Вы находитесь на странице: 1из 7

vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.

610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias.

BATERIA DE QUESTES SOBRE A LEI 1.1091 DE 12 DE JANEIRO DE 2005


DISPE SOBRE A ESTRUTURAO DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO, NO MBITO DAS INSTITUIES DE ENSINO VINCULADAS AO MINISTRIO DA EDUCAO, E DA OUTRAS PROVIDNCIAS.

Por Cramer Moraes de Almeida Assistente em Administrao/UFPA. cramermoraes@gmail.com

Questo 01. Julgue: Esta lei refere-se ao Plano de Carreira dos Cargos Tcnicos Administrativos em Educao (Tcnico Administrativos e Tcnicos - Martimos). Instituio Federal de Ensino so rgos e entidades pblicos vinculados ao Ministrio da Educao que tenham por atividade-fim o desenvolvimento e aperfeioamento do ensino, da pesquisa e extenso e que integram o Sistema Federal de Ensino. Questo 02 A gesto dos Cargos do Plano de Carreira observar os seguintes princpios e diretrizes: I dinmica dos processos de pesquisa, de ensino de extenso e de administrao e as competncias especficas decorrentes; II demandas institucionais III modernizao dos processos de trabalho no mbito da instituio. Est(ao) correta(s): a) Somente a I e III b) Apenas a I c) Somente a III d) Todas esto erradas Questo 03. Julgue A qualidade do processo do trabalho corresponde a um dos princpios e diretrizes observados na gesto dos Cargos do Plano de Carreira. A vinculao ao planejamento estratgico e ao desenvolvimento organizacional das instituies corresponde a um dos princpios e diretrizes observados na gesto dos Cargos do Plano de Carreira. Questo 04. Julgue Plano de Carreira o conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nvel de responsabilidade, conhecimento, habilidades especficas, formao especializada, experincia, risco e esforo fsico para o desempenho de suas atribuies. vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. .

vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. Padro de vencimento a posio do servidor na escala de vencimento da carreira em funo do nvel de capacitao, cargo e nvel de classificao. Cargo o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que so cometidas a um servidor. O ambiente organizacional corresponde as pessoas ou coletividades internas ou externas instituio Federal de Ensino que usufruem direta ou indiretamente dos servios por ela prestados. O Plano de Carreira est estruturado em 4 nveis de classificao, com 5 nveis de capacitao cada. Planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio tcnicoadministrativo ao ensino so atribuies gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira. Os Planos de Carreira so organizados em A, B, C, D e E. As atribuies especficas de cada cargo sero detalhadas em regulamento. Executar tarefas especficas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros de que a Instituio Federal de Ensino disponha, afim de assegurar a eficincia, a eficcia e a efetividade das atividades de ensino, pesquisa e extenso das IFEs so atribuies gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira. Questo 05. Julgue O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se- no padro inicial do 3 nvel de capacitao do respectivo nvel de classificao, mediante concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, observadas a escolaridade e experincia estabelecidas em Lei. O edital definir as caractersticas de cada fase do concurso pblico, os requisitos de escolaridade, formao especializada e a experincia profissional, os critrios eliminatrios e classificatrios, bem como eventuais restries e condicionantes do ambiente organizacional ao qual sero destinadas as vagas. Questo 06. Julgue: O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-, exclusivamente, por meio de Incentivo a Qualificao e de padro de vencimento ao qual se acha vinculado o servidor. vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. .

vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. A progresso por Capacitao Profissional a mudana de nvel de capacitao, no mesmo cargo e nvel de classificao, decorrente da obteno pelo servidor de certificao em Programa de Capacitao, compatvel com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horria mnima exigida, respeitada o interstcio de 18 meses. Progresso por mrito profissional no aquela em que ocorre mudana de padro de vencimento imediatamente subseqente, a cada 18 meses de efetivo exerccio (a partir de 1 de maio de 2008), desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliao de desempenho, observado o respectivo nvel de capacitao. Ser institudo Incentivo a Qualificao ao servidor que possuir educao formal superior ao exigido para o cargo de que titular, na forma de regulamento. Questo 07. Julgue Na contagem do interstcio necessrio Progresso por Mrito Profissional ser aproveitado o tempo computado desde a ltima progresso. O Incentivo a Qualificao ter por base percentual calculado de padro de vencimento percebido pelo servidor. Questo 08. Julgue: O Incentivo a Qualificao ter por base percentual calculado de padro de vencimento percebido pelo servidor, observados os seguintes parmetros: I A aquisio de ttulo em rea de conhecimento com relao direta ao ambiente organizacional de atuao do servidor ensejar menor percentual na fixao do incentivo Qualificao do que em rea de conhecimento com relao indireta. II A obteno dos certificados relativos ao ensino fundamental e ao ensino mdio, quando excederem a exigncia de escolaridade mnima para o cargo do qual o servidor titular, ser considerada, para efeito de pagamento do Incentivo a Qualificao, como conhecimento relacionado diretamente ao ambiente organizacional. II O incentivo a Qualificao no so acumulveis e no sero incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e penso. a) Somente a I e II b) Apenas a II c) Somente a III e I d) Todas esto erradas e) Todas esto certas

vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. .

vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. Questo 09. Julgue: A remunerao dos integrantes do Plano de Carreira ser composta do vencimento bsico (correspondente ao valor estabelecido para o padro de vencimento do nvel de classificao e nvel de capacitao ocupada pelo servidor) acrescidos do incentivos previstos nesta lei e das demais vantagens pecunirias estabelecidas em Lei. Os integrantes do Plano de Carreira no faro jus Gratificao Temporria GT e a Gratificao Especfica de Apoio Tcnico-Administrativo e Tcnico-Martimo s Instituies Federais de ensino GEAT. Os servidores lotados nas Instituies Federais de Ensino integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Tcnicos-Administativo em Educao no faro jus Vantagem Pecuniria Individual VPI. Sobre os vencimentos bsicos no incidiro reajustes a ttulo de reviso geral da remunerao dos servidores pblicos federais.

Questo 10 O enquadramento do servidor na Matriz Hierrquica ser efetuado no prazo mximo de 90 dias aps a publicao desta Lei, observando-se: I O posicionamento inicial no nvel de Capacitao I do nvel de classificao a que pertence o cargo; e II o tempo de efetivo exerccio no servio pblico federal. III Ser instituda em cada Instituio Federal de Ensino Comisso de Enquadramento, responsvel por essas observaes. a) Somente a I e II b) Apenas a II c) Somente a III e I d) Todas esto erradas e) Todas esto certas Questo 11. Julgue Fica criada a Comisso Nacional de Superviso do Plano de Carreira, vinculada ao Ministrio da Educao, com finalidade de acompanhar, assessorar e avaliar a implementao do Plano de Carreira, cabendo-lhe, em especial: I propor normas regulamentadoras desta lei relativas s diretrizes gerais, ingresso, progresso, capacitao e avaliao de desempenho; II acompanhar a implementao e propor alterao no Plano de Carreira III se ausentar de examinar os casos omissos referentes ao Plano de Carreira, pois de competncia do Ministrio da Educao. vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. .

vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. a) Somente a I e II b) Apenas a II e III c) Somente a III d) Todas esto erradas e) Todas esto certas Questo 12. Julgue A comisso Nacional de Superviso ser composta, paritariamente, por representantes do Ministrio da Educao dos dirigentes das IFES e das entidades representativas da categoria. A forma de designao, a durao do mandato e os critrios e procedimentos de trabalho da Comisso Nacional de Superviso sero estabelecidas em regulamento. Cada Instituio Federal de Ensino dever ter uma Comisso Interna de Superviso do Plano de Carreira dos Cargos Tcnico-Administrativos em Educao composta por servidores integrantes do Plano de Carreira, com finalidade julgar e interpor recurso contra as normas Plano de Carreira contrrio as peculiaridades de sua Instituio. Questo 13. Julgue Os efeitos desta lei aplicam-se: I Aos empregados de Economia Mista II Aos servidores aposentados e pensionistas. III Aos titulares de empregos tcnicos-administrativos e tcnicos martimos integrantes dos quadros das Instituies Federais de Ensino vinculadas ao Ministrio da Educao. IV a partir do disposto desta lei, permitida a alterao do Regime jurdico (Lei 8.112/90). a) b) c) d) e) Somente a I e II Apenas a II e III Somente a III Todas esto erradas Todas esto certas

Questo 14. Julgue O plano de desenvolvimento institucional de cada Instituio Federal de Ensino dever contemplar plano de desenvolvimento dos integrantes do Plano de Carreira. O Plano de Carreira dever conter: I dimensionamento das necessidades institucionais, com definio de modelos de alocao de vagas que contemplem a diversidade da instituio; vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. .

vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. II Programa de Qualificao e Aperfeioamento; III Programa de avaliao de desempenho. a) b) c) d) e) Somente a I e II Apenas a I e III Somente a II Todas esto erradas Todas esto certas

Questo 15. Julgue As Instituies Federais de Ensino disporo dos seguintes prazos: I 90 (noventa) dias para formulao de plano de desenvolvimento dos integrantes do Plano de Carreira; II 120 (cento e vinte) dias para formulao do programa de capacitao e aperfeioamento; III 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias para o incio da execuo do programa de avaliao de desempenho e dimensionamento das necessidades institucionais com definio dos modelos de alocao de vagas. a) b) c) d) e) Somente a I e II Apenas a II e III Somente a I Todas esto erradas Todas esto certas

Questo 16. Julgue Alm dos casos previstos na legislao vigente, o ocupante de cargo do Plano de Carreira dos Tcnico-Administrativos em Educao poder afastar-se de suas funes para prestar colaborao a outra instituio federal de ensino ou pesquisa e ao Ministrio da Educao, com nus para a instituio de origem, no podendo o afastamento exceder 2 (quatro) anos. vedada a aplicao do instituto da redistribuio aos cargos vagos ou ocupados, dos Quadros de Pessoal das Instituies Federais de Ensino para outros rgos e entidades da administrao pblica e aos Quadros de Pessoal destes rgos e entidades para aquelas instituies. O que no se aplica no caso de redistribuies de cargos entre Instituies de Federais de Ensino.

vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. .

vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias.

GABARITO: 01) 02) 03) 04) 05) 06) 07) 08) 09) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) V-V b V-V F-V-V-F-F-V-V-V-V F-V F-V-F-V V-V b V-V-V-F e c V-V-F b Vb c F-V

vedada a reproduo deste material conforme LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. .

Вам также может понравиться