Вы находитесь на странице: 1из 27

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Queridos alunos, Como

vocs j devem saber, saiu o edital do TRT da 20 Regio! A banca organizadora a FCC. Assim, apresento para vocs este curso de noes de Direito Processual do Trabalho (teoria e questes FCC), focado no contedo programtico do cargo de TCNICO JUDICIRIO do edital do TRT da 20 Regio. Vou me apresentar: Sou Dborah Paiva, professora de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho aqui do Ponto dos Concursos. Sou jornalista e advogada, com especializao em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e autora de quatro livros pela Editora Ferreira: 1. Noes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho com Teoria e Questes; 2. Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Questes comentadas FCC; 3. Exame de Ordem 2 Fase Direito do Trabalho, em co-autoria com o Juiz do Trabalho Jos Carlos Lima da Motta; 4. Provas comentadas ESAF Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. A idia de que sejam apresentadas, no decorrer deste curso, no mnimo 80 questes. No temos tempo a perder, uma vez que a prova est marcada para o dia 16 de Outubro. Gostaria de lembr-los que estarei disposio de vocs no frum do curso! E, tambm, que caso vocs queiram enviar alguma questo para ser comentada por mim neste curso, podem envi-la para o email deborah@pontodosconcursos.com.br Vamos dar incio ento, apresentao do curso!

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Cronograma do curso e Contedo Programtico: O curso ser dividido em oito aulas + uma aula demonstrativa, sendo uma aula por semana nas seguintes datas: Aula 01 (10/08) Aula 02 (17/08) Aula 03 (24/08) Aula 04 (08/09) Aula 05 (14/09) Aula 06 (21/09) Aula 07 (28/09) Aula 08 (05/10)

Noes de Direito Processual do Trabalho: Da Justia do Trabalho: organizao e competncia. Das Varas do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho: jurisdio e competncia. Dos servios auxiliares da Justia do Trabalho: das secretarias das Varas do Trabalho; dos distribuidores; dos oficiais de justia e oficiais de justia avaliadores. Do processo judicirio do trabalho: princpios gerais do processo trabalhista (aplicao subsidiria do CPC). Dos atos, termos e prazos processuais. Da distribuio. Das custas e emolumentos. Das partes e procuradores; do jus postulandi; da substituio e representao processuais; da assistncia judiciria; dos honorrios de advogado. Das audincias: de conciliao, de instruo e de julgamento; da notificao das partes; do arquivamento do processo; da revelia e confisso. Das provas. Do procedimento ordinrio e sumarssimo. Dos recursos no processo do trabalho. Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST.

Aula 01 (10/08):

Da Justia do Trabalho: organizao e competncia. Das Varas do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho: jurisdio e competncia. Dos servios auxiliares da Justia do Trabalho: das secretarias das Varas do Trabalho; dos distribuidores; dos oficiais de justia e oficiais de justia avaliadores. Do processo judicirio do trabalho: princpios gerais do processo trabalhista (aplicao subsidiria do CPC). Dos atos, termos e prazos processuais. Da distribuio. Das custas e emolumentos.
www.pontodosconcursos.com.br

Aula 02: (17/08):

Prof. Deborah Paiva

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Aula 03: (24/08): Das partes e procuradores; do jus postulandi; da substituio e representao processuais; da assistncia judiciria; dos honorrios de advogado. Das audincias: de conciliao, de instruo e de julgamento; da notificao das partes; do arquivamento do processo; da revelia e confisso. Das provas. Do procedimento ordinrio e sumarssimo. Dos recursos no processo do trabalho. Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST.

Aula 04: (08/09):

Aula 05: (14/09): Aula 06: (21/09): Aula 07: (28/09): Aula 08: (05/10):

Antes de dar incio aula demonstrativa de nosso curso gostaria de tecer algumas palavras em relao ao Processo do Trabalho! De um modo geral, observo que os alunos que no so graduados em direito possuem dificuldades com a disciplina, o que perfeitamente normal. Esta disciplina est definindo a classificao dos candidatos nos concursos dos Tribunais. Portanto, ministrarei este curso com o objetivo de tornar o estudo do processo do trabalho simplificado. Isto mesmo! Simplificado! O meu foco aqui ser o posicionamento da banca FCC em relao ao Processo do Trabalho. E como o treinamento importante, apresentarei questes sem comentrios para que vocs possam avaliar o aprendizado. E, em seguida, apresentarei as questes comentadas. Muitos falam que o Processo do Trabalho difcil, chato, enjoado, entediante, etc. Asseguro que o Processo do Trabalho no nenhum bicho de sete cabeas! Seguirei o contedo programtico do cargo de Analista Judicirio e abordarei as smulas e Orientaes Jurisprudenciais do TST, uma vez que a FCC vem cobrando a jurisprudncia.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Aula Demonstrativa Processo do Trabalho TRT 20 Regio Definio: A melhor forma de vocs entenderem a funo do Processo do Trabalho atravs de exemplos. Vejamos:

Exemplificando: Adalgisa, empregada domstica, trabalha h um ano para Maria das Dores, sem nada receber. Sabemos que o art. 7 da CF/88 e a Lei 5.859/72 asseguram aos empregados domsticos determinados direitos. Ora, a empregadora de Adalgisa est descumprindo a lei deixando de pagar a ela salrios e os demais direitos legais. A forma de Adalgisa garantir o recebimento de seus direitos ser atravs da interposio de uma ao na Justia do Trabalho (direito processual) pedindo ao juiz que lhe assegure o recebimento de seus direitos que esto sendo violados (direito material do trabalho) que esto sendo violados pela sua empregadora. O direito processual , portanto o instrumento que est a servio do direito material. Assim, quando o direito material for violado entra em cena o direito processual, uma vez que, no caso apresentado, Adalgisa no poder fazer justia com as prprias mos (autotutela), porque constitui inclusive crime o exerccio arbitrrio das prprias razes. Adalgisa dever ingressar com uma ao pedindo ao Estadojuiz que resolva o conflito de interesses entre ela e Maria das Dores (jurisdio).

O conceito e as caractersticas da Jurisdio sero vistos mais adiante. Por ora, quero que vocs observem os conceitos de direito material e direito processual dos seguintes juristas: Ada Pelegrini Grinover, Cndido Rangel Dinamarco e Antnio Carlos Cintra. Chama-se direito processual o complexo de normas e princpios que regem tal mtodo de trabalho, ou seja, o exerccio conjugado da jurisdio pelo Estado-juiz, da Ao pelo demandante e da defesa pelo demandado. Demandante o autor da ao (Adalgisa). Demandado o ru (Maria das Dores) Agora, que j vimos o conceito de direito processual, vamos estudar o conceito do direito processual do trabalho.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA A meu ver, o melhor conceito de direito processual do trabalho o do jurista Carlos Henrique Bezerra Leite, observem: Conceituamos o direito processual do trabalho como ramo da cincia jurdica, constitudo por um sistema de princpios, normas e instituies prprias, que tem por objeto promover a pacificao justa dos conflitos decorrentes das relaes jurdicas tuteladas pelo direito material do trabalho e regular o funcionamento dos rgos que compe a Justia do Trabalho. O Processo do Trabalho um ramo do direito pblico/subjetivo que tem por escopo disciplinar as atividades dos rgos da Justia do Trabalho, para a soluo dos conflitos individuais e coletivos de trabalho entre empregados e empregadores, entre Sindicatos, entre Sindicatos e empresas e, ainda, conflitos oriundos de lides decorrentes da competncia ampliada da Justia do Trabalho, estabelecida no art. 114 CF/88. Dica: O Direito Processual do Trabalho um ramo do direito pblico, sendo considerado direito subjetivo. Por Direito Subjetivo entende-se a faculdade, ou seja, a facultas agendi que o sujeito de direito tem de invocar a norma ao seu favor. Como exemplo, podemos citar a relao jurdica em que o credor tem a faculdade de exigir do devedor o cumprimento da prestao, ou seja, o cumprimento do direito objetivo. O Direito Objetivo considerado uma norma agendi, porque so normas que disciplinam a ao do homem. Assim, o direito objetivo qualificado como uma norma de ao ditada pelo poder pblico. Resumindo: O Direito Objetivo tambm denominado norma agendi (norma de agir), sendo a norma de ao ditada pelo Poder Pblico. O Direito Subjetivo denominado de facultas agendi (faculdade de agir), em defesa de seu direito. Organizao da Justia do Trabalho: Da Organizao: So rgos da Justia do Trabalho: o TST, os Tribunais Regionais do Trabalho e as Varas de Trabalho ou os juzos de direito investidos de jurisdio trabalhista (art. 644 da CLT). Art. 644 da CLT So rgos da Justia do Trabalho: a) o Tribunal Superior do Trabalho b) os Tribunais Regionais do Trabalho c) as Varas de Trabalho ou os Juzos de Direito.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA De acordo com o art. 111 da CRF/88 so rgos da Justia do Trabalho o TST, os TRTS e os Juzes do Trabalho. Art. 111 da CRFB/88 Os rgos da Justia do trabalho so: I-Tribunal Superior do Trabalho; II- Tribunal regional do Trabalho; III- Juzes do Trabalho. DICA: importante saber o teor dos dois artigos, porque ora as bancas abordam o art. 644 da CLT e ora abordam o art. 111 da CF/88, como vocs podero observar na resoluo de questes de prova mais adiante.

TST (3 grau)

TRT (2 grau)

Varas de Trabalho (1 grau) (Juzes do Trabalho)

Das Varas do Trabalho: o primeiro grau de jurisdio. A Jurisdio das Varas de Trabalho ser exercida por um juiz singular. Nas comarcas no abrangidas por jurisdio trabalhista, ou seja, nas quais no haja Vara de Trabalho, aos juzes de direito ser atribuda jurisdio trabalhista, com recurso para o respectivo TRT. Compete s Varas de Trabalho: a) conciliar e julgar: I- os dissdios em que se pretenda o reconhecimento da estabilidade de empregado; II- os dissdios concernentes remunerao, frias e indenizao por motivo de resciso do contrato individual do trabalho;
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA III- os dissdios resultantes de contratos de empreitada em que o empreiteiro seja operrio ou artfice; IV- os demais dissdios concernentes ao contrato individual de trabalho. V- as aes entre trabalhadores porturios e os operadores porturios ou o rgo gestor de mo-de-obra OGMO decorrentes das relaes de trabalho. b) processar e julgar os inquritos para apurao de falta grave; c) julgar os embargos opostos s suas prprias decises; d) impor multas e demais penalidades relativas aos atos de sua competncia. Dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT): So rgos de segundo grau de jurisdio. Compem-se de, no mnimo, sete juzes (art.115, CRFB/88). Nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de 30 e menos de 65 anos, sendo a escolha mediante lista sxtupla das respectivas classes, que sero encaminhadas ao Tribunal que elaborar lista trplice e encaminhar ao Presidente da Repblica, que em 20 dias escolher um de seus integrantes para nomeao. 1/5 dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exerccio. Os demais mediante promoo de juzes do trabalho por antiguidade e merecimento, alternadamente. Do Tribunal Superior do Trabalho (TST): rgo de terceiro grau de jurisdio. Compem-se de 27 Ministros, brasileiros com mais de 35 anos e menos de 65 anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao do Senado Federal por maioria absoluta. 1/5 sero escolhidos dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo exerccio. Os advogados devem ter notrio saber jurdico e reputao ilibada. A indicao ser feita por lista sxtupla elaborada pelos rgos de representao das respectivas classes, que a enviam para o tribunal que formar uma lista trplice, enviando-a ao Poder Executivo que ter o prazo de 20 dias para escolher um dos indicados para nomeao. Os demais sero escolhidos dentre juzes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira indicados pelo prprio TST.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA DICA: As frases abaixo so verdadeiras e so abordadas em provas de concurso. O servio da Justia do Trabalho relevante e obrigatrio, ningum dele podendo eximir-se, salvo motivo justificado. Os rgos da Justia do Trabalho funcionaro perfeitamente coordenados, em regime de mtua colaborao, sob a orientao do Presidente do Tribunal Superior do Trabalho. A Emenda Constitucional n 24 de 1999, que extinguiu a representao classista na Justia do trabalho acabando com as Juntas de conciliao e julgamento. A Emenda 45/2004 prev a criao de um Fundo de garantia das execues trabalhistas, integrado pelas multas decorrentes de condenaes trabalhistas e multas administrativas oriundas da fiscalizao do trabalho. Prev a criao de um Conselho Superior da Justia do Trabalho e de uma Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho que funcionaro junto do Tribunal Superior do Trabalho. A Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho funcionar junto ao TST e tem dentre outras funes a de regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoo na carreira. O Conselho Superior da Justia do Trabalho funcionar tambm junto ao TST e exercer, na forma da lei, a superviso administrativa, oramentria, financeira e patrimonial da Justia do Trabalho de 1 e 2 graus, como rgo central do sistema, cujas decises tero efeito vinculante. Dos servios auxiliares da Justia do Trabalho: (artigos 710/721 da CLT) Secretaria da Vara: Cada Vara do Trabalho ter uma secretaria sob a direo de funcionrio que o Presidente designar, para exercer a funo de Chefe de Secretaria, atualmente denominado diretor de secretaria. O diretor de secretaria receber alm dos vencimentos correspondentes ao seu padro, a gratificao de funo fixada em lei. O Tribunal Superior do Trabalho e os Tribunais Regionais do Trabalho tambm contam com os servios auxiliares de uma Secretaria. As secretarias dos rgos da Justia do Trabalho tm como funes a execuo das medidas destinadas a dar andamento aos processos, o fornecimento de informaes e de certides aos interessados, a guarda dos processos, a realizao de todas as diligncias que tenham sido determinadas pelos juzes, dentre outras.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA COMPETNCIAS DAS SECRETARIAS DAS VARAS DE TRABALHO: 1. O recebimento, a autuao, o andamento, a guarda e a conservao dos processos e outros papis que lhe forem encaminhados; 2. A manuteno do protocolo de entrada e sada dos processos e demais papis; 3. O registro das decises; 4. A informao, s partes interessadas e aos seus procuradores, do andamento dos respectivos processos, cuja consulta lhes facilitar; 5. A abertura de vista dos processos s partes na prpria secretaria; 6.A contagem das custas devidas pelas partes, nos respectivos processos; 7. O fornecimento de certides sobre o que constar dos livros ou do arquivamento da secretaria; 8. A realizao da penhora e demais diligncias processuais; 9. O desempenho dos demais trabalhos que lhe forem cometidos pelo presidente da Vara para melhor execuo dos servios que lhe esto afetos. COMPETNCIAS DOS CHEFES DE SECRETARIA DAS VARAS DE TRALHO: 1. Superintender os trabalhos da Secretaria velando pela boa ordem dos servios; 2. Cumprir e fazer cumprir as ordens emanadas do Presidente e das autoridades superiores; 3. Submeter a despacho e assinatura do Presidente o expediente e os papis que devem por ele serem despachados e assinados; 4. Abrir a correspondncia oficial dirigida Vara e ao seu presidente, a cuja deliberao ser submetida; 5. Tomar por termo as reclamaes verbais nos casos de dissdios individuais; 6. Promover o rpido andamento dos processos, especialmente na fase de execuo, e a pronta realizao dos atos e diligncias deprecadas pelas autoridades superiores; 7. Secretariar as audincias das Varas lavrando-se as respectivas atas; 8. Subscrever as certides e os termos processuais; 9. Dar aos litigantes a cincia das reclamaes e demais atos processuais de que devam ter conhecimento, assinando as respectivas notificaes; 10. Executar os demais trabalhos que lhe forem atribudos pelo Presidente da Vara. Distribuidores: Haver um distribuidor nas comarcas onde existirem mais de uma Vara de trabalho. Os distribuidores sero designados pelo Presidente do Tribunal Regional, dentre os funcionrios das Varas e do Tribunal Regional, existentes na mesma localidade, e ao mesmo Presidente diretamente subordinados. A competncia dos Distribuidores, onde houver, ser: 1. A distribuio, pela ordem rigorosa de entrada, e sucessivamente a cada Junta, dos feitos que, para esse fim, lhe forem apresentados pelos interessados;
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA 2. O fornecimento, aos interessados, do recibo correspondente a cada feito distribudo; 3. A manuteno de 2 (dois) fichrios dos feitos distribudos, sendo um organizado pelos nomes dos reclamantes e o outro dos reclamados, ambos por ordem alfabtica; 4. O fornecimento a qualquer pessoa que o solicite, verbalmente ou por certido, de informaes sobre os feitos distribudos; 5. A baixa na distribuio dos feitos, quando isto lhe for determinado pelos Presidentes das Juntas, formando, com as fichas correspondentes, fichrios parte, cujos dados podero ser consultados pelos interessados, mas no sero mencionados em certides. Secretaria do TRT: Cada Tribunal Regional tem uma secretaria, sob a direo do funcionrio designado para exercer a funo de secretrio, com a gratificao de funo fixada em lei. Competem secretaria dos Tribunais, alm das atribuies estabelecidas para as secretarias das Varas, as seguintes: 1. A concluso dos processos ao Presidente e sua remessa, depois de despachados, aos respectivos relatores; 2. A organizao e a manuteno de um fichrio de jurisprudncia do Tribunal, para consulta dos interessados. No regimento interno dos Tribunais Regionais sero estabelecidas as demais atribuies, o funcionamento e a ordem dos trabalhos de suas secretarias.

Do Oficial de Justia: O art. 721 da CLT refere-se aos oficiais de justia e aos oficiais de justia avaliadores. A funo destes auxiliares da justia realizar atos decorrentes da execuo dos julgados das Varas do trabalho e dos Tribunais Regionais do Trabalho, que lhes forem cometidos pelos respectivos Presidentes. facultado aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho cometer a qualquer Oficial de Justia ou Oficial de Justia Avaliador a realizao dos atos de execuo das decises desses Tribunais. Na falta ou impedimento do Oficial de Justia ou Oficial de Justia Avaliador, Juiz poder atribuir a realizao do ato a qualquer serventurio.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

10

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Do Ministrio Pblico do Trabalho: Conceito de Ministrio Pblico do Trabalho (MPT): o ramo do Ministrio Pblico da Unio que atua processualmente nas causas de competncia da Justia do Trabalho (Carlos Henrique Bezerra Leite). O art. 128 da CF/88 divide o Ministrio Pblico em dois segmentos: o Ministrio Pblico da Unio e os Ministrios Pblicos dos Estados. O Ministrio Pblico da Unio (MPU) divide-se em 4 ramos: Ministrio Pblico Federal; Ministrio Pblico do Trabalho; Ministrio Pblico Militar; Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. Organizao do MPT: So rgos do Ministrio Pblico do Trabalho: Procurador-Geral do Trabalho; Colgio de Procuradores do Trabalho; Conselho Superior do Ministrio Pblico do Trabalho; Cmara de Coordenao e Reviso do Ministrio Pblico do Trabalho; Corregedoria do Ministrio Pblico do Trabalho; Subprocuradores-Gerais do trabalho; Os Procuradores Regionais do Trabalho. Os Procuradores do Trabalho Embora no tenha sido abordada, no Edital do TRT do Piau a competncia do MPT, importante transcrever o artigo que trata dela. Competncia: A competncia do Ministrio Pblico do Trabalho est regulamentada pela Lei Complementar 75/93, observem abaixo a transcrio do art. 83 da referida Lei. Art. 83 da LC 75/93 Compete ao Ministrio Pblico do Trabalho o exerccio das seguintes atribuies junto aos rgos da Justia do Trabalho: I - promover as aes que lhe sejam atribudas pela Constituio Federal e pelas leis trabalhistas; II - manifestar-se em qualquer fase do processo trabalhista, acolhendo solicitao do juiz ou por sua iniciativa, quando entender existente interesse pblico que justifique a interveno; III - promover a ao civil pblica no mbito da Justia do Trabalho, para defesa de interesses coletivos, quando desrespeitados os direitos sociais constitucionalmente garantidos;

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

11

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA IV - propor as aes cabveis para declarao de nulidade de clusula de contrato, acordo coletivo ou conveno coletiva que viole as liberdades individuais ou coletivas ou os direitos individuais indisponveis dos trabalhadores; V - propor as aes necessrias defesa dos direitos e interesses dos menores, incapazes e ndios, decorrentes das relaes de trabalho; VI - recorrer das decises da Justia do Trabalho, quando entender necessrio, tanto nos processos em que for parte, como naqueles em que oficiar como fiscal da lei, bem como pedir reviso dos Enunciados da Smula de Jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho; VII - funcionar nas sesses dos Tribunais Trabalhistas, manifestando-se verbalmente sobre a matria em debate, sempre que entender necessrio, sendo-lhe assegurado o direito de vista dos processos em julgamento, podendo solicitar as requisies e diligncias que julgar convenientes; VIII - instaurar instncia em caso de greve, quando a defesa da ordem jurdica ou o interesse pblico assim o exigir; IX - promover ou participar da instruo e conciliao em dissdios decorrentes da paralisao de servios de qualquer natureza, oficiando obrigatoriamente nos processos, manifestando sua concordncia ou discordncia, em eventuais acordos firmados antes da homologao,resguardado o direito de recorrer em caso de violao lei e Constituio Federal; X - promover mandado de injuno, quando a competncia for da Justia do Trabalho; XI - atuar como rbitro, se assim for solicitado pelas partes, nos dissdios de competncia da Justia do Trabalho; XII - requerer as diligncias que julgar convenientes para o correto andamento dos processos e para a melhor soluo das lides trabalhistas; XIII - intervir obrigatoriamente em todos os feitos nos segundo e terceiro graus de jurisdio da Justia do Trabalho, quando a parte for pessoa jurdica de Direito Pblico, Estado estrangeiro ou organismo internacional.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

12

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Da Jurisdio e competncia: Antes de falar de competncia devemos falar de jurisdio! Jurisdio o poder-dever que o juiz, que representa o Estado, tem de aplicar o direito objetivo a um caso concreto, substituindo os titulares dos interesses em conflito para, imparcialmente buscar, por meio da pacificao do conflito que os envolve, a realizao da justia e o estabelecimento da paz social. Vocs se lembram da Adalgisa? Ela precisou recorrer ao Poder Judicirio, porque no pode fazer valer o seu direito pelas suas prprias mos. Isto ocorreu porque o Estado avocou para si a funo de resolver os conflitos de interesses entre as partes. Esta funo denominada de jurisdio! A jurisdio exercida pelos juzes. a funo do Estado que tem por escopo a atuao da vontade concreta da lei por meio da substituio, pela atividade de rgos pblicos, da atividade de particulares ou de outros rgos pblicos, j no afirmar a existncia da vontade da lei, j no torn-la praticamente efetiva (Chiovenda). Art. 1 CPC A jurisdio civil, contenciosa e voluntria, exercida pelos juzes, em todo o territrio nacional, conforme as disposies que este cdigo estabelece. Art. 2 CPC Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer nos casos e formas legais. A competncia a delimitao da jurisdio, ou seja, a determinao da esfera de atribuies dos rgos encarregados da funo jurisdicional.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

13

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA

Competncia
Medida da jurisdio

Jurisdio

A competncia a medida da jurisdio. Todo juiz possui jurisdio, mas nem todos os juzes possuem competncia para julgar determinadas aes. Exemplificando: Se Adalgisa tivesse interposto a ao na Justia estadual em umas das Varas de famlia, o juiz titular de tal Vara no seria competente para julgas ao que trate de direito do trabalho. A justia do Trabalho que ser competente para julgar o conflito entre empregada domstica e sua empregadora. Espcies de competncia: Absoluta e Relativa A Competncia absoluta a competncia em razo da matria, em razo da pessoa e em razo da funo. DICA: MPF (ABSOLUTA) VT (Relativa)

Competncia Absoluta

Matria

Pessoa

Funo

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

14

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Para que os meus alunos no se confundam na hora da prova, costumo usar a sigla MPF para lembr-los da competncia absoluta e VT para lembrlos da competncia relativa. A competncia absoluta inderrogvel pela vontade das partes e o juiz dever conhec-la de ofcio (sem que as partes requeiram), no admitindo prorrogao. Inderrogvel aquela competncia que no poder ser prorrogada, ou seja, o juiz que absolutamente incompetente para julgar determinada ao jamais tornar-se- competente. DICA: A prorrogao de competncia um fenmeno segundo o qual um juiz inicialmente incompetente torna-se competente. Este fenmeno somente ocorrer com a incompetncia relativa, nunca com a incompetncia absoluta.

Competncia Relativa

Valor

VT

Territrio

Competncia Absoluta em razo da matria (Art.114 CRFB/88): Esta competncia determina que quando houver Varas especializadas, a competncia ser destas. Na Justia do Trabalho a competncia material est determinada no art. 114 da CRFB/88 que trata da competncia em razo da matria e da pessoa tambm.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

15

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Art. 114 da CRFB/88 Compete Justia do Trabalho processar e julgar: I as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; II as aes que envolvem o exerccio do direito de greve; III as aes sobre representao sindical entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores; IV os mandados de segurana, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio. V os conflitos de competncia entre rgos com jurisdio trabalhista, ressalvado o disposto no art.102, I, o; VI as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relao de trabalho; VII as aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes de trabalho; VIII a execuo de ofcio das contribuies sociais previstas no art. 195, I, a e II, e seus acrscimos legais decorrentes das sentenas que proferir. Competncia absoluta em razo da pessoa: A competncia em razo da pessoa fixada levando-se em considerao a qualidade da parte que figura na relao jurdica processual. Exemplos: os Sindicatos (art.114, III da CF/88) e os entes de direito pblico externo (art. 114, I da CF/88). Competncia Relativa Territorial: No conceito de Jos Frederico Marques: A competncia territorial aquela que distribui o poder jurisdicional dos juzes em razo das circunscries judicirias em que o pas se divide. Art. 651 da CLT A competncia das Varas de Trabalho determinada pela localidade onde o empregado, reclamado ou reclamante, prestar servios ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro. 1 Quando for parte no dissdio agente ou viajante comercial, a competncia ser da vara da localidade em que a empresa tenha agncia ou filial e a esta o empregado esteja subordinado e, na falta, ser competente a vara da localizao em que o empregado tenha domiclio ou a localidade mais prxima. 2 A competncia das varas do trabalho, estabelecida neste artigo, estende-se aos dissdios ocorridos em agncia ou filial no estrangeiro, desde que o empregado seja brasileiro e no haja conveno internacional dispondo em contrrio 3 Em se tratando de empregador que promova realizao de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, assegurado ao empregado apresentar reclamao no foro da celebrao do contrato ou no da prestao dos respectivos servios.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

16

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Em relao competncia h esta importante smula: Smula 363 do STJ Compete justia estadual processar e julgar a ao de cobrana ajuizada por profissional liberal contra cliente. Assim, a cobrana de honorrios advocatcios em relao a um cliente pelo advogado no poder ser processada e julgada pela Justia do Trabalho. Conflito de Competncia: Quando ocorre o conflito de competncia, ou seja, quando dois juzes declaram-se competentes ou incompetentes para processar e julgar determinadas aes, quem ir solucion-los ser: TRT Suscitados entre Varas de Trabalho TST Suscitado entre Tribunais Regionais do Trabalho. Suscitados entre varas e juzes de direito investidos na jurisdio trabalhista de regies distintas. STF Conflitos entre STJ e qualquer outro Tribunal. Entre Tribunais Superiores. Entre Tribunais Superiores e qualquer outro Tribunal. STJ Entre quaisquer Tribunais, exceto se houver Tribunal Superior. Entre Tribunal e Juzes a ele no vinculados. Entre juzes vinculados a tribunais diversos DICA: Aposto com vocs que caso seja cobrado na prova o tema conflito de competncia, a banca ir abordar a Smula 420 do TST, que estabelece que entre as Varas de Trabalho e os Tribunais Regionais do Trabalho a que estejam vinculadas h relao de hierarquia e, por isso, no ocorrer conflito de competncia. Smula 420 do TST No se configura conflito de competncia entre Tribunal Regional do Trabalho e Vara do Trabalho a ele vinculada. Devemos entender a Smula 180 do STJ da seguinte forma: Quem julgar o conflito de competncia entre o juiz de direito investido em jurisdio trabalhista e as Varas de Trabalho sero os Tribunais Regionais do Trabalho e no os Tribunais de Justia. Smula 180 do STJ Na lide trabalhista compete ao TRT dirimir conflito de competncia verificado na respectiva regio entre Juiz estadual e Juntas de conciliao e julgamento.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

17

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Questes de Prova Comentadas: 1. (FCC Tcnico Judicirio TRT\GO 2008) Os Tribunais Regionais do Trabalho compem-se de, no mnimo, sete juzes, recrutados, quando possvel, na respectiva regio, e nomeados pelo Presidente (A) do respectivo Tribunal Regional do Trabalho. (B) da Repblica. (C) do Tribunal Superior do Trabalho. (D) do Supremo Tribunal Federal. (E) do Senado Federal. Comentrios: Vamos relembrar a organizao e composio dos Tribunais Regionais do Trabalho: So rgos de segundo grau de jurisdio. Compem-se de no mnimo 7 juzes (art.115, CRFB/88). Nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de 30 e menos de 65 anos, sendo a escolha mediante lista sxtupla das respectivas classes, que sero encaminhadas ao Tribunal que elaborar lista trplice e encaminhar ao Presidente da Repblica que em 20 dias escolher um de seus integrantes para nomeao. 1/5 dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exerccio. Os demais mediante promoo de juzes do trabalho por antiguidade e merecimento, alternadamente. 2. (FCC Tcnico Judicirio TRT\GO 2008) Dentre integrantes do Ministrio Pblico do Trabalho, com mais de trinta e cinco anos de idade e de cinco anos na carreira, o Procurador-Geral do Trabalho ser nomeado pelo (A) Procurador-Geral da Repblica, para um mandato de dois anos, permitida uma reconduo. (B) Presidente da Repblica, para um mandato de dois anos, permitida uma reconduo. (C) Procurador-Geral da Repblica, para um mandato de trs anos, vedada a reconduo. (D) Presidente da Repblica, para um mandato de trs anos, vedada a reconduo. (E) Presidente do Supremo Tribunal Federal, para um mandato de trs anos, permitida uma reconduo. Comentrios: O Procurador Geral do Trabalho ser nomeado pelo Procurador Geral da Repblica, dentre integrantes da Instituio, com mais de trinta e cinco anos de idade e de cinco anos de carreira, de acordo com que estabelece o art. 88 da Lei complementar 75/93. Vide art. 88 da LC 75 de 1993.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

18

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Relembrando: O Procurador Geral do Trabalho o chefe do Ministrio Pblico do Trabalho. O art. 128 da CF/88 divide o Ministrio Pblico em dois segmentos: o Ministrio Pblico da Unio e os Ministrios Pblicos dos Estados. O Ministrio Pblico da Unio (MPU) divide-se em 4 ramos: Ministrio Pblico Federal; Ministrio Pblico do Trabalho; Ministrio Pblico Militar; Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. So rgos do Ministrio Pblico do Trabalho: Procurador-Geral do Trabalho; Colgio de Procuradores do Trabalho; Conselho Superior do Ministrio Pblico do Trabalho; Cmara de Coordenao e Reviso do Ministrio Pblico do Trabalho; Corregedoria do Ministrio Pblico do Trabalho; Subprocuradores-Gerais do trabalho; Os Procuradores Regionais do Trabalho. Os Procuradores do Trabalho

3. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 16 regio\2009) O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de (A) onze Ministros, nomeados pelo seu Presidente aps aprovao pela maioria absoluta do Congresso Nacional. (B) onze Ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Congresso Nacional. (C) onze Ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal. (D) vinte e sete Ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Congresso Nacional. (E) vinte e sete Ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal. Comentrios: Vamos relembrar a composio dos Tribunais! Dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT): So rgos de segundo grau de jurisdio. Compem-se de no mnimo 7 juzes (art.115, CRFB/88). Nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de 30 e menos de 65 anos, sendo a escolha mediante lista sxtupla das respectivas classes, que sero encaminhadas ao Tribunal que elaborar lista trplice e encaminhar ao Presidente da Repblica que, em 20 dias, escolher um de seus integrantes, para nomeao. 1/5 dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do ministrio Pblico do Trabalho, com mais de dez anos de efetivo exerccio.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

19

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Os demais mediante promoo de juzes do trabalho por antiguidade e merecimento, alternadamente. Do Tribunal Superior do Trabalho (TST): rgo de terceiro grau de jurisdio. Compem-se de 27 Ministros, brasileiros com mais de 35 anos e menos de 65 anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao do Senado Federal por maioria absoluta. 1/5 sero escolhidos dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo exerccio. Os advogados devem ter notrio saber jurdico e reputao ilibada. A indicao ser feita por lista sxtupla elaborada pelos rgos de representao das respectivas classes, que a enviam para o tribunal que formar uma lista trplice, enviando-a ao Poder Executivo que ter o prazo de 20 dias para escolher um dos indicados para nomeao. Os demais sero escolhidos dentre juzes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira indicados pelo prprio TST. 4. (FCC/TRT-SP/ Tcnico Judicirio - rea Administrativa/2008) Paulo advogado, tem 29 anos de idade e 5 anos de efetiva atividade profissional; Pedro bacharel em Direito, mas no exerce a profisso, tem 40 anos de idade e professor h 7 anos; Joo membro do Ministrio Pblico do Trabalho, tem 31 anos de idade e 11 anos de efetivo exerccio; Jos advogado, tem 30 anos de idade e10 anos de atividade profissional; Luiz advogado, tem 66 anos de idade e 40 anos de efetiva atividade profissional. Preenchidos os demais requisitos legais, podem ser nomeados juzes do Tribunal Regional do Trabalho (A) Luiz e Pedro. (B) Paulo e Jos. (C) Pedro e Luiz. (D) Joo, Luiz e Jos. (E) Joo e Jos. Comentrios: Correta a letra E. Integraro o 5 constitucional os brasileiros com mais de 30 e menos de 65 anos de idade, nomeados pelo presidente da Repblica na forma dos arts. 94 e 115 da CF/88. 1/5 dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do MPT com mais de dez anos de efetivo exerccio. Os demais sero escolhidos, mediante promoo dos juzes do trabalho por antiguidade e merecimento. Assim, Paulo no poder ser nomeado juiz de TRT, pois no possui mais de 30 anos e nem Pedro uma vez que no tem dez anos de efetiva atividade profissional de advocacia. Ao passo que Joo poder, porque preenche os requisitos legais: membro do MPT com mais de dez anos de efetivo exerccio e possui mais de 30 anos de idade. Jos tambm preenche os requisitos constitucionais. J Luiz possui mais de 65 anos de idade e por isso no poder ser nomeado juiz de TRT.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

20

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA 5. (FCC/Analista judicirio TRT/15. Regio/2004) O direito processual comum (A) fonte autnoma do direito processual do trabalho, prevalecendo sobre suas normas em caso de dvida. (B)) fonte subsidiria do direito processual do trabalho, nos casos omissos, exceto naquilo em que for incompatvel com suas normas. (C) fonte heternoma do direito processual do trabalho, prevalecendo sempre sobre suas normas. (D) fonte subsidiria do direito processual do trabalho, nos casos omissos, mesmo naquilo em que for incompatvel com suas normas. (E) no pode ser aplicado como fonte subsidiria do direito processual do trabalho. Comentrios: Letra B (art. 769 da CLT) Correta a letra B, uma vez que o Direito Processual Civil fonte subsidiria do Direito Processual do trabalho nos casos de omisso das normas processuais trabalhistas, bem como de compatibilidade com os princpios e institutos do Direito Processual do Trabalho. Assim, estabelece o art. 769 da CLT. 6. (FCC/Juiz do Trabalho TRT/14 Regio/2003) Havendo conflito de competncia caber: I) Ao STJ julgar o conflito de competncia suscitado entre as Varas do Trabalho e os Juzos de Direito, quando investidos da jurisdio trabalhista, porque esto sujeitos jurisdio de Tribunais diferentes; (II) Ao STF julgar o conflito de competncia suscitado entre os Tribunais Regionais do Trabalho; III) Ao Tribunal Regional do Trabalho julgar os conflitos de competncia suscitados entre as Varas do Trabalho; IV) Ao TST julgar os conflitos de competncia entre Varas do Trabalho e o Tribunal Regional respectivo. Assinale a resposta: a) apenas a afirmativa IV est correta; b) apenas as afirmativas I, III e IV esto corretas; c) apenas as afirmativas I e III esto corretas; d) apenas a afirmativa III est correta; Comentrios: Letra D. I- Ao TST caber julgar o conflito entre as Varas de Trabalho e os Juzes de Direito investidos de jurisdio trabalhista, e no ao STJ. II- Ao TST caber julgar os conflitos de competncia entre dois Tribunais Regionais do Trabalho e no ao STF. III- Ao TRT caber julgar os conflitos suscitados entre as Varas de Trabalho, portanto correta esta assertiva. IV- De acordo com a Smula 420 do TST acima mencionada, no haver conflito de competncia entre TRT e Vara de Trabalho a ele vinculada. Incorreta a assertiva.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

21

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA 7. (FCC/Tcnico Judicirio/TRT-16 Regio/2009) Os Tribunais Regionais do Trabalho tero um quinto de sua composio de advogados e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de (A) cinco anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho. (B) cinco anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente da Repblica. (C) dez anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho. (D) dez anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal. (E) dez anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente da Repblica. Comentrios: Correta a letra e, conforme o art. 111-A da CRFB/88. 8. (FCC/Analista executor de mandados- TRT 17 Regio/2004) No sistema do Cdigo de Processo Civil vigente, o juiz ((A)) promover o andamento do processo at a sentena final, independentemente da provocao das partes interessadas. (B) promover o andamento do processo at a sentena final, desde que as partes interessadas provoquem o impulso oficial. (C) tem ampla liberdade de iniciativa para instaurar e impulsionar o processo, independentemente de provocao das partes interessadas. (D) deve agir apenas quando provocado, cabendo s partes a iniciativa de instaurar e impulsionar o processo. (E) tem ampla liberdade de iniciativa para instaurar o processo, mas s poder promover o seu andamento mediante provocao das partes interessadas. Comentrios: Correta a letra B, porque a jurisdio inerte e o juiz no poder manifestar-se, sem ser provocado, conforme o art. 2 do CPC. Uma vez provocado ele dar o impulso oficial ao processo conforme estabelece o art. 262 do CPC. Assim, teremos o Princpio do Dispositivo que estabelece que nenhum juiz preste a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer nos casos e formas legais. tambm conhecido como Princpio da Inrcia da Jurisdio, que est consagrado no art. 2 do CPC. E, tambm o Princpio do Inquisitivo ou Inquisitrio que estabelece que o juiz tenha a funo de prestar a tutela jurisdicional, solucionando o conflito de interesses das partes que lhe apresentado, tendo assim a funo de impulsionar o processo na busca da soluo do litgio. Vide arte. 262 do CPC e 765 da CLT.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

22

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA 9. (FCC/Tcnico PGE-RJ/2009) Sobre a competncia no processo civil, CORRETO afirmar: (A) A incompetncia em razo da matria deve ser argida por meio de exceo. (B) A incompetncia em razo da hierarquia relativa. (C) A incompetncia funcional absoluta e deve ser arguida como preliminar da contestao. (D) O juiz sempre pode, de ofcio, declarar-se incompetente. (E) Sendo acolhida a exceo de incompetncia, o juiz extinguir o processo sem julgamento do mrito da causa. Comentrios: Letra C. A competncia absoluta inderrogvel, pela vontade das partes e o juiz dever conhec-la de ofcio, no admite prorrogao. Prorrogao o fenmeno no qual um juiz incompetente torna-se competente. Poder ser argida em qualquer tempo e grau de jurisdio. Dever ser argida em preliminar da contestao. Assim, est incorreta a letra a porque a incompetncia em razo da matria por ser absoluta dever ser argida em preliminar da contestao, conforme o art. 301 do CPC. J o erro da letra b que a incompetncia funcional ou hierrquica absoluta. Portanto, pelo exposto conclumos que a letra c est correta. A letra d est incorreta, pois, no que tange incompetncia relativa o juiz no poder declara-se de ofcio, uma vez que ela depender de provocao das partes. J a letra e est incorreta, pois quando o juiz acolhe a exceo de incompetncia ele dever remeter os autos do processo para o juzo competente. 10. (FCC- Tcnico Judicirio TRT 9 Regio 2010) O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e os membros do Ministrio Pblico da Unio que integram o Conselho Nacional de Justia, sero indicados, respectivamente, (A) pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Procurador- Geral da Repblica. (B) pelos Tribunais Regionais do Trabalho e pelo Procurador-Geral do Trabalho. (C) pelo Supremo Tribunal Federal e pelos Procuradores-Gerais dos Estados. (D) pelo Superior Tribunal de Justia e pelo Procurador-Geral da Repblica. (E) pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Procurador-Geral do Trabalho. Comentrios: Letra A (art. 103- B da CF/88)

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

23

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Questes de Prova sem comentrios: 1. (FCC Tcnico Judicirio TRT\GO 2008) Os Tribunais Regionais do Trabalho compem-se de, no mnimo, sete juzes, recrutados, quando possvel, na respectiva regio, e nomeados pelo Presidente (A) do respectivo Tribunal Regional do Trabalho. (B) da Repblica. (C) do Tribunal Superior do Trabalho. (D) do Supremo Tribunal Federal. (E) do Senado Federal. 2. (FCC Tcnico Judicirio TRT\GO 2008) Dentre integrantes do Ministrio Pblico do Trabalho, com mais de trinta e cinco anos de idade e de cinco anos na carreira, o Procurador-Geral do Trabalho ser nomeado pelo (A) Procurador-Geral da Repblica, para um mandato de dois anos, permitida uma reconduo. (B) Presidente da Repblica, para um mandato de dois anos, permitida uma reconduo. (C) Procurador-Geral da Repblica, para um mandato de trs anos, vedada a reconduo. (D) Presidente da Repblica, para um mandato de trs anos, vedada a reconduo. (E) Presidente do Supremo Tribunal Federal, para um mandato de trs anos, permitida uma reconduo. 3. (FCC Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 16 regio\2009) O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de (A) onze Ministros, nomeados pelo seu Presidente aps aprovao pela maioria absoluta do Congresso Nacional. (B) onze Ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Congresso Nacional. (C) onze Ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal. (D) vinte e sete Ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Congresso Nacional. (E) vinte e sete Ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal. 4. (FCC/TRT-SP/ Tcnico Judicirio - rea Administrativa/2008) Paulo advogado, tem 29 anos de idade e 5 anos de efetiva atividade profissional; Pedro bacharel em Direito, mas no exerce a profisso, tem 40 anos de idade e professor h 7 anos; Joo membro do Ministrio Pblico do Trabalho, tem 31 anos de idade e 11 anos de efetivo exerccio; Jos advogado, tem 30 anos de idade e10 anos de atividade profissional; Luiz advogado, tem 66 anos de idade e 40 anos de efetiva atividade profissional. Preenchidos os demais requisitos legais, podem ser nomeados juzes do Tribunal Regional do Trabalho
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

24

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA (A) Luiz e Pedro. (B) Paulo e Jos. (C) Pedro e Luiz. (D) Joo, Luiz e Jos. (E) Joo e Jos. 5. (FCC/Analista judicirio TRT/15. Regio/2004) O direito processual comum (A) fonte autnoma do direito processual do trabalho, prevalecendo sobre suas normas em caso de dvida. (B)) fonte subsidiria do direito processual do trabalho, nos casos omissos, exceto naquilo em que for incompatvel com suas normas. (C) fonte heternoma do direito processual do trabalho, prevalecendo sempre sobre suas normas. (D) fonte subsidiria do direito processual do trabalho, nos casos omissos, mesmo naquilo em que for incompatvel com suas normas. (E) no pode ser aplicado como fonte subsidiria do direito processual do trabalho. 6. (FCC/Juiz do Trabalho TRT/14 Regio/2003) Havendo conflito de competncia caber: I) Ao STJ julgar o conflito de competncia suscitado entre as Varas do Trabalho e os Juzos de Direito, quando investidos da jurisdio trabalhista, porque esto sujeitos jurisdio de Tribunais diferentes; (II) Ao STF julgar o conflito de competncia suscitado entre os Tribunais Regionais do Trabalho; III) Ao Tribunal Regional do Trabalho julgar os conflitos de competncia suscitados entre as Varas do Trabalho; IV) Ao TST julgar os conflitos de competncia entre Varas do Trabalho e o Tribunal Regional respectivo. Assinale a resposta: a) apenas a afirmativa IV est correta; b) apenas as afirmativas I, III e IV esto corretas; c) apenas as afirmativas I e III esto corretas; d) apenas a afirmativa III est correta; 7. (FCC/Tcnico Judicirio/TRT-16 Regio/2009) Os Tribunais Regionais do Trabalho tero um quinto de sua composio de advogados e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de (A) cinco anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho. (B) cinco anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente da Repblica. (C) dez anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho. (D) dez anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal. (E) dez anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente da Repblica.
Prof. Deborah Paiva www.pontodosconcursos.com.br

25

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA 8. (FCC/Analista executor de mandados- TRT 17 Regio/2004) No sistema do Cdigo de Processo Civil vigente, o juiz ((A)) promover o andamento do processo at a sentena final, independentemente da provocao das partes interessadas. (B) promover o andamento do processo at a sentena final, desde que as partes interessadas provoquem o impulso oficial. (C) tem ampla liberdade de iniciativa para instaurar e impulsionar o processo, independentemente de provocao das partes interessadas. (D) deve agir apenas quando provocado, cabendo s partes a iniciativa de instaurar e impulsionar o processo. (E) tem ampla liberdade de iniciativa para instaurar o processo, mas s poder promover o seu andamento mediante provocao das partes interessadas. 9. (FCC/Tcnico PGE-RJ/2009) Sobre a competncia no processo civil, CORRETO afirmar: (A) A incompetncia em razo da matria deve ser argida por meio de exceo. (B) A incompetncia em razo da hierarquia relativa. (C) A incompetncia funcional absoluta e deve ser arguida como preliminar da contestao. (D) O juiz sempre pode, de ofcio, declarar-se incompetente. (E) Sendo acolhida a exceo de incompetncia, o juiz extinguir o processo sem julgamento do mrito da causa. 10. (FCC- Tcnico Judicirio TRT 9 Regio 2010) O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e os membros do Ministrio Pblico da Unio que integram o Conselho Nacional de Justia, sero indicados, respectivamente, (A) pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Procurador- Geral da Repblica. (B) pelos Tribunais Regionais do Trabalho e pelo Procurador-Geral do Trabalho. (C) pelo Supremo Tribunal Federal e pelos Procuradores-Gerais dos Estados. (D) pelo Superior Tribunal de Justia e pelo Procurador-Geral da Repblica. (E) pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Procurador-Geral do Trabalho. Gabarito: 1. B 2. A 3. E 4. E 5. B

6. D 7. E 8. B 9. C 10. A

Chegamos ao final de nossa aula demonstrativa! Voltaremos ao tema da aula de hoje, no decorrer do curso.

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

26

NOES DE PROCESSO DO TRABALHO - TCNICO DO TRT 20 REGIO TEORIA E QUESTES FCC PROFESSORA: DEBORAH PAIVA Gostaria de ressaltar que para aqueles que concorrero aos cargos de analista o curso indicado o Curso Regular de Direito Processual do Trabalho (questes FCC e CESPE) que abranger o Edital do TRT da 20 Regio. Aguardo vocs na prxima aula, para que possamos dar continuidade ao estudo do Direito Processual do Trabalho! Um grande abrao, Deborah Paiva deborah@pontodosconcursos.com.br -----------------------------------------------------------------------------------

Prof. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

27

Вам также может понравиться