Вы находитесь на странице: 1из 5

1.

Introduo
O termo alga engloba os organismos que possuem clorofila a e um talo no diferenciado em raiz, caule ou folhas, com hbitos predominantemente aquticos. O fato de possurem clorofila no implica que sejam verdes, pois possuem outros pigmentos que proporcionam coloraes variadas (PAULA et al., 2007). As algas podem ser encontradas em diversos ambientes, existindo desde formas terrestres e aquticas at formas que vivem associadas com outros organismos. As formas mais comuns so as aquticas, podendo ser encontradas em rios, lagos, mangues e mares. Nesses ambientes, podem fazer parte dos bentos (organismos que vivem fixados a um substrato) ou do plncton (organismos que vivem em suspenso na coluna de gua com pouca ou nenhuma capacidade de locomoo) (PAULA et al., 2007). As macroalgas so importantes produtoras primrias do ecossistema, pois alm de promover a troca de dixido de carbono (CO2) por oxignio (O2) pelo processo de fotossntese, so fonte de alimento para diversos organismos marinhos. Alm disso, participam da ciclagem de nutrientes, pois captam os nutrientes dissolvidos na gua para o crescimento. Aps a sua morte e decomposio, esses nutrientes retornam ao ambiente. Quando agregadas, formam bancos macroalgas, indispensveis para a criao de abrigos fsicos para larvas e juvenis de peixes e invertebrados (LANARI, 2006). O aumento da demanda de produtos derivados de algas contribui para a diminuio dos recursos naturais devido explorao excessiva e a falta de uma poltica de manejo adequada para a colheita (MARINHO-SORIANO, 2005). Dessa forma, o cultivo de algas tornou-se uma opo para aumentar a produo e uma alternativa vivel para a conservao dos bancos naturais (BEZERRA, 2008). A utilizao das algas pelo homem muito antiga. Os primeiros registros de cultivo de algas so encontrados na China (2.700 a.C). Com o decorrer do tempo, foi se descobrindo a potencialidade do cultivo de algas e sua utilizao para a alimentao, raes e adubos. Muitos pases atualmente cultivam algas marinhas para diversas funes, at mesmo para produes de remdios na indstria farmacutica. No incio estes cultivos eram voltados para a produo de alimentos, especializando-se apenas em cultivo de algas comestveis. O nome que se d ao processo de se produzir algas Algacultura, que significa cultivo de algas, sendo que nas ultimas dcadas por incentivo de indstrias de processamento de algas, muitos pases se especializaram nesta forma de cultivo.

2. Cultivo de Micro e Macroalgas


Usualmente se cultivam duas espcies de macroalgas (Glacilaria e Kappaphycus) por possurem uma grande produo de biomassa, sendo extrado delas a carragenana e o gar, substncias que so muito utilizadas na indstria alimentcia. Para realizar um cultivo de macroalgas deve-se buscar a espcie alvo e realizar sua extrao direta de bancos naturais. Deve-se conhecer sua biologia, ecologia, fenologia, metodologia de coleta, quantidade e qualidadade sazonais dos ficocolides. Deve ser feito um manejo nos bancos naturais, onde as algas foram coletadas para que no ocorra a destruio dos bancos naturais. Macroalgas cultivadas:

Monostroma Enteromorpha Laminaria Porphyra Eucheuma Kappaphycus Glacilaria

O cultivo de microalgas apresenta elevada produtividade em biomassa seca, representando menor gasto de rea de cultivo em relao a macroalgas. O cultivo de microalgas pode ser realizado em diversos terrenos, como reas desrticas, inclusive com solo degradado. Esse cultivo pode gerar diversas safras ao longo do ano. As microalgas apresentam grande eficincia fotossinttica, e ainda so grandes fixadoras de CO2. Atualmente muitos pases esto se especializando no cultivo de microalgas para a produo de biodiesel. Isto se deve ao fato que as microalgas apresentam no interior de suas clulas gotculas de leos. Porm as tcnicas de produo ainda so muito caras. O cultivo de microalgas muito importante, pois servem de alimento para diversas espcies de organismos aquticos cultivados em escala comercial e experimental. A microalga Chaetoceros calcitrans muito utilizada na alimentao de crustceos marinhos e moluscos bivalves.

3. Mtodos usados
Para o cultivo de algas marinhas que tem sido realizado com sucesso para vrias espcies, so usadas diferentes metodologias que podem ser agrupadas em trs tipos bsicos que so: A. em tanques acima do solo, B. em tanques escavados no solo, ou C. directamente no mar, observado na Fig.1. 3.1.Cultivo em tanques elevados Estes tanques podem ser construdos em concreto, fibrocimento, fibra de vidro, materiais plsticos diversos ou madeira tratada, com dimenses que variam de algumas centenas a vrios milhares de litros. Esta forma de cultivo tem como caracterstica permitir um bom controle dos parmetros ambientais, tais como salinidade, temperatura, luz, nutrientes, pH e controle de pragas, propiciando uma alta produtividade por metro quadrado de espelho dgua. Neste tipo de tanque s se obtm bons resultados se houver uma boa circulao das algas para que todas as mudas (fragmentos de talo) passem pela superfcie para captarem luz, e para que haja uma melhor disponibilizao dos nutrientes; para que as algas circulem melhor utilizar borbulhamento por ar comprimido liberado de modo estratgico, segundo a forma do tanque na Fig.2, do que atravs de ps ou outras formas mecnicas de circulao, pois o ar ajuda a corrigir o pH, que tende a se elevar nos perodos de maior intensidade luminosa. 3.2.Cultivo em tanques escavados no solo Este mtodo consiste em usar tanques tradicionais, comuns em salinas, ou utilizados no cultivo de peixes e camares, e portanto de dimenses muito mais amplas que as do tipo anterior. Com esta estratgia de cultivo o aquicultor tem um controle muito menor sobre as condies hidrolgicas e biticas dos tanques, embora ainda possa manipular alguns factores como salinidade, transparncia da gua, concentrao de nutrientes e mesmo exercer algum controle de temperatura, variando a profundidade. A produtividade menor, mas os custos de operao so muito mais baixos. Este tipo de tanques presta-se bem para actividades de policultivo, permitindo a associao vantajosa de algas, moluscos, crustceos e peixes, desde que as espcies seleccionadas sejam compatveis. Cultivos de algas neste tipo de tanques, seja isoladamente, ou consorciadas com outros organismos tm sido desenvolvidas com sucesso na China. A associao de cultivos de algas em sistemas discretos, mas intercomunicveis, tem sido recomendada para eliminar o excesso de nutrientes resultantes da excreo de animais aquticos e da sobra de alimentos, pois as macroalgas so capazes de remover rpida e eficientemente, grandes quantidades de compostos nitrogenados e fosforados.

Figura 1: Esquema comparativo das trs formas bsicas utilizadas no cultivo de macroalgas marinhas: A - tanques pequenos e elevados; B - piscinas ou tanques escavados no solo; C - cultivo no mar.

3.3.Cultivos no mar As tcnicas de cultivo directamente no ambiente marinho so fundamentalmente distintas dos cultivos em tanques. Nestas o aquicultor praticamente no tem controle sobre os parmetros ambientais e nem sobre interaces biticas negativas como predao e epifitismo; consequentemente a escolha do local de cultivo torna-se um processo crtico e depende da espcie escolhida. Uma outra diferena marcante que nos tanques as algas ficam livres e se movem em uma massa de gua estacionria, enquanto que no mar a gua que se move enquanto que as algas tm que ser presas em algum substrato, ou se dispersaro. Algumas espcies de algas podem ser cultivadas como plantas terrestres, sendo parcialmente enterradas (plantadas) no sedimento marinho, areno-lodoso, ou presas com um lastro que pode ser formado por uma manga de plstico cheia de areia (Figura 3). Mas, a maioria das espcies no tolera soterramento e exige outras tcnicas de plantio. Destas, a mais comum prender as mudas em uma corda multi ou monofilamento, colocada sobre o substrato marinho e presa pelas extremidades a uma ncora ou estaca; alternativamente a corda pode ser suspensa a uma profundidade que varia com a espcie e as caractersticas do local de cultivo, o que pode ser feito com o auxlio de flutuadores e ncoras (Figuras 4 e 5). Em alguns casos, talos de algas so atados com tiras de elstico a pedras ou pedaos mortos de corais e distribudos sobre o fundo marinho, como se utiliza em alguns locais da China. Figura 4: Tcnica de cultivo utilizando-se estacas de madeira e fios monolinha.

Figura 2: Tipos bsicos de tanques, mostrando em seco vertical a posio correta dos tubos de aerao. As setas indicam o movimento das correntes resultantes da aerao e o movimento dos talos de algas.

As tcnicas que descrevemos at aqui so utilizadas para propagao vegetativa, isto , a partir de mudas, as quais so colocadas no mar para crescer. Em algumas espcies de valor comercial, e em especial em algas utilizadas para alimentao, como o caso das espcies de Porphyra (nome comercial nori), Laminaria (kombu) e Undaria (wakame) a propagao por mudas no funciona e o cultivo feito atravs de esporos, os quais so semeados sobre o substrato escolhido, em laboratrio, e posteriormente levados ao mar para crescimento. Recentemente esta tcnica foi tambm adaptada para o cultivo de Gracilaria, gnero de onde se extrai a maior parte do gar-gar produzido no mundo.

Вам также может понравиться