Вы находитесь на странице: 1из 2

Membro Superior - Msculos 1. Msculos do Ombro ou Escapulares 3.

1- Deltide: origina-se da espinha da escpula, acrmio e tero acromial da clavcula e se insere na tuberosidade deltidea do mero. Agindo em conjunto realiza a abduo do brao. As fibras anteriores fazem flexo e rotao medial do brao; as mdias abduzem e as posteriores fazem extenso e rotao lateral. 3.2- Supraespinhal: origina-se da fossa supraespinhal da escpula e se insere no tubrculo maior do mero. Auxilia o deltide na abduo do brao. 3.3- Infraespinhal: origina-se da fossa supraespinhal da escpula e se insere no tubrculo maior do mero. Faz a rotao lateral do brao. 3.4- Redondo Menor: origina-se da borda lateral da escpula, nos 2/3 superiores e se insere na tuberosidade maior do mero. Promove rotao lateral do brao. 3.5- Redondo Maior: origina-se do 1/3 inferior da borda lateral e ngulo inferior da escpula e se insere na crista do tubrculo menor do mero. Aduz e roda o brao medialmente. 3.6- Subescapular: origina-se da fossa subescapular da escpula e se insere no tubrculo menor do mero. Aduz e roda medialmente o brao. OBS: o supraespinhal, infraespinhal, redondo menor e subescapular formam um grupo muscular, denominado manguito rotador, que tm a funo de estabilizar a cabea do mero na cavidade glenide. 2. Msculos do Brao 4.1- Coracobraquial: origina-se do processo coracide da escpula e se insere no tero mdio do mero, medialmente. Promove aduo e flexo do brao. 4.2- Bceps Braquial: a poro curta origina-se do processo coracide da escpula; a poro longa origina-se do tubrculo supraglenoidal da escpula. Ambas as pores se inserem na tuberosidade do rdio. Flete e supina o antebrao. A poro longa traciona a cabea umeral sobre a cavidade glenide. 4.3- Braquial: origina-se dos 2/3 distais da face anterior do mero e se insere no processo coronide e tuberosidade da ulna. Flete o antebrao. 4.4- Trceps Braquial: a poro longa origina-se do tubrculo infraglenoidal da escpula; a poro lateral da face posterior do mero (acima do sulco do nervo radial); a poro medial da face posterior do mero, abaixo do sulco do nervo radial. Todas as pores formam um tendo nico que se insere na face posterior do olcrano. Estende o antebrao. A poro longa estende e aduz o brao. 4.5- Ancneo: origina-se do epicndilo lateral do mero e se insere no olcrano e parte superior da face posterior da ulna. Estende o antebrao, auxiliando o trceps; estabiliza posteriormente o cotovelo. Msculos do Antebrao

1. Pronadores Pronador redondo: origina-se do epicndilo medial (EM) do mero e processo coronide da ulna e se insere no tero mdio da face lateral do rdio. Prona e flete o antebrao. Pronador quadrado: origina-se da face anterior da ulna, distalmente e se insere na face anterior do rdio, distalmente. Prona o antebrao e estabilizam a unio distal entre o rdio e a ulna.

2. Supinadores Supinador: estende-se desde o epicndilo lateral (EL), ligamentos colateral radial e anular, fossa supinadora e crista da ulna e se insere na face lateral, posterior e anterior do tero proximal do rdio. Supina o antebrao.

3.Flexores superficiais e profundos Braquiorradial: origina-se da crista supracondilar lateral do mero e se insere na face lateral do rdio, acima do processo estilide. Flete o antebrao. Flexor radial do carpo: origina-se do EM e se insere na base do 2 metacarpo. Promove flexo e abduo da mo. Palmar longo: origina-se do EM e se insere na aponeurose palmar. Flete a mo e traciona a aponeurose palmar. Flexor ulnar do carpo: origina-se do EM, ligamento colateral ulnar e processo coronide da ulna e se insere nos ossos pisiforme, hamato e 5 metacarpo. Flete e aduz a mo. Flexor superficial dos dedos: origina-se do EM, ligamento colateral ulnar, processo coronide da ulna e borda anterior do rdio, proximalmente. Insere-se por 4 tendes na base da falange mdia dos 4 dedos mediais. Atua fletindo principalmente a falange mdia. Flexor profundo dos dedos: origina-se dos 3/4 proximais das faces anterior e medial da ulna e membrana interssea. Insere-se na base das falanges distais dos 4 dedos mediais. Flete as falanges distais

4. Extensores superficiais e profundos Extensor radial longo do carpo: origina-se da crista supracondilar lateral do mero e se insere na base do 2 metacarpo. Estende e abduz a mo. Extensor radial curto do carpo: origina-se do (EL) do mero e se insere na base do 3 metacarpo. Estende e abduz a mo. Extensor ulnar do carpo: origina-se do EL e borda posterior da ulna e se insere na base do 5 metacarpo. Estende e aduz o punho. Extensor dos dedos: origina-se do EL e se insere nas expanses extensoras dos 4 dedos mediais. Estende os 4 dedos mediais e a mo. Extensor do dedo mnimo: origina-se do EL e se insere na expanso extensora do 5 dedo. Estende o 5 dedo. Extensor do indicador: origina-se do 1/3 distal da face posterior da ulna e membrana interssea e se insere na expanso extensora do 2 dedo. Principalmente estendem o 2 dedo.

5.Msculos extrnsecos do polegar Flexor longo do polegar: origina-se do 1/3 mdio da face anterior do rdio e membrana interssea e se insere na base da falange distal do polegar. Flete as falanges do polegar. Abdutor longo do polegar: origina-se das faces posteriores da ulna, rdio e membrana interssea e se insere na base do 1 metacarpo (face lateral). Principalmente abduz o polegar. Extensor curto do polegar: origina-se da face posterior do rdio e membrana interssea e se insere na base da falange proximal do polegar. Principalmente estende a falange proximal do polegar. Extensor longo do polegar: origina-se do 1/3 distal da face posterior da ulna e membrana interssea e se insere na base da falange distal do polegar. Principalmente estende a falange distal do polegar.

Вам также может понравиться