Вы находитесь на странице: 1из 161

ELISIANE SCOTTINI RAQUEL DE SIQUEIRA

VIVENCIANDO A SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE EM PROCESSO DE ADOECIMENTO SOB O OLHAR DA TEORIA DE IMOGENE KING.

FLORIANPOLIS 2006

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CURSO DE GRADUAO EM ENFERMAGEM ENFERMAGEM ASSISTENCIAL APLICADA

VIVENCIANDO A SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE EM PROCESSO DE ADOECIMENTO SOB O OLHAR DA TEORIA DE IMOGENE KING.

Trabalho de Concluso do Curso de Graduao em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito da Disciplina Enfermagem Assistencial da Oitava Unidade Curricular. ELISIANE SCOTTINI RAQUEL DE SIQUEIRA ORIENTADORA: ENF. DDA JUSSARA GUE

MARTINI SUPERVISORAS: ENF. IZIS GORETI COELHO ENF. JULIANA HOMEM DA LUZ BANCA EXAMINADORA: PROF. DDA BETINA HORNER MEIRELLES FLORIANPOLIS DEZEMBRO DE 2006.

J perdoei erros quase imperdoveis, tentei substituir

pessoas insubstituveis e esquecer pessoas inesquecveis. J fiz coisas por impulso, j me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas tambm decepcionei algum. J abracei pra proteger, j dei risada quando no podia, fiz amigos eternos, amei e fui amado, mas tambm j fui rejeitado, fui amado e no amei. J gritei e pulei de tanta felicidade, j vivi de amor e fiz juras eternas, quebrei a cara muitas vezes! J chorei ouvindo msica e vendo fotos, j liguei s para escutar uma voz, me apaixonei por um sorriso, j pensei que fosse morrer de tanta saudade e tive medo de perder algum especial (e acabei perdendo)! Mas vivi! E ainda vivo! No passo pela vida... e voc tambm no deveria passar! Viva!!! Bom mesmo ir luta com determinao, abraar a vida e viver com paixo, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida MUITO para ser insignificante.
Charlie Chaplin

AGRADECIMENTOS

A Deus por tudo o que nos deu e principalmente por ter nos guiado nessa trajetria, nos dando fora para seguir em frente. A nossa orientadora Jussara Gue Martini por sua disposio, pela liberdade que nos deu e por acreditar em nosso trabalho. Obrigada por no nos deixar desistir, mesmo quando as dificuldades pareciam ser insuperveis! nossa supervisora, amiga e grande incentivadora Juliana Homem da Luz que muito nos ajudou durante nossa trajetria. Esteve sempre disposta e pronta a colaborar conosco, dando apoio e timas idias. Tornou-se para ns um modelo a ser seguido com seu jeito cativante de cuidar de crianas, adolescentes e acompanhantes. Enfermeira Izis, que aceitou nos supervisionar durante as frias da Ju, nos auxiliando quando necessrio. Professora Betina Meirelles por sua contribuio com o nosso trabalho. Professora Miriam Borenstein que nos ensinou na prtica o que o cuidado humanizado, no s com pacientes, mas com os acadmicos tambm. Obrigada pelo sincero carinho! Aos adolescentes com os quais convivemos e que muito nos ensinaram. Sem vocs, esse trabalho no existiria. Obrigada por acreditar e fazer parte da nossa formao! equipe de Enfermagem da Unidade A que sempre nos apoiou e nos auxiliou quando necessrio. Obrigada pelo carinho que vocs nos receberam e por serem colaboradoras desse trabalho. Aos nossos amigos e companheiros de lanche, Martha e Jlio. Obrigada pelas terapias em grupo, pelas palavras de fora e incentivo e pelas boas risadas! Ao tio G. pela fora e ajuda nos momentos necessrios. Seus conhecimentos nos foram muito teis. Aos que souberam compreender nossa ausncia, nos momentos em que necessitamos nos afastar para nos dedicarmos a este trabalho.

AGRADECIMENTOS DE ELISIANE

Deus por me dar foras para continuar e por colocar pessoas maravilhosas na minha vida! Aos meus pais, Albano e Delair, porque sem vocs eu no chegaria at aqui. Vocs so os grandes responsveis por eu estar aqui hoje. Sempre se sacrificaram para me dar uma boa formao e se sou o que sou hoje, por causa de vocs! Nada do que eu diga hoje ser suficiente para agradec-los. Vocs sempre me apoiaram, me respeitaram e confiaram em minhas decises. Entenderam a minha ausncia. Espero algum dia poder retribuir um pouco tudo o que vocs fizeram por mim. Amo vocs!! Muito obrigada. Aos meus irmos, Gianpaolo e Desiree, que sempre me apoiaram. Obrigada pelas brigas, risadas e pelo carinho. Desculpem pela ausncia. Aos meus familiares, que assistiram e compartilharam a minha caminhada. Obrigada pelo carinho, pelas oraes e pelo apoio! minha irm, amiga e companheira, no s de trabalho, mas tambm de trajetria, Quel. Voc sempre me deu fora, esteve presente em momentos importantes da minha vida. Respeitou meu jeito, minhas decises, entendia meu mau humor e sempre me fazia rir com as suas loirices. Voc muito, muito especial! Me deu fora em vrios momentos e nunca deixou que eu desistisse. Me ensinou a ser mais tolerante, mais carinhosa e paciente. Tenho certeza que a gente ir rir muito ainda junto, pagar muito mico. Obrigada pela amizade e pelo carinho!! Te amo amiga! famlia da Quel que me adotou nesses anos. Obrigada pelo carinho, respeito e amor que vocs sempre tiveram comigo. Tenho certeza que foi Deus que colocou vocs em minha vida, para compensar um pouco a ausncia da minha famlia. Aos amigos do Cepon que ajudaram na minha formao, me apoiaram e sempre estiveram dispostos a me ajudar. F, Robs, Ana, Smia e Cinthia, amigas com certeza! Vocs sempre me respeitaram e me incentivaram! Obrigada pelo carinho e amizade. Jlio (Amore mio) e Fran: obrigada pelo carinho e pela ajuda sempre! Vocs estavam presentes quando eu precisei, mesmo distncia. todos que de alguma maneira contriburam para minha formao: muito obrigada!

AGRADECIMENTOS DE RAQUEL

Ao meu bom Deus por estar comigo nas horas em que mais precisei e me guiar pelo melhor caminho. minha me querida que em todos os momentos de minha vida esteve comigo, me deu apoio em minhas decises, confiando e acreditando em mim. Eu te amo mais do que qualquer coisa nessa vida e agradeo todos os dias a Deus por voc ser assim. Ao meu paizo do corao, Tio. Obrigada por acreditar em mim e dar todas as condies para que eu pudesse chegar at aqui. O que eu sou hoje devo a voc, que sempre se esforou para que eu pudesse encontrar o meu caminho e esteve sempre ao meu lado, me orientando, para que eu pudesse tomar as decises corretas. Voc meu pai, amigo, companheiro e dolo. Te amo. Aos meus irmos, Tata e Tato, obrigada pelo apoio, risadas, desentendimentos e reconciliaes. Por estarem sempre comigo, cuidarem de mim e me mimarem. Amo vocs demais. Gabriel, meu sobrinho, por ser uma tima companhia, estar sempre disposto a ajudar e entender quando eu no podia atend-lo. Dori, Led e Gabi, obrigada pela torcida, apoio e por entenderem minha ausncia. Amo vocs. minha grande amiga e companheira de trabalho, Lisi. Aprendi muito com voc nesses ltimos anos. Agradeo pela pacincia, por respeitar meu jeito de ser e pela amizade que construmos nesse perodo. No posso deixar de agradecer tambm pelo meu cantinho em sua casa sempre que precisei, pelas maravilhosas guloseimas preparadas com carinho e por tudo que passamos juntas: as risadas, choros, noites em claro, conversas interminveis e muitos, muitos planos para o futuro. Chegou a hora de comearmos a realiz-los, amiga. Te amo muito ruiva. Carol e Mrio, vocs sempre foram timos amigos e incentivadores. Acreditaram no meu potencial at quando eu mesma duvidei dele. Obrigada por tudo. Vocs so meus amores. Manu, amigona, sempre disposta a ajudar. Florzinha voc uma pessoa muito especial, que eu aprendi a amar e respeitar. Agradeo por tudo o que voc e o Kile fizeram e fazem por mim. Aos que contriburam para que eu chegasse at aqui.

RESUMO

Este trabalho de concluso de curso relata a prtica de cuidado de enfermagem ao adolescente em processo de adoecimento. Foi desenvolvido na Unidade A do Hospital Infantil Joana de Gusmo (HIJG), no perodo de 06 de outubro a 08 de dezembro de 2006, como cumprimento da disciplina Enfermagem Assistencial Aplicada do Curso de Graduao em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Teve como principal objetivo cuidar do adolescente em processo de adoecimento atendido no servio de internao da Unidade A, com enfoque na vivncia de sua sexualidade, fundamentado na Teoria de Consecuo de Metas proposta por Imogene King. O trabalho foi realizado com cinco adolescentes, sendo descrito o processo de cuidado realizado com quatro deles. Utilizamos como metodologia a observao participante, processo de Enfermagem em consultas e dinmicas vivenciais com os adolescentes, acompanhantes e equipe de Enfermagem. Julgamos importante conhecer o significado da vivncia da sexualidade para o adolescente, durante o processo de adoecimento e hospitalizao, a fim de despertar, na equipe de sade, um olhar mais cuidadoso para os modos de abordagem da sexualidade desse adolescente, assistindo-o de forma integral. Buscamos, portanto, promover crescimento profissional e pessoal, adquirir conhecimentos sobre o tema e trocar experincias durante a vivncia com os adolescentes, seus familiares e equipe de enfermagem da unidade de internao.

DESCRITORES: Adolescncia, Enfermagem; Sexualidade.

ABSTRACT

This course conclusion work reports the Nursing care practice to the teenager in disease process. It was developed in the Unit A of Childish Hospital Joana de Gusmo (HIJG), in the period of October 06 to December 08 2006, for fulfill of the discipline Nursing Assistance Applied of the Nursing Graduation Course of the Federal University of Santa Catarina. It had as main goal, care of the teenager in disease process attended in the internment service of Unit A, with focus in his sexuality living, based in the Theory of Goal Attainment proposed by Imogene King. The work was accomplished with five teenagers, being described the care process of four of them. We use as methodology the active observation, nursing process in consultation and living dynamics with the teenagers, the companions and the nursing teamwork. We judged important to know the meaning of the sexuality living to the teenager, during the disease process and hospitalization, in order to awake the nursing team work, one look more careful with the approach manners of the sexuality of this teenager, watching him of integral form. We seek therefore promote professional and personal growth, acquire knowledge on the theme and to change experiences, during the living with the teenagers, their family and the Unit A nursing teamwork.

DESCRIBE: Adolescence, Nursing, Sexuality.

SUMRIO

1. INTRODUO..................................................................................................................................... 14

2. OBJETIVOS.......................................................................................................................................... 18 2.1 Objetivo Geral....................................................................................................................................... 18 2.2 Objetivos Especficos............................................................................................................................ 18

3. REFERENCIAL TERICO.................................................................................................................. 20 3.1 Conhecendo a Trajetria de Imogene M. King.................................................................................... 20 3.2 Teoria de Consecuo de Metas........................................................................................................... 20 3.3 Marco conceitual.................................................................................................................................. 21 3.4 Pressupostos.......................................................................................................................................... 21 3.5 Conceitos Inter-relacionados................................................................................................................. 22 3.6 Processo de Enfermagem...................................................................................................................... 24

4. METODOLOGIA.................................................................................................................................. 27 4.1 Local do Estgio.................................................................................................................................... 27 4.2 Populao Alvo..................................................................................................................................... 28 4.3 Perodo de Desenvolvimento................................................................................................................ 29 4.4 Aspectos ticos..................................................................................................................................... 29 4.5 Revisando Objetivos e Avaliando as Estratgias................................................................................. 30 4.6 Consulta de Enfermagem...................................................................................................................... 33

5. REVISO DE LITERATURA............................................................................................................. 35 5.1 Adolescncia........................................................................................................................................ 35 5.2 Sexualidade na adolescncia................................................................................................................. 36 5.3 Bulimia.................................................................................................................................................. 38 5.4 Hipospdia............................................................................................................................................. 40 5.5 Hiperalgesia........................................................................................................................................... 41

6. PROCESSO DE ENFERMAGEM...................................................................................................... 44 6.1 MIA...................................................................................................................................................... 45 6.2 ROBERTA............................................................................................................................................ 51 6.3 MIGUEL.............................................................................................................................................. 57 6.4 DIEGO................................................................................................................................................. 60

7. DINMICAS VIVENCIAIS............................................................................................................... 63 7.1 Dinmicas Vivenciais Realizadas com os Adolescentes...................................................................... 64 7.1.1 Ttulo: Como me Vejo Agora e como Gostaria de Estar................................................................... 64 7.1.2 Ttulo: Maior Presente do Mundo...................................................................................................... 66 7.1.3 Ttulo: Oficina da Beleza I................................................................................................................ 68 7.1.4 Ttulo: Doenas Sexualmente Transmissveis (DST)........................................................................ 70 7.1.5 Ttulo: Sistemas Reprodutores e Mtodos Contraceptivos................................................................ 72 7.1.6 Ttulo: Como Eu Era, Como Eu Estou e Como Eu Gostaria de Estar............................................... 74 7.1.7 Ttulo: A Famlia Antes e Durante a Internao................................................................................ 78 7.1.8 Ttulo: Conhecendo o Corpo.............................................................................................................. 81 7.1.9 Ttulo: O Que Recebo? O Que Dou?.................................................................................................. 83 7.1.10 Ttulo: Oficina da Beleza II.............................................................................................................. 89

7.2 Dinmicas Vivenciais Realizadas com as Mes.................................................................................. 90 7.2.1 Ttulo: O Adolescente Antes e Durante a Internao......................................................................... 90

7.3 Dinmicas Vivenciais Realizadas com a Equipe De Enfermagem....................................................... 95 7.3.1 Ttulo: Sexualidade e Sexo Mais Seguro........................................................................................... 95

8. CONSIDERAES FINAIS................................................................................................................ 98

REFERNCIAS ........................................................................................................................................ 101

PARECER ................................................................................................................................................. 105

APNDICES............................................................................................................................................... 107 Apndice A: Roteiro de Consulta de Enfermagem Apndice B: Questionrio de Sexualidade Apndice C: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Apndice D: Resumo Entregue para os Pais e/ou Responsveis Apndice E: Convite da Oficina de Sexualidade para a Equipe de Enfermagem Apndice F: Ofcio de Pedido de Materiais Apndice G: Folderes Apndice H: Certificados Apndice I: Dinmicas Vivenciais Apndice J: Questionrio para Capacitao com Equipe de Enfermagem

ANEXOS..................................................................................................................................................... 153 Anexo I: Doenas Sexualmente Transmissveis Anexo II: Sistemas Reprodutores Anexo III: Carta dos Direitos Sexuais

Temos o direito de ser igual quando a diferena nos inferioriza, temos o direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza. Boaventura Santos

1. INTRODUO

O interesse em trabalhar com adolescentes surgiu durante a 4 unidade curricular, ao realizarmos uma oficina de sexualidade com estudantes de uma escola pblica de um Estado da Regio Sul do Brasil. Nesse momento, percebemos o quanto esse tema causa constrangimento e medo tanto para os adolescentes, quanto aos adultos, reforando a necessidade de se trabalhar o tema com os adolescentes. Na 5 unidade curricular, tivemos nova oportunidade de discutirmos o tema, dessa vez com pr-adolescentes de uma outra escola pblica de um Estado da Regio Sul do Brasil. Nas duas oportunidades, o tema foi proposto pelos prprios adolescentes. Por tudo o que foi exposto, e por sentirmos a falta de um estgio em que pudssemos assistir ao pblico dessa faixa etria durante a graduao, decidimos realizar nosso Trabalho de Concluso de Curso com adolescentes. Para Whaley & Wong (1999, p. 415) A adolescncia, que literalmente significa crescer dentro da maturidade, geralmente considerada como um processo psicolgico, social e maturacional iniciado pelas alteraes puberais. A populao adolescente no Brasil (entre 10 e 19 anos) corresponde a 21% da populao nacional, segundo o ltimo censo do IBGE. So 35.302.872 adolescentes, dos quais 50,4% homens e 49,5% mulheres. Destes, 49% so negros e 50% definem-se como brancos (BRASIL, 2006). A adolescncia um perodo que consiste basicamente na dependncia da famlia (pais) e da escola (professores). Para tentar buscar a sua autonomia, o adolescente recorre ao estabelecimento de grupos de semelhantes e de relaes afetivas. Devido ao processo de descobertas e de auto-afirmao, inerentes ao perodo, as relaes afetivas tendem a ser fugazes.
Segundo estudo da UNICEF (2002), dos adolescentes brasileiros com faixa etria entre 12 e 17 anos, 32,8% j haviam tido relaes sexuais. Destes, 61% eram homens e 39% mulheres. Segundo o IBGE (2000), 9,5% de adolescentes entre 15 e 19 anos (82% mulheres e 18% homens) vivenciam algum tipo de unio, com vida sexual. Quanto prtica do sexo seguro, dados de 2002 (UNICEF) apontaram que 52% dos adolescentes com vida sexual utilizaram o preservativo nas relaes sexuais j vivenciadas. Destes, 35,1% eram mulheres e 64,9% homens (BRASIL, 2006).

Dentre os motivos expressos pelos adolescentes para serem sexualmente ativos esto a necessidade de serem amados, o desejo de conquistar, a necessidade de se sentirem emancipados,

a necessidade de se igualarem aos seus pares e aos adultos e de serem aceitos por seus amigos e a revolta contra os pais (WONG, 1999, p. 443). De acordo com a Federao Brasileira da Sociedade de Ginecologia e Obstetrcia (2001, p. 89), acredita-se que anualmente um milho de jovens na faixa de 15 a 25 anos so atingidos pelas doenas sexualmente transmissveis (DST) e que um nmero significativo destes fica estril, como conseqncia da referida doena. A sexualidade intrnseca ao ser humano e aprendida e vivenciada desde o nascimento, porm, ela comea a ser percebida com mais intensidade durante a adolescncia. Para adolescentes e jovens atravs da sexualidade que eles vivenciam descobertas, experimentaes e liberdade, e quando desenvolvem sua capacidade para tomada de decises, de escolha, de responsabilidades e de afirmao de identidades. (Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura, 2003, apud BRASIL, 2006). Na sua grande maioria, as polticas de sade pblica para adolescentes e jovens ignoram que a sexualidade faz parte do desenvolvimento humano e da personalidade de cada um, deixando, assim, de reconhec-los como pessoas sexuadas, livres e autnomas. Isso fica claro no somente na nomenclatura dos servios oferecidos pelos centros de sade, como tambm pela prpria estrutura do local. So locais que no oferecem atrativos aos jovens e os programas, como planejamento familiar, so centralizados na constituio de uma famlia formal. Tal fato explica a baixa freqncia de adolescentes nos servios de sade. Durante o processo de adoecimento, os profissionais de sade tendem a anular o aspecto da sexualidade do adolescente.
Para o adolescente, a hospitalizao acresce a necessidade de adaptar-se ao processo de transio de sade-doena, evento que, pelo significado de sua imagem corporal nesta fase e pela perda de autonomia compulsria, pode trazer-lhe angstias e conseqentes comportamentos inefetivos. Neste contexto, o adolescente em fase de construo de sua identidade depara-se com imposies de redefinio da imagem corporal, separao/individuao, elaborao de lutos, escala de valores, convvio com o grupo de iguais, luta e fuga das geraes precedentes, enfrentamento dos ritos de iniciao ao status adulto, papis sexuais, temporalidade, entre outros... A interrupo dos estudos, o distanciamento dos amigos, o afastamento de casa, a forte ligao com a dor e sofrimento, o administrar o tratamento, o conviver com as condutas invasivas e cirrgicas necessrias, o lidar com a mudana no ritmo e estilo de vida, o abandono de projetos configuram a transio de sade-doena (MAAS, 2006, p. 3).

No Brasil e em Florianpolis, a principal causa de morbidade hospitalar, em setembro de 2006, na faixa etria dos 10 aos 19 anos, foi queda sem especificao (2123 e 8 adolescentes,

respectivamente), seguida por queda do mesmo nvel (724 e 3 adolescentes, respectivamente) (BRASIL, 2006). A adolescncia um perodo de crise e mudanas, de esquecimento das autoridades no que diz respeito a programas de sade, fase em que a sexualidade comea a aflorar mais e as experincias vivenciadas podero influenciar na vida adulta. Alm disso, a sexualidade um processo de aprendizagem e, infelizmente, a estrutura social e cultural repercute na maioria das vezes de maneira negativa (tabus, mitos, preconceitos, interdies e relaes de poder) sobre a pessoa de modo a torn-la disfuncional. Os adolescentes tm direito educao sexual, ao sigilo sobre a sua atividade sexual, ao acesso orientao sobre todos os mtodos anticoncepcionais, a serem reconhecidos como indivduos autnomos e capazes de assumir a responsabilidade sobre sua sade (BRASIL, 2006). Por todos os fatores apresentados acima, achamos fundamental trabalhar com os adolescentes o processo de sexualidade vivenciado por eles, especialmente em perodos de adoecimento. A equipe de sade tem papel de suma importncia na educao sexual do adolescente. Muitos profissionais acabam cedendo esse papel de educador para os pais e professores por falta de preparo nessa rea. J outros, mesmo sem preparo, atuam somente transmitindo valores e experincias pessoais (geralmente carregadas de pr-julgamentos) deixando de passar informaes realmente importantes. Compreendemos, ento, a adolescncia como um perodo esquecido em termos de ateno sade. O adolescente v-se perdido entre o pediatra e o clnico geral, entre o no ser mais criana e no ser adulto.

Sem um caminho no tem o ir Sem a verdade no tem o conhecimento Sem a vida no tem viver. Thomas Kempis

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Cuidar do adolescente em processo de adoecimento atendido no servio de internao da Unidade A, com enfoque na vivncia de sua sexualidade, fundamentado no referencial terico de Imogene King.

2.2 Objetivos Especficos

Aprimorar nossos conhecimentos terico-prticos sobre a sexualidade do adolescente em processo de adoecimento; Conhecer a dinmica de funcionamento do servio e estrutura fsica da Unidade A do Hospital Infantil Joana de Gusmo (HIJG), com relao ao atendimento ao adolescente; Realizar cuidado de enfermagem segundo a teoria de King com o adolescente em processo de adoecimento; Conhecer as necessidades do adolescente em processo de adoecimento sobre a sua sexualidade; Desenvolver educao permanente de acordo com as necessidades identificadas; Auxiliar o adolescente em processo de adoecimento no processo de auto-conhecimento.

Voc no pode ensinar nada a um homem; voc pode apenas ajud-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo." Galileu Galilei

3. REFERENCIAL TERICO

3.1 Conhecendo a Trajetria de Imogene M. King

Imogene M. King (nascida em 1923, nos Estados Unidos), completou sua graduao em Enfermagem em 1945, no St. Johnss Hospital School of Nursing, Missouri. Em 1948 tornou-se Bacharel em Cincia da Educao de Enfermagem e nove anos aps (1957) conquistou o ttulo de Mestre em Educao. Obteve o ttulo de Doutora em Enfermagem pela Universidade de Columbia, Nova Iorque, em 1961 e, em 1980, o ttulo de Doutor Honorrio, pela Universidade de Illinois. Trabalhou como enfermeira assistencial, docente e administradora. Escreveu os seguintes livros: Toward a Theory for Nursing: General Concepts of Humans Behavior (1971) e A Theory for Nursing: Systems, Concepts, Process (1981); sendo que, no prefcio do primeiro, declara estar propondo uma estrutura conceitual enfermagem e no uma teoria de enfermagem. J no segundo, ela relacionava seus conceitos estrutura de assistncia sade.

3.2 Teoria de Consecuo de Metas

Segundo George (1993, p.174-175), a estrutura conceitual proposta por King compem-se de trs sistemas: sistemas pessoais, interpessoais e sociais. Os sistemas pessoais so compostos pelos indivduos, nos quais cada indivduo um sistema pessoal. Os sistemas interpessoais so formados por seres humanos em interao, formando dades, trades ou grupos maiores. medida que aumenta o nmero de indivduos que interagem, aumenta a complexidade das interaes. Os sistemas sociais so compostos por grupos com interesses e necessidades em comum. King desenvolveu a teoria com base em conceitos a partir do foco central que o alcance de objetivos de sade para o cliente. Para ela, isso s pode acontecer atravs da interao e transao entre o enfermeiro e cliente (LEOPARDI, 1999, p. 90 91).

3.3 Marco conceitual

O nosso marco conceitual envolve conceitos como: sade, ambiente e sociedade, enfermagem, ser humano enfermeiro e ser humano adolescente. Para a organizao desse marco conceitual procuramos relacionar nosso pensar com o pensar de Imogene King, em relao aos pressupostos e conceitos da Teoria de Consecuo de Metas.

3.4 Pressupostos

So pressupostos da terica, segundo Leopardi (1999, p 90 91):


Os indivduos so seres sociais, com sentimentos, racionais, perceptivos, reativos, controladores, com propsitos e orientados para ao e no tempo; O processo de interao influenciado pelas percepes, objetivos, necessidades e valores tanto do cliente quanto do enfermeiro; responsabilidade do pessoal de sade informar os indivduos de todos os aspectos do cuidado sade para ajud-los a tomar decises conscientes; Pode haver incongruncia entre os objetivos dos fornecedores de cuidado e os receptores. As pessoas tm o direito tanto de aceitar quanto de rejeitar qualquer aspecto do cuidado sade; Os pacientes querem participar ativamente no processo do cuidado; Os pacientes so consciente, ativa e cognitivamente capazes de participar na tomada de decises.

Nossos pressupostos foram construdos baseados no referencial terico de Imogene King: Os adolescentes em processo de adoecimento so seres sociais que tm o direito de exercer sua sexualidade. responsabilidade da enfermeira informar aos adolescentes sobre todos os aspectos relacionados a sua sexualidade para ajud-los a tomar decises conscientes. Os adolescentes em processo de adoecimento querem participar ativamente do seu cuidado. O processo de interao s ocorrer se o adolescente permitir e/ou estiver interessado.

Segundo Leopardi (1999, p.91), King faz sua inter-relao de conceitos atravs de proposies com sua prpria lgica e sistematizao e da estabelece j um modo de realizar processo de Enfermagem. So elas:

Se a percepo acurada nas interaes, ocorrero transaes; Se o enfermeiro e o cliente fazem transaes, os objetivos sero atingidos; Se os objetivos forem atingidos, ocorrer satisfao; Se ocorrem transaes nas interaes, o crescimento e desenvolvimento sero fortalecidos; Se as expectativas do papel e seu desempenho so percebidos pelo enfermeiro e pelo cliente e forem congruentes, ocorrem transaes; Se houver conflito de papis, ocorre estresse; Se o enfermeiro, com conhecimentos e habilidades especiais, comunica informaes apropriadas, haver alcance mtuo de objetivos.

A teoria contribuiu e auxiliou na execuo do trabalho, pois partindo das necessidades e desejos expressos pelos adolescentes, ficou mais fcil interagir com eles, ocorrendo dessa forma a transao e o alcance dos objetivos propostos.

3.5 Conceitos Inter-relacionados

A seguir, apresentaremos os conceitos que consideramos essenciais neste marco conceitual e suas inter-relaes: sade, ambiente e sociedade, enfermagem e ser humano adolescente e ser humano enfermeiro.

SADE

Experincias dinmicas da vida de um ser humano que implicam ajustamentos contnuos a estressores, no ambiente externo e interno, atravs do uso adequado dos recursos prprios para alcanar o mximo potencial para a vida diria. (KING, apud GEORGE, 1993, p.183).

Entendemos sade como a busca do bem-estar fsico, psquico e social, atravs da adaptao aos estressores, neste caso a doena. O perodo da adolescncia , por si s, um perodo de adaptao s mudanas e de busca do bem-estar, principalmente psquico e social. Essa adaptao se torna ainda mais difcil durante o processo de adoecimento, j que alm de tentar se adaptar s mudanas decorrentes da adolescncia h, ainda, a necessidade de adaptao doena.

AMBIENTE/SOCIEDADE

Segundo King (GEORGE, 1993, p.183), ambiente/sociedade compreendido como poro de sistemas sociais de sua estrutura de sistemas abertos.

Definimos ambiente/sociedade como o espao fsico e social no qual o ser humano adolescente em processo de adoecimento vive e interage. Neste caso, o ambiente hospitalar, carregado do desconhecido, de incertezas, estigmas, medos e muitas vezes, isolamento e distanciamento do seu grupo de relacionamento.

ENFERMAGEM

Processo de ao, reao e interao, pelo qual enfermeira e cliente partilham informaes sobre suas percepes na situao de enfermagem. (KING, apud IBDEM, p.183).

Percebemos a enfermagem como um processo de interao entre o ser humano enfermeiro e o ser humano adolescente em processo de adoecimento, com a finalidade de trabalhar uma necessidade percebida por ambos, nesse caso a sexualidade. Nessa interao o adolescente partilha com o enfermeiro sua percepo sobre a sexualidade enquanto vivencia a doena. Em contrapartida o enfermeiro partilha com o adolescente de que maneira este pode exercer sua sexualidade. Tais objetivos s sero alcanados se a interao ocorrer de forma eficaz e se houver interesse de ambas as partes.

SER HUMANO

So seres sociais, conscientes, racionais, perceptivos, controladores, intencionais, voltados ao e voltados ao tempo... Possuem trs necessidades fundamentais de sade: informaes de sade que sejam teis na poca certa de sua necessidade e que possam ser utilizadas, necessidade de atendimento que busque preveno da doena, necessidade de atendimento quando os seres humanos forem incapazes de ajudar a si mesmos (KING, apud GEORGE, 1993, p. 183).

Caracterizamos, neste estudo, como ser humano o adolescente em processo de adoecimento e a enfermeira. O ser humano adolescente em processo de adoecimento um ser individual capaz de interagir com outros adolescentes e de exercer a sua sexualidade, independente do seu estado. A adolescncia um perodo de crise, caracterizado pelo rpido crescimento e desenvolvimento, manifestados por transformaes fsicas, psquicas e sociais. A crise pode ser intensificada durante o processo de adoecimento, pelo fato de que estando doente ele acaba se sentindo diferente/excludo dos outros adolescentes que fazem parte do seu crculo de relacionamentos. A enfermeira a responsvel, no processo de cuidado, pela troca de informaes com o adolescente em processo de adoecimento, a fim de que este se torne um ser consciente de suas aes. Atravs do cuidado, a enfermeira auxilia o adolescente a enfrentar esse perodo de transformaes e a encarar a sexualidade como algo inerente ao ser humano que deve ser vivenciada de forma consciente.

3.6 Processo de Enfermagem O processo a ao, reao, interao e a cadeia de transao, onde enfermeiro e cliente compartilham informaes acerca de suas percepes, identificam os problemas, estabelecem objetivos mtuos e concordam com os meios para atingi-los. De acordo com King (1971, p. 91), a enfermeira e o paciente iro aprender e amadurecer no processo. Para que o processo ocorra, King utiliza uma metodologia baseada no Pronturio Orientado para o Problema de Weed. O processo inclui os seguintes elementos: Dados de base: informaes coletadas no pronturio do adolescente (histrico mdico, exame fsico, resultados de exames e informaes de familiares e de outros profissionais e dos adolescentes atravs da consulta de Enfermagem). Diagnstico de Enfermagem: sinais e sintomas ou interferncias na habilidade em vivenciar sua sexualidade. Deteco das necessidades de cuidado relacionadas sexualidade dos adolescentes, permitindo planejar a assistncia.

Planejamento: ajuda os indivduos a atingirem o estado de sade desejado, atravs de meios para cuidados continuados, focalizando a participao do adolescente. Implementao: ocorre nas atividades que visam satisfao das metas. uma continuao da transao. Avaliao: avaliao contnua do alcance de metas, pela qual se verifica se os objetivos foram alcanados.
Visto que uma das funes da enfermeira ajudar o indivduo a identificar suas necessidades e estabelecer metas realistas para satisfaz-las, a enfermeira responsvel por usar mtodos para garantir informao sobre a percepo do paciente da situao. Atravs da comunicao, a enfermeira observa e registra o que o paciente diz que est sentindo ou pensando sobre uma determinada situao. Observaes do comportamento oferecem, tambm, pistas sobre as necessidades individuais e a percepo da situao pelo paciente (KING, 1971, p.94).

"Quando voc tem uma meta, o que era um obstculo passa a ser uma das etapas do seu plano." Gerhard Erich Boehme

4. METODOLOGIA

4.1 Local do Estgio

A prtica assistencial ocorreu na Unidade A do Hospital Infantil Joana de Gusmo (HIJG). O Hospital Infantil Joana de Gusmo situa-se na rua Rui Barbosa, nmero 152, no bairro Agronmica em Florianpolis, no estado de Santa Catarina. Foi inaugurado em 13 de maro de 1979, ano internacional da criana, substituindo o Hospital Edith Gama Ramos. Possui uma rea de 22.000 m e dividido em Ambulatrio (Grupo A, B, C) e Ambulatrio de Oncologia, Hospital Dia, Centro de Referncia de Imunobiolgicos Especiais e nas unidades de internao: A (Adolescente e Apartamento), B, C, D, E, Berrio, Emergncia Interna, Isolamento, Oncologia, Queimados, Ortopedia, Centro Cirrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Geral e UTI Neonatal. As unidades so especializadas em: Cardiologia, Cirurgia (Peditrica Geral, Plstica, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia, Vascular, Bucomaxilofacial),

Desnutrio, Gastroenterologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Oncologia, Queimadura, Pneumologia e Terapia Intensiva. O HIJG atua como plo de referncia Estadual para as patologias de baixa, mdia e alta complexidade, sendo: 68,83% pacientes oriundos de Florianpolis e da Grande Florianpolis e 31,17% de outros municpios do Estado de Santa Catarina. Atualmente, conta com 146 leitos ativos e um quadro funcional composto por 856 servidores. Tem como misso prestar, de acordo com princpios ticos e humanizados, atendimento preventivo, curativo e social a crianas e adolescentes,

bem como formar e capacitar recursos humanos e incentivar a pesquisa clnica. A Unidade A presta assistncia a adolescentes Sistema nico de Sade (SUS), assim como a lactentes, crianas e adolescentes - conveniados/particulares, nas diversas especialidades, contando atualmente com 20 leitos subdivididos em enfermarias e apartamentos. Na Unidade A existe uma sala de recreao que funciona em alguns dias da semana. Nessa sala h vrios jogos e um computador, no qual o adolescente pode acessar a Internet em

horrio controlado e com restries. Alm do computador, no h nada que seja especfico para a faixa etria da adolescncia. Algumas vezes, adolescentes ficam internados no mesmo quarto que crianas. O HIJG oferece ainda, servio de pedagogia que funciona todos os dias das 13:30 s 16 horas. Existem duas classes hospitalares: uma de 1 4 srie do ensino fundamental e outra de 5 8 srie. No incio do estgio, realizvamos nossas atividades na sala de prescrio mdica da Unidade A. Depois de mais ou menos duas semanas, uma das tcnicas da equipe de Enfermagem, sugeriu uma sala que no estava sendo utilizada no momento, que ficava ao lado da Unidade A. Aps contato com o responsvel pela sala, conseguimos autorizao para utiliz-la durante nosso trabalho, proporcionando assim maior privacidade e conforto aos adolescentes. A sala possua dois sofs, uma mesa, duas cadeiras, ramal telefnico e ar condicionado. Aps decorarmos a sala de acordo com a temtica e com ajuda dos adolescentes, passamos a utiliz-la em nossas atividades.

Sala dos Adolescentes

Acadmicas realizando a limpeza

Acadmicas e Supervisoras na Inaugurao da Sala

4.2 Populao Alvo

A prtica assistencial teve como pblico alvo os adolescentes internados na Unidade A do Hospital Infantil Joana de Gusmo no perodo de 06 de outubro a 08 dezembro de 2006.

4.3 Perodo de Desenvolvimento

A prtica assistencial foi desenvolvida entre os dias 06 de outubro e 08 de dezembro de 2006.

4.4 Aspectos ticos

O termo tica refere-se aos padres de conduta moral, isto , padres de comportamento relativos ao paciente, ao patro e aos colegas de trabalho. (tica Profissional de Enfermagem, apud www.arquivomedico.hpg.ig.com.br)
[...]Respeitar todas as confidncias que seus pacientes fizerem durante o servio; jamais comentar em pblico durante as horas de folga, qualquer incidente ocorrido no hospital nem de informaes sobre seu doente; respeitar sempre a intimidade de seu paciente; no permitir preconceitos de raa, cor, religio ou opo sexual [...] (Ibdem)

A Resoluo 160 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN, 2006), estabelece o Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem:

Art.1A Enfermagem uma profisso comprometida com a sade do ser humano e da coletividade. Atua na promoo, proteo, recuperao da sade e reabilitao das pessoas, respeitando os preceitos ticos e legais [...] Art.3 O Profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo o seu ciclo vital, sem discriminao de qualquer natureza [...]

So deveres do profissional de Enfermagem:


[...] Art.21 Cumprir e fazer cumprir os preceitos ticos e leais da profisso. Art.22 Exercer a Enfermagem com justia, competncia, responsabilidade e honestidade. Art.23 Prestar Assistncia de Enfermagem clientela, sem discriminao de qualquer natureza [...] Art.26 Prestar adequadas informaes ao cliente e famlia a respeito da assistncia de Enfermagem, possveis benefcios, riscos e conseqncias que possam ocorrer. Art.27 Respeitar e recorrer o direito do cliente de decidir sobre sua pessoa, seu tratamento e seu bem estar. Art.28 Respeitar o natural pudor, a privacidade e a intimidade do cliente.

Art.29 Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razo de sua atividade profissional, exceto nos casos previstos em Lei [...]

proibido:
[...] Art.54 Publicar trabalho com elementos que identifiquem o cliente, sem sua autorizao. Art.55 Publicar, em seu nome, trabalho cientfico do qual no tenha participado ou omitir em publicaes, nome de colaboradores e/ou orientadores. Art.56 Utilizar-se sem referncia ao autor ou sem autorizao expressa, de dados, informaes, ou opinies ainda no publicados. Art.57 Sobrepor o interesse da cincia ao interesse e segurana da pessoa humana [...]

Todos os pais ou responsveis pelos adolescentes recebiam um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, autorizando a participao do mesmo na atividade. Aos adolescentes foi garantido o sigilo e a privacidade, assim como a liberdade em se retirar da prtica quando desejasse. Tanto pais ou responsveis como os adolescentes, tinham conhecimento sobre a proposta da prtica assistencial.

4.5 Revisando Objetivos e Avaliando as Estratgias

OBJETIVO 1: Aprimorar nossos conhecimentos terico-prticos sobre a sexualidade do adolescente em processo de adoecimento.

Estratgias: Fizemos reviso de literatura referente a temtica; Consultamos dados do Ministrio da Sade; Acompanhamos o adolescente em processo de adoecimento, durante o seu perodo de internao; Participamos de uma Oficina de Sexualidade e Sexo Mais Seguro, promovida pela Fundao Aoriana para o Controle da Aids.

Avaliao: Esse objetivo foi alcanado quando as acadmicas compreenderam o processo de desenvolvimento da sexualidade do adolescente em processo de adoecimento.

OBJETIVO 2: Conhecer a dinmica de funcionamento do servio e estrutura fsica da Unidade A do Hospital Infantil Joana de Gusmo (HIJG), com relao ao atendimento ao adolescente.

Estratgias: Realizamos visita prvia a Unidade A observando rotina de atendimento e conhecendo a equipe de Enfermagem; Realizamos acolhimento com os adolescentes que vivem em processo de adoecimento , pais ou responsveis e equipe de Enfermagem; Realizamos cuidado de enfermagem, segundo rotina da Unidade A.

Avaliao: Esse objetivo foi alcanado quando conhecemos o trabalho desenvolvido na unidade e desenvolvemos a prtica segundo as rotinas do local e integrada aos demais procedimentos de enfermagem.

OBJETIVO 3: Realizar consulta de enfermagem segundo a teoria de King, com adolescente em processo de adoecimento.

Estratgias: Estudamos e compreendemos a Teoria de King; Construmos um roteiro de consulta baseado na Teoria de King; Desenvolvemos consulta de enfermagem com quatro adolescentes em processo de adoecimento tendo como base a Teoria de King.

Avaliao: O objetivo foi alcanado quando realizamos a consulta de Enfermagem com os adolescentes com base na Teoria de King.

OBJETIVO 4: Conhecer as necessidades do adolescente em processo de adoecimento sobre sua sexualidade.

Estratgias: Identificamos as necessidades dos adolescentes durante a consulta e cuidado de enfermagem; Promovemos oficinas e discusses temticas com os adolescentes da Unidade A, a partir das necessidades identificadas.

Avaliao: O objetivo foi alcanado, pois conseguimos identificar e trabalhar com as principais dvidas dos adolescentes sobre o tema.

OBJETIVO 5: Desenvolver educao permanente de acordo com as necessidades identificadas.

Estratgias: Realizamos oficinas com dinmicas, cartazes e discusses em grupo com a equipe de Enfermagem, com os pais e com os adolescentes; Elaboramos folderes e uma cartilha com enfoque na sexualidade do adolescente.

Avaliao: Alcanamos o objetivo, pois ao final das oficinas conseguimos satisfazer as necessidades dos adolescentes, da equipe e dos pais referentes ao tema. Cabe ressaltar, que no estava em nossos objetivos trabalhar com os pais dos adolescentes. Mas por solicitao dos mesmos, montamos uma oficina voltada a eles.

OBJETIVO 6: Auxiliar o adolescente em processo de adoecimento no seu autoconhecimento.

Estratgias: Promovemos discusses temticas em oficinas; Realizamos a troca de informaes durante as consultas de enfermagem.

Avaliao: O objetivo foi alcanado quando os adolescentes demonstraram compreenso e aceitao do processo por eles vivenciado.

4.6 Consulta de Enfermagem

A consulta de enfermagem foi realizada com os adolescentes da Unidade A, do HIJG, sendo que para a mesma, nos baseamos nos Princpios e Diretrizes do Atendimento a Adolescentes e Jovens, do Ministrio da Sade (2005). O mesmo tem como princpios fundamentais:
tica a relao profissional de sade com os adolescentes e jovens deve ser pautada pelos princpios de respeito, autonomia e liberdade, prescritos pelo Estatuto da Criana e do Adolescente e pelos cdigos de tica das diferentes categorias. Privacidade adolescentes e jovens podem ser atendidos sozinhos, caso desejem. Confidencialidade e sigilo adolescentes e jovens devem ter a garantia de que as informaes obtidas no atendimento no sero repassadas aos seus pais e/ou responsveis, bem como aos seus pares, sem a sua concordncia explcita. No entanto, eles devem ser informados sobre as situaes que requerem quebra de sigilo, ou seja, sempre que houver risco de vida ou outros riscos relevantes tanto para o cliente quanto para terceiros, a exemplo de situaes como abuso sexual, idia de suicdio, informao de homicdios e outros.

A consulta foi realizada com o intuito de conhecer os adolescentes e levantar suas necessidades frente aos modos de viverem a sua sexualidade, seguindo um roteiro (apndice A). A partir da consulta, realizvamos atividades para satisfazer as necessidades identificadas. Realizamos quatro consultas de Enfermagem, sendo que trs destas sero relatadas no processo de Enfermagem. Nas primeiras duas semanas, as consultas foram realizadas na sala de prescrio mdica da Unidade. Aps esse perodo, uma das funcionrias da equipe nos indicou a existncia de uma sala, no utilizada, para a realizao das nossas atividades.

Eu no caibo mais nas roupas que eu cabia, eu no encho mais a casa de alegria. Os anos se passaram enquanto eu dormia, e quem eu queria bem me esquecia.[...] Eu no tenho mais a cara que eu tinha, no espelho essa cara no minha. Mas que quando eu me toquei, achei to estranho, a minha barba estava deste tamanho. Arnaldo Antunes

5. REVISO DE LITERATURA

5.1 Adolescncia

A adolescncia uma fase de indefinio, de transio, e ainda, um perodo passvel de conflitos e crises, porm um perodo de busca de liberdade. Deve-se distinguir entre a puberdade, que um processo de mudana fsica, e a adolescncia, que , em grande parte, um processo psicolgico de mudana. Esses processos deveriam ser sincronizados, porm, muitas vezes isso no ocorre, e o adolescente precisa dar conta deste desequilbrio e o estresse adicional.

A Organizao Mundial da Sade (OMS) definiu na Reunio sobre Gravidez e Aborto na Adolescncia, em 1974, um conceito de adolescncia, caracterizada como uma fase do desenvolvimento humano em que: a. O indivduo passa do ponto do aparecimento inicial dos caracteres sexuais secundrios para a maturidade sexual. b. Os processos psicolgicos do indivduo e as formas de identificao evoluem da fase infantil para a fase adulta. c. Ocorre uma transio do estado de dependncia econmica total a outro de relativa independncia (OMS, 1975, apud REIS, 1993).

De acordo com a Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, art. 2, Considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Na fase da adolescncia, a identidade sexual formada por fatores de ordem biolgica, psicolgica e social. Os fatores biolgicos provocam alteraes no corpo, desencadeadas pelos hormnios secretados. Os psicolgicos caracterizam-se por uma acelerao do desenvolvimento cognitivo e uma consolidao da formao da personalidade; socialmente, a adolescncia um perodo de preparo intensivo para a idade adulta jovem. A adolescncia dividida em trs perodos: a adolescncia inicial, dos 10 aos 13 anos; a adolescncia mdia, dos 14 aos 16 anos; e a adolescncia tardia, dos 17 aos 20 anos incompletos. Cada fase tem suas peculiaridades. Na adolescncia inicial ocorre o aparecimento dos caracteres sexuais secundrios. Tm incio as fantasias sexuais (que podem vir acompanhadas pela culpa) e a prtica masturbatria, justificada pela curiosidade acerca das mudanas corporais que iniciam. As relaes costumam

ser platnicas, sem contato fsico, tais como conversas ao telefone. Na adolescncia mdia o nvel de energia sexual alto e o contato fsico mais valorizado. O comportamento sexual possui natureza exploratria, ocorre apenas busca de sensaes e os adolescentes costumam negar as conseqncias do seu comportamento sexual. Na adolescncia tardia o comportamento sexual mais expressivo e menos exploratrio, as relaes mais ntimas e h preferncia por relaes mais duradouras. Nessa fase, h uma maior preocupao com os riscos e o uso de barreiras protetoras na relao sexual (REATO, In: FRANOSO; GEJER e REATO, 2001). Na adolescncia, a idade cronolgica nem sempre caracteriza biopsicossocialmente o indivduo, j que o incio e desenvolvimento da puberdade dependem de cada pessoa (CHIPKEVITCH, 2001, p. S135). um perodo em que h necessidade de se fazer descobertas e conquistas pessoais. uma poca de escolhas e construo de um novo modo de entender a vida, inclusive a sexual.

5.2 Sexualidade na adolescncia

A sexualidade mais ampla que a genitalidade, inclui a reproduo e a busca do prazer como princpio de equilbrio biopsicossocial e espiritual. A construo da sexualidade tem incio a partir das primeiras experincias afetivas com seus cuidadores e se desenvolve atravs das relaes com a famlia, amigos e influncias culturais. (SUPLICY, 1994 apud SIQUEIRA, 2003, p. 12)
A sexualidade faz parte da personalidade de cada um, uma necessidade bsica e um aspecto do ser humano que no pode ser separado de outros aspectos da vida. Sexualidade no sinnimo de coito (relao sexual) e no se limita ocorrncia ou no de orgasmo. Sexualidade muito mais que isso, a energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e so tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, aes e interaes e portanto a sade fsica e mental. Se sade um direito humano fundamental, a sade sexual tambm deveria ser considerada um direito humano bsico (WHO TECHNICAL REPORTS SERIES, 1975, Saiba mais sobre sexualidade, apud www.adolescencia.org.br).

A sexualidade de uma pessoa depende de trs fatores inter-relacionados: identidade sexual, identidade de gnero e comportamento sexual. Esses fatores afetam o crescimento, desenvolvimento e funcionamento de sua personalidade. Identidade sexual um dos elementos fundamentais da identidade geral, que delineada desde os primeiros momentos da vida e

definida na adolescncia, compreendendo a interao com os pais, fatores morais, culturais, sociais, religiosos, entre outros. Identidade de gnero refere-se ao sentido que o indivduo tem de sua masculinidade ou feminilidade. A formao da identidade de gnero est baseada em atitudes parentais e culturais, na genitlia externa e na influncia gentica. O papel de gnero construdo de forma cumulativa, atravs de experincias vivenciadas. Ele pode ser descrito como todas as coisas que a pessoa diz ou faz para mostrar-se detentora da condio de menino ou homem, menina ou mulher. Orientao sexual a preferncia da pessoa para estabelecer vnculos erticos. Aprendemos, desde crianas, que a escolha afetivo-sexual deve ser determinada pelo padro heterossexual. O problema que ao passar isso criana como a nica verdade possvel a ser aceita e cumprida, muito dificilmente ela ter, mais tarde, uma viso menos preconceituosa da homossexualidade. Os adolescentes expressam sua sexualidade de diferentes formas, como represso do prprio impulso ou aceitao do ato, mesmo sem envolvimento afetivo. O impulso sexual ocorrer em diferentes graus de interesse e de libido e sua forma de expresso depender da personalidade, de experincias vivenciadas, das oportunidades que surgem ao longo desse perodo, das expectativas sociais, de legados familiares, das expectativas do grupo no qual o jovem inserido, dentre outros. O desejo pela relao sexual vai depender da identificao do adolescente pelo outro.
Para o desenvolvimento do papel sexual ou de gnero, o adolescente precisa de pessoas complementares, que desempenham outros papis, e este contato provoca a necessidade de formar vnculos afetivos, que vo determinar suas novas experincias. Nessa fase, a troca afetiva pode ou no ser valorizada e, dependendo das vivncias, essa troca pode determinar dificuldades na formao de vnculos afetivos mais profundos. [...] A vivncia do ato sexual reorganiza suas experincias sexuais anteriores, mas os medos impedem que ele vivencie de forma plena esse momento, o que pode produzir insegurana em relao ao futuro. O significado pessoal que cada adolescente dar sexualidade pode alterar suas expectativas, criando, ou dissolvendo problemas. O ato sexual pode provocar frustraes, ou ser fonte de estmulo permanente (COSTA et al, 2001, p.S220).

Um dos pontos mais importantes na sexualidade do adolescente, que acaba afetando relacionamentos e o prprio ato sexual, a questo da imagem corporal. Todas as alteraes que ocorrem aos poucos durante a adolescncia, exigem sucessivas reconstrues e reformulaes da imagem que temos do prprio corpo. Segundo alguns estudos, a imagem corporal estabelecida

durante a adolescncia aquela que os indivduos tero durante toda a vida. De acordo com Whaley & Wong (1999, p. 424), Eles perderam a segurana de um corpo familiar e sentem estranheza a respeito de seus corpos alterados.

A imagem corporal rapidamente mutvel do adolescente durante o desenvolvimento puberal torna-os bastante inseguros sobre seus corpos. A doena, a interveno mdica ou cirrgica e a hospitalizao aumentam sua preocupao em relao normalidade. [...] Com freqncia, seus temores pela perda de controle e pela alterao da imagem corporal so demonstrados como confiana excessiva, vaidade ou uma atitude de sabe-tudo (WONG, 1999, p. 549).

A imagem corporal, principalmente das meninas, , tambm, profundamente afetada pela banalizao do sexo e erotizao precoce. Quando se criana e se imita a danarina de um grupo de ax, a funkeira, a modelo internacional ou a atriz/ cantora famosa e de corpo escultural, no existe a inteno da sensualidade, mas apenas est em uma fase de identificao. Mas quando a criana cresce e entende o que imitava como objeto de desejo sua auto-estima pode ser destruda por no conseguir se igualar pessoa desejada. Essa erotizao precoce reafirma a discriminao ao corpo gordinho. Cada vez mais, existem adolescentes realizando lipoaspirao, passando horas dentro de uma academia em busca de um corpo perfeito, cheio de curvas e livre das gordurinhas, celulites e estrias. Com isso, o prprio ato sexual, acaba ficando separado do lao afetivo, pois a mulher entende que para ser aceita e ser amada, necessita ser desejvel. E isso, ela s ir conseguir se tiver o corpo perfeito. Nesse aspecto, no s a mdia culpada, mas tambm a sociedade. A mdia vende a idia do corpo perfeito e da beleza, atravs do culto imagem transmitida em programas voltados para mulheres que vendem produtos para ginstica e para emagrecer, do dicas de dietas e de cirurgias para melhorar o aspecto do corpo. A sociedade d o aval a esses programas, dando audincia e comprando os produtos anunciados. Cada vez mais, as pessoas ficam escravas da prpria imagem.

5.3 Bulimia

A bulimia consiste de episdios recorrentes do consumo de grandes quantidades de alimentos, num perodo limitado de tempo, acompanhados por um sentimento de perda do controle. O indivduo tem comportamentos compensatrios recorrentes - como vmitos auto-

induzidos, uso de laxantes ou diurticos, jejum e exerccios excessivos para evitar o ganho de peso. Para qualificar o transtorno, a compulso peridica e os comportamentos compensatrios inadequados devem ocorrer, em mdia, pelo menos duas vezes por semana por 3 meses. (BALLONE, 2003) A interrupo social ou desconforto fsico terminam o episdio de compulso peridica, que freqentemente seguido por sentimentos de culpa e depresso. Os indivduos com bulimia avaliam a si mesmos predominantemente com base na forma e peso do corpo. Basicamente um paciente com sentimento de inferioridade e auto-estima baixa. Os pacientes com bulimia tipicamente se envergonham de seus problemas alimentares e procuram ocultar seus sintomas. O paciente reconhece o absurdo de seu comportamento, mas por no conseguir control-lo sente-se inferiorizado, incapaz de conter a si mesmo, por isso v a si como uma pessoa desprezvel. As compulses peridicas geralmente ocorrem em segredo, ou dissimuladas,tanto quanto possvel. Um episdio pode, ou no, ser planejado de antemo e em geral (mas nem sempre) caracterizado por um consumo rpido. A compulso peridica tipicamente desencadeada por estados de humor disfricos, estressores interpessoais, intensa fome aps restrio por dietas, ou sentimentos relacionados a peso, forma do corpo e alimentos. (BALLONE, 2003) A tcnica compensatria mais comum a induo de vmito aps um episdio de compulso peridica. Os efeitos imediatos do vmito incluem alvio do desconforto fsico e reduo do medo de ganhar peso. A etiologia da doena no certa ainda. Existem vrios possveis fatores causais: Biolgicos: os nveis de endorfina plasmtica esto aumentados em alguns pacientes com bulimia que vomitam, levando a possibilidade de que os sentimentos de bem-estar experimentados por alguns deles aps o vmito possam ser mediados pelo aumento dos nveis de endorfina. Sociais: pacientes tendem a ser ambiciosos e respondem s mesmas presses sociais para a magreza. Muitos so deprimidos, e existe uma depresso familiar aumentada. Alm disso, a grande maioria dos pacientes bulmicos, tm famlia com menor intimidade e maiores conflitos entre os seus membros. A influncia cultural tem sido apontada como um forte desencadeante, j que o corpo magro encarado como smbolo de beleza, poder, autocontrole e modernidade.

Psicolgicos: a doena geralmente atinge a adolescentes, pois estes, tm dificuldades com as demandas da adolescncia e maior instabilidade emocional. O tratamento consiste de vrias intervenes incluindo psicoterapia individual de enfoque cognitivo-comportamental, terapia de grupo, terapia familiar e farmacoterapia.

5.4 Hipospdia

Hipospdia uma malformao congnita, caracterizada pela abertura anormal do meato urinrio, em diferentes locais na face ventral do pnis, ou mais raramente na bolsa escrotal. Na maioria dos casos acompanhada por uma alterao do prepcio, sendo que este passa a ter o formato de um capuz. Em alguns casos, ao ficar ereto o pnis apresenta curvatura para baixo, em direo bolsa escrotal. (MAKSOUD, 1998) Esta malformao ocorre por mltiplos fatores, podendo ser gentico (Ex.: Sindrome de Reifenstein) e/ou hormonal (Ex.: deficincia da enzima "5-alfa-redutase", ou deficincia de receptores hormonais em nvel celular do pnis). O tratamento comea logo aps o nascimento, evitando a circunciso, pois o prepcio essencial para a reconstruo do pnis. Em alguns casos selecionados h necessidade de tratamento hormonal pr-operatrio. Na maioria dos casos o tratamento cirrgico realizado numa nica cirurgia, sendo que a idade ideal para a cirurgia entre os 6 e 18 meses de vida, diminuindo o risco de trauma emocional. (TRIGUEIRO) O tratamento cirrgico visa : Permitir que o paciente urine de p. Melhora esttica Evitar as conseqncias psicolgicas de rgos genitais malformados Permitir que no futuro tenha funo sexual normal. 20 40% necessitam reoperaes, por vazamentos (fstula), estreitamentos (estenose) ou necrose na nova uretra. Infeces urinrias Alteraes psicolgicas (insegurana, baixa-estima, ....) As cirurgias complementares para correo destas complicaes devero ser feitas com intervalo entre elas de no mnimo 6 a 9 meses. O resultado esttico definitivo lembra o de uma

circunciso, e s ocorre aps 12 meses da cirurgia, mas sofre alteraes, melhorando seu aspecto durante a puberdade. Podem ocorrer complicaes ps-operatrias e as mais freqentes so fstulas, deiscncia de toda a uretra e estenose.

5.5 Hiperalgesia

A dor pode ser definida como uma sensao desagradvel, de intensidade varivel, decorrente da reao de uma pessoa em relao a leses reais ou potenciais. Denominamos as dores em geral de algias. (MERCK SHARP & DOHME) Dor sempre subjetiva, pois criada por alguns receptores presentes em nosso corpo, que so traduzidos em uma resposta emocional a esse estmulo. Muitas pessoas relatam dor na ausncia de leso tecidual ou de qualquer outra causa fisiopatolgica provvel: geralmente isto acontece por motivos psicolgicos. A abordagem que se deve fazer da dor que ela um fenmeno biopsicossocial que resulta de uma combinao de fatores biolgicos, psicolgicos, comportamentais, sociais e culturais e no uma entidade dicotmica. A experincia dolorosa um reflexo da raa, cultura, magnitude do estmulo, emoes, experincias e lembranas passadas e habilidade em entender e compreender suas causas e conseqncias. (MERCK SHARP & DOHME) A dor uma resposta resultante da integrao central de impulsos dos nervos perifricos, ativados por estmulos locais. H basicamente trs tipos de estimulos que podem levar gerao dos potenciais de ao nos axnios desses nervos: Variaes mecnicas ou trmicas que ativam diretamente as terminaes nervosas ou receptores. Fatores qumicos libertados na rea da terminao nervosa. Fatores libertados pelas clulas inflamatrias como a bradicinina, a serotonina, a histamina e as enzimas proteliticas. Existem, basicamente, dois tipos de dor: a aguda (dura um curto perodo de tempo, geralmente menos de um ms) e a crnica (persiste ou recorre por mais de 3 meses ou dor associada leso de algum tecido que imagina-se poder evoluir).

A dor frequentemente acompanhada por respostas: psquicas (alteraes de humor, tendncia ao isolamento, irritabilidade, depresso, ansiedade), somticas (vocalizao, posio antlgica, reflexo de retirada, entre outras) e viscerais (mese, sudorese intensa, taquicardia, variao da presso arterial). Hiperalgesia a sensibilidade exagerada dor; hipoalgesia a diminuio da percepo nociceptiva e analgesia se refere quando a sensibilidade suprimida.

As grandes conquistas da Humanidade tm comeo no esforo pessoal de cada um. Disciplinando-se e vencendo-se a si mesmo, o homem consegue agigantar-se, logrando resultados expressivos e valiosos. Estas realizaes, no entanto, tm incio nele prprio [...] Autor Desconhecido

6. PROCESSO DE ENFERMAGEM

Para manter o sigilo de identidade dos adolescentes, iremos aqui cham-los pelo nome dos integrantes de um grupo de msica (RBD) que a preferncia atual de grande parte deles, inclusive dos que participaram da realizao desta atividade. Utilizaremos tambm apelidos para manter o sigilo dos mdicos ou outras pessoas citadas aqui. Iremos aqui, realizar o processo de quatro adolescentes, com os quais conseguimos realizar um cuidado mais prolongado e de forma integral.

6.1 MIA

Primeiro passo Dados de Base:

Mia, uma adolescente de 13 anos, natural de Lauro Muller e procedente de Cocal do Sul. Cursando a 6 srie do ensino fundamental, solteira, mora com pai e a me. O irmo mais velho (27 anos) casou-se h pouco tempo e mora prximo a eles. Ambos foram adotados (e tm conhecimento do fato) quando tinham 3 meses de idade. So filhos biolgicos de mes diferentes. Internada na Unidade A do Hospital Infantil desde o dia 14 de setembro de 2006, com o diagnstico de bulimia. Faz uso contnuo de Fluoxetina, mas diz que o remdio no causa nenhum efeito. Tem 1,57 metros de altura e 45 quilos. Loira, cabelos compridos e lisos com mechas mais claras, olhos azuis e pele clara. Mia uma adolescente um pouco tmida, introspectiva, carinhosa, meiga, colaborativa nas atividades propostas por ns. Preferia conversar sem a presena da me e de outras pessoas do sexo masculino. Tem o sonho de ser modelo. Em vrias oportunidades relatou que faria qualquer coisa para alcanar esse objetivo.
Eu venderia a minha me para ser modelo. Se eu no puder ser eu vou continuar com a bulimia. (Mia. DIRIO DE CAMPO, 23/10/2006).

Gostaria de ser mais magra, alta e ter cabelo crespo. No se considera uma menina bonita, mesmo quando as pessoas a elogiam.

Quando a pessoa me fala que eu sou bonita, eu as vezes penso que ele s fala para me agradar. (Mia. CONSULTA DE ENFERMAGEM, 27/10/2006).

Afirma j ter ficado com dois rapazes: um de 15 e outro de 16 anos. Na primeira vez ficou com vergonha, pois no sabia beijar. Na segunda vez arrependeu-se de ter ficado, mas no quis falar o motivo quando questionada. virgem e considera a virgindade importante.

A mulher tem que se cuidar e s perder a virgindade quando encontrar o cara que ame ela de verdade e ela tambm. (Mia, QUESTIONRIO DE SEXUALIDADE, 23/10/2006)

Mia j conversou sobre sexualidade com sua me e disse que a conversa foi boa, mas no trouxe nada de novo. Sente muita vergonha em falar sobre o assunto. Quando tem dvidas sobre o tema, costuma conversar com amigas. No tem a equipe de sade como referncia para tirar suas dvidas sobre sua doena e sobre sexualidade. Diz que gostaria de saber mais sobre as Doenas Sexualmente Transmissveis (DST), mas que no liga muito. Acha a Unidade A muito infantilizada e que no tem muitas coisas para fazer. Ela sempre nos dizia que gostava muito quando ficvamos com eles, mesmo que fosse s conversando, pois assim o tempo passava mais rpido. Descreve-se como uma garota sonhadora, teimosa, ciumenta, simptica e, s vezes, tmida. Tem medo de ficar gorda, no realizar seus sonhos (de ser atriz, modelo e falar ingls) e de morrer. Ao ser questionada sobre o porqu teme tanto ficar gorda, preferiu no falar do assunto. Para manter o peso, realizava caminhadas e abdominais dirios, sendo que estes ltimos realizava em qualquer tempo livre que tinha. Relata que sempre teve cuidados de higiene e conforto com o corpo, mas que aps os distrbios (sic) ela descuidou-se. Considera os olhos como a parte mais sedutora de seu corpo e gostaria de fazer uma Lipoaspirao na barriga para deix-la retinha (sic). Gostava mais do corpo de quando era mais nova, pois era bem mais magra.
No meu caso eu comecei a querer ficar magra por causa que na TV todos falavam que o corpo perfeito era o magro e que pra ser modelo preciso ser bem magra e alta (Mia. OFICINA IMAGEM CORPORAL II, 06/11/2006)

A me relata que no ano passado Mia reprovou na escola e aps isso percebeu que a filha comeou a ficar mal. No incio desse ano, Mia menstruou durante 40 dias e por isso teve anemia e depresso. Teve grande perda de peso e iniciou tratamento para engordar. Quando Mia melhorou e ganhou peso, iniciou com os vmitos escondidos. A famlia s percebeu que algo estava errado, quando viram o rpido emagrecimento de Mia (5 kg em menos de uma semana). Ento, ela foi internada em uma clnica psiquitrica durante 4 dias, e aps foi encaminha ao HIJG.

A menarca aconteceu aos 11 anos de idade. H trs meses no menstrua e acredita que seja devido a bulimia. A me conta que Mia teve muitas dificuldades em aceitar as mudanas do corpo decorrentes da puberdade.

Para ela usar suti, teve que apanhar do irmo porque no queria usar. Quando ficou mocinha foi um trabalho, porque no queria usar absorvente. (Me da Mia. OFICINA DE RELACIONAMENTO COM PAIS, 08/11/2006).

A me sente-se muito assustada com a doena de Mia, pois os mdicos falaram que se no cuidar pode levar a morte. Ela acha que a filha comeou com os vmitos por influncia ou da novela Pginas da Vida (a qual possui uma personagem adolescente com Bulimia) ou Rebelde (novela para o pblico adolescente, na qual todos so magros e bonitos), ou ento porque um rapaz da escola falou que para ela ser modelo teria que ser mais magra que o normal. A me acha que Mia ainda vai dar muito problema, pois no est curada e ainda se acha gorda. Acha, ainda, que Mia continua vomitando e que est sempre fazendo caminhadas pelo hospital. Em casa fica sempre desfilando em frente ao espelho e trocando de roupa. Mia tem no irmo mais velho a figura de pai, e no se sente bem com a perseguio da me. Esta perseguio foi observada tambm por ns durante as atividades realizadas. A me de Mia a todo momento ia verificar se a filha estava conosco e pedia que a acompanhssemos na volta ao quarto. Em vrias oportunidades Mia referiu que no gostava da atitude da me em relao a ela e de ser supervisionada de tal maneira.
Gostaria que minha me conversasse mais comigo e no ficasse s brigando e me perseguindo. (Mia. OFICINA DE RELACIONAMENTO COM OS ADOLESCENTES, 06/11/2006).

Me afirma que Mia disse que se o irmo tiver um filho vai sentir muito cime.
Mia e o irmo se do muito bem, tipo pai e filha. O pai no desejava adotar Mia e sempre criticava ela por qualquer coisinha. Ele no fala direito com os filhos. (Me de Mia, OFICINA DE RELACIONAMENTO COM PAIS, 08/11/2006)

Em sua primeira Licena Hospitalar (LH) o irmo no foi orientado sobre a dieta de Mia e ofereceu diversos sanduches que ela aceitou. Aps a ingesto, ela induziu vmito. O pai instigou Mia a no falar aos mdicos que ela havia vomitado e que ele preferia ficar sozinho em casa a ficar com ela e a me. Alm disso, ela recebeu visitas dos ex-colegas de classe, mas no

gostou, pois estava com vergonha por estar gorda. Mia se pesou uma vez durante a licena, com medo de ter ganhado muito peso. Mia referiu que sempre sofreu agresses fsicas e verbais por parte da famlia. A me ameaava devolv-la me biolgica. Diz que o irmo briga muito com ela e que implica demais com o que ela faz. Que a trata como se fosse pai dela e que se ele souber que ela j ficou com algum, vai brigar com ela. Gosta da cunhada e diz que a mesma a defende, s vezes. Em uma das consultas com a psiquiatra, relatou que sente culpa por ter magoado os pais durante as discusses. Em todas as nossas conversas, Mia sempre se referiu a bulimia como sendo um distrbio alimentar. Em nenhum momento, falou diretamente sobre a doena conosco. Na verdade, ela sempre fugia do assunto.
Vocs sabem o que eu tenho n?... T aqui por causa do distrbio. (Mia. CONSULTA DE ENFERMAGEM, 27/10/2006).

Segundo passo Diagnsticos de Enfermagem:

Auto-Estima

perturbada

relacionada

ao

fracasso

escolar

problemas

de

relacionamentos familiares, evidenciada por verbalizao. Imagem Corporal perturbada relacionada a percepes irreais sobre a sua aparncia, Bulimia Nervosa e s mudanas do desenvolvimento, evidenciada por verbalizao e desenhos. Controle Ineficaz do Regime Teraputico relacionado a conflitos familiares e no aceitao do problema, evidenciado por verbalizao de paciente e familiar. Risco para Crescimento e Desenvolvimento Retardado relacionado ao peso abaixo do ideal e baixa ingesta alimentar. Nutrio Desequilibrada: Menos que as Necessidades corporais relacionada ao vmito auto-induzido, exerccios fsicos em excesso considerando-se a ingesta calrica ou recusa em comer, secundrias Bulimia.

Processos Familiares Interrompidos relacionados ao impacto da Bulimia na famlia, hospitalizao da adolescente e s mudanas emocionais na famlia devido ao tratamento da adolescente. Enfrentamento Ineficaz relacionado aos recursos psicolgicos inadequados para adaptarse a mudanas fsicas e emocionais, evidenciados por verbalizao e atitudes da adolescente.

Terceiro passo Planejamento:

1. Estabelecer um relacionamento confivel entre as acadmicas e a adolescente. 2. Encorajar a adolescente a expressar os sentimentos, expectativas e preocupaes especialmente sobre a forma como pensa ou v a si mesma. 3. Esclarecer qualquer concepo errnea que a adolescente tenha sobre si mesma ou sobre as pessoas que prestam cuidado a ela. 4. Proporcionar privacidade e ambiente seguro. 5. Evitar a crtica negativa. 6. Promover a interao social. 7. Proporcionar informaes confiveis e reforar as informaes j fornecidas. 8. Proporcionar oportunidades para discutir as preocupaes da me. 9. Discutir com os pais a necessidade da adolescente de fazer parte. 10. Incluir Mia nas decises sobre o seu cuidado. 11. Proporcionar oportunidades para o envolvimento em outras atividades (filmes, batepapos, entre outros). 12. Explicar a importncia da nutrio adequada. 13. Auxiliar a me e a adolescente na vivncia da situao. 14. Reconhecer os pontos fortes da adolescente e da me. 15. Informar me sobre os efeitos da hospitalizao prolongada na adolescente. Fornecer aconselhamento sobre questes relacionadas puberdade, sade e sexualidade.

Quarto passo Implementao:

Durante as oficinas, dinmicas e conversas incentivamos Mia a participar das atividades e plano teraputico, estabelecidos por ns e Instituio. Sempre ressaltamos a importncia de amarse e trabalhamos a sua auto-estima e auto-imagem, de forma clara e realista. Procuramos estabelecer uma relao de confiana com Mia e sua me. Durante a Oficina de Relacionamento, realizada com os pais, enfatizamos o quanto era importante a me conversar, confiar e respeitar a filha. Ressaltamos me de Mia que as revoltas e comportamento agressivo por parte da adolescente so normais idade e ao fato de estar hospitalizada h muito tempo. Colocamos a Mia a importncia de impor suas vontades e sentir-se responsvel por suas decises e parte integrante da famlia. Realizamos oficinas com Mia e com sua me, separadamente, a partir das necessidades de cada uma.

Quinto passo Avaliao:

No incio, sentamos um certo distanciamento por parte de Mia, mesmo esta tendo demonstrado interesse em participar do trabalho. Com o tempo, houve uma aproximao maior devido a interao estabelecida entre Mia e ns. Ao longo do trabalho, ela comeou a sentir-se mais a vontade em falar conosco e passou a nos procurar para realizao das atividades ou somente para conversar. As metas traadas com Mia e sua me apresentaram resultado satisfatrio, contudo, acreditamos que deve ser mais discutido com Mia a sua imagem corporal. Apesar de ter tido uma melhora da primeira oficina de imagem corporal para a segunda, ainda h muito o que ser trabalhado sobre esse aspecto. Tambm deve ser conversado e explicado mais para a me, a importncia de confiar e deixar que Mia tome para si a responsabilidade sobre sua doena.

6.2 ROBERTA

Primeiro passo Dados de Base:

Roberta, 12 anos e 9 meses natural de Santo Amaro e procedente de Palhoa. Cursando a 7 srie do Ensino Fundamental, catlica, solteira, mora em uma casa com a me, o padrasto, a irm de 10 anos e o irmo de 3 anos. O pai biolgico faleceu quando a me estava grvida dela de 6 meses. Internada na Unidade A desde o dia 08 de outubro de 2006, com o diagnstico de dor esclarecer. H mais ou menos 51 dias realizou uma ooforectomia direita e fixao do ovrio esquerda, evoluindo com dor abdominal contnua em flanco inferior esquerdo. Refere que a dor que ela sente agora a mesma que sentia antes da cirurgia. Durante as crises de dor, o abdome fica distendido e endurecido, doloroso palpao em flanco inferior esquerdo, alm de sentir nuseas. Faz uso contnuo de anticoncepcional, o que acha extremamente desagradvel pois vai retardar o crescimento e dar forma ao corpo mais rpido. Aps algumas semanas internada, realizou uma videolaparoscopia, na qual foi constatada uma aderncia das alas intestinais. Mesmo depois de realizar o descolamento, ela refere continuidade da dor, com perodos de agudizao. O mdico suspeita de dor psicolgica, o que a deixa extremamente irritada. A psicloga que acompanha o caso, diz que ela no tem caractersticas de dor psicolgica. Tem 1,60 metros de altura e 51 quilos. Cabelos cacheados, longos e loiros, olhos azuis e pele clara. Roberta uma adolescente simptica, sorridente, extrovertida e colaborativa nas atividades propostas por ns. Tem o sonho de ser mdica cirurgi peditrica, como o Dr. Xavier. Considera-se teimosa, alegre, nervosa, amorosa, carinhosa, simptica e apaixonada. Acha que o que tem de mais sedutor a boca, os olhos e o visual. A menarca aconteceu com 11 anos. Afirma que no faria plstica.
No, pois eu sou bonita do jeito que eu sou e no do jeito que os outros querem que eu seja. (Roberta, QUESTIONRIO DE SEXUALIDADE, 23/10/2006).

Para ela sexualidade o mesmo que relao sexual. J conversou sobre o assunto com a me, que professora, e que sentiu-se normal. Geralmente, conversa com uma amiga quando tem dvidas sobre o tema. No tem os profissionais de sade como referncia para falar de suas dvidas sobre sexualidade, prefere pesquisar em qualquer outro lugar antes. Roberta relata que se a cicatriz da cirurgia fosse um pouquinho maior no usaria biquni na praia, porque seno apareceria. Considera a Unidade A um pouco infantilizada. Gostaria que tivesse mais atividades voltadas para a faixa etria dela e que pudesse entrar no MSN e em bate-papo na internet. Diz que tem uns profissionais que so bravos e ficam falando coisas que ela no gosta, que ela finge a dor e que a dor psicolgica. No conta tudo para a me, porque tem coisas que se a me souber bateria nela. Para o padrasto no conta nada porque no tem liberdade. J foi em matin na New Time, no carnaval e na Festa do Divino sem a me saber, mas com a autorizao da av paterna. Quem a levou foi a prima de 16 anos. Acha que mais madura do que as meninas da idade dela. Afirma j ter ficado com dois meninos. Um de 19 anos e um de 18 anos. O de 19 anos a traiu com a melhor amiga. Ele at tentou transar com ela, mas ela no sentia confiana. Roberta diz que s gosta de homens mais velhos.
Homens mais velhos so mais maduros. Eu sou muito madura para os meninos mais novos. (Roberta, DIRIO DE CAMPO, 23/10/2006).

Nutre uma paixo pelo Dr. Xavier, o mdico residente responsvel pelo caso dela, por isso, no quer ir de alta. Gostaria de namor-lo, mesmo no conhecendo muito a personalidade dele. Pensou em se declarar antes da videolaparoscopia, mas ficou com vergonha. virgem, e diz que quer que a primeira relao sexual seja quando ela estiver madura, no importa a idade, mas que gostaria que fosse com o Dr. Xavier. Gostaria que iniciasse como uma brincadeira: um faria a pergunta e o outro respondia, se respondesse certo o parceiro tiraria uma pea da roupa. Aps isso, ocorreria beijos e agarramentos, para depois eles fazerem besteira. Ento, eles jantariam, fariam novamente besteira e tomariam banho juntos.
Essa noite, sonhei que fui ao motel com o Dr. Felipe e que fiz besteira. (Roberta, DIRIO DE CAMPO, 23/10/2006).

Em todas as conversas, sempre, se refere ao ato sexual como besteira. Gostaria que sua primeira relao fosse perfeita. Diz tambm, que j teve um tempo que s pensava em sexo, e sempre com o Dr. Xavier, o qual j conhecia antes dessa internao, pois consultava-se com ele. Disse que j assistiu a filmes porns, mas que achou nojento. Roberta afirma que trocaria a famlia, largaria tudo para ficar com o Dr. Xavier. Diz que em uma consulta, ele colocou a mo na perna dela e que ela derreteu-se toda com isso. Acha que o que sente errado.
uma paixo louca. meu primeiro amor Eu dou a vida por ele.. Vai demorar muito para eu conseguir esquecer ele. (Roberta, DIRIO DE CAMPO, 23/10/2006).

Descreve o namorado perfeito como sendo carinhoso, calmo, atencioso, fiel, paciente, trabalhador e independente. Mas acha que muito nova ainda para namorar, pretende esperar at os 15 anos de idade. Gosta de ser adolescente, acha que bom porque se apaixona e sai com as amigas. S acha ruim no poder sair sem permisso e ter um amor no correspondido. Obteve alta e retornou uma semana depois, referindo continuao dos episdios de dor. Durante vrias crises, foi medicada com placebo tendo melhora da dor. Iniciou tratamento com mdica especialista em dor. A me de Roberta acredita que a dor seja psicolgica tambm, j que aps realizar vrios exames, nenhum deles constatou qualquer problema. Durante o perodo de cuidado, observamos que os episdios de dor iniciavam de repente. Durante os mesmos, Roberta ficava prostrada, com fcies de dor e abdome tornava-se muito mais distendido. Apresentava sudorese e em algumas vezes taquicardia. Por vrias vezes, ressaltou que no gostaria de ir para casa, pois teria que ficar longe do Dr. Xavier. No incio ela at tentava disfarar essa paixo, mas depois ela passou a falar para todos sobre ela.

Segundo passo Diagnsticos de Enfermagem:

Conforto prejudicado, relacionado dor aguda, evidenciado por fcies de dor, verbalizao da adolescente e da me e observao das acadmicas e equipe de Enfermagem.

Risco para crescimento e desenvolvimento retardados, relacionado ao uso de anticoncepcionais e hospitalizao repetida e prolongada. Enfrentamento ineficaz relacionado hospitalizao prolongada, e a recursos psicolgicos inadequados para adaptar-se a conscientizao sexual. Risco para Imagem Corporal Perturbada, relacionado a cicatriz cirrgica. Processos Familiares Interrompidos relacionados ao impacto da doena na famlia, hospitalizao da adolescente e s mudanas emocionais na famlia devido ao tratamento da adolescente.

Terceiro passo Planejamento:

1. Estabelecer um relacionamento confivel entre as acadmicas e a adolescente. 2. Encorajar a adolescente a expressar os sentimentos, expectativas e preocupaes especialmente sobre as possveis causas da dor, sobre a maneira como se v e sobre os efeitos do uso contnuo do anticoncepcional. 3. Proporcionar informaes sobre as possveis causas da dor, durao, mtodos investigativos e tratamento. 4. Proporcionar o alvio ideal da dor com os analgsicos prescritos. 5. Ensinar medidas no-invasivas de alvio da dor. 6. Encorajar a famlia a dar ateno, mesmo quando a adolescente no estiver sentindo dor. 7. Encorajar os membros da famlia a compartilharem suas preocupaes de forma particular. 8. Proporcionar oportunidades de interao com outros adolescentes da mesma idade na Unidade. 9. Proporcionar oportunidades para envolvimento em vrias atividades, como leitura, assistir filmes, bate-papos, entre outros. 10. Encorajar a auto-avaliao do prprio comportamento (Isso deu certo? Como voc se sentiu? O que voc aprendeu?). 11. Auxiliar a adolescente a solucionar os problemas de maneira construtiva. 12. Informar me sobre os efeitos da hospitalizao prolongada.

13. Discutir as vantagens da alta hospitalar com adolescente. 14. Ressaltar os cuidados com a cicatriz cirrgica. 15. Fornecer aconselhamento sobre questes relacionadas puberdade, sade e sexualidade.

Quarto passo Implementao:

Durante as oficinas, dinmicas e conversas incentivamos Roberta a participar das atividades e plano teraputico, estabelecidos por ns e Instituio. Procuramos estabelecer uma relao de confiana com Roberta e sua me. Sempre a questionvamos sobre se o que ela sentia pelo Dr. Xavier era paixo, ou um encantamento por ele agir carinhosamente com ela. Roberta referiu que era os dois. Colocamos que o Dr. Xavier possua namorada e que era extremamente apaixonado por ela e que por isso, a paixo que ela sentia por ele no teria sucesso. Ela dizia que sabia, mas que no conseguia esquec-lo. Porm, percebemos que ela no fazia questo de esquec-lo por trs motivos: primeiro pelo fato dela alardear a todos (exceto claro Dr. Xavier) a sua paixo; segundo, porque sempre que tentvamos mudar de assunto, quando ela comeava a falar do Dr. Xavier, ela persistia no mesmo; e em terceiro, porque sempre que podia estava procura dele pelo hospital. Nas oficinas tentvamos conversar sobre outras coisas, para no estimular a imaginao de Roberta quanto ao Dr. Xavier. Em uma das nossas conversas, ela chegou at mesmo a

contar um sonho que teve sobre ele e ns, mas que no decorrer nos pareceu ser uma inveno dela, porque percebemos que ela comeou a enrolar e a se contradizer na histria. Discutimos com Roberta as vantagens em ela no estar no hospital, o que ela poderia fazer estando em casa e com colegas da sua idade. Realizamos oficinas com Roberta e com sua me, separadamente, a partir das necessidades de cada uma.

Quinto passo Avaliao:

Conseguimos estabelecer um relacionamento de confiana desde o incio das atividades, tanto com Roberta como com sua me. No final, porm, ela relutava um pouco em realizar

algumas atividades propostas, solicitando para que fssemos caminhar pelo hospital, principalmente pela Emergncia e Centro Cirrgico (sempre procura do Dr. Xavier). Percebemos que ela j nos via mais como amigas, do que como profissionais. A me de Roberta falava sempre o quanto acha sua filha madura. Acreditamos que isso interfere no modo como Roberta expressa sua sexualidade e acha-se, igualmente, madura, apesar de suas atitudes no confirmarem esse fato. Na verdade, suas atitudes so prprias da faixa etria em que se encontra. As metas traadas por ns e por Roberta apresentaram resultado satisfatrio, mas acreditamos que seria necessrio um acompanhamento psicolgico para auxili-la a vivenciar sua sexualidade de forma mais saudvel e conseguir lidar com as paixes prprias da fase.

6.3 MIGUEL

Primeiro passo Dados de Base:

Miguel um adolescente de 14 anos, natural e procedente de Concrdia. Solteiro, catlico, cursando a 8 srie do Ensino Fundamental. Mora com o pai, a me e o irmo de 11 anos. Internado na Unidade A desde 10 de outubro de 2006, com diagnstico de Hipospdia. Foi encaminhado pelo mdico de Concrdia, aps solicitao da me por uma segunda opinio. J realizou seis cirurgias para a correo do problema. Durante a hospitalizao ficou mais ou menos 3 semanas em uso de sonda vesical de demora. Miguel tem 1,70 metros de altura e 70 quilos. Olhos azuis, cabelos curtos e castanhos e pele clara. um adolescente simptico, extrovertido, vaidoso e carinhoso. Considera-se ativo, alto, mais ou menos bonito, extrovertido, simptico, legal e esperto. No realizaria plstica. Para ele sexualidade est relacionada com sexo e outras coisas que ele no soube especificar. Relata que tm vrias ficantes, no tendo nenhuma namorada fixa. Quando tem dvidas sobre o tema ele prefere tirar dvidas com amigos e internet. J conversou sobre sexualidade na escola, e sentiu-se normal. No costuma conversar sobre sexualidade com os pais, porque sente vergonha. Refere conhecer as DST e no tem dvidas sobre isso. J ficou com mais ou menos 20 meninas, sendo a primeira com 11 anos. Na maioria, elas tinham a mesma idade que ele ou eram um pouco mais novas. virgem, e refere nunca ter parado para pensar em sexo, mas disse que j assistiu a filmes porns. Acha a masturbao importante.
Eu acho importante porque a gente fica se conhecendo, com a masturbao a gente conhece nosso corpo. (Miguel, QUESTIONRIO DE SEXUALIDADE, 03/11/2006)

Miguel considera a Unidade legal e que tem vrias atividades para fazer, incluindo as nossas atividades.

Acha que tem facilidade em relacionar-se com as pessoas. A nica coisa que o incomoda um pouco o cime da me, que acaba superprotegendo-o. Disse que a me teve histria de depresso h algum tempo atrs. Diz que no incio mentiu na escola dizendo que ele estava viajando e no no hospital, porque sentia um pouco de vergonha. Mas que agora estava tudo bem, que todos j sabiam do problema dele e que ele estava tranqilo quanto a isso. Segundo passo Diagnsticos de Enfermagem:

Risco para Imagem Corporal Perturbada relacionado hipospdia. Risco para Eliminao Urinria Prejudicada relacionado a ps-cateterizao de demora. Processos Familiares Interrompidos relacionados ao impacto da Hipospdia na famlia, hospitalizao do adolescente e s mudanas emocionais na famlia devido ao tratamento da adolescente. Risco para Padres Sexuais Ineficazes relacionado ao auto-conceito alterado pela Hipospdia.

Terceiro passo Planejamento:

1. Estabelecer um relacionamento confivel entre as acadmicas e o adolescente. 2. Encorajar Miguel a expressar os sentimentos, expectativas e preocupaes especialmente sobre doena e suas implicaes. 3. Proporcionar informaes confiveis e reforar as informaes j fornecidas. 4. Estimular a mico espontnea. 5. Auxiliar a me e Miguel na vivncia da situao. 6. Proporcionar um ambiente de privacidade. 7. Encorajar a verbalizao dos sentimentos da me. 8. Informar a me sobre os efeitos da hospitalizao prolongada no adolescente. 9. Encorajar Miguel a fazer perguntas sobre sexualidade ou funcionamento sexual. 10. Fornecer aconselhamento sobre questes relacionadas puberdade, sade e sexualidade.

Quarto passo Implementao:

Durante as oficinas, dinmicas e conversas incentivamos Miguel a participar das atividades e plano teraputico, estabelecidos por ns e Instituio. Procuramos estabelecer uma relao de confiana com Miguel e sua me. Realizamos oficinas com Miguel e sua me, separadamente, conforme necessidade de cada um.

Quinto passo Avaliao:

Desenvolvemos um bom relacionamento com Miguel, desde o inicio do trabalho. Miguel demonstrou sempre interesse em participar de todas as atividades propostas. No inicio do trabalho era um pouco mais fechado, no fazendo muitas perguntas. Com o decorrer do trabalho, isso foi mudando e Miguel ficou cada vez mais extrovertido. Sentimos que ele comeou a confiar mais em ns, passando a pedir conselhos. Em uma das oportunidades ele nos perguntou se deveria contar para a me quando tivesse sua primeira relao sexual. Respondemos que o ideal era que ele mantivesse um relacionamento de confiana com a me e que se sentisse necessidade de contar, ele deveria faz-lo. Quando comeamos a desenvolver as atividades com Miguel, sua me sentia bastante cime nosso. Ia sempre sala quando estvamos em atividade para ver o que estvamos fazendo e verbalizava o cime sentido. Ao final do trabalho, ela afirmou no mais sentir cimes e j deixava-nos fazer as atividades com o filho. As metas traadas por ns e por Miguel tiveram bons resultados, evidenciados pelo fato de sua me relatar que a partir de agora no tem mais vergonha de conversar sobre sexualidade com o filho, pois ns j havamos iniciado essa conversa. Em uma das reunies realizadas, sua me nos pediu preservativos, j que iria para casa no fim de semana. Para ns essa experincia traduziu-se numa grande satisfao em saber que contribumos na vivncia da sexualidade mais saudvel de Miguel e da sua me.

6.4 DIEGO

Primeiro passo Dados de Base:

Diego um adolescente de 12 anos de idade, natural de Laguna e procedente de Florianpolis. Cursando a 3 srie do ensino fundamental (repetiu trs vezes por problemas de sade). Solteiro, catlico, mora em uma casa com a me. Os pais so separados e no tem uma relao boa com o pai. A irm mais velha homossexual, possui uma namorada fixa e o pai no aceita. Para Diego a homossexualidade da irm algo normal e ele gosta muito da cunhada. A me no tem um namorado fixo, mas possui alguns ficantes. Isso no parece causar algum problema a Diego, sendo que sua relao com a me boa. Internado na Unidade A com diagnstico de Osteomielite. Refere j ter tido duas outras internaes, uma quando quebrou a clavcula e outra quando teve um TCE (Traumatismo Crnio Enceflico). Diego um adolescente extrovertido, carinhoso, educado e alegre. Tem 1,53 metros de altura e 51 quilos. Olhos castanhos escuro, cabelos castanhos e pele morena. Considera-se bonito, tmido, simptico e muito dedicado s coisas dele. Considera tudo em si sedutor. No faria plstica.
No. Porque j sou bonito de natureza. (Diego, QUESTIONARIO DE SEXUALIDADE, 01/11/2006)

Pratica natao e futebol. Gosta de soltar pipa e ficar na internet. Acha que sexualidade a relao entre um homem e uma mulher. Quem fala sobre esse tema com ele a me. Quando ele tem dvidas procura a me, no tendo os profissionais de sade como referncia para tirar suas dvidas. Tem interesse em conhecer outras DST, pois s conhece a Aids. Diego diz que j ficou com quatro meninas, sendo que a primeira foi aos dez anos de idade. No considera a virgindade importante.
No acho importante a virgindade porque pra mim no faz diferena. (Diego, QUESTIONARIO DE SEXUALIDADE, 01/11/2006)

Segundo passo Diagnsticos de Enfermagem:

Risco para Imagem Corporal Perturbada relacionado Osteomielite. Risco para Andar Prejudicado relacionado a procedimento cirrgico.

Terceiro passo Planejamento:

1. Estabelecer um relacionamento confivel entre as acadmicas e o adolescente. 2. Encorajar Diego a expressar os sentimentos, expectativas e preocupaes especialmente sobre doena. 3. Proporcionar informaes confiveis e reforar as informaes j fornecidas. 4. Explicar importncia em manter o membro inferior afetado pela doena elevado e imvel, at que haja uma recuperao adequada. 5. Fornecer aconselhamento sobre questes relacionadas puberdade, sade e sexualidade.

Quarto passo Implementao:

Com Diego conseguimos apenas realizar a consulta de enfermagem e aplicar o questionrio de sexualidade, pois no dia seguinte ele foi de alta hospitalar.

Quinto passo Avaliao:

Ficamos tristes por no termos conseguido dar continuidade s atividades que planejamos com Diego, pois acreditamos que seria uma troca de experincias rica e diferenciada, j que ele possua a vivncia da homossexualidade na famlia. Alm disso, percebemos que ele estava disposto e com vontade de participar das atividades. Demonstrou tristeza com o fato de receber alta, por isso. Em nossa curta convivncia com ele e a me, pudemos perceber que ela aborda as questes relacionadas com a sexualidade de forma aberta e no tem problemas em conversar com o filho, ou outras pessoas, sobre o tema.

Nunca ande pelo caminho traado, pois ele conduz somente at onde os outros foram. Grahan Bell

7. DINMICAS VIVENCIAIS

Tendo em vista a necessidade e importncia de refletir como o adolescente em processo de adoecimento vivencia sua sexualidade, realizamos dinmicas abordando os temas pertinentes ao assunto. A participao nas mesmas no era obrigatria, mesmo assim nenhum dos adolescentes negou-se a participar. A seguir, descrevemos as dinmicas realizadas com os adolescentes, pais e profissionais.

7.1 DINMICAS VIVENCIAIS REALIZADAS COM OS ADOLESCENTES:

7.1.1 TTULO: COMO ME VEJO AGORA E COMO GOSTARIA DE ESTAR

Data: 11/10/2006.

Participantes: 3 adolescentes (Mia, Roberta e Giovani).

Durao: 60 minutos.

Local: Sala de prescrio mdica da Unidade A.

Recursos: Papel sulfite, lpis de cor, canetas hidrocor, lpis, borracha, mquina fotogrfica, som ambiente.

Facilitadoras: Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira

Objetivo: Identificar como os adolescentes se vem durante o processo de adoecimento e a internao e como eles gostariam de estar.

Metodologia: 1 Distribumos uma folha sulfite para cada adolescente. 2 Pedimos que dividissem a folha ao meio e desenhassem ou escrevessem como eles se viam durante a internao e como eles gostariam de estar. 3 Refletimos sobre as diferenas (se existirem) entre os dois momentos.

Resultados: Os resultados foram baseados nos desenhos e relatos dos adolescentes. Estes participaram ativamente do processo, conversando sobre o tema, mas pedindo para que no mostrssemos o que desenharam e/ou escreveram para os outros.

Roberta se via muito mal cuidada no hospital, sentindo-se feia. Seu desenho somente possui cor no cabelo, que era loiro. J o seu desenho de como gostaria de estar, era colorido, os cabelos arrumados e ela gostaria de estar bonita. Apesar de Roberta se colocar em seu desenho como estando triste, em nenhum conseguimos perceber esse sentimento nela, pois mostrava-se feliz e falava-nos que estava bem, apesar da dor. Giovani, um adolescente de 12 anos de idade, 6 dia de Ps-operatrio de Apendicectomia, que foi de alta no dia seguinte oficina, no colocou diferenas em seus desenhos. Considera-se perfeito. Mia preferiu escrever a desenhar.
Eu me vejo meia baixinha. Gostaria de ser bem alta, mais queria ser bem mais alta mesmo. me vejo meia fofinha, gostaria de ser um pouco mais magrinha. Agora que estou no hospital me vejo um pouco distante de tudo, gostaria de aproveitar a vida, de sair com os meus amigos, ir para a escola, coisas que aqui no hospital no d de fazer. (Mia, OFICINA DE IMAGEM CORPORAL I, 11/10/2006).

Podemos perceber claramente a insatisfao, principalmente por parte das adolescentes, com sua imagem enquanto hospitalizadas. Atravs da fala de Mia, vemos enraizados os padres de beleza impostos pelo mundo da moda, pois ela enfatiza o fato de querer ser bem mais alta e magra.

Roberta

Giovani

7.1.2 TTULO: MAIOR PRESENTE DO MUNDO

Data: 11/10/2006.

Participantes: 3 adolescentes (Mia, Roberta e Giovani).

Durao: 15 minutos.

Local: Sala de prescrio mdica da Unidade A.

Recursos: Caixa de presente, espelho, som ambiente.

Facilitadoras: Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira

Objetivo: Trabalhar e enfatizar com o adolescente o aspecto da auto-estima e do amor prprio.

Metodologia: 1 Colocamos os adolescentes sentados, distantes um do outro. 2 - Passamos a caixa de presente, com o espelho dentro, para os adolescentes. 3 Pedimos para que eles olhassem o que tinha dentro, mas que no comentassem nada, ficando em silncio e refletindo sobre o que viram. 4 Aps todos terem olhado o presente dentro da caixa, pedimos para que comentassem o que viram e sentiram com o presente. 5 Refletimos sobre a importncia de se gostar e aceitar como .

Resultados: durante a passagem da caixa, os adolescentes riam e olhavam admirados para ns. Aps todos terem visto o que havia dentro da caixa, pedimos que nos dissessem o que pensaram e sentiram quando viram o presente na caixa.

O maior presente que devemos ter somos ns mesmos. (Roberta, DINMICA DA AUTO-ESTIMA, 11/10/2006).

Colocamos que para serem amados e para amarem eles precisam, antes, amar e respeitar a si prprios. Enfatizamos que precisamos gostar de ns como somos, sem querer ficar buscando a imagem que os outros querem que tenhamos.
Eu, por exemplo, quis ser mais magra porque as pessoas me diziam que eu tava gorda. (Mia, DINMICA DA AUTO-ESTIMA, 11/10/2006).

Mais uma vez, pela fala de Mia, percebemos o quanto a imagem que ela tem dela influenciada por outros.

7.1.3 TTULO: OFICINA DA BELEZA

Data: 11/10/2006.

Participantes: 4 adolescentes (Mia, Roberta, Lupita e Giovani).

Durao: 90 minutos.

Local: Sala de prescrio mdica da Unidade A.

Recursos: Escova de cabelo, esmaltes, maquiagem, adereos de cabelo, plumas, culos de sol, gravata, mscaras.

Facilitadoras: Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira

Objetivo: Melhorar a auto-imagem e estima do adolescente.

Metodologia: 1 Maquiamos, pintamos unhas, penteamos e arrumamos o cabelo dos adolescentes de acordo com a vontade dos mesmos.

Resultados: Percebemos que Mia e Roberta sentiram-se muito bem com essa oficina. Giovani no ligou muito para a oficina, pois disse que para homem no tinha muito o que fazer.
Aqui no hospital a gente no consegue se arrumar muito. S assim pra gente conseguir se sentir mais cuidada e mais bonita. (Roberta, OFICINA DA BELEZA, 11/10/2006).

Lupita uma adolescente de 14 anos de idade, com diagnstico de distrbio bipolar. Pelo seu problema psiquitrico no foi possvel dar continuidade ao trabalho com ela. Todas as tentativas que fizemos foram nulas. Alm dos 4 adolescentes, participou da oficina uma das crianas internadas na Unidade A.

O fato das adolescentes nos pedirem para que realizssemos a oficinas outras vezes e demonstrarem alegria em estarem se cuidando nos mostra claramente a importncia de trabalhar a auto-imagem e auto-estima do adolescente enquanto internado, principalmente das adolescentes, as quais mostraram maior fragilidade frente ao assunto.

Lupita e Mia

Giovani

Roberta

7.1.4 TTULO: DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS (DST)

Data: 18/10/2006.

Participantes: 1 adolescente (Roberta).

Durao: 60 minutos.

Local: Sala de prescrio mdica da Unidade A.

Recursos: roteiro para realizao da consulta de Enfermagem, questionrio de sexualidade, imagens das doenas, computador, folder.

Facilitadoras: Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira

Objetivo: Orientar quanto as DST, a partir de dvidas apresentadas durante consulta de Enfermagem e questionrio de sexualidade.

Metodologia: 1 Conversamos com Roberta sobre as seguintes DST: Aids, gonorria, sfilis, gardnerella, candidase, tricomonase, HPV e cancro mole (transmisso, sintomas e preveno). 2 Apresentamos material visual sobre as DST (Anexo I). 3 Discutimos sobre os aspectos do ato sexual e da importncia da utilizao de preservativo durante o mesmo. 4 Entregamos folder com algumas DST, preparado por ns (Apndice G).

Resultados: Vimos que Roberta desconhecia muitas das DST, bem como a maneira de preveno e suas particularidades. Durante a oficina ela fez vrias perguntas, no somente sobre as DST, como tambm sobre o ato sexual. Atravs dos roteiros de consulta, questionrio de sexualidade e de conversas com os adolescentes, percebemos o quanto eles sabem sobre a Aids em detrimento das outras DST.

Enfatiza-se tanto o HIV, que acaba-se deletando que existem outras DST graves e que acometem grande parte da populao.

7.1.5 TTULO: SISTEMAS REPRODUTORES E MTODOS CONTRACEPTIVOS

Data: 23/10/2006.

Participantes: 2 adolescentes (Mia e Roberta).

Durao: 180 minutos

Local: Sala de prescrio da Unidade A

Recursos: prteses dos sistemas reprodutores masculino e feminino, preservativos, computador, imagens dos sistemas reprodutores e mtodos contraceptivos, folderes.

Facilitadoras: Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira

Objetivo: Orientar quanto aos mtodos contraceptivos e identificar e reconhecer os sistemas reprodutores, a partir de dvidas apresentadas durante consulta de Enfermagem e questionrio de sexualidade.

Metodologia: 1 Mostramos os sistemas reprodutores feminino e masculino e pedimos para que elas identificassem as estruturas que j conheciam. 2 Conversamos sobre as funes das estruturas que compem os sistemas reprodutores. 3 Entregamos folder sobre sistemas reprodutores. (Apndice G). 4 Questionamos sobre os mtodos contraceptivos que elas conheciam. 5 Discutimos sobre os mtodos existentes, sua eficcia e utilizao. 6 Mostramos os mtodos. 7 Entregamos folder sobre os temas abordados (Apndice G)

Resultados: Mia e Roberta desconheciam a funo e a existncia de muitas estruturas dos sistemas reprodutores, assim como a maioria dos mtodos contraceptivos. Conheciam o preservativo masculino e a plula anticoncepcional. Durante a oficina surgiram vrios questionamentos sobre o ato sexual em si, principalmente referentes primeira vez e aos tipos de relao. Nesse momento, foi possvel perceber uma diferena de conhecimento entre as duas adolescentes. Enquanto Mia ficou espantada com algumas descobertas (sexo anal, oral e uso do preservativo feminino), Roberta demonstrava tranqilidade e certo conhecimento sobre os temas.

7.1.6 TTULO: COMO EU ERA, COMO EU ESTOU E COMO EU GOSTARIA DE ESTAR

Data: 30/10/2006.

Participantes: 3 adolescentes (Mia, Roberta e Miguel).

Durao: 90 minutos

Local: Sala dos adolescentes

Recursos: Cartolina, revistas, lpis de cor, canetas hidrocor, lpis, borracha.

Facilitadoras: Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira

Objetivo: Identificar como os adolescentes se viam antes da internao, como se vem durante a internao e como eles gostariam de estar.

Metodologia: 1 Distribumos uma cartolina para cada adolescente. 2 Pedimos para que eles dividissem a folha em trs partes, recortassem e colassem imagens de pessoas, representando como eles se viam antes da internao, como se vem agora durante a internao e como eles gostariam de estar. 3 Refletimos sobre as diferenas entre os trs momentos.

Resultados: Miguel, em sua colagem, colocou que est feliz assim como ele e a internao no mudou em nada a maneira como ele se v. Mais uma vez percebemos que os rapazes no tm muito problema com sua auto-imagem, ao contrrio das garotas, que sempre conseguem perceber algo que desagrada em seus corpos.

Colagem de Miguel

Mia, colou a imagem de uma modelo obesa para demonstrar como se via antes da internao. Agora, durante a internao, ela refere que se v mais magra, porm gostaria de emagrecer ainda mais para chegar ao corpo almejado. Cabe ressaltar que antes da internao, Mia estava mais magra que agora.
Antes de internar eu era mais magra do que agora. Mas eu me via gorda. Agora eu me vejo mais magra, mas gostaria de ser mais magra que a Anglica. (Mia, OFICINA DE IMAGEM CORPORAL II, 30/10/2006).

Quando pedimos que Mia nos falasse o porqu de se ver gorda, apesar de saber que estava magra, ela disse no querer falar sobre o assunto. Percebemos, tambm, sua relutncia em colocar a imagem da modelo obesa, por medo de ser julgada pelo ato ou de que mostrssemos para sua me e psiquiatra.

Colagem de Mia Roberta relata que antes da internao se via como me, pois tinha que cuidar do irmo de trs anos de idade. Agora na internao se v triste, pois gostaria de estar com os amigos em casa, feliz. Percebemos aqui, novamente, a contradio existente entre suas palavras e atos. Em vrias oportunidades disse-nos que no gostaria de receber alta. Na sua reinternao, ligou para uma de ns e demonstrou imensa felicidade em estar de volta ao hospital e rever o Dr. Xavier.
Adivinha onde que eu to? No hospital... Tu no imagina quem eu to vendo agora! O meu amor! Eu tava morrendo de saudades de vocs e dele. (Roberta, DIRIO DE CAMPO, 25/10/2006).

Colagem de Roberta

Percebemos que Roberta confundiu auto-imagem com auto-estima, pois s enfatizou como ela se sentia e no como ela se via, que era a proposta da atividade.

7.1.7 TTULO: A FAMLIA ANTES E DURANTE A INTERNAO

Data: 08/11/2006.

Participantes: 3 adolescentes (Mia, Roberta e Miguel).

Durao: 60 minutos

Local: Sala dos adolescentes.

Recursos: papel ofcio e lpis.

Facilitadoras: Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira

Objetivo: perceber as semelhanas e diferenas entre a famlia antes e durante a internao.

Metodologia: 1 Distribumos a cada participante uma folha de papel e lpis. Solicitamos que fizessem um trao no meio da folha, escrevendo de um lado A famlia antes da minha internao e, do outro, A famlia durante a minha internao. 2 Pedimos que descrevessem, individualmente, sua famlia antes e a durante a internao, nos locais correspondentes. 3 Discusso e anlise do que foi descrito.

Resultados: Os trs adolescentes colocaram que a relao entre eles e a me (acompanhante) no teve grandes mudanas. Eles somente sentiram-se mais paparicados, pois tm a ateno somente para eles nesse perodo. Roberta diz que o relacionamento com a me ficou mais triste porque ela ficou mais preocupada, mas que as duas continuam prximas como eram antes da internao. Os outros

familiares ficaram mais carinhosos e mais preocupados com ela. O problema da internao, segundo Roberta, foi se afastar dos amigos e da famlia. Porm, acreditamos que h uma contradio em sua fala j que em vrias oportunidades ela verbalizou sua vontade em permanecer no hospital. Miguel foi o nico que desenhou. Fez um Sol para demonstrar o relacionamento antes, e um Sol parcialmente escondido por uma nuvem azul, para o relacionamento durante a internao. Explicou que a nuvem representa a separao dele da famlia. Alm do desenho, escreveu uma frase que gostaria que a me lesse.
O me!!! Eu cresci!!! J sou um adolescente!!!! RELACIONAMENTO FAMILIAR, 08/11/2006) (Miguel, OFICINA

Mia refere que agora est sendo mais paparicada e que isso bom. Mais uma vez, ela enfatizou que gostaria apenas que a me conversasse com ela.
Antes no era muito paparicada, diziam no muitas vezes, me tratavam um pouco mais mal. agora sou mais paparicada, me tratam um pouco melhor, s que s vezes criancinha. (Mia, OFICINA RELACIONAMENTO FAMILIAR, 08/11/2006)

Constatamos que, apesar dos adolescentes serem considerados pessoas em busca da independncia dos pais e que qualquer sinal de afeto pblico, principalmente no mundo exterior

ao hospital, seria considerado um mico, durante processo de adoecimento eles sentem-se mais frgeis e precisam de uma ateno maior por parte dos pais.

7.1.8 TTULO: CONHECENDO O CORPO

Data: 10/11/2006.

Participantes: 3 adolescentes (Mia, Roberta e Miguel).

Durao: 60 minutos.

Local: Sala dos adolescentes.

Recursos: cartolina, lpis, lpis de cor.

Facilitadoras: Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira

Objetivo: Identificar as partes do corpo feminino e masculino que os adolescentes relacionam com sexualidade.

Metodologia: 1 Distribumos uma cartolina para cada adolescente. 2 Pedimos para que eles desenhassem o contorno do corpo humano e colocassem todos os rgos e partes que eles achassem que esto relacionadas com sexualidade. 3 Refletimos sobre a concepo dos adolescentes sobre sexualidade.

Resultado: Atravs dos desenhos, percebemos que tanto Mia quanto Miguel relacionam sexualidade com genitalidade. Ambos desenharam o contorno do corpo e colocaram os rgos genitais externos. Miguel desenhou alguns rgos internos dos sistemas reprodutores masculino e feminino, enquanto Mia desenhou apenas do feminino. Porm, nenhum dos dois desenhou cabea ou ps. Quando questionados se eles achavam se as partes do corpo relacionadas sexualidade eram somente as que haviam desenhado, responderam que no, mas que no sabiam desenhar a cabea, por exemplo.

Roberta, ao contrrio, desenhou o corpo inteiro (com cabea e ps),porm apenas a parte externa. Quando questionada se era s aquilo que estava relacionado com a sexualidade, ela disse que no, que tinha mais coisas, mas que no sabia como desenhar. Pudemos perceber que os adolescentes ainda estavam confundindo genitalidade e sexualidade, mesmo depois de termos discutido o tema com eles nas consultas e conversas. Isso nos traz a importncia em se trabalhar a educao continuada com os adolescentes em relao sexualidade.

Desenho de Miguel

Desenho de Roberta

Desenho de Mia

7.1.9 TTULO: O QUE RECEBO? O QUE DOU?

Data: 13/11/2006.

Participantes: 2 adolescentes (Mia e Miguel).

Durao: 60 minutos.

Local: Sala dos adolescentes.

Recursos: Formulrio O que recebo? O que dou?

Facilitadoras: Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira

Objetivo: Refletir sobre a existncia de diferentes relaes interpessoais que demonstrem as distintas necessidades de reconhecimento, valorizao, incluso, afeto, ateno e interesse.

Metodologia: 1 Distribumos a ficha para ser respondida individualmente. 2 Cada adolescente preencheu os espaos em branco, com o nome de pessoas de seu relacionamento (pai, me, irmo, amigo, namorado, equipe de sade). 3 - Na coluna perpendicular ao nome, marcou com um X apenas os lugares onde so compartilhados aquele carinho com a pessoa indicada na linha de cima. 4 Discutimos sobre os resultados.

MIA Eu recebo de Beijos Frases carinhosas Brincadeiras de mau gosto Abraos Maltrato Consolo Compreenso Aborrecimento Gritos Ajuda Conversa Ateno Gestos de carinho Carcias Conquistas Pedido de opinio Informao Perseguio Reconhecimento X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Pai X X X X X X X X X X Me Irmo Tio Psiquiatra Psicloga Quel e Lisi

Eu dou a Beijos Frases carinhosas Brincadeiras de mau gosto Abraos Maltrato Consolo Compreenso Aborrecimento Gritos Ajuda Conversa Ateno Gestos de carinho Carcias Conquistas Pedido de opinio Informao Perseguio Reconhecimento

Pai X X

Me X X

Irmo X X

Psiquiatra Psicloga X X

Quel e Lisi X X

X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X X X

X X

X X

MIGUEL Eu recebo de Beijos Frases carinhosas Brincadeiras de mau gosto Abraos Maltrato Consolo Compreenso Aborrecimento Gritos Ajuda Conversa Ateno Gestos de carinho Carcias Conquistas Pedido de opinio Informao Perseguio Reconhecimento X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Pai X Me X Amigos Namorada X

Eu dou a Beijos Frases carinhosas Brincadeiras de mau gosto Abraos Maltrato Consolo Compreenso Aborrecimento Gritos Ajuda Conversa Ateno Gestos de carinho Carcias Conquistas Pedido de opinio Informao Perseguio Reconhecimento

Pai X

Me X X

Amigos

Namorada X X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Resultados: Mia colocou como pessoas de seu relacionamento: pai, me, irmo, tio, psiquiatra, psicloga e ns. O que mais nos chamou a ateno foi o fato de ela receber do pai e do tio brincadeiras de mau gosto. Ao pedir especificar as brincadeiras, ela somente disse que tem a ver com o seu distrbio. Alm disso, ela colocou que ao mesmo tempo que recebe da me gritos, recebe tambm gestos de carinho. Verificamos tambm que do tio ela recebe aborrecimentos e que para o pai e o irmo ela d gritos. Pudemos perceber tambm, que Mia refere no doar nenhum tipo de sentimento ao tio. Acreditamos que as brincadeiras de mau gosto que o tio faz, podem influenciar para que ela no tenha uma boa relao com o mesmo. Miguel colocou como pessoas de seu relacionamento: pai, me, amigos e namorada. Verificamos que ele somente no d aos amigos beijos, frases carinhosas e perseguio. Dos pais recebe gritos e perseguio, mas no d isso a eles.

7.1.10 TTULO: OFICINA DA BELEZA II

Data: 13/11/2006.

Participantes: 3 adolescentes (Mia, Roberta, Miguel).

Durao: 120 minutos.

Local: Sala dos adolescentes.

Recursos: Escova de cabelo, esmaltes, maquiagem, adereos de cabelo, plumas, culos de sol, gravata, mscaras, piastra.

Facilitadoras: Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira

Objetivo: Melhorar a auto-imagem e estima do adolescente.

Metodologia: 1 Maquiamos, pintamos unhas, penteamos e arrumamos o cabelo dos adolescentes de acordo com a vontade dos mesmos.

Resultados: Essa segunda oficina foi realizada a pedido das adolescentes, que disseram estar se sentindo mal cuidadas e por terem gostado da primeira oficina. Percebemos que esse tipo de oficina faz com que as adolescentes sintam-se melhores com a sua auto-imagem e auto-estima, alm de ser uma atividade que preenche de forma prazerosa o tempo ocioso passado no hospital.

Miguel

7.2 DINMICAS VIVENCIAIS REALIZADAS COM AS MES

7.2.1 TTULO: O ADOLESCENTE ANTES E DURANTE A INTERNAO

Data: 06/11/2006

Participantes: 3 mes dos adolescentes (Mia, Roberta e Miguel).

Durao: 120 minutos

Local: Sala dos adolescentes

Recursos: papel ofcio, caneta, computador, videoclipe Perfect (Simple Plan), letra da msica traduzida.

Facilitadoras: Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira

Objetivo: Perceber as semelhanas e diferenas entre o adolescente antes e durante a internao.

Metodologia: 1 - A pedidos das mes, elas preferiram falar e ns escrevermos. 2 - Solicitamos que as mes descrevessem O adolescente antes da internao e O adolescente durante a internao. 3 - Discutimos em conjunto as descries dadas. 4 - Passamos o videoclipe Perfect do grupo Simple Plan, para discusso do relacionamento pais/filhos.

Simple Plan - Perfect (traduo)

Voc sabia que voc era o meu heri? Todos os dias que voc passou comigo

Ei pai olhe para mim Pense no passado e me diga Eu cresci de acordo com os seus planos? E voc pensa que eu estou desperdiando o meu tempo fazendo coisas que eu gosto de fazer? Mas machuca quando voc est sempre me desaprovando

Agora parecem to longe E parece que voc no se preocupa mais

E agora eu tento ficar bem Eu apenas queria fazer voc se sentir orgulhoso Eu nunca serei bom o suficiente pra voc Eu no consigo suportar outra briga E nada est bem

E agora tento ficar bem Eu apenas queria fazer voc se sentir orgulhoso Eu nunca serei bom o suficiente pra voc Eu no consigo fingir que Eu estou bem E voc no pode me mudar Porque ns perdemos tudo Nada dura para sempre Me desculpe Eu no posso ser perfeito E agora apenas muito tarde Ns no podemos voltar a trs Me desculpe REFRO Porque ns perdemos tudo Nada dura para sempre Me desculpe Eu no posso ser perfeito E agora apenas muito tarde Ns no podemos voltar a trs Me desculpe Eu no posso ser perfeito REFRO (2X) E tento no pensar Sobre a dor que eu sinto interiormente Nada vai mudar as coisas que voc disse Nada vai fazer isso certo novamente Por favor no vire as costas Eu no consigo acreditar que to difcil Somente falar com voc Mas voc no entende Eu no posso ser perfeito

Resultados: Durante a oficina, a me Mia ficou muito emocionada ao contar a histria da filha. Disse que sempre explicou as coisas aos filhos e a relao com o filho mais velho sempre foi bem aberta. Refere que no adianta ficar prendendo muito os filhos.

Hoje em dia eles sabem mais do que a gente. (Me de Mia, OFICINA DE RELACIONAMENTO COM OS PAIS, 06/11/2006)

Disse que a relao entre elas no mudou muito, s que Mia ficou mais respondona. Teve que abandonar o emprego para poder cuidar da filha. Acredita que Mia ir causar muito problema ainda, pois no est curada j que ainda se acha gorda. A me acha que Mia ainda continua vomitando, por isso que fica viajando a filha direto, mesmo sabendo que Mia no gosta. Sente-se muito assustada com a doena da filha, pois os mdicos afirmaram que se no cuidar pode levar morte.
Ela j disse que no gosta de ser vigiada. (Me de Mia, OFICINA DE RELACIONAMENTO COM OS PAIS, 06/11/2006)

Disse que foi muito difcil de aceitar e acostumar-se com a ausncia do filho, que casou h 4 meses, j que eles sempre foram muito amigos. Para ela, ter adolescentes em casa no foi difcil at agora com o problema da Mia.

Para mim eles so sempre bebs, mesmo o de 27 anos. At agora no era difcil, devido ao problema est sendo. (Me de Mia, OFICINA DE RELACIONAMENTO COM OS PAIS, 06/11/2006)

A me de Miguel disse nunca ter falado de sexualidade com o filho, pois sempre teve vergonha. Mas que agora, com o nosso trabalho, ela j consegue falar.

Fui criada de um jeito que s em pensar em sexo j era crime. Eu tinha vergonha de falar com ele, e como sabia que ele tinha problema e por isso no teve relao sexual. (Me de Miguel, OFICINA DE RELACIONAMENTO COM OS PAIS, 06/11/2006)

Diz no ter medo que ele engravide algum, mas sim que contraia alguma doena, como a Aids. Acredita que quanto mais tarde, melhor ser para ter uma relao sexual. Refere ter muito cime do filho.

Ele sai, mas controlado. Tenho muito cime. Ele meu por enquanto. (Me de Miguel, OFICINA DE RELACIONAMENTO COM OS PAIS, 06/11/2006)

Me de Miguel disse que nunca deixou ele muito solto. Quando ela sai de casa, liga vrias vezes para ver se ele no saiu. E quando Miguel sai, tem que ligar quando chega e sai do local. Para ela o incio da hospitalizao do filho foi muito difcil. O relacionamento entre eles, porm continua o mesmo.
At o 10 dia de internao estava bem apavorada, pensei em suicdio, porque ele estava muito ruim. Depois que foi passando, fui acalmando. Estou animada, feliz. Se precisar de outras (internaes) consigo encarar numa boa. (Me de Miguel, OFICINA DE RELACIONAMENTO COM OS PAIS, 06/11/2006)

A me de Roberta refere que a relao entre elas continua a mesma. Teve que abandonar o emprego para poder cuidar melhor da filha, e por isso est dando ateno exclusiva para a Roberta. Com isso, ela fica preocupada com os filhos menores que esto em casa com o pai. Ela sabe que esse o momento que precisa ser mais tolerante.
Em casa tenho mais tranqilidade em dar palmadas, aqui fico mais restrita. (Me de Roberta, OFICINA DE RELACIONAMENTO COM OS PAIS, 06/11/2006)

Acredita que as duas so muito parecidas na personalidade, e que Roberta mais madura que as adolescentes da idade dela, e por isso contra-argumentar. Diz que conversa sobre tudo com Roberta e que sabe que ela j ficou com um menino, mas que limitou porque acha que a filha muito nova. Refere que no momento, Roberta no possui vnculo com ningum. Me de Roberta relata que no tem a virgindade como tabu, mas que a filha tem o valor de casar virgem. Quando Roberta for maior, ir incentiv-la a andar com preservativo.
S me interessaria em saber se ela perdeu a virgindade se ela tiver uma mudana de comportamento. No d para passar experincias, preciso vivenci-las. (Me de Roberta, OFICINA DE RELACIONAMENTO COM OS PAIS, 06/11/2006)

Diz que o padrasto de Roberta tem valores mais antigos. Acredita que importante o adolescente ter conhecimento sobre sexualidade, mas que no precisa ser incentivado a praticar o ato sexual.

Por ser adolescente levado pelas emoes e (sexo) pode acontecer brincando. (Me de Roberta, OFICINA DE RELACIONAMENTO COM OS PAIS, 06/11/2006) Para a me de Roberta, ter adolescente normal. Sente um pouco de medo, pois agora Roberta comear a andar sozinha. uma fase em que h o despertar da sexualidade, drogas e de experimentao de coisas novas. Durante a oficina, enfatizamos s mes que elas precisam conversar com os filhos. Colocamos que os filhos so capazes de tomar decises maduras, desde que possuam os conhecimentos necessrios para isso. Falamos que eles so adolescentes e no crianas, e que precisam ser respeitados como tal. Aps a conversa colocamos o videoclipe, que mostra vrios adolescentes em seus quartos. A letra fala que os pais precisam entender que os filhos podem e provavelmente iro errar, afinal no so perfeitos. Mas que eles necessitam do erro para aprender. Percebemos que todas gostaram desse momento, que para elas serviu para compartilhar sentimentos, medos e preocupaes. Elas emocionaram-se muito, principalmente durante o videoclipe. A me da Mia disse que o videoclipe era a cara da filha e tinha muito a ver com a situao delas atual.

7.3 DINMICAS VIVENCIAIS REALIZADAS COM A EQUIPE DE ENFERMAGEM

7.3.1 TTULO: SEXUALIDADE E SEXO MAIS SEGURO

Data: 06/12/2006

Participantes: 4 tcnicas de Enfermagem e 1 Enfermeira da Unidade A, Elisiane e Raquel

Durao: 240 minutos

Local: Sala dos adolescentes

Recursos: televiso,

videocassete,

filmes

vida

em Preto

Branco e

Alumbramentos, papel pardo, caneta hidrocor, preservativos masculinos e feminino, caixa de fsforo, bananas, lubrificante, texto sobre os direitos sexuais.

Facilitador: Mrio Jos da Conceio Jnior, pedagogo formado pela UDESC, colaborador da Fundao Aoriana para o Controle da Aids FAA, coordenador do projeto Cuidando do Cuidador FAA.

Objetivo: Trabalhar a sexualidade da equipe, para que essa, seja capaz de lidar com a sexualidade do adolescente hospitalizado de forma consciente e sem pr-conceitos.

Metodologia: 1 Apresentamos o facilitador e realizamos a dinmica de apresentao com caixa de fsforo. 2 Discusso sobre sexualidade. 3 Filme Alumbramentos. 4 Desenho do corpo humano com as partes que se referem ao tema sexualidade. 5 Discusso do texto dos Direitos Sexuais.

6 Demonstrao com preservativos masculinos e femininos. 7 Filme A vida em Preto e Branco. 8 Confraternizao.

Resultados: A oficina foi elaborada com base nos resultados levantados atravs do questionrio para capacitao (Apndice J). No questionrio percebemos que elas sentiam

grande dificuldade em falar sobre o tema sexualidade, principalmente em definir essa palavra. Apenas 3 tcnicas responderam ao questionrio, mas vimos que em comum todas tratam os adolescentes como crianas assexuadas. Solicitamos que o facilitador enfatizasse a questo da sexualidade da equipe de Enfermagem, pois acreditamos que essa s conseguir trabalhar de uma maneira correta e consciente a sexualidade do adolescente, se for possvel vivenciar a sua prpria sexualidade de forma saudvel e livre de pr-conceitos. No incio da oficina percebemos que a equipe estava mais fechada e quieta. Mas no decorrer da conversa, tornou-se participativa, sendo que algumas tcnicas comearam a colocar suas experincias no s profissionais, mas pessoais tambm, o que enriqueceu o trabalho, ajustando-se proposta inicial, que era trabalhar a sexualidade delas. Todas elogiaram a oficina e gostaram muito da maneira como Mrio trouxe a temtica para elas. Elas sentiram-se vistas e valorizadas como seres humanos que so, j que geralmente, nesses casos, o enfoque somente no adolescente e/ou pacientes. Acreditamos que o fato de ser uma pessoa de fora da equipe, e no ns, a trabalhar o tema facilitou a participao delas, deixando-as mais vontade.

Equipe de Enfermagem da Unidade A, acadmicas e Palestrante.

Sabedoria saber qual a prxima coisa a fazer; Capacidade saber como faz-la; Virtude faz-la. David Starr Jordan

8. CONSIDERAES FINAIS

Esperamos que nosso trabalho oferea subsdios aos profissionais de sade para que estes possam desenvolver um cuidado humanizado e integral ao ser adolescente em processo de adoecimento, no deletando, assim, a vivncia de sua sexualidade durante esse perodo. Observamos que existe certo despreparo da equipe de sade e da instituio em trabalhar com o ser adolescente. Na maioria das vezes, o que vimos foram adolescentes serem tratados como crianas ou como seres assexuados. A instituio no oferece atividades especficas para a idade, alm do servio de pedagogia, deixando o adolescente ocioso em grande parte do perodo. Acreditamos que esse fato, dificulta, ainda mais, a maneira como o adolescente vivencia o processo de adoecimento. A teoria de Consecuo de Metas proposta por Imogene King contribuiu e auxiliou na execuo do trabalho, pois partindo das necessidades e desejos expressos pelos adolescentes, ficou mais fcil interagir com eles, ocorrendo dessa forma a transao e o alcance dos objetivos propostos. A utilizao dos seus pressupostos e seus conceitos veio de encontro s situaes e enfrentamentos que vivenciamos durante a construo do processo de cuidar proposto por ns. No decorrer do trabalho, nos deparamos com um sentimento que no espervamos: o da perda. medida que os adolescentes, citados no processo, foram recebendo alta, percebamos o quanto havamos nos apegado a eles e o quo difcil era a separao para ambas as partes. Tanto os adolescentes ficavam tristes em nos deixar, como ns sentiamo-nos perdidas na ausncia deles. Nesse momento, permitimo-nos vivenciar o luto pela perda, porm logo retomamos o papel de profissional e demos continuidade ao trabalho. No incio, no tnhamos como objetivo trabalhar com os acompanhantes. Porm, no decorrer do processo, resolvemos inclu-los em nossas atividades porque percebemos a necessidade em explorar o relacionamento deles com os adolescentes e por acreditarmos ser importante inseri-los no cuidado aos mesmos. Alm disto, os prprios acompanhantes pediramnos para que realizssemos alguma atividade j que ficavam muito ociosos. As dinmicas vivenciais propiciaram momentos nos quais ns, os adolescentes, acompanhantes e equipe partilhamos e adquirimos conhecimentos.

Trabalhar com adolescentes extremamente prazeroso e imprevisvel. Eles nos propiciaram vivenciar um pouco de suas experincias, medos, preocupaes, amores e sonhos, auxiliando-nos no processo de compreenso de sua sexualidade, enquanto hospitalizados. Com eles, aprendemos a nos desfazer das idias pr-concebidas baseadas em suposies errneas referentes a gnero e diagnstico. Eles nos mostraram que no so crianas e nem aborrecentes, mas adolescentes.

"O degrau de uma escada no serve simplesmente para que algum permanea em cima dele, destina-se a sustentar o p de um homem pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto." Thomas Huxley

REFERNCIAS

BALLONE

GJ;

ORTOLANI

IV.

Bulimia

Nervosa,

Disponvel

em

<http://www.psiqweb.med.br/bulimia.html>. Acesso em 13 Dez. 2006.

BOZON, Michel. Sociologia da Sexualidade. Rio de Janeiro: FGV, 2004, p. 63 80.

BRASIL. IBGE. Disponvel em <www.ibge.gov.br>. Acesso em 20 Set. 2006.

______. DATASUS. Disponvel em <www.datasus.gov.br>. Acesso em 20 Set. 2006.

______. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Bsica. Programa Sade do Adolescente. Marco Terico e Referencial Sade Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens. 2006.

______. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Bsica. Programa Sade do Adolescente. Sade Integral de Adolescentes e Jovens: Orientaes para a Organizao de Servios e Sade. 2005.

______. Ministrio da Justia. Estatuto da Criana e do Adolescente, Disponvel em <www.mj.gov.br/sedh/dca/eca.htm>. Acesso em 21 Set. 2006.

______. COFEN Conselho Federal de Enfermagem. Cdigo de tica de Enfermagem. Disponvel em <www.portalcofen.gov.br>. Acesso em 22 Set. 2006.

______. ABEN Associao Brasileira de Enfermagem. Projeto Acolher: Adolescer, Compreender, Atuar, Acolher. Braslia, 2001.

CARPENITO, Lynda Juall. Manual de Diagnsticos de Enfermagem. Artmed: Porto Alegre, 9 ed., 2003.

CASTRO, Mary Garcia; ABRAMOVAY, Miriam; SILVA, Lorena Bernadete. Juventude e Sexualidade. Braslia: UNESCO, 2004.

CHIPKEVITCH,E. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro (Supl. 2): S 135 S 142, 2001.

COSTA, MCO et al. Sexualidade na Adolescncia: desenvolvimento, vivncia e propostas de interveno. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, 77 (Supl. 2): S 217 S 224, 2001.

CRUZ, Ana Cludia Neves da; OLIVEIRA, Slvia Michele Paiva de. Sexualidade do Adolescente: Um Novo Olhar sem Mitos e Preconceitos, 2002. (Trabalho de Concluso do Curso de Graduao em Pedagogia) Universidade da Amaznia, Belm, 2002.

Dor. Disponvel em <http://www.msdbrazil.com/msdbrazil/patients/sua_saude/dor/dor1.html>. Acesso em 13 Dez. 2006. DSTfacil. Disponvel em <www.dstfacil.hpg.ig.com.br>. Acesso em 10 Out. 2006

EPM Escola Paulista de Medicina. Disponvel em <http://epm.br/dcir/urologia>. Acesso em 10 Out. 2006.

ESEC. Disponvel em <http://www.esec-tondela.rcts.pt/sexualidade>. Acesso em 20 Out. 2006.

tica Profissional de Enfermagem, Disponvel em <www.arquivomedico.hpg.ig.com.br>. Acesso em 22 Set. 2006..

Federao Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia. Manual de Orientao: Sade do Adolescente. 2001.

FRANOSO, Lucimar Aparecida; GEJER, Dbora; REATO, Lgia de Ftima Nbrega. Sexualidade e Sade Reprodutiva na Adolescncia (Srie Atualizaes Peditricas). So Paulo: Atheneu, 2001, p.1 10.

GEORGE, Jlia B. Imogene M. King. In: GEORGE, Jlia B. Teorias de Enfermagem: os fundamentos para a prtica profissional. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993, p. 174-187.

GINECO. Disponvel em <http://www.gineco.com.br/>. Acesso em 10 Out. 2006.

LEOPARDI, Maria Tereza. Imogene King Teoria do Alcance de Objetivos. In: LEOPARDI, Maria Tereza. Instrumentos para a prtica. Florianpolis: Papa-livro, 1999, p.90 94.

KAPLAN, Harold I.; SADOCK, Benjamin J.; GREBB, Jack A. Compndio de Psiquiatria: Cincias do Comportamento e Psiquiatria Clnica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997, 7 ed, p. 61 66, p. 616 617, p. 653 655. KING, Imogene. Toward a theory for Nursing. United States of Amrica: John Wiley & Sons, 1971, p. 90-103.

MAAS, Tnia. O Processo De Transio Do Ser Adolescente Hospitalizado Com Doena Crnica Sob A tica Da Enfermagem. 2001.Dissertao (Mestrado em Enfermagem) Curso de Ps Graduao em Enfermagem da Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2001.

MAKSOUD, J. G. Cirurgia Peditrica. Rio de Janeiro: Revinter, 1998.

MAROT, Rodrigo. Bulimia - Transtornos relacionados por semelhana ou classificao. Disponvel em http://www.psicosite.com.br/tra/ali/bulimia.htm. Acesso em 13 Dez. 2006.

SANTA

CATARINA.

Secretaria

de

Estado

da

Sade.

HIJG.

Disponvel

em

<http://www.saude.sc.gov.br/HIJG>. Acesso em 20 Set. 2006.

SILVA, MS; SILVA, MR; ALVES, MFP. Sexualidade e Adolescncia: Preciso Vencer os Tabus. Artigo publicado no 2 Congresso Brasileiro de Extenso Universitria. Belo Horizonte, 2004.

SIQUEIRA, TCB. Educao Sexual X Informao Sexual na Escola. Revista Educativa, Goinia, 2003.

TRIGUEIRO,

Wilberto.

Hipospdia

Conceitos

Atuais.

Disponvel

em

<

http://200.199.79.99/ampb/artigos/artigos/hipospadia.doc>. Acesso em 31 Out. 2006.

WHALEY & WONG. Enfermagem Peditrica: Elementos Essenciais Interveno Efetiva. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999, p. 414-426.

WHO TECHNICAL REPORTS SERIES. Disponvel em <www.adolescencia.org.br>. Acesso em 11 Jun 2006.

WILLIAMS, Leigh Ann. Imogene King. Disponvel em <www.nurses.info>. Acesso em 10 Jun. 2006.

"Toda glria deriva da ousadia para comear." Eugene F. Ware

APNDICE A

ROTEIRO CONSULTA DE ENFERMAGEM

1 DADOS DE IDENTIFICAO Nome: Estado Civil: Religio: Naturalidade: Sexo: Escolaridade: Procedncia: Com quem mora: 2 DADOS FSICOS 1 Oxigenao FR: 2 Vascular: PA: FC: Rede venosa: 3 Hidratao Turgor: Preferncia: 4 Nutrio Peso: Tecido subcutneo: ( ) eutrfico Refeies dirias: 5 - Eliminaes Freqncia urinria: Freqncia evacuao: Menarca: Menstruao: Caractersticas: Caractersticas: Regularidade: Altura: ( ) hipertrfico Preferncias: ( ) hipotrfico Quantidade ingerida de lquidos: T: Caractersticas pulso: Caractersticas da respirao: Idade:

GnitoUrinrio ( ) Leses ( ) Secrees Caractersticas: 6 Sono e repouso Mdia diria de sono: Dificuldades: ( ) Sim ( ) No Hbitos: Repouso durante o dia: Quais:

7 - Algia Localizao: Intensidade: ( ) leve 8 Sentidos Auditivo Olfativo Gustativo Ttil Visual 9 - Integridade Cutneo Mucosa Pele Couro cabeludo Olhos Ouvidos e nariz Boca rgos genitais Abdome 10 Cuidado Corporal Necessidade Higinica: 11 Atividades Fsicas e de Lazer Exerccios e atividades fsicas praticadas: Problemas que dificultam a realizao das atividades: O que gosta de fazer nas horas de lazer: 12 Integridade Fsica Amputao Deformidade Prteses 13 Necessidades Psicossociais e Espirituais Segurana emocional Amor, afeto e ateno ( ) moderada Caracterstica: ( ) intensa

Autoimagem, aceitao, auto-estima Auto-realizao Liberdade e participao Comunicao Criatividade Gregria Recreao Espao Educao para a sade, aprendizagem Religiosa, tica 3 DADOS SADE / DOENA 1 O que sexualidade para voc? 2 Como voc se v? 3 Voc tem parceiro? Como / foi sua relao com o parceiro? 4 Voc conversa / conversou sobre sexualidade com seu parceiro? Como se sente falando sobre isso? 5 Como o seu relacionamento com as pessoas? 6 Com quem voc costuma conversar sobre suas dvidas e problemas? 7 Voc utiliza algum tipo de medicao? Quais? O que voc sabe a respeito? Elas causam algum efeito para voc? Quais? 8 Voc conhece as DST? Quais? O que sabe sobre elas? 9 Qual a sua opinio sobre os servios de sade que j passou? Quais dificuldades voc encontrou / encontra nesses locais? 10 Voc tem o local onde faz tratamento como referncia para se informar e tirar suas dvidas sobre sua doena e sexualidade com os profissionais?

APNDICE B

QUESTIONRIO DE SEXUALIDADE

1. Descreva aspectos determinantes da sua personalidade.

2. Que cuidados tem com a sua aparncia?

3. O que considera sedutor em si?

4. Voc faria plstica? Onde? Por qu?

5. So exemplos de mudanas no corpo feminino, durante a adolescncia (sexo feminino):* ( ) crescimento das mamas ( ) crescimento dos plos pubianos e axilas ( ) menopausa ( ) desenvolvimento dos quadris ( ) a voz engrossa ( ) menarca

6. So exemplos de mudanas no corpo feminino, durante a adolescncia (sexo masculino):* ( ) crescimento das mamas ( ) crescimento dos plos pubianos e axilas ( ) menopausa ( ) desenvolvimento dos ombros ( ) a voz engrossa ( ) primeira ejaculao

7. O que no faz parte do aparelho reprodutor da mulher (sexo feminino)?* ( ) clitris ( ) epiddimo ( ) tuba uterina ( ) escroto ( ) grandes lbios ( ) tero ( ) pnis ( ) vulva ( ) vagina ( ) ovrio ( ) vescula seminal ( ) prstata

8. O que no faz parte do aparelho reprodutor masculino (sexo masculino)?*

( ) clitris ( ) escroto ( ) grandes lbios

( ) epiddimo ( ) vagina ( ) tuba uterina

( ) tero ( ) pnis ( ) vulva

( ) prstata ( ) vescula seminal ( ) ovrio

9. O que ocasiona a menstruao (sexo feminino)?*

10. Desenhe o aparelho reprodutor masculino e feminino (sexo masculino).*

11. O que perodo frtil?

12. Quais os mtodos anticoncepcionais que voc conhece?

13. Voc acha importante virgindade? Por qu?

14. O que masturbao? Causa algum problema?

15. Coloque aqui suas dvidas, questionamentos e/ou sugestes para discusso de temas.

Observao: As perguntas 5, 6, 7, 8, 9 e 10 eram realizadas apenas aos adolescentes do sexo exposto entre parnteses.

APNDICE C

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

VIVENCIANDO A SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE EM PROCESSO DE ADOECIMENTO SOB O OLHAR DA TEORIA DE IMOGENE KING.

Orientadora: Professora Doutora Jussara Gue Martini Supervisoras: Enfermeira Juliana Homem da Luz Enfermeira Izis Goreti Coelho Enfermeira Jussara Gue Martini Acadmicas: Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira

Esse projeto tem como objetivo prestar cuidado de enfermagem ao adolescente em processo de adoecimento, com enfoque na sexualidade. No se trata de pesquisa, mas sim de prtica assistencial como requisito da disciplina de Enfermagem Assistencial Aplicada, da 8 fase curricular do curso de graduao em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Eu, _____________________________________________, abaixo assinado, autorizo a participao de meu (minha) filho (a) __________________________, na prtica acima descrita. Sinto-me devidamente informado e esclarecido pelas acadmicas sobre a prtica e os procedimentos nela envolvidos. Foi-me garantido que posso retirar meu consentimento a qualquer momento, sem que isto leve qualquer penalidade. Alm disso, foi-me garantido o anonimato dos dados sobre meu filho.

Florianpolis,

de outubro de 2006.

_________________________________ Assinatura

APNDICE D

RESUMO ENTREGUE PARA OS PAIS E/OU RESPONSVEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM Acadmicas: Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira Orientadora: Dra. Jussara Gue Martini Supervisora: Enf Juliana Homem da Luz e Enf Izis Goreti Coelho

A SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE EM PROCESSO DE ADOECIMENTO

A sexualidade muito mais do que sexo. Ela faz parte da personalidade de cada um, uma necessidade bsica do ser humano. muito mais que sexo, que busca de prazer. Influencia pensamentos, aes e portanto, a sade fsica e mental. Sexualidade vivncia, um processo de aprendizagem que inicia quando somos crianas. A construo da sexualidade tem incio a partir do estabelecimento das primeiras relaes afetivas com os cuidadores e se desenvolve atravs das relaes com famlia, amigos e influncias culturais. Durante a adolescncia, a sexualidade tende a ser mais aflorada e as vivncias nessa fase, podero influenciar de maneira positiva ou negativa a vida adulta. atravs da sexualidade que os adolescentes vivenciam descobertas e desenvolvem sua capacidade para tomar decises. Durante o processo de adoecimento, a sexualidade tende a ser esquecida por parte dos cuidadores. Isso, muitas vezes, acaba frustrando ainda mais o adolescente, pois alm de ser separado do seu grupo de amigos, ele acaba sendo tratado como criana. Nesse trabalho pretendemos discutir com os adolescentes o que sexualidade para eles, auxiliando-os no desenvolvimento sadio da sexualidade deles. Trabalharemos a partir das dvidas levantadas por eles. Pretendemos abordar temas como imagem corporal, relaes afetivas, tomada de decises, alm de temas que so conseqncias da sexualidade: doenas sexualmente transmissveis, mtodos contraceptivos, gravidez, entre outros. Lembramos porm, que esses temas s sero abordados se o adolescente quiser. Acreditamos que os adolescentes so e devem ser capazes de tomar decises com responsabilidade, desde que bem orientados. Para isso, necessrio que se conheam, no s fisicamente falando, mas tambm intelectualmente, sentimentalmente. Queremos, com esse trabalho, auxili-los nesse processo de auto-conhecimento.

APNDICE E

CONVITE DA OFICINA DE SEXUALIDADE PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

CONVITE

______________________________________

Viemos por meio deste convid-la participar da oficina com o tema Sexualidade. A mesma realizar-se- no dia 06/12/2006, das 13:30 s 17:00h, na sala dos adolescentes, ao lado da Unidade Oncolgica. Essa oficina parte integrante do Trabalho de Concluso de Curso de Enfermagem/UFSC CUIDANDO DO ADOLESCENTE EM PROCESSO DE ADOECIMENTO COM ENFOQUE NA SEXUALIDADE, FUNDAMENTADO NA TEORIA DE IMOGENE KING, e ser ministrada pelo Pedagogo formado pela UDESC e colaborador da Fundao Aoriana para o Controle da Aids FAA, Mrio Jos da Conceio Jnior. Na ocasio ser fornecido certificado aos participantes. Contando com a sua participao, desde j agradecemos.

Elisiane Scottini Raquel de Siqueira Acadmicas da 8 Unidade Curricular do Curso de Enfermagem/UFSC

APNDICE F

OFCIO DE PEDIDO DE MATERIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Oficio

A Fundao Aoriana para o Controle da Aids FACA

Viemos por meio deste solicitar a Coordenao da FACA material educativo (cartazes, folderes) e preservativos masculinos e femininos para utilizarmos nas atividades com

adolescentes internados na Unidade A do Hospital Infantil Joana de Gusmo. As mesmas sero realizadas como parte do Trabalho de Concluso de Curso de Enfermagem/UFSC, sob o titulo de CUIDANDO DO ADOLESCENTE EM PROCESSO DE ADOECIMENTO, COM ENFOQUE EM SUA SEXUALIDADE, FUNDAMENTADO NA TEORIA DE IMOGINE KING, das acadmicas Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira.

Contando com sua compreenso, agradecemos.

____________________________ Jussara Gue Martini Orientadora do Trabalho

APNDICE G

FOLDERES

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO VULVA a parte externa da genitlia feminina, que protege a vagina. formada pelos grandes lbios, pequenos lbios, clitris, orifcio vaginal e uretra. Os grandes lbios circundam os pequenos lbios e vo unir-se anteriormente para formar o monte de Vnus, elevao coberta de plos pubianos. No ponto de encontro dos pequenos lbios, acima, fica o clitris. A uretra abre-se na parte anterior do vestbulo e a entrada da vagina na parte posterior. VAGINA A vagina um canal achatado da frente para trs, atravs do qual ocorre a eliminao do fluxo menstrual. bastante elstica e, graas a essa caracterstica, possibilita a passagem do beb na hora do parto normal. As dimenses vaginais variam de acordo com a raa, estatura e compleio fsica. Uma extremidade da vagina est ligada vulva e outra ao colo do tero, mas tambm tem relao com a bexiga, uretra e com o reto. CLITRIS Um dos pontos mais sensveis da regio vaginal. O tamanho do clitris varia de mulher para mulher.

SISTEMAS REPRODUTORES

Material elaborado pelas acadmicas da 8 unidade curricular de Enfermagem da UFSC Elisiane Scottini Raquel de Siqueira

TUBAS UTERINAS Canais que ligam o tero aos ovrios. A extremidade contm clios, espcies de "franjas", que se movimentam e procuram levar o vulo ou o ovo at o tero. Medem cerca de 12 centmetros de comprimento. A extremidade lateral da trompa dilatada e abre-se diretamente na cavidade abdominal, em forma de funil com bordas franjeadas, como um lrio. Nas tubas que ocorre a fecundao, (encontro do vulo com o espermatozide). HMEN O hmen uma delgada prega de mucosa, cujos bordos rodeiam as paredes do orifcio vaginal. MENSTRUAO Final de uma srie de eventos produzidos por hormnios dependentes uns dos outros e estimulados pelo hipotlamo, hipfise e ovrio. Ocorre devido preparao do endomtrio para receber o vulo fecundado (ovo). Quando isso no ocorre, essa parede comea a se descamar (soltar), saindo em forma de sangramento.

TERO rgo muscular oco, em forma de pra, cncavo e de paredes espessas, situado entre a bexiga e o reto. Ele recebe as tubas uterinas em sua parte superior e se prolonga em direo vagina. A poro superior do tero chamada corpo, abaixo chamado stio, e a poro inferior denominada colo uterino. A cavidade do tero revestida por uma camada de tecido chamada endomtrio. A descamao do endomtrio o fluxo menstrual. O colo do tero mantm a comunicao do tero com o canal da vagina, servindo como diviso do tero com a vagina. OVRIOS Tm o tamanho e a aparncia de amndoas sem casca. So cinzentos e cheios de cicatrizes e buracos. So as glndulas genitais femininas. Esto localizados na bacia, sob o pavilho da trompa. Os ovrios so responsveis pela produo dos vulos e secretam uma parte dos hormnios sexuais da mulher, como o estrognio e a progesterona. Os ovrios comeam a trabalhar a partir da primeira menstruao da mulher e se mantm ativos at a ultima menstruao, quando a mulher entra na menopausa (ausncia da menstruao).

PERODO FRTIL OU PERODO DE OVULAO Perodo em que a mulher tem uma maior chance de engravidar, esse perodo tem a durao de at 06 dias, sendo que a ovulao ocorre 14 dias antes do primeiro dia da menstruao seguinte. Exemplificando: se a prxima menstruao de uma mulher prevista para o dia 31 de dezembro, e ela tem ciclos normalmente com intervalo de 30 dias, o perodo frtil est compreendido entre os dias 14 de dezembro e 20 de dezembro (trs dias antes e trs aps 17 de dezembro). CICLO MENSTRUAL Perodo entre uma menstruao e outra, ou seja, comea no primeiro dia da menstruao e termina um dia antes da prxima menstruao ocorrer. Assim se contarmos os dias entre uma menstruao e outra, teremos qual foi o perodo do ciclo menstrual.

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO ESCROTO Saco que contm os testculos. Tem a funo de termorregulao (aproximam ou afastam os testculos do corpo), mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 C abaixo da corporal. TESTCULO Gnada do homem. Produzem os hormnios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsveis pelo desenvolvimento dos rgos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundrios. Responsveis pela produo dos espermatozides. VESCULAS SEMINAIS Responsveis pela produo de um lquido que, juntamente com o lquido prosttico e espermatozides, entraro na composio do smen. EPIDDIMO Tem a funo de receber e guardar os espermatozides produzidos pelos testculos, at que sejam liberados.

GLNDULAS BULBO URETRAIS Sua secreo transparente lanada dentro da uretra para limp-la e preparar a passagem dos espermatozides. Tambm tem funo na lubrificao do pnis durante o ato sexual. TUBOS SEMINFEROS Produzem espermatozides. PNIS Parte do sistema reprodutor masculino responsvel pela cpula. Instrumento no qual os espermatozides so ejaculados no interior do aparelho reprodutor feminino. PRSTATA uma glndula parecida com uma noz, localizada abaixo da bexiga urinria. que junto com a vescula seminal tem a funo de produo do liquido seminal (Smen). CANAL DEFERENTE So responsveis por levar os espermatozides at a prstata. O ducto deferente formado pela continuao do epiddimo

PLULA Existem vrios tipos de plulas, com diferentes combinaes de hormnios, de dosagens alta ou baixa, que servem para evitar a ovulao da mulher. Por isso tem eficcia de 98,5% para evitar a gravidez, j que os espermatozides no encontram vulos para fecundar. Devem ser utilizados sob orientao mdica.

INJEO uma injeo com alta dosagem de hormnio, que tem efeito prolongado contra a ovulao e alterando o muco cervical e o estado das tubas. Como impede a fecundao, tem eficcia de cerca de 98,5% quando utilizada corretamente. Existem 2 tipos: mensal, composta de 2 hormnios, que deve ser aplicada uma vez por ms; e a trimestral, que possui apenas um tipo de hormnio e deve ser aplicada a cada trs meses.

MTODOS CONTRACEPTIVOS

Material elaborado pelas acadmicas do curso de Enfermagem da UFSC Elisiane Scottini Raquel de Siqueira

IMPLANTE SUBCUTNEO Mtodo a base de hormnios artificiais, que no permite que a mulher ovule. Ele introduzido por um mdico sob a pele da mulher, e vai liberando doses de hormnios dirias no organismo por vrios anos.

PLULA VAGINAL Mtodo a base de hormnios artificiais que no permite que a mulher ovule. Ela utilizada diariamente e deve ser introduzida na vagina para ser absorvida pelo organismo. Essa opo normalmente utilizada por pessoas que tm problemas estomacais com a plula anticoncepcional oral. ANEL VAGINAL Mtodo a base de hormnios artificiais que no permite que a mulher ovule. Deve ser introduzido uma vez por ms na vagina, e vai soltando a carga hormonal que absorvida diariamente pelo organismo.

Ele pode ser usado na forma de dose pronta (com eficcia mdia melhor, contra a gravidez de 99,9%) ou atravs de doses combinadas (mtodo YUSPE) a partir de plulas anticoncepcionais orais (com eficcia mdia contra a gravidez de 96,8%). DIU Trata-se de uma pequena pea de plstico, em polietileno, com uma parte recoberta de cobre em formato espiral, que colocada pelo mdico dentro do tero. O funcionamento do DIU consiste na liberao de sais de cobre pelo filamento que reveste a haste principal. Esses sais tm uma ao espermaticida que impedem a subida dos espermatozides pelas tubas e, conseqentemente, evitam a fecundao do vulo. Deve ser colocado, de preferncia, em mulheres que j tiveram pelo menos um filho e durante perodo menstrual quando o orifcio do colo est mais aberto.

CONTRACEPO DE EMERGNCIA

um mtodo contraceptivo PARA SITUAES DE EMERGNCIA que pode ser usado at 5 dias depois que a relao sexual j aconteceu e houve risco de gravidez. Quanto mais rpido o uso maior a eficcia. feito a base de doses fortes de hormnios que impedem a ovulao e a mobilidade dos espermatozides no tero, impedindo a fecundao e, conseqentemente, a gravidez.

TABELINHA Mtodo que calcula pela contagem dos dias, o perodo em que a mulher estar frtil, ou seja, o perodo em que ela ovular. Neste perodo ela deve ter relaes sexuais usando a camisinha para no correr o risco de engravidar. Este mtodo necessita de controle constante das datas de menstruao que devem ser anotadas todos os meses, por

um perodo mnimo de 6 meses, para conhecer o ciclo menstrual. CAMISINHA MASCULINA TEMPERATURA Mtodo que identifica o perodo de ovulao da mulher atravs da verificao da sua temperatura corporal. Dessa forma, quando h aumento de temperatura, que identifica o perodo frtil, a mulher deve ter relaes sexuais usando camisinha. Durante o perodo frtil a temperatura do corpo feminino aumenta de 0,3 a 0,8C, porm outros fatores como gripes, resfriados, infeces ou cansaos agudos, podem tambm fazer essa temperatura aumentar, causando confuso. MUCO OU BILLINGS Uma forma de evitar a gravidez que observa a umidade natural da vagina, procurando identificar os dias frteis, em que a mulher solta o vulo. Dessa forma, ela evita ter relao sexual nesse perodo para que no ocorra gravidez. Tambm chamada de preservativo masculino ou condom, trata-se de um saquinho de ltex fino que deve ser colocado no pnis ereto (duro) antes de qualquer contato sexual. Ele impede a passagem dos espermatozides para o tero. A camisinha masculina evita a gravidez em at 98% quando bem colocada. CAMISINHA FEMININA Tambm chamada de preservativo feminino, um saquinho feito de poliuretano, macio e transparente para ser colocado antes da relao sexual para revestir a vagina e a parte externa da vulva, protegendo os grandes lbios. Dentro tem um anel, tambm em poliuretano, que fica solto e serve para facilitar a sua colocao e fixao na vagina. Como descartvel, deve ser jogada no lixo aps o seu uso. Pode ser colocada at 8 horas antes da relao sexual. No recomendada para quem nunca teve uma relao sexual. ESPERMICIDAS So produtos em forma de creme ou vulos (como supositrios vaginais) que a prpria mulher coloca no fundo da vagina, antes de cada relao sexual. Estes produtos contm substncias qumicas que matam os

COITO INTERROMPIDO Neste mtodo o homem tira o pnis fora da vagina no momento do gozo, ou seja, antes de ejacular. Dessa forma tenta evitar que os espermatozides entrem no corpo da mulher.

espermatozides. Pode ser colocado na hora ou, no mximo, at 2 horas antes da relao sexual.

LAQUEADURA Trata-se de uma cirurgia feita na mulher que impede a passagem do vulo. Dessa forma, quando ocorre a relao sexual, o espermatozide no encontra o vulo, evitando assim a fecundao e gravidez. Existem cerca de dez tcnicas para a cirurgia: voc pode queimar as trompas e cort-las, pode colocar anis de plstico ou clipes de titnio, ou mesmo fazer com fio de sutura.

capaz de matar os espermatozides), dessa forma assegura a preveno da gravidez com 98% de eficcia. Existem 6 tamanhos diferentes de diafragma, que varia conforme o tamanho do osso pubiano interno de cada mulher, por isso necessrio que profissional de sade treinado faa a verificao do nmero correto para cada mulher

ATENO: O nico mtodo que alm de prevenir a gravidez, protege contra as DSTs tendo uma eficcia de quase 100% a camisinha (masculina e feminina).

VASECTOMIA Trata-se de uma pequena cirurgia feita no homem, que corta e amarra seus canais deferentes. Dessa forma, os espermatozides produzidos no so expelidos durante a ejaculao, evitando a gravidez.

DIAFRAGMA uma capinha de silicone ou ltex, macia e com aro de metal flexvel que colocada pela prpria mulher no fundo da vagina, antes da relao sexual, cobrindo o colo do tero. Este mtodo forma uma barreira, impedindo que os espermatozides entrem no tero. Deve ser utilizado em conjunto com a gelia espermicida (componente qumico

SEXO X SEXUALIDADE A sexualidade ampla demais para ser comparada ao sexo, que se trata de um ato em si, com inicio, meio e fim. Sexo e sexualidade andam sempre juntas, esto intimamente interligadas, mas possuem extenses completamente distintas. No sexo, o que existe uma entrega corporal, onde os desejos e os impulsos (que provm de uma resposta em nvel cerebral), isto , todo o funcionamento que envolve o ato sexual tem seu inicio no hipotlamo-parte do crebro responsvel pela libido, emoes, e que ir num processo fantstico da natureza inteligente do ser humano, enviar respostas sexuais para o restante do corpo, atravs da excitao sexual, das sensaes de prazer, ejaculao, orgasmo, refletindo tambm, claro, na parte afetiva de todo o comportamento sexual. J na sexualidade, se est inserida toda uma concepo do corpo, a genitlia, as sensaes, desejos, as manifestaes comportamentais, a orientao dos pais e/ou pessoas que cuidam, a cultura, a sociedade, e tudo o que est ao nosso redor. todo esse conjunto de fatores que se desenvolve com a sexualidade do ser humano, desde em que se concebido at o fim da vida.

Material elaborado pelas acadmicas da 8 Unidade Curricular do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira, como parte integrante do Trabalho de Concluso de Curso Vivenciando a Sexualidade do Adolescente em Processo de Adoecimento sob o Olhar da Teoria de Imogene M. King.

IMAGEM CORPORAL
Durante a adolescncia, o corpo sofre intensas transformaes fsicas. A pele antes lisinha fica cheia de plos e cheia de espinhas; nas meninas h o crescimento dos seios e o alargamento do quadril; nos meninos a voz antes fina, comea a engrossar causando, muitas vezes, constrangimento e os ombros ficam mais largos. Todas essas transformaes, que ocorrem aos poucos durante a adolescncia, exigem sucessivas reconstrues e reformulaes da imagem que temos do prprio corpo. As vezes, chegamos at a ter a sensao de que aquele corpo no nos pertence. Nessa fase, estamos sempre nos comparando com os amigos, ou com aquela menina ou aquele menino popular da escola ou com o/a artista do momento. E geralmente nos depreciando em relao eles, nos sentindo feios, fora dos padres de beleza. Todo esse processo, essas sensaes so normais durante a adolescncia. Mas o que no podemos esquecer que somos nicos, ou seja, no somos e nem podemos ser iguais a ningum! Temos nossas prprias caractersticas que nos fazem bonitos e diferentes! a diferena que torna uma pessoa interessante outra!

A busca por um corpo bonito saudvel quando no nos prejudica de outra maneira, quando no pe nossa sade e nossa vida em risco! O que vemos no espelho geralmente resultado de como estamos nos sentindo, como est nossa autoestima. Se estamos com a auto-estima elevada nos vemos bonitos, por mais que tenhamos uma gordurinha a mais. Mas se estamos mal conosco, nos vemos feios por mais que todos nos digam que somos lindos, temos o corpo perfeito. Por isso, antes de reclamar do seu corpo d uma olhada para dentro de si! Pode ser que quem esteja precisando de ajuda seja o seu psicolgico! RELACIONAMENTO COM PAIS Quando falamos em relacionamento, temos a tendncia a pensar em namorado, marido ou ficante. Mas na adolescncia o relacionamento que talvez mais sofra desgaste e cause muitas, muitas brigas o relacionamento com os pais. As frases: Vocs no me entendem! ou Eu odeio vocs! ou ainda comparaes com os pais dos amigos, so muito freqentes. Quem nunca falou uma frase dessas que atire a primeira pedra. Na adolescncia queremos ser independentes, tomar nossas prprias decises, sair com amigos e no com a famlia, ficar horas no telefone com o/a amigo(a) ou com a nova paixo. Se para ns, as transformaes que passamos so difceis, imagina para nossos pais que at ento tinham crianas em casa que adoravam passar horas com eles, sentados no colo, assistindo TV, pedindo para brincar... De uma hora para

outra, parece, que roubaram a garotinha do papai ou o menino da mame e deixaram no lugar um adolescente com vontades e opinies prprias que acha um mico ficar perto deles! Sempre estamos falando que os pais no nos entendem, mas ser que a gente entende eles? Que, na maioria das vezes, eles fazem o que fazem porque sabem que ser o melhor para ns? E que eles so seres humanos, que assim como ns erramos e precisamos ser perdoados, eles tambm erram e precisam de perdo? Ento lembre-se: na prxima vez que voc for dizer eu te odeio para um pouco e tente analisar a situao e se colocar um pouco no lugar deles. E nem sempre o que do amigo bom para voc tambm! Afinal, somos diferentes e nicos!

E no esquea: SEMPRE SE PROTEJA! USE CAMISINHA EM TODAS AS SUAS RELAES!!

Preservativo Feminino RELACIONAMENTO AMOROSO Preservativo Masculino Essa a fase das experimentaes. Experimentamos um amor aqui, uma paixo ali, uma beijo acol. No temos vergonha de dizer eu te amo ou de correr atrs daquele menino ou daquela menina dos nossos sonhos, mesmo que depois, venhamos a descobrir que o sonho no era to bom assim. No errado ficar com vrias pessoas, se voc se sentir bem com isso. No pecado transar com algum se voc sentir vontade! Isso no quer dizer que somos irresponsveis ou galinhas e/ou garanhes. Isso quer dizer que somos seres humanos apaixonados, que querem amar e ser amados. O importante ser voc sempre, ser sincero e buscar a sua felicidade, desde que no faa mal a ningum!

RGOS SEXUAIS FEMININOS Os rgos genitais da parte externa do corpo so chamados de vulva. Ela formada pelo monte de Vnus, grandes lbios, pequenos lbios, clitris, e as aberturas da vagina e da uretra. O monte de Vnus essa regio elevada e carnuda que fica sobre o osso pubiano, e coberto de plos. Os grandes lbios so duas dobras de pele que comeam no monte de Vnus e vo at o perneo. Eles tambm so cobertos de plos e tm a funo de proteger a vagina. J os pequenos lbios no tm plos. O clitris um rgo bem pequeno que fica logo acima da entrada da vagina e coberto por uma pele chamada capuz. O clitris um rgo muito sensvel e de extrema importncia para sua vida sexual. ele o maior responsvel pelo prazer da mulher. Os rgos da parte interna do corpo da mulher tm a responsabilidade da reproduo. Esses rgos so a vagina, o tero, as tubas uterinas e os ovrios.

RGOS SEXUAIS MASCULINOS Os rgos externos so o pnis e o escroto, que a maioria chama de saco. O pnis formado por duas partes: o corpo e a glande, ou cabea. A cabea do pnis a parte mais sensvel dele e coberto por uma pele chamada prepcio. O escroto um saco que guarda os testculos, e uma de suas obrigaes manter uma boa temperatura para que eles funcionem direitinho. Os rgos sexuais internos so os testculos, o epiddimo , o canal deferente, as vesculas seminais, a uretra e a prstata.

ORIENTAO SEXUAL A orientao sexual indica qual o gnero (masculino e feminino) que uma pessoa se sente preferencialmente atrada fisicamente e/ou emocionalmente. A orientao sexual pode ser assexual (nenhuma atrao sexual), bissexual (atrao por ambos os gneros), heterossexual (atrao pelo gnero oposto), homossexual (atrao pelo mesmo gnero), ou pansexual (atrao por diversos gneros, quando se aceita a existncia de mais de dois gneros). O termo pansexual (ou tambm

omnissexual) pode ser utilizado, ainda, para indicar algum que tem uma orientao mais abrangente (incluindo, por exemplo, atrao especfica por transgneros). COMPORTAMENTO HOMOSSEXUAL NA ADOLESCNCIA O comportamento homossexual na fase de pr-adolescncia (8 aos 12 anos de idade), deve ser entendido como algo natural que provem justamente da segregao que a fase propicia, fazendo com que meninas se agrupem de um lado, e meninos se agrupem de um outro lado, e isso uma forma absolutamente natural e necessria para o desenvolvimento afetivo e psicossocial do adolescente. Por isso o comportamento homossexual existe, pois se estabelece devido a uma conseqncia vivida na fase em questo, e o que h de relevante nisso tudo, que o comportamento homossexual nessa fase, traz como uma das atitudes mais intituladas, um maior interesse pelo sexo oposto, tanto nos grupos de meninas, como no grupo dos meninos. J na fase adolescente (13 aos 19 anos de idade) pode haver sim, uma continuidade do comportamento homossexual, e agora at mesmo com um par de experincias homossexual, sem que haja interferncia de pessoas adultas. O fato mais importante saber que esse tipo de comportamento homossexual durante a adolescncia no significa, que seja um indicativo de orientao sexual na fase adulta.

MITOS E TABUS O ato sexual ocorre apenas com a penetrao vaginal. O ato sexual bem mais amplo, podendo ser praticado de vrias formas como a prtica do sexo oral, sexo anal, estimulao clitoriana. As formas de se obter prazer sexual o que importa. A penetrao do pnis da vagina apenas uma forma. As mulheres so menos sexuadas do que os homens. No h diferena nesse aspecto, a sexualidade igual para homens e mulheres. A esterilizao (tanto em homens como em mulheres) afeta o sexo, diminuindo o desejo. Qualquer procedimento cirrgico desse tipo, s ir evitar uma gravidez, no alterando o desejo sexual. Tamanho do pnis documento. Na cultura comum, isso bem discutido, porm, o que mais importa pra um bom desempenho sexual a rigidez peniana no ato da penetrao, assim como o "vai-e-vem". O prazer no provm do tamanho. O homem no deve expressar seus sentimentos. O homem tem o direito sim de expressar o que sente. Ele um ser humano e tem sentimentos, express-los no vo torn-lo menos homem. Sexo bom apenas quando se consegue o orgasmo simultneo. Sexo aprendizagem, respeito ao limite do outro. claro que quando um casal consegue chegar ao orgasmo simultaneamente, deve ser tima a sensao e esperada por qualquer casal, mas isso no pode ser regra, pois a

tenso em tentar se chegar ao orgasmo simultneo pode estragar o ato sexual e gerar grandes desconfortos para o casal. Um homem no pode dizer no ao sexo Quem disse isso? O homem pode sim dizer no ao sexo. Tanto estresse, acumulo de tarefas, etc., pode contribuir para o homem estar cansado e de no querer fazer sexo, mas isso no pode influenciar negativamente na sexualidade dos homens. errado ter fantasias sexuais. Pelo contrrio, as fantasias sexuais so desejos reprimidos que podem e devem vir a tona na hora do sexo, tornando-se um grande incremento na atividade sexual. Procure realiz-las sem receio, mas sempre procurando respeitar as vontades e limitaes do parceiro. Sexo anal sem camisinha no pode engravidar. A camisinha sempre deve ser usada, pois os espermatozides so muito espertos e rpidos, ou seja, pode o esperma escorrer para a vagina e assim haver a fecundao. A mulher sempre sangra na sua primeira relao sexual. No regra, j que os corpos femininos se diferem. Com a penetrao, o hmen tende a se romper. Porm, h diferentes hmens: uns bem finos que no se percebe o rompimento, e outros mais espessos, que podem ser sentidos na hora da penetrao, causando desconforto e sangramento. Masturbao excessiva leva o homem a impotncia. No h nada a ver uma coisa com a outra. Masturbao faz o homem ter maior controle sobre seu ritmo sexual, o que est diretamente ligado ao seu orgasmo e ejaculao.

A masturbao faz crescer pelos nas mos. No faz crescer pelos, no provoca espinhas, no causa cegueira. Tudo isso so crenas antigas e falsas. A masturbao no provoca doena alguma. Ser homossexual ou ter sentimentos homossexuais no normal. Ser homossexual to normal que ser heterossexual. E depois, qualquer individuo pode ter experincias homossexuais sem que isso se relacione com sua identidade sexual. Os homossexuais so pessoas doentes mentais. A homossexualidade no promove, por si s nenhuma anormalidade psicolgica. Pode acarretar danos emocionai, se o individuo viver constantemente sob opresses e represses, tanto internamente como pelo meio em que vive, isso pode baixar a auto-estima, desencadear sentimentos de ansiedade, enfim.

APNDICE H

CERTIFICADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

CERTIFICADO

Certificamos que ______________________ participou da Oficina de Sexualidade e Sexo Mais Seguro, ministrada pelo Pedagogo Mrio Jos da Conceio Jnior, promovida pelas acadmicas Elisiane Scottini e Raquel de Siqueira, da 8 unidade curricular de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, realizada no dia 06 de Dezembro de 2006, na Unidade A do Hospital Infantil Joana de Gusmo HIJG, com carga horria de 4 horas.

Florianpolis, 08 de Dezembro de 2006.

_____________________________________ Prof. Dra. Denise Guerreiro Chefe do Departamento de Enfermagem/UFSC

_____________________________________ Prof. Dra. Edilza Maria Ribeiro Coordenadora da 8 Unidade Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

CERTIFICADO

Certificamos que ELISIANE SCOTTINI, acadmica do Curso de Graduao em Enfermagem, sob matrcula n 0315208-1, participou da elaborao, coordenao e execuo da Oficina de Sexualidade e Sexo Mais Seguro, para os trabalhadores de Enfermagem da Unidade A do Hospital Infantil Joana de Gusmo HIJG, realizada no dia 06 de Dezembro de 2006, com carga horria de 5 horas/aulas. Florianpolis, 08 de Dezembro de 2006.

_____________________________________ Prof. Dra. Denise Guerreiro Chefe do Departamento de Enfermagem/UFSC

_____________________________________ Prof. Dra. Edilza Maria Ribeiro Coordenadora da 8 Unidade Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

CERTIFICADO

Certificamos que RAQUEL DE SIQUEIRA, acadmica do Curso de Graduao em Enfermagem, sob matrcula n 0315230-8, participou da elaborao, coordenao e execuo da Oficina de Sexualidade e Sexo Mais Seguro, para os trabalhadores de Enfermagem da Unidade A do Hospital Infantil Joana de Gusmo HIJG, realizada no dia 06 de Dezembro de 2006, com carga horria de 5 horas/aulas. Florianpolis, 08 de Dezembro de 2006.

_____________________________________ Prof. Dra. Denise Guerreiro Chefe do Departamento de Enfermagem/UFSC

_____________________________________ Prof. Dra. Edilza Maria Ribeiro Coordenadora da 8 Unidade Curricular

APNDICE I

DINMICAS VIVENCIAIS

1. Dinmicas Realizadas com os adolescentes

1.1 COMO ME VEJO AGORA E COMO GOSTARIA DE ESTAR

Objetivo: Identificar como os adolescentes se vem durante a internao e como eles gostariam de estar.

Material utilizado: Papel sulfite, lpis de cor, canetas hidrocor, lpis, borracha.

Desenvolvimento: 1 Distribuir uma folha sulfite para cada adolescente. 2 Pedir para que eles dividam a folha ao meio e desenhem ou escrevam como eles se vem agora durante a internao e como eles gostariam de estar. 3 Refletir sobre as diferenas (se existirem) entre os dois momentos.

1.2 DINMICA DO MAIOR PRESENTE

Objetivo: Trabalhar e enfatizar com o adolescente o aspecto da auto-estima e do amor prprio.

Material utilizado: Caixa de presente, espelho.

Desenvolvimento: 1 Dispor os adolescentes sentados, distantes um do outro. 2 - Passar a caixa de presente com o espelho dentro para os adolescentes. 3 Pedir para que eles olhem o que tem dentro, mas que no comentem nada, ficando em silncio e refletindo sobre o que viram. 4 Aps todos terem olhado o presente dentro da caixa, pedir para que comentem o que viram e sentiram com o presente. 5 Refletir sobre a importncia de se gostar e aceitar como .

1.3 OFICINA DA BELEZA

Objetivo: Melhorar a auto-imagem e estima do adolescente.

Material utilizado: Escova de cabelo, esmaltes, maquiagem, adereos de cabelo, plumas, culos de sol, gravata, mscaras.

Desenvolvimento: 1 Maquiar, pintar unhas, pentear e arrumar o cabelo das adolescentes de acordo com a vontade das mesmas. 2 Produzir os adolescentes para fotos.

1.4 DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS (DST) E MTODOS CONTRACEPTIVOS Objetivo: Orientar quanto as DST e mtodos contraceptivos, a partir de dvidas apresentadas durante consulta de Enfermagem e questionrio de sexualidade.

Material Utilizado: roteiro para realizao da consulta de Enfermagem, questionrio de sexualidade, prteses do aparelho reprodutor, imagens das doenas e dos mtodos contraceptivos, computador, folderes.

Desenvolvimento: 1 Apresentar material visual sobre as DST e os mtodos contraceptivos. 2 Discutir sobre os aspectos do ato sexual e da importncia da utilizao de preservativo durante o mesmo.

1.5 COMO EU ERA, COMO EU ESTOU E COMO EU GOSTARIA DE ESTAR

Objetivo: Identificar como os adolescentes se vem durante a internao e como eles gostariam de estar.

Material utilizado: Cartolina, revistas, lpis de cor, canetas hidrocor, lpis, borracha.

Desenvolvimento: 1 Distribuir uma cartolina para cada adolescente. 2 Pedir para que eles dividam a folha em trs partes recortem e colem imagens de pessoas, representando como eles se viam antes da internao, como se vem agora durante a internao e como eles gostariam de estar. 3 Refletir sobre as diferenas (se existirem) entre os trs momentos.

1.6 A FAMLIA ANTES E DURANTE A INTERNAO Objetivo: perceber as semelhanas e diferenas entre a famlia antes e durante a internao.

Material necessrio: papel ofcio e lpis.

Desenvolvimento: 1 Adolescentes sentados. 2 Distribuir a cada participante uma folha de papel e lpis. Solicitar que faam um trao no meio da folha, escrevendo de um lado A famlia antes da minha internao e, do outro, A famlia durante a minha internao. 3 Pedir que descrevam, individualmente, sua famlia antes e a durante a internao, nos locais correspondentes. Tempo. 4 Apresentao das concluses.

1.7 CONHECENDO O CORPO

Objetivo: Identificar as partes do corpo feminino e masculino que os adolescentes relacionam com sexualidade.

Material utilizado: cartolina, lpis, lpis de cor.

Desenvolvimento: 1 Distribuir uma cartolina para cada adolescente. 2 Pedir para que eles desenhem o contorno do corpo humano masculino e feminino, desenhando todos os rgos e partes que eles acham que esto relacionadas com sexualidade. 3 Refletir sobre a concepo dos adolescentes sobre sexualidade.

1.8 O QUE RECEBO? O QUE DOU?

Objetivo: Refletir sobre a existncia de diferentes relaes interpessoais que demonstrem as distintas necessidades de reconhecimento, valorizao, incluso, afeto, ateno e interesse.

Material: Formulrio O que recebo? O que dou?

Desenvolvimento: 1 Distribuir a ficha para ser respondida individualmente. 2 Cada adolescente ir preencher os espaos em branco, com o nome de pessoas de seu relacionamento (pai, me, irmo, amigo, namorado, equipe de sade). 3 Na coluna perpendicular ao nome, marcar com um X apenas os lugares onde so compartilhados aquele carinho com a pessoa indicada na linha de cima.

Eu recebo de Beijos Frases carinhosas Brincadeiras de mau gosto Abraos Maltrato Consolo Compreenso Aborrecimento Gritos Ajuda Conversa Ateno Gestos de carinho Carcias Conquistas Pedido de opinio Informao Perseguio Reconhecimento

Eu dou a Beijos Frases carinhosas Brincadeiras de mau gosto Abraos Maltrato Consolo Compreenso Aborrecimento Gritos Ajuda Conversa Ateno Gestos de carinho Carcias Conquistas Pedido de opinio Informao Perseguio Reconhecimento

2. Oficina de Relacionamento com Pais

2.1 O ADOLESCENTE ANTES E DURANTE A INTERNAO Objetivo: perceber as semelhanas e diferenas entre o adolescente antes e durante a internao.

Material necessrio: papel ofcio e lpis.

Desenvolvimento: 1 - Acompanhantes sentados. 2 - Distribuir a cada participante uma folha de papel e lpis. Solicitar que faam um trao no meio da folha, escrevendo de um lado O adolescente antes da internao e, do outro, O adolescente durante a internao. 3 - Pedir que descrevam, individualmente, o adolescente antes e a durante a internao, nos locais correspondentes. Tempo. 4 - Discutir em conjunto: Que pontos em comum eu encontro? O que h de semelhante entre o adolescente antes da internao e o dos demais componentes do subgrupo? O que h de semelhante entre os adolescentes que acompanhamos durante a internao? O que possvel fazer para que as mudanas positivas se mantenham? (se houver) 5 - Apresentao das concluses.

Passar o Clipe Perfect do grupo Simple Plan, para discusso do relacionamento pais/filhos.

Simple Plan - Perfect (traduo)

Ei pai olhe para mim Pense no passado e me diga Eu cresci de acordo com os seus planos? E voc pensa que eu estou desperdiando o meu tempo fazendo coisas que eu gosto de fazer? Mas machuca quando voc est sempre me desaprovando

Agora parecem to longe E parece que voc no se preocupa mais

E agora eu tento ficar bem Eu apenas queria fazer voc se sentir orgulhoso Eu nunca serei bom o suficiente pra voc Eu no consigo suportar outra briga E nada est bem

E agora tento ficar bem Eu apenas queria fazer voc se sentir orgulhoso Eu nunca serei bom o suficiente pra voc Eu no consigo fingir que Eu estou bem E voc no pode me mudar

Porque ns perdemos tudo Nada dura para sempre Me desculpe Eu no posso ser perfeito E agora apenas muito tarde Ns no podemos voltar a trs Me desculpe Eu no posso ser perfeito

REFRO Porque ns perdemos tudo Nada dura para sempre Me desculpe Eu no posso ser perfeito E agora apenas muito tarde Ns no podemos voltar a trs Me desculpe Eu no posso ser perfeito REFRO (2X) Nada vai mudar as coisas que voc disse Nada vai fazer isso certo novamente Por favor no vire as costas Eu no consigo acreditar que to difcil Somente falar com voc Mas voc no entende

E tento no pensar Sobre a dor que eu sinto interiormente Voc sabia que voc era o meu heri? Todos os dias que voc passou comigo

3. Capacitao com equipe de enfermagem

3.1 OFICINA DE SEXO MAIS SEGURO

Convidamos o pedagogo Mrio Jos da Conceio Jnior, colaborador da Fundao Aoriana para o Controle da AIDS FAA, para conversar com a equipe de Enfermagem da Unidade A sobre o tema sexualidade.

Objetivo: Trabalhar a sexualidade da equipe, para que essa, seja capaz de lidar com a sexualidade do adolescente hospitalizado de forma consciente e sem pr-conceitos.

Material: televiso, videocassete, filmes A vida em Preto e Branco e Alumbramentos, papel pardo, caneta hidrocor, preservativos masculinos e feminino, caixa de fsforo, bananas, lubrificante, texto sobre os direitos sexuais (Anexo III ).

Desenvolvimento: 1 Apresentao do palestrante. 2 Dinmica da apresentao com caixa de fsforo. 3 Discusso sobre sexualidade. 4 Filme Alumbramentos 5 Desenho do corpo humano com as partes que se referem ao tema sexualidade. 6 Discusso do texto dos Direitos Sexuais. 7 Demonstrao com preservativos masculinos e femininos. 8 Filme A vida em Preto e Branco. 10 Confraternizao.

APNDICE J

QUESTIONRIO PARA CAPACITAO COM EQUIPE DE ENFERMAGEM

1. O que sexualidade para voc?

2. Voc se sente capacitada pra trabalhar com adolescentes?

3. Quais so suas maiores dificuldades para cuidar de adolescentes?

4. Como voc trabalha a sexualidade do adolescente hospitalizado?

5. Como voc acha que o adolescente expressa a sua sexualidade enquanto hospitalizado?

6. Voc tem interesse em receber mais informaes sobre esse tema? Se sim, quais os aspectos de maior interesse para voc?

ANEXOS

ANEXO I

DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS

DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS

Gonorria

Uretrite gonoccica (no homem) Fonte: EPM, 2006.

Vaginite gonoccica.

Candidase

Leso localizada no pnis


Fonte: Gineco, 2006.

Vulvovaginite

Candidase na vagina

HPV

Verrugas genitais
Fonte: Gineco, 2006.

Verrugas genitais

Sfilis

Leso localizada no pnis (glande)


Fonte: DSTfacil, 2006.

Cancro Mole

Fonte: EPM, 2006.

ANEXO II

APARELHOS REPRODUTORES

APARELHOS REPRODUTORES

Fonte: ESEC, 2006.

HIMEN

Fonte: ESEC, 2006.

Fonte: ESEC, 2006.

ANEXO III

CARTA DOS DIREITOS SEXUAIS

Durante o XV Congresso Mundial de Sexologia, ocorrido em Hong Kong (CHINA), entre 23 e 27 de agosto p.p., a Assemblia Geral da WAS (World Association for Sexology) aprovou as emendas para a Declarao de Direitos Sexuais, decidida em Valncia, no XIII Congresso Mundial de Sexologia, em 1997. Sexualidade uma parte integral da personalidade de todo ser humano. O desenvolvimento total depende da satisfao de necessidades humanas bsicas, como desejo de contato, intimidade, expresso emocional, prazer, carinho, amor. Sexualidade construda atravs da interao entre os indivduos e as estruturas sociais. O total desenvolvimento da sexualidade essencial para o desenvolvimento individual, interpessoal e social. Os direitos sexuais so direitos humanos universais baseados na liberdade inerente, dignidade e igualdade para todos os seres humanos. Sade sexual um direito fundamental, ento sade sexual deve ser um direito humano bsico. Para assegurarmos que o seres humanos e a sociedade desenvolvam uma sexualidade saudvel, os seguintes direitos sexuais devem ser reconhecidos, promovidos, respeitados, defendidos por todas as sociedades de todas as maneiras. Sade sexual o resultado de um ambiente que reconhece, respeita e exercita estes direitos sexuais.

O DIREITO LIBERDADE SEXUAL - A liberdade sexual diz respeito possibilidade dos indivduos em expressar seu potencial sexual. No entanto, aqui se excluem todas as formas de coero , explorao e abuso em qualquer poca ou situao da vida.

O DIREITO AUTONOMIA SEXUAL - INTEGRIDADE SEXUAL E SEGURANA DO CORPO SEXUAL - Este direito envolve habilidade de uma pessoa em tomar decises autnomas sobre a prpria vida sexual num contexto de tica pessoal e social. Tambm inclui o controle e o prazer de nossos corpos livres de tortura, mutilaes e violncia de qualquer tipo.

O DIREITO PRIVACIDADE SEXUAL - O direito de deciso individual e aos comportamentos sobre intimidade desde que no interfiram nos direitos sexuais dos outros.

O DIREITO IGUALDADE SEXUAL - Liberdade de todas as formas de discriminao, independentemente do sexo, gnero, orientao sexual, idade, raa, classe social, religio, deficincias mentais ou fsicas. O DIREITO AO PRAZER SEXUAL - prazer sexual, incluindo auto-erotismo, uma fonte de bem estar fsico, psicolgico, intelectual e espiritual.

O DIREITO EXPRESSO SEXUAL - A expresso sexual mais que um prazer ertico ou atos sexuais. Cada indivduo tem o direito de expressar a sexualidade atravs da comunicao, toques, expresso emocional e amor.

O DIREITO LIVRE ASSOCIAO SEXUAL - Significa a possibilidade de casamento ou no, ao divrcio e ao estabelecimento de outros tipos de associaes sexuais responsveis.

O DIREITO S ESCOLHAS REPRODUTIVAS LIVRES E RESPONSVEIS - o direito em decidir ter ou no filhos, o nmero e o tempo entre cada um, e o direito total aos mtodos de regulao da fertilidade.

O DIREITO INFORMAO BASEADA NO CONHECIMENTO CIENTFICO - A informao sexual deve ser gerada atravs de um processo cientfico e tico e disseminado em formas apropriadas e a todos os nveis sociais.

O DIREITO EDUCAO SEXUAL COMPREENSIVA - Este um processo que dura a vida toda, desde o nascimento, e deveria envolver todas as instituies sociais.

O DIREITO SADE SEXUAL - O cuidado com a sade sexual deveria estar disponvel para a preveno e tratamento de todos os problemas sexuais, preocupaes e desordens.

Вам также может понравиться