Вы находитесь на странице: 1из 27

Patrcia Pereira da Silva

DIVRCIO LEI 6.515/77: Histrico, Evoluo e Tendncia.

Santa Luzia Faculdade da Cidade de Santa Luzia 2010

Patrcia Pereira da Silva

DIVRCIO LEI 6.515/77: Histrico, Evoluo e Tendncia.

Monografia apresentada Faculdade da Cidade de Santa Luzia Facsal, como requisito parcial para a obteno de titulo de Bacharel em Direito. Orientadora: Prof Helen Cristina Viana Silva Miranda.

Santa Luzia Faculdade da Cidade de Santa Luzia 2010

FICHA CATALOGRFICA

P SILVA, Patrcia Pereira da Divrcio Lei 6.515/77: histrico, evoluo e tendncia / Patrcia Pereira da Silva Santa Luzia, 2010. 25 f. Monografia (Graduao em Direito) Faculdade da Cidade de Santa Luzia, 2010. Bibliografia: f. 25 1. Divrcio Lei 6.515/77. Tendncias. CDU: 34 2. Histrico, Evoluo e

Patrcia Pereira da Silva

DIVRCIO LEI 6.515/77: Histrico, Evoluo e Tendncias.

Monografia apresentada Faculdade da Cidade de Santa Luzia Facsal, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em Direito. Orientador: Prof Helen Cristina Viana Silva Miranda.

Aprovada em: BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________________ Prof. Faculdade da Cidade de Santa Luzia

_______________________________________________________ Prof. Faculdade da Cidade de Santa Luzia

DEDICATRIA

Dedico a minha me Amlia, meu esposo Paulo Dias, meu querido filho Lincoln, meus irmos Simone e Rodrigo, meu pai Jos Geraldo, meus amigos e a todos que estiveram ao meu lado para que eu alcanasse meus objetivos, principalmente a DEUS e a CECILIA que vai nascer.

AGRADECIMENTOS

Ao longo do perodo da graduao, muitas pessoas passaram por minha vida, deixando marcas e lies para toda ela, proporcionando-me alegrias, conhecimento e crescimento pessoal. Neste momento gostaria de agradec-las, pois, de alguma forma, contriburam para a concluso desta etapa. Principalmente queles professores que foram de fato mestre e educador. Registro meus agradecimentos ao Professor Alan Jorge Matos.

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo abordar a possvel ingerncia do Poder Judicirio nas funes legislativas, tomando como base de anlise a questo relativa interveno do Estado na privacidade do cidado. No que tange a Lei do divrcio em especial seu artigo 25, da possibilidade de uma complementao ou quem sabe de uma alterao. O divrcio foi institudo oficialmente com a emenda constitucional nmero 9, de 28 de junho de 1977, regulamentada pela lei 6.515 de 26 de dezembro do mesmo ano. Com a lei 11.441 de 4 de janeiro de 2007, o divrcio e a separao consensuais podem ser requeridos pr via administrativa, isto , no necessrio ingressar com um ao judicial, bastando comparecer, assistidos pr um advogado, a um ofcio do registro civil e apresentar o pedido. Tal facilidade s possvel quando o casal no possui filhos menores de idade ou incapazes. Em mdia, nos tempos de hoje, um casamento dura dez anos, sendo que em 70% dos casos quem pede o divrcio a mulher. Em dados de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), sobre o estado civil dos brasileiros, o divrcio no Brasil cresceu 200% em 23 anos. O estudo tambm revelou que nunca houve tantos casamentos em que ao menos um cnjuge estivesse j na segunda tentativa. No entanto as estatsticas mostram que so os homens que, no momento de se casar novamente, mais se beneficiam da lei. Eles tm, em mdia, duas vezes mais chances de partir para a segunda unio legal do que as mulheres. Atualmente percebe-se que o instituto casamento est acometido de certa instabilidade. A crise surge de fatores que vo desde os valores morais e religiosos at as mudanas de comportamento que, em sua maioria, buscam a felicidade. Felicidade esta, que se traduz pela liberdade. Discriminar estabelecer diferena, distinguir, separar. No direito, usam-se o termo para indicar toda sorte de diviso entre as pessoas, situaes ou coisas, de modo a estabelecer entre elas uma diferenciao, ou fazer com que elas possam ser encaradas a partir dessa diviso. O objetivo evitar a invaso da privacidade do casal. O processo de separao e divrcio tambm tramita sob segredo de justia e permanece quando da averbao do divrcio no Cartrio do Registro Civil.

Palavras-chave: Divrcio Lei 6.515/77: Histrico, Evoluo e Tendncias.

SUMRIO 1 INTRODUO............................................................................................................... 07 2 HISTRICO................................................................................................................... 08 2.1 Divrcio em Portugal............................................................................................ 09 3 EVOLUO................................................................................................................... 10 4 TENDNCIAS................................................................................................................ 12 4.1 Dos Princpios Fundamentais............................................................................... 12 4.2 Constituio Federativa do Brasil de 1988.......................................................... 13 4.3 Artigo 25 da Lei 6.515/77...................................................................................... 14 4.4 Estatsticas.............................................................................................................. 14 4.5 A Interpretao Constitucional............................................................................ 18 4.6 Reparaes por Danos Morais e Matrias causados pela violao dos Direitos de Personalidades................................................................................... 22 5 CONCLUSO................................................................................................................. 23 REFERENCIAS.................................................................................................................... 25

7 1 INTRODUO

Ainda hoje no Brasil, o divrcio um tema que gera uma verdadeira celeuma, certamente em funo da nossa criao crist que impe e prega um casamento indissolvel. Pretendemos na apresentao do meu trabalho convidar aos mestres para uma reflexo, quando dos tramites, da evoluo, da maneira do trmino da sociedade conjugal e do vnculo matrimonial. Observando a lentido das mudanas judiciais comparadas as mudanas sociais, quando so notrias mais rpidas e emergenciais. Em muito evolumos, isto tambm certo, entretanto h muita velharia jurdica em nosso ordenamento. Fazendo com que se torne imprprio nos dias atuais. preciso rever, principalmente quando ancorados na Carta Magna, em seu artigo 5 precisamente buscamos a proteo do ser humano como objeto primordial de proteo de nosso ordenamento jurdico, no que tange a dignidade da pessoa humana. preciso dar maior autonomia para os interessados, reduzir os conflitos e litgios nos tribunais. E ainda mais relevante reduzir a interferncia do Estado na vida privada do cidado, uma vez que ramos acorrentados, engessados pela igreja catlica no podemos continuar refns do Estado, onde o mesmo ainda dita regras quanto o que melhor ou no pra cada um de ns. Uma vez que se trata de uma legislao contaminada por valores morais e religiosos. Entendemos que dificultar o desejo do cidado uma presso ultrapassada para a manuteno de um antigo modelo familiar, superado inclusive pela prpria constituio, que j prev outros modelos familiares. O divrcio implica em mais responsabilidade das pessoas por suas escolhas uma vez que no h controle do Estado sobre o tempo de durao da intimidade, do desejo e do amor entre um casal. A famlia indestrutvel, ela foi e continuar sendo o ncleo bsico e essencial da formao e estruturao dos sujeitos, e, conseqentemente, do Estado. O divrcio no o fim da famlia e sim uma ponte para formao de novas famlias mais livres e mais felizes.

8 2 HISTRICO

O divrcio (do latim divortium, derivado de divertre, "separar-se") o rompimento legal e definitivo do vnculo de casamento civil. uma das trs maneiras de dissolver um casamento, alm da morte de um dos cnjuges. O processo legal de divrcio pode envolver questes como atribuio de penso de alimentos, regulao de poder paternal, relao ou partilha de bens, regulao de casa de morada de famlia, embora estes acordos sejam complementares ao processo principal. Em algumas jurisdies no exigida a invocao da culpa do outro cnjuge. Ainda assim, mesmo nos ordenamentos jurdicos que adaptaram o sistema do divrcio "sem culpa", tido em conta o comportamento das partes na partilha dos bens, regulao do poder paternal, e atribuio de alimentos. Na maioria das jurisdies o divrcio carece de ser emitido ou certificado por um tribunal para surtir efeito, onde pode ser bastante estressante e caro a litigncia. Outras abordagens alternativas, como a mediao e divrcio colaborativo podem ser um caminho mais assertivo. Em alguns pases, como Portugal e Brasil, o divrcio amigvel pode at ser realizado numa conservatria de registo civil, ou cartrio registral, simplificando bastante o processo. Em Portugal foi ainda inventado em Maro de 2008 o Divrcio Electrnico, o qual permite desde Novembro de 2008 tambm o Divrcio Electrnico Sem Culpa, ambos conhecidos por Divrcio na Hora--tendo lanado no passado dia 16 de Setembro de 2010 uma verso low-cost por apenas 50 euros. A anulao no uma forma de divrcio, mas apenas o reconhecimento, seja a nvel religioso, seja civil da falha das disposies no momento do consentimento, o que tornou o casamento invlido; reconhecer o casamento nulo, a mesma coisa que reconhecer que nunca tenha existido. Num divrcio, o destino dos bens do casal fica sujeito ao regime de bens adotado na altura do casamento, e que geralmente em todos os pases so: separao de bens, bens adquiridos, ou comunho de adquiridos. Os pases onde mais ocorrem pedidos de rompimento do matrimnio so: Estados Unidos, Dinamarca e Blgica, com ndices entre 55% e 65%. Em contraponto, os pases com menos incidncia de separao so pases extremamente catlicos como

9 Irlanda e Itlia com nmeros abaixo de 10%. Em Malta e nas Filipinas, o divrcio ainda no foi legalizado. Quanto ao poder paternal (ptrio poder), ele assume cada vez maior importncia no divrcio, sendo atribudo em 95% das vezes s mulheres, e segundo dados oficiais de 2003 quer no Brasil, quer Portugal, Espanha, e Amrica.

2.1 Divrcio em Portugal

O divrcio foi legalizado em 1910, menos de um ms aps a proclamao da Repblica, com o Decreto de 3 de Novembro daquele ano. Marido e mulher tero desde entao o mesmo tratamento legal, quanto aos motivos de divrcio, aos direitos sobre os filhos. A esposa deixa de ter o dever de obedecer ao marido. O adultrio crime, mas no se distingue o cometido pela mulher ou pelo homem. Contudo, a Concordata assinada com o Vaticano em 1940 retira, dos que se casem na Igreja Catlica, o direito de se divorciar - restrio que ser revogada em 1975.

10 3 EVOLUO

Em ocasio da independncia do Brasil nos anos de 1827 foi instaurada a monarquia e nessa poca a igreja catlica tinha influncia absoluta sobre a vida do cidado sem qualquer possibilidade de dissoluo civil do matrimnio. Interessante que o Decreto 1827 de 03/11/1827 previa a obrigatoriedade na observncia do Conclio de Trento e da Constituio do Arcebispado da Bahia, como jurisdio eclesistica em relao ao casamento. Lembrando que a constituio fora instituda em 1707. Em 1861 ocasio do imprio, comea aparecer a primeira flexibilizao com relao ao matrimnio, fora atravs do Decreto 1.144 de 11/09/1861 que passou a aceitar o casamento de pessoas de religies e credos diferentes porque at ento somente os catlicos quem poderiam se casar. Da pra frente surge o decreto 3.069 de 17/03/1863 onde surgem trs modalidades de casamentos: o catlico; o misto e o no catlico. Graas a Proclamao da Repblica em 1889 aconteceu uma considervel separao entre o Estado e a Igreja, passando o Estado regular questes relacionadas ao casamento, ao essa fundamentada atravs do Decreto 119-A de 17/01/1890 tornando o Brasil laico. Em 24/01/1890 atravs do Decreto 181, disposto por Rui Barbosa onde se determinava validade somente em casamentos civis precedidos do casamento religioso, sendo este de qualquer credo. Estabelecia tambm uma pena de priso para o ministro que celebrasse o casamento religioso antes do casamento civil. Nos anos de 1893 1900 alguns deputados tentaram a propositura divorcista, no entanto, sem sucesso. Em 1901 um ante projeto do Cdigo Civil, apresentado por Clovis Bevilqua foi duramente criticado e discutido. Somente em 1916 aps vrias alteraes e mudanas foi aprovada determinando assim, na ocasio, o direito ao desquite. Importante ressaltar que o desquite no permitia novo casamento autorizava a separao dos cnjuges e o encerramento do regime de bens. As Constituies de 1934 e 1937 mantiveram a indissolubilidade do casamento seguida pelas Constituies de 1946 e 1967. J a Constituio de 1969 determinava que qualquer projeto relacionado ao divrcio, s seria aprovado atravs de ementa constitucional.

11 De autoria do senador Nelson Carneiro em 28/06/1977, atravs da Emenda Constitucional n 9, o divrcio institudo, sofrendo muitas criticas e gerando muita polmica para a poca. Uma vez que o casamento passava a ser solvel e criava condies s pessoas de um novo casamento. Essa emenda foi regulamentada atravs da Lei 6.515/77, sendo a Constituio Federal de 1988 que institura o divrcio sem limites numricos, mais precisamente no seu artigo 226, 6.
Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. 6 O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio, aps prvia separao judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei ou comprovada separao de fato por mais de dois anos.

Mantendo o mesmo sentido da Constituio Federal de 1988, o Cdigo Civil de 2002 determina a separao judicial ou separao de fato como pr-requisito para o pedido de divrcio. Acompanhando a evoluo e as reais necessidades da sociedade em 2007 para facilitar, agilizar os pedidos de divrcio surge nova lei n 11.441 onde possibilita o divrcio cartorrio, ou seja, extrajudicial. Desde que o vinculo matrimonial seja consensual e obedecidos ditames conforme a lei supracitada. E nos dias atuais, precisamente na data de 14/07/2010 foi publicada a Emenda Constitucional 66, onde os casais que desejam se divorciar podem faz-lo sem a necessidade da separao prvia. A medida extinguiu os prazos que eram obrigatrios para dar entrada no pedido. Dessa forma o artigo 226 da Constituio Federal de 1988 em seu 6 tem nova redao. O referido pargrafo possua a seguinte redao: "O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio, aps prvia separao judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei ou comprovada separao de fato por mais de dois anos." Agora, ficou assim: "O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio". dispensvel a duplicidade de procedimentos, tendo em vista que rarssimos so os pedidos de restabelecimento da sociedade conjugal aps a separao como permite o art. 1.577, Cdigo Civil. Alm disso, j h um desgaste emocional intenso na separao, o que agravado ainda mais quando se tem que convert-la em divrcio.

12 4 TENDNCIA

4.1 Dos Princpios Fundamentais

A Constituio Federal de 1988, conhecida como Constituio Cidad, estipula em seu texto diversos ris de garantia e direitos individuais.
Constituio Federativa do Brasil de 1988. Art. 1. A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I a soberania; II a cidadania; III a dignidade humana; IV os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituio.

Este artigo indica a UNIO INDISSOLVEL, quer informar que as partes materialmente componentes da Repblica no podero dela se dissociar, o que implica dizer que qualquer tentativa separatista inconstitucional. Este artigo indica tambm os fundamentos, sendo estes, alicerces as bases ideolgicas sobre as quais est construda a Repblica Federativa do Brasil, inclusive tratando a dignidade da pessoa humana. O Brasil estruturado com base na conscincia de que o valor da pessoa humana, enquanto ser humano insupervel. Em vrios artigos a constituio mostra como pretende assegurar o respeito condio de dignidade do ser humano, como por exemplo, no art. 5, e em seus incisos seguintes. Vejamos a supremacia constitucional sendo o atributo que coloca a Constituio em posio de comando, sendo referncia de toda estrutura de um Estado, comandando sua ordem jurdica, invalidando todas as leis e atos que lhe forem contrrios, obrigando e regendo a vida da Nao. A doutrina distingue norma constitucional de princpio constitucional. A norma seria mais especifica, mais precisa, de contedo mais objetivamente definido, destinado a reger as situaes s quais expressamente se refira. O princpio, por outro lado, seria um enunciado mais abstrato, mais impreciso, que atuaria como elemento de

13 harmonizao da constituio, cujos efeitos seriam auxiliares na superao interpretativa das lacunas e contradies lgicas existentes no texto constitucional. A primeira abordagem tcnica, no direito brasileiro, a explorar a diferena entre direito e garantia foi realizada por Rui Barbosa. Para ele, os direitos seriam disposies declaratrias, e as garantias, disposies assecuratrias. O direito o que se protege o bem da vida guardado pela constituio. A garantia o mecanismo criado pela constituio para defender o direito.

4.2 Constituio Federativa do Brasil de 1988

Fundamentado na soberania da Constituio Federal de 1988, onde fora estabelecido o princpio da proteo dignidade da pessoa, estatuindo que a violao dos direitos da personalidade podem gerar indenizao por danos morais e materiais. Alm disto, prev ser dever do Estado assegurar assistncia famlia na pessoa de cada um de seus membros, criando mecanismos para coibir violncias no mbito de suas relaes. Uma vez sendo imposta a condio civil de divorciado ao cidado fere o principio da proteo dignidade da pessoa. Sempre houve uma preocupao do legislador em no deixar constar do registro civil qualquer aluso causa do divrcio. O objetivo evitar a invaso da privacidade do casal. O processo de separao e divrcio tambm tramita sob segredo de justia, portanto, ser lgico que este sigilo deva permanecer quando da averbao do divrcio no Cartrio do Registro Civil. Quando se trata de divrcio imperioso que a mulher volte a assinar o nome de solteira, que, com o divrcio, devam desaparecer os sinais da relao de casamento porque este fica dissolvido, essa a regra geral. Contudo, existem situaes em que a mulher poder ser gravemente prejudicada se voltar a assinar o nome de solteira. Isso ocorre quando a mulher construiu carreira e distinguida com o nome de casada, ou mesmo quando os filhos foram registrados sem constar o seu nome de famlia e restar claro que haver perda de distino entre os nomes dos filhos e o da me, ou ainda, em quaisquer outras situaes onde ficar comprovado, judicialmente, que a alterao de nome trar mulher grave dano.

14 4.3 Artigo 25 da Lei 6.515/77

O legislador ao imputar o termo/condio de divorciado (art.25 lei 6.515/77) fere os Direitos Fundamentais. Uma vez sendo imposta a condio civil de divorciado ao cidado o ordenamento fere o principio da proteo dignidade da pessoa. Se devemos voltar a usar o nome de solteiro logo podemos ter em nossos registros a condio civil de solteiro. De acordo com Canotilho:
"muitos dos direitos fundamentais so direitos de personalidade. Os direitos de personalidade abarcam certamente os direitos de estado (por ex.: direito de cidadania), os direitos sobre a prpria pessoa (direito vida), integridade moral e fsica, direito privacidade), os direitos distintivos da personalidade direito identidade pessoal (CANOTILHO, 1998).

O presente trabalho pretende demonstrar que vedado ao cidado a escolha civil uma vez que imposta a alterao do nome de casado para solteiro. Pretende demonstrar que h incoerncia na Lei do Divrcio 6.515/77, demonstrar o que Direitos Fundamentais em especial o de Personalidade e demonstrar o que interesse comum do Cidado.

4.4 Estatsticas

Em mdia, nos tempos de hoje, um casamento dura dez anos, sendo que em 70% dos casos quem pede o divrcio a mulher. Em dados de 2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) sobre o estado civil dos brasileiros, o divrcio no Brasil cresceu 200% em 23 anos, ou um divrcio a cada quatro casamentos. O estudo tambm revelou que nunca houve tantos casamentos em que ao menos um cnjuge estivesse j na segunda tentativa. No entanto as estatsticas mostram que so os homens que, no momento de se casar novamente, mais se beneficiam da lei. Eles tm, em mdia, duas vezes mais chances de partir para a segunda unio legal do que as mulheres.

15 Atualmente percebe-se que o instituto casamento est acometido de certa instabilidade. A crise surge de fatores que vo desde os valores morais e religiosos at as mudanas de comportamento que, em sua maioria, buscam a felicidade. Felicidade esta que se traduz pela liberdade. De acordo com os pesquisadores responsveis pelo estudo do IBGE, a desigualdade se deve ao fato de as mulheres sofrerem mais preconceito e de terem, em 91% dos casos, a responsabilidade de cuidar dos filhos, o que deixa os homens mais livres para tentar uma segunda relao. Alm disso, dizem os especialistas, devido ao aumento no nvel educacional das mulheres, quanto mais escolarizada for, menor ser a chance de encontrar um homem solteiro com o mesmo nvel de instruo. Em muitos casos, porm, a deciso de no se casar novamente ou de no formalizar uma segunda unio uma escolha da mulher. Esta face da discriminao nos remete a uma ruptura com princpios que se vem preconizando, nos diversos documentos de direitos humanos ao longo de sua evoluo, bem como com o ordenamento jurdico constitucional brasileiro, que prev a construo de uma sociedade livre, justa e solidria, a erradicao da pobreza e marginalizao e reduo das desigualdades sociais, bem como fundamentos a cidadania e a dignidade da pessoa humana, consoante dispositivos contidos nos ttulos I,II e VIII, Seo II, CR/88. Na concepo da Desembargadora Maria Berenice Dias h um verdadeiro "pleonasmo jurdico" com a existncia da separao e o divrcio como institutos para pr fim ao casamento. (MARIA BERENICE DIAS, 2002). Segundo ela, isto se deve ao conservadorismo da sociedade, com significativa influncia da igreja, que na elaborao da Lei do Divrcio encontrou na separao judicial uma forma de "dispensar os cnjuges dos deveres do casamento sem romper nem dissolver os sagrados laos do matrimnio". dispensvel a duplicidade de procedimentos, tendo em vista que rarssimos so os pedidos de restabelecimento da sociedade conjugal aps a separao como permite o art. 1.577, Cdigo Civil. Alm disso, j h um desgaste emocional intenso na separao, o que agravado ainda mais quando se tem que convert-la em divrcio.

16 Igualdade, no Brasil o grande problema para a vigncia dos direitos humanos, alm da situao concreta do pas, o da mentalidade brasileira, que no tem a menor noo do que seja igualdade. Alguns fatores cooperam para isto. Primeiro, a escravido, a mais longa do ocidente e a ltima a ser oficialmente abolida. Sendo o negro escravo considerado objeto, esta concepo entranhou-se na nossa mentalidade reforando preconceitos e um profundo desprezo pelo valor da vida humana. Dra. Maria Berenice Dias uma das pessoas de bem que honram o seu pas e procuram dignificar o ser humano, atravs de um trabalho social autntico e corajoso, de retirada das vendas da Justia, que por vezes reluta em no ver o que est patente: o direito deve oportunizar respeitar e legalizar as manifestaes de amor que a prpria condio humana naturalmente impe Histria da Humanidade. Com relao ao nome na ocasio do divrcio, Maria Berenice Dias entende que se trata de uma afronta ao direito identidade. to evidente o desrespeito ao principio da dignidade humana. Dra. Maria Berenice Dias, traz em seu site pesquisa com informaes importantes sobre a parcela de participao da mulher no Brasil e no mundo chamandonos ateno para o tratamento que ainda dado as mesma no Brasil de acordo com informaes do IBGE. 30,6% das famlias so chefiadas por mulheres; os homens dedicam 9,1 horas e as mulheres 21,8 horas semanais em afazeres domsticos; no ltimo ano foram gerados mais empregos para mulheres de grau de instruo superior do que para homens com o mesmo grau de escolaridade: 268 mil para elas e 173 mil para eles; estudo e solido: 32,91% das mulheres com 1 a 3 anos de escolaridade esto sozinha; este ndice sobe para 48,54% entre as que tm 12 ou mais anos de estudo; as mulheres constituem 52% da populao e 48% delas trabalham fora de casa; 94% so responsveis pelos afazeres domsticos; 80% de nvel universitrio trabalham;

17 30% so somente donas-de-casa e tm uma jornada de trabalho de 13 horas; 17% esto no mercado formal de trabalho; 21% trabalham como domsticas; 32% dos lares so sustentados apenas por mulheres, na grande maioria negras, de baixa escolaridade e com grande nmero de filhos; apenas 6% dos cargos de alto comando na iniciativa privada esto em mos de mulheres; 9% das mulheres tm conta bancria escondida do marido; 56% das vagas no ensino superior so ocupadas por mulheres no mundo. uma mulher assassinada a cada hora; h registro de desaparecimento de 60 milhes de mulheres e meninas, vtimas de violncia relacionada com discriminao sexual; mais de 114 milhes de mulheres j sofreram algum tipo de mutilao sexual; cerca de 40 milhes de mulheres so exploradas pela indstria da prostituio; O Estado no possui legitimidade para se opor vontade de pessoas no pleno exerccio de seus direitos. Se o casamento no mais existe e se houve liberdade quando da sua celebrao, por que no dispem da mesma liberdade para pr fim ao mesmo? E da mesma forma a condio civil, refiro-me ao nome e a declarao em seus registros? H verdadeira violao privacidade e intimidade, o que caracteriza afronta s garantias constitucionais, neste caso, as individuais. Mais uma vez violado o princpio da dignidade humana. O nome um bem jurdico que tutela a intimidade, portanto, a personalidade. O que h de se perceber que o legislador no pode impor restries liberdade do cidado quando este entende ser o melhor para sua vida. E que o indivduo quer, ver protegidos seus interesses atuais.

18
4.5 A interpretao Constitucional

Ensina Inocncio Mrtires Coelho que:


a interpretao de qualquer norma jurdica uma atividade intelectual que tem por finalidade precpua estabelecendo o seu sentido tornar possvel a aplicao de enunciados normativos, necessariamente abstratos e gerais, a situaes da vida, naturalmente particulares e concretas.

Trata-se de trazer o que at ento estava no mundo abstrato realidade do dia-a-dia, transformando as normas jurdicas em normas particulares, aptas a regularem uma situao concreta. Nesse sentido, a aplicao de uma norma pressupe necessariamente sua interpretao. Algumas peculiaridades, preciso registrar, marcam a interpretao constitucional, caracterizando-a como uma espcie de interpretao jurdica. Dentre suas especificidades se destaca a necessidade de tomar em considerao o elemento poltico, intrnseco ao texto constitucional, bem como no de descuidar do fato de que as normas constitucionais se dividem em categorias, ganhando maior complexidade a interpretao das normas de natureza principiolgica, dada sua vocao para estruturao do sistema. Essa situao especial das normas constitucionais justifica que sejam examinadas, ainda que brevemente, os mtodos e princpios de interpretao constitucional, cuja aplicao necessariamente conjunta, em uma atividade conciliatria de suas incidncias. Sem a presuno de abordar a integralidade dos mtodos de interpretao, nem tampouco encontrar resposta satisfatria para as crticas acerca do emprego desses mtodos de forma aleatria, mais com o escopo de justificar resultados interpretativos do que efetivamente de guiar o hermeneuta. O mtodo clssico, tambm denominado de mtodo jurdico, parte da premissa de que a constituio uma lei e nesse sentido devem ser utilizadas as regras tradicionais de hermenutica para sua interpretao. Assim, de ser empregada a interpretao gramatical, fundada no exame do significado literal das palavras, singularmente e dentro do texto no qual esto inseridas, devendo ser lembrado que a constituio, enquanto texto escrito para o povo deve ser redigida em linguagem simples, sem apelo tcnica e ao rebuscamento.

19 Do mesmo modo, h de se valer da interpretao lgica, a partir da qual se questiona a inteno do legislador constituinte de modo a concluir qual a verdadeira inteno do texto por ele elaborado. Esse resultado alcanado a partir dos elementos histrico, teleolgico e sistemtico. O primeiro perquire acerca do momento em que a norma elaborada, o segundo procura desvendar a finalidade de sua edio e o ltimo indaga suas relaes com as demais regras constitucionais, de modo a valorar sua presena dentro do sistema. Por fim, ainda pode ser aproveitado o elemento gentico. A conjugao desses elementos resulta no mtodo jurdico de interpretao, que enaltece a relevncia do texto, seja como ponto de partida, seja como limite da tarefa interpretativa, confiando que cada norma possui um sentido em si, cabendo ao hermeneuta distinguir qual deles o verdadeiro. Dessas caractersticas possvel concluir que para os hermeneutas clssicos a interpretao no se presta criao ou mesmo atualizao dos textos jurdicos. Esse posicionamento foi aos poucos superado, como esclarece Lus Roberto Barroso:
A grande virada na interpretao constitucional se deu a partir da difuso de uma constatao que, alm de singela, sequer era original: no verdadeira a crena de que as normas jurdicas em geral e as normas constitucionais em particular tragam sempre em si um sentido nico, objetivo, vlido para todas as situaes sobre as quais incidem. E que, assim, caberia ao intrprete uma atividade de mera revelao do contedo preexistente na norma, sem desempenhar qualquer papel criativo na sua concretizao. A nova interpretao constitucional assenta-se no exato oposto de tal proposio: as clusulas constitucionais, por seu contedo aberto, principiolgico e extremamente dependente da realidade subjacente, no se prestam ao sentido unvoco e objetivo que uma certa tradio exegtica lhes pretende dar.

Os princpios da interpretao constitucional se traduzem em auxiliar na soluo de problemas de interpretao, compondo argumentos capazes de justificar determinados pontos de vista e escolhas interpretativas. De acordo com o princpio da unidade da constituio, as normas constitucionais no devem ser interpretadas isoladamente, mas sim como preceitos integrados dentro de um todo unitrio, representado pela prpria constituio. Nesse sentido, devem ser superados os aparentes conflitos entre as normas constitucionais, conciliando sua incidncia. Ressalta Manoel Jorge e Silva Neto:

20
Ora, se a constituio est localizada no ponto mais alto, elevado do ordenamento jurdico, nada mais lgico, curial mesmo, que deve ser interpretada com preservao de sua unidade de sentido, impedindo-se a descoberta de supostas antinomias. o princpio da unidade da constituio, vertido na atitude do intrprete tendente a analisar as normas constitucionais com postura de preservao de seu carter unitrio, repugnando qualquer probabilidade de se induzirem idias contraditrias.

O princpio da interpretao conforme a constituio instrui o intrprete a, diante de normas infraconstitucionais que aceitem diversas interpretaes, escolherem aquela que resulte na sua constitucionalidade, de modo a preservar o ordenamento jurdico. Esse princpio tem sua aplicao limitada, portanto, a situaes em que a norma infraconstitucional se predisponha a aceitar mais de uma proposta interpretativa, dentre elas havendo pelo menos uma que se adapte ao texto constitucional, no devendo ser utilizado, por outro lado, quando o resultado interpretativo demonstrar a total incompatibilidade da norma com o texto constitucional, hiptese em que a declarao de inconstitucionalidade de rigor. Da conjugao dos mtodos e princpios da interpretao constitucional possvel concluir que esta no se traduz em um processo definitivo, isto , analisada uma situao e a ela aplicado um tipo de soluo no significa que todos os casos que no futuro se apresentem tero o mesmo destino. Isso porque a interpretao uma atividade dinmica, realimentada constantemente, sendo possvel que para uma mesma hiptese, porm posta em outro momento, sob outras contingncias, imantada por novos fatores sociais, seja declinado um diferente destino, criando-se hipteses novas, que daro origem, por sua vez, a outras interpretaes, em um crescer infinito. Vale ressaltar que essa possibilidade de novas leituras do texto constitucional o mecanismo que garante sua estabilidade, como enfatiza Anna Cndida da Cunha Ferraz:
A Constituio de um Estado, por consubstanciar sua estrutura fundamental, presume-se estvel. Estabilidade, todavia, no significa imutabilidade. Bem ao contrrio. A eficcia das Constituies repousa, justamente, na sua capacidade de enquadrar ou fixar, na ordem constitucional, as vontades e instituies menores que a sustentam.

Na realidade, o que se v que a atividade jurisdicional tem que se mostrar extremamente sensvel ao correr da vida, na medida em que chamada a responder s modificaes sociais diuturnamente, sem que possa se esquivar a pretexto de inexistir lei que as regule (art. 4 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil e art. 126 do Cdigo de

21 Processo Civil). Com efeito, a partir da interpretao das mesmas normas postas at ento que os reclamos sociais so atendidos, adaptando-se modelos j existentes, ou criando outros totalmente novos, sem se contar, contudo, com a presena do legislador. Da soma de tudo, porm, deve ficar a reflexo de que a atividade criadora envolvida na interpretao, ao invs de ensejar crticas e desconfianas, deve aguar a percepo de que o juiz trabalha ao lado do legislador, em posio de complementariedade, no permitindo que a demora do processo legislativo, ou a opo por se editarem normas de carter aberto, caracterstica prpria das constituies, impea sejam resolvidas as questes de fato at ento no previstas, ou no especificamente reguladas. De fato, a dinmica interpretativa propicia a atualizao constitucional sem que haja necessidade de processo formal de modificao. Sobre a matria, esclarece Paulo Bonavides:
Excluda a via excepcional do golpe de Estado ou do apelo extremo aos recursos revolucionrios, a ordem constitucional, quando se lhe depara o imperativo de renovao a que se acha sujeita, pode perfeitamente atender essa necessidade por trs caminhos normais: o estabelecimento de uma nova Constituio, a reviso formal do texto vigente e o recurso aos meios interpretativos.

O que se precisa identificar os limites da atividade interpretativa judicial, de modo a impedir abusos e distores, traduzidos em concluses hermenuticas inconciliveis com os princpios constitucionais. a diferenciao entre o que se convencionou chamar de mutaes constitucionais e mutaes inconstitucionais. A mutao constitucional ocorre por via da interpretao constitucional quando, por esse processo se altera o significado, o sentido ou o alcance do texto constitucional, sem que haja modificao na letra da Constituio. A mutao inconstitucional, a seu turno, aparece sob a forma de desvirtuamento do texto constitucional, com a deformao de seus princpios fundamentais sob o pretexto de atender realidade social cambiante.

22 4.6 Reparaes por Danos Morais e Materiais causados pela violao dos Direitos de Personalidade

O dano moral direto consiste na leso a um interesse que visa satisfao ou o gozo de um bem peridico extra patrimonial contido nos direitos de personalidade (como a vida, a integridade corporal, a liberdade, a honra, o decoro, a intimidade, os sentimentos afetivos, a prpria imagem) ou nos atributos da pessoa (como o nome, a capacidade, o estado de famlia). O dano moral indireto consiste na leso a um interesse tendente a satisfao ou gozo de bens jurdicos patrimoniais que produz um menoscabo a um bem extra patrimonial, ou melhor, aquele que provoca prejuzo a qualquer interesse no patrimonial da vitima. Deriva, portanto, do fato lesivo a um interesse patrimonial. a hiptese, por exemplo, da perda de objeto de valor afetivo (ZANONIAPUD GONALVES, 2007). O dano moral o resultado de uma ofensa, tanto objetiva como subjetiva, aos direitos da personalidade. O dano material a leso causada ao patrimnio que se reflete equitativamente na personalidade individual, o que torna intrnseca a relao entre dano moral e material.

23 5 CONCLUSO

Nosso objetivo ao apresentar esse trabalho se fundamenta em que a Constituio Federal de 1988, estabeleceu o princpio da proteo dignidade da pessoa estatuindo que a violao dos direitos da personalidade possa gerar indenizao por danos morais e materiais. Alm disto, prev ser dever do Estado assegurar assistncia famlia na pessoa de cada um de seus membros, criando mecanismos para coibir violncias no mbito de suas relaes. Uma vez sendo imposta a condio civil de divorciado ao cidado fere o principio da proteo dignidade da pessoa. Sempre houve uma preocupao do legislador em no deixar constar do registro civil qualquer aluso causa do divrcio. O objetivo evitar a invaso da privacidade do casal. O processo de separao e divrcio tambm tramita sob segredo de justia, portanto, ser lgico que este sigilo deva permanecer quando da averbao do divrcio no Cartrio do Registro Civil. vedado ao individuo a escolha civil, uma vez que imposta a alterao do nome de casado para solteiro. Porque a condio civil tambm no pode ser de solteiro? O Estado no possui legitimidade para se opor vontade de pessoas no pleno exerccio de seus direitos. Se o casamento no mais existe e se houve liberdade quando da sua celebrao, por que no dispem da mesma liberdade para pr fim ao mesmo? E da mesma forma a condio civil, me refiro ao nome e a declarao em seus registros? H verdadeira violao privacidade e intimidade, o que caracteriza afronta s garantias constitucionais, neste caso, as individuais. Mais uma vez violado o princpio da dignidade humana. O nome um bem jurdico que tutela a intimidade, portanto, a personalidade. No decorrer desse trabalho pretendemos demonstrar alguns itens que considero relevantes para melhor entendimento: Pontos incoerentes dentro da Lei 6.515/77; O que so Direitos Fundamentais em especial o de Personalidade; O que so interesses comuns dos Cidados. O que h de se perceber que o legislador no pode impor restries liberdade do cidado quando este entende ser o melhor para sua vida. que o indivduo quer ver protegidos seus interesses atuais.

24 Pensamos que pode ser revisto a condio civil do cidado na homologao do divrcio podendo o mesmo voltar a usar a condio civil de solteiro. Uma vez que em nosso regimento jurdico determinado: solteiro, casado, vivo ou divorciado. Pois bem, o termo ou at mesmo o rotulo divorciado est impregnado de preconceito, discriminao e traz em sua evoluo muito constrangimento principalmente para a mulher. Dessa forma convidamos aos mestres a reflexo, sugerindo uma alterao na Lei 6.515/77 em especial em seus artigos 25 e 32 onde aps a homologao do divrcio, fique sim, tudo registrado em cartrio com todo o histrico do cidado (partilha, guarda e etc) mas que em seu documento civil no venha a denominao divorciado, uma vez que ele volta a condio de solteiro. Caso contrrio, o mesmo se v foradamente a casar-se novamente s pra favorecer ao Estado ou seguir ditames de uma sociedade ainda preconceituosa.

25 REFERNCIAS

FACULDADE DA CIDADE DE SANTA LUZIA. Biblioteca. Normalizao e apresentao de trabalhos acadmicos: padro FACSAL. Santa Luzia, 2010. Disponvel em: < HTTP://www.facsal.br/biblioteca.html>. Acesso em: 10 out. 2010 FIGUEIRA JR, Joel Dias. In: FIUZA, Ricardo. (Cor). Novo Cdigo Civil comentado . So Paulo: Saraiva. 2002. p.1.210- 1.216.

BRASIL, Constituio (1988). Constituio Brasil.35.ed.So Paulo: Saraiva, 2009.

da

Repblica

Federativa

do

VIANA, Mrcio Tlio e RENAULT, Luiz Otvio Linhares; (coord). Discriminao. So Paulo: LTr, 2000. DIAS, Maria Berenice, Manual do direito de famlia.- 4 ed.rev.atual e ampl.3 tir- So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. 3 ed., Coimbra, Editora Almeida, 1998. SILVA, Jos Afonso da. Direito Constitucional Positivo. 16 ed., EDITORA SARAIVA. BARROSO, Lus Roberto. Temas de Direito Constitucional. Tomo III. Rio de Janeiro: Renovar, 2005. BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 19 ed. So Paulo: Malheiros, 2006. FERRAZ, Anna Cndida da Cunha. Processos Informais de Mudana da Constituio: Mutaes constitucionais e mutaes inconstitucionais. 1 ed. So Paulo: Max Limonad, 1986

Вам также может понравиться