Вы находитесь на странице: 1из 6

Guies de leitura orientada

29

Guio de leitura Alves Redol, A Vida Mgica da Sementinha


A. 1. VERIFICAO DA LEITURA Preenche o quadro com elementos relativos ao livro. Se necessrio, consulta a Internet.

Ttulo Autor Editor Coleo

2.

Completa a sntese do conto A Vida Mgica da Sementinha com as palavras ao lado.

Mesmo antes de cair na terra, o seu destino leva-a a ser roubada por um cantor, por quem se apaixona, e depois por um que a tenta devorar, quase interrompendo o ciclo de vida que a aguarda. O seu carter especial, capaz de amadurecer antes de todas as outras sementes, impede-a de se transformar em e depois em po, como acontece com outras com quem partilha da terra, e em , matando a fome aos trabalhadores que, rdua e alegremente, cuidam dos campos. Em vez disso, ser alvo de e de experincias, num elogio da cincia e das suas capacidades, que o autor reserva para o final da narrativa, manifestando nela a sua esperana no fim da fome atravs da de farinha.
http://ainocenciarecompensada.blogspot.com (Consultado em 12 de outubro de 2011)

B. 1.

COMPREENSO DA LEITURA A obra A Vida Mgica da Sementinha contm vocabulrio relacionado com a vida no campo que talvez no conheas.

30

PRETEXTOS 6

1.1. Rel os captulos 1 e 2, onde encontras algumas dessas palavras, e faz o exerccio de vocabulrio seguinte, associando as palavras da primeira coluna ao seu significado.
alqueive labuta leiva aguilho ancha sara
A B C D E F 1 2 3 4 5 6

Silvado, matagal Orgulhosa, vaidosa Objeto perfurante Rego feito com arado Trabalho duro Terra que se lavra para que descanse

1.2. Continua a ler o livro para descobrires mais palavras que talvez desconheas. Regista-as no caderno e consulta o seu significado num dicionrio. 2. Encontras no conto algumas palavras no grau diminutivo.

2.1. L algumas dessas palavras e indica a base a partir da qual elas foram formadas.
pequerrucha peitilho gorducho biquito passarico solinho mimalha pardaleco vozita sementinha

2.2. Indica o sentido dos diminutivos pequerrucha, solinho e biquito, no conto, assinalando a opo correta. a. pequenez b. referncia carinhosa c. inferioridade c. referncia desrespeitosa 2.3. Os nomes dos filhos de alguns animais tm, em alguns casos, na lngua portuguesa, uma palavra prpria para indicar a sua pequenez. Associa os nomes de alguns animais aos nomes dos seus progenitores.
cachorro potro bezerro borracho pinto leito
A B C D E F 1 2 3 4 5 6

porco galinha pombo vaca cavalo co

Guies de leitura orientada

31

3.

Cada animal emite um som diferente. Procura, no conto, os verbos que designam os sons produzidos pelos diferentes animais a mencionados. Transcreve-os no infinitivo.
Ttulo do captulo
O rapto da Sementinha burro pisco O milagre de um rouxinol apaixonado coruja tentilho

Nome do animal

Verbo

4.

Referem-se, no conto, exemplares da fauna e da flora portuguesa. Transcreve para o quadro cinco elementos de cada uma dessas classes.
Fauna Flora

4.1. Considera a sequncia seguinte, retirada do captulo O grande mistrio, e diz a que classe geral pertencem os nomes a utilizados. Enxofre, fsforo e azoto, potssio e magnsio, slica e clcio E ferro E mangansio

5.

Considera a sequncia seguinte, que encontras na pgina 22: () o pisco pipilava, muito humilde, no seu peitilho de prpura ()

5.1. Qual o som que se repete?

5.2. Explica a que situao est associada a repetio desse som.

6.

O conto rico em personificaes, metforas e comparaes.

6.1. Diz que recursos de linguagem encontras em cada expresso, fazendo as associaes.
1 2

Gotas de chuva refulgiam como pedras preciosas. O Sol despertou confuso. Era uma ferramenta forte, como um quebra-nozes. Foi o Bago Azul quem retomou o fio da conversa. O Sol no deixava de apontar as suas lanas de fogo. As mondinas dizimavam as ervas gulosas.

Comparao Metfora Personificao

A B C

3 4 5 6

32

PRETEXTOS 6

7.

O conto A Vida Mgica da Sementinha est dividido em captulos.

7.1. Escreve uma frase, referindo o que se conta em cada captulo, de acordo com o modelo.
Captulo
Falam os bagos de trigo O rapto da Sementinha O milagre de um Rouxinol apaixonado O ladro escapa-se e a Sementinha cai Velhas histrias que convm saber melhor Em poder da Feiticeira O grande mistrio Ressurreio Uma menina com tranas A sementinha esquartejada As meninas sementinhas vo escola A Asa de Corvo casa-se como os chineses Um viveiro de sementes e de histrias

O que se conta
Os bagos de trigo acordam, depois de um longo sono, e conversam uns com os outros.

8.

Completa o texto sobre as personagens do primeiro captulo do conto A Vida Mgica da Sementinha com as palavras indicadas na lista ao lado. A Sementinha vivia nas terras do senhor (1) e da senhora (2) . Nessas terras, havia um animal paciente, que lavrava com a charrua, chamado (3) . Na velha arca, onde estava guardada a (4) , havia um bago resmungo chamado (5) e um velho gro de trigo muito esperto chamado (6) .

9.

Rel o captulo Velhas histrias que convm saber melhor e identifica o narrador.

10.

Responde s questes seguintes sobre a ao do conto A Vida Mgica da Sementinha.

10.1. Quem metera a Sementinha e os outros bagos numa arca, durante vrios meses?

Guies de leitura orientada

33

10.2. O que aconteceu, para que a Sementinha deixasse a velha arca?

10.3. Por que razo a Sementinha escapou de ser comida pelo Rouxinol?

10.4. Quando a Sementinha foi de novo capturada, o Rouxinol demonstrou-lhe o que sentia por ela. De que forma?

10.5. Quem era a Feiticeira que aprisionou a Sementinha?

10.6. Enquanto estava prisioneira da Feiticeira, a Sementinha foi sofrendo vrias transformaes, que ela no percebia bem. Preenche o quadro, de acordo com modelo.

O que estava a acontecer


Quanto mais gua bebia, mais sede tinha. O seu interior tornou-se num lquido leitoso e branco. Do corpo, saa-lhe um rabinho. Enquanto uma cauda crescia para baixo, outra crescia para cima. O seu corpo transformava-se numa cana frgil. Nas hastezinhas das razes nasciam-lhe pelos.

O que a Sementinha pensava que seria


A Sementinha pensava que o seu encantamento no teria fim.

10.7. Quem ajudou a libertar a Terra da gua que a invadiu?

10.8. O que acontecera, entretanto, ao Rouxinol?

10.9. Quem que a Sementinha responsabilizou pelas suas tranas loiras?

10.10. Consideras que a Sementinha teve um trgico destino? Justifica a tua opinio.

11.

Justifica o ttulo do conto que acabas de ler.

AEPRT6DP_MAD_03

34

PRETEXTOS 6

C. 1.

PROLONGAMENTO Descobre os fatores mais importantes para a germinao das sementes fazendo a experincia seguinte, de acordo com as instrues: A turma divide-se em quatro grupos. A cada um dado um recipiente e vrias sementes de milho. O grupo 1 enche o seu recipiente com terra, lana nela as sementes e verifica se as sementes germinam sem gua; o grupo 2 coloca as sementes no seu recipiente, que fecha com uma tampa, e pe-no num local com luz direta, para verificar se as sementes germinam sem ar; o grupo 3 enche o recipiente com terra; lana nela as sementes e pe o recipiente num local escuro, embora com gua, para verificar se as sementes germinam sem luz; finalmente, o grupo 4 enche o seu recipiente com terra hmida e coloca nela as sementes de milho, que expe ao ar e luz solar. Durante cerca de duas semanas, enquanto vo lendo a obra A Vida Mgica da Sementinha, os alunos verificam o que vai acontecendo e registam os dados que observam no caderno dirio. No final da experincia, os alunos discutem os resultados observados em cada grupo e elegem um porta-voz, que apresentar os resultados turma.

2.

Escreve um texto expositivo, descrevendo a experincia que fizeste e explicando as concluses a que chegaste, quando, depois de realizada essa experincia, discutiste com os teus colegas os resultados observados. Planifica previamente o teu texto, para incluires nele a introduo, o desenvolvimento e a concluso.

Вам также может понравиться