Вы находитесь на странице: 1из 15

01

ma forma de estimular a correta aplicao dos procedimentos de segurana em situaes de emergncia disseminar as informaes que podem ajudar a salvar vidas. Alm disso, poder contar com o auxlio de pessoas treinadas e capacitadas para lidar com circunstncias de risco uma tranquilidade para todos os que trabalham e frequentam o Crea-RJ.

Assim, ao apoiar a formao dos brigadistas/socorristas e a elaborao desta Cartilha, com esclarecimentos sobre como agir em momentos crticos, o Conselho est, no s em conformidade com a legislao, mas tambm procurando contribuir para o bem-estar de todos os seus trabalhadores.
Eng. Agrnomo Agostinho Guerreiro Presidente do Crea-RJ

Cartilha.indd 1

25/9/2009 14:24:07

02

A SUA SEGURANA PODER DEPENDER DO CONTEDO DESTA CARTILHA. LEIA COM ATENO. Esta cartilha tem o propsito de orientar a populao do edifcio sede do Crea-RJ sobre como se comportar e agir em situaes de emergncia: atendimento pr-hospitalar, princpio de incndio ou incndio e em situaes de emergncia extrema, para que ajam de forma organizada evitando a formao de pnico. Em cada um dos andares h brigadistas treinados e capacitados, que esto aptos a orientar os funcionrios, em situaes de emergncia. Todos os funcionrios devero seguir as orientaes da brigada de emergncia, sem contestaes. Todos os funcionrios devero ter conhecimento de como agir nas situaes de emergncia.

A CORAGEM NO A AUSNCIA DO MEDO! A NICA FORMA DE EVITAR A FORMAO DO PNICO ATRAVS DA ORGANIZAO, ORIENTAO E TREINAMENTO.

Cartilha.indd 2

25/9/2009 14:24:07

03

1. O QUE E O QUE FAZ A BRIGADA DE EMERGNCIA? A brigada de emergncia um grupo de funcionrios, voluntrios, treinados e capacitados para desempenhar as atividades abaixo, dentro de uma rea prdeterminada. Efetuar o resgate, prestar os primeiros socorros e o atendimento prhospitalar em situaes de acidentes e emergncias; Promover a preveno e o combate a princpios de incndios e outros sinistros, zelando pelo patrimnio humano e fsico do Crea-RJ (edifcio sede); Desenvolver aes prevencionistas, como a avaliao dos riscos existentes;

Cartilha.indd 3

25/9/2009 14:24:17

04

Acionar o Corpo de Bombeiros. Fazer o corte de energia; Identificar situaes de emergncia; Dar o sinal de alarme e realizar abandono da rea; Realizar exerccios simulados; Orientar a populao fixa e flutuante; Elaborar relatrios das irregularidades encontradas e encaminh-los aos setores competentes;

Verificar os equipamentos de combate a princpios de incndios e da rota de fuga;

Vale lembrar que a atuao dos brigadistas/ soc socorristas restrita aos primeiros atendimentos at a chegada de socorro especializado (Corpo ( de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil etc.).

Cartilha.indd 4

25/9/2009 14:24:18

05

2. QUEM SO OS BRIGADISTAS?
O Crea-RJ conta com uma equipe de 30 brigadistas/socorristas, para agir em casos de urgncias e emergncias, dentro do Conselho. Os brigadistas foram treinados por oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Esta equipe est uniformemente distribuda em todos os andares, assegurando, assim, agilidade e eficincia no atendimento a todas as pessoas, funcionrios ou no.

Em todos os andares do edifcio, voc encontrar sinalizao informando nomes e ramais dos brigadistas/socorristas de seu andar. Coordenadores: Samuel Lischinsky - ramal: 2803 Tania Maria Castro de Noronha - ramal: 2083 3. COMO AGIR EM SITUAES DE EMERGNCIA? Normalmente, quando as pessoas se deparam com situaes de emergncia elas so acometidas pelo medo e tendem a agir por instinto, de forma individual e desorganizada. Quando isto ocorre, o medo evolui para pnico e contagia os que esto ao seu redor, resultando em desorientao e caos. A histria tem demonstrado que, em situaes de emergncia, o pnico produz mais vtimas que o prprio sinistro. Evite esta situao lendo as orientaes contidas nesta cartilha.

Cartilha.indd 5

25/9/2009 14:24:19

06

Podero ocorrer as seguintes situaes de emergncia: 3.1 Atendimento Pr-Hospitalar e de Primeiros Socorros; 3.2 Princpio de Incndio e Incndio; 3.2.1 Escape 3.2.2 Emergncia Extrema 3.1 ATENDIMENTO PR-HOSPITAR E DE PRIMEIROS SOCORROS Caso voc tenha um mal-estar, pea ajuda pessoa mais prxima, para que esta acione um dos brigadistas/socorristas de seu andar. Nestas situaes, NUNCA fique sozinho ou tranque portas de salas ou banheiros. Os brigadistas/socorristas iro prestar o primeiro socorro e, em caso de necessidade, acompanharo a pessoa Sala de Pronto Atendimento, onde ser observado mais adequadamente, com encaminhamento hospitalar, se for o caso. A Sala est localizada no Espao Crea de Qualidade de Vida, na sobreloja. Ela conta com equipamentos e insumos necessrios para um bom atendimento prhospitalar e de salvamento e resgate nos casos de situaes de emergncia.

Cartilha.indd 6

25/9/2009 14:24:19

07

Este espao foi criado com o seguinte propsito: - funcionar como um local mais adequado para a ao dos brigadistas/ socorristas; - realizar exames peridicos e campanhas de vacinao sem que os funcionrios p ec pr ecis sem m se se de desl s oc sl car ar da da se s de d o Co C ons nsel e ho el o. precisem deslocar sede do Conselho.

Cartilha.indd 7

25/9/2009 14:24:20

08

3.2 PRINCPIO DE INCNDIO E INCNDIO Ao ser constatada a existncia ou suspeita de um princpio de incndio ou incndio, em qualquer local do edifcio, todos os funcionrios devero agir seguindo os passos descritos abaixo: 1 passo acione imediatamente os brigadistas/socorristas do seu andar. Eles estaro visivelmente identificados, atravs de um capacete vermelho em seus postos de trabalho. 2 passo pare o que estiver fazendo no momento e desligue os equipamentos eltricos da tomada.

Cartilha.indd 8

25/9/2009 14:24:21

09

3 passo siga, obrigatoriamente, as instrues dos brigadistas/socorristas. Eles iro orientar o procedimento correto a ser seguido e determinar a necessidade de evacuao (escape). No caso de voc estar sozinho, sem contar com a orientao da equipe de brigadistas, siga as orientaes contidas nesta cartilha. 3.2.1 ESCAPE COMO AGIR? 4 passo no carregue nada alm de sua bolsa e documentos pessoais.

Cartilha.indd 9

25/9/2009 14:24:22

10

5 passo oriente os visitantes que estiverem no seu andar e leve-os com voc. Procure acalm-los para que no entrem em pnico. 6 passo SEMPRE utilize a escada, ela a nica sada segura. NUNCA use elevadores, mesmo que eles ainda estejam funcionando. No caso de incndio ser feito o corte de energia e voc ficar preso no elevador entre andares. O poo do elevador uma chamin natural e rapidamente todo o espao ficar tomado pela fumaa.

Cartilha.indd 10

25/9/2009 14:24:23

11

7 passo Ande rapidamente sem correr, procurando acompanhar o fluxo de pessoas em situao de escape, descendo pela escada com calma. Lembre-se que todos sentem medo, mas o pnico certamente gera o caos. 8 passo No caso dos ambientes estarem enfumaados, procure rastejar at a sada, com o rosto bem prximo ao cho. Respire pelo nariz, em rpidas inalaes. Se possvel molhe um leno ou qualquer tecido, utilizando-o como mscara improvisada.

Cartilha.indd 11

25/9/2009 14:24:24

12

9 passo - Ao chegar ao trreo, atenda s recomendaes da equipe de apoio, que estar usando capacete verde e dirija-se ao ponto de encontro designado. 10 passo Uma vez que voc tenha sado, NUNCA retorne para pegar objetos esquecidos.

Alerta! Em situaes de escape, as mulheres que estiverem usando sapato de salto devem tir-los, evitando assim quedas e ferimentos.

Cartilha.indd 12

25/9/2009 14:24:25

13

3.2.2 EMERGNCIA EXTREMA COMO AGIR? No caso da sada estar obstruda ou voc ficar impossibilitado de sair, siga as seguintes recomendaes: Mantenha a calma e aja conforme as orientaes descritas nesta cartilha; Antes de abrir a porta toque-a sempre com o dorso da mo. Se estiver quente, no abra! Se estiver fria, faa este teste: abra-a vagarosamente e fique sempre atrs da porta. Se sentir calor ou presso vindo atravs da abertura, mantenha a porta fechada;

Cartilha.indd 13

25/9/2009 14:24:26

14

Somente em ltimo caso tente abrir ou quebrar uma janela. A entrada de oxignio e a ventilao repentina no ambiente podem ocasionar a atrao de chamas de aposentos vizinhos ao seu ou aumentar a proporo do foco de incndio; Cuidado ao tentar quebrar janelas com objetos (extintores, cadeiras, etc.) para que o objeto no venha a atingir bombeiros ou pessoas que estejam tentando resgat-lo.

Mantenha-se prximo janela sinalizando sua posio para que a equipe de salvamento possa localiz-lo e resgat-lo;

O PNICO MAIS PERIGOSO NESTAS S SITUAES DO QUE A PRPRIA AMEAA A QUE VOC PODE ESTAR SUBMETIDO.

Cartilha.indd 14

25/9/2009 14:24:26

15

Expediente: Presidente: Eng. agrnomo Agostinho Guerreiro 1 Vice-presidente: Eng. eletricista e de seg. do trabalho Luiz Antonio Cosenza 2 Vice-presidente: Eng. mecnico Oduvaldo Siqueira Arnaud 1 Diretora-administrativa: Arquiteta Snia Azevedo Le Cocq DOliveira 2 Diretor-administrativo: Tcnico em eletrnica e eng, eletricista Ricardo Nascimento 3 Diretor-administrativo: Engenheiro mecnico Alexandre Sheremetieff Junior 1 Diretor-financeiro: Eng. eletricista Alcebades Fonseca 2 Diretor-financeiro: Eng. civil Eliezer Alves dos Reis 3 Diretor-financeiro: Arquiteto Jeferson Roselo Mota Salazar Brigada de Emergncia Coordenador geral: Eng. eletricista Alcebiades Fonseca - Diretor Coordenadores do GT: Eng. eletricista Ricardo Nascimento e Eng. Paulo Sad Grupo de trabalho: Tnia Castro - GIFE, Samuel Lischinsky - CACC, Alex Veras - CFIS e Valria Lemos - CDEH Organizao dos textos: GT Ilustraes: Maria Cristina de Moura Pereira - CRCA Diagramao: Clarissa de Oliveira - ASMC Reviso: Viviane Maia - ASMC Impresso: EBGE

Setembro/2009

Cartilha.indd 15

25/9/2009 14:24:27

Вам также может понравиться