Вы находитесь на странице: 1из 22

I Introduo A escola dos economistas dos sec.

. XVIII e XIX, apontam, ou seja, definem que os factores de produo, so os elementos bsicos utilizados na produo de bens e servios. Os factores de produo tambm pode ser definido como sendo os bens, durveis ou no, utilizados para produzir outros bens mediante a utilizao de determinados processos e tecnologias de produo. Em modelos econmicos tericos, cada um dos factores de produo includo numa funo a que dada a designao de funo produo: mede a quantidade mxima de produo para diferentes quantidades de factores produtivos. A funo produo indica qual a quantidade mxima de produto que pode ser produzida dada uma determinada quantidade de factores produtivos e uma determinada tecnologia. Este conceito pode ser aplicado a um produto ou a um servio, a uma empresa, a um sector de actividade. Simplificadamente, funo produo apresentada da seguinte forma: Q = Q(L,K). Em que: Q representa a quantidade de produto produzida; L representa a quantidade de factores produtivos; K representa trabalho e capital respectivamente. Economicamente falando, so considerados trs factores de produo. Muitos economistas como o Adam Smith, apontam dentre os ts factores, o factor terra como sendo o recurso responsvel pela gerao de riquezas. Os trs factores de produo so os seguintes: o Terra; o Trabalho; o Capital.

II Os factores de produo II.1 - Terra Terra, considerado como um factor de produo primrio e representa, em sentido lato, a terra utilizada na produo agrcola e pecuria, a terra para implantao de edifcios e outras construes, os recursos minerais e outros tais como o ar e a gua. Indica no s as terras cultivveis e urbanas, mas tambm os recursos naturais. Ou seja, a terra o primeiro factor de produo essencial para qualquer actividade. O aspecto essencial da terra se basea no facto de ser fixo e totalmente idenpendente do preo. O preo do uso da terra, ou dos outros factores com oferta fixa na qual designado a sua a sua renda ou renda econmica pura a renda calculada em unidades monetrias. Exemplo: Se por acaso eu decida pagar 5.000,00 para usar os servios dum pintor profissional, Joa Pinto, para pintar o meu quarto, eu estaria a pagar uma renda pelo uso de um factor de produo nico. A renda o pagamento pelo uso de factores de produo que tm uma oferta fixa. O conceito produtivo de utilizao da terra data-se desde os primrdios da civilizao. Esse fator sempre foi utilizado pelos homens de uma forma exploradora, degradante e porque no dizer irresponsvel. No tocante aos seus recursos produtivos, o fator terra um dos fatores de produo da economia mais relevantes. Muito tempo antes de Adam Smith definir esse conceito, seus recursos j eram utilizados largamente pelos povos em diversos lugares. Sendo uma fonte imensa de energia, a terra precisa urgentemente ser tratada pelas naes como o mais importante recurso de sobrevivncia para as futuras geraes. No se pode mais assistir passivamente s barbaridades que so feitas com a natureza em nome da ganncia de alguns.

A terra possui uma curva da oferta completamente rgida isto , vertical dadoque a oferta da terra fixa. As curvas da procura e de oferta intercetam-se no ponto de equilbrio; para este ponto de produo que tender a renda da terra. II.2 - Trabalho Tal como a terra, trabalho considerado como um factor de produo primrio. O trabalho, representa no apenas o tempo de trabalho humano dispendido na produo, mas tambm as capacidades e conhecimentos das pessoas utilizados na produo. O factor produtivo geralmente considerado como a chave do desenvolvimento econmico. O homem o agente da produo e em economia, o trabalho quer dizer o trabalho humano e no o desempenho das mquinas e nem o esforo dos animais. indispensavel retratar o factor trabalho sem deixar de falar do homem, porque esto intimamente relacionadas, falar do trabalho sem sombras de dvidas fazer referncia: s faculdades fsicas e intelectuais dos seres humanos que intervm no processo produtivo. II.3 - Capital Entende-se por capital, ao estoque (ou seja, ao conjunto de mercadorias, materiais ou artigos existentes fisicamente) de riquezas acumuladas, destinadas produo de novas riquezas (materiais e imateriais) e ao aprimoramento dos demais factores de produo. Todos os bens durveis produzidos com o fim de produzirem ou apoiarem na produo de outros bens ou servios esto incluidos neste factor. Podem ser includos tambm neste tipo de factores produtivos as mquinas industriais, os equipamentos informticos, os equipamentos de telecomunicaes, os equipamentos de transportes, as instalaes, entre diversos outros. Capital tambm considerado os bens que no se destinam imediata satisfao do ser humano, mas que tem a funo de facilitar a produo de utilidades econmicas.

No ponto de vista econmico, o capital maquinas, ferramentas, edifcios industriais.

representado

pelas matrias-primas,

III Capital Para este meu trabalho optei fazer menso mais aprofundada do terceiro factor produtivo capital. Em economia, capital, bens de capital, ou capital real referem-se a bens durveis j produzidos e usados na produo de mercadorias ou servios. Os bens de capital no so significativamente consumidos, embora possam depreciar durante o processo de produo. Capital diferente de terra na medida em que o capital deve ser produzido pelo trabalho humano antes que ele possa ser um fator de produo. A qualquer momento no tempo, o capital fsico total pode ser chamado de estoque de capital, um uso diferente do mesmo termo aplicado a uma entidade empresarial. Em um sentido fundamental, o capital consiste de qualquer coisa produzida que pode aumentar o poder de uma pessoa para executar um trabalho economicamente til - uma pedra ou uma flecha capital para um homem das cavernas que pode us-los como um instrumento de caa, enquanto as estradas so capital para os habitantes de uma cidade. Capital uma varivel na funo de produo. Casas e automveis pessoais no so capitais mas so bens durveis, pois eles no so usados em um esforo de produo. Na economia marxiana, o capital usado para comprar alguma coisa s para vend-la novamente a fim de realizar um lucro financeiro. Para Marx, o capital s existe dentro do processo de troca econmica a riqueza que cresce do processo de circulao em si e constitui a base do sistema econmico do capitalismo. o Tipos de capital Capital um fator de produo que representa o potencial de produo, ou seja, o poder ou a capacidade de algo ser transformado em um bem ou servio. No representa um bem ou servio no presente, mas o estoque de bens econmicos heterogneos mquinas, terras, matrias-primas capaz de reproduzir bens e servios (fluxo de riquezas). Seu conceito est ligado com o de investimento, por existir um custo de oportunidade. Partindo desta definio mais geral, podemos dar exemplos de diversos tipos de capital, como por exemplo:

Capital humano representa o potencial de um ser humano transformar, interpretar e produzir. Est ligado a capacidades tcnicas, cognitivas.

Capital pessoal, que inerente s pessoas, protegido pelas sociedades, e trocar trabalho por confiana ou dinheiro. Conceitos parecidos so "talento", "criatividade", "liderana", "corpos treinados" ou "habilidades inatas", que no podem ser reproduzidos de forma confivel ao combinar qualquer das formas anteriores. Na anlise econmica tradicional, o capital individual normalmente chamado de trabalho.

Capital social representa o potencial de um grupo de indivduos construir e manter redes sociais de maneira com que essa organizao e intercmbio gere melhorias no bem-estar social.

Capital natural representa o potencial de matrias primas brutas naturais serem transformadas em bens de consumo. Est diretamente ligado ao funcionamento de sistemas ecolgicos.

Capital fsico representa o potencial de mquinas, ferramentas e edifcios serem utilizados na produo de bens e servios. Este tipo de capital, por sua vez, surge da interao da capital natural, humano, etc.

Capital financeiro representa o potencial de troca de poder econmico (garantido pelas instituies do Estado sob forma de, por exemplo, dinheiro, ttulos) por outros bens e servios. uma forma de ttulo de posse comercializado em mercados financeiros. O seu valor tambm baseado na percepo do mercado nos ganhos futuros e no risco embutido.

Capital pblico, que engloba o agregado de todos os ativos pertencentes ao governo que so usados para promover a produtividade da indstria privada, incluindo auto-estradas, ferrovias, aerportos, estaes de tratamento de gua, telecomunicaes, redes eltricas, usinas eltricas, prdios municipais, hospitais e escolas pblicas, polcia, proteo ao fogo, tribunais entre outros.

Capital espiritual, que se refere ao poder, influncia, disposio criado pela crena, conhecimento e prtica espiritual de uma pessoa ou organizao.

o Substuio de tipos de capital


Existe atualmente um debate envolvendo economistas ambientais sobre a

substitutibilidade entre tipos de capital, ou seja, at que ponto possvel trocar capital

natural por, por exemplo, capital fsico, sem que haja perdas sociais e ambientais irreversveis. A anlise feita pela economia ecolgica diz que existe um limite para a substituio de capital natural - que influencia no equilbrio de ecossistemas - por capital fsico, mquinas e outros bens fsicos. A substituio implica uma via de mo dupla, capital natural deveria poder ser tanto destrudo como insumo para a produo de capital fsico, como o inverso, podendo ser tambm "produzido". Entretanto, sabido que existem limites para a capacidade de recuperao do meio ambiente, ou seja, existem contextos em que mudanas ambientais so irreversveis devido complexidade e fragilidade do sistema. Sendo assim, no h como a cincia econmica e a sociedade definir valores de troca ou custos de oportunidade para alguns servios ambientais, pois seus custos de restaurao seriam inviavelmente altos. Esse princpio de no-substitutibilidade entre capitais justifica posturas como o 'princpio da precauo', que diz que, quando h grande incerteza sobre a reversibilidade ou no dos danos ambientais causados por um investimentos, estes no devem ser feitos devido a incerteza quanto a seus efeitos no bem-estar social de longo prazo.

O capital na teoria clssica da economia

Na economia clssica, "capital" um dos trs fatores de produo, junto com terra, trabalho. Os bens com as seguintes caractersticas so considerados como capital:

Podem ser utilizado na produo de outros bens (esta caracterstica faz do capital um fator de produo).

So feitos por humanos, em contraste com a "terra", que um recurso natural, localizao geogrfica e minerais.

No se esgotam imediatamente no processo de produo, como as matrias primas e os bens intermedirios.

Estas distines de

convenincia foram levadas

para a

teoria econmica

contempornea.2 3 Mais tarde, esclareceu-se que o capital um estoque. Como tal, o seu valor pode ser estimado em um ponto no tempo, por exemplo 31 de dezembro. Por

outro lado, o investimento, como produo a ser adicionada ao estoque de capital, descrito como ocorrendo ao longo do tempo ("por ano"), sendo, portanto, um fluxo. Exemplos mais antigos muitas vezes descreviam o capital como itens fsicos, tais como ferramentas, edifcios e veculos que so utilizados no processo de produo. Pelo menos desde a dcada de 1960 os economistas tm cada vez mais se focado em formas mais abrangentes de capital. Por exemplo, o investimento em habilidades e educao pode ser visto como formao de capital humano ou capital de conhecimento, e investimentos em propriedade intelectual podem ser vistos como formao de capital intelectual. Estes termos levam a certas questes e controvrsias discutidas no meio acadmico. A terceira parte da definio no usada frequentemente pelos economistas clssicos. O economista clssico David Ricardo utilizaria a definio acima para o termo capital fixo e o termo capital circulante para as matrias primas e bens intermedirios. Para ele, ambos so tipos de capital. O intelectual Karl Marx adiciona uma distino que sempre confundida com a viso de Ricardo. Na teoria marxista, o investimento do capitalista na fora de trabalho chamada de capital varivel, a fonte nica da mais-valia. Ele chamado de "varivel" pois o total do valor que ele pode produzir varia conforme o total que ele consome, isto , ele cria novo valor. Por outro lado, o termo capital constante uma referncia ao investimento em fatores de produo no humanos, como fbricas e equipamentos, que segundo Marx, adicionam apenas o custo de substituio ao valor das matrias primas utilizadas na produo. Ele constante, j que o total do valor comprometido com o investimento original, e o total recuperado na forma de produtos produzidos, permanece constante. O investimento ou acumulao de capital na teoria econmica clssica, o ato de gerar aumento de capital. Para que haja investimento, os bens no devem ser produzidos para o consumo imediato, mas para a produo de outros bens, ou seja, devem ser utilizados como "meios de produo". O investimento relacionado com a poupana, mas no a mesma coisa. Segundo o economista John Maynard Keynes, a poupana o ato de no gastar a renda em bens e servios de necessidade corrente, j o investimento envolve o gasto em bens especficos como os "bens de capital".

O economista austraco Eugen von Bhm-Bawerk afirmava que a intensidade do capital medida pela roundaboutness ("perodo de rotao") dos processos de produo. Ele define capital como o bem de ordem,mais alta, ou um bem utilizado na produo dos bens de consumo. o Outros usos Algumas teorias utilizam os termos capital intelectual e capital do conhecimento que levam certas questes e controvrsias. Em geral, o capital intelectual aquele que produz uma novo "direito sobre propriedade intelectual". Apesar de ainda ser possvel calcular a idia de capital humano do ponto de vista macroeconmico como salrio, ele raramente (ou simplesmente no ) usado no planejamento do investimento. O capital humano visto de maneiras diferentes por aqueles que acreditam que ele fruto do investimento ou por aqueles que acreditam que ele vtima da explorao. Obras diversas descreveram os termos capital natural e capital social. Estes termos refletem um consenso que a natureza e sociedade funcionam de maneira similar. Em particular, eles podem ser utilizados na produo de outros bens, no so consumidos durante o processo de produo e podem ser melhorados (seno criados) pelo esforo humano. Tambm existe literatura sobre o capital intelectual e a propriedade intelectual. Porm, cada vez mais se diferencia o significado de capital de investimento dos instrumentos para recuperao de direitos de patente, copyright e trademark. Fatores de produo O homem vem em constante evoluo, seus conhecimentos renovado freqentemente, porem at hoje podemos aproveitar somente a superfcie da terra, a camada inferior mais prxima e a camada gasosa que envolve nosso planeta. A terra tem condies de nos oferecer os gneros alimentcios e a matria-prima necessria para a produo de novos bens econmicos.

A natureza generosa, pois encontramos na terra muitas coisas imediatamente aproveitadas como: os peixes, animais comestveis, ervas, frutas a gua etc. E no s isso, temos os mares e os rios com suas quedas-d'gua, o homem faz aproveitamento desses recursos, para melhorar a sua existncia. Podemos notar tambm que at as coisa que a natureza nos oferece prontas, como: os animais, peixes, frutas etc., exige algum esforo que considerado "trabalho", como: a caa, a pesca, a colheita, o transporte, o armazenamento, etc. Ento o segundo fator de produo o "trabalho" (Esse nome vem de um antigo instrumento chamado "tripallium", o qual era usado para castigar os escravos e exigir deles mais trabalho). bom lembrar que o homem o agente da produo e o seu trabalho representa o segundo fator da produo. O trabalho, em economia, quer dizer o trabalho humano e no o desempenho das mquinas e nem o esforo dos animais que parecem trabalhar. A mquina industrial e os animais colocados a servio do homem representam o terceiro fator de produo, que o "capital" o qual vamos abordar a seguir. Ao longo dos anos, o homem percebeu que mesmo as coisas que no proporcionavam a pronta satisfao de suas necessidades, serviriam para ajuda-lo a obter outras coisas de consumo imediato. Ento o homem primitivo percebeu que poderia fazer instrumentos como o arco e flecha, o machado de pedra, a foice com dentes de slix, etc; que poderiam auxilia-los a conseguir com mais facilidade as coisas para a sua sobrevivncia e de sua famlia. Dessa forma que nasceu o terceiro fator da produo, que denominamos de "capital". considerado capital, os bens que no se destina imediata satisfao do ser humano, mas que tem a funo de facilitar a produo de utilidades econmicas. O capital no ponto de vista econmico representado pelas matrias primas, usinas, mquinas, ferramentas, edifcios industriais etc. O dinheiro ou o credito, tambm considerado capital, somente do ponto de vista comercial ou financeiro, representando a fonte do financiamento para a compra dos bens de produo: bens durveis e transitrios (insumos). Quando os trs fatores esto em harmonia, a produo com certeza estar crescente, observamos na "terra" o fator originrio com uma riqueza incalculvel para o ser humano, com o "trabalho" conseguirmos os bens econmicos, e por fim vem o "capital", que s com ele pode se concluir o ciclo produtivo.

A sociedade vem evoluindo, com isso nasceu um novo fator de produo, defendido por muitos autores denominado de "empresa", que representa a organizao econmica que tem a funo de reunir ou combinar os fatores tradicionais da produo terra, trabalho e capital e que agrega o quarto fator a "empresa", a qual tem a funo de produzir bens e servios.

Quando falamos em economia moderna observamos que caracterizada pela existncia de muitas e variadas empresas produtoras de bens e servios. Chegou a um ponto de importncia na vida econmica, que a empresa passou a ser considerada um novo fator de produo, defendida por alguns autores de Economia. Porem no devemos considerar a empresa como fator de produo e sim forma de produo. Justificando esta teoria observamos que antes da Revoluo Industrial, que passou da produo manual, para a produo mecnica, a qual deu inicio no sculo 18 e se desenvolveu no sculo 19. A partir da revoluo industrial que antes era de forma domstica (produo manual) ganhou nova forma, a empresarial (produo mecnica). Ento conclumos que tradicionalmente so trs os fatores de produo: A terra, o trabalho e o capital. Depois de analisar a fundo os trs fatores da produo, estamos preparados para eliminar um fator, que a terra. Dessa forma fica o trabalho e o capital ao qual pode ser aplicada a seguinte frmula: (Fatores de produo = Trabalho + Capital).

O fator trabalho o esforo somente do homem, fica de fora deste fator, os animais e as mquinas. J o fator capital com a reduo dos fatores passa a ter um novo conceito que o divide em trs: Terra, Bens de produo e bens de consumo durveis. 1 Terra: so os bens durveis da natureza como as minas, reas urbanas, terrenos agrcolas etc. 2 Bens de produo durveis ou capital fixo: so bens feito pelo homem como as ferramentas, maquinas etc. 3 Bens de consumo durveis: so bens produzidos pelo homem como os automveis, residncias etc.

Quando unimos a fora do trabalho dos trabalhadores ativos, com os recursos do capital disponvel empregado por todas as empresas, desde o primeiro dia do ano, surge, no fim do perodo (para facilitar os trabalhos de anlise macroeconmica de um pas foi escolhido o perodo de tempo de 1 de janeiro a 31 de dezembro), a produo nacional bruta ou produto nacional bruto do pas. Define-se a produo global do pas, no prazo de um ano como bens econmicos, em "bens de consumo" e "bens de produo". Sendo a produo nacional bruta ou produto nacional bruto, um dos mais importantes agregados macroeconmicos, o qual tem dois destinos, o "investimento" e o "consumo".

importante frisar que "Investimento" no mercado financeiro tem um sentido; j em Economia tem outro. No mercado financeiro significa aplicao do capital em ttulos pblicos ou privados ou, ento, a compra de ativos reais, como o dlar, ouro, imvel etc. No setor econmico significa aplicao em edifcios, equipamentos industriais, maquinarias, instalaes etc. muito importante conhecer os dois significados.

A produo total de um pas, bem como a produo que recebe do exterior segue os mencionados destinos, sendo que uma parte da produo consumida (geralmente todos os bens de consumo e servios) e a outra parte aplicada ou investida novamente na produo por particulares, governo e empresas em menor escala, como novo capital.

Podemos comparar uma pessoa que precisa de uma casa para a sua famlia. Pois ela reserva parte de seus rendimentos para um investimento que pode ser, para a aquisio ou construo da casa prpria, e a outra parcela destinada para a alimentao, vesturio, remdios, educao etc. Essas noes so consideradas bsicas, porem muito importante conhecer a atividade econmica de um pas, porque a regra praticamente igual em todo o mundo. Tudo o que foi abordado at aqui nos d a condio de entender a equao fundamental da produo de qualquer pas. Lembrando que: "Fator de produo = Trabalho + Capital". Com tudo que vimos at agora, chegamos a mais uma frmula da produo global de um pas que : "Produo (ou Produto) Nacional Bruta = Consumo + Investimento".

Esta frmula mostra que a produo (ou produto) nacional bruta ser sempre a soma em dinheiro (moeda de cada pas) dos bens consumidos pelas empresas, governos e particulares, mais os bens destinados ao investimento, constituindo assim o novo capital, para outro ciclo de operao no ano seguinte. A produo (ou produto) nacional bruta pode ser apresentada em termos monetrios (na moeda de cada pais), como tambm pode ser representados por meio de taxas percentuais ex: 2,5%, 4%, 6% etc., para efeito de estatsticas, para comparar um perodo em relao a outro. A frmula da produo global de um pas pode ser representada palas iniciais das palavras e fica assim: (PNB = C + I). Ex: PNB (R$ 75.000) = C (R$ 55.000) + I (R$ 20.000). Completando o estudo da produo e seus fatores, devemos observar a "depreciao do capital", que em Economia significa desgaste fsico dos bens de produo ou do capital fixo representado pelos equipamentos, utenslios, instalaes durante as operaes de produo. Sendo que o capital fixo sofre desgaste pelo uso, ento o total da depreciao deve ser deduzido do valor da produo (ou produto) nacional bruta, para se ter maior preciso no clculo da produo global de um pas. Quando deduzimos o total da depreciao do capital fixo da produo (ou produto) nacional bruta, fica o resultado da "produo (ou produto) nacional liquida", a qual pode ser PNL ao custo dos fatores de produo e PNL a preos de mercado. Conclumos ento que: 1 A produo (ou produto) nacional bruta o valor (em moeda do pas) da produo global de bens e servios de um pas. 2 A produo (ou produto) nacional liquida a mesma produo anterior depois de deduzido o valor da depreciao do capital fixo. Vamos ver a frmula da produo (ou produto) nacional lquida fica assim: Produo (ou produto) nacional liquida = Consumo + Investimento - Depreciao. Usando as 1 letras fica assim: (PNL = C + I - D). Ex: PNL (R$ 75.000) = C (R$ 60.000) + I (20.000) - D (5.000). Nas consideraes finais importante esclarecer que considerando apenas a produo interna do pas, (excluindo as rendas liquidas enviadas ao exterior e tambm a

depreciao do capital fixo) deve se falar em produo (ou produto) interna bruta - PIB. Este outro agregado importantssimo na moderna anlise macroeconmica, de vez que ele representa, como dissemos, tudo aquilo que se produz exclusivamente dentro das fronteiras geogrficas de um pas (sem as relaes externas). O PIB constitui um indicador da atividade econmica global de um pas, sinalizando o seu crescimento (variao positiva - ex. 4.1%) ou seu decrscimo (variao negativa ex. - 2.6%) de um ano para outro. Tudo que abordamos neste artigo usado para a economia de qualquer pas, seja ele desenvolvido ou subdesenvolvido. Conceito de Factor de Produo Os factores de produo (ou inputs) so bens, durveis ou no, utilizados para produzir outros bens mediante a utilizao de determinados includo numa funo a que dada a designao de funo produo, a qual procura medir a quantidade mxima de produo para diferentes quantidades de factores produtivos. processos e tecnologias de produo. Em modelos econmicos tericos, cada um dos factores de produo. Categorias/Tipos de Factores de Produo Uma das categorias de factores de produo so os inputs durveis, isto , no consumidos durante o processo produtivo. Tradicionalmente os economistas classificam os factores de produo em trs grandes categorias: terra, trabalho e capital:
Terra:

considerado como um factor de produo primrio e representa, em

sentido lato, a terra utilizada na produo agrcola e pecuria, a terra para implantao de edifcios e outras construes, os recursos minerais e outros tais como o ar e a gua;
Trabalho:

tal como a Terra, considerado como um factor de produo

primrio; representa no apenas o tempo de trabalho humano dispendido na produo, mas tambm as capacidades e conhecimentos das pessoas utilizados na produo; este factor produtivo geralmente considerado como a chave do desenvolvimento econmico;
Capital:

inclui todos os bens durveis produzidos com o fim de produzirem ou

apoiarem na produo de outros bens ou servios; podem ser includos

neste tipo de factores produtivos as mquinas industriais, os equipamentos informticos, os equipamentos de telecomunicaes, os equipamentos de transportes, as instalaes, entre diversos outros. Factores de Produo Fixos e Variveis Um distino geralmente efectuada entre factores de produo quanto sua flexibilidade no curto prazo. Quando possvel variar a quantidade do factor de produo no curto prazo, dada a esse factor a designao de factor de produo varivel. Pelo contrrio, quando no possvel variar a quantidade do factor de produo no curto prazo, mas apenas no longo prazo, -lhe dada a designao de factor de produo fixo. Numa empresa, os factores de produo com maior facilidade de alterao so as matrias-primas e o factor trabalho e o mais difcil (e por isso considerado como fixo no curto prazo) o factor capital. O TRABALHO COMO FATOR DE PRODUO E DE CRESCIMENTO ECONMICO 1 - Faculdade de Cincias Sociais Aplicadas FCSA Universidade do Vale do Paraba, Av. Shishima Hifumi,2911 Urbanova 12244-000 - So Jos dos Campos SP Brasil email: carol_simao@yahoo.com.br 2 - Professor Assistente Doutor, Faculdade de Cincias Sociais Aplicadas FCSA Universidade do Vale do Paraba, Av. Shishima Hifumi,2911 Urbanova 12244-000 So Jos dos Campos SP Brasil email: edson@vdr.cta.br

Resumo: Os princpios da economia clssica passam por profundas revises, devido aos novos conceitos oriundos do mundo virtual. A chamada Nova Economia apresenta novos conceitos, at ento no aceitos ou questionados. O princpio proposto por Adam Smith que considera o capital e o trabalho como fatores de produo e que a tecnologia deve ser exgena, j no mais um dogma e questionado por vrias correntes de economistas da Nova Economia. O objetivo deste trabalho apresentar a relao entre o trabalho como fator de produo e de crescimento econmico. Ser feita uma anlise do pensamento dos autores mais antigos ou tradicionais, para o qual classificam em trs os fatores de produo: A "terra", o "trabalho" e o "capital". Ser analisada a influencia desses trs fatores na produo principalmente o trabalho.

Palavras-chave: crescimento, produo, trabalho. rea do Conhecimento: VI Cincias Sociais Aplicadas Introduo Um dos problemas que mais afligem as economias, a questo do crescimento econmico. Embora tenham ocorrido grandes avanos nessa rea nas ltimas dcadas, as fatores que realmente motivam o processo de expanso produtiva das naes ainda motivo de grande controvrsia.

Alm do prprio processo de crescimento, uma das dificuldades mais aparentes nas economias, notadamente entre aquelas que se encontram em estgios inferiores de desenvolvimento, a questo do desequilbrio estrutural. Ou seja, o processo de crescimento econmico costuma se apresentar de forma desigual, no apenas entre pases e regies, mas, tambm, entre setores.

Com o surgimento das chamadas Teorias Endgenas do Crescimento, tem-se tentado demonstrar a importncia de algumas variveis que, at ento, no eram sequer mencionadas na anlise dos elementos motivadores da expanso econmica. O crescimento econmico no longo prazo, conforme nos ensina a teoria econmica convencional, depende dos fatores de produo: capital e trabalho, bem como da tecnologia que articula os montantes de fatores de produo para se obter determinado nvel de produto.

O desenvolvimento da tecnologia produz diversos efeitos: Substitui a energia humana por outras formas, modificando o conceito de trabalho, como fator de produo (o trabalho passa a ser avaliado pela capacidade de aprendizado de novas tcnicas e de gerenciamento da produo).

Cria modos de produo quase inteiramente artificiais, no fosse pela necessidade da energia e da matria Molda a organizao social voltada principalmente para a produo e o consumo.

Os Fatores de Produo

Quanto ao tema fatores de produo, h uma divergncia de opinies entre os economistas quanto ao nmero de fatores, porm todos concordam com a existncia dos mesmos. A terra e o trabalho so considerados fatores originrios, j o capital derivado da terra e do trabalho. Esses fatores tm influncia direta na produo, os quais so utilizados para satisfazer necessidades, direta ou depois de transformadas.

O homem vem em constante evoluo, seus conhecimentos so renovados freqentemente, porm at hoje podemos aproveitar somente a superfcie da terra, a camada inferior mais prxima e a camada gasosa que envolve nosso planeta. A terra tem condies de nos oferecer os gneros alimentcios e a matriaprima necessria para a produo de novos bens econmicos. Tm-se os mares e os rios com suas quedas dguas, dos quais o homem aproveita recursos, para melhorar a sua existncia. possvel notar tambm que at as coisas que a natureza nos oferece prontas, como os animais, peixes, frutas entre outros, exigem algum esforo que considerado trabalho, como a caa, a pesca, a colheita, o transporte, o armazenamento, entre outras funes. O segundo fator de produo o trabalho. importante lembrar, que o homem o agente da produo e em economia, o trabalho quer dizer o trabalho humano e no o desempenho das mquinas e nem o esforo dos animais. considerado capital, os bens que no se destinam imediata satisfao do ser humano, mas que tem a funo de facilitar a produo de utilidades econmicas. O capital no ponto de vista econmico representado pelas matrias-primas, usinas, maquinas, ferramentas, edifcios industriais. O fator trabalho constitudo de uma parte da populao total: a economicamente mobilizvel. Definida por duas faixas etrias, a pr-produtiva e a ps-produtiva, a parcela no economicamente mobilizvel no se inclui no conceito e na caracterizao convencional de recursos humanos. Estes so delimitados pela faixa etria apta para o exerccio da atividade de produo. Nas economias menos desenvolvidas, a idade de acesso s funes produtivas, sobretudo no meio rural, acentuadamente mais baixa em comparao com as economias maduras, que j alcanaram altos padres de desenvolvimento econmico e social. Em mdia mundial, o acesso realiza-se entre 15 e 25 anos. A extenso desta faixa

decorre da diversidade dos perodos de preparao para o trabalho e ainda as diferenas que se observam nas instituies legais de cada pas quanto idade mnima exigida para o ingresso no processo produtivo. Quanto ao tempo de dedicao ao trabalho, a variao tambm ampla, situando-se, porm, entre 30 e 40 anos para a maior parte das ocupaes. O limite superior, alm de variar em funo de institutos legais, como o perodo mnimo exigido para aposentadoria espontnea ou compulsria, tambm definida pela expectativa de vida, pelo tipo de ocupao produtiva e pela posio na estrutura ocupacional os empregados so os que geralmente alcanam ou at superam o limite superior. Em funo deste conjunto de fatores, observam-se grandes variaes de pas nas propores dos subconjuntos economicamente mobilizvel e no mobilizvel em relao populao total. Em todos pases uma parcela da populao economicamente mobilizvel, embora apta, fica margem do processo produtivo. A inatividade pode ser voluntria ou involuntria. O desemprego involuntrio resulta da incapacidade da economia em manter ou ampliar oportunidades ocupacionais para seus contingentes humanos aptos para o trabalho. J o desemprego voluntrio resulta de opes de vida, de caractersticas da organizao social e da cultura da sociedade. Pode tambm permanecer voluntariamente desempregada uma parcela, geralmente pequena, que sobrevive com rendimentos originrios de outros fatores de produo de sua propriedade.

Outras razes do desemprego so os processos tecnolgicos de produo empregados, as oscilaes conjunturais (altos e baixos dependendo do tipo de atividade econmica Predominante), as taxas de ocupao podem variar nas diferentes estaes do ano, como ocorre nas zonas rurais nos perodos de antesafras). O Brasil est a caminho de um novo padro de crescimento e de configurao de seu quadro demogrfico, o que diretamente ligado ao fator trabalho, algumas causas e fatores desse processo: Queda significativa do nvel de fecundidade, em todas regies e extratos sociais, sem qualquer poltica oficial de controle de natalidade ou de planejamento familiar. Entre os anos 70 e 80 a taxa de fecundidade total recuou de 5,8 para 4,3 com uma variao porcentual, para menos de 25,9%; Mudanas na estrutura etria, com expressivo envelhecimento da populao. A proporo da populao menor de 15 anos dever reduzir-se sistematicamente a cada ano;

Mudanas nos padres das pirmides demogrficas, a mdio-longo prazo; No obstante a esperana de vida ao nascer deva alterar-se para mais, o recuo mais que proporcional de fecundidade aponta na direo de seguidas redues na taxa de crescimento, aproximando-se de zero; As mudanas nos padres demogrficos correspondem a uma das mais importantes mudanas estruturais ocorridas na sociedade brasileira neste final de sculo, embora suas conseqncias no sejam imediatamente evidentes, devido inrcia inerente dos processos demogrficos, estreitamente ligada aos ciclos e durao da vida humana.

A questo da queda do crescimento Se tudo vai bem com a tecnologia, como explicar as dificuldades de crescimento econmico do nosso tempo? O mercado financeiro tem apresentado instabilidades graves, o desemprego generalizado, o suprimento de energia preocupa os planejadores. Ou ser que o desenvolvimento tecnolgico estagnou? Os defensores da poltica econmica alegam que a falta de crescimento da economia no culpa do governo, mas de restries macroeconmicas que no podem ser superadas em curto prazo, tais como a insuficincia de poupana, taxas reduzidas de investimento agregado e a restrio fiscal. Porm, essas restries s se tornam efetivas ou, s podem ser enfrentadas a longo do prprio processo de crescimento. inegvel, por exemplo, que a formao de poupana domstica constitui objetivo indispensvel para uma economia que pretenda desenvolver-se no longo prazo sem dependncia excessiva de poupana externa. No entanto, quando a economia opera substancialmente abaixo de seu potencial de produo, com capacidade instalada ociosa e grande parte da fora de trabalho desempregada ou subempregada, a poupana interna funo do crescimento e do investimento. A restrio de poupana, s surge efetivamente no mdio e longo prazo, quando a economia se aproxima da plena utilizao dos fatores de produo. Quando os trs fatores esto em harmonia, a produo com certeza estar crescente, observamos na terra, o fator originrio com uma riqueza incalculvel para o ser humano, com o trabalho se consegue os bens econmicos, e por fim, com ocapital pode-se concluir o ciclo produtivo. possvel concluir ento que, tradicionalmente, so trs os fatores de produo: a terra, o trabalho e o capital.

Depois de analisar a fundo os trs fatores, possvel eliminar um fator, que a terra. Dessa forma, ficam o trabalho e o capital aos quais pode ser aplicada a seguinte frmula: Fatores de produo = Trabalho + Capital O fator trabalho, como j citado, o esforo do homem, ficam de foram, os animais e as maquinas. J o fator capital, com a reduo dos fatores, passa a ter um novo conceito que o divide em trs: terra, bens de produo e bens de consumo durveis: Terra: So bens durveis da natureza como minas, terrenos. Bens de produo: So bens feitos pelo homem como ferramentas e mquinas. Bens de consumo durveis: So bens produzidos pelo homem como os automveis e residncias Quando se une a fora de trabalho e os recursos do capital disponvel empregado por todas as empresas, desde o primeiro dia do ano, surge, ao final do perodo, a produo nacional bruta, ou produto nacional bruto do pas, o PNB. Define-se a produo global de um pas, no prazo de um ano como bens econmicos, em bens de consumo e bens de produo . Sendo a produo nacional bruta ou produto nacional bruto, um dos mais importantes agregados macroeconmicos, o qual tem dois destinos, o"investimento e o consumo. A produo total de um pas, bem como a produo que recebe do exterior, segue os mencionados destinos, sendo que uma parte da produo consumida (geralmente todos os bens de consumo e servios) e a outra parte aplicada ou investida novamente na produo por particulares, governo e empresas em menos escala, como novo capital. Essas noes so consideradas bsicas, porm muito importante conhecer a atividade econmica de um pais, porque a regra praticamente igual em todo mundo.

Consideraes finais Tudo o que foi abordado at aqui d a condio de entender a equao fundamental da produo de qualquer pas. Lembrando que: "Fator de produo = Trabalho + Capital". Com tudo que vimos at agora, chegamos a mais uma frmula da produo global de um pas que : "Produo (ou Produto) Nacional Bruta = Consumo + Investimento": PNB = C + I. Frmula da produo global de um pas. Esta frmula mostra que a produo (ou produto) nacional bruta ser sempre a soma em dinheiro (moeda de cada pas) dos bens consumidos pelas empresas, governos e particulares, mais os bens destinados ao investimento, constituindo assim o novo capital, para outro ciclo de operao no ano seguinte.

Nas consideraes finais importante esclarecer que considerando apenas a produo interna do pas, (excluindo as rendas lquidas enviadas ao exterior e tambm a depreciao do capital fixo) deve se falar em produo (ou produto) interna bruta - PIB. Este outro agregado importantssimo na moderna anlise macroeconmica, de vez que ele representa, como dissemos, tudo aquilo que se produz exclusivamente dentro das fronteiras geogrficas de um pas (sem as relaes externas). O PIB constitui um indicador da atividade econmica global de um pas, sinalizando o seu crescimento (variao positiva - ex. 4.1%) ou seu decrscimo (variao negativa ex. - 2.6%) de um ano para outro. Tudo o que foi abordado neste artigo usado para a economia de qualquer pas, seja ele desenvolvido ou subdesenvolvido.

Referncias Bibliogrficas Chau, Marilena (1996). Convite filosofia. Ed tica, 7 edio. Gastaldi, J.P. (1983). Elementos de economia polt ica. Ed Saraiva, 11 edio. Rosseti, J.P. (1981). Introduo economia . Ed Atlas, 15 edio. Fleury, M.T.L.; Fischer, R.M (1992). Cultura e poder nas organizaes . Ed. Atlas, 3 edio. Hall, R. E.; Lieberman, M. (2003). Macroeconomia, princpios e a plicaes . Ed Thom Concluso A "terra" e o "trabalho" so considerados fatores originrios, j o "capital" e derivado da "terra" e do "trabalho". Quanto ao tema fatores de produo, h uma divergncia de opinies entre os conomistas quanto ao nmero de fatores, porm todos concordam com a existncia dos mesmos. A terra e o trabalho so considerados fatores originrios, j o capital derivado da terra e do trabalho. Esses fatores tm influncia direta na produo, os quais so utilizados para satisfazer necessidades, direta ou depois de transformadas. Referencia bibliografica
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1641877-fator-terra/#ixzz2gevUdUGC

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1641877-fator-terra/#ixzz2gev0D0Su

Вам также может понравиться