Вы находитесь на странице: 1из 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ / PROGRAD

ESTUDO SOBRE ELABORAO DE TRABALHOS CIENTFICOS


Como ler, como estudar, como redigir e como orientar
Material instrucional do PerCurso Formativo da Oficina do GIZ realizada em Abril de 2012

Profa. Madalena Martins Lopes Naves1

BELO HORIZONTE 2012

Doutora em Cincia da Informao pelo PPGCI/ECI/UFMG

4 A REDAO

Baseando-se em documentos da literatura cientfica recuperados nas buscas, chega-se etapa da redao dos textos produzidos a partir das leituras feitas. Cada tipo de texto exige o conhecimento de suas caractersticas, com relao a estilo, estrutura, formatao e outros aspectos especficos.

A observao de elementos como coeso e coerncia textuais, j abordados no item 2 desta apostila, so fundamentais no momento de redigir um texto, alm do domnio da terminologia adequada e do seguimento de todas as regras referentes a semntica, morfologia e sintaxe pertinentes ao idioma.

Para ler, estudar e escrever, o sujeito tem seu prprio estilo e suas estratgias, no entanto, necessrio que se tenha em mente que todas essas etapas fazem parte de um processo de comunicao, em que atuam um emissor e uma mensagem, que deve ser lida, compreendida e interpretada por um receptor. Por isso, a validade em se alertar sobre a adequao do texto s necessidades de informao do leitor final, o qual sempre o objetivo principal de qualquer autor, ao iniciar a redao de um texto. No caso de um professor, grande a responsabilidade de selecionar os textos que melhor representem o contedo a ser repassado, atuando, assim, ora como receptor da informao, ora como intermedirio no processo de comunicao em que o aluno ser o receptor final mais importante.

So diversos os propsitos para a redao de um texto: elaborar uma sntese, preparar uma aula, escrever um artigo cientfico e tantos outros que constituem as formas de registro do conhecimento humano. No caso da produo de textos didticos, o docente deve se conscientizar e esforar para que os mesmos tenham linguagem clara e objetiva, com o propsito de se tornarem um tipo de fonte secundria de informao, em que ocorre a filtragem das informaes obtidas em fontes primrias.2
2

Fontes primrias de informao so aquelas que contm informaes originais, de primeira mo, como de livros, artigos de peridicos, teses, dissertaes. As fontes secundrias so aquelas que filtram as informaes das fontes primrias, como enciclopdias, textos didticos, manuais, e as fontes tercirias, que por sua vez, incluem informaes sobre as fontes primrias e

4.1 Como elaborar uma sntese

No caso de o propsito do leitor ser a elaborao de uma sntese, algumas consideraes so feitas a seguir.

Tendo-se em mos os textos j previamente selecionados e lidos, inicia-se a redao das snteses. Torna-se pertinente lembrar, mais uma vez, sobre a necessidade de se fazer uma primeira leitura para conhecimento do contedo do texto no todo. Em seguida, nova leitura feita para a marcao de partes importantes, anotando-se termos ao lado dos pargrafo, destacando-se ou

sublinhando-se frases relevantes e circulando termos desconhecidos, para posterior consulta a um dicionrio ou uma terminologia tcnica de determinada rea. Parte-se, ento, para a escrita de um pequeno texto, que siga exatamente a sequncia de ideias desenvolvidas pelo autor, com comeo, meio e fim correspondentes.

Os tipos de snteses mais comuns so os fichamentos, os resumos, as resenhas, as recenses, os esquemas, cada qual com suas prprias funes e caractersticas.

4.1.1 Fichamento

As anotaes das informaes mais importantes de um texto so chamadas de fichamento, e sua redao livre. essencial que inclua a referncia do documento, as partes relevantes, e as citaes literais a serem mencionadas no texto escrito, com nmeros de pginas, fontes das ilustraes que se pretende apresentar no trabalho, e outras informaes consideradas fundamentais para que no haja necessidade de se voltar vrias vezes para a releitura do documento na ntegra3.

secundrias, como os ndices e abstracts. 3 Leituras complementares: SILVA, D.C. Fichamento

http://www.slideshare.net/Dicassia2007/fichamento-2010
VERDIN, R. Tcnica do fichamento

4.1.2 Resumos

Os resumos devem seguir a norma NBR6028 da ABNT4, que orienta sobre tipos, estilo e demais caractersticas. Segundo esta norma resumo a apresentao concisa dos pontos relevantes de um documento.

Os tipos mais comuns so os resumos indicativos e os resumos informativos. O primeiro tipo indica apenas os pontos principais do documento, e em geral, no dispensa a leitura deste na ntegra. J o segundo tipo deve conter em torno de 250 palavras e ser mais completo, informando sobre finalidades, metodologia, resultados e concluses do documento, dispensando a leitura do texto na

ntegra, j que inclui partes de seu incio, meio e fim.

Muitas pessoas confundem resumos com resenhas, mas estas tambm possuem caractersticas prprias.

4.1.3 Resenhas

Tambm chamadas de resumos crticos, as resenhas so redigidas por especialistas de um determinado campo do conhecimento, conhecedores do tema, por isso mesmo qualificados para critic-lo, favoravelmente ou no, inserindo seus pontos de vista. Seguem tambm a sequncia do texto original, no entanto, com a insero de comentrios, opinies, julgamentos e sugestes de leituras complementares e outras observaes que sejam requeridas pelo resenhador.

4.1.4 Recenso

Quando se analisa apenas uma determinada edio de vrias existentes de uma http://www.slideshare.net/rverdin3/fichamento.pptx
(inclui fichamento eletrnico)
4

http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppgaarq/arquivos/files/6028Resumo.pdf

mesma publicao, o resumo de um texto recebe o nome de recenso. Segundo o Dicionrio Online de Portugus5 recenso uma notcia crtica resumida, publicada em revistas tcnicas, do contedo de um livro ou de um artigo. Confronto de um texto com o original, para assegurar-lhe a autenticidade. Lista, catlogo..

Vale, aqui, mencionar que apenas nas resenhas e nas recenses pode haver o acrscimo de contedos no includos no documento original.

4.1.5 Esquemas

Os esquemas, por sua vez, so um tipo de sntese que tem a estrutura mais livre, em tpicos que podem ser precedidos por hfens.

Recomenda-se a leitura de
http://www.slideshare.net/cristianalopes/6-como-fazer-esquemas

Dentre os tipos de esquemas, no ambiente acadmico tm sido muito usados os "mapas conceituais", que so extremamente teis para estudos, preparao de aulas, aulas expositivas, elaborao de projetos, dentre muitos outros. Os mapas conceituais permitem que se conhea um campo do conhecimento em profundidade, com os tpicos primrios, secundrios, tercirios, e outros. Um dos modelos mais conhecidos o X Mind , que um Software para criao de fluxogramas e mapas mentais.6

4.2 Como escrever um texto cientfico

Em grande parte, os textos cientficos vo ser elaborados como: artigos cientficos; trabalhos acadmicos, trabalhos de concluso de cursos de graduao, e resultados de pesquisas apresentadas para obteno de ttulos de

5 6

http://www.dicio.com.br/recenso http://www.youtube.com/watch?v=Ao5GakiCsqk

ps-graduao como especialistas, mestres e doutores. Cada tipo desses vai exigir um estilo especfico de redao, tema abordado adiante nesta apostila.

4.2.1 O artigo cientfico

Segundo a Wikipedia,

Artigo cientfico o sucintos de uma

trabalho acadmico que apresenta resultados

pesquisa realizada de acordo com o mtodo

cientfico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse


motivo, considera-se cientfico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informaes, os mtodos e a preciso lgico-metodolgica das concluses ou resultados obtidos.7

Na redao do artigo cientfico, exige-se a adoo de uma terminologia que reflita o contedo de cada campo do saber, de forma coerente e objetiva. Alm disso, deve-se seguir uma estrutura pr-definida, de acordo com o tipo de texto, e se basear em uma literatura cientfica especializada em determinado campo de atuao.

H que se observar, tambm, as normas de publicao exigidas pelo peridico cientfico ao qual o artigo ir passar para avaliao. No Brasil, a maioria das publicaes segue as normas da ABNT, no entanto, deve-se atentar sobre isso, antes de ser iniciada a redao do artigo.

Estando o manuscrito pronto e normalizado8, ser submetido ao referee, composto por um corpo de especialistas avaliadores que trabalham junto a editoras, cabendo-lhes o parecer sobre a aprovao ou no para sua publicao. A estrutura comumente proposta para artigos a seguinte: Ttulo Autoria

7 8

Acesso em 24/01/2012 Antes de ser publicado em peridico cientfico, o artigo chamado de manuscrito.

Resumo Introduo Desenvolvimento Concluso Referncias Abstract

4.2.1.1 O artigo de reviso

Na elaborao de todo artigo cientfico, necessrio que se redija uma parte chamada reviso de literatura, a qual trata da fundamentao terica em que o autor do trabalho busca embasamento para fazer afirmaes, levantar questes, formular hipteses, tendo respaldo da literatura da rea. Para designar o tipo de fundamentao terica, muitos autores utilizam os termos marco terico ou referencial terico, no entanto, estes tm caractersticas um pouco diferentes. A reviso de literatura, como o prprio termo indica, um relato de ideias de diversos autores que abordam o tema em estudo, na literatura especializada do campo de atuao. Com o tema definido, o autor faz a busca em bases de dados, ndices e abstracts, e depois de utilizar as prprias estratgias de sntese, inicia um dilogo entre os autores dos documentos lidos. No se recomenda apenas uma sequncia de afirmativas, pargrafo a pargrafo, sem que se crie um elo entre as opinies do autor da reviso e os autores dos textos nos quais se baseia. Deve ser uma anlise sucinta de informaes atuais e relevantes ligadas ao assunto proposto no estudo.

Por sua vez, os termos marco terico ou referencial terico se referem a uma anlise em profundidade das ideias de um grande terico, em cujas publicaes o autor se fundamenta para desenvolver o seu texto, na maioria das vezes, uma pesquisa do tipo terica.

Feitas essas consideraes, acredita-se que o artigo de reviso seja aquele que contenha apenas o desenvolvimento de uma reviso de literatura, numa

cronologia de datas das publicaes citadas, sem aprofundamento do tema, diferente de outros artigos cientficos que relatem sobre o desenvolvimento de uma pesquisa, por exemplo.

4.2.2 O projeto de pesquisa

Para iniciar a elaborao de um projeto de pesquisa, recomendvel se ter em mos um bom livro de metodologia cientfica, para que sejam seguidos todos os passos necessrios. Outro aspecto a ser observado, em caso de o projeto ser feito para a apresentao em seleo para cursos de ps-graduao, se refere observncia dos itens detalhados no edital da seleo que, no caso das universidades, comumente so disponibilizados nos sites das diversas unidades.

Novamente, vem tona a questo da escolha do tema de pesquisa, que nem sempre se d de maneira fcil e tranquila. O tema, que deve se basear em alguma questo de pesquisa, ou seja, no problema de pesquisa, precisa ser relevante e interessante, abordando, certamente, algo que corresponda a uma lacuna na rea em estudo, ou seja, um assunto no bem explicado e para o qual h controvrsias e dvidas a serem esclarecidas atravs da pesquisa. Nesse sentido, temas de pesquisas assim definidos tm maiores chances de subsidiarem discusses profcuas e fornecerem real contribuio para a rea.

Para auxiliar o pesquisador, sugere-se que sejam levantadas as seguintes perguntas e serem verificados a que aspectos se relacionam: O que? Tema da pesquisa O que originou a ideia do tema? Problema da pesquisa Por que? Justificativa para realizao da pesquisa Para que? Objetivos geral e especficos Onde? Local de realizao da pesquisa Como? Metodologia a ser seguida Com que? Recursos necessrios para a realizao da pesquisa Quando? Cronograma Com quem? No caso de a pesquisa ser projetada por uma equipe de pessoas

ligadas ao tema.

As partes mais comumente inseridas num projeto de pesquisa so: Ttulo deve ser claro e objetivo. Subttulo opcional, s acrescentado caso seja necessrio explicar o ttulo. Autoria Nome e formao do autor. Resumo Sntese do texto. Palavras-chave Termos que traduzem a essncia do contedo. Introduo - apresentao do tema, principais conceitos. Problema de pesquisa a questo que originou a pesquisa. Justificativa motivao para a realizao da pesquisa. Objetivos propsitos que se pretende atingir, sempre formulados com os verbos no infinitivo. O objetivo geral mais abrangente, e mostra a finalidade do projeto. J os objetivos especficos definem os vrios aspectos que se aspira alcanar com a pesquisa, para se chegar ao objetivo geral. Cabe, aqui, mencionar sobre o equvoco na definio dos objetivos especficos, constatando-se que muitos pesquisadores os confundem com as aes, as quais so elementos a serem includos na metodologia. Hipteses e Pressupostos - Diante do problema de pesquisa levantado, sugerese uma resposta provvel e provisria, ou uma teoria ainda no comprovada, constituindo o que se chama de hiptese, redigindo-se a frase sempre na afirmativa. Esta dever ser testada, comprovada ou refutada ao final da pesquisa. O pressuposto apenas uma suposio formulada, a ser analisada nas concluses, sobre se os resultados da pesquisa a comprovam ou no, sem a necessidade de um teste, como o caso das hipteses. Fundamentao terica embasamento obtido atravs da literatura cientfica (ver mais detalhes adiante). Metodologia informaes sobre o tipo de pesquisa a ser desenvolvido, se qualitativa/quantitativa/quali-quanti, delimitao do tema, universo de estudo, uso ou no de amostragem da populao, instrumento de coleta de dados, aes a serem desenvolvidas. Cronograma - perodo previsto para realizao de cada ao da metodologia. Referncias lista das referncias lidas e citadas ao longo do texto, de acordo

com a NBR 6023. Ver arquivo: Slides A Cincia e a Pesquisa Cientfica

4.2.3 O relatrio de pesquisa

Tendo sido concluda a pesquisa proposta no projeto previamente aprovado nos seus diversos aspectos, seja por uma banca de exame de qualificao, seja por uma agncia financiadora de projetos, chega-se ao momento de relatar sobre o trabalho desenvolvido.

O relatrio de pesquisa segue estrutura semelhante do projeto de pesquisa, com partes mais detalhadas e enriquecidas com as anlises dos dados coletados, conforme proposto na metodologia. Deve-se observar, no entanto, que o tempo verbal, no projeto muitas vezes usado no futuro, no relatrio deve ser alterado para o presente ou o passado, e recomenda-se a padronizao do mesmo tempo verbal em todo o texto.

Ver arquivo: Slides Relatrio de Pesquisa

4.2.4 A monografia e o trabalho de concluso de curso

Em alguns cursos de graduao e todos os de ps-graduao, como os cursos latu sensu, ou de especializao, exigida a elaborao de um trabalho final denominado Monografia ou Trabalho de Concluso de Curso TCC.

De acordo com a norma NBR 147249, da ABNT,

...monografia um documento que representa o resultado de um estudo cientfico, obrigatoriamente emanada da disciplina, mdulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Esse documento deve expressar conhecimento do assunto escolhido, que ser feito sob a superviso de um orientador.
9

http://www.usp.br/prolam/ABNT_2011.pdf

As monografias devem tambm seguir as normas de apresentao, redao, passando pelas fases comumente exigidas para um trabalho cientfico. Podem ser resultados de pesquisas ou apenas trabalhos de reviso da literatura. Em alguns cursos, aps a concluso do trabalho, exige-se a defesa diante de uma banca examinadora, em outros cursos, ela avaliada apenas pelo professor orientador.

4.2.5 A dissertao de mestrado e a tese de doutorado

Nos cursos de ps-graduao strictu sensu, em que incluem os mestrados e os doutorados, exigido o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa. Nos mestrados, estes trabalhos so chamados de dissertao, e nos doutorados de tese. No entanto, muitos querem dar dissertao o alcance e a importncia da tese e muitas vezes esses dois termos so usados como sinnimos, verificandose, ainda, que no ambiente acadmico, a palavra tese a mais comumente utilizada, mesmo para designar a dissertao exigida nos cursos de mestrado.

Embora tenham estruturas e sigam projetos de pesquisa quase idnticos, a tese se distingue da dissertao pela contribuio significativa que deve dar para o avano cientfico da rea em que o trabalho se insere, exigindo-se do doutorando originalidade e aprofundamento terico no tema estudado.

A ABNT10 define o termo dissertao como a seguir.

Dissertao o documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico recapitulativo, de tema nico e bem delimitado em sua extenso, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informaes. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistemtizao do candidato. feito sob a orientao de um pesquisado visando a

10

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Apresentao de dissertaes e teses. NBR 6023 de ago. 1989 e NBR 10520 de out.1988.

obteno do ttulo de mestre. (ABNT, 1988)

Na Wikipedia, o termo dissertao visto como

...um trabalho que pode ser feito em final de curso de [psgraduao, stricto sensu (mestrado), com a finalidade de treinar os estudantes no domnio do assunto abordado e como forma de iniciao a pesquisa mais ampla. Nesse caso, produo de aproximadamente 100 pginas, podendo variar um pouco o nmero. o trabalho final dos cursos de mestrado, elaborado depois de cursados os respectivos crditos e feita a pesquisa correspondente; desenvolvida sob assistncia de um orientador acadmico. defendida publicamente perante bancas de trs ou mais doutores.

J a tese definida como


Documento que representa o resultado de um trabalho experimental de tema especfico e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigao original, constituindo-se em real contribuio para a especialidade em questo. Visa a obteno do ttulo de doutor ou livre-docente. (ABNT, 1988)

Pela Wikipedia11, a tese considerada

...uma

proposio

intelectual.

Hoje

principalmente

o trabalho

acadmico que apresenta o resultado de

investigao complexa e aprofundada sobre tema mais ou menos amplo, com abordagem terica definida. um texto que se caracteriza pela defesa de uma ideia, de um ponto de vista. Ou ento pelo questionamento acerca de um determinado assunto. O autor do texto dissertativo trabalha com argumentos, com fatos, com dados, que utiliza para reforar ou justificar o desenvolvimento de suas ideias.

O Professor Newton Sucupira, ainda em 197212 deixou claro em seu parecer 977, de 1965, que a dissertao exigida no mestrado deve revelar apenas

11 12

Acesso em 05/02/2012 SUCUPIRA, Newton. Ensino superior: expanso, reforma e ps-graduao. Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, v.58, n.128, out./dez.1972, p.216-223.

conhecimento da bibliografia atualizada sobre o tema escolhido e capacidade de sistematizar ideias, no sendo necessrio que haja uma contribuio terica ou emprica original ao conhecimento. Acredita-se que o desconhecimento a

respeito da distino entre os dois termos, venha amedrontar e afastar os alunos de seu trabalho de dissertao nos cursos de mestrado. Muitos deles tm a pretenso de mudar o mundo com a dissertao, no sendo humildes o suficiente para reconhecer que a delimitao de um tema mais amplo, ou mesmo a simplicidade na escolha do assunto podem ser fatores que contribuam para se levar o trabalho at o final.

No Brasil, tanto para os mestrados quanto aos doutorados exige-se a defesa pblica desses dois trabalhos, sendo a banca de mestrado composta pelo orientador e mais dois membros, e a de doutorado pelo orientador e mais quatro membros. O rgo dos responsvel, cursos de no Pas, pelo acompanhamento a Coordenao e de

reconhecimento

ps-graduao

Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior Capes13 a qual avalia a qualidade dos cursos mediante procedimentos e parmetros de avaliao, exigindo, dos mestrandos, dois anos para cursar e defender a dissertao, e para os doutorandos, o perodo para a concluso do curso e defesa de quatro anos.

Durante todas as etapas de desenvolvimentos dos trabalhos acadmicos, seja de monografias, dissertaes, teses, surge o importante papel do orientador, tema abordado no prximo item.

13

www.capes.gov.br

Вам также может понравиться