Вы находитесь на странице: 1из 3

01) Entre as afirmativas abaixo, escolha a que completa de forma correta a seguinte frase: A funo mitocondrial em uma clula

pode ser comparada funo de uma usina produtora de energia porque as mitocndrias...

a) estocam molculas de ATP que provm da digesto dos alimentos b) produzem ATP a partir da oxidao de molculas orgnicas c) consomem ATP na sntese de glicognio ou de amido a partir da glicose d) podem absorver energia luminosa usando a sntese de ATP e) produzem ATP a partir da sntese do amido ou do glicognio

BIOLOGIASIMONE MAIA

02) Se as mitocndrias de um organismo sofressem uma interrupo que bloqueasse a fase da Cadeia Respiratria, esse organismo morreria. A opo que justifica corretamente a afirmativa anterior que:

a) a cadeia respiratria uma fase da respirao aerbia que acontece no hialoplasma das clulas e o seu bloqueio no ocasiona grandes prejuzos aos organismos. b) a cadeia respiratria uma fase da respirao anaerbia que acontece no hialoplasma e o seu bloqueio provoca a morte do organismo. c) a cadeia respiratria uma fase da repirao aerbia que acontece nas mitocndrias e o seu bloqueio provoca a morte do organismo. d) a cadeia respiratria uma fase da respirao aerbia que acontece nas mitocndrias e o seu bloqueio provoca a morte do organismo aerbio.

03) Tomando-se por referncia a respirao celular aerbia, podemos afirmar que:

a) no ciclo de Krebs que ocorre diretamente a converso de ADP em ATP b) no interior das mitocndrias que se processa a gliclise, uma das etapas da respirao. c) no nvel do hialoplasma que se realiza o ciclo de Krebs d) no nvel da membrana interna das mitocndrias que ficam localizadas as substncias que formam a cadeia transportadora de eltrons e) na gliclise que se d a maior produo de molculas de ATP.

04) O que diferencia a respirao celular da combusto (ambos processos ectotrmicos ou de liberao de energia) :

a) que a combusto ocorre dentro da mitocndria e a respirao celular ocorre no hialoplasma

b) que a combusto um processo que ocorre somente em organismos vegetais c) o nmero de reaes qumicas que, na combusto, bem maior d) a velocidade com que a liberao de energia se d, sendo maior na combusto e) a velocidade com que a liberao de energia se d, sendo maior na respirao celular.

05) As mitocndrias possuem dupla membrana, sendo a externa lisa e a interna,repleta de dobras chamadas cristas mitocondriais. Sobre essas membranas, correto afirmar:

a) que as cristas mitocondriais oferecem a vantagem de comportarem maior quantidade de enzimas oxidativas sem que a organela tenha seu tamanho relativo aumentado. b) que mera obra do acaso pois, se ambas fossem lisas, o rendimento na produo de energia no seria alterado. c) que as cristas diminuem o espao interno, onde est a matriz mitocondrial. Isso diminui o rendimento da atividade mitocndrial. d) que as dobras dificultam a atividade da cadeia respiratria, j que as enzimas ficam retidas entre elas. e) no passado ambas as membranas eram cheias de pregas.

06) Coloque V para verdadeiro e F para falso. Sobre as organelas responsveis pela respirao celular, as mitocndrias, podemos dizer que:

a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( f) ( g) (

) executam a fermentao bacteriana ) promovem a oxidao de compostos orgnicos ) o conjunto de mitocndrias de uma clula denominado nuclolo ) clulas muito ativas posuem poucas mitocndrias ) so formadas por conjuntos de microtbulos ) nas clulas eucariontes, fazem parte do citoplasma ) tm DNA prprio.

Вам также может понравиться