Вы находитесь на странице: 1из 10

ndios e fronteiras

Carlos de Araujo Moreira Neto1

Resumo: Este artigo trata da participao e influncia de grupos indgenas na demarcao e estabilizao das fronteiras do Brasil. Afirma que a vulnerabilidade das fronteiras representava um provvel risco para a soberania nacional e, portanto, foram realizados, como parte de polticas de povoamento, projetos de comisses de linhas telegrficas e a construo de estradas de ferro. Tambm apresenta a hiptese de que essas linhas telegrficas e as estradas de ferro eram construdas de forma a ocupar espaos geogrficos estratgicos, com a finalidade de acelerar e expandir o crescimento dessas regies ao desenvolv-las e incentivar a migrao. Na tentativa de defender as fronteiras do Brasil, alm dessas medidas, buscou-se atrair os indgenas com esse processo civilizatrio e concedendo-lhes a cidadania brasileira. Assim, buscava-se transformar os indgenas em guardies das fronteiras nacionais, visto que estes ocupavam territrios tidos como regies vazias, as quais podiam ser constantemente ameaadas por estrangeiros residentes em territrios vizinhos. Palavras-chave: ndios. Fronteiras. Expanso. Preservao. Povoamento. Desenvolvimento.

As preocupaes que vinculam ndios e fronteiras remontam ao perodo colonial, desde as medidas pombalinas gestadas para a Amaznia, ou as sugestes de Jos Bonifcio de aldear ndios prximo a contingentes militares, ou as idias de Couto de Magalhes por meio de intrpretes militares. Na histria da formao das fronteiras do Brasil, a presena indgena uma constante, no s pelo fato de que os ndios, pressionados pelo avano da colonizao, refugiam-se nas reas
Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Braslia, v.2, n.2, p. 79-87, dez. 2005

CARLOS DE ARAUJO MOREIRA NETO

mais ermas e desertas, como pelo fato de que os ndios so freqentemente mencionados, a exemplo de texto do sculo XVIII, como os guardies da fronteira. O coronel Manoel da Gama Lobo dAlmada, idelogo da colonizao do Rio Branco, pensava a ocupao da regio mediante o estabelecimento de aldeamentos indgenas na fronteira, articulados construo de fortalezas. Joaquim de Mello e Povoas, em 1759, referiu-se aos ndios como Tam bons como os bons soldados. Um dos exemplos mais expressivos da participao de grupos indgenas na fixao e consolidao das fronteiras coloniais o caso dos ndios Kadiwu-Guaicuru, referido por Alexandre Rodrigues Ferreira, para o Mato Grosso. Esses ndios, tradicionalmente hostis aos colonizadores espanhis e portugueses da rea do rio Paraguai, desde os primeiros anos do sculo XVI, transferiram-se ao Brasil em seguida a um tratado formal de aliana celebrado com a Coroa portuguesa durante o sculo XVIII, graas ao qual se definiu a posse portuguesa sobre os vastos territrios do oeste at ento de domnio espanhol.
Perante o capito general, no palcio da sua residncia e autoridades de prol, compareceram Joo Queima de Alburqueque e Paulo Joaquim Jos Ferreira, nomes que tomaram dos chefes acatados dos Guaicurus acompanhados de dezessete sditos e da preta Vitria, crioula portuguesa, sua cativa, que serva de lngua, decididos a firmar convnio de paz com o delegado de S.M. Fidelssima, consoante registrou o termo lavrado a 1 de agosto de 1791. Com toda a solenidade, o secretrio do governo, Joaquim Jos Cavalcante de Albuquerque Lins, redigiu o documento respectivo que recebeu a assinatura
80

NDIOS E FRONTEIRAS

de Joo de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres, autoridade suprema, do tenente coronel Antnio Felipe da Cunha Ponte, seu ajudante de ordens e Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira, naturalista, encarregado da expedio filosfica por S.M. nesta capitania, em nome dos dois maiorais, do Dr. Antnio Soares Calheiros Gomes de Abreu, provedor da fazenda real e intendente do ouro, pelos outros indgenas, do sargento-mor Ricardo Frando de Almeida Serra, por parte da intrprete. Desde esse ato, silenciaram as crnicas regionais a respeito de hostilidades dos guaicurus, que se tornaram aliados dos luso-brasileiros de Mato Grosso. Rejubilou-se Ferreira ao deixar pacificada a grande nao guaicurus, que lhe conquistaram a estima (Correa Filho, 1956).

O tratado de limites com a Guiana Francesa, cuja equipe brasileira foi coordenada pelo Baro do Rio Branco, a qual organizou, anotou e publicou os vrios volumes da pea brasileira para arbitragem, marca o perodo mais produtivo das disputas e vitrias do Brasil nas questes da fixao das fronteiras. Mesmo a incorporao do territrio do Acre aos limites brasileiros teve como aliada, alm das negociaes diplomticas e da determinao de Plcido de Castro, a presena de populaes tradicionais que trabalhavam nos seringais da regio e na extrao de produtos da floresta. No caso da questo de limites com a Guiana Inglesa, o destino final foi inverso.Mais uma vez os povos indgenas constituram-se em elemento piv na argumentao das partes litigantes em defesa de suas pretenses territoriais. A Inglaterra, avocando-se herdeira dos ttulos holandeses, antigos ocupantes da Guiana, apegaria-se
81

CARLOS DE ARAUJO MOREIRA NETO

firmemente ao argumento de que seu territrio se estendia at onde se estendiam as alianas as quais, atravs de um sistema regular de trocas, os holandeses haviam estabelecido com os ndios dois sculos antes. Por sua parte, a defesa brasileira fazendo intencionalmente tabula rasa do esforo dispendido pelos portugueses para a cooptao dos ndios no Rio Branco, e ainda de todo o debate que percorre o perodo colonial acerca da soberania dos povos indgenas contra-argumentaria que apenas a presena constante dos colonizadores era ttulo suficiente de domnio. Nesse sentido, o contrabando holands com os ndios jamais poderia ser evocado para justificar a soberania inglesa sobre o territrio disputado. Assim, a despeito da existncia de abundante documentao probatria da prioridade da presena portuguesa entre os ndios da regio, a exposio final do ministro plenipotencirio Joaquim Nabuco nega-se a utilizar tais ttulos sob a viso preconceituosa de que os direitos sobre a terra no se estendiam aos ndios:
Portugal no fundamenta seu direito com base em relaes com chefes indgenas, aos quais no reconhecida soberania poltica. Esse direito no existe. Por isso, alegamos nenhum ttulo derivado do direito indgena. De acordo com direito portugus, uma vez com a posse do territrio, tudo que estiver sobre ele pertence Coroa portuguesa. Assim, os ndios no podem transmitir um ttulo que eles nunca tiveram (Nabuco, 1904).

Esses episdios serviram para apontar a vulnerabilidade das fronteiras e um possvel risco para a soberania nacional. Nesse contexto so formulados os projetos de comisses de linhas telegrficas e construo de estradas de ferro, tornando mais
82

NDIOS E FRONTEIRAS

eficientes os meios de comunicao, com interveno direta na poltica de povoamento. A criao de Comisses de Linhas Telegrficas e Estratgicas do Mato Grosso ao Amazonas, em 1907, mais uma vertente de relaes existentes entre a presena indgena e a fixao das fronteiras internas e externas do Pas. Salta aos olhos o carter estratgico das linhas telegrficas no s como fator de desenvolvimento, mas tambm como motor para a ocupao da regio, incentivando a migrao, e para a garantia da defesa das fronteiras brasileiras, nacionalizando os povos indgenas. Descobrindo, amansando e fecundando o interior do Pas, as linhas telegrficas deveriam fixar, ao longo de sua extenso e em torno de cada estao telegrfica, ncleos de povoamento para localizar a populao nacional e atrair os ndios, conquistandoos para civilizao. Nesse sentido, os povos indgenas so elemento decisivo na construo da nacionalidade, na medida que desempenham um papel de avalistas do domnio brasileiro em territrios tidos como regies vazias. Em relatrio do ministro de Estado da Indstria, Viao e Obras Pblica, Miguel Calmon du Prin e Almeida, apresentado ao Presidente da Repblica, em 1907, evidencia-se essa viso:
No intuito de unir todos os Estados da Repblica pelo Telgrafo Nacional, e, ao mesmo tempo, dotar o territrio do Acre dos meios mais fceis de comunicao com o resto do pas e com os estrangeiros, autorizou V.Ex. a construo, mediante o concurso de tropas federais, de uma linha telegrfica que partindo de Cuiab se dirija a Santo Antonio do Madeira, ponto inicial de E.F. Madeira ao Mamor e da
83

CARLOS DE ARAUJO MOREIRA NETO

se bifurque por um ramo, em demanda das sedes das prefeituras do Alto Purus e Alto Juru, e, por outro, Manaus. A Comisso incumbida de constru-la, dever estudar ramais para ponto convenientes da Fronteira e, bem assim, proceder ao reconhecimento geral da zona, sob o ponto de vista estratgico, geogrfico e econmico, promovendo, ao longo da linha, a formao de colnias de ndios convizinhas das estaes (Magalhes, 1942).

Nesse contexto, alcana grande destaque no cenrio poltico do Pas e na formulao de uma poltica indigenista de inspirao humanitria o General (mais tarde Marechal) Cndido Mariano da Silva Rondon, que criou, em 1910, o Servio de Proteo aos ndios. Afastado da funo pblica por sua postura legalista, Rondon recolheu-se ao Conselho Nacional de Proteo aos ndios e, depois, foi levado Inspetoria de Fronteiras (1927-1934), onde teve desempenho singular em vrias questes de limites das naes vizinhas, a exemplo do tratado que dirimiu as fronteiras entre Colmbia e Peru, quando foi delegado do Brasil junto Comisso Mista Internacional. Em setembro 1927, o Gal. Rondon subiu o rio Tacutu, afluente da margem esquerda do rio Branco. Nessa ocasio ele registrou o seguinte comentrio sobre as relaes entre brancos e ndios naquela regio:
Que diferena entre os ingleses da Guiana e os brasileiros da fronteira! Aqueles procuram chamar para o seu territrio todos os ndios da regio; estes escorraam os seus patrcios das suas prprias terras, obrigando-os a expatriarem-se!

84

NDIOS E FRONTEIRAS

Cousa interessante. Esses ndios so ladres no Brasil; expulsos como maus vizinhos dos fazendeiros, passam para a Guiana, onde so bem recebidos pelos ingleses, que os consideram homens de bem (Rondon, 1927).

Essa relao torna-se ainda mais explcita quando o SPI passa a ser um departamento da Inspetoria de Fronteiras do Ministrio da Guerra. Em relatrio do Coronel chefe do SPI, Vicente de Paula Teixeira Vasconcelos, ao Ministro da Agricultura e ao CNPI, em dezembro de 1939:
O regime que preconizamos, de evoluo mental natural, sem nenhuma presso sistemtica sobre sua alma dar ao ndio a capacidade de melhor aproveitar os dotes naturais da raa no que diz respeito s suas qualidades primordiais de carter. Em conseqncia, melhores elementos para bem servir Ptria no que ela mais precisa: guarda de suas fronteiras e respectiva defesa, ali o encontraria o Exrcito (Vasconcelos,1939).

Em conferncia no Ministrio das Relaes Exteriores (Palcio do Itamaraty) em 03 de agosto de 1938, rememorando as aes desenvolvidas junto aos ndios, Rondon apela em favor da paz dentro da prpria Ptria e
(...)reclama para os aborgenes os mesmos privilgios de que gozam os outros brasileiros e os estrangeiros vindos da Europa, da sia e da frica, isto : respeito propriedade, o direito de inviolabilidade do lar, o uso e gozo do ptrio poder, a garantia de sua liberdade, inclusive a liberdade de conscincia (Rondon, 1938).
85

CARLOS DE ARAUJO MOREIRA NETO

Observa-se, portanto, que, historicamente, os povos indgenas tm se constitudo em guardies das fronteiras, contrariando concepes equivocadas que acreditavam que a presena indgena nas reas de limites representava um risco de formao de enclaves territoriais pouco povoados e dissociador da comunidade nacional. O Servio da Proteo aos ndios e em sucesso a Fundao Nacional do ndio procederam a demarcaes em faixas de fronteiras norteados pelo respeito e garantia aos territrios tradicionais dos povos indgenas e pela certeza de que a presena indgena no representa, em hiptese alguma, um risco soberania brasileira. Com base na anlise da situao das terras indgenas hoje, constata-se que 191, ou seja, 31% das terras indgenas demarcadas, encontram-se em faixa de fronteira, perfazendo 52.680.737 ha, o que equivale a 49% da superfcie total. Nessas reas vivem 43% da populao indgena brasileira, isto , 174.000 pessoas, que controlam e mantm a vigilncia de 5.788 km de fronteira, uma vez que essas populaes esto diretamente interessadas na manuteno e preservao de seus territrios. A Funai um rgo da administrao pblica direta. No h porque esperar ou supor a existncia de oposio ou conflito a outros rgos do poder pblico na Amaznia ou outras regies dentro ou fora das terras indgenas, a exemplo das guarnies de fronteira, do Sivam, para s referir agncias militares. Pelo contrrio, a presena nessas reas de representantes do poder pblico armado s pode reforar a segurana e a tranqilidade das populaes indgenas, desde que essa presena tenha um carter esclarecido e benigno.
86

NDIOS E FRONTEIRAS

Notas
1

Doutor em Antropologia pela Faculdade de Fisolofia de Rio Claro/UNESP. autor de artigos e livros sobre etnologia e poltica indigenista, dentre os quais se destacam: ndios da Amaznia: de maioria a minoria( 1750-1850), a Fundao do Brasil, em co-autoria com Darcy Ribeiro e Os ndios e a Ordem Imperial, publicado em 2005, pela Funai.

Referncias

CORRA FILHO, Virgilio. Alexandre Rodrigues Ferreira em Mato Grosso. Revista Trimestral do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 231, p. 362-380, abr./jun., 1956. MAGALHES, Amlcar Botelho de. Rondon: uma relquia da Ptria. Curitiba: Guair, 1942, 250p. NABUCO, Joaquim. Frontires du Brsil et de la Guayane Anglaise. (Expos final present Rome). Paris: A. Lahure, 1904.

87

Вам также может понравиться