Вы находитесь на странице: 1из 8

PASSO 2 _______________________

9 Passos para Um Ministrio Infantil De Sucesso


_______________________
Um manual simples para o ministrio bblico com crianas

SAM DOHERTY

APEC - Aliana Pr evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso

Sam Doherty

PARE! Antes de voc continuar, IMPRIMA esta lio. Tenho certeza que voc ser muito mais beneficiado ao ESTUDAR seu contedo do que simplesmente visualizar em seu computador. Antes de comear a ler IMPRIMA a lio em folhas de papel. Depois pegue um lpis e ESTUDE-A Faa crculos ou grife tudo o que for importante para voc. Faa anotaes nas margens, assim voc assimilar mais facilmente os princpios aqui apresentados. Recomendo que voc realmente imprima-a antes de seguir adiante.

Passo 2:
Onde comeo?
Resumo do Captulo (Estas so as primeiras decises a serem feitas a respeito do seu trabalho com crianas)

Ajuda na sua igreja local: Este o melhor lugar para comear: Ajuda no ministrio de uma organizao que alcana crianas: A maior destas a Aliana Pr Evangelizao das Crianas, e a nossa organizao est sempre procurando mais obreiros: V e faa algo sozinho: Este no o melhor caminho e s recomendado se as duas primeiras opes no forem possveis:

Presumo que Deus tenha lhe mostrado que Ele quer que voc trabalhe com crianas para alcan-las com o Evangelho, para ensin-las a Palavra de Deus, e para ministrar a elas e s suas necessidades espirituais.

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso

Sam Doherty

provvel que agora voc tenha duas perguntas:


Onde comeo? O que devo fazer?

Vou lhe dar trs respostas a estas perguntas e creio que elas o ajudaro a comear. Voc precisa se lembrar que a parte mais importante de uma jornada (e as vezes a mais difcil) o primeiro passo! Quando esse primeiro passo dado, o caminho adiante geralmente se torna mais claro.

Ajuda na sua igreja local.


Acredito que voc freqenta, e membro de uma igreja local, onde o Evangelho fielmente pregado. Se no , deveria ser. Ento seu primeiro passo seria falar com seu pastor ou com o superintendente da Escola Dominical, e se oferecer para dar aula ou ajudar de alguma maneira. Descobri que muitas Escolas Dominicais no tm professores suficientes. Sua oferta de ensinar ser provavelmente bem aceita, e agradecida. Mesmo que haja professores suficientes, voc seria com certeza bem-vindo como substituto, ou como ajudante com as crianas pr-escolares ou com os juniores. E se nada disso for possvel, ser de grande ajuda estar presente na Escola Dominical e estar disponvel para acomodar as crianas em seus lugares, para lhes dar as boas vindas e para ajudar na arrumao no trmino da aula. Quando voc mostra sua dedicao s crianas, e demonstra seu desejo de colaborar, at mesmo da maneira mais simples e humilde, Deus abrir a porta para um ministrio direto de ensino para um grupo de crianas em sua Escola Dominical. Ao mesmo tempo, voc se beneficia de cada oportunidade para melhorar seu ministrio com as crianas, as quais voc responsvel na Escola Dominical:

Estude a Palavra de Deus diariamente para a sua prpria edificao. Seja um freqentador assduo dos cultos de sua igreja. Faa parte regularmente de uma classe de treinamento, ou seminrios, que o ajudar em seu ministrio. Leia e estude livros, como os que sugiro nesse curso, que lhe mostraro como ensinar as crianas de maneira eficaz.

Procure o pastor ou o encarregado do trabalho com as crianas em sua igreja e se oferea para ajudar nos dias de semana no ministrio com crianas ou no culto infantil. Algumas igrejas tm reunies de meio de semana para as crianas. H organizaes que alcanam crianas e geralmente aceitam ajudantes adicionais, os quais so muito necessrios nestes ministrios. Voc pode ter um bom ministrio com crianas desta maneira.

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso

Sam Doherty

Ou, voc pode se oferecer para ajudar, ou ensinar numa Escola Bblica de Frias organizada pela sua igreja durante uma hora e meia ou duas, todos os dias durante as frias. DICA IMPERDVEL O livro OS PRINCPIOS DO ENSINO consiste em ensinar para a eternidade, influenciar crianas a viverem para o Senhor. Ao perguntarem para uma professora que matria lecionava, ela riu e respondeu: No ensino matrias. Ensino crianas!. Certamente, ela no estava sugerindo que o contedo na educao seja algo sem importncia, pois no . Ela lembrava que o propsito tambm importante em sala de aula pois, a menos que o ensino seja traduzido em aes prticas, o aluno no aprendeu de fato. Este livro lhe diz o que o ensino e como possvel ensinar de forma eficaz no servio do Senhor. Um professor muda o curso da eternidade, escreveu Henry Adams em sua autobiografia, ele (ou ela) incapaz de dizer onde sua influncia termina. Confira: http://loja.apec.com.br/detalhes.asp?pid=1646

Ajuda no Ministrio de uma Organizao que alcana crianas


Creio que o centro e o foco do evangelismo do Novo Testamento deve ser a igreja local, evanglica, que cr na Bblia. Todavia, existe tambm um lugar importante para organizaes para-eclesisticas, interdenominacionais cujo alvo alcanar crianas com o Evangelho especialmente aquelas crianas que no freqentam uma igreja local. A mais conhecida dessas misses a Aliana Pr Evangelizao das Crianas, a misso com a qual trabalho h mais de cinqenta anos. Ela existe em mais de cento e cinqenta pases ao redor do mundo, e tem um total de 2.500 obreiros em tempo integral e milhares de voluntrios. Voc pode ser um destes voluntrios. Se voc quiser se envolver desta maneira,

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso

Sam Doherty

verifique se existe a APEC (ou qualquer organizao semelhante) na regio onde voc mora. Converse com o lder local ou o diretor do trabalho, e se oferea para colaborar ou se envolver num dos ministrios.

Abra sua casa para uma reunio semanal, ou para uma Classe de Boas Novas, para ensinar a Palavra de Deus s crianas do seu bairro. Seja um missionrio da APEC e ensine, ou ajude numa Classe de Cinco Dias que acontece nas frias escolares. Ajude ou seja conselheiro num Acampamento para Crianas.

Entretanto, antes de se envolver com qualquer ministrio da APEC, h vrios compromissos que voc deve assumir: Voc precisa assinar a Declarao de F da APEC para assegurar que voc doutrinariamente idneo. Voc ter que dar uma certeza que seu ministrio seria interdenominacional e no controverso. Voc dever estar disposto a freqentar as aulas de treinamento de professores ou programas de treinamento. Voc ter que usar, na maior parte do tempo, a literatura da APEC e o material para as aulas. Faa uma solicitao para ser um ajudante ou obreiro e esta solicitao ser cuidadosamente considerada com muita orao. KIT FERRAMENTAS PARA O MINISTRIO INFANTIL Quero adiantar aqui para voc o Kit Ferramentas para o Ministrio Infantil. Na verdade ele composto por 8 kits incluindo histrias bblicas, missionrias, roteiros para o preparo das lies, visuais impressos e para flanelgrafo, e muito...muito mais. So mais de 130 lies que podem ser usadas por um perodo de 3 anos. Equipe sua igreja com um material de timo acabamento e riqussimo em contedo para a formao da prxima gerao sob a Palavra de Deus. Acesse o link a seguir e veja como fcil adquirir o seu Kit Ferramentas para o Ministrio Infantil agora mesmo. Acesse: http://www.seguindoparaoalvo.com.br/salespage/kitferramentas

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso

Sam Doherty

V em frente e faa algo sozinho


Uma terceira possibilidade voc tentar alcanar e ensinar crianas, sozinho. Esta no a melhor maneira de agir, e s deve ser considerada se os dois primeiros passos no forem possveis por alguma razo. sempre melhor trabalhar e ministrar fazendo parte de uma equipe da igreja, ou fazendo parte de uma equipe de obreiros dentro de uma organizao como a APEC. Em ambos os casos, voc pode ter comunho com outras pessoas que tm o mesmo alvo. Voc ter ajuda e encorajamento vindo dos lderes e de colegas obreiros; e voc ter algum para quem prestar contas. Tudo isso muito importante e necessrio.

A APEC lanou o projeto SAC SCIO AMIGO DAS CRIANAS. Se voc tem realmente interesse em evangelizar crianas em sua rua ou em seu bairro, torne-se um SCIO AMIGO DAS CRIANAS. O Projeto SCIO AMIGO DAS CRIANAS surge diante do grande desafio e responsabilidade de uma ao conjunta, da APEC e seus colaboradores, na construo e formao da gerao futura em nosso bairro, cidade, estado, pas e no mundo inteiro, no desejo sincero de vermos vidas transformadas pelo evangelho do Senhor Jesus Cristo. Venha ser parceiro conosco nesse esforo conjunto e alcanarmos a futura gerao. Voc ser equipado com material, fornecido pela APEC, para evangelizao e acompanhamento no crescimento espiritual de crianas. Saiba mais acessando: http://www.apec.com.br/participe.html Voc pode ser o LDER de um Ncleo de Ao e um instrumento poderoso nas mos de Deus para alcanar os pequeninos.

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso

Sam Doherty

Entretanto, pode ser que nenhuma destas opes seja possvel, apesar de voc ter certeza que Deus quer que voc alcance crianas com o Evangelho e ensine a elas a Palavra de Deus. Neste caso, voc deve ir em frente e trabalhar para alcanar as crianas. O que voc poderia fazer? H vrias possibilidades:

Distribuio de folhetos a possibilidade mais simples. Requer menos experincia e a menor habilidade. Voc pode encontrar folhetos, escritos e publicados especificamente para crianas na maioria das editoras e nas livrarias crists, ou em organizaes como a APEC. Cada folheto deve ter um anexo, ou uma parte destacvel com seu nome para que as crianas possam escrever para voc, se precisarem de ajuda espiritual. Durante as frias, voc pode juntar as crianas, ao ar livre e compartilhar com elas uma simples mensagem do Evangelho, ou uma histria da Bblia. Use o Livro Sem Palavras, uma histria com figuras, ou uma lio por objeto. Ensine abertamente e vista de todos, e ao mesmo tempo comunique aos pais das crianas para que eles saibam quem voc e o que est fazendo. Entre em contato com os pais dessas crianas e pergunte se seus filhos podem freqentar semanalmente a sua casa. Voc pode enfatizar que esta reunio ser completamente interdenominacional. Muitos pais permitiro que seus filhos freqentem tais reunies se voc conquistar a confiana deles.

Tenha outro obreiro numa reunio como essa. Voc pode ser o professor e a outra pessoa sua assistente (ou vice e versa). A responsabilidade do professor dirigir a reunio. O assistente recebe as crianas, mostra onde devem sentar, fica de olho para que no haja problema de disciplina, faz o registro de presena, fica disposio para aconselhar as crianas no fim da reunio, e pode tomar parte em etapas diferentes da reunio propriamente dita, se for convidado pelo professor. Voc pode tambm convidar outra pessoa interessada para ser parceiro de orao para as suas reunies, e pedir que ore por voc e pelas crianas sempre. Isto importante especialmente durante a reunio. Em alguns pases, especialmente no mundo ocidental, h desconfiana de pessoas que trabalham com crianas e especialmente se voc estiver trabalhando por conta prpria. Tudo o que voc fizer deve ser pblico e aberto; e voc precisa manter um bom contato com os pais das crianas. importante tambm, pertencer a uma igreja ou a uma organizao crist conhecida. Em alguns pases, existe uma legislao com respeito s crianas a qual voc precisa

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso

Sam Doherty

estar ciente. Na Irlanda do Norte, por exemplo, existe uma Ordem de Proteo Criana, e todos que trabalham com crianas precisam estar familiarizados com ela. No Brasil, h o Estatuto da Criana e do Adolescente. Seria bom voc entrar em contato com o responsvel pelo escritrio da APEC mais prximo e se informar a respeito desta questo. At nossa prxima lio!

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

Вам также может понравиться