Вы находитесь на странице: 1из 4

Como usar o hidrante

Os equipamentos de combate a incndio so muito teis, mas, somente se soubermos us-los corretamente. Depois de mostrarmos Como usar o extintor chegou e! de mostrar sobre o uso do hidrante. "aber combater incndio # muito importante. $sso no # obriga%o apenas dos &ombeiros, &rigadistas e nem do "'"(). )ODO" os *uncionrios da empresa de eriam saber como combater. De eriam saber pelo menos o m+nimo. 'm todos os turnos de trabalho de e ha er pessoas preparadas para o combate. ,essoas que saibam usar os equipamentos de combate de *orma correta. -e.am nessa postagem quais so os passos mais importantes para ser bem sucedido no uso do hidrante. CO/0'C'/DO O 0$D12/)' 0$D12/)' D' "O3O O hidrante (de solo) aquele encontrado nas ruas, somente o Corpo de &ombeiros tem permisso para usar. "empre no cho ao lato dele ter uma tampa de *erro ou concreto. 2baixo da tampa tem um registro e a cha e que abre o registro *ica de posse do Corpo de &ombeiros. 2o contrrio do que a tele iso mostra no *ilmes, esse equipamento # a!io, sem gua4 O hidrante s5 passa a ter gua a partir do acionamento do registro que mencionei acima.

0$D12/)' D' ,21'D' /ormalmente o hidrante de parede *ica instalado no corredor das empresas e pr#dios. /ormalmente em uma caixa de a%o na cor ermelha, dentro de *icam as mangueiras.

O hidrante # um equipamento que requer treinamento prtico antes do uso. Dependendo do tipo da instala%o a presso da gua ser muito *orte. O recomendado # trabalhar sempre com mais de uma pessoa, mas, se s5 ti er uma d para us-lo. "5 que ir requerer es*or%o extra e plane.amento. ,essoas sem treinamento podem ser arrastadas pela *or%a da presso da gua na mangueira. Outro risco grande # de com o ricochetear da mangueira. O ricochetear pode causar les6es gra es, e at# morte. ,or isso, # importante que os combatentes tenham a t#cnica exigida para conseguir segurar, e mane.ar a mangueira con*orme o necessrio. CO(O 7"21 O 0$D12/)' - ,rimeiro passo8 eri*ique a classe de incndio. - Desligue a rede de energia el#trica. - 2bra a caixa de hidrante. 9 Desenrole toda mangueira. 'la de e *icar esticada e sem dobras: - Conecte a mangueira: - Conecte o bico da mangueira: - ,osicione-se em posi%o contrria ao ento. $sso te protegera da *uma%a e da pr5pria gua que ser lan%ada: - "egure o bico da mangueira de maneira *irme. 2bra um pouco as pernas para aumentar o apoio:

Como . dissemos o ideal # trabalho pelo menos em dupla, para que nessa hora a outra pessoa abra o registro. 2bra o registro e combata o *ogo. "e o esguicho da mangueira ti er regulagem poder optar por .ato neblinado ou .ato compacto. 'stude a situa%o e *a%a sua escolha.

O&"'1-2;<'" =$/2$" "e.a qual *or o meio do combate utili!ado, no abandone o local do incndio at# ter certe!a de que no se reiniciar. (uitas e!es basta alguns minutos para o *ogo recome%ar. "e *or poss+ el remo a as cin!as para er se realmente *oi o *im das chamas. (antenha os nmeros de emergncia em lugar de *cil isuali!a%o. =a%a treinamentos peri5dicos explicando a import>ncia da pre en%o. "$(732DO" D' '-2C72;?O D' '('1@A/C$2 )rag#dias como as que ocorreram na &oate Biss seriam minimi!adas se as pessoas soubessem por onde sair. ' se ti esse pessoas coordenando sa+da. =a%a treinamentos simulados de e acua%o de emergncia com os *uncionrios da empresa. 'ssa prtica que # to comum em alguns pa+ses do exterior no &rasil ainda est distante de ser realidade. ,1OC71' CO/0'C'1 O" 'C7$,2('/)O" D' CO(&2)' 2 $/CA/D$O D2 '(,1'"2 ,ara que se caso ocorrer um incndio saiba onde esto. De e saber onde esto os extintores, onde est o hidrante, onde *ica locali!ado a casa de

bombas e qual # o motor bate gua para o combate a incndio. "aber essa in*orma%o *ar com que ganhe um tempo precioso. ' como sabemos, quanto mais tempo demoramos a iniciar o combate, menores so as chances de sucesso4 O&"'1-2;?O =$/23 'ssas in*orma%6es so muito importantes, mas, no substituem um bom treinamento prtico.

Deseja maiores detalhes sobre o uso do hidrante de parede, vazo da gua e vencimento da mangueira? Conhea o blog do Grupo de Bombeiros Cascavel.

Вам также может понравиться