeira ! Bloqueie ento a mquina em posio (por meio da alavanca prevista para este efeito), e desloque a ferramenta para comear a talhar.

SENTIDO DE DESLOCAO : O sentido da deslocao da mquina muito importante : a fresa deve espalhar as aparas, ou dirigida no sentido errado, ela tropea na madeira e danifica o trabalho. Avance a mquina no sentido oposto rotao da fresa

PARAR A MQUINA : Uma vez acabado o trabalho, desbloqueie a caixa-motor para que ela suba enquanto a fresa pra (mquina desligada). S pode manipular de novo a tupia quando a fresa estiver completamente parada (para a arrumar por exemplo).

ENTALHE OU RANHURA FECHADA : Para executar um entalhe fechado, posicione a fresa sobre a extremidade do

guiadomarceneiro.com/dicas_extras/?

3/4

21/11/2010

GUIA DO MARCENEIRO - FRESAS rasgo a fazer. Coloque a mquina em funcionamento, desa a fresa at ao mximo da profundidade regulada previamente. Desloque a tupia at ao final da ranhura depois solte o mecanismo de mergulho.
OS ENTALHES

ENCAIXE RABO-DE-ANDORINHA : Com um molde especial, a tupia permite executar entalhes complexos, como um entalhe rabo-de-andorinha chamado sobreposio meio-vesga. Este ltimo muito utilizado para gavetas pois no visvel pela face frontal. Malhetes e entalhes so fabricados simultaneamente.

LIGAO DE MALHETE RETO : O mesmo molde servir para fabricar um entalhe de malhetes retos. Utilize uma fresa chamado "ponta reta". O comprimento dos dentes a executar deve ser igual espessura da madeira. Para estes dois entalhes, as 2 peas devem estar perfeitamente posicionadas em relao uma outra .

ENTALHES COM ESPIGAS : Os entalhes com espigas permitem ligar dois cantos, ou um canto e uma face. Este mtodo pode igualmente servir para reforar uma ligao (em ngulo) j existente. Para executar ranhuras ou entalhes, utiliza-se a entalhadora/ranhuradeira (chamada tambm "serra de ranhurar").

A ENTALHADORA/RANHURADEIRA : Trata-se agora de fazer entalhes, no canto de uma moldura em ngulo por exemplo: esta no se faz com uma fresa, mas com uma lmina circular de pequeno dimetro. Este tipo de lmina monta-se numa entalhadeira (equipada com uma guia lateral), ou mesmo numa esmerilhadeira pequena .

TRAAGEM : Esta mquina igualmente interessante para o corte de lambris (ou outros revestimentos de parede deste tipo) com o mesmo comprimento. Graas sua lmina, com a espessura de apenas alguns milmetros, corta todas as placas, mesmo j fixas na parede, com um s gesto.

[ Voltar ] [ Verso Imprimvel ] 1999/2010 Guia do Marceneiro - Criado e mantido por Sidney G. Cury

guiadomarceneiro.com/dicas_extras/?

4/4

Вам также может понравиться